segunda-feira, dezembro 29, 2008
Finalmente...uma reacção!
Finalmente a Ordem dos Enfermeiros reage à intenção da criação dos "paramédicos" em Portugal!
Importante! - Ler o parecer emitido pela OE (link em baixo!).
"A Ordem dos Enfermeiros (OE) solicitou hoje, 29 de Dezembro, a realização de uma audiência com carácter urgente ao Dr. Manuel Pizarro, Secretário de Estado da Saúde, devido à criação de uma nova profissão na área da emergência pré-hospitalar - a Técnico de Emergência Pré-Hospitalar.
Em ofício igualmente dado a conhecer à Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde, e ao Dr. Abílio Gomes, Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, a OE refere o seu apoio ao reforço da formação e qualificação de todas as pessoas que lidam com os cidadãos em situações de doença, o que inclui as situações de transporte de doentes. Contudo, a proposta de criação de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar de que a Ordem teve conhecimento «implica a intervenção em emergência pré-hospitalar», o que tem consequências para a segurança e qualidade dos cuidados prestados.
Além disso, a OE considera que existe uma «efectiva invasão do campo de intervenção dos enfermeiros e das suas competências». Esta posição é justificada pelo Parecer 84/2008 do Conselho de Enfermagem, o qual foi remetido aos responsáveis máximos do Ministério." link
Em ofício igualmente dado a conhecer à Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde, e ao Dr. Abílio Gomes, Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, a OE refere o seu apoio ao reforço da formação e qualificação de todas as pessoas que lidam com os cidadãos em situações de doença, o que inclui as situações de transporte de doentes. Contudo, a proposta de criação de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar de que a Ordem teve conhecimento «implica a intervenção em emergência pré-hospitalar», o que tem consequências para a segurança e qualidade dos cuidados prestados.
Além disso, a OE considera que existe uma «efectiva invasão do campo de intervenção dos enfermeiros e das suas competências». Esta posição é justificada pelo Parecer 84/2008 do Conselho de Enfermagem, o qual foi remetido aos responsáveis máximos do Ministério." link
Comments:
<< Home
o que é mais chocante nisto tudo é os senhores TAEs/TAS recorrerem ao REPE e transcreverem textualmente mais de dez artigos deste. Quer dizer, "batem" tantos nos enfermeiros mas na hora da verdade recorrem ao nosso regulamento...para que saibam ja foi feito uma queixa à Ordem dos Enfermeiros neste sentido...
Srs TAEs e TAS lembrem-se de quem vos dá os cursos no INEM...são Enfermeiros
Parabens pelo seu blog!
Srs TAEs e TAS lembrem-se de quem vos dá os cursos no INEM...são Enfermeiros
Parabens pelo seu blog!
So gostava de perguntar, desde quando a EPH é uma competencia dos enfermeiros... Ha uns anitos atras, as VMERs era tripuladas por um Medico e um condutor (TAS). Concordo com enfermeiros nas VMERs no apoio directo ao médico, mas daí a reclamarem "como sua" a EPH vai uma distancia enorme...
Há muitos anos atras era o SNAS Serviço Nacional de Ambulâncias de Socorro) que fazia a emergência com o intuito de tirar os sem abrigo da rua...as VMER eram sim tripuladas não por TAS, mas por condutores de VMER, grande parte destes eram maqueiros nas Urgências. Isto acabou por ser inviável para o médico ( como em qualquer contexto clínico) trabalhar sozinho, pois há competências técnicas que não nos compete como médicos fazer, mas sim aos Enfermeiros, logo estes não nos estão a dar apoio, mas sim estão a desempenhar as suas práticas de Enfermagem em contexto do Pré-hospitalar. f
Fui TAS, sou Médico e faço VMER às 12 anos, ja tendo passado por quatro VMER´s diferentes com realidades diferentes a nível de contacto directo com TAE´s e TAS. Espanta-me ver as atitudes dos Srs. Tripulantes na sua destreza de escrita e na forma como descrevem a sua actividade profissional.
Na realidade vocês tripulantes são formados por Enfermeiros, mais do que isso, eu sei por experência própria que o curso de TAS acenta em traumatologia, ou seja, muito pouca clinica. Como querem voces evoluir para cuidados médicos? Como querem voces tentarem-se igualar aos Enfermeiros com uma formação acente em bases cientificas?...não entendo sinceramente... Não me energonho nada de dizer que muitas vezes é o Enfermeiro q está cmgo na VMER que elucida qual o melhor diagnóstico e qual o melhor tratamento a dar...isto porque? porque muitos deles trabalham e investigam, leem nas mais diversas areas como os cuidados intensivos, urgencias ou bloco operatório...Por isso meus amigos tripulantes dediquem-se ao que ja fazem, mais a nível de trauma, que o fazem de modo geral muito bem e não tentem entrar em areas que não podem por tudo ser vossas...
Grande abraço a todos
Manuel Fontes
Anestesista
Fui TAS, sou Médico e faço VMER às 12 anos, ja tendo passado por quatro VMER´s diferentes com realidades diferentes a nível de contacto directo com TAE´s e TAS. Espanta-me ver as atitudes dos Srs. Tripulantes na sua destreza de escrita e na forma como descrevem a sua actividade profissional.
Na realidade vocês tripulantes são formados por Enfermeiros, mais do que isso, eu sei por experência própria que o curso de TAS acenta em traumatologia, ou seja, muito pouca clinica. Como querem voces evoluir para cuidados médicos? Como querem voces tentarem-se igualar aos Enfermeiros com uma formação acente em bases cientificas?...não entendo sinceramente... Não me energonho nada de dizer que muitas vezes é o Enfermeiro q está cmgo na VMER que elucida qual o melhor diagnóstico e qual o melhor tratamento a dar...isto porque? porque muitos deles trabalham e investigam, leem nas mais diversas areas como os cuidados intensivos, urgencias ou bloco operatório...Por isso meus amigos tripulantes dediquem-se ao que ja fazem, mais a nível de trauma, que o fazem de modo geral muito bem e não tentem entrar em areas que não podem por tudo ser vossas...
Grande abraço a todos
Manuel Fontes
Anestesista
O Sr. Anónimo comentador das 9:44 queria certamente dizer "no apoio directo ao doente" mas enganou-se e disse: "no apoio directo ao médico". É que apoiar médico e doente fica um pouco difícil e espera-se que o médico esteja de muito boa saúde, para bem de todos!
Cumprimentos
Cumprimentos
Fui TAS 4 anos, deixei porque fui estudar psicologia. Concordo que sejam os enfermeiros nas vmer. Diga-se o que se disser um enfermeiro com experiência é uma mais valia. Não me escandalizava nada se a vmer fosse apenas tripulada por enfermeiros.
P.s. - nunca tripulei vmer.
Antunes
P.s. - nunca tripulei vmer.
Antunes
Estive a ler a proposta da "Pseudo carreira de tripulante" e só me apraz fazer um comentário...Meu Deus quem escreveu aquilo?
Vejam com os vosso próprios olhos...
http://www.stae.pt/docs/Proposta%20Carreira%20TEPH%20-%20STAE-ANTEPH.pdf
Esta gente além de escrever mal acredita no Pai Natal... Note-se que so pode interpor o Sr. Tripulante um médico...MAS!!este tem que tem competência em Emergência, ou seja, os outros são todos burros o Sr Tripulante é que sabe...Ah e se não pagarem as cotinhas da associação de tripulantes não podem trabalhar...francamente!
Ah e quem vai dar formação é um Tripulante Supervisor ou Coordenador que vai ensinar a puncionar, entubar...já agora quem o ensinou a ele?
Com documentos assim esqueçam a vossa progressão na carreira...agarrem-se ao médicos são eles que vos dão algum crédito...se alguem vos houve nas Urgencias sao os Enfermeiros, os médicos nem para vocés olham!INGRATOS!!
Antes de correr é preciso andar...
Vejam com os vosso próprios olhos...
http://www.stae.pt/docs/Proposta%20Carreira%20TEPH%20-%20STAE-ANTEPH.pdf
Esta gente além de escrever mal acredita no Pai Natal... Note-se que so pode interpor o Sr. Tripulante um médico...MAS!!este tem que tem competência em Emergência, ou seja, os outros são todos burros o Sr Tripulante é que sabe...Ah e se não pagarem as cotinhas da associação de tripulantes não podem trabalhar...francamente!
Ah e quem vai dar formação é um Tripulante Supervisor ou Coordenador que vai ensinar a puncionar, entubar...já agora quem o ensinou a ele?
Com documentos assim esqueçam a vossa progressão na carreira...agarrem-se ao médicos são eles que vos dão algum crédito...se alguem vos houve nas Urgencias sao os Enfermeiros, os médicos nem para vocés olham!INGRATOS!!
Antes de correr é preciso andar...
"O futuro do pré-hospitalar "passa, obrigatoriamente, pela profissionalização dos meios humanos e a integração, numa rede organizacional, das três classes profissionais que actuam neste tipo de cuidados, os médicos, enfermeiros e técnicos", dizem, em uníssono, a enfermeira Celínia Antunes e o médico Vítor Almeida. "Os papéis têm que ser bem definidos, mas não pode ser o Governo a fazer esse trabalho, têm que ser as duas ordens, dos Médicos e dos Enfermeiros, a fazê-lo. E vão acabar por ser as ordens a definir o papel dos técnicos", concordam."
sit in: http://www.diarioregional.pt/8141.htm
sit in: http://www.diarioregional.pt/8141.htm
Mas quem é que defende que os TAS desempenhem funções de "paramédico"?
Não me parece que seja isso que eles próprios queiram!
O que eles próprios estão a reenvindicar é mais formação para as funções que desempenham e novas competências, com o objectivo de melhorar a prestação de socorro.
Guerra estúpida esta...
No pré-hospitalar haverá sempre técnicos (e com mais formação e competências que as actuais), enfermeiros e médicos.
Agora não venham os enfermeiros, como já tem habituado os portugueses, a reenvindicar tudo que diz respeito á saúde das pessoas. É preciso reconhecer especificiade e o contexto das coisas.
O problema dos enfermeiros resolve-se com:
- Definição da carreira ( e respectivo pagamento)
- Acabar com os duplos e triplos
- Racio enfermeiro /doente correcto segundo as recomendações internacionais (nos hospitais e CS)
- Travar o "vomitar" desenfreado de enfermeiros pelas escolas de enfermagem
Não me parece que seja isso que eles próprios queiram!
O que eles próprios estão a reenvindicar é mais formação para as funções que desempenham e novas competências, com o objectivo de melhorar a prestação de socorro.
Guerra estúpida esta...
No pré-hospitalar haverá sempre técnicos (e com mais formação e competências que as actuais), enfermeiros e médicos.
Agora não venham os enfermeiros, como já tem habituado os portugueses, a reenvindicar tudo que diz respeito á saúde das pessoas. É preciso reconhecer especificiade e o contexto das coisas.
O problema dos enfermeiros resolve-se com:
- Definição da carreira ( e respectivo pagamento)
- Acabar com os duplos e triplos
- Racio enfermeiro /doente correcto segundo as recomendações internacionais (nos hospitais e CS)
- Travar o "vomitar" desenfreado de enfermeiros pelas escolas de enfermagem
Ano Novo.. Vida Nova!!..
Por mais críticas, ataques, desafabos, incorreções - de parte a parte- sei que nada vai ficar igual.
A todos um excelente 2009.
Ataques entre classes não leva a lado nenhum. Há lugar para todos!
Bons e maus há, como é sabido, em todo o lado.
Por mais críticas, ataques, desafabos, incorreções - de parte a parte- sei que nada vai ficar igual.
A todos um excelente 2009.
Ataques entre classes não leva a lado nenhum. Há lugar para todos!
Bons e maus há, como é sabido, em todo o lado.
Bem, eu só consegui ler na diagonal 20 paginas da proposta de carreira, de tão ridícula que é! As funções a que se propõem incluem funções médicas e de enfermagem que estes profissionais tiveram de aprender durante vários anos, agora estes querem adquirir toda esta sabedoria em qto tempo?? Fazer uma espécie de curso híbrido médico-enfermeiro mas só de emergencia! Fazer drenagem de pneumotorax hipertensivo... nem os médicos emergencistas têm experiencia nisto!! punções intra-ósseas, estão a brincar com quem? Só espero é que alguém tenha bom senso para não entregar a nossa emergencia a estes indivíduos! Deus nos livre e salve desta incompetência que se prepara para ir para o terreno salvar o mundo!!
Se a OE tivesse algum peso ou credebilidade não estariam como estão. Esqueçam isto que ninguém vos passa cartão. Especalmente 1 secretário de Estado que é médico e detesta enfermeiros. E 1a ministra que é...médica! Nem no ministério tem alguém. Nenhum governo ou Hospital vos deu algum papel de destaque executivo. Porquê??? Porque nem entre vós se entendem, e depois existe a competência...
Pergunto como é possível?
1º: Num país pobre como Portugal - com escolas superiores de enfermagem e enfermeiros em condições precárias/desempregados.
2ª Num país onde existe já experiência comprovada de capacidade tecnica (SIVs...Vmers etc)em emergência pré-hospitalar.
Pensar-se em formar técnicos para-médicos "de novo" - que vão ter de passar por uma formação rudimentar hospitalar?
É um absurdo intelectual inacreditavél...não que um paramédico não seja capaz (nada contra os TAE - muitos deles com grande experiência acumulada - ainda bem e devem continuar a trabalhar como até agora)...mas sim porque já existe no "mercado" gente capaz e disponível!
Por mim...isto não passa de vaidade...alguém quer deixar uma marca no INEM - um feito - e pelos vistos não se importa se vai ser um feito questionável ou não!
Hospital Portugal
1º: Num país pobre como Portugal - com escolas superiores de enfermagem e enfermeiros em condições precárias/desempregados.
2ª Num país onde existe já experiência comprovada de capacidade tecnica (SIVs...Vmers etc)em emergência pré-hospitalar.
Pensar-se em formar técnicos para-médicos "de novo" - que vão ter de passar por uma formação rudimentar hospitalar?
É um absurdo intelectual inacreditavél...não que um paramédico não seja capaz (nada contra os TAE - muitos deles com grande experiência acumulada - ainda bem e devem continuar a trabalhar como até agora)...mas sim porque já existe no "mercado" gente capaz e disponível!
Por mim...isto não passa de vaidade...alguém quer deixar uma marca no INEM - um feito - e pelos vistos não se importa se vai ser um feito questionável ou não!
Hospital Portugal
Pergunto como é possível?
1º: Num país pobre como Portugal - com escolas superiores de enfermagem e enfermeiros em condições precárias/desempregados.
2ª Num país onde existe já experiência comprovada de capacidade tecnica (SIVs...Vmers etc)em emergência pré-hospitalar.
Pensar-se em formar técnicos para-médicos "de novo" - que vão ter de passar por uma formação rudimentar hospitalar?
É um absurdo intelectual inacreditavél...não que um paramédico não seja capaz (nada contra os TAE - muitos deles com grande experiência acumulada - ainda bem e devem continuar a trabalhar como até agora)...mas sim porque já existe no "mercado" gente capaz e disponível!
Por mim...isto não passa de vaidade...alguém quer deixar uma marca no INEM - um feito - e pelos vistos não se importa se vai ser um feito questionável ou não!
Hospital Portugal
1º: Num país pobre como Portugal - com escolas superiores de enfermagem e enfermeiros em condições precárias/desempregados.
2ª Num país onde existe já experiência comprovada de capacidade tecnica (SIVs...Vmers etc)em emergência pré-hospitalar.
Pensar-se em formar técnicos para-médicos "de novo" - que vão ter de passar por uma formação rudimentar hospitalar?
É um absurdo intelectual inacreditavél...não que um paramédico não seja capaz (nada contra os TAE - muitos deles com grande experiência acumulada - ainda bem e devem continuar a trabalhar como até agora)...mas sim porque já existe no "mercado" gente capaz e disponível!
Por mim...isto não passa de vaidade...alguém quer deixar uma marca no INEM - um feito - e pelos vistos não se importa se vai ser um feito questionável ou não!
Hospital Portugal
Algo me diz que o sr. dr. Manuel Fontes é um lobo em pel de cordeiro lol Sabia que é crime fazer se passar por algo que não é??Ha pois, tamos no computador né?? Entao podemos ser todos médicos ok? É que neste blog não falta gente com vontade disso, e o sr incluido...
olha-me este cromo das 9:38 so pk o Medico disse bem dos Enfermeiros ja nao corresponde à verdade!
Doi, nao Doi!
Nabo!
Doi, nao Doi!
Nabo!
Tanta dor de cotovelo.
Dediquem-se a ver as séries do Dr. House, Serviço de Urgência e outras parecidas e sonhem.
Deixem os enfermeiros trabalhar.
Trengos.
Dediquem-se a ver as séries do Dr. House, Serviço de Urgência e outras parecidas e sonhem.
Deixem os enfermeiros trabalhar.
Trengos.
Afinal a sra deputada dra Teresa Caeiro após reunião com o STAE afinal ñ está contra os paramedicos...!!! ainda querem votar pp?
Sr 11:37,
Vê-se mesmo que não entende nada de politica...Mas se o faz sentir feliz ao menos serve de alguma coisa...Triste...
Enviar um comentário
Vê-se mesmo que não entende nada de politica...Mas se o faz sentir feliz ao menos serve de alguma coisa...Triste...
<< Home