domingo, abril 26, 2009

José Saramago e os Enfermeiros...



Texto retirado do Blog Mas Porquê?:

"Não fiquei estupefacto ao ler este texto de Saramago, pensei que também ele não ficasse ao constatar a realidade que descreveu. Triste mas verdade, os enfermeiros portugueses são, cada vez mais, obrigados a emigrar! Pelo que se denota essa realidade ainda não é bem conhecida pelos portugueses, e pior ainda, por individualidades que se supõe bem informadas acerca das peripécias que vêm ocorrendo em Portugal.

Camisola (link) - texto de José Saramago:

"Quando hoje saí do hospital, fresco como uma rosa, trazia comigo duas satisfações. Uma, a de me ter visto livre, finalmente, de uma impertinente bronquite que há meses, com altos e baixos, parecia não querer largar-me, mas que desta vez teve de resignar-se a ir à procura doutro hospedeiro. Oxalá não o encontre. A segunda satisfação era de diferente natureza. Sucede que neste pequeno hospital de Lanzarote, certamente com surpresa de quem me leia, trabalham nada mais, nada menos que 17 ou 18 enfermeiros vindos de Portugal, da província do Minho na sua maior parte. Sucede também que, antes de sair, tive de fazer uma radiografia ao tórax para que ficasse devidamente documentado que o paciente, como costuma dizer-se, está bem e recomenda-se. Eu levava posto o que hoje chamamos um “jersey”, portanto foi um “jersey” que despi e deixei em cima de uma cadeira. O enfermeiro, português de Felgueiras, devia verificar se as chapas haviam resultado tecnicamente satisfatórias e, para isso, teve de passar para um compartimento ao lado. Disse: “São só dois minutos, depois dou-lhe a camisola”. Creio que estremeci. Não tornara a ouvir a palavra desde há uns trinta anos, talvez mais, e aqui, em Lanzarote, a dois mil quilómetros da pátria, um jovem enfermeiro de Felgueiras, sem o imaginar, dizia-me que a língua portuguesa ainda existia. Abençoada bronquite.""

Comments:
Fico contente por o Saramago ter visto Enfermeiros portugueses em Espanha e a trabalhar num hospital, pois ao que consta há vàrios a trabalhar nas obras , no Mcdonald´s, estufas de flores e hoteis cá em Portugal.
 
No meu tempo e já lá vão longas decadas de serviço, a grande debandada nessa altura era para a Suissa, decada de setenta/inicios de oitenta.Esse era o grande destino dos enfermeiros. Eu estive com tudo pronto para me pôr a andar daqui para fora.Depois como sou muito presa a esta terra e familía não consegui.Mas foi a grande solução dos enfermeiros.
A maior parte tiveram exito.
Passados pouco tempo os hospitais andavam aflitos atrás deles.
Creio que a breve prazo isso vai voltar a acontecer.
Esta terra não dá valor aos seus enfermeiros.Por isso estimados colegas força,vão á luta!!
Um abraço
E.L
 
Hà sempre um português em qualquer canto do mundo,


Nos dias de hoje ,há sempre um enfermeiro em qualquer país. flor
 
Tambem Saramago só foi reconhecido em Portugal após ter sido galardoado com o prémio NOBEL da literatura .
 
Esse comunista está bom para vós, Enfermeiros, pois sois todo um bando de trotskistas, maoistas, leninistas, estalinistas e marxistas, que vivem na ilusão de que um dia hão de ter poder.
 
Isto é mais um sinal ou aviso aos digníssimos responsáveis responsáveis pela enfermagem em Portugal, que não olhem para só para o seu umbiguinho e olhem para o estado real da enfermagem, sem a tradicional, exagerada e bolorenta ética.
Desassossego
 
A reunião de hoje já terminou?
Como foi?
 
Quando é que alguém diz alguma coisa!??
 
Houve reunião? como ficamos?
 
O enfermeiro de quem fala Jose Saramago sou eu... lembro-me perfeitamente das suas palavras... e recordo que ficou supreendido ao ver que este pequeno Hospital de Lanzarote era mais Portugues do que esperava.
Eu e varios colegas, fomos uma vez mais, os Descobridores e ja lá vai quase 3 anos.
Aos jovens enfermeiros portugueses lutem pelo que merecem porque em Portugal nao temos a sorte nem o carinho que merecemos...
Fico triste porque Portugal está a "criar" para os outros, a oferecer aquilo que nao tem...
Obrigado
 
Drº Enfermeiro como é que decorreu a reunião negocial com a ministra da saude? Sabe alguma coisa?
 
Ao anónimo da 1.40
Não disses-te nadinha, ainda bem que não assinas-te pois a tua familia morreria de vergonha! Não-lhe deve ser um sentimento alheio, mas uma vergonha anónima sempre pode ser de qualquer um... viva a democracia! viva o 25 de Abril! DIREITOS UNIVERSAIS PARA TODOS, MESMO PARA OS ENORMES.
 
Anónimo da 1.40: que nunca precises de um enfermeiro á tua cabeceira senão........
 
anónimo da 1.40 e esse enfermeiro que te vai fechar os queixos e atar as ligaduras,para os bichos te comer.
 
A dignidade da profissão só é sentida por quem realmente a valora e por quem sente a sua necessidade. Como enfermeiros que somos, temos a tal diversidade cultural que tanto nos falam e como tal, conseguimos entender que ainda há gente muito burra neste país... Grande comentário senhor da 1:40...Realmente!
 
O enfermeiro em causa é um Tecnico de Radiologia... LOL
 
cá esta a profissão com profissionais licenciados que menos conhecimentos próprios possui.
 
Ola,
essa foto é de minha autoria e gostaria que os direitos autorais fossem respeitados- Grato Rodrigo Baleia
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!