quinta-feira, março 26, 2009
"É para avançar com os paramédicos!"
"É “para avançar” a Escola Nacional de Emergência Médica. No entanto, Abílio Gomes [presidente do INEM] é cauteloso.
Por enquanto só os terrenos estão assegurados, no Porto, mas, no próximo ano, o Executivo quer lançar os primeiros cursos.
Por enquanto só os terrenos estão assegurados, no Porto, mas, no próximo ano, o Executivo quer lançar os primeiros cursos.
Mal tomou posse, o presidente do INEM defendeu que o país precisa de paramédicos, uma carreira que existe noutros países mas, por cá, a ideia foi chumbada pela Ordem dos Médicos [e Enfermeiros!].
A escola é para formar técnicos de emergência médica. Só depois se verá se poderiam, por exemplo, trabalhar nos hospitais. Em declarações à Renascença, Abílio Gomes confirma que é um projecto para avançar pela necessidade de existir uma estrutura que tenha capacidade para certificar todos os cursos de emergência médica e dar resposta ao volume das necessidades”. Por enquanto ainda não está definido se a Escola Nacional de Emergência Médica vai ser uma possibilidade para quem termina o 12º ano e qual será a duração dos cursos." link
.
O "país precisa de Paramédicos"? Para quê?
Uma história verídica (que os presentes no evento poderão confirmar) que deixará muito boa gente incrédula pela aberração do conteúdo: certo dia, em certo evento, o presidente do INEM perguntou uma vez "onde é que a VMER transporta os doentes"! Entenderão, estes senhores, assim tanto de emergência pré-hospitalar?
Mas estas ideias patetas dos paramédicos (numa altura em que o resto do mundo aposta nos Enfermeiros no pré-hospitalar), brotam de outras mentes que não a do Ti Abílio...
Vagueia pelo INEM um espírito paupérrimo chamado Sá de Almeida...
Comments:
<< Home
Venham eles, e já falta muito pouco....
Ninguem mandou os Enfermeiros meterem-se com os TAE`s, agora têm a vossa paga
Ninguem mandou os Enfermeiros meterem-se com os TAE`s, agora têm a vossa paga
Jesus!! Alguém bateu com a cabeça bem forte e contaminou tda a gente... Será possível? Que ridículo!! Enfim... Uma Palavra... Portugal!!
Caros Enfermeiros!!!
Conforme já estão habituados, mais uma vez perderam...
Façam as malas e digam adeus a emergência médica, adoramos te-los por cá, no entanto boa viagem..
Só lamento é terem contaminado o sistema com a anarquia e ensinaram algumas pessoas a ser como voçes, ou seja ficaram com a mania que sabem tudo e que fazem tudo...
Hehehehe
Bye Bye
Conforme já estão habituados, mais uma vez perderam...
Façam as malas e digam adeus a emergência médica, adoramos te-los por cá, no entanto boa viagem..
Só lamento é terem contaminado o sistema com a anarquia e ensinaram algumas pessoas a ser como voçes, ou seja ficaram com a mania que sabem tudo e que fazem tudo...
Hehehehe
Bye Bye
Será o fim da vmer, na vejo que possam existir em simultâneo. A taxa de mortalidade concerteza aumentará, para júbilo dos tae.
Este é mais um tópico da estagação da enfermagem... Sou levado a pensar que os enfermeiros têm medo de evoluir, uma vez que possuem tudo para o fazer (uma caso proeminente é o dos cuidados primários, com enorme potencia e evolulão zero).
Desassossego
Este é mais um tópico da estagação da enfermagem... Sou levado a pensar que os enfermeiros têm medo de evoluir, uma vez que possuem tudo para o fazer (uma caso proeminente é o dos cuidados primários, com enorme potencia e evolulão zero).
Desassossego
A Ordem devia fazer deste tema uma prioridade, e os sindactos abordar este tema nas negociações da carreira.
As VMER passam a ser tripuladas pelos paramédicos... E os enfermeiros vão para as maternidades adormecer os bébés!!!
Cada vez mais a diferenciação de intervenções existe e, na área da saude, lamento que quem vai perdendo sejam os enfermeiros! Pois se repararem acada vez mais existem técnicos de áreas que pertenciam á enfermagem. De quem é a responsabilidade? dos "ilumindaos" que têm estas ideias e dos enfermeiros que com uma passividade impressionante assim o aceitam e mais! damos por vezes o nosso contributo na formação nas áreas que estamos a perder com um grande orgulho por sermos escolhidos como formadores!!!!!
Não só vão eliminar os Enfermeiros do pré-hospitalar, como a curto prazo vão-se assumir a nivel hospitalar como os "PA" americanos...
Meu Deus onde é que isto vai parar, até já corre o boato de que a Enfermagem vai deixar de ser Licenciatura e por isso não foi submetida à aprovação a Alteração Estatuária...
1201 de base NÃAAOOO, 1357, não temos culpa de que o MS tenha protelado a negociação até à entrada em vigor das novas tabelas remuneratórias!!!
Meu Deus onde é que isto vai parar, até já corre o boato de que a Enfermagem vai deixar de ser Licenciatura e por isso não foi submetida à aprovação a Alteração Estatuária...
1201 de base NÃAAOOO, 1357, não temos culpa de que o MS tenha protelado a negociação até à entrada em vigor das novas tabelas remuneratórias!!!
Fazia falta era os enfermeiros serem mais poderados, objectivos e não se deixarem levar por bocas, rumores, boatos, mexericos e diz que disse.
Alguém conhece posições oficiais ? Preto no branco ?
Lamentável que o autor do blog se preste a estes desperdícios de enrgia com boatos, qual mexeriqueiro que se diverte a criar intriguinhas.
Muita água irá correr antes de serem criados quisquer paramédicos (se é que algum dia o vão ser). Por isso deixem estes mexericos para intelectos inferiores como TAE's que rejubilam com alguma atençãozita que vão tendo em blogs como este e efins.
Alguém conhece posições oficiais ? Preto no branco ?
Lamentável que o autor do blog se preste a estes desperdícios de enrgia com boatos, qual mexeriqueiro que se diverte a criar intriguinhas.
Muita água irá correr antes de serem criados quisquer paramédicos (se é que algum dia o vão ser). Por isso deixem estes mexericos para intelectos inferiores como TAE's que rejubilam com alguma atençãozita que vão tendo em blogs como este e efins.
Não podemos continuar a tentar travar estas investidas sem apresentar alternativas de qualidade e válidas. È necessário demonstrar inequivocamente que os enfermeiros são uma mais valia em relação a estes técnicos: estes apresentam-nos 1500 horas de formação específica. E os enfermeiros, apresenatam o quê? Carolice!
É necessário que a OE crie urgentemente especialidades com conteúdo, como enfermagem em emergência, ao invés de se deleitar com devaneios éticos esquizóides. Se assim não for é perfeitamente natural que os enfermeiros sejam substituidos por profissionais mais qualificados numa determinada área e simultaneamente a um mais baixo preço.
É necessário que a OE crie urgentemente especialidades com conteúdo, como enfermagem em emergência, ao invés de se deleitar com devaneios éticos esquizóides. Se assim não for é perfeitamente natural que os enfermeiros sejam substituidos por profissionais mais qualificados numa determinada área e simultaneamente a um mais baixo preço.
Até concordo com a criação da escola de emergência, desde que os admitidos fossem só médicos e enfermeiros
a culpa é dos enfermeiros. por um lado porque não se especializam. sendo generalistas sabem muito pouco de muita coisa, e isso não serve. por outro lado, não se envolverem na politica. é através da politica que se ganham causas e não das competências profissionais. todos sabemos que os enfermeiros são os profissionais detentores das competências humanas, técnicas e cientificas para assumir o pré-hospitalar, mas politicamente abílio gomes está muito bem posicionado...
quem só de enfermagem sabe nem de enfermagem sabe. é preciso dar atenção a todas as causas relacionadas com a saúde e intervir, e não só às que dizem exclusivamente respeito à enfermagem. só vejo os enfermeiros a opinar quando a questão é a carreira. e o resto? politicas de saúde?...
quem só de enfermagem sabe nem de enfermagem sabe. é preciso dar atenção a todas as causas relacionadas com a saúde e intervir, e não só às que dizem exclusivamente respeito à enfermagem. só vejo os enfermeiros a opinar quando a questão é a carreira. e o resto? politicas de saúde?...
a ordem e os sindicatos têm dinheiro suficiente para organizar uma campanha de markting que mostre às pessoas quem são os enfermeiros. e trazer à praça pública a discussão desta temática e outras na área da saúde onde os enfermeiros deveriam ser protagonistas
A grande culpa não são dos formadores, tive muitos médicos formadores em várias áreas (tanto no curso base como noutros) e continuo a não poder fazer nada de nada de muitas coisas que aprendi. A culpa é toda para uma geração enfermeiros que tinha tudo na mão e que tudo deixou fugir...e não culpém o Zé enfermeiro, culpem os grandes, a começar pelas direcções de enfermagem e a acabar nos professores enfermeiros (os principais culpados, a meu ver), a inacreditável passividade da OE e a falta de inteligência / perspicácia dos sindicalistas.
A Enfermagem está a RUIR e a OE "apadrinou" com a "platonice" das suas filosofias.
Apareceram algumas hienas que querem comer os despojos, em nome do orgulho e do egocetrismo pessoal.
Mudamos, mas estamos a perder a capacidade de inovação e vamos pagar caro por isso
Apareceram algumas hienas que querem comer os despojos, em nome do orgulho e do egocetrismo pessoal.
Mudamos, mas estamos a perder a capacidade de inovação e vamos pagar caro por isso
Exmº Dr Enfro, julgo ser este blog, um meio de culto e não um meio para publicitar mentes caps como a de alguns, neste caso tae que nem escrever sabem, pelo menos sabem plagiar, já não é mau... vejo a proposta incredula de "carreira" que ex vendedores de casas,automoveis, electricistas queriam... bloqueie esses parasitas para que possam por uma vez fazer o trabalho que os Enfermeiros tão bem lhes ensinaram.
Eu por cá continuo a dizer: Não estarei disponível, nem que me seja imposto dar qualquer tipo de formação ou outro qualquer apoio a TAE!
Vêm aí novas eleições, a ver vamos onde chega essa pretenção de TAE??????!!!!!!
além disso, aquilo que hoje dizem amanhã deixa de existir.
E por fim, Enfermeiro a melhor profissão do mundo. Se assim não fosse ninguem queria fazer o que o enfermeiro faz. Estamos a toda a hora ver farmaceuticos, TAE, gerontologos, psicologos, assitentes sociais, fisioterpeutas, e outros que vão surgindo a querer fazer algo da enfermagem, porque será???
A LUTA NÃO PÁRA!
Vêm aí novas eleições, a ver vamos onde chega essa pretenção de TAE??????!!!!!!
além disso, aquilo que hoje dizem amanhã deixa de existir.
E por fim, Enfermeiro a melhor profissão do mundo. Se assim não fosse ninguem queria fazer o que o enfermeiro faz. Estamos a toda a hora ver farmaceuticos, TAE, gerontologos, psicologos, assitentes sociais, fisioterpeutas, e outros que vão surgindo a querer fazer algo da enfermagem, porque será???
A LUTA NÃO PÁRA!
Pelo que vejo apenas se fala na criaçao da escola e nao dos cursos leccionados.
E nao se fala de Paramédicos mas sim de técnicos de emergencia médica...nao é bem a mesma coisa...
E nao se fala de Paramédicos mas sim de técnicos de emergencia médica...nao é bem a mesma coisa...
Batemos no fundo...
Ordenados baixos...
Nenhum reconhecimento social...
Impedimento de funções de gestão ou chefia...
Desemprego...
Precariedade...
Desadequação técnico-cientifica...
Falta de suporte legal para as nossas competências, exepto cuidados de higiene e conforto...
Já nem participamos em equipas multidisciplinares, somos meros executores...
Ordenados baixos...
Nenhum reconhecimento social...
Impedimento de funções de gestão ou chefia...
Desemprego...
Precariedade...
Desadequação técnico-cientifica...
Falta de suporte legal para as nossas competências, exepto cuidados de higiene e conforto...
Já nem participamos em equipas multidisciplinares, somos meros executores...
A carreira do Paramédico não é devaneio, é uma posição oficial assumida publicamente, está ser preparada para Julho, daqui a 4 meses veremos...ainda sai primeiro do que a carreira NiVEL 3 com ordenado nivel Assistente Técnico dos Enfermeiros...
Também já há muito tempo que perdi a esperança de ser alguem como Enfermeiro...
Também já há muito tempo que perdi a esperança de ser alguem como Enfermeiro...
A carreira do Paramédico não é devaneio, é uma posição oficial assumida publicamente, está ser preparada para Julho, daqui a 4 meses veremos...ainda sai primeiro do que a carreira NiVEL 3 com ordenado nivel Assistente Técnico dos Enfermeiros...
Também já há muito tempo que perdi a esperança de ser alguem como Enfermeiro...
Também já há muito tempo que perdi a esperança de ser alguem como Enfermeiro...
A carreira do Paramédico não é devaneio, é uma posição oficial assumida publicamente, está ser preparada para Julho, daqui a 4 meses veremos...ainda sai primeiro do que a carreira NiVEL 3 com ordenado nivel Assistente Técnico dos Enfermeiros...
Também já há muito tempo que perdi a esperança de ser alguem como Enfermeiro...
Também já há muito tempo que perdi a esperança de ser alguem como Enfermeiro...
Cada vez mais estamos a perder terreno dito pelos intelectos da nossa classe "cinzento" mas porque será que só a nossa classe perde terreno? nunca as outras. Será que em vez de nos lamentar-mos que somos os calimeros da grande equipa multidisciplinar, devemos arregaçar as mangas e ir à luta, unirmo-nos e definir quais os campos que devemos abraçar e trabalhar, muitas são as nossas competências e passamos a vida a delega-las com a desculpa que somos poucos não temos tempo. Infelizmente acho que cada enfermeiro contribui para a perda de campo de actuação. Nem tudo que nos acontece é culpa da OE ou dos sindicatos.
A OE e sindicatos deviam vir cá ler o que se escreve aqui... isto é um blogue de CULTO e representativo dos enfermeiros!
senhora petra,
com toda certeza não é prestadora de cuidados, deve pertencer aos órgãos sociais da ordem.
pense um bocadinho. estudamos durante quatro anos no ensino superior, desenvolvemos espírito critico, possuímos um vasto suporte de conhecimentos teóricos e depois começamos a trabalhar e desenvolvemos competências clínicas. Quer que depois desta formação não nos envolvamos nos aspectos clínicos dos nossos doentes. delegamos de facto muitas coisas aos auxiliares de acção médica, porque são coisas simples, que exigem apenas a nossa supervisão e dedicamos o nosso tempo a fazer aquilo que a senhora não sabe fazer, porque é uma teórica de coisas que não interessam a ninguém. sou enfermeiro há doze anos, sou prestador de cuidados e todos os dias preciso de utilizar conhecimentos técnicos e científicos actualizados para conseguir dar conta do recado, senão sou mais um burro a olhar para um palácio. desde que a senhora fez o seu último estágio, altura em que teve contacto com a prestação de cuidados, muita coisa mudou...
com toda certeza não é prestadora de cuidados, deve pertencer aos órgãos sociais da ordem.
pense um bocadinho. estudamos durante quatro anos no ensino superior, desenvolvemos espírito critico, possuímos um vasto suporte de conhecimentos teóricos e depois começamos a trabalhar e desenvolvemos competências clínicas. Quer que depois desta formação não nos envolvamos nos aspectos clínicos dos nossos doentes. delegamos de facto muitas coisas aos auxiliares de acção médica, porque são coisas simples, que exigem apenas a nossa supervisão e dedicamos o nosso tempo a fazer aquilo que a senhora não sabe fazer, porque é uma teórica de coisas que não interessam a ninguém. sou enfermeiro há doze anos, sou prestador de cuidados e todos os dias preciso de utilizar conhecimentos técnicos e científicos actualizados para conseguir dar conta do recado, senão sou mais um burro a olhar para um palácio. desde que a senhora fez o seu último estágio, altura em que teve contacto com a prestação de cuidados, muita coisa mudou...
Comecemos a preparar o futuro da OE e por conseguinte da Enfermagem . Organizemo-nos. O tempo de esperar para ver, ACABOU...Todos a uma só VOZ. Contactos, preparação de listas e programa de acção. Não é Hora de Desânimo. As grandes decisões tomam-se nos piores momentos. Começou a contagem. É a Hora.
E UMA VERGONHA.
O pior disto é que os enfermeiros são um bando de atados , acomodados e algus gestores ainda têm o cognome de destabilizadores nas lutas.
Neste impasse da aprovação do Modelo de Desenvolvimento Profissional, ainda se viram para os colegas e os intimidam, caso as lutas venham a ser desconvocadas.
Senhores gestores, e ainda abumdam por aí, tenham dignidade profissional.
Muitos, mas muitos, foram os que lutaram por vós.
O pior disto é que os enfermeiros são um bando de atados , acomodados e algus gestores ainda têm o cognome de destabilizadores nas lutas.
Neste impasse da aprovação do Modelo de Desenvolvimento Profissional, ainda se viram para os colegas e os intimidam, caso as lutas venham a ser desconvocadas.
Senhores gestores, e ainda abumdam por aí, tenham dignidade profissional.
Muitos, mas muitos, foram os que lutaram por vós.
Com esta sangria de competências com que a Enfermagem se está a esvair, qualquer dia a Ordem dos Enfermeiros só poderá fazer Congressos sobre a ética da muda da fralda!
Ai está mais uma medida que é uma espécie de extensão da empreitada peregrina "novas oportunidades" apadrinhada pelo Engº Sócrates, que já conta com milhares de conversões de semi-iletrados em detentores de diplomas de estudos secundários. Agora a nova modalidade é recauchutar semi-iletrados no tocante aos assuntos da saúde (TAE`S) em supostos peritos na emergência médica; isto é uma manobra de puro ilusionismo e acima de tudo de desrespeito pelo trabalho que os enfermeiros exercem no INEM, e que muito contribuiu para o prestígio que hoje goza.
Se me pedirem para participar na formação destes paramédicos, aceito, desde que seja para os ensinar a segurarem na garrafa do soro na ausência de suporte, para me chegarem o material de que preciso e para levarem a maca quando eu mandar!
Se me pedirem para participar na formação destes paramédicos, aceito, desde que seja para os ensinar a segurarem na garrafa do soro na ausência de suporte, para me chegarem o material de que preciso e para levarem a maca quando eu mandar!
Lamento que a classe de enfermagem seja passiva, atónica mesmo amorfa!
Mais uma vez vamos deixar que qualquer um se lembre de alguma coisa e consiga os seus intuitos.
A nossa ordem, os nossos sindicatos, os nossos colegas, estão todos conformados e contentes, para eles a emergência pré hospitalar não tem qualquer importância pois os enfermeiros do INEM têm todos a mania.
Deixem lembrar-lhes que o que pode vir a acontecer é que os paramédicos do pré passem também para o intra-ospitalar.
A nossa ordem é um grupo cheio de caruncho e que cheira a mofo do século passado.
O importante são, s aspectos éticos e deontológicos dos enfermeiros. Não defendem os verdadeiros interesses dos enfermeiros. Mais nem sabem defender os enfermeiros quanto a competência deles. Vejam só como a nossa bastonária nos defendeu na televisão quando o bastonário dos médicos falou da morfina. Manteve-se atónica e a reactiva. Não contratacou, segundo ela não era o momento, e agora é o momento de defender os enfermeiros do pré hospitalar e o que esta a fazer?
Sabe lã o que andam os enfermeiros a fazer na emergência pré hospitalar. Quanto mais defende-os…
Estamos a deriva, temos que nos unir e defender os nossos direitos...
e defender o que construi-mos.
Mais uma vez vamos deixar que qualquer um se lembre de alguma coisa e consiga os seus intuitos.
A nossa ordem, os nossos sindicatos, os nossos colegas, estão todos conformados e contentes, para eles a emergência pré hospitalar não tem qualquer importância pois os enfermeiros do INEM têm todos a mania.
Deixem lembrar-lhes que o que pode vir a acontecer é que os paramédicos do pré passem também para o intra-ospitalar.
A nossa ordem é um grupo cheio de caruncho e que cheira a mofo do século passado.
O importante são, s aspectos éticos e deontológicos dos enfermeiros. Não defendem os verdadeiros interesses dos enfermeiros. Mais nem sabem defender os enfermeiros quanto a competência deles. Vejam só como a nossa bastonária nos defendeu na televisão quando o bastonário dos médicos falou da morfina. Manteve-se atónica e a reactiva. Não contratacou, segundo ela não era o momento, e agora é o momento de defender os enfermeiros do pré hospitalar e o que esta a fazer?
Sabe lã o que andam os enfermeiros a fazer na emergência pré hospitalar. Quanto mais defende-os…
Estamos a deriva, temos que nos unir e defender os nossos direitos...
e defender o que construi-mos.
É bem feita para os enfermeiros, que se lamentam impávidos e serenos (para regozijo dos tae's e outros comichosos afins que vêm se vêem coçar aos nossos blogs) perante tantas atrocidades que lhes são inflingidas, com maior acentuação nos últimos tempos. O que fizeram perante uma ordem/bastonária a quem cabe legislar em conformidade para evitar tais atentados á enfermagem? Reelegeram-na! E depois vêm para aqui dizer que a responsabilidade não é destes senhores, "mas de cada um", sim, porque cada um deve actuar diariamente, executando tarefas que não lhe estão legalmente atribuídas, para depois a OE nos punir exemplarmente, pois nisso, não falham; nisso e nas viagens para depois nos brindarem com belas fotografias na revistinha que nos enviam. Espero para ver quanto mais é preciso fazer aos enfermeiros para que eles acordem e mudem o rumo das coisas, que se dirigem rapidamente para a extinção da enfermagem.
Li esta notícia no Jornal de Noticias" do dia 21 ou 22 de Março. Na altura fiquei apreensivo não com a notícia propriamente, mas com o que a mesma implica....
Lembrei-me que já passaram 8 anos, desde que iniciei a demanda da definição do acto de Enfermagem... desde abaixo assinados, cartas e e-mails, reuniões com membros da OE, etc... TUDO EM VÃO.
Na altura sentia-me um D.Quixote, um salmão que rumava contra a corrente... por diversas vezes fui e ainda sou acusado um "técnicista do modelo biomédico".
Tudo porque defendo que existem determinadas intervenções básicas, que podem ser realizadas, com a supervisão dos enfermeiros, por outros elementos da equipa multidisciplinar, menos diferenciados.
FOI AQUI NESTE "BLOG" QUE TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECER OUTROS ENFERMEIROS QUE PENSAM COMO EU.
Naqueles tempos, foi e ainda sou, embora menos activo, um acérrimo defensor do acto de Enfermagem.
Desde dessa altura que confronto a OE com a necessidade urgente da definição do conteúdo funcional dos Enfermeiros.
Mas não fiquei por aí, apresentei soluções, utilizando como analogia a carreira dos solicitadores/advogados com os enfermeiros/médicos.
Esta seria, no meu entender, a forma de extinguir a usurpação de funções, que floresce por aí...
Aliás cheguei a enumerar as diversas situações de usurpação:
a)técnicos de laboratório a fazer colheitas de sangue, não só nos laboratórios privados, mas também a nível hospitalar. Mais, estes técnicos já algum tempo que reclamam devem ser eles a fazerem as transfusões de sangue.
b)Fisioterapeutas a realizarem cinesiterapia e a fazerem aspiração de secreções.
c)AAM a fazerem pensos, ao domicilio.
d)Socorristas da GNR, administrarem injectáveis, etc.
e)farmacêuticos e técnicos de farmácia a fazerem pensos, e administrarem injectáveis, que naquela altura ainda o faziam um pouco às escondidas.
f)Técnicos de radiologia administrarem produto de contraste e a fazer administrações EV de corticóides.
g)Ajudantes de lar a fazerem Dx, avaliar TA, nebulizações, pensos, administrarem insulina, etc.
Entre outras situações que de momento não me recordo.
E O QUE ORDEM DOS ENFERMEIROS FEZ???
NADA! RIGOROSAMENTE NADA!
Por diversas vezes, questionei-me sobre o que mais poderiam fazer pela Enfermagem... sempre fiz greve, sempre que tive oportunidade participei em manifestações, sempre acompanhei a luta dos sindicatos, mas....
Estava cansado desta luta, todos os outros à minha volta pareciam distantes destes dilemas... falavam sobre os filhos, as festas, o fim-de-semana, as férias, o aniversário deste ou daquele, sobre o local do próximo jantar ou passeio do serviço....
Limitavam-se a realizar turno a turno as mesmas rotinas, os mesmo actos, a mesma indiferença....
Talvez o problema fosse meu... esta não é a enfermagem em que acredito, esta não é a enfermagem que defendo, esta não é a enfermagem no qual me revejo.
A frase "técnicista do modelo biomédico", ecoou por diversas vezes no meu pensamento, e foi isso que me levou a equacionar abandonar a enfermagem........
Que mais posso eu fazer para mudar o rumo da enfermagem?
Bom a solução na altura passou por fazer um mestrado na área da Engenharia....algo que me permitiu encontrar alguma paz de espírito, algo que me levou a decidir a não ficar por aí...
Estou de volta, mais forte, mais decidido, mais obstinado a lutar pela a Enfermagem...TENDO SEMPRE PRESENTE, QUE OS ENFERMEIROS NÃO LICENCIADOS DE SEGUNDA.
POR ISSO EU NÃO VOTO PS.
Lembrei-me que já passaram 8 anos, desde que iniciei a demanda da definição do acto de Enfermagem... desde abaixo assinados, cartas e e-mails, reuniões com membros da OE, etc... TUDO EM VÃO.
Na altura sentia-me um D.Quixote, um salmão que rumava contra a corrente... por diversas vezes fui e ainda sou acusado um "técnicista do modelo biomédico".
Tudo porque defendo que existem determinadas intervenções básicas, que podem ser realizadas, com a supervisão dos enfermeiros, por outros elementos da equipa multidisciplinar, menos diferenciados.
FOI AQUI NESTE "BLOG" QUE TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECER OUTROS ENFERMEIROS QUE PENSAM COMO EU.
Naqueles tempos, foi e ainda sou, embora menos activo, um acérrimo defensor do acto de Enfermagem.
Desde dessa altura que confronto a OE com a necessidade urgente da definição do conteúdo funcional dos Enfermeiros.
Mas não fiquei por aí, apresentei soluções, utilizando como analogia a carreira dos solicitadores/advogados com os enfermeiros/médicos.
Esta seria, no meu entender, a forma de extinguir a usurpação de funções, que floresce por aí...
Aliás cheguei a enumerar as diversas situações de usurpação:
a)técnicos de laboratório a fazer colheitas de sangue, não só nos laboratórios privados, mas também a nível hospitalar. Mais, estes técnicos já algum tempo que reclamam devem ser eles a fazerem as transfusões de sangue.
b)Fisioterapeutas a realizarem cinesiterapia e a fazerem aspiração de secreções.
c)AAM a fazerem pensos, ao domicilio.
d)Socorristas da GNR, administrarem injectáveis, etc.
e)farmacêuticos e técnicos de farmácia a fazerem pensos, e administrarem injectáveis, que naquela altura ainda o faziam um pouco às escondidas.
f)Técnicos de radiologia administrarem produto de contraste e a fazer administrações EV de corticóides.
g)Ajudantes de lar a fazerem Dx, avaliar TA, nebulizações, pensos, administrarem insulina, etc.
Entre outras situações que de momento não me recordo.
E O QUE ORDEM DOS ENFERMEIROS FEZ???
NADA! RIGOROSAMENTE NADA!
Por diversas vezes, questionei-me sobre o que mais poderiam fazer pela Enfermagem... sempre fiz greve, sempre que tive oportunidade participei em manifestações, sempre acompanhei a luta dos sindicatos, mas....
Estava cansado desta luta, todos os outros à minha volta pareciam distantes destes dilemas... falavam sobre os filhos, as festas, o fim-de-semana, as férias, o aniversário deste ou daquele, sobre o local do próximo jantar ou passeio do serviço....
Limitavam-se a realizar turno a turno as mesmas rotinas, os mesmo actos, a mesma indiferença....
Talvez o problema fosse meu... esta não é a enfermagem em que acredito, esta não é a enfermagem que defendo, esta não é a enfermagem no qual me revejo.
A frase "técnicista do modelo biomédico", ecoou por diversas vezes no meu pensamento, e foi isso que me levou a equacionar abandonar a enfermagem........
Que mais posso eu fazer para mudar o rumo da enfermagem?
Bom a solução na altura passou por fazer um mestrado na área da Engenharia....algo que me permitiu encontrar alguma paz de espírito, algo que me levou a decidir a não ficar por aí...
Estou de volta, mais forte, mais decidido, mais obstinado a lutar pela a Enfermagem...TENDO SEMPRE PRESENTE, QUE OS ENFERMEIROS NÃO LICENCIADOS DE SEGUNDA.
POR ISSO EU NÃO VOTO PS.
Infelizmente a formação base dos Enfermeiros actualmente é muito pobre!
Perdem-se anos de formação a discutir o "sexo dos anjos" e a reflectir sobre a "morte da bezerra" e a verdadeira essência da Enfermagem ficou ignorada!
E isto porquê?
Os Sr´s Professores de Enfermagem deixaram de ser Enfermeiros e passaram a Sr´s Professores, deixaram de ter contacto com o mundo real, perderam o contacto com o doente "in loco" e enclausuraram-se nas Escolas, onde o culto à divagação passou a ser algo de extraordinário.
Estes professores não tem formação, nem experiência para formar gente para a prática hospitalar.
No meu tempo os professores orientavam e acompanhavam os alunos nas práticas hospitalares, agora despejam-nos nos serviços!
Este modelo de ensino não vai lá, Sr´s Professores
Perdem-se anos de formação a discutir o "sexo dos anjos" e a reflectir sobre a "morte da bezerra" e a verdadeira essência da Enfermagem ficou ignorada!
E isto porquê?
Os Sr´s Professores de Enfermagem deixaram de ser Enfermeiros e passaram a Sr´s Professores, deixaram de ter contacto com o mundo real, perderam o contacto com o doente "in loco" e enclausuraram-se nas Escolas, onde o culto à divagação passou a ser algo de extraordinário.
Estes professores não tem formação, nem experiência para formar gente para a prática hospitalar.
No meu tempo os professores orientavam e acompanhavam os alunos nas práticas hospitalares, agora despejam-nos nos serviços!
Este modelo de ensino não vai lá, Sr´s Professores
a todos os TAE's que se manifestam providos de bocas que não passam de pessoas com baixas qualificações ou frustrados por não conseguirem ingressar no mercado de trabalho da sua área de dominio (dor de cotovelo, pois os enfermeiros mal ou bem lá vao conseguindo ter emprego na sua área, já não se lembram de quando tripulavam as VMER's e entretanto foram corridos de lá pelos enfermeiros? já não se lembram não é? pois... preparem-se porque vai haver guerra e da grande! e os TAE's vao perder! podiam se ter aliado a nós para poder ter uma carreira vossa, mas não... quiseram fazer as coisas por vocês próprios sem fundamentarem as vossas decisões e sem grandes apoios, agora vão sofrer as consequências... preparem-se! os Enfermeiros do pré-hospitalar já "estão gordos e fortes"!
Não deitem os foguetes antes da festa...Muito se diz e no final nada se faz...
Querem a escolinha para os senhores "paramédicos"?? Deixem-na construir, mas não se esqueçam das acessibilidades para deficientes...isto não é uma luta de interesses, é uma luta pelo protagonismo...querem o pódio...tratar pode ser para todos (basta saber ler e decorar procedimentos e técnicas), cuidar é só para alguns. Assim como adormecer bebés tb não é para todos...nem todos se podem dar ao luxo de o fazer...
Frustração...é o que me ocorre...psicológos sem colocação, tecnicos de cardiopneumologia, economistas, professores de história e filosofia...enfim...queriam um curso superior para serem reconhecidos pela sociedade, não conseguiram...uhm...TAE é isso mesmo...agora uma carreira de 1500horas...optimo...aproveitem que estão em ano de eleições...mas não pensem que isto fica por aqui...Portugal amigos...ACORDEM!!!
Querem a escolinha para os senhores "paramédicos"?? Deixem-na construir, mas não se esqueçam das acessibilidades para deficientes...isto não é uma luta de interesses, é uma luta pelo protagonismo...querem o pódio...tratar pode ser para todos (basta saber ler e decorar procedimentos e técnicas), cuidar é só para alguns. Assim como adormecer bebés tb não é para todos...nem todos se podem dar ao luxo de o fazer...
Frustração...é o que me ocorre...psicológos sem colocação, tecnicos de cardiopneumologia, economistas, professores de história e filosofia...enfim...queriam um curso superior para serem reconhecidos pela sociedade, não conseguiram...uhm...TAE é isso mesmo...agora uma carreira de 1500horas...optimo...aproveitem que estão em ano de eleições...mas não pensem que isto fica por aqui...Portugal amigos...ACORDEM!!!
É indubitável que a reestruturação a enfermagem tenha que ser feita de dentro para fora, à semelhança do que acontece com a cicatrização por 2ª intenção.
O cerne do problema reside na OE, organismo, supostamente, responsável pela pela regulamentação do exercício profissional.
É preciso "lancetar" a OE dos abcessos que a compõem, é preciso fazer a exérase da actual bastonária, cujo a incompetência só é mesmo suplantada pela sua pobreza de espírito...
O doutoramento da tal personagem em Ciências de enfermagem, dotou-a de uma amaurose "técnica", que não lhe permitiu responder à interpelação feita pelo bastonário da Ordem dos médicos, quando este a questionou: "Sabe como se prepara uma morfina?".
Preparou-a isso sim para circundar sobre a teoria do "nada ao vazio", da cacotecnia à incipiente divagação metafisica da ética bimba....
Esta bastonária prima pela falporrice, sendo a inércia o supra-sumo da sua passagem pela a OE.
Todos nós enfermeiros temos uma palavra a dizer quanto a isso, só espero que não seja tarde de mais.
A estratégia passa tornar este "blog" o centro do nosso descontentamento, por torná-lo como o ponto de partida para a mudança,
para isso cada um de nós deve divulgar este "blog" o mais possível, no serviço onde desempenhámos funções, através da palavra, da impressão e afixação dos "posts" do Doutor enfermeiro no serviço, do envio de e-mails, SMS, etc.
É preciso acordar as mentalidades, adormecidas pela rotina da suas vidas.
A primeira grande batalha é a nova carreira, e caros colegas só existe um caminho, o qual passa por:
a)Vencimentos condignos com o grau de licenciatura, tal como os outros licenciados da Administração pública:
b)Progressão na carreira independentemente do vinculo laboral que se tenha.
c)O trabalho nocturno, deve continuar a ser contabilizado a partir da 20h. Os suplementos devem ser pagos de acordo com o nº de feriados e fins-de-semana, que se fazem e segundo as percentagem que actualmente estão em vigor para os enfermeiros do quadro, independentemente do vínculo laboral.
d) Todos os enfermeiros devem poder atingir o topo da carreira, ENFIM TUDO AQUILO QUE OS SINDICATOS TEM DEFENDIDO.
A solução para obtermos isto é simples. NÓS ENFERMEIROS DEVEMOS ASSUMIR UMA POSIÇÃO ANTI-PS, afinal de contas o PS assumiu uma posição anti-enfermagem.
É preciso PARTICIPAR NAS GREVES, MANIFESTAÇÕES, DECRETADAS PELOS SINDICATOS.
Pois se assim não for, então tudo estará perdido.
A 2º grande Batalha passa por VOTAR aquando das eleições do novo bastonário.
Precisámos de alguém que defenda a definição do "Acto de Enfermagem", não como algo hermético, mas como algo dinâmico. Ou seja quem trabalha na área da Psiquiatria, não tem que obrigatoriamente saber como se faz a preparação do monitor para sessão de Hemodiálise, etc.
isso deve ser consequência da especialização nessa área. Mais a especialização deve ser feita através da certificação de competências práticas, que como é lógico devem ser fundamentadas pela carga teórica que lhe é inerente, ou seja o enfermeiro deve saber porque se faz assim e não de outro modo.
EU NÃO VOTO PS.
O cerne do problema reside na OE, organismo, supostamente, responsável pela pela regulamentação do exercício profissional.
É preciso "lancetar" a OE dos abcessos que a compõem, é preciso fazer a exérase da actual bastonária, cujo a incompetência só é mesmo suplantada pela sua pobreza de espírito...
O doutoramento da tal personagem em Ciências de enfermagem, dotou-a de uma amaurose "técnica", que não lhe permitiu responder à interpelação feita pelo bastonário da Ordem dos médicos, quando este a questionou: "Sabe como se prepara uma morfina?".
Preparou-a isso sim para circundar sobre a teoria do "nada ao vazio", da cacotecnia à incipiente divagação metafisica da ética bimba....
Esta bastonária prima pela falporrice, sendo a inércia o supra-sumo da sua passagem pela a OE.
Todos nós enfermeiros temos uma palavra a dizer quanto a isso, só espero que não seja tarde de mais.
A estratégia passa tornar este "blog" o centro do nosso descontentamento, por torná-lo como o ponto de partida para a mudança,
para isso cada um de nós deve divulgar este "blog" o mais possível, no serviço onde desempenhámos funções, através da palavra, da impressão e afixação dos "posts" do Doutor enfermeiro no serviço, do envio de e-mails, SMS, etc.
É preciso acordar as mentalidades, adormecidas pela rotina da suas vidas.
A primeira grande batalha é a nova carreira, e caros colegas só existe um caminho, o qual passa por:
a)Vencimentos condignos com o grau de licenciatura, tal como os outros licenciados da Administração pública:
b)Progressão na carreira independentemente do vinculo laboral que se tenha.
c)O trabalho nocturno, deve continuar a ser contabilizado a partir da 20h. Os suplementos devem ser pagos de acordo com o nº de feriados e fins-de-semana, que se fazem e segundo as percentagem que actualmente estão em vigor para os enfermeiros do quadro, independentemente do vínculo laboral.
d) Todos os enfermeiros devem poder atingir o topo da carreira, ENFIM TUDO AQUILO QUE OS SINDICATOS TEM DEFENDIDO.
A solução para obtermos isto é simples. NÓS ENFERMEIROS DEVEMOS ASSUMIR UMA POSIÇÃO ANTI-PS, afinal de contas o PS assumiu uma posição anti-enfermagem.
É preciso PARTICIPAR NAS GREVES, MANIFESTAÇÕES, DECRETADAS PELOS SINDICATOS.
Pois se assim não for, então tudo estará perdido.
A 2º grande Batalha passa por VOTAR aquando das eleições do novo bastonário.
Precisámos de alguém que defenda a definição do "Acto de Enfermagem", não como algo hermético, mas como algo dinâmico. Ou seja quem trabalha na área da Psiquiatria, não tem que obrigatoriamente saber como se faz a preparação do monitor para sessão de Hemodiálise, etc.
isso deve ser consequência da especialização nessa área. Mais a especialização deve ser feita através da certificação de competências práticas, que como é lógico devem ser fundamentadas pela carga teórica que lhe é inerente, ou seja o enfermeiro deve saber porque se faz assim e não de outro modo.
EU NÃO VOTO PS.
Como sempre para dar bitaites estão os enfos mas para lutar são uns medrosos, usem as greves, concentrações e afins para manifestarem a vossa (Nossa) revolta.
Onde houver luta pela Enfermagem eu estou lá
Onde houver luta pela Enfermagem eu estou lá
Porque é que um governo quando não protege os cidadãos e actua de forma lesiva, cai imediatamente e a OE cuja inercia nos prejudica claramente, não cai???
Sr anonimo das 4:36 vou responder à sua critica para lhe demonstrar o poder dos juizos de valor. São enfermeira à dez anos e sempre estive e estou a prestar cuidados directos (infelizmente não consegui arranjar um bom tacho)e ainda bem que não lhe serve a carapuça porque uma coisa lhe digo e se você analisar bem o seu dia a dia deve presenciar diversas "ordens" a elementos não qualificados, desde administração de medicação com a refeição até medição de TA (coisas simples) entre outras...
E pior existem emprensas geridas por colegas para ministrar cursos a auxiliares da qual fazem parte conteudos e práticas "simples" que fazem parte das nossas competências, ou desconhece esta triste realidade?
Com esta mentalidade infelizmente ainda havemos de perder mais campos de actuação e depois vamos culpar as entidades, que de todo concordo que deviam-se preocupar e lutar mais pelos nossos direitos, e trabalhar afincadamente pela dignificação da classe, mas neste momento é o que temos e deviamo-nos unir para ganhar esta guerra.
E pior existem emprensas geridas por colegas para ministrar cursos a auxiliares da qual fazem parte conteudos e práticas "simples" que fazem parte das nossas competências, ou desconhece esta triste realidade?
Com esta mentalidade infelizmente ainda havemos de perder mais campos de actuação e depois vamos culpar as entidades, que de todo concordo que deviam-se preocupar e lutar mais pelos nossos direitos, e trabalhar afincadamente pela dignificação da classe, mas neste momento é o que temos e deviamo-nos unir para ganhar esta guerra.
Só tenho um comentario possivel! Isto é lamentavel!!! nunca ouviram falar : "Cada macaco no seu galho !"
Ponto numero 1- os enfermeiros nunca se meteram com os Tae´s!!! Sim, porque respeitamos estes profissionais na sua area de intervaçao. Consideramo-los importantes para um bom desempenho na qualidade do pré - hostalar e temos a capacidade de trabalhar com equipa multidisciplinar , sem quaquer tipo de anulação da sua carreira ! Parece-me obvio que nao serão todos os TAE s que concordam com ideia "iluminadas " de se tornarem superiores a enfermeiros e querem tira-los do pré-hospitalar! Somos uma mais valia ! Tenho pena que não saibam que os enfermeiros possuem mais que competencias e qualificações para desmpenharem trabalho no pre- hospitalar do que Tae´s.
Ponto 2 - lamento que nao sejam capazes de ver os enfermeiros que trabalham no pré -hospitalar,como profissionais competentes que o sao. Alguns deles detentores de formaçao na area do pré-hospitalar , e mesmo especialitas!!!! ou nao fossem estes profissionais que lhe dessem formaçao para eles chegarem a Tae´s!! Enfim..... " Iluminados coloquem-se nos vossos lugares" Querem ser enfermeiros ? Vão tirar o curso de Enfermagem e aprendam a ser algo!!!!!!!!
Ponto numero 1- os enfermeiros nunca se meteram com os Tae´s!!! Sim, porque respeitamos estes profissionais na sua area de intervaçao. Consideramo-los importantes para um bom desempenho na qualidade do pré - hostalar e temos a capacidade de trabalhar com equipa multidisciplinar , sem quaquer tipo de anulação da sua carreira ! Parece-me obvio que nao serão todos os TAE s que concordam com ideia "iluminadas " de se tornarem superiores a enfermeiros e querem tira-los do pré-hospitalar! Somos uma mais valia ! Tenho pena que não saibam que os enfermeiros possuem mais que competencias e qualificações para desmpenharem trabalho no pre- hospitalar do que Tae´s.
Ponto 2 - lamento que nao sejam capazes de ver os enfermeiros que trabalham no pré -hospitalar,como profissionais competentes que o sao. Alguns deles detentores de formaçao na area do pré-hospitalar , e mesmo especialitas!!!! ou nao fossem estes profissionais que lhe dessem formaçao para eles chegarem a Tae´s!! Enfim..... " Iluminados coloquem-se nos vossos lugares" Querem ser enfermeiros ? Vão tirar o curso de Enfermagem e aprendam a ser algo!!!!!!!!
Olá, como devem saber não irá ser preciso esperar para que aja eleições, a carreira de TEPH, irá sair já no mês de Junho,este governo aprovou a carrira de TEPH.
Meus senhores, acho que está na hora de pensar um pouco nos vossos problemas e lutarem por aquilo que é vosso, pois enquanto continuarem com essa postura, nem este e nem governo nenhum vos dará a devida importância e o devido valor.
Os TEPH não vão tirar o lugar a ninguem, apenas se vão uniformizar as coisa no Pré, de em vez de existirem Bombeiros,Socorristas TAE,Enfermeiros apenas existerá uma classe, TEPH, todas os interessados podem transitar para esta nova classe.
Deixem-se de ser egocentristas e narcisistas e temtem resolver os VOSSOS PROBLEMAS e deixem os dod outros, só assim é que voçes irão a algum lado.
Meus senhores, acho que está na hora de pensar um pouco nos vossos problemas e lutarem por aquilo que é vosso, pois enquanto continuarem com essa postura, nem este e nem governo nenhum vos dará a devida importância e o devido valor.
Os TEPH não vão tirar o lugar a ninguem, apenas se vão uniformizar as coisa no Pré, de em vez de existirem Bombeiros,Socorristas TAE,Enfermeiros apenas existerá uma classe, TEPH, todas os interessados podem transitar para esta nova classe.
Deixem-se de ser egocentristas e narcisistas e temtem resolver os VOSSOS PROBLEMAS e deixem os dod outros, só assim é que voçes irão a algum lado.
Grande Nel.
Excelente comentário. Este sim, tb é digno de ser colocado nos serviços.
ENFERMEIRO NÃO VOTA PS
Excelente comentário. Este sim, tb é digno de ser colocado nos serviços.
ENFERMEIRO NÃO VOTA PS
Grande Nel.
Excelente comentário. Este sim, tb é digno de ser colocado nos serviços.
ENFERMEIRO NÃO VOTA PS
Excelente comentário. Este sim, tb é digno de ser colocado nos serviços.
ENFERMEIRO NÃO VOTA PS
Caros colegas recebi este mail que apesar de não se enquadrar nesta temática penso que retrata e bem o estado de espirito de grande parte da classe:
Desabafo de um Enfermeiro:
"(..)Como Enfermeiro, estive hoje de greve assegurando cuidados mínimos. Revejo-me integralmente nas reivindicações da classe.Mas pergunto-me como as outras pessoas vêm a nossa classe, a nossa profissão, a nossa posição na sociedade.Será que não seremos o parente pobre de um sistema de saúde que só tem olhos para outros interesses...
Sou licenciado. Ganho como bacharel ou nem isso. Deveria fazer 140h por mês e trabalho 160 ou mais. Não recebo nada por essas horas a mais, acumulando horas. Tenho colegas com quase 200h positivas, ou seja, 200 horas que prestaram serviço de qualidade e que não viram compensado o esforço, e porque não dizê-lo, dedicação à causa pública, fazendo os possíveis todos os dias para não faltar nada em termos de cuidados de enfermagem.
Essas 200 horas deveriam ser pagas como extraordinárias, ou melhor ainda, deveriam ser realizadas por um dos 5mil enfermeiros que actualmente não tem emprego. No meu serviço devem-se mais de 2000h. No meu hospital há uns dezenas de serviços e a média é nalguns casos superior. Devem-se no país, talvez um milhão de horas de cuidados. O que daria trabalho a mais 7000 Enfermeiros.
E já nem estou a falar no aumento do numero de enfermeiros por cada turno, senão o número teria de ser ainda maior. No meu serviço, para 32 doentes, podem estar apenas 2 enfermeiros de serviço. E ao contrário do que por vezes pensamos (os enfermeiros pensam) só temos 2 mãos, 2 olhos, 2 pernas e 1 cabeça. E não somos omnipresentes.
Sou contratado à mais de 4 anos, trabalhando um pouco à margem da lei com contratos de 6 meses "miraculosamente" renovados. Mas será que algum dia deixarão de precisar realmente dos enfermeiros para termos um contrato tipo "hipermercado" ou pior?
Depois, nestes 4 anos vi o meu ordenado ser aumentado pouco mais de 40€, ou seja 10€ ano. Não subi nenhum escalão, grau, etc, porque simplesmente não há carreira de enfermagem definida, e como contratado a coisa complica-se. Qual é o meu estímulo todos os dias? Apesar de ainda adorar o que faço, trabalho porque preciso do €€€€. É frustrante pensar que todos os anos ao contrário do que deveria ser, ganharei menos. Deveria ganhar como licenciado e ganhar horas extras se me fossem exigidas.
Eu que ganho 6,5€ à hora, bem menos que alguns funcionárias da limpeza (sem desprimor para o seu trabalho), não me pagam horas extra. Mas pagar 2500€ por 24h de um médico, já é moralmente e legalmente aceite.Deixemos de ser hipócritas. Sou mal pago. Sinto todos os dias na pele, o peso e o risco desta profissão, que não é dar injecções e medir tensões. Está redondamente enganado quem dessa forma pensa. Somos um elo central nas relações clínicas, um peça chave. Quem esteve internado e já precisou de nós saberá a tudo o que me refiro.
Formação adicional é sempre condicionada pelos serviços e instituições, num país que quer ter miúdos com computadores por todo o lado, num país em que se não formos doutores não somos ninguém, mas apelar a uma formação contínua, tendencialmente gratuita, é só para outras classes. A qualidade afinal é para outros verem. O doente que se trame.
Se tenho um curso de suporte básico de vida, devo-o a mim. 200€ e tem de ser renovado em 2-3 anos.
Se tenho um curso de suporte avançado de vida, devo-o a mim. 400€ e renovado em 2-3anos.
Se quero ser especialista, terei de ter pelo menos mais 6000€ de propinas para pagar. E depois, esperar que me aceitem numa instituição, que abram concursos, que se desbloqueiem verbas, etc. Um médico depois de médico torna-se especialista praticamente sem ir à escola em 6 anos. A prática é quase tudo. Nós seremos muito diferentes?
Se quero tirar uma pós.graduação ou mestrado, arrisco-me a queimar as pestanas e tirar tempo à família, não esquecendo mais 3000€ ou 6000€ de propinas. Em troca recebo mais 0€ ao fim do mês. É isto um estímulo ao desenvolvimento? É assim que a profissão está. É assim que nos sentimos.
E vós que opinião têm dos Enfermeiros?"
Desabafo de um Enfermeiro:
"(..)Como Enfermeiro, estive hoje de greve assegurando cuidados mínimos. Revejo-me integralmente nas reivindicações da classe.Mas pergunto-me como as outras pessoas vêm a nossa classe, a nossa profissão, a nossa posição na sociedade.Será que não seremos o parente pobre de um sistema de saúde que só tem olhos para outros interesses...
Sou licenciado. Ganho como bacharel ou nem isso. Deveria fazer 140h por mês e trabalho 160 ou mais. Não recebo nada por essas horas a mais, acumulando horas. Tenho colegas com quase 200h positivas, ou seja, 200 horas que prestaram serviço de qualidade e que não viram compensado o esforço, e porque não dizê-lo, dedicação à causa pública, fazendo os possíveis todos os dias para não faltar nada em termos de cuidados de enfermagem.
Essas 200 horas deveriam ser pagas como extraordinárias, ou melhor ainda, deveriam ser realizadas por um dos 5mil enfermeiros que actualmente não tem emprego. No meu serviço devem-se mais de 2000h. No meu hospital há uns dezenas de serviços e a média é nalguns casos superior. Devem-se no país, talvez um milhão de horas de cuidados. O que daria trabalho a mais 7000 Enfermeiros.
E já nem estou a falar no aumento do numero de enfermeiros por cada turno, senão o número teria de ser ainda maior. No meu serviço, para 32 doentes, podem estar apenas 2 enfermeiros de serviço. E ao contrário do que por vezes pensamos (os enfermeiros pensam) só temos 2 mãos, 2 olhos, 2 pernas e 1 cabeça. E não somos omnipresentes.
Sou contratado à mais de 4 anos, trabalhando um pouco à margem da lei com contratos de 6 meses "miraculosamente" renovados. Mas será que algum dia deixarão de precisar realmente dos enfermeiros para termos um contrato tipo "hipermercado" ou pior?
Depois, nestes 4 anos vi o meu ordenado ser aumentado pouco mais de 40€, ou seja 10€ ano. Não subi nenhum escalão, grau, etc, porque simplesmente não há carreira de enfermagem definida, e como contratado a coisa complica-se. Qual é o meu estímulo todos os dias? Apesar de ainda adorar o que faço, trabalho porque preciso do €€€€. É frustrante pensar que todos os anos ao contrário do que deveria ser, ganharei menos. Deveria ganhar como licenciado e ganhar horas extras se me fossem exigidas.
Eu que ganho 6,5€ à hora, bem menos que alguns funcionárias da limpeza (sem desprimor para o seu trabalho), não me pagam horas extra. Mas pagar 2500€ por 24h de um médico, já é moralmente e legalmente aceite.Deixemos de ser hipócritas. Sou mal pago. Sinto todos os dias na pele, o peso e o risco desta profissão, que não é dar injecções e medir tensões. Está redondamente enganado quem dessa forma pensa. Somos um elo central nas relações clínicas, um peça chave. Quem esteve internado e já precisou de nós saberá a tudo o que me refiro.
Formação adicional é sempre condicionada pelos serviços e instituições, num país que quer ter miúdos com computadores por todo o lado, num país em que se não formos doutores não somos ninguém, mas apelar a uma formação contínua, tendencialmente gratuita, é só para outras classes. A qualidade afinal é para outros verem. O doente que se trame.
Se tenho um curso de suporte básico de vida, devo-o a mim. 200€ e tem de ser renovado em 2-3 anos.
Se tenho um curso de suporte avançado de vida, devo-o a mim. 400€ e renovado em 2-3anos.
Se quero ser especialista, terei de ter pelo menos mais 6000€ de propinas para pagar. E depois, esperar que me aceitem numa instituição, que abram concursos, que se desbloqueiem verbas, etc. Um médico depois de médico torna-se especialista praticamente sem ir à escola em 6 anos. A prática é quase tudo. Nós seremos muito diferentes?
Se quero tirar uma pós.graduação ou mestrado, arrisco-me a queimar as pestanas e tirar tempo à família, não esquecendo mais 3000€ ou 6000€ de propinas. Em troca recebo mais 0€ ao fim do mês. É isto um estímulo ao desenvolvimento? É assim que a profissão está. É assim que nos sentimos.
E vós que opinião têm dos Enfermeiros?"
Voto de protesto, todos os enfermeiros que se sintam atacados e lesados NÃO DEVEM VOTAR PS, todos os enfermeiros que se sintam lesados, humilhados e diminuidos, DEVEM manifesta-lo à nossa provecta e dignissima "mãe construtora", bem como a todos os órgãos dirigentes da nossa fantástica e tão activa ordem, querem lutar pela enfermagem?
é fácil, DIGAM NÃO.
Não quando são chamados a trair a classe por um punhado de euros, não quando são chamados às urnas, votando CONTRA A Doutora filósofa Mariaa Augusta, não quando a tentação do estatuto estiver a falar mais alto, e estiverem quase a enviar a candidatura ao mestradinho ou doutoramentozão, não quando os auxiliares estiverem a realizar um acto de enfermagem, não quando outros técnicos usurpam as vossas funções.
Quando surgiram as licenciaturas a pergunta dos colegas que iam tirando o complemento era:
"Para que é que isto serve, se continuo a ter de lavar cus?"
Foi isto que arruinou a nossa classe, foi esta postura, este almejar de ser Doutor.
Agora estamos a tornar-nos os Doutores do Nada, porque dentro em breve a enfermagem vai desaparecer.
Sempre que nos tomam de assalto e roubam as nossas funções, estamos um passo mais próximo, o ano passado terminou com as farmácias a poderem fazer pensos, administrar injectáveis e a vacinar, até então eu podia dizer quando alguém me dizia que ia á farmácia fazer este ou aquele tratamento " Isso é ilegal, eles não podem fazer isso, procure um enfermeiro", agora que podemos dizer??
Agora são os TAE, se bem me lembro, a primeira voz de defesa contra a criação desta carreira veio da ORDEM dos Médicos, enquanto que a Augustinha lá andava a filosofar nos seminários de ética.
Querem lutar contra isto??
GREVE Á emergência hospitalar!!!
ENFERMEIROS NÂO CONCORRAM AO INEM!!!
deixem que eles resolvam a situação com os socorristas, bombeiros e afins.
COMECEM A DIZER NÃO, pelo futuro da classe!!!
é fácil, DIGAM NÃO.
Não quando são chamados a trair a classe por um punhado de euros, não quando são chamados às urnas, votando CONTRA A Doutora filósofa Mariaa Augusta, não quando a tentação do estatuto estiver a falar mais alto, e estiverem quase a enviar a candidatura ao mestradinho ou doutoramentozão, não quando os auxiliares estiverem a realizar um acto de enfermagem, não quando outros técnicos usurpam as vossas funções.
Quando surgiram as licenciaturas a pergunta dos colegas que iam tirando o complemento era:
"Para que é que isto serve, se continuo a ter de lavar cus?"
Foi isto que arruinou a nossa classe, foi esta postura, este almejar de ser Doutor.
Agora estamos a tornar-nos os Doutores do Nada, porque dentro em breve a enfermagem vai desaparecer.
Sempre que nos tomam de assalto e roubam as nossas funções, estamos um passo mais próximo, o ano passado terminou com as farmácias a poderem fazer pensos, administrar injectáveis e a vacinar, até então eu podia dizer quando alguém me dizia que ia á farmácia fazer este ou aquele tratamento " Isso é ilegal, eles não podem fazer isso, procure um enfermeiro", agora que podemos dizer??
Agora são os TAE, se bem me lembro, a primeira voz de defesa contra a criação desta carreira veio da ORDEM dos Médicos, enquanto que a Augustinha lá andava a filosofar nos seminários de ética.
Querem lutar contra isto??
GREVE Á emergência hospitalar!!!
ENFERMEIROS NÂO CONCORRAM AO INEM!!!
deixem que eles resolvam a situação com os socorristas, bombeiros e afins.
COMECEM A DIZER NÃO, pelo futuro da classe!!!
Ora bem... Por onde começar...
Entendo perfeitamente os TAE´s, que querem passar por cima de tudo e de todos (enfermeiros)... Então e os Médicos... Querem mais competências e mais dinheiro...
A diferença é que eu sei o porquê destes técnicos detestarem os Enfermeiros... Foram Enfermeiros e Médicos que formaram os TAE´S e hierarquicamente estarão sempre a cima dos tecnicos... Não gostam desta hierarquia, que se deixem estar nos Bombeiros onde cada um pode mandar... É a sua quintinha...
Estou dentro do processo de formação dos Paramédicos e para esclarecer os meus colegas, estes devem saber que o Médico, o Enfermeiro e o técnico podem ser Paramédicos... A diferença reside no que cada um tem de fazer para lá chegar, sendo que o técnico terá de fazer uma formação com avaliações e tudo muito superior á formação que um enfermeiro e um médico têm de fazer para lá chegar...
Depois temos os níveis... É evidente e lógico que o Médico estará sempre no topo da cadeia e o técnico no fundo...
Depois há outra questão... Eu não tenho qualquer problema em fazer testes teóricos e práticos... Fui assim educado a estudar constantemente e a constantemente ser avaliado... Quero ver como é que os TAE´s vão fazer esta formação... É que não tem nada a ver com a formação do INEM... Tem avaliações em Anatomia, Fisiologia, Farmacodinâmica( não é só aspirina, morfina e paracetamol), etc, etc. Mas a seu tempo se verá...
Se a Ordem dos Enfermeiros tomar uma posição melhor, senão nós estamos cá para fazer prevalecer as nossas posições...
A minha opinião e tendo em conta os conteúdos programados para o Curso, 50% de vocês não consegue sequer entrar no Curso....
A Enfermagem está para ficar e não são uns TAE´s que nos vão deitar a baixo...
Um abraço a todos os que querem trabalhar em conjunto... Aos outros virem-se para as vossas corporações antes que seja tarde.
Entendo perfeitamente os TAE´s, que querem passar por cima de tudo e de todos (enfermeiros)... Então e os Médicos... Querem mais competências e mais dinheiro...
A diferença é que eu sei o porquê destes técnicos detestarem os Enfermeiros... Foram Enfermeiros e Médicos que formaram os TAE´S e hierarquicamente estarão sempre a cima dos tecnicos... Não gostam desta hierarquia, que se deixem estar nos Bombeiros onde cada um pode mandar... É a sua quintinha...
Estou dentro do processo de formação dos Paramédicos e para esclarecer os meus colegas, estes devem saber que o Médico, o Enfermeiro e o técnico podem ser Paramédicos... A diferença reside no que cada um tem de fazer para lá chegar, sendo que o técnico terá de fazer uma formação com avaliações e tudo muito superior á formação que um enfermeiro e um médico têm de fazer para lá chegar...
Depois temos os níveis... É evidente e lógico que o Médico estará sempre no topo da cadeia e o técnico no fundo...
Depois há outra questão... Eu não tenho qualquer problema em fazer testes teóricos e práticos... Fui assim educado a estudar constantemente e a constantemente ser avaliado... Quero ver como é que os TAE´s vão fazer esta formação... É que não tem nada a ver com a formação do INEM... Tem avaliações em Anatomia, Fisiologia, Farmacodinâmica( não é só aspirina, morfina e paracetamol), etc, etc. Mas a seu tempo se verá...
Se a Ordem dos Enfermeiros tomar uma posição melhor, senão nós estamos cá para fazer prevalecer as nossas posições...
A minha opinião e tendo em conta os conteúdos programados para o Curso, 50% de vocês não consegue sequer entrar no Curso....
A Enfermagem está para ficar e não são uns TAE´s que nos vão deitar a baixo...
Um abraço a todos os que querem trabalhar em conjunto... Aos outros virem-se para as vossas corporações antes que seja tarde.
Vejam se aprendem de uma vez por todas o que é a usurpação de funções.
Tomando como exemplo apenas o primeiro da lista acima colocada:
"a)técnicos de laboratório a fazer colheitas de sangue, não só nos laboratórios privados, mas também a nível hospitalar. Mais, estes técnicos já algum tempo que reclamam devem ser eles a fazerem as transfusões de sangue."
Despacho n.º 8838/2001(2ª serie) Define os técnicos habilitados a efectuar colheitas de produtos biológicos.
De acordo com o artigo 35.º do Decreto-Lei n.º 217/99, de 15 de Julho, com a redacção introduzida pelo artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 534/99, de 11 de Dezembro, ouvida a CTN, consideram-se habilitados para efectuar colheitas de produtos biológicos:
1) Os especialistas em patologia clínica ou em análises clínicas inscritos, respectivamente, na Ordem dos Médicos ou na Ordem dos Farmacêuticos;
2) O pessoal técnico cuja competência resulte de cursos, equivalências ou reconhecimentos adequados previstos nos n.os 1 e 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 320/99, de 11 de Agosto, ou a que, com vínculo contratual ao laboratório, seja reconhecida competência pelo respectivo director em termos equivalentes aos dos preceitos citados e do artigo 8.º do mesmo diploma.
28 de Fevereiro de 2001. - A Ministra da Saúde, Maria Manuela de Brito Arcanjo Marques da Costa.
Juízo.
Tomando como exemplo apenas o primeiro da lista acima colocada:
"a)técnicos de laboratório a fazer colheitas de sangue, não só nos laboratórios privados, mas também a nível hospitalar. Mais, estes técnicos já algum tempo que reclamam devem ser eles a fazerem as transfusões de sangue."
Despacho n.º 8838/2001(2ª serie) Define os técnicos habilitados a efectuar colheitas de produtos biológicos.
De acordo com o artigo 35.º do Decreto-Lei n.º 217/99, de 15 de Julho, com a redacção introduzida pelo artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 534/99, de 11 de Dezembro, ouvida a CTN, consideram-se habilitados para efectuar colheitas de produtos biológicos:
1) Os especialistas em patologia clínica ou em análises clínicas inscritos, respectivamente, na Ordem dos Médicos ou na Ordem dos Farmacêuticos;
2) O pessoal técnico cuja competência resulte de cursos, equivalências ou reconhecimentos adequados previstos nos n.os 1 e 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 320/99, de 11 de Agosto, ou a que, com vínculo contratual ao laboratório, seja reconhecida competência pelo respectivo director em termos equivalentes aos dos preceitos citados e do artigo 8.º do mesmo diploma.
28 de Fevereiro de 2001. - A Ministra da Saúde, Maria Manuela de Brito Arcanjo Marques da Costa.
Juízo.
Sinceramente
Sabem o que os Senhores TAE´s conseguiram com esta forma estupida de "involuirem"?sim pk isto não é evoluir! Conseguiram que agora a vossa vida de TAE´s vai ficar tão dificil nas Urgencias...eu ate vos tinha respeito e achava pessoas com humildade e vontade de aprender...agora nem vos quero ver à frente! É triste tentar subri à custa da humilhação de outra classe com uma história e factos provados de pedra fundamental no sistema de saude! Voces foram formados por Enfermeiros, o que voces estao a fazer é como se fosse um filho a bater num pai! Por isso perderam tudo de nós enfermeiros e garanto-vos que nas urgencias na rua c a vmer´s apartir de agora nem conversa quero com voces, apenas que me segurem nos soros e me levem os sacos!Doi-me ver tudo o que fiz por vós!tanta coisa que vos ensinei e agora isto???Tenham vergonha!
Por tudo isto so me resta apelar aos colegas da urgencias, das vmer´s e das delegações do INEM por uma coisa:
FAÇAM VIDA NEGRA AOS TAE´s!!!!depois do que li é o que merecem!
Sabem o que os Senhores TAE´s conseguiram com esta forma estupida de "involuirem"?sim pk isto não é evoluir! Conseguiram que agora a vossa vida de TAE´s vai ficar tão dificil nas Urgencias...eu ate vos tinha respeito e achava pessoas com humildade e vontade de aprender...agora nem vos quero ver à frente! É triste tentar subri à custa da humilhação de outra classe com uma história e factos provados de pedra fundamental no sistema de saude! Voces foram formados por Enfermeiros, o que voces estao a fazer é como se fosse um filho a bater num pai! Por isso perderam tudo de nós enfermeiros e garanto-vos que nas urgencias na rua c a vmer´s apartir de agora nem conversa quero com voces, apenas que me segurem nos soros e me levem os sacos!Doi-me ver tudo o que fiz por vós!tanta coisa que vos ensinei e agora isto???Tenham vergonha!
Por tudo isto so me resta apelar aos colegas da urgencias, das vmer´s e das delegações do INEM por uma coisa:
FAÇAM VIDA NEGRA AOS TAE´s!!!!depois do que li é o que merecem!
sem desprestigio para ninguem... nao queira colocar tudo no mesmo saco. elementos com formação de nivel superior e maioritariamente com formação em emergencia e elementos cujas intervenções se baseiam no senso comum e umas formações adicionais. Cada macaco no seu galho. Cada um foi formado e habilitado para o que foi... se nao se sentem realizados com o que fazem, pos muito bem façam formação superior e tornem-se enfermeiros ou médicos. Nao me parece correcto é que atraves desta forma ilusionista possam obter resultados com selo de qualidade.
ANÓNIMO DAS 5:42
Parabéns pela sua postura! Espelha o que de melhor teremos no PH, com esses ditos técnicos....
É daqueles que tem muito palavreado mas depois a escrever....Escreve como fala...é o produto das NOVAS OPORTUNIDADES!
Tenho pena que estejam à sombra de duas personagens, que vos fizeram a papinha TODA e que têm peso político! Além disso não sabem reconhecer quem vos ensinou o BÊÁBÁ da Emergência: os ENFERMEIROS!
Mas depois a MONTANHA VAI PARIR um TEPH!!!
Não lancem já foguetes!
Cumprimentos e até breve!
Parabéns pela sua postura! Espelha o que de melhor teremos no PH, com esses ditos técnicos....
É daqueles que tem muito palavreado mas depois a escrever....Escreve como fala...é o produto das NOVAS OPORTUNIDADES!
Tenho pena que estejam à sombra de duas personagens, que vos fizeram a papinha TODA e que têm peso político! Além disso não sabem reconhecer quem vos ensinou o BÊÁBÁ da Emergência: os ENFERMEIROS!
Mas depois a MONTANHA VAI PARIR um TEPH!!!
Não lancem já foguetes!
Cumprimentos e até breve!
Entre toda esta discussão, acho que se perde o essencial, a VIDA dos doentes... Eu nao sou enfermeiro, nem TAE, embora voluntariamente seja TAS. Nao tenho nenhum interesse nem de um lado nem do outro ja que a minha vida de faz bem "acima" destas discussões, mas tenho que perguntar se alguem por ventura se lembou do mais importante?? So vejo aqui coments de, por um lado, enfermeiros frustrados a queixarem se de uma provavel usurpaçao de funçoes e lugares (mas não é isso que tentam permanentemente em relaçao aos medicos??), e por outro lado, TAE's mts deles saidos do fantastico programa das "novas oportunidades", para mim iletrados disfarçados, a quererem ser doutores...no meio disto tudo ficam os doentes, esquecidos, pk na verdade o que interessa e defender interesses que nada tem a ver com a saude e vida das pessoas... Os TAE's, sendo uma realidade, quanto mais formaçao tiverem melhor para as pessoas que assistem, e tentar diminuir isso, não é apenas ir contra os tae's mas sim contra a populaçao que servem. Por outro lado, saber estar no seu lugar é algo importante na vida, e embora nesse campo os enfermeiros nao sejam exemplo para ninguem, nao me parece que correcto que se faça destes tecnicos, susbtitutos ao nivel de enfermeiros. Na EPH muito do sucesso da EQUIPA médica, passa pelo bom entendimento entre medico e enfermeiro, uma sincronizaçao que tem de ser (e é na maior parte das vezes) quase perfeita...
E em relaçao as vmers, elas nao irão acabar, nem tao pouco ser tripuladas por tecnicos (ou sera que tambem ja acham que os medicos nao tem lugar na EPH?? se calhar e melhor pedir consentimento aos TAEs para realizar um kk acto medico...) enfim, penso que os medicos serao os 1os a opor s a kk coisa deste genero, dai k tecnicos ou paramdc nas vmers é uma miragem...
E em relaçao as vmers, elas nao irão acabar, nem tao pouco ser tripuladas por tecnicos (ou sera que tambem ja acham que os medicos nao tem lugar na EPH?? se calhar e melhor pedir consentimento aos TAEs para realizar um kk acto medico...) enfim, penso que os medicos serao os 1os a opor s a kk coisa deste genero, dai k tecnicos ou paramdc nas vmers é uma miragem...
bem... depois de ler todos os comentários a este post só posso retirar a seguinte ilação: ser enfermeiro é uma grandessíssima chatice...
o que vejo aqui é uma enorme falta de conhecimento relativamente à carreira dos TAE's... vai haver lugar para todos! vão continuar a existir bombeiros, enfermeiros, medicos e TAE's (com mais formação) no pré-hospitalar... pois parece-me a mim que uma licenciada em filosofia que apenas com uma formação de 160h se torne uma boa TAE... é necessário mais e melhor formação, agora os senhores TAE's convençam-se é que os enfermeiros nunca irão deixar de existir no pré-hospitalar... mas nunca mesmo! se quiserem continuar a fazer correr rios de tinta sobre este assunto, força! mas apenas estão a gastar o vosso latim...
nao é para defender a classe de enfermagem mas considero um retrocesso investir em pessoal com menos qualificaçao para o pre hospitalar.
tal como querem tirar o pre hospitalar dos bombeiros, agora tambem a enfermagem... tirem os medicos tambem... e depois quero ver quem prescreve os farmacos...(ja que mais ninguem em portugal esta habilitado a fazer).
concluido acho totalmente um retroceder esta medida, e principalmente gastar mais euros (numa altura que se fala tanto de crise) em formaçao de novas pessoas quando ja existe pessoal especializado.
tal como querem tirar o pre hospitalar dos bombeiros, agora tambem a enfermagem... tirem os medicos tambem... e depois quero ver quem prescreve os farmacos...(ja que mais ninguem em portugal esta habilitado a fazer).
concluido acho totalmente um retroceder esta medida, e principalmente gastar mais euros (numa altura que se fala tanto de crise) em formaçao de novas pessoas quando ja existe pessoal especializado.
acho que o que devia ser mudado era a chefias de enfermagem... principalmente na ordem... em vez de promoverem a profissao so pensam em greves... mudem tamem o tipo de formaçao nas escolas... depois falam que devemos especializar...
eu sou estudante e nao tenho tempo... esta coisa de bolonha so foi para atrapalhar. temos um horario carregado e ainda por cima temos de fazer trabalhos estupidos que n se aprende nada. acho que a especializaçao deveria começar nas escolas, mas nem tempo temos para fazer aquilo que devemos ensinar aos utentes(alimentaçao saudavel e exercicio fisico ultimamnete nao faz parte das minhas rotinas)
eu sou estudante e nao tenho tempo... esta coisa de bolonha so foi para atrapalhar. temos um horario carregado e ainda por cima temos de fazer trabalhos estupidos que n se aprende nada. acho que a especializaçao deveria começar nas escolas, mas nem tempo temos para fazer aquilo que devemos ensinar aos utentes(alimentaçao saudavel e exercicio fisico ultimamnete nao faz parte das minhas rotinas)
Ao anónimo das 10:54 que disse:
"acho que o que devia ser mudado era a chefias de enfermagem... principalmente na ordem... "
Eu respondo :" principalmente na Ordem"...!! estou de acordo , embora haja Enfermeiros com capacidades de fazer uma boa gestão da Ordem, apenas se limitam a seguir o "lobo"....
"em vez de promoverem a profissao so pensam em greves... "
Eu respondo: já agora o que pensa que andam os Sindicatos a fazer ? Não me diga que é daqueles alunos de Enfermagem que furam as greves dos Enfermeiros e que se escondem do Piquete de Greve....!!!!
"acho que o que devia ser mudado era a chefias de enfermagem... principalmente na ordem... "
Eu respondo :" principalmente na Ordem"...!! estou de acordo , embora haja Enfermeiros com capacidades de fazer uma boa gestão da Ordem, apenas se limitam a seguir o "lobo"....
"em vez de promoverem a profissao so pensam em greves... "
Eu respondo: já agora o que pensa que andam os Sindicatos a fazer ? Não me diga que é daqueles alunos de Enfermagem que furam as greves dos Enfermeiros e que se escondem do Piquete de Greve....!!!!
Falemos de ética e deontologia, isso sim, são os verdadeiros desafios da Enfermagem
Abram mais Escolas de Enfermagem, façamos todos mestrados e doutoramentos e vamos reflectir sobre ética e deontologia
Deixemos de nos preocupar com estas futilidades!
Para quando um novo congresso de ética e deontologia?
Abram mais Escolas de Enfermagem, façamos todos mestrados e doutoramentos e vamos reflectir sobre ética e deontologia
Deixemos de nos preocupar com estas futilidades!
Para quando um novo congresso de ética e deontologia?
Em resposta ao anónimo das 8:58 pm que disse :
"OI NEL
Também nao voto PS.
Sabes dizer o que se passa com o site do SE?
Pifou."
As comunicações do SE com o exterior: site, fax,e-mail e telefone (707204040) têm séria avaria por incúria de empresa de telecomunicações.
Assim para sócios e colegas que queiram aceder a informação do Sindicto dos Enfermeiros-SE , têm um blog provisório , pois em tempos como este não é aceitável que os Enfermeiros fiquem sem ouvir e ler mais uma voz que se levanta contra os adversários da ENFERMAGEM.
O blog é :
http://sindicatodosenfermeiros.blogspot.com
"OI NEL
Também nao voto PS.
Sabes dizer o que se passa com o site do SE?
Pifou."
As comunicações do SE com o exterior: site, fax,e-mail e telefone (707204040) têm séria avaria por incúria de empresa de telecomunicações.
Assim para sócios e colegas que queiram aceder a informação do Sindicto dos Enfermeiros-SE , têm um blog provisório , pois em tempos como este não é aceitável que os Enfermeiros fiquem sem ouvir e ler mais uma voz que se levanta contra os adversários da ENFERMAGEM.
O blog é :
http://sindicatodosenfermeiros.blogspot.com
A Enfermagem actual faz-me lembrar o Sub-Prime Americano: colocaram-se demasiadas expectativas no trajecto a ser encetado pela Enfermagem, muitos investiram nela, Tiraram o seu curso, a sua especialidade, o seu mestrado, à espera dos dividendos prometidos. Mas eis que o cataclismo acontece; a cotação da profissão se desvaloriza , as "rentabilidades" anunciadas e acreditadas por muitos se revelaram num engodo e agora vemos enfermeiros que foram esvaziados das suas aspirações, profissionais que são "vendidos " ao desbarato a abutres rapinários exploradores do trabalho dos outros, "usuários " do trabalho dos Enfermeiros que agora os querem trocar por outros produtos de suposta maior "rentabilidade", como é o caso do "package paramédico", que é uma espécie de "imitação barata e de fraca qualidade" dos Enfermeiros do PH, daquelas que se vendem na loja chinesa. Enquanto isso o barómetro da confiança da classe vai caindo vertiginosamente. A Enfermagem está numa espiral de crise, e há que extrair lições dessa crise, para não cometer os mesmos erros. É também essencial apurar as responsabilidades de tal situação, sendo que algumas delas radicam dentro da própria profissão.
Aquilo que vivemos actualmente é uma espécie de "Caso Madoff" da Enfermagem (com as devidas adaptações), só que no nosso caso ninguém sabe onde está MAdoff..
Aquilo que vivemos actualmente é uma espécie de "Caso Madoff" da Enfermagem (com as devidas adaptações), só que no nosso caso ninguém sabe onde está MAdoff..
Sou enfermeiro hà 14 anos e desde então percebi que a enfermagem vive de filosofias sem ter de facto a autonomia e identidade que deveria ter. As escolas "ensinam" o cuidar e quando se chega aos contextos de trabalho exigem-nos trabalhar.Existe de facto um distanciamento entre a teoria e a prática que dificilmente se resolverá e nós só existimos porque outras classes precisam de nós para as higienes............
Os sindicatos a ordem tem resolvido muito pouca coisa. É só tachos as direções de enfermagem tambem se esquecem da classe. Relativamente à proxima greve não vejo por parte dos sindicatos a divulgação necessária para explicar as nossas revindicações é certo que é da responsabilidade de cada um de nós andarmos informados mas não é menos verdade que o sindicato parece obsoleto.Parabens a si Drº Enfermeiro parece-me ser uma pessoa coerente e que pensa no bem da enfermagem continue até que a voz lhe doa.Concordo consigo relativamente à revista da ordem. Será que a nossa classe é tão "quadrada" que não sabe falar de mais nada a não ser de ética. Aonde estão os mestradados e os doutores que dão tão pouca visibilidade à enfermagem?
Os sindicatos a ordem tem resolvido muito pouca coisa. É só tachos as direções de enfermagem tambem se esquecem da classe. Relativamente à proxima greve não vejo por parte dos sindicatos a divulgação necessária para explicar as nossas revindicações é certo que é da responsabilidade de cada um de nós andarmos informados mas não é menos verdade que o sindicato parece obsoleto.Parabens a si Drº Enfermeiro parece-me ser uma pessoa coerente e que pensa no bem da enfermagem continue até que a voz lhe doa.Concordo consigo relativamente à revista da ordem. Será que a nossa classe é tão "quadrada" que não sabe falar de mais nada a não ser de ética. Aonde estão os mestradados e os doutores que dão tão pouca visibilidade à enfermagem?
A ética de Lucilia Nunes, Sérgio Deodato, Germano Couto e, sobretudo, BESTAnoria da OE:
OFICIALMENTE, Lucilia Nunes (quando Presidente do CJ-Hoje nº 2 da OE), tomou conhecimento de um crime publico (VIOLAÇÃO DE SEGREDO DE JUSTIÇA)praticado por membros os órgãos da OE.
Que fez?
Ordenou o arquivamento da denuncia, por proposta de Sérgio Deodato (actual Presidente do CJ)
ÉTICA na OE? De que falam?
OFICIALMENTE, Lucilia Nunes (quando Presidente do CJ-Hoje nº 2 da OE), tomou conhecimento de um crime publico (VIOLAÇÃO DE SEGREDO DE JUSTIÇA)praticado por membros os órgãos da OE.
Que fez?
Ordenou o arquivamento da denuncia, por proposta de Sérgio Deodato (actual Presidente do CJ)
ÉTICA na OE? De que falam?
eu Compreendo que possam existir enfermeiros preocupados com esta situação....mas esses devem ser aqueles que não tem a certeza da sua real competência... um abraço.
Escrevemos muito, mas de acção a classe de enfermagem tem pouco. As palavras, o vento as leva, as acções são as que marcam a diferença!
Inovando só mesmo passando das palvras aos actos, para muitos dos enfermeiros. A Começar pelas nossas estruturas representativas, tais como a OE e Direcções de Enfermagem.
Estou Contigo NEL
Inovando só mesmo passando das palvras aos actos, para muitos dos enfermeiros. A Começar pelas nossas estruturas representativas, tais como a OE e Direcções de Enfermagem.
Estou Contigo NEL
O anónimo das 8.25 PM, evoca o "Despacho n.º 8838/2001(2ª serie)e n.os 1 e 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 320/99, de 11 de Agosto".
Para dizer que existem outros técnicos habilitados a colher sangue, o que só vem evidenciar a hipocrisia da situação.
Os enfermeiros já fazia colheitas de sangue, muito antes de 1999 e de 2001.
Mas uma OE ineficaz, vem desde então permitindo que outras classes se apropriem de funções que são inerentes aos Enfermeiros.
Este aproveitam o facto de não existir a tal definição do "Acto de Enfermagem", para exercer a sua influência nos meios políticos e assim legitimarem a usurpação de funções que não lhes pertencem.
O que eu quero ver é aprovarem que são eles que estão habilitados para mudar fraldas!!!!
EU NÃO VOTO PS!
Para dizer que existem outros técnicos habilitados a colher sangue, o que só vem evidenciar a hipocrisia da situação.
Os enfermeiros já fazia colheitas de sangue, muito antes de 1999 e de 2001.
Mas uma OE ineficaz, vem desde então permitindo que outras classes se apropriem de funções que são inerentes aos Enfermeiros.
Este aproveitam o facto de não existir a tal definição do "Acto de Enfermagem", para exercer a sua influência nos meios políticos e assim legitimarem a usurpação de funções que não lhes pertencem.
O que eu quero ver é aprovarem que são eles que estão habilitados para mudar fraldas!!!!
EU NÃO VOTO PS!
11.20
já lá vao uns anitos eu era obrigada a fazer as colheitas, para os senhores analistas estarem na sua caminha no bem bom e eu dursnte a noite a dar o litro.
Aí não havia usurpação de funções por parte dos enfermeiros.
Era sim, obrigada a fazer as colheitas por a minha gestora, que nessa altura ainda era chefe, para quando chegassam ao laboratorio, terem a papinha toda feita.
E agora é ridiculo pelo menos.
já lá vao uns anitos eu era obrigada a fazer as colheitas, para os senhores analistas estarem na sua caminha no bem bom e eu dursnte a noite a dar o litro.
Aí não havia usurpação de funções por parte dos enfermeiros.
Era sim, obrigada a fazer as colheitas por a minha gestora, que nessa altura ainda era chefe, para quando chegassam ao laboratorio, terem a papinha toda feita.
E agora é ridiculo pelo menos.
AFIRMO COM CONVICÇÃO DE QUE SÓ OS ENFERMEIROS ESTÃO HABILITADOS A FAZER COLHEITAS DE SANGUE E A FAZER COLHEITA ASSÉPTICA DE URINA, NAS SITUAÇÕES EM QUE ESTÁ IMPLÍCITO O CATETERISMO VESICAL.
Mas da forma que isto anda, não me admira nada que os técnicos de laboratório passem também a reclamar o cateterismo vesical como sendo uma função deles.
RIDÍCULO, é o facto dos Técnicos de Laboratório não fazerem a menor ideia do que é e onde se localiza a veia mediana cefálica e a veia mediana basílica, confundem-nas com a Basílica de S.Pedro, pior ainda, é que após terem feito diversos hematomas, venham com um ar de "anjinhos" pedir a colaboração dos Enfermeiros.
O sangradouro é o seu local preferido, ou será matadouro!
Bom em boa verdade, quem fica prejudicado é o utente, que é atendido por um profissional que não está qualificado para a intervenção em causa, fala claro das punções venosas para colheita de sangue.
EU NÃO VOTO PS.
Mas da forma que isto anda, não me admira nada que os técnicos de laboratório passem também a reclamar o cateterismo vesical como sendo uma função deles.
RIDÍCULO, é o facto dos Técnicos de Laboratório não fazerem a menor ideia do que é e onde se localiza a veia mediana cefálica e a veia mediana basílica, confundem-nas com a Basílica de S.Pedro, pior ainda, é que após terem feito diversos hematomas, venham com um ar de "anjinhos" pedir a colaboração dos Enfermeiros.
O sangradouro é o seu local preferido, ou será matadouro!
Bom em boa verdade, quem fica prejudicado é o utente, que é atendido por um profissional que não está qualificado para a intervenção em causa, fala claro das punções venosas para colheita de sangue.
EU NÃO VOTO PS.
"AFIRMO COM CONVICÇÃO DE QUE SÓ OS ENFERMEIROS ESTÃO HABILITADOS A FAZER COLHEITAS DE SANGUE E A FAZER COLHEITA ASSÉPTICA DE URINA, NAS SITUAÇÕES EM QUE ESTÁ IMPLÍCITO O CATETERISMO VESICAL."
Esconde-te nel.
Qualquer técnico de analises clinicas põe um enfermeiro a um canto em colheitas.
Sobre anatomia é melhor estares calado, que dessa tua raça já vi muita coisa de bradar aos ceus.
Graças a esses delirios típicos nunca hão de ser levados a sério e sair do buraco onde estão.
Esconde-te nel.
Qualquer técnico de analises clinicas põe um enfermeiro a um canto em colheitas.
Sobre anatomia é melhor estares calado, que dessa tua raça já vi muita coisa de bradar aos ceus.
Graças a esses delirios típicos nunca hão de ser levados a sério e sair do buraco onde estão.
"o que vejo aqui é uma enorme falta de conhecimento relativamente à carreira dos TAE's... vai haver lugar para todos! vão continuar a existir bombeiros, enfermeiros, medicos e TAE's (com mais formação) no pré-hospitalar... pois parece-me a mim que uma licenciada em filosofia que apenas com uma formação de 160h se torne uma boa TAE... é necessário mais e melhor formação, agora os senhores TAE's convençam-se é que os enfermeiros nunca irão deixar de existir no pré-hospitalar... mas nunca mesmo! se quiserem continuar a fazer correr rios de tinta sobre este assunto, força! mas apenas estão a gastar o vosso latim..."
devias mesmo seguir filosofiaaaaa...
Sua TROL
devias mesmo seguir filosofiaaaaa...
Sua TROL
Sr. anónimo das 3:49 pois eu tambem vejo analistas a colher sangue aplicando "tecnicas" de bradar aos ceus. Concordo com o Nel apenas fazem colheitas nos sangradouros e quando a fonte seca (depois de "estragados")correm aos enfermeiros, e ai ja somos os melhores, os mais capacitados, para fazer as colheitas "dificeis".
existem certas técnicas invasoras que necessitam de terminadas artérias e veias e depois constatamos que tem hematomas, dificultando ou impossibilitando a tecnica, ai até os sr doutores culpam os enfermeiros pelo sucedido, resumindo a culpa de todo mal que sucede nos serviços é sempre dos enfermeiros.
Mas como tenho as costas largas e tenho presente as minhas competencias, só tenho pena dos doentes que são seres humanos inocentes no meio desta guerra.
existem certas técnicas invasoras que necessitam de terminadas artérias e veias e depois constatamos que tem hematomas, dificultando ou impossibilitando a tecnica, ai até os sr doutores culpam os enfermeiros pelo sucedido, resumindo a culpa de todo mal que sucede nos serviços é sempre dos enfermeiros.
Mas como tenho as costas largas e tenho presente as minhas competencias, só tenho pena dos doentes que são seres humanos inocentes no meio desta guerra.
Boa tarde, os TAE´s não são contra aos enfermeiros, apenas se irão uniformizar as coisas, os enfermeiros que quiserem fazer pré, apenas tem que fazer a formação de TEPH e exercem na rua como TEPH e no hospital ou clinicas como enfermeiros.
Anónimo das 3.49.Com essa estupidez delirante,só podes desconhecer defacto a qualidade dos enfermeiros.
Eu como enfermeiro desafio-te a ti a fazer qq tipo de colheita venosa ou arterial.
É só combinares o local e quando.
Não somos piores nem melhores,simplesmente diferentes.
A tua opinião cheira a dça mental.
Eu como enfermeiro desafio-te a ti a fazer qq tipo de colheita venosa ou arterial.
É só combinares o local e quando.
Não somos piores nem melhores,simplesmente diferentes.
A tua opinião cheira a dça mental.
Para a anonimo das 3h49:
Nao sao dezenas, nem centenas... sao milhares as vezes que tive de colher sangue a doentes que ja tinham sido " crivados" por tecnicos como tu. Milhares.
Nao sei quantas vezes os enfermeiros chamaram por ti??
Sobre anatomia..... nem sei que te diga!
Nao sao dezenas, nem centenas... sao milhares as vezes que tive de colher sangue a doentes que ja tinham sido " crivados" por tecnicos como tu. Milhares.
Nao sei quantas vezes os enfermeiros chamaram por ti??
Sobre anatomia..... nem sei que te diga!
Tanto ódio contido que anda por aqui...contra os TAE´s, TDT´s, Farmacêuticos, etc...
Os principais problemas da enfermagem é receberem abaixo do devido e progressão de carreira, não o resto das carreiras!!!
Parem com esta hostilidade e lutem pelos verdadeiros problemas.
Os principais problemas da enfermagem é receberem abaixo do devido e progressão de carreira, não o resto das carreiras!!!
Parem com esta hostilidade e lutem pelos verdadeiros problemas.
Ãnonimos das 12.17 e 1.16, o vosso problema (e d muitos outros como vcs) é que se apercebem que tiraram um curso que de facto é muito limitado a nivel cientifico e como s isso nao bastasse deixa mesmo a nivel tecnico muito a desejar, de tal maneira que mesmo outros tecnicos de saude, sabem executar tarefas k supostamente vcs defendem como sendo vossas...tal é a dificuldade! Se ainda me falassem numa veia central por exemplo...ah, esqueci m, para essas tem de ser o Médico...vcs ficam se pelas perifericas e acham isso o suprassumo da dificuldade...enfim, lembra me a questao das vacinas e dos farmaceuticos. Quando vi o tipo de vacinas e de procedimento que estava em questao, so me deu vontade de rir, e percebi nessa altura porque ninguem vos ligou nada...
Para o anónimo das 3.49 PM, ébrias palavras são o fruto de etil pensamento...
O álcool a 70%, usa-se no algodão para fazer a anti-sépsia local.
O seu consumo além de provocar danos cerebrais, está contra-indicado...
Com os melhores Cumprimentos!!!
EU NÃO VOTO PS
O álcool a 70%, usa-se no algodão para fazer a anti-sépsia local.
O seu consumo além de provocar danos cerebrais, está contra-indicado...
Com os melhores Cumprimentos!!!
EU NÃO VOTO PS
É preciso é ter calma.. Os cães ladram e a caravana passa.. são políticas.. os peões mudam.. o jogo muda.. Enfermeiros, colegas, continuem o bom trabalho :-)
Mas quem disse aos Tae´s que o pré hospitalat é vosso??
A maior parte de vocês tem 5 anos de existencia... já existiam pré antes disso.
O vosso problema não é a formaçao, é o nome. Se o INEM fizesse novas t-shirt a dizer PARAMEDICS, a maioria já nao queria mais nada.
Tenho a convicçao que os Tae que tanto falam praí , nem vao fazer a formaçao de 1470 horas. Primeiro porque assim que abrirem escolas todos (mesmo todas as pessoas que terminem o 12º) vao poder concorrer. E claro que tendo a maioria dos Tae´s uma formaçao equivalente ao 12º ano feito nas novas oportunidades,nao vao conseguir concorrer com rivais muito mais preparados. Mais outros já tem cursos superiores e sao Tae temporariamente até encontrarem trabalho na area deles.
O presidente dos Tae, em vez de dizer mal de outras classes e dizer que nao sabem nada nem fazem falta no pré por eles sabem tudo, devia era preocupar-se com os vossos ordenados, e tempos de serviço. Sim porque os que forem estudar ao fim de algum tempo vao querer ganhar mais , ou nao?? Senao para quê estudar? mais formaçao=mais responsabilidade=mais vencimento.
Mas claro o importante é passar a ideia que sao muito mais baratos que os outros. Isso pode ser um pau de dois bicos!!
Que os enfermeiros nao tem formaçao nesta area ,mais uma vez nao se deve generalizar, ha imenso Enfermeiros com cursos, pós graduaçoes (com superior carga horaria da pedida formaçao dos TAE) em emergencia pré hospitalar.
Os Tae´s querem picar doentes , dar medicaçao endovenosa , entubar nasogastricamente ou endo traquealmente, optimo, concorram para as faculdades e estudem , estudem muito, e aí sim terao legitimidade, serao medicos ou enfermeiros e poderao fazer essas tecnicas sem problemas.
Ja ha quem faça isso. Esses são os enfermeiros e médicos, nao queiram ir pelo atalho. façam o caminho todo. Mas claro isso custa muito , e quando se fala em estudar e esforçar-se isso nao é para a maioria dos Tae´s.
Conheço alguns que quiseram subir no seu nivel de conhecimento e entao sacrificaram se e foram para as faculaddes estudar, um bem hajam a esses Tae´s.
Agora aos outros que se acomodam e que querem ter o mesma competencia que outros em 1/3 do tempo de formaçao, tenham vergonham
A maior parte de vocês tem 5 anos de existencia... já existiam pré antes disso.
O vosso problema não é a formaçao, é o nome. Se o INEM fizesse novas t-shirt a dizer PARAMEDICS, a maioria já nao queria mais nada.
Tenho a convicçao que os Tae que tanto falam praí , nem vao fazer a formaçao de 1470 horas. Primeiro porque assim que abrirem escolas todos (mesmo todas as pessoas que terminem o 12º) vao poder concorrer. E claro que tendo a maioria dos Tae´s uma formaçao equivalente ao 12º ano feito nas novas oportunidades,nao vao conseguir concorrer com rivais muito mais preparados. Mais outros já tem cursos superiores e sao Tae temporariamente até encontrarem trabalho na area deles.
O presidente dos Tae, em vez de dizer mal de outras classes e dizer que nao sabem nada nem fazem falta no pré por eles sabem tudo, devia era preocupar-se com os vossos ordenados, e tempos de serviço. Sim porque os que forem estudar ao fim de algum tempo vao querer ganhar mais , ou nao?? Senao para quê estudar? mais formaçao=mais responsabilidade=mais vencimento.
Mas claro o importante é passar a ideia que sao muito mais baratos que os outros. Isso pode ser um pau de dois bicos!!
Que os enfermeiros nao tem formaçao nesta area ,mais uma vez nao se deve generalizar, ha imenso Enfermeiros com cursos, pós graduaçoes (com superior carga horaria da pedida formaçao dos TAE) em emergencia pré hospitalar.
Os Tae´s querem picar doentes , dar medicaçao endovenosa , entubar nasogastricamente ou endo traquealmente, optimo, concorram para as faculdades e estudem , estudem muito, e aí sim terao legitimidade, serao medicos ou enfermeiros e poderao fazer essas tecnicas sem problemas.
Ja ha quem faça isso. Esses são os enfermeiros e médicos, nao queiram ir pelo atalho. façam o caminho todo. Mas claro isso custa muito , e quando se fala em estudar e esforçar-se isso nao é para a maioria dos Tae´s.
Conheço alguns que quiseram subir no seu nivel de conhecimento e entao sacrificaram se e foram para as faculaddes estudar, um bem hajam a esses Tae´s.
Agora aos outros que se acomodam e que querem ter o mesma competencia que outros em 1/3 do tempo de formaçao, tenham vergonham
deixemo-nos de lamurias e pensem, com é possivel criar uma carreira, onde muitas outras da nossa sociedade estão pelas ruas da amargura.
Com é possivel muitos dos TAEs que existem nem tem o 12.º ano e se o têm foi o INEM que o deu pelas novas opurtunidades.. espaço no terreno!? há para todos com certeza!!! mas cada um nas suas funções e com as suas responsabiliedades, atendendo sem a um nivel exigente de formação. Muito obrigado...
Com é possivel muitos dos TAEs que existem nem tem o 12.º ano e se o têm foi o INEM que o deu pelas novas opurtunidades.. espaço no terreno!? há para todos com certeza!!! mas cada um nas suas funções e com as suas responsabiliedades, atendendo sem a um nivel exigente de formação. Muito obrigado...
Eu concordo plenamente com a carreira de Paramédico. Porque havemos nós de ficar SÈCULOS á espera que chegue uma VMER se temos a oportunidade de prestar socorros mais rapidamente???
TAE sempre! Enfermeiros nunca!
Enviar um comentário
TAE sempre! Enfermeiros nunca!
<< Home