terça-feira, dezembro 06, 2016

Quotas da Ordem: da popularidade à desigualdade!


Imagem (fonte): Ordem dos Enfermeiros
.
À primeira vista, esta "novidade" da Ordem dos Enfermeiros pode parecer interessante... Vejamos: anunciam o desconto com o valor de uma quota mensal - 9 euros - se os Enfermeiros aderirem ao débito directo ou ao pagamento anual das quotas.
.
"É o cumprimento de mais uma promessa" - afirmam. Numa altura em que a classe se divide com tantas diferenças que fomentam a desunião (diferentes vencimentos, cargas horárias semanais, vínculos, etc.), eis que a Ordem introduz mais uma discrepância: a quota passa a ser de um valor para uns... e de outro valor... para outros!!
.
Isto contraria os estatutos que, de acordo com um princípio de igualdade, fixa um quota IGUAL para TODOS os Enfermeiros.
Esta medida levanta a dúvida sobre a necessidade de ser discutida e aprovada em Assembleia Geral (porque terá impacto orçamental).
Será, portanto, uma medida discricionária válida? A dúvida é legítima!
.
Em última análise, o desconto final é de apenas 75 cêntimos mensais (de facto a promessa da Ordem era a redução das quotas, mas não precisou quanto...). E fácil de perceber que o pagamento anual poupa dinheiro nos CTT (mas não me parece compensar a redução dos 9 euros/ano) e que o débito directo não tem inerentes as taxas do pagamento SIBS/MB.
.
Todavia, esta poupança não terá impacto um impacto real na vida dos Enfermeiros, mas favorece as divergências internas entre os membros da classe, que vêm mais uma diferença de quota, consoante o seu método de pagamento. Nem todos podem pagar as quotas anuais de uma só vez. Nem todos querem o desconto directo a sua instituição bancária.
.
A partir de Janeiro de 2017, pela primeira vez na sua história, os Enfermeiros pagarão diferentes valores de quotização!!
Na minha opinião honesta, preferia "doar" esses 75 cêntimos para uma Enfermagem melhor. Os problemas essenciais continuam todos iguais. É uma medida popular, mas que na sua essência não altera nada.

Comments:
Grande medida!
É a ordem que temos!
 
As quotas não deveriam ser iguais pata todos. Quem ganha mais devia pagar mais, tal como acontece em muitas outras ordens. É uma questão de justiça e de proporcionalidade.
 
Frequentemente leio as vossas informações e muitas vezes a meu ver também têm razão, no entanto o que diz respeito a esta noticia (desculpem) mas acho que a razão não está do vosso lado... não se trata de desigualdade pois o valor das quotas é o mesmo. Quem puder quizer aderir a uma diminuição então terá uma contrapartida. Noutras ordens para quem faz pagamento anual também dão desconto e em muitos casos não é mais que 5%, Neste caso o desconto é superior; portanto não me parece uma medida assim tão negativa

 
Deixem-se de coisas e ajudem mas é a trazer a Gigafactory da Tesla para Portugal!
 
*bocejo*

que tanga de blog
 
este senhor deste blogue que fez parte da ordem, nos últimos 4 anos, o que fez? agora coloca aqui um post a criticar algo em que posso poupar dinheiro.... como se diz na minha terra vai mais é.....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!