sábado, janeiro 10, 2009

Cheira a coragem na Saúde 24!


"Os Enfermeiros que trabalham para a linha Saúde 24 contestam as condições de trabalho naquele serviço telefónico e queixam-se de processos de avaliação “inadequados”. Os profissionais concentraram-se este sábado em Lisboa numa acção de protesto que levou o director-geral de Saúde a prometer convocar os responsáveis da empresa para evitar a degradação do serviço.

Os Enfermeiros ao serviço da linha Saúde 24 (808 242424) queixam-se, por exemplo, de disporem de escassos dez minutos para atender as chamadas telefónicas dos utentes, uma janela de tempo ditada pelos processos de avaliação. “Se nós dizemos a uma pessoa que tem de ir ao centro de saúde, ou ao hospital, mas que até ir ao médico tem de ter alguns cuidados, isso demora tempo. Quanto mais tempo estivermos a falar com as pessoas, mais prejudicados somos, por que isso prejudica o nosso vencimento”, argumentou à RTP o Enfermeiro Lúcio Silva, um dos profissionais que marcaram presença na acção de protesto. A mesma opinião foi manifestada pela Enfermeira Susana Santos: “Quando atendemos a chamada já têm o utente identificado e nós não podemos confiar nisso. Temos de voltar a perguntar se realmente se trata daquela pessoa, se nasceu naquela data, se realmente mora naquela morada, se está a telefonar daquele distrito, se o número de telefone é aquele e nisto perde-se imenso tempo com uma pessoa que está aflita e que muitas vezes perde a paciência”.
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O ambiente de trabalho tem vindo a degradar-se e os Enfermeiros alegam que já foram despedidos oito profissionais por terem denunciado os maus métodos praticados no serviço. Uma acusação que a empresa gestora da linha já veio recusar. “Este mês houve dispensa de quatro Enfermeiros comunicadores, mas ao mesmo tempo contratámos 23 novos Enfermeiros e dois supervisores, que já se encontram ao serviço”, afirmava na sexta-feira o responsável pela empresa que gere a linha Saúde 24, em declarações citadas pela Agência Lusa. “As pessoas que foram dispensadas ao longo desta semana faltaram 25 dias nos últimos três meses, chegaram atrasados 17 dias e até houve um colaborador que passou 817 minutos com os auscultadores na cabeça mas não atendeu chamadas”, sustentou Ramiro Martins.
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O Enfermeiro Lúcio Silva não hesita em acusar a empresa de ter despedido os profissionais porque estes “abriram a boca e não tiveram medo de falar”. “Não tenho medo de falar e dou a cara. Sou pela verdade. E a verdade é que esta empresa tem um único objectivo, que é ganhar dinheiro”, afirmou. O director-geral de Saúde marcou presença na concentração e assegurou saber tudo o que está a acontecer na empresa através do Enfermeiro que faz a ligação com o Ministério da Saúde. “É preciso ter em conta que estamos a lidar com uma empresa privada, no contexto de uma parceria, que foi aliás a primeira estabelecida com o Estado neste contexto novo”, assinalou Francisco George. O director-geral de Saúde vai chamar os responsáveis pela empresa ao Ministério já na próxima segunda-feira para evitar a degradação de um serviço que, em dois anos, atendeu 800 mil pessoas.
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De acordo com o Jornal de Negócios, quatro dos profissionais demitidos seriam testemunhas abonatórias de uma das supervisoras suspensas após o envio de uma carta à ministra da Saúde com denúncias de “falhas graves” na linha. O responsável pela empresa garante que os despedimentos “não estão relacionados” com a carta. “Se quiserem ligar isto à carta, é uma tentativa deles de justificarem a dispensa”, reagiu Ramiro Martins." link

Comments:
Gostei da reportagem que vi na TV sobre este assunto.
Parabéns à coragem das colegas que souberam dar a cara e com isso dignificar a profissão.
 
Muito bem senhores enfermeiros. isto sim é uma boa forma de luta e de mostrar que não somos pau para toda a obra
 
Eu trabalhei na Médis, grupo bcp e que geria a saúde 24 e não havia esta trafulhice.
Não se consegue fazer uma triagem com qualidade e segurança e dar cuidados em casa convenientemente e validar se o cliente percebeu os cuidados em 10, nem em 15 minutos e dificilmente em 20 minutos, mais ainda se for uma criança em que tem de pedir aos pais com muita calma que efectuem os testes e observem o que lhes é pedido.

LuisPGod
 
A culpa é do ministério e da DGS! Descartou a gestão para uma empresa privada do grupo da Caixa G Depósitos e gere uma linha, que não é só de encaminhamento mas também de aconselhamento, como se fosse uma linha de apoio bancário ou de um seguro automóvel!!
Como explicar a uma mãe com o filho com febre que não deve ir a correr para uma urgência? Como tentar convencer uma mãe que o seu leito é o melhor para o filho e convencê-la a não ir a correr comprar uma lata de leite em pó? Como lidar com tentativas de suicídio eminentes ao telefone? QUEREM DAR RESPOSTA EM 12-14 MIN?
QUEM FEZ O CADERNO DE ENCARGOS FOI A DGS!! A empresa limita-se a tentar cumprir o que foi acordado para não perder dinheiro. É claro que preciona os Enfermeiro por todos os lados!!!
O espírito da antiga linha S24 foi-se perdendo. Quem ligava há 4 anos e liga agora, vai ver a diferença! Eu notei!!
Força os enfermeiros resistentes!
 
Cheira me a mais uma derrota no Saúde 24! Voçês são tantos que qualquer 1 se vende para ir ocupar o lugar dos que voçês chamam resistentes. Metam na cabeça que são mão de obra barata e não os TAE`s que ganham mais que a maior parte de vós.
 
Cheira me a mais uma derrota no Saúde 24! Voçês são tantos que qualquer 1 se vende para ir ocupar o lugar dos que voçês chamam resistentes. Metam na cabeça que são mão de obra barata e não os TAE`s que ganham mais que a maior parte de vós.
 
Certo é que protestaram e com sucesso! acomodados não ganhamos nada.
desassossego
 
Gostaria q pensassem nestas questões:

Porque é que isto acontece só no Call Center de Lisboa??

Porque é que existe um bom ambiente na mesma S24 mas no Call Center do Porto??

Será que todos os enfermeiros se deixam comprar pelos objectivos da empresa sem que o seu sentido ético e deontológico seja comprometido?


Reflictam...
 
Caros,

o que vou escrever pode ser entendido como medida radical, mas que tal começarmos a manifestar o nosso desagrado, por tt exploração que é desenvolvida em cada serviço, CS, etc onde exercemos a nossa actividade, e onde é posta em causa a própria vida / bem-estar do dte?????, da mesma forma que fizeram estes corajosos colegas!


Vamos à luta.
 
Será que o contribuinte português faz ideia de quanto é que o estado paga a esta empresa por cada chamada que a Saúde 24 recebe? Parece que são mais de 30€ POR CADA CHAMADA; em cada hora de trabalho, e cumprindo o objectivo dos tais 10 minutos que a chamada deve demorar, cada enfermeiro deverá atender umas 6 chamadas, sendo para isto pressionado, ameaçado de ganhar menos, trabalhando sob stress; e devido à pressão e à necessidade de rapidez não lhe é permitido transmitir indicações e conselhos ao detalhe, assim como sinais de alerta, informações sobre medicação entre outros. E nesta hora a empresa lucrou com este enfermeiro mais de 200€, e pagou-lhe quanto? Menos de 9€, dos quais ainda tem que descontar 20% de impostos por o mesmo trabalhar a recibos verdes.

E os utentes?? Se eu tenho uma dúvida ácerca de uma provável simples interacção de um medicamento, em que não é preciso sequer colocar questões para avaliar sintomas, antes de me poder dar a informação, sou submetido a uma panóplia de questões indentificativas: nº cartão utente, nome completo, data nascimento, telefone de contacto, morada.
Se o meu filho tem sintomas de doença sobre os quais eu queira uma avalição e aconselhamento, das duas uma: ou o enfermeiro se ocupa comigo atenciosamente durante algum tempo e avalia conveniente e interessadamente a situação, me indica cuidados a ter no momento, sinais de alerta a ter em conta, medicação que possa instituir entretanto, farmácia que está de serviço onde eu possa ir, um posterior encaminhamento para consulta médica, e envio de referenciação para a instituição; e com isto demora tempo e vê penalizado o seu vencimento;
ou então me despacha em menos de 10minutos e eu fico quase a saber o mesmo e acabo por ir à Urgência pq não sei o que fazer.

Mas afinal isto é para serviço público ou apenas mais uma forma de obter lucro à custa do dinhero dos contribuintes?
Se um serviço é encomendado para prestar auxílio à população, evitar idas desnecessárias que congestionam urgências, não pode centrar-se apenas no lucro. E aqueles que nele trabalham devem dirigir a sua atenção para as preocupações do utente e ir de encontro ao melhor interesse do mesmo, em vez de estarem pressionados com terminar rapidamente a chamada para não verem o seu vencimento ou emprego colocados em risco diariamente.
 
Mas gostava de saber se as enfermeiras dispensadas faltaram mesmo os 25 dias, chegavam atrasadas e trabalhavam pouco... é que se isto puder ser confirmado vira-se o feitiço contra o feiticeiro e vai parecer que eram profissionais incompetentes que arranjaram uma desculpa para meterem barulho porque foram despedidos..
 
Deviam era todos os enfermeiros, independente do posto de trabalho, que sao pressionados, começar a fazer o mesmo. Força SAÙDE 24.É preciso ter dignidade e ser ENFERMEIRO.
Alguns continuam só a bufar para dentro.
Quem sabe se será o inicio do despertar .
Gostei do que vi na TV.
Adiante que se faz tarde.
 
Sr. TAE, há muita gente na construção civil, que com muito mérito ganha mais do que a maioria de vocês...Q me perdoem a comparação, os sr's da construção, mas o senhor não tem mais onde meter o nariz????Porque teimam em dar palpites neste blog???Vá-se a ocupar nos seus devaneios e sonhos de um dia ser algo de mutante, semehante com aquilo que são os enfermeiros hoje....Cumprimentos a todos os enfermeiros que têm a coragem de dignificar a profissão...
Enf.º Nuno
 
Sr tae,em priemeiro lugar aprenda a escrever,e depois venha falar condignamente com pessoas licenciadas.
 
Eu sou licenciado,e num curso que sempre foi licenciatura,não um bacharelato que foi fazer mais 1 ano... TAE
 
Entao Sr TAE

Um licenciado a exercer funções como TAE onde até à bem pouco tempo bastava o 9º ano...Agora ja entendo a sua frustação...Se não arranja trabalho na sua area não venha destabilizar a dos outros...
 
Uma coisa é certa, isso da linha saúde 24 tem muito se diga, e esses iluminados deviam em primeiro lugar saber que não se cospe no prato onde se come, e pelo menos deviam saber um pouco sobre a lei laboral, porque isso de dizer mal do patrão dá direito legalmente reconhecido de despedimento.
 
Querem ver que o rapaz é médico mas optou por ser TAE.Estás por acaso a desdenhar da licenciatura em Enfermagem?Ao menos diz qual é a tua arte para a gente poder comentar. Agora fiquei curioso.Será que me esclareces.
Cumprimentos
 
Muito tinha a dizer sobre tudo o que conduziu a este desfeixe. Tudo teria sido evitado se a empresa tivesse realmente sido constituida por pessoas integras, bem formadas e com o conhecimento necessário para desenvolver um trabalho com profissionais que teem uma formação de base ENFERMAGEM, sim teriam que estar a par do que é ser enfermeiro. É que não se trata de um callcenter qualquer, este visa a triagem /aconselhamento e encaminhamento de pessoas que ligam por questoes de sintomatologia e relacionadas com a sua saude fisica e mental, logo com a complexidade decorrente de tambem serem pesoas que desconhecem o serviço.Tem que se conquistar a confiança do utente que está distante, é o enfermeiro com a sua capacidade de escuta activa e recurso à comunicação que faz um trabalho notório.(e aqui o tempo é fundamental e ultrapassa o que esta estipulado , é uma variavel incontrolável.E isto não é linear para alem de exercer a fua funçao como detentor de conhecimento:- tecnicas de comunicação, experiencia profissional e recurso a uma ferramenta informatica complexa a qual com algumas incorrecçoes que lhe exigem uma actuação cuidadosa e um juizo critico premanente tem depois o acrescimo de transmitir a sua indicação final ao utente e aqui mais uma vez se confronta com a dificuldade de aceitação a sua credebilidade depende da sua segurança.Mas temos uma empresa que enfantiza os cuidados ao doente diabetico, que fez formação especifica para o algoritmo (será porque tem na direcção clinica uma enfermeira que pertence á associação protectora dos diabeticos de portugal??)É também necessária formação noutras areas em outros temas e esta tem que ser activa e permanente ( será que existe um esquema formativo pre determinado)é necessário uniformizar cuidados que são ditos por quem prima pela excelencia(que aqui não serve para nada ) ou omitidos porque estão ausentes. Ficando pois ao critério de cada um Foi disto que os enfermeiros tb se queixaram, afinal os que levam a serio a sua prestação porque todos os outros se calaram porque a sua função na empresa estava em risco. MEUS COLEGAS ENFERMEIROS existe algo que é o vosso codigo deontologico que vos OBRIGA a denunciar falhas que podem levar a uma má prestação. A empresa e a DGS, assumem que isso não foi posto em causa.Sabemos que a maioria dos atendimentos resulta em encaminhamento e os cuidados em casa ficam esquecidos. PORQUE ???? porque o enfermeiro pensa na sua performance na empresa que se traduz em demorar pouco tempo senão esta tramado !! é que se tiver 10 minutos a atender basta ter 50 % de qualidade para subir no ranking (sim é assim que lhe chamam) Foi por isto tb que nos debatemos.E as justificaçoes por parte do responsável da empresa para o afastamento dos enfermeiros é deplorável ( mas pode ser provada é só a DGS querer, então e as prestaçoes dos enfermeiros em causa? Mas temos um Hibrido como director, de enfermeiro já nada tem (será que desejou alguma vez se-lo?) a medicina dentaria arrancou-lhe a essência da enfermagem. SOU ENFERMEIRA E NÃO ME REVEJO EM POSIÇOES DE ENFERMEIREDO.
Que tal um curso de gestao de conflitos de inteligencia emocional a todos os colaboradores da lcs que deteem posiçoes de hierarquia, penso que o ambiente de trabalho melhoraria.No calcenter do porto nada se passou porque será ???
Alguem aconselhou em posts anteriores à reflexao e eu fiz esse esforço.

Do deserto do meu descontentamento a rosa que tenta manter-se integra nos seus principios
 
Muito tinha a dizer sobre tudo o que conduziu a este desfeixe. Tudo teria sido evitado se a empresa tivesse realmente sido constituida por pessoas integras, bem formadas e com o conhecimento necessário para desenvolver um trabalho com profissionais que teem uma formação de base ENFERMAGEM, sim teriam que estar a par do que é ser enfermeiro. É que não se trata de um callcenter qualquer, este visa a triagem /aconselhamento e encaminhamento de pessoas que ligam por questoes de sintomatologia e relacionadas com a sua saude fisica e mental, logo com a complexidade decorrente de tambem serem pesoas que desconhecem o serviço.Tem que se conquistar a confiança do utente que está distante, é o enfermeiro com a sua capacidade de escuta activa e recurso à comunicação que faz um trabalho notório.(e aqui o tempo é fundamental e ultrapassa o que esta estipulado , é uma variavel incontrolável.E isto não é linear para alem de exercer a fua funçao como detentor de conhecimento:- tecnicas de comunicação, experiencia profissional e recurso a uma ferramenta informatica complexa a qual com algumas incorrecçoes que lhe exigem uma actuação cuidadosa e um juizo critico premanente tem depois o acrescimo de transmitir a sua indicação final ao utente e aqui mais uma vez se confronta com a dificuldade de aceitação a sua credebilidade depende da sua segurança.Mas temos uma empresa que enfantiza os cuidados ao doente diabetico, que fez formação especifica para o algoritmo (será porque tem na direcção clinica uma enfermeira que pertence á associação protectora dos diabeticos de portugal??)É também necessária formação noutras areas em outros temas e esta tem que ser activa e permanente ( será que existe um esquema formativo pre determinado)é necessário uniformizar cuidados que são ditos por quem prima pela excelencia(que aqui não serve para nada ) ou omitidos porque estão ausentes. Ficando pois ao critério de cada um Foi disto que os enfermeiros tb se queixaram, afinal os que levam a serio a sua prestação porque todos os outros se calaram porque a sua função na empresa estava em risco. MEUS COLEGAS ENFERMEIROS existe algo que é o vosso codigo deontologico que vos OBRIGA a denunciar falhas que podem levar a uma má prestação. A empresa e a DGS, assumem que isso não foi posto em causa.Sabemos que a maioria dos atendimentos resulta em encaminhamento e os cuidados em casa ficam esquecidos. PORQUE ???? porque o enfermeiro pensa na sua performance na empresa que se traduz em demorar pouco tempo senão esta tramado !! é que se tiver 10 minutos a atender basta ter 50 % de qualidade para subir no ranking (sim é assim que lhe chamam) Foi por isto tb que nos debatemos.E as justificaçoes por parte do responsável da empresa para o afastamento dos enfermeiros é deplorável ( mas pode ser provada é só a DGS querer, então e as prestaçoes dos enfermeiros em causa? Mas temos um Hibrido como director, de enfermeiro já nada tem (será que desejou alguma vez se-lo?) a medicina dentaria arrancou-lhe a essência da enfermagem. SOU ENFERMEIRA E NÃO ME REVEJO EM POSIÇOES DE ENFERMEIREDO.
Que tal um curso de gestao de conflitos de inteligencia emocional a todos os colaboradores da lcs que deteem posiçoes de hierarquia, penso que o ambiente de trabalho melhoraria.No calcenter do porto nada se passou porque será ???
Alguem aconselhou em posts anteriores à reflexao e eu fiz esse esforço.

Do deserto do meu descontentamento a rosa que tenta manter-se integra nos seus principios
 
Muito tinha a dizer sobre tudo o que conduziu a este desfeixe. Tudo teria sido evitado se a empresa tivesse realmente sido constituida por pessoas integras, bem formadas e com o conhecimento necessário para desenvolver um trabalho com profissionais que teem uma formação de base ENFERMAGEM, sim teriam que estar a par do que é ser enfermeiro. É que não se trata de um callcenter qualquer, este visa a triagem /aconselhamento e encaminhamento de pessoas que ligam por questoes de sintomatologia e relacionadas com a sua saude fisica e mental, logo com a complexidade decorrente de tambem serem pesoas que desconhecem o serviço.Tem que se conquistar a confiança do utente que está distante, é o enfermeiro com a sua capacidade de escuta activa e recurso à comunicação que faz um trabalho notório.(e aqui o tempo é fundamental e ultrapassa o que esta estipulado , é uma variavel incontrolável.E isto não é linear para alem de exercer a fua funçao como detentor de conhecimento:- tecnicas de comunicação, experiencia profissional e recurso a uma ferramenta informatica complexa a qual com algumas incorrecçoes que lhe exigem uma actuação cuidadosa e um juizo critico premanente tem depois o acrescimo de transmitir a sua indicação final ao utente e aqui mais uma vez se confronta com a dificuldade de aceitação a sua credebilidade depende da sua segurança.Mas temos uma empresa que enfantiza os cuidados ao doente diabetico, que fez formação especifica para o algoritmo (será porque tem na direcção clinica uma enfermeira que pertence á associação protectora dos diabeticos de portugal??)É também necessária formação noutras areas em outros temas e esta tem que ser activa e permanente ( será que existe um esquema formativo pre determinado)é necessário uniformizar cuidados que são ditos por quem prima pela excelencia(que aqui não serve para nada ) ou omitidos porque estão ausentes. Ficando pois ao critério de cada um Foi disto que os enfermeiros tb se queixaram, afinal os que levam a serio a sua prestação porque todos os outros se calaram porque a sua função na empresa estava em risco. MEUS COLEGAS ENFERMEIROS existe algo que é o vosso codigo deontologico que vos OBRIGA a denunciar falhas que podem levar a uma má prestação. A empresa e a DGS, assumem que isso não foi posto em causa.Sabemos que a maioria dos atendimentos resulta em encaminhamento e os cuidados em casa ficam esquecidos. PORQUE ???? porque o enfermeiro pensa na sua performance na empresa que se traduz em demorar pouco tempo senão esta tramado !! é que se tiver 10 minutos a atender basta ter 50 % de qualidade para subir no ranking (sim é assim que lhe chamam) Foi por isto tb que nos debatemos.E as justificaçoes por parte do responsável da empresa para o afastamento dos enfermeiros é deplorável ( mas pode ser provada é só a DGS querer, então e as prestaçoes dos enfermeiros em causa? Mas temos um Hibrido como director, de enfermeiro já nada tem (será que desejou alguma vez se-lo?) a medicina dentaria arrancou-lhe a essência da enfermagem. SOU ENFERMEIRA E NÃO ME REVEJO EM POSIÇOES DE ENFERMEIREDO.
Que tal um curso de gestao de conflitos de inteligencia emocional a todos os colaboradores da lcs que deteem posiçoes de hierarquia, penso que o ambiente de trabalho melhoraria.No calcenter do porto nada se passou porque será ???
Alguem aconselhou em posts anteriores à reflexao e eu fiz esse esforço.

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