sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Pergunto o mesmo: não há ninguém que ponha mão nisto?


De:xxxxxx xxxxxxx (xxxxxxxxxxxxxxx@hotmail.com)
É possível que não conheça este remetente.
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Enviada: sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2009, 14:24:11
Para:
doutorenfermeiro@hotmail.com
.
"Caro Doutor Enfermeiro, (...) motivado por um post seu (já um pouco antigo) venho por este meio denunciar uma situação. A minha escola não quer saber se há locais de estágio ou não(...). Neste momento estou a fazer o estágio de medicina num lar, onde vai uma enfermeira apenas 3 horas por dia, (...) estamos ao abandono. Ou era isto ou um centro de dia! NÃO HÁ NINGUÉM QUE PONHA MÃO NISTO? (...).
Obrigado pela sua atenção."
.
Debato-me há imenso tempo com o mesmo problema. Parece que é mais preocupante discutir a abertura, ou não, de mais 30 vagas para medicina, do que saber se existem, ou não, campos de estágio de qualidade (fulcral!!) para formar Enfermeiros, com rigor e elevados padrões de exigência, consonantes com a responsabilidade inerente à profissão.

Comments:
Acho que já se está a colocar mão "nisso" pelo meno com o Modelo de Desenvolvimento teremos internatos que irão certamente respeitar padrões formativos.

Já agora compareçam nos ciclos de debates promovidos pelo Sindicato e Ordem, aí será o local para debatermos a profissão.

Abraço Dr. Enfermeiro
 
Viva,

Importante aqui será saber qual a Escola!

Sou estudante de Enfermagem, da ESEL (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa) que como tão bem sabem, resulta da fusão das 4 escolas PUBLICAS de Enfermagem de Lisboa (Calouste Gulbenkian, Francisco Gentil, Maria Fernanda Resende e Artur Ravara).

Devo lembrar que os locais de estágio estão sempre sujeitos à aprovação dos serviços dos Hospitais, dos Centros de Saúde e outras Instituições. Se fosse pelas Escolas era muito fácil, 10 alunos para um serviço, 10 para outro e já está, mas a realidade é que muitos pedidos vêm reprovados obrigando as Escolas a arranjar outros locais.

Não tenho qualquer dúvida do esforço da comissão coordenadora do meu CLE para nos arranjar os melhores locais de estágio possíveis.


Saudações Académicas
DM
 
Pois é!!!!

Eu acho é que os bois têm de ser chamados pelos nomes... por isso que escolinha é essa, onde está situada e a denúncia da situação imediatamente à ordem dos enfermeiros é exigível... o que esta vai fazer com a denúncia não sei... agora colocar um aluno em estágio de enfermagem num local com um enfermeiro 3h por dia é de bradar aos céus... mas este profissional vai formar-se com base em quê!!! Estas situações não podem ser escamoteadas e escondidas!
Catarina
 
Peço desculpa, mas não será melhor respeitar "padrões formativos" durante os 4 anos de curso (e respectivos estágios)??

O Internato é remunerado? O Voluntariado é excelente no Zoo de Lisboa, na nas ligas dos amigos dos Hospitais... Ou na Cruz Vermelha e Bombeiros!!

Está a arranjar-se uma solução que pode beneficiar muita gente... os alunos não é certamente, e se a intenção for proteger os alunos do caso da escola em questão deste topico, provavelmente será melhor auditar a escola.... a OE não o pode fazer???

Cumprimentos
 
Peço desculpa, mas não será melhor respeitar "padrões formativos" durante os 4 anos de curso (e respectivos estágios)??

O Internato é remunerado? O Voluntariado é excelente no Zoo de Lisboa, na nas ligas dos amigos dos Hospitais... Ou na Cruz Vermelha e Bombeiros!!

Está a arranjar-se uma solução que pode beneficiar muita gente... os alunos não é certamente, e se a intenção for proteger os alunos do caso da escola em questão deste topico, provavelmente será melhor auditar a escola.... a OE não o pode fazer???

Cumprimentos
 
Peço desculpa, mas não será melhor respeitar "padrões formativos" durante os 4 anos de curso (e respectivos estágios)??

O Internato é remunerado? O Voluntariado é excelente no Zoo de Lisboa, na nas ligas dos amigos dos Hospitais... Ou na Cruz Vermelha e Bombeiros!!

Está a arranjar-se uma solução que pode beneficiar muita gente... os alunos não é certamente, e se a intenção for proteger os alunos do caso da escola em questão deste topico, provavelmente será melhor auditar a escola.... a OE não o pode fazer???

Cumprimentos
 
Mas queixar-se à Ordem para quê? Temos OE há 10 anos e a malta ainda não percebeu!!!
A OE não tem qualquer poder legal para fechar Escolas PONTO.
A OE não tem qualquer poder legal para intervir no Sistema de Formação no âmbito do Sistema Educativo Nacional PONTO.
Só participa no Conselho Consultivo da Agencia nacional de ... cujos pareceres não saão vinculativos PONTO.
A OE só está legalmente obrigada a emitir parecer sobre a estruturação do curso quando é criado ...estruturação do curso ...e o parecer não é vinculativo PONTO.
A única forma de regular isto é com o MODELO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL aprovado pela OE e que o MS está a emperrar.
Sobre esta matéria não tenham a ilusão de esperar soluções, por mais dramática que seja a situação - e é, e todos estamos de acordo -, de entidades que não têm qualquer poder formal ou legal para solucionar.
Contudo é bom que informem a OE porque isso reforça os seus argumentos para a exigencia do Modelo Desenvolvimento Profissional.
A AssEstudantes e a FNAEE devia tomar uma posição global sobre a matéria
Anabela
 
Pois é... Há 4-5 anos ninguém queria admitir que isto seria possível, agora só não admite quem não quer!

Se ler-mos (mesmo que seja na diagonal) os planos curriculares das várias escolas verificamos que na maioria os Ensinos Clínicos em ambiente de Medicina e Cirurgia são habitualmente os que têm maior carga horária. A razão de ser é óbvia para todos: É ONDE SE APRENDE A ESSÊNCIA DE SER ENFERMEIRO! O que abarca, as competências relacionais, intelectuais, técnicas... o que quiserem! Tirando pediatria e materno-infantil, estes estágios servem para o aluno absorver o máximo de situações para no futuro enquanto profissional, ser o mais independente possível (sim... também sei que muita coisa só se aprende ao longo da carreira...)!

Agora meus amigos(as), existem coisas que não podem passar ao lado de um estudante em estágios desta importância! E falo sim, em algaliar, puncionar, administrar terapêutica correctamente (e saber o que se está a administrar), prestar cuidados de higiene e conforto, realização de pensos com a devida técnica, etc! E não ouvir como já ouvi da boca de docentes que "se não aprendeu a puncionar neste estágio, não faz mal que tem uma vida inteira pela frente"!!! Por Amor de Deus!!! Isso era há 20 anos atrás em que não existia a concorrência desenfriada de hoje!!

Em cenário de um Ensino Clínico de Opção no fim do curso, em que estejam 3,4 ou 5 alunos em competição porque até existe uma vaga em aberto para um determinado serviço, o estudante que seja o melhor em termos técnicos, humanos e intelectuais, é um potencial candidato a ser admitido, porque já o conhecem e sabem daquilo que ele é capaz!!!! Estas competências treinam-se e estudam-se! Por que raio as escolas continuam a demitir-se da sua função!!!O estudante não é bom?!!? Então, na escola detecta-se a apoia-se o estudante. Pede-se a realização de trabalhos, questiona-se, vai-se com o aluno para a sala de técnicas, treina-se e detectam-se falhas com ele! Eu quando era aluno, com uma garrafa de plástico, espuma tipo das almifadas, uma luva e tiras de garrote de borracha de vários diâmetros simulei um braço, com veias para treinar a puncionar!!!

As escolas deviam ser penalizadas severamente por iludirem os seus estudantes desta forma!!! O mercado de trabalho já não se compadece com estes facilitismos!! Desculpem-me a comparação mas é quase o mesmo que um interno de cirurgia termine o internato sem nunca ter pegado num bisturi e realizado uma laparotomia (mesmo que fosse só exploradora)!!

Por outro lado é publiciade enganosa a realização de Ensino Clínico de Medicina num lar de idosos!!! Um ambiente de internamento de Medicina em contexto hospitalar é completamente diferente de um lar de idosos!! Por tudo! Pelo ambiente, pela disponibilidade de meios e pela rotação de casos clínicos que obrigam os alunos a relacionar patologias! Durante o meu curso no Ensino Clínico em lar de idosos o único doente mais próximo de um doente de Medicina só tinha uma SNG.

Enfermeiro Atento
 
"Em cenário de um Ensino Clínico de Opção no fim do curso, em que estejam 3,4 ou 5 alunos em competição porque até existe uma vaga em aberto para um determinado serviço, o estudante que seja o melhor em termos técnicos, humanos e intelectuais, é um potencial candidato a ser admitido, porque já o conhecem e sabem daquilo que ele é capaz!!!!"

E têm parte da integração feita....
 
Acho que seria muito importante que o nome da Escola viesse a público...só assim é que as coisas mudam!Não tenham medo de falar!!!

cumprimentos!
 
Sr. Enf. Atento, a sua visão de uma Enfermagem cuja essência se encontra nos serviços de Medicina e Cirurgia tem tanto de errado, como de anedótico.
A Enfermagem é um mundo, e cada valência envolve uma imensidão de saberes. Saber puncionar é uma competência fundamental. Outras há igualmente importantes. Pena que não veja assim as coisas...
 
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