sexta-feira, novembro 30, 2007

A "magia" das eleições - a OE respondeu....


O mandato da Enf. Maria Augusta de Sousa tornou-se um pouco mais activo ... na época das eleições!
Um mandato caracterizado pela passividade e pelo silêncio transformou-se. Não me interpretem mal. Sem ilusões. até dia 13 de Dezembro, depois, volta tudo à mesma bradicardia de sempre!
Desta feita a voz da OE ouviu-se, baixinho, mas ouviu-se. Em causa está uma crónica do Prof. Soares Martinez, que ofendeu recentemente de uma forma lamentável a classe de Enfermagem. Na altura, aqui no blog, foi publicado um post relativo ao facto, denominado "Retalhos de uma crónica (estupidamente) anti-Enfermagem!"
O final do post terminava com um repto à OE que dizia:
"A bem da classe de Enfermagem, a Ordem dos Enfermeiros (esqueçamos agora as divergências eleitorais) deveria exigir um pedido formal de desculpas a esta personalidade grotesca! "
E como estamos em campanha eleitoral, a OE fê-lo (não um pedido de desculpa, mas um comunicado a repudiar a referida crónica):
a
"Na sequência da publicação do artigo intitulado «As perseguições ao prestígio e ao mérito», da autoria do Prof. Soares Martinez, na edição de 27 de Novembro do Jornal «O Diabo», a Ordem dos Enfermeiros solicitou, junto da direcção daquele semanário, o exercício do Direito de Reposta. Em causa estiveram determinadas afirmações proferidas por uma uma tão eminente figura do Direito português e relativamente às quais a OE não pôde deixar de expressar a sua mais profunda decepção / indignação.
Com efeito, foi com bastante estranheza que, considerando o vasto currículo profissional do Prof. Soares Martinez - onde consta, entre outra distintas funções, o cargo de Ministro da Saúde e da Assistência (1962- 1963) e a cátedra nas área do Direito, Economia Política e Finanças (entre outras) -, a OE constatou, através do discurso do Prof. Soares Martinez, um manifesto desconhecimento de princípios que integram o ordenamento jurídico nacional.

Estamos a referir-nos, concretamente, ao Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros, um documento consignado no Decreto-Lei n.º 161/96, de 4 de Setembro, alterado pelo Decreto-lei n.º 104/98, de 21 de Abril. No nº 3 do Artigo 8º desse diploma, pode ler-se que «Os enfermeiros têm uma actuação de complementaridade funcional relativamente aos demais profissionais de saúde, mas dotada de idêntico nível de dignidade e autonomia de exercício profissional».

Além disso, o referido decreto-lei refere que «a enfermagem registou entre nós, no decurso dos últimos anos, uma evolução (…) que torna imperioso reconhecer como de significativo valor o papel do enfermeiro no âmbito da comunidade científica de saúde e, bem assim, no que concerne à qualidade e eficácia da prestação de cuidados de saúde».

Ora, tendo como referência a «complementaridade funcional» dos enfermeiros no contexto da prestação de cuidados de saúde, bem como o reconhecimento, do legislador, pelo «significativo valor» do papel da Enfermagem «no âmbito da comunidade científica da saúde», a Ordem dos Enfermeiros considera totalmente despropositadas e condenáveis as declarações do Prof. Soares Martinez.
Recorde-se que o artigo em questão menciona, entre outros aspectos, o seguinte:
«Chegaram as perseguições aos corpos clínicos. Compreensivelmente, posto que também os médicos sempre gozaram em Portugal de justificado prestígio. Não se estranhará, pois, que a mediocridade se empenhe em reduzi-los ao plano comum de operários especializados, ou de amanuenses, ou, pelo menos, situando-os ao mesmo nível da enfermagem, da assistência social e da psicologia clínica, cujos elementos ultimamente invadiram os hospitais, em posições, por vezes, desajustadas, sem vantagens assinaláveis para o respectivo funcionamento»."

Comments:
Continuo a ficar perplexo com a atitude da OE. Só intervem quando é pressionada...
 
Mesmo assim não esteve mal...pena só agora..
 
Pena que só seja nesta "época". Deve ser porque estamos perto do natal :)
cmp
 
Como esta intervenção, houve muitas ao longo dos 4 anos que passaram ao lado de Vossas Excelências. A OE esteve atenta e sempre interviu quando oportuno e com toda a clareza.
Andaram desantentos, ou chegaram agora, vindos de um mundo distante onde não assediam à comunicação?

Distraídos certamente!

Mais respeito pela imagem de quem nos representa, exige-se.
 
Todos temos um passado, pelo q fui informado, o Sr Enf Azevedo n é dos melhores no passado, como A Casa de Gaia, Os acordos/descordos sindicais, Direcçao de perseguiçao no HSJ, etc.

Portanto, cuidado!
 
A propósito da existência ou não de "reacções" da OE a algumas bacoradas ditas e escritas , ao longo dos tempos, realmente só fica admirado de só ter "visto " isso em alturaa de eleições quem :

Recebe a revista e não a lê...
Recebe as cartas(para além da das quotas) e nbão as lê...
Não vai às assembleias regionais ou nacionais...

Não vê/lê as mais diversas notícias na comunicação social...

Não consultam o "site" da Ordem... ( admito que possam não ter aceeso à internet )


Numa frase... não estão atentos !!!

E se estão atentos ( o que até acredito ) .... neste momento não lhes interessa !!!

Feitios....!!!!
 
Já agora, para aqueles que afirmam que a OE faz muitos comunicados e nós é que andamos distráídos, eu pergunto:
mostem lá esses comunicadois todos que a OE fez nos últimos 4 anos...
se forem meia dúzia já é uma fartura! E cada um eles é mais vago e omisso que o outro... tenham vergonha!
 
Para além da informação que lhe chega às mãos... faça um pequeno esforço...procure o resto !!!que é o que eu faço quando quero saber alguma coisa. E se quero emitir uma opinião, procuro que ela seja minimamente fundamentada, procurando a informação existente a propósito do assunto!!! Pelo menos esforço-me por isso... e não me oriento pelo "diz-que-disse" !!!
 
Passei no blog oficial do sr. EA e li, entre outras esta frase...

"A nossa proposta de concretizar a formação em serviço, rumo à especialização generalizada, é muito bem aceite pelos enfermeiros, que de outro modo jamais teriam possibilidade de se especializarem."

A nossa proposta ??? Perdão, não sabia que o EA tinha definido o modelo de desenvolvimento profissional proposto pela OE!!! Tanto quanto sei, porque estive lá (embora seja do norte muito norte, portanto muito longe de Lisboa )o sr.EA votou a proposta da OE na última assembleia geral
 
depois de estarem feitas as coisas assume logo que foi ele que fez.

Enfim.. Enf. Azevedo vá para a reforma em miramar, a casa já e sua...
 
Estou banzado!

Acabei de ver que o EA quer mudar a OE com apenas SEIS pessoas!!!!

COMO PODE???

E se ainda fossem seis óptimos exemplos de competência, profissionalismo e dedicação à profissão...mas, FRANCAMENTE, ó EA, estava distraído ou escolheu-os de propósito para perder as eleições.

NÃO HÁ UM QUE SE APROVEITE!!!!

E, para não dizerem que eu estou a ser maldoso, não serei eu a contar as mirabolantes histórias do BANDO DOS SEIS.

Não é que não sejam interessantes e caracterizadoras, mas centremo-nos no que é verdadeiramente ASSUSTADOR.

Reduzamos a questão ao absurdo:
o EA é eleito Bastonário (Cruz, credo!! até assim me custa dizê-lo) e os outros cinco do BANDO DOS SEIS são eleitos para o Conselho Directivo (nem quero pensar!!!):

COMO É QUE O ESTAS SEIS PESSOAS VÃO CONSEGUIR CUMPRIR O SEU PROGRAMA DE ACÇÃO SE TODOS OS RESTANTES ÓRGÃOS NACIONAIS FORAM ELEITOS COM UM OUTRO PROGRAMA DE ACÇÃO?

É que no CD ainda poderão fazer valer as suas ideias, pois terão maioria, MAS NÃO É O CONSELHO DIRECTIVO QUE EXECUTA AS DECISÕES!!!!

O que é que o EA vai fazer quando por exemplo o Presidente eleito do Conselho de Enfermagem recusar cumprir as suas orientações porque estas VIOLAM O PROGRAMA DE ACÇÃO QUE ELEGERAM OS MEMBROS DO CONSELHO DE ENFERMAGEM E PELAS QUAIS SÃO RESPONSABILIZÁVEIS PERANTE OS ENFERMEIROS QUE NELES VOTARAM???


ALGUÉM ME EXPLICA???

É QUE O SITE DO AZEVEDO NÃO DÁ PARA COLOCAR QUESTÕES (PORQUE SERÁ????)

E as perguntas a que ele escolhe responder parecem saídas directamente do "livrinho vermelho", e por razões que cá por cima todos conhecemos, a sua campanha está virada para a caça ao voto daqueles que não o conhecem (já repararam que 95% das acções de campanha se passam no centro e sul), como quem diz: QUEM NÃO ME CONHECE QUE ME COMPRE!!!

Será que o DrEnf., distinto arauto do EA, se dignará a esclarecer este mistério?

COMO PENSA O EA CUMPRIR O SEU PROGRAMA DE ACÇÃO, COM ÓRGÃOS NACIONAIS (para quem não sabe eu explico: Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Conselho Jurisdicional, Conselho de Enfermagem, Comissão de Cuidados Gerais, Comissão de Formação, Comissões das seis especialidades) ELEITOS PARA CUMPRIREM OUTRO (muito melhor e mais coerente diga-se de passagem) PROGRAMA DE ACÇÃO???

Serão capazes de me elucidar????
 
Já Basta de Casa do Enfermeiro. Fui das pessoas que usaram temporariamente aquela casa e sei, porque estva à vista o quanto aquele Colega se sacrificou e à sua família para tornar aquele lugar minimament habitável e para que todos nós pudessemos beneficiar dele.
Sujeitou-se a ele e à sua família a serem os criados dos Enfermeiros e ou alunos que demandavam aquele pouso e repouso.
Desde muito cedo o PCP e os seus filhotes nos quais incluímos a esforçada Ilda de Figueiredo se desdobraram na Câmara Municipal, nos intervalos de representação em Bruxelas do cujo PCP, para impedir transformar aquele espaço em algo de digno dos Enfermeiros.
Esse "crime" de que o acusam devia queimar-vos as mãos e a cabeça se tivesse um resquicio de honra e dignidade.
Querer transformar em proveito próprio uma obra que se destinava aos enfermeiros todos, incluindo os desonestos caluniadores, é de muito baixo nível. Todos devemos agradecer-lhe os esforços que fez para o conseguir. Infelizmente o PCP e os seus apoiantes, querendo derrotar a pessoa, que lhes é incomoda estão prestaes a conseguir ver partir o que foi um sonho lindo, que nunca deixaram concretizar, com a Ilda a comandar o bando de contestatários.
Se não querem que vos chamem porcos devem ter um comportamento mais limpo e digno.
Tomaram vocês que não são desconhecidos, terem um passado de serviço à Enfermagem como o tem tido e teve o EA.
Se os Enfermeiros não aproveitaram melhor aquelas instalações foi porque o vosso comportamento sujo os afastou.
Não se lembram das campanhas que fizeram contra a Casa do Enfermeiro?
Eu lembro.
Não foi ao EA, que deu o exemplo de ser nosso criado, assim como alguns elementos da sua família mais chegados; foi-o porque a Associação S. João de Deus não tinha fundos para sustentar a obra e a guarda e manutenção da mesma.
Pude beneficiar dos lares de Cedofeita, ainda antes de Haver Francelos. Fiz a minha especialidade hospedado num deles.
Não queiram que vos envergonhe ainda mais do que já deviam estar, por insultarem quem nos tem servido a vida toda sem interesses pessoais directos.
Nunca os lares incluindo o de Francelos, foram habitação do EA. Não confundir a função de recepcionista, que não devia ter, com a de usufrutuário.
Nunca engeitou a colaboração de todos. Experimentou dá-la?
Se não deu cale-se.
Deixe de criticar uma obra que podia ter sido de muito proveito para os Enfermeiros se não fosse a oposição do PCP/Ilda Figueiredo, na Câmara Municipal a impedir as obras de beneficiação, para tornar o "palácio" como alguns porcos sujos o classificaram, em habitação confortável para os Enfermeiros necessitados. Não se orgulhem do mal que fizeram `
a Enfermagem só para impedirem uma águia como o EA de voar às alturas a que tem direito e mérito de voar.
Vamos ver que centro de reabilitação o PCP lá vai construir.
Vamos ver onde vão conseguir um espaço para a casa de Enfermeiros que não têm a sorte de terem tido melhores reformas!...
Sabemos que pertenceis a uma formação que desconhece a solidariedade e o humanismo, pois o marxismo/stalinismo não são humanismos, mas tiranias mortíferas.
Se pudessem já tinham eliminado o homem. Como isso dá nas vistas atacam-lhe a obra e desinformam tendenciosamente os que não tiveram oportunidade de usar a preços acessíveis, porque quem nos servia não tinha ordenado, um dos quais o Azevedo, o Ricardo e outros, os serviços dos lares de Enfermagem sustentados em boa parte pela carolice e disponibilidade do EA.
Esperamos pelas alternativas que a Ilda de Figueiredo e o seu bando caluniador nos vai oferecer...
 
Se por acaso for ao site do SE,para o que basta carregar em www enfermeiros.pt vai encontrar muitas posições de defesa dos Enfermeiros que competiam à Ordem, em primeiro lugar e não só ao Sindicato dos Enfermeiros.
É lá que tenho ido e estou informado das posições do SE comandado pelo EA toma em defesa da Classe.
A Ordem não pode estar a defender os Enfermeiros, quando na sombra, tolera e incentiva, activa e passivamente, toda a gama de auxiliares bombeiros auxiliares de farmácia.
Onde é que, por exemplo o INEM tem um TA a fazer de Enfermeiro e um médico a fazer de Enfermeiro?
Em Lisboa, bem nas barbas da senhora MAS.
A actual equipa directiva da Ordem perdeu a credibilidade perante os Enfermeiros, que têm o bom gosto de exigirem mais e melhor, por isso apoiam quem os tem servido melhor, nas associações onde milita.
Ora este apoio, que sigo com atenção está a perturbar os que parasitam a MAS.
Ainda não perceberam que a senhora lhes está a pedir que a deixem ir descansar, porque a sua honra e dignidade pessoal a informam de que não deve (nem quer) continuar num cargo que não consegue desempenhar, com todas as potencialidades que comporta?!
Tive oportunidade de assistir a "uma sessão de esclarecimento" que mais parecia um epitáfio do que uma mensagem de esperança para os Enfermeiros que, como eu, esperam mais da Ordem.
Ainda não perceberam que os seus pés não se dão com os sapatos de tacão alto que lhes querem impingir?
 
Há dias uma professoara dessas que dão o mestrado de brinde, com uma especilização teorizante ou mestrado profissionalizante, consoante os binóculos estão a ser usados para transformarem a lagartixa num crocodilo ou este naquela, diziz que com a eleição do EA os ostros órgãos se demitiriam (olha que bom), porque não queriam trabalhar com ele
Porquê?
Então eles estão ali para trabalharem pela Classe ou contra ela?
Quem os vai eleger vamos ser todos nós e não o EA.
São estas confusões de pescada com rabo na boca que me deixam de boca aberta.
A professora em causa foi das que têm muita culpa no que tem vondo a acontecer com a OE.
Faço jus ao vosso pensar e já viram quem é.
Quem a informou da decisão de pessoas que ainda não sabem se irão ser eleitas?
Está a fazer dos alunos, que são enfermeiros, parvos.
Haja decoro nas atitudes...
 
Eu explico.
Se o Presidente do Conselho dos Formadores que está a mudar de galho tentar impedir as concretização das propostas do EA para a modernização e actualização da OE, o estatuto manda remeter os poderes para a Assembleia Geral e os srs. e as snras eleitas terão de engulir o que a AG decidir democraticamente. Vou gostar de ver e participar. Ai vou, vou!
 
Pela forma como cracterizam os elementos da lista do CD que apoia o EA vê-se o estofo moral da gente que nos tem representado. Por estas e por outras é que temos vindo a voar rasteiro, por entre o matagal, como antênticos perdigotos (esta é para os caçadores).
Garatos, tenham maneiras se não papai noel não dá prendinha.
Já pensaram na perspectiva inversa:
Por muito maus que sejam, seriam capazes de fazerem pior do que os que elegemos para os 4 anos findos?
Pior do que os actuais, não se crê que haja.
O que vos desorienta é o apoio que a candidatura do EA está a ter.
Como não foram educados para fazerem melhor borram a pintura com os vossos ditotes de mau hálito.
 
De mal agradecidos está o inferno cheio. É para lá que vos mando para não gastarem dinheiro com lenha para as lareiras. O frio gela-vos.
Etão o célebre Art. 7º foi aprovado numa das 3 AG a que assistiu o EA. Foi nele que votei, porque sou um dos que fiz uma especialização no DEP do HSJ, quando ele era director e até fui perseguido pela ordem, quando participei num programa de formação e pensaram que já me estava a intitular especialista, quando a OE estava a atacar esta iniciativa.
Sabemos que se o EA não fosse eleito Bastonário, como tudo indica que vai ser, o Art.º 7º que permite o reconhecimento das especializações feitas em serviço, como ele as vê e nós as entendemos, por isso investi numa, ficaria a apodrecer à espera de um novo mandato para servir de base a um programa eleitoral como o da ex-Bastonária e actual recandidata ao 3º mandato (dos 2 anteriores um foi oficial e outro atrás da cortina).
Ainda não viram que ele não só votou como foi graças as garantias que demonstrou, que votamos o dito art.º 7º.
São essas visões reduzidas que vos incompatibilizam com os cargos que tendes vindo a desempenhar.
Ide substituir o 3º homem das plantações de árvores, no Alentejo, que está com baixa e estão a fechar o buraco sem planta.
Quem vos há-de levar a sério!
 
Volto a perguntar pois já procurei e não encontrei maneira de o fazer... como manifestar desagrado junto do jornal "O diabo"?
 
Repito e reformulo:

ALGUÉM ME EXPLICA???


COMO PENSA O EA CUMPRIR O SEU PROGRAMA DE ACÇÃO, COM ÓRGÃOS NACIONAIS (para quem não sabe eu explico: Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Conselho Jurisdicional, Conselho de Enfermagem, Comissão de Cuidados Gerais, Comissão de Formação, Comissões das seis especialidades) ELEITOS PARA CUMPRIREM OUTRO (muito melhor e mais coerente diga-se de passagem) PROGRAMA DE ACÇÃO???

Serão capazes de me elucidar????

Não me venham com tretas de demissões pois espero que nenhum dos enfermeiros que se candidatou tenha a lata de defraudar as expectativas daqueles que os elegeram!!!!

Todos sabem que poderão ter que engolir alguns sapitos, mas sem dúvida que quem está em piores lençóis é o BANDO DOS SEIS!

Eles é que se verão completamente à nora, pois não conseguirão fazer vingar nenhuma das suas propostas, pois não têm competências para tal - as competências de cada órgão estão bem claras nos estatutos, é só gastar um tempito a lê-los.

Por isso se O BANDO DOS SEIS já está a pensar demitir-se e/ou convocar AG para fazer queixinhas mais vale pensar duas vezes antes de ir a votos.

Poupem os enfermeiros a tristes espectáculos.

Se decidirem sujeitar-se ao escrutínio, CONFORMEM-SE TÊM PELA FRENTE QUATRO LONGOS ANOS PARA OBSERVAREM OS RESTANTES ÓRGÃOS CUMPRIREM OS MANDATOS EXECUTANDO UM PROGRAMA DE ACÇÃO QUE NÃO É O VOSSO!!!!

É OBRIGATÒRIO QUE O EA SEJA CLARO:
VAI ENGOLIR OS ELEFANTES QUE SE PERFILAM NO HORIZONTE OU VAI-NOS OBRIGAR A REPETIR O PROCESSO ELEITORAL LOGO EM 2008?
 
Será que se ganhar o Enfermeiro Azevedo consegue cumprir um Mandato com Pessoas que não são da sua lista e que tem muitas divergencias? A resposta é claramente não. Nao acredito em demagogias.
 
Eu penso que a resposta poderá ser NIM.
Por favor tenha a bondade de ler o comentário do colega das 9:35 AM.
Obrigado.
 
parvoice...
 
Relativamente à casa de Francelos, a questão fundamental ( para além do uso pessoal e ilegal da sua utilização como locatário)é responderem sobre quais as verdadeiras razões da sua retirada....aos enfermeiros (???!!!) Porque se tudo era legal e legítimo NINGUEM poderia retirá-la....certo???
 
Lentamente a Ordem precisa de uma mudança isso é claro e inequívoco. Avaliando as duas candidaturas de uma forma superfula e geral as que reunem mais condições são:
Duas opções:

1 Manter a Maria Augusta como Bastorária e a equipa que já está há 4 anos em funções.

2 Apostamos numa mudança num Homem que esteve por base da formação da OE josé correia Azevedo e uma equipa nova mas desconhecida para alguns.

Relativamente à primeira opção, de uma coisa estamos certos, nada na Ordem vai mudar, sejamos realistas e nada de demagogias, esta equipa que agora está no poder, nada de diferente vai fazer e tudo continuará como tem estado, a degradar-se a olhos vistos.

Relativamente à segunda opção temos um Homem com algumas ideias diferentes, mas penso que nao será por aí mas sim pelo tipo de actitude. Penso que os enfermeiros nao estão desapontados com a ordem em si, nem com o seu trabalho, mas sim com a atitude passiva que tem demonstrado perante a perda de regalias dos enfermeiros e é neste aspecto que eu penso que esta segunda opção vai ser diferente. O enfermeiro azevedo nao tem papas na lingua e tudo o que tem a dizer diz. Relativamente há sua equipa nao me preocupo com o facto de conhecer muitos ou poucos da lista, o que me interessa nao é eleger pessoas que tenham grandes curriculos (porque esses nao vao fazer nada) mas antes pelo contrário pessoas que são desconhecidas e que querem mostrar trabalho. os que sabem muito querem tachos os que nao sabem querem aprender e para isso é preciso trabalhar.

Voltando à primeira opção o plano de acção nada trás de novo por isso nada se tem a dizer. os enfermeiros vão continuar a perder poder e prestigio e a ordem nada se vai manifestar como de costume.

O azevedo pelo menos nao será tao passivo assim. relativamente ao plano de acção será dificil de emplementar no inicio porque os conselhos regionais são diferentes mas depois tudo se encaixará. Em relação ao norte, sul e madeira nao terá problemas porque as equipas que concorrem em alternativa à da bastonária actual têm os mesmos ideais. por sua vez os conselhos que ganharem e que nao apoiem o azevedo penso que haverá alguma resistência mas acredito que as pessoas que se candidatam estao lá para melhorar o profissão de enfermagem, e por isso desempenharao os seus cargos da melhor forma. desta forma nao acredito que haja problemas.

Assim concluindo entre ficar na passividade total ou votar em alguém diferente com uma equipa desconhecida mas que poderá mostrar mais trabalho do que a que está lá actualmente, a minha aposta é no desconhecido.

prefiro sonhar que será melhor, do que, ter a certeza de que será pior.

Vou votar lista C, nao pelo o que a lista vai fazer, mas sim pelo o a Maria Augusta e sua equipa nao fez durante 4 anos.

Quem votar maria augusta nao se venha queixar daqui a uns tempos a dizer que isto da enfermegem anda mal porque foram esses que quiseram que isto piorasse. Nao venham com demagogias, existe uma oportunidade de mudar para quem nao está satisfeito, quem estiver é porque acha que a enfermagem vai de vento em poupa .... mas para a a desgraça total. é pena que aqueles que estão lá só se interessem pelo tacho e nao por todos os que trabalhos em condições cada vez piores... a ordem actual esqueceu-se dos elementos que mais precisam deles e que lhes pagam todas as mordomias. VAMOS MUDAR... A OPÇÃO ESTÁ NAS NOSSAS MAOS...
 
Finalmente alguem que assume que as listas B (Madeira) e A (SRN) estão ligadas ao EA. Não é o que dizem qualquer uma delas já que se afirmam totalmente independentes.

Mas como isto é referido por um apoiante convito do EA ( anónimo 8.28 )... eu acreedito.

Não acredito é nas comparações que faz, mas isso é outra conversa.

Mas fiquei esclarecido quanto à primeira parte... não que não soubesse já mas é sempre boa a confirmação.
 
Anonimo 9;54 disse...
" Etão o célebre Art. 7º foi aprovado numa das 3 AG a que assistiu o EA. Foi nele que votei, porque sou um dos que fiz uma especialização no DEP do HSJ, quando ele era director e até fui perseguido pela ordem, quando participei num programa de formação e pensaram que já me estava a intitular especialista, quando a OE estava a atacar esta iniciativa.
Sabemos que se o EA não fosse eleito Bastonário, como tudo indica que vai ser, o Art.º 7º que permite o reconhecimento das especializações feitas em serviço, como ele as vê e nós as entendemos, por isso investi numa, ficaria a apodrecer à espera de um novo mandato para servir de base a um programa eleitoral como o da ex-Bastonária e actual recandidata ao 3º mandato (dos 2 anteriores um foi oficial e outro atrás da cortina).
Ainda não viram que ele não só votou como foi graças as garantias que demonstrou, que votamos o dito art.º 7º.

1º- Não fez nenhuma ESPECIALIZAÇÂO no DEP do HSJ, aliás nem pós-graduação sequer porque os DEP não têm autonomia para isso. Quando muito fez formação, ponto.
2º- O modelo de desenvolvimento profissional prposto pela OE e que o EA votou, é algo substancialmente diferente na forma da sua execução prática das "especializações em serviço " à moda do EA.
3º- A sua "especialização" tal como foi obtida nunca será reconhecida pela OE seja qual fôr o Bastonário futuro.
4º- Essas das garantias dadas pelo EA na assembleia geral não percebi... porque eu estive lá, ouvi o que ele disse e nãi ouvi qualquer tipo de garantias ??? que alías ele nem tinha que dar, porque não nem poderiam ser-lhe pedidas. Ele estava lá, naturalmente de pleno direito, apenas e sé como mais um membro da OE.
 
Ainda bem!
Clarificadas as posições das listas todas.
Surpresa ou não - Lista B da Madeira com o EA. Finalmente alguém teve o decoro de publicamente o dizer. Partilham da mesma cultura Aberto João, não admira.
Teremos um infiltrado na futura OE?
Quem cospe no prato de onde comeu...
 
Gostaria que se lembrassem que existe uma 3ª Lista a "Lista E".

Tal podem confirmar na revista da OE:
http://ordemenfermeiros.pt/images/contents/issues/39_ROE27.pdf

E o blog do candidato é:
http://carlosvazfolgado.blogspot.com
 
o que foi referido foi que o norte o sul e madeira partilham dos mesmo ideíais. nao foi referido que apoiavam publicamente o azevedo pelo que tenho visto só o sul veio a publico apoiar a sua candidatura. lá porque alguém referiu que tinham os mesmos idiais nao significa que o apoiem publicamente. como são listas separadas do da bastunária actual creio que nao se identificam com esta logo identificam-se com o outro candidato. enquanto nao for publicamente dito ninguém pode associar o norte e a madeira ao enfº azevedo.
nao venham com demagogias baratas todos sabemos que se nao apoiam uma, apoiam outro qualquer. agora é preciso é ter coragem para o admitir. proponho que as listas do norte e madeira tornem este assunto claro e digam de uma vez por todas se apoiam o azevedo ou nao.
 
alguém pode alertar o/a distinto/a colega para a forma correcta como se escreve "ideais"?
 
Para os que continuam com a trancada das especializações à "moda" do EA, entãi digam lá qual será aquelas que a nossa Ordem reconhecerá? A PORRA que já existe?
Vá lá! Revelem-se PORRAAAAAAA.
O que se apresenta nada de novo nos traz. É CHOVER NO MOLHADO. As especialidades TERÃO QUE SAIR DA ALÇADA DAS ESEs, PORRAAAAAAAAA. Quem melhor do que a experiência para especializar o que quer que seja? Não se inventa nada meus caros, pois já está tudo inventado. À semelhança do "tal" lema o caminho faz-se caminhando, digo eu, que a Especialização FAZ-SE FAZENDO, perceberam suas mentes brilhantes? No jobs for de boys,No jobs for de boys,No jobs for de boys. Enough is enough. BASTA.
Algumas perguntas:
- porque é que não facilitam os contactos dos associados da OE a todos os candidatos, para que possa ser feita campanha?
- porque falam das "cores" políticas deste ou daquele candidato?
- porque não foi permitida a candidatura de toda a equipa da lista E (sim a outra)? Cotas por pagar, será? Receio de alguma coisa?
- porque é que a candidatura da MAS iniciou a "pré-campanha" mais cedo do que estava legalmente previsto para todos os candidatos?
- de que vale ter uma candidata com acento no ICN, se cá dentro não tem representatividade?
- será que para concorrer à Ordem de todos nós tudo é permitido, nomeadamente a intriga e a fabulação (aqui relembro a história do defunto que tinha tirado bilhete sem que tivesse sabido)?

Mal com os homens por amor a el-rei; mal com el-rei por amor com os homens...
 
admirado fikei eu kdo tomo conhecimento(fonte segura,segurissima!!)que num determinado Serviço (boc) de uma EPE(s.to ant.)transformaram uma passagem de turno(ocorrencias na presença dos dois xefes!)num "comicio de campanha" da lista "d" ...bla-bla barato,,k só interessa nesta fase de eleiçoes!!!
tao mesmo convencidos k vao desta pra melhor!!!
 
Habilitações Académicas:
Frequência de Curso Geral de Enfermagem, na Escola de Enfermagem Ana José Guedes da Costa e exame de estado na Escola de São João; Curso Complementar de Enfermagem, secção de chefia e secção de ensino, na mesma Escola São João; Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Mestre em Ética da Saúde, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica;

Mas o que é isto: Frequência do curso de Enfermagem? Exame de estado? Mas o homem não é enfermeiro? E como tem a cédula da OE?
Expliquem-me que isto não entendo. Por favor! Alguém que saiba a realidade actualizem-me.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!