quarta-feira, maio 11, 2016

Redução de vagas no curso de Enfermagem: ESEP dá o exemplo!

.
Há pouco tempo li que a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros defendeu o encerramento de 30% das vagas no curso de Enfermagem. Mas... o que fez para operacionalizar a intenção?! Nada. Contudo, o seu mandatário... fez!
O Prof. Paulo Parente, Director da Escola de Enfermagem do Porto, está perfeitamente de acordo. É por isso que na sua Escola as vagas (314!) são para manter
Justificação? - "Disponibilizar uma oferta formativa voltada para as necessidades dos candidatos e das instituições de saúde"!

domingo, maio 08, 2016

Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros 2016!

Já decorreu aquela que foi a primeira Assembleia Geral Ordinária da Ordem dos Enfermeiros, em 2016 (que muitos afirmam ser ilegal).
Num mau ambiente, austero, desconhecedor e anti-democrático, foi vedado aos colegas a sua participação.
.
Pela primeira vez foram censuradas todas as propostas, dúvidas, discussões e sugestões dos Enfermeiros.
Inadmissível para uma Ordem que afirmava "que estava com os Enfermeiros". Um facto interessante (e também inédito): o Presidente da Mesa desconhecia o regimento... da própria Assembleia!!! Inacreditável! Está lançado o princípio do fim!
.
Porém, desta vez não farei qualquer narrativa ou descrição sobre esta Assembleia. Prefiro deixar que os colegas o façam. Assim, deixo aqui um conjunto de recortes de declarações públicas que extraí do facebook
.
(Clicar duas vezes para ampliar e ler)
.

terça-feira, maio 03, 2016

Nasceu numa proveta...

.
Foi publicado, no dia 15/04, o Decreto-Lei que implementa a carreira especial de Técnico de Emergência.
.
Tem um disposto muito interessante e prevê questões circunstanciais, tais como a moderação de trabalhos (coisa que nem na própria carreira de Enfermagem consta) e um incremento salarial em 2017.
.
Tudo o que concerne ao conteúdo funcional fica ao arbítrio da entidade formadora, neste caso, o INEM. Uma particularidade: se o ditos Técnicos vão praticar actos de Enfermagem, porque não ficam sob a alçada dos Enfermeiros?! Estranho.
Durante mais de uma década, este problema dos Técnicos de Emergência foi contido por vários factores, sobretudo pelo trabalho desenvolvido pela Ordem dos Enfermeiros (com providências cautelares e processos judiciais).
.
Em 2016, instaladas as fragilidades na defesa dos interesses dos Enfermeiros (que indiscutivelmente coincidem com os dos cidadãos!), foi possível abrir a brecha que permitiu tudo isto.
O que torna tudo isto preocupante é o silêncio da Ordem dos Enfermeiros, sobretudo se pensarmos (e relembrarmos) que o Pré-Hospitalar é uma das áreas-chave das promessas deste mandato!
Ao silêncio da Ordem, junta-se o silêncio sindical. Calados, a ver o futuro a acontecer.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!