sexta-feira, fevereiro 27, 2009
Proposta da Tabela Remuneratória e Reposição Salarial para os Enfermeiros
Depois da publicação integral da proposta do Ministério da Saúde para a nova Carreira de Enfermagem, choveram e-mails a solicitar o "famoso" Anexo I - onde constam as remunerações insultuosamente propostas.
Notem que a nosso início e topo remunerativo é inferior ao praticado entre os professores (por ex., no novo Estatuto da Carreira Docente, o primeiro grau de professor (antigo 4º escalão) ronda os 1520 euros e os contratados profissionalizados licenciados com 1373 euros!), a progressão é muito lenta (relação "tempo de serviço"/"remuneração" é inferior aos restantes licenciados), muito poucos Enfermeiros atingirão o topo (topo esse (nível 50), que é quase a entrada salarial (nível 47!) da tabela médica!), não existe regime de exclusividade (a oferta de mercado assim o ditou...) e não é reconhecido o desgaste/especificidade/penosidade da profissão.
A transição é feita de 5 em 5 anos (sim, só após 15 anos de serviço estaremos ao nível do primeiro grau de professor!) se houver cabimento orçamental!!!!
Se me permitem opinar, humildemente, não concebo a entrada na nossa profissão com uma remuneração-base inferior a 1500 euros. Aqui fica o aguardado anexo:
(Clicar para ampliar)
ANEXO II - Reposicionamento na nova Grelha Remuneratória (façam corresponder a vossa actual categoria e índice remuneratório ao nível correspondente para obter a reposição, e consequentemente a remuneração proposta).
(Clicar para ampliar)
Comments:
<< Home
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.
NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)
Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!
Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?
(Então ninguém me esclarece, Srª Ministra???)
NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)
Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!
Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?
(Então ninguém me esclarece, Srª Ministra???)
Concordo com o Doutor Enfermeiro, esta tabela salarial proposta é um insulto. Temos que mostrar a nossa indignação...BEM ALTO...
A remuneração dos médicos começa por volta dos 1500 euros como Médico interno no Ano comum portanto se quiser comparar as profissões começa pelo principio da carreira tambem, 1500 euros para um horário de 40h e após 5 anos de estudo. Ou pensa que os médicos já saiem especialistas e a ganhar 3000 euros ...
Em relação á proposta acho muito indignificante para a Enfermagem como licenciatura e como profissão desgastante e de risco que é.
Em relação á proposta acho muito indignificante para a Enfermagem como licenciatura e como profissão desgastante e de risco que é.
Não há motivo nenhum para um enfermeiro licenciado ganhar 1000 euros e uma assistente social, professor ou educadora de infância ganharem 1500 euros. As licenciaturas dos enfermeiros não prestam? Quero uma indemnização, é que foi uma instituição pública / do estado que me passou a porcaria do dipoma!!!
que nojo...eu sou recem-licenciada, mas na minha instituição pagam-me mais que isso (limite inferior)...por enquanto...
Para o último anónimo... subida de quê???????????:) Alguém que o ajude que parece-me que ele(a) ainda não percebeu....
"Em desespero de causa só mesmo uma demissão em bloco, organizada pelos sindicatos"
SÓ ISTO É QUE OS VAI FAZER TREMER!!!!
SÓ ISTO É QUE OS VAI FAZER TREMER!!!!
Realmente é uma... DESILUSÃO.
Mas, como tal, dar-nos-á MOTIVAÇÃO para a luta que se seguirá; VIOLENTA! Alguém duvida?
Só que, para ficar realmente esclarecido, QUERO QUE PUBLIQUE A TABELA REMUNERATÓRIA junta com a anterior proposta. Aí sim, poderei, EU PRÓPRIO, formar consolidadamente a minha opinião. É QUE, NA REALIDADE, AINDA NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE A VER!!! PORQUÊ??? Repito, PORQUÊ???
Mas, como tal, dar-nos-á MOTIVAÇÃO para a luta que se seguirá; VIOLENTA! Alguém duvida?
Só que, para ficar realmente esclarecido, QUERO QUE PUBLIQUE A TABELA REMUNERATÓRIA junta com a anterior proposta. Aí sim, poderei, EU PRÓPRIO, formar consolidadamente a minha opinião. É QUE, NA REALIDADE, AINDA NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE A VER!!! PORQUÊ??? Repito, PORQUÊ???
Oi meu nome é Luis Fernando, sou estudante de enfermagem aqui no Brasil e estou adorando esse blog... ele está abrindo a minha mente para os paradigmas da profissão, deixando-me mais apaixonado pelo que faço!!
PARABÉNS Dr, Enfermeiro... vc est´´a no caminho certo...
indiquei esse blog paar todos os meu amigos!!!
PARABÉNS Dr, Enfermeiro... vc est´´a no caminho certo...
indiquei esse blog paar todos os meu amigos!!!
Caro Sr. Administrador :
já agora, para o artigo ficar todo completo, por favor publique igualmente o ANEXO II correspondente à forma como serão efectuados os reposicionamentos remuneratórios !!!!!!
Obrigado.
já agora, para o artigo ficar todo completo, por favor publique igualmente o ANEXO II correspondente à forma como serão efectuados os reposicionamentos remuneratórios !!!!!!
Obrigado.
Senhora Ministra Ana Jorge.
A Sr, nao honrou os seus cumpromissos com os enfermeiros, ao dizer que a carreira de enfermegem era de grande complexicidade e especial.
Onde está isso?
1047 euritos senhora Ministra?
Posso saber quanto ganha a senhora?
A senhora é de Vidro ou de Cristal?
Será que os enfermeiros sao de barro?
Tenho vergonha por si , senhora ministra.
Pensei que fosse um bocadinho mais honesta.
Tratar assim os seus pares, assim nao dá.
ENFERMEIROS UNIDOS,VAMOS Á LUTA.
É ISSO QUE ESTA A PEDIR.
Bom fim de semana sr Ministra e que o SANTO ESPIRITO A ILIMINE PARA O BEM. Massacrados já estamos fartos.
A Sr, nao honrou os seus cumpromissos com os enfermeiros, ao dizer que a carreira de enfermegem era de grande complexicidade e especial.
Onde está isso?
1047 euritos senhora Ministra?
Posso saber quanto ganha a senhora?
A senhora é de Vidro ou de Cristal?
Será que os enfermeiros sao de barro?
Tenho vergonha por si , senhora ministra.
Pensei que fosse um bocadinho mais honesta.
Tratar assim os seus pares, assim nao dá.
ENFERMEIROS UNIDOS,VAMOS Á LUTA.
É ISSO QUE ESTA A PEDIR.
Bom fim de semana sr Ministra e que o SANTO ESPIRITO A ILIMINE PARA O BEM. Massacrados já estamos fartos.
Este vai ser o futuro dos enfermeiros a menos que façam alguma coisa e não é com greves a assegurar cuidados minimos que se vai longe. Ou demissões em bloco ou paralisação total, sem assegurar os cuidados minimos. Os doentes? Tenho muita pena, mas apesar de ser enfermeiro não trabalho por penas ou por caridade. Os que morrerem, é responsabilidade da dra ministra e do seu patrão o engenheiro sócrates. Só com medidas radicais, as pessoas vêem a importância dos enfermeiros e só com uma medida assim é que a enfermagem evoluíu, tendo estado sempre a regredir desde então.
É um facto que o que dá verdadeiramente dinheiro aos hospitais são as cirurgias. Na minha opinião, uma simples paralisação dos Blocos Operatórios e Serviços de Cirurgia a nível nacional era realmente incomodo para as administrações hospitalares e para o governo e as suas preciosas estatísticas. Relativamente às remunerações, o primeiro escalão é completamente descabido e eliminável. Do segundo até ao sexto se a periodicidade de transição entre cada escalão for anual, não é mau de todo. Auferir cerca de 1820 Euros para 35h no 4º ano de carreira é aceitavel.
Será que é preciso tirar uma liceniatura na Universidade Independente para se ganhar como Licenciado?
E o Sócrates ontem à noite voltou a pedir MAIORIA ABSOLUTA!!!
Ouviram???...
M-A-I-O-R-I-A A-B-S-O-L-U-T-A!!!
Voltem a dar a vitória e ainda pior a maioria a estes Sem Vergonha e depois venham para aqui chorar as mágoas!
Enfermeiros abram os olhos!...
M.R.
Ouviram???...
M-A-I-O-R-I-A A-B-S-O-L-U-T-A!!!
Voltem a dar a vitória e ainda pior a maioria a estes Sem Vergonha e depois venham para aqui chorar as mágoas!
Enfermeiros abram os olhos!...
M.R.
"Na minha opinião, uma simples paralisação dos Blocos Operatórios e Serviços de Cirurgia a nível nacional era realmente incomodo para as administrações hospitalares e para o governo e as suas preciosas estatísticas. "
O problema era que os colegas que trabalham nestes serviços seriam os únicos prejudicados! Penso que um modo de mostrarmos a nossa indignação passará por conseguirmos ter um bom numero de Enfermeiros dia 13 de Março em frente ao Ministério da Saúde, o transporte é gratuito informem-se.
O problema era que os colegas que trabalham nestes serviços seriam os únicos prejudicados! Penso que um modo de mostrarmos a nossa indignação passará por conseguirmos ter um bom numero de Enfermeiros dia 13 de Março em frente ao Ministério da Saúde, o transporte é gratuito informem-se.
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.
NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)
Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!
Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?
( Srª Ministra???....então responda!!!)
NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)
Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!
Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?
( Srª Ministra???....então responda!!!)
Colegas.
Não tenham dúvida que além de ridícula esta proposta é uma ofensa aos enfermeiros.
Temos de lutar com todas as nossas forças. Vamos todos estar em frente ao M.S. dia 13 de Março para mostrar a nossa indignação.
Quanto á subida se escalão, colegas não esperem grande coisa, no mínimo 5 anos...
Pela coesão dos enfermeiros, só com este espírito podemos caminhar no sentido certo.
ENFERMEIROS ESTEJAM UNIDOS NA LUTA; ela é JUSTA.
J.V.
Não tenham dúvida que além de ridícula esta proposta é uma ofensa aos enfermeiros.
Temos de lutar com todas as nossas forças. Vamos todos estar em frente ao M.S. dia 13 de Março para mostrar a nossa indignação.
Quanto á subida se escalão, colegas não esperem grande coisa, no mínimo 5 anos...
Pela coesão dos enfermeiros, só com este espírito podemos caminhar no sentido certo.
ENFERMEIROS ESTEJAM UNIDOS NA LUTA; ela é JUSTA.
J.V.
Essa dos professores começarem a ganhar 1500€ deve ser piada! Se consultarem as devidas tabelas, verão que o pessoal docente do ensino pré-escolar, básico e secundário começam as carreiras com um ordenado de 955€! Não sei onde o autor deste blog vai buscar os dados que apresenta...mas se souber diga que assim pode ser que muitos colegas professores beneficiem.....devem andar a ser roubados então!
"Não concebo a entrada na nossa profissão com uma remuneração-base inferior a 1500 euros"....desculpe mas deve estar a sonhar alto! Quer dizer que um enfermeiro em inicio de carreira deveria ganhar 1500€? Com a experiência e posteriores aptidões desenvolvidas....claramente que os vossos ordenados deverão subir para estes valores....mas agora no inicio......Nenhum recém licenciado ganha esse valor....muito menos um enfermeiro foramdo numa escola em "Curral de Moinas" que realizaram um estágio num lar da terceira idade! Ou então vivemos em paises distintos!
Já agora, também não concordo em nada com os valores auferidos pelos médicos..ainda por cima em tempos de crise....é um escândalo!
Já agora, também não concordo em nada com os valores auferidos pelos médicos..ainda por cima em tempos de crise....é um escândalo!
""Essa dos professores começarem a ganhar 1500€ deve ser piada! Se consultarem as devidas tabelas, verão que o pessoal docente do ensino pré-escolar, básico e secundário começam as carreiras com um ordenado de 955€! Não sei onde o autor deste blog vai buscar os dados que apresenta"
Consulte o link que deixei no post p.f.
Além disso, leia BEM o que escrevi, passo a citar: "o primeiro grau de professor (antigo 4º escalão) ronda os 1520 euros e os contratados profissionalizados licenciados com 1373 euros"
Onde está o erro?
Consulte o link que deixei no post p.f.
Além disso, leia BEM o que escrevi, passo a citar: "o primeiro grau de professor (antigo 4º escalão) ronda os 1520 euros e os contratados profissionalizados licenciados com 1373 euros"
Onde está o erro?
Recentemente estive a conversar com alguem muito proximo da ordem que me disse que é quase impossivel nós ganhar-mos esta guerra da remuneração como licenciado e sabem porquê? Porque somos uma classe muito numerosa e em tempo de crise babla e mais babla.
Pois ja que somos muitos vamos unir as forças, sair a rua demonstrando a nossa indignação, o nosso voto nas proximas eleições irá contar não???
Estou de acordo com a greve apenas nos blocos operatorios mas tambem se devia juntar as consultas externas e centros de saude é onde elas se sentem mais. Bem sei que os nossos colegas irão ser prejudicados, por isso sugiro a criação de uma bolsa para ajudar os colegas nas suas remunerações.
Pois ja que somos muitos vamos unir as forças, sair a rua demonstrando a nossa indignação, o nosso voto nas proximas eleições irá contar não???
Estou de acordo com a greve apenas nos blocos operatorios mas tambem se devia juntar as consultas externas e centros de saude é onde elas se sentem mais. Bem sei que os nossos colegas irão ser prejudicados, por isso sugiro a criação de uma bolsa para ajudar os colegas nas suas remunerações.
Isto é um escandalo para os trabalhadores de Enfermagem.
Só existe uma resposta.
Contestação dia 13 de Março ás 11h frente ao Ministério da Saúde, responder á sr Ministra a nossa INDIGNAÇÂO.
Só existe uma resposta.
Contestação dia 13 de Março ás 11h frente ao Ministério da Saúde, responder á sr Ministra a nossa INDIGNAÇÂO.
"Nenhum recém licenciado ganha esse valor"
Pois não, mas se pegarmos, por exemplo, num farmacêutico, recebe, em farmácia comunitária, 1260€/mínimo
Pois não, mas se pegarmos, por exemplo, num farmacêutico, recebe, em farmácia comunitária, 1260€/mínimo
Manif? Era já uma greve total por 5 dias! Com este governo não resultam "assobios" e "beliscões"; só de "bombas nucleares" para cima!
Gostaria de saber para que é o Anexo II? A meu ver é para estarmos a pastar mais uns anos na mesma posição remuneratoria, pois se analizarmos o artigo 19 (desta merd... de proposta)ele faz referencia ao dito anexo e acrescenta o artigo 104 de Lei nº 12_A/2009 que diz sucintamente que a transição se faz para niveis remuneratorios iguais ou imediatamente superiores, mas que tem de haver avaliação de desempenho segundo o SIADAP, coisa que para os enfermeiros não tem existido, eu já nem sei quando foi a minha ultima mudança de posição. É vergonhoso e humilhante esta proposta de carreira e ainda mais as tabelas salariais apresentadas. Sra. Ministra não sabe o que anda a fazer e qual o papel dos enfermeiros no SNS, por isso demita-se. Colegas apelemos aos sindicatos o anuncio de uma semana de greve (2ª-6ª feira) nos turnos da manhâ.
Eu Sinceramente acho indignificante para os Enfermeiros o que o governo está a fazer e cada vez fico mais desmotivado com os partidos políticos e com os candidatos às legislativas...Entre muitos governos apenas consigo reter corrupção, favoritismo, défices orçamentais maiores, endividamento maior, desemprego maior, etc...À parte disto vemos profissões como a dos médicos, professores e farmacêuticos melhores remoneradas que a nossa. Sim porque há muitos enfermeiros com contratos precários a ganhar miseros 800, 900 euros. É no mínimo vergonhoso! Uma profissão tão nobre pela proximidade com o doente...pela sua intervenção no projecto de saúde de cada pessoa, entre muitas outras coisas que se nomeasse passava a nt toda aqui... Uma profissão de risco, sim porque são os enfermeiros que têm o maior contacto com o doente, que podem sofrer agressões no trabalho, que estão expostos a riscos biológicos, que desgastam a sua saúde turno após turno, etc... Já os Senhores ministros leram os estudos sobre a violência no local de trabalho a que os enfermeiros estão sujeitos e podem vir a estar? Já os Senhores ministros leram estudos sobre os prejuísos para a saúde de realizar horário em roulement? Já para não falar nos trabalho físico...posicionamentos, tranferências de doente, cuidados de higiene VS Sistema musculoesqueléticos dos Enfermeiros...
Realmente acho muito triste que os nossos políticos achem que o Enfermeiro licenciado continua a ser o executor do Sr doutor! Sim porque as tabelas salariais dos médicos isso o reflete, não querendo com isto ferir a susceptibilidade de ninguém... Como é possível um farmacêutico, técnico de farmácia, professor ter uma carreira mais promissora, melhores ordenados que os Enfermeiros? Sinceramente não percebo em que país vivo!
Sou aluno finalista, termino o meu curso em Julho e cada vez mais me envergonho de ter andado 4 anos a estudar para dps ou ir para o Desemprego ou ir trabalhar para uma instituição com um contrato precário e com um ordenado vergonhoso! Que projecto de vida posso ter? Desemprego-->Alta probabilidade. Emprego-->Com sorte!
Comprar casa-->Com emprego talvez, com muito sacrificio, abdicando de muita coisa! Comprar carro--->Talvez se tiver emprego! Comprar casa e carro--->Impossivel mesmo tendo emprego!
Depois não se admirem os Senhores politicos, a OE, e outras instituições de ver o número de Enfermeiros portugueses a ir para o Estrangeiro trabalhar e viver a aumentar...Sim porque ainda há quem lute pelos seus sonhos e por uma vida melhor... Eu por exemplo estou seriamente a ir para o estrangeiro quando acabar o curso, cada vez mais vejo estra profissão a ser humilhada publicamente e a ser desvalorizada.
Enfim resta me ter esperança por dias melhores,
Carlos Pires
Realmente acho muito triste que os nossos políticos achem que o Enfermeiro licenciado continua a ser o executor do Sr doutor! Sim porque as tabelas salariais dos médicos isso o reflete, não querendo com isto ferir a susceptibilidade de ninguém... Como é possível um farmacêutico, técnico de farmácia, professor ter uma carreira mais promissora, melhores ordenados que os Enfermeiros? Sinceramente não percebo em que país vivo!
Sou aluno finalista, termino o meu curso em Julho e cada vez mais me envergonho de ter andado 4 anos a estudar para dps ou ir para o Desemprego ou ir trabalhar para uma instituição com um contrato precário e com um ordenado vergonhoso! Que projecto de vida posso ter? Desemprego-->Alta probabilidade. Emprego-->Com sorte!
Comprar casa-->Com emprego talvez, com muito sacrificio, abdicando de muita coisa! Comprar carro--->Talvez se tiver emprego! Comprar casa e carro--->Impossivel mesmo tendo emprego!
Depois não se admirem os Senhores politicos, a OE, e outras instituições de ver o número de Enfermeiros portugueses a ir para o Estrangeiro trabalhar e viver a aumentar...Sim porque ainda há quem lute pelos seus sonhos e por uma vida melhor... Eu por exemplo estou seriamente a ir para o estrangeiro quando acabar o curso, cada vez mais vejo estra profissão a ser humilhada publicamente e a ser desvalorizada.
Enfim resta me ter esperança por dias melhores,
Carlos Pires
Desde ja agradeço ao sr administrador deste blog, por disponibilizar esta informação, a minha duvida é a seguinte: sou contratado, trabalho cerca 4 anos, este tempo de serviço irá contar ou serei considerado um recem licenciado, isto é, irei começar do 0?
Faço as palavras do dr enfermeiro as minhas, no minimo 1500euros!! Não desvalorizando nenhuma classe trabalhadora, mas sei o trabalho que eu e os restantes enfermeiros desenvolvemos, ficando muitas as vezes a familia em 2 plano!!
Um abraço, e espero que estejamos unidos neste nosso objectivo e acima de tudo deveremos valorizar o nosso trabalho pelo que somos e nunca pelo metodo comparativo, deveremos lutar por aquilo a que temos direito.
Faço as palavras do dr enfermeiro as minhas, no minimo 1500euros!! Não desvalorizando nenhuma classe trabalhadora, mas sei o trabalho que eu e os restantes enfermeiros desenvolvemos, ficando muitas as vezes a familia em 2 plano!!
Um abraço, e espero que estejamos unidos neste nosso objectivo e acima de tudo deveremos valorizar o nosso trabalho pelo que somos e nunca pelo metodo comparativo, deveremos lutar por aquilo a que temos direito.
Questão prática:
-Quem devia ter subido há mais de dois anos de escalão e não subiu porque está tudo congelado, reposiciona-se onde? no escalão actual ou no que deveria estar?
Thanks....
-Quem devia ter subido há mais de dois anos de escalão e não subiu porque está tudo congelado, reposiciona-se onde? no escalão actual ou no que deveria estar?
Thanks....
Tenho familiares professores e desde que sejam licenciados (são quase todos), profissionalizados (saem assim das ESE) e se estiverem no quadro, ganham todos mais de 1500 ilíquidos.
Não acho muito, eu é que ganho pouco ...
Um enfermeiro, na actual carreira, não chega aos 1000 euros de base!!!!
Não acho muito, eu é que ganho pouco ...
Um enfermeiro, na actual carreira, não chega aos 1000 euros de base!!!!
Pois é caros colegas, ou nos unimos ou tudo vai ficar na mesma. Parece que a estratégia do Ministério é dar uns pozinhos... para depois nos tirar umas grandes migalhas.
Já conto com quase 8 anos de experiência profissional, o meu vínculo é o eterno "CAP"...sabem quantos escalões subi até hoje??ZERO, exactamente ZERO. O meu ordenado base são 1020 Euros (já com a actualização 2009); 1080€ limpos foi o que eu recebi este mês porque trabalho por turnos... imagino o ordenado de todos os colegas que têm o chamado horário fixo...
Unam-se, batalhem, preparem-se para um ou outro revés, mas acreditem que podemos levar as nossas intenções a bom porto.
Dia 13 contem comigo mais uma vez em Lisboa... e conto também que todos vocês estejam lá!
Já conto com quase 8 anos de experiência profissional, o meu vínculo é o eterno "CAP"...sabem quantos escalões subi até hoje??ZERO, exactamente ZERO. O meu ordenado base são 1020 Euros (já com a actualização 2009); 1080€ limpos foi o que eu recebi este mês porque trabalho por turnos... imagino o ordenado de todos os colegas que têm o chamado horário fixo...
Unam-se, batalhem, preparem-se para um ou outro revés, mas acreditem que podemos levar as nossas intenções a bom porto.
Dia 13 contem comigo mais uma vez em Lisboa... e conto também que todos vocês estejam lá!
"Pois não, mas se pegarmos, por exemplo, num farmacêutico, recebe, em farmácia comunitária, 1260€/mínimo"
Está a falar do sector privado..... e esse valor está errado....neste momento é mais elevado!
Está a falar do sector privado..... e esse valor está errado....neste momento é mais elevado!
Sugiro turnos - de manhãs, tardes e noites - durante um mês em frente à Assembleia da República, com grupos de enfermeiros que se voluntariem para chamar a atenção da comunicação social. O problema tem que ser colocado bem à frente na agenda política e isso faz-se também pela comunicação social. E não se pode perder tempo - é para ontem!
Basta criar uma escala de colegas que queiram alinhar e penso que, pela provocação lançada nesta proposta, muitos estarão disponíveis para isso e muito mais.
VV
Basta criar uma escala de colegas que queiram alinhar e penso que, pela provocação lançada nesta proposta, muitos estarão disponíveis para isso e muito mais.
VV
"Pois não, mas se pegarmos, por exemplo, num farmacêutico, recebe, em farmácia comunitária, 1260€/mínimo"
Esse valor é mais elevado tanto no privado como no público...
Esse valor é mais elevado tanto no privado como no público...
Seja-mos agentes de mudança.Que cada Enfermeiro e não só, convença a família ,os amigos e outros a não votarem neste governo.Vão ver comos elas doem.É a nossa melhor arma.
por favor colegas não façam comentarios comparando com outras profissões, Analizem o documento e as tabelas artigo a artigo, ponto a ponto e digam o que deve ser anulado, substituido ou alterado, E quando fizerem comparações consultem as tabelas salariais das distintas categorias de profissóes respeitantes a 2008 e 2009 que podem consultar no site http://www.dgap.gov.pt/index.cfm?OBJID=b68bc3b7-0d33-493a-ae7a-2f68bfc28a9b
Fala-se, fala-se e não se haje!
Para quando medidas radicais....está mais que visto que manifestações não resultam e os colegas nao aderem.
Com estes sindicatos e Ordem, os tais que se reuniram, ve-se o poder de inercia que têm....
Basta, voçes são os culpados, pk não propôem formas de luta mais ajustadas e fortes, que tenham um maior impacto:
Estamos fartos de manifs; Estamos fartos de greves que coincidem com outras estruturas e o cansaço leva à desacreditaçÃO DOS ENFERMEIROS E A SENTIMENTOS DE DESESPERNÇA QUE SE REFLECTEM EM MENOS ADESÃO ÁS DIVERDAS FORMAS DE LUTA!
RADICALIZEMOS A NOSSA IMPORTANCIA DE UMA VEZ POR TODAS! SE ESTA É A NOSSA IMPORTANCIA, ENTAO QUE A MINISTRA JUSTIFIQUE AS SEQUELAS DA NOSSSA GREVE E NÃO SEREM ASSEGURADOS OS MINIMOS
Para quando medidas radicais....está mais que visto que manifestações não resultam e os colegas nao aderem.
Com estes sindicatos e Ordem, os tais que se reuniram, ve-se o poder de inercia que têm....
Basta, voçes são os culpados, pk não propôem formas de luta mais ajustadas e fortes, que tenham um maior impacto:
Estamos fartos de manifs; Estamos fartos de greves que coincidem com outras estruturas e o cansaço leva à desacreditaçÃO DOS ENFERMEIROS E A SENTIMENTOS DE DESESPERNÇA QUE SE REFLECTEM EM MENOS ADESÃO ÁS DIVERDAS FORMAS DE LUTA!
RADICALIZEMOS A NOSSA IMPORTANCIA DE UMA VEZ POR TODAS! SE ESTA É A NOSSA IMPORTANCIA, ENTAO QUE A MINISTRA JUSTIFIQUE AS SEQUELAS DA NOSSSA GREVE E NÃO SEREM ASSEGURADOS OS MINIMOS
Vamos parar e dar nome à ENFERMAGEM!!!!!
APOIAR as iniciativas dos sindicatos!
Quem não concorda com estas manifestações, venha para o sindicato e proponha alternativas!
Não podemos parar neste momento!
LUTA!
APOIAR as iniciativas dos sindicatos!
Quem não concorda com estas manifestações, venha para o sindicato e proponha alternativas!
Não podemos parar neste momento!
LUTA!
Concordo com o colega das 2.50.
Seria uma ideia a pensar pelos sindicatos.
Vamos ver quantos somos dia 13 em frente ao Ministério da Saúde.
Por aquilo que me é dado aperceber, ainda temos muitos colegas a dormir, que façam os outros , e a olhar muito só pro seu umbigo.
Gostaria no entanto, que me fosse dada a possibilidade de mudar de opinião.
No dia 13 de março lá estarei.
Seria uma ideia a pensar pelos sindicatos.
Vamos ver quantos somos dia 13 em frente ao Ministério da Saúde.
Por aquilo que me é dado aperceber, ainda temos muitos colegas a dormir, que façam os outros , e a olhar muito só pro seu umbigo.
Gostaria no entanto, que me fosse dada a possibilidade de mudar de opinião.
No dia 13 de março lá estarei.
ESSA DOS TURNOS EM FRENTE À ASSEMBLEIA DA REPUBLICA É MUITO BOA IDEIA!
SÓ A UNIÃO PODERA DAR VISIBILIDADE.
ISTO QUE NOS ESTÃO A FAZER É VERGONHOSO.
AFINAL FOMOS ENGANADOS.
SÓ A UNIÃO PODERA DAR VISIBILIDADE.
ISTO QUE NOS ESTÃO A FAZER É VERGONHOSO.
AFINAL FOMOS ENGANADOS.
Ao das 6.37, a radicalização vai ser necessária mas a seu tempo. Não podemos fragilizar-nos com uma luta em que a adesão venha a decrescer e em que os enfermeiros deixem de acreditar que a luta vai trazer mudança na posição do Ministério. O sindicato tem estado a gerir bem os momentos certos de pressão. Neste momento temos que dar todo o apoio às iniciativas que sejam marcadas e não nos podemos prender ao que é supérfulo mas sim focar-nos no que é essencial. Mm
Penso que é uma ideia que pode ter pernas para andar, até pelo seu poder mediático. Já sabemos que para chamar a comunicação social, os enfermeiros têm que criar um facto, senão…
Pensem nisso…
Porque, sinceramente, os sindicatos vão precisar de todos nós para inverter e melhorar a proposta…Temos que estar todos unidos…
Dêem mais sugestões.
Pensem nisso…
Porque, sinceramente, os sindicatos vão precisar de todos nós para inverter e melhorar a proposta…Temos que estar todos unidos…
Dêem mais sugestões.
Estou dentro desta luta mas agora eu pergunto como poderei estar no 13/03 em lisboa se trabalho nesse dia?
Porque não no sabado ?
Porque não no sabado ?
Meus amigos,só uma greve de 1 semana(sem serviços minimos-baixa psicologica a quem tiver nos serviços minimos)chegará para resolver o assunto.Mas tem que ser toda a classe.Aproveitem a semana antes da páscoa e vamos passear com os nossos filhos.A Ministra que assegure os serviços minimos.Caso não haja adesão superior a 90%, então os sindicatos devem abandonar a luta e os enfermeiros que se amanhem.Vejam o exemplo da Finlandia,demisão geral, a população fez o resto.LUTEMOS.
NERVO
NERVO
Escrever para A Presidencia da Republica. Alguns milhres de mail´s iria chamar a atenção dele e dos Média!
http://www.presidencia.pt/?action=3
http://www.presidencia.pt/?action=3
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.
NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)
Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!
Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?
(Tudo às claras, com as devidas comparações, para todos, todos poderem ver a injustiça feita a todos os enfermeiros que fizeram o complemento de formação durante um ano com sacrifícos pessoais, profissionais e MONETÁRIOS para nada, outros não ...PORQUÊ?)
NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)
Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!
Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?
(Tudo às claras, com as devidas comparações, para todos, todos poderem ver a injustiça feita a todos os enfermeiros que fizeram o complemento de formação durante um ano com sacrifícos pessoais, profissionais e MONETÁRIOS para nada, outros não ...PORQUÊ?)
"consultem as tabelas salariais das distintas categorias de profissões respeitantes a 2008 e 2009"
É preciso é saber analisar as tabelas, nomeadamente em relação aos professores e educadores!!!
Porque aparecem valores mais baixos que correspondem a professores não Licenciados (espécie em vias de extinção) e aos não profissionalizados (os que não fazem a sua formação via ensino - uma pequena minoria actualmente. E que depois de fazer a profissionalização, sobe!)
Não ganham bem, são profissionais qualificados, devem ganhar como tal...
Porque é que os enfermeiros não estão na mesma situação??
Há países em que as educadoras de infância não têm formação superior...em Portugal são licenciadas e ganham como tal (concordo em absoluto...)
Com os enfermeiros a história é IGUAL e estamos a ser completamente discriminados desde há anos a esta parte e ainda me vêm colegas dizer para não fazermos comparações!!!!
VAMOS COMPARAR, SIM ...PARA QUE SE FAÇA JUSTIÇA!!!!!!
Senão PARA TRIBUNAL...
Sugestão:
Concordo com a da VV
Acrescento a execução de UMA HORA de silêncio e de "greve" semanal (a organizar pelos sindicatos) em todos os serviços de saúde até que se faça justiça...
E penso também que se deve avançar para tribunal, se na próxima ronda negocial não houver alterações substanciais...
Discriminantemente abesbinhado!!!
É preciso é saber analisar as tabelas, nomeadamente em relação aos professores e educadores!!!
Porque aparecem valores mais baixos que correspondem a professores não Licenciados (espécie em vias de extinção) e aos não profissionalizados (os que não fazem a sua formação via ensino - uma pequena minoria actualmente. E que depois de fazer a profissionalização, sobe!)
Não ganham bem, são profissionais qualificados, devem ganhar como tal...
Porque é que os enfermeiros não estão na mesma situação??
Há países em que as educadoras de infância não têm formação superior...em Portugal são licenciadas e ganham como tal (concordo em absoluto...)
Com os enfermeiros a história é IGUAL e estamos a ser completamente discriminados desde há anos a esta parte e ainda me vêm colegas dizer para não fazermos comparações!!!!
VAMOS COMPARAR, SIM ...PARA QUE SE FAÇA JUSTIÇA!!!!!!
Senão PARA TRIBUNAL...
Sugestão:
Concordo com a da VV
Acrescento a execução de UMA HORA de silêncio e de "greve" semanal (a organizar pelos sindicatos) em todos os serviços de saúde até que se faça justiça...
E penso também que se deve avançar para tribunal, se na próxima ronda negocial não houver alterações substanciais...
Discriminantemente abesbinhado!!!
Ora vamos a comparações... e a factos...
- O topo da carreira de enfermagem é o nível 50, o inicio da carreira médica é o nível 47 (sonho cumprido do Sr. Bento - ex. presidente do sindicato independente dos médicos que aquando da greve self service dizia que nenhum enfermeiro deveria ganhar mais do que um médico fosse qual fosse o seu posicionamento na carreira e o lugar que ocupa-se) LEMBRAM-SE !!!!
Ora parece que esta ministra e este secretário de estado (ambos médicos) estão a cumprir o sonho daquele senhor mais conhecido, naquela altura, por ter pensamentos ébrios. Mais parecem aqueles jogos de futebol em casa com um arbitro (leia-se ministra e secretário de estado) caseiro. Ou seja, os médicos estão a jogar em casa e ainda por cima com um arbitro a "colaborar". Por isso é que nos últimos dias só vimos os médicos vociferar contra a avaliação de desempenho e não contra a tabela remuneratória (aliás, tal e qual os professores. Porque será??? Por acaso já viram a proposta deles??? Com uma tabela daquelas também não reclamava!!!!
No fundo, caros colegas, o que eu quero dizer é isto: O argumento de não haver dinheiro porque o país está em crise já não pega. SE HÁ DINHEIRO PARA UNS HÁ PARA TODOS...
NÃO ACEITEM QUE LHES DIGAM O CONTRÁRIO...
- O topo da carreira de enfermagem é o nível 50, o inicio da carreira médica é o nível 47 (sonho cumprido do Sr. Bento - ex. presidente do sindicato independente dos médicos que aquando da greve self service dizia que nenhum enfermeiro deveria ganhar mais do que um médico fosse qual fosse o seu posicionamento na carreira e o lugar que ocupa-se) LEMBRAM-SE !!!!
Ora parece que esta ministra e este secretário de estado (ambos médicos) estão a cumprir o sonho daquele senhor mais conhecido, naquela altura, por ter pensamentos ébrios. Mais parecem aqueles jogos de futebol em casa com um arbitro (leia-se ministra e secretário de estado) caseiro. Ou seja, os médicos estão a jogar em casa e ainda por cima com um arbitro a "colaborar". Por isso é que nos últimos dias só vimos os médicos vociferar contra a avaliação de desempenho e não contra a tabela remuneratória (aliás, tal e qual os professores. Porque será??? Por acaso já viram a proposta deles??? Com uma tabela daquelas também não reclamava!!!!
No fundo, caros colegas, o que eu quero dizer é isto: O argumento de não haver dinheiro porque o país está em crise já não pega. SE HÁ DINHEIRO PARA UNS HÁ PARA TODOS...
NÃO ACEITEM QUE LHES DIGAM O CONTRÁRIO...
Os enfº que pretendem ou se encontram a efectuar uma especialidade, qual será a valorização remuneratória quando acabarem o curso. Os sindicatos querem que haja uma valorização atraves da subida de 2 escaloes (indices remuneratorios). Pela proposta do ministerio bem podem esperar pois não existe qq. referencia a casos destes, o que quer dizer que a proposta é omissa, logo não se aplica nada. Teremos de aguardar por um concurso pra enfº principal, e como sabemos não existem concursos pra admissão há largos anos qunto mais pra subida de categoria. Assim colegas se estão a pensar fazer uma especialidade desistam pois caso contrário só encherão os bolsos das escolas e consequentemente deste governo e nós ficaremos mais pobres, só quem não tem mais que fazer e for filho de pais ricos é que envereda por uma aventura destas.
E os concursos para especialista que estão a decorrer? Terão que ser anulados pois deixou de existir esta categoria na ultima proposta do MS.
E os concursos para especialista que estão a decorrer? Terão que ser anulados pois deixou de existir esta categoria na ultima proposta do MS.
Sou licenciada e estou no indice 180, a minha colega está no indice 180 mas não e licenciada ambas ficam a vencer pelo mesmo?...
Há algum que me possa explicar?
Há algum que me possa explicar?
Caro Dr. Enfermeiro, sou uma aluna de enfermagem e estou desanimada com toda a situação que a enfermagem enfrenta. Acho que enfermeiros e alunos de enfermagem deviam se juntar e lutar juntos, visto que seremos futuros enfermeiros e tudo isto vai cair em cima de nos. A associação de estudantes da nossa escola estava a pensar em reunir todos os alunos de enfermagem e fazer uma manifestação em lisboa. acha que fazemos bem?
obridada pela sua atenção
obridada pela sua atenção
Porque a Ordem não se manifesta demonstrando o seu repúdio pela degradação das condiçoes de trabalho e salariais que não fazem justiça à dignidade da profissão?
Uma ordem amorfa que só serve para acusar os enfermeiros e mamar o dinheiro no final do mes é o que nós temos....
Uma ordem amorfa que só serve para acusar os enfermeiros e mamar o dinheiro no final do mes é o que nós temos....
O primeiro passo para que ninguem ligue nada às renvindicações dos enfermeiros,começa logo nos proprios quando insistem em permanentemente se compararem com os medicos, sobretudo a nivel salarial, como se algum dia fosse possivel que um enf ganhasse mais que um medico...nem aqui nem na china!! Caiam na real e ponham os pes na terra, quando lutarem pelos vossos problemas, sem pensarem nos outros, talvez consigam alguma coisa...
Ja agora, 1000€ em inicio de carreira pa um enfermeiro, nao me parece mal, tendo em conta as competencias e formaçao...voces que gostam tanto de comparar, sabem quanto ganha um medico interno de ano comum??(recem licenciado)
Quanto ao salario dos farma. tenho um familiar que trabalha numa farmacia e ganha pouco mais que 1000€...e ja la esta ha mais de 5 anos...
Ja agora, 1000€ em inicio de carreira pa um enfermeiro, nao me parece mal, tendo em conta as competencias e formaçao...voces que gostam tanto de comparar, sabem quanto ganha um medico interno de ano comum??(recem licenciado)
Quanto ao salario dos farma. tenho um familiar que trabalha numa farmacia e ganha pouco mais que 1000€...e ja la esta ha mais de 5 anos...
A vossa luta comparativa só vai ter credibilidade se colocarem as tabelas remuneratórias das outras profissões... desafio-te a colocares aqui as tabelas dos médicos, professores e educadores de infancia e depois conversamos...
Por todos nós, pelos que aí vêm e pelos que ja estão aposentados e sempre quiseram ver a Enfermagem com o reconhecimento
socio-económico que lhe é devido.
É agora ou nunca...
Força colegas!
A união faz a força...
E assim será se cada um de nós perceber que está nas suas mãos mudar um bocadinho...para todos juntos mudarmos muito
socio-económico que lhe é devido.
É agora ou nunca...
Força colegas!
A união faz a força...
E assim será se cada um de nós perceber que está nas suas mãos mudar um bocadinho...para todos juntos mudarmos muito
Para quando uma acção conjunta de TODOS OS ENFERMEIROS apresentarem com os sindicatos TODOS uma queixa no tribunal europeu, de discriminação e abuso, em relação às outras classes, que tem percurso identico ao dos enfermeiros?
O Artigo 19º é importante; mas aconselho tb a lerem com especial atenção, o nº3 do artigo 12º da proposta. ... Vejam quais são os artigos 46º, 47º e 48º da lei nº 12-A/2008.....e ainda há colegas que dizem não fazer greve, porque....não sabem o motivo....!!!!!
Já estou a ver o desfecho da nossa carreira: empatar até à epoca das férias e eleiçoes.
A seguir: postura de quero, posso e mando do governo e carreira aprovada.
Caros sindicatos por favor mexam-se e não deixem adiar a nossa carreira para depois das eleições ou então NUNCA MAIS. Acreditem!
Entre ter esta carreira e esta que temos actualmente, se querem empatar, entao das duas uma: Lutamo agora e radicalizamos as formas de luta ou entao esperamos mais um bocado, e renogociamos a carreira apos eleiçoes ( se chegarmos a esta fase, que é o mais certo, esqueçam enfermagem!)
A seguir: postura de quero, posso e mando do governo e carreira aprovada.
Caros sindicatos por favor mexam-se e não deixem adiar a nossa carreira para depois das eleições ou então NUNCA MAIS. Acreditem!
Entre ter esta carreira e esta que temos actualmente, se querem empatar, entao das duas uma: Lutamo agora e radicalizamos as formas de luta ou entao esperamos mais um bocado, e renogociamos a carreira apos eleiçoes ( se chegarmos a esta fase, que é o mais certo, esqueçam enfermagem!)
O Anónimo das 8:24 PM deve estar distraído, aquela remuneração é o base, ou seja, depois dos descontos o salário vai para cerca de 800-850 euros e ainda fala de comparações, deixe de opinar sobre o que não sabe.
Já agora o senhor sabe quando um doente precisa de internamento? Eu digo-lhe, quando precisa de cuidados de enfermagem contínuos, não é quando precisa de cuidados médicos contínuos, porque se dependesse desses muitos morriam no hospital. Já leu os tratados e acordos da OIT e da OMS sobre enfermagem, que o estado sobrescreveu?
Enfim
Já agora o senhor sabe quando um doente precisa de internamento? Eu digo-lhe, quando precisa de cuidados de enfermagem contínuos, não é quando precisa de cuidados médicos contínuos, porque se dependesse desses muitos morriam no hospital. Já leu os tratados e acordos da OIT e da OMS sobre enfermagem, que o estado sobrescreveu?
Enfim
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.
NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)
Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!
Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?
(Qual será o raio do motivo, Srª Ministra?? Porque existe esta diferença? Os cursos nas ES Educação são melhores que os das ES de Enfermagem? O trabalho de educadora de infância é de maior risco?)
NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)
Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!
Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?
(Qual será o raio do motivo, Srª Ministra?? Porque existe esta diferença? Os cursos nas ES Educação são melhores que os das ES de Enfermagem? O trabalho de educadora de infância é de maior risco?)
"Quanto ao salario dos farma. tenho um familiar que trabalha numa farmacia e ganha pouco mais que 1000€...e ja la esta ha mais de 5 anos..."
ENTÃO O SEU FAMILIAR É UM TANSO OU BURRO......OU ENTÃO NÃO É FARMACÊUTICO MAS SIM UM AUXILIAR!
NENHUM FARMACEUTICO GANHA MENOS DE 1330 EM FARMÁCIA! ISTO NO PRIMEIRO ANO!
NÃO VENHA PARA AQUI MENTIR!
ENTÃO O SEU FAMILIAR É UM TANSO OU BURRO......OU ENTÃO NÃO É FARMACÊUTICO MAS SIM UM AUXILIAR!
NENHUM FARMACEUTICO GANHA MENOS DE 1330 EM FARMÁCIA! ISTO NO PRIMEIRO ANO!
NÃO VENHA PARA AQUI MENTIR!
(QUASE) UMA EXCELENTE PROPOSTA...
PORQUE NÃO CONCORDO COM A VENCIMENTO DE ENTRADA DA CARREIRA (deveria ser equiparada às de grau 3, prof's por exemplo, ASociais, PSIS). Aumentar na base, nos 5 primeiros níveis remuneratórios e diminuir progressivamente até ao topo.
NO TOPO... É BOM QUE SE CONSIDEREM ENFERMEIROS E QUE PRESTEM CUIDADOS...(Os Directores de Serviço - Médicos - continuam a exercer as suas consultas e prescrições, assim como, os cirurgiões...) SÓ LHES FAZIA BEM (têm sempre muitas ideias e soluções para os prestadores da praxis diária - salvo honrosas excepções que são exemplos de excelência). Tenho dito.
PORQUE NÃO CONCORDO COM A VENCIMENTO DE ENTRADA DA CARREIRA (deveria ser equiparada às de grau 3, prof's por exemplo, ASociais, PSIS). Aumentar na base, nos 5 primeiros níveis remuneratórios e diminuir progressivamente até ao topo.
NO TOPO... É BOM QUE SE CONSIDEREM ENFERMEIROS E QUE PRESTEM CUIDADOS...(Os Directores de Serviço - Médicos - continuam a exercer as suas consultas e prescrições, assim como, os cirurgiões...) SÓ LHES FAZIA BEM (têm sempre muitas ideias e soluções para os prestadores da praxis diária - salvo honrosas excepções que são exemplos de excelência). Tenho dito.
""Quanto ao salario dos farma. tenho um familiar que trabalha numa farmacia e ganha pouco mais que 1000€...e ja la esta ha mais de 5 anos..."
Estamos a falar de valores LÍQUIDOS!!!
Estamos a falar de valores LÍQUIDOS!!!
Porque é que incomoda a muito boa gente as comparações?
Porque será?...
Será que incomoda a essa gente que os enfermeiros já se considerem iguais, a com quem se comparam,e isso os atemoriza? SERÁ?...
ACORDEM, os enfermeiros também já são licenciados e, por muito que lhes custe, vão fazer comparações com quem lhe é semelhante. Provavelmente pela primeira vez, mas habituem-se porque chegou para ficar.
Porque será?...
Será que incomoda a essa gente que os enfermeiros já se considerem iguais, a com quem se comparam,e isso os atemoriza? SERÁ?...
ACORDEM, os enfermeiros também já são licenciados e, por muito que lhes custe, vão fazer comparações com quem lhe é semelhante. Provavelmente pela primeira vez, mas habituem-se porque chegou para ficar.
O fim do enfermeiro graduado também é (outros) absurdo total. Tratava-se de um profissional com mais experiente podendo ocupar a função de responsável de turno. E devia ser valorizado económicamente essa função...
Carreira da treta!!!
Carreira da treta!!!
Penso que, na negociação, o argumento dos sindicatos deve ser do ponto de vista legal e baseado no 12-A.
Ou seja, para um nível de complexidade 3 o vencimento correspondente é o de licenciado,
O referido diploma, para as carreira com duas categorias prevê, na base, 8 níveis e não 11 como vem na proposta do ministério.
Isto são apenas dois exemplos, mas há mais...
Ou seja, para um nível de complexidade 3 o vencimento correspondente é o de licenciado,
O referido diploma, para as carreira com duas categorias prevê, na base, 8 níveis e não 11 como vem na proposta do ministério.
Isto são apenas dois exemplos, mas há mais...
"Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.
NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)
Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!
Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial? "
Talvez o anónimo das 8:24 pm saiba a resposta, por mais anedótica que ela possa ser!!!!
NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)
Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!
Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial? "
Talvez o anónimo das 8:24 pm saiba a resposta, por mais anedótica que ela possa ser!!!!
eu já aqui propus neste bloge,uma opção. só preciso de pouco mais de 500 colegas. pagam 10 euros por mes cada um, e vamos a lisboa contratar um daqueles advogados mediaticos como o navais e outros, e colocamos por nossa iniciativa o estado em tribunal por discriminação. quanto mais não seja esta medida visa para alem de vencer a causa em tribunal causar impacto mediatico e trazer a luta dos nfermeiros para a praça publica pois é disso que precisamos. não podemos estar a espera da ordem e dos sindicatos, temos que tomar as redeas do nosso destino nas nossas mãos, pois ninguem o vai fazer por nos , acreditem. o meu mail é marioro@sapo.pt
Penso que, na negociação, o argumento dos sindicatos deve ser do ponto de vista legal e baseado no 12-A.
Ou seja, para um nível de complexidade 3 o vencimento correspondente é o de licenciado,
O referido diploma, para as carreira com duas categorias prevê, na base, 8 níveis e não 11 como vem na proposta do ministério.
Isto são apenas dois exemplos, mas há mais…
Pelo que, se o governo insistir nesta discriminação, penso que recorrer para o tribunal pode sempre ser uma opção.
Ou seja, para um nível de complexidade 3 o vencimento correspondente é o de licenciado,
O referido diploma, para as carreira com duas categorias prevê, na base, 8 níveis e não 11 como vem na proposta do ministério.
Isto são apenas dois exemplos, mas há mais…
Pelo que, se o governo insistir nesta discriminação, penso que recorrer para o tribunal pode sempre ser uma opção.
Exmº. Dr. Enfermeiro
Deveria explicar aos nossos caros colegas que o "ser licenciado" é uma questão de postura mais do que de diploma. Será que no dia a dia, quando prestam cuidados e interagem com os outros profissionais procedem como licenciados? Qual a percentagem de intervenções autónomas de enfermagem por turno?
Com os meus respeitos
Deveria explicar aos nossos caros colegas que o "ser licenciado" é uma questão de postura mais do que de diploma. Será que no dia a dia, quando prestam cuidados e interagem com os outros profissionais procedem como licenciados? Qual a percentagem de intervenções autónomas de enfermagem por turno?
Com os meus respeitos
Muita parra mas uva nem vê-la, já vos conheço e sei que quem mais ladra menos medo mete.
No dia 13 nem metade de vocês lá aparecerão, sei como foram as ultimas 2 manifs em lisboa.
É a nossa enfermagem. E vai continuar assim
No dia 13 nem metade de vocês lá aparecerão, sei como foram as ultimas 2 manifs em lisboa.
É a nossa enfermagem. E vai continuar assim
Ora aqui uma proposta que me parece POSITIVA (no meio de tanta negatividade). Caros colegas e amigos: o que o último colega das 2:11PM escreveu É O MAIS SENSATO e inteligente. O futuro, tal como no passado, temos que ser nós a construí-lo, e como outros colegas têm escrito, deixar que outros nos digam o que deveremos achar, pensar ou fazer. Era o que mais faltava. A esses put... que os pari...!
Estimado colega doutorenfermeiro pedir-lhe-ia que considerasse a hipótese de elaborar um post que visasse exactamente a proposta do colega Mário.
Colocar o estado em tribunal, nem que seja em instãncias europeias.
Ou crie-se uma associação/movimento cívico de contestação. Trata-se de DISCRIMINAÇÃO pura e dura. Isto nem China, onde o outro acha que nem aí um médico deverá jamais ganhar menos do que um enfermeiro.
Mas óh pá não precisas de ir para aí; chegas ao aeroporto sá caneiro e rumas em direcção a Cuba onde terás uma lição de humildade organização e justiça social. Aí um mecânico ganha tanto como, imagina tu, um médico...
Camaradas, fico a aguardar por proposta e sugestões.
Estimado colega doutorenfermeiro pedir-lhe-ia que considerasse a hipótese de elaborar um post que visasse exactamente a proposta do colega Mário.
Colocar o estado em tribunal, nem que seja em instãncias europeias.
Ou crie-se uma associação/movimento cívico de contestação. Trata-se de DISCRIMINAÇÃO pura e dura. Isto nem China, onde o outro acha que nem aí um médico deverá jamais ganhar menos do que um enfermeiro.
Mas óh pá não precisas de ir para aí; chegas ao aeroporto sá caneiro e rumas em direcção a Cuba onde terás uma lição de humildade organização e justiça social. Aí um mecânico ganha tanto como, imagina tu, um médico...
Camaradas, fico a aguardar por proposta e sugestões.
"Em que lugar ficam os enfermeiros que não são licenciados?"
Com esta carreira ficam-se a rir dos outros, que andaram mais um ano a marrar...
Se não formos reconhecidos como licenciados, coloco o meu à disposição...vou estudar outra vez, outra coisa, tudo menos enfermagem. A demissão em bloco era merecida. Felizmente posso fazer isso. Isto é um caso claro de justiça,dos tribunais, espero que os sindicatos tenham bons advogados...
Com esta carreira ficam-se a rir dos outros, que andaram mais um ano a marrar...
Se não formos reconhecidos como licenciados, coloco o meu à disposição...vou estudar outra vez, outra coisa, tudo menos enfermagem. A demissão em bloco era merecida. Felizmente posso fazer isso. Isto é um caso claro de justiça,dos tribunais, espero que os sindicatos tenham bons advogados...
Cada um já só está a olhar para a sua situação. Se vai ficar no 4º escalão, que até o que fica com vencimento inferior (claro que isso vai ser rectificado), se os não licenciados ficam na mesma carreira, etc. Temos que ver é o que está em causa para a enfermagem e isso sim é muito grava, independentemente daquilo que pode ser as repercussões individuais. Não podemos tolerar que fiquemos abaixo dos outros licenciados. Não podemos permitir que façam tábua rasa do percurso dos enfºs chefes e supervisores e que os cargos de chefia sejam por escolha e não por mérito. É intolerável que queiram amenizar a agitação, dando a possibilidade aos CITs de aderirem a esta carreira, mantendo a legislação laboral diferente (é um rebuçado muito amargo). Não queremos uma carreira com mais do que uma categoria e muito menos que os enfºs que façam uma especialidade não tenham compensação nenhuma por isso. Temos só um caminho e todos sabem qual é. Não se ponham a divergir das estratégias delineadas por aqueles que têm muita experiência destas coisas. Aquilo que for decidido pelo sindicato, ou sindicatos é concerteza bem ponderado e não podemos prender-nos aquilo que é supérfulo (eventualmente não concordamos com algumas coisas), mas devemos unir-nos todos naquilo que é essencial - a pressão que temos que manter para que o MS ceda. Mm
Apela á União da Classe de ENFERMAGEM.
Todos juntos pela Carreira que os sindicatos propoem.
Se assim for lucram os Enfermeiros e a Enfermagem.
Todos juntos venceremos. Desunidos, mais fácil será o adversário vencer.
Todos juntos pela Carreira que os sindicatos propoem.
Se assim for lucram os Enfermeiros e a Enfermagem.
Todos juntos venceremos. Desunidos, mais fácil será o adversário vencer.
Para o colega das 11.42:
"É intolerável que queiram amenizar a agitação, dando a possibilidade aos CITs de aderirem a esta carreira, mantendo a legislação laboral diferente (é um rebuçado muito amargo)"
Esta "possibilidade" de que falou é mediante requerimento (portanto sujeita a deferimento ou não) ao C.A.. Por acaso está a ver alguma EPE, que tem os enfermeiros a trabalhar 40H. por semana, deferir favorávelmente esta pretensão para depois ter o mesmo enfermeiro a trabalhar 35H. com todas as consequências que daí implica?
ISTO É UM LOGRO, não vão nessa estar isso e estar coisa nenhuma é igual.
"É intolerável que queiram amenizar a agitação, dando a possibilidade aos CITs de aderirem a esta carreira, mantendo a legislação laboral diferente (é um rebuçado muito amargo)"
Esta "possibilidade" de que falou é mediante requerimento (portanto sujeita a deferimento ou não) ao C.A.. Por acaso está a ver alguma EPE, que tem os enfermeiros a trabalhar 40H. por semana, deferir favorávelmente esta pretensão para depois ter o mesmo enfermeiro a trabalhar 35H. com todas as consequências que daí implica?
ISTO É UM LOGRO, não vão nessa estar isso e estar coisa nenhuma é igual.
É isto que ja está em marcha...
"Se o Ministério da Saúde não ceder na nova proposta de carreira de enfermagem, é certo que ainda durante este mês os enfermeiros avançam para a greve. Para o próximo dia 13, e se o impasse se mantiver, está igualmente marcada uma manifestação frente ao Ministério da Saúde.
Se o Ministério da Saúde não ceder na nova proposta de carreira de enfermagem, é certo que ainda durante este mês os enfermeiros avançam para a greve.
Amanhã, quinta-feira, os sindicatos vão reunir com a ministra Ana Jorge.Contactada pela TSF, Guadalupe Simões, do sindicato dos enfermeiros portugueses, referiu os principios que estão em causa e que os enfermeiros consideram inegociáveis.
«Face à proposta que nos foi enviada no dia 20 em que a senhora ministra assume por um lado a decisão política de aplicar o resultado desta negociação aos actuais enfermeiros com contrato individual de trabalho, mas veda a possibilidade de que isso possa vir a acontecer aos futuros enfermeiros, é um dos principios com os quais nunca poderemos concordar», sublinhou.
«A outra questão prende-se com a grelha salarial, é inadmissivel que tendo o Governo na lei do orçamento vedado a possibilidade de qualquer licenciado neste país ganhar menos de 1201 euros, a senhora ministra esteja a apresentar uma proposta de 1047 euros para os enfermeiros», acrescentou.
Caso a ministra da Saúde não recue, Guadalupe Simões garante que os enfermeiros estão preparados para entrar em greve dentro de pouco tempo.
«São três principios estruturantes que ou amanhã há uma aproximação de posição por parte da ministra ou então para além da concentração de enfermeiros que iremos realizar à porta do ministério da Saúde faremos ainda uma greve durante o mês de Março», avançou Guadalupe Simões."
"Se o Ministério da Saúde não ceder na nova proposta de carreira de enfermagem, é certo que ainda durante este mês os enfermeiros avançam para a greve. Para o próximo dia 13, e se o impasse se mantiver, está igualmente marcada uma manifestação frente ao Ministério da Saúde.
Se o Ministério da Saúde não ceder na nova proposta de carreira de enfermagem, é certo que ainda durante este mês os enfermeiros avançam para a greve.
Amanhã, quinta-feira, os sindicatos vão reunir com a ministra Ana Jorge.Contactada pela TSF, Guadalupe Simões, do sindicato dos enfermeiros portugueses, referiu os principios que estão em causa e que os enfermeiros consideram inegociáveis.
«Face à proposta que nos foi enviada no dia 20 em que a senhora ministra assume por um lado a decisão política de aplicar o resultado desta negociação aos actuais enfermeiros com contrato individual de trabalho, mas veda a possibilidade de que isso possa vir a acontecer aos futuros enfermeiros, é um dos principios com os quais nunca poderemos concordar», sublinhou.
«A outra questão prende-se com a grelha salarial, é inadmissivel que tendo o Governo na lei do orçamento vedado a possibilidade de qualquer licenciado neste país ganhar menos de 1201 euros, a senhora ministra esteja a apresentar uma proposta de 1047 euros para os enfermeiros», acrescentou.
Caso a ministra da Saúde não recue, Guadalupe Simões garante que os enfermeiros estão preparados para entrar em greve dentro de pouco tempo.
«São três principios estruturantes que ou amanhã há uma aproximação de posição por parte da ministra ou então para além da concentração de enfermeiros que iremos realizar à porta do ministério da Saúde faremos ainda uma greve durante o mês de Março», avançou Guadalupe Simões."
mais uma grev de 1 dia é?
a misitra ate se ri. tomem atitudes com tomates, paralização total é o que se pede. se a mnistra acha que a nossa profissão não vale nada então não facamos nada e ela que vá com os seus secretários e acessores, e todos os medicos pagos a peso de ouro cuidadar de todos os doentes e moribundos deste pais, pois se os cuidados de enfermagem de nada valem, então de nada valem a vida dos doentes - tenho dito
a misitra ate se ri. tomem atitudes com tomates, paralização total é o que se pede. se a mnistra acha que a nossa profissão não vale nada então não facamos nada e ela que vá com os seus secretários e acessores, e todos os medicos pagos a peso de ouro cuidadar de todos os doentes e moribundos deste pais, pois se os cuidados de enfermagem de nada valem, então de nada valem a vida dos doentes - tenho dito
As diferenças na acção política
"A ministra da Saúde deixou ontem os líderes dos dois sindicatos médicos apaziguados, ao demonstrar uma "abertura completa" para apresentar uma nova proposta de diploma da revuisão das carreiras e garantir que a avaliação de desempenho será adaptada à especificidade da profissão. (...)
Presente no encontro, como os sindicalistas tinham reclamado, a ministra acabaria por responder afirmativamente às três exigências nucleares dos sindicalistas: comprometeu-se a integrar num único diploma os princípios gerais a que deve obedecer a revisão das carreiras e as questões ligadas à qualificação médica, aceitou que o novo documento não integre matérias que são do âmbito da contratação colectiva (...) e não pôs de parte a hipótese de haver uma contratação colectiva única."
Público
"A ministra da Saúde deixou ontem os líderes dos dois sindicatos médicos apaziguados, ao demonstrar uma "abertura completa" para apresentar uma nova proposta de diploma da revuisão das carreiras e garantir que a avaliação de desempenho será adaptada à especificidade da profissão. (...)
Presente no encontro, como os sindicalistas tinham reclamado, a ministra acabaria por responder afirmativamente às três exigências nucleares dos sindicalistas: comprometeu-se a integrar num único diploma os princípios gerais a que deve obedecer a revisão das carreiras e as questões ligadas à qualificação médica, aceitou que o novo documento não integre matérias que são do âmbito da contratação colectiva (...) e não pôs de parte a hipótese de haver uma contratação colectiva única."
Público
Estou com o enfermeiro das 8.09 greves a prestar cuidados mininos,não vamos a lado algum.
Paralização total, os médicos que prestem os cuidados.
Paralização total, os médicos que prestem os cuidados.
Tal como já se suspeitava:
05 Março 2009 - 19h59
Falhou acordo com Ministério da Saúde
Enfermeiros ameaçam com protestos
A reunião desta quinta-feira entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) "correu mal", pelo que se mantém o protesto marcado para o próximo dia 13.
'O Ministério continua a não ceder na existência de uma carreira para os enfermeiros, continua a defender a manutenção de uma carreira com duas categorias, como se houvesse dois níveis de enfermeiros e, por último, também não cede nas questões salariais', reclamou José Carlos Martins, dirigente do SEP.
O mesmo responsável adiantou que até ao meio-dia de amanhã, o Ministério tutelado por Ana Jorge vai marcar uma nova reunião com o sindicato, a decorrer na próxima semana, e apresentar uma nova proposta.
'Da nossa parte, não há cedências: continuamos a exigir um diploma de carreira, regulamentado não só para os actuais enfermeiros, mas também para futuros, com uma única categoria, e continuamos a exigir um salário ao nível de qualquer licenciado, porque os enfermeiro não são licenciados de segunda categoria', reiterou José Carlos Martins.
O sindicato vai aguardar nova proposta do Ministério, mas caso seja mantida a mesma posição 'haverá mais greves e manifestações para este mês de Março', avisou o sindicalista.
correio da manhã
05 Março 2009 - 19h59
Falhou acordo com Ministério da Saúde
Enfermeiros ameaçam com protestos
A reunião desta quinta-feira entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) "correu mal", pelo que se mantém o protesto marcado para o próximo dia 13.
'O Ministério continua a não ceder na existência de uma carreira para os enfermeiros, continua a defender a manutenção de uma carreira com duas categorias, como se houvesse dois níveis de enfermeiros e, por último, também não cede nas questões salariais', reclamou José Carlos Martins, dirigente do SEP.
O mesmo responsável adiantou que até ao meio-dia de amanhã, o Ministério tutelado por Ana Jorge vai marcar uma nova reunião com o sindicato, a decorrer na próxima semana, e apresentar uma nova proposta.
'Da nossa parte, não há cedências: continuamos a exigir um diploma de carreira, regulamentado não só para os actuais enfermeiros, mas também para futuros, com uma única categoria, e continuamos a exigir um salário ao nível de qualquer licenciado, porque os enfermeiro não são licenciados de segunda categoria', reiterou José Carlos Martins.
O sindicato vai aguardar nova proposta do Ministério, mas caso seja mantida a mesma posição 'haverá mais greves e manifestações para este mês de Março', avisou o sindicalista.
correio da manhã
Muito bem José Carlos Martins.
Estamos contigo. Espero sinceramente que proponhas uma greve sem serviços mínimos.
Estamos fartos de ser licenciados de segunda.
Tenho a firme convicção que se efectuasse um pré-aviso de greve sem serviços mínimos, a Ministra acordava. Afinal se os Enfermeiros são assim tão dispensáveis porque não arriscar. Relembro que na Finlândia resultou, com mortos é um facto, mas que fique claro que a Ministra é que nos está a levar a radicalizar as lutas.
Gostaria de apelar aos colegas no sentido de participarem nas formas de luta. Se deixamos passar mais esta, nunca mais levantamos a cabeça. É agora ou nunca. Pensem nisto.
Estamos contigo. Espero sinceramente que proponhas uma greve sem serviços mínimos.
Estamos fartos de ser licenciados de segunda.
Tenho a firme convicção que se efectuasse um pré-aviso de greve sem serviços mínimos, a Ministra acordava. Afinal se os Enfermeiros são assim tão dispensáveis porque não arriscar. Relembro que na Finlândia resultou, com mortos é um facto, mas que fique claro que a Ministra é que nos está a levar a radicalizar as lutas.
Gostaria de apelar aos colegas no sentido de participarem nas formas de luta. Se deixamos passar mais esta, nunca mais levantamos a cabeça. É agora ou nunca. Pensem nisto.
A GUERRA contra a descriminação da enfermagem começou!
NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!
NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!
NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!
NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!
NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!
NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!
Boas a todos.
Não sendo enfermeiro, partilho, como é óbvio da indignação de todos em relação à carreira de enfermagem, já que a minha namorada se encontra em principio de carreira e as perspectivas não são muito animadoras. Só queria deixar um pequeno apontamento. Estive a ler quase todos os posts e já que todos pretendem dignificar a profissão de enfermeiro, não seria mau começar a escrever sem erros grosseiros de português. A gramática ou troca de letras até percebo, já que se escreve tal como estou a fazer à pressa. Outros parece que passaram pelas aulas de português a correr. Obrigado e desculpem o desabafo.
Não sendo enfermeiro, partilho, como é óbvio da indignação de todos em relação à carreira de enfermagem, já que a minha namorada se encontra em principio de carreira e as perspectivas não são muito animadoras. Só queria deixar um pequeno apontamento. Estive a ler quase todos os posts e já que todos pretendem dignificar a profissão de enfermeiro, não seria mau começar a escrever sem erros grosseiros de português. A gramática ou troca de letras até percebo, já que se escreve tal como estou a fazer à pressa. Outros parece que passaram pelas aulas de português a correr. Obrigado e desculpem o desabafo.
Infelizmente continua o ministério da saúde a precisar de enfermeiros, como é óbvio a equiparação actualmente exigida deve traduzir-se no minimo a uma remuneração condigna.Parece que não fomos suficientementen explorados na decada que nos antecedeu e continua a existir uma posição discricionária para os profissionais que garantem a continuidade na saúde e doença 365 dias ao ano sem interrupções.Apelo a todos que enviem por correio electrónico ao ministério da saúde o seu parecer no que diz respeito à injustiça e falta de equidade das remunerações em relação a outras classes profissionais. Vamos fazer uma rebelião "emailada" contra a actual proposta minestrial e vamos exigir o reposicionamento justo.
Sou enfermeira há 17 anos, licenciada há 8 e especializada há 3 anos e continuo a ganhar como bacharel com a agravante de termos os escalões congelados. Já investi muito dinheiro na profissão, retirei muito tempo há minha família para ganhar uns míseros 1000 euros por mês pois tenho horário fixo. Estou farta de ser explorada, adoro o trabalho que faço, sei que faço um trabalho de qualidade que merecia ser reconhecido e valorizado. É UMA VERGONHA. Estou farta!!! Não sei de quem é a culpa se do governo se de quem nos representa. TENHO A CONVIÇCÃO DE QUE OS NOSOS SINDICATOS NUNCA DEVIAM TER PERMITIDO QUE AO FAZERMOS A NOSSA LICENCIATURA NÃO FICÁSSEMOS LOGO A GANHAR COMO TAL COMO FIZERAM OUTRAS PROFISSÕES!!! TENHO FEITO SEMPRE GREVE ESTE ANO E JÁ FUI A 2 MANIFESTAÇÕES MAS CONTINUO A VER QUE MUITOS COLEGAS NÃO FAZEM UM ESFORÇO PARA APARECER. tAMBEM SEMPRE ACHEI QUE ESTAS GREVES ASSEGURAR CUIDADOS MÍNIMOS NÃO DÃO VISIBILIDADE NENHUMA, TEM DE SER EM BLOCO E DE PELO MENOS UMA SEMANA. Eu sei que o dinheiro faz falta, eu tenho 3 filhos e vivo do meu ordenado mas se calhar resolviamos o problema de vez e assim andamos aqui a engonhar há anos e sermos roubados e humilhados e nós não merecemos. Coitados dos nossos utentes e doentes sem os enfermeiros, todos nós sabemos bem o que valemos, portanto não temos que ter medo, temos de demonstrar o nosso poder...
o que é que é preciso fazer mais para que os nossos sindicatos tomem em consideração aquilo que inumeros colegas e associados têm vindo a propor sobre a greve por tempo indeterminado!!???é tempo de avançar com novas e modernas formas de luta para que desta forma possamos recuperar o respeito e dignidade que nos vem escapando há já longos anos..
Olá. Sou estudante de enfermagem. Estou no 1º ano, mas já tenho a minha grande paixão desta profissão a correr-me nas veias desde sempre.
Realmente isto é uma miséria. Nós que tanto damos á comunidade somos mal pagos, mereciamos muito mais. Primeiro que se chegue a um escalão... enfim.
No que diz respeito ao desemprego... há muito emprego ai para os enfermeiros. Quantos mais houvessem em hospitais melhor seria e mais sucesso teriamos ("ser enfermeiro da compaixão à proficiencia" - Margarida Viera, mas não dá para gastar muito dinheiro. Mais ridulo é que vao buscar profissionais de saúde, e mais ridulo ainda é a medias não baixarem!!!! Felizmente consegui ficar numa privada, porque até posso. Média de 15 e não entrei no porto, mas no outro canto de portugal dá para entrar com 13. Mas o que é isto? a media no porto está a 16,8. é um exagero o que pagamos nas privadas, tudo pra seguir o nosso sonho.
Realmente isto é uma miséria. Nós que tanto damos á comunidade somos mal pagos, mereciamos muito mais. Primeiro que se chegue a um escalão... enfim.
No que diz respeito ao desemprego... há muito emprego ai para os enfermeiros. Quantos mais houvessem em hospitais melhor seria e mais sucesso teriamos ("ser enfermeiro da compaixão à proficiencia" - Margarida Viera, mas não dá para gastar muito dinheiro. Mais ridulo é que vao buscar profissionais de saúde, e mais ridulo ainda é a medias não baixarem!!!! Felizmente consegui ficar numa privada, porque até posso. Média de 15 e não entrei no porto, mas no outro canto de portugal dá para entrar com 13. Mas o que é isto? a media no porto está a 16,8. é um exagero o que pagamos nas privadas, tudo pra seguir o nosso sonho.
Olá, sou Educadora de Infância e gostava tanto que vocês tivessem razão, isto é que eu ganhasse 1500 euros por mês. Caros estou este ano no ensino público, depois de cinco anos no privado (o meu primeiro salário era de 600 euros limpos) e o meu salário ilíquido é de mil e pouco, por isso recebo noventos e qualquer coisa (é o meu primeiro mês por isso não sei ao certo quanto é). Estou solidária com a vossa causa e acho que todos devemos lutar por melhores condições de trabalho. Agora tenham respeito pelos outros porfissionais e não se considerem melhores, nem mais importantes. Todos os profissionais fazem falta num mundo e sociedade tão globalizada como a nossa. Lutem, informem-se uns aos outros sejam solidários e unidos. Não desprestigiem nem médicos nem professores para se tentarem sobressair. Já ouvi cada absurdo da boca de enfermeiros. Vocês tem mérito pelo que são pelo vosso valor profissional como todos os outros. Honrem o vosso código de ética e a vossa farda e não tentem diminuir nenhuma outra classe profissional.Assim como vocês para os professores é extraordinariamente difícil chegar a um escalão da carreira profissional. Estamos juntos numa luta por melhorias de condições de trabalho. Para terminar só quero lembrar que a união faz a força.
Olá outra vez depois de mais algumas leituras julgo ter de explicar:
o primeiro escalão da carreira docente de facto ronda os 1500 euros ilíquidos, porém primeiro que lá se chegue demora-se anos a fio, cinco, seis, sete etc. depende. Sempre foi difícil, mas agora cada vez mais. Para lá chegarmos temos que começar como contratados sujeitos a contratos temporários (1 mês, com sorte 2,3). Andamos como caixeiros viajantes de terra em terra. Ora Lisboa, ora Alentejo, ora Melgaço. Temos trabalho uns meses, ficamos em casa outro tanto. O primeiro salário incide no índice 126, 974 euros líquidos, depois caso sejas licenciado e profissionalizado passas para o 151, este não é mau são os tais 1373 euros ilíquidos, 1100 euros líquidos. Mas ficas preso a este índice muitos e muitos anos. Quando consegues entrar para a carreira docente passas pelo ano probatório, isto é mais um ano no 151. As coisas estão sempre a mudar, mas infelizmente para pior.Vocês fazem turnos e têm que ser remunerados por isso, agora não tentem comover a sociedade com argumentos menores, "eu não posso dormir com o meu marido, porque faço turnos", "os professores é que têm um horário bom". O nosso horário lectivo é um, mas depois temos um horário não lectivo que normalmente, falo por mim, não me chegam 10horas por semana. Levamos sempre muito trabalho para casa, Planificar, avaliar, reuniões, levam o seu tempo. Temos que andar sempre em formações para estarmos actualizados.Vocês também têm imensas horas mortas no vosso serviço que bem sei, claro que também têm horas de sofoco e aperto. Sejam conscientes, não atirem pedras e critiquem os outros. Lutem por aquilo que têm direito, salários mais altos, redução de horas de trabalho, o que entenderam necessário. Vocês devem ganhar A ou B porque o vosso trabalho assim o merece e não porque A ou B ganha tanto. Porque se assim for gostava que fossemos tabelados como os Juízes. Vocês não têm consciência do que é estar a 200, 500 klm de casa. Agradece-se o contrato de trabalho por um ano e o divórcio a seguir. Como conheço muitos casos de casais que se separaram graças à distância. Vocês fazem turnos, têm que ser compensados por isso. Os professores no iníco das carreiras ficam bem deslocados, isso não é nada fácil. Sucessivas formações, que somos obrigados a fazer porque caso contrários não podemos subir na carreira, em horários pós laborais também prejudicam a vida familiar dos professores.
Outra coisa os restantes técnicos que vocês falamque ganham mais, também não começam a ganhar 1500 euros. reforço se vocês acham justo que no primeiro ano de trabalho os enfermeirosdevam ganhar 1500 euros, lutem por isso, porque entendem ser o mais correcto para vocês. agora não percam a causa porque a vossa argumentação é falsa e errada, sem sustentabilidade credível. Boa Luta
o primeiro escalão da carreira docente de facto ronda os 1500 euros ilíquidos, porém primeiro que lá se chegue demora-se anos a fio, cinco, seis, sete etc. depende. Sempre foi difícil, mas agora cada vez mais. Para lá chegarmos temos que começar como contratados sujeitos a contratos temporários (1 mês, com sorte 2,3). Andamos como caixeiros viajantes de terra em terra. Ora Lisboa, ora Alentejo, ora Melgaço. Temos trabalho uns meses, ficamos em casa outro tanto. O primeiro salário incide no índice 126, 974 euros líquidos, depois caso sejas licenciado e profissionalizado passas para o 151, este não é mau são os tais 1373 euros ilíquidos, 1100 euros líquidos. Mas ficas preso a este índice muitos e muitos anos. Quando consegues entrar para a carreira docente passas pelo ano probatório, isto é mais um ano no 151. As coisas estão sempre a mudar, mas infelizmente para pior.Vocês fazem turnos e têm que ser remunerados por isso, agora não tentem comover a sociedade com argumentos menores, "eu não posso dormir com o meu marido, porque faço turnos", "os professores é que têm um horário bom". O nosso horário lectivo é um, mas depois temos um horário não lectivo que normalmente, falo por mim, não me chegam 10horas por semana. Levamos sempre muito trabalho para casa, Planificar, avaliar, reuniões, levam o seu tempo. Temos que andar sempre em formações para estarmos actualizados.Vocês também têm imensas horas mortas no vosso serviço que bem sei, claro que também têm horas de sofoco e aperto. Sejam conscientes, não atirem pedras e critiquem os outros. Lutem por aquilo que têm direito, salários mais altos, redução de horas de trabalho, o que entenderam necessário. Vocês devem ganhar A ou B porque o vosso trabalho assim o merece e não porque A ou B ganha tanto. Porque se assim for gostava que fossemos tabelados como os Juízes. Vocês não têm consciência do que é estar a 200, 500 klm de casa. Agradece-se o contrato de trabalho por um ano e o divórcio a seguir. Como conheço muitos casos de casais que se separaram graças à distância. Vocês fazem turnos, têm que ser compensados por isso. Os professores no iníco das carreiras ficam bem deslocados, isso não é nada fácil. Sucessivas formações, que somos obrigados a fazer porque caso contrários não podemos subir na carreira, em horários pós laborais também prejudicam a vida familiar dos professores.
Outra coisa os restantes técnicos que vocês falamque ganham mais, também não começam a ganhar 1500 euros. reforço se vocês acham justo que no primeiro ano de trabalho os enfermeirosdevam ganhar 1500 euros, lutem por isso, porque entendem ser o mais correcto para vocês. agora não percam a causa porque a vossa argumentação é falsa e errada, sem sustentabilidade credível. Boa Luta
Acho um bocado ridículo os enfermeiros compararem-se com os médicos, já que estes tiveram que estudar bem mais para entrar no curso de medicina e muito mas MUITO mais no curso que tem o dobro da duração (6 anos), o que se traduz num enorme custo não só de dinheiro gasto, como de oportunidade pois para além de não ganharem ainda pagam propinas, livros, etc... Têm ainda um custoso exame de especialidade e não podem exercer sem qualquer especialidade (nao se esqueçam que clinica geral é uma especialidade).
Não vamos comparar os conhecimentos de um enfermeiro com um médico, pois estes são arcaicos quando os põem lado a lado. Um enfermeiro é um técnico e sem a direcção médica de nada serve pois não sabe diagnosticar ou tratar doenças. Sabe executar (e muito bem, diga-se)tarefas práticas como fazer pensos, dar injecções, etc. E não sei quem é que disse que os doentes só são internados se precisarem de cuidados de enfermagem. Isso é uma mentira ridícula e só fica mal!
Outra coisa que era perfeitamente escusado era colocarem as tabelas de médicos especialistas a compararem-se com os médicos. Sabem quanto tempo tem que estudar um médico até ser especialista? 12 anos!!! Um médico em inicio de carreira aufere 1500€ brutos. Acham justo agora pedirem essas quantias? Coloquem as tabelas correctas e deixem de deturpar as coisas em vosso favor e deixem a classe médica em paz. Vocês estão com eles diariamente e tem a indignidade de lhes espetar uma "faca nas costas" desta forma?
Eu não sou médico nem enfermeiro, mas encontro-me numa situação em que lido com este debate diariamente. Tenho tanto amigos médicos como enfermeiros. Os enfermeiros assim estão a descer um bocado na minha consideração.
Lutem pelos vossos direitos sim! Têm todo o meu apoio. Mas façam-no à vossa custa e não à custa dos outros.
Enviar um comentário
Não vamos comparar os conhecimentos de um enfermeiro com um médico, pois estes são arcaicos quando os põem lado a lado. Um enfermeiro é um técnico e sem a direcção médica de nada serve pois não sabe diagnosticar ou tratar doenças. Sabe executar (e muito bem, diga-se)tarefas práticas como fazer pensos, dar injecções, etc. E não sei quem é que disse que os doentes só são internados se precisarem de cuidados de enfermagem. Isso é uma mentira ridícula e só fica mal!
Outra coisa que era perfeitamente escusado era colocarem as tabelas de médicos especialistas a compararem-se com os médicos. Sabem quanto tempo tem que estudar um médico até ser especialista? 12 anos!!! Um médico em inicio de carreira aufere 1500€ brutos. Acham justo agora pedirem essas quantias? Coloquem as tabelas correctas e deixem de deturpar as coisas em vosso favor e deixem a classe médica em paz. Vocês estão com eles diariamente e tem a indignidade de lhes espetar uma "faca nas costas" desta forma?
Eu não sou médico nem enfermeiro, mas encontro-me numa situação em que lido com este debate diariamente. Tenho tanto amigos médicos como enfermeiros. Os enfermeiros assim estão a descer um bocado na minha consideração.
Lutem pelos vossos direitos sim! Têm todo o meu apoio. Mas façam-no à vossa custa e não à custa dos outros.
<< Home