sábado, agosto 29, 2015

Demora muito?

.
Hoje corre o oitavo dia pós-publicação da proposta para as novas tabelas remuneratórias relativas à profissão de Farmacêutico, Nutricionista e Psicólogo Clínico. 
Do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, nada.

sexta-feira, agosto 28, 2015

Prémio de Jornalismo (uma medida muito à frente da capacidade de entendimento de alguns)!

À semelhança de práticas comuns lá por fora (onde os prémios de incentivo são frequentes), a Ordem dos Enfermeiros criou um prémio para recompensar, estimular e promover o bom jornalismo relativamente à profissão.
Acho que é uma medida de uma estratégia profunda, pedagógica e muito inteligente, pensando para além vulgar.
Não deve ser entendido como um pagamento em troca de visibilidade social (tal como fazem as outras Ordens e Associações e até alguns candidatos a Bastonário e a Presidentes de Secções Regionais!), mas sim como uma forma de incentivar e sensibilizar a comunicação social para a importância da Enfermagem!
Consubstancia-se como um investimento de curto/médio/longo prazo com o objectivo de aculturar a classe jornalística e culturizar o sector relativamente à profissão. Parece também uma excelente medida económica pois, como já referi, dispensa os habituais custos avulsos que as várias Associações custeam. Portanto, uma poupança assinalável.
.
Aproveitar esta medida para promover campanhas "negras" não me parece sério e honesto. Há quem diga, entre candidatos a Bastonário, que a Ordem dos Enfermeiros devia era investir "internamente", pois não é "correcto oferecer dinheiro a outros que não Enfermeiros". 
Para esses "esquecidosrelembro a Bolsa de Investigação Maria Aurora Bessa, o Prémio de Investigação Mariana Diniz de Sousa, o Cuidar, etc, entre outros, que premeiam boas práticas, onde a Ordem dos Enfermeiros investe, anualmente, muito mais de 10.000 euros!
.
Quem conhece as circunstâncias sabe que é esta é uma iniciativa inteligente e que recuperará rapidamente o investimento inicial e incrementará o valor social da Enfermagem. Afinal alguns enfermeiros que tanto se queixam que a sua Ordem devia pagar para aparecer na comunicação social afinal também se queixam porque... a sua Ordem quer aparecer na comunicação social! Caricato.

quinta-feira, agosto 27, 2015

Soneca sindical...

Vários dias após a proposta da nova tabela remuneratória para Farmacêuticos, Nutricionistas e Psicólogos Clínicos, ainda não vimos qualquer posição sindical emanada pelo SEP (dizem que o Jerónimo não deixa que se propale coisa nenhuma). Nada. 
Do norte levantou-se apenas uma leve e romântica brisa, do estilo Shakespeariano.
.
Não era este o momento preciso para abanar com tudo e deitar a casa abaixo!?

terça-feira, agosto 25, 2015

Tabela Remuneratória de Enfermagem - Posição oficial do Governo.

.
Colegas, como sabem, a 21 de Agosto foram publicadas as propostas para novas tabelas remuneratórias das seguintes profissões: Farmacêutico, Nutricionista e Psicólogo Clínico. Tal como podem constatar, mesmo sem greves ou pressões sindicais, o Governo propôs uma tabela cuja entrada se situa nos 1613 euros.
.
De uma forma geral, demonstra uma valorização muito superior à da carreira de Enfermagem. É incompreensível a esta discriminação! Notem que a própria nomenclatura da carreira é propício à valorização - Assistente, Assessor e Assessor Sénior... muito diferente da carreira de Enfermagem: Enfermeiro e Enfermeiro Principal!! Mais parece a categorização dos actores (Actor e Actor Principal)!
.
A recente posição oficial do Governo sobre esta matéria foi a seguinte: "não existirem condições para, no âmbito da actual legislatura, negociar uma nova tabela remuneratória para os trabalhadores enfermeiros, dado esta carreira já ter sido objecto de revisão. De facto, a carreira especial de enfermagem foi objecto de revalorização no ingresso em 2010, tendo nessa sequência sido equiparada à carreira de Técnico Superior de regime geral".
.
Não é verdade que a actual tabela remuneratória de Enfermagem seja equiparada à Carreira Superior Técnica em toda a sua extensão. Proponho o seguinte: Sugiro que manifestemos a nossa indignação pela discriminação inexplicável! Como as tabelas remuneratórias foram publicadas no BTE e estão em auscultação pública até o próximo dia 10 de Setembro, sugiro que se contribua de forma massificada para demonstrar o descontentamento! A auscultação pública é um direito e uma acto de cidadania!
.
Os diplomas e tabelas anexas foram assinadas pelo Secretário de Estado da Saúde (Manuel Teixeira) e pelo Secretário de Estado do Emprego (Octávio Oliveira ).
Podem enviar um e-mail para estes três endereços electrónicos, sempre com o conhecimento do Senhor Ministro da Saúde (portanto, no campo "CC" aquando da redacção do e-mail)!
Então: um e-mail (o mesmo para os três) destinado a:
.
1Secretário de Estado da Saúde: gabinete.ses@ms.gov.pt;
.
- Secretário de Estado do Emprego, por este aqui (neste não é possível com o CC do Ministro da Saúde);
.
3 - ACSS: geral@acss.min-saude.pt (será reencaminhado);

Isto sempre com o conhecimento do Ministro da Saúde: gabinete.ministro@ms.gov.pt.
.
É hora de protestar!

sexta-feira, agosto 21, 2015

A tolerância dos Enfermeiros!

.
Colegas, a gota que entornou o copo foi publicada hoje: a proposta para tabelas remuneratórias para as novas carreiras de Farmacêutico, Psicólogo Clínico e Nutricionista (são iguais para estas três profissões!).
.
A entrada na tabela é de 1613 euros... muito diferente dos 1201 euros da carreira de Enfermagem!!
.
A segunda posição remuneratória é de 1716 euros!! Muito diferente dos 1407 euros da carreira de Enfermagem! E assim por diante... A própria estrutura é diferente!!
.
Vamos tolerar esta discriminação?!! Os Sindicatos têm aqui aqui um excelente mote! Não o vão desperdiçar novamente, pois não?

segunda-feira, agosto 17, 2015

O princípio da valorização?!

.
(Clicar para ampliar e ler)
.
No Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), 16 Enfermeiros (com Contratos Individuais de Trabalho) que efectivamente se levantaram do sofá, colocaram a instituição em tribunal, exigiram a equiparação salarial com os demais colegas em funções públicas.
Inconcebivelmente, tal como acontece em muitos outros, o Hospital remunerava os Enfermeiros com valores abaixo do previsto na Carreira de Enfermagem e abaixo do valor mínimo estipulado para os funcionários públicos com o grau de licenciado. 
Embora, o dispositivo legal que vigora para o CIT permita que se operem estes malabarismos, esta desigualdade viola frontalmente a Constituição da República Portuguesa, que é explícita no que concerne a esta matéria, no seu art 59º: "trabalho igual, salário igual". É escandaloso de tão evidente que é! 
Todavia, o CHEDV entendi que remunerava os colegas de forma correcta, com os famosos 1020 euros (referência a uma antiga grelha salarial, entretanto extinta...) em detrimento dos 1201 euros, a que a lei obriga! Esses 1020 euros servem ainda muitos outros propósitos economicistas por este país fora, que tentam poupar à custa da (in)justa retribuição dos Enfermeiros.
.
Todos os colegas em situações semelhantes devem seguir este exemplo, pois as possibilidades de vencerem em sede judicial são francamente elevadas!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!