sexta-feira, janeiro 07, 2011

"Nem tudo é mau"?

Como sócio do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) costumo receber em casa o respectivo correio. A última missiva tinha acompanhada de uma agendarola de plástico e versava sobre o rescaldo de 2010 e uma antevisão de 2011.

Comecei por ler que, apesar de inúmeros esforços, a proposta remuneratória para a Carreira de Enfermagem ficou aquém do esperado e muito aquém do justo. 
Pensei eu... "os Enfermeiros em 2010 travaram lutas magnânimas. Os sindicatos pediram e os Enfermeiros compareceram em massa na maior manifestação de Enfermeiros em Portugal. Enquanto os Enfermeiros lutavam por valores financeiros equiparados aos restantes licenciados da Administração Pública, o SEP negociava - em paralelo - com a Hospitalização Privada salários de miséria. Muitos Enfermeiros integrados nesse acordo de trabalho, viram o seu salário ser... diminuído.
O SEP não percebe nada de estratégia reivindicativa ou de planos de intervenção". 

Continuo a ler a carta. Depois de tudo isto dizia... "mas nem tudo é mau!" (já não me recordo ipsis verbis).
Descansem colegas, segundo eles a esperança existe: ainda está para negociar o enquadramento da Direcção de Enfermagem e da Avaliação de Desempenho...

Comments:
"agendarola de plástico", até nisso o SEP é pequenino!!!!
Após milhares de euros pagos pelos sócios, enviam uma miserável agenda de plástico!!! E nem uma miserável caneta de plástico.
 
Sou enfermeiro graduado desde 2003 e licenciado em Enfermagem. Continuo a receber como bacherel. Decidi deixar de ser sócio do SEP em Outubro de 2010, ganhando mais 1% por mês desde essa altura... Como podem verificar "Nem tudo é mau"!!!!
 
'ainda está para negociar o enquadramento da Direcção de Enfermagem'

uma área sensível e se calhar a mais importante!
sem alguém na direcção, por mto que esse alguém seja ninguém, é sp alguém.
sem ninguém na direcção como querem - desde sempre - fazer, a enfermagem acaba, e passsamos (ou voltamos) a meros técnicos executores do trabalho dos médicos, i.e., a trabalhar para os médicos.
e é por isso que não entendo como é que os futuros aux de enfermagem têm 'gestão' na sua formação base. para quÊ?
acabar de vez com os enfermeiros licenciados (+ diferenciados)?
para deixar de haver representação de enfermagem nas direcções? e deste modo o futuro chefe passa a efectuar funções correspondestes às dos encarregados (dos auxiliares)?
my opinion only
 
Caros Colegas,nem tudo é mau ! Grande Verdade, neste ano de crise anunciada e há muito sentida por todos nós,tive uma agradável surpresa!
Enfermeiro há 21 anos, sócio do SEP há 21 anos, actualmente ex enfermeiro especialista, acabei de se AUMENTADO 1%.
Obrigado José Carlos Martins.
 
Colegas, sou enfermeiro especialista, e também tive um aumento de 1%, acabei com a cota aos sindicatos.
Sabem uma coisa, fico cada vez mais com a noção de que, quem vai para as instituições que nos representam, vai à procura de um "tacho" à custa das nossas cotas, mas chega. Existem outros interesses e provavelmente algumas promessas de poder para que haja estas movimentações nos bastidores.
Colegas acordem, façam alguma coisa, nem que seja por alguns meses, deixem de pagar as cotas aos sindicatos e à OE como protesto da inercia e das constantes palmadinhas nas costas fazendo parecer que isto é normal e que está tudo bem. Experimentem a fazer isso, que iremos vê-los a mexerem-se (uma vez que não entra dinheiro), ah e nas próximas eleições para OE e sindicatos penalizem quem acham que deve ser penalizado. Continua-se na senda de que os enfermeiros trabalham por caridade (como em tempos idos), somos uma profissão com enormes responsabilidades perante a sociedade, e como tal esse reconhecimento é dado mediante a maior ou menor remuneração como todos sabemos.
Colegas acordem, para a inércia que alguns querem que se mantenha...
Bem haja
EnfºAndré
 
já não estou sindicalizado no SEP. O representante do SEP nos AÇORES já lá está à muitos anos , mais de 20, de lá não quer sair e não faz nada pela classe, simplesmente ir todas as semanas para Lisboa na TAP, e de 1ªclasse. Sai do bolso de todos os sindicalizados...É uma vergonha mas é a realidade nos Açores...
 
O SEP do Jose Carlos Martins vendeu os Enfermeiros aos desbarato.
NUNCA TIVEMOS TÃO MAL. ele vai ficar na historia negra da Enfermagem Portuguesa.

Assim como a Ordem dos Enfermeiros (os actuais dirigentes ) pois estamos muito mal e ninguem olha por nós.
 
http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=quotas

CONTRA O AUMENTO DAS QUOTAS NA ORDEM DOS ENFERMEIROS!

ASSINEM A PETIÇÃO COLEGAS!
 
Ena Ena, que bom saber que para os muito poucos que hão-de desempenhar funções de direcção, ainda haverá negociação...

Mas cá para os "pequeninos" já não há nada??

Então esse "cadáver" José Carlos Martins??
Ainda está fresco como os tomates?? Ou já vai mirrado e encolhido? como os tomates?...

Belo trbalho, que bom ver que tanto pelos SEP como pela OE, os interesses da Enfermagem estão a ser bem protegidos...!


Obrigado, nem tudo é mau, e um bom natal!!
 
Também penso que na forma em que a carreira se encontra a direcção de enfermagem é a última garantia que todos nós temos de justiça e igualdade nas progressões e futuros concursos. Se todas as nomeações para funções de gestão couberem apenas a um enfermeiro director aguardam-nos chefias incompetentes, subservientes e da cor do partido...

Penso que nestes últimos anos todos nós já tivemos um vislumbre do que isso significa.

Não compensa de todo a derrota que sofremos em na tabela salarial, mas é a única forma de não deixar este governo levar avante a sua tentativa de inundar o SNS com os seus bilros.
 
http://saudesa.blogspot.com/2010/12/2010.html

O trilho de destruição de Ana Jorge.
 
Realmente não há palavras para descrever a situação que se passa nos hospitais, nomeadamente no hospital de São João. Ora então desta vez os senhores dos sindicatos parece que vão fechar os olhos novamente aos contratados especialistas aos quais vão ser oferecidos 250 euros como prémio da sua competência como enfermeiros especialistas. Contratados, senhores dos SEP. E ou outros? Os que estão lá há mais tempo? Já andam a prometer que vão pagar como graduados há muito tempo. E não vejo lá ninguém dos sindicatos para nos defender. Enquanto isso os contratados ficam maravilhados com a sua rápida ascensão e com os outros a ficarem desesperados com tudo isto.
 
Eu já estive vários anos fora...voltei para ter o direito de lhes dizer na cara o que penso...só assim poderemos evoluir!!
 
Pois é colegas eu sou enfº há 26 anos e estou desencantado com este sindicato de que já não sou sócio pois não defende os meus interesses.Da ordem infelizmente não posso deixar de ser sócio senão também o faria. Isto tudo para vos dizer que este sindicato e esta ordem só defende os interesses daqueles que já estão acomodados os outros é só paisagem.
A politica está entranhada nesssa escumalha do sindicato e da ordem temos de correr com eles senão isto não vai a lado nenhum. Bom ano e felicidades ao DE, um abraço
 
nao consigo dizer nada, o desanimo é total
 
Para quando o fim dos prémios de assiduidade dos médicos de cerca de 500 euros que recebem este dinheiro só para aparecerem no serviço e sem terem que trabalhar mais horas por semana para o merecerem (não nos esqueçamos que o salário base destes profissionais é feito já para as 40h por semana ao contrário dos enfermeiros cujo salario base é feitom para as 35h por semana e o "prémio" corresponde apenas a uma obrigatoriedade de ter que trabalhar 40h por semana e se faltar um dia tem k trabalhar e só receber no fim do mês como se tivesse trabalhado apenas 35h!!!


Para quando o fim das horas extraordinárias? PORQUE AS NOITES E FIM DE SEMANAS NÃO SÃO RETRIBUIDAS COMO OS OUTROS GRUPOS PROFISSIONAIS?????
 
Embora o SEP acuse outros sindicatos de mentira, a verdade é que não tem direcção Nacional, Mesa do Congresso, Mesa de Assembleia e Conselho Fiscal, pois caducaram em 28 de Maio de 2009...assim até se pode pedir a anulação dos diplomas aprovados pelo SEP pois não tinham, e a partir daquela data, legitimidade legal para qualquer negociação. Sendo assim, os sócios vão ter de se reunir em Assembleia Geral para elegerem uma mesa eleitoral que dê início a todo o processo.

O tribunal já tem a queixa e vai ter de desembrulhar este rebuçado..
 
Caro DE então não fala da reunião da Ordem dos Enfermeiros com o STAE que se realizou ontem dia 13 de Janeiro, para encontrar um caminho para viabilizar o projecto do TEPH?

Como é que o senhor vai manter aquela coluna á direita na pagina principal, a dizer mal do projecto, quando a sua ordem se se reúne para o viabilizar?

Olhe que isto que digo já á publico!
Não sabia?
 
Filhos da mãe...

incompetentes...

sacanas - não é palavrão nem asneira, é só mesmo adjectivo, e bem merecido pelos vistos.. ou estou errado??!)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!