sábado, janeiro 26, 2008

Um dedo que adivinha...


Hoje, 26 de Janeiro, a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, vai estar no "Jornal das 7" da Sic Notícias.
a
"Em debate vão estar os desafios que se colocam à Ordem nos próximos quatro anos (mandato de 2008 a 2011), a realidade da Enfermagem portuguesa e «o estado de saúde» do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente no que diz respeito às reformas em curso".
Fonte: www.ordemenfermeiros.pt

Como eu tenho um dedo que adivinha, sei de antemão quais as declarações da Bastonária respeitante a cada um dos temas em debate. Vamos lá ver se tenho a razão do meu lado (à noite teremos a confirmação):

Realidade da Enfermagem Portuguesa - "blá, blá... faltam 33 mil Enfermeiros... blá, blá, blá... o ensino é escasso, blá, blá, blá..."

Estado de Saúde do SNS - "Em termos éticos, respeitante à questão em vigor, a relação do âmbito da perspectiva é singular em termos sociais. Por outro lado, a essência traduz-se num rol de factores, de uma forma discreta, que permite a remodelação da globalidade do SNS. As competências bidimensionais características, desenvolvem-se na conjuntura profissional, sempre com uma linha de orientação multidisciplinar. Ah, é verdade, e faltam 33 mil Enfermeiros em Portugal..." (qualquer semelhança com um discurso político-diplomático, onde se fala muito e diz pouco, é pura coincidência...)

Reformas em curso - "Para o efeito é necessário formar mais Enfermeiros, pelo menos 33 mil... o rácio da OCDE diz que é necessário haver 1 Enfermeiro para cada 2 habitantes... blá, blá, blá..."

Esperemos que esteja mais desperta (o sono apertava...) do que no último "Prós e Contras". E por favor, Digníssima Bastonária, diga qualquer coisa de objectivo! Tome posições concretas, e por favor, não afirme que faltam (33 mil) Enfermeiros em Portugal...

Comments:
A OE tem de dar um rumo, operar mudança, pois a enfermagem está afundar, porque não olha para o que está a acontecer em Espanha, como é demonstrado no blog a revolta do enfermeiro. Lembre-se que tem de lutar pelos interesses da enfermagem, não pelos interesses de alguns em particular. Tenha objectivos concretos, não esteja sempre a enrolar. Durma bem.
 
A tomada de posse provisória da Bastonária foi pobre, onde estiveram ausentes por desculpas ditas de mau pagador:
Dinis de Sousa motivo de saúde(?)
SEP zangas fingidas(?)
Deputados só Bernardino Soares - Que raio de coincidência!!!
Só o chefe da bancada parlamentar do PCP é que foi convidado?
Discurso político e feito pelo mesmo grupo que faz os do Marreta (Jerónimo Sousa)
O DE adivinhou: foi uma seca.
Alegrou a malta uns segundos de pasmo: havia recuerdos para os que saíam, talvez uma pedra do penedo da saudade!...
Mas foi sol de pouca dura: eis que os mesmos entravam por outra porta para outro poleiro.
Foram momentos de estupefacção, quando se pensava que a Lucília Nunes se ia definitivamente dedicar ao balet, depois das danças e contradanças como ÉTICA/DEONTOLÓGICA.
Mas apareceu para dar uma abraço tão comovido à Bastonária interina que até as paredes do auditório ressoaram de lágrima de emoção incontida.
Foi, digamos a única nota de reportagem, se excluirmos o cinisdmo do barítono que faz de Secretário de Estado da Saúde - Chico Ramos.
Mas vá lá; no meio do cinismo ainda se lembrou de lhe desejar sorte, pois é a única coisa que não depende da Bastonária, nas suas excelsas qualidades, que exaltou e que pode fazer a diferença. Sorte é o que os enfermeiros todos precisam e não a Bastonária.
Por enquanto só têm tido a sorte maldita, ou amaldiçoada, se preferirem.
Foi um espectáculo triste; para esquecer e não repetir.
Os Enfermeiros, no seu todo, merecem mais e melhor.
O Grupelho, capitaneado por Bernardino Soares (PCP), não fez história.
Não fez mesmo.
 
De tão caustico que é por vezes deve derreter-se a si proprio não?
 
O comentador anterior (11:27) esqueceu-se de referir a presença, para tomar posse, dos elementos da Sec. Regional NORTE, que foram "Trucidados" com os olhares do "poder instituido" da maquina da Ordem. Eram uns "Extra-terrestres" infiltrados naquele grupo de amigos....
 
A democracia de facto não faz parte de alguns comentadores. É triste
 
Mas o DE é enfermeiro ou é um pobre diabo. Ouve amigo as eleições são só daqui a 4 anos outra vez. A Sra. Bastonária tb é tua bastonária. Acorda rapazinho, a realidade não se pode ver com óculos de cabedal à procura da cenoura.
 
Ah, ah, ah.

Nem Correia de Campos, nem os bastonários das outras Ordens profissionais da Saúde, ou seja, nem ninguém de RELEVO e com INFLUÊNCIA esteve nessa ceriomóniazeca! O ainda mais relevante foi mesmo o Francisco Ramos que, enfim, lá fez o árduo frete de ir assistir ao empossamento da enfermeira-mor.

Ridículo, ridículo, ridículo!
 
Personalidades presentes da cerimónia de tomada de posse da Sr.ª Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Professora Doutora Irene Silveira:

- Prof. Dr. António Correia de Campos, Ministro da Saúde
- Dr. Francisco Ramos, Secretário de Estado da Saúde
- Prof. Dr. Vasco Maria, Presidente do INFARMED
- Prof. Dr. Hélder Filipe, Vice-Presidente do INFARMED
- Dr. João Almeida Lopes, Presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica
- Dr. Germano de Sousa, representante da Associação Nacional dos Laboratórios Clínicos e ex-bastonário da Ordem dos Médicos
- Dr. Pedro Nunes, Bastonário da Ordem dos Médicos
- Enf. Maria Augusta de Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros
- Presidente da Ordem dos Médicos Veterinários
- Presidente da Ordem dos Biólogos
- Deputados Manuel Pizarro, Maria Antónia Almeida Santos e Regina Bastos
- Etc., etc., etc.

Na tomada de posse da bastonária da Ordem dos Enfermeiros:

- Dr. Francisco Ramos (em frete)
- Meia dúzia de gatos pingados
- Deputado comunista
- 500 enfermeiros

HILARIANTE!!!
 
Quem convidou foi quem devia convidar e o burro sou eu; sou eu.
 
Os homens/mulheres do Norte estiveram bem e fizeram notar muito a ausência da Marg. Filipe que não resistiu a uma ataque de nervos e teve de ser assistida e submetida a crioterapia, com um saco de gelo córnico
 
Quem se notou mais ainda foi um dos concorrentes que, à entrada dava os parabéns alegremente aos legítimos vencedores do Norte, a única centelha de verdade naquela mentira toda.
E era muito retribuído pelos colegas.
É assim o desportivismo no seu mais alto nível
 
Se sao tao cheios de razao ,tao espertos,com vontade de mudar ,porque nao se conseguem organizar e acima de tudo participar .Facil criticar ,na pratica pouco ou nada faziam porque os problemas sao abrangentes.
 
O dia mais feliz do "Dr." Enfermeiro (uau! E em apenas 3 anitos, que prodígio!) e das suas focas:

-O dia das colocações na Faculdade!

Há testemunhos fidedignos que asseguram que o mesmo foi para casa a correr, as lágrimas a escorrerem-lhe pela face, e terá dito alto e bom som:
-Mamã, papá, consegui, entrei numa Faculdade (ou lá onde aprendem "enfermagem"...) de Enfermegem, a minha 1ª opção, o meu sonho de criança tornou-se realidade, vou ser Doutor, andar de helicóptero e de ambulância, vou ser Ministro da Saúde, Presidente da República, enfim, o céu é o limite, este é o dia mais feliz da minha vida!

...
Verdadeiro ou Falso?
lolll
 
Caro colega é por aqui que quer construir algo na nossa profissão. Ou é mais um frustrado que se limita a fazer comparações com outros. Nós somos o que somos, graças a si, a mim e aos 33 mil que cá estão. Acha que presta um bom serviço à enfermagem ?Gosto de crítica mas da construtiva essa revela inteligência. Ah e não sou anónimo sou Rui santos Urologia H. S. josé Lisboa. Apostado na mudança construtiva. Delírios masturbatórios na NET e dizer mal da OE porque está na moda nada adiantam.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!