terça-feira, julho 08, 2008

www.como-iludir-enfermeiros-em-lume-brando.pt


Os problemas e lutas chegam de todas as frentes. Agora é a vez do INEM na pessoa do seu presidente, Dr. Abílio Gomes, que veio a público dizer que Portugal necessita de criar a figura dos Paramédicos!
O presidente do INEM, num encontro com a Ordem dos Enfermeiros (OE), em Março deste ano, tinha referido "entender os Enfermeiros como parceiros fundamentais na área da Emergência Pré-Hospitalar". Acrescentou inclusivamente que "contava com o contributo da OE para a definição de um Plano Estratégico Nacional para esta matéria"!

Com milhares de Enfermeiros no desemprego, os motivos da pretensão em "criar" uma suposta carreira profissional de Paramédicos, prendem-se unicamente com argumentos economicistas.
Tudo isto demonstra que os responsáveis do sector da saúde desvalorizam os Enfermeiros, protelando decisões e medidas com paleio diplomático, alimentando um vazio negocial, desprezando a nossa competência e dignidade.
A OE emitiu há poucos momentos um Comunicado de Imprensa acerca desta questão.

A pouco e pouco os Enfermeiros vão ficando "cercados". Se não é o desemprego ou a precariedade, são os baixos salários e a falta de poder de reivindicação. Se não é a substituição de Enfermeiros por outros profissionais, é a criação de outros, como os paramédicos. Se não é a desvalorização do papel sócio-profissional dos Enfermeiros, é a sua banalização, humilhação e violação dos nossos direitos.

Afinal as "curvas" têm a sua razão!


Comments:
Com palavrinhas mansas, a malta anda toda enganada!
É mesmo verdade, o excesso de enfermeiros acabou com tudo!!!!!
 
Oh pa mas nada impede um enfermeiro de concorrer aos futuros cursos de paramédicos. Quem sabe, com a banalização do ensino superior até pode ser que criem uma licenciatura em bolonha de 3 anos.
 
Desde há muito que a Enfermagem tem vindo a perder posições, poderes, regalias, funções, etc...

Temo que a Enfermagem, infelizmente, seja uma profissão em extinsão, que daqui a muitos anos será repartida por diversas profissões mais especializadas.

De igual para igual com a Medicina (e perdoem-me a comparação, mas é o melhor exemplo para a Enfermagem), esta soube gerir estes "roubos" às suas funções, pela simples criação de especialidades e afins...

Nós enfermeiros lá deixamos aparecer fisioterapia, nutricionistas, etc.. E agora mais um paramédicos.

Não me critiquem, mas esta luta, que deveria ser protecção antes, já vem de há muito.

E daí que a sociedade não considere relevante estas especializações...

Quantos de nós já não ouvimos pessoas a preferir opiniões de fisioterapeutas a de enfermeiros?! Porque simplesmente não valorizam.

Eu cá volto a dizer... A culpa é da OE e sindicatos, como instituições que têm o dever de proteger a classe profissional...

Mas afim, só vemos pessoas interessadas no seu próprio umbigo e assento...

E no fim, a culpa é de todos nós...

Qual enfermeiro que se arrisca pela Enfermagem?! Quem? Nenhum... E acreditem que nestes 4 anos próximos, serão 4 anos fatais para a Enfermagem...

Mais, a OE só emite um comunicado?! Que vá para a televisão e rádios.. É assim que se molda a opinião pública...

O INEM foi para a televisão, e lá ficam as pessoas todas contentes por terem mais um suposto "avanço" na emergência pré-hospitalar...

Tenho dito...
 
Isto não está fácil...

Estes senhores parecem adultos mas são piores que as crianças...

Tinha "referido entender os Enfermeiros como parceiros fundamentais na área da Emergência Pré-Hospitalar". Referiu inclusivamente que "que contava com o contributo da OE para a definição de um Plano Estratégico Nacional para esta matéria"! e agora vem-se com esta...

Só Portugal...
 
Este tal de Abílio Gomes é só mais um...
Já deveríamos (quem de direito (quiça sindicalistas, talvez outros...) saber disso. A este devemos adicionar o Manelito Piçarro, a ministra e restante comandita, ou seja, FARINHA DO MESMO SACO.
Mas vamos lá ver: o que é que seria de esperar quando quem está "ao comando" do ministério da saúde são os principais interessados em manter o actual estado da coisa? Como é que isto é possível? Bom neste país é!
Criam as leis às suas "justas" expectativas. Depois é o que se vê.
Vê e de que maneira. Por exemplo, ontem foi mais um espectáculo triste aquela espécie de programa de animação: prós-e-contras ou não sei quê...
Para variar, os mesmos de sempre. Parabéns à moderadora que nunca soube fazer as perguntas correctas.
Estamos entregues à bichanada
 
"Estamos entregues à bichanada", é verdade! Mas a grande bichanada está no seio da nossa classe.
A grande "bichanada" continua a encher os bolsos e a dizer que faltam Enfermeiros, continuam a formar profissionais para o desemprego e continuam a ter voz ( e que grande voz) na Ordem dos Enfermeiros e nas Instituições Sindicais.
De pouco vale neste momento tentar encontrar bodes espiatórios para o mau momento que se vive na Enfermagem em Portugal.
Tudo se deve ao excesso de Enfermeiros e, consequentemente excesso de oferta.
Tudo seria diferente se fossemos poucos.
Mesmo que sejam tomadas medidas no sentido de reduzir a formação de Enfermeiros, serão necessários muitos anos para voltar a equilibrar a relação oferta/procura.
A crise ainda agora começou, e acreditem que vai durar muito tempo.
 
Aí vem "mais do mesmo"...
De uma maneira ou de outra, como diz um utente meu conheçido, "estamos encavados"!!!

mAd
 
Sim utente e porque ñ cliente... Eu avisei que a carreira de paramedico ja estava acordada... meus amigos daqui a 10 anos ja ñ existem vmer nas ruas... passem bem com o vosso enorme ego de desempregados...
 
bom dia, todos as classes são necessárias para o bom funcionamento do SNS, mas não podemos deixar de ver e de pensar no seguinte. Em 2005 o governo criou uma nova carreira , os TAE, profissão esta que visa o Pré-Hospitalar, começaram por ser cerca de 100 e agora são quase 1000, estes Técnicos apenas tripulam viaturas do própio instituto, todas as técnicas aplicadas por eles são delegadas e supervisionadas pelos Médicos do CODU, e pelos seus próprios protocolos. COm isto quero dizer que houve um aumento desta profissão, aumento este que foi feito de uma forma racional e quantitativa, apenas se formam TAE consoante as vagas que existem! Ao contrário, todos os anos são vomitados para o mercado milhares de Enfermeiros, enfermeiros estes que não irão emprego mas sim DESEMPREGO, e depois querem e abraçar tudo o que aparece pela frente. Meus senhores com todo o respeito que tenho pela vossa profissão e como necessária e imprescendivel que é no contexto HOSPITALAR, deixem as guerrinhas, ponham o vosso ego um pouco de lado e tentem respeitar os outros profissionais de saúde, nomeadamente os TAE, porque eles sim, foram criados pelo própio governo para culmatar todas as falhas existente no Pré-Hospitalar, como podemos ver no inicio eram cerca de 100 e agora perto de 1000.
Toca a porem os pés bem acentes no chão, e verem que a evolução da carreira dos TAE já se encontrava acordada á muito. Os TAE finalmente irão evoluir e ajudar a melhorar o sistema!
O STAE, (sindicato técnicos Ambulância emergência) foi criado com o objectivo de ajudar a profisão a ser reconhecida e RESPEITADA, e pelo o que se vê, já se encontra a fazer um excelente trabalho, por parte de toda a direcção e pelo seu Presidente, Ricardo Rocha.

Tenho dito, a Evolução chegou e aprendam que nunca se deve desprezar ninguem.


TAE
 
Até pareçe que dever ser mesmo uma sumidade para "avisares" de isto ou aquilo...

Tá mas é calado, ninguém te perguntou nada. Presenteia-nos com o teu silêncio.

mAd
 
O amigo quer comparar a formação de um TAE com a de um enfermeiro?
Se me falar dos paramédicos americanos, sim têm formação mais diferenciada (mas atrás dos enfermeiros).OS TAE têm quantas horas de formação?

Quais as disciplinas de base que têm? Exemplos: anatomia, fisiologia, bioquímica, biofísica, ENFERMAGEM,psicologia, ...

Não brinquem aos TINONINS, estamos a falar da vida de seres humanos...
 
Olá a todos,

Vou apenas deixar uma pergunta, isto é, se assim me for permitido!

Porque dizem que as SIV são desadequadas? O que acham que os "paramédicos" vão fazer?

Desculpem, tive que fazer duas perguntas.

cumprimentos
 
Será que os paramédicos, com um curso de meio ano, vão fazer aquilo que não deixam os enfermeiros fazer com uma licenciatura de 4 anos?
É vergonhoso...
 
Mas afinal é vergonhoso porquê? Mas será que vocês estão todos cegos!? A sério, tenho uma irmã enfermeira, concorri este ano à licenciatura. Ao mesmo tempo sou bombeiro voluntário e defendo e apoiarei sempre a criação da carreira de paramédico. Colocar enfermeiros nas ambulancias é um deperdicio de dinheiro que o estado não tem.
Se os enfermeiros não arranjam emprego é por causa do aumento da idade da reforma e dos enfermeiros que já não têm condições para trabalhar que continuam a deambular pelos corredores dos hospitais. A carreira de paramédico vai ser uma mais valia para todos. Paramédicos na rua, enfermeiros e médicos nos hospitais. A formação dos T.A.S. é boa e se for um bocado mais alargada e se lhes derem autonomia no que diz respeito a administração de fármacos poderão ser equiparados aos paramédicos americanos. E os tripulantes de ambulancia não precisam de saber biofisica ou bioquimica para socorrerem pessoas, por amor de deus isso é util em laboratórios. Na rua, e quem anda na rua sabe-o bem, o que interessa é chegar, avaliar, estabilizar e transportar se houver necessidade. Acabou, ter um enfermeiro a fazer EPH é o mesmo que ter um médico a fazer higiene de doentes. Mas continuem a pensar o que quiserem, continuem a falar sem conhecerem a realidade da emergencia pré-hospitalar em Portugal tudo porque não conseguem arranjar emprego.
 
Este anónimo das 10.08 ou é burro ou para lá caminha.
Enfermagem é uma ciência e uma arte para a prestação de cuidados com qualidade e competência. Quem são os paramedicos para prestarem cuidados com competência. Têm um curso com meia duzia de horas e acham que sabem muito. Pena é que quem dá esta formação sejam enfermeiros. Parem de dizer asneiras. Conhecedores da realidade da emergencia pré-hospitalar, só me faltava esta.
Aprendam a pescar.
 
"Ouve-se cada barbaridade...enfim!"
por Autor desconhecido

Caros leitores antes de falarmos nos EUA devemos saber o que por lá se passa e não falar porque viram um filme ou "ouviram falar" que lá era assim. Contudo quero dizer o seguinte:
Há uma hierarquia nos profissionais de saúde em questão e o técnico de nível paramédico é inferior ao enfermeiro-paramédico, assim como o enfermeiro-paramédico é inferior ao médico-paramédico, tal como o técnico de nível básico/intermédio é inferior ao técnico de nível paramédico...com isto o que quero dizer é o seguinte, se temos enfermeiros que complementando a sua formação(à semelhança dos EUA), são enfermeiros-paramédicos (a um custo de bacharelato, e digo isto porque a "Teoria Economicista" está em voga), qual a razão de algumas exelências desejarem tanto a criação do dito "técnico-paramédico"!?
Para quê? Para fazer o quê de diferente?
Muito sinceramente não consigo perceber.

Cumprimentos
 
*excelências

DE por favor aceite a errata.

Peço desculpa pelo lapso ao teclar.

Obrigado

anónimo das 3:48 PM
 
Se calahar é verdade, não é necessário saber anatomia, fisiologia e bioquímica para ser técnico de saúde ...
E eu que andei tanto tempo a estudar (LOL)
 
Quer queiram ou não, a evolução chegou, os Técnicos já existem desde 2005, foram criados os tais TAE, por isso agora é levar com eles, porque isto foi feito e é para eles.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!