domingo, setembro 13, 2009
Sms's à Enfª Guadalupe Simões - SEP...
A vice-coordenadora nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Guadalupe Simões, deixou um comentário neste blog.
Para quem não está ao corrente desta situação: no post anterior, um colega deixou o contacto da Srª Enfª Guadalupe Simões para que, quem desejasse, pudesse manifestar a sua opinião relativamente ao processo negocial que decorre actualmente relativamente à carreira de Enfermagem.
"Caros colegas,
desde já agradeço todos os sms que tenho recebido. Vou continuar a tentar contactar todos os enfermeiros que enviam as suas mensagens. Já tive o prazer de falar com enfermeiros que exercem funções em Gaia, São José, Horta, etc.
Como tive a oportunidade de dizer a esses colegas reafirmo aqui: a vossa revolta é também a nossa revolta. É importante que o Presidente da República promulgue o diploma da carreira. Quando do acordo de 31 de Julho aí colocámos a necessidade de uma reunião na ultima quinzena de Agosto era para nos dar tempo para a eventualidade de uma greve.
O adiamento da reunião e o ainda estar a decorrer o prazo para a promulgação impediu que o fizessemos em tempo útil, ou seja, antes das eleições. Por outro lado não podemos dar azo a que o Governo encerre as negociações e envie para publicação a grelha tal como está. Isso seria um desastre porque a seguir teríamos que fazer greves para impedir a sua publicação (quem não se lembra do que aconteceu em 1989???).
Caros colegas em época pré eleitoral uma excelente manifestação faz mais "mossa" no Governo que uma greve "dentro de portas" e com a possibilidade do Ministério manipular os dados.
Colegas, vou continuar a telefonar a cada um que me enviar um sms e terei muito prazer em falar convosco no dia 18 de Setembro a partir das 12 horas em frente ao Ministério da Saúde.
Guadalupe Simões"
Comments:
<< Home
COMO JÁ TIVE OPORTUNIDADE DE O FAZER PESSOALMENTE, AQUI EXPRESSO PUBLICAMENTE O MEU PEDIDO DE DESCULPAS PELOS EVENTUAIS INCÓMODOS CAUSADOS À SRA. ENFª GUADALUPE SIMÕES (VICE-COORDENADORA NACIONAL DO SEP) AO PUBLICITAR NESTE BLOG O SEU Nº DE TELEMÓVEL E PEDIR AOS COLEGAS QUE O "INUNDASSEM" COM OS SEUS LEGÍTIMOS SENTIMENTOS DE REPÚDIO E INSATISFAÇÃO FACE AO DESENROLAR DESTA FASE DE "NEGOCIAÇÕES" ENCETADAS COMO O MS, RELATIVAMENTE ÀS GRELHAS REMUNERATÓRIAS PARA A NOSSA CLASSE.
JUNTOS POR UMA ENFERMAGEM MELHOR !
PAULO MONTEIRO / HSTV
JUNTOS POR UMA ENFERMAGEM MELHOR !
PAULO MONTEIRO / HSTV
Esta quer conversa, pensará ela que está a lidar com tansos?
O Srª Enfermeira não brinque mais conosco que já não temos idade pra isso....
EU AGORA NÃO ESTOU REVOLTADO COMO DISSE, ISSO ESTAVA JÁ Á 4 ANOS.....
AGORA ESTOU HUMILHADO, ESPEZINHADO E DESCARACTERIZADO EM RELAÇÃO A TUDO O QUE RODEIA ESTA PROFISSÃO PRINCIPALMENTE OS SINDICATOS...
OBRIGADO PELO SEU REPUDIANTE TRABALHO....
F.B.
O Srª Enfermeira não brinque mais conosco que já não temos idade pra isso....
EU AGORA NÃO ESTOU REVOLTADO COMO DISSE, ISSO ESTAVA JÁ Á 4 ANOS.....
AGORA ESTOU HUMILHADO, ESPEZINHADO E DESCARACTERIZADO EM RELAÇÃO A TUDO O QUE RODEIA ESTA PROFISSÃO PRINCIPALMENTE OS SINDICATOS...
OBRIGADO PELO SEU REPUDIANTE TRABALHO....
F.B.
Sr paulo monteiro o telemovel dessa senhora já era do conhecimento publico por isso não deve pedir desculpas...
Brilhante foi a ideia das mensagens, se ela se sentiu ofendida é porque lhe assentou a carapuça......
Eu acho que não devia ser somente para o telemovel, mas tambem para o mail e para casa com cartas visto ela aparentemente "não fazer nada" pelo menos tem trabalho a apaga-las e a ir ão ecoponto...
Brilhante foi a ideia das mensagens, se ela se sentiu ofendida é porque lhe assentou a carapuça......
Eu acho que não devia ser somente para o telemovel, mas tambem para o mail e para casa com cartas visto ela aparentemente "não fazer nada" pelo menos tem trabalho a apaga-las e a ir ão ecoponto...
também eu enviei sms à Enfª Guadalupe!
ainda bem que esta colega está motivada a defender os nossos interesses!
É agora ou nunca!
ainda bem que esta colega está motivada a defender os nossos interesses!
É agora ou nunca!
Isto éso conversa andamos a espera de luta a serio a 10anos e estes sindicatos e so medo tem medo que os enfermeiros nao deem respota na greve dizem eles...mas uma manif de 1000 enfermeiros uiuiui que medo
Com papas e bolos se engam os tolos. Hà que acrescentar...com meias verdades tambem.
Os Sindicatos andam a trabalhar no segredo dos Deuses porque a estrategia assim o exige e ao mesmo tempo querem que tenhamos uma fé cega no que andam a fazer... Isto realmente só connosco. Com qualquer outro grupo profissional estes senhores já andavam a dar o corpinho para ganhar a vida, como todos os outros colegas, nos hospitais, centros de saude etc...
Só ouço falar em estratégias, ganhos que eram bons de ver é que nada...e nao venham apontar com a re-estruturaçao da carreira. Já chega de baterem mais no ceguinho.
Os Sindicatos andam a trabalhar no segredo dos Deuses porque a estrategia assim o exige e ao mesmo tempo querem que tenhamos uma fé cega no que andam a fazer... Isto realmente só connosco. Com qualquer outro grupo profissional estes senhores já andavam a dar o corpinho para ganhar a vida, como todos os outros colegas, nos hospitais, centros de saude etc...
Só ouço falar em estratégias, ganhos que eram bons de ver é que nada...e nao venham apontar com a re-estruturaçao da carreira. Já chega de baterem mais no ceguinho.
SRª ENFERMEIRA GUADALUPE SIMÕES NOS NÃO PRECISA-MOS QUE NOS LIGUE, SÓ PRECISA-MOS QUE FAÇA O SEU TRABALHO BEM FEITO QUE É PARA ISSO QUE LHE PAGAMOS,...ENTENDIDO?
EM 4 ANOS JÁ DAVA PARA TIRAR 2 MESTRADOS E A SRª AINDA NEM OS TRABALHOS DE CASA FEZ BEM FEITOS..
EM 4 ANOS JÁ DAVA PARA TIRAR 2 MESTRADOS E A SRª AINDA NEM OS TRABALHOS DE CASA FEZ BEM FEITOS..
MAS É PRECISO TER LATA!!!!
A SRªENFª QUER NOS É REVOLTADOS Á BOCA DAS URNAS PARA EVENTUALMENTE VOTAR MOS NO PCP.... NÃO ATENTE CONTRA A NOSSA INTELIGENCIA!
UMA PASSEATA FAZ MAIS MOSSA DO QUE UMA GREVE??
MAS PENSA QUE ESTIVEMOS NO TARRAFAL ATÉ AGORA OU EM CAXIAS?
ACHO QUE DEVIA TER ERA VERGONHA NA CARA E NÃO VIR AFRONTAR NEM ACICATAR OS ANIMOS!
OS MEUS RESPEITOS AOS COLEGAS
NE
A SRªENFª QUER NOS É REVOLTADOS Á BOCA DAS URNAS PARA EVENTUALMENTE VOTAR MOS NO PCP.... NÃO ATENTE CONTRA A NOSSA INTELIGENCIA!
UMA PASSEATA FAZ MAIS MOSSA DO QUE UMA GREVE??
MAS PENSA QUE ESTIVEMOS NO TARRAFAL ATÉ AGORA OU EM CAXIAS?
ACHO QUE DEVIA TER ERA VERGONHA NA CARA E NÃO VIR AFRONTAR NEM ACICATAR OS ANIMOS!
OS MEUS RESPEITOS AOS COLEGAS
NE
FALAR COMIGO NO DIA 18 EM LISBOA, DEPOIS DESTA MERDA TODA?
SÓ SE EU NÃO TIVESSE UM PINGO DE VERGONHA NAS FUÇAS!
VOCÊS AINDA NÃO PERCEBERAM, MAS SÃO UMA NÓDOA NESTE PAÍS...FORA! OU MELHOR, PARA SE DAR AO DESPLANTE DE APARECER POR AQUI JÁ PERCEBERAM...
SÓ SE EU NÃO TIVESSE UM PINGO DE VERGONHA NAS FUÇAS!
VOCÊS AINDA NÃO PERCEBERAM, MAS SÃO UMA NÓDOA NESTE PAÍS...FORA! OU MELHOR, PARA SE DAR AO DESPLANTE DE APARECER POR AQUI JÁ PERCEBERAM...
"Por outro lado não podemos dar azo a que o Governo encerre as negociações e envie para publicação a grelha tal como está"
MAS QUE RAIO DE NEGOCIADORES SÃO ESTES!!!! MEDO ...QUE ENCERREM AS NEGOCIAÇOES...TAL COMO ESTÁ... POIS SE VOCÊS SE DESSEM AO RESPEITO E LHES MOSTRASSEM QUE TÊM CAPACIDADE PARA PARALIZAR O SNS O GOVERNO NÃO SE ATREVERIA A TAL!
VOCÊS ENTRAM NO NEGÓCIO DE "CÓCORAS"...POÊM-SE A JEITO...E UI UI QUE AINDA PODE SER PIOR...
POUPE-NOS E CALE-SE! TEM A RARA CAPACIDADE DE CONSEGUIR IRRITAR-ME PROFUNDAMENTE.
NESTAS HORAS É MELHOR NÃO BRINCAR COM O POVO NEM COM O FOGO!
NE
MAS QUE RAIO DE NEGOCIADORES SÃO ESTES!!!! MEDO ...QUE ENCERREM AS NEGOCIAÇOES...TAL COMO ESTÁ... POIS SE VOCÊS SE DESSEM AO RESPEITO E LHES MOSTRASSEM QUE TÊM CAPACIDADE PARA PARALIZAR O SNS O GOVERNO NÃO SE ATREVERIA A TAL!
VOCÊS ENTRAM NO NEGÓCIO DE "CÓCORAS"...POÊM-SE A JEITO...E UI UI QUE AINDA PODE SER PIOR...
POUPE-NOS E CALE-SE! TEM A RARA CAPACIDADE DE CONSEGUIR IRRITAR-ME PROFUNDAMENTE.
NESTAS HORAS É MELHOR NÃO BRINCAR COM O POVO NEM COM O FOGO!
NE
O GOVERNO ANDOU A ADIAR E VOCÊS A DORMIR!
DESDE 2005? DEIXAM-SE ENCURRALAR ATÉ AO FINAL DA LEGISLATURA? OU FOI DE PROPÒSITO? RECEBERAM INSTRUÇÕES PARA NOS ... O UNICO TERMO QUE OCORRE NÃO USO, PORQUE APESAR DE TUDO... É UMA SENHORA.
NE
DESDE 2005? DEIXAM-SE ENCURRALAR ATÉ AO FINAL DA LEGISLATURA? OU FOI DE PROPÒSITO? RECEBERAM INSTRUÇÕES PARA NOS ... O UNICO TERMO QUE OCORRE NÃO USO, PORQUE APESAR DE TUDO... É UMA SENHORA.
NE
Colegas, apesar de ser de opinião de que devíamos avançar para uma paralização geral imediatamente, não nos podemos esquecer que noutras profissões as manifestações surtiram o seu efeito...vejam os professores! é obvio que não podemos é ser meia duzia de gatos pingados a aparecer na manifestação...devemos comparecer em massa...de todo o país...todos os profisssionais mais estudantes de enfermagem, afinal tb é o futuro deles que está em jogo...
VAO AO SITE DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA E FAÇAM UMA EXPOSIÇÃO AO PRESIDENTE...QUE SEMPRE SE MOSTROU DO LADO DOS ENFERMEIROS...INUNDEMOS O SEU MAIL COM A NOSSA REVOLTA...
Isto, lembra-me uma coisa?
Então a tal petição de 10.000 assinaturas? Ninguém lhe ligou?
Onde estão os resultados efectivos...
Então a tal petição de 10.000 assinaturas? Ninguém lhe ligou?
Onde estão os resultados efectivos...
Quem colocou a mensagem para enviarem sms à colega Guadalupe fui eu, que por razões pessoais não me identifico.
Quero dizer à colega que discordo da eventual eficácia das manifestações, pois na minha opinião já temos mais que razão para avançar com uma forma de protesto mais agressiva, pois já passa do razoável o que o governo está a fazer á nossa classe.
O objectivo dos sms era para os sindicalistas avaliarem a disponibilidade dos enfermeiros para uma eventual forma de luta mais visivel e expressiva da vontade dos enfermeiros.
Pelo que, deve a colega dizer aos enfermeiros se realmente haverá ou não vontade expressiva para o fazer...
Na minha opinião, esta é uma fase crucial para essa forma de luta, pois estamos em época de eleições e devemos mostrar agora a nossa determinação a este governo e para o próximo que se avizinha.
Só algo que sai fora da normalidade é que chamará a atenção da população....
Não estamos a pedir nada que não seja razoável, dadas as circunstâncias, nem nada que não seja legitimo.
VAMOS À LUTA!!!
AGORA OU NUNCA!!!
AOS COLEGAS APENAS APELO QUE MOSTREM A FORÇA QUE TEMOS!!
De um enfermeiro (do norte) pela enfermagem.
Quero dizer à colega que discordo da eventual eficácia das manifestações, pois na minha opinião já temos mais que razão para avançar com uma forma de protesto mais agressiva, pois já passa do razoável o que o governo está a fazer á nossa classe.
O objectivo dos sms era para os sindicalistas avaliarem a disponibilidade dos enfermeiros para uma eventual forma de luta mais visivel e expressiva da vontade dos enfermeiros.
Pelo que, deve a colega dizer aos enfermeiros se realmente haverá ou não vontade expressiva para o fazer...
Na minha opinião, esta é uma fase crucial para essa forma de luta, pois estamos em época de eleições e devemos mostrar agora a nossa determinação a este governo e para o próximo que se avizinha.
Só algo que sai fora da normalidade é que chamará a atenção da população....
Não estamos a pedir nada que não seja razoável, dadas as circunstâncias, nem nada que não seja legitimo.
VAMOS À LUTA!!!
AGORA OU NUNCA!!!
AOS COLEGAS APENAS APELO QUE MOSTREM A FORÇA QUE TEMOS!!
De um enfermeiro (do norte) pela enfermagem.
QUEM DERA QUE O PRESIDENTE DA REPUBLICA NÃO PROMULGUE A GRANDE "MERDA" DA CARREIRA QUE OS SINDICATOS NEGOCIARAM, OLHEM QUE ATÉ PONDERAVA O MEU VOTO NO PSD.
Como poderemos ser em número significativo na manifestação? Quem está a trabalhar não poderá ir (seria uma falta injustificada ao trabalho, certo?!
Eu sinceramente apostava numa manifestação anti-PS em que os sindicatos mandaria fazer T-shirts, autocolantes para colar nos carros, placares publicitarios, etc. com a frase "Enfermeiro não vota PS!"
Só assim conseguiamos atingir esses fdp dos politicos q só pensam no bolso deles e usam a política para se projectar no mercado empresarial a ganhar rios de dinheiro à custa do Zé Povinho!! Vejam o exemplo do Jorge Coelho na mota-engil!!!!
Chega de falinhas mansas!!!!Chegam de gozarem com a nossa cara! Se isto for à vante e o PS perder as eleições é garantido que quem fizer governo olhará para os Enfermeiros com outros olhos...como aqueles que ajudaram a derrubar o governo PS!!!
Façamos todos pressão com os sindicatos para levar esta luta avante! É garantido que isto terá mais impacto que manifestações à porta do Ministério ou do Palácio de Belem!!!
Só assim conseguiamos atingir esses fdp dos politicos q só pensam no bolso deles e usam a política para se projectar no mercado empresarial a ganhar rios de dinheiro à custa do Zé Povinho!! Vejam o exemplo do Jorge Coelho na mota-engil!!!!
Chega de falinhas mansas!!!!Chegam de gozarem com a nossa cara! Se isto for à vante e o PS perder as eleições é garantido que quem fizer governo olhará para os Enfermeiros com outros olhos...como aqueles que ajudaram a derrubar o governo PS!!!
Façamos todos pressão com os sindicatos para levar esta luta avante! É garantido que isto terá mais impacto que manifestações à porta do Ministério ou do Palácio de Belem!!!
Esta Sra Enfermeira devia ter aparecido a dar explicações da bela "carreira" a todos os Enfermeiros em CIT, aos que têm 10 a 15 anos de profissão, aos especialistas, aos chefes e aos supervisores, a quem a proposta votou ao desprezo total. Adorava que não houvesse promulgação de tal aberração.
Chamo-me Tiago Subtil, enfermeiro, dirigente sindical
Confesso que sinto alguma vergonha magoa quando leio muitos destes comentarios encharcados de injustiça
é lamentavel aceitarem neste blog determinados comentarios, como o de um ANONIMO que se identifica como NE e outros, parecem-me pessoas que se irritam com muita facilidade, pena é que não se irritam contra quem se devem irritar, o governo
é triste ver este tipo de ataques a Enf Guadalupe, alguém que se preocupa e aplica profundamente para tentar encontrar a melhor solução.
podem-me achar suspeito por pertencer ao sindicato, mas
Confesso que sinto alguma vergonha magoa quando leio muitos destes comentarios encharcados de injustiça
é lamentavel aceitarem neste blog determinados comentarios, como o de um ANONIMO que se identifica como NE e outros, parecem-me pessoas que se irritam com muita facilidade, pena é que não se irritam contra quem se devem irritar, o governo
é triste ver este tipo de ataques a Enf Guadalupe, alguém que se preocupa e aplica profundamente para tentar encontrar a melhor solução.
podem-me achar suspeito por pertencer ao sindicato, mas
podem-me achar suspeito por pertencer ao sindicato, mas nada ganho com o sindicato... apenas indisposição por encontrar de vez em quando colegas deste genero, que gostam de ofender, mas que provavelmente tiveram em 0 manifestações e muito provavelmente nada fizeram para tentar mudar o rumo das coisas. Mas defendo aqui, já defendi e voltarei a defender alguem em quem eu acredito e confio para defender o melhor para enfermagem. Agora não julguem que quem vai para a mesa de negociações consegue tudo o que quer, não julguem que o sindicato consegue o desejavel sem a uniao dos enfermeiros... continuamos a perder energias a atacarmo-nos uns aos outros. Já muito se falou no exemplo dos professores, como é que eles foram unidos e nós continuamos desta forma?! Cada enf. pensa de uma forma diferente, uns sao radicais outros só fazem greve para não ter que seguir turno e outros nem sequer fazem
Como pedem formas de luta mais agressivas, se nem às manif. aderem??! nas greves de 2 dias,a adesão começa logo a baixar ao 2º. Eu tambem desejava uma paralisação geral porque estou farto que o governo ande a gozar sistematicamente, esse sim é que tem responsabilidade e pior, tem a faca e o queijo na mao enquanto andarmos para aqui desunidos e a enxovalhar quem se interessa, quem faz milhares de quilometros para estar presente em reunioes de esclarecemento em hospitais para alertar os colegas, onde aparecem 10 enfermeiros.
Como pedem formas de luta mais agressivas, se nem às manif. aderem??! nas greves de 2 dias,a adesão começa logo a baixar ao 2º. Eu tambem desejava uma paralisação geral porque estou farto que o governo ande a gozar sistematicamente, esse sim é que tem responsabilidade e pior, tem a faca e o queijo na mao enquanto andarmos para aqui desunidos e a enxovalhar quem se interessa, quem faz milhares de quilometros para estar presente em reunioes de esclarecemento em hospitais para alertar os colegas, onde aparecem 10 enfermeiros.
"É importante que o Presidente da República promulgue o diploma da carreira"?
Aí é, como se a carreira a ser aprovada fosse uma grande maravilha!
A sua intervenção parece o canto da sereia, mas somente encanta papalvos!
Com papas e bolos se enganam os tolos, como diz um colega e com razão, porque essa já perderam Há imenso tempo ....
LF
Aí é, como se a carreira a ser aprovada fosse uma grande maravilha!
A sua intervenção parece o canto da sereia, mas somente encanta papalvos!
Com papas e bolos se enganam os tolos, como diz um colega e com razão, porque essa já perderam Há imenso tempo ....
LF
Eu gostava era que a enf. Gadalupe ma disse-se como é que vou estar em Lisboa no dia 18 para a manifestação?
Falto ao trabalho??????
É que de outra forma é totalmente impossível.
Sem comentários para as belas das passeatas
Falto ao trabalho??????
É que de outra forma é totalmente impossível.
Sem comentários para as belas das passeatas
pela primeira vez ontem ouvi alguem dizer que se Socrates quer ganhar estas eleições ira ter que gerir muito bem as lutas com proferssores e ENFERMEIROS.sim a nossa classe foi falada pelo professor marcelo. Por isso vamos la dar visão a nossa luta e a discriminação que estamos sujeitos desde a varios anos. ha que aparecer na televisao..noticias de abertura tal e qual os professores.
http://legislativas2009.sapo.pt/info/artigo/1017613.html
vejam esta noticia. um pequeno grupo de colegas conseguiu por uma noticia na primeira pagina do sapo. aprendam sindicatos.
vejam esta noticia. um pequeno grupo de colegas conseguiu por uma noticia na primeira pagina do sapo. aprendam sindicatos.
Srª Enfª Guadalupe:
Porque é que o SEP e os outros sindicatos não divulgam a tabela salarial e as transições a todos os enfermeiros (pelo menos via NET);
Se não for possível garantir os 1500 de base, SFF e para o bem do futuro da enfermagem, reavaliem a questão do MDP vs Especialidades em enfermagem - talvez fosse preferível dignificar e valorizar quem estuda / quem aposta na formação (é assim em todas as profissões) e criar uma nova categoria na nova carreira - a de enfermeiro especialista (negociando logo os rácios para os diferentes serviços / instituições). E as especialidades deviam ser reguladas pela OE mas deviam também ser leccionadas nas escolas e com direito ao 2º ciclo de estudos de bolonha (já andámos para a frente, não podemos agora voltar para trás, e se não podemos avançar todos juntos, pelo menos que possam avançar um número bastante significativo de colegas, que estejam em igualdade de circunstâncias com os nossos parceiros).
Concordo com a igualdade, mas não corremos o risco de nivelar tudo por baixo?????
Falhando a negociação de uma carreira unicategorial nivelada por cima talvez não fosse má ideia procurarmos alternativas, tendo por base as categorias já existentes na carreira antiga.
Tudo depende do acesso às categorias, dos rácios (não obrigatoriamente necessários em todas as categorias)e claro da grelha salarial.
Porque é que o SEP e os outros sindicatos não divulgam a tabela salarial e as transições a todos os enfermeiros (pelo menos via NET);
Se não for possível garantir os 1500 de base, SFF e para o bem do futuro da enfermagem, reavaliem a questão do MDP vs Especialidades em enfermagem - talvez fosse preferível dignificar e valorizar quem estuda / quem aposta na formação (é assim em todas as profissões) e criar uma nova categoria na nova carreira - a de enfermeiro especialista (negociando logo os rácios para os diferentes serviços / instituições). E as especialidades deviam ser reguladas pela OE mas deviam também ser leccionadas nas escolas e com direito ao 2º ciclo de estudos de bolonha (já andámos para a frente, não podemos agora voltar para trás, e se não podemos avançar todos juntos, pelo menos que possam avançar um número bastante significativo de colegas, que estejam em igualdade de circunstâncias com os nossos parceiros).
Concordo com a igualdade, mas não corremos o risco de nivelar tudo por baixo?????
Falhando a negociação de uma carreira unicategorial nivelada por cima talvez não fosse má ideia procurarmos alternativas, tendo por base as categorias já existentes na carreira antiga.
Tudo depende do acesso às categorias, dos rácios (não obrigatoriamente necessários em todas as categorias)e claro da grelha salarial.
O enfermeiro do norte tem muita razão
Temos que ir a luta de uma maneira mais agressiva.
Os colegas de Evora estiveram em protesto no comicio de PS.
e a comunicação socil já falou ´na emfermagem, esta é uma boa altura para por em pratica outras forma de luta...
Temos que ir a luta de uma maneira mais agressiva.
Os colegas de Evora estiveram em protesto no comicio de PS.
e a comunicação socil já falou ´na emfermagem, esta é uma boa altura para por em pratica outras forma de luta...
CARA COLEGA VERA.
Sou o primeiro a manifestar publicamente, que estou profundamente desiludido com o rumo das negociações da carreira de Enfermagem.
Estou e ja o manifestei pessoalmente aos dirigentes das estruturas sindicais. Realço que a opinião é pessoal e nao sou sindicalista.
Mas nao aceito nem posso compactuar quando uma colega tece um desejo que manifeste um tamanho desconhecimento sobre as consequencias que dai possam advir.
Para informação da colegaa carreira de Enfermagem que foi negociadaé em mto semelhante á que actualmente rege a carreira de Enfermagem. A promulogação da Lei por parte do PR faz com que todos nós mantenhamos muita das regalias que foram conquistadas noutros tempos incluindo, por exemplo, a contagem do tempo de serviço e a avaliação do desempenho de 3/3 anos, ao contrário de todas as outras carreiras da Função Publica que maioritariamente sobem de 5/5 anos. Essa mesma Lei, revoga para uma portaria a publicar futuramente as questões salariais, essas sim ainda em discussao e da qual já disse que nao as aceito pois Humilham os Enfermeiros.
Eu sei que todos nós estamos desiludidos e enfurecidos com tamanha injustiça, mas às vezes tambem precisamos para manifestar e omitir opiniões publicas, de estar minimamente informadas sobre o assunto em discussão, senão podemos estar directa ou indirectamente a influenciar negativamente a opinião dos outros.
Um bem Haja a todos os colegas, juntos vamos vencer esta força de bloqueio, e acreditem, com ou sem a ajuda dos Sindicatos, vamos provar que somos Enfermeiros sim, mas com dignidade e com valores que devem ser respeitados !
Até sexta colegas! :)
Sou o primeiro a manifestar publicamente, que estou profundamente desiludido com o rumo das negociações da carreira de Enfermagem.
Estou e ja o manifestei pessoalmente aos dirigentes das estruturas sindicais. Realço que a opinião é pessoal e nao sou sindicalista.
Mas nao aceito nem posso compactuar quando uma colega tece um desejo que manifeste um tamanho desconhecimento sobre as consequencias que dai possam advir.
Para informação da colegaa carreira de Enfermagem que foi negociadaé em mto semelhante á que actualmente rege a carreira de Enfermagem. A promulogação da Lei por parte do PR faz com que todos nós mantenhamos muita das regalias que foram conquistadas noutros tempos incluindo, por exemplo, a contagem do tempo de serviço e a avaliação do desempenho de 3/3 anos, ao contrário de todas as outras carreiras da Função Publica que maioritariamente sobem de 5/5 anos. Essa mesma Lei, revoga para uma portaria a publicar futuramente as questões salariais, essas sim ainda em discussao e da qual já disse que nao as aceito pois Humilham os Enfermeiros.
Eu sei que todos nós estamos desiludidos e enfurecidos com tamanha injustiça, mas às vezes tambem precisamos para manifestar e omitir opiniões publicas, de estar minimamente informadas sobre o assunto em discussão, senão podemos estar directa ou indirectamente a influenciar negativamente a opinião dos outros.
Um bem Haja a todos os colegas, juntos vamos vencer esta força de bloqueio, e acreditem, com ou sem a ajuda dos Sindicatos, vamos provar que somos Enfermeiros sim, mas com dignidade e com valores que devem ser respeitados !
Até sexta colegas! :)
Please..!!! Senhora Guadalupe Simões! O ppl está farto de apitinhos e bandeirinhas e de greve de faz de conta..
É esta a radicalização que tanto ameaçaram..?? Depois querem que os enfermeiros adiram a formas de lutas às quais já não acreditam?
Pelos menos aceite a opinião dos enfermeiros.
VG
É esta a radicalização que tanto ameaçaram..?? Depois querem que os enfermeiros adiram a formas de lutas às quais já não acreditam?
Pelos menos aceite a opinião dos enfermeiros.
VG
AO SR TIAGO SUBTIL
PERDEU UMA FLAGRANTE OPORTUNIDADE PARA ESTAR CALADO!
IDENTIFICO-ME POR NE PORQUE SAO AS INICIAIS DO MEU NOME E PORQUE A GENERALIDADE DOS COMENTÁRIOS SÃO ANONIMOS NÃO PENSE QUE É POR MÊDO A SI OU OUTRA COISA QUALQUER ATÉ PORQUE SEMPRE QUE ME FOI SOLICITADO EU IDENTIFICO-ME E ATÉ LHE DOU A MINHA MORADA.
AGORA MEU CARO QUANDO UM "MEMBRO" DO SINDICATO RECONHECE QUE O GOVERNO TEM A FACA E O QUEIJO NA MÃO DEVERIA DE IMEDIATO ABANDONAR . POIS SE NÃO GANHA NADA TAMBEM NÃO MERECE MAIS POIS JÁ SE RENDEU....FORA!
DEPOIS ESSAS SUAS SUPOSIÇOES SE EU FUI OU DEIXEI DE IR ÁS MANIFESTAÇOES, ETC SÃO DAQUELAS COISAS... CALADINHO É MELHOR!
DEPOIS, INDIGNADO COM O GOVERNO, É OBVIO! COM OS SINDICATOS É OBVIO TAMBÉM, SENÃO VEJA... QUEM DISSE EM FEVEREIRO QUE IRIA RADICALIZAR A LUTA? QUEM? POIS! QUEM DISSE QUE NÃO ADMITIRIA UMA CARREIRA COM MAIS QUE UMA CATEGORIA? QUEM? POIS!
QUEM RECEBEU AS COTAS TODOS OS MESES? QUEM? POIS!
E ENTÃO ESSAS INTERPRETAÇOES DAS GREVES... O SINDICATO TEM A OBRIGAÇÃO DE AS CONVOCAR, ESTÁ MAIS QUE JUSTIFICADO! SE OS ENFERMEIROS NAO ADERIREM PARA ALÉM DE SER UM DIREITO QUE LHES ASSISTE PERDERÃO OBVIAMENTE A LEGITIMIDADE PARA CRITICAR. ATÉ LÁ SUJEITAM-SE!
PERCEBEU? PARA ALÉM DA SUA BOA VONTADE NADA SE APROVEITA OU SEJA pode ser boa pessoa, mas isso não basta....FORA!
NE
PERDEU UMA FLAGRANTE OPORTUNIDADE PARA ESTAR CALADO!
IDENTIFICO-ME POR NE PORQUE SAO AS INICIAIS DO MEU NOME E PORQUE A GENERALIDADE DOS COMENTÁRIOS SÃO ANONIMOS NÃO PENSE QUE É POR MÊDO A SI OU OUTRA COISA QUALQUER ATÉ PORQUE SEMPRE QUE ME FOI SOLICITADO EU IDENTIFICO-ME E ATÉ LHE DOU A MINHA MORADA.
AGORA MEU CARO QUANDO UM "MEMBRO" DO SINDICATO RECONHECE QUE O GOVERNO TEM A FACA E O QUEIJO NA MÃO DEVERIA DE IMEDIATO ABANDONAR . POIS SE NÃO GANHA NADA TAMBEM NÃO MERECE MAIS POIS JÁ SE RENDEU....FORA!
DEPOIS ESSAS SUAS SUPOSIÇOES SE EU FUI OU DEIXEI DE IR ÁS MANIFESTAÇOES, ETC SÃO DAQUELAS COISAS... CALADINHO É MELHOR!
DEPOIS, INDIGNADO COM O GOVERNO, É OBVIO! COM OS SINDICATOS É OBVIO TAMBÉM, SENÃO VEJA... QUEM DISSE EM FEVEREIRO QUE IRIA RADICALIZAR A LUTA? QUEM? POIS! QUEM DISSE QUE NÃO ADMITIRIA UMA CARREIRA COM MAIS QUE UMA CATEGORIA? QUEM? POIS!
QUEM RECEBEU AS COTAS TODOS OS MESES? QUEM? POIS!
E ENTÃO ESSAS INTERPRETAÇOES DAS GREVES... O SINDICATO TEM A OBRIGAÇÃO DE AS CONVOCAR, ESTÁ MAIS QUE JUSTIFICADO! SE OS ENFERMEIROS NAO ADERIREM PARA ALÉM DE SER UM DIREITO QUE LHES ASSISTE PERDERÃO OBVIAMENTE A LEGITIMIDADE PARA CRITICAR. ATÉ LÁ SUJEITAM-SE!
PERCEBEU? PARA ALÉM DA SUA BOA VONTADE NADA SE APROVEITA OU SEJA pode ser boa pessoa, mas isso não basta....FORA!
NE
Caros colegas estes sindicatos estão feitos com os partidos, como me dizia em conversa a pouco tempo uma dirigente sindical:
-(SIC)"Não podemos deixar que o PS tenha novamente maioria, e de perferencia devia perder"
Não é que eu concorde com a filosofia pela qual o ps enveredou, por mim deviam perder e de perferencia ficar em ultimo lugar para saberem que o povo está descontente, mas os sindicatos com esta filosofia de vida esquecem-se se há milhares de enfermeiros que estão a ser perjudicados e que não tem culpa de ser o ps quem manda.
obrigado e desculpem qualauer coisa que não seja do vosso agrado.
J.P.
-(SIC)"Não podemos deixar que o PS tenha novamente maioria, e de perferencia devia perder"
Não é que eu concorde com a filosofia pela qual o ps enveredou, por mim deviam perder e de perferencia ficar em ultimo lugar para saberem que o povo está descontente, mas os sindicatos com esta filosofia de vida esquecem-se se há milhares de enfermeiros que estão a ser perjudicados e que não tem culpa de ser o ps quem manda.
obrigado e desculpem qualauer coisa que não seja do vosso agrado.
J.P.
Colega das 11:21:
A anterior carreira já tinha sido revogada?
Se era para manter o que estava na anterior carreira, não era necessário uma nova...
A anterior dividia os enfermeiros em enfermeiros, graduados, especialistas, chefes e supervisores...
A actual divide entre enfermeiros e principais (garanto-lhe que será uma especie rara...)
Os futuros especialistas são os mais prejudicados na nova carreira, vai haver uma banalização total do enfermeiro especialista. Antigamente era a referência dos cuidados de enfermagem, respeitado pelos outros elementos da equipa!!
Para além dos especialistas quem perde e muito são os enfermeiros com 10, 15, 20 anos de serviço e cometeram o erro de estudar.
Em resumo esta carreira valoriza quem é enfermeiro, não levanta ondas e não estuda muito...
A anterior carreira já tinha sido revogada?
Se era para manter o que estava na anterior carreira, não era necessário uma nova...
A anterior dividia os enfermeiros em enfermeiros, graduados, especialistas, chefes e supervisores...
A actual divide entre enfermeiros e principais (garanto-lhe que será uma especie rara...)
Os futuros especialistas são os mais prejudicados na nova carreira, vai haver uma banalização total do enfermeiro especialista. Antigamente era a referência dos cuidados de enfermagem, respeitado pelos outros elementos da equipa!!
Para além dos especialistas quem perde e muito são os enfermeiros com 10, 15, 20 anos de serviço e cometeram o erro de estudar.
Em resumo esta carreira valoriza quem é enfermeiro, não levanta ondas e não estuda muito...
Caríssimos Colegas
Penso que como ponto de situação devo referir o seguinte:
Os sindicatos e os enfermeiros estão dissociados!
Parece-me que é um problema de desconfiança recíproca. Passo a explicar:
Os enfermeiros acham que são necessárias mega greves ou outras medidas agressivas; desconfiam que os sindicatos não souberam negociar ou que protelaram demais as negociações porque são muito frouxos. Entretando, também convém referir que os enfermeiros são muito heterogéneos, havendo grande dispersão e ambiguidade de opiniões.
Por seu turno, os sindicatos desconfiam que não têm do seu lado o número suficiente de enfermeiros para levar a cabo tais medidas (greves ou outras) de grande impacto, correndo o risco de que resulte tudo num grande flop, quando na hora da verdade, os enfermeiros (alguns) não aderirem como anunciam às tais mega greves (que exigem sacrifício).
Portanto alguns enfermeiros ficam muito zangados porque as mega greves/manifs nunca chegam, enquanto os sindicatos têm receio de as decretar, porque a acontecer o que referi atrás, perderiam toda a credibilidade.
PROPONHO O SEGUINTE: PORQUE NÃO INUNDAR OS SINDICATOS COM VOTOS DE INTENÇÕES (NÃO AS BOAS, PORQUE DESSAS ESTÁ O INFERNO....) DE PARTICIPAÇÃO EM QUAISQUER MEDIDAS QUE OS SINDICATOS VENHAM A DECRETAR?? SE CALHAR É ESTE O VOTO INSPIRADOR DE CONFIANÇA DE QUE OS SINDICTAOS PRECISAM. SE SENTIREM CONFIANÇA NOS ENFERMEIROS, DECERTO QUE NÃO HESITARÃO EM DECRETAR MEGA GREVES ASSUSTADORAS, MESMO QUE À PORTA DE ELEIÇÕES.
Fica o desafio. Agora deste tipo de discurso à Ricardo Araújo Pereira (O muito saudoso: "falam, falam e não os vejo a fazer nada....") que os enfermeiros insistem em apresentar; sinceramente: estou farto.
Vamos fazer alguma coisa de jeito, como por exemplo, dar força anímica aos sindicatos, que é disso que precisam neste momento.
PS: também é verdade que se os sindicatos não fizerem nada que se veja no imediato, depois de terem CLARAS demonstrações de apoio dos seus associados, é o fim do sindicalismo em enfermagem. (Se calhar o espertalhão do sócrates já previu isso com muita antecedência, .... quem sabe...)
PS2: porque será que os enfermeiros que tanto mal falam dos sindicatos e da sua inoperância não se organizam em associações ou meros grupos de trabalho, que por um lado mobilizem as pessoas nos serviços; e por outro levem ideias frescas, incentivos, apoios, etc, aos sindicatos? Alguém nos impede? Ou terá isto a ver alguma coisa com a nossa própria mediocridade e desinteresse? Fica a questão.
Cumps
Penso que como ponto de situação devo referir o seguinte:
Os sindicatos e os enfermeiros estão dissociados!
Parece-me que é um problema de desconfiança recíproca. Passo a explicar:
Os enfermeiros acham que são necessárias mega greves ou outras medidas agressivas; desconfiam que os sindicatos não souberam negociar ou que protelaram demais as negociações porque são muito frouxos. Entretando, também convém referir que os enfermeiros são muito heterogéneos, havendo grande dispersão e ambiguidade de opiniões.
Por seu turno, os sindicatos desconfiam que não têm do seu lado o número suficiente de enfermeiros para levar a cabo tais medidas (greves ou outras) de grande impacto, correndo o risco de que resulte tudo num grande flop, quando na hora da verdade, os enfermeiros (alguns) não aderirem como anunciam às tais mega greves (que exigem sacrifício).
Portanto alguns enfermeiros ficam muito zangados porque as mega greves/manifs nunca chegam, enquanto os sindicatos têm receio de as decretar, porque a acontecer o que referi atrás, perderiam toda a credibilidade.
PROPONHO O SEGUINTE: PORQUE NÃO INUNDAR OS SINDICATOS COM VOTOS DE INTENÇÕES (NÃO AS BOAS, PORQUE DESSAS ESTÁ O INFERNO....) DE PARTICIPAÇÃO EM QUAISQUER MEDIDAS QUE OS SINDICATOS VENHAM A DECRETAR?? SE CALHAR É ESTE O VOTO INSPIRADOR DE CONFIANÇA DE QUE OS SINDICTAOS PRECISAM. SE SENTIREM CONFIANÇA NOS ENFERMEIROS, DECERTO QUE NÃO HESITARÃO EM DECRETAR MEGA GREVES ASSUSTADORAS, MESMO QUE À PORTA DE ELEIÇÕES.
Fica o desafio. Agora deste tipo de discurso à Ricardo Araújo Pereira (O muito saudoso: "falam, falam e não os vejo a fazer nada....") que os enfermeiros insistem em apresentar; sinceramente: estou farto.
Vamos fazer alguma coisa de jeito, como por exemplo, dar força anímica aos sindicatos, que é disso que precisam neste momento.
PS: também é verdade que se os sindicatos não fizerem nada que se veja no imediato, depois de terem CLARAS demonstrações de apoio dos seus associados, é o fim do sindicalismo em enfermagem. (Se calhar o espertalhão do sócrates já previu isso com muita antecedência, .... quem sabe...)
PS2: porque será que os enfermeiros que tanto mal falam dos sindicatos e da sua inoperância não se organizam em associações ou meros grupos de trabalho, que por um lado mobilizem as pessoas nos serviços; e por outro levem ideias frescas, incentivos, apoios, etc, aos sindicatos? Alguém nos impede? Ou terá isto a ver alguma coisa com a nossa própria mediocridade e desinteresse? Fica a questão.
Cumps
Colega das 03.31
Concordo consigo plenamente execepto
na parte de que nao era preciso uma nova.
Era e é necessario actualiza-la principalmente na parte salarial onde somos "humilhados"...
Abraço e parabens pela discussão no blogue, espero pode-los encontrar em Lisboa !!!
;)
Concordo consigo plenamente execepto
na parte de que nao era preciso uma nova.
Era e é necessario actualiza-la principalmente na parte salarial onde somos "humilhados"...
Abraço e parabens pela discussão no blogue, espero pode-los encontrar em Lisboa !!!
;)
[b]Boa tarde colegas.[/b]
Só me ocorre uma palavra (das aceitáveis para descrever tudo isto)... [b]Vergonhoso![/b]
[b]Sim é Vergonhoso e “cheira” a traição quando: [/b]
1 - nos rotulam de parentes pobres das carreiras técnico superiores;
2 – ao fim de 20 anos de serviço e especialista apenas aufiro o que a globalidade das profissões aufere quando ingressam na carreira técnica superior;
3 – nivelam todos por baixo, enfiando tudo no mesmo “saco” e delapidam a maioria das categorias e a sua justa valorização;
4 – têm agendas sobrecarregadas e levam dois dias a agendar uma reunião para análise de assuntos extremamente graves e urgentes;
5 – se perdem oportunidades de “ouro”, por não se ter a ousadia/coragem de lutar;
6 – e, agendam uma excursão/manifestaçãozinha (folclore de rodapé dos noticiários), quando já toda a gente viu que tudo fracassou…
No mínimo, urge mostrar o nosso repúdio inequívoco à dimensão da proposta apresentada. O que no meu modesto entender, justifica plenamente e no imediato pelo menos 3 dias de greve seguidos. Podendo aí sim, culminar com a mencionada manifestação no 3º dia e continuo endurecimento de luta se tal se justificar (contando com a revolta de milhares de colegas, onde obviamente me incluo). Para manifestações de “palhaçada” e dias isolados (e nas pontes) de greve… desejo a todos os maiores sucessos e que eu esteja redondamente enganado. [b]Mas desculpem já dei para esse peditório.[/b]
Só me ocorre uma palavra (das aceitáveis para descrever tudo isto)... [b]Vergonhoso![/b]
[b]Sim é Vergonhoso e “cheira” a traição quando: [/b]
1 - nos rotulam de parentes pobres das carreiras técnico superiores;
2 – ao fim de 20 anos de serviço e especialista apenas aufiro o que a globalidade das profissões aufere quando ingressam na carreira técnica superior;
3 – nivelam todos por baixo, enfiando tudo no mesmo “saco” e delapidam a maioria das categorias e a sua justa valorização;
4 – têm agendas sobrecarregadas e levam dois dias a agendar uma reunião para análise de assuntos extremamente graves e urgentes;
5 – se perdem oportunidades de “ouro”, por não se ter a ousadia/coragem de lutar;
6 – e, agendam uma excursão/manifestaçãozinha (folclore de rodapé dos noticiários), quando já toda a gente viu que tudo fracassou…
No mínimo, urge mostrar o nosso repúdio inequívoco à dimensão da proposta apresentada. O que no meu modesto entender, justifica plenamente e no imediato pelo menos 3 dias de greve seguidos. Podendo aí sim, culminar com a mencionada manifestação no 3º dia e continuo endurecimento de luta se tal se justificar (contando com a revolta de milhares de colegas, onde obviamente me incluo). Para manifestações de “palhaçada” e dias isolados (e nas pontes) de greve… desejo a todos os maiores sucessos e que eu esteja redondamente enganado. [b]Mas desculpem já dei para esse peditório.[/b]
[b]Boa tarde colegas.[/b]
Só me ocorre uma palavra (das aceitáveis para descrever tudo isto)... [b]Vergonhoso![/b]
De facto, é uma palhaçada colocarem-nos no ridículo e continuarmos eternamente com mezinhas de “panos quentes”. Tanto mais, quando os mesmos se destinam a não ferir sensibilidades de quem nos ultraja continuamente, e, isto tudo para quê? Para defender um punhado de nada. Há alturas para dialogar, negociar… mas também há alturas de “ouro” para dar um murro na mesa, bater com a porta e colocar direitinho os pontos nos iiii… Antes pobre lutando (mesmo que as medidas acabem por ser impostas), do que pelintra enfiando a cabeça na areia (negociando apenas o que vergonhosamente nos querem impingir… e que a troco de poeira até aceitam nivelando tudo por baixo)!
Desde há longa data que para mim todo este processo foi enviesado. Totalmente incompreensível que se faça um complemento de formação, sem estar devidamente delineado o respectivo enquadramento legal e transição para a sua aplicabilidade prática (ficando os primeiros reféns por mais de 10 anos que os demais colegas o fizessem, e, posteriormente todos na situação que temos hoje e todos conhecem). O que deveria ter sido contemplado?? No mínimo algo semelhante ao que foi acordado com os faseamentos aquando da passagem automática a graduado (processo este que efectivamente foi bem conduzido e negociado, traduzindo-se na categoria que mais ganhos obteve nos últimos tempos. Mera coincidência? Ou será que não é a categoria prevalecente nas hostes sindicais?... Porque não aconteceu o mesmo com o complemento?). Ahh e tal… mas eles não aceitaram negociar e tal… Ok, então ninguém devia fazer a mencionada formação, cortando essa fonte de financiamento das próprias escolas. Ahhhhhh pois é… mas os enfermeiros não dispensam estar na biblioteca, fazer formações sobre formações… ele é pós-graduações à “la carte”, especialidades… qualquer uma serve, mestrados, venham eles… etc… Assim sendo, será que não faziam?? Deixo a resposta por conta do colega leitor…
Também enviesado, quando aceitam separar a publicação da carreira, sem a respectiva grelha salarial. Perdendo desde logo a meu ver, enorme margem de manobra negocial. Isto tudo, por apenas por comparação com os médicos, aceitarem abdicar de anos de negociações, seguindo o mesmo que eles obtiveram em semanas. Erro crasso do meu ponto de vista, visto que os pressupostos de partida eram completamente diferentes, nós lutávamos por algo que eles sempre tiveram (a integração plena na carreira técnica superior), logo já não tinham nada a perder, enquanto que nós sim, pois ainda não ganhamos nada… após sucessivas perdas.
Agora, muito pior do que ter nascido enviesado, é não aproveitarem este contexto de”ouro” para no mínimo o corrigir. Apesar da dita conjuntura ser difícil, todos sabemos que houve ganhos para os “boys”, para o “sistema bancário” e para quem soube negociar ou dizer suficientemente alto [b]Não[/b], como os professores (os muitos posts deste blog são bem elucidativos ), as forças militares (com o anexo do subsidio de risco directo no vencimento base), agentes dos serviços prisionais (apesar dos congelamentos globais das carreiras da função pública, aparentemente não foram suficientemente gelados para também congelarem a deles… aeroportos, tgv’s)…
Só me ocorre uma palavra (das aceitáveis para descrever tudo isto)... [b]Vergonhoso![/b]
De facto, é uma palhaçada colocarem-nos no ridículo e continuarmos eternamente com mezinhas de “panos quentes”. Tanto mais, quando os mesmos se destinam a não ferir sensibilidades de quem nos ultraja continuamente, e, isto tudo para quê? Para defender um punhado de nada. Há alturas para dialogar, negociar… mas também há alturas de “ouro” para dar um murro na mesa, bater com a porta e colocar direitinho os pontos nos iiii… Antes pobre lutando (mesmo que as medidas acabem por ser impostas), do que pelintra enfiando a cabeça na areia (negociando apenas o que vergonhosamente nos querem impingir… e que a troco de poeira até aceitam nivelando tudo por baixo)!
Desde há longa data que para mim todo este processo foi enviesado. Totalmente incompreensível que se faça um complemento de formação, sem estar devidamente delineado o respectivo enquadramento legal e transição para a sua aplicabilidade prática (ficando os primeiros reféns por mais de 10 anos que os demais colegas o fizessem, e, posteriormente todos na situação que temos hoje e todos conhecem). O que deveria ter sido contemplado?? No mínimo algo semelhante ao que foi acordado com os faseamentos aquando da passagem automática a graduado (processo este que efectivamente foi bem conduzido e negociado, traduzindo-se na categoria que mais ganhos obteve nos últimos tempos. Mera coincidência? Ou será que não é a categoria prevalecente nas hostes sindicais?... Porque não aconteceu o mesmo com o complemento?). Ahh e tal… mas eles não aceitaram negociar e tal… Ok, então ninguém devia fazer a mencionada formação, cortando essa fonte de financiamento das próprias escolas. Ahhhhhh pois é… mas os enfermeiros não dispensam estar na biblioteca, fazer formações sobre formações… ele é pós-graduações à “la carte”, especialidades… qualquer uma serve, mestrados, venham eles… etc… Assim sendo, será que não faziam?? Deixo a resposta por conta do colega leitor…
Também enviesado, quando aceitam separar a publicação da carreira, sem a respectiva grelha salarial. Perdendo desde logo a meu ver, enorme margem de manobra negocial. Isto tudo, por apenas por comparação com os médicos, aceitarem abdicar de anos de negociações, seguindo o mesmo que eles obtiveram em semanas. Erro crasso do meu ponto de vista, visto que os pressupostos de partida eram completamente diferentes, nós lutávamos por algo que eles sempre tiveram (a integração plena na carreira técnica superior), logo já não tinham nada a perder, enquanto que nós sim, pois ainda não ganhamos nada… após sucessivas perdas.
Agora, muito pior do que ter nascido enviesado, é não aproveitarem este contexto de”ouro” para no mínimo o corrigir. Apesar da dita conjuntura ser difícil, todos sabemos que houve ganhos para os “boys”, para o “sistema bancário” e para quem soube negociar ou dizer suficientemente alto [b]Não[/b], como os professores (os muitos posts deste blog são bem elucidativos ), as forças militares (com o anexo do subsidio de risco directo no vencimento base), agentes dos serviços prisionais (apesar dos congelamentos globais das carreiras da função pública, aparentemente não foram suficientemente gelados para também congelarem a deles… aeroportos, tgv’s)…
[b]Sim é Vergonhoso e “cheira” a traição quando: [/b]
1 - nos rotulam de parentes pobres das carreiras técnico superiores;
2 – ao fim de 20 anos de serviço e especialista apenas aufiro o que a globalidade das profissões aufere quando ingressam na carreira técnica superior;
3 – nivelam todos por baixo, enfiando tudo no mesmo “saco” e delapidam a maioria das categorias e a sua justa valorização;
4 – têm agendas sobrecarregadas e levam dois dias a agendar uma reunião para análise de assuntos extremamente graves e urgentes;
5 – se perdem oportunidades de “ouro”, por não se ter a ousadia/coragem de lutar;
6 – e, agendam uma excursão/manifestaçãozinha (folclore de rodapé dos noticiários), quando já toda a gente viu que tudo fracassou…
No mínimo, urge mostrar o nosso repúdio inequívoco à dimensão da proposta apresentada. O que no meu modesto entender, justifica plenamente e no imediato de pelo menos 3 dias de greve seguidos. Podendo aí sim, culminar com a mencionada manifestação no 3º dia e continuo endurecimento de luta se tal se justificar (contando com a revolta de milhares de colegas, onde obviamente me incluo). Para manifestações de “palhaçada” e dias isolados (e nas pontes) de greve… desejo a todos os maiores sucessos e que eu esteja redondamente enganado. [b]Mas desculpem já dei para esse peditório.[/b]
1 - nos rotulam de parentes pobres das carreiras técnico superiores;
2 – ao fim de 20 anos de serviço e especialista apenas aufiro o que a globalidade das profissões aufere quando ingressam na carreira técnica superior;
3 – nivelam todos por baixo, enfiando tudo no mesmo “saco” e delapidam a maioria das categorias e a sua justa valorização;
4 – têm agendas sobrecarregadas e levam dois dias a agendar uma reunião para análise de assuntos extremamente graves e urgentes;
5 – se perdem oportunidades de “ouro”, por não se ter a ousadia/coragem de lutar;
6 – e, agendam uma excursão/manifestaçãozinha (folclore de rodapé dos noticiários), quando já toda a gente viu que tudo fracassou…
No mínimo, urge mostrar o nosso repúdio inequívoco à dimensão da proposta apresentada. O que no meu modesto entender, justifica plenamente e no imediato de pelo menos 3 dias de greve seguidos. Podendo aí sim, culminar com a mencionada manifestação no 3º dia e continuo endurecimento de luta se tal se justificar (contando com a revolta de milhares de colegas, onde obviamente me incluo). Para manifestações de “palhaçada” e dias isolados (e nas pontes) de greve… desejo a todos os maiores sucessos e que eu esteja redondamente enganado. [b]Mas desculpem já dei para esse peditório.[/b]
Resump isto muma frase já repetida:
Nivelaram tudo por baixo!
PS: Um erro que nos vai ficar bem caro...
Nivelaram tudo por baixo!
PS: Um erro que nos vai ficar bem caro...
Ao anonimo NE,
Não percebo... identifica-se com iniciais??! Continua a ser anónimo(a), continua a ser indelicadamente grosseiro(a). Medo??!! Mal seria se tivesse medo.. eu apenas mencionei o facto que não fica bem andar a criticar e a ofender escondendo-se no anonimato. Não! Não preciso que me dê a morada... parece uma conversa de um miudo, por favor.. tamos a falar entre adultos, não?!
Está a detorpar as minhas palavras, eu não disse que têm a faca e o queijo na mão, disse que o têm enquanto estivermos DESUNIDOS.
Foi as Manif? Ok, muito bem, fico mais feliz.
Radicalizar formas de luta?? Claro! Eu sou a favor, será que somos todos?? Veja o que o LUIS disse...
Quer que saia do sindicato?! Não será o seu comentário que me irá demover. Continuo a trabalhar, sem qualquer beneficio pessoal, em prol dos enfermeiros, a si nada tenho a provar, apenas aos meus colegas no sindicato, em quem eu, VOLTO A DIZER, confio plenamente e a todos os enfermeiros que se interessam e de alguma forma lutam pela mudança
Não percebo... identifica-se com iniciais??! Continua a ser anónimo(a), continua a ser indelicadamente grosseiro(a). Medo??!! Mal seria se tivesse medo.. eu apenas mencionei o facto que não fica bem andar a criticar e a ofender escondendo-se no anonimato. Não! Não preciso que me dê a morada... parece uma conversa de um miudo, por favor.. tamos a falar entre adultos, não?!
Está a detorpar as minhas palavras, eu não disse que têm a faca e o queijo na mão, disse que o têm enquanto estivermos DESUNIDOS.
Foi as Manif? Ok, muito bem, fico mais feliz.
Radicalizar formas de luta?? Claro! Eu sou a favor, será que somos todos?? Veja o que o LUIS disse...
Quer que saia do sindicato?! Não será o seu comentário que me irá demover. Continuo a trabalhar, sem qualquer beneficio pessoal, em prol dos enfermeiros, a si nada tenho a provar, apenas aos meus colegas no sindicato, em quem eu, VOLTO A DIZER, confio plenamente e a todos os enfermeiros que se interessam e de alguma forma lutam pela mudança
Aqui vos deixo o e-mail que enviei ao SEP e SIPE. Só não enviei ao SE por desconheço o respectivo endereço electrónico.
NOVAS FORMAS DE LUTA / NOVAS INICIATIVAS
De: Enf. VG
Enviada: terça-feira, 15 de setembro de 2009 3:34:55
Para: geral@enfermeiros-sipe.com; sede@sep.pt
Srs Enfermeiros.
Sou enfermeiro sindicalizado e tenho participado na maioria das iniciativas e formas de luta invocadas pelos sindicatos.
Contudo considero que não é com manifestações ou greves de 1-2dias que vamos atingir os nossos objectivos. Muitos enfermeiros por já não acreditarem nelas optam por não aderir. O facto da obrigatoriedade da prestação de cuidados mínimos faz com que as greves acabem por ter pouca repercussão junto da opinião pública.
Deixo aqui uma sugestão que vou publicar no Dr. Enfermeiro, tal como o e-mail que vos envio.
Uma vez que muitos enfermeiros tem demonstrado que estão dispostos a fazer greve por tempo indeterminado e/ou a entregar as cédulas profissionais na OE (demissão colectiva) não seria importante quantificar o número de enfermeiros que estão dispostos a aderir a formas de lutas mais radicais?
Podiam fazer o levantamento de intenções/opiniões junto dos serviços e/ou pela internet, tal como foi feita a petição pública.
Depois conforme os resultados assim deixaríamos aos sindicatos a decisão de enveredar ou não pelas formas de luta que muitos enfermeiros anseiam.
Este levantamento de intenções/opiniões poderia ser tornado público com a ajuda dos media, o que só por si (a possibilidade de Greve por tempo indeterminado ou demissões colectivas) poderia deixar o Ministério da Saúde, seus assistentes e população em geral um pouco nervosos, receosos e incomodados.
Na minha modesta opinião vão ficar surpreendidos e motivados com os resultados. Conforme os resultados obtidos deixariam de existir desculpas para ambas as partes.
Espero resposta a este e-mail.
PS - Considero que a informação que têm dado aos enfermeiros não tem sido a melhor nem a mais atempada. De salientar o facto até ontem havia sindicatos em que no seu site a última informação sobre as negociações era de 5 AGOSTO.. Sempre que pretendo estar actualizado sobre as negociações sou obrigado a ir ao site do Dr. Enfermeiro.. Vergonhoso. Depois é evidente que muitos enfermeiros não estejam devidamente informados/esclarecidos.
Com os melhores cumprimentos
Enfermeiro VG
NOVAS FORMAS DE LUTA / NOVAS INICIATIVAS
De: Enf. VG
Enviada: terça-feira, 15 de setembro de 2009 3:34:55
Para: geral@enfermeiros-sipe.com; sede@sep.pt
Srs Enfermeiros.
Sou enfermeiro sindicalizado e tenho participado na maioria das iniciativas e formas de luta invocadas pelos sindicatos.
Contudo considero que não é com manifestações ou greves de 1-2dias que vamos atingir os nossos objectivos. Muitos enfermeiros por já não acreditarem nelas optam por não aderir. O facto da obrigatoriedade da prestação de cuidados mínimos faz com que as greves acabem por ter pouca repercussão junto da opinião pública.
Deixo aqui uma sugestão que vou publicar no Dr. Enfermeiro, tal como o e-mail que vos envio.
Uma vez que muitos enfermeiros tem demonstrado que estão dispostos a fazer greve por tempo indeterminado e/ou a entregar as cédulas profissionais na OE (demissão colectiva) não seria importante quantificar o número de enfermeiros que estão dispostos a aderir a formas de lutas mais radicais?
Podiam fazer o levantamento de intenções/opiniões junto dos serviços e/ou pela internet, tal como foi feita a petição pública.
Depois conforme os resultados assim deixaríamos aos sindicatos a decisão de enveredar ou não pelas formas de luta que muitos enfermeiros anseiam.
Este levantamento de intenções/opiniões poderia ser tornado público com a ajuda dos media, o que só por si (a possibilidade de Greve por tempo indeterminado ou demissões colectivas) poderia deixar o Ministério da Saúde, seus assistentes e população em geral um pouco nervosos, receosos e incomodados.
Na minha modesta opinião vão ficar surpreendidos e motivados com os resultados. Conforme os resultados obtidos deixariam de existir desculpas para ambas as partes.
Espero resposta a este e-mail.
PS - Considero que a informação que têm dado aos enfermeiros não tem sido a melhor nem a mais atempada. De salientar o facto até ontem havia sindicatos em que no seu site a última informação sobre as negociações era de 5 AGOSTO.. Sempre que pretendo estar actualizado sobre as negociações sou obrigado a ir ao site do Dr. Enfermeiro.. Vergonhoso. Depois é evidente que muitos enfermeiros não estejam devidamente informados/esclarecidos.
Com os melhores cumprimentos
Enfermeiro VG
Aqui vos deixo o e-mail que enviei ao SEP e SIPE. Só não enviei ao SE por desconheço o respectivo endereço electrónico.
NOVAS FORMAS DE LUTA / NOVAS INICIATIVAS
De: Enf. VG
Enviada: terça-feira, 15 de setembro de 2009 3:34:55
Para: geral@enfermeiros-sipe.com; sede@sep.pt
Srs Enfermeiros.
Sou enfermeiro sindicalizado e tenho participado na maioria das iniciativas e formas de luta invocadas pelos sindicatos.
Contudo considero que não é com manifestações ou greves de 1-2dias que vamos atingir os nossos objectivos. Muitos enfermeiros por já não acreditarem nelas optam por não aderir. O facto da obrigatoriedade da prestação de cuidados mínimos faz com que as greves acabem por ter pouca repercussão junto da opinião pública.
Deixo aqui uma sugestão que vou publicar no Dr. Enfermeiro, tal como o e-mail que vos envio.
Uma vez que muitos enfermeiros tem demonstrado que estão dispostos a fazer greve por tempo indeterminado e/ou a entregar as cédulas profissionais na OE (demissão colectiva) não seria importante quantificar o número de enfermeiros que estão dispostos a aderir a formas de lutas mais radicais?
Podiam fazer o levantamento de intenções/opiniões junto dos serviços e/ou pela internet, tal como foi feita a petição pública.
Depois conforme os resultados assim deixaríamos aos sindicatos a decisão de enveredar ou não pelas formas de luta que muitos enfermeiros anseiam.
Este levantamento de intenções/opiniões poderia ser tornado público com a ajuda dos media, o que só por si (a possibilidade de Greve por tempo indeterminado ou demissões colectivas) poderia deixar o Ministério da Saúde, seus assistentes e população em geral um pouco nervosos, receosos e incomodados.
Na minha modesta opinião vão ficar surpreendidos e motivados com os resultados. Conforme os resultados obtidos deixariam de existir desculpas para ambas as partes.
Espero resposta a este e-mail.
PS - Considero que a informação que têm dado aos enfermeiros não tem sido a melhor nem a mais atempada. De salientar o facto até ontem havia sindicatos em que no seu site a última informação sobre as negociações era de 5 AGOSTO.. Sempre que pretendo estar actualizado sobre as negociações sou obrigado a ir ao site do Dr. Enfermeiro.. Vergonhoso. Depois é evidente que muitos enfermeiros não estejam devidamente informados/esclarecidos.
Com os melhores cumprimentos
Enfermeiro VG
NOVAS FORMAS DE LUTA / NOVAS INICIATIVAS
De: Enf. VG
Enviada: terça-feira, 15 de setembro de 2009 3:34:55
Para: geral@enfermeiros-sipe.com; sede@sep.pt
Srs Enfermeiros.
Sou enfermeiro sindicalizado e tenho participado na maioria das iniciativas e formas de luta invocadas pelos sindicatos.
Contudo considero que não é com manifestações ou greves de 1-2dias que vamos atingir os nossos objectivos. Muitos enfermeiros por já não acreditarem nelas optam por não aderir. O facto da obrigatoriedade da prestação de cuidados mínimos faz com que as greves acabem por ter pouca repercussão junto da opinião pública.
Deixo aqui uma sugestão que vou publicar no Dr. Enfermeiro, tal como o e-mail que vos envio.
Uma vez que muitos enfermeiros tem demonstrado que estão dispostos a fazer greve por tempo indeterminado e/ou a entregar as cédulas profissionais na OE (demissão colectiva) não seria importante quantificar o número de enfermeiros que estão dispostos a aderir a formas de lutas mais radicais?
Podiam fazer o levantamento de intenções/opiniões junto dos serviços e/ou pela internet, tal como foi feita a petição pública.
Depois conforme os resultados assim deixaríamos aos sindicatos a decisão de enveredar ou não pelas formas de luta que muitos enfermeiros anseiam.
Este levantamento de intenções/opiniões poderia ser tornado público com a ajuda dos media, o que só por si (a possibilidade de Greve por tempo indeterminado ou demissões colectivas) poderia deixar o Ministério da Saúde, seus assistentes e população em geral um pouco nervosos, receosos e incomodados.
Na minha modesta opinião vão ficar surpreendidos e motivados com os resultados. Conforme os resultados obtidos deixariam de existir desculpas para ambas as partes.
Espero resposta a este e-mail.
PS - Considero que a informação que têm dado aos enfermeiros não tem sido a melhor nem a mais atempada. De salientar o facto até ontem havia sindicatos em que no seu site a última informação sobre as negociações era de 5 AGOSTO.. Sempre que pretendo estar actualizado sobre as negociações sou obrigado a ir ao site do Dr. Enfermeiro.. Vergonhoso. Depois é evidente que muitos enfermeiros não estejam devidamente informados/esclarecidos.
Com os melhores cumprimentos
Enfermeiro VG
NOVAS FORMAS DE LUTA 2 / NOVAS INICIATIVAS 2
De: Enfermeiro VG
Enviada: terça-feira, 15 de setembro de 2009 12:46:34
Para: geral@enfermeiros-sipe.com; sede@sep.pt
Caros colegas..
Aqui vos deixo uma sugestão.
No que respeita a greve, no meu entender acho que as mesmas teriam mais visibilidade se ao contrário do que tem acontecido até aqui, os enfermeiros grevistas, em vez de irem para casa ou outros sítios, mostrassem a sua indignação manifestando-se e concentrando-se de braços cruzados em frente das instituições onde trabalham.
Isto iria chamar a atenção dos media e caso esta atitude fosse seguida a nível nacional as greves iriam ter mais visibilidade.
Com os melhores cumprimentos
Enfermeiro VG
De: Enfermeiro VG
Enviada: terça-feira, 15 de setembro de 2009 12:46:34
Para: geral@enfermeiros-sipe.com; sede@sep.pt
Caros colegas..
Aqui vos deixo uma sugestão.
No que respeita a greve, no meu entender acho que as mesmas teriam mais visibilidade se ao contrário do que tem acontecido até aqui, os enfermeiros grevistas, em vez de irem para casa ou outros sítios, mostrassem a sua indignação manifestando-se e concentrando-se de braços cruzados em frente das instituições onde trabalham.
Isto iria chamar a atenção dos media e caso esta atitude fosse seguida a nível nacional as greves iriam ter mais visibilidade.
Com os melhores cumprimentos
Enfermeiro VG
"Sim é Vergonhoso e “cheira” a traição quando:
1 - nos rotulam de parentes pobres das carreiras técnico superiores;
2 – ao fim de 20 anos de serviço e especialista apenas aufiro o que a globalidade das profissões aufere quando ingressam na carreira técnica superior;
3 – nivelam todos por baixo, enfiando tudo no mesmo “saco” e delapidam a maioria das categorias e a sua justa valorização;
4 – têm agendas sobrecarregadas e levam dois dias a agendar uma reunião para análise de assuntos extremamente graves e urgentes;
5 – se perdem oportunidades de “ouro”, por não se ter a ousadia/coragem de lutar;
6 – e, agendam uma excursão/manifestaçãozinha (folclore de rodapé dos noticiários), quando já toda a gente viu que tudo fracassou…
No mínimo, urge mostrar o nosso repúdio inequívoco à dimensão da proposta apresentada. O que no meu modesto entender, justifica plenamente e no imediato de pelo menos 3 dias de greve seguidos. Podendo aí sim, culminar com a mencionada manifestação no 3º dia e continuo endurecimento de luta se tal se justificar (contando com a revolta de milhares de colegas, onde obviamente me incluo). Para manifestações de “palhaçada” e dias isolados (e nas pontes) de greve… desejo a todos os maiores sucessos e que eu esteja redondamente enganado. [b]Mas desculpem já dei para esse peditório."
1 - nos rotulam de parentes pobres das carreiras técnico superiores;
2 – ao fim de 20 anos de serviço e especialista apenas aufiro o que a globalidade das profissões aufere quando ingressam na carreira técnica superior;
3 – nivelam todos por baixo, enfiando tudo no mesmo “saco” e delapidam a maioria das categorias e a sua justa valorização;
4 – têm agendas sobrecarregadas e levam dois dias a agendar uma reunião para análise de assuntos extremamente graves e urgentes;
5 – se perdem oportunidades de “ouro”, por não se ter a ousadia/coragem de lutar;
6 – e, agendam uma excursão/manifestaçãozinha (folclore de rodapé dos noticiários), quando já toda a gente viu que tudo fracassou…
No mínimo, urge mostrar o nosso repúdio inequívoco à dimensão da proposta apresentada. O que no meu modesto entender, justifica plenamente e no imediato de pelo menos 3 dias de greve seguidos. Podendo aí sim, culminar com a mencionada manifestação no 3º dia e continuo endurecimento de luta se tal se justificar (contando com a revolta de milhares de colegas, onde obviamente me incluo). Para manifestações de “palhaçada” e dias isolados (e nas pontes) de greve… desejo a todos os maiores sucessos e que eu esteja redondamente enganado. [b]Mas desculpem já dei para esse peditório."
Estimados colegas,
Quando me informaram da vergonhosa e infame cena que se estava a passar neste blog, nem pude acreditar e tive que o constatar, apesar da falta de tempo que tive nestes últimos dias. A presente situação mais parece a “tertúlia cor-de-rosa” que passava na SIC, onde não há um, nem dois, mas inúmeros Cláudio Ramos que só sabem criticar e não aceitam ser criticados ou chamados à atenção.
Os comentários supracitados geram-me por um lado revolta, por outro lado regozijo. O primeiro vem demonstrar a falta de carácter, de atitude e de ingratidão de alguns colegas para com os colegas dos Sindicatos, nomeadamente àqueles que se referem à pessoa da Enfermeira Guadalupe. Alguns colegas devem andar a trabalhar exaustivamente e não pensam no que dizem, ou por contrário, não devem trabalhar muito e dedicam o seu oco e folgado tempo a enviar comentários hostis e perniciosos a alguém que não anda cá há dois dias (como penso que seja a maioria dos “finórios” comentadores) e que tem provas dadas na defesa da Enfermagem. Há muitos “meninos” que deviam pedir licença para falar com a Enfermeira Guadalupe, pessoa a quem quero, desde já, quero enviar os meus pêsames pela infeliz injustiça pela qual está a passar neste momento. A devoção que esta Senhora tem ao SEP e, acima de tudo, à Enfermagem deveria merecer a máxima consideração por TODOS OS COLEGAS, principalmente pelos mais velhos a quem lhe devem muitas conquistas. Aparentemente, a grande maioria dos colegas deve ser portador de Alzheimer (e alguns devem ter tido uns pais ausentes) para injuriar e faltar à educação da forma que o estão a fazer. O profissionalismo e o sacrifício com que a Enfermeira Guadalupe se dedica à profissão não merecem esta atitude imoral e humilhante quem envergonha toda a classe ou “desclasse” de Enfermagem. Os Sindicatos não são constituídos por uma só pessoa, nem só um Sindicato está envolto nesta luta. Pensem na injustiça do que andam a fazer…
Antagonicamente, sinto algum regozijo por acreditar que toda esta revolta e energia poderão ser canalizadas para que os colegas intensifiquem as formas de protesto que estão e continuarão a estar a ser levadas a cabo, enquanto se mantiver esta proposta do MS que todos consideramos HOSTIL, INDIGNA E HUMILHANTE. Para os colegas que estão a pensar “deitar a toalha ao chão”, relembro-vos que qualquer que seja a proposta final irão ter que conviver e sobreviver com ela por um bom par de anos. Depois não olhem para o passado e se lamentem por aquilo que poderiam ter feito, passando a viver recalcados e frustrados durante os próximos anos. Se calhar não somos uma classe tão heterogénea como já a descreveram, muito pelo contrário. Não será a homogeneidade dos Enfermeiros a FRAQUEZA, o ESPIRITO DERROTISTA, a FROUXIDÃO, o COMODISMO e a FALTA DE INICIATIVA?
Agora perguntem-se: estarei a fazer um bom papel na defesa dos meus interesses e nos interesses da Enfermagem? Eu respondo – NÃO! – se o colega que trabalha comigo não se mobiliza e não adere às formas de protesto por desacreditar nos colegas, no governo e nos Sindicatos.
Aqui está a pergunta do dia e de todos os dias: O QUE É QUE EU FIZ PELA ENFERMAGEM?
PS1: Apesar do bom trabalho desenvolvido pelo autor deste blog na divulgação e na fomentação de crítica na profissão de Enfermagem, tenho que expressar a minha tristeza por o Dr. Enfermeiro permitir que esta situação chegasse onde chegou. Acredito que o faça com o máximo de isenção, mas claramente o SEP não é o seu Sindicato. Você e outros dirigentes nacionais de outros sindicatos devem-se estar a congratular pelo ataque que fizeram ao SEP e em especial à Enfermeira Guadalupe. Lamento-o profundamente…
PS2: A nossa desunião é sentida pelo governo! Não deixemos fazer dos Enfermeiros os bobos da festa. Revoltem-se e adiram em grande às formas de protesto… Não é com comentários nos blogues que fazemos a diferença! Eu e o meu agregado familiar NÃO VOTAMOS PS…
Os melhores cumprimentos,
Enfermeiro Ricardo Silva
Quando me informaram da vergonhosa e infame cena que se estava a passar neste blog, nem pude acreditar e tive que o constatar, apesar da falta de tempo que tive nestes últimos dias. A presente situação mais parece a “tertúlia cor-de-rosa” que passava na SIC, onde não há um, nem dois, mas inúmeros Cláudio Ramos que só sabem criticar e não aceitam ser criticados ou chamados à atenção.
Os comentários supracitados geram-me por um lado revolta, por outro lado regozijo. O primeiro vem demonstrar a falta de carácter, de atitude e de ingratidão de alguns colegas para com os colegas dos Sindicatos, nomeadamente àqueles que se referem à pessoa da Enfermeira Guadalupe. Alguns colegas devem andar a trabalhar exaustivamente e não pensam no que dizem, ou por contrário, não devem trabalhar muito e dedicam o seu oco e folgado tempo a enviar comentários hostis e perniciosos a alguém que não anda cá há dois dias (como penso que seja a maioria dos “finórios” comentadores) e que tem provas dadas na defesa da Enfermagem. Há muitos “meninos” que deviam pedir licença para falar com a Enfermeira Guadalupe, pessoa a quem quero, desde já, quero enviar os meus pêsames pela infeliz injustiça pela qual está a passar neste momento. A devoção que esta Senhora tem ao SEP e, acima de tudo, à Enfermagem deveria merecer a máxima consideração por TODOS OS COLEGAS, principalmente pelos mais velhos a quem lhe devem muitas conquistas. Aparentemente, a grande maioria dos colegas deve ser portador de Alzheimer (e alguns devem ter tido uns pais ausentes) para injuriar e faltar à educação da forma que o estão a fazer. O profissionalismo e o sacrifício com que a Enfermeira Guadalupe se dedica à profissão não merecem esta atitude imoral e humilhante quem envergonha toda a classe ou “desclasse” de Enfermagem. Os Sindicatos não são constituídos por uma só pessoa, nem só um Sindicato está envolto nesta luta. Pensem na injustiça do que andam a fazer…
Antagonicamente, sinto algum regozijo por acreditar que toda esta revolta e energia poderão ser canalizadas para que os colegas intensifiquem as formas de protesto que estão e continuarão a estar a ser levadas a cabo, enquanto se mantiver esta proposta do MS que todos consideramos HOSTIL, INDIGNA E HUMILHANTE. Para os colegas que estão a pensar “deitar a toalha ao chão”, relembro-vos que qualquer que seja a proposta final irão ter que conviver e sobreviver com ela por um bom par de anos. Depois não olhem para o passado e se lamentem por aquilo que poderiam ter feito, passando a viver recalcados e frustrados durante os próximos anos. Se calhar não somos uma classe tão heterogénea como já a descreveram, muito pelo contrário. Não será a homogeneidade dos Enfermeiros a FRAQUEZA, o ESPIRITO DERROTISTA, a FROUXIDÃO, o COMODISMO e a FALTA DE INICIATIVA?
Agora perguntem-se: estarei a fazer um bom papel na defesa dos meus interesses e nos interesses da Enfermagem? Eu respondo – NÃO! – se o colega que trabalha comigo não se mobiliza e não adere às formas de protesto por desacreditar nos colegas, no governo e nos Sindicatos.
Aqui está a pergunta do dia e de todos os dias: O QUE É QUE EU FIZ PELA ENFERMAGEM?
PS1: Apesar do bom trabalho desenvolvido pelo autor deste blog na divulgação e na fomentação de crítica na profissão de Enfermagem, tenho que expressar a minha tristeza por o Dr. Enfermeiro permitir que esta situação chegasse onde chegou. Acredito que o faça com o máximo de isenção, mas claramente o SEP não é o seu Sindicato. Você e outros dirigentes nacionais de outros sindicatos devem-se estar a congratular pelo ataque que fizeram ao SEP e em especial à Enfermeira Guadalupe. Lamento-o profundamente…
PS2: A nossa desunião é sentida pelo governo! Não deixemos fazer dos Enfermeiros os bobos da festa. Revoltem-se e adiram em grande às formas de protesto… Não é com comentários nos blogues que fazemos a diferença! Eu e o meu agregado familiar NÃO VOTAMOS PS…
Os melhores cumprimentos,
Enfermeiro Ricardo Silva
Caro RICARDO SILVA...Eu é que sou o Joker mas pelos vistos o "colega" é que vem para aqui mandar piadas...
-"Quando me informaram da vergonhosa e infame cena que se estava a passar neste blog"???(é que começas logo mal...ja reparas-te que aqui tens mais, melhor e mais rapida informação do que nos sites "sindicalizantes???);
-“tertúlia cor-de-rosa”???(será que não queres antes dizer "estratégia" cor-de rosa???);
-"só sabem criticar e não aceitam ser criticados ou chamados à atenção"???(estas-te a referir aos sindicatos certamente, depois de darem o dito por não dito e perante fracaço atrás de fracaço não são capazes de admitir o erro e mudar para uma melhor e verdadeira forma de luta);
-"falta de carácter, de atitude e de ingratidão "???( deves-te estar a referir aos representantes sindicais certamente...);
-"a maioria dos “finórios” comentadores",???(ou a maioria dos finórios "estrategas" sindicais??);
-"a grande maioria dos colegas deve ser portador de Alzheimer "???( só se estiveres a falar por ti pois bem me lembro do que os nossos durinhos sindicatos fizeram, ou melhor, o que não fizeram...);
-"esta atitude imoral e humilhante quem envergonha toda a classe ou “desclasse” de Enfermagem"???( mas tens duvidas de quem são os responsaveis??três pistas: começa por "S" acaba em "P" e tem um "E" no meio...);
-"Os Sindicatos não são constituídos por uma só pessoa"???( nem quero imaginar se então só fosse por uma pessoa...bem pelo menos ja tinhamos o rendimento mínimo garantido com subidas de escalão de 20 em 20 anos...);
-"qualquer que seja a proposta final irão ter que conviver e sobreviver com ela por um bom par de anos"???( bem que alivio assim ja fico mais descansado...);
-"Depois não olhem para o passado e se lamentem por aquilo que poderiam ter feito"???(mais uma boa frase para lançar às mentes brilhantes sindicais, essa tá boa);
-"a FRAQUEZA, o ESPIRITO DERROTISTA, a FROUXIDÃO, o COMODISMO e a FALTA DE INICIATIVA?"???(Hum...não me digas que esses são os 5 mandamentos sindicais...);
-"O QUE É QUE EU FIZ PELA ENFERMAGEM?" (essa é sem duvida a pergunta retórica sindical, certo?);
Caro RICARDO SILVA, estamos num pais democrático(dizem), tens a tua liberdade de expressão, mas sinceramente e cá entre nós: É pá perdeste uma boa oportunidade de tar com os dedos quietinhos e não andares a escrever piadas de mau gosto...não me tentes tirar do lugar pois pra isso tou ca eu ! Se bem que tu, tal como tentei demonstrar, até tens sentido de humor...( pelo menos em quantidade...)
Ps- Só espero que quando dizes:"Eu e o meu agregado familiar NÃO VOTAMOS PS…" estejas mesmo a ser sincero, caso contrario deixamos de ter algo em comum...
Os melhores cumprimentos de um colega que não radicalizou, mas que queria sim era RADICALIZAR A LUTA!!!!!
"Heil"Ana Jorge;
"Heil" Sócrates;
"Heil" PS!!
-"Quando me informaram da vergonhosa e infame cena que se estava a passar neste blog"???(é que começas logo mal...ja reparas-te que aqui tens mais, melhor e mais rapida informação do que nos sites "sindicalizantes???);
-“tertúlia cor-de-rosa”???(será que não queres antes dizer "estratégia" cor-de rosa???);
-"só sabem criticar e não aceitam ser criticados ou chamados à atenção"???(estas-te a referir aos sindicatos certamente, depois de darem o dito por não dito e perante fracaço atrás de fracaço não são capazes de admitir o erro e mudar para uma melhor e verdadeira forma de luta);
-"falta de carácter, de atitude e de ingratidão "???( deves-te estar a referir aos representantes sindicais certamente...);
-"a maioria dos “finórios” comentadores",???(ou a maioria dos finórios "estrategas" sindicais??);
-"a grande maioria dos colegas deve ser portador de Alzheimer "???( só se estiveres a falar por ti pois bem me lembro do que os nossos durinhos sindicatos fizeram, ou melhor, o que não fizeram...);
-"esta atitude imoral e humilhante quem envergonha toda a classe ou “desclasse” de Enfermagem"???( mas tens duvidas de quem são os responsaveis??três pistas: começa por "S" acaba em "P" e tem um "E" no meio...);
-"Os Sindicatos não são constituídos por uma só pessoa"???( nem quero imaginar se então só fosse por uma pessoa...bem pelo menos ja tinhamos o rendimento mínimo garantido com subidas de escalão de 20 em 20 anos...);
-"qualquer que seja a proposta final irão ter que conviver e sobreviver com ela por um bom par de anos"???( bem que alivio assim ja fico mais descansado...);
-"Depois não olhem para o passado e se lamentem por aquilo que poderiam ter feito"???(mais uma boa frase para lançar às mentes brilhantes sindicais, essa tá boa);
-"a FRAQUEZA, o ESPIRITO DERROTISTA, a FROUXIDÃO, o COMODISMO e a FALTA DE INICIATIVA?"???(Hum...não me digas que esses são os 5 mandamentos sindicais...);
-"O QUE É QUE EU FIZ PELA ENFERMAGEM?" (essa é sem duvida a pergunta retórica sindical, certo?);
Caro RICARDO SILVA, estamos num pais democrático(dizem), tens a tua liberdade de expressão, mas sinceramente e cá entre nós: É pá perdeste uma boa oportunidade de tar com os dedos quietinhos e não andares a escrever piadas de mau gosto...não me tentes tirar do lugar pois pra isso tou ca eu ! Se bem que tu, tal como tentei demonstrar, até tens sentido de humor...( pelo menos em quantidade...)
Ps- Só espero que quando dizes:"Eu e o meu agregado familiar NÃO VOTAMOS PS…" estejas mesmo a ser sincero, caso contrario deixamos de ter algo em comum...
Os melhores cumprimentos de um colega que não radicalizou, mas que queria sim era RADICALIZAR A LUTA!!!!!
"Heil"Ana Jorge;
"Heil" Sócrates;
"Heil" PS!!
"Esta Sra Enfermeira devia ter aparecido a dar explicações da bela "carreira" a todos os Enfermeiros em CIT, aos que têm 10 a 15 anos de profissão, aos especialistas, aos chefes e aos supervisores, a quem a proposta votou ao desprezo total. Adorava que não houvesse promulgação de tal aberração."
"Quando me informaram da vergonhosa e infame cena que se estava a passar neste blog, nem pude acreditar e tive que o constatar, apesar da falta de tempo que tive nestes últimos dias. A presente situação mais parece a “tertúlia cor-de-rosa” que passava na SIC, onde não há um, nem dois, mas inúmeros Cláudio Ramos que só sabem criticar e não aceitam ser criticados ou chamados à atenção."
Pessoal chegou o novo guarda costas do SEP e da Srª Guadalupe...
Ricardo o homem do lápis azul dos blogs!!
Blogs... esse cancro da enfermagem em que as pessoas escrevem o que lhes vai na alma !!!
Deviam acabar com isso e até parece que não sabem que é proibido criticar em enfermagem...um enfermeiro não pode falar, pensar, discutir assuntos...
Aliás, toda a gente vê que a estratégia DOS SINDICATOS tem dado óptimos frutos!!!
Comparem o estatuto da carreira docente com a m**** da carreira de enfermagem...
Comparem a FENPROF com o SEP...a mobilização e informação dos seus delegados com o mesmo do lado do SEP...eu conheço bem os dois casos, tenho um marido professor!!
Sim a culpa é dos enfermeiros, é que o pessoal dos sindicatos é enfermeiro...
Pessoal chegou o novo guarda costas do SEP e da Srª Guadalupe...
Ricardo o homem do lápis azul dos blogs!!
Blogs... esse cancro da enfermagem em que as pessoas escrevem o que lhes vai na alma !!!
Deviam acabar com isso e até parece que não sabem que é proibido criticar em enfermagem...um enfermeiro não pode falar, pensar, discutir assuntos...
Aliás, toda a gente vê que a estratégia DOS SINDICATOS tem dado óptimos frutos!!!
Comparem o estatuto da carreira docente com a m**** da carreira de enfermagem...
Comparem a FENPROF com o SEP...a mobilização e informação dos seus delegados com o mesmo do lado do SEP...eu conheço bem os dois casos, tenho um marido professor!!
Sim a culpa é dos enfermeiros, é que o pessoal dos sindicatos é enfermeiro...
joker, vê-se mesmo q a tua ocupação é criticar... mas seria uma boa pergunta pra ti, o q é que tu fizeste pela enfermagem. visitem, http://videos.sapo.pt/bvosbbSRT9w3R9RD73hu
Caro JOKER!!
Parabéns pela originalidade do teu comentário! Sem dúvida que a tua monografia de final de curso deve ter sido plagiada(ou não fizesses tão bem "copy" e "paste"). Para a próxima não te dês ao trabalho de fazer isso frase por fase, mas sim ao texto todo e no final dizes: O texto supracitado aplica-se aos Sindicatos. Experimenta, vais ver que tens mais tempo para fazer de palhaço ou Joker (como quiseres - para mim é a mesma coisa).
Essa tua revolta, provavelmente, deve advir por te reveres na integra no comentário que fiz. A parte do FROUXO era em termos de atitude, não me referia a outra coisa, ok? Desculpa lá se fizeste confusão...
Aparentemente deves ser um grande estratega para comentares a estratégia dos Sindicatos, repito SindicatoS (plural=mais do que a unidade - não existe só o SEP). Se estás assim tão frustrado equaciona uma carreira militar onde podes ditar estratégias e radicalismos extremos. Em alternativa (e para outro colega), "perdes" mais 4 anos e vai para professor, para ganhares mais que os Enfermeiros e fazeres parte de manifs de 150000 pessoas (não professores - é diferente). A Enfermagem não deve sentir falta de bobos da corte que querem mandar piadas e ninguém se ri, nem de colegas frustrados. Ahh, lembrei-me do stand-up comedy (o Bruno Nogueira que se ponha fino!)
Mais uma coisa, espero mesmo que a única coisa que nos seja comum é o facto de não votarmos PS. Não gostaria nada de ter mais coisas em comum contigo (FROUXIDÃO, FRAQUEZA, ESPIRITO DERROTISTA, COMODISMO e FALTA DE INICIATIVA). Talvez não aches piada nenhuma a este feedback, mas ri-te (afinal és o JOKER). Para a próxima acrescenta algo de útil e de original...
Para a(o) colega que pedia que a Sra. Enfermeira (Guadalupe) fosse dar explicações aos CITs, tenho-lhe a dizer que o SEP (na pessoa da Guadalupe, e não só) foi o ÚNICO (ao que sei) com plenários pelas multiplas regiões a informar os colegas. No meu hospital estiveram 15, num universo de centenas de Enfermeiros.
A Enfª Guadalupe felizmente não necessita de quem a defenda. Um dia que tenhas oportunidade de falar com ela pessoalmente sobre o que te vai na alma (em vez de o dizeres aqui no blog, porque és contra) quem vai precisar de defesa serás tú. Sem gaguejar, ok?
Os melhores cumprimentos,
Enfermeiro Ricardo Silva
Parabéns pela originalidade do teu comentário! Sem dúvida que a tua monografia de final de curso deve ter sido plagiada(ou não fizesses tão bem "copy" e "paste"). Para a próxima não te dês ao trabalho de fazer isso frase por fase, mas sim ao texto todo e no final dizes: O texto supracitado aplica-se aos Sindicatos. Experimenta, vais ver que tens mais tempo para fazer de palhaço ou Joker (como quiseres - para mim é a mesma coisa).
Essa tua revolta, provavelmente, deve advir por te reveres na integra no comentário que fiz. A parte do FROUXO era em termos de atitude, não me referia a outra coisa, ok? Desculpa lá se fizeste confusão...
Aparentemente deves ser um grande estratega para comentares a estratégia dos Sindicatos, repito SindicatoS (plural=mais do que a unidade - não existe só o SEP). Se estás assim tão frustrado equaciona uma carreira militar onde podes ditar estratégias e radicalismos extremos. Em alternativa (e para outro colega), "perdes" mais 4 anos e vai para professor, para ganhares mais que os Enfermeiros e fazeres parte de manifs de 150000 pessoas (não professores - é diferente). A Enfermagem não deve sentir falta de bobos da corte que querem mandar piadas e ninguém se ri, nem de colegas frustrados. Ahh, lembrei-me do stand-up comedy (o Bruno Nogueira que se ponha fino!)
Mais uma coisa, espero mesmo que a única coisa que nos seja comum é o facto de não votarmos PS. Não gostaria nada de ter mais coisas em comum contigo (FROUXIDÃO, FRAQUEZA, ESPIRITO DERROTISTA, COMODISMO e FALTA DE INICIATIVA). Talvez não aches piada nenhuma a este feedback, mas ri-te (afinal és o JOKER). Para a próxima acrescenta algo de útil e de original...
Para a(o) colega que pedia que a Sra. Enfermeira (Guadalupe) fosse dar explicações aos CITs, tenho-lhe a dizer que o SEP (na pessoa da Guadalupe, e não só) foi o ÚNICO (ao que sei) com plenários pelas multiplas regiões a informar os colegas. No meu hospital estiveram 15, num universo de centenas de Enfermeiros.
A Enfª Guadalupe felizmente não necessita de quem a defenda. Um dia que tenhas oportunidade de falar com ela pessoalmente sobre o que te vai na alma (em vez de o dizeres aqui no blog, porque és contra) quem vai precisar de defesa serás tú. Sem gaguejar, ok?
Os melhores cumprimentos,
Enfermeiro Ricardo Silva
Ricardo!
Porque estás sempre a lamber as botas dos teus chefes do sindicato?
Não te limites a papaguear o que te dizem, procura tu próprio a informação e pensa também mais por ti...
Eu sou militante do PCP e sou frontalmente contra a estratégia do SEP desde há uns anos a esta parte, penso por mim e digo-o a quem quizer ouvir, óbviamente!
Porque estás sempre a lamber as botas dos teus chefes do sindicato?
Não te limites a papaguear o que te dizem, procura tu próprio a informação e pensa também mais por ti...
Eu sou militante do PCP e sou frontalmente contra a estratégia do SEP desde há uns anos a esta parte, penso por mim e digo-o a quem quizer ouvir, óbviamente!
Não preciso de lamber as botas a ninguém porque não recebo mais por isso, nem aspiro ser chegar mais alto do que o que estou. Já me chega o trabalho que tenho...
Eu recebo informação devidamente fundamentada e não deturpada. Faço a minha análise e dou a minha opinião se assim o entender. Obrigado pelo conselho, mas se eles fossem bons, não se davam, vendiam-se. Estive a pensar no que me disseste...
Muitos falam mal porque ouviram o colega a falar mal, algumas das vezes sem entenderem aquilo que estão a dizer (e digo-o porque já o presenciei em número considerável). E eu é que não penso por mim? E o burro sou eu?
Aqui, ao que parece, é-se criticado quando se diz bem dos Sindicatos e aplaudido quando se diz mal. Se mudar o meu discurso para o negativismo, já sou porreiro e inteligente? Pois bem... Não estou aqui a fazer nada!
Os melhores cumprimentos,
Enfermeiro Ricardo Silva
Enviar um comentário
Eu recebo informação devidamente fundamentada e não deturpada. Faço a minha análise e dou a minha opinião se assim o entender. Obrigado pelo conselho, mas se eles fossem bons, não se davam, vendiam-se. Estive a pensar no que me disseste...
Muitos falam mal porque ouviram o colega a falar mal, algumas das vezes sem entenderem aquilo que estão a dizer (e digo-o porque já o presenciei em número considerável). E eu é que não penso por mim? E o burro sou eu?
Aqui, ao que parece, é-se criticado quando se diz bem dos Sindicatos e aplaudido quando se diz mal. Se mudar o meu discurso para o negativismo, já sou porreiro e inteligente? Pois bem... Não estou aqui a fazer nada!
Os melhores cumprimentos,
Enfermeiro Ricardo Silva
<< Home