terça-feira, janeiro 31, 2012

Haja (também) sensatez nos Enfermeiros!


"A Ordem dos Médicos apelou, numa carta enviada ao ministro da Saúde, à revisão dos 'números clausus' para Medicina e do número destes cursos em Portugal, adequando-os "às reais necessidade futuras dos portugueses".

"Se o Estado continuar a financiar cursos a mais e a impor vagas em excesso, que reduzem a qualidade da formação, não pode depois dizer que não há dinheiro para tratar os doentes ou para permitir que todos os licenciados em Medicina tenham acesso a uma especialidade", adianta o Bastonário." link

domingo, janeiro 29, 2012

28/01/2012: nova Ordem dos Enfermeiros.



Hoje foi dia de transição na Ordem dos Enfermeiros (OE). Decorreu, portanto, a ansiada tomada de posse. Logo no primeiro dia tudo foi diferente. Notou-se bem. Mais comunicação social: canais de televisão, muitos fotógrafos, muitas rádios e várias agências noticiosas. Outro discurso por parte do novo Bastonário, Enf. Germano Couto - sem medos ou receios, incisivo e, de facto, preocupado com a classe; inteligente. 


Pela primeira vez, num evento de Enfermeiros, uma confortável presença política: Ministro da Saúde e Secretário de Estado da Saúde, ex-Ministros da Saúde, PS, PSD, BE, dois ex-Secretários de Estado da Saúde, Bastonários de outras Ordens profissionais da Saúde, Gestores do sector e altas individualidades do sector da Educação. Estiveram lá e escutaram o que os Enfermeiros tinham para dizer. Ouviram os nossos aplausos de protesto e o apoio incondicional aos novos órgãos da OE.
O novo Bastonário exigiu mais respeito e valorização, criticou duramente o desemprego (e a insegurança no emprego, precariedade e sub-emprego) e a desaproveitação das capacidades dos Enfermeiros, opôs-se à mobilidade insensata de colegas, à usurpação de funções por parte de outros profissionais, defendeu a responsabilização dos Gestores e o reconhecimento sócio-económico e autonomização do exercício dos Enfermeiros! Reiterou a necessidade de se alterar o sistema de financiamento da Saúde, e, em proporção, ajustar o mesmo ao output assistencial da Enfermagem.




O Ministro da Saúde, por seu lado, considerou os Enfermeiros como "o pilar do sistema de Saúde" e concordou com a necessidade de incrementar as competências da classe: "os Enfermeiros são o elo forte da cadeia de valor da prestação de cuidados de saúde, organizando-os numa dimensão de qualidade e de acordo com a evidência científica. O sistema de saúde virá a ser mais eficiente com os Enfermeiros a contribuir para o acompanhamento, despiste e monitorização da saúde dos cidadãos de uma forma mais acentuada".

Afirmou, também, que o início da revolução acontecerá pela base da pirâmide do sistema; os Cuidados de Saúde Primários (CSP).
No final garantiu que nenhum Enfermeiro será despedido, enfatizando esta vontade ao nível dos CSP's.

E tudo isto no primeiro dia apenas.


....................Links ....................

"Paulo Macedo diz que não há despedimento de enfermeiros"

"Ministro da Saúde nega despedimento de enfermeiros"

"Enfermeiros são pilar do sistema de saúde, diz ministro"

"Enfermeiros: Ministro garante renovação de contratos, bastonário diz que situação ainda não está resolvida"

quinta-feira, janeiro 26, 2012

Paradoxo da emigração I


Qual o país com os Enfermeiros mais bem pagos* do mundo?
.
____________________
* - Comparação através do Purchasing Power Parity, como é lógico!

OE kick off!



Ontem, dia 25 de Janeiro, foi dado o kick off para a renovação da Ordem dos Enfermeiros, através do empossamento dos membros da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, presidida pelo Enf. Tiago Lopes (ver vídeo), que prometeu
"trabalho, dedicação e perseverança".

Este considerou que os Açores já "têm enfermeiros suficientes no sistema", enquanto, simultâneamente, a Presidente da Câmara de Ponta Delgada, afirmou "ser “inaceitável” que os enfermeiros não sejam equiparados aos técnicos superiores"e "defendeu o “papel cada vez mais preponderante” dos enfermeiros, num momento que é “cada vez mais complexo e minucioso na acção e dedicação aos outros”, destacando os “múltiplos saberes e competências” profissionais que estes têm".

terça-feira, janeiro 24, 2012

Democracia


Nunca pensei ver isto...

.
Fonte: Jornal Diário de Notícias
_____________________________________________________
Nota: os dados estão sub-contabilizados, uma vez que se reportam apenas aos inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional.

sábado, janeiro 21, 2012

Livro: "O Homem Portador de Carcinoma da Próstata - Uma Transição no Masculino"



"O homem portador de carcinoma da próstata: Uma transição no masculino", poderá apresentar-se como um livro apelativo pelo carácter específico do seu subtítulo. Contudo, a sua ênfase parte de uma referência específica à forma como a pessoa experiência a transição em função do seu género. Torna, por isso, compreensível o processo de desenvolvimento de respostas humanas face às transições e ao processo de saúde/doença. 
Traduzindo a realização de um estudo de investigação bem justificado, rigoroso nas suas opções metodológicas, versa um tema actual e pertinente. O estudo reporta a problemática centrada nas "transições", que tem ganho visibilidade crescente no contexto da Enfermagem. Facto salientado pelo autor ao citar Meleis, na introdução deste livro, referindo que "assistir o indivíduo, a família ou a comunidade a lidar com as transições que afectam a sua saúde emerge como um desafio para os enfermeiros, antes, durante e após o evento gerador de mudança".

Disponível
FNAC  WOOK  BERTRAND

Autor
Enf. Jorge Sousa Carvalho

Licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem do Porto
Pós-Graduado em Gestão de Enfermagem em Unidades de Saúde
Mestre em Ciências de Enfermagem pelo ICBAS da Universidade do Porto 
Exerce no Centro Hospitalar do Porto, EPE – Hospital de Santo António 
Docente convidado na Escola Superior de Enfermagem do Porto.

quinta-feira, janeiro 19, 2012

Os 3 porquinhos.

Os três sindicatos de Enfermagem andam preocupados. Os índices de dessindicalização têm aumentado vertiginosamente (e as novas inscrições diminuído) entre os sócios, que, desmotivados, aproveitam o argumento da "crise" para consubstaciarem as suas intenções (muitas delas já de médio/longo prazo).
.
O propósito é legítimo e sustentado, a fundamentação é que, em boa verdade, poderia ser mais sincera. Seria mais adequado justificar, sem pruridos, a saída com a ineficiência e incapacidade dos mesmos.
.
Vejamos: um morreu, mesmo antes de mudar de denominação; outro dedica-se à tenção poética, do sub-tipo paranóias persecutórias; por último, o SEP, o sindicato dos cadáveres (lembram-se da história?), que, ignorantemente, não soube gerir os actos no teatro negocial, e desaproveitou os berros (e a vontade férrea) de 15 mil Enfermeiros em protesto na ruas, num evento sem paralelo! 
Se hoje o valor de entrada na tabela salarial se resume aos 1201 euros (mínimo obrigatório por lei para os licenciados da Administração Pública!), sabemos a quem podemos agradecer! 
O Ministério da Saúde ainda ofereceu 1407 euros, mas duas semanas após, apercebeu-se que os negociadores sindicais não tinham pinta nenhuma e os neurónios ficavam em casa - na ronha - retirando o  valor, reduzindo-o para o tal mínimo obrigatório. 
Em termos lógicos, até um puto de cinco anos tinha conseguido estes 1201 euros (que, convém lembrar, hipoteca todos os degraus seguintes da tabela)!
.
Hoje em dia o que temos? Uma ausência sindical. Nem sabemos que existem. Não fazem barulho. Não intervêm. Não discernem por que ponta começar. Não existem. Quando um sócio clama por auxílio, sofrem de paralisia. Um pequeno problema arrasta-se indefinidamente e uma dúvida parece um poço sem fundo. A infertilidade granjeia.

Portanto, mais vale ser franco para com eles no momento de bater com a porta: o investimento monetário (quota) feito no sindicato não tem qualquer retorno! Ponto final. Incendiar as notas sempre se revela mais útil: faz um quentinho bom no meio deste frio terrível. Mas nem tudo está perdido: para gáudio nosso ainda "bamos" sendo presenteados com poesia à borla. Por falar em poetas, o cadáver*? 

_______________________________________________________________________
*Nota pessoal: ó Zé Carlos, manda-me, por favor, um sms só para saber se estás bem...

quarta-feira, janeiro 18, 2012

Tomada de posse da "nova" Ordem dos Enfermeiros


O novos corpos sociais da Ordem dos Enfermeiros serão empossados dia 28 de Janeiro. 

terça-feira, janeiro 17, 2012

Enfermeiros com pedidos "desesperantes" de emprego!


É esta secundarização e inferiorização que me irrita. Não é a desmistificação da realidade que me incomoda, é a sua tradução em palavras criteriosamente escolhidas...

domingo, janeiro 15, 2012

Votação para Blogs do Ano 2011


... aqui.

sábado, janeiro 14, 2012

CNO


O Chief Nursing Officer (CNO) português é o Enf. Sérgio Gomes, ex-candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros no último sufrágio em Dezembro de 2011.
Foi nomeado em 2007 pelo então Sr. Ministro da Saúde, Dr. Correia de Campos, como é possível constatar no disposto do Despacho n.º 19816 de 13 de Agosto.

As suas funções ("providenciar um aconselhamento especializado nas matérias desta área da prestação de cuidados, com relevância específica no que concerne a medidas de intervenção na actuação dos enfermeiros") são sobreponíveis às da Ordem dos Enfermeiros, pelo que a sua existência, em Portugal (onde a OE é a entidade reguladora da profissão), é questionável. Aindam assim, existe.

Depois da eleição falhada, o Enf. Sérgio Gomes regressou ao seu lugar na Direcção Geral da Saúde - onde é indiscutível a necessidade da existência de Enfermeiros!
Muitas vozes erguem-se agora a interrogar a pertinência da continuidade deste colega no aludido lugar, devido ao chumbo expressivo dos Enfermeiros nas mencionadas eleições. Com efeito e sustentadamente, é razoável reflectir sobre a legitimidade da continuidade do Enf. Sérgio Gomes como CNO!

Fazendo uma retrospectiva do serviço prestado nesta posição, de facto, não são visíveis contributos objectivos para a dignificação da Enfermagem!

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Contributo da Universidade Nova de Lisboa à consulta publica relativa à Reforma Hospitalar


Leitura integral do documento, aqui.

Da próxima vez...


... que forem a um Multibanco (ATM), é provável que vejam isto! Mais uma excelente iniciativa de visibilidade social da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação!

Actroid-F


Não, não é uma Enfermeira Japonesa, na verdade é um robot. O primeiro da sua espécie, completamente humanizado. 
Prevejo que, além de outras ingerências na nossa esfera competencial, num horizonte temporal não superior a duas décadas, teremos que rivalizar com máquinas. Os relatórios da OCDE podem ser muito obtusos em determinadas vertentes, mas lança avisos muito discretos (mas pertinentes) à evolução tecnológica inerente à Enfermagem...


quinta-feira, janeiro 05, 2012

Prorrogação de Contratos a Termo Resolutivo


"Ministro da Saúde confirma: Conselho de Ministros aprova norma que garante prorrogação de Contratos a Termo Resolutivo" link

A opção mais sensata seria a conversão de todos em contratos para a modalidade "sem termo". 
Para quê arrastar situações precárias que, na verdade, correspondem à satisfação de necessidades permanentes das instituições?

É lógico que sim...


"Cuidados de Enfermagem devem ser financiados à parte" link

quarta-feira, janeiro 04, 2012

SEP: "Avaliação de Desempenho dos Enfermeiros não pode legalmente ser implementada"!


domingo, janeiro 01, 2012

Ano Novo, Paradigma Novo!

(Clicar para ampliar e ler)

Novo paradigma.... nova voz.... Arrojo e defesa dos interesses dos Enfermeiros e cidadãos. Discurso claro e objectivo. Postura pró-activa e vincada. Mudança estratégica e modernização da posição da Ordem dos Enfermeiros!
Pela primeira vez, na história da Ordem dos Enfermeiros, um Bastonário (Enf. Germano Couto) falou sem encriptação ou receios! Afinal a esperança saiu da caixa de Pandora
Realço o facto da jornalista ter publicado apenas uma fracção muito reduzida da entrevista, cortando muitas vezes a argumentação e a linha do raciocínio, diluíndo e subvertendo o discurso, todavia, o balanço final é muitíssimo positivo e excepcional! Uma viragem total relativamente ao paradigma anterior!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!