terça-feira, janeiro 27, 2009
A magia do "outsourcing"!
O Reino Unido debate-se com o flagelo que já vem a consumir o nosso país - o outsourcing (contratação de empresas externas para prestação de serviços).
Esta estratégia não serve para reduzir custos, bem pelo contrário. Um dos seus objectivos é desviar a inscrição de custos e "transportá-los" para outras rubricas, procedendo assim a uma ilusão financeira (truque trazido pela tutela e muito saboreado pelos Administradores Hospitalares, mais concretamente a sub-espécie Administratoris malabaristis).
O exemplo vem do Reino Unido e mostra, sem margem para dúvidas - como os valores pagos a estas empresas poderiam ser aproveitados para a contratação directa de profissionais para os respectivos quadros. A opinião pública do país do Robin do Bosques anda pasmada pela forma como o estado administra o erário público.
Vejamos, o que estado paga atinge cerca de 128 libras/hora (137 euros!) a algumas empresas pela prestação de serviços de Enfermagem (profissionais com experiência).
Se trabalhassem no respectivo sistema nacional de saúde (NHS), o valor/hora seria cerca de 13 libras (14 euros). No caso da contratação de médicos por empresas o valor pago atinge as 158 libras (169 euros!). Voltando ao caso dos Enfermeiros, a título de curiosidade, do referido valor/hora pago à empresa, o Enfermeiros ficam apenas com 57%, ou seja 73 euros/hora!
Concordo perfeitamente com a valorização remuneratória da Enfermagem, mas não me conformo com a insensatez de uma margem de lucro para terceiros sobre o exercício de um profissional.
Em Portugal, a situação é semelhante, mas não com os Enfermeiros, pois devido à concorrência e ao excedente de profissionais no mercado, as margens são apertadas e as retribuição dos profissionais são muito escassas, algumas cerca de metade da tabela mínima.
O problema aqui está nos médicos, que chegam a auferir entre 5 a 10 vezes mais do que o hospital pagaria a um profissional do quadro!
Magia...
Comments:
<< Home
Aplica-se o mesmo princípio que aqui aparece documentado (nos comentários): http://comunicacaomarketing.blogspot.com/2008/12/equipas-de-alto-rendimento-formao.html
E, claro, nisto (nesta magia "às claras"), Portugal tem estado e prepara-se para continuar no "top"!
by Aranha
Enviar um comentário
E, claro, nisto (nesta magia "às claras"), Portugal tem estado e prepara-se para continuar no "top"!
by Aranha
<< Home