sábado, outubro 10, 2009
A ascenção dos Enfermeiros...
A Enfermagem norte-americana continua em notável ascensão. Após ter sido considerada como a 3ª profissão mais prestigiante da América do Norte, a CNN apresentou, recentemente, um estudo interessante sobre as 50 melhores profissões dos EUA. Em 4º lugar surgem os Nurse Practioners.
Entre os mais bem pagos, surgem na 4ª posição os Enfermeiros-Anestesistas (CRNA's), com salários (nos percentis mais elevados) superiores a 12 mil euros/mês (as 3 primeiras posições são ocupadas por médicos).
Em 29 estados norte-americanos os Enfermeiros-anestesistas exercem independentemente (sem supervisão médica). Vários estudos demonstram e verificam a qualidade dos cuidados prestados pelos mesmos.
fico muito feliz com essa noticia,e só prova que os arautos da desgraça,devem ir pregar para outro lado.
além disso,devia servir de exemplo aos "catedráticos" deste país,para se perceber de vez,que os enfermeiros podem e devem ter um papel de relevo na sociedade.
se há noticias que nos devem encher de orgulho,esta é uma delas.
Com esta Ordem o que interessa são as especialidades pouco específicas e muito ambíguas e obsoletas.
Aguém já ouviu falar em Portugal de uma esecialidade em anestesia e cuidados pós anestésicos? A culpa é da nossa Ordem! Só querem é andar a fazer visitas aos serviços para ver se está tudo no mesmo sítio e a gastar o nosso dinheiro em deslocações e refeições.
Urge uma mudança radical na Ordem dos Enfermeiros, com uma mudança efectiva de cultura.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível!
Ainda "Med student" e já pensa dessa forma?
Afinal nós temos razão quando afirmamos que é já na faculdade que vos ensinam que médico tem que ter sempre o "sindrome de Deus"
Lamento por vocês e acima de tudo pelos doentes, porque essas atitudes prejudicam também todos os que dos vossos serviços precisam.
sim, porque a vossa arrogancia e prepotencia, manisfesta-se também no atendimento para com os doentes e família que muitas vezes são tratados comtamanha altivez e desrespeito que até dá dó.
Porque continuam a achar que são mais do que todos os outros?
Em Portugal, a OE está a promover uma reestruturação das Especialidades completamente desajustada às necessidades actuais...Assim a Enfermagem nunca evoluirá...A OE precisa de "sangue novo", elementos não-subordinados, com uma pitada de ambição e gosto de ascensão!
Se continuarmos nesta passiva anestesia evolutiva...Permaneceremos a "anos luz" dos nossos colegas americanos!
PlanetaM
Os Nurse Anesthetists americanos são enfermeiros que tiram um mestrado/doutouramento em Anesthesia. Requerimentos para se entrar num destes programas de mestrado/doutoramento? Trabalhar em Acute Care Setting (cuidados intensivos, unidades de recobro pós-anestésico, urgência) durante pelo menos um ano (a maioria dos programas pede 2, muitos dos candidatos trabalham nestes sítios três anos ou mais). Os candidatos são muitos, pelo que as escolas podem fazer uma boa selecção...
Cada vez mais, somos remetidos para um papel secundário, também por culpa própria pelo deixar andar...pela falta de perspectivas de melhor...
Interessa é mobilizar a comunicação social a falar sobre a nossa situação. Os sindicatos ainda nada fizeram, e o que fazemos nós? este blogue deveria servir para uma concentração de enfermeiros para se reunirem e decidirem o futuro da enfermagem e os seus representantes, deixem de pagar sindicatos, passem essa mensagem....
aqui ainda andámos ás voltas com o banho e a encher curriculum que não se traduz na práctica .....mas haja esperança :)
Só aqui é que recusa o governo a remunerar-nos como já deviamos há muito! 10 anos aliás!
"Em 29 estados norte-americanos os Enfermeiros-anestesistas exercem independentemente (sem supervisão médica). "
E em Portugal? Desde quando o enfermeiro para realizar um acto de enfermagem necessita de supervisão medica? Não sera antes, que em Portugal os enfermeiros gostam sim de so colar aos actos medicos, e que como tal, nao os possam realizar sem supervisão? O seu problema é confundir o inconfundivel...
Respondendo à sua questão: em 29 estados norte-americanos os enfermeiros executam todo o plano anestésico sem supervisão médica. Aliás, certas instituições nem médicos anestesistas têm!
Nós não te odiamos, isso é um sindrome de preseguição......
Nós apenas queremos ser mais reconhecidos pelo nosso mérito...
Eu pessoalmente não tenho nada contra ti pois não te conheço, senão poderia fazer algum comentário a essa observação parva..
num desses artigos também diz que 44 % dos enfermeiros de anestesia são homens... talvez queira dizer alguma coisa...
<< Home