terça-feira, novembro 17, 2009
Porquê?
Há perguntas importantes sobre a Enfermagem que, infelizmente, ainda são mediatizadas por... Médicos. Apesar de tudo, é um sinal claro que alguém anda atento. Não basta só pensar, planear, projectar, é necessário mediatizar. Para o povo, o que não se conhece, não existe.
A seguinte questão - relativa aos Cuidados de Saúde Primários, mas extrapolável para o SNS - foi colocada pelo Jornal Médico de Família (JMF). A resposta é da responsabilidade de Manuel Pizarro (MP), Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
A questão..
JMF - "O Serviço Nacional de Saúde e na verdade toda a actividade em Saúde tem por base a prestação médica, deixando na sombra os outros grupos profissionais... Já noutros países, Saúde está apoiada no protagonismo dos Enfermeiros(...). Pensa que seria vantajoso alterar este quadro?"
A resposta (insatisfatória!)...
MP - "Temos, nessa matéria, uma ambição modernizadora, reconhecida na natureza multiprofissional das USF e das outras unidades funcionais. Temos vindo a alargar a intervenção dos Enfermeiros e o número destes profissionais a trabalhar nos centros de saúde.
Pela primeira vez, nas USF, há um padrão que define o mesmo número de Enfermeiros e de médicos. Estamos também a recrutar outros profissionais para os centros de saúde: nutricionistas, psicólogos, higienistas orais, fisioterapeutas, assistentes sociais.
A coexistência de diferentes grupos profissionais é essencial para permitir uma resposta qualificada às necessidades de saúde emergentes, aumentando a resolutividade dos cuidados de saúde primários."
Comments:
<< Home
O Dr. Manuel Pizarro deu uma resposta politicamente correcta embora não satisfatória quanto ao conteúdo pretendido e, acima de tudo, requerido. No entanto à que fazer justiça à questão colocada (começa a fazer-se luz...) e à resposta incompleta mas compreensível da parte de um médico (afinal é a sua profissão). Certamente se o lugar fosse ocupado por um enfermeiro (almejo esse dia) e a situação fosse a inversa, a resposta seria em tudo semelhante. Bem haja ao jornalista que lhe colocou essa questão.
Um proposta ao DE: entre em contacto com esse jornalista e peça-lhe um artigo sobre esta problemática. Pode ser que a sociedade comece a peceber melhor a necessidade dos enfermeiros para a melhoria dos cuidados de Saúde.
Um proposta ao DE: entre em contacto com esse jornalista e peça-lhe um artigo sobre esta problemática. Pode ser que a sociedade comece a peceber melhor a necessidade dos enfermeiros para a melhoria dos cuidados de Saúde.
Ò Sr Manel Pizarro já que legislou e manda "postas" reponha ligeirinho o que se propos fazer!
"Decreto-Lei n.º 248/2009
CAPÍTULO II
Nível habilitacional
Artigo 3.º
2 — Os enfermeiros têm uma actuação de complementaridade
funcional relativamente aos demais profissionais
de saúde, embora dotada de igual nível de dignidade e
autonomia de exercício profissional."
ou foi só conversa?
sabe que estamos num vazio legal?
sabe que em relação ás carreiras nem a "velha" morre nem a "nova" avança!
E já agora explique lá qual a diferença entre ser licenciado em ENFERMAGEM ou noutra coisa qualquer?
Explique porque uma carreira especial de grau de complexidade 3 tem os seus efectivos a serem remunerados tão abaixo dos seus congéneres de outras carreiras?
Gostava mesmo de o ouvir!!!
A sua sorte é lidar com uns sindicatozecos, mas não menospreze toda a classe nem considere que todos os enfermeiros são como esses maltrapilhos sindicais!
"Decreto-Lei n.º 248/2009
CAPÍTULO II
Nível habilitacional
Artigo 3.º
2 — Os enfermeiros têm uma actuação de complementaridade
funcional relativamente aos demais profissionais
de saúde, embora dotada de igual nível de dignidade e
autonomia de exercício profissional."
ou foi só conversa?
sabe que estamos num vazio legal?
sabe que em relação ás carreiras nem a "velha" morre nem a "nova" avança!
E já agora explique lá qual a diferença entre ser licenciado em ENFERMAGEM ou noutra coisa qualquer?
Explique porque uma carreira especial de grau de complexidade 3 tem os seus efectivos a serem remunerados tão abaixo dos seus congéneres de outras carreiras?
Gostava mesmo de o ouvir!!!
A sua sorte é lidar com uns sindicatozecos, mas não menospreze toda a classe nem considere que todos os enfermeiros são como esses maltrapilhos sindicais!
Esse Srº só tem denegrido a Enfermegem - temos que ter CUIDADO, se este srº continuar a decidir o nosso futuro iremos todos INvoluir.
blá blá blá blá blá
muito paleio e pouca acção como de costume.
sim, precisamos dos enermeiros, os enfermeiros são mesmo fixes, mas nada de aumentar salários, emprego, etc..
muito paleio e pouca acção como de costume.
sim, precisamos dos enermeiros, os enfermeiros são mesmo fixes, mas nada de aumentar salários, emprego, etc..
As USF são a vergonha desta reforma e não só... a enfermagem até esta altura era uma classe altruista, com valores morais e éticos inquestionáveis, no entanto, com o aparecimento das USF passamos a ter uma enfermagem de vendidos, subalternizados, dependentes, imorais e sem carácter que tudo fazem para "merecer" a cunha de um médico.
São os tempos que correm, é o vale tudo, até lavar consultórios, empurrar móveis, fazer de motorista, telefonista e é melhor não continuar...
As USF não passam de pequenas ilhas cooporativistas, onde não se olha ao mérito profissional, à área de prestação de cuidados (temos Enf de hospitais a serem convidados em detrimento de outros colegas que já lá trabalham há anos).
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível!
São os tempos que correm, é o vale tudo, até lavar consultórios, empurrar móveis, fazer de motorista, telefonista e é melhor não continuar...
As USF não passam de pequenas ilhas cooporativistas, onde não se olha ao mérito profissional, à área de prestação de cuidados (temos Enf de hospitais a serem convidados em detrimento de outros colegas que já lá trabalham há anos).
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível!
Perguntar a esse senhor o que quer que seja relativamente aos enfermeiros é o mesmo que meter uma fatia de carne fresca numa jaula com um leão faminto. Devemos muito do nosso tratamento vergonhoso a esse médico que tem a sorte de ter amigos nos sitios certos... e o presentearam com um gabinetezito no ministério da saude. Falar das USF e no papel do enfermeiro é quase ofensivo. Basta olharmos para os montantes consignados aos incentivos de ambas as classes. O médico nas USF é a figura do poder, da decisão e da coordenação, os enfermeiros meros actores secundários neste cenário. Pensar que sempre foram os enfermeiros actuar na area da prevenção, na saude materno infantil, na promoção da saúde,etc... e agora se encontram relegados a papeis de mera complementaridade. Isto sim é um retrocesso vergonhoso... e esse senhor deveria ter vergonha de sequer se pronunciar sobre a enfermagem depois do veneno que nos tem instilado.
Re-afirmo o que alguém já disse nestes comentários, a sorte deste senhor, do ministério da saude e do sistema de saúde em geral é termos uns sindicatos que se venderam por um "prato de lentilhas", que são mais fracos que a fraqueza e com uma incapacidade que não há memória. Tivessemos nós enfermeiros nestes sitios com os ditos no lugar que as coisas seriam "faladas" e resolvidas de outra forma.... É verdade, já me esquecia, temos a Guadalupe preocupada com o escasso numero de enfermeiros. Penso que se esqueceu de referir se era o escasso numero de enfermeiros no desemprego, se era o escasso numero de enfermeiros nas escolas privadas a encher os bolsos de alguns senhores... nos serviços já sabemos que de facto são poucos mas não me parece que queiram contratar mais.....
Há certas pessoas, Pizarro e companhia que eu mandava de boa vontade para o meio do deserto, isto para não os mandar para o c-----o, que era mesmo para onde me apetecia manda-los.
Re-afirmo o que alguém já disse nestes comentários, a sorte deste senhor, do ministério da saude e do sistema de saúde em geral é termos uns sindicatos que se venderam por um "prato de lentilhas", que são mais fracos que a fraqueza e com uma incapacidade que não há memória. Tivessemos nós enfermeiros nestes sitios com os ditos no lugar que as coisas seriam "faladas" e resolvidas de outra forma.... É verdade, já me esquecia, temos a Guadalupe preocupada com o escasso numero de enfermeiros. Penso que se esqueceu de referir se era o escasso numero de enfermeiros no desemprego, se era o escasso numero de enfermeiros nas escolas privadas a encher os bolsos de alguns senhores... nos serviços já sabemos que de facto são poucos mas não me parece que queiram contratar mais.....
Há certas pessoas, Pizarro e companhia que eu mandava de boa vontade para o meio do deserto, isto para não os mandar para o c-----o, que era mesmo para onde me apetecia manda-los.
Colegas as USF,não são ditaduras dentro da função pública,são um meio de se atingirem objectivos normalizados e por todos aceites dentro das USF'S.São um grupo de trabalho que se propôs tratar um determinado número de utentes mediante determinadas percentagens.Claro que para se atingirem esses objectivos o grupo deve apresentar altos níveis de motivação,combater a estagnação profissional e a acomodação ao marasmo profissionalque eram adjectivos bem ao jeito da velha função pública em que os lugares eram cativos,quer se produzisse ou não,em que a avaliação era sempre satisfaz,quer fosse o enfermeiro motivado,pontual,assiduo,interessado versátil,produtivo etc,etc,etc.Se fizermos um termo comparativo com o futebol,não faz sentido ter numa equipa jogadores,que não trabalhem,que não favoreçam um bom balneário, e que em último caso,não tragam resultados paara a sua equipa.Da mesma forma as USF'S regem-se pelos mesmos principios.Existem objectivos que foram contratualizados e aceites por cada um dos seus elementos,e que têm de ser atingidos para que os honorários apareçam.Nnca fui- e no seu estado actual não o irei ser-simpatizante ou militante do PS,mas tenho que concordar que as USF'S,são para profissionais,utentes,produtividade e país,a melhor maneira de lidar com os centros de saúde que estavam ultrapassados e em ruptura total.
Parabens aos professores e seus sindicados pelas vitorias conseguidas. Voçes são a prova de que vale a pena lutar. Senhores enfermeiros e enfermeiras, ponham os olhos neste exemplo em vez de andarem sempre com lamurias e queixumes, já ninguem os pode ouvir com tanto bláblablablablablablablabla... se a vossa causa é mesmo justa então demonstrem-no com lutas a sério, pois só com lutas a sério é que seram levados a sério. Ainda não perceberam que o vosso discurso já cansa e ninguem vos quer ouvir nem ninguem acredita na justeza da vossa causa, pois só falam, mas na hora H fazem manifestações de caracaca e greves de 1 dia que aparecem em rodapé no jornal da noite e da qual a maioria do pais nem se apercebeu. Tenho uma irma enfermeira, e já lhe tenho dito estas coisas. Sou da opinião que cada um tem o que merece, e neste momento enfermagem esta como merece estar, pois nunca se viu conquistar em lado nenhum grandes vitórias sem grandes lutas. Neste momento a maioria dos enfermeiros, são um bando de comudistas que só sabem reclamar, mas na hora de lutar ficam em casa. O que que estão a espera, que o governo e as administrações hospitalares vós oferecam as coisas de mão beijada, apenas porque voces são meninos e meninas bem comportados, então esperem sentadinhos e quentinhos pois assim não vos cansais. Sempre pensei que os enfermeiros tem o direito de ganharem como outros licenciados deste pais, mas neste momento acho que não. Sabem porque?
Porque apesar de ter um diploma de licenciados, ainda não tem como individuos e como colectividade a mentalidade e maturidade compativel com o nivel de licenciados, na realidade sois licenciados com mentalidade de classe operária, de formigazinhas trabalhadoras, pelo menos a maioria. Enquanto isso não mudar, não há esperança para vós. parem de reclamar dos factores externos (governo, defice, medicos...) e olhem-se ao espelho, vejam que o vosso maior problema são voces mesmos.
Porque apesar de ter um diploma de licenciados, ainda não tem como individuos e como colectividade a mentalidade e maturidade compativel com o nivel de licenciados, na realidade sois licenciados com mentalidade de classe operária, de formigazinhas trabalhadoras, pelo menos a maioria. Enquanto isso não mudar, não há esperança para vós. parem de reclamar dos factores externos (governo, defice, medicos...) e olhem-se ao espelho, vejam que o vosso maior problema são voces mesmos.
TEMOS SINDICATOS DESLIGADOS DOS SEUS ASSOCIADOS E DE QUEM REPRESENTAM!
É LAMENT´VEL A FALTA DE INFORMAÇÃO, NADA SOBRE A CARREIRA E NEGOCIAÇÕES DO SALÁRIO!!!
E PEDEM-NOS QUE NOS MANTENHAMOS INFORMADOS, ALERTAS, E UNIDOS...!!
LOLOLOL!
É LAMENT´VEL A FALTA DE INFORMAÇÃO, NADA SOBRE A CARREIRA E NEGOCIAÇÕES DO SALÁRIO!!!
E PEDEM-NOS QUE NOS MANTENHAMOS INFORMADOS, ALERTAS, E UNIDOS...!!
LOLOLOL!
TEMOS SINDICATOS DESLIGADOS DOS SEUS ASSOCIADOS E DE QUEM REPRESENTAM!
É LAMENT´VEL A FALTA DE INFORMAÇÃO, NADA SOBRE A CARREIRA E NEGOCIAÇÕES DO SALÁRIO!!!
E PEDEM-NOS QUE NOS MANTENHAMOS INFORMADOS, ALERTAS, E UNIDOS...!!
LOLOLOL!
É LAMENT´VEL A FALTA DE INFORMAÇÃO, NADA SOBRE A CARREIRA E NEGOCIAÇÕES DO SALÁRIO!!!
E PEDEM-NOS QUE NOS MANTENHAMOS INFORMADOS, ALERTAS, E UNIDOS...!!
LOLOLOL!
"As USF são a vergonha desta reforma e não só... a enfermagem até esta altura era uma classe altruista, com valores morais e éticos inquestionáveis, no entanto, com o aparecimento das USF passamos a ter uma enfermagem de vendidos, subalternizados, dependentes, imorais e sem carácter que tudo fazem para "merecer" a cunha de um médico.
São os tempos que correm, é o vale tudo, até lavar consultórios, empurrar móveis, fazer de motorista, telefonista e é melhor não continuar...
As USF não passam de pequenas ilhas cooporativistas, onde não se olha ao mérito profissional, à área de prestação de cuidados (temos Enf de hospitais a serem convidados em detrimento de outros colegas que já lá trabalham há anos).
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível!"
Nos Hospitais os Enfermeiros Directores já foram nomeados pelo critério da categoria de supervisores, depois eleitos pelos pares e nos últimos anos escolhidos pelos Directores, por sua vez nomeados pelo poder político. Pela nova carreira os futuros chefes também vão ser escolhidos. Caíram os concursos públicos, graças aos vendidos dos sindicalistas que na maioria nada fizeram para progredir na carreira. Agora vivemos uma situação inédita, de vazio legal, sem estrutura remuneratória, sem reconhecimento pela formação especializada. Greves e manifestações para quê? Ainda não estamos organizados, não nos revemos nos sindicatos, nem na Ordem, mas também ainda não temos um projecto alternativo e quem o protagonize.
São os tempos que correm, é o vale tudo, até lavar consultórios, empurrar móveis, fazer de motorista, telefonista e é melhor não continuar...
As USF não passam de pequenas ilhas cooporativistas, onde não se olha ao mérito profissional, à área de prestação de cuidados (temos Enf de hospitais a serem convidados em detrimento de outros colegas que já lá trabalham há anos).
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível!"
Nos Hospitais os Enfermeiros Directores já foram nomeados pelo critério da categoria de supervisores, depois eleitos pelos pares e nos últimos anos escolhidos pelos Directores, por sua vez nomeados pelo poder político. Pela nova carreira os futuros chefes também vão ser escolhidos. Caíram os concursos públicos, graças aos vendidos dos sindicalistas que na maioria nada fizeram para progredir na carreira. Agora vivemos uma situação inédita, de vazio legal, sem estrutura remuneratória, sem reconhecimento pela formação especializada. Greves e manifestações para quê? Ainda não estamos organizados, não nos revemos nos sindicatos, nem na Ordem, mas também ainda não temos um projecto alternativo e quem o protagonize.
temos sindicato?
a pagina web do sindicato nao é actualizada à meses, será que estão de greve ou férias?!!!
a pagina web do sindicato nao é actualizada à meses, será que estão de greve ou férias?!!!
PRECISAMOS DE DUAS GREVES!
A PRIMEIRA- GREVE AOS SINDICATOS, MALANDROS, ARRASTÕES, PASSIVOS, IMORAIS!
QUEM PAGA AS COTAS NÃO ESTÁ A VER BEM PARA ONDE VAI O DINHEIRINHO.
A SEGUNDA- GREVE Á ENFERMAGEM, DE ZELO E DESMAZELO, CONGRESSOS, FORMAÇÃO,JORNADAS, ORDEM, PLENÁRIOS, TUDO PRÓ TECTO!
E QUE REBENTEM TODOS!
A PRIMEIRA- GREVE AOS SINDICATOS, MALANDROS, ARRASTÕES, PASSIVOS, IMORAIS!
QUEM PAGA AS COTAS NÃO ESTÁ A VER BEM PARA ONDE VAI O DINHEIRINHO.
A SEGUNDA- GREVE Á ENFERMAGEM, DE ZELO E DESMAZELO, CONGRESSOS, FORMAÇÃO,JORNADAS, ORDEM, PLENÁRIOS, TUDO PRÓ TECTO!
E QUE REBENTEM TODOS!
E QUEM QUISER INVESTIR EM FORMAÇÃO QUE TIRE OUTRO CURSO! MUDE DE VIDA! VOU ANDAR NESTA MERDA ATÉ CAIR, MAS SÓ LÁ VOU BUSCAR O MEU, DESVIAR-ME DAS BALAS E DO TRABALHO O MAIS POSSÍVEL! É A MOTIVAÇÃO QUE TENHO!
O DOENTINHO QUE ESTIVER A SOFRER MUITO QUE NÃO SE PREOCUPE QUE O SR DR VEM JÁ RESOLVER!
O DOENTINHO QUE ESTIVER A SOFRER MUITO QUE NÃO SE PREOCUPE QUE O SR DR VEM JÁ RESOLVER!
Boa tarde, Caro Doutor Enfermeiro , considere isto talvez como um desabafo mas enfim... continuo a ver por aqui aspectos da vida dos enfermeiros com bastante interesse, no entanto, para meu espanto, deixei subitamente de ver o que quer que fosse relativo a vencimentos, ou seja aquilo porque andámos a lutar à uns meses atrás com aquelas tristes manifestações em frente ao ministério da saúde onde na última estivemos uns tristes gatos pingados.
Hoje com mais de um mês de distância daquela suposta reunião entre ministério e sindicatos mais ninguem se manifestou sobre os tão desejados aumentos face ao nosso valor actual(licenciados)e nem tão pouco se ouvem prespectivas de nada,ou seja, parece que aumentos, já eram e nós a ver que de muita parra nem uma uva saiu.
Os sindicatos nem se ouvem.
Resta-nos concluir que o melhor será mesmo acabar com a ligação àqueles que supostamente defendem os nossos direitos e para o qual nós pagamos uma cota de sidicalização.
Lamento que em plena época de crise, em plena época de gripes não consigamos ser inteligentes para nós próprios.
Hoje com mais de um mês de distância daquela suposta reunião entre ministério e sindicatos mais ninguem se manifestou sobre os tão desejados aumentos face ao nosso valor actual(licenciados)e nem tão pouco se ouvem prespectivas de nada,ou seja, parece que aumentos, já eram e nós a ver que de muita parra nem uma uva saiu.
Os sindicatos nem se ouvem.
Resta-nos concluir que o melhor será mesmo acabar com a ligação àqueles que supostamente defendem os nossos direitos e para o qual nós pagamos uma cota de sidicalização.
Lamento que em plena época de crise, em plena época de gripes não consigamos ser inteligentes para nós próprios.
Anónimo disse...
"Parabens aos professores e seus sindicados pelas vitorias conseguidas. Voçes são a prova de que vale a pena lutar. Senhores enfermeiros e enfermeiras, ponham os olhos neste exemplo em vez de andarem sempre com lamurias e queixumes, já ninguem os pode ouvir com tanto bláblablablablablablablabla... se a vossa causa é mesmo justa então demonstrem-no com lutas a sério, pois só com lutas a sério é que seram levados a sério. Ainda não perceberam que o vosso discurso já cansa e ninguem vos quer ouvir nem ninguem acredita na justeza da vossa causa, pois só falam, mas na hora H fazem manifestações de caracaca e greves de 1 dia que aparecem em rodapé no jornal da noite e da qual a maioria do pais nem se apercebeu. Tenho uma irma enfermeira, e já lhe tenho dito estas coisas. Sou da opinião que cada um tem o que merece, e neste momento enfermagem esta como merece estar, pois nunca se viu conquistar em lado nenhum grandes vitórias sem grandes lutas. Neste momento a maioria dos enfermeiros, são um bando de comudistas que só sabem reclamar, mas na hora de lutar ficam em casa. O que que estão a espera, que o governo e as administrações hospitalares vós oferecam as coisas de mão beijada, apenas porque voces são meninos e meninas bem comportados, então esperem sentadinhos e quentinhos pois assim não vos cansais. Sempre pensei que os enfermeiros tem o direito de ganharem como outros licenciados deste pais, mas neste momento acho que não. Sabem porque?
Porque apesar de ter um diploma de licenciados, ainda não tem como individuos e como colectividade a mentalidade e maturidade compativel com o nivel de licenciados, na realidade sois licenciados com mentalidade de classe operária, de formigazinhas trabalhadoras, pelo menos a maioria. Enquanto isso não mudar, não há esperança para vós. parem de reclamar dos factores externos (governo, defice, medicos...) e olhem-se ao espelho, vejam que o vosso maior problema são voces mesmos.
5:12 PM"
Nem mais!!!... enquanto alguns se perfilam à Ordem na (des)Ordem actual... não se vislumbram outros movimentos de rutura e coesão em princípios já propostos em Post's anteriores. Para os mais interessados na análise da dita... basta (re)lerem os mesmos.
AT
"Parabens aos professores e seus sindicados pelas vitorias conseguidas. Voçes são a prova de que vale a pena lutar. Senhores enfermeiros e enfermeiras, ponham os olhos neste exemplo em vez de andarem sempre com lamurias e queixumes, já ninguem os pode ouvir com tanto bláblablablablablablablabla... se a vossa causa é mesmo justa então demonstrem-no com lutas a sério, pois só com lutas a sério é que seram levados a sério. Ainda não perceberam que o vosso discurso já cansa e ninguem vos quer ouvir nem ninguem acredita na justeza da vossa causa, pois só falam, mas na hora H fazem manifestações de caracaca e greves de 1 dia que aparecem em rodapé no jornal da noite e da qual a maioria do pais nem se apercebeu. Tenho uma irma enfermeira, e já lhe tenho dito estas coisas. Sou da opinião que cada um tem o que merece, e neste momento enfermagem esta como merece estar, pois nunca se viu conquistar em lado nenhum grandes vitórias sem grandes lutas. Neste momento a maioria dos enfermeiros, são um bando de comudistas que só sabem reclamar, mas na hora de lutar ficam em casa. O que que estão a espera, que o governo e as administrações hospitalares vós oferecam as coisas de mão beijada, apenas porque voces são meninos e meninas bem comportados, então esperem sentadinhos e quentinhos pois assim não vos cansais. Sempre pensei que os enfermeiros tem o direito de ganharem como outros licenciados deste pais, mas neste momento acho que não. Sabem porque?
Porque apesar de ter um diploma de licenciados, ainda não tem como individuos e como colectividade a mentalidade e maturidade compativel com o nivel de licenciados, na realidade sois licenciados com mentalidade de classe operária, de formigazinhas trabalhadoras, pelo menos a maioria. Enquanto isso não mudar, não há esperança para vós. parem de reclamar dos factores externos (governo, defice, medicos...) e olhem-se ao espelho, vejam que o vosso maior problema são voces mesmos.
5:12 PM"
Nem mais!!!... enquanto alguns se perfilam à Ordem na (des)Ordem actual... não se vislumbram outros movimentos de rutura e coesão em princípios já propostos em Post's anteriores. Para os mais interessados na análise da dita... basta (re)lerem os mesmos.
AT
Ao caro anónimo das 5:12 "Porque apesar de ter um diploma de licenciados, ainda não tem como individuos e como colectividade a mentalidade e maturidade compativel com o nivel de licenciados, na realidade sois licenciados com mentalidade de classe operária, de formigazinhas trabalhadoras, pelo menos a maioria." - SE AS PESSOAS FOSSEM REMUNERADAS NÃO PELA FORMAÇÃO ACADÉMICA (COMO DEVE SER) MAS PELOS PARÂMETROS QUE ENUNCIOU EXISTIAM TANTOS PROFESSORES, ENGENHEIROS, DOUTORES ETC QUE NEM O ORDENADO MÍNIMO DEVERIAM RECEBER!!!!!SE FOSSEMOS REMUNERADOS PELA MENTALIDADE E PELA MATURIDADE INDIVIDUAL OU COLECTIVA DEVERIAM EXISTIR PESSOAS QUE ATÉ DEVIAM PAGAR AOS PATRÕES PARA PODEREM TRABALHAR!!!!!!
Apesar de tudo, concordo quando refere que como classe não nos conseguimos unir como os professores e que em parte a culpa da nossa situação se deve à nossa inércia... Mas em relação a competências ou se devemos receber ou não como licenciados (que é o que somos) julgo que já lhe respondi - devemos receber pelo que somos, senão tinha irado 1 bacharel, tinha queimado menos pestanas, tinha gasto menos dinheiro com propinas e ganhava à mais um ano e estaria feliz!!!! Mas ser licenciada não foi uma opção para mim!!! Logo receber como tla também não deve ser opcional!!!!
Apesar de tudo, concordo quando refere que como classe não nos conseguimos unir como os professores e que em parte a culpa da nossa situação se deve à nossa inércia... Mas em relação a competências ou se devemos receber ou não como licenciados (que é o que somos) julgo que já lhe respondi - devemos receber pelo que somos, senão tinha irado 1 bacharel, tinha queimado menos pestanas, tinha gasto menos dinheiro com propinas e ganhava à mais um ano e estaria feliz!!!! Mas ser licenciada não foi uma opção para mim!!! Logo receber como tla também não deve ser opcional!!!!
Resposta?mas qual resposta? eu não li resposta nenhuma.Pura e simplesmente não há resposta.Estes políticos são hábeis em falar sem dizer nada,chama-se a isto a arte de palrar.
Vamos lá pessoal:
Toca a descindicalizar! é que nos ordenados mais baixos são 120 euros por ano!
Que rica mariscada! Agora pensem se a querem comer ou pagar ao Azevedo, Zé Carlos, Guadalupe, e outros que tais!
Do meu não comem mais!
Dá para o selo da mota!
Toca a descindicalizar! é que nos ordenados mais baixos são 120 euros por ano!
Que rica mariscada! Agora pensem se a querem comer ou pagar ao Azevedo, Zé Carlos, Guadalupe, e outros que tais!
Do meu não comem mais!
Dá para o selo da mota!
" O Serviço Nacional de Saúde e na verdade toda a actividade em Saúde tem por base a prestação médica, deixando na sombra os outros grupos profissionais... Já noutros países, Saúde está apoiada no protagonismo dos Enfermeiros(...). Pensa que seria vantajoso alterar este quadro?"
pois tem,baseia-se na doença e é por isso que logicamente tem por base a prestação médica.
No dia em que o SNS tiver por base a Saude e não a Doença,deixará igualmente de ter por base a prestaçao médica e apelará a outras profissões,nomeadamente os Enfermeiros,para promover e cultivar esse bem precioso.
Tornar isto real,torna-se custoso e é necessário partir muita pedra,mas lá chegaremos,por maus caminhos,empurrados por gastos exorbitantes com o medicamento e a panóplia absurda de exames auxiliares de diagnostico que estoiram os orçamentos do SNS.
Olhem para o Canadá e percebam o que se irá passar em Portugal daqui a 50 anos!!!!
pois tem,baseia-se na doença e é por isso que logicamente tem por base a prestação médica.
No dia em que o SNS tiver por base a Saude e não a Doença,deixará igualmente de ter por base a prestaçao médica e apelará a outras profissões,nomeadamente os Enfermeiros,para promover e cultivar esse bem precioso.
Tornar isto real,torna-se custoso e é necessário partir muita pedra,mas lá chegaremos,por maus caminhos,empurrados por gastos exorbitantes com o medicamento e a panóplia absurda de exames auxiliares de diagnostico que estoiram os orçamentos do SNS.
Olhem para o Canadá e percebam o que se irá passar em Portugal daqui a 50 anos!!!!
Já leram a Sábado??? Mais uma vez pretendem humilhar-nos... Não deveríamos permiti-lo...
"Uma interna de cardiologia faz de enfermeira"... "A enfermeira não ajuda. Anda assustada de um lado para o outro: Ai doutor, e agora?"
Mesmo muito bem...
Cada vez tenho mais orgulho em ser português, neste pais de merda em que não se respeita nada nem ninguém...
"Uma interna de cardiologia faz de enfermeira"... "A enfermeira não ajuda. Anda assustada de um lado para o outro: Ai doutor, e agora?"
Mesmo muito bem...
Cada vez tenho mais orgulho em ser português, neste pais de merda em que não se respeita nada nem ninguém...
Anónimo das 10:21 AM
"Uma interna de cardiologia faz de enfermeira"... "A enfermeira não ajuda. Anda assustada de um lado para o outro: Ai doutor, e agora?" - Revista Sábado
O problema é que a Sra. Dra. Interna de Cardiologia não conseguiu interiorizar o personagem que estava a representar... porque está mais habituada à seguinte fala: "Ai Sr. doutor Enfermeiro, e agora? Que acha que devo fazer?" - Com um ar assustada e com as pernas atremer.
"Uma interna de cardiologia faz de enfermeira"... "A enfermeira não ajuda. Anda assustada de um lado para o outro: Ai doutor, e agora?" - Revista Sábado
O problema é que a Sra. Dra. Interna de Cardiologia não conseguiu interiorizar o personagem que estava a representar... porque está mais habituada à seguinte fala: "Ai Sr. doutor Enfermeiro, e agora? Que acha que devo fazer?" - Com um ar assustada e com as pernas atremer.
A senhora com voz de bagaço esteve outra vez a falr na TVI e só disse m---da... quando é que acabam com a cambada de x----- instalados nessas coisas (OE/SIND)da enfermagem.. vai sendo tempo ... os enfermeiros têm que fazer nova revolução... ou já nem para isso têm habilidade...
Sim senhor, foi na sábado que saiu no dia 19/11. Vejam a vergona a que sujeitam a profissão de Enfermagem...
Todos nós deviamos escrever um mail a protestar com a referida publicação por prejuizo directo e explicito da nossa profissão...
O que me dizem?
Vamos faze-lo em massa?
Não podemos continuar a baixar as calças desta maneira...
Em relação às quotas dos sindicatos, só esclarecer que quem não paga quotas, assume que o seu sindicato é o governo...Isso é muito mau...Se não estamos contente com as politicas sindicais, devemos ir às AG das referidas instituições e apresentar listas nas eleições da direcção... Parece-me que esta é a melhor forma de lutar contra o que se passa e nunca o deixar de pagar e de ser associado, orque assim, estamos sim a silenciar-nos...
Não se esqueçam que a quotização sindical sofre de uma majoração em termos de IRS de 50%, pelo que é errado dizer que poupamos à volta de 120 euros mensais, pq nós só poupamos pra ai uns 50, sendo que quem poua oa restante é o governo...Permitam me que vos diga, mas este sim, não merece nada...
Deixo à consideração dos colegas e sempre disponivel para esclarecer este assunto...
Cumprimentos...
Todos nós deviamos escrever um mail a protestar com a referida publicação por prejuizo directo e explicito da nossa profissão...
O que me dizem?
Vamos faze-lo em massa?
Não podemos continuar a baixar as calças desta maneira...
Em relação às quotas dos sindicatos, só esclarecer que quem não paga quotas, assume que o seu sindicato é o governo...Isso é muito mau...Se não estamos contente com as politicas sindicais, devemos ir às AG das referidas instituições e apresentar listas nas eleições da direcção... Parece-me que esta é a melhor forma de lutar contra o que se passa e nunca o deixar de pagar e de ser associado, orque assim, estamos sim a silenciar-nos...
Não se esqueçam que a quotização sindical sofre de uma majoração em termos de IRS de 50%, pelo que é errado dizer que poupamos à volta de 120 euros mensais, pq nós só poupamos pra ai uns 50, sendo que quem poua oa restante é o governo...Permitam me que vos diga, mas este sim, não merece nada...
Deixo à consideração dos colegas e sempre disponivel para esclarecer este assunto...
Cumprimentos...
q trauma... não me sinto nada "humilhado". Não haverá nenhum colega que não tenha querido ser médico, e q portanto partilhe da minha falta de ressabianço? Se algum médico ler este blog deve encher o ego ao ver tanta inveja e ressabianço desptilados. Assumam-se como enfermeiros pela positiva. É o q eu faço, sou respeitado por medicos enfermeiros e auxiliares e não ando por aí mal disposto.
Aquele ceguinho que tece louvores às USF não deu ainda conta de que os médicos têm a motivação máxima através de 4.500€/mês, para não fazerem listas de espera.
Inventaram uma cantigas do tipo de futebol em equipa e o que é mais triste é que os enfermeiros que, nas mesmasmas circuncunstancias recebem 3880€ em 14 meses de duma vez só, tipo mealheiro e ainda se gabam.
Com bem pouco se satisfazem alguns enfermeiros, à procura de um rumo e carácter...
Enviar um comentário
Inventaram uma cantigas do tipo de futebol em equipa e o que é mais triste é que os enfermeiros que, nas mesmasmas circuncunstancias recebem 3880€ em 14 meses de duma vez só, tipo mealheiro e ainda se gabam.
Com bem pouco se satisfazem alguns enfermeiros, à procura de um rumo e carácter...
<< Home