quinta-feira, outubro 06, 2016

Yellow donkey!

.
Na foto, uma reunião oficial da Ordem dos Enfermeiros com o Presidente da Câmara Municipal do Porto. Muito provavelmente não sabem que é o senhor de amarelo. Ora, esse senhor é um colega nosso, que neste momento exerce funções como Presidente do Conselho Directivo da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros. É O Enf. João Paulo Carvalho.
.
Há coisas que não podemos deixar passar e esta e uma delas. Os Enfermeiros queixam-se, com frequência, da falta de respeito e dignidade. Há uma miríade de formas para as cultivar. Uma delas é o vestuário.
O código do vestuário é uma das convenções mais importantes da nossa sociedade. Simboliza a respeitabilidade, implica valores sociais e culturais, bem como a transmissão de um sentimento de probidade.
Cada um, na sua vida pessoal, veste como bem deseja e de acordo com os seus princípios e filosofias de vida. Nada a opor. Todavia, quando o Enf. João Paulo Carvalho frequenta eventos ou iniciativas onde representa os Enfermeiros, a sua indumentária já não versa de acordo com a sua postura pessoal, mas sim de acordo com a dignidade e honorabilidade da classe dos Enfermeiros. Por essa razão, em ocasiões oficiais políticas, desportivas, etc. não vemos ninguém de t-shirt... Do mesmo modo, nunca ninguém viu outra Ordem profissional com o mesmo tipo de código de apresentação.
.
Se queremos ter voz e presença e queremos ser respeitados, temos de cumprir as formalidades sociais. Eu quero ser representado de acordo com as convicções e pretensões da minha classe: com honradez e elevação.
.
Neste mundo de informalidades, o Doutor Enfermeiro teve acesso exclusivo à indumentária do Ministro da Saúde, a usar na próxima reunião com os Enfermeiros...




Comments:
O joao ja fez mais pela profissao que tu seu caramelo...
 
Não concordando com muitas das opiniões que o Doutor enfermeiro muitas vezes aqui publica, neste caso em particular, subscrevo por baixo.
E é lamentável, para não dizer grave, que quem (nos) representa não tenha a sensatez de o compreender...
 
O problema da enfermagem é uma questão de indumentária... Em pleno século XXI... Eu acho que é um problema cultural e de tb de competência, a começar por aqueles que estão lá em cima. Por mim podemos ir negociar a carreira de havaianas desde que não a destruam!
 
Fiquei mais impressionado com mãozinha marota na colega!
 
Dr ENFº, subscrevo tudo o que disse! Esse representante faz parecer que isto é um tudo um conjunto de cowboys, de cabelo desalinhado e aspecto pouco cuidado. Ninguém nos leva a SERIO!
 
O anónimo de 10/06/2016 03:46:00 da tarde disse «O joao ja fez mais pela profissao que tu seu caramelo...»

Gostava que o colega fosse mais explícito e concretizasse com factos... O que realmente fez pela profissão "o joao" ???
 
Não acho que o problema dos enfermeiros seja este. Acho que andar de fato é gravata é uma parolice bacoca, nomeadamente quando se usa para a ocasião. Cada um deve andar como se sente bem. Discutam o conteúdo e deixem a forma. Qd se conquista respeito pela forma de vestir, a coisa está mesmo mal

 
"Não acho que o problema dos enfermeiros seja este. Acho que andar de fato é gravata é uma parolice bacoca, nomeadamente quando se usa para a ocasião. Cada um deve andar como se sente bem"

Se fosse a um banco e fosse atendido por um funcionário de calções, T-Shirt e havaianas achava bem só porque esta é a roupa com que o elemento se achava mais confortável?

Não se pode ir a uma reunião com o presidente da câmara em representação de toda uma profissão com a mesma roupa com que se vai tomar um café na esplanada à beira mar. Qualquer dia vamos ainda ver o dito elemento a comparecer a reuniões com o ministério da saúde de cuecas, se essa for a indumentária com que se sente mais à vontade!

Haja decoro!
 
Para quem não sabe, "Yellow Donkey", o nome escrito na T-Shirt do indivíduo, é uma marca de cervejas; O que se segue? T-Shirts da Super Bock ou da Sagres?
É muito mau!
 
Meu caro,

O que se vai lendo neste blog dá provas de agudez de espírito, atenção e oportunidade. Reflecte estima e valor pela Enfermagem, num caminho em que isso foi sempre constante. Mas em determinadas alturas deixa-se mostrar alguma desonestidade intelectual e até, se me permitES, traços de um dogmatismo, de certa forma, preocupante.
RepaRA que os dois últimos "artigos" que escrevesTE estão preenchidos de uma carga de determinações preconceituosas e, como tal, infundadas. Vejamos: em que é o que o tratamento na terceira pessoa do singular contribuí para o maior respeito que se tenha ou se deixe de ter para com alguém. É a segunda pessoa do singular que se refere a um "tu", portanto, a um outro-eu que detenho na minha presença e a quem reconheço outro acontecimento de lucidez. A terceira pessoa do singular faz sentido em referência a quem não detenho na minha presença, ou alguém que não esteja directamente vinculado na conversa que estou a ter, por exemplo, conTIGO. Tanto é assim que algumas línguas não têm a referência à 3ª pessoa do singular quando se fala directamente com alguém. Os ingleses, por exemplo, não tratam quem têm perante pela estrebaria "você". Este uso linguístico tão acarinhado pelos portugueses mostra ignorância sobre as funções sintácticas básicas de uma língua e um certa tacanhez e saloíce constitutiva. No que se refere ao dogmatismo que aqui está em causa, o que quero dizer é algo muito simples e fácil de se perceber: a relação de respeito pressuposta entre o tratamento na terceira pessoa do singular e alguém é apenas isso, pressuposta. Tentar mostrar uma relação necessária entre essas variáveis é demasiado pobre para que possa ser tentado sequer. O que defendo é que a forma como nos dirigimos a alguém não tem nenhuma relação de causalidade com o respeito que possa ou não mostrar. A forma de abordagem por um "tu" não pressupõe nada que algumas mentes iluminadas tentam sugerir. A relação entre a determinação "tu" e a forma da apresentação "respeito", fazem pensar as regras mais básicas da escola primária: "só se somam variáveis iguais".
No que diz respeito à indumentária, o problema é exactamente o mesmo. O que cada um veste não traduz a sua credibilidade. Se o espírito saloio de um povo pensa que traduz, isso só mostra o quanto acredita em relações de causalidade não necessárias como se fossem verdades fundamentais, no fundo, o dogmatismo bem iluminado pelo sol. A força da representação e da convenção social é sustentada exclusivamente pela atribuição de um paralelismo completamente infundado; e o que devemos perguntar é: mantemo-nos nesta onda ou rompemos com ela mostrando que o senso-comum pode ser educado?

Um abraço para ti,
Manuel Alves

 
Quem usa gravata é muito mais sério e respeitável. Todos sabem isto!
 
Então vou começar a ir trabalhar de cuecas. Afinal a indumentária não diz nada sobre a seriedade da pessoa.
 
Só os comunas é que são contra as gravatas.
 
Ao anónimo das 9h31: mas como me garantes absolutamente essa relação entre a indumentária e a credibilidade? (Olha para a nossa classe política por exemplo. Se a regra admite excepções então a regra não é absoluta nem necessária, logo falivel, logo a não ter em conta, etc, etc, etc.)
Ao anónimo das 9h38: o motivo pelo qual não te quero ver no corredor de cuecas é porque a nudez é atentado ao pudor, não porque não pudesses ser competente mesmo trabalhando despido. A farda hospitalar tem, entre outras funções, a identificação de um grupo profissional, nunca a credibilidade pressuposta.
Ao anónimo das 9h39:outra vez o dogmatismo a funcionar. Dizer que só os comunas são contra as gravatas é mesmo que sustentar a relação necessária entre uma coisa e outra. Tão infundado como dizer: deves ter pouco que fazer para estares a escrever num blog as 9 da manhã... Deves ser funcionário público. Como se ser funcionário público tivesse uma relação absoluta com a preguiça.
Abraço,
Manuel Alves
 
Caro Manuel Alves:

Quando escrevi "Quem usa gravata é muito mais sério e respeitável. Todos sabem isto!" estava a ser irónico. Basta a ver a credibilidade dos vendedores de banha da cobra engravatados ou dos bancários a venderem um qualquer produto financeiro ruinoso para avaliarmos a seriedade de quem usa gravata...

Nada tenho contra quem usa fato e gravata, agora pensar que isso (per si) faz alguém ficar mais respeitável, é algo que nem sequer devíamos estar a falar.
 
Concordo com a estupidez da formalidade do fato é gravata. Cada um veste o que quer. De qualquer forma destaco o mau gosto da t shirt com uma marca de uma cervejola a dizer burro amatelo. São gostos. Mas não é este o principal problema da enfermagem.
 
Que discussão mais idiota!

Eu quero perceber é qual a estratégia para a enfermagem.

Para quando uma revisão da carreira?

Prioridades:

Revalorização da carreira a começar por quem investiu em formação. De volta com a categoria de graduado (só acessível a licenciados) e à categoria de especialista (só acessível a quem possua um mestrado).

Ainda há colegas que não fizeram sequer a licenciatura e estão na mesma posição que os outros, para não falar em quem investiu muito tempo e muito dinheiro numa especialidade e até num mestrado e nada têm em troca.

Fale de coisas que interessem aos enfermeiros!!!


 
O QUE BESTAVAM Á ESPERA DUM PALONÇO DESTES NÃO SABE ESTAR TEM ASPETO DE TROLHA E QUER ESTE INDIVIDUO REPRESENTAR A CLASSE. CULPA DE QUEM VOTOU NESTE PALHAÇO
 
A foto parece mais a inauguracao do club de surf de esmoriz...
Este pais esta completamente roto e a representacao da enfermagem uma anedota.... ainda por cima dessa jotinha como presidente....
 
"Gostava que o colega fosse mais explícito e concretizasse com factos... O que realmente fez pela profissão "o joao" ???"

Melhor, eu gostava que o colega fosse mais explícito e concretizasse com factos o que é que o "doutor" enfermeiro fez pela profissão.
 
Mas os enfermeiros terao dinheiro para comprar fato? Claro que nao!
Ganham Quase tanto qto o salario minimo e nos domicilios a 3 euros hora como se pode comprar roupa?

 
Quero um comentário ao mini vestido amarelo da ARC numa cerimónia da ordem. Isso é que é vestir a rigor.
 
P/a o Anónimo das 10/08/2016 08:10:00 da tarde:

Quando escrevi que o senhor podia concretizar com factos o quê que o "joão" fez pela profissão foi porque o senhor afirmou antes que ele já fez mais pela profissão que o "caramelo" (doutorenfermeiro).

Na verdade também não sei o quê que o doutorenfermeiro fez pela profissão, até porque não o conheço, mas também para ele fica aqui a pergunta.

No entanto, e porque foi uma afirmação sua, gostaria de saber o quê que o "joão" fez... Pois do seu ponto de vista já fez muito. Muito que eu desconheço.

Tem por isso aqui espaço e momento para me elucidar.


 
O sr que representa os taxistas usa gravata e não tem um ar muito respeitável. Parem de discutir o acessório!!!
 
Há certos comentários que me deixam perplexo como enfermeiro e como membro de uma classe que represento.
Como é que há enfermeiros que acham isto normal?
Ir para uma reunião como se fosse para a praia só demonstra a leviandade e a falta de respeito de certas pessoas que não sabem o que estão a fazer nas instituições que representam os enfermeiros!
Para aqueles que acham normal este tipo de comportamento só demonstra a pequenez de cérebro e a falta de prestigio que dão à nossa profissão e de como são no dia a dia em contexto de trabalho!
Eu ainda sou daqueles que pensa que pelo barulho da carruagem sabe-se quem vai dentro!
Qualquer dia este colega vai para uma reunião de fato de banho...
Temos o que merecemos! Força
 
O que me vale é que não me identifico minimamente com esta gente!
Eles também só representam 6% dos enfermeiros!
Quando me falam da OE digo logo não os conheço nem sei quem são... ninguém os liga!
 
O JOAAO PAULO CARVALHO FEZ MUITO PELA PROFISSÃO? O QUE?? LOL! O QUE????
 
Pois....pelos vistos o "caramelo" acima não leu na íntegra o artigo, pelos vistos sofre de algum tipo de cegueira seletiva que não lhe deixa analisar devidamente a imagem. Enfim, em vez de bajular, começe a pensar por si mesmo, veria que só lhe trazia vantagens.
 
À mulher de César não basta ser mas também tem de parecer.
Este João Paulo não é e muito menos parece!
 
Os enfermeiros têm de evoluir um bocadinho, ter mais gosto pela sua imagem e apresentação, revela uma boa auto-estima, confiança, adequação as situações. Não tem de ser de fato e gravata, mas usar apenas t-shirt num encontro formal em representação de um organismo revela muita coisa, que analisando psicosociologicamente pode não ser favoravel à classe e à pessoa.
Como se apresentam os jornalistas? Como se apresentam outros profissionais de profissões de carisma, credibilidade, e que gozam de brio e auto-estima? Não andam todos de fato e gravata, mas andam com roupa simples com bom gosto.
Quem concorda com o uso de t-shirt daquela forma leia sobre a história do código psicosocial da indumentária, e sugiro que passe a pedir ajuda a um fashionadviser, que existem para ajudar pessoas que não compreendem o impacto do vestuário nos outros.
 
Não se vê ninguém de qualquer outra Ordem profissional a trajar de forma tão leviana e parola em eventos oficiais.
Talvez este Enfermeiro personifique aquilo em que de facto a Enfermagem se tornou: uma autêntica javardice.
Shame on you!
 
A questão nao é a gravata mas o mau gosto do vestuário e condiz com atitude e palavras...
Não
 
O bom gosto não é caro, simplesmente não cabe em todos.
 
foda-se
Burro amarelo... foda-se.
 
Concordo efetivamente quen existem problemas muito criticos na Enfermagem que carecem de resolução. No entanto não é isso que aqui está em questão.

O colega estava ( alegadamente) no momento em representação da Ordem dos Enfermeiros ( se representam 6, 50 ou 100% não interessa). Não era o João Paulo ( esse pode vestir-se como bem entender) mas sim o Presidente da Secção Regional do Norte que estava presente na dita reunião.

O colega foi no mínimo imprudente na escolha da "farpela"( confesso que até me ri antes de chorar). Não sou fundamentalista pois também não acho que haja necessidade de andar de fato e gravata. No entanto o que transparece é o ar extremamente descuidado que passa.Não adianta mascarar o óbvio. A escolha da roupa condiciona muito a opinião dos outros sobre nós.

Parece-me é que o problema não é de hoje... a ARC já podia ter falado com o Sr ...

A unica dúvida que tenho é se o amarelo da t-shirt não seria para combinar com a roupa da Graça ....

Haja os mínimos....
 
Caro colega!
A ARC, é igual ou pior!
Já a vi num hospital como candidata à OE, de calções!
 
Eu tb acho que cada anda como quer e q em Portugal há gravatite bacoca a mais. Mas não era preciso ir de fato é gravata, uma camisa, mesmo um pólo ou até uma t shirt ... Ligeiramente ... digamos ... mais discreta!!!
 
"Doutor" enfermeiro afirma: Enfermeiros devem substituir médicos em todas as funções pois os outcomes são iguais!

Mas "doutor" enfermeiro também afirma: Formação de enfermagem é deficitária com escolas em centros comerciais; enfermeiros não sabem bem vestir; enfermeiros não sabem a diferença entre um antiagregante de um anticoagulante etc. etc. etc. etc. etc........

Em que ficamos? As duas afirmações são mutuamente exclusivas.
 
Que a formação de medicina também é deficitária; que médicos também não sabem bem vestir; que médicos também não sabem a diferença entre um antiagregante e um anticoagulante...
Lolada
 
O colega acha mesmo que isso é do âmbito da ordem?! Isso é de âmbito sindical! Informe-se...
Assim não vamos lá mesmo...
 
Essa do respeito e do vestuário tem muito que se lhe diga. Se fosse o Marcelo Rebelo de Sousa a ir à uma reunião de t shirt era um presidente ultra moderno, como é o Zé enfermeiro..percebo a linguagem do vestuário, mas não é esse o nosso problema!
 
Há Médicos que não sabem vestir mas sabem despir, outros sabem vestir mas não sabem despir, é a vida, mas garanto que qualquer médico sabe a diferença entre anticoagulante e antiagragante.
 
Não é só a T-shirt, mas tb aquele ar de quem não toma banho há 3 semanas.
 
Onde está a mae de todas as greves? Que estranha paz social é esta? estaremos a ser mordaçados pela UGT e CGTP?
 
35 Horas para os Enfermeiros e ainda querem fazer greves porquê?
 
A mim parece ser uma exposição artistica denominada "ménage à trois"!!!
 
SE o uso desta T Shirt é lamentável reparem:

"Não digo que não tenha enfermeiros em número suficiente para desinfectar as camas de um momento para o outro"

Esta é uma das frases proferidas pela nossa Bastonária, ARC no "Sexta às 9" do dia 21 de Outubro!

Perante isto ainda queremos ARC como nossa bastonária?
 
Só um único comentário: tenho vergonha! Muita!


 
Mas não são os Enfermeiros que fazem a desinfecção das camas ?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!