domingo, setembro 04, 2016

Falácias.

.
O rácio Enfermeiro/Médico é um indicador muito pobre para traduzir seja o que for. Regra geral, este "indicador" não é uma causa, é o um efeito.
A Etiópia tem um fabuloso rácio Enfermeiro/Médico, por exemplo.
.
O número de Enfermeiros até pode ser satisfatório, mas basta que o número de Médicos seja muito elevado ou reduzido para que o indicador fique distorcido.
O rácio Enfermeiro/Médico tem uma relação forte com uma variável: o salário. Quanto mais Enfermeiros por Médico, mais baixo é o salário dos Enfermeiros (em função do país em questão).
.
Segundo relatórios da OCDE, o rácio Enfermeiro/Médico está a diminuir e continuará diminuir no futuro (por razões bem definidas e apresentadas pelos mesmos relatórios - a major prende-se, na base, com a maior qualificação académica dos Enfermeiros: "on average, the nurse/doctor ratio declined slightly from 3.1 to 2.9 across OECD countries, suggesting that "skill mix" defined in this crude way has been increasing.
A possible explanation is that advances in medical technology and rising activity rates continued to drive the demand for doctors and part of the demand for nurses upwards, whereas at the same time they reduced another part of the demand for nurses, because less invasive surgery and better drugs and anaesthetics raised day surgery rates, reduced hospital length of stay, reduced hospital beds, and enabled growing numbers of patients with chronic illnesses to be cared for in primary care settings.
").
.
Ninguém argumenta com o rácio Psiquiatra/Psicólogo, Fisiatra/Fisioterapeuta ou mesmo Arquitecto/Engenheiro, porque estas profissões ocupam patamares formativos semelhantes e uma diferenciação técnico-científica similar.
Porém, é possível constatar que certa empresa tem y Pedreiros por Engenheiro Civil ou que um Jardim de Infância tem z Auxiliares por cada Educadora...

Comments:
O rácio Enfermeiro/Médico tem lógica, pois sendo o Enfermeiro uma emanação do facto de haverem médicos, e destes necessitarem de mão de obra para operacionalizarem várias das suas prescrições ou atitudes terapêuticas, é natural o estabelecimento deste rácio.
Conclusão: é por haverem médicos que os Enfermeiros existem
 

E já agora, alguém sabe alguma coisa sobre o dito concurso de 774 vagas a nível nacional para enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários? Está parado? deve estar uma vez que ainda não saiu a lista definitiva dos candidatos admitidos. Não seria melhor admitirem de uma vez por todas que o concurso com tantos candidatos não têm pernas para andar? E os sindicatos e Ordem não dizem nada!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!