terça-feira, fevereiro 06, 2007

O dever de denunciar.


Ex.mos colegas, todos nós sabemos o momento conturbado que a a nossa profissão atravessa. Este panorama desfavorável fomenta o abuso, atropelo de direitos consagrados na lei, a precariedade e a humilhação. Evitar a "propagação" dos atropelos à dignidade da profissão também depende (e muito!) de todos nós. O dever de denunciar está consagrado nos estatutos da Ordem dos Enfermeiros. E se nós não denunciarmos as situações irregulares, estamos a ser coniventes com os infractores e com a infracção. A cumplicidade para com este tipo de atrocidades para coma profissão é punível. Quem não denunciar está a contribuir para o degradar da profissão, sua visibilidade social e prestigío.


Que tipo de situações são passíveis de serem denuciadas?








A quem denunciar?



Existem várias entidades para o efeito (seja por via telefónica, e-mail, correio ou fax). Entre as mais importantes encontram-se:




A denuncia pode ser anónima, ou seja, denuciar não implica qualquer tipo de retalição/represálias para quem o faz. Se assim o desejarmos, ninguém saberá quem fez a denúncia.



Para bem da profissão, é necessário mantermo-nos unidos e denuciar quando necessário!


Comments:
Durante um estágio que realizei, enquanto estudante e após ter revelado à minha professora que uma enfermeira redigia, em notas, e declarava, em passagem de turno, intervenções que nunca realizava, esta disse-me: «quando trabalhava havia gente que me adorava e gente que me detestava. O doente tem direito aos melhores cuidados de enfermagem e não podemos ser coniventes com más práticas. Aliás, isso até é punível.»
Hoje, sou mais uma recém-licenciada sem emprego, mas nem tenho conta às vezes em que vi enfermeiros (que devem achar que, por terem feito o CCFE, obtendo uma licenciatura, deverão assumir outras funções) a delegar a administração de medicamentos e de alimentos por SNG nos auxiliares de acção médica.
Com exemplos destes, só posso, infelizmente, dar razão àqueles que pretendem formar auxiliares para executar técnicas e, assim, extinguir os enfermeiros. Afinal, saem mais baratos e têm um nível intelectual igual, ou superior, a esses enfermeiros.
Como podemos ser tão burros, ao ponto de cavarmos a nossa própria cova!?
 
Não deixa de ter alguma pertinência o comentário postado acima.

Quanto às informações postadas, só tenho a agradecer ao colega doutorenfermeiro o seu post.

Mais uma vez 100%!

Aquele abraço!
 
Como disse a colega,enfermeiros a delegarem intervenções de enfermagem a AAM só ajudam a contribuir para a noção errada de que os enfermeiros são substituíveis.
É que efectivamente é facil "empurrar" a alimentação pelo "tubinho", qualquer pessoa o pode fazer. Não se pode esquecer é toda a panóplia de riscos, necessidades de intervenção e avaliação inerentes a este acto. E aí, meus amigos, é que o enfermeiro tem o seu papel. Portanto, administração de alimentação/líquidos/medicação em ambiente hospitalar é função de enfermagem. E o ensino desta intervenção aos prestadores de cuidados, preparando a alta hospitalar, é outra função nobre, com um propósito ainda mais nobre.
Abraço a todos.
 
no meu estagio tive uma professora que me humilhava ,e gritava pelo corredores do hospital reclamei na escola nada foi feito ela continua exercento a funçao isso que mas me doe e tratando os outro muito mal
 
O QUE MAIS ME ENVERGONHA,E ENFERMEIROS MANTENDO CASOS AMOMOROSOS,DIRETORA DE HOSPITAL,MANTENDO PARENTES COMPACTUANDO COM ERROS E PROTEGENDO.
 
ouve um acidente comigo com perfurocortante, agulha de um paciente soro+ o nosso enfermeiro nada fez nem se quer sabia o q era CAT, ele esta despreparado p exercer a profissao sabe mandar e mandar mas quando precisou agir nada sabia.
 
Concordo com a colega acima, é uma vergonha enfermeiras mantem casos amoroswo extraconjugais , ate dentro do repouso médico, aqui no maranhao acontece diariamente nos socorrinhos!!!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!