terça-feira, setembro 13, 2016

A derrota da Enfermagem!

No próximo dia 15, quer a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros queira ou não, será apresentada a regulamentação do acto médico, na comemoração da aniversário do SNS.

Após um conselho de ministros dedicado à efeméride, será anunciado, com pompa e circunstância, o documento que os Médicos sempre desejaram! Conseguiram.

No documento, atabalhoado, existem outras regulamentações de outras profissões que só lá constam por arrasto. Era muito desafiafor a regulamentação do exercício médico apenas,  portanto, juntaram-se lá outras profissões para que o parto documental vislumbrasse a luz sem alarido ou oposição!

Agora, o acto de Enfermagem passa a estar definido sem ser compreender o lugar do REPE (a Enfermagen era a única profissão da Saúde com a publicação de um instrumento legal que regulamenta o seu exercício)!

O documento nada a acrescenta à nossa profissão, mas acrescenta a outras: passa a estar escrito em papel que são os Nutricionistas que prescrevem dietas ou os Psicólogos que executam intervenções de âmbito psico-terapêutico, etc...
Um Enfermeiro pode prescrever dietas ou entra em litígio legal com os Nutricionistas?
Os Enfermeiros de Saúde Mental ficam com o conteúdo funcional esvaziado em detrimento dos Psicólogos?!
Como ficam as nossas Especialidades?

Por outro lado, as instituições ficam legalmente obrigadas a contratar mais profissionais dessas classes (e, obviamente, menos Enfermeiros...).

O pior problema de todo este imbróglio é a abertura de um precedente a favor dos Médicos (nunca tinham conseguido maga do género). Agora, continuarão a aperfeiçoa-lo.

Relembro que este processo bem conduzido pelos Médicos originam resultados devastadores: em alguns países o acto médico é tão castrador que uma simples massagem com heparinóide dentro do hospital carece de prescrição médica!


Comments:
Massagem com um heparinoide? Que merda é essa? Vai estudar farmacologia pá, um membro dessa classe não se chama heparinoide.
 
Nem o mecanismo tem alguma coisa que ver com heparina! Heparina seria absurdamente inútil nessa situação, não é um fibrinolítico, depende de antitrombina e não dissolve coágulos. Enfermeiros, vocês não percebem um boi da poda, afastem-se dos medicamentos e deixem para quem percebe.
 
Heparinoide é o que o médico permite ao enfermeiro aplicar à vonté para o fazer sentir importante e o manter ocupado sem prejudicar o doente (polímeros como o heparinoide por via tópica são placebos dispendiosos).
 
A Anarquia que se instalou em portugal anoja a democracia, cospe na pátria e escraviza os cidadãos. A liberdade é cada vez mais, uma miragem.
O Ministério da saúde, na pessoa do Sr ministro Adalberto que avançou com um processo democrático?! e de consensos, transforma-o num processo autocrático, acrítico e prepotente levado a cabo por lobistas com fins bem determinados.
Nunca nenhum governo, nem nenhum presidente da republica permitiu que um crime publico fosse legislado em lei!.... Um crime publico contra as pessoas e contra o bem comum, com nítido favorecimento duma parte.
José Rui
 
O problema da enfermagem é que falam de mais e fazem de menos! Todos criticam mas ninguém se dedica a cuidar da profissão. É tudo ao sabor do vento e neste caso do outros. Não há proactividade, não há visão.
Como tudo o que acontece nesta vida, chega la cima quem luta e trabalha e nós temos aquilo que escolhemos! E mais esta lei do acto médico é só o começo...
 
médicos em topo de forma na vertente corrupta e de influência.
 
"médicos em topo de forma na vertente corrupta e de influência."

Concordo que estejamos em topo de forma na influência; quanto à corrupção só se for cedermos ao pedido de cunhas para consultas e/ou cirurgias que os Enfermeiros andam sempre a meter aos médicos, quer para si próprios, familiares ou amigos.


 
"médicos em topo de forma na vertente corrupta e de influência."

Concordo que estejamos em topo de forma na influência; quanto à corrupção só se for por cedermos ao pedido de cunhas para consultas e/ou cirurgias que os Enfermeiros andam sempre a meter aos médicos, quer para si próprios, familiares ou amigos.

 
N a madeira prescrever para o medico uma "maçada", abrir o processo teclar...ufa...existem doente internados que chegam aos serviços, sem nada na folha terapêutica, em branco...e depois "suspender" outra terrível maçada...é ver os enfermeiros a ligar e a lembrar "prescrições e suspensões", alguns até ligam a lembra "ver exames"...da minha parte ligo um "karalho"...
 
!simples massagem com heparinóide!

http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=4152&tipo_doc=fi

Hemeran Gel contém heparinóide 1% que pertence ao grupo dos medicamentos...
 
...ora qualquer dia em portugal para exercer qualquer profissão na area da saúde basta uma licenciatura...MEDICINA...EHHEHEHEHEHE
 
Entupam a cx de correio

belem@presidencia.pt

Boa tarde Sr. Presidente

No próximo dia 15/10/2016, será apresentado pela ocasião do aniversário do SNS um "documento" a tal regulamentação do acto médico, em breve em Portugal bastará, uma licenciatura em medicina para ser possível, exercer qualquer profissão na saúde.

Na elaboração desse documento, o processo foi muito bem seguido pelos médicos, conseguiram almejar o que na saúde sempre pretenderam ao nível do "acto clínico", controlar "tudo e todos", fica quase tudo dependente de uma "prescrição médica", simplesmente ridículo, quando na saúde outras licenciaturas e outros intervenientes, têm de ter espaço de manobra e liberdade para tomar decisões no campo do cuidar e do tratar, em tempo real e útil.

A esperança é que o Sr. Presidente da Republica, leia com muita atenção esse diabólico documento, e lhe "pregue" com o seu poder de veto em cima.

Sem outro assunto, cordiais cumprimentos

 
Parecem cordeirinhos na troca de favorzinhos de status e poder.
 
Só se for por cedermos ao pedido de cunhas para consultas e cirurgias que os enfermeiros andam a meter aos médicos?Eu digo só se for por cedermos aos pedidos de "alguns " otarios médicos para a realização de ecg,gasometrias,suturas,e até ventilar doentes!Poderia enumerar um sem número de outros episódios,mas ficamos por aqui.
 
...coitados destes médicos "parolos", ainda bem que são poucos que por aqui andam, que percebem muito de "farmacologia"...quando se dá um "largatil" para "soluços" ficam abismados, alguns, ou mesmo quando não se tem Buscopam composto, alguns entendidos, enfermeiros, que basta juntar dipirona magnesio ao buscopan simples, ou seja uma ampola de metamizol e outras duas de buscopam em 100 ml de SF temos um analgesico que retira a dor e abranda o espasmo...muito util...mas nem todos os parolo dos medicos sabem disto...disto e de muitos compostos que os enfermeiros conhecem...a as pirina quando surgiu era só para dores de cabeça, agora tem dezenas de aplicações terapeuticas, inclusive propriedades antocoagulantes...como a heparina ev, que também não dissolve coagulos....deixem-se de merdas e vão estudar um pouco na pratica...
 
A aspirina não tem propriedades anticoagulantes seu asno, é antiagregante, são duas propriedades substancialmente diferentes.
Ya compostos que só os enfermeiros sabem, claro, é como as mezinhas da minha avó ou da senhora da ervanária, sem ensaios de segurança ou eficácia. Vai mas é pastar e limita-te a fazer o que o médico manda antes que mates alguém.
 
...VAI TU PASTAR SEU "KARALHO" JULGAS QUE TODOS AQUI SÃO MEDICOS OU ENFERMEIROS A COMENTAR..IDIOTA...OUTRA E MATAR VC MATAM MAIS, ENGANAM-SE E ATÉ PASSAM O ÓBITO...COM UMA NATURALIDADE...O QUE VOS CUSTA É TIRAR O CURSO...DEPOIS FAZEM O DIAGNOSTICO, CERTO OU ERRADO, PRESCREVEM CERTO OU ERRADO, E SE ERRAM MESMO PASSAM O PASSAPORTE PARA A ETERNIDADE...
 
Se os médicos matam assim tanta gente não sei porque os Enfermeiros ou seus familiares qd estão doente continuam a recorrer a eles. Porque não se consultam uns aos outros ? Afinal não são os enfermeiros detentores de tamanhos saberes práticos que suplantar os saberes ditos "livrescos" dos medicos?
Alguns enfermeiros fazem-me lembrar o aldeão que nunca saira do vale, e que tinha os montes que o cercavam como o limite do mundo, até ao dia em que subiu ao cimo do monte, e vendo que o mundo não acabava ali descobriu que afinal do mundo nada sabia. Talvez a alguns enfermeiros faça falta sair do seu pequeno vale é ver que há todo um mundo de saberes para além do que a sua curta vista alcançava.

 
eheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh!!!!!!
 
Para o/a anónimo/a de 9/21/2016 12:45:00 da manhã subscrevo as suas palavras mas no sentido inverso também. Ou seja, é igualmente bom que alguns médicos também saiam do "vale" e percebam que há todo um mundo à sua volta. Ao contrário do que alguns pensam, o mundo não gira à vossa volta.
E quanto à questão de enfermeiros e seus familiares recorrerem a médicos quando estão doentes, não percebo este comentário... Claro que recorrem! Da mesma forma que quando precisam de fazer as compras vão ao supermercado, de comprar medicamentos vão à farmácia, de arranjar o carro vão ao mecânico, etc.
Mas diga-me lá sr/a anónimo/a, você e os seus familiares nunca necessitaram de cuidados de enfermagem? Se não, ainda bem para si e para os seus. Mas atente porque um dia vai precisar!
 
Claro que os medicos precisam dos enfermeiros qd precisam de cuidados de Enfermagem, tal como os enfermeiros precisam dos medicos qd precisam de cuidados médicos. O que não faz sentido é recorrer a um enfermeiro e receber deste uma prescrição médica ou outro cuidado de natureza médica. Mas existem alguns iluminados, quer seja por frustração ou elementar ignorância, que querem transformar os enfermeiros em sucedâneo dos medicos, demonstrando com esta posição que não fazem ideia do que é a Medicina e mais grave do que isso o que é a Enfermagem
 
O colega não estará a confundir "cuidados médicos" ou "de natureza médica" com "cuidados de saúde"???
É que são coisas diferentes.
Há cuidados médicos, efectivamente, quando são do âmbito das competências e atribuições médicas.
Há também cuidados de enfermagem, efectivamente, quando são do âmbito das competências e atribuições de enfermagem.
E depois há os cuidados de saúde...!

 
Sou enfermeiro e considero que tem uma certa importância saber do que se fala. Vir para aqui verborrear ignorância não é muito inteligente.
 
anónimo das 02:26:

Cuidados de saúde = Cuidados médicos+cuidados de enfermagem+cuidados farmacêuticos+cuidados de nutrição+cuidados de fisioterapia...

Os cuidados de saúde não são uma entidade própria e autónoma mas antes o composto de vários cuidados (médicos, enfermagem...);
Os Enfermeiros prestam cuidados de saúde através dos cuidados de Enfermagem, os médicos através dos cuidados médicos; não são inter-substituíveis mas ambos participam na construção dos cuidados de saúde globais prestados a uma população.

Não há portanto o "...e depois há os cuidados de saúde!"

O que é que não percebeu?


 
O que eu percebi é que o enfermeiro asno ali de cima acha que a heparina dissolve coágulos e que a aspirina afinal é um antagonista da vitamina K.
Vai estudar bronco, asno, ignóbil enfermeiro.
 
Este tipo de conversa em praça publica é vergonhoso...

Os médicos não exerciam se não existissem os outros profissionais bem como os enfermeiros e todos os profissionais de saude.

penso que isso todos sabem Criticarem -se uns aos outros enfim....é humano

Relativamente a cunhas eu, enfermeira, sou seletiva. existem médicos que nem queria dados; mas também sou seletiva em relação aos meus pares: há enfermeiros que Deus me livre de me porem a mão em cima.

por isso meus senhores tenham compostura e atrevam-se a ser construtivos para uma profissão que está em cuidados pré mortem.....
 
Reparem que alguns enfermeiros, ao invés de se promoverem demonstrando o seu conhecimento sobre o que é Enfermagem tentam promover-se tentando demonstrar que percebem muito de Medicina; por isso muito falam de AAS, Heparinas, Dipironas e outras coisas. E depois metem o pé na argola ao dizerem que o AAS é hipocoagulante (com esta fica tudo dito!)
 
Perdem tempo a se acusarem uns aos outros...vão tratar de pessoas...os médicos e os enfermeiros e assim como assistentes operacionais são importantes...
 
Tanta Burrice.
Deus nos acuda.
Enfermeiros aziados
Enfermeiros mal formados
Enfermeiros tão mal amados que são uns com os outros.

E a culpa é minha............
 
É salutar que uma classe profissional ambicione evoluir, e tal pretensão é totalmente legítima. O que não é legítimo é que, à pala do facto de serem um grupo profissional expressivo no tecido da saúde sirva para, com um punhado de horas de formação em cima, se julguem com o mesmo nível e capacidade de prestação de cuidados de um profissional específico.
Isso é bem patente quer no que toca à tentativa de substituir psicólogos clínicos bem como de Terapeutas sejam da área da Fisio ou Ocupacional.

Em nenhum lugar do mundo se aceitaria que um profissional com pouco mais de 100 horas de formação teórico-prática específica seja comparável com profissionais especializados cuja formação é de 5 e 4 anos (Psicologia Clínica e Terapias respectivamente).

A indignação sobre o provável esvaziamento do conteúdo funcional dos enfermeiros de Saúde Mental só pode ser entendida dentro do quadro de uma arrogância profissional de quem tem tentado depradar as áreas de outros profissionais, com perfeita consciência de disparidade abissal de formação e competências entre uns e outros. E só mesmo em Portugal é que tal é admissível...
 
A palavra "Médico" está presente 60 vezes apenas na primeira pagina deste blog.
Isto é um blog de médicos ou de enfermeiros, ou ainda, de enfermeiros frustrados?

Beijinhos especiais ao Enfermeiro Nortenho.
 
Os enfermeiros são médicos, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos, juristas, fisioterapeutas e sei lá mais o quê.
Na escola de enfermagem diziam que éramos os advogados dos doentes! Defensores do pobre enfermo contra a agressão do vilão médico! Nós é que estamos ao pé dos doentes e lhes damos a mão quando mais precisam. Os médicos, pouco lhes importa que vivam ou morram (ainda que seja da sua inteira responsabilidade).
Uns anos e um curso de medicina depois, concluo o seguinte: muitos enfermeiros são ignorantes sem insight.
 
E que tal os Enfermeiros deixarem de vez de brincar aos médicos, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, administrativos e outros e começarem a ser profissionais de Enfermagem de verdade?
Ou será que depois de tantos devaneios e sonhos megalómanos já se esqueceram como é que se é Enfermeiro?

PS: Curso de Enfermagem=Lavagem cerebral
 
"Curso de Enfermagem=Lavagem cerebral"

Lavagem cerebral e de todo o conteúdo lógico e cientifico.

Na nossa escola (uma das grandes de Lisboa) chegamos a estudar "imunologia" pelo livro de biologia do secundário.
 
No curso de enfermagem desincentiva-se o estudo aprofundado das matérias biomédicas por parte dos alunos e eleva-se a Santo Graal o "pseudo-conhecimento" sobre teorias de enfermagem esquizofrénicas e louvam-se as competências da esponja e da sabonária.

 
As vossas especialidades é que estão a mais, percebam isso, pelo menos enquanto pensarem que um enfermeiro de saúde mental ou de reabilitação é o mesmo que um psicólogo ou fisioterapeuta.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!