domingo, janeiro 10, 2010

Hã? Estão a brincar com os Enfermeiros? (ronda negocial de 8 de Janeiro)


Colegas, no passado dia 8 de Janeiro, tal como eu já veiculara no Twitter, a ronda negocial foi um absoluto desastre.

O Ministério da Saúde (MS), resolveu, reduzir ainda mais a valorização remuneratória dos Enfermeiros!! Desvaloriza a profissão, a sua dignidade e conteúdo funcional!

À anterior e humilhante proposta salarial (inferior aos restantes licenciados, como os Professores por exemplo!), o MS propôs agora diminuir ainda mais esses valores (por exemplo, o valor apresentado para a entrada na grelha de licenciados, é inferior à actual grelha de bacharel!):
.
  • Volta a propor que a Posição 1, de Ingresso na Profissão, seja o Nível 11 (995,51) até 31/Dezembro/2013. Até esta data os Enfermeiros ingressam na Profissão auferindo salário inferior ao actual (1 020,06);
  • Volta a propor que o Ingresso na Profissão seja pelo Nível 15 (1 201,48), agora a partir de 1/Janeiro/2014 e para o futuro;
  • Na Categoria de Enfermeiro, diminui o Topo (Posição 10) do Nível 48 (2 900,72) para o Nível 43 (2 643,26);
  • O Topo da Categoria de Enfermeiro fica “mais longe” do Topo da Carreira Técnica Superior;
  • Na Categoria de Enfermeiro Principal, diminui o Nível da Posição 1, de 48 (2 900,72) para 43 (2 643,26);
  • MS desvaloriza prestação de cuidados especializados e “acréscimos funcionais”;
  • Ao voltar a recolocar a Transição de alguns Enf.ºs Chefes e Supervisores para Enf.ºs Principais, o MS impõe administrativamente (por transição automática) a descategorização/mudança de área funcional destes colegas. Ou seja, o MS impõe a mudança da área da Gestão (Enf.ºs Chefes e Supervisores) para a área da Prestação de Cuidados (Enf.ºs Principais);
MANTÉM A PROPOSTA: NA TRANSIÇÃO PARA A NOVA CARREIRA, OS ENFERMEIROS MANTÉM O SEU ACTUAL SALÁRIO - não há revalorização salarial!!!!!;

Não apresenta qualquer proposta:
  • De valorização económica dos Enfermeiros Especialistas (como é possível?);
  • De Grelha Salarial para os Enf.ºs Chefes e Supervisores (Categorias Subsistentes);
  • De remuneração para os “Enf.ºs em Chefia” (Serviços e Departamentos) que no futuro exercem estas funções em comissão de serviço.
  • Apresenta uma inadmissível proposta de Rácios para Enf.º Principal, sem qualquer fundamento e totalmente desenquadrada das necessidades dos Serviços, atendendo ao seu conteúdo funcional (al. a) a d) do n.º1 do art.º 10.º do DL 248/2009);
A proposta do MS é inqualificável, designadamente, porque:
  • Recoloca em discussão matérias negociadas e acordadas anteriormente;
  • Decorrente do Acordo de Julho/2009, a sua primeira proposta de Grelha Salarial (de 7/Setembro/2009) era melhor que a actual!
..
Citando o Enfermeiro José Carlos Martins, Coordenador Nacional do SEP, isto "só por cima do nosso cadáver"...
.

Após a reunião do dia 11 (FENSE + MS), todos os sindicatos vão concertar formas de luta!

Comments:
Paralisação total sem serviços mínimos já.
Vamos ver quanto tempo aguentam os hospitais sem enfermeiros.

SÓ ASSIM PERCEBERÃO A IMPORTÂNCIA DA CLASSE NO TRATAMENTO DOS DOENTES.
QUE NINGUÉM SE ACOBARDE ESTE É O ÚNICO CAMINHO PARA DIGNIFICAR A CLASSE.
 
Paralisação total sem serviços mínimos já.
Vamos ver quanto tempo aguentam os hospitais sem enfermeiros.

SÓ ASSIM PERCEBERÃO A IMPORTÂNCIA DA CLASSE NO TRATAMENTO DOS DOENTES.
QUE NINGUÉM SE ACOBARDE ESTE É O ÚNICO CAMINHO PARA DIGNIFICAR A CLASSE.
 
Não previa grandes melhorias na proposta inicial... agora nunca esperei foi um regredir tão gravoso nas negociações!
Sinceramente estou farto disto e apenas exerço à pouco mais de um ano!!!
Desde que comecei a exercer - por iniciativa própria - tive um papel pivot no meu serviço a divulgar sites e blogs da profissão a alertar para a importância de estarem sindicalizados e de aderirem às greves e outras formas de luta... Alguns a partir desse momento pelo menos sabem o motivo da nossa luta e o estado das negociações... outros nem por isso...

Se os recuos nas negociações ocuparem o lugar dos avanços tenho muita pena porque gosto do que faço mas mudo de vida... Tiro outro curso... Agora trabalhar sem motivação... Não obrigado!

O que se segue, ronda negocial ou greve???

Este é o momento!!! Greve por tempo indeterminado JÁ!!!
 
CONCORDO!!!!!!
Aviso de paralisação total durante duas horas e veremos o que acontece!
O que vai acontecer é que o governo vai fazer uma requisição civil para serviços minimos, mas pelo menos vai ter impacto na comunicação social!
O que falta a esta batalha é visibilidade na comunicação social e por as pessoas a falar de nós..
Enquanto não seguirmos esse caminho o MS vai continuar a brincar às negociações..
 
Tem de haver greve por tempo indeterminado sem serviços minimos senão nao servirá de nada..O serviço estará sempre assegurado e com menos despesas para o SNS..
Que os sindicatos sejam inteligentes desta vez e assumam uma atitude radical para a nossa classe não se afundar de vez..
 
Demissão em bloco. Temos de levar a extremos a luta.
 
Por mim a unica opção viavel seria despedimento colectivo.. Seria um caos total.. É isso que o governo merece.. Os enfermeiros e doentes têm de ser sacrificados desta vez para posteriormente serem bebnificiados, terem condiçoes dignas de trabalho e cuidados de qualidade!
 
Não me façam por favor mais uma greve por um dia, ou uma manifestação à porta do ministerio..Nada disso resulta, não demonstramos poder, voz activa, so temos recebido desprezo por parte do governo e comunicaçao social..
Estes sindicatos têm de partir para a guerra de uma vez por todas ou demitam-se e venham outros com a coragem dos sindicatos dos professores
 
Greve 27, 28 e 29?

Mas sem permitir que outros (tais como auxiliares e médicos) façam o nosso trabalho, que é para o Governo começar a sentir o que é amar a Deus de beiço caido!

VV
 
Não me parece bem os mesmos que dizem estar 24 sobre 24Horas ao lado dos doentes (sim porque enfermeiro que se preze nao dorme, nem faz turnos de 8 horas como kk outra pessoa) venham para aqui apelar a greve, sem serviços minimos... Mostra bem a coerencia que para aqui vai reinando...
 
SÓ NAO ENTENDO DE QUE SE ESTÁ A ESPERA PARA A GREVE Á SERIO E COM VÁRIOS DIAS!!!!!!
 
Se os sindicatos não determinarem agora greve por tempo indeterminado ninguém vai compreender a sua passividade. Vão ser agravadas as suspeitas de compadrio entre sindicatos e governo. Greves de um dia ou de dois dias já está provado que não resultam. Têm de fazer algo de inovador. Greve por tempo indeterminado (com serviços mínimos como é obrigatório)acompanhado de manifestações dos enfermeiros que estão em greve ( por exemplo, marchas lentas de carro nas horas de ponta no Porto e em Lisboa, concentrações ruidosas nos eventos públicos do primeiro ministro e ministra da saúde).
A greve por tempo indeterminado só deve ser concluída quando estiver assinado o acordo com o ministério da saúde.
Temos de assegurar salários de licenciado (base 1500 euros), carreira sem limitação de vagas para aceder a categoria de enfermeiro principal, subida de dois escalões para os enfermeiros especialistas (sem limitação de vagas) e contagem do tempo de serviço para o reposicionamento na carreira.
Não podemos desistir nem desanimar. Estamos no inicio de um novo ano, podemos mostrar uma nova atitude. Uma atitude forte, determinada e unida. Os sindicatos podem contar com o nosso apoio se determinarem greve por tempo indeterminado.
Temos uma excelente oportunidade de mostrar a população em geral a importância dos enfermeiros nos serviços de saúde.Nós podemos parar os hospitais e centros de saúde. Uma greve geral e por tempo indeterminado pode reforçar a nossa importância social. As pessoas vão dar-se conta da nossa importância.

Força Enfermeiros...
 
Espanha está a 2h de caminho de qqr ponto do país. Durante uma manhã não há enfermeiros em Portugal.Não nos poderão prender a todos! afinal de contas estamos ausentes do país!

Nos anos 60, na Suíça houve uma grave de médicos assim. DUROU 2H ATÉ O GOVERNO CEDER.

TEMOS K MOSTRAR O NOSSO VALOR! E COMO TUDO PARARÁ NA SAÚDE SE NÃO HOUVER ENFERMEIROS NO PAÍS!

GREVE À GRIPE A! Já a deveriamos ter feito no início do Outono...!
 
BEM FEITO ESTOU A ADORAR CADA VEZ MAIS A MINISTRA......

ÉSTA JÁ SE APERCEBEU QUE PODE BRINCAR COM OS NOSSOS SINDICATOS QUANTO QUISER, É MUITO BEM FEITO PARA ELES QUE CADA VEZ TEM MENOS CREDEBILIDADE DENTRO DA CLASSE, PODE SER QUE ASSIM DESAPAREÇAM DO MAPA POIS NÃO ESTÃO A FAZER NADA...

ESTES NÃO REPRESENTAM A CLASSE PELO MENOS EU NÃO ME VEJO REPRESENTADO POR ESTE BANDO DE OTÁRIOS.
 
Tive uma ideia!!!

Não são precisos muitos. Um autocarro ou dois chegam perfeitamente. É coisa para um dia.

Já que não nos ouvem em Portugal, vamos protestar à porta da Embaixada de Portugal em Madrid para envergonharmos estes gajos todos.

É fazer uma convocatória pela comunicação social espanhola a dizer que vai haver barulho em frente da embaixada de Portugal.

Pode ser que com a TVE a filmar e a divulgar para a Europa esta forma inédita de protesto, o governo tivesse vergonha na cara, que dizem?
 
COLEGAS VOÇES AINDA NÃO SE CANSARAM DE PEDIR UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, NÃO CONSEGUEM VER QUE ELES NÃO A QUEREM MARCAR, POIS TEM PENA DA MINISTRA E DOS DOENTINHOS...

ACHAM QUE UMA GREVE ASSIM NÃO DIGNIFICA A CLASSE COMO ME RESPONDEU A MIM UM DELEGADO SINDICAL..

EU NÃO PRECISSO QUE ME CHAMEM DOUTOR SÓ PRECISO QUE ME PAGEM O QUE ME DEVEM..

ESTOU FARTO!!!!!!!!!!!!!
 
SRS SINDICALISTAS:

ISTO É UMA DERROTA PESSOAL VOSSA, DA VOSSA FORMA DE DIÁLOGO, DAS VOSSAS NEGOCIAÇÕES E DA VOSSA INCOMPETÊNCIA!!!!!!!!!

OUÇAM OS ENFERMEIROS, ACORDEM E SALVEM A PROFISSAO ENQUANTO HÁ TEMPO E ACIMA DE TUDO .... DIGNIFIQUEM A PROFISSAO QUE TAMBEM ESCOLHERAM!!!!

SERÁ ASSIM TÃO DIFICIL VER O DESCONTENTAMENTO E A DESILUSÃO DO PESSOAL???
 
Para dar a uns, tem que tirar aos outros....

Esses "outros" são sempre os enfermeiros....

"só por cima do nosso cadáver"
 
Mais do que nunca a OE deve se Imescuir agora:

"ESTATUTO DA ORDEM DOS ENFERMEIROS

Artigo 3.o
Atribuições


2 — São atribuições da Ordem:
a) Zelar pela função social, dignidade e prestígio
da profissão de enfermeiro, promovendo a valorização
profissional e científica dos seus membros;



O que quer isto dizer?

A mim significa defender o Enfermeiro em todas os campos, incluindo os habitualmente atribuídos aos sindicatos."
 
Independentemente das várias opiniões sobre a negociação, sindicatos, etc... NÃO HÁ VOLTA A DAR... TEMOS DE NOS UNIR E LUTAR...
 
viva o sindicato, estão de parabens.....
 
E assim mesmo, continuem com esta forma de luta, ESTAMOS NO BOM CAMINHO.

OBRIGADO POR NOS DEFENDEREM
 
NÃO SE CANSEM MAIS, ASSINEM JÁ ESTA M...DA, QUE SE NÃO AINDA NOS PODEM PERJUDICAR MAIS
 
COLEGAS DEIXEM DE PAGAR A ESTES URSOS QUE NÃO NOS SABEM REPRESENTAR.

AINDA NÃO SE CANSARAM DELES, AINDA ACHAM QUE TEREMOS ALGUMA ESPERANÇA?
 
Por mim seria assim:
Paralização total, ou despedimento colectivo de todos.
Mesmo nas enfermarias não devia haver minimos nenhuns.= 0 de enfermeiros,por tempo inderterminado.Depois haver vamos.
Mesmo com processos disciplinares, aonde eles iam ir buscar enfermeiros para trabalhar....???os recêm formados não estão intregados seria um risco coloca-los ao serviço.
sejam inteligentes
fassam como em 1975
BEM HAJAM
 
seja como for, que greve for, é fundamental a PUBLICIDADE! precisamos de aparecer, de ser falados,de que as pessoas saibam o que se passa conosco!!!!

Para isso, qualquer que seja o tipo de greve, vamos para a porta dos sitios onde trabalhamos e façamos barulho, entregar flyers ás pessoas, exigir a presença da comunicação social. e sim, vamos a madrid, porque não??? :)
 
Isto não é completamente surreal. Não vejo um futuro promissor para mim, que comecei agora o 1º ano, nem para todos os recém licenciados nem actuais enfermeiros.
 
A ministra ainda só recebeu SEP.

FALTA RECEBER O SIND.DO CENTRO E DO NORTE QUE É NA SEGUNDA FEIRA E JÁ FALAM EM GREVE ? O SEP ESTÁ A GOZAR COM OS ENFERMEIROS VAI PARA A LUTA SÓZINHO MAIS 3 DIAS DE GREVE PARA NÃO RESOLVER NADA-flor
 
NÃO ACREDITO...!

OPÁ, NÃO ACXREDITO NESTAS PROMESSAS DE LUTA DO CARLOS MARTINS. JÁ HÁ MUITO QUE PERDERAM A CONFIANÇA DOS ENFERMEIROS.

E O MS SABE DA FRAQUEZA REIVINDICATIVA DOS NOSSOS SINDICATOS, QUE DAS PROMESSAS, À SUA CONCRETIZAÇÃO, TÊM FEITO PONTA DUM CORNO!

A VER VAMOS, SRS DO SINDICATO, A VER VAMOS!...
 
NOVO REPTO

DE:

Faça o favor de POSTAR a nova carreira do pessoal docente (educadores e professores) que vem publicada no Jornal Público ontem, bem explicadinha.

Para todos verem, principalmente os sindicalistas visitantes de blogs e outros enfermeiros mal informados, dos reais valores em causa e da progressão na carreira desses profissionais. É que até muitos dos nossos sindicalistas apregoavam que a carreira deles não era assim tão boa ... EU TROCO DE CAREIRA AGORA!!!!!! JÁ!

Talvez a carreira de enfermagem deva ser diferente, até multi categorial - mas dignifiquem quem trabalha, tem de se notar o esforço de quem tirou um licenciatura, de quem fez uma especialização, de quem trabalha há dez ou quinze anos. É que, actualmente, eu que trabalho há quinze anos, como enfermeiro e sou especialista e tenho um mestrado, ganho muito menos que um professor na base da carreira e quse o mesmo que um enfermeiro recém formado!... isto é uma ABERRAÇÃO ... Não tem outro nome ... Falta muita inteligência e estratégia aos nossos sindicalistas, a todos sem excepção! Para não falar da OE, das Escolas de Enfermagem ... é preciso uma vassoura bem grande!!!

NOTA: Parabéns aos professores, podem não ter a carreira ideal, mas têm uma que os dignifica profissionalmente. Lutaram inteligentemente por ela, bem liderados, claro ...
 
Os sinais de que os Enfermeiros querem uma paralização total dos serviços são por demais evidentes.
Espero que os sindicatos aproveitem esta onda de mobilização e indignação para encetar formas de luta que de uma vez por todas nos dêm visibilidade e desperte a atenção dos media.
Os Enfermeiros estão do lado dos sindicatos e os sindicatos têm que organizar uma paralização total e por tempo indeterminado, à semelhança do que tem acontecido noutros paises.
A paralização deve acontecer o mais rápido possível.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Mas esta senhora ministra pensa que é!!; na RAM chamamos estes espertos de "saloios"...por mim já não hà mais espaço para reuniões nem negociações...GREVES TOTAIS, NÃO DE UM DIA, SIM DE DOIS POR SEMANA DE SERVIÇOS MINIMOS, DURANTE O TEMPO QUE FOR NECESSARIO, NÃO ADMITO QUE O SINDICATO SE AGACHE A ESTA "COISA" QUE SE CHAMA MINISTRA DA SAUDE E A ESTE MINISTERIO, MAS ATÉ POR MIM GOSTARIA DE VER NESTE PAIS UM GREVE GERAL DE ENFERMEIROS EU AGUENTO UM MÊS, DOIS OU TRÊS...
 
Acabou o tempo! Isto é o gozo total ainda mais depois das negociações da classe docente.
Chegou a hora de o interesse da classe se sobrepôr a todos os outros interesses. Novos, velhos, sindicalizados ou não, contra este ou a favor daquele...UNIÃO!!!!!!

Ou nos unimos agora ou calemos para sempre!!! Ninguém neste momento está bem; nem chefes nem supervisores nem enfermeiros nem enfermeiros especialistas...NINGUÈM!!!

HAJA TOMATES NO SITIO PARA FAZER COM QUE ESTE GOVERNO E ESTA MINISTRA VEJAM QUEM SOMOS E QUAL O NOSSO PAPEL NA SOCIEDADE

BORA LÁ!!!!!!!!!!!!
 
continua o MS a GOZAR A CARA DOS ENFERMEIROS!!

continua as vãs ameaças dos sindicatos de luta e mais luta e blá blá blá!!

continua toda esta m...a!!

PORQUÊ TANTA ESPERA EM FINALMENTE CONCERTAREM UMA PARALISAÇÃO TOTAL???
PORQUÊ TANTO VAI NÃO VAI??

ADMITIREMOS AINDA MAIS ESTA TANGA, VINDA DO MS, E TAMBÉM DOS SINDICATOS??

ATÉ QUANDO IREMOS TOLERAR A INACÇÃO DA ORDEM??
 
COLEGAS, ENTUPAM O MAIL DOS SINDICATOS E DA ORDEM COM AS VOSSAS PALAVRAS DE REVOLTA!!

ESTE GOZO NÃO PODERÁ PERDURAR MAIS!

ANDAM A LIXAR-NOS À FARTAZANA E NÓS A VER..!
 
falam falam e não fazem nada... onde estava esta gente toda na manif? onde estão quando há greve marcada? provavelmente fazem greve no estado mas depois vão à clínica.... no privado também deveriam fazer greve... como a maior parte é recibo verde nem é obrigado a lá ir... mas todos tem medo de perder o tacho...
 
VIVO DE FACTO UMA DUALIDADE, PARTE DE MIM OLHA PARA TUDO ISTO DE FORMA INCREDULA E OUTRA PARTE SABIA QUE SERIA AQUI ONDE VIRIAMOS "DESENBOCAR". BASTA LEMBRAR-MOS AS NEGOCIAÇÕES DA CARREIRA ONDE FORAM USADAS AS MESMAS ESTRATÉGIAS. ACABAMOS ONDE TINHAMOS INICIADO.
TEM SIDO UMA LUTA INGLÓRIA, MUITO DEVIDO Á INEPSIA DOS SINDICATOS, AO AUTISMO QUE VIVEM.

SOU ENFERMEIRO HÁ 18 ANOS E NUNCA ME SENTI TÃO GOZADO, TÃO MAL TRATADO, TÃO VERGONHOSAMENTE DEFENDIDO. ESTE GOVERNO E ESTA MINISTRA VÃO FICAR CONHECIDOS NAS PÁGINAS NEGRAS DA ENFERMAGEM, BEM COMO ESTES SINDICATOS, INCAPAZES E SEM ESTRATÉGIAS.

FORAM TANTOS OS COLEGAS A OFERECEREM SOLUÇÕES ALTERNATIVAS QUE RESOLVESSEM A NECESSIDADE DE MANTER OS MINIMOS, IDEIAS INOVADORAS, BEM ESTRUTURADAS, QUE EFECTIVAMENTE REVELARIAM A IMPORTANCIA QUE TEMOS, E ATÉ HOJE TEM CAIDO TUDO EM SACO ROTO: CONTINUAM UNS CRANEOS VAZIOS A GRITAR COISAS SEM SENTIDO, GREVE POR 3 DIAS, BANDEIRAS E APITOS E OUTRAS MERDICES... POR FAVOR ACORDEM, USEM OS NEURÓNIOS QUE DEUS VOS DEU, E FAÇAM UMA LUTA EM CONDIÇÕES, DIGNA, QUE LEVE A BOM PORTO AS NOSSAS PRETENSÕES.

HOJE LAMENTO NÃO SER PROFESSOR, NÃO PELO SEU OFICIO MAS PELAS PESSOAS CAPAZES, QUE OS DEFENDEM DE FORMA CONVICTA, MOBILIZADORA, AO CONTRÁRIO DOS NOSSOS REPRESENTANTES QUE PARECEM TER SEMPRE MEDO DE PERDER ALGO, DE ESTAREM A COMPROMTERE ALGUMA COISA.... SE ASSIM FOR, ESSA COISA NÃO É POR CERTO A CARREIRA..QUE ESSA MEUS AMIGOS JÁ FOI.
 
Dirijam baterias pra fora e náo para dentro
 
Tinhamos uma carreira que continha todos os aspectos legais dos enfermeiros: concursos, avaliação do desempenho, regras para elaboração de horários, regras para aposentação. Desestruturaram tudo e festejaram. Representavam quem? Ninguém se revê nesta carreira.
Agora clama-se por greves. É URGENTE acabar com os cargos por escolha médica, a começar pelo cargo de topo, Enfermeiro Director que condiciona toda a autonomia da profissão. Sem a reposição destas práticas, nenhuma carreira será digna e cada vez mais a subserviência será a regra.
 
Colegas de profissão,esqueçam todas as formas de luta que são vinculadas neste site ou a expectativa que elas nos causam dentro da nossa razão.Na minha opinião isto já não vai com greves,com sindicatos, vigílias,manifestações ou outras formas de luta originais que por aí apareçam.Só temos uma saída - que em meu entendimento- se baseia na semi-democracia em que nós vivemos.Temos que fazer com que haja novas eleições o mais breve possível.E quando essas eleições surgirem temos que votar em branco,para demonstrarmos a todos os nossos políticos,que só prestam para se servirem da democracia,e não têm nenhum interesse para servirem a democracia.Pensem o que pensarem lutem o que lutarem,esta via dolorosa que já se arrasta desde (mais ou menos)2002,só terminara em finais de 2013,altura em que haverá eleições legislativas e aí, o "regabofe" e humilhação (destes ou de outros políticos eleitos em 2013)contra a classe de ENFERMAGEM,vai recomeçar com o mesmo requinte de sadismo que a merda, dos políticos de PORTUGAL já nos habituaram.
 
Dr enfermeiro sabe o que me apetecia:

Era ir as reuniões que o SEP tem marcadas pelo hospitais do pais e trata-los abaixo de cão, que não merecem outra coisa..

ERA IR A ESSAS BENDITAS REUNIÕES E NÃO OS DEIXAR SEQUER FALAR, ENXOVALHA-LOS DA PIOR MANEIRA POSSIVEL PARA ELES SE APERCEBEREM QUE NÃO BRINCAVAM MAIS COM A CLASSE.

SE OS COLEGAS SE QUISEREM JUNTAR, PODEMOS IR ÃOS LOCAIS ONDE HÁ REUNIÕES COM OS ENFERMEIROS TRATAR ABAIXO DE CAES ESTES DELEGADOS SINDICAIS, PODE SER QUE APAREÇA A COMUNICAÇÃO SOCIAL.
 
COMO PODEREMOS NÓS MANIFESTAR EM GRUPO O NOSSO DESCONTENTAMENTO COM OS SINDICATOS, PARA VER SE ESTES SE DEMITEM.
 
Caros colegas:
Eu com 30 anos de carreira, considero a minha profissão digna e muintos respeitosa.
Eu faço por isso, não entro em esquema,não abdico do respeito de qualquer colega ou mesmo director ou administrador ou outros,podem tentar, mas não permito, a minha verticalidade mantem-se ,mesmo quando considero que tenho emprego e não trabalho.
assisto a jogos dos colegas enfermeiros, de uma iginuidade de criança que só escolas de 3º mundo podem formar estes profissionais.
Naõ atribuas culpas amais ninguem ,a não ser a ti proprio, o respeito, a valorização constroi-se .
Assisto a Ordem e seus pares (professores)com grandes interesses,mais politicos do que construção de uma carreira de enfermagem, o Sé Carlos ainda vive muinto no colo da MAMã Maria Augusta.
UMa das maiores provas , foi na 1ª reunião para a criação da associação de Enfermeiros Gestores , na escola em Coimbra.
um aBRAÇO ATÉ BREVE
CARRIÇA
 
Caros colegas.

A Enfermagem e os Enfermeiros vivem tempos dificeis, indiscutivélmente. Apelo a TODOS para que procurem unir forças, concentrar meios e esforços, encontrar soluções.

Espero que todos os colegas tenham Noção que as Opiniões que postam podem influênciar atitudes/ comportamentos / pensamentos de outros colegas condicionando a acção destes.

é Hora de cada um de Nós se perguntar:

O que é que eu posso fazer, que contributo dei e posso dar?

O que é que eu devo exigir junto do sindicato ao qual pertenço, que ideias devo transmitir-lhes, que soluções proponho? etc.

A verdade é que: Se a proposta é Humilhante (entre outras coisas inqualificaveis de que a profissão / profissionais, temos sido vitimas) é por culpa de todos Nós (ENFERMEIROs), desde os responsaveis sindicais, aos sindicalizados e não sindicalizados.

Vamos Todos Contribuir...
 
Isto não é mais do que alguns colegas aqui neste blog já previam, mas os iluminados do SE estavam à espera de milagres e andaram de panos quentes até agora. Isto não passa de roubar aos enfermeiros para dar aos médicos e aos professores uma vergonha. Isto qui não vale a pena vou m juntar aos enfermeiros emigrantes. SINDICATOS DA TRETA NEM MAIS UMA COTA PAGO
 
sé carlos, com quem andas a dormir?
Ficas todo preocupado em ofenderes a Ana J.
Só tens tamanho, vê se cresces.
As tuas fãs estão de rastos contigo.
Colegas eu acho que despositais demasiadas esperanças no miudo
 
“COLEGAS VOÇES AINDA NÃO SE CANSARAM DE PEDIR UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, NÃO CONSEGUEM VER QUE ELES NÃO A QUEREM MARCAR, POIS TEM PENA DA MINISTRA E DOS DOENTINHOS...” não é pena da ministra nem dos doentinhos mas sim quantos de vós a concretizava 1 dia todos, 2 dias menos três dias alguns 4 dia quase ninguém. Pois é meus amigos assim não vamos lá.
 
Os Sindicatos Não Poderão ir muito longe sem o contibuto de Todos. Temos obrigação de proporcionar aos sindicatos todas as condições para poderem apostar com segurança numa forma de luta radical se esta for o caminho.

Caros Colegas é hora de assumir-mos compromissos. Enviem mensagens /mails aos sindicatos a mostrar a vossa inteira disponibilidade para as formas de luta a adoptar, deixem sugestões construtivas
 
Temos que dar visibilidade à nossa causa.
E que tal estarmos todos os dias um grupo de enfermeiros na Assembleia da República. Por exemplo organizados por Hospital, Centro de Saúde, etc.. Manifestar a nossa indignação com faixas, cartazes, t-shirts e a começar já no Orçamento 2010
 
Volto a perguntar ... porque é que os sindicatos aceitaram 1/2 carreira há uns meses atrás?

Olho para tudo e o que vejo é que a nossa antiga carreira, apesar de não actualizada para a licenciatura, era bem melhor que estas propostas da treta ...progressão de 3/3 anos, possibilidade de subir de categoria ao fazer uma especialidade, categoria de chefe de supervisor...era coerente e dignificava bem mais a profissão ...
 
Está tudo louco... ou quê entupam os mails dos Sindicatos?? E Porque não entupir os Mails do Governo e da Ministra !

Ou não são eles que nãos querem passar a Licenciados? Não foram eles que nos apresentaram esta proposta ridicula...

Eu faço greve e vão pedi-la os Sindicatos e vocês... Ou falam falam e no fim...

Infelizmente e já tenho anos de Blog, Manifestações e Greves e vejo muito isto... Falam e depois nada.

É preciso união e se há reuniões naos Hospitais falem lá questionem lá ... Quem nos está a tramar é o GOVERNO... Lembrem-se disso, temos todos os Sindicatos a pedir o mesmo e a proposta é semelhante a todos. Foi MUITO Má ...Temos que mostrar a nossa insatisfação.

Deixo-vos com a nota pessoal que publicamos no Cogitare em Saúde :

"Em Enfermagem, toda a negociação da sua carreira e sua operacionalização, NÃO houve o mesmo empenhamento da Ministra da Saúde como na da Educação… Iremos em Breve Partir para uma GREVE E ESPERO ADESÂO DE TODOS.

Pessoalmente não irei substituir ninguém que não faça Greve!

Na Reunião com os Professores houve reuniões em diferentes pisos, ao mesmo tempo com todos os Sindicatos?
Dia 8, no Ministério da Saúde, também houve Maratona com varias propostas entregues no mesmo dia, como nos Professores?
São os Professores diferentes de nós? São as Ministras diferentes em actuação ou o respeito profissional não é o mesmo?

Porquê o Silêncio dos Media(LINK), FAÇAMOS OUVIR A NOSSA VOZ COM UMA GREVE, que PARE O SNS"
 
Onde é que uma educadora de infância licenciada ganha de base mais de 1500 Euros e um Enfermeiro com Mestrado e especialista pouco mais de mil?

EM PORTUGAL ...

Oh Srs dos Sindicatos é assim tão dificil demonstrar que isto é injusto? Não quero comparações sequer com médicos, que têm mais anos de formação que a generalidade de outras profissões ...

JÁ AGORA E QUE TAL O TRIBUNAL? ESTAS PROPOSTAS NÃO VIOLAM NADA???

OUTRA IDEIA - REINTRODUZAM A CATEGORIA DE ESPECIALISTA E A DE GRADUADO - FAZ TODO O SENTIDO, DE PREFERÊNCIA SEM QUOTAS - PRINCIPALMENTE A DE GRADUADO - JÁ ASSIM ERA NO PASSADO - NÃO DESTRUAM O QUE DUROU ANOS A CONSTRUIR!
 
Estou incrédula, tenho vergonha de pertencer a esta classe profissional que é um autêntico "Bobo da Corte".
Não é de admirar...Os enf. passam o tempo a tentar derrotar os seus pares, basta presenciar o mesquinho "diz que disse" nos locais de trabalho...Não existe união na nossa classe e penso que nunca existirá.
Apregoa-se uma greve sem cuidados mínimos (com a qual concordo plenamente), a um despedimento colectivo (algo a que já coloco algumas reticencias)...Mas como não existe união na classe estas medidas nunca serão viáveis.

É aqui que residem os nossos problemas: AUSENCIA DE UNIÃO.

Outras classes profissionais que trabalham diariamente ao nosso lado já o constataram...um amigo meu (AAM) ainda ontem numa conversa informal disse "um medico pode aperceber-se que outro colega cometeu algum erro e nunca o denuncia publicamente...dão sempre a volta por cima...não criticam nenhum colega em frente ao doente ou outro profissional de saúde...existe uma protecção entre pares"...E é verdade...Todos sabemos que é verdade.

Falta postura profissional à classe de enfermagem...Ainda estamos a tempo de mudar o rumo das coisas...É difícil mas não impossível!

Planeta M
 
Deixemo-nos de tretas olisticas, cuidar, estar ao lado doente 24h... e palhaçadas do genero!!!!
Meus caros colegas Eu sou pago para desempenhar as minhas funções e mais não...
Deixe-mos de lado os pensamentos retrogrados de "pseudo" enfermeiros...
Tenham coragem, tenham T_ _ _ _ _ _
GREVE POR TEMPO INDETERMINADO JÁ!!
 
Colegas têm aqui o mail do José Carlos Martins demonstrem o vosso descontentamento:

jccm@sep.pt
 
ISTO ESTÁ UMA VALENTE M...DA.

NÃO FAÇO MAIS GREVES DE 2 OU 3 DIAS, AGORA SÓ SE FOR DAQUI PRA CIMA..

ESTOU FARTO DE SER HUMILHADO..

QUERO OUTROS DIRIGENTES SINDICAIS, DE PREFERENCIA UM COLONE DO DIRIGENTE SINDICAL DOS PROFESSORES
 
Isto é uma palhaçada estes sindicatos não querem luta a sério é só amizadade com a ministra. Aqui ninguem se esqueceu que o SEP no pós legislativas veio congratular-se com a recondução da ministra ao cargo e a ministra faz isto. Acabem com esta MERDA de enfermagem que estão a construir e que ninguem quer. GREVE DE 1 SEMANA PELO MENOS OU NADA
 
isto é uma vergonha!!!

e a culpa é dos sindicatos e da ordem, que não se impõem a isto!! olha vejam se os professores não conseguiram!
 
Palhaços do SEP demitam-se todos que não têm capacidade para defender os enfermeiros
 
O SEP não consegue negociar e axa-se dono da razão. DEMITAM-SE SÃO UMA VERGONHA
 
QUEREMOS GREVES a SÉRIO já chega de BRINCAR ÁS GERVES. Pelo menos 1 semana
 
PARA COGITARE EM SAÚDE...

ESTÁ CALADINHO QUE SÓ DIZES ASNEIRAS, ESTAMOS FARTOS DOS SINDICATOS E DE TE VER DEFENDE-LOS.

SE TIVESSES MAIS DIGNIDADE NÃO DIZIAS MAIS NADA FICAVA-TE BEM..

DEVES PENSAR QUE ESTÁS A FALAR COM TRENGOS, NÃO VEZ QUE JÁ TODA A CLASSE ESTA FARTA DE SER ENGANADA...

NÃO VENHAS PRÁ QUI MANDAR BITAITES QUE NINGUEM ESTÁ INTERESSADA NELES...
 
ESTES JÁ DEMONSTRARAM QUE NÃO QUEREM DEFENDER A CLASSE, SECALHAR A MINISTRA PAGA-LHE MAIS QUE NÓS
 
QUEREMOS OUTROS DIRIGENTES SINDICAIS, ESTAMOS FARTOS DESTES, NÃO SERVIAM SEQUER PARA BARRER A CASOTA DO MEU CÃO, ESTE MERECE MAIS DIGNIDADE......

A CULPA JÁ NÃO É DA MINISTRA É VOSSA, RUUUUUUUUUA
 
A culpa é de todos nós. andamos sempre a farzer o trabalho dos outros, para despachar, por isso está sempre tudo em ordem, ninguem nota a diferença.
A outra grande culpada é a nossa ordem, aquelas velhas sao uma vergonha. Votem nelas novamente!
Apelo a todos os colegas machos, para a uniao em torno de uma causa, que nos vai ter de levar a uma greve sem "minimos". As gajas são uma coninhas que só servem para cortar na casaca. Sao uma vergonha.
Akele Abraço colegas Enfermeiros.
 
"só por cima do nosso cadáver"...

ÉRA O QUE MERECIAS, AQUI-LO QUE TENS FEITO.

DEMITE-TE EM BOM NOME DA CLASSE
 
COLEGAS SEGUNDO UM DELEGADO SINDICAL VEM AI MAIS UMA GREVE DE 2 DIAS.

ESTÃO A BRINCAR CONOSCO E A EMPATAR-NOS MAIS UNS ANITOS, EU POR MIM NÃO FAÇO MAIS GREVE NENHUMA QUE SEJA ABAIXO DE UMA SEMANA..

SE QUEREM GREVES DE 2/3 DIAS QUE AS FAÇAM ELES.

ESTES SINDICATOS METEM-ME NOJO ESTOU A BEIRA DE PARTIR AS BENTAS A ALGUM
 
COLEGAS HAVERÁ ALGUMA MANEIRA DE PODER-MOS PROCESSAR OS SINDICATOS POR TANTA INCOMPETENCIA......SE HOUVER DIGAM
 
Escrevam para a Ministra todo o repúdio que temos pela proposta vergonhosa que foi entregue.
Exigimos Respeito pelos Enfermeiros

gms@ms.gov.pt

Por favor não escrevam com erros. Isso não contribui em nada para o nosso prestígio.
 
Colegas!
Este é seguramente um ou, o mumento mais dificil da enfermagem.
No entanto, ao ler aqui tanta indignação e tanta vontade de mudar o actual estado, penso que se vislumbra uma luz ao fundo do túnel.
Embora não seja defensor do Enf José Carlos Martins, devo dizer que agora temos que estar do lado dele, não nos podemos esquecer que foi com os nossos votos que ele para lá foi, assim como foi com os votos da maioria que para lá foi este PS.
O momento é de luta.
Os sindicatos devem marcar uma greve por tempo indeterminado, visto que temos vários exemplos de sucesso noutros paises com este tipo de luta.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
A CULPA É DOS SINDICATOS DE MAIS NINGUEM QUEREMOS OUTROS ENFERMEIROS PARA NOS REPRESENTAREM QUE ESTES ESTÃO PODRES……
 
Boa noite...

É com grande desagrado que li a proposta do Ministério.
Talvez seja depois de verem esta proposta, que as chefias de Enfermagem parem de "intimidar" os seus Enfemeiros com as falsas consequências da Greve...deviam ser eles os primeiros a dar a cara por esta luta...GREVE, GREVE , GREVE
 
De facto, os colegas deveriam também inundar os mails de jornais, programas tv, etc.
 
Isto é pior do que o que se estava à espera e o fracasso da estrategia dos sindicatos, os enfermeiros querem greve por tempo indeterminado JÁ
 
Podiamos fazer uma petiçao na Internet para pedir aos sindicatos uma greve de pelo menos 1 semana. Que acham?. avançamos?
 
Caros colegas enfermeiros...
Apesar de todos nós sabermos que as condições laborais estão uma m...da, façam-me um grande favor:
Vamos dar a conhecer aos nossos colegas enfermeiros e futuros colegas este blog, estas ultimas negociações...muito se fala, muito se critica mas falta muita força, sobretudo de vontade dos enfermeiros para mudar alguma coisa.
Cobardes, medrosos e conformistas é o que melhor nos qualifica...
Façamos GREVES SEM CUIDADOS MÍNIMOS JÁ POR TEMPO INDETERMINADO, demonstremos o valor que temos ao/no SNS. As administrações, os doentes, os médicos e os próprios ENFERMEIROS não têm a mínima noção do quanto somos importantes.
Soprem aos quatro cantos do mundo e divulguem estas negociações aos colegas e criem sentimentos de revolta na classe para que assim alguém se lembre de fazer o 25 de Abril da Enfermagem Portuguesa!!!!!!!!!!
Lembram-se dos Finlandeses?
Por favor não exprimam somente a nossa indignação neste BLOG, sejamos mais inteligentes...eu continuo a acreditar que o somos, portanto sugiro: GREVE SEM CUIDADOS MÍNIMOS!!! O mal de hoje de alguns será o benefício de outros para amanhã!!!
 
GREVE POR 1 SEMANA É O MINIMO QUE SE PODE EXIGIR AOS SINDICATOS QUE SÓ TÊM FALHADO
 
Delegados sindicais procura-se.
Alguém se oferece?
Deixem contacto
 
PARECE QUE A MINISTRA ATENDEU AOS MEUS PEDIDOS, BAIXAR E TIRAR AINDA MAIS DINHEIRO AOS ENFERMEIROS, PARA AJUDAR O PAIS A SAIR DA CRISE, E AUMENTAR OUTROS PROFISSIONAIS, VISTO QUE A NOSSA CLASSE É VISTA COMO A "MADRE TERESESA DE CALCUTÁ" DAMOS TD E DAMOS APENAS CARINHO E CONFORTO AO DOENTE, SOMOS DISPENSÁVEIS...


ARRRRRRRRRRRRRRRRRRRREEEEEEEEEEEEEEE, ESTAMOS A ESPERA DE QUE, CARAGO!!!!!!! ERA JA TD EM PARARELIZAÇÃO ONTEM
 
"De valorização económica dos Enfermeiros Especialistas (como é possível?"

É possível desde que a estratégia dos sindicatos e da OE passou por negociar e aprovar paralelamente um MDP (estilo Novas Oportunidades)em que todos os enfermeiros vão ser especialistas!!... Vão ver que até os que não querem serão obrigados !...

Se repararem na proposta inicial quem fosse especialista passava para enfermeiro senior, a partir do momento em que tiveram a ideia luminosa e futurista de tornar todos especialistas (e sem estudar...) o governo teve a ideia luminosa de nivelar tudo por baixo, alguem tem duvidas?

PS: Não sou professor de escola de enfermagem, sou apenas um enfermeiro com dois dedos de testa ...que até não está nada contente com o que se passa no ensino de Enfermagem, mas garanto-vos que o MDP preconizado só vai piorar a situação, afastando o conhecimento e a prática da escola.

Essa história do internato é uma tentativa absurda de copiar um modelo médico que não pode ser replicável para a enfermagem, para isso tinham copiado tudo ...remunerações, carreira, suplementos, ...
 
Vamos à luta colegas!
 
HEI PESSOAL !!!

E QUE TAL APROVEITARMOS JÁ ESTA PROPOSTA DE REMUNERAÇÕES ENQUANTO ELES NÃO PENSAM NUMA OUTRA EM QUE AINDA TEREMOS DE PAGAR PARA TRABALHAR ???!!!!.........
EU ACEITO JÁ ESTA !!!???!!!!!.....

(CHEGA DE NOS DAREM GOZO, VAMOS ABANAR PORTUGAL, CARAGO...)

PM / HSTV
 
Das duas uma: ou greve por tempo indeterminado ou paralisação geral (não há cá cuidados mínimos)... querem brincar connosco, não dão importância ao nosso trabalho, temos de lhe mostrar a verdadeira importância. Haja coragem e esqueça-se o samaritanismo.
 
Tive uma ideia!!!

Não são precisos muitos. Um autocarro ou dois chegam perfeitamente. É coisa para um dia.

Já que não nos ouvem em Portugal, vamos protestar à porta da Embaixada de Portugal em Madrid para envergonharmos estes gajos todos.

É fazer uma convocatória pela comunicação social espanhola a dizer que vai haver barulho em frente da embaixada de Portugal.

Pode ser que com a TVE a filmar e a divulgar para a Europa esta forma inédita de protesto, o governo tivesse vergonha na cara, que dizem?
 
Outra ideia

Fazer uma cordão humano a cercar o quarteirão do MInisterio da Saude!!!!!!!!!!!
 
Pessoal temos de nos unir. Cada um de nos tem de por a par todos os colegas que conheçe deste desastre, pois acreditem que só 40% da classe tem noção do que se passa. Além disso é greve por tempo indeterminado e ACABOU. Os colegas que não fizerem greve apanham mas é PORRADA!
Secalhar tem de morrer alguem para isto ir para a frente. E se for preciso uma grevezinha de fome em frente ao ministério da saúde
 
Caros Colegas:
Acho que este blog continua a ser um excelente espaço de dílirios de muitos colegas.
Não me vou alongar...até porque continuo a reconhecer nos representantes da minha classe a capacidade para serem porta voz de uma profissão.
Digo mais, quem não concorda com a postura dos sindicatos que com dignidade debata ideias....vá sim as reunióes expor e debater.
A política do bota abixo só favorece o governo. Não sei se já perceberam que quem faz e dita muitas das leis é o partido em quem vocês votaram.
Mas sem dúvida é mais fácil dizer mal de quem até aqui nos trouxe....
Ou esquecem-se das inúmeras vitórias?
Mas atenção, nunca foram conquistadas com separatismo, divergência sim....diferentes opiniões também...terrorismo entre colegas não.
Se não estão contentes com quem os representa criem novas listas e concorram, sejam pró-activos.
O que hoje temos de mal só se deve aos sucessivos governos que temos/tivemos....
Se estão tão indignados canalizem forças para a luta....para a luta contra um governo despota.
Não precisam de dirigir contra sindicatos e/ou seus dirigentes sindicais.
Ninguém precisa de publicitar mails do Enfermeiro José Carlos ou de outros...eles estão nos locais de trabalho, todos sabemos onde os podemos encontrar. Basta consultar a agenda de reuniões.
Luta com dignidade e coerência, greve por tempo indeterminado....alguém sabe o que é? sabem que profissão temos? sabe quanto custa? Sejamos realistas...A altura é de união e de luta contra o governo e as suas políticas...quem pensar o contrário está a meu ver enganado.
Não demos tiros nos pés, a NET é publica e muitos destes comentários são fracturantes e fragilijantes de uma profissão que muitos queremos ver unida.
Mas também não são 100 ou 200 comentários que fazem a primavera da Enfermagem. Assumam-se, postem aqui, vão as reuniões e LUTEM. COSTRUAM
 
Esta é apenas a 2ª ou 3ª vez que venho a este blogue e decidi hoje escrever algo. Enquanto o faço acho engraçado ler que "A moderação de comentários foi activada." Pois, das poucas vezes que acedi a este blogue, os comentários que nele constam são tudo menos moderados. São pouco educados,pouco dignos e demonstram pouca formação e pelos vistos são feitos por enfermeiros que pretendem dignificar e ser dignificados na sua profissão. Acho dificil, sobretudo quando não dignificam os seus pares com esta postura.E hoje, especialmente, sinto-me triste por todos estarem mais preocupados em insultarem-se uns aos outros do que em mostrar que estamos unidos e que vamos levar a enfermagem a bom porto com uma carreira e remuneração digna, tal como merece. Se depois querem alterar quem nos representa é com vocês, mas ainda não vi ninguém a responder ao comentário do colega para se oferecer como delegado. Criticar e dividir é fácil, ter coragem para estar junto e unido é mais dificil e só para alguns, não para os anónimos atrás de um computador mas para os que se juntam. Dignifiquem a enfermagem e parem de questões pessoais e que só nos envergonham.
Sou enfermeira com orgulho e quero que todos o saibam e quero ter a visibilidade que mereço, mas para isso é preciso saber estar, parece-me que o não aprenderam nas ditas escolas...
 
Ao Sr. filmes marados:

Você não passa de um elemento do SEP de certeza podia ao menos assumir quem é, já que estão sempre lá. A última reunião que eu fui do SEP e propos uma greve de uma semana mandaram m calar e que não era isso que os colegas queriam eu aqui vejo o contrário, mas eles é que são os donos da razão e a seguir toma lá esta proposta mm MUITO BOA. O FILMES MARADOS deve estar muito feliz
 
Concordo. Isto já vai c/ a paralisação total...
 
Anónimo das 11:35. Sempre ao mais alto nível.
 
Respondendo a uma provocação de um anónimo.
Estivemos em todas as Manifestações, participamos em todas as Greves, tendo feito parte de piquetes de greve.

Criticar é muito fácil, escrever algo sobre o anonimato ainda melhor. O pior é quando temos que dar a nossa cara e identidade.

Vejo muitas das vezes comentários aqui e no Cogitare a dizerem para se fazer 1 semana, ou por tempo indeterminado de GREVE MAS quando estamos no piquete de greve vemos que esses mesmos colegas que protestam e criticam são os mesmos que nem um dia de Greve fazem.

Acrescido a este facto ainda são os que mais protestam. O Cogitare em Saúde, mantém a sua linha de pensamento sempre, pois sempre apelou à união dos Enfermeiros e dos Sindicatos e irá a apelar. Pois se não forem os Sindicatos a nos representar quem será?

Serão por ventura os anónimos comentadores? Por tudo aquilo que fazemos por Enfermagem , pelo tempo que perdemos no Cogitare a ler mails de noticias que nos enviam a responder a dúvidas, a pesquisar a falar com os colegas que nos abordam... Temos identidade, fazemos e iremos fazer sempre mais pela profissão, tal como outros colegas o fazem diariamente em todas as suas acções que fazem enquanto Enfermeiros! Assumem os seus actos pelo que fazem e dizem!

É preciso estarmos unidos na luta que não é de Enfermeiros contra Enfermeiros , mas sim de Enfermeiros Contra o Governo e Ministra da Saúde que não nos reconhecem. As Manifestações e Greves não se fazem de anónimos, nem de palavras soltas ao vento é preciso estar comparecer e isso dá trabalho, incomodo.

“Mas sem esforço que valor teria a recompensa!”. Por isso e caso haja greve de 3 dias espero que seja uma greve que manifeste MESMO a REVOLTA que esta proposta nos causou.
 
Vejam a seguinte petição colegas: http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1024
Penso que reflecte o nosso desagrado.
É dirigida á Ministra da Saúde
 
QUAL É O PROBLEMA. CONSULTEM O ESTATUTO DA CARREIRA DOS PROFESSORES E APRENDAM.
"Ao voltar a recolocar a Transição de alguns Enf.ºs Chefes e Supervisores para Enf.ºs Principais, o MS impõe administrativamente (por transição automática) a descategorização/mudança de área funcional destes colegas. Ou seja, o MS impõe a mudança da área da Gestão (Enf.ºs Chefes e Supervisores) para a área da Prestação de Cuidados (Enf.ºs Principais);(...)".
QUE VERGONHA ESTA PROFISSÃO. MESQUINHOS!!!
A BASE TEM DE SER REMUNERADA JÁ COMO TÉCNICO SUPERIOR/PROFESSOR.
 
POR ACASO JÁ OUVIRAM FALAR DA POLÉMICA PROF/PROF TITULAR.
GRANDE NEGOCIAÇÃO. UMA CARREIRA... UMA CATEGORIA. EXCELENTE. O RESTO EM COMISSÃO DE SERVIÇO, MAIS NADA.
 
Tudo isto é fruto da oferta de Enfermeiros que existe em portugal, onde continua a prevalecer a ideia de que faltam Enfermeiros!
E os culpados são os Enfermeiros que ao longo destes ultimos anos lidaram impávidos e serenos com a proliferação de Escolas Privadas e que sempre colaboraram na formação de novos Enfermeiros!
Agora é tarde amigos, não temos poder de reivindicação porque somos muitos!
 
Caros colegas,

Estou tão indignado como todos os que já comentaram, contudo não acho que virarmo-nos uns contra os outros ou contra os sindicatos traga bons resultados!

Venho apenas fazer um apelo para divulguem ao máximo esta informação! Expliquem aos colegas nos serviços, enviem emails a todos os enfermeiros que têm na lista de contactos, com estes dados vergonhosos...
Porque é muito comum grande parte dos colegas não seguirem as negociações e não estarem informados!

Faço esse apelo... divulguem o mais que puderem a informação para que no caso de se radicalizarem as formas de luta, as pessoas estejam conscientes da situação e a adesão seja a maior possível!

Força colegas... lembrem-se dos professores! TEMOS DE LUTAR... custe o que custar.
Estamos a falar da nossa vida, provavelmente do que resta dela! É isto que vamos levar até à reforma.

VAMOS LUTAR COLEGAS!
 
Anónimo 11:35PM
Que moral para que faz um comentário "Anónimo"?????
 
ok ok ok...

é certo que nada é perfeito. é certo que os nossos dirigentes sindicais muito menos... é certo que fazem o que podem... é certo que são os únicos, neste momento, nos lugares certos para fazer a diferença...

mas também é certo que fazem de nós gato sapato...é certo que muitos destes comentários resultam de raiva e frustração de abusos constantes e inactividade exasperante...

agora o que não está certo é definir formas de luta semelhantes às do passado... pelos mesmos indivíduos.
dizem-nos: "vão ás reuniões dos sindicatos, discutam, construam..." então e quantas vezes essas decisões já estão tomadas de antemão às reuniões? quantas vezes não ligam "puto" àquilo que sugerimos? Mas eu vou la estar para ouvir, vou sim sr!

é certo que não há união, mas não é certo não haver "tomates" por parte de quem nos dirige para implementar medidas com garra!

Luta com dignidade e coerência... pois pois... se não somos dados ao respeito, que esperam que as pessoas pensem??

construir uma imagem social positiva e de impacto sobre enfermagem na sociedade vai levar ANOS a fazer... e isto se começassem já, que NÃO É O CASO. O crescente desemprego e vagas das escolas abertas que nem uma barragem só vão piorar as coisas. Os interesses instalados nunca vão deixar de existir.

3 dias de greve? Sabendo tudo isto, QUE JUSTIFICAÇÃO DÃO OS SINDICATOS PARA SUGERIR ESTE E NÃO OUTRO TIPO DE GREVE?? AS PESSOAS PODERÃO ADERIR MAIS É? E QUEM VAI CONVENCER OS colegas de consultas a deixarem de as fazer, face às ameaças diárias de médicos E DAS CHEFIAS? quem vai convencer e de que maneira os COLEGAS DO BLOCO A DESISTIREM DO SEU BÓNUS ANUAL OU MENSAL por um risco que não sabem se valerá a pena?

Os delegados sindicais foram todos formados para desmistificar uma série de ideias e preconceitos erróneos? É que já os vi dizerem muitas asneiras... isto no sentido de que estamos todos a ficar muito "mansinhos"... já ninguém se lembra da greve de 1976???

1 - Alguém de direito e com conhecimento que saiba e publique algum artigo nos media para "recordar" o povo do que aconteceu em 1976...

2- vamos a madrid? essa ideia parece-me...brilhante! e melhor, vamos não só a madrid mas também a todas as capitais com embaixadas de países onde os enfermeiros são a segunda ou terceira profissão mais reconhecida!!! (há um post do DE sobre isto de há uns meses) contactos para enfermagemessencial@gmail.com

3 - vamos todos ás reuniões! e vamos avisar os colegas! e vamos participar! agora "faz favor" de os sindicatos apostarem nalguma empresa de publicidade, por forma a em vez de um papel cheio de texto (apesar de muito importante) haja um com uma frase apelativa à participação ("casa roubada trancas à porta!" ou assim :p)!
 
Greve não de um dia, nem dois....UMA SEMANA.
 
HUMILHANTE !!!!!
INQUALIFICÁVEL !!!!!
INADMISSIVEL, é a posição que os sindicatos têm tido em todo este processo MAS JÁ Á MUITOS ANOS
PONHAM OS OLHOS NOS PROFESSORES
E MAIS !!!
ENVERGONHEM-SE DE DIZER QUE SÃO ENFERMEIROS .....
 
Peçoo desculpa por quando coloco o meu ID não aparecer o meu nome mas sim o nome de um blog que tive - Filmes Marados. Chamo me Rui Santos e sou daqueles que dou o peito a bala. Nunca me escondo na carapaça do anonimato. União precisa-se..... Quanto ao que sou, sou enfermeiro e dirigente sindical, se quiserem ponho aqui as outras actividades que faço. Estou a espera que os colegas apareçam nas reuniões...aí não são anónimos. E disponho-me a propor ao colectivo dos enfermeiros quantos estão disponiveis a fazer uma greve por tempo indeterminado....Veremos quantos conseguem abdicar de 20 ou 39% do salários. Ninguem esta aqui para fazer os Enfermeiros esfolarem os joelhos...
 
Sempre defendi que os sindicatos são o "braço armado" da classe, mas a verdade é que durante estas negociações mostraram-se pouco "aguerridos", até mesmo "insensatos"!

A sensação que emanou dessas reuniões foi de que as mesmas se tratavam de um encontro de "amigos".

A espera e o arrastamento das negociações, ASSOCIADO A UMA DEFICIENTE INFORMAÇÃO levou à desmotivação dos Enfermeiros. Aqui há que LOUVAR o governo pela sua estratégia.

E CONDENAR os sindicatos pela sua falta de visão, pois caíram que nem "patinhos" no engodo.

O resultado está à vista e não foi por falta de aviso...

Há quem diga que o Enfermeiro Azevedo é demasiado "EXTRAVAGANTE E ARROGANTE" aquando da defesa dos interesses dos enfermeiros,

e de tudo tem feito para o desacreditar em Praça Pública, apesar de não compreendido por muito dos seus pares durante anos travou batalhas pela classe de forma contundente e exemplar...

Aos colegas que o criticaram, pergunto: o que fizeram? em que contribuíram? em que reuniões participaram? em que greves participaram? e por último SÃO SINDICALIZADOS????

Acredito que é desse espírito "combativo" que precisámos, acredito que precisámos de mais "Enfermeiros Azevedos" incómodos, pertinentes e sempre presentes... diria mesmo assustador para os NÃO ENFERMEIROS!

Relembro a famosa frase proferida por Churchill, durante a II Guerra Mundial: " Não perguntes o que é que a Inglaterra pode fazer por ti?, mas sim o que é que tu podes fazer pela Inglaterra?

Este é o momento que nos devemos perguntar o que é que eu posso fazer pela a Enfermagem?

APESAR DE TUDO CONTINUO A DEFENDER QUE OS SINDICATOS TEM A FORÇA QUE LHES DAMOS.

Por isso a sindicalização é o primeiro passo.

O segundo é PARTICIPAR em todas as lutas promovidas pelos sindicatos, quer concordemos ou não com as mesmas.

O terceiro passo é informar, divulgar, JUNTO DOS COLEGAS este BLOG e o buraco negro em que está a classe. No fundo prepará-los e estimula-los a participar no combate,

Que se adivinha duro e penoso.

Pela minha parte chega de HUMILHAÇÕES!!! Apesar de achar que os 3 dias de Greve que os sindicatos estão a pensar decretar são poucos, EU VOU FAZER GREVE!!!

Pois quem não aderir às formas de luta decretadas pelos sindicatos ESTÁ IMPLICITAMENTE A CONCORDAR COM ESTE GOVERNO!!!!

e a partir de hoje inicio GREVE de ZELO por TEMPO INDETERMINADO!!!
 
nunca vi tantas comentarios, será que isto demonstra que estamos a começar a unir-nos? nao é preciso que pensemos todos da mesma maneira, mas que nos unamos. força, pessoal...
greve de fome se for preciso
 
Olá!sejamos censatos, greve de 3 dias! não.Tempo indeterminável,com cuidados minimos,a que somos obrigados.
 
Estão sempre com a velha desculpa que a nossa ordem é muito nova, que não é função da Ordem lidar com as situações de remuneração e carreira, mas isso é mentira. Na realidade a ordem não tem acção directa nestes assuntos, mas tem influencia indirecta uma vez que uma das suas funções é promover a dignidade e prestigio dos seus membros, e só não vê quem não quer que esta devalorização salarial comparativamente a outros licenciados do país é um acto de discriminação pura, que implica desprestigio e nada dignificante para a nossa classe. CERTO? Assim a ordem tem bases para agir baseando-se nos seus estatutos.

ESTATUTO DA ORDEM DOS ENFERMEIROS

Artigo 3.o
Atribuições


2 — São atribuições da Ordem:
a) Zelar pela função social, dignidade e prestígio
da profissão de enfermeiro, promovendo a valorização
profissional e científica dos seus membros;


Digam agora que a ordem nada tem a ver com esta situação. É mais que obvio que tem e sempre teve. A ordem so não tem que actuar nos casos pontuais em instituições especificas em que se verifiquem conflitos laborais , isso sim é para os sindicatos. Mas o que se passa com a enfermagem não é um caso isolado nesta ou naquela instituição, é uma situação global que afecta todos os enfermeiros, o mesmo é dizer que afecta todos os membros da ordem. Esta nova proposta desprestigia e diminui a dignidade de todos os enfermeiros e a sua valorização profisional, ou seja mais uma vez de todos os menbros da ordem, e segundo o estatuto atras descrito a ordem tem o dever e a obrigação de zelar pelo prestigio, dignidade e valorização profissional de todos nós. Se isto não se enquadra nesse estatuto então não sei o que se enquadrará. O que mais me revolta, é que para alem de não actuar em conformidade com os seus estatutos a nosa ordem nem sequer uma palavra publica de apoio emitiu para os seus membros. Pensem nisto na proxima vez que alguem diga que a ordem nada tem a ver com esta situação. É MENTIRA , TEM TUDO MAS TUDO A VER.
 
Enfermeiro José Carlos Martins, Coordenador Nacional do SEP, isto "só por cima do nosso cadáver"...

UPS.. Cá para mim alguem deveria ir encomendando o caixão do homem.
 
Bem feito seria uma desvinculação do SEP, pois as reuniões são com eles. Eu sou do SE, tudo que necessito, mesmo casos que tive com dificuldade juridica foram os do SE que trataram, têm dois advogados do melhor! O que tratou o meu caso foi o Dr D Almeida, 10 estrelas, vi o caso mal parado com as conversações no serviço, recorri ao SE e foi trigo limpo farinha amparo!
Pra termos representantes fortes temos que lhes dar a nossa força.
Reflitam
 
"EXMA SRª MINISTRA,

CREIO QUE SE CHEGOU A UM PONTO EM QUE OS SALÁRIOS QUE PROPÕEM À CLASSE DE ENFERMAGEM, JÁ NÃO ROÇA O RIDÍCULO: É UM AUTÊNTICO GOZO!!!
BASTA DE PROMESSAS VÃS DE MELHORIA E ADEQUAÇÃO SALARIAL, A UMA CLASSE PROFISSIONAL FUNDAMENTAL AO SNS.
BASTA DE MANOBRAS DE DIVERSÃO, E DE TAMANHA TANGA QUE DÃO EM TODAS AS REUNIÕES COM OS SINDICATOS!

PAGUEM O QUE DEVEM AOS ENFERMEIROS!! CHEGA DE ANDAR A GOZAR COM A NOSSA CARA!
SEJA DECENTE, E TOME O EXEMPLO DA SUA COLEGA DA EDUCAÇÃO, DEFENDA QUEM É SUPOSTO TUTELAR!

A SRª SERÁ PARA SEMPRE LEMBRADA COMO UMA DAS MAIORES INIMIGAS DA ENFERMAGEM PORTUGUESA!

R.F., EER"

mail do MS: gms@ms.gov.pt
 
Colegas é hora de assumir compromissos, unir forças, participar activamente na definição da Nova Grelha Salarial e da Transição para a Nova Carreira (A NEGOCIAÇÃO ESTÁ AGORA A DECORRER - MUITOS ENFERMEIROS AINDA ESTÃO POUCO DESPERTOS PARA O PROBLEMA E PARA A SUA GRAVIDADE, URGE ACORDÁ-LOS, ABANÁ-LOS, CHAMÁ-LOS PARA A REALIDADE. Poucos estão Atentos / Activos/ Participativos, Alguns não querem acreditar, outros Dormem Profundamente - hão de acordar, mas TALVEZ JÁ SEJA TARDE E A NEGOCIAÇÃO TENHA PASSADO.

Também Não Tenho dúvidas que a Força dos Sindicatos depende em grande escala da Força que Nós Enfermeiros lhe transmitimos, da forma como participamos nas ações de luta que decretam, daquilo que fazemos e ajudamos a fazer.

Tenho apenas 2 Anos de profissão, mas acredito que também eu (recém licenciado) devo dar O meu contributo para que a Enfermagem de Amanha seja melhor, para que os Enfermeiros sejam reconhecidos e valorizados, para que os nossos direitos sejam respeitados, etc.

No ínicio do ano de 2009 resolvi tornar-me Sócio de Um Sindicato de Enfermagem e desde então procuro participar, opinar, contribuir, estar presente. Sempre que possivel abordo os meus colegas de serviço e procuro fazer com que eles estejam Atentos e Informados.

Muitos outros colegas fazem o que eu faço e MUITO MAIS, MAS HÁ NECESSIDADE DE SERMOS MUITOS MAIS A FAZÊ-LO.

No que há carreira diz respeito: O QUE EM BREVE FICAR APROVADO SERÁ PARA SER APLICADO DURANTE ANOS, POSSIVELMENTE CERCA DE 2 DECADAS
(20 Anos é muito tempo - TODOS TEMOS QUE TER CONSCIÊNCIA DISSO).

Acredito que O CAMINHO a SEGUIR É O CAMINHO DA ACÇÃO CONSTRUTIVA.

Enfº Pedro Gonçalves

Caros colegas SFF procurem Identificar Todos os Vossos Comentários.

Opina neste e noutros blogs de Enfermeiros muita gente que nada tem a ver com a Enfermagem, procurando influênciar negativamente a opinião e comportamentos de alguns colegas. Há opiniões que não são certamente de Profissionais de Enfermagem.
 
Não só apoio como coloco a disposição o Instituto Saúde e Vida nessa luta pela valorização da enfermagem, onde já desenvolvemos um Programa de Conscientização da Politização da nossa classe que visa o Crescimento Sustentável da Enfermagem.

Temos que acorda e mostrar a nossa força, a final somos a maior força de trabalho da área da saúde representando 68% dos funcionários da rede pública ou privada, ou seja, essa paralisação ira causar um caos no sistema de saúde, pois sem a enfermagem nenhuma unidade de saúde não funciona! Caros amigos, não podemos mais nos comportar como um imenso elefante branco amarrado com uma linha em um palito presa na areia. Pois só seremos respeitados quando começarmos a mostrar a nossa força através da unidade da classe concretizando essa paralisação, por isso, participe e apóie e compareça nos movimentos sem medo! Conte comigo eu e toda a nossa equipe e amigos aqui do Rio de Janeiro que estaremos presentes nas manifestações e na conscientização da importância de aderir a esse movimento!
 
Já SABEM O QUE FICOU RESOLVIDO HOJE COM O SINDICATO DO CENTRO E DO NORTE?

A enfermagem não têm só SEP -flor
 
então os restantes enfermeiros que estão a trabalhar vão receber sempre sem ser licenciados????
 
Força colegas!
 
UNIÃO!
 
Estão sempre com a velha desculpa que a nossa ordem é muito nova, que não é função da Ordem lidar com as situações de remuneração e carreira, mas isso é mentira. Na realidade a ordem não tem acção directa nestes assuntos, mas tem influencia indirecta uma vez que uma das suas funções é promover a dignidade e prestigio dos seus membros, e só não vê quem não quer que esta devalorização salarial comparativamente a outros licenciados do país é um acto de discriminação pura, que implica desprestigio e nada dignificante para a nossa classe. CERTO? Assim a ordem tem bases para agir baseando-se nos seus estatutos.

ESTATUTO DA ORDEM DOS ENFERMEIROS

Artigo 3.o
Atribuições

2 — São atribuições da Ordem:
a) Zelar pela função social, dignidade e prestígio
da profissão de enfermeiro, promovendo a valorização
profissional e científica dos seus membros;

Digam agora que a ordem nada tem a ver com esta situação. É mais que obvio que tem e sempre teve. A ordem so não tem que actuar nos casos pontuais em instituições especificas em que se verifiquem conflitos laborais , isso sim é para os sindicatos. Mas o que se passa com a enfermagem não é um caso isolado nesta ou naquela instituição, é uma situação global que afecta todos os enfermeiros, o mesmo é dizer que afecta todos os membros da ordem. Esta nova proposta desprestigia e diminui a dignidade de todos os enfermeiros e a sua valorização profisional, ou seja mais uma vez de todos os menbros da ordem, e segundo o estatuto atras descrito a ordem tem o dever e a obrigação de zelar pelo prestigio, dignidade e valorização profissional de todos nós. Se isto não se enquadra nesse estatuto então não sei o que se enquadrará. O que mais me revolta, é que para alem de não actuar em conformidade com os seus estatutos a nosa ordem nem sequer uma palavra publica de apoio emitiu para os seus membros. Pensem nisto na proxima vez que alguem diga que a ordem nada tem a ver com esta situação. É MENTIRA , TEM TUDO MAS TUDO A VER.
 
Eu faço greve! Ganhar menos?? GREVE GERAL!
 
EU SOU LICENCIADO! PORQUE HEI-DE GANHAR MENOS 500 EUROS DO QUE OS PROFESSORES?
 
A nossa ordem tem que ser chamada a responsabilidade que tem para com os seus membros. Ou a ordem é so para o bem dos utentes, não me digam que pago apenas para ser policiado pela ordem. É claro que não pois:

Artigo 3.o
Atribuições

2 — São atribuições da Ordem:
a) Zelar pela função social, dignidade e prestígio
da profissão de enfermeiro, promovendo a valorização
profissional e científica dos seus membros;
 
Artigo 3.o
Atribuições

2 — São atribuições da Ordem:
a) Zelar pela função social, dignidade e prestígio
da profissão de enfermeiro, promovendo a valorização
profissional e científica dos seus membros;
 
Isto é um caso de humilhação incomparável! Colegas, temos de lutar até ao fim!
 
Humilhante esta proposta do Ministério da saúde!

Preocupado com o futuro da enfermagem em Portugal! Exige-se formas de lutas, eficazes que demonstrem o o valor e o reconhecimento do que é a enfermagem e o do que é ser enfermeiro!

Futuro Enfermeiro
 
SRS SINDICALISTAS:

ISTO É UMA DERROTA PESSOAL VOSSA, DA VOSSA FORMA DE DIÁLOGO, DAS VOSSAS NEGOCIAÇÕES E DA VOSSA INCOMPETÊNCIA!!!!!!!!!

OUÇAM OS ENFERMEIROS, ACORDEM E SALVEM A PROFISSAO ENQUANTO HÁ TEMPO E ACIMA DE TUDO .... DIGNIFIQUEM A PROFISSAO QUE TAMBEM ESCOLHERAM!!!!

SERÁ ASSIM TÃO DIFICIL VER O DESCONTENTAMENTO E A DESILUSÃO DO PESSOAL???
 
JM

A todos os colegas temos que estar unidos, uma vez mais vimos que os sindicatos ja não têm espaço de manobra para negociar, nem habilidade.
Infelismente são quem "pseud" nos representam nas negociações quais negociações pq cada vez mais estamos piores!!!
Chega aos sindicalistas será tempo de perguntar o que é que estão a fazer...! Por muito otimista que se queira ser com reuniões mais reuniões é impossivel de acreditar em mais negociações. Dia 20 há nova reunião e que proposta teem os sindicatos para negociar?

Desculpem enumerar novamente a situação dos professores mas é com estes exemplos que podemos aprender.
Eles conseguem todo nos não conseguimos nada. Faz lembrar o saudoso Zeca Afonso....eles comem tudo eles comem tudo e não deixam nada.....
 
Ao Colega Jose Monteiro,

Quando escreve:
"Todos os colegas temos que estar unidos" TEM TODA A RAZÃO, CONCORDO;
"uma vez mais vimos que os sindicatos ja não têm espaço de manobra para negociar, nem habilidade", ENTENDO QUE ESPAÇO DE MANOBRA TÊM, PROPOSTAS E IDEIAS TAMBÉM (QUEM DESCONHECE CONSULTE OS SITES DOS SINDICATOS, PEÇA-LHES INFORMAÇÕES, ENFIM, ACORDE PARA O MUNDO REAL), MAS FALTA AOS SINDICATOS APOIO DOS ENFERMEIROS, SOMOS UMA CLASSE POUCO INFORMADA, POUCO PARTICIPATIVA, POUCO OPERANTE.

São os Sindicatos que representam a classe e, ainda bem que assim é, COLEGAS AQUI QUEM NOS QUER PREJUDICAR E RETIRAR DIREITOS É O GOVERNO (Ministerio da Saúde e Ministério das Finanças)

Colegas a Informação actualmente é de facil acesso a todos quantos a pretendem - ACORDEM SFF

CONTRIBUTOS POSITIVOS DE TODOS OS ENFERMEIROS SÃO NECESSÁRIOS.

Enfº Pedro Gonçalves
 
COLEGAS O DESCONTENTAMENTO, a injustiça e o desrespeito para com a Classe não é de agora. Não é imposto pelas estruturas sindicais da enfermagem, nem pela OE.

Resulta da discriminação promovida e implementada pelos sucessivos Governos de Portugal. Estes SRs Sim, são quem nos tem tramado e pretendem continuar a facê-lo, não esperem que nos ofereçam o que quer que seja, não esperem deles Boa vontade.

A NEGOCIAÇÃO, ESTA SIM É DE AGORA, E É AGORA QUE TODOS TEMOS QUE NOS EMPENHAR. Em tempos lutamos para iniciar a negociação, agora temos o DEVER DE CONTRIBUIR PARA O ATINGIR DOS OBJECTIVOS NEGOCIAIS PARA A ENFERMAGEM (REPONDO A LEGALIDADE E JUSTIÇA NAS DIVERSAS MATERIAS).

SÓ UNIDOS SEREMOS FORTES
 
Eu penso q deveriamos ,fazer mais do q 3 dias de greve,sai-nos dos bolsos agora ,mas futuramente iremos ser compensados,faz-me sentido.
 
O problemas é alguns dirigentes sindicais estarem muito tempo a tempo inteiro...

Não conhecem a realidade...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!