terça-feira, agosto 19, 2008

A genialidade...


Este post surge no encalço de um outro que li no blog Cogitare em Saúde.
A genialidade, por vezes, apresenta-se perante nós, servida em estranhas formas, atitudes e orientada por rasgos de inteligência incompreendida.
.
Uma vez mais, o Enf. Manuel Oliveira (Presidente do Conselho Directivo Regional – Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros), premeia a classe de Enfermagem com a lógica da batata (a que já nos vem habituando) – é pena, porque, segundo dizem, o Enf. Manuel (Enfermeiro-Chefe no Hospital de Anadia) é um excelente profissional.
Conheci-o uma vez. Bastou apenas uma brevíssima conversa de 3 minutos para lhe "diagnosticar" um preito absoluto relativamente à “Maria Augusta”. Nesses escassos minutos não foi possível perceber se, além da eloquência e diplomacia, haveria ali esperança para o rumo da OE…
.
Nem um ano decorreu e já temos alguns frutos: admitiu o desemprego no seio da classe de Enfermagem (também era impossível não o reconhecer…).
Soluções? Antes de ocupar o espírito com problemas tão irrelevantes como sejam as soluções, há que reflectir um pouco sobre isto. A conclusão desta reflexão brilhou, na devida altura, entre os meios de comunicação: afinal, em Portugal, “não há Enfermeiros a mais, há emprego a menos”! Como é que ninguém se lembrou disto antes? Subtilmente, aplicando o mesmo raciocínio ao salário dos Enfermeiros, ficamos ligeiramente mais satisfeitos com a profissão: pelos vistos, as nossas remunerações, não são injustamente baixas, o custo de vida é que é elevado…
.
Ainda não nos tínhamos recomposto de tal genialidade, eis que, logo a seguir, ficamos sem respiração: a mesma Secção Regional, desta vez, propõem-se a resolver a questão do desemprego recorrendo a outro estratagema. Desta feita, a notável solução assenta numa perspectiva diferente: não há Enfermeiros a mais, não sabem é procurar emprego…!
Resultado? Mais uma formação: “Processo de Procura de Emprego” ! Interessantíssimo. Não sei se os Enfermeiros terão proveitos com a respectiva, mas sem dúvida, os formadores sim. Não sei se algum colega vai conseguir um emprego com esta ajuda, mas os formadores já garantiram mais uns euros. É que a formação é gratuita para os formandos, mas a lógica não se impõe de igual modo do prisma inverso.
(Um conselho: já que a OE tanto aprecia e propala a ética, seria útil introduzir um módulo da mesma nesta formação, isso sim, importante, pois habitualmente as regras são pouco claras e muitos colegas violam as normas boa conduta na perseguição do "ansiado emprego", deixando a lei da selva operar, desrespeitando a linhas de actuação e cordialidade profissional).
De qualquer modo, descansemos: esta formação confere certificados de formação.
Não sei quanta ciência pode girar à volta da procura do emprego, mas quem ficou a perder foram os milhares e milhares de Enfermeiros que, até aos dias de hoje, se empregaram sem recurso a artefactos formativos. Era chamado o "trigo limpo": havia emprego, o profissional ficava empregado! Sem complicações.
.
Agora, infelizmente, os nossos recém-colegas nem da porta da entrada das instituições de saúde passam. Na melhor das hipóteses conseguem falar com o porteiro ou com uma empregada de limpeza. Não me parecem destinatários interessantes para pôr em prática os conhecimentos adquiridos na brilhante formação, mas...
A este ritmo de deterioração profissional, brevemente teremos de sugerir mais processos formativos que auxiliem quem necessite.
Fazendo uma análise sumária, permitam-me que sugira rapidamente as seguintes: "como exercer Enfermagem e, pelo menos, ser remunerado...", ou então "guia para fazer as malas e procurar emprego pela Europa". Enfim.
.
O que me incomoda “nesta” OE, particularmente em alguns elementos, é o desfasamento absoluto em relação a uma conjuntura inequívoca e a falta de visão dentro de uma realidade que não podemos mudar, mas onde podemos e devemos gerir as nossas circunstâncias!

Comments:
É realmente triste, triste, triste... Nem sei o que dizer perante tamanha Burrice (não lhe posso chamar outra coisa), mas tambem desta ordem, tambem não espero outra coisa. Já agora a ordem se quer promover o ingresso no mercado de trabalho dos recem formados poderia colocar no curso de licenciatura a disciplina de espanhol e castelhano pois isso sim ira ajudar os recem formados a ter emprego, uma vez que só o arrajam na vizinha espanha. Sabem que mais ENFERMAGEM TÁ PERDIDA.....
 
Mais uma vez, tem a razão do seu lado DE.
 
Porque é que não ensinam os enfermeiros a arranjar trabalho, em vez de achar que eles precisam de um "emprego"?
Os enfermeiros não são profissionais liberais, autónomos e com uma profissão regulamentada? Porque não oferecem os seus serviços aos clientes?
Ou será que quem tanto precisa de "cuidados de enfermagem" como se diz, tem que se contentar com a ajuda dos vizinhos?

VS
 
É por causa de iluninados como o sr manel e outros como ele que temos a Enfermagem nesta bandalhice que está.

Se nao dao melhores soluções para o desemprego em enfermagem e para a emigração de enfermeiros para o estrangeiro, que estejam quietos.
É o minino que se pede.

Tem razão Dr. Enfermeiro, cada vez gosto mais da sua frontalidade.
Um abraço.
 
A OE é uma entidade completamente lírica. Subscrevo na TOTALIDADE aquilo que o doutor enf. escreveu!
 
Não sei em que é que esta ordem anda a pensar....
Quer ensinar a conuzir o carro sem ter os bois...
 
Há vários workshops vocacionados para ajudar as pessoas a procurar trabalho/emprego, com aconselhamento vocacional, ajuda para elaboração de CV, ajuda sobre meios de candidatura, preparação para entrevista de selecção, étc., dirigidos a profissionais de saúde, especificamente enfermeiros, e promovidos por organizações profissionais ou mesmo instituições de interesse público, um pouco por todo o mundo.
O próprio ICN (International Council of Nursing) disponibiliza um conjunto de informações importantes para o planeamento e desenvolvimento da carreira, sugerindo a importância de cada enfermeiro determinar uma Visão e opções estratégicas para a sua carreira, assentes numa base de marketing pessoal que não deixa de ser interessante.

Não sei se é neste alinhamento que surge a formação referida, mas se pensarmos que o emprego já não vai ser o que era, é capaz de ter todo o sentido que os profissionais tenham alguma orientação para saberem pelo menos que tipo de contrato poderão ser a vir convidados a assinar, individualmente.

Penso que no futuro será normal trabalhar longe da sua terra e andar de emprego em emprego, como já acontece noutros países. No RU, 88% dos (600.000) enfermeiros registados no Nursing and Midwifery Council não regeitam a possibilidade de desenvolver a sua carreira fora do NHS e para além disso, a grande mobilidade obriga a que alguém "abra os olhos" aos profissionais que podem facilmente ser enganados no mercado de trabalho.

Neste sentido, acho pertinente a iniciativa referida pois está alinhada com as tendências e necessidades actuais. Talvez abra caminho a outras possibilidades de ajuda que Portugal ainda não explorou e que outros já mostraram ser muito válidas.

Vanda
 
Ó Vanda, sei que gosta de ser cordial, mas esta formação é semelhante a ensinar a encontrar àgua no deserto...

A OE que se esforçe para não deixar que isto não se torne um deserto. Acho que é a mensagem implicíta deste post...
 
Concordo com a Vanda, talvez esta formação seja importante também para perspectivar novas formas de emprego, abrir horizontes aos recém Licenciados. Todos sabemos que temos necessidade de cada vez mais procurar novos postos de trabalho, novas oportunidades e conhecer muito bem os nossos direitos. Já não é possível arranjar emprego perto de casa, no local desejado.
Hoje graças à inactividade de muitos (Ordem, Sindicatos) observamos uma real dificuldade na empregabilidade dos Enfermeiros.
Mas, continuo com muitas esperanças no futuro. Vamos conseguir dar a volta por cima. Estou certo.
 
Concordo com o anónimo 11:35.
Os Sindicatos só servem para receber a cota, mas fazer algum pela profissão, está bem. Perderam a força reivindicativa, parece que estão vendidos ou comprometidos com alguém. Meus senhores, isso fica-vos muito mal.
 
quando é que os representantes da ordem passam pelos serviços para terem conhecimento no terreno das dificuldades que os enfermeiros têm nos locais de trabalho na falta de condições... na falta de pessoal...
Eles só passam pelas instituições quando é para o voto nessa altura vão-se mostrar ,depois que é feito dessa gente só se sabe pelas revista da ordem, de que foram para o pais y ou z e a enfermagem continua a afundar-se, e as frases são sempre as mesmas faltam enfermeiros...e nós em cada canto encontrámos um enfermeiro que procura emprego é uma vergonha mas é a ordem que temos e a culpa é nossa.
 
quando é que os representantes da ordem passam pelos serviços para terem conhecimento no terreno das dificuldades que os enfermeiros têm nos locais de trabalho na falta de condições... na falta de pessoal...
Eles só passam pelas instituições quando é para o voto nessa altura vão-se mostrar ,depois que é feito dessa gente só se sabe pelas revista da ordem, de que foram para o pais y ou z e a enfermagem continua a afundar-se, e as frases são sempre as mesmas faltam enfermeiros...e nós em cada canto encontrámos um enfermeiro que procura emprego é uma vergonha mas é a ordem que temos e a culpa é nossa.
 
Parabéns Doutor Enfermeiro, está foi certeira!
O verniz do enf. Manuel vai-se partindo...
 
"Os Sindicatos só servem para receber a cota, mas fazer algum pela profissão, está bem. Perderam a força reivindicativa, parece que estão vendidos ou comprometidos com alguém. Meus senhores, isso fica-vos muito mal.

12:09 AM"


Não são os sindicatos que estão vendidos, são os enfermeiros que estão adormecidos, esperando um milagre do sindicato...
PERGUNTO-VOS: QUE FORÇA TEM UMA CLASSE PROFISSIONAL, QUE APENAS CONSEGUE UMA MANIFESTAÇAO COM 1000 ENFERMEIROS?
Pois é caros colegas, tudo de bom que vier das futuras negociçoes da carreira, serão pequenos milagres... Cristo conseguiu multiplicar o pão e o peixe...

Mas O Zé Carlos nao tem o poder de multiplicar a participaçao dos enfermeiros... não é Cristo, nem um super heroi... tipo batman ou algo do genero... Mas tal como Gotham City, nao merece o seu heroi, também os enfermeiros nao merecem o seu... Pensem...

Ps- Continuando a parodia da bd, o joker nao é o 1º ministro. Esse encontra-se bem dentro de um clube de chá, que se chama ORDEM DOS ENFERMEIROS...
 
A Ordem tem a seguinte filosofia "Nós temos as soluções certas, mas existem os problemas errados". Pura falta de orientação que a OE emana. Já agora qual é o segredo para saber procurar emprego no hospital de Anadia?

Desassossego
 
Ainda bem que que tenho um curso de inglês.Este país vai de mal a pior.E para piorar a situação,a vizinha Espanha também está a entrar em recessão económica.
 
O Enf. manual devia ler isto. Para que saiba o que se pensa do seu trabalho. Anda metido em trivialidades enquanto o problema real se vai agravando...
 
Impressionante...
A única SROE que rem feito alguma coisa, que tem contactado no terreno com os profissionais e mais a unica que quando apresentamos alguma questão ou problema se tem esforçado por o resolver!
Já estamos divididos, pelo que aqui se vê, porque não dar mais uma ajudinha? Mais um projecto PSD! Assim continuarão a ter escravos, sem que sejam forçados a leva-los para a gestão (proposta do governo - 2 carreiras)!!!
Neste momento o carissimo proprietario deste blog deveria estar a apoiar o Modelo de desenvolvimento profissional, o futuro de uma carreira solida unica de preferencia, para todos os enfermeiros e não a deitar-nos ao charco! Sempre que fala mal de alguem, seja ou não verdade só demonstra ao resto do pais o estado de desunião já existente e como senão bastasse aumenta-o! Comece a criticar o governo, o MS, as ARS, as direcções dos hospitais, etc! Critique e exponha os podres do MS, não os nossos! Se muito do que diz não é verdade? É, mas nós já sabemos! Neste momento interessa é desmoralizar o estado! Porque não fala da circular da secretaria de estado que vem contrariar o principio de autonomia das USF e acabar com a contratualização? Porque não mostra aos portugueses que para ter votos nas eleições o estado prepara-se para deitar 3 anos de investimentos pelo cano a baixo?
Para bem de todos nós, para que não volte a ler em blog de outros profissionais que estes "...idiotas não precisam de ajuda para se tramar! Eles tramam-se sozinhos...". Por favor, até a nossa situação estar definida seria possivel apoiar em vez de criticar? O curso é uma treta, mas é mais que as outras SROE estão a fazer! Não nos critique a nós, critique os outros!
 
A último comentador:

afinal de contas o que é que fizeram? É que falou tanto mas não percebi....
 
Tanta admiração!! O DE não é mais do que uma voz que apenas sintetiza a voz do pensamento que vai em muitas cabeças!

A SRCOE precisa é de assentar os pés na terra!!!
 
Para apimentar a questão e a discussão deixo aos anonimos Cogitadores (pensadores) de minutos..

O que fariam caso fossem Presidentes de algum Conselho Directivo da Ordem...??

Que soluções teriam; o que propunham. É que para além de palavras soltas não vislumbrei soluções. Gostava de as ter também, a sério que sim e sem qualquer ironia.
 
Surpreendente e curioso!

Acedi ao blog e vendo os comentários aguçou-se-me a curiosidade. Usando o link do DE fui ao site da OE. Percorri todo o seu conteúdo e espanto meu! A SRCOE demonstra ser aquela pelas notícias que apresenta que mais trabalho tem feito comparativamente com as outras, e no terreno. Não me importava que viessem até ao Norte dar uma lição aos populistas que por aqui reinam, que se colam ao “seu” partido PSD, para aparecerem, porque de resto pobreza total…

Não conhecendo o dito Enf. Manuel, e na esperança de que ele leia o que escrevo, quero dizer-lhe, que continue com a sua equipa a fazer o que vi, gostei francamente…

O trabalho de alguns por vezes incomoda outros, habitualmente as stars do costume. Falam, falam, escrevem, escrevem… mas trabalho está quieto.

Concordo com o comentário do lifepassenger 11.42
 
Sou uma enfermeira de Viseu onde tive a oportunidade de recentemente ver o trabalho feito pela ordem do centro durante uma semana inteira. Comentámos entre colegas que pela primeira vez sentiamos que estavam connosco, a sentir e a discutir o que vivemos... Participei em 4 momentos e em todos senti uma humildade e vontade de trabalhar com todos. Parabéns! Continuem
 
A formação referida foi o ano passado frequentada por mim... Foi de muita utilidade. Fiquei mais segura e preparada. Consegui emprego e sei que a mesma ajudou-me. Não hesitem. Quem puder participe e peço que não se esqueçam de nós neste mundo de cão...
 
Em alguns dias o DE deve esquecer-se de tomar os neurolépticos...

Discurso incoerente, demagógico, falso...

Percebe-se que tem inimigos de estimação, que recorrentemente teima em descridibilizar. O feitiço já se virou contra si. Já ninguém o leva a sério, ha,ha,ha,ha...

Vá trabalhar e deixe-se de babuseiras
 
Que vergonha Dr. Enfermeiro

Concordo plenamente com os anónimos anteriores. Estamos sempre a criticar um colega nosso. Vamos voltar as pistolas para fora. Acabe com este tipo de ataques pessoais que nada beneficiam a profissão. Não se esconda por detrás de um monitor, para dizer o que não consegue dizer pessoalmente.
Tenha vergonha.
 
O que tentei dizer é que chegou a altura de parar de criticar enfermeiros, seja ou não verdade o que diz! Nesta fase não precisamos de nos enterrar mais um pouco face á opinião publica!
Temos que tomar a posição contraria!
Os comentadores habituais deste blog e o proprietario falam que os enfermeiros não se unem, não aderem ás greves e manifestações, não participam, que os sindicatos não fazem nada, mas este comentarios negativos á classe, numa altura em que os enfermeiros têm que perante o estado e a opinião publica têm que parecer unidos, não ajudam e servem apenas para desmoralizar-nos, a todos nós!
 
O DE fomenta a desunião???? Leiam bem o blogue para trás!
Concordo com o blog, há coisas que têm que ser ditas, doa a quem doer...
 
Tudo bem, mas não nesta altura!
Isto vai fazer com que o MS nos olhe como unidos? talvez não colega, talvez não!
O Post anterior o que tem a ver com união? O que lá vejo são manuais gratuitos e de facil acesso! Isso promove a união? Ou transmite a mensagem de união?... Escute colega todos temos algo a dizer de todas as SROE, da OE no geral, dos sindicatos, etc., mas este não é o momento!!!
 
Caro Dr. Enfermeiro e "cogitadores de serviço" gosto de ler os vossos 2 blogs, se um é mais dado ao populismo e ao mediatismo outro é talvez mais isento sobrio de ideias ~(opinião pessoal).

Neste Post acho que o Dr. Enfermeiro se excedeu um pouco. Sou um jovem recem-formado (Coimbra) e não está a ser facil arranjar emprego ou receber telefonemas pelo menos aqui no Centro.

Por isso se a Ordem me quer ajudar quer seja com formações para me ouvir e já agora formar de graça fico contente. Prefiro alguem presente que ausente. E aqui vejam-se as Escolas que se descartam de responsabilidade após o terminar do curso.

Caros Cogitadores de facto o problema das pos-graduações e especialidades tem que se resolvido, aqui dou razão ao Enfermeiro Azevedo, embora a linguagem dele seja algo confusa e filosofa.OS internatos estão para quando.
 
Não me parece que a pluralidade de opiniões num blog mostre o que quer que seja ao ministério da saúde. Ridículo. As coisas no terreno, mais especificamente os protestos é que sim.
Segundo o Lifepassenger o Presidentes de algum Conselho Directivo da Ordem está de mãos atadas?! Então o cargo é uma nulidade. A OE no seu todo, ou nas suas secções (pois estas podiam-no fazer regionalmente) necessitam de avaliar a qualidade do ensino quer nas escolas, quer nos campos de estágio, avaliar se as dotações de profissionais estão adequadas, tentar perceber quantos enfermeiros faltam ou temos a mais, fazê-lo no terreno, apontando quantos enfermeiros fazem falta em cada instituição, não falando sem precisão. Não devemos esperar por nenhum modelo de desenvolvimento profissional, pois não sabemos se será aprovado, e já compete à OE tomar estas medidas, pois tem-se dedicado à ética e negligenciado muitas das suas funções.
É ponto assente que a enfermagem apresenta sintomas de estar doente, só a OE não o reconhece. Pergunto ao Lifepassenger quem está interessado em manter o actual estado da enfermagem (com mais de 3000 enfermeiros formados todos anos)?
 
E inacreditável como ainda há colegas que vivem de costas voltadas para a realidade. Hee.. colegas, acordem, o Pai Natal não existe, nem a Branca de Neve, nem existe falta de Enfermeiros em Portugal.
Em que mundo vivem??
Saberão que existem interesses na formação de Enfermeiros? Ou isso nunca vos passou pela cabeça? E continuam a "engolir" o conto da falta dos 33mil?

Vamos lá meninos, já somos todos crescidos, vamos lá por essa cabecinha a pensar, deixem-se de "Engodos".

Eu até me arrepio quando deparo com Enfermeiros que dizem que a OE está a fazer um bom trabalho!
Serão mesmo Enfermeiros?
 
Caros colegas enfermeiros de Portugal é chegada a altura propícia e acertiva para criar uma associação que represente toda a classe de enfermagem, pois a ordem apenas serve para dar lugar a sindicalistas que nada conseguem reinvidicar com os governos e depois existe um aposentado do Norte que nunca soube o que é ser enfermeiro e como está fora de prazo tenta ocupar o lugar de bastonário para ter poder e mandar em tudo e todos, pois até pensa que é o único a ter ideias...Vamos perguntar-lhe porque razão mentiu a milhares de enfermeiros ao falar da vitória da carreira...quem se julga para negociar seja o que for...está fora da realidade da profissão, mas o pior é pensar que está certo... Aproveito este ano para mamar o que ainda resta, pois fazendo 70 anos fica fora de prazo... Quando recordo a foto tirada em 2007 no ICN Yokohama com membros da ordem até me assustei, pois o senhor Azevedo mais parecia uma bazuca com ar de alienado...este individuo não
tem espelho em casa, se tivesse nem saía para poupar sustos aos demais...Se estamos menos bem com a Bastonária com este seria o desastre total, pois dizem que tem como virtude ser mal criado e não ter nível para representar enfermeiros, até porque se diz também que confidenciou detestar a classe de enfermagem.Um centrista informado
 
Fantástico colega, concordo e posso dizer-lhe que este senhor é o maior mentiroso de todos os tempos, pois enganou muitos enfermeiros com as suas filosofias baratas e só o fez, porque necessitava muito de ganhar as eleições e a maneira mais fácil era dizer que os chefes iam ganhar 5000 euros, mais tarde disse que era uma força de expressão e agora nem diz nada, pois durante 2 anos está com a ganhuça certa e os estúpidos dos enfermeiros do norte continuam a encher-lhe a pança com as suas cotas. Mas ele vai ter de dar algumas explicações sobre as promessas que fez e aí vou ver como reagem os estúpidos do norte...como ele adora dizer, repito que mais uma vez vai secar a lagoa aos crocodilos, só que agora os crocodilos são todos os sócios e a lagoa é o sindicato onde vive com a família. Centrista informado.
 
Muitos acusam o doutor enfermeiro de cobardia por se escudar por detrás de um confortável anonimato...pois digo-vos que a verdadeira assinatura e identidade de uma Pessoa não é a sua face ou o seu nome, mas sim as suas ideias; estou farto de ver as mesmas caras conhecidas e nomes repetidos á exaustão escamotearem os seus reais propósitos por detrás da cortina de um cargo! Quanto a mim, a identidade do doutorenfermeiro não é desconhecida ou anónima mas é antes uma espécie de identidade colectiva, uma espécie de alter-ego de muitos enfermeiros que todos os dias lutam pela sua profissão e professam abertamente muitas das ideias e opiniões expressas neste blog! O doutorenfermeiro somos todos nós!
 
Que Ordem degradante.....
Esta Ordem é puro reflexo daquilo que é a Enfermagem Portuguesa : Esquemas, jogos de interesses, favorecimentos, promoção do individualismo em deterimento dos interesses/valores da classe profissional!
ESTA ORDEM NÃO NOS INTERESSA A NÓS, ENFERMEIROS!!!!!!!!!!!!!!!
 
Aos Enfermeiros do SE.
Perguntem ao presidente do vosso sindicatos , quem foram os sócios que votaram para as eleições da nova direçaão do SE.
Foram os dessindicalizados?
Os que já á anos deixaram de pagar as quotas?
Os reformados?
Os sócios defuntos?
Locais de onde os votos foram enviados?
Perguntem ao senhor presidente azevedo.
Quem foram?

Abram os olhos colegas do norte.

Não continuem a manter as mordomias de loucos paranoicos.

Esta gente envergonha a classe de Enfermagem.
 
Ao anónimo das 5:21

Caro colega o que refere acerca da criação de uma nova associação já por varias vezes me passou pela cabeça, mas tenho algumas duvidas se será este o momento certo.
Concordo quando diz não existir no panorama actual quem nos defenda, precisamos de alguém que seja o espelho das reivindicações de todos os Enfermeiros descontentes.
Chegamos demasiado ao fundo do poço e não se vê ninguém, principalmente quem tem obrigações para com os Enfermeiros, se preocupar.
Estou preparado para colaborar seja com quem for para a criação de uma mega estrutura na Enfermagem que nos defenda, que lute pelos novos direitos e que crie as condições necessárias para a Enfermagem crescer como profissão.
Basta de inactividade.
Contem comigo.
 
Boa noite

Fico bastante satisfeita por saber que há alguém que se preocupa em mudar esta situação. Convivo diariamente com colegas que estão muito desanimados com a Ordem, os Sindicatos, não fazem nada por nós. É geral o descontentamento dos Enfermeiros.
Temos todos de lutar para melhorar as condições de trabalho e de vida dos Enfermeiros. Somos a melhor profissão do MUNDO. Não a queiram destruir. Força juventude.
 
Vim hoje a este blog porque me aconselharam. Fiquei admirada com as mais de 200 mil visitas. Penso que será o blog de enfermagem mais lido em portugal.

Gostei do que li e vi, não concordo com tudo a 100% mas quase tudo. Sou de coimbra e acho o enf. manuel um lírico!
 
Para informaçao de todos: O SE, representado pelo Azevedo, nao participa em nenhumas negociaçoes da carreira... O seu contributo na area tem sido apenas denegrir a nossa imagem!!! Esta é a mais pura das verdades!!! Neste momento, como sempre, é o SEP, que tem estado nas negociaçoes...

Estou dentro da estrutura do mesmo e digo-vos: Todas as propostas que o sep faz, são fundamentadas num enquadramento teorico e bibliografico inicial, de forma a justificar e suportar as nossas propostas... nao sao propostas vazias de conteudo, com mei duzia de linhas... Por isso estao pessoas a tempo inteiro a trabalhar na estrutura: Enfermeiros, juristas, etc...

Nao quero comentar a posiçao do azevedo, mas geralmente a sua proposta baseia-se em.... porque sim... um vazio de ideias... Leiam a entrevista do forum de enfermagem, aos sindicatos e ordem, e vejam as diferenças... sao abismais!!!

EM VEZ DE DIZEREM QUE O SEP NAO FAZ NADA, APROXIMEM-SE DELE, E PERGUNTEM, INFORMEM-SE, ACONSELHEM-SE... NAO ESPEREM QUE UM DELEGADO PASSE PELO SERVIÇO.... O SEP SAO OS ENFERMEIROS QUE NAO SAO DIFERNTES DOS OUTROS, TB TRABALHAM, SACRIFICAM-SE, CHORAM E DESESPERAM...
 
Caros colegas, neste momento decisivo - Negociação da Carreira de Enfermagem - temos os nossos Sindicatos de cara voltada e uma Ordem "a fazer uma expedição a Marte", por isso temos que nos unir aqueles que aparentemente estão a fazer alguma coisa...e esse alguem é o SEP.
Colegas, apesar das divergências dentro da nossa Classe, temos que continuar com a nossa LUTA (JUNTO DAQUELES QUE QUEREM REALMENTE LUTAR)!

SERÁ AGORA OU NUNCA...NÃO PODEMOS DEIXAR PARA AMANHA O QUE PODEMOS FAZER HOJE...

"UNIÃO ENTRE ENFERMEIROS" precisa-se com Urgência.

PlanetaM
 
Já agora, nós os enfermeiros aposentados também temos direitos e como somos sócios activos do sindicato do senhor Azevedo e até votámos nele, queremos receber os 5000 euros que ele prometeu...e mais queremos ser reconhecidos como licenciados, pois foi o que nos prometeu na sua campanha quando nos telefonou para votar no seu nome. Nós somos o sindicato mais antigo e com mais aposentados e estamos bem representados, pois como o senhor também é reformado vai defender a nós muito melhor. Não se preocupe com os jovens pois eles não sabem o que é ser enfermeiro dos tempos idos e trabalhar sol a sol para receber uma miséria e o senhor enfermeiro foi o único que pôs os da esfregona a ser enfermeiros e é por isso que o senhor odeia tanto a classe de enfermeiros. Um reformado com muito jeito para a filosofia e o ademira e até lhe vai fazer um poema para o distrair, pois anda muito cansado por causa das negociações.
 
Uma vez mais estamos perante os porcos do norte e os ataques aquele presidente arruaceiro e mal educado que apenas sabe falar mal da ordem, mas que só o faz porque os enfermeiros do país lhe barraram a entrada...está muito bem onde está, porque até a sua pronúncia mete fastio.Tem uma linguagem igual á do Chávez. um enfermeiro de Anadia
 
Gostei do que li ao 9:28 e até gostava de ver um sindicato de reformados , pois os problemas deles são tudo menos os nossos que trabalhamos e os sócios aposentados do Azevedo, ficavam no seu sindicato e os outros vinham para o SEP que neste momento tem o poder e gente que trabalha. Não sabia que um aposentado podia ser presidente de um sindicato, mas neste país já tudo é possível.Pela união dos trabalhadores da classe para que seja vedada aos aposentados a possibilidade de representar os trabalhadores nas negociações. Força ao sindicato alternativo.
 
Para quem anda desinformado e diz que o SE não entra nas negociações da carreira, fique sabendo que o SE tem uma reunião agendada com a ministra da saúde a 28 de Agosto, para negociar uma proposta de carreira muito mais lúcida e justa do que o "rascunho amador" que o SEP apresenta como proposta de carreira. O SE anuncia resultados, ao contrário do SEP que muito fala acerca de nada! Quanto ao Enfº Azevedo, antes de denegrir a sua imagem tentem pesquisar um pouco acerca da história recente da enfermagem no nosso país (últimos 35 anos) e concluam de onde surgiram as principais conquistas da profissão: ficou-se a dever ao Enfº Azevedo o lançamento das bases para a criação da OE, a actual carreira de Enfermagem, os horários acrescidos para os Enfermeiros, a licenciatura, etc. antes de se lançarem na ignomínia acerca do que não conhecem, tentem fundamentar-se mais na realidade!
 
Sim. Tudo se deve ao enfº azevedo.
Coitadinho, fartou-se de trabalhar, mas foi para ele e comparsas também.
Foi isso que o enfº azevedo fez.
Tachos para ele.
Quando foi prestador de cuidados?
Alguma vez?
 
Azevedo = FARSA, AGRSSIVIDADE, FANATISMO E RADICALISMO...

O SE não tem qualquer poder negocial... nem representatividade alguma... o anonimo das 2:20, deve ser mais um daqueles radicalistas dessa bela organizaçao...

Eu bem vi o que fizeram aqueles que sairam do sep e alistaram-se no SE... esqueceram-se deles e abandonaram-nos...(na regiao de lisboa)
 
Teoria do Sr Azevedo:

Se os médicos têem, os enfermeiros tb têem de ter...

Já está.. nao é preciso jstificar mais nada... esta é a p+osiçao dele nas negociaçoes...
 
Esse Azevedo deveria desaparecer. Só tem feito asneiras, se estamos hoje nesta situação a ele se deve.
 
Esse Azevedo deveria desaparecer. Só tem feito asneiras, se estamos hoje nesta situação a ele se deve.
 
olhe lá sr das 2:20 para falar assim ou é o sr azevedo, ou um amigo intimo, pois alguém me informou que o sr tem amigos cor de rosa...vai~me explicar como é que o SE vai no dia 28, quando em julho cantou vitória pela carreira e até deu 5000 euros para os chefes? Não recebeu a mensagem de vitória? tem é que pedir contas a esse lunático que por onde passou só fez merda...mas sempre da melhor, porque quando se está alucinado é assim que se pensa. Tem a cabeça cheia de caca de galinha, parece uma mulher a pensar...ou melhor um debilóide. Pergunte ás pessoas do SE se conhecem alguma carreira feita pelo sr azevedo? Alguém a viu? parem de se alimentar de ilusões dadas pou um lunático que se queixa da perseguição dos médicos aos enfermeiros e o maior perseguidor e inimigo dos enfermeiros é ele. Perguntem á sua confidente hermengarda o que é que ele diz dos enfermeiros e os nomes que lhes chama. Mas vocês gostam de ser mal tratados pois continuam a alimentar o javardo que mesmo depois de aposentado se julga com o direito de representar a classe. No sindicato ou na ordem o que interessa é ser poder, um salazarento... um centrista informado
 
tens razão, mas a culpa é dos nortistas que continuam a pagar para sustentar o ditador. Alguém tem tomates para lhe secar a raíz? Não me parece, ainda há pouco tempo o gajo deu uma abada aos compinchas e os parvos nem viram como tudo foi feito á frente das suas narinas. Pobres inocentes que se puseram a geito do ditador do norte. É bem feito até porque são todos laranjocas podres.Se soubessem o passado do cabra saberiam que foi agente da PIDE e dos mais conceituados, até mantinha os desgraçados sob escutas e gravações...tudo...tudo dentro do normal funcionamento deste sindicato do norte que se desfaz em nortada. um informador perito em ditadores do sec XXI.
 
E ainda soube mais do tal sr azevedo que se serviu do poder laranja e dessa Leonor Beleza para se servir do erário publico. Sabiam que o sanatório de Francelos passou a ser a casa da família azevedo quando foi doada a uma associação para prestar apoio aos enfermeiros catentes de meios de subsistência...mas o homem decidiu abancar com a família e amantes na casa de praia...coitados dos enfermeiros carentes. Dizem as bocas de Valadares e que chegaram ao s. bento que o sr José Correia Azevedo apropriou~se, abusivamente, das instalações ao ocupar para benifício próprio e dos familiares... e que familiares... esta situação faz lembrar ocupações ocorridas em Portugal em tempos que julgávamos terem terminado, mas ainda lhe estarão a pagar favores de ter sido informador da Pide...este homem é o máximo de lealdade e de seriedade, pois fez tudo para ajudar os enfermeiros carenciados, mas o que aconteceu foi viver uma vida inteira á custa do partido e dos enfermeiros que com baixos salários vão enchendo o cofre do sindicato para este falso moralista encher os bolsos. É triste a sina dos sócios deste sinicato que é liderado por um samaritano tão puro. Gaiense cansado de tanta impunidade, pois mesmo assim este enfermeiro teve uma moradia situada á beira mar á custa de todos os gaienses e dos necessitados. Por favor passem a mensagem a todos os enfermeiros que desconhecem quem é este vendedor de mentiras. Os pides têm de desaparecer do nosso país e muito mais este que está num lugar de representação de uma classe com tanto impacto social.Abaixo o ditador, abaixo o doutor enfermeiro azevedo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!