quinta-feira, abril 24, 2008
A intenção... desmoronou-se! A Enfermagem está de luto!
O "projecto" e a convicção ruíram. Já é praticamente certo que os Enfermeiros não transitarão para a carreira técnica superior.
O Governo não pretende gastar um cêntimo na remodelação da Carreira de Enfermagem!
Comments:
<< Home
Já me tinha constado isso numa reunião do sindicato.... boatos? Não sei... mas que se fala isso, fala!
Quem são os responsáveis? Quase Todos nós! Uns mais que outros!
Mas quase todos nós....
A sociedade não nos reconhece como tal e por isso o governo também.
Agora mais um revés nas nossas aspirações!
Menos um argumento de peso....
Mais um lobby para as escolas para fazer cursos, complementos para hipotéticamente subir-mos. Quantos mais degraus vamos ter que subir para atingir os nossos objectivos!!!
Quem ganhou com aquilo que investimos não sei... Quem vai perder com esta revira-volta serão, seguramente, os Enfermeiros..."
Mas quase todos nós....
A sociedade não nos reconhece como tal e por isso o governo também.
Agora mais um revés nas nossas aspirações!
Menos um argumento de peso....
Mais um lobby para as escolas para fazer cursos, complementos para hipotéticamente subir-mos. Quantos mais degraus vamos ter que subir para atingir os nossos objectivos!!!
Quem ganhou com aquilo que investimos não sei... Quem vai perder com esta revira-volta serão, seguramente, os Enfermeiros..."
Se esta notícia se confirmar, convido e peço a todos os colegas que votaram no "José Trocaste" que daqui a um ano o voltem a fazer!...
VIVA O NOSSO GOVERNO!
VOLTA SALAZAR ESTÁS PERDOADO!!!
M.C.
VIVA O NOSSO GOVERNO!
VOLTA SALAZAR ESTÁS PERDOADO!!!
M.C.
Concordo em absoluto com o que foi dito pelo Victor.A
Colegas, vamos lá a uma nova corrida às Escolas, que os Sr´s Docentes esperam-nos.
Estes Sr´s fazem grandes esforços por nós, e até nos dão formação para alêm do seu horário laboral gratuitamente, ou será que é pago em horário extraordinário?
Deve ser a gratuitamente, esta Sub-espécie de Enfermeiros são muito solidários com as nossas causas, e até aposto, que já devem andar a chorar pelas paredes com pena de nós.
Vamos lá colegas, mais dois anitos de Escolinha (não custa nada), fazemos a especialidade e, quiça, alcançaremos o titulo!
Colegas, vamos lá a uma nova corrida às Escolas, que os Sr´s Docentes esperam-nos.
Estes Sr´s fazem grandes esforços por nós, e até nos dão formação para alêm do seu horário laboral gratuitamente, ou será que é pago em horário extraordinário?
Deve ser a gratuitamente, esta Sub-espécie de Enfermeiros são muito solidários com as nossas causas, e até aposto, que já devem andar a chorar pelas paredes com pena de nós.
Vamos lá colegas, mais dois anitos de Escolinha (não custa nada), fazemos a especialidade e, quiça, alcançaremos o titulo!
O problema não é o Socrates, o PS, o PSD, o PP, ou o PCP ou qualquer outro partido político. O Problema está na influência da enfermagem na política, isso sim...
E depois há um problema económico que inviabiliza tudo à pardida: não é viável (económicamente) colocar todos os enfermeiros a ganharem como licenciados...
Nós só evoluimos academicamente e com disciplinas académicas....
Eu não sou grande fã das politicas Americanas de saúde, mas reparem que lá com várias categorias de enfermeiros há quem ganhe bem, tenha emprego, tenha muito mais autonomia técnica que em Portugal e tenha mais reconhecimento social (Os "Advanced Practice Nurses, por exemplo):
"A habilitação académica para esta categoria profissional é o mestrado. Esta categoria profissional inclui
várias especialidades, designadas de Nurse Practitioners (NP), Clinical Nurse Specialists (CNS),
Certified Nurse Midwives (CNM) e Certified Registered Nurse Anesthetists (CRNA).
Estes profissionais têm competências clínicas mais avançadas que os Registered Nurses, podendo fazer
exames físicos, receitar medicamentos, diagnosticar e tratar doenças, interpretar testes laboratoriais e
aconselhar pacientes sobre opções de cuidados de saúde."
Mais informaçõe em:
https://www.ncsbn.org/cps/rde/xchg/SID-53EFFC2A-4A322409/ncsbn/hs.xsl/index.htm?rdeStandardPropertyPage=yes
Em Portugal e com a falta de médicos que existiu e ainda existe (principalmente no interior do país) esta era a opcção que devia ter sido seguida, em vez de procurarmos ser utópicamente todos LICS e Doutores (só académicos) porque na prática só perdemos competências...
Foram os enfermeiros Portugueses que fizeram as escolhas erradas quando tinham tudo para progredirem.
E continuamos. A OE vive num mundo da enfermagem virtual (ou irreal)...
FILIPE
E depois há um problema económico que inviabiliza tudo à pardida: não é viável (económicamente) colocar todos os enfermeiros a ganharem como licenciados...
Nós só evoluimos academicamente e com disciplinas académicas....
Eu não sou grande fã das politicas Americanas de saúde, mas reparem que lá com várias categorias de enfermeiros há quem ganhe bem, tenha emprego, tenha muito mais autonomia técnica que em Portugal e tenha mais reconhecimento social (Os "Advanced Practice Nurses, por exemplo):
"A habilitação académica para esta categoria profissional é o mestrado. Esta categoria profissional inclui
várias especialidades, designadas de Nurse Practitioners (NP), Clinical Nurse Specialists (CNS),
Certified Nurse Midwives (CNM) e Certified Registered Nurse Anesthetists (CRNA).
Estes profissionais têm competências clínicas mais avançadas que os Registered Nurses, podendo fazer
exames físicos, receitar medicamentos, diagnosticar e tratar doenças, interpretar testes laboratoriais e
aconselhar pacientes sobre opções de cuidados de saúde."
Mais informaçõe em:
https://www.ncsbn.org/cps/rde/xchg/SID-53EFFC2A-4A322409/ncsbn/hs.xsl/index.htm?rdeStandardPropertyPage=yes
Em Portugal e com a falta de médicos que existiu e ainda existe (principalmente no interior do país) esta era a opcção que devia ter sido seguida, em vez de procurarmos ser utópicamente todos LICS e Doutores (só académicos) porque na prática só perdemos competências...
Foram os enfermeiros Portugueses que fizeram as escolhas erradas quando tinham tudo para progredirem.
E continuamos. A OE vive num mundo da enfermagem virtual (ou irreal)...
FILIPE
Graças a Deus!
Pôr enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêutica na carreira dos técnicos superiores seria um absurdo.
OS MEUS PÊSAMES!!!
AH AH AH!!!
Pôr enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêutica na carreira dos técnicos superiores seria um absurdo.
OS MEUS PÊSAMES!!!
AH AH AH!!!
Sr. Anonimo das 11.37 AM
Há dois tipos de portugueses:
* os que felicitam os proximos pelas conquistas e que apoiam os mesmos nos momentos menos bons;
* os que ficam contentes quando o proximo se f***, como se o seu ego ficasse satisfeito com a desgraça dos outros.
É por isso que nas lutas, reendivicações meio mundo fica a assistir e a ajudar á desgraça de outro meio mundo.
Por isso e muito mais....
Se todos estivessemos no mesmo barco, a sua opinião seria diferente.
Não goze com os momentos menos bons dos outros.
Há dois tipos de portugueses:
* os que felicitam os proximos pelas conquistas e que apoiam os mesmos nos momentos menos bons;
* os que ficam contentes quando o proximo se f***, como se o seu ego ficasse satisfeito com a desgraça dos outros.
É por isso que nas lutas, reendivicações meio mundo fica a assistir e a ajudar á desgraça de outro meio mundo.
Por isso e muito mais....
Se todos estivessemos no mesmo barco, a sua opinião seria diferente.
Não goze com os momentos menos bons dos outros.
Sr: Anónimo das 11:37:
Um absurdo é a mentalidade de alguns técnicos "ditos" superiores...A boa educação, a cultura e a inteligência não se adquire na escola ou na faculdade.
O Sr. anónimo revela um medo e uma insegurança terrível de alguém poder "ultrapassar" os seu parcos conhecimentos e tenta à força amarrar todas as pessoas à sua volta.
Não se preocupe que a profissão de médico não vai terminar, agora a saúde não é só medicina...aliás quem dá cartas na investigação biomédica são os físicos, químicos, biólogos, engenheiros biomédicos, ...até licenciados em medicina e olhe que até licenciados em enfermagem que pós graduaram-se na área da biotecnologia...o que quer fazer?Cortar as pernas a toda gente e ficar a olhar para o seu mísero umbigo?
Finja que vai à casa de banho retire-se...
FILIPE
Um absurdo é a mentalidade de alguns técnicos "ditos" superiores...A boa educação, a cultura e a inteligência não se adquire na escola ou na faculdade.
O Sr. anónimo revela um medo e uma insegurança terrível de alguém poder "ultrapassar" os seu parcos conhecimentos e tenta à força amarrar todas as pessoas à sua volta.
Não se preocupe que a profissão de médico não vai terminar, agora a saúde não é só medicina...aliás quem dá cartas na investigação biomédica são os físicos, químicos, biólogos, engenheiros biomédicos, ...até licenciados em medicina e olhe que até licenciados em enfermagem que pós graduaram-se na área da biotecnologia...o que quer fazer?Cortar as pernas a toda gente e ficar a olhar para o seu mísero umbigo?
Finja que vai à casa de banho retire-se...
FILIPE
Mas aonde é que DEnf e estes blogs andaram nos últimos 10, 5 , 2 anos?...estiveram nesta país? acompanharam as negociações e as leis da AP...lei VCR? Sabem alguma coisa de vencimentos (para além de todos, no país e tb nós ganharmos pouco) das Te´cnicas Superiores e relação com CEnf? ...é cada barbaridade ...mas são licenciados ...mas querem ganhar pela TSuperior, seja lá o que isso for ...ainda que a grande maioria já receba como tal ...
Declaração de interesses: Tenho 21 anos de curso, enf graduado e trabalho num hospital do Norte. Não sou Dirigente nem Delegado Sindical, nem nunca fui. Mas sou sócio do Sindicato (era dum e há 15 anos mudei para outro). Mas vou sempre às reuniões do Sindicato, falo com os colegas do Sind. quando passam no meu serviço, leio os Comunicados e a Revista. Também vou às AGerais da Ordem.´
É neste quadro que me admiro de, enquanto enf.ºs, é possível haver tanta desinformação ...só por desinteresse.
Há anos que o Sindicato diz que a partir do 3.º escalão de graduado, inclusivé, os salários dos enfermeiros estão enquadrados nos salários da CTSuperior ... portanto, grande n.º dos enfermeiros já têm salários da dita técnica superior ...outra coisa é, com o Lic que fizémos e a proposta do Sind prá carreira, o escalão 1 ao passar a deter o valor do esc. 3 de graduado, todos os outros escalões aumentarem o valor...
Quanto ao Post caro DE, que diz pugnar pela enf, não são admissiveis 2 coisas:
1 - se a memória não me falha, desde março/abril do ano passado (2007) que a proposta do governo, no que toca às transições de todos os Func Publicos/outros para as novas carreiras, era a de manter o mesmo vencimento ...o Sindicato escreveu isso nos Comunicados, revista, reuniões, etc ...por isso foi feita uma greve em maio/2007 ...conseguiram-se algumas coisas mas isso ficou. Agora saíu, está na tal lei dos Vinculos Carreiras e Remunerações ...
2 - Existindo esta baliza (para toda a APublica) negativa para os enfermeiros, a questão não é estar de luto ... É, como o sindicato já voltou a colocar nos comunicados que estão aqui na UCI, o que temos de fazer para termos uma regra de transição especifica ...vamos ter de lutar muito...não é botar a abaixo, nem desmoralizar/desinformar ...é unir pra lutar ...só cá ando hà 21 anos e já tive 5 transições por novas carreiras.
Esqueci-me: Sou agora sócio do SEP
Abraço
É neste quadro que me admiro de, enquanto enf.ºs, é possível haver tanta desinformação ...só por desinteresse.
Há anos que o Sindicato diz que a partir do 3.º escalão de graduado, inclusivé, os salários dos enfermeiros estão enquadrados nos salários da CTSuperior ... portanto, grande n.º dos enfermeiros já têm salários da dita técnica superior ...outra coisa é, com o Lic que fizémos e a proposta do Sind prá carreira, o escalão 1 ao passar a deter o valor do esc. 3 de graduado, todos os outros escalões aumentarem o valor...
Quanto ao Post caro DE, que diz pugnar pela enf, não são admissiveis 2 coisas:
1 - se a memória não me falha, desde março/abril do ano passado (2007) que a proposta do governo, no que toca às transições de todos os Func Publicos/outros para as novas carreiras, era a de manter o mesmo vencimento ...o Sindicato escreveu isso nos Comunicados, revista, reuniões, etc ...por isso foi feita uma greve em maio/2007 ...conseguiram-se algumas coisas mas isso ficou. Agora saíu, está na tal lei dos Vinculos Carreiras e Remunerações ...
2 - Existindo esta baliza (para toda a APublica) negativa para os enfermeiros, a questão não é estar de luto ... É, como o sindicato já voltou a colocar nos comunicados que estão aqui na UCI, o que temos de fazer para termos uma regra de transição especifica ...vamos ter de lutar muito...não é botar a abaixo, nem desmoralizar/desinformar ...é unir pra lutar ...só cá ando hà 21 anos e já tive 5 transições por novas carreiras.
Esqueci-me: Sou agora sócio do SEP
Abraço
"a partir do 3.º escalão de graduado, inclusivé, os salários dos enfermeiros estão enquadrados nos salários da CTSuperior ... "
Meu caro, uma educadora de infância no quadro e deste que licenciada, começa a ganhar o mesmo que um enfermeiro nesse 3º escalão de graduado!!!
Quanto tempo demora um enfermeiro a chegar a esse escalão?
12 ANOS!!!
Não brinque...e não diga que os outros estão mal informados...
Os enfermeiros da OE e dos sindicatos precisam é de estarem bem informados para não se deixarem enganar....
FILIPE
Meu caro, uma educadora de infância no quadro e deste que licenciada, começa a ganhar o mesmo que um enfermeiro nesse 3º escalão de graduado!!!
Quanto tempo demora um enfermeiro a chegar a esse escalão?
12 ANOS!!!
Não brinque...e não diga que os outros estão mal informados...
Os enfermeiros da OE e dos sindicatos precisam é de estarem bem informados para não se deixarem enganar....
FILIPE
Independentemente da sua formação os enfermeiros deveriam ganhar muito mais. Pelas responsabilidades que têm, que são muito mais do que o governo e público parecem conhecer.
Os educadores de infancia ganham de facto mais, logo no inicio da carreira, do que os enfermeiros. O curso de educadores de infancia consiste numa licenciatura em educação básica de 3 anos de 180ECTS + um mestrado de 1 ano com 60ECTS. A licenciatura em enfermagem são 4 anos com 240ECTS...
Os educadores de infancia ganham de facto mais, logo no inicio da carreira, do que os enfermeiros. O curso de educadores de infancia consiste numa licenciatura em educação básica de 3 anos de 180ECTS + um mestrado de 1 ano com 60ECTS. A licenciatura em enfermagem são 4 anos com 240ECTS...
Para exercer a profissão de educadora de infância e auferir o referido ordenado equivalente a técnico superior basta a formação inicial (Licenciatura)
Há cerca de 1 ano deixei a função pública para trabalhar num hospital privado. Na função pública só daqui a 20 anos é que eu ganharia o que ganho no meu hospital...
Pelo pensamento da OE qualquer dia um enfermeiro tem que tirar dois Doutoramentos e cinco mestrados sobre o "significado lunar do cuidar na relação de ajuda" para hipoteticamente poder ganhar como tecnico superior
Espero quê seja desta vez que os enfermeiros parem os serviços de saúde em Portugal: GREVE GERAL E POR TEMPO INDETERMINADO... Alguém quer apostar comigo como conseguíamos o que queremos?
Espero quê seja desta vez que os enfermeiros parem os serviços de saúde em Portugal: GREVE GERAL E POR TEMPO INDETERMINADO... Alguém quer apostar comigo como conseguíamos o que queremos?
Oh Zurrante das 06:30:
Sabes qual a média em biologia, química ou física com que muitos enfermeiros acabaram o secundário?
Achas que a inteligência e o conhecimento surge por osmose entre o estetoscópio a abanicar no pescoço e o cerebro do Sr. Dr)...
Sabes que muitos enfermeiros frequentam pós graduações, mestrados juntamente com médicos, professores, engenheiros,entre outros grupos profissionais?
Pois, é nesses cursos os médicos têm todos 20, depois lá vêm os outros com 14 e depois os enfermeiros com 10...
És uma anedota intelectual, pá...
É melhor fazeres um upgrade ao cerebro
Sabes qual a média em biologia, química ou física com que muitos enfermeiros acabaram o secundário?
Achas que a inteligência e o conhecimento surge por osmose entre o estetoscópio a abanicar no pescoço e o cerebro do Sr. Dr)...
Sabes que muitos enfermeiros frequentam pós graduações, mestrados juntamente com médicos, professores, engenheiros,entre outros grupos profissionais?
Pois, é nesses cursos os médicos têm todos 20, depois lá vêm os outros com 14 e depois os enfermeiros com 10...
És uma anedota intelectual, pá...
É melhor fazeres um upgrade ao cerebro
Eh pa não seja triste você, esses mestrados ranhosos e pos graduações em "gestão hospitalar" e "gestões" são uma grande treta.
E falar de médias de secundário LOLOL, repito, enfermeiros em biotécnologia LOLOLOL QUE RIDICULO!!! CUMULO!!!!
É como o outro que diz que os TDT tambem já tiram doutoramentos em faculdades de medicina e farmácia e obtêm os respectivos graus de doutor de med e farm lOLOLOL!!!
Agora evitando o offtopic, é triste realmente não progredirem para a carreira de TSS, mas caso acontecesse nunca existiriam incrementos salariais ou de responsabilidade, seria apenas uma questão de nomenclatura.
E falar de médias de secundário LOLOL, repito, enfermeiros em biotécnologia LOLOLOL QUE RIDICULO!!! CUMULO!!!!
É como o outro que diz que os TDT tambem já tiram doutoramentos em faculdades de medicina e farmácia e obtêm os respectivos graus de doutor de med e farm lOLOLOL!!!
Agora evitando o offtopic, é triste realmente não progredirem para a carreira de TSS, mas caso acontecesse nunca existiriam incrementos salariais ou de responsabilidade, seria apenas uma questão de nomenclatura.
Ó Sr. Bronco das 6:48, que raio de relação causal completamente absurda está você a fazer entre notas de secundário e existência de enfermeiros em biotecnologia, você sabe o que é biotecnologia?
Que falta de lógica, ainda querem mais competências...
Vamos por isto por miúdos:
Até pode ter tirado 20 a matemática no secundário, isso não o transforma num matemático, tendo em conta que frequentou o curso que frequentou sem pinga de matemática.
Mas você está mesmo convicto do que escreveu?
É que há com cada raciocínio mais ilógico por parte desta gente...
Que falta de lógica, ainda querem mais competências...
Vamos por isto por miúdos:
Até pode ter tirado 20 a matemática no secundário, isso não o transforma num matemático, tendo em conta que frequentou o curso que frequentou sem pinga de matemática.
Mas você está mesmo convicto do que escreveu?
É que há com cada raciocínio mais ilógico por parte desta gente...
Caro colega das 7:24 PM,
Quem é que tirou 20 a matemática? Quem?. Na realidade não foi "tirado". A ser, terá sido DADO. Não será meu caro anónimo das 7:17 PM? Hem? Vá lá, aqui entre amigos...que ninguém nos lê.
Se são uns barras então porque não ir para um curso VERDADEIRAMENTE DIFÍCIL: MATEMÁTICA OU FÍSICA?
De resto, e a ser verdade a notícia do post (e acredito que sim) é O FIM DA PICADA.
Quem é que tirou 20 a matemática? Quem?. Na realidade não foi "tirado". A ser, terá sido DADO. Não será meu caro anónimo das 7:17 PM? Hem? Vá lá, aqui entre amigos...que ninguém nos lê.
Se são uns barras então porque não ir para um curso VERDADEIRAMENTE DIFÍCIL: MATEMÁTICA OU FÍSICA?
De resto, e a ser verdade a notícia do post (e acredito que sim) é O FIM DA PICADA.
Se a prática médica implica notas acima de 19, então antes dos anos 80 só se praticava má medicina, uma vez que os númerus clausus em medicina só começaram por essa altura. Logo, os supra-sumos médicos aprenderam o seu "mister" com mestres de casta inferior, alguns deles hipoteticamenten sem gabarito para ingressarem actualmente num curso superior com média superior a 14. Vilependiar aqueles que obtêm médias ditas "normais" é dar um tiro involuntário no passado da classe médica, pois o grosso das fileiras de médicos fabricados num passado recente são representantes dessa estirpe estudantil "normal" .
OMG....mas quem é que tá a falar em medias de secundário!? Cum caraças cada um mais burro que outro, quem puxou do assunto das médias foi o seu colega, as médias de secundário para mim valem 0.
Já agora, os meus pêsames pela situação presente, o tal veto à carreira de TSS.
Já agora, os meus pêsames pela situação presente, o tal veto à carreira de TSS.
As médias de secundário valem 0 na UNIVERSIDADE. Cresçam, caros enfermeiros. Não sejam tão... "básicos".
Meu caro colega Filipe (e outros que falam das EducInf e TécSup), sobre o q referiu, 2 notas:
1 – A emissão de “opinião” (e cada um tem a sua) deve ser suportada (sob pena de cair no ridículo e, logo, desvalorizada) deve se suportada em pressupostos informados (até tão legislados) … em conhecimento …
2 – A emissão de “posição” deve ser fundamentada com base na evidência disponível …e contextualizada
Tão licenciado como eu, deve ter aprendido isto na Investigação do Curso …ou é opinar e posicionar como analfabeto e ganhar pel TecSup?
Também conheço EducInf a ganhar menos q o Salário Mínimo (Privada) – como enf, mestres na telecom, eng.na óptimús, etc; sei de EducInf que ganham no inicio da actividade menos q TecSup (Miser/IPSS) – basta investigar nos sites. Mas deve estar a falar de EducInf q trabalham na FP e no quadro, q ganham pl TecSup (a minha irmã a Contrato na FP recebe muito menos)
Para informar os colegas (você sabe naturalmente isto!), em 1987, os Enfermeiros fizeram uma valente Greve para iniciar o trabalho a receber pela Letra I. Em paridade com os restantes Cursos Médios (na altura) ProfEbás, EducInf; AssSoc e Paraméd …e CONSEGUIRAM (aqui no Norte nem soubemos da Greve, mas recebemos). Esta paridade manteve-se sempre com Prof, EducInf até 2007 …altura em que estes reviram o EstCarDoc (ECD) …entretanto, mais nenhum CEspecial (incluindo Enf) reviu a sua Carreira (Gov não cedeu na sua agenda).
Outra coisa, são os ProfEducInf que já estavam a trabalhar e com o Complem (Licenc como nós), na grelha salarial do ECD, saltaram para escalões cujo salário se enquadra na TecSup…Porque será? …está tudo escrito, basta investigar…(ou caro Filipe, pl menos ouça as notícias e reflita).
Já percebi que pra muitos os Sindicatos são uma cambada …mas, olhem que o Sindicato, aqui no distrito de Braga e na UCI (ainda lá devem estar arquivados na capa), chegou a distribuir Comunicados com gráficos com estas comparações que falei.
Esqueci-me: Sou o colega com 21 anos de serviço e que mudei pró SEP
abraço
1 – A emissão de “opinião” (e cada um tem a sua) deve ser suportada (sob pena de cair no ridículo e, logo, desvalorizada) deve se suportada em pressupostos informados (até tão legislados) … em conhecimento …
2 – A emissão de “posição” deve ser fundamentada com base na evidência disponível …e contextualizada
Tão licenciado como eu, deve ter aprendido isto na Investigação do Curso …ou é opinar e posicionar como analfabeto e ganhar pel TecSup?
Também conheço EducInf a ganhar menos q o Salário Mínimo (Privada) – como enf, mestres na telecom, eng.na óptimús, etc; sei de EducInf que ganham no inicio da actividade menos q TecSup (Miser/IPSS) – basta investigar nos sites. Mas deve estar a falar de EducInf q trabalham na FP e no quadro, q ganham pl TecSup (a minha irmã a Contrato na FP recebe muito menos)
Para informar os colegas (você sabe naturalmente isto!), em 1987, os Enfermeiros fizeram uma valente Greve para iniciar o trabalho a receber pela Letra I. Em paridade com os restantes Cursos Médios (na altura) ProfEbás, EducInf; AssSoc e Paraméd …e CONSEGUIRAM (aqui no Norte nem soubemos da Greve, mas recebemos). Esta paridade manteve-se sempre com Prof, EducInf até 2007 …altura em que estes reviram o EstCarDoc (ECD) …entretanto, mais nenhum CEspecial (incluindo Enf) reviu a sua Carreira (Gov não cedeu na sua agenda).
Outra coisa, são os ProfEducInf que já estavam a trabalhar e com o Complem (Licenc como nós), na grelha salarial do ECD, saltaram para escalões cujo salário se enquadra na TecSup…Porque será? …está tudo escrito, basta investigar…(ou caro Filipe, pl menos ouça as notícias e reflita).
Já percebi que pra muitos os Sindicatos são uma cambada …mas, olhem que o Sindicato, aqui no distrito de Braga e na UCI (ainda lá devem estar arquivados na capa), chegou a distribuir Comunicados com gráficos com estas comparações que falei.
Esqueci-me: Sou o colega com 21 anos de serviço e que mudei pró SEP
abraço
Meus Caros:
A situação não é fácil, mts a sair p o mercado, poucos a ser admitidos quer no público, quer no privado.
Mas esta situação não é nova em outros países (espanhã) e o estatuto, subsidios, etc mantêm-se.
Portanto, vamos mobilizar e lutar!
Qt aos comentários de seres pensantes que se riem do mal dos outros, já diz o ditado "não cuspas para o ar, pode cair-te no rosto", "hoje nós, amanhã outros"
Vamos unir e deixar outros abismados com o poder da enfermagem!
cumprimentos
A situação não é fácil, mts a sair p o mercado, poucos a ser admitidos quer no público, quer no privado.
Mas esta situação não é nova em outros países (espanhã) e o estatuto, subsidios, etc mantêm-se.
Portanto, vamos mobilizar e lutar!
Qt aos comentários de seres pensantes que se riem do mal dos outros, já diz o ditado "não cuspas para o ar, pode cair-te no rosto", "hoje nós, amanhã outros"
Vamos unir e deixar outros abismados com o poder da enfermagem!
cumprimentos
Estando de folga e com disponibilidade mental …não resisti a tanta alarvidade e ignorância
Lei n.º 12-A VinCarreirasRem – Transições
Artigo 104.º
Reposicionamento remuneratório
1 — Na transição para as novas carreira e categoria, os trabalhadores são reposicionados na posição remuneratória a que corresponda nível remuneratório cujo montante pecuniário seja idêntico ao ontante pecuniário correspondente à remuneração base a que actualmente têm direito, ou a que teriam por aplicação da alínea b) do n.º 1 do artigo 112.º, nela incluindo adicionais e diferenciais de integração eventualmente devidos.
2 — Em caso de falta de identidade, os trabalhadores são reposicionados na posição remuneratória, automaticamente criada, de nível remuneratório não inferior ao da primeira posição da categoria para a qual transitam cujo montante pecuniário seja idêntico ao montante pecuniário correspondente à remuneração base a que actualmente têm direito, ou a que teriam por aplicação da alínea b) do n.º 1 do artigo 112.º
Excerto do Comunicado do SEP de Março/08
“Transição para as novas Carreiras – Gerais
e Especiais - altamente penalizadora para
todos os trabalhadores, designadamente
para os enfermeiros: a regra geral de
transição de todos os actuais trabalhadores da
administração pública para as novas
carreiras determina que TODOS mantêm
o seu actual salário.”
Quero e vou LUTAR, na altura certa, para que o ingresso na nossa Carreira seja pelo 2.º escalão da actual …ACTUAL (conhecem) grelha da TecSup que o Gov está a propor, e por uma regra de transição especial …sei por que quero …o percurso de 21 anos e o Complem ajudou-me a procurar …estar atento/reflectir … estar informado pelos Sindicatos e outros meios …
Abraço
Lei n.º 12-A VinCarreirasRem – Transições
Artigo 104.º
Reposicionamento remuneratório
1 — Na transição para as novas carreira e categoria, os trabalhadores são reposicionados na posição remuneratória a que corresponda nível remuneratório cujo montante pecuniário seja idêntico ao ontante pecuniário correspondente à remuneração base a que actualmente têm direito, ou a que teriam por aplicação da alínea b) do n.º 1 do artigo 112.º, nela incluindo adicionais e diferenciais de integração eventualmente devidos.
2 — Em caso de falta de identidade, os trabalhadores são reposicionados na posição remuneratória, automaticamente criada, de nível remuneratório não inferior ao da primeira posição da categoria para a qual transitam cujo montante pecuniário seja idêntico ao montante pecuniário correspondente à remuneração base a que actualmente têm direito, ou a que teriam por aplicação da alínea b) do n.º 1 do artigo 112.º
Excerto do Comunicado do SEP de Março/08
“Transição para as novas Carreiras – Gerais
e Especiais - altamente penalizadora para
todos os trabalhadores, designadamente
para os enfermeiros: a regra geral de
transição de todos os actuais trabalhadores da
administração pública para as novas
carreiras determina que TODOS mantêm
o seu actual salário.”
Quero e vou LUTAR, na altura certa, para que o ingresso na nossa Carreira seja pelo 2.º escalão da actual …ACTUAL (conhecem) grelha da TecSup que o Gov está a propor, e por uma regra de transição especial …sei por que quero …o percurso de 21 anos e o Complem ajudou-me a procurar …estar atento/reflectir … estar informado pelos Sindicatos e outros meios …
Abraço
Não retiro nada do que escrevi. Uma Educadora de infância da FP do quadro se comparada com um enfermeiro da FP do quadro recebe com TS e o enfermeiro recebe como bacharel! (Ou equivalente, se quiser).
Não compare alhos com bogalhos...
Se você acha que isso não é injusto é consigo, agora eu acho profundamente injusto.
FILIPE
Não compare alhos com bogalhos...
Se você acha que isso não é injusto é consigo, agora eu acho profundamente injusto.
FILIPE
Caro Sérgio do "Cogitare em Saúde", fique a saber que frequento o seu Blog, aprecio e respeito-o pela sobriedade e importância dos Post.
Quanto à sua dúvida, pela informação do SEP e das Leis, é mesmo verdade. Numa abordagem histórica que o SEP publicou na sua Revista do último Congresso, em 25 anos conseguimos 9 alterações à Carreira ...no país e na europa não há paralelo. Isto associado à conquista do REPE, Ordem e toda a evolução da Formação, significa que a enfermagem/enfermeiros tem energia, tem capacidade de se mobilizar nos momentos importantes. Os contextos políticos sempre foram adversos para os enfermeiros, se olharmos pelos resultados obtidos, significa que sempre conseguimos a UNIDADE suficiente para lutar e conquistar coisas.
Pela foto, o colega é mais novo que eu (sou o tal de Braga com 21 anos de serviço), mas, do que estudou, conhece alguma conquista dos Enfermeiros que não passasse por Lutas, por Greves? É importante esta abordagem do percurso histórico para que os colegas mais novos, com mil e um problemas que comprendo (e q não são mt diferentes dos q qd iniciei a profissão/excepção ao desemprego)não pensem que "a enfermagem, nestas coisas, nasceu ontem", que os problemas só existem hoje, que está tudo mal, que ninguém faz nada ...Isto, se não for desinformação, é mistificaçao do nosso percurso.
Deixo-lhe uma sugestão (pq o DEnf abomina os Sind, Ordem, este mundo e marte): crie no seu Blog um espaço onde vai colocando a informação pertinente que os Sindicatos têm nas pages ...é mais uma forma de informar.
Abraço
Quanto à sua dúvida, pela informação do SEP e das Leis, é mesmo verdade. Numa abordagem histórica que o SEP publicou na sua Revista do último Congresso, em 25 anos conseguimos 9 alterações à Carreira ...no país e na europa não há paralelo. Isto associado à conquista do REPE, Ordem e toda a evolução da Formação, significa que a enfermagem/enfermeiros tem energia, tem capacidade de se mobilizar nos momentos importantes. Os contextos políticos sempre foram adversos para os enfermeiros, se olharmos pelos resultados obtidos, significa que sempre conseguimos a UNIDADE suficiente para lutar e conquistar coisas.
Pela foto, o colega é mais novo que eu (sou o tal de Braga com 21 anos de serviço), mas, do que estudou, conhece alguma conquista dos Enfermeiros que não passasse por Lutas, por Greves? É importante esta abordagem do percurso histórico para que os colegas mais novos, com mil e um problemas que comprendo (e q não são mt diferentes dos q qd iniciei a profissão/excepção ao desemprego)não pensem que "a enfermagem, nestas coisas, nasceu ontem", que os problemas só existem hoje, que está tudo mal, que ninguém faz nada ...Isto, se não for desinformação, é mistificaçao do nosso percurso.
Deixo-lhe uma sugestão (pq o DEnf abomina os Sind, Ordem, este mundo e marte): crie no seu Blog um espaço onde vai colocando a informação pertinente que os Sindicatos têm nas pages ...é mais uma forma de informar.
Abraço
Há quem julgue que as notas do secundário só interessam e só têm valor quando forem de um futuro médico, pois são essas as notas que contam para a entrada em medicina. Se for um futuro reles enfermeiro, já não têm valor nenhum…Sem comentários…
Sim conheço quem, logo após a licenciatura em enfermagem, prosseguiu estudos fora do país na área da biotecnologia, nunca exerceu enfermagem sequer…
Também conheço enfermeiros que se fartaram dos vencimentos de enfermeiro e que se dedicam agora a explicar aos senhores drs como funcionam determinados equipamentos médicos …
Os enfermeiros são pessoas normais, como os médicos…
Nem os enfermeiros são intelectualmente castrados, nem os médicos têm inteligência divina…há de tudo em todo o lado…
E não vou perder mais tempo com quem não merece…
Os bons médicos são pessoas confiantes e serenas e seguramente não precisam de descer ao nível de alguns (?) pirralhos que passam por aqui e que não têm mais que fazer…
Quem é inteligente e sabedor, é humilde...
FILIPE
Sim conheço quem, logo após a licenciatura em enfermagem, prosseguiu estudos fora do país na área da biotecnologia, nunca exerceu enfermagem sequer…
Também conheço enfermeiros que se fartaram dos vencimentos de enfermeiro e que se dedicam agora a explicar aos senhores drs como funcionam determinados equipamentos médicos …
Os enfermeiros são pessoas normais, como os médicos…
Nem os enfermeiros são intelectualmente castrados, nem os médicos têm inteligência divina…há de tudo em todo o lado…
E não vou perder mais tempo com quem não merece…
Os bons médicos são pessoas confiantes e serenas e seguramente não precisam de descer ao nível de alguns (?) pirralhos que passam por aqui e que não têm mais que fazer…
Quem é inteligente e sabedor, é humilde...
FILIPE
Colega Filipe, você deve ser de Lisboa...e como lhe disseram (em criança) que os ovos nascem no Continente, ainda hoje (adulto) acredita...
Mesmo depois das notas do Colega de Braga???...chiça...
"Quem é inteligente e sabedor, é humilde..." ...Nisto tem razão
MB
Mesmo depois das notas do Colega de Braga???...chiça...
"Quem é inteligente e sabedor, é humilde..." ...Nisto tem razão
MB
Este blogue tem MUITO poder! A ordem acabou de emitir uma press release sobre isto!
Parabéns ao doutorenfermeiro!!!!!
Parabéns ao doutorenfermeiro!!!!!
Este blogue tem MUITO poder! A ordem acabou de emitir uma press release sobre o post "Os rácios que verdadeiramente interessam!!".
Parabéns ao doutorenfermeiro!!!!!
Parabéns ao doutorenfermeiro!!!!!
Anónimo das 12:17 disse :
" Colega Filipe, você deve ser de Lisboa...e como lhe disseram (em criança) que os ovos nascem no Continente, ainda hoje (adulto) acredita...
Mesmo depois das notas do Colega de Braga???...chiça...
"Quem é inteligente e sabedor, é humilde..." ...Nisto tem razão
MB
12:17 AM "
Caro Doutor Enfermeiro , Colegas que passam por este BLOG.
Fiz , num comentário sobre um outro post do Dr.Enfermeiro , referência ao facto de haver um colega ou uma colega que passou a usar as mesmas iniciais que eu costumo usar neste BLOG . Apesar de a usurpação de identidade neste caso não ser correcta e em certos casos ser considerado crime à luz do Código Civil , quero afirmar que a partir deste momento , e porque dois ou duas MB dá azo a erros de interpretação , já que o modo como penso não está em consonância provável , com o modo de pensar da ou do novo MB que tem surgido .
Porque este uso abusivo da sigla que tenho utilizado desde outubro de 2007 (MB) já se repete há pelo menos duas vezes neste blog . Declaro que a MB que o Doutor Enfermeiro e alguns Colegas conhecem , pelo menos virtualmente se vai passar a designar por Margarida de Barros.Mais acrescento que este é parte do meu nome pelo que , se posso ainda aceitar o abuso da utilização da sigla MB , não o permitirei em relação ao meu nome.
Passando a comentar o tema apresentado pelo Dr.Enfermeiro em relação à Carreira de Enfermagem , refiro tão somente que o sindicato do qual sou membro , está atento a manobras de diversão e tenho acerteza que se levará a bom porto as reinvidicações justas dos ENFERMEIROS.
Quanto ao ou à Colega que refere : " Numa abordagem histórica que o SEP publicou na sua Revista do último Congresso, em 25 anos conseguimos 9 alterações à Carreira ...no país e na europa não há paralelo " quero informar que o SEP não foi criado em 1983 mas nos fins da década de 80 , embora já existisse o Sindicato dos Enfermeiros da Zona Sul (que mudou de nome para SEP ) , dirigido pela Enfermeira , que no 3º Congresso dos Enfermeiros realizado no Coliseu do Porto, se opôs à criação da Ordem e que hoje é a bastonária Maria Augusta ..Mais informo para quem desconhece , que a luta pela Carreira de Enfermagem , a que deu o 1º passo para a significação da Classe ,porque as restantes não passaram de adendas , foi conseguida não por um Sindicato, como o que transparece no comentário associado à info sobre o SEP , mas pelo SEZN (SE) , SEZC ( SEC)-FENSE não retirando o esforço conjunto da totalidade das representações sindicais , que na época desenvolveram os pressupostos da carreira . E para que não restem dúvidas a ninguém , aqui fica uma outra informação sobre a carreira de Enfermagem primeira , datada de 1981 :
" O Sindicato dos Enfermeiros (então, Zona Norte) desencadeou o processo de revisão da Carreira de Enfermagem que culminou, em consequência de pressões sindicais junto do Governo, com a publicação do Decreto-Lei nº 305/81, de 12 de Novembro.
Foi assim publicada a nova Carreira de Enfermagem, sujeita no entanto a nova redacção que lhe é dada pelo Decreto-lei nº 324/83, de 6 de Julho, e demais legislação complementar. Posteriormente são ainda introduzidas alterações pontuais com o DL nº 178/85 de 23 de Maio.
Conseguimos uma carreira que potencia, dignifica e profissionaliza uma actividade - a de Enfermagem - ou seja, cria finalmente a profissão de Enfermagem, por que define sem ambiguidades ou reticências o que tem a fazer um Enfermeiro, do menor ao maior grau. Cria-se uma nova Carreira, toda ela voltada para uma constante valorização técnica, não para dificultar a vida (progressão) aos Enfermeiros, mas para lhes proporcionar a formação necessária às crescentes exigências técnicas da profissão. Por mais um degrau na autonomia, progresso e dignificação da enfermagem." fim de citação
Se o SEP pressupõe a exclusividade pela carreira de Enfermagem é bom que se perguntem , porque é que as negociações de 2005 não avançaram. É que muitos vêm a palhinha no olhos do " vizinho " mas não descortinam a trave nos seus próprios olhos.
A nova Carreira de Enfermagem que se pretende , não poderá passar pelas pressões nefastas que o governo tenta impôr , com falsas promessas , aos representantes das direcções dos Sindicatos porque são autónomos de qualquer influência política menos abonatória , mas pela consertações de esforços na luta pela Classe de Enfermagem que os Sindicatos deverão levar por diante.Nada está perdido enquanto houver "carolas" que sem medo enfrentarão o que for preciso...sem se deixarem levar pelas falsas promessas com que tentam comprar uma Classe...a luta vai ser renhida , essa não vai ser deste ou daquele sindicato mas das representações sindicais em nome da ENFERMAGEM. E se for preciso lutar de outra forma , espero que TODOS os Colegas se unam por um interesse MAIOR e não se acobardem como é costume , escondendo a cabeça debaixo da areia ou mantendo-se no conforto da sua vidinha diária ,à espera que aconteça .......
Ex-MB , Margarida de Barros
" Colega Filipe, você deve ser de Lisboa...e como lhe disseram (em criança) que os ovos nascem no Continente, ainda hoje (adulto) acredita...
Mesmo depois das notas do Colega de Braga???...chiça...
"Quem é inteligente e sabedor, é humilde..." ...Nisto tem razão
MB
12:17 AM "
Caro Doutor Enfermeiro , Colegas que passam por este BLOG.
Fiz , num comentário sobre um outro post do Dr.Enfermeiro , referência ao facto de haver um colega ou uma colega que passou a usar as mesmas iniciais que eu costumo usar neste BLOG . Apesar de a usurpação de identidade neste caso não ser correcta e em certos casos ser considerado crime à luz do Código Civil , quero afirmar que a partir deste momento , e porque dois ou duas MB dá azo a erros de interpretação , já que o modo como penso não está em consonância provável , com o modo de pensar da ou do novo MB que tem surgido .
Porque este uso abusivo da sigla que tenho utilizado desde outubro de 2007 (MB) já se repete há pelo menos duas vezes neste blog . Declaro que a MB que o Doutor Enfermeiro e alguns Colegas conhecem , pelo menos virtualmente se vai passar a designar por Margarida de Barros.Mais acrescento que este é parte do meu nome pelo que , se posso ainda aceitar o abuso da utilização da sigla MB , não o permitirei em relação ao meu nome.
Passando a comentar o tema apresentado pelo Dr.Enfermeiro em relação à Carreira de Enfermagem , refiro tão somente que o sindicato do qual sou membro , está atento a manobras de diversão e tenho acerteza que se levará a bom porto as reinvidicações justas dos ENFERMEIROS.
Quanto ao ou à Colega que refere : " Numa abordagem histórica que o SEP publicou na sua Revista do último Congresso, em 25 anos conseguimos 9 alterações à Carreira ...no país e na europa não há paralelo " quero informar que o SEP não foi criado em 1983 mas nos fins da década de 80 , embora já existisse o Sindicato dos Enfermeiros da Zona Sul (que mudou de nome para SEP ) , dirigido pela Enfermeira , que no 3º Congresso dos Enfermeiros realizado no Coliseu do Porto, se opôs à criação da Ordem e que hoje é a bastonária Maria Augusta ..Mais informo para quem desconhece , que a luta pela Carreira de Enfermagem , a que deu o 1º passo para a significação da Classe ,porque as restantes não passaram de adendas , foi conseguida não por um Sindicato, como o que transparece no comentário associado à info sobre o SEP , mas pelo SEZN (SE) , SEZC ( SEC)-FENSE não retirando o esforço conjunto da totalidade das representações sindicais , que na época desenvolveram os pressupostos da carreira . E para que não restem dúvidas a ninguém , aqui fica uma outra informação sobre a carreira de Enfermagem primeira , datada de 1981 :
" O Sindicato dos Enfermeiros (então, Zona Norte) desencadeou o processo de revisão da Carreira de Enfermagem que culminou, em consequência de pressões sindicais junto do Governo, com a publicação do Decreto-Lei nº 305/81, de 12 de Novembro.
Foi assim publicada a nova Carreira de Enfermagem, sujeita no entanto a nova redacção que lhe é dada pelo Decreto-lei nº 324/83, de 6 de Julho, e demais legislação complementar. Posteriormente são ainda introduzidas alterações pontuais com o DL nº 178/85 de 23 de Maio.
Conseguimos uma carreira que potencia, dignifica e profissionaliza uma actividade - a de Enfermagem - ou seja, cria finalmente a profissão de Enfermagem, por que define sem ambiguidades ou reticências o que tem a fazer um Enfermeiro, do menor ao maior grau. Cria-se uma nova Carreira, toda ela voltada para uma constante valorização técnica, não para dificultar a vida (progressão) aos Enfermeiros, mas para lhes proporcionar a formação necessária às crescentes exigências técnicas da profissão. Por mais um degrau na autonomia, progresso e dignificação da enfermagem." fim de citação
Se o SEP pressupõe a exclusividade pela carreira de Enfermagem é bom que se perguntem , porque é que as negociações de 2005 não avançaram. É que muitos vêm a palhinha no olhos do " vizinho " mas não descortinam a trave nos seus próprios olhos.
A nova Carreira de Enfermagem que se pretende , não poderá passar pelas pressões nefastas que o governo tenta impôr , com falsas promessas , aos representantes das direcções dos Sindicatos porque são autónomos de qualquer influência política menos abonatória , mas pela consertações de esforços na luta pela Classe de Enfermagem que os Sindicatos deverão levar por diante.Nada está perdido enquanto houver "carolas" que sem medo enfrentarão o que for preciso...sem se deixarem levar pelas falsas promessas com que tentam comprar uma Classe...a luta vai ser renhida , essa não vai ser deste ou daquele sindicato mas das representações sindicais em nome da ENFERMAGEM. E se for preciso lutar de outra forma , espero que TODOS os Colegas se unam por um interesse MAIOR e não se acobardem como é costume , escondendo a cabeça debaixo da areia ou mantendo-se no conforto da sua vidinha diária ,à espera que aconteça .......
Ex-MB , Margarida de Barros
Amigos Victor A. , Hugo Roque , Filipe e outros Enfermeiros que comentam neste BLOG . Quanto aos comentários do energúmeno que saltita neste BLOB , para desvirtuar a nossa linha de pensamento e nos distrair com insinuações bacocas , o melhor mesmo será passarem por ele ou ela como presença invisível , porque considero que a mais não tem direito....
Se a frustação desse papagaio , que pensa que é superior aos ENFERMEIROS for ignorada merecidamente e nos referenciarmos apenas ao que a NÓS diz respeito , talvez ele ou ela fique com azia suficiente e se vá auto-medicar .....
Margarida de barros
Se a frustação desse papagaio , que pensa que é superior aos ENFERMEIROS for ignorada merecidamente e nos referenciarmos apenas ao que a NÓS diz respeito , talvez ele ou ela fique com azia suficiente e se vá auto-medicar .....
Margarida de barros
Ácerca do Post do Dr. Enfermeiro - " Os rácios que verdadeiramente interessam!! " - tomo a liberdade de transcrever a opinião do Presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE) sobre o assunto e passo a citar :
" Missão Impossível
24-Apr-2008
O Dr. Luís Pisco continua a ser notícia, pois não está muito bem explicada a sua manobra de pedir demissão e depois, despedir a dita, que tinha pedido.
Pelo que se pode intuir, através das notícias, nem todos estavam de acordo com as suas políticas. Diz o grupo dos dez que vai falar e esclarecer o fenómeno.
É bom que o façam e quanto antes para sabermos com o que lidamos e com quem lidamos.
Para nós o projecto dele não tem futuro, porque está atrasado 60 anos, no mínimo.
O tipo de consulta que os médicos fazem já não se usa em muitos países, na área dos cuidados primários.
É demasiado dispendioso para o erário público, um cidadão ir tirar umas dúvidas acerca da sua saúde e vir para casa com um ror de receitas, aviadas ou não; guias para exames vários e, pior do que tudo isto, com uma grande dúvida, maior do que aquela que o impeliu à consulta: pelos vistos tem uma doença que é preciso esclarecer. Depois se as análises derem resultados negativos; se as tomografias, na hipótese de alguém as ver, não indiciarem doença que se veja, é uma felicidade a seguir a um grande susto.
Os Enfermeiros têm que se ir preparando para assumirem o seu papel, no terreno, impondo o seu saber, que irá fazer a diferença.
Finalmente, a portaria dos incentivos saiu com o nº301/2008 de 18 de Abril.
Já tínhamos publicado nos Ecos da Enfermagem a decisão final.
Lamentamos que haja quem fique, na qualidade de sindicalista, satisfeito com o teor da portaria no que toca a incentivos, que nem se sabe se algum dia vão ser pagos, pois dependem da produção. Se assim for, não é fácil prever as diferenças entre a produção real e necessária, para atingir os mínimos.
O povo diz: "com bem pouco se contenta uma criança", das antigas, dizemos nós.
Por analogia diremos: com bem pouco se contentam alguns "sindicalistas".
Nós estamos muito tristes e desgostosos, pelas vítimas que representamos.
Temos de continuar a lutar por melhores dias, porque isto não está bem, assim.
Cordiais Saudações Sindicais,
O Presidente da Direcção do Sindicato dos Enfermeiros, José Azevedo " . Fim de citação..
As ilações ...tire-as quem quiser...
Ex-MB , Margarida de Barros
" Missão Impossível
24-Apr-2008
O Dr. Luís Pisco continua a ser notícia, pois não está muito bem explicada a sua manobra de pedir demissão e depois, despedir a dita, que tinha pedido.
Pelo que se pode intuir, através das notícias, nem todos estavam de acordo com as suas políticas. Diz o grupo dos dez que vai falar e esclarecer o fenómeno.
É bom que o façam e quanto antes para sabermos com o que lidamos e com quem lidamos.
Para nós o projecto dele não tem futuro, porque está atrasado 60 anos, no mínimo.
O tipo de consulta que os médicos fazem já não se usa em muitos países, na área dos cuidados primários.
É demasiado dispendioso para o erário público, um cidadão ir tirar umas dúvidas acerca da sua saúde e vir para casa com um ror de receitas, aviadas ou não; guias para exames vários e, pior do que tudo isto, com uma grande dúvida, maior do que aquela que o impeliu à consulta: pelos vistos tem uma doença que é preciso esclarecer. Depois se as análises derem resultados negativos; se as tomografias, na hipótese de alguém as ver, não indiciarem doença que se veja, é uma felicidade a seguir a um grande susto.
Os Enfermeiros têm que se ir preparando para assumirem o seu papel, no terreno, impondo o seu saber, que irá fazer a diferença.
Finalmente, a portaria dos incentivos saiu com o nº301/2008 de 18 de Abril.
Já tínhamos publicado nos Ecos da Enfermagem a decisão final.
Lamentamos que haja quem fique, na qualidade de sindicalista, satisfeito com o teor da portaria no que toca a incentivos, que nem se sabe se algum dia vão ser pagos, pois dependem da produção. Se assim for, não é fácil prever as diferenças entre a produção real e necessária, para atingir os mínimos.
O povo diz: "com bem pouco se contenta uma criança", das antigas, dizemos nós.
Por analogia diremos: com bem pouco se contentam alguns "sindicalistas".
Nós estamos muito tristes e desgostosos, pelas vítimas que representamos.
Temos de continuar a lutar por melhores dias, porque isto não está bem, assim.
Cordiais Saudações Sindicais,
O Presidente da Direcção do Sindicato dos Enfermeiros, José Azevedo " . Fim de citação..
As ilações ...tire-as quem quiser...
Ex-MB , Margarida de Barros
E aproveitando o que o anónimo das 9.40 recomenda ao Dr. Enfermeiro : "Deixo-lhe uma sugestão (pq o DEnf abomina os Sind, Ordem, este mundo e marte): crie no seu Blog um espaço onde vai colocando a informação pertinente que os Sindicatos têm nas pages ...é mais uma forma de informar." (Fim de citação) , aproveito para dar uma ajudinha .....
"Ainda não tinham arrefecido as letras do texto sobre o "Desiludido" que pusemos no nosso site já choviam os telefonemas a perguntar como estavam as negociações sobre os incentivos salariais dos enfermeiros. Tinham ouvido dizer que um sindicato da UGT tinha pedido uma reabertura das negociações e perguntava se éramos nós.
Não somos nem sabemos de quem se trata, pois não fomos informados nem consultados para o efeito.
Não cremos que o ministério, com uma Médica a Ministra, com um Médico a Secretário de Estado da Saúde e com um sindicalista da APMCG, voltem atrás com a palavra. Quando muito podem dar uma volta aos incentivos dos administrativos, para pouparem ainda mais os médicos. Pode ser que sim, pode ser que não. Desconhecemos em absoluto as verdadeiras intenções por que o Secretário de Estado da Saúde nos informou disso. É lá com ele.
Já dissemos o que tínhamos a dizer e aguardamos pelo cancelamento do nado-morto que são as USF como até o seu obcecado fundador já reconhece, (ver texto "O Desiludido").
A diferença de incentivos é tão insignificante para os enfermeiros que nem vamos discuti-la mais. Podemos é determinar formas de luta para acabarmos com esta discriminação.
Agora começa a perceber-se a alienação do projecto USF, pois nem sequer tem médicos, por falta de aliciantes. Os €4370 como suplementos dos vencimentos médicos seriam um dos chamamentos à USF.
Simplesmente este projecto não faz sentido, porque está em desacordo com a principal actividade dos Centros de Saúde que é a promoção da saúde e a prevenção da doença e isso pode e deve ser feito, com vantagens enormes, por pessoal "não médico" (Classificação à José Manuel Silva OM da Região Centro), para designar os enfermeiros.
Uma das vantagens é de que €4370 mensais de suplementos por médico bastam para contratar 4 enfermeiros, bem mais úteis, naquela área que um médico. Se lhe juntarmos outro tanto do vencimento, são outros 4 enfermeiros. Ora 4+4 enfermeiros doutores, com a formação académica actual resolvem muitos problemas ao nível do Centro de Saúde, sem precisarem do recurso à perspectiva enviesada da USF, projecto desnaturado para atrair jovens médicos a bons vencimentos, (acrescidos duma possível medicina defensiva) com poucos sacrifícios, pois para trabalhar lá estão os enfermeiros.
Além disso estes 8 enfermeiros não iriam ficar com os que a prevenção deixou passar e adoeceram; são muito capazes de os mandar ao médico, que esteja disponível para tratar doentes, talvez mais motivado, nesta versão, pois foi para tratar doentes que se formou e não para andar a empurrar enfermeiros para fora do campo que lhes é próprio. A não ser para impedir que a prevenção diminua as doenças, não se divisa qual a razão de haver médicos a prevenir doenças, eles que estão sempre a recomendar às pessoas que vão ao médico, que vão ao médico..... Está é cínica mas pode ajudar o Dr.Luís Pisco a resolver um paradoxo.
Não pensamos que se alterem os incentivos salariais, pois os €300 que o Dr. Pisco referiu à Lusa, por enfermeiro e por mês é para dar a ideia que há nos CS quem não tenha tantos € e trabalhe mais do que os colegas das USF, além disso desvia as atenções dos €4370 dos médicos. Pura maldade.
Cordiais Saudações Sindicais,
O Presidente da Direcção do SE, José Azevedo "
Fim de citação
Margarida de Barros
"Ainda não tinham arrefecido as letras do texto sobre o "Desiludido" que pusemos no nosso site já choviam os telefonemas a perguntar como estavam as negociações sobre os incentivos salariais dos enfermeiros. Tinham ouvido dizer que um sindicato da UGT tinha pedido uma reabertura das negociações e perguntava se éramos nós.
Não somos nem sabemos de quem se trata, pois não fomos informados nem consultados para o efeito.
Não cremos que o ministério, com uma Médica a Ministra, com um Médico a Secretário de Estado da Saúde e com um sindicalista da APMCG, voltem atrás com a palavra. Quando muito podem dar uma volta aos incentivos dos administrativos, para pouparem ainda mais os médicos. Pode ser que sim, pode ser que não. Desconhecemos em absoluto as verdadeiras intenções por que o Secretário de Estado da Saúde nos informou disso. É lá com ele.
Já dissemos o que tínhamos a dizer e aguardamos pelo cancelamento do nado-morto que são as USF como até o seu obcecado fundador já reconhece, (ver texto "O Desiludido").
A diferença de incentivos é tão insignificante para os enfermeiros que nem vamos discuti-la mais. Podemos é determinar formas de luta para acabarmos com esta discriminação.
Agora começa a perceber-se a alienação do projecto USF, pois nem sequer tem médicos, por falta de aliciantes. Os €4370 como suplementos dos vencimentos médicos seriam um dos chamamentos à USF.
Simplesmente este projecto não faz sentido, porque está em desacordo com a principal actividade dos Centros de Saúde que é a promoção da saúde e a prevenção da doença e isso pode e deve ser feito, com vantagens enormes, por pessoal "não médico" (Classificação à José Manuel Silva OM da Região Centro), para designar os enfermeiros.
Uma das vantagens é de que €4370 mensais de suplementos por médico bastam para contratar 4 enfermeiros, bem mais úteis, naquela área que um médico. Se lhe juntarmos outro tanto do vencimento, são outros 4 enfermeiros. Ora 4+4 enfermeiros doutores, com a formação académica actual resolvem muitos problemas ao nível do Centro de Saúde, sem precisarem do recurso à perspectiva enviesada da USF, projecto desnaturado para atrair jovens médicos a bons vencimentos, (acrescidos duma possível medicina defensiva) com poucos sacrifícios, pois para trabalhar lá estão os enfermeiros.
Além disso estes 8 enfermeiros não iriam ficar com os que a prevenção deixou passar e adoeceram; são muito capazes de os mandar ao médico, que esteja disponível para tratar doentes, talvez mais motivado, nesta versão, pois foi para tratar doentes que se formou e não para andar a empurrar enfermeiros para fora do campo que lhes é próprio. A não ser para impedir que a prevenção diminua as doenças, não se divisa qual a razão de haver médicos a prevenir doenças, eles que estão sempre a recomendar às pessoas que vão ao médico, que vão ao médico..... Está é cínica mas pode ajudar o Dr.Luís Pisco a resolver um paradoxo.
Não pensamos que se alterem os incentivos salariais, pois os €300 que o Dr. Pisco referiu à Lusa, por enfermeiro e por mês é para dar a ideia que há nos CS quem não tenha tantos € e trabalhe mais do que os colegas das USF, além disso desvia as atenções dos €4370 dos médicos. Pura maldade.
Cordiais Saudações Sindicais,
O Presidente da Direcção do SE, José Azevedo "
Fim de citação
Margarida de Barros
Espero que todos os enfermeiros não se esqueçam que as eleições legislativas se aproximam e que este governo não quer mais contestação publica. Esta é a hora certa para os enfermeiros mostrarem o seu profundo desagrado...
Todos nos temos as nossas pequenas divergências, mas esta é a hora de as colocar de lado e lutar por algo que verdadeiramente interessa a todos. Ordem dos enfermeiros, sindicatos, escolas de enfermagem, associações de enfermagem e enfermeiros em nome individual devem-se unir e lutar. È o interesse geral que esta em causa. Todos podemos sair a ganhar, de forma directa ou indirecta.
Temos uma excelente oportunidade e tenho a certeza que não a vamos desperdiçar.
MS
Todos nos temos as nossas pequenas divergências, mas esta é a hora de as colocar de lado e lutar por algo que verdadeiramente interessa a todos. Ordem dos enfermeiros, sindicatos, escolas de enfermagem, associações de enfermagem e enfermeiros em nome individual devem-se unir e lutar. È o interesse geral que esta em causa. Todos podemos sair a ganhar, de forma directa ou indirecta.
Temos uma excelente oportunidade e tenho a certeza que não a vamos desperdiçar.
MS
Então afinal como é que vamos ficar? na mesma? se sim vamos acomodar-nos e não protestar, mostrando, de verdade, o que valemos na saúde?
D.
D.
O doutorenfermeiro (diga-se o que se disser) é já um opinion maker da enfermagem...
Assim como o azevedo....
Assim como o azevedo....
"Sr. Doutorenfermeiro, o que é que propõem que se faça?"
Deixe-me responder a essa. Uma greve igual à de 1976 era uma boa ideia, não acha?
Deixe-me responder a essa. Uma greve igual à de 1976 era uma boa ideia, não acha?
actualizem-se, não estamos em 76, estamos em 2008. não há carência de enfermeiros. greves deixaram de ter poder reivindicativo.
Algo para todos (enfermeiros, sindicatos, Ordem) pensar-mos:
""Pior do que você querer fazer e não poder,
é você poder fazer e não querer""
Santana
""Pior do que você querer fazer e não poder,
é você poder fazer e não querer""
Santana
Sou professor de Biologia e fui visitar este Blog a convite de um amigo meu enfermeiro.
Depois de ler alguns posts aqui colocados por anónimos fiquei a saber que a ignorância abunda em muitas mentes pouco ou nada brilhantes....
1 - Já dei aulas a vários alunos que seguiram medicina, enfermagem e outros cursos da saúde e como tal acabo por ter muitos conhecidos/amigos médicos e enfermeiros;
2 - Não considero os primeiros especialmente dotados de inteligência nem os segundos castrados dela (como já aqui alguém disse...);
2 - Da experiência que tenho, os cursos com maior grau de dificuldade são os relacionados com a engenharia e na área da saúde o curso de ciências farmacêuticas;
3 - Tirar uma licenciatura em enfermagem não é a mesma coisa que ser enfermeiro – o mesmo se aplica a muitos cursos, como medicina;
4 - Conheço alguns casos em que estudantes de enfermagem não acabaram o curso (mudaram de curso) e outros em que acabaram o curso e continuaram a estudar em várias áreas;
2 - Qualquer pessoa após acabar a licenciatura é livre de poder tirar mestrados e/ou doutoramentos;
3 - Não percebo qual o problema de um licenciado em enfermagem poder fazer um mestrado ou um doutoramento em qualquer área (é igual aos outros);
4 - É importante algumas pessoas perceberem isto: Estamos no século XXI e o que conta são as pessoas e o seu efectivo conhecimento e não títulos e uma visão corporativista, fragmentada e assente em preconceitos sociais retrógrados. Não é essa a imagem que devemos dar aos nossos jovens. É triste ler alguns comentários, feitos por pessoas com um grau de instrução (educação) superior!...
Como um colega meu diz é DOUTORISMO SIMPLÓRIO!!
Depois de ler alguns posts aqui colocados por anónimos fiquei a saber que a ignorância abunda em muitas mentes pouco ou nada brilhantes....
1 - Já dei aulas a vários alunos que seguiram medicina, enfermagem e outros cursos da saúde e como tal acabo por ter muitos conhecidos/amigos médicos e enfermeiros;
2 - Não considero os primeiros especialmente dotados de inteligência nem os segundos castrados dela (como já aqui alguém disse...);
2 - Da experiência que tenho, os cursos com maior grau de dificuldade são os relacionados com a engenharia e na área da saúde o curso de ciências farmacêuticas;
3 - Tirar uma licenciatura em enfermagem não é a mesma coisa que ser enfermeiro – o mesmo se aplica a muitos cursos, como medicina;
4 - Conheço alguns casos em que estudantes de enfermagem não acabaram o curso (mudaram de curso) e outros em que acabaram o curso e continuaram a estudar em várias áreas;
2 - Qualquer pessoa após acabar a licenciatura é livre de poder tirar mestrados e/ou doutoramentos;
3 - Não percebo qual o problema de um licenciado em enfermagem poder fazer um mestrado ou um doutoramento em qualquer área (é igual aos outros);
4 - É importante algumas pessoas perceberem isto: Estamos no século XXI e o que conta são as pessoas e o seu efectivo conhecimento e não títulos e uma visão corporativista, fragmentada e assente em preconceitos sociais retrógrados. Não é essa a imagem que devemos dar aos nossos jovens. É triste ler alguns comentários, feitos por pessoas com um grau de instrução (educação) superior!...
Como um colega meu diz é DOUTORISMO SIMPLÓRIO!!
Falar dos outros sem passar pela experiencia de o ser!! Eis o mal de muitos....
Caro anonimo, professor de biologia, a ignorancia abunda em algumas mentes realmente!
Mas antes de falar de outros, tento perceber a realidade deles e não tento comparar com a minha realidade.
"É importante algumas pessoas perceberem isto: Estamos no século XXI e o que conta são as pessoas e o seu efectivo conhecimento e não títulos e uma visão corporativista, fragmentada e assente em preconceitos sociais retrógrados"
Não é coerente as suas palavras com a acções que se vê diariamente nos média!!!
"Doutorismo Simplorio" são todos aqueles que não usam o que aprendem em prol de uma sociadade melhor mas sim em prol do seu umbigo individualista!
Caro anonimo, professor de biologia, a ignorancia abunda em algumas mentes realmente!
Mas antes de falar de outros, tento perceber a realidade deles e não tento comparar com a minha realidade.
"É importante algumas pessoas perceberem isto: Estamos no século XXI e o que conta são as pessoas e o seu efectivo conhecimento e não títulos e uma visão corporativista, fragmentada e assente em preconceitos sociais retrógrados"
Não é coerente as suas palavras com a acções que se vê diariamente nos média!!!
"Doutorismo Simplorio" são todos aqueles que não usam o que aprendem em prol de uma sociadade melhor mas sim em prol do seu umbigo individualista!
Para o colega de Braga os meus parabéns por resumir tão bem a questão da equiparação às outras carreiras e da transição para a nova carreira da FP e de toda a história recente das conquistas dos enfermeiros. É mesmo preciso recordar que só com muita luta se tem conseguido tudo aquilo que hoje temos. E está novamente na altura de TODOS termos que ir à luta. Aquilo que referiu sobre a transição dos enfermeiros ter que ser diferente: "o que temos de fazer para termos uma regra de transição especifica ...vamos ter de lutar muito" parece-me que é mesmo o mais importante neste momento. Os colegas todos têm que compreender que temos que exigir uma regra de transição que traduza a formação de licenciatura obtida, o que é diferente de todas as outras profissões que hoje já têm enquadramento dessa formação. Vi no site do SEP que no dia 5 de JUNHO vamos exigir o inicio da negociação da carreira, em frente ao Ministério. Agora é que é para mostrar a força dos enfermeiros e não ficar em casa, à espera que outros façam por nós. Já tantos deram a opinião de que temos que sair à rua como os professores, ora aí está - vamos ver quantos vão
Mm
Enviar um comentário
Mm
<< Home