sábado, novembro 23, 2013

Protocolo com Direção-geral da Saúde.

.
Há anos que se aguarda a operacionalização da normalização da prática de Enfermagem. Mas esta não será a única vantagem (na minha perspectiva); como, obviamente, a asseveração de boas dotações não resulta de uma imposição ordinal, mas sim da justificação qualitativa inerente às exigências das acções, actos ou procedimentos que futuramente serão normalizados e reconhecidos. Não sei se me fiz entender, mas, de facto, funciona assim. Ao contrário daquilo que parece ser intuitivo. 
É apenas um "passinho", mas é um excelente contributo. Em boa verdade, no terreno, uma parte substacial dos colegas não colaboram na questão das dotações - no final do dia, com quatro, três, dois ou até um Enfermeiro, os cuidados (bem ou mal; seguros ou não; com ou sem qualidade) de enfermagem aparecem "executados". E todos sabem que neste momento o que "importa e conta" são números.

terça-feira, novembro 19, 2013

Maus negócios!

.
Duas opções: ou se contratam ou então é um cabal desperdício (que Portugal não tem condições de suportar) investir na formação de enfermeiros!

Em Portugal os "bichos" sofrem de obesidade...

"O Ministro da Saúde anunciou que a prescrição de antibióticos vai ser controlada por especialistas. No próximo ano, equipas de enfermeiros e médicos vão vigiar a prescrição destes medicamentos, uma vez que Portugal é dos países da União Europeia que mais os consome [nota do autor: ler "come"] e onde os casos de resistência estão a aumentar". link

"A Ordem dos Médicos contesta a medida"... claro!
.
Havia tanto para dizer, mas assim, no calor do vento gélido, assaltam-me as prescrições de antibióticos de largo espectro a "DNR's", paliativos e cefaleias. Tudo associado à badalhoquice (mãos e afins), resultou em bichos gordos e bonitos, que gostam de antiobióticos como quem gosta de cerelac/nestum (passo a publicidade).

"B" de banal.

.
O Senhor Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Germano Couto, foi convidado para participar num debate com o Presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Dr. Jorge Simões. Nesse debate proferiu algumas afirmações sobre o exercício disfuncional da profissão de  Farmacêutico e da inerente usurpação de funções. No dia seguinte essas afirmaçõs fizeram títulos na imprensa escrita e audio-visual. No outro dia estava em directo na RTP (por vários motivos) e à noite estava ser comentado (e apoiado) pelo ex-Primeiro Ministro José Sócrates, em pleno horário nobre televisivo. Banal. Faz-me recordar a Bastonária Maria Augusta de Sousa e o seu Vice-Presidente, Jacinto Oliveira.


O mês que vem...

Wassily Kandinsky
.
Antes de prosseguir para algo mais actual, importa focar dois aspectos importantes: a abertura  - já desde de 15 de Outubro - das candidaturas à acreditação dos contextos de prática clínica e certificação de supervisores clínicos e a reunião conjunta de todas as associações, entidades e organizações representativas da Enfermagem portuguesa, promovida pela Ordem dos Enfermeiros.
.
Se o primeiro destaque é um marco importantíssimo que assinala o início do avanço daquele que é mais auspicioso projecto de reconhecimento de competências e desenvolvimento profissional já alguma vez concebido na nossa profissão (Modelo de Desenvolvimento Profissional - MDP*), o segundo é uma nota histórica sem precendentes.
.
Num contexto como o actual, é compreensível e exigível - até! -, que a estratégias não sejam geradas de forma avulsa e isolada sem qualquer concertação ou simbiose de esforços e intervenções. 
Com 15 anos de existência da Ordem, e várias gerações de ideólogos e idiotas (atenção: são conceitos diferentes!), bem-falantes, de vacas gordas e muito desperdício lácteo, inclusive, é incrível como nunca ninguém tenha lançado os alicerces para uma conjunção da profissão!
Os mais "exigentes" poderão estar a questionar-se sobre se esta reunião reflectir-se-à num aumento salarial já para o mês que vem...
_______________________________________________________
* - parece mentira, mas há muita boa gente que não sabe nem faz a mínima ideia o que é o MDP...  isto é sensivelmente comparável a um grupo de jogadores de xadrez que quer ganhar o jogo desconhecendo as regras. Todavia querem ganhar a todo custo, de preferência já para o mês que vem...

domingo, novembro 17, 2013

Regresso.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!