terça-feira, novembro 28, 2006
Querem fechar serviços de urgência? (uma pequena história)
Dezoito horas e trinta minutos. Sou avisado que estava a chegar um utente em paragem cardio respitória. Dirigo-me em passos rápidos para a sala de reanimação.
Os enfermeiros estão avisados, os médicos também. Toda a gente calça luvas, prepara maca hidráulica, laringoscópio aberto, catéteres prontos, medicação fora das gavetas, holofotes da sala ligados...
Lá fora pela janela, é visível o bilho azul dos "pirilampos" das ambulâncias do pré-hospitalar a chegarem a alta velocidade. Os pacientes da sala de espera afastam-se para a entrada directa dos bombeiros.
Por mais vezes que se repita a situação, a taquicardia toma sempre conta de todos nós. Enfermeiros e médicos de coração aos pulos, níveis de adrenalina e cortisol no máximo. Ninguém sabe com que situação nos vamos confrontar.
Os bombeiros, visivelmente exaustos, vinham a realizar manobras de suporte básico de vida dentro da ambulância que tinha percorrido todo o trajecto em velocidades estonteantemente vertiginosas...
O paciente vinha totalmente cianosado, sem possibilidades de revertência da situação. Os bombeiros referem mais de 25 minutos de paragem cardio-respitarória. A família espera ansiosamente lá fora.
Holofotes são desligados, medicação recolhida, laringoscópio guardado, a equipa dispersa...
Declarado óbito.
Os bombeiros revoltados, cansados, frustrados, disseram que tinham tentado activar a VMER. Esta encontrava-se ocupada, não pôde responder ao apelo.
Mais uma vez, o desalento assolou toda a gente. Luvas descalçadas, olhos no chão, ninguém fala. Um silêncio gelado assolou a sala. Lágrimas disfarçadas reluzem nos olhos de um dos bombeiros.
A família foi avisada.
Para quando:
- Mais VMER's?
- Enfermeiros nas ambulâncias do pré-hospitalar com cobertura legal para realizarem suporte vançado de vida sem a presença de um médico (muitos enfermeiros fazem-no para salvar vidas, infelizmente sem a lei do seu lado...)?
NÃO CONCORDO COM O FECHO DE ALGUNS SERVIÇOS DE URGÊNCIAS.!
Foto: vmeraveiro.blogspot.com