quarta-feira, dezembro 23, 2009

Mais autonomia para os Enfermeiros! Braço-de-ferro resolvido em Espanha!



(Clicar para ampliar o resultado da votação de 21 de Agosto de 2009, realizada aqui no DE)

.
Por cá, com a carreira de Enfermagem nos corredores da amargura, o restante panorama resume-se à asfixia da profissão e alguns debates de banalidades. Em Espanha, há bem pouco tempo, os Enfermeiros conseguiram a aprovação de um decreto 307/2009, que lhes permitia a prescrição de fármacos com interesse para o exercício da Enfermagem.
.
Os Médicos (Consejo General de Colegios Oficiales de Médicos) insurgiram-se contra tal iniciativa, e entrepuseram um recurso judicial no Tribunal Superior de Justiça de Andaluzia, que congelou a aplição do decreto e visava a anulação do mesmo.
Desta vez os Enfermeiros levaram a melhor, rumo à maior autonomia na prestação dos cuidados, conseguindo que o Congreso de los Diputados aprovasse de forma definitiva e por unanimidade, a alteração do artigo n.77 (com uma emenda do PSOE para a clarificação da lei), no sentido de permitir aos Enfermeiros, de "forma autónoma", o "uso, indicação e autorização" de vários princípios activos, direito que estava apenas reservado a Médicos e Dentistas.
.
Alguns de nós, náufragos em enquadramentos filosóficos da profissão, ainda não compreenderam a necessidade desta medida para a evolução do exercício, na resposta às necessidades da sociedade e outros determinantes, embora 86% dos leitores votantes do DE, concordem "com a prescrição farmacológica por Enfermeiros (Prescrição por diagnóstico de Enfermagem, feita por Enfermeiros Especialistas (e outros Enfermeiros com formação suplementar, experiência mínima e certificação da competência), após formação adequada e com um leque de fármacos indicados para a prática da Enfermagem)".
Melhor que alguns Enfermeiros, até certos Médicos (como o Dr. Rosas Vieira, por ex.), compreendem e apoiam a prescrição de alguns fármacos pela classe de Enfermagem!

Não é uma questão de mini-medicina ou transposição e redução de custos, mas antes de mais autonomia, maior e melhor desempenho, dinâmica e fluidez, acompanhados de um incremento da auto-estima, motivação e auto-realização profissional, com a respectiva descentralização do processo de decisão em saúde e satisfação das necessidades dos utentes!

Comments:
Quando todos os enfermeiros desempenharem funções de enfermagem a 100%, quando não houver falhas no desempenho dessa função, aí sim, poder-se-ia falar em avançar, em abrir algumas portas... Ate la, preocupe-se em ser enfermeiro, e desempenhar o seu papel de cuidar dos doentes, para tratar ja la estao outros...
 
'ANONIMO 9:37' COMENTARIO TIPICO DE QUEM QUANDO É CONTACTADO PELOS ENFERMEIROS PARA IR AO INTERNAMENTO DEVIDO A UMA URGENCIA PASSADO 20 A 30 MINUTOS CHEGA AO LOCAL....
 
Sendo que a enfermagem está a fragmentar-se e a perder funções, preferia salvaguardar o que nós podemos e devíamos fazer ... mas parece que os enfermeiros não gostam do que fazem, daí preferirem que outras classes façam semelhante tipo de trabalho enquanto os enfermeiros anseiam por outro tipo de enfermagem ...
Se desejam tanto prescrever porque não se candidatam às novas faculdades de medicina do Algarve e Aveiro ...
 
anonimo das 9:37, os outros desempenham a profissao a 100%? você pertence aos outros?!! se sim nos dois casos , parabens
 
Caro doutor Enfermeiro..compreeendo a 100% a sua opinião e defendo-a. É dificil mudar-mos mentalidades mas já e de louvar aquilo que fazemos... alertar para a diferença que existem noutros locais/paises.. Costumo dizer: "quem não conhece outras experiências tem tendência a ficar onde está...e não evolui...

Cumprimentos
Fábio Gonçalves
www.enfermagempt.bravehost.com
 
Finalmente uma boa notícia.
Estou convencido que é uma questão de tempo até chegar a nossa vez, isto porque na prática já os Enfermeiros prescrevem!!
Enfermagem em Espanha: Sempre ao mais alto nível.
 
Tadinhos do Srs Médicos, peço desculpa pseudo-médicos, porque só pseuo-médicos, provávelmente algum estudantezito com a mania da medicinite, é que tanto se preocupa com os enfermeiros...
Ainda gostava de ver um "artista" destes dizer-me isto na cara!!!!
 
Em Espanha desde há muito que os Enfermeiros deixaram de ser os "limpa c.."
 
Para quando a mesma solução para nós?
Até quando a Enfermagem portuguesa será ignorada e mal-tratada?
 
Bem...compreendo a pertinencia desta temática contudo ainda estamos a anos-luz desta realidade.
Penso que nos deveríamos aperfeiçoar mais no que fazemos e só quando conseguir-mos provar à nossa sociedade que realmente somos bons é que deveríamos partir para tal. Sejamos excelentes enfermeiros e façamos brilharetes de enfermagem vangloriando o nosso trabalho. Todos dizemos: Ai e tal o doente precisa de nós...mas devemos é deixar este discurso de lado e melhorar as nossas práticas pois não sei se o doente realmente pensa assim; não pensam alguns enfermeiros quanto mais um doente ou médico ou AAM ou outro técnico de saúde.
Não é de todo verdade que prescrevemos mas é verdade que tantas e tantas vezes administramos fármacos que não estão prescritos pois se estivermos à espera que o Sr. Dr. Médico o faça bem podemos esperar pois o corpo do doente já entrou em decomposição (lol); Ou então também é verdade que administramos o fármaco e depois comunicamos ao médico para ele prescrever (digamos que tentamos fazer as coisas pelo "deontologicamente correcto").
Bem haja para os srs. Enfermeiros com competência técnica, científica e humana.
Acredito que os bons façam comichão a muitos enfermeiros e outros técnicos de saúde (não só médicos pois já começa a parecer a mania da perseguição...lol), mas só esses bons é que conseguem realmente mostrar à sociedade que os enfermeiros até têm SABER e quem sabe num futuro próximo prescrevam (espero que seja bem breve)!
Boas Festas
 
A escola Superior do Porto deve estar mesmo mal de finanças, ou o seu director tem o lugar a tremer, como é possível que comece a vender o conhecimento que é passado de enfermeiros para enfermeiros!!?? Isto é visto noutros cursos superiores que querem manter a sua identidade profissional? Se a escola tem professores a mais... que arranje como pagar-lhes, mas não a vender a Enfermagem a retalhos!!! pensei que estava mal, mas isto é quase surreal.
 
o anónimo das 9,37h deve ter um parafuso a menos,aliás,parafuso e porca incluida,na verdade há cerebros mesmo bastante enquistados!! massa consistente era capaz de lhe dar uma ajudinha :)
Esta gente não percebe que o mundo se mexe e,seja em Portugal ou na conchichina,as coisas hao-de mudar custe o que custar.Porque é que a enfermagem haveria de ficar de fora?
somos lentos.....mas lá vamos.
 
Colega das 1:25 assim como restantes,
sim vamos lá...mas por exaustão (até lá ainda há muita fruta para comer), quando percebermos à séria que estamos sem competências (com a usurpação clara de competências...melhor funções, pk as competências duvido muito que os "outros" as tenham), quando ficarmos sem os duplos, triplos, quadruplos empregos, quando as Administrações/Direcções de enfermagem deixarem de realmente defenderem os nossos valores (pois já estamos nessa eminência), entre outras coisas que não quero aqui referir...
Sim senhores enfermeiros, quando chegarmos ao cúmulo dos cúmulos é que alguém se vai lembrar de fazer um 25 de Abril na Enfermagem...os grupos de pares não são consensuais, as chefias muito menos, os sindicatos blá blá blá e então a Ordem...bem essa cara representante dos enfermeiros quer é tacho e nem politicar sabe: "Precisamos mais enfermeiros...os rácios..." e então o desemprego, ninguém o analisa? Ahhh...desculpem são "meros enfermeiros", não se tratam de drs. portanto os Caros amigos Sócrates, Ana Jorge e outros têm mais do que fazer...têm que dar tachos aos queridos drs. médicos, inventar SIGIC's...deviam importar-se era em dar trabalho aos médicos pois andam tantos por aí à boa vida, ou então a correr entre publico e privado a ganharem por duas frentes...mas isso toda a gente vê mas ninguém ousa dizer nada, jamais!!!
Sim sim...somos comodistas à séria!!!
Há um ou outro que ainda tenta "ladrar" (não levem a mal a expressão) mas fica por aqui neste blog, ou então circula por e-mails...já viram os enfermeiros a revoltarem-se e fazerem greves a sério? Ahhhhh...desculpem temos cuidados mínimos, coitadinhos dos nossos doentinhos (e ai daquele que disser o contrário disto, se o diz é pk já já é mau enfermeiro e/ou então não gosta daquilo que faz)...pois é...sejamos infelizes como estamos pelo menos somos atropelados todos os dias por tudo e todos incluindo alguns profissionais frustrados k para se reafirmarem insistem em pisar o "bom samaritano", sim srs. drs. médicos frustrados, sim srs. drs. farmacêuticos frustrados, sim srs. "drs." TAE's frustrados, sim srs. "drs." AAM frustrados e até alguns familiares e doentes insistem nisso (já se começa a tornar um clássico...). Vivemos numa sociedade corrupta, isenta de valores e o que interessa é ser socialmente bem visto, apelidado de Dr., sim pk se for dr., então o gajo já é de respeitar!!!Enfermeiro? Como esse há magotes...só é bom se for simpático e fizer-me vassalagem, caso contrário tem a mania que é dr.
Não sei bem em que mundo vivemos mas o que é certo é que dá vontade de dar um soco na mesa e virá-la...mas lá está...é melhor ser conformista!

VS
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!