quarta-feira, outubro 08, 2008
Heli's do INEM tripulados por Enfermeiros em 2009...
"O presidente do INEM, Abílio Gomes, afirmou (...) que os concursos para o aluguer de três helicópteros a instalar em Ourique, Macedo de Cavaleiros e Aguiar da Beira deverão ser lançados "em breve". Estes aparelhos, tripulados por Enfermeiros, deverão começar "a funcionar em 2009"" link
Comments:
<< Home
DE para quando novidades acerca da carreira de Enfermagem e actualizacoes salariais??!! Tenho grande expectativa acerca disso...desculpa o comentario ser um "pouco" descontextualizado...
Abraço
Abraço
em posts antigos no DE, recordo um que tabelva as abruptas diferenças salariais entre os elementos da equipa do INEM (terra e ar, entenda-se).
a diferença era descomunal (com sobrevalorização da classe médica -- não desvalorizando a mesma, mas o suporte funcional, técnico e cientifico são os enfermeiros que o compõem), e ainda mais se acentua o sentimento de lutar e trabalhar cada vez mais e melhor, pela justiça na equidade de relações, carreiras, etc.
[tal como na maior parte das situações vivenciadas em contextos clínicos, os ENFERMEIROS SÃO O ALICERCE, O ESTEIO DA ACÇÃO]
a diferença era descomunal (com sobrevalorização da classe médica -- não desvalorizando a mesma, mas o suporte funcional, técnico e cientifico são os enfermeiros que o compõem), e ainda mais se acentua o sentimento de lutar e trabalhar cada vez mais e melhor, pela justiça na equidade de relações, carreiras, etc.
[tal como na maior parte das situações vivenciadas em contextos clínicos, os ENFERMEIROS SÃO O ALICERCE, O ESTEIO DA ACÇÃO]
Sr. Enfº. Virtual...
eu qd quis ser médico, estudei para médico... muitos anos...
Por isso qd quiser falar de equidade, terei td o prazer...
O q os meus colegas q tb fazem Heli, qd estão de serviço, é c eles... por qd sou eu pode ter a certeza de q o responsável pelo doente, inclusivé pelo suporte funcional, técnico e cientifico, sou eu.
Se discordo ou concordo só c a presença de enfºs nos Helis. Concordo... espero é q n façam cm os bombeiros q por andarem sozinhos, já se sentem os maiores, enfºs e médicos.
eu qd quis ser médico, estudei para médico... muitos anos...
Por isso qd quiser falar de equidade, terei td o prazer...
O q os meus colegas q tb fazem Heli, qd estão de serviço, é c eles... por qd sou eu pode ter a certeza de q o responsável pelo doente, inclusivé pelo suporte funcional, técnico e cientifico, sou eu.
Se discordo ou concordo só c a presença de enfºs nos Helis. Concordo... espero é q n façam cm os bombeiros q por andarem sozinhos, já se sentem os maiores, enfºs e médicos.
Os enfermeiros são tão bons (especialmente agora que são licenciados), pena é ganharem tão pouco...são uns incompreendidos...qual Calimeros de bata branca !
Mais...
Qualquer dia os enfermeiros fazem de tudo...
Já falta pouco...
Só faltava serem pilotos!!!...
Nota: a propósito do comentário anónimo "Calimeros" vê-se que não tem conhecimento de causa e quando é assim, é melhor não fazer comentários despropositados...
Obrigado.
J.V.
Qualquer dia os enfermeiros fazem de tudo...
Já falta pouco...
Só faltava serem pilotos!!!...
Nota: a propósito do comentário anónimo "Calimeros" vê-se que não tem conhecimento de causa e quando é assim, é melhor não fazer comentários despropositados...
Obrigado.
J.V.
USURPAÇÃO DE FUNÇÕES, ENFERMEIROS NOS HELICOPTEROS!!!!! CHAMEM A ORDEM DOS TRIPULANTES DOS HELICOPTEROS, PILOTOS E SEI LÁ MAIS O QUÊ!!!!!
Estimado anónimo 4:17 PM,
Quando quis ser médico estudou?Muito? E vai daí?
E os outros, não estudam? E daí? Não gosta de equidades? Quer ser mais do que os outros? Hum, tanta presunção...
O que são a mais do que os outros? Nada de nada.
Quis ser médico? Pois olhe eu queria mesmo era ser rico (bem sei que sendo médico, é, em abono da verdade, meio - ou será todo - caminho andado - daí os numerus clausus e as moutras merd..(s) todas). O papá pagou? Já sei: vem, à semelhança de muitos outros (eu inclusive) de familias humildes, certo? Lá da Santa terrinha, será?
Tenham um resquício de vergonha cara...(o)
Quando quis ser médico estudou?Muito? E vai daí?
E os outros, não estudam? E daí? Não gosta de equidades? Quer ser mais do que os outros? Hum, tanta presunção...
O que são a mais do que os outros? Nada de nada.
Quis ser médico? Pois olhe eu queria mesmo era ser rico (bem sei que sendo médico, é, em abono da verdade, meio - ou será todo - caminho andado - daí os numerus clausus e as moutras merd..(s) todas). O papá pagou? Já sei: vem, à semelhança de muitos outros (eu inclusive) de familias humildes, certo? Lá da Santa terrinha, será?
Tenham um resquício de vergonha cara...(o)
"Presunção é achar que se sabe muito..." (lá o outro de cima)
Tão típico...
Afinal não querem ser mais do que os outros, mas partem desse pressuposto, cuja lógica, "ziguezagueia" com a da batata.
Tão típico...
Afinal não querem ser mais do que os outros, mas partem desse pressuposto, cuja lógica, "ziguezagueia" com a da batata.
"Triste sina a sua (e a dos outros)... (ainda o outro poeta lá de cima)
Sem dúvida. A minha e de todos aqueles que mensalmente "contribuem" para encher barriga a pançudos (mas não aqueles com timpanismo, pois para esses, cuja necessidade H.Basica de eliminação está alterada, esses ainda têm solução...). Os tais que levam 100 à hora. Os mesmos que vão ver o seu regime remuneratório revisto (pudera) com base naquilo que produzem como se aquilo que produzissem não carecesse da participação de outros que não enfermeiros.
Volta Enfª Mariana Diniz de Sousa...
Sem dúvida. A minha e de todos aqueles que mensalmente "contribuem" para encher barriga a pançudos (mas não aqueles com timpanismo, pois para esses, cuja necessidade H.Basica de eliminação está alterada, esses ainda têm solução...). Os tais que levam 100 à hora. Os mesmos que vão ver o seu regime remuneratório revisto (pudera) com base naquilo que produzem como se aquilo que produzissem não carecesse da participação de outros que não enfermeiros.
Volta Enfª Mariana Diniz de Sousa...
Mas diz lá, até gostas da minha poesia, principalmente pela força da razão que a suporta, certo?
Pelo teu paleio, não me pareces ser projecto de curandeiro. Pareces mais um futuro balconeiro. Diz lá, gostarias de ter ido para curandeiro não é? Mas podes ser fazer o que centenas iguais a ti fazem, tipo vagas "especiais" não é?
Olha não leves a mal esta minha postura discricionária mas com balconeiros só falo ao balcão, ok?
Até quinta, sim?
Ah, e vai lá estudar as mitocôndrias... Se tiveres dúvidas fala com quem realmente sabe do assunto: um biólogo.
Pelo teu paleio, não me pareces ser projecto de curandeiro. Pareces mais um futuro balconeiro. Diz lá, gostarias de ter ido para curandeiro não é? Mas podes ser fazer o que centenas iguais a ti fazem, tipo vagas "especiais" não é?
Olha não leves a mal esta minha postura discricionária mas com balconeiros só falo ao balcão, ok?
Até quinta, sim?
Ah, e vai lá estudar as mitocôndrias... Se tiveres dúvidas fala com quem realmente sabe do assunto: um biólogo.
Por acaso, esse relatório da FCT colocava o trabalho produzido pela FF tanto acima acima da FM (incluindo o IMM)como da FC, e curiosamente, a FM aparecia com classificação superior à FC.
É pá eu prometi a mim próprio que não responderia mais a balconeiros, mas...
Continuas a falar daquilo que não sabes, nomeadamente estudo de perfil psicológico. A tua área preferível e de preferência é uma só: o balcão.
Que "mania" a tua a de constantemente associar os laboratórios da faculdade de midicina com a dos balconeiros... Será só impressão minha? Fundação para a Ciência e Tecnologia? Espero que o Mariano Gago saiba o que está a fazer...
"Não creio que seja preciso falar com um biólogo sobre mitocôndrias" (o presunçoso)
Olha que não, olha que não...
E que tal um Prémio Nacional de Saúde 2008? O mesmo que visa distinguir anualmente, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspectos de promoção, prevenção e prestação de cuidados?
Triste sina sem dúvida, já que ainda temos de aturar tanta presunção (e alguma água benta).
Continuas a falar daquilo que não sabes, nomeadamente estudo de perfil psicológico. A tua área preferível e de preferência é uma só: o balcão.
Que "mania" a tua a de constantemente associar os laboratórios da faculdade de midicina com a dos balconeiros... Será só impressão minha? Fundação para a Ciência e Tecnologia? Espero que o Mariano Gago saiba o que está a fazer...
"Não creio que seja preciso falar com um biólogo sobre mitocôndrias" (o presunçoso)
Olha que não, olha que não...
E que tal um Prémio Nacional de Saúde 2008? O mesmo que visa distinguir anualmente, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspectos de promoção, prevenção e prestação de cuidados?
Triste sina sem dúvida, já que ainda temos de aturar tanta presunção (e alguma água benta).
É engraçado, o balconeiro continua a falar do que não sabe: demência? Que percebes tu do assunto? Porra, diz lá: querias ser curandeiro e não te deixaram? Faz como já te disse: vagas especiais/permutas.
Então a FF desenvolve "melhor" ciência do que a de Medicina? Mas quantas ciências há? Bom sobre isso não te sei dizer, pois é um mundo que não me interessa percebes? Mas já te disse isso à pouco...
Respondo-te com o que te respondi:
E que tal um Prémio Nacional de Saúde 2008? O mesmo que visa distinguir anualmente, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspectos de promoção, prevenção e prestação de cuidados?
Esta é a área que me interessa percebes? Porque é de Enfermagem que se trata. As outras dizem-me muito pouco, basta-me dar uma "olhadela" às fabulosas teses "originais" de dotouramento, particularmente AS CONCLUSÕES (que na maioria das vezes não são muito "conclusivas"...).
Bom, o talk-show tem que ficar para outro dia, é que sabes eu para ganhar tenho que trabalhar...
Mas conta comigo, ok?
Até Quinta!
Então a FF desenvolve "melhor" ciência do que a de Medicina? Mas quantas ciências há? Bom sobre isso não te sei dizer, pois é um mundo que não me interessa percebes? Mas já te disse isso à pouco...
Respondo-te com o que te respondi:
E que tal um Prémio Nacional de Saúde 2008? O mesmo que visa distinguir anualmente, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspectos de promoção, prevenção e prestação de cuidados?
Esta é a área que me interessa percebes? Porque é de Enfermagem que se trata. As outras dizem-me muito pouco, basta-me dar uma "olhadela" às fabulosas teses "originais" de dotouramento, particularmente AS CONCLUSÕES (que na maioria das vezes não são muito "conclusivas"...).
Bom, o talk-show tem que ficar para outro dia, é que sabes eu para ganhar tenho que trabalhar...
Mas conta comigo, ok?
Até Quinta!
Este blog começa a descer de nível... Tanta intromissão de comentários ridiculos e infantis... TENHAM VERGONHA meus senhores(??)!
Este tipo de troca acerrada de insultos em nada dignifica a vossa profissão (aqui refiro-me especificamente a médicos e farmacêuticos, contudo os Srs Enfermeiros também têm culpa no cartório visto que ao responderem, tornam-se tambem mesquinhos)!
É de lamentar que venham para estes blogues "profissionais" - na maioria de outras classes a quem este blog não diz respeito - estragar a discussão e reflexão... Não não sou profissional de saúde, sou um utente do SNS que fica enojado com estes Srºs médicos, farmac~euticos e enfermeiros às turras quando deviam reflectir, ponderar os artigos colocados aqui à disposição de todos e contribuir para uma melhor prestação de cuidados à população...
Já estve internado e sei o valor dos ENFERMEIROS, eles foram para mim os verdadeiros DOUTORES de uma cidade denominada Hospital...REsumindo...entrei em paragem...quem me salvou?? ENFERMEIROS, porquê?Os Drºs não estavam... Estavam em casa a descansar ou ainda na privada a ganha-lo...
Srs drºs tenho idade para ser vosso pai, como tal, agradeço comentários construtivos...
Um Utente do centro do País
Este tipo de troca acerrada de insultos em nada dignifica a vossa profissão (aqui refiro-me especificamente a médicos e farmacêuticos, contudo os Srs Enfermeiros também têm culpa no cartório visto que ao responderem, tornam-se tambem mesquinhos)!
É de lamentar que venham para estes blogues "profissionais" - na maioria de outras classes a quem este blog não diz respeito - estragar a discussão e reflexão... Não não sou profissional de saúde, sou um utente do SNS que fica enojado com estes Srºs médicos, farmac~euticos e enfermeiros às turras quando deviam reflectir, ponderar os artigos colocados aqui à disposição de todos e contribuir para uma melhor prestação de cuidados à população...
Já estve internado e sei o valor dos ENFERMEIROS, eles foram para mim os verdadeiros DOUTORES de uma cidade denominada Hospital...REsumindo...entrei em paragem...quem me salvou?? ENFERMEIROS, porquê?Os Drºs não estavam... Estavam em casa a descansar ou ainda na privada a ganha-lo...
Srs drºs tenho idade para ser vosso pai, como tal, agradeço comentários construtivos...
Um Utente do centro do País
Para sua informação o relatório da Fundação para a Ciência e Tecnologia colocou no topo da tabela a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa com a classificação de Excelente e Muito Bom, sucedida pela Faculdade de Medicina com uma classificação de Muito Bom e Bom, graças ao precioso IMM (que está apinhado de não-médicos). A Faculdade de Ciências deteve a 3ª melhor classificação dos três.
E como foi dito, o relatório pondera a qualidade do conhecimento produzido.
Bem, não vale a pena discutir com o hugo, e muito menos se o autor do blog censura metade dos comentários. Passe bem.
E como foi dito, o relatório pondera a qualidade do conhecimento produzido.
Bem, não vale a pena discutir com o hugo, e muito menos se o autor do blog censura metade dos comentários. Passe bem.
De acordo com uma sondagem citada pelo correio da manhã:
PROFISSÕES DESEJADAS PARA OS FILHOS
FILHO
Médico: 20,0
Engenheiro: 15,2
Futebolista-Treinador: 8,1
Arquitecto: 4,3
Político: 3,2
Advogado: 3,1
Professor/Investigador: 3,0
Gestor/economista: 2,7
Trabalhador especializado: 2,1
Enfermeiro/fisioterapeuta: 1,8
Policia/Guarda/Bombeiro: 1,4
Piloto de Aviões: 1,3
Militar: 1,3
Outras: 4,7
NS/NR: 27,8
FILHA
Médica: 31,7
Professora/Investigadora: 9,0
Advogada: 8,4
Enfermeira/Fisioterapeuta: 5,2
Engenheira: 2.9
Gestora/Economista: 2,5
Artista: 2,1
Politica: 1,7
Empregada de Serviços: 1,7
Arquitecta: 1,4
Trabalhadora Especializada: 1,3
Outras: 5,9
NS/NR: 26,0
Esforcei-me, mas não vi aquio farmacêutico. Não há pai que queira ver o filho como merceeiro de remédios.
PROFISSÕES DESEJADAS PARA OS FILHOS
FILHO
Médico: 20,0
Engenheiro: 15,2
Futebolista-Treinador: 8,1
Arquitecto: 4,3
Político: 3,2
Advogado: 3,1
Professor/Investigador: 3,0
Gestor/economista: 2,7
Trabalhador especializado: 2,1
Enfermeiro/fisioterapeuta: 1,8
Policia/Guarda/Bombeiro: 1,4
Piloto de Aviões: 1,3
Militar: 1,3
Outras: 4,7
NS/NR: 27,8
FILHA
Médica: 31,7
Professora/Investigadora: 9,0
Advogada: 8,4
Enfermeira/Fisioterapeuta: 5,2
Engenheira: 2.9
Gestora/Economista: 2,5
Artista: 2,1
Politica: 1,7
Empregada de Serviços: 1,7
Arquitecta: 1,4
Trabalhadora Especializada: 1,3
Outras: 5,9
NS/NR: 26,0
Esforcei-me, mas não vi aquio farmacêutico. Não há pai que queira ver o filho como merceeiro de remédios.
Eh pah nao sera ja altura de terminar com comentarios ridiculos??!! e pretendo que alastre a todos os profissionais envolvidos (enfermeiros inclusive)!! Vamos abordar as questoes que realmente interessam!
Abraço
Abraço
O quê? Abílio Gomes a atribuir/admitir que os enfermeiros têm competências para tal... hum no mínimo estranho...
Vamos ver o que está por de trás disto...
Vamos ver o que está por de trás disto...
A administração de vacinas pode ter implicações graves, como o choque anafiláctico, que necessitam de
cuidados especializados – ou seja, para lá da intervenção de «primeiros socorros». A circular normativa n.º
8/DT de 21/12/2005, tem em anexo o protocolo da anafilaxia3, o que implica que a administração de
vacinas deve ser realizada, para segurança dos cidadãos, por quem tenha as condições para executar
competentemente as medidas necessárias: o que inclui “administrar adrenalina a 1:1 000 IM (1 mg/mL) (...)
pode ser repetida cada 10 a 30 minutos, até 3 vezes (...) “Canalizar uma veia e iniciar perfusão com soro
fisiológico EV”(...) “Se a pressão arterial continuar a baixar, administrar: • hidrocortisona EV (4 mg/kg na
criança; máximo 250 mg no adulto) ou prednisolona EV (2 mg/kg na criança; máximo 75 a 100 mg”. Este
protocolo, incluído na circular normativa, é dirigido quer ao sector público, quer ao sector privado. Faz-se,
assim, notar, que a administração de vacina pode ter como consequência necessária a intervenção em
situação de emergência, nomeadamente a administração de injectáveis IM e EV, bem como soros.
cuidados especializados – ou seja, para lá da intervenção de «primeiros socorros». A circular normativa n.º
8/DT de 21/12/2005, tem em anexo o protocolo da anafilaxia3, o que implica que a administração de
vacinas deve ser realizada, para segurança dos cidadãos, por quem tenha as condições para executar
competentemente as medidas necessárias: o que inclui “administrar adrenalina a 1:1 000 IM (1 mg/mL) (...)
pode ser repetida cada 10 a 30 minutos, até 3 vezes (...) “Canalizar uma veia e iniciar perfusão com soro
fisiológico EV”(...) “Se a pressão arterial continuar a baixar, administrar: • hidrocortisona EV (4 mg/kg na
criança; máximo 250 mg no adulto) ou prednisolona EV (2 mg/kg na criança; máximo 75 a 100 mg”. Este
protocolo, incluído na circular normativa, é dirigido quer ao sector público, quer ao sector privado. Faz-se,
assim, notar, que a administração de vacina pode ter como consequência necessária a intervenção em
situação de emergência, nomeadamente a administração de injectáveis IM e EV, bem como soros.
Obviamente nem me vou dar ao trabalho de ler qualquer um dos comentários anteriores. O objectivo da minha intervenção é só um. Neste blogue, cujo objectivo primário é (tentar) defender os enfermeiros cerraram fileiras contra todos os outros profissionais de saúde. É contra os técnicos de análises clínicas porque fazem colheitas que são um exclusivo dos enfermeiros, é contra nós (os fisioterapeutas) porque fazemos (e muito bem) a preparação para o nascimento, também exclusividade dos enfermeiros e contra os médicos. Parece que todos andamos a usurpar funções exclusivas de enfermeiros. Agora fiquei a saber que o curso de enfermagem contempla o brevet de pilotagem de helicópteros porque se não for verdade quem anda a usurpar funções são os senhores enfermeiros. Deixem-se de imodéstias e comecem a demonstrar as vossas qualidades. Ser enfermeiro deve ser algo nobre, elevar o cuidar do indíviduo doente e não andar "de faca na liga" a beligerar com todos os profissionais que cumpre as funções que lhes são confiadas. A administração deste blog deve repensar se deseja manter este tipo de postagem, apelando á discórdia, a desintegração do espirito de equipa muldisciplinar. No seu lugar, antes de postar procurava informar-me sobre as quetões. Os fisioterapeutas têm formação de base (durante o curso) para fazer preparação para o nascimento, temos formação complementar nessa área. Os técnicos de análises têm formação para fazer colheitas. Fazem-no desde o estágio. Como é óbvio, há quem pique bem e que tenha menos jeito. Também acontece com enfermeiros. Apontem baterias para outros lados porque assim só se estão a prejudicar. A fisioterapia possui um corpo de saberes desenvolvido essencialmente por fisioterapeutas e não andamos por aí a exigir que os enfermeiros de reabilitação não apliquem algumas dessas técnicas. É fundamental parar com este clima de agressão porque saímos todos a perder e prejudicam-se os interesses de todas as profissões e dos doentes. Por último, parece-me que ficava bem á administração deste blog retratar-se, principalmente no tocante aos posts contra os outros profissionais.
Os Enfº São uns Senhores daí que toda a sua competencia e relação Humana está acima da dos Sr drs.
E se este projecto vai para a frente é porque alguem sabe dar o verdadeiro valor aos Enfermeiros que estão sempre lá
Força Inem.
Força Enfermagem
E se este projecto vai para a frente é porque alguem sabe dar o verdadeiro valor aos Enfermeiros que estão sempre lá
Força Inem.
Força Enfermagem
Força INEM
Força Enfermeiros
Vamos mostrar que sem qualquer duvida somos os SRS. da Saúde.
Em todos os lados das relações: Humanas, Profissionais e todas as outras que temos.
Força Enfermeiros
Vamos mostrar que sem qualquer duvida somos os SRS. da Saúde.
Em todos os lados das relações: Humanas, Profissionais e todas as outras que temos.
Um esclarecimento: os helicópteros vão ser tripulados por enfermeiros, e não pilotados por enfermeiros. Além disso um brevet de helicóptero anda pelos 45000 euros e sai muito caro formar um profissional de raiz. Existe um ex-enfermeiro que actualmente é instrutor de voo na Nortávia, a tempo inteiro, pois foi o melhor formando do seu curso e teve o convite para ficar na empresa.
Já agora, podem ir ao link http://www.harrisinteractive.com/harris_poll/index.asp?PID=685 e ver as profissões com mais prestígio nos EUA. Enfermagem está em 3º lugar, muito próxima da classe médica, sendo que a enfermagem regista um maior ganho a este nível nos últimos anos. A figura de "Doutor" neste país está muito sobrevalorizada pois ainda somos um país muito periférico onde certas tradições prevalecem.
Já agora, podem ir ao link http://www.harrisinteractive.com/harris_poll/index.asp?PID=685 e ver as profissões com mais prestígio nos EUA. Enfermagem está em 3º lugar, muito próxima da classe médica, sendo que a enfermagem regista um maior ganho a este nível nos últimos anos. A figura de "Doutor" neste país está muito sobrevalorizada pois ainda somos um país muito periférico onde certas tradições prevalecem.
Querem contruir um "ringue de luta livre" ... Então construam-o LONGE deste blog.
Onde estão os oportunos comentários relativos ao artigo postado?
Não conheço detalhadamente o trabalho desenvolvido pela Enfª Mariana Diniz de Sousa, porque já não sou do tempo em que ela foi Bastonária da Ordem dos Enfermeiros. Mas, perante o conhecimento que tenho do seu TRABALHO e EMPENHO, considero que o Prémio Nacional de Saúde 2008 foi-lhe justamente atribuido.
Planeta M
Onde estão os oportunos comentários relativos ao artigo postado?
Não conheço detalhadamente o trabalho desenvolvido pela Enfª Mariana Diniz de Sousa, porque já não sou do tempo em que ela foi Bastonária da Ordem dos Enfermeiros. Mas, perante o conhecimento que tenho do seu TRABALHO e EMPENHO, considero que o Prémio Nacional de Saúde 2008 foi-lhe justamente atribuido.
Planeta M
Os médicos patologistas clínicos e os farmacêuticos analistas clínicos - ambos directores técnicos de laboratórios de análises clínicas e especialistas pelas respectivas Ordens e reconhecidos pelo MS - podem realizar eles próprios colheitas (se assim o entederem, obviamente). Também os vão acusar de usurpações de funções, ao estilo do "vamos lá ver quem é que "pica" melhor"? Enfim, só me apraz dizer que despiques destes, dignos de um mercado do Bolhão em dia de mercado, só mesmo na enfermaria... A classe - das classes - está mesmo na atitude.
Tendo em conta que estes helis so farao transportes entre hospitais, ate nao me parece mal, dado que o doente devera ja vir devidamente estabilizado pela equipa médica que o assistiu. Seguramente que estes helis nao farao primarios, caso contrario a presença de um medico seria naturalmente obrigatoria...
o anónimo das 4:56 tem razão.
do mesmo modo que as gasimetrias/gasometrias podem e, muitas vezes, são enfermeiros que as executam!
quem ganha é o doente, e a efectuação de uma prestação de cuidados, alicerçados numa equipa multidisciplinar, que norteia o internamento em trâmites elevados de prestação de cuidados.
do mesmo modo, já aqui referi várias vezes, no serviço de nofrologia do Hospital S João, são os enfermeiros que colocam os CVC's de diálise.
acto médico, acto de enfermagem, são tudo acções, comportamentos agregados a atitudes (diferente de comportamento!) que em saúde potenciam e expandem o saber fazer e o saber saber principalmente. ambas, carecem de falta de actualização legal/jurídica, porque não está nada definido "tu fazes isto, eu faço aquilo". errado. Como enfermeiro, se tenho a bagagem cientifica para implementar cuidados, faço dando conhecimento (como é lógico) ao médico das intervenções efectuadas.
são meras técnicas, e tanto Enfermagem, como Ciência, não é apenas esse conjunto de técnicas. antes tem um alicerce que devolve o bem-estar, previne as limitações do doente, diminuir, atenuar o desconforto, disponibiliza assistência para perpetuar suporte físico, emocional do utente, ajudar a adaptar-se a novas situações de hábitos de vida.
com base no atrás disposto, POSSO FAZER QUALQUER ACÇÃO TÉCNICA, desde que tenha o saber para tal.
ENFERMAGEM RULES
do mesmo modo que as gasimetrias/gasometrias podem e, muitas vezes, são enfermeiros que as executam!
quem ganha é o doente, e a efectuação de uma prestação de cuidados, alicerçados numa equipa multidisciplinar, que norteia o internamento em trâmites elevados de prestação de cuidados.
do mesmo modo, já aqui referi várias vezes, no serviço de nofrologia do Hospital S João, são os enfermeiros que colocam os CVC's de diálise.
acto médico, acto de enfermagem, são tudo acções, comportamentos agregados a atitudes (diferente de comportamento!) que em saúde potenciam e expandem o saber fazer e o saber saber principalmente. ambas, carecem de falta de actualização legal/jurídica, porque não está nada definido "tu fazes isto, eu faço aquilo". errado. Como enfermeiro, se tenho a bagagem cientifica para implementar cuidados, faço dando conhecimento (como é lógico) ao médico das intervenções efectuadas.
são meras técnicas, e tanto Enfermagem, como Ciência, não é apenas esse conjunto de técnicas. antes tem um alicerce que devolve o bem-estar, previne as limitações do doente, diminuir, atenuar o desconforto, disponibiliza assistência para perpetuar suporte físico, emocional do utente, ajudar a adaptar-se a novas situações de hábitos de vida.
com base no atrás disposto, POSSO FAZER QUALQUER ACÇÃO TÉCNICA, desde que tenha o saber para tal.
ENFERMAGEM RULES
Desculpe senhor "virtual enfermeiro" mas o que diz nao e de todo verdade! Posso garantir lhe que não pode fazer qualquer acção tecnica, mesmo que tenha o saber para tal. E posso tambem dizer lhe que em termos legais e juridicos esta perfeitamente defenido o que e uma acçao medica e o que nao é!!
O que se passa é que ha acções médicas que sao muitas vezes delegadas para enfermeiros mas sempre sob supervisao médica!!
E o resto é fantasia.
O que se passa é que ha acções médicas que sao muitas vezes delegadas para enfermeiros mas sempre sob supervisao médica!!
E o resto é fantasia.
Anonimo das 10.11, nao faz parte das funçoes de um enfermeiro, por exemp., entubaçao de um doente!! No entanto ja vi enfermeiros realizaram essa tarefa, por ordem médica explicita!! Ate gostava de o ver num qualquer hospital, sacar do tubo e entubar um doente!!
Urge, descomplicar a ideia que se tem sobre o que se faz no heli de emergencia:
Os actuais 2 helis do INEM, mais o heli da ANPC (Stª Comba) fazem intervenções primárias, justamente porque tem na constituição da sua equipa, um médico e um enfermeiro.
Para quem não gostar, lamento, mas obrigatóriamente os dois constituem uma equipa que TRABALHA EM CONJUNTO, logo os dois são importantes.Aqui não existe a guerra de que um é melhor que o outro, são acima de tudo uma equipa, A BEM DO DOENTE.
Nas situações em que se efectua uma transferência inter-hospitalar, o doente vai obrigatóriamente estabilizado, já que em viagem para quem nunca fez heli nestas condições pouco ou nada se pode fazer a nao ser vigiar.Nesta perspectiva, acho que é totalmente desnecessário a presença de um médico que por fazer um turno no heli vai buscar aos nossos bolsos ( nós, contribuintes) numa noite aquilo que um operário qualificado ganha num mês .
Concordo que por isso estes helis sejam tripulados por TAE's e Enfermeiros, fica mais barato a Portugal e o serviço faz-se na mesma.
Em relação aos actuais helis, se continuarem a fazer primários, acho que devem sem duvida ter na sua equipa um médico e um enfermeiro, com a mesma função de uma vmer.
Os actuais 2 helis do INEM, mais o heli da ANPC (Stª Comba) fazem intervenções primárias, justamente porque tem na constituição da sua equipa, um médico e um enfermeiro.
Para quem não gostar, lamento, mas obrigatóriamente os dois constituem uma equipa que TRABALHA EM CONJUNTO, logo os dois são importantes.Aqui não existe a guerra de que um é melhor que o outro, são acima de tudo uma equipa, A BEM DO DOENTE.
Nas situações em que se efectua uma transferência inter-hospitalar, o doente vai obrigatóriamente estabilizado, já que em viagem para quem nunca fez heli nestas condições pouco ou nada se pode fazer a nao ser vigiar.Nesta perspectiva, acho que é totalmente desnecessário a presença de um médico que por fazer um turno no heli vai buscar aos nossos bolsos ( nós, contribuintes) numa noite aquilo que um operário qualificado ganha num mês .
Concordo que por isso estes helis sejam tripulados por TAE's e Enfermeiros, fica mais barato a Portugal e o serviço faz-se na mesma.
Em relação aos actuais helis, se continuarem a fazer primários, acho que devem sem duvida ter na sua equipa um médico e um enfermeiro, com a mesma função de uma vmer.
Tanto se fala e tão pouco de sabe...
O verdadeiro "porreirismo português" aqui traduzido em palavras, com muita convicção, mas com muito pouca sustentabilidade... Já pensaram informar-se, em primeiro lugar o que é o INEM, depois as competências de um Médico bem como as de um Enfermeiro do INEM, depois o conceito SIV também me parece importante... e depois a existência destes Heli's, talvez assim, através de um fio condutor lógico e fundamentado consigam desmistificar as vossas dúvidas, levando a que diminuam os disparates ditos aqui que traduzem única e exclusivamente a inveja sentida por muitos...
Sejam profissionais naquilo que fazem, profissionais de excelência, que certamente o reconhecimento aparecerá naturalmente...
Saudações Emergentes,
PitStop
O verdadeiro "porreirismo português" aqui traduzido em palavras, com muita convicção, mas com muito pouca sustentabilidade... Já pensaram informar-se, em primeiro lugar o que é o INEM, depois as competências de um Médico bem como as de um Enfermeiro do INEM, depois o conceito SIV também me parece importante... e depois a existência destes Heli's, talvez assim, através de um fio condutor lógico e fundamentado consigam desmistificar as vossas dúvidas, levando a que diminuam os disparates ditos aqui que traduzem única e exclusivamente a inveja sentida por muitos...
Sejam profissionais naquilo que fazem, profissionais de excelência, que certamente o reconhecimento aparecerá naturalmente...
Saudações Emergentes,
PitStop
Até parece que somos um país rico... para termos helicopteros a fazer transportes de doentes com enfermeiros?!?!?!
Sim porque um Heli tripulado por um TAE e Enfermeiro apenas pode servir para o mesmo que uma ambulancia SIV...só que pelo ar e bem mais caro.
Não se iludam... enfermeiros não podem fazer medidas de suporte avançado de vida em trauma ou em situações médicas... isso é competência do MÉDICO!!!! Vejam o acto técnico mais erudito que os enfermeiros das SIV fazem... colocar um acesso venoso periférico mas depois só podem fazer oxigenoterapia aos doentes se tiverem saturações inferiores a 90%. Palhaçada!!! E nos doentes graves que acontece??? A VMER vai ter com a SIV para estabilizar o doente...
Meus caros: cada macaco no seu galho... os médicos não querem ser enfermeiros mas o contrário lamentavelmente não se verifica.
Aprendam a separar as àguas...
Sim porque um Heli tripulado por um TAE e Enfermeiro apenas pode servir para o mesmo que uma ambulancia SIV...só que pelo ar e bem mais caro.
Não se iludam... enfermeiros não podem fazer medidas de suporte avançado de vida em trauma ou em situações médicas... isso é competência do MÉDICO!!!! Vejam o acto técnico mais erudito que os enfermeiros das SIV fazem... colocar um acesso venoso periférico mas depois só podem fazer oxigenoterapia aos doentes se tiverem saturações inferiores a 90%. Palhaçada!!! E nos doentes graves que acontece??? A VMER vai ter com a SIV para estabilizar o doente...
Meus caros: cada macaco no seu galho... os médicos não querem ser enfermeiros mas o contrário lamentavelmente não se verifica.
Aprendam a separar as àguas...
Até parece que somos um país rico... para termos helicopteros a fazer transportes de doentes com enfermeiros?!?!?!
Sim porque um Heli tripulado por um TAE e Enfermeiro apenas pode servir para o mesmo que uma ambulancia SIV...só que pelo ar e bem mais caro.
Não se iludam... enfermeiros não podem fazer medidas de suporte avançado de vida em trauma ou em situações médicas... isso é competência do MÉDICO!!!! Vejam o acto técnico mais erudito que os enfermeiros das SIV fazem... colocar um acesso venoso periférico mas depois só podem fazer oxigenoterapia aos doentes se tiverem saturações inferiores a 90%. Palhaçada!!! E nos doentes graves que acontece??? A VMER vai ter com a SIV para estabilizar o doente...
Meus caros: cada macaco no seu galho... os médicos não querem ser enfermeiros mas o contrário lamentavelmente não se verifica.
Aprendam a separar as àguas...
Sim porque um Heli tripulado por um TAE e Enfermeiro apenas pode servir para o mesmo que uma ambulancia SIV...só que pelo ar e bem mais caro.
Não se iludam... enfermeiros não podem fazer medidas de suporte avançado de vida em trauma ou em situações médicas... isso é competência do MÉDICO!!!! Vejam o acto técnico mais erudito que os enfermeiros das SIV fazem... colocar um acesso venoso periférico mas depois só podem fazer oxigenoterapia aos doentes se tiverem saturações inferiores a 90%. Palhaçada!!! E nos doentes graves que acontece??? A VMER vai ter com a SIV para estabilizar o doente...
Meus caros: cada macaco no seu galho... os médicos não querem ser enfermeiros mas o contrário lamentavelmente não se verifica.
Aprendam a separar as àguas...
Carissimo anónimo das 11:13h...
Lamentável são comentários e linhas de pensamento como as que acabou de traduzir aqui... em primeiro lugar deixe-me dizer-lhe que, sem querer ser inconviniente, está muito mal informado, mostrando aqui que desconhece o Sistema Integrado de Emergência Médica em geral, e o conceito SIV em particular. Poderia explicar-lhe, aqui, que cada afirmação sua, desmistificando as suas dúvidas e os seus medos, e esclarecendo-o de forma transparente. O seu comentário foi mais um dos muitos que não têm qualquer tipo de sustentabilidade. Por fim, depois de ler mais uma afirmação, em tudo, medíocre, permita-me que lhe diga que niguém tira o mérito a alguns médicos, mas também ninguém lhe tira as limitações, muito mais no que à emergência diz respeito. O reinado até aqui sustentado pela figura do Sr. Dr. Médico já teve melhores dias, bem como as competências juridicas, que nunca passaram disso mesmo, desses senhores...
Saudações Emergentes,
PitStop
Enviar um comentário
Lamentável são comentários e linhas de pensamento como as que acabou de traduzir aqui... em primeiro lugar deixe-me dizer-lhe que, sem querer ser inconviniente, está muito mal informado, mostrando aqui que desconhece o Sistema Integrado de Emergência Médica em geral, e o conceito SIV em particular. Poderia explicar-lhe, aqui, que cada afirmação sua, desmistificando as suas dúvidas e os seus medos, e esclarecendo-o de forma transparente. O seu comentário foi mais um dos muitos que não têm qualquer tipo de sustentabilidade. Por fim, depois de ler mais uma afirmação, em tudo, medíocre, permita-me que lhe diga que niguém tira o mérito a alguns médicos, mas também ninguém lhe tira as limitações, muito mais no que à emergência diz respeito. O reinado até aqui sustentado pela figura do Sr. Dr. Médico já teve melhores dias, bem como as competências juridicas, que nunca passaram disso mesmo, desses senhores...
Saudações Emergentes,
PitStop
<< Home