quarta-feira, fevereiro 26, 2014
Nossa Senhora das Quotas da Ordens Profissionais... vinde cá ver isto!!
Nova página/movimento do Facebook:
.
.
Antes de prosseguir, uma declaração de interesses:
1) nunca, nos meus posts (blog ou Facebook), fomentei imprecisões técnicas que induzissem colegas em erro;
2) independentemente dos meu apoio aos actuais membros da Ordem dos Enfermeiros, sou um defensor acérrimo da existência de uma Ordem dos Enfermeiros (bem de como qualquer Ordem Profissional).
Agora:
.
1) O actual aumento de quotas, que culminou na quota (também é possível escrever "cotas") mensal de 10 euros, foi delineado pelo anterior mandato da Ordem dos Enfermeiros (Enfs. Maria Augusta de Sousa, Jacinto Oliveira, Lucília Nunes, Manuel Oliveira, etc.).
Foi votada e aprovada em Assembleia Geral, com o voto "contra" do actual Bastonário, Enf. Germano Couto. Em reunião prévia de Conselho Directivo Nacional, a "direcção" de voto tinha sida a mesma (em coerência e consciência): contra! Estes factos são constatáveis na Acta da Assembleia Geral Extraordinária de 20 de Novembro de 2010 (disponíveis na área reservada do site a qualquer um dos 65 mil Enfermeiros), onde objectivamente está plasmado a orientação do voto:
.
2) A actual Ordem dos Enfermeiros propôs para a próxima Assembleia Geral um redução de quotas para 9 euros/ mensais. De acordo com a Lei/Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, esta proposta só poderia ser feita no terceiro ano de mandato. Ora, 2014 é o terceiro de ano mandato! Portanto, foi na primeira oportunidade possível!
.
3) A Ordem dos Enfermeiros não tem uma quota variável em função da remuneração. É um valor fixo. Comparativamente: é a Ordem que cobra a quota mais barata em termos absolutos; em termos relativos também!
Oferecendo exemplos: Ordem dos Advogados - de acordo com o último estudo de âmbito salarial, os jovens Advogados auferem em média 600 euros mensais e pagam cerca de 18,70 euros/mês durante os primeiros 4 anos. Depois disso, mantendo o mesmo salário, a quota sofre um acréscimo para 37,50 euros/mensais!
Os jovens Arquitectos auferem em média 500 euros/mensais (muitos abaixo deste valor) e pagam 15 euros/mensais. Os Psicólogos (cuja esmagadora maioria está desempregada ou aufere o salário mínimo) pagam 144 euros/anuais. Os Nutricionistas/Dietistas pagam 150 euros/anuais!
Resumindo: A Ordem dos Enfermeiros é a estrutura mais pesada de todas e, pese o facto, é a que cobra a quota mais barata!
.
4) Qual é o valor mais justo para as quotas? É sensato que cada um possa ter a sua opinião,
todavia é sensato também que todos leiam os Relatórios de Contas no sentido de apurarem quanto custa manter a Ordem dos Enfermeiros, bem como onde consome os seus recursos!
.
5) Nenhuma Ordem negoceia os salários dos seus membros. Não lhes é imputável, logicamente, "culpas"/responsabilidades pela relação proporcional de salário/quota!
.
6) Para que serve a Ordem?
Para uma profissão é um privilégio dispor de uma Ordem. Esta materializa a transferência de poderes do Governo para as mãos da própria classe; assim, desta forma, são os seus membros que deliberam e decidem sobre o seu próprio futuro profissional, não deixando o ónus dessa responsabilidade nas canetas de um conjunto de deputados, que, na sua maioria, ignoram o que é a Enfermagem ou que é ser Enfermeiro.
Eu acho que a possibilidade e liberdade de cada um decidir sobre o seu futuro é inegociável.
.
**
.
Esta página, obviamente, é um logro. O plano de trabalho para a próxima Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros está traçados e inclui, como sabem, uma rectificação de uma decisão do mandato anterior (o tal aumento de quotas): a conhecida proposta de redução de quotas para os tais 9 euros/mensais.
Para alterar tudo isto (e validar o que é "propagandeado" na tal página) é necessário que compareçam (e votem!) mais de 3000 Enfermeiros (5% da classe) à Assembleia Geral!!
.
Ora, se isto for conseguido, serei um Enfermeiro feliz - afinal de contas a classe de Enfermagem mobilizou-se em prol de algo!... e estaremos de parabéns!
quinta-feira, fevereiro 20, 2014
8/2014: foi a ferro, mas foi!!
sábado, fevereiro 15, 2014
Três questões.
1 - Eu pago quotas para a Ordem dos Enfermeiros. O que é que a Ordem faz por mim?
2 - O Espaço Social do Enfermeiro situar-se-à em Paradela (Barcelos). Porque é não fica neste lindo terreno que tenho aqui à minha porta?
3 - Os Enfermeiros são mal (e injustamente) retribuídos em termos económicos. Porque é que o Senhor Bastonário Germano Couto não se senta à mesa com o Ministro da Saúde e negoceia esses valores? (Eu pago para quê?!)
quinta-feira, fevereiro 06, 2014
Então, Enf. Germano Couto?
.
Nem decreta uma simples greve geral? Mas... que Bastonário é este?
Com tanto dinheiro que existe nessa Ordem, não se dispensam uns (míseros) euros para bandeirolas e apitos?
Com tanto dinheiro que existe nessa Ordem, não se dispensam uns (míseros) euros para bandeirolas e apitos?