domingo, agosto 31, 2008
OE e os Enfermeiros nas farmácias: pedir ou impor?
O seguinte texto foi retirado da página do Sindicato dos Enfermeiros, não sendo da minha responsabilidade:
.
O regime jurídico das farmácias de oficina, previsto no Decreto -Lei nº 307/2007, de 31 de Agosto, consagrou a possibilidade de as farmácias prestarem serviços farmacêuticos de promoção da saúde e do bem-estar dos utentes.
.
Artigo 2.º
Serviços farmacêuticos
As farmácias podem prestar os seguintes serviços farmacêuticos de promoção da saúde e do bem-estar dos utentes:
a)Apoio domiciliário;
b)Administração de primeiros socorros;
c(Administração de medicamentos;
d)Utilização de meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica;
e)Administração de vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação;
f)Programas de cuidados farmacêuticos;
g)Campanhas de informação;
h)Colaboração em programas de educação para a saúde.
Serviços farmacêuticos
As farmácias podem prestar os seguintes serviços farmacêuticos de promoção da saúde e do bem-estar dos utentes:
a)Apoio domiciliário;
b)Administração de primeiros socorros;
c(Administração de medicamentos;
d)Utilização de meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica;
e)Administração de vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação;
f)Programas de cuidados farmacêuticos;
g)Campanhas de informação;
h)Colaboração em programas de educação para a saúde.
.
Artigo 3.º
Artigo 3.º
Requisitos para a prestração de (tais) serviços
1 — Os serviços referidos no artigo anterior (os tais) têm de ser prestados nas condições legais e regularmente e por profissionais legalmente habilitados.
2 — Para a prestação dos serviços previstos nas alíneas b), c), d) e e) do artigo anterior, as farmácias devem dispor de instalações adequadas e autonomizadas.
Basta saber ler: "Os serviços referidos no artigo anterior têm de ser prestados nas condições legais e por profissionais legalmente habilitados".
Mas também é preciso ter alguma sorte.
No DN de 29-08-2008 e sob o título: "Ordem quer Enfermeiros nas farmácias" pode ler-se:
"Consenso.
Bastonária defende a criação de orientações conjuntas.
-(Por que não recorrer à estratégia de cada macaco no seu galho?)
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, MAS, vai propor à Ordem dos Farmacêuticos que as farmácias [contratem enfermeiros para administrar as vacinas nas farmácias]. A bastonária tem conhecimento que a ANF e a OF vão dar cursos aos farmacêuticos, mas considera que [estas competências não se adquirem em horas e sem treino suficiente], garante"....
- Sobretudo são ilegais, senhora Bastonária!!!
1 — Os serviços referidos no artigo anterior (os tais) têm de ser prestados nas condições legais e regularmente e por profissionais legalmente habilitados.
2 — Para a prestação dos serviços previstos nas alíneas b), c), d) e e) do artigo anterior, as farmácias devem dispor de instalações adequadas e autonomizadas.
Basta saber ler: "Os serviços referidos no artigo anterior têm de ser prestados nas condições legais e por profissionais legalmente habilitados".
Mas também é preciso ter alguma sorte.
No DN de 29-08-2008 e sob o título: "Ordem quer Enfermeiros nas farmácias" pode ler-se:
"Consenso.
Bastonária defende a criação de orientações conjuntas.
-(Por que não recorrer à estratégia de cada macaco no seu galho?)
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, MAS, vai propor à Ordem dos Farmacêuticos que as farmácias [contratem enfermeiros para administrar as vacinas nas farmácias]. A bastonária tem conhecimento que a ANF e a OF vão dar cursos aos farmacêuticos, mas considera que [estas competências não se adquirem em horas e sem treino suficiente], garante"....
- Sobretudo são ilegais, senhora Bastonária!!!
.
Mais adiante: "Vamos retomar o contacto, já na próxima semana de forma a encontrarmos uma posição conjunta". Para a bastonária "esta é uma tarefa que, do ponto de vista histórico, sempre foi incumbência dos enfermeiros".
Não gostamos deste tom e desta proposta, que dá a impressão que a Ordem dos Farmacêuticos ainda tem alternativa, para cumprir a portaria que autoriza as farmácias a fazer a vacinação fora do plano nacional das vacinas (PNV). Basta à Ordem dos Enfermeiros a exigência de cumprir e fazer cumprir a lei, que não dá lugar a "consensos", mas sim; a "sensos", pois é do "senso comum", ou "bom senso" que os injectáveis e a sua responsabilização legal de ministração são da esfera dos Enfermeiros a qual a respectiva Ordem tem obrigação estatuária de impor como fazem as outras Ordens, "caramba"!
Mais adiante: "Vamos retomar o contacto, já na próxima semana de forma a encontrarmos uma posição conjunta". Para a bastonária "esta é uma tarefa que, do ponto de vista histórico, sempre foi incumbência dos enfermeiros".
Não gostamos deste tom e desta proposta, que dá a impressão que a Ordem dos Farmacêuticos ainda tem alternativa, para cumprir a portaria que autoriza as farmácias a fazer a vacinação fora do plano nacional das vacinas (PNV). Basta à Ordem dos Enfermeiros a exigência de cumprir e fazer cumprir a lei, que não dá lugar a "consensos", mas sim; a "sensos", pois é do "senso comum", ou "bom senso" que os injectáveis e a sua responsabilização legal de ministração são da esfera dos Enfermeiros a qual a respectiva Ordem tem obrigação estatuária de impor como fazem as outras Ordens, "caramba"!
.
Fica-se com a impressão de que a OE não conhece o desenfreado e descarado "curandeirismo" que as farmácias praticam, obviamente perpetrado por incompetentes, inabilitados, ilegais.
Também parece desconhecer quem são os enfermeiros, ávidos de qualquer coisa, que já estão a ministrar cursinhos a ajudantes de farmácia. Nós, que não temos as obrigações da OE, nesta área, sabemos circunstanciadamente os autores destas execráveis práticas.
Fica-se com a impressão de que a OE não conhece o desenfreado e descarado "curandeirismo" que as farmácias praticam, obviamente perpetrado por incompetentes, inabilitados, ilegais.
Também parece desconhecer quem são os enfermeiros, ávidos de qualquer coisa, que já estão a ministrar cursinhos a ajudantes de farmácia. Nós, que não temos as obrigações da OE, nesta área, sabemos circunstanciadamente os autores destas execráveis práticas.
.
Até sabemos que, há bem bom pouco tempo, ainda a OE, com aquela "clarividência crepuscular" a que os seus directores nos habituaram, ameaçava que: exercer a profissão nas farmácias era incompatível para a Enfermagem da OE, o que nos leva a outra suposição, ainda mais demolidora da profissão: estar a pedir, de chapéu na mão, à boa maneira servil, se não haverá um buraquinho, na farmácia para colocar alguns dos muitos milhares de Enfermeiros que a OE, com a sua leitura "rational", da coisa, ajudou a incrementar, fazendo crescer a onda dos desempregados.
Até sabemos que, há bem bom pouco tempo, ainda a OE, com aquela "clarividência crepuscular" a que os seus directores nos habituaram, ameaçava que: exercer a profissão nas farmácias era incompatível para a Enfermagem da OE, o que nos leva a outra suposição, ainda mais demolidora da profissão: estar a pedir, de chapéu na mão, à boa maneira servil, se não haverá um buraquinho, na farmácia para colocar alguns dos muitos milhares de Enfermeiros que a OE, com a sua leitura "rational", da coisa, ajudou a incrementar, fazendo crescer a onda dos desempregados.
.
Temos de impor; não mendigar, através de hipotéticos consensos, o que temos o dever "deontológico" de impor.
Não gostaríamos de ter de moderar este servilismo endémico da OE a que os licenciados de enfermagem têm de estar sujeitos: é só azares!
Temos de impor; não mendigar, através de hipotéticos consensos, o que temos o dever "deontológico" de impor.
Não gostaríamos de ter de moderar este servilismo endémico da OE a que os licenciados de enfermagem têm de estar sujeitos: é só azares!
Comments:
<< Home
Esses cursos já vão começar. Já agora, onde para a legislação que apenas enfermeiros podem administrar injectáveis?
2 — Para a prestação dos serviços previstos nas alíneas b), c), d) e e) do artigo anterior, as farmácias devem dispor de instalações adequadas e autonomizadas.
só por aqui da a entender a necessidade de um espaço físico, onde dentro ou anexo a própria farmácia, onde tais serviços possam ser administrados.
Quanto aos enfermeiros... uma coisa é nós ensinarmos um doente ou um familiar a administrar injectáveis por uma questão de bem-estar e autonomia do próprio doente...
outra é passar as nossas funções e deveres a uns "simples ajudantes de farmácia"... não estando a denegrir as pessoas que tem um trabalho necessário, mas não tiveram formação para tal... e nao estarão responsáveis pela administração em familiares ou neles próprios... será em (centenas? de) pessoas a quem é necessário explicar possíveis efeitos secundários, cuidados a ter, etc etc...
Alguma vez viram médicos a delegar noutros as suas competências profissionais?
só por aqui da a entender a necessidade de um espaço físico, onde dentro ou anexo a própria farmácia, onde tais serviços possam ser administrados.
Quanto aos enfermeiros... uma coisa é nós ensinarmos um doente ou um familiar a administrar injectáveis por uma questão de bem-estar e autonomia do próprio doente...
outra é passar as nossas funções e deveres a uns "simples ajudantes de farmácia"... não estando a denegrir as pessoas que tem um trabalho necessário, mas não tiveram formação para tal... e nao estarão responsáveis pela administração em familiares ou neles próprios... será em (centenas? de) pessoas a quem é necessário explicar possíveis efeitos secundários, cuidados a ter, etc etc...
Alguma vez viram médicos a delegar noutros as suas competências profissionais?
Intolerável.
Não há maneira de colocar um travão a isto?
Daqui a bocado os enfermeiros só realizam cuidados de higiene e conforto e trocam fraldas SE os AAM deixarem!
(sim, porque isso de certeza que os farmaceuticos não querem...)
Não há maneira de colocar um travão a isto?
Daqui a bocado os enfermeiros só realizam cuidados de higiene e conforto e trocam fraldas SE os AAM deixarem!
(sim, porque isso de certeza que os farmaceuticos não querem...)
Os enfermeiros estão com muita dor de corno, ai estão, estão. Agora até querem esmola das farmácias. E os médicos têm medo de quê? De perder a clientela? Ah ah ah! Resignem-se.
Quem tem dor de corno é quem quer usurpar funções que não são deles.
Estamos simplesmente a defender o que é nosso.
Estamos simplesmente a defender o que é nosso.
As instituições que nos representam deveriam ter uma reunião de emergencia para pensarem qual a proposta que TODOS iriam propor aos Enfermeiros, para que esta medida não vá para a frente.
Estamos certos que colegas com mais idade relembram lutas anteriores...
Estamos certos que colegas com mais idade relembram lutas anteriores...
Então e a legislação sobre a ilegalidade de alguém para além de enfermeiros administrarem medicamentos, onde está?
Penso que não estou errado, mas a unica faculdade que incluí no seu programa de ensino a administração de injectáveis IV/IM E SUB, é a de Enfermagem.....
Sei que num hospital aqui da cidade, a administração analgésica por por via epidural, é feita pela enfermagem.
Sobre o conteúdo das funções que os profissionais das farmácias poderão vir a ter, penso que quem vai cada vez mais decidir o conteúdo funcional futuro de cada profissão na área da saúde vai ser o cidadão - as pessoas recorrerão cada vez mais a quem melhor as ajudar a satisfazer as suas necessidades e de preferência com qualidade, disponibilidade e simpatia.
Porém, o processo de prestação desses cuidados "farmacêuticos" (?) é que me suscita mais dúvidas, não pela parte técnica ou pelo espaço físico visto que isso são aspectos praticamente irrelevantes comparados com os verdadeiros problemas que a questão oculta.
O que me parece reprovável na forma como esses cuidados são disponibilizados é o contexto em que ocorrem - um contexto marcadamente comercial, em que estão reunidas todas as condições para que o negócio se aproveite (ainda mais) das fragilidades do cidadão (especialmente ao nível da informação e da capacidade de decidir em momentos de maior precisão), isto numa lógica de promiscuidade inaceitável.
É mais uma prova do potencial de exploração que a visão meramente económica tem, quando se escolhe o lucro económico em vez do lucro social no que respeita a cuidados de saúde.
É mais uma prova da força que os lobbies têm na nossa sociedade.
Contra o que se avizinha, penso que temos o dever moral de não aceitar que o rumo seja este, mas isso não chega para satisfazer as necessidades da população em geral de do cidadão em particular.
Não basta estar contra e assumir uma posição de defesa de interesses corporativistas, pois isso pode significar também ter o cidadão contra nós.
Vanda
Porém, o processo de prestação desses cuidados "farmacêuticos" (?) é que me suscita mais dúvidas, não pela parte técnica ou pelo espaço físico visto que isso são aspectos praticamente irrelevantes comparados com os verdadeiros problemas que a questão oculta.
O que me parece reprovável na forma como esses cuidados são disponibilizados é o contexto em que ocorrem - um contexto marcadamente comercial, em que estão reunidas todas as condições para que o negócio se aproveite (ainda mais) das fragilidades do cidadão (especialmente ao nível da informação e da capacidade de decidir em momentos de maior precisão), isto numa lógica de promiscuidade inaceitável.
É mais uma prova do potencial de exploração que a visão meramente económica tem, quando se escolhe o lucro económico em vez do lucro social no que respeita a cuidados de saúde.
É mais uma prova da força que os lobbies têm na nossa sociedade.
Contra o que se avizinha, penso que temos o dever moral de não aceitar que o rumo seja este, mas isso não chega para satisfazer as necessidades da população em geral de do cidadão em particular.
Não basta estar contra e assumir uma posição de defesa de interesses corporativistas, pois isso pode significar também ter o cidadão contra nós.
Vanda
A definição do que deve ser feito pelos enfermeiros está no estatuto da sua Ordem.
Tal como a Ordem dos Médicos e dos Farmacêuticos fazem em relação ao que o "hábito" legitima como "dever" e "obrigação" relativamente aos seus membros (medicos e farmaceuticos), também a Ordem dos Enfermeiros tem o mesmo direito-dever-obrigação, porque a origem da Ordem é legalmente a mesma. Por isso quem tem de dizer o que é um enfermeiro e o que é da enfermagem é a respectiva Ordem. É lá que se encontra a lei.
Tal como a Ordem dos Médicos e dos Farmacêuticos fazem em relação ao que o "hábito" legitima como "dever" e "obrigação" relativamente aos seus membros (medicos e farmaceuticos), também a Ordem dos Enfermeiros tem o mesmo direito-dever-obrigação, porque a origem da Ordem é legalmente a mesma. Por isso quem tem de dizer o que é um enfermeiro e o que é da enfermagem é a respectiva Ordem. É lá que se encontra a lei.
Já agora:
Sendo eu enfermeiro posso abrir uma farmácia? Assim já podia trabalhar!
Realmente é uma proposta parva, sem sentido e que "rouba" as nossas competências!
Vamos escrever um artigo para o jornal à semelhança dos analistas que afirmaram que nós, enfermeiros estamos a usurpar funções. Mas desta vez estariamos a escrever algo correcto!
Quando vi a notícia na tv, fiquei bem fod**o...
Sendo eu enfermeiro posso abrir uma farmácia? Assim já podia trabalhar!
Realmente é uma proposta parva, sem sentido e que "rouba" as nossas competências!
Vamos escrever um artigo para o jornal à semelhança dos analistas que afirmaram que nós, enfermeiros estamos a usurpar funções. Mas desta vez estariamos a escrever algo correcto!
Quando vi a notícia na tv, fiquei bem fod**o...
Há varios profissionais de saúde que não podem abrir uma farmácia, entre eles estão os medicos e enfermeiros.
Meus amigos e colegas, vivemos num país de brincar às casinhas. Brevemente "Intervenções Cirúrgicas realizadas em Farmácias"? E depois em Talhos ou Peixarias não? Como se não bastassem os testes do "Castrol" e do "Açucar do Sangue"...agora temos os merceeiros (e alguns mercenários) de trazer por "farmácias e boticários" a cumprir funções de Enfermagem.Tiro-lhe o chapéu senhora bastonária, vamos de mal a pior.
Caro colega DE
Esta já é uma batalha perdida. Isto porque do lado dos farmacêuticos (eu sei!) está tudo perfeitamente claro. Como justificariam tanto empenho da parte deles se não soubessem que estão a fazer tudo legalmente? Serão eles alguns tontos? Estamos de acordo que o não são. Fazem apenas os que lhe compete legalmente fazer.
A portaria a que se refere o texto, e seguindo exemplos internacionais (USA, por exemplo) vai permitir de facto habilitar legalmente os farmacêuticos a ministrar algumas vacinas (entre outros pontos a que se refere), desde que tenham feito um curso adequado a essa prática. Este curso, de acordo com a portaria, será suficiente para os habilitar legalmente. Quanto ao outro ponto, relativo às instalações: alguém tem dúvidas que eles conseguem as condições para efectuarem esta actividade??
O actual "Showoff" da Sra. Bastonária e outros membros da OE, numa argumentação sem sentido e desconexa (Colocar enfermeiros nas farmácias? É esta a proposta?), peca por ser, uma vez mais, muito tardia e descontextualizada. Mais uma vez, mal e tardiamente, fingem que fazem alguma coisa para distrair os mais incautos. Pretendem agora, a um mês desta questão ser uma realidade, fazer a diferença? Quando há pelo menos dois anos esta questão foi discutida e acordada com os órgãos de soberania e as respectivas instituições?
Os famacêuticos não vão recuar neste ponto e não vão acordar nada com a OE sobre esta matéria. Daí a posição submissa que a OE adopta sempre. Sabem perfeitamente que esta é uma batalha perdida. Mas não o podem admitir (como poderiam?) e fingem "lutar".
Cá estaremos para, num futuro breve, saber se fico satisfeito por me ter enganado.
Esta já é uma batalha perdida. Isto porque do lado dos farmacêuticos (eu sei!) está tudo perfeitamente claro. Como justificariam tanto empenho da parte deles se não soubessem que estão a fazer tudo legalmente? Serão eles alguns tontos? Estamos de acordo que o não são. Fazem apenas os que lhe compete legalmente fazer.
A portaria a que se refere o texto, e seguindo exemplos internacionais (USA, por exemplo) vai permitir de facto habilitar legalmente os farmacêuticos a ministrar algumas vacinas (entre outros pontos a que se refere), desde que tenham feito um curso adequado a essa prática. Este curso, de acordo com a portaria, será suficiente para os habilitar legalmente. Quanto ao outro ponto, relativo às instalações: alguém tem dúvidas que eles conseguem as condições para efectuarem esta actividade??
O actual "Showoff" da Sra. Bastonária e outros membros da OE, numa argumentação sem sentido e desconexa (Colocar enfermeiros nas farmácias? É esta a proposta?), peca por ser, uma vez mais, muito tardia e descontextualizada. Mais uma vez, mal e tardiamente, fingem que fazem alguma coisa para distrair os mais incautos. Pretendem agora, a um mês desta questão ser uma realidade, fazer a diferença? Quando há pelo menos dois anos esta questão foi discutida e acordada com os órgãos de soberania e as respectivas instituições?
Os famacêuticos não vão recuar neste ponto e não vão acordar nada com a OE sobre esta matéria. Daí a posição submissa que a OE adopta sempre. Sabem perfeitamente que esta é uma batalha perdida. Mas não o podem admitir (como poderiam?) e fingem "lutar".
Cá estaremos para, num futuro breve, saber se fico satisfeito por me ter enganado.
O problema é a dor das picas e já percebemos que a dor é no braço mas só ainda não percebemos se é a dor que os doentes vão e que fica quase no ombro ou se é outra dor que não são os doentes que vão ter e não fica quase ao pé do ombro porque ninguém me explica as coisas como deve de ser e isto é tal e qual como o meu tio que tem uma loja que por acaso é uma farmácia e anda só a dizer que lá vai andar com obras e não me explica nada de nada e eu só quero saber em que parte do corpo e a quem é que as picas vão doer.
Guidinha21
Guidinha21
Vanda
Um dia conheci uma Vanda...
Estou inteiramente de acordo com o que escreveu. Tem razão.
Cumprimentos
Um dia conheci uma Vanda...
Estou inteiramente de acordo com o que escreveu. Tem razão.
Cumprimentos
Visitem a página da Ordem dos Enfermeiros - tem posição oficial sobre o assunto. Chega de nos espoliarem. Ordem, Sindicatos, outras associações, colegas: UNIDOS VENCEREMOS. Chegou a hora de por um ponto final nesta vergonha. Os enfermeiros estão cá para dar e durar para bem dos cidadãos, que todos somos também.
o que é engraçado é que são os enfermeiros que dão as formações....qualque dia temos um anuncio do tipo" Quer operar a sua vizinha que sofre de varizes fale com o seu médico de familia para se candidatar, requisitos saber ler e escrever prometemos resultados em 2 semanas, qualquer assunto ligue para a ordem dos médicos, temos outros cursos". a força está do nosso lado quem a vai deixar fugir, bem acho que já sei quem vai ser....
Não podia estar mais em desacordo com esta m*rd* desta questão!
Estes gajos estão a trepar por galhos alheios:
Numa das farmácias perto do meu CS, o "doutor da farmácia" já vai ou manda alguém da sua confiança a casa dos utentes para a realização de tratamentos ou administração de injectáveis (muito mal administrados, por sinal!).
Resignação...?!
Estes gajos estão a trepar por galhos alheios:
Numa das farmácias perto do meu CS, o "doutor da farmácia" já vai ou manda alguém da sua confiança a casa dos utentes para a realização de tratamentos ou administração de injectáveis (muito mal administrados, por sinal!).
Resignação...?!
Meus estimados colegas, amigos e sei lá mais o quê:
- ESTOU PERPLEXO COM A NOSSA ORDEM.
ASSIM SIMMMMMMMMMMMMMMM, PORRAAAAAA!!!!!
Contem comigo.
Disse.
- ESTOU PERPLEXO COM A NOSSA ORDEM.
ASSIM SIMMMMMMMMMMMMMMM, PORRAAAAAA!!!!!
Contem comigo.
Disse.
Penso que os utentes iram fazer a sua escolha.
Pagar Euros ao sr ajud. técn. farmácia para dar a pica, ou ir ao sr enfermeiro do centro de saúde fazê-la de forma grátis??
Sim, porque basta levar a guia a solicitar a administração da vacina comprada e pode levá-la de borla no CS. Penso que com a crise os utentes iram ao sr enfermeiro. Alguns enfermeiros até no privado cobram mais barato que na farmácia!!
Como os farmacêuticos perdem muitos Euros para as parafarmácias, viraram-se para os tótós dos enfermeiros! Presa fácil e habituada e prestar vassalagem.
Pagar Euros ao sr ajud. técn. farmácia para dar a pica, ou ir ao sr enfermeiro do centro de saúde fazê-la de forma grátis??
Sim, porque basta levar a guia a solicitar a administração da vacina comprada e pode levá-la de borla no CS. Penso que com a crise os utentes iram ao sr enfermeiro. Alguns enfermeiros até no privado cobram mais barato que na farmácia!!
Como os farmacêuticos perdem muitos Euros para as parafarmácias, viraram-se para os tótós dos enfermeiros! Presa fácil e habituada e prestar vassalagem.
caro anonimo, das 9,19. está no Cogitare e na Ordem .
O que se passou foi que acabamos por não denunciar estas situações.
No outro dia questionamos o Farmaceutico se fazia vacinas da gripe ali na farmacia. Resposta se quiser fazemos.... Perguntei-lhei onde tinha aprendido e onde estava escrito que tinha competencias para o fazer.
Tivemos logo uma discussão informal.Ao que para concluir e já atrapalhado este respondeu que chamava um _Enfermeiro para estes casos !!!
O que se passou foi que acabamos por não denunciar estas situações.
No outro dia questionamos o Farmaceutico se fazia vacinas da gripe ali na farmacia. Resposta se quiser fazemos.... Perguntei-lhei onde tinha aprendido e onde estava escrito que tinha competencias para o fazer.
Tivemos logo uma discussão informal.Ao que para concluir e já atrapalhado este respondeu que chamava um _Enfermeiro para estes casos !!!
Há farmacias desde sempre se administram todo o tipo de medicamentos injectaveis e de forma legal. Esse tipo de serviços é prestado em locais onde as populações não têm acesso a CS a uma distancia aceitavel.
Estão a tapar o sol com a peneira, porque se há populações sem acessibilidades para recorrerem ao CS, não é uma farmácio que o vai subsituir no seu todo...há que criar infraestruturas.
Depois de ver o parecer da ordem
http://www.ordemenfermeiros.pt/index.php?page=44&highlight=547
é de bom tom haver sanções para enfermeiros que estejam e queiram dar formação...como expulsão da ordem, por exemplo...
Depois de ver o parecer da ordem
http://www.ordemenfermeiros.pt/index.php?page=44&highlight=547
é de bom tom haver sanções para enfermeiros que estejam e queiram dar formação...como expulsão da ordem, por exemplo...
Lucrum unibus est alterius damnum.
(A desgraça de uns é o bem de outros.)
Âme de Perroquet
(alma de papagaio, para os amigos)
(A desgraça de uns é o bem de outros.)
Âme de Perroquet
(alma de papagaio, para os amigos)
Exactamente...
Cada vez mais a Farmácia assume-se como um espaço não apenas vocacionado para venda do medicamento em si, mas também na prestação de serviços de saude. Rastreios já se executam em Farmácias( destaco o acompanhamento farmacoterapêutico realizado nestes espaços, onde existem perfis do utente) adm. vacinas era só mais um passo.
A Farmácia é um estabelecimento comercial cujas políticas de gestáo/ marketing e os cuidados farmacêuticos deverão pesar igualmente. O ideal será que prevaleça a qualidade dos serviços prestados ao invés do rendimento do negócio.
A venda de tais serviços de saúde parece-me perfeitamente razoavel respeitando sempre a ética deontológica. São a alternativa do doente aos CS, a escolha é livre e individual de quem assim o desejar.
Obviamente a saude é um negocio como outro qualquer, sejamos realistas Madre Teresa de Calcutá era uma senhora simpática e altruista mas, infelizmente, nao ha muitas por aí.
Agora o que é importante é a garantia de segurança da população em causa...pelo que eu questiono:
Serão os Farmacêuticos os profissionais mais indicados?
A sua aptidão académica actual contempla tais práticas profissionais?
AMILN
Cada vez mais a Farmácia assume-se como um espaço não apenas vocacionado para venda do medicamento em si, mas também na prestação de serviços de saude. Rastreios já se executam em Farmácias( destaco o acompanhamento farmacoterapêutico realizado nestes espaços, onde existem perfis do utente) adm. vacinas era só mais um passo.
A Farmácia é um estabelecimento comercial cujas políticas de gestáo/ marketing e os cuidados farmacêuticos deverão pesar igualmente. O ideal será que prevaleça a qualidade dos serviços prestados ao invés do rendimento do negócio.
A venda de tais serviços de saúde parece-me perfeitamente razoavel respeitando sempre a ética deontológica. São a alternativa do doente aos CS, a escolha é livre e individual de quem assim o desejar.
Obviamente a saude é um negocio como outro qualquer, sejamos realistas Madre Teresa de Calcutá era uma senhora simpática e altruista mas, infelizmente, nao ha muitas por aí.
Agora o que é importante é a garantia de segurança da população em causa...pelo que eu questiono:
Serão os Farmacêuticos os profissionais mais indicados?
A sua aptidão académica actual contempla tais práticas profissionais?
AMILN
na prestação de serviços de saude, não.
O enfermeiro não serve para encher chouriços, ou não deveria existir para...
O enfermeiro não serve para encher chouriços, ou não deveria existir para...
Vamos deixar de ser os Samaritanos do costume e agir de acordo com as regras estabelecidas que os outros usam quando lhes convém.
Quando tivermos conhecimento de situações ilegais a decorrer nas farmácias ( pensos,tratamentos, injectáveis...) é fazer a denúncia à ASAE e/ou IGAS-Inspecção Geral das Actividades da Saúde sem qualquer problema, pois quando é para denunciar um enfermeiro ou encravar-lhe a vida não faltam "amigos".
Quando tivermos conhecimento de situações ilegais a decorrer nas farmácias ( pensos,tratamentos, injectáveis...) é fazer a denúncia à ASAE e/ou IGAS-Inspecção Geral das Actividades da Saúde sem qualquer problema, pois quando é para denunciar um enfermeiro ou encravar-lhe a vida não faltam "amigos".
" (...) quem vai cada vez mais decidir o conteúdo funcional futuro de cada profissão na área da saúde vai ser o cidadão - as pessoas recorrerão cada vez mais a quem melhor as ajudar a satisfazer as suas necessidades e de preferência com qualidade, disponibilidade e simpatia."
(Post 11:27 AM)
Cara colega Vanda concordo inteiramente consigo.
Ao CIDADÃO COMUM não lhe interessa se é um farmacêutico ou um enfermeiro que lhe vai administrar uma vacina ... O que lhe interessa é que seja atendido por um profissional empático, disponivel e atencioso.
O CIDADÃO COMUM diz que: "qualquer um sabe picar", "esse procedimento não tem grande ciência", "não é preciso um curso intensivo para se dar uma vacina"..."TENHO MUITA CONFIANÇA NO DOUTOR DA FARMÁCIA".
De entre os grupos de profissionais de saúde, devemos ser um dos que mais contacta com o dito CIDADÃO COMUM ... Mas na realidade estamos muito DISTANTES do dito CIDADÃO COMUM.
NÓS SEMPRE TIVEMOS AS FERRAMENTAS CORRECTAS NAS NOSSAS MÃOS ... MAS NÃO AS SOUBEMOS UTILIZAR.
DURANTE OS ULTIMOS 10 ANOS FORAM-SE MONTANDO OS ALICERCES DA NOSSA PROFISSÃO ... MAS NA HORA H NÃO A SOUBEMOS EDIFICAR.
CAROS COLEGAS NÃO DESANIMEM AINDA VAMOS A TEMPO DE RECONSTRUIR A NOSSA PROFISSÃO.
PlanetaM
(Post 11:27 AM)
Cara colega Vanda concordo inteiramente consigo.
Ao CIDADÃO COMUM não lhe interessa se é um farmacêutico ou um enfermeiro que lhe vai administrar uma vacina ... O que lhe interessa é que seja atendido por um profissional empático, disponivel e atencioso.
O CIDADÃO COMUM diz que: "qualquer um sabe picar", "esse procedimento não tem grande ciência", "não é preciso um curso intensivo para se dar uma vacina"..."TENHO MUITA CONFIANÇA NO DOUTOR DA FARMÁCIA".
De entre os grupos de profissionais de saúde, devemos ser um dos que mais contacta com o dito CIDADÃO COMUM ... Mas na realidade estamos muito DISTANTES do dito CIDADÃO COMUM.
NÓS SEMPRE TIVEMOS AS FERRAMENTAS CORRECTAS NAS NOSSAS MÃOS ... MAS NÃO AS SOUBEMOS UTILIZAR.
DURANTE OS ULTIMOS 10 ANOS FORAM-SE MONTANDO OS ALICERCES DA NOSSA PROFISSÃO ... MAS NA HORA H NÃO A SOUBEMOS EDIFICAR.
CAROS COLEGAS NÃO DESANIMEM AINDA VAMOS A TEMPO DE RECONSTRUIR A NOSSA PROFISSÃO.
PlanetaM
Deixemos de nos queixar de uma vez por todas e joguemos com as mesmas armas, se eles podem dar vacinas, fazer pensos e serviço domiciliário, nós podemos abrir farmácias e parafarmácias, até temos disciplinas de farmacologia e outras...
Nada nos impede de o fazermos!
Não conheço nenhuma lei que o impeça!
Vamos à luta!
Enfermagem XXI
Nada nos impede de o fazermos!
Não conheço nenhuma lei que o impeça!
Vamos à luta!
Enfermagem XXI
errr ha uma lei mto clara que impede enfermeiros medicos e uns qunatos profissionais de saude de comprarem farmacias
Lamento anónimo das 2:44 PM , se ler no DL 307/2007 , no Capítulo II, os artºs 14º , 15º , 16º ficará a perceber se Enfermeiro pode ou não ser proprietário ou gestor de farmácia, boa leitura
.
Sugiro que ANTES que esta ideia das farmácias vá para diante, podíamos começar por SABOTAR a prometedora "CAMPANHA" DE VACINAÇÃO ANTI GRIPE QUE SE APROXIMA disponibilizando os nossos serviços, GRATUITAMENTE, um pouco por todo o país, num gesto simbólico mas que certamente teria um forte impacto na comunicação social.
Teríamos oportunidade não só de demonstrar o nosso desagrado pelo roubo de funções, como alertar as pessoas sobre alguns dos perigos que correm com estas medidas oportunistas: perigos para a sua saúde e para a saúde da sua carteira.
A população seria informada também sobre quem são os profissionais que estão habilitados para essa função, e sobre o direito que cada cidadão tem de exigir que o profissional se identifique e mostre o comprovativo dessa habilitação, que devia ser mostrado e explicado a toda a gente.
Também podiam ser adiantados esclarecimentos sobre a questão dos "primeiros socorros" e outros cuidados que, prestados por gente sem preparação, podem pôr em risco a saúde das pessoas.
Talvez ajudasse a trabalhar a imagem dos enfermeiros junto da população e a reforçar a confiança e preferência das pessoas no nosso trabalho.
Basta que o SEP apetreche tendas/caravanas com o material necessário, e que inclua por exemplo folhetos informativos simples onde possa constar a imagem de uma cédula profissional para exemplificar o que comprova a habilitação para essas funções
e
... que os enfermeiros QUEIRAM PARTICIPAR, organizando-se em escalas mediante inscrição prévia.
É uma ideia
Vanda
Sugiro que ANTES que esta ideia das farmácias vá para diante, podíamos começar por SABOTAR a prometedora "CAMPANHA" DE VACINAÇÃO ANTI GRIPE QUE SE APROXIMA disponibilizando os nossos serviços, GRATUITAMENTE, um pouco por todo o país, num gesto simbólico mas que certamente teria um forte impacto na comunicação social.
Teríamos oportunidade não só de demonstrar o nosso desagrado pelo roubo de funções, como alertar as pessoas sobre alguns dos perigos que correm com estas medidas oportunistas: perigos para a sua saúde e para a saúde da sua carteira.
A população seria informada também sobre quem são os profissionais que estão habilitados para essa função, e sobre o direito que cada cidadão tem de exigir que o profissional se identifique e mostre o comprovativo dessa habilitação, que devia ser mostrado e explicado a toda a gente.
Também podiam ser adiantados esclarecimentos sobre a questão dos "primeiros socorros" e outros cuidados que, prestados por gente sem preparação, podem pôr em risco a saúde das pessoas.
Talvez ajudasse a trabalhar a imagem dos enfermeiros junto da população e a reforçar a confiança e preferência das pessoas no nosso trabalho.
Basta que o SEP apetreche tendas/caravanas com o material necessário, e que inclua por exemplo folhetos informativos simples onde possa constar a imagem de uma cédula profissional para exemplificar o que comprova a habilitação para essas funções
e
... que os enfermeiros QUEIRAM PARTICIPAR, organizando-se em escalas mediante inscrição prévia.
É uma ideia
Vanda
caro D.Enf. depois de ler isto fico pasmada como é que somos tantos e não temos poder nenhum ?
Alguem faz alguma coisa por esta profissão ? onde andam os nossos pensadores da enfermagem ?
Os enfermeiros andam distraidos , ou tudo isto que nos têm tirado não entra na CIPE logo não é importante este fenomeno.
beijinhos ,FLOR
Alguem faz alguma coisa por esta profissão ? onde andam os nossos pensadores da enfermagem ?
Os enfermeiros andam distraidos , ou tudo isto que nos têm tirado não entra na CIPE logo não é importante este fenomeno.
beijinhos ,FLOR
Digam lá se existe alguma incompatibilidade de um Enfermeiro abrir uma Parafarmácia, ou então um aFarmácia aqyui já a "porca torce o rabo" pq só por concurso e o Infarmed há cerca de 3 anos que não abre nenhum).
Enfermagem XXI
Enfermagem XXI
Desde à vários anos que ando alertar a OE, para esta situação, entre outras.
E das várias vezes que responderam, apenas limitavam-se a falar em "Padrões de qualidade".
Confesso que a inércia de quem nos representa, em especial dessa "COISA" em quem chamam bastonária me enoja.
A actual Bastonária é incapaz de realizar um comentário lógico, claro e conciso sobre o que diz, perdendo-se em ruminações interiores, que tornam imperceptível o seu discurso.
Eu, mais uma vez, vou mandar um e-mail à Bastonária demonstrado o meu descontentamento e pedido a sua DEMISSÃO do cargo.
Quer queiram quer não, e já diz o velho ditado: "contra grandes males, grandes remédios". PRECISÁMOS DO ENFERMEIRO AZEVEDO COMO BASTONÁRIO.
Cumprimentos.
E das várias vezes que responderam, apenas limitavam-se a falar em "Padrões de qualidade".
Confesso que a inércia de quem nos representa, em especial dessa "COISA" em quem chamam bastonária me enoja.
A actual Bastonária é incapaz de realizar um comentário lógico, claro e conciso sobre o que diz, perdendo-se em ruminações interiores, que tornam imperceptível o seu discurso.
Eu, mais uma vez, vou mandar um e-mail à Bastonária demonstrado o meu descontentamento e pedido a sua DEMISSÃO do cargo.
Quer queiram quer não, e já diz o velho ditado: "contra grandes males, grandes remédios". PRECISÁMOS DO ENFERMEIRO AZEVEDO COMO BASTONÁRIO.
Cumprimentos.
Eu sugeria ao Doutorenfermeiro que se fizesse, aqui neste Blog, um abaixo assinado a pedir a DEMISSÃO DA BASTONÁRIA.
A verdade é que precisámos de alguém que defenda a enfermagem acerrimamente.
Pelo menos que saiba o que diz...que não se sinta inibido, quando questionado, que traga acesa no peito o valor da
enfermagem, que nos dignifique enquanto profissão... que no dê esperança, que enfrente os desafios com brio, que seja dinâmico, que promova a imagem social da enfermagem... enfim que desenvolva a enfermagem enquanto ciência.
E ACIMA DE TUDO QUE NÃO TENHA O CARÁCTER SUBMISSO DA ENFERMAGEM DO SÉC. XVIII.
E isso meus amigos, eu não vejo nesta Bastonária.
Cumprimentos.
Pelo menos que saiba o que diz...que não se sinta inibido, quando questionado, que traga acesa no peito o valor da
enfermagem, que nos dignifique enquanto profissão... que no dê esperança, que enfrente os desafios com brio, que seja dinâmico, que promova a imagem social da enfermagem... enfim que desenvolva a enfermagem enquanto ciência.
E ACIMA DE TUDO QUE NÃO TENHA O CARÁCTER SUBMISSO DA ENFERMAGEM DO SÉC. XVIII.
E isso meus amigos, eu não vejo nesta Bastonária.
Cumprimentos.
NEL a Bastonário NEL a Bastonário NEL a Bastonário NEL a Bastonário NEL a Bastonário NEL a Bastonário NEL a Bastonário NEL a Bastonário!
Guidinha21
Guidinha21
Mal vai uma classe quando algum dos seus memmbros qualifica de "COISA" a sua representante máxima , independentemente de se concordar ou não com as suas posições. Esquecem-se que recentemente tiveram a oportunidade de a substituir e viu-se o resultado.
Mas mais irrritante que isso é terem a "lata" de argumentarem que a solução para o problema seria ter como bastonário o Enfº- Azevedo... Muito haveria a dizer sobre o assunto, mas uso só como exemplo a resposta que o bastonário da OM deu a p+rop
osito da
ultima intervenção pública do dito putativo bastonário...
Mas mais irrritante que isso é terem a "lata" de argumentarem que a solução para o problema seria ter como bastonário o Enfº- Azevedo... Muito haveria a dizer sobre o assunto, mas uso só como exemplo a resposta que o bastonário da OM deu a p+rop
osito da
ultima intervenção pública do dito putativo bastonário...
E já agora ... nao se esqueçam que quem MANDA na OE não é a bastonária... é o Conselho Directivo. Não sei se ele concorda ou não com as decisões deste mas mesmo que não concorde não lhe resta outra alternativa senão veicular a opinião do CD ou então demitir-se... Seria bom que os que aqui "postam" conhecessem bem os regulamentos da OE!
Nel esqueci-me de dizer uma coisinha que tinha muita vontade de dizer e é que pérolas como você enriquecem e de que maneira a enfermagem portuguesa não só pelo discurso como o que apresenta que é do tipo vou ali e venho já porque não tem interesse nenhum mas porque tudo o que diz é tão rancoroso tão rancoroso tão rancoroso que até mete impressão ponto de exclamação
Guidinha21
PS olhe e vá chamar amigo a outro que eu não sou mesmo nada amiga de pessoas tão amargas tão amargas tão amargas que só devem ter prazer a sentir o fel a escorrer pela língua afiada com que atacam os outros sem ainda por cima darem a cara o que até é melhor porque se desse a cra podia vir a língua disparada e ainda aleijar alguém ponto final
Guidinha21
PS olhe e vá chamar amigo a outro que eu não sou mesmo nada amiga de pessoas tão amargas tão amargas tão amargas que só devem ter prazer a sentir o fel a escorrer pela língua afiada com que atacam os outros sem ainda por cima darem a cara o que até é melhor porque se desse a cra podia vir a língua disparada e ainda aleijar alguém ponto final
Se houvesse eleições hoje, votaria na pessoa que com muita dignidade representa a nossa classe e no grupo de colegas que a rodeiam e que se esforçam diariamente, muito para além do que simplesmente ser enfermeiro exige de cada um de nós.
Acho que é de muito mau gosto mencionar outras pessoas para, a cobro do anonimato, proferir ofensas sobre elas. É feio, vulgar e quem faz isso não merece respeito. É de quem não dialoga, impõe; é de quem não sabe o que é ser assertivo, não sabe expôr uma opinião, não consegue explicar uma ideia... porque não a tem!
Victor
Acho que é de muito mau gosto mencionar outras pessoas para, a cobro do anonimato, proferir ofensas sobre elas. É feio, vulgar e quem faz isso não merece respeito. É de quem não dialoga, impõe; é de quem não sabe o que é ser assertivo, não sabe expôr uma opinião, não consegue explicar uma ideia... porque não a tem!
Victor
Guidinha21 presumo, que lá seu íntimo, aspira o lugar de José Saramago...ou talvez seja demasiada leitura do mesmo.
Aconselho outro tipo de leitura: "O erro de Descartes" de António Damásio; "O Dente de Ouro" de Avelino Mesquita;
"A fórmula de Deus" de José Rodrigues dos Santos; "Inteligência Emocional" de Daniel Goleman; "Enquanto Salazar dormia..." de Domingos Amaral, etc.
E Quem sabe se no futuro as palavras e o tipo de linguagem escrita, que evidencia, possam no futuro desempenhar um qualquer papel nos mecanismo da organização do seu pensamento.
Então, quando estiver nesse patamar de desenvolvimento, será capaz de gerar o conhecimento factual que é necessário para o raciocínio e para a tomada de decisões.
Até lá cresça!!!!
Aconselho outro tipo de leitura: "O erro de Descartes" de António Damásio; "O Dente de Ouro" de Avelino Mesquita;
"A fórmula de Deus" de José Rodrigues dos Santos; "Inteligência Emocional" de Daniel Goleman; "Enquanto Salazar dormia..." de Domingos Amaral, etc.
E Quem sabe se no futuro as palavras e o tipo de linguagem escrita, que evidencia, possam no futuro desempenhar um qualquer papel nos mecanismo da organização do seu pensamento.
Então, quando estiver nesse patamar de desenvolvimento, será capaz de gerar o conhecimento factual que é necessário para o raciocínio e para a tomada de decisões.
Até lá cresça!!!!
Queria dizer ao NEL que apesar de eu ter dito aquilo da língua afiada no outro dia não quer dizer que o odeie e por isso queria partilhar com ele algumas coisas porque acho que ele também devia de gostar de aprender qualquer coisinha como eu ando sempre a aprender com os outros embora tenha que dizer também que aprendo mas não acredito em tudo o que me dizem porque sempre que oiço alguns dizerem que lêm muito muito muito muito fico também sempre muito muito muito muito desconfiada embora não seja sobre isso que eu quero falar nesta redacção porque esse tipo de vaidade não me interessa nada e até me faz impressão como é que conseguem ler tanto porque a maior parte das pessoas não consegue ler nada disso e quando chegam ao fim de um livrozito qualquer até confessam que sentem uma espécie de alívio semelhante ao que sentem por exemplo quando têm muita sede e bebem um copo cheiinho de água fresca ou noutras ocasiões que não interessa escrever aqui mas que são do conhecimento de todas as pessoas com quem nos cruzamos seja num supermercado ou num ginásio ou mesmo quando entramos numa livraria como me aconteceu há dias em que mesmo ao meu lado estava um respeitável senhor a folhear um livro e virou-se para mim e perguntou-me se eu conhecia L de S Monteiro ao que respondi que sim mas que só tinha lido a "angústia para o jantar" pelo que ele fez questão de me oferecer o dito livro que estava a folhear e onde aprendi a escrever assim para que quando tenho muitas coisas para dizer e não posso dizer tudo tal e qual como me apetecia ou tenho medo de me esquecer de qualquer coisa não haja problema e fica tudo ligado tal e qual como no nosso corpo visto que também já percebi que quando nos puxam os cabelos as lágrimas nos vêm aos olhos sabendo todos nós que não há nenhuma ligação entre essas partes do corpo estejam onde estiverem quer uma quer outra ponto de exclamação com três pontinhos à frente
Guidinha21
Guidinha21
Aprenda a redigir com "Os fabulosos textos de Guidinha 21"....fabulosos textosfabulosos textosfabulosos textosfabulosos textosfabulosos textosfabulosos textosfabulosos textosffabulosos textosabulosos textos ponto
Guidinha21 (ou será 12?), óh Guidinha, estás aí?
Guidinha21 (ou será 12?), óh Guidinha, Guidinha21, óh Guidinha:
- vai pró ...
Guidinha21 (ou será 12?), óh Guidinha, Guidinha21, óh Guidinha:
- vai pró ...
Tanta ignorância junta
A Guidinha faz parte do património político de Portugal e é pena que não conheçam este pedacinho do nosso passado
A Guidinha é a antítese do fascismo
e não é tão naif como parece à primeira
Tenham vergonha
Espero que ela não se vá embora daqui com os insultos que lhe lançaram
A Guidinha faz parte do património político de Portugal e é pena que não conheçam este pedacinho do nosso passado
A Guidinha é a antítese do fascismo
e não é tão naif como parece à primeira
Tenham vergonha
Espero que ela não se vá embora daqui com os insultos que lhe lançaram
fico admirada com o nivel que vai neste blog.
Com esta mentalidade é que a enfermagem não vai a lado nenhum
(Nel e guidinha 21 tenham vergonha ,lutei para dignificar a profissão,tenham nível lembrem-se que há pessoas não enfermeiros a lerem isto.
BEIJ. FLOR
Com esta mentalidade é que a enfermagem não vai a lado nenhum
(Nel e guidinha 21 tenham vergonha ,lutei para dignificar a profissão,tenham nível lembrem-se que há pessoas não enfermeiros a lerem isto.
BEIJ. FLOR
Olá, Amigos, (In)amigos, Camaradas e Companheiros,
Enquanto Hermengarda dorme, resolvi sair da caverna, montar no puro sangue árabe e vim dar uma volta pelo DE, para saber como anda a intelectualidade dos enfermeiros, à mistura com as provocações dos habituais seringueiros, que gostam de seringar.
Nota-se uma melhoria nos níveis, ligeiramente acima do tradicional. Já vão aparecendo umas quantas máximas em latim que vêm naquelas folhas de cor diferente de alguns dicionários de boa edição.
A hora é de luta, sobretudo para os sacrificados enfermeiros.
Jerónimo de Sousa, o homem da marreta, como ele própria se cognomina deu, há dias, uma marretada. assim: "quando se luta, nem sempre se ganha, às vezes perde-se; mas quando não se luta perde-se sempre". Aqui está uma citação que se recomenda, para os cagarolas de circunstância perderem o medo, que dizem ter, como desculpa do seu comodismo genético, capsulado.
Ali atrás passei por um papagaio e veio-me à memória a figura de Júlio César, acerca das guerras da Gália imortalizadas no seu livro "De Bello galico - acerca das guerras da gália)".
Quando regressava a Roma e passava pela avenida principal (assim uma espécie da Avenida da Liberdade-Aliados havia uns papagaios treinados para louvarem J.César, assim:"Ave Cesar, Victor" - (Deus te salve, Cesar vencedor.).
César pedia aos seus lacaios que comprassem estes papagaios. Virou negócio.
Tentando a sua sorte, um sapateiro, pouco produtivo na sapataria resolveu treinar um papagaio e um aprendiz.
Ao papagaio treinava-o para a próxima passagem triunfal de JCésar pela avenida, acima referida.
O papagaio tinha de aprender a louvar o vencedor. aprendeu a dizer o Ave Cesar...
Mas o aprendiz de sapateiro não era particularmente inteligente e o bom do sapateiro dizia frequentemente, desiludido com o pupilo:"omnis perit labor - lá se perdeu todo o trabalho".
Veio o cortejo e o papagaio lá se pôs a citar de memória: "Ave Cesar Victor".
A este elogio J.Cesar respondeu: "non mihi opus est adulatores - não preciso de aduladores".
A isto o inteligente papagaio atirou com o que o sapateiro dizia ao aprendiz:"omnis perit labor".
Pasmado com a franqueza do bicho, JCésar para comprar e embrulhar em gaiola apropriada.
Voltando à farmácia, a razão está do lado dos Enfermeiros.
O problema é com que meios vão impor a sua razão.
Quando a dona bastonária dos enfermeiros intuir o que quer dizer que à Enfermagem foi reconhecida pelos representantes do Povo, reunidos em Assembleia da Respublica, a capacidade de auto-regulação, partindo do pressuposto (lá vai mais uma latina - "regulare" - regrar) é fazer as regras necessárias e suficientes.
Onde não existem, fazem-se. Por isso quando lá acima um curioso de circunstância, que tanto pode ser um balconeiro de farmácia (como diz o outro), como um bombeiro cursado num desses cursinhos, a que raspam o "C" para ficarem "ursinhos", ou seja; "naturosapiens", onde está a lei que "só os enfermeiros é que podem dar injecções"...
Está na contracapa onde se lê que só os médicos é que as podem receitar, como definiu a Ordem dos Médicos, que também tem autorregulação.
Se ninguém põe em dúvida que quem receita é o médico, também não devem duvidar, pela mesma regração, que administra é o enfermeiro.
A receita tem 3 partes distintas:R/e (abreviatura de "recipe" - receba - é dirigida ao farmacêutico e contem, na 2ª parte a descrição do produto a aviar.
A 3ª parte é dirigida ao enfermeiro. Nela o médico expressa o modo de administar. É aliás a única instrução que o médico pode dar ao enfermeiro, das ditas intercomunicantes. Todo o resto é autónomo e próprio da Enfermagem.
Por isso se a Ordem começar a chamar à barra dos tribunais os ditos balconeiros, porque nas regras da profissão se diz que os injectáveis vêm no rol da prática de enfermagem, quem não for enfermeiro, não está habiliatado para injectar e não é um "ursinho" que habilita a resolver eventuais problemas.
A OE só tem de cumprir e fazer cumprir e acaba com a discussão.
Enquanto Hermengarda dorme, resolvi sair da caverna, montar no puro sangue árabe e vim dar uma volta pelo DE, para saber como anda a intelectualidade dos enfermeiros, à mistura com as provocações dos habituais seringueiros, que gostam de seringar.
Nota-se uma melhoria nos níveis, ligeiramente acima do tradicional. Já vão aparecendo umas quantas máximas em latim que vêm naquelas folhas de cor diferente de alguns dicionários de boa edição.
A hora é de luta, sobretudo para os sacrificados enfermeiros.
Jerónimo de Sousa, o homem da marreta, como ele própria se cognomina deu, há dias, uma marretada. assim: "quando se luta, nem sempre se ganha, às vezes perde-se; mas quando não se luta perde-se sempre". Aqui está uma citação que se recomenda, para os cagarolas de circunstância perderem o medo, que dizem ter, como desculpa do seu comodismo genético, capsulado.
Ali atrás passei por um papagaio e veio-me à memória a figura de Júlio César, acerca das guerras da Gália imortalizadas no seu livro "De Bello galico - acerca das guerras da gália)".
Quando regressava a Roma e passava pela avenida principal (assim uma espécie da Avenida da Liberdade-Aliados havia uns papagaios treinados para louvarem J.César, assim:"Ave Cesar, Victor" - (Deus te salve, Cesar vencedor.).
César pedia aos seus lacaios que comprassem estes papagaios. Virou negócio.
Tentando a sua sorte, um sapateiro, pouco produtivo na sapataria resolveu treinar um papagaio e um aprendiz.
Ao papagaio treinava-o para a próxima passagem triunfal de JCésar pela avenida, acima referida.
O papagaio tinha de aprender a louvar o vencedor. aprendeu a dizer o Ave Cesar...
Mas o aprendiz de sapateiro não era particularmente inteligente e o bom do sapateiro dizia frequentemente, desiludido com o pupilo:"omnis perit labor - lá se perdeu todo o trabalho".
Veio o cortejo e o papagaio lá se pôs a citar de memória: "Ave Cesar Victor".
A este elogio J.Cesar respondeu: "non mihi opus est adulatores - não preciso de aduladores".
A isto o inteligente papagaio atirou com o que o sapateiro dizia ao aprendiz:"omnis perit labor".
Pasmado com a franqueza do bicho, JCésar para comprar e embrulhar em gaiola apropriada.
Voltando à farmácia, a razão está do lado dos Enfermeiros.
O problema é com que meios vão impor a sua razão.
Quando a dona bastonária dos enfermeiros intuir o que quer dizer que à Enfermagem foi reconhecida pelos representantes do Povo, reunidos em Assembleia da Respublica, a capacidade de auto-regulação, partindo do pressuposto (lá vai mais uma latina - "regulare" - regrar) é fazer as regras necessárias e suficientes.
Onde não existem, fazem-se. Por isso quando lá acima um curioso de circunstância, que tanto pode ser um balconeiro de farmácia (como diz o outro), como um bombeiro cursado num desses cursinhos, a que raspam o "C" para ficarem "ursinhos", ou seja; "naturosapiens", onde está a lei que "só os enfermeiros é que podem dar injecções"...
Está na contracapa onde se lê que só os médicos é que as podem receitar, como definiu a Ordem dos Médicos, que também tem autorregulação.
Se ninguém põe em dúvida que quem receita é o médico, também não devem duvidar, pela mesma regração, que administra é o enfermeiro.
A receita tem 3 partes distintas:R/e (abreviatura de "recipe" - receba - é dirigida ao farmacêutico e contem, na 2ª parte a descrição do produto a aviar.
A 3ª parte é dirigida ao enfermeiro. Nela o médico expressa o modo de administar. É aliás a única instrução que o médico pode dar ao enfermeiro, das ditas intercomunicantes. Todo o resto é autónomo e próprio da Enfermagem.
Por isso se a Ordem começar a chamar à barra dos tribunais os ditos balconeiros, porque nas regras da profissão se diz que os injectáveis vêm no rol da prática de enfermagem, quem não for enfermeiro, não está habiliatado para injectar e não é um "ursinho" que habilita a resolver eventuais problemas.
A OE só tem de cumprir e fazer cumprir e acaba com a discussão.
Não sei como continuam a falar de alguém para Bastonário, quando essa pessoa já concorreu e PERDEU.
Os Enfermeiros já se expressaram e decididamente disseram não a esse senhor.
Não sei porque continua a escrever aqui disfarçado de Gardingo, Nel entre outros.
Esse Azedo assume aqui uma serie de nomes para se esconder no anonimato e poder dizer o que lhe apetece, mas a mim não me engana.
Vá ocupar o seu tempo a fazer alguma coisa em prol dos Enfermeiros, já que continua no seu Sindicato e nas suas casas (património dos Enfermeiros).
Os Enfermeiros já se expressaram e decididamente disseram não a esse senhor.
Não sei porque continua a escrever aqui disfarçado de Gardingo, Nel entre outros.
Esse Azedo assume aqui uma serie de nomes para se esconder no anonimato e poder dizer o que lhe apetece, mas a mim não me engana.
Vá ocupar o seu tempo a fazer alguma coisa em prol dos Enfermeiros, já que continua no seu Sindicato e nas suas casas (património dos Enfermeiros).
Descansa o teu espírito e não te armes em adivinho.
Já algum dia viste ou ouviste o Enfermeiro Azevedo servir-se do nome de alguém para dizer o que pensa e sente?
Sei o que te vai na alma e doi muito. Vou recomendar aos da medida da dor que ponham lá a tua, enquanto não for encontrado o calibre da dor de cor... ou de cotovelo.
Vai dar corda ao relógio e deixa a natureza tramitar.
Já algum dia viste ou ouviste o Enfermeiro Azevedo servir-se do nome de alguém para dizer o que pensa e sente?
Sei o que te vai na alma e doi muito. Vou recomendar aos da medida da dor que ponham lá a tua, enquanto não for encontrado o calibre da dor de cor... ou de cotovelo.
Vai dar corda ao relógio e deixa a natureza tramitar.
Meu Caro Doutor Enfermeiro, espero que ao receberes esta carta estejas de boa saúde; eu estou bem graças a Deus.
É espantosa a forma como os moralistas se serveu do seu instrumento para destilarem o seu medo venenoso da insegurança.
Aquela de se congratularem com a resposta do tal bastonário da OM deu ao Enf azevedo, não foi a ele que a deu, mas sim a toda a Enfermagem. Logo quem se congratula com estas respostas e ataca o dito Azevedo, não é enfermeiro, porque esses só têm a ganhar com a sua acção protectora da Enfermagem.
O medo desses pseudoanonimos é vê-lo vencer as nossas lutas que não são só dele mas de todos nós, Enfermeiros.
Mas há uma certa congruencia nas palavras desses pa: a bastonária dos enfermeiros tem um conselho directivo que a controla. Já todos sabem como funciona o partido que os alimenta ideologicamente.
Se estivessem na luta pura e genuina da enfermagem não desdenhavam o Azevedo, juntavam-se a ele e aos demais lutadores pela enfermagem.
Estão a cerrar fileiras. Já me chegou ao conhecimento.
E com esta me vou Sr. DE, desejando que a sua obra irrite cada vez mais os nossos opositores. Deixe-lhe as portas abertas que é um bom método para apanhar as moscas varejonas.
Mas isso não é um mal.
Tal como os egipcios adoram os bezoiros, não onbstante fazerem bolinhas de fezes de boi e de baca, são adorados por esse nobre povo do Egipto.
Vamos homenagear (adorar é exagero) as nossas moscas varejeiras, vocacionadas para não deixarem esquecido um bom poio.
É que, seguindo o provérbio dos esquimós, a propósito do passarinho enregelado, "nem sempre os que te põem na merda são teus inimigos, nem sempre os que te tiram dela, são teus amigos".
Caro DE, vou atender o Sr. Jacinto. Depois telefono.
Abrações e bons picadores danados, pois é aí que reside o seu mérito.
É espantosa a forma como os moralistas se serveu do seu instrumento para destilarem o seu medo venenoso da insegurança.
Aquela de se congratularem com a resposta do tal bastonário da OM deu ao Enf azevedo, não foi a ele que a deu, mas sim a toda a Enfermagem. Logo quem se congratula com estas respostas e ataca o dito Azevedo, não é enfermeiro, porque esses só têm a ganhar com a sua acção protectora da Enfermagem.
O medo desses pseudoanonimos é vê-lo vencer as nossas lutas que não são só dele mas de todos nós, Enfermeiros.
Mas há uma certa congruencia nas palavras desses pa: a bastonária dos enfermeiros tem um conselho directivo que a controla. Já todos sabem como funciona o partido que os alimenta ideologicamente.
Se estivessem na luta pura e genuina da enfermagem não desdenhavam o Azevedo, juntavam-se a ele e aos demais lutadores pela enfermagem.
Estão a cerrar fileiras. Já me chegou ao conhecimento.
E com esta me vou Sr. DE, desejando que a sua obra irrite cada vez mais os nossos opositores. Deixe-lhe as portas abertas que é um bom método para apanhar as moscas varejonas.
Mas isso não é um mal.
Tal como os egipcios adoram os bezoiros, não onbstante fazerem bolinhas de fezes de boi e de baca, são adorados por esse nobre povo do Egipto.
Vamos homenagear (adorar é exagero) as nossas moscas varejeiras, vocacionadas para não deixarem esquecido um bom poio.
É que, seguindo o provérbio dos esquimós, a propósito do passarinho enregelado, "nem sempre os que te põem na merda são teus inimigos, nem sempre os que te tiram dela, são teus amigos".
Caro DE, vou atender o Sr. Jacinto. Depois telefono.
Abrações e bons picadores danados, pois é aí que reside o seu mérito.
sr menif, gardingo e todos os outros anónimos...ou seja correia azevedo, vê se te enxergas de uma vez por todas e falas verdade e mostras o que na realidade és, um verdadeiro xulo dos enfermeiros, pois vives á custa dos enfermeiros e tens todas as tuas filhas, filhos e amantes a viver das cotas dos desgraçados que xulas...destruiste a casa do enfermeiro e agora dás cabo do sindicato. Espero que os teus sócios abram bem os olhos e acabem com essa mama desenfreada. Mentes quando falas da carreira, pois nem sequer sabes do que estás a falar e só não entendo como consegues enganar tantos durante tantos anos, seu pidalhão. Bem que podes esconder-te atrás dos anónimos, pois foi sempre a tua arma, pois quando dás a cara és punido e passas as horas a defender-te em tribunal e escapas sempre com mentiras...és um estupor da pior espécie...pena que os teus sócios sejam tão estúpidos e continuem a dar o dinheirinho para comprares carros, casas, móveis, fins de semana de luxo com as amantes. Mas que amantes? chupistas, pois dorna como estás nem o pilau consegues ver, mas elas puxam...puxam até essa merda se desfazer...quando juntares as concubinas fazes um harém. Amigo de longos percursos e ideais
canta vitória antes do tempo e agora vais ter de te justificar, pois os enfermeiros são parvos, mas não perdoam a quem trai... greve...faz tu
estamos na hora certa de espetar uma valente tareia no sr correia azevedo que acaba de trair todos os enfermeiros, pois acabou com a carreira de enfermagem ao assinar o fim dos chefes e tanto nos prometeu os 5000 euros. Sou enfermeiro do S.João e quero agora ver como se vão posicionar as pessoas que estão com ele na direção e disseram amen com o ditador...e agora Drª Maia como vai justificar o que tanto vendeu aos seus colegas neste hospital? Ou será que nada a preocupa pois está á espera de ser directora do SJoão? Tão novinha e tão oportunista. Um colega em desespero
Caro correia azevedo soube que nem sequer foi recebido para negociar...será pelos 72 anos de idade ou porque apenas tem crédito com os parolos do norte que assinam de cruz...depois adoro quando fala na merda, nos bezoiros, na baca e em toda essa trampa do norte...até porque só um presidente de merda e misturado com a caca e a bosta dos enfermeiros do norte pode falar assim...tenha vergonha da figura que faz e peça aos seus santos que lhe arrenjem o bom senso para estar calado e deixar os mais novos negociar uma carreira que sirva os trabalhadores da enfermagem e não os pseudo enfermeiros como o senhor...acredito piamente que sempre detestou os enfermeiros...Depois é altura de se juntar á sua amiga nelinha ferreira leite, pois os dois juntos fazem o melhor par de idiotas ao cimo da terra. É verdade que foi agente da PIDE?
Enviar um comentário
<< Home