segunda-feira, junho 22, 2009
Ronda negocial de 18/19 de Junho.
Há a destacar a posição, cada vez mais próxima, do Ministério da Saúde às pretensões dos Enfermeiros.
Tenho constatado que muitos colegas estão impacientes. Ora, essa, é precisamente uma estratégia da tutela para desgastar os Enfermeiros.
Os desconhecedores dos trâmites inerentes aos processos negociais deviam saber que negociar algo tão complexo como uma carreira profissional, é moroso. Deviam saber que se perdem horas sem fim a discutir termos e enquadramentos legais, conceitos jurídicos, expressões redundantes, etc, para que seja possível a sua materialização. É um trabalho exigente e minucioso.
Talvez um dia, quando tiverem acesso às actas das reuniões dos Sindicatos com os negociadores do Ministério, possam concluir que, afinal, os colegas que nos representam na frente negocial se batem duramente por um propósito comum. Ao que parece, muitos colegas andam desiludidos com os Sindicatos. Os Sindicatos e a classe em geral andam muito desiludidos com os colegas. Fazem-se manifestação e comparecem 5% da classe, Fazem-se petições e assinam 10%. Pergunta-se o que é o Modelo de Desenvolvimento Profissional, poucos sabem.... Pergunta-se como decorrem as negociações, poucos sabem... e no fim, sindicalizados, não sindicalizados, manifestantes de sofá e espectadores desatentos querem é ganhar mais...
Alguém tem que despender do seu tempo e dinheiro para preparar e divulgar petições.
Alguém tem que despender do seu tempo e dinheiro para se manifestar pela classe.
Alguém tem que despender do seu tempo e dinheiro para opinar no seio das Assembleias de Enfermagem.
Alguém tem que despender do seu tempo e dinheiro para lutar pelas nossas convicções.
Alguém que não despendeu do seu tempo ou dinheiro... exige que tudo lhes seja entregue numa bandeja de prata, pronto a consumir, sem que lhe tenha escorrido uma única gota de sacrifício.
Temos de ser mais participativos e activos...
Alguém tem que despender do seu tempo e dinheiro para preparar e divulgar petições.
Alguém tem que despender do seu tempo e dinheiro para se manifestar pela classe.
Alguém tem que despender do seu tempo e dinheiro para opinar no seio das Assembleias de Enfermagem.
Alguém tem que despender do seu tempo e dinheiro para lutar pelas nossas convicções.
Alguém que não despendeu do seu tempo ou dinheiro... exige que tudo lhes seja entregue numa bandeja de prata, pronto a consumir, sem que lhe tenha escorrido uma única gota de sacrifício.
Temos de ser mais participativos e activos...
A curiosidade máxima de grande parte dos Enfermeiros versa relativamente aos salários, acredito. Apesar de ser uma parte sem dúvida importantíssima - talvez a mais importante, admito! - da nossa futura carreira, não é a única. Ainda assim, e como temos sido tão prejudicados ao longos dos anos neste âmbito, deixem-me afirmar que acredito convictamente que, no fim, ser-nos-à reconhecido todo o nosso direito no que concerne a esta questão (e não só...).
Por isso estimadíssimos colegas, quase aposto que, no cortar da meta, a vitória será nossa. É que os argumentos do Ministério da Saúde esgotam-se de reunião para reunião...
.
Comments:
<< Home
Bravo, colega!
realmente há que não desmoralizar, e bater por bater nos colegas que andam a esfalfar-se para lutar por toda a Enfermagem!
Coragem srs. Enfermeiros, coragem!!
senão...
GREVE POR TEMPO INDETERMINADO!
realmente há que não desmoralizar, e bater por bater nos colegas que andam a esfalfar-se para lutar por toda a Enfermagem!
Coragem srs. Enfermeiros, coragem!!
senão...
GREVE POR TEMPO INDETERMINADO!
Este trabalho de acalmar o pessoal traz àgua no bico......
Tem sorte ao jogo????? Se calhar não porque quase aposta que a vitória será nossa!!!!
Tem sorte ao jogo????? Se calhar não porque quase aposta que a vitória será nossa!!!!
apoiado. mts colegas nem imaginam como são as reuniões. E aqueles q tudo exigem, por vezes nem sindicalizados são!!
ENFERMAGEM UNIDA!!
ENFERMAGEM UNIDA!!
apoiado. mts colegas nem imaginam como são as reuniões. E aqueles q tudo exigem, por vezes nem sindicalizados são!!
ENFERMAGEM UNIDA!!
ENFERMAGEM UNIDA!!
Pois é... Gostava desde já dar os parabéns ao colega responsável pelo blog pois considero-o/a, do que me apercebo apenas pelo que escreve neste blog, uma pessoa com bom censo, realista e que realmente se encontra dentro do contexto da Profissão de Enfermagem dos dias de hoje.
Quanto aos restantes colegas que "parecem" muito insatisfeitos e pouco convictos de que iremos atingir os nossos objectivos, não critiquem nem desmotivem tanto quem esta a fazer realmente alguma coisa pela nossa Profissão, ao contrário do que vocês se encontram a fazer... Quantos ainda aos outros que acham que não estamos unidos tenho a dar o recente exemplo da ultima manifestação que fizemos no passado dia 12 de Maio em Lisboa ( a MAIOR NA HISTORIA DA PROFISSAO) ou até esta petição on-line presente neste site, será que os números não falam por si... e se realmente acham que estamos desunidos tenham um discurso motivador e FAÇAM alguma coisa para mudar, se é que realmente essa é a realidade, eu acho que é apenas de uma minoria... Pois é continuemos a nossa caminhada colegas não se deixem ir abaixo, nunca vi grandes conquistas sem árduo trabalho e esforço... dos fracos Amigos, não reza a história...
Um Abraço
Bruno Ferreira
P.S. Já agora também sou da opinião de que todos os intervenientes deviam ASSINAR o que escrevem, ou terão vergonha de se revelar ... se calhar!! Mas porquê?? Acho que não preciso de responder...
Quanto aos restantes colegas que "parecem" muito insatisfeitos e pouco convictos de que iremos atingir os nossos objectivos, não critiquem nem desmotivem tanto quem esta a fazer realmente alguma coisa pela nossa Profissão, ao contrário do que vocês se encontram a fazer... Quantos ainda aos outros que acham que não estamos unidos tenho a dar o recente exemplo da ultima manifestação que fizemos no passado dia 12 de Maio em Lisboa ( a MAIOR NA HISTORIA DA PROFISSAO) ou até esta petição on-line presente neste site, será que os números não falam por si... e se realmente acham que estamos desunidos tenham um discurso motivador e FAÇAM alguma coisa para mudar, se é que realmente essa é a realidade, eu acho que é apenas de uma minoria... Pois é continuemos a nossa caminhada colegas não se deixem ir abaixo, nunca vi grandes conquistas sem árduo trabalho e esforço... dos fracos Amigos, não reza a história...
Um Abraço
Bruno Ferreira
P.S. Já agora também sou da opinião de que todos os intervenientes deviam ASSINAR o que escrevem, ou terão vergonha de se revelar ... se calhar!! Mas porquê?? Acho que não preciso de responder...
Está a falar(escrever) a sério, ou é só mais uma brincadeira para testar a ingenuidade dos enfermeiros?
Se as coisas estão assim tão bem (a avaliar pelo optimismo deste seu post), porque é que são necessárias as estratégias da tutela para desgastar os enfermeiros?
O DE, está a representar algum sindicato?
Se as coisas estão assim tão bem (a avaliar pelo optimismo deste seu post), porque é que são necessárias as estratégias da tutela para desgastar os enfermeiros?
O DE, está a representar algum sindicato?
Os enfermeiros não vão conseguir nada meu caro. Vão continuar a ser os trolhas da saúde e assim é que deve ser!
Muito oportuna e reflexiva esta NB do DE, para quem quiser ver um metro acima do horizonte.
Muito se fala entre o TER e o SER.
Nós estamos muito atentos ao SER, pois é daí que vem o TER.
Mas não desvalorizamos o TER, pois até o Zé diz:"tanto tens, tanto vales"...
Tudo se joga à volta da responsabilidade individual e a autonomia de Classe, pois sem uma não existe a outra.
Mas a autonomia de Classe tem de ser Técnica e Científica, pois só estas legitimam a investigação de enfermeiros para enfermeiros.
Quanto à complementaridade, que é outro nó, tanto são complementares dos médicos os enfermeiros, como são os médicos complementares dos enfermeiros.A concelebrada equipa multidisciplinar a isso conduz.
Num sistema com as 3 componentes: imputs, Blackbox e outputs, alguém da equipa tem de estar no centro impulsionando o conjunto em convergências para o doente. Temos de desenhar esta figura no horizonte profissional e de carreira. Não é fácil, mesmo para os enfermeiros, porque muito pouco, à sua volta sugere este núcleo, apesar de já existir, na prática. Onde e quando não existe as coisas funcionam mal.
A tabela salarial anda com um diferencial de cerca de €450/mês. Isto tem de acabar.
Temos de demonstrar que somos capazes de anular esta diferença, porque o nosso valor também passa pelo reconhecimento salarial: tanto tens...
Gostaríamos de ser mais rápidos, mas alertamos para a circunstância de tudo à nossa volta ser contrário aos nossos direitos e méritos. Ora para conseguirmos demonstrar esses méritos, aliás estruturais da saúde, precisamos de dar tempo aos nossos interlocutores para que nos entendam e aceitem tal como somos e não como consta que somos, para saberem o que valemos e não o que dizem que valemos.
A tabela tem que ser justa e equitativa, pois não há ganhos em saúde sem o prestimosos contributo dos enfermeiros. Se for necessário temos de começar pelas horas de cada curso; passar pelo preço das propinas; lembrar que sem recobro pós-operatória de enfermagem não há cirurgião de êxito, etc, etc, pois é aqui, que todos somos iguais, de facto e não o que a propaganda encobre e descobre.
Mas ansiosos por boas novas nas negociações esão os Sindicatos. Mas não é toda nossa a culpa do persistente abafar, ocultar, menorizar das nossas capacidades e competências, tantas vezes com compromissos vindos de onde menos se espera: alguns enfermeiros.
Por isso a vitória que esperamos também é múltipla porque vai arrasar muitas outras assimetrias em gestação, em mentes mais ou menos conformadas e ou deformadas.
É este efeito sinérgico que a carreira tem de conseguir, para bem da saúde e dos Enfermeiros e de quem os rodeia.
Muito se fala entre o TER e o SER.
Nós estamos muito atentos ao SER, pois é daí que vem o TER.
Mas não desvalorizamos o TER, pois até o Zé diz:"tanto tens, tanto vales"...
Tudo se joga à volta da responsabilidade individual e a autonomia de Classe, pois sem uma não existe a outra.
Mas a autonomia de Classe tem de ser Técnica e Científica, pois só estas legitimam a investigação de enfermeiros para enfermeiros.
Quanto à complementaridade, que é outro nó, tanto são complementares dos médicos os enfermeiros, como são os médicos complementares dos enfermeiros.A concelebrada equipa multidisciplinar a isso conduz.
Num sistema com as 3 componentes: imputs, Blackbox e outputs, alguém da equipa tem de estar no centro impulsionando o conjunto em convergências para o doente. Temos de desenhar esta figura no horizonte profissional e de carreira. Não é fácil, mesmo para os enfermeiros, porque muito pouco, à sua volta sugere este núcleo, apesar de já existir, na prática. Onde e quando não existe as coisas funcionam mal.
A tabela salarial anda com um diferencial de cerca de €450/mês. Isto tem de acabar.
Temos de demonstrar que somos capazes de anular esta diferença, porque o nosso valor também passa pelo reconhecimento salarial: tanto tens...
Gostaríamos de ser mais rápidos, mas alertamos para a circunstância de tudo à nossa volta ser contrário aos nossos direitos e méritos. Ora para conseguirmos demonstrar esses méritos, aliás estruturais da saúde, precisamos de dar tempo aos nossos interlocutores para que nos entendam e aceitem tal como somos e não como consta que somos, para saberem o que valemos e não o que dizem que valemos.
A tabela tem que ser justa e equitativa, pois não há ganhos em saúde sem o prestimosos contributo dos enfermeiros. Se for necessário temos de começar pelas horas de cada curso; passar pelo preço das propinas; lembrar que sem recobro pós-operatória de enfermagem não há cirurgião de êxito, etc, etc, pois é aqui, que todos somos iguais, de facto e não o que a propaganda encobre e descobre.
Mas ansiosos por boas novas nas negociações esão os Sindicatos. Mas não é toda nossa a culpa do persistente abafar, ocultar, menorizar das nossas capacidades e competências, tantas vezes com compromissos vindos de onde menos se espera: alguns enfermeiros.
Por isso a vitória que esperamos também é múltipla porque vai arrasar muitas outras assimetrias em gestação, em mentes mais ou menos conformadas e ou deformadas.
É este efeito sinérgico que a carreira tem de conseguir, para bem da saúde e dos Enfermeiros e de quem os rodeia.
pensei que iria ficar esclarecido, mas afinal, so sei que o ministerio esta a ficar sem argumentos..... ja la vao 5 anos.....agora proposta do MS, nada, para quando a proxima ronda?
Hoje dia 22, passados 4 dias das negociações não se sabe de nada... é normal? NÃO! DA MT TRABALHO NEGOCIAR? SIM! sinceramente creio q nao estoa a fazer um bom trabalho, têm de envolver os enfermeiros, dar informação, tomar atitudes......afinal deveremos fazer greves? AS LEGISLATIVAS ESTAO AI... BYE SINDICATOS, SE NÃO HOUVER AUMENTO SALARIOS PARA ESSES 1500EUROS, VAI HAVER DENISSOÕES E NOVOS SINDICATOS, COM SANGUE NOVO.
Hoje dia 22, passados 4 dias das negociações não se sabe de nada... é normal? NÃO! DA MT TRABALHO NEGOCIAR? SIM! sinceramente creio q nao estoa a fazer um bom trabalho, têm de envolver os enfermeiros, dar informação, tomar atitudes......afinal deveremos fazer greves? AS LEGISLATIVAS ESTAO AI... BYE SINDICATOS, SE NÃO HOUVER AUMENTO SALARIOS PARA ESSES 1500EUROS, VAI HAVER DENISSOÕES E NOVOS SINDICATOS, COM SANGUE NOVO.
Pois é pois é!
Já lá andei e sei bem o que isso quer dizer; realmente só anda na politica quem tem jeito.......
Já lá andei e sei bem o que isso quer dizer; realmente só anda na politica quem tem jeito.......
Esclarecimento precisa-se; como se tem observado, andamos todos muito preocupados com o salário base para enfermeiros licenciados mas ainda não ouvi falar do salário dos enfermeiros com 17 anos de profissão e tambem licenciados como é o meu caso e que SEMPRE fizeram greves por estas e outras lutas mas o que me parece é que tudo isto vai originar assimetrias salariais fracturantes dentro da propria classe!será que vamos ter enfermeiros recém formados ( que maioritáriamente não "lutam" com a desculpa de perda de incentivos)com salários condizentes e nós com salários der "velhos bachareis"?
Este seu post, DE, é a resposta aos comentários(para já, em pequeno número) dos enfermeiros que ameaçaram cancelar a quota sindical?
(O "azevedo" pode ser mais concreto e objectivo no seu comentário.)
Afinal, confirma-se que o DE é o" alter-ego" do Enfº Azevedo do SE?
(O "azevedo" pode ser mais concreto e objectivo no seu comentário.)
Afinal, confirma-se que o DE é o" alter-ego" do Enfº Azevedo do SE?
Para o defensor do não anonimato: concordo consigo, só precisamos que o exemplo venha de cima. Ou seja,do DE.
Como vê, caro colega, também aqui é uma questão de bom senso, mas com "s".
Como vê, caro colega, também aqui é uma questão de bom senso, mas com "s".
Agora Sim!!! Palavras muito sábias!!
Muitos Parabéns Caro DE.
Há muito tempo que ando a pregar isto. Em todos os meus comentários me farto de bater na mesma tecla.
Unamo-nos!!!
Muitos Parabéns Caro DE.
Há muito tempo que ando a pregar isto. Em todos os meus comentários me farto de bater na mesma tecla.
Unamo-nos!!!
O sr. Azevedo (Jose?) elucidou acerca de muita coisa mas perdoem-me, nao em concreto dos "resultados" da ronda negocial recente!!Em que ponto em concreto nos encontramos e para quando nova ronda negocial? Agradecido
Eu sou um dos enfermeiros que se tem revoltado com estas negociações, e quem me conhece, sabe muito bem que sou um defensor dos enfermeiros, sim, assino, anónimo, querem ajuda, querem alguem para lá estar nas negociações?
Estou disponivel, se algum dirigente dos sindicatos estiver interessado entre em contacto...
que eu deixo mail....
Miguel Santos
Estou disponivel, se algum dirigente dos sindicatos estiver interessado entre em contacto...
que eu deixo mail....
Miguel Santos
ao idiota das 5.17 :
trolha é o sr! seu parvalhão, que vem para aqui fazer senão insultar os enfermeiros?
e sim, vamos conseguir o que merecemos, ou a bem ou a mal.
GREVE POR TEMPO INDETERMINADO
trolha é o sr! seu parvalhão, que vem para aqui fazer senão insultar os enfermeiros?
e sim, vamos conseguir o que merecemos, ou a bem ou a mal.
GREVE POR TEMPO INDETERMINADO
Mas afinal o que se passou nas negociações?
O DE,Sindicatos, pedem adesão as greves manifestações, petições, e nos temos aderido, não somos muitos mas a informação vai passando, agora é a vossa vez... OS ENFERMEIROS QUEREM SER ESCLARECIDOS SOBRE AS NEGOCIAÇÕES, QUEREMOS SABER COMO ESTAMOS!!! TEMOS UMA PALAVRA A DIZER, SE A CLASSE PEDE GREVE TEMPO INDETERMINADO OS SINDICATOS ESTÃO A ESPERA DE QUE?!!! PORQUE QUE OS SINDICATOS NÃO CRIAM FUNDO, PARA PAGAR AOS COLEGAS QUE FAZEM GREVES!!! NOS TEMOS DADO TUDO, E VOCES (SINDICATOS)?
O DE,Sindicatos, pedem adesão as greves manifestações, petições, e nos temos aderido, não somos muitos mas a informação vai passando, agora é a vossa vez... OS ENFERMEIROS QUEREM SER ESCLARECIDOS SOBRE AS NEGOCIAÇÕES, QUEREMOS SABER COMO ESTAMOS!!! TEMOS UMA PALAVRA A DIZER, SE A CLASSE PEDE GREVE TEMPO INDETERMINADO OS SINDICATOS ESTÃO A ESPERA DE QUE?!!! PORQUE QUE OS SINDICATOS NÃO CRIAM FUNDO, PARA PAGAR AOS COLEGAS QUE FAZEM GREVES!!! NOS TEMOS DADO TUDO, E VOCES (SINDICATOS)?
"O DE,Sindicatos, pedem adesão as greves manifestações, petições, e nos temos aderido, não somos muitos mas a informação vai passando, agora é a vossa vez... OS ENFERMEIROS QUEREM SER ESCLARECIDOS SOBRE AS NEGOCIAÇÕES".
Com certeza. Ennvie-me um e-mail, que eu até lhe envio a acta, se for necessário.
Com certeza. Ennvie-me um e-mail, que eu até lhe envio a acta, se for necessário.
Fico pasmo!!
A ausência de notícias sobre as negociações da carreira é já de si constrangedora, mas as últimas notícias publicadas no sítio do SE, dão conta de uma realidade ainda mais aterradora, que eu espero sinceramente que tenha sido um lapso de publicação porque a TRANSIÇÃO para a nova carreira, segundo a proposta do SE e SIPE (http://www.enfermeiros.pt/content/view/662/1/), não foi acautelada, mantendo-se o art. 24º com a redacção da proposta original do governo.
Além disso, no art.22º ponto 4 propõe-se a criação de mais 3 categorias, a de enfº especialista, enfº gestor e gestor principal... MAS ISSO NÃO É A NOSSA ACTUAL CARREIRA? Passamos da exigência de uma carreira unicategorial onde todos poderiam atingir o topo, para uma carreira pluricategorial, igual à anterior mas com nomes diferentes para os chefes, onde se mantém o acesso concursal para a alteração de categoria!!!! Isto não contraria a proposta inicial? Não contraria o MDP?
E por falar em MDP e apelos à união, mais um brinde:
http://www.enfermeiros.pt/content/view/664/1/, onde pode ler-se, "...O Presidente do Sindicato Independente Profissionais de Enfermagem, Fernando Rodrigues Correia e o Presidente do Sindicato dos Enfermeiros, José Correia Azevedo reservam o direito de se pronunciar, na qualidade de representantes nacionais de largos milhares de Enfermeiros, sobre a redacção do artigo 2.º da Lei n.º 268/X/4.ª que adita os números 7.º - A, 7.º- B e 31.º- A..." e "...Pelo exposto facilmente se depreende o sofisma subentendido no articulado que se pretende introduzir nas competências da Ordem dos Enfermeiros que está longe de satisfazer os anseios dos Profissionais e as necessidades da Comunidade...".
Por favor...
A ausência de notícias sobre as negociações da carreira é já de si constrangedora, mas as últimas notícias publicadas no sítio do SE, dão conta de uma realidade ainda mais aterradora, que eu espero sinceramente que tenha sido um lapso de publicação porque a TRANSIÇÃO para a nova carreira, segundo a proposta do SE e SIPE (http://www.enfermeiros.pt/content/view/662/1/), não foi acautelada, mantendo-se o art. 24º com a redacção da proposta original do governo.
Além disso, no art.22º ponto 4 propõe-se a criação de mais 3 categorias, a de enfº especialista, enfº gestor e gestor principal... MAS ISSO NÃO É A NOSSA ACTUAL CARREIRA? Passamos da exigência de uma carreira unicategorial onde todos poderiam atingir o topo, para uma carreira pluricategorial, igual à anterior mas com nomes diferentes para os chefes, onde se mantém o acesso concursal para a alteração de categoria!!!! Isto não contraria a proposta inicial? Não contraria o MDP?
E por falar em MDP e apelos à união, mais um brinde:
http://www.enfermeiros.pt/content/view/664/1/, onde pode ler-se, "...O Presidente do Sindicato Independente Profissionais de Enfermagem, Fernando Rodrigues Correia e o Presidente do Sindicato dos Enfermeiros, José Correia Azevedo reservam o direito de se pronunciar, na qualidade de representantes nacionais de largos milhares de Enfermeiros, sobre a redacção do artigo 2.º da Lei n.º 268/X/4.ª que adita os números 7.º - A, 7.º- B e 31.º- A..." e "...Pelo exposto facilmente se depreende o sofisma subentendido no articulado que se pretende introduzir nas competências da Ordem dos Enfermeiros que está longe de satisfazer os anseios dos Profissionais e as necessidades da Comunidade...".
Por favor...
A união faz a força.Ajudem quem vos pode ajudar os sindicatos.
Nesta altura do campeonato o melhor é remar todos para o mesmo lado O FUTURO DA ENFERMAGEM pode continuar com as negociações desta carreira tudo depende de nós.
Nesta altura do campeonato o melhor é remar todos para o mesmo lado O FUTURO DA ENFERMAGEM pode continuar com as negociações desta carreira tudo depende de nós.
DÓI O CORAÇÃO! VOU ME AS LÁGRIMAS !
O SACRIFÍCIO QUE ELES FAZEM...
A RUÍNA QUE CONHECEM... A FOME... A PESTE, A GUERRA E AS DEMAIS PROVAÇÕES QUE OS NOSSOS DIRIGENTES SINDICAIS PASSAM! TUDO EM NOME DA ENFERMAGEM E DO AMOR AO PRÓXIMO! VEJAM SÓ!
É PÁ! ALGUÉM ACREDITA NESTA TANGA?!
EU JÁ ACREDITEI, MAS JA LÁ VÃO UNS ANOS.
NÃO SE VÊ AS EMBRULHADAS, O LAVAR ROUPA, MAS DAQUELA BEM SUJA POR ALTURA DAS ELEIÇÕES! SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!
NÃO HÁ POR AÍ QUEM SE AGARRE AO TAXO ATÉ SER VELHINHO SEM HAVER FORMA DE LHO ARRANCAR, MAS NÃO FALTA QUEM O AMPARE! QUERERÃO SER CANONIZADOS?
E AGORA ESTE PALEIO DO DR ENFº A ARROTAR BOM SENSO, FICOU-LHE MAL!
NA MINHA OPINIÃO SABE PORQUE É QUE A ADESÃO ÁS PASSEATAS E AO RESTO É BAIXA?
-PORQUE AS PESSOAS DEIXARAM DE ACREDITAR NESTA MERDA!
E TÊM MOTIVOS PARA ISSO!
DISSE-SE QUE A LUTA IRIA SER RADICALIZADA E NÃO FOI!
OUTRAS CLASSES JÁ ASSINARAM ACORDOS PARA AS NOVAS CARREIRAS E NÓS NEM SONHAMOS COMO ESTÁ A NOSSA
FICOU CLARO QUE NÃO ABDICARIAMOS DE UMA CARREIRA UNICATEGORIAL... FICOU NÃO FICOU?? POIS É...
O CONGELAMENTO DAS PROGRESSOES FINDOU EM 31/12/2007 E ATÉ AGORA ESTÁ TUDO COMO NA ANTARTIDA.
E ANDAMOS AQUI DE REUNIÃO EM REUNIÃO A PEDIR PACIENCIA,E CHIUUUU NÃO FAÇAM BARULHO... TIPO O SEGREDO É ALMA DO NEGÓCIO E É AGORA ... E É PARA A PROXIMA. ATÉ QUE DE UM MOMENTO PARA O OUTRO SAI UMA ASSIM...."NEGOCIAÇOES FORAM UM DESASTRE, GOVERNO RECUOU"
E QUEREM O QUÊ????!!!
QUE O GOVERNO NOS FAÇAM DE PARVOS ATÉ JÁ NOS VAMOS HABITUANDO INCONFORMADOS, AGORA ENFERMEIROS?? ISSO É CANIBALISMO PROFISSIONAL!
POR ISSO ESTOU CONVENCIDO QUE CERCA DE 95% DOS ENFERMEIROS NÃO SE DEIXAM COMER, NEM SE PRESTAM A PAPEIS RIDICULOS, ULTRAPASSADOS, DESGASTADOS, INOFENSIVOS, DESPROVIDOS DE QUALQUER PESO OU SIGNIFICADO.
ADEQUEM AS REACÇÕES, QUE AS MEDIDAS SEJAM PROPORCIONAIS ÁS OFENSAS E PREJUIZOS E VÃO VER A CLASSE UNIDA, MAS ABANDONEM ESSE PAPEL DE MÁRTIRES INJUSTIÇADOS, PORQUE NINGUEM ACREDITA, NEM VÓS!
N.E.
O SACRIFÍCIO QUE ELES FAZEM...
A RUÍNA QUE CONHECEM... A FOME... A PESTE, A GUERRA E AS DEMAIS PROVAÇÕES QUE OS NOSSOS DIRIGENTES SINDICAIS PASSAM! TUDO EM NOME DA ENFERMAGEM E DO AMOR AO PRÓXIMO! VEJAM SÓ!
É PÁ! ALGUÉM ACREDITA NESTA TANGA?!
EU JÁ ACREDITEI, MAS JA LÁ VÃO UNS ANOS.
NÃO SE VÊ AS EMBRULHADAS, O LAVAR ROUPA, MAS DAQUELA BEM SUJA POR ALTURA DAS ELEIÇÕES! SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!
NÃO HÁ POR AÍ QUEM SE AGARRE AO TAXO ATÉ SER VELHINHO SEM HAVER FORMA DE LHO ARRANCAR, MAS NÃO FALTA QUEM O AMPARE! QUERERÃO SER CANONIZADOS?
E AGORA ESTE PALEIO DO DR ENFº A ARROTAR BOM SENSO, FICOU-LHE MAL!
NA MINHA OPINIÃO SABE PORQUE É QUE A ADESÃO ÁS PASSEATAS E AO RESTO É BAIXA?
-PORQUE AS PESSOAS DEIXARAM DE ACREDITAR NESTA MERDA!
E TÊM MOTIVOS PARA ISSO!
DISSE-SE QUE A LUTA IRIA SER RADICALIZADA E NÃO FOI!
OUTRAS CLASSES JÁ ASSINARAM ACORDOS PARA AS NOVAS CARREIRAS E NÓS NEM SONHAMOS COMO ESTÁ A NOSSA
FICOU CLARO QUE NÃO ABDICARIAMOS DE UMA CARREIRA UNICATEGORIAL... FICOU NÃO FICOU?? POIS É...
O CONGELAMENTO DAS PROGRESSOES FINDOU EM 31/12/2007 E ATÉ AGORA ESTÁ TUDO COMO NA ANTARTIDA.
E ANDAMOS AQUI DE REUNIÃO EM REUNIÃO A PEDIR PACIENCIA,E CHIUUUU NÃO FAÇAM BARULHO... TIPO O SEGREDO É ALMA DO NEGÓCIO E É AGORA ... E É PARA A PROXIMA. ATÉ QUE DE UM MOMENTO PARA O OUTRO SAI UMA ASSIM...."NEGOCIAÇOES FORAM UM DESASTRE, GOVERNO RECUOU"
E QUEREM O QUÊ????!!!
QUE O GOVERNO NOS FAÇAM DE PARVOS ATÉ JÁ NOS VAMOS HABITUANDO INCONFORMADOS, AGORA ENFERMEIROS?? ISSO É CANIBALISMO PROFISSIONAL!
POR ISSO ESTOU CONVENCIDO QUE CERCA DE 95% DOS ENFERMEIROS NÃO SE DEIXAM COMER, NEM SE PRESTAM A PAPEIS RIDICULOS, ULTRAPASSADOS, DESGASTADOS, INOFENSIVOS, DESPROVIDOS DE QUALQUER PESO OU SIGNIFICADO.
ADEQUEM AS REACÇÕES, QUE AS MEDIDAS SEJAM PROPORCIONAIS ÁS OFENSAS E PREJUIZOS E VÃO VER A CLASSE UNIDA, MAS ABANDONEM ESSE PAPEL DE MÁRTIRES INJUSTIÇADOS, PORQUE NINGUEM ACREDITA, NEM VÓS!
N.E.
Drº Enfermeiro a sua contra argumentação neste seu post é válida e aceitável, mas, sabe eu como enfermeiro começo a ficar cansado deste arrastar de negociações sem fim ao fundo do tunel e a perder regalias. Vamos ver como é que a transição da carreira se vai fazer, ou será que os recem licenciados vão "ultrapassar" os mais antigos. Equidade para todos é o que eu espero.
Bem parece que os Enfermeiros estão a deixar de ser parvos e a pensar pela sua propria cabeça, andamos nisto à muito tempo, sempre com os mesmos protagonistas nos Sindicatos, caiem de velhos, mas continuam agarrados ao tacho. Que pena que eu tenho deles...
Andamos aqui a ser enganados e mantidos em banho-maria, sempre com a justificação das negociações da Carreira; Progressões nem vê-las, aumentos salariais longe do alcance dos Enfermeiros. Não pedimos nada que não seja um direito que nos assiste.
No hospital que trabalho é um escândalo diário, os colegas fazem turnos seguidos, manha e tarde consecutivamente, não têm direito às folgas que lhe são devidas, estudam sem direito ao estatuto trabalhador estudante etc, etc, etc. E o que fazem os Sindicatos, estou a falar de um hospital central no Norte do País, onde se pratica neste momento grandes injustiças com os Enfermeiros, pondo em causa os direitos adquiridos. Pensava que os Sindicatos serviam para corrigir estas anomalias, mas parece que estão mais interessados com os seus próprios interesses, do que salvaguardar os direitos adquiridos. Alguns escrevem coisas muito interessantes, até mesmo neste blog, mas é difícil sair da caverna e lutar pelos legítimos interesses dos enfermeiros. Pondero neste momento se vale a pena continuar a pagar para estruturas ultrapassadas e desgastadas pelo tempo.
Muito ainda tenho para dizer …
No hospital que trabalho é um escândalo diário, os colegas fazem turnos seguidos, manha e tarde consecutivamente, não têm direito às folgas que lhe são devidas, estudam sem direito ao estatuto trabalhador estudante etc, etc, etc. E o que fazem os Sindicatos, estou a falar de um hospital central no Norte do País, onde se pratica neste momento grandes injustiças com os Enfermeiros, pondo em causa os direitos adquiridos. Pensava que os Sindicatos serviam para corrigir estas anomalias, mas parece que estão mais interessados com os seus próprios interesses, do que salvaguardar os direitos adquiridos. Alguns escrevem coisas muito interessantes, até mesmo neste blog, mas é difícil sair da caverna e lutar pelos legítimos interesses dos enfermeiros. Pondero neste momento se vale a pena continuar a pagar para estruturas ultrapassadas e desgastadas pelo tempo.
Muito ainda tenho para dizer …
Já vamos nos 6500 agora é preciso estamos na recta final rumo aos 10000. .D.E. Veja no mail a proposta para o vídeo!
Colocamos no Cogitare algo que nos pareceu como um ataque ao MDP pelo SEN e CIPE, leia o documento que escreveram! Assim acho que não !
Abraço e ainda temos muito trabalho pela frente para entregarmos a petição.
Colocamos no Cogitare algo que nos pareceu como um ataque ao MDP pelo SEN e CIPE, leia o documento que escreveram! Assim acho que não !
Abraço e ainda temos muito trabalho pela frente para entregarmos a petição.
Os enfermeiros recem licenciados estão se borrifando para isto; querem é um emprego onde for e por meis duzia de euros. São explorados mas calam-se porque o ordenado ao fim do mês é fundamental! Os enfermeiros em fim de carreira estão se borrifando e até se riem da desgraça que se vão livrar!
Os enfermeiros com 10-a 12 anos de curso já acham que isto vai de mal a pior mas estão mais ou menos instalados nos seus serviços e part-time.
Os desgraçados que têm mais de 15 anos de curso e que já viram a m..que esta profissão se está a tornar(desde o ensino ás condições de trabalho) são os mais inconformados e ainda vão dando a cara nas greves e manifestações e assinando as petições!!!!!!!!!
Estão a ficar desgastados e cansados e já não vão em conversa da treta!!!
Todos sabemos que até ás eleições não vai sair nada e depois logo e verá!!
ABRAM OS OLHOS E NÂO ATIREM AREIA!!!!!!
Sr Azevedo a sua conversa colaria nos anos 90!!
Os enfermeiros com 10-a 12 anos de curso já acham que isto vai de mal a pior mas estão mais ou menos instalados nos seus serviços e part-time.
Os desgraçados que têm mais de 15 anos de curso e que já viram a m..que esta profissão se está a tornar(desde o ensino ás condições de trabalho) são os mais inconformados e ainda vão dando a cara nas greves e manifestações e assinando as petições!!!!!!!!!
Estão a ficar desgastados e cansados e já não vão em conversa da treta!!!
Todos sabemos que até ás eleições não vai sair nada e depois logo e verá!!
ABRAM OS OLHOS E NÂO ATIREM AREIA!!!!!!
Sr Azevedo a sua conversa colaria nos anos 90!!
"Com certeza. Ennvie-me um e-mail, que eu até lhe envio a acta, se for necessário."
Para o que for necessário... jfkenedy@iol.pt
Não consigo perceber, o que se está a passar.
cumps.
Para o que for necessário... jfkenedy@iol.pt
Não consigo perceber, o que se está a passar.
cumps.
Podem ter a certeza que este blog,é dos Azevedos.Pai, Filhos e Tios....possivelmente Espirito Santo.
A carreira não vai para a frente e nunca ira,porque como estão reformados não vão tirar lucro dela.Por isso estão-se borrifando.
A preocupação desta gente foi sempre os Chefes,por isso não tenham ilusões.
A grande opção é demissão em bloco dos sindicatos.
Nem na proxima legislatura com estes sindicatos,os problemas da classe vão ser resolvidos,só com medidas drásticas
Bem Hajam
A carreira não vai para a frente e nunca ira,porque como estão reformados não vão tirar lucro dela.Por isso estão-se borrifando.
A preocupação desta gente foi sempre os Chefes,por isso não tenham ilusões.
A grande opção é demissão em bloco dos sindicatos.
Nem na proxima legislatura com estes sindicatos,os problemas da classe vão ser resolvidos,só com medidas drásticas
Bem Hajam
Isto parece aquela parabola do gato e rato e o gato nunca mais apanha o rato. Drº Enfermeiro mantenhe-se "integro".
Andamos à procura da causa de tão pouca adesão às formas de luta, e essa causa aqui mesmo de baixo dos nossos narizes.
Basta haver um enfermeiro que produza alguma coisa diferente (como é o caso deste blog) e logo aparecem dezenas deles que o atacam, insultam e tentam enxovalhar. É por estas e por outras que costumo dizer: "EU NÃO PRETENÇO À CLASSE DOS ENFERMEIROS. PREFIRO PERTENCER AOS ENFERMEIROS COM CLASSE."
FORÇA DOUTOR ENFERMEIRO. Não estás sozinho.
Basta haver um enfermeiro que produza alguma coisa diferente (como é o caso deste blog) e logo aparecem dezenas deles que o atacam, insultam e tentam enxovalhar. É por estas e por outras que costumo dizer: "EU NÃO PRETENÇO À CLASSE DOS ENFERMEIROS. PREFIRO PERTENCER AOS ENFERMEIROS COM CLASSE."
FORÇA DOUTOR ENFERMEIRO. Não estás sozinho.
QUEM FALOU EM RADICALIZAÇÃO FORAM OS SINDICATOS NÃO FOMOS NÓS!
QUEM FALOU EM CARREIRA UNICATEGORIAL FORAM OS SINDICATOS NÃO FOMOS NÓS!
QUEM NÃO PASSA CAVACO AOS ENFERMEIROS SÃO OS SINDICATOS NÃO SOMOS NÓS!
QUEM PAGA ISTO TUDO NÃO SÃO OS SINDICATOS SOMOS NÓS!
A ÚNICA CONCLUSÃO QUE CONSIGO TIRAR É A SEGUINTE:
- ESTÁ TUDO COZINHADO SÓ ESPERAM A MELHOR HORA PARA SERVIR!
QUE NÃO CONSIGAM NEGOCIAR, QUE NÃO SAIBAM, QUE NÃO QUEIRAM, QUE QUEIRAM Á SUA MANEIRA E SEGUNDO OS SEUS INTERESSES JÁ SABEMOS QUE ASSIM É, AGORA, FAZER DE NÓS UM BANDO DE PARVALHÕES QUE "PÁPA" O QUE LHES FOR IMPINGIDO, AÍ DESENGANEM-SE, DESENGANEM-SE!
UMA GRANDE MAIORIA DE NÓS NÃO SE DEIXA ENGANAR E COMEÇA A DESPREZAR-VOS COM VEEMÊNCIA.
PREOCUPEM-SE, POIS QUEM VOS DÁ FORÇA TAMBÉM VOS A TIRA.
E COMEÇAM A FICAR FRAQUINHOS, FRAQUINHOS.
QUEM FALOU EM CARREIRA UNICATEGORIAL FORAM OS SINDICATOS NÃO FOMOS NÓS!
QUEM NÃO PASSA CAVACO AOS ENFERMEIROS SÃO OS SINDICATOS NÃO SOMOS NÓS!
QUEM PAGA ISTO TUDO NÃO SÃO OS SINDICATOS SOMOS NÓS!
A ÚNICA CONCLUSÃO QUE CONSIGO TIRAR É A SEGUINTE:
- ESTÁ TUDO COZINHADO SÓ ESPERAM A MELHOR HORA PARA SERVIR!
QUE NÃO CONSIGAM NEGOCIAR, QUE NÃO SAIBAM, QUE NÃO QUEIRAM, QUE QUEIRAM Á SUA MANEIRA E SEGUNDO OS SEUS INTERESSES JÁ SABEMOS QUE ASSIM É, AGORA, FAZER DE NÓS UM BANDO DE PARVALHÕES QUE "PÁPA" O QUE LHES FOR IMPINGIDO, AÍ DESENGANEM-SE, DESENGANEM-SE!
UMA GRANDE MAIORIA DE NÓS NÃO SE DEIXA ENGANAR E COMEÇA A DESPREZAR-VOS COM VEEMÊNCIA.
PREOCUPEM-SE, POIS QUEM VOS DÁ FORÇA TAMBÉM VOS A TIRA.
E COMEÇAM A FICAR FRAQUINHOS, FRAQUINHOS.
Lifepassenger, talvez não tenha interpretado da melhor forma o documento que saiu pela FENSE - SIPE e SE. Aquilo que se pretende é esclarecer alguns pontos da proposta de lei que seguiu para a Assembleia da Republica, que podem pôr em causa a autonomia da OE e das Escolas de Enfermagem. Parece que há alguns aspectos que não estão claros. Quem supervisiona? Com que créditos? Certificado por quem?
Não me parece que alguém esteja contra o MDP...Acho que é bom que alguém se lembre de coisas que não estão devidamente asseguradas...
Mas esta é só a minha opinião...É que parece que há por aqui mts entendidos que talvez entendam a coisa de outra forma...
Enf.º Nuno
Não me parece que alguém esteja contra o MDP...Acho que é bom que alguém se lembre de coisas que não estão devidamente asseguradas...
Mas esta é só a minha opinião...É que parece que há por aqui mts entendidos que talvez entendam a coisa de outra forma...
Enf.º Nuno
Numa noite destas durante o meu ensino clínico (estudante de enfermagem 3.º ano), mostro a petição a uma enfermeira que lá trabalha. Resposta "tu ligas a isso? Isso não dá nada".
E está-se sempre a queixar de tudo...
E está-se sempre a queixar de tudo...
É INCRIVEL COMO CERTOS ENFERMEIROS ACHAM JUSTO PEDIR UMA CARREIRA UNICATEGORIAL.PARA A LICENCIATURA FIZERAM UM CURSO DE COMPLEMENTO ONDE À PARTIDA NÃO HAVIA CHUMBOS,AGORA QUEREM TODOS SER ESPECIALISTAS, POSSIVELMENTE PELA MESMA FORMA.ESQUECEM-SE DE QUEM FEZ CONCURSOS PARA TODAS AS CATEGORIAS E ESPECIALIDADE.REALMENTE ASSIM É UMA VERGONHA.
Depois de ler a contra proposta do ministério da saúde, facilmente se percebe que as únicos alterações existentes visam agradar aos enfermeiros chefes e supervisores, o resto é ficam bem piores...incluindo os futuros especialistas.
Cambada!!!!!!
- As negociações estão a ser infantilmente conduzidas, falta astúcia e inteligência, mesmo;
- O que mais faz falta aos enfermeiros é vislumbrarem um qualquer futuro, uma prespectiva de poder subir na careira. Isto passa pelo desenvolvimento do papel do especialista, quer em termos de capacidade de intervenção técnica quer ao nível da sua remuneração.
Não concordo nada com a ideia de todos serem especialistas - é uma cópia dos médicos, que em nada se adequa à situação de enfermagem...é burrice pura!!! Há muitos enfermeiros adaptados à sua "generalidade", suba-se o vencimento dos que tiraram a a licenciatura e reformulem-se as especialidades (obviamente que devem pertencer a uma categoria diferente dos outros) e exija-se formação como deve ser dos especialistas e não "à pazada - milhares e milhares de especialistas".
Criem prespectivas de desenvolvimento salarial e técnico aos enfermeiros que querem subir e ganhar mais e fazer mais...porque raio temos que ter todos os enfermeiros especialistas? Não são necessários generalistas? Eu conheço montes de enfermeiros que se estão a borrifar para saber mais, para evoluir mais...e estão no seu direito, qual o problema?
Sou completamente contra o MDP, tal como está pensado. A única virtude é a hipotética possibilidade de regular o acesso à profissão, de resto é uma treta sem sentido. É uma imitação MUITO BARATA do INTERNATO MÉDICO.
Cambada!!!!!!
- As negociações estão a ser infantilmente conduzidas, falta astúcia e inteligência, mesmo;
- O que mais faz falta aos enfermeiros é vislumbrarem um qualquer futuro, uma prespectiva de poder subir na careira. Isto passa pelo desenvolvimento do papel do especialista, quer em termos de capacidade de intervenção técnica quer ao nível da sua remuneração.
Não concordo nada com a ideia de todos serem especialistas - é uma cópia dos médicos, que em nada se adequa à situação de enfermagem...é burrice pura!!! Há muitos enfermeiros adaptados à sua "generalidade", suba-se o vencimento dos que tiraram a a licenciatura e reformulem-se as especialidades (obviamente que devem pertencer a uma categoria diferente dos outros) e exija-se formação como deve ser dos especialistas e não "à pazada - milhares e milhares de especialistas".
Criem prespectivas de desenvolvimento salarial e técnico aos enfermeiros que querem subir e ganhar mais e fazer mais...porque raio temos que ter todos os enfermeiros especialistas? Não são necessários generalistas? Eu conheço montes de enfermeiros que se estão a borrifar para saber mais, para evoluir mais...e estão no seu direito, qual o problema?
Sou completamente contra o MDP, tal como está pensado. A única virtude é a hipotética possibilidade de regular o acesso à profissão, de resto é uma treta sem sentido. É uma imitação MUITO BARATA do INTERNATO MÉDICO.
No site do SEP estão disponíveis as propostas e contrapropostas do ministério e do sindicato. Só não diz é se da contraproposta foi alguma coisa aceite pelo ministério. Ou seja, se já houve algum avanço na negociação nomeadamente no que se refere à transição para a nova carreira que, pelo que pude verificar, o ministério continua a propor a mesma remuneração...
Se alguém tiver alguma informação, por favor, divulgue.
E, já agora, se existe mais alguma reunião prevista para breve.
Obrigado.
Se alguém tiver alguma informação, por favor, divulgue.
E, já agora, se existe mais alguma reunião prevista para breve.
Obrigado.
Finalmente foi publicada a proposta da CNESE (SEP/SRAM), onde está tudo devidamente acautelado, como é por exemplo a questão da transição. As elações entre uma e outra proposta deixo-as à consideração dos leitores!!!
Mais uma vez pelos comentarios neste blog a culpa é sempre dos outros e nunca nossa. Em que mundo é que vivem? Todos sabemos que os sindicatos não podem levar a bom termo determinadas lutas porque sabem que os enfermeiros não estarão lá. Eu sou defensora da radicalização (greve sem termo) mas ao mesmo tempo tenho as minhas reservas. Quantos enfermeiros é que alinhavam numa dessas? muito poucos concerteza.
Além disso qual é a/o ministra/o que que irá fazer o esforço financeiro de actualizar a remuneração dos enfermeiros quando sabe que os mesmos têm part time a ganhar metade do que ganham no hospital? Nós proprios cavamos a nossa sepultura com atitudes no minimo contraditorias. Aceitamos ser remunerados no privado a 3 euros e queremos o triplo no publico? Deixem-se de incoerencias. Eu recuso prestar cuidados de enfermagem a ganhar menos que uma mulher a dias(sem despretigio para as mesmas), mas claro não faço ferias noestrangeiro nem tenho bons carros mas, pelo menos sou coerente com as minhas convicções.
Recuso ser explorada, recuso por em causa o prestigio da minha classe.
Além disso qual é a/o ministra/o que que irá fazer o esforço financeiro de actualizar a remuneração dos enfermeiros quando sabe que os mesmos têm part time a ganhar metade do que ganham no hospital? Nós proprios cavamos a nossa sepultura com atitudes no minimo contraditorias. Aceitamos ser remunerados no privado a 3 euros e queremos o triplo no publico? Deixem-se de incoerencias. Eu recuso prestar cuidados de enfermagem a ganhar menos que uma mulher a dias(sem despretigio para as mesmas), mas claro não faço ferias noestrangeiro nem tenho bons carros mas, pelo menos sou coerente com as minhas convicções.
Recuso ser explorada, recuso por em causa o prestigio da minha classe.
Caro lifepassenger
concordo consigo,mas os ditos cujos senhores são os nossos dignos representantes! Afinal parece que de facto os sindicalistas andam a brincar com a classe!
concordo consigo,mas os ditos cujos senhores são os nossos dignos representantes! Afinal parece que de facto os sindicalistas andam a brincar com a classe!
Sou sincero!apos leitura na diagonal das propostas/contra-propostas do MS e SEP respectivamente nao consegui perspectivar nada de realmente alterado/alteravel...DE agradecia auxilio nesta materia, necessito elucidacao...Se alguem poder agradecia!
Fala do Modelo de Desenvolvimento Profissional como se fosse uma grande invenção que nos vai tirar a todos do buraco onde nos puseram... uma autêntica imitação da carreira médica!! Mto bem imitado...oh desculpe..pensado quis eu dizer! com uma única diferença..todos os médicos que invistam na sua carreira têm de imediato uma retribuição renumeratória...é mais uma medida para que as escolas continuem a angariar o imenso dinheiro gasto por enfermeiros fantasiados com este super modelo de desenvolvimento profissional! Parabéns!!! Vamos ter super enfermeiros, altamente qualificados e a que custo? 3 euros à hora?! sim é que temos colegas especialistas a trabalhar a esse preço!! tanta escolinha por aí...tantos lobbies para os trabalhadores da nossa Ordem e Sindicatos! enquanto isso n acabar n vamos a lado nenhum!!
Esclarecimento precisa-se; como se tem observado, andamos todos muito preocupados com o salário base para enfermeiros licenciados mas ainda não ouvi falar do salário dos enfermeiros com 15 anos de profissão e tambem licenciados como é o meu caso e que SEMPRE fizeram greves por estas e outras lutas mas o que me parece é que tudo isto vai originar assimetrias salariais fracturantes dentro da propria classe!será que vamos ter enfermeiros recém formados ( que maioritáriamente não "lutam" com a desculpa de perda de incentivos)com salários condizentes e nós com salários de "velhos bachareis" com responsabilidades de licenciados?
Li convenientemente o MDP e tenho algumas dúvidas relativamente a forma de adquirir a especialidade, penso que não vai trazer grandes beneficios. Novos "tachos" se avizinham espero enganar-me. Ai os chefes e superiores hierarquicos a puxarem quem querem não por competência mas por cunhice.
caros colegas da proposta do ministerio não vejo alterações resultantes das anteriores reuniões, os sindicatos só emitem alterações à proposta do ministério mas este nada altera e as reunióes vão-se prolongando e nada de concreto está decidido e já lá vão muitos anos de negociações. não auguro nada de bom para os enfermeiros, não temos representantes sindicais à altura para negociar seja o que for.
Quanto à Proposta de Lei há uma nítida aproximação de posições e uma valorização da carreira de Enfermagem, consigam os Sindicatos consagrar também a área de Emergência (entre Cruz Vermelha, Bombeiros, INEM e até já nos Serviços de Protecção Civil -entidade máxima do sistema, são centenas de profissionais, esta é uma área de enorme projecção e importância quer mediática, quer social)e deixar outras áreas futuras em aberto, como a Forense, e a mim afigura-se como uma clara vitória dos Sindicatos, da Classe e da sociedade em geral. Corrija-se estas nuances, como os Sindicatos propõem aliás e meia guerra está ganha. Falta a outra grande batalha, a das Tabelas Remuneratórias, cá estou para o que der e vier. Espero que os Sindicatos corrijam estes pormenores e os meus sinceros parabéns aos Sindicatos pelo trabalho que desenvolveram e se espelha no Articulado de Carreira já praticamente conseguido e também à Ministra da Saúde que claramente valoriza e reconhece o papel dos Enfermeiros. Resolva-se de uma vez por todas as injustiças salariais e os Enfermeiros que acedam a uma tabela remuneratória condigna com o Estado da Arte e que lhes dê alguma da justiça que há 10 anos tarda a chegar.
C2
C2
Ao anonimo das 11.12
Fraquinhos, fraquinhos, já anda há muito tempo a sua cabeça de enfermeiro.
Será que é médico? para andar saaim tão fraquiho.
Fraquinhos, fraquinhos, já anda há muito tempo a sua cabeça de enfermeiro.
Será que é médico? para andar saaim tão fraquiho.
Eu estive presente e ouvi pessoalmente todos os actuais Sindicalistas, incluindo o Enfermeiro Azevedo pedirem o Modelo como forma de se implementar a carreira, que estaria sim devidamente reformulada.
Quanto a mais um novo Sindicato, sinceramente não me parece que seja esse o caminho, pois ainda levaria a mais divisões. Porque não fundir todos os Sindicatos , isso sim seria um desafio.. exequível ??? deixo aos actuais lideres decidirem, mas que desta união teríamos mais força, isso ninguém duvide.
Deixe-me explicar o que pretendo aqui explanar, o MDP está em discussão há já bastante tempo e de forma alguma o SEN e o SIPE deveriam ter lançado esta “pequena confusão” até porque tiveram tempo e LOCAL próprio para o fazerem nas assembleias gerais e nos vários encontros que ocorreram por todo o país. Por isso não ALÎNHO em DEMAGOGIA, desculpem a frontalidade.
Mais quando se espera que o MDP seja aprovada temos nova polémica, isto não é de todo sério.
Pretendo que haja tutores, sim e quem deverá decidir quem serão deverá ser o a Ordem e posteriormente senão concordar com o que decidirem terei as assembleias para me manifestar e conjuntamente com os meus colegas de profissão contestar ou não a realidade.
Caro Nuno espero que seja só como diz, mas reservo as minhas desconfianças!
Quanto a mais um novo Sindicato, sinceramente não me parece que seja esse o caminho, pois ainda levaria a mais divisões. Porque não fundir todos os Sindicatos , isso sim seria um desafio.. exequível ??? deixo aos actuais lideres decidirem, mas que desta união teríamos mais força, isso ninguém duvide.
Deixe-me explicar o que pretendo aqui explanar, o MDP está em discussão há já bastante tempo e de forma alguma o SEN e o SIPE deveriam ter lançado esta “pequena confusão” até porque tiveram tempo e LOCAL próprio para o fazerem nas assembleias gerais e nos vários encontros que ocorreram por todo o país. Por isso não ALÎNHO em DEMAGOGIA, desculpem a frontalidade.
Mais quando se espera que o MDP seja aprovada temos nova polémica, isto não é de todo sério.
Pretendo que haja tutores, sim e quem deverá decidir quem serão deverá ser o a Ordem e posteriormente senão concordar com o que decidirem terei as assembleias para me manifestar e conjuntamente com os meus colegas de profissão contestar ou não a realidade.
Caro Nuno espero que seja só como diz, mas reservo as minhas desconfianças!
desde 2005 que parei na carreira. este agosto ja me ficam a dever 2 escalões. sou enfermeiro graduado assumindo todas as responsabilidades que me sao impostas na "carreira!!" e vejo os colegas que vêm da escola, com horarios de 40 horas a receberem mais que eu...
onde vamos parar
....um desabafo
onde vamos parar
....um desabafo
Caros colegas esclareçam-me por favor porque posso estar enganada mas quando li a contra-propsta da CNESE para os enfermeiros em contrato individual de trabalho fiquei com a sensação que na questão da harmonização estão a dar espaço de manobra ao governo e direcções hospitalares para continuarem a exigir o que quiserem desses enfermeiros pois pode-se ler "com excepção dos que, pela sua própria natureza ou mediante instrumento de regulamentação colectiva do trabalho, não lhes forem aplicáveis". Isto nem sequer deveria ser ponderado pelos sindicatos... afinal somos todos iguais ou só alguns é que são? Espero que se pondere que ninguém está a CIT por gosto... não temos outra hipótese... e pelos vistos vamos continuar a ver os nossos direitos cortados (como é o caso dos estatutos de trabalhador estudante, comissões de serviço, etc...). Li isto com grande preocupação e partilho da opinião da maioria sobre a lacuna de informação. Em última instância e como as eleições se estão a aproximar acho que a greve por tempo indeterminado seria um bom começo.
Ao das 12:50
Jovens no comentario deste anónimo está a prova que a luta dos sindicatos, é neste momento salvar a pele dos
Chefes
Supervisores....pensem bem,Estas negociatas´são para salvar aqueles que com esta carreira manda os chefões de regresso a enfermeiros
Por isso quando voçês são requesitados para greves e manifest.O voço esforço está a ser utilizado para defender os interesses do mais alto nivel.
Jovens no comentario deste anónimo está a prova que a luta dos sindicatos, é neste momento salvar a pele dos
Chefes
Supervisores....pensem bem,Estas negociatas´são para salvar aqueles que com esta carreira manda os chefões de regresso a enfermeiros
Por isso quando voçês são requesitados para greves e manifest.O voço esforço está a ser utilizado para defender os interesses do mais alto nivel.
Não se esqueçam que há colegas a trabalhar nos privados a quem não se aplica a carreira da função pública.
A pouca vergonha continua.
É por isto que "estamos em crise" e não há dinheiro para os Enfermeiros.
Ao que isto chegou!!!...
SILVA LOPES, com 77 ( setenta e sete ) anos de idade,
ex-Administrador do Montepio Geral, onde saiu há pouco tempo com uma
indemnização de mais de 400.000 euros, acrescidos de varias reformas
que tem, uma das quais do Banco de Portugal como ex-governador. Logo
que saiu do Montepio foi nomeado Administrador da EDP RENOVAVEIS,
empresa do Grupo EDP.
Com mais este tacho dourado, lá vai sacar mais umas centenas de milhar
de euros num emprego dado pela escumalha politica do governo, que
continua a distribuir milhões pela cambada afecta aos partidos do
centrão.
Entretanto o Zé vai empobrecendo cada vez mais, num pais com 20% de
pobres, onde o desemprego caminha para niveis assustadores, onde os
salários da maioria dos portugueses estão cada vez mais ao nivel da
subsistencia.
Silva Lopes foi o tal que afirmou ser necessário o congelamento de
salários e o não aumento do salário minimo nacional, por causa da
competividade da economia portuguesa. Claro que para este senhor, o
congelamento dos salários deve ser uma atitude a tomar, ( desde que
não congelem o dele, claro ).
Quanto a FERNANDO GOMES, mais um comissário politico do PS, recebeu em
2008, como administrador da GALP, mais de 4 milhões de euros de
remunerações. Acresce a isto um PPR de 90.000 euros anuais, para
quando o " comissário PS " for para a reforma. Claro que isto não
vai acontecer pois, tal como Silva Lopes, este senhor vai andar de
tacho em tacho, tal como esta cambada de ex-politicos que perante a
crise " assobia para o ar ", sempre com os bolsos cheios com os
milhões de euros que vão recebendo anualmente.
Estes senhores não tem vergonha na cara?
Luís Sá Couto
É por isto que "estamos em crise" e não há dinheiro para os Enfermeiros.
Ao que isto chegou!!!...
SILVA LOPES, com 77 ( setenta e sete ) anos de idade,
ex-Administrador do Montepio Geral, onde saiu há pouco tempo com uma
indemnização de mais de 400.000 euros, acrescidos de varias reformas
que tem, uma das quais do Banco de Portugal como ex-governador. Logo
que saiu do Montepio foi nomeado Administrador da EDP RENOVAVEIS,
empresa do Grupo EDP.
Com mais este tacho dourado, lá vai sacar mais umas centenas de milhar
de euros num emprego dado pela escumalha politica do governo, que
continua a distribuir milhões pela cambada afecta aos partidos do
centrão.
Entretanto o Zé vai empobrecendo cada vez mais, num pais com 20% de
pobres, onde o desemprego caminha para niveis assustadores, onde os
salários da maioria dos portugueses estão cada vez mais ao nivel da
subsistencia.
Silva Lopes foi o tal que afirmou ser necessário o congelamento de
salários e o não aumento do salário minimo nacional, por causa da
competividade da economia portuguesa. Claro que para este senhor, o
congelamento dos salários deve ser uma atitude a tomar, ( desde que
não congelem o dele, claro ).
Quanto a FERNANDO GOMES, mais um comissário politico do PS, recebeu em
2008, como administrador da GALP, mais de 4 milhões de euros de
remunerações. Acresce a isto um PPR de 90.000 euros anuais, para
quando o " comissário PS " for para a reforma. Claro que isto não
vai acontecer pois, tal como Silva Lopes, este senhor vai andar de
tacho em tacho, tal como esta cambada de ex-politicos que perante a
crise " assobia para o ar ", sempre com os bolsos cheios com os
milhões de euros que vão recebendo anualmente.
Estes senhores não tem vergonha na cara?
Luís Sá Couto
Drº enfermeiro a subida de 2 escalões é para os actuais e futuros enfermeiros especialista? Mesmo eles sendo especialistas em termos legais? Aguardo resposta.A proposta não é muito esclarecedora.
Ao das 3:16AM
PERFEITAMENTE DEACORDO,JÁ AGORA TEMOS QUE ACRESCENTAR AS REFORMAS DO PRESIDENTE DA REPUBLICA E DA MULHER QUE DERAM PARA POUPANÇAS MUITO ALTAS E COLOCADAS EM 4 BANCOS.(SLN E BPN)HEIM E QUE TAL......E O SATANA LOPES QUE NUNCA FEZ NADA NA VIDA E VAI DE REFORMA EM REFORMA...
PERFEITAMENTE DEACORDO,JÁ AGORA TEMOS QUE ACRESCENTAR AS REFORMAS DO PRESIDENTE DA REPUBLICA E DA MULHER QUE DERAM PARA POUPANÇAS MUITO ALTAS E COLOCADAS EM 4 BANCOS.(SLN E BPN)HEIM E QUE TAL......E O SATANA LOPES QUE NUNCA FEZ NADA NA VIDA E VAI DE REFORMA EM REFORMA...
Já lá vão 10 dias e....7150 enfermeiros assinaram! Parece-me que, declaradamente os enfermeiros não querem participar no que quer que seja!!!!
De facto, nem precisam de sair de cas!
Medo de colocar o nome???? Adeus democracia e liberdade de expressão!!!!!
De facto, nem precisam de sair de cas!
Medo de colocar o nome???? Adeus democracia e liberdade de expressão!!!!!
Perante as 7150 assinaturas em 10 dias, acho que não há legitimidade negocial sobre a carreira de mais de 50000 enfermeiros.Possivelmente a grande maioria não se revê nas propostas que estão a ser discutidas. Apesar do facilitismo para a categoria de especialista, a atitude da classe é responsável.Os meus parabéns a todos que não assinam.
O dignissimo nao se se deve importar de me enviar uma autorizaçao/convite para este blog...
rcavaleiro1@gmail.com
rcavaleiro1@gmail.com
que porcaria, que estupidez!!!
porque não assinam?? não querem melhorar a carreira??
basta de de inércia, ajudem quem vos está a ajudar!
porque não assinam?? não querem melhorar a carreira??
basta de de inércia, ajudem quem vos está a ajudar!
Pois é meus Senhores ... é só pra reafirmar o que já escrevi mais a cima no meu comentário e reafirmar também, tal como já algins colegas escreveram e com muita razão, quem diz para não assinar a petição que tem como objectivo um bem comum para os Enfermeiros, ACHO EU.... LOL, não o que anda a fazer ou o que anda a pensar na vida...
dou-vos mais uma dica... vão ler o que já se conseguiu com a "nossa" insistência ... Foram só umas coisitas.... lol
P.S. Não sou sindicalista não, como já foi comentado, sou Enfermeiro consciente e que acredita no que faz e no valor que temos, alguns ...
dou-vos mais uma dica... vão ler o que já se conseguiu com a "nossa" insistência ... Foram só umas coisitas.... lol
P.S. Não sou sindicalista não, como já foi comentado, sou Enfermeiro consciente e que acredita no que faz e no valor que temos, alguns ...
Caro Bruno Ferreira,
Por causa do número do teu comentário,... não se escreve a cima, mas sim ACIMA!!!
Porra, é só por causa do número...
Por causa do número do teu comentário,... não se escreve a cima, mas sim ACIMA!!!
Porra, é só por causa do número...
É com tristeza que vejo tão pouca adesão dos enfermeiros a uma simples petição. Ao mesmo tempo não estranho pois verdade seja dita, a maior parte dos colegas anda desanimada com anos e anos de lutas com muitos poucos sucessos. Sei que não é altura de baixar os braços, mas aí sim, os sindicatos deveriam ser mais participativos e conseguir motivar os colegas. deixem de andar tão colados aos partidos e criem iniciativas novas (e não as mesmas dos anos 70) para incentivar as pessoas. Juntos podemos ter aquilo que merecemos. Separados vai ser muito mais dificil. Apesar de tudo, deixo aqui a minha palavra de incentivo aos sindicalistas (não é facil sê-lo quando não têm um apoio adequado da classe) e a todos os colegas que lutam por uma profissão mais digna. Deixem de criticar e passem a agir!
Caro Bruno Ferreira já agora, não se escreve algins mas sim alguns... e mais vale tentar do que criticar... pareces o velho do restelo... moderniza-te.
Amigos:
Quando não se tem opinião própria sobre assuntos que nos dizem respeito, perde-se tempo com pormenores desnecessários...
Isto é um espaço para a opinião de quem pensa e não para insultos...
Quando não se tem opinião própria sobre assuntos que nos dizem respeito, perde-se tempo com pormenores desnecessários...
Isto é um espaço para a opinião de quem pensa e não para insultos...
Amigos:
Quando não se tem opinião própria sobre assuntos que nos dizem respeito, perde-se tempo com pormenores desnecessários...
Isto é um espaço para a opinião de quem pensa e não para insultos...
Quando não se tem opinião própria sobre assuntos que nos dizem respeito, perde-se tempo com pormenores desnecessários...
Isto é um espaço para a opinião de quem pensa e não para insultos...
Desde quando é que a utilização correcta da língua portuguesa, ou, no mínimo, adequada, é uma questão de pormenor?
O que de facto é uma desconsideração - para a classe profissional (exposta, assim, a sua iliteracia), para o autor do blogue (que publica os comentários) e para quem lê -, é a forma incorrecta e abusiva como se utiliza a língua portuguesa.
De pouco vale “ter opinião” se não se souber expressá-la correctamente, na sua forma escrita e oral. Para isso, é fundamental ter competências na utilização, escrita e falada, da língua portuguesa. Não falo em estilo de escrita, refiro-me apenas a competências mínimas. Os colegas ainda não perceberam que isto é básico? Não exponham a classe profissional a um ridículo desnecessário...
P.S. Não percebo, Doutor Enfermeiro, como publica alguns comentários, com erros ortográficos flagrantes e mal escritos. Normalmente, o seu conteúdo nem se consegue perceber bem. Ao publicá-los, arrisca-se, ainda que sem querer, a alimentar mais a já de si abundante iliteracia na classe profissional. Mais valia apostar na qualidade do que na quantidade.
Enviar um comentário
O que de facto é uma desconsideração - para a classe profissional (exposta, assim, a sua iliteracia), para o autor do blogue (que publica os comentários) e para quem lê -, é a forma incorrecta e abusiva como se utiliza a língua portuguesa.
De pouco vale “ter opinião” se não se souber expressá-la correctamente, na sua forma escrita e oral. Para isso, é fundamental ter competências na utilização, escrita e falada, da língua portuguesa. Não falo em estilo de escrita, refiro-me apenas a competências mínimas. Os colegas ainda não perceberam que isto é básico? Não exponham a classe profissional a um ridículo desnecessário...
P.S. Não percebo, Doutor Enfermeiro, como publica alguns comentários, com erros ortográficos flagrantes e mal escritos. Normalmente, o seu conteúdo nem se consegue perceber bem. Ao publicá-los, arrisca-se, ainda que sem querer, a alimentar mais a já de si abundante iliteracia na classe profissional. Mais valia apostar na qualidade do que na quantidade.
<< Home