sexta-feira, março 12, 2010
Decretada Greve Geral dia 29, 30 e 31 de Março e 1 de Abril!
CARREIRA DE ENFERMAGEM
No desenvolvimento da última reunião negocial (www.sep.org.pt),
- ficou agendada uma nova reunião para dia 16 de Março
- ficou o MSaúde da Saúde de remeter à CNESE, até dia 16, dois documentos: Uma Nova Contraproposta de Projecto de Diploma global e integral (sobre todas as matérias, sobre as quais a CNESE apresentou Propostas) relativo a Grelhas Salariais e Transições; um documento sobre se a Lei 12-A/2008 é de valor reforçado face ao Parecer que, sobre esta matéria, apresentámos.
Decorrente das reuniões dos Órgãos Nacionais, foi decidido afirmar junto do MSaúde a importância determinante (ultimato) de remeter a sua Contraproposta até ao final do dia 10/Março (www.sep.org.pt). NADA CHEGOU.
Depois da articulação (Reunião em 11/Março) que tem vindo a ser estabelecida entre a CNESE e a FENSE, FOI HOJE REMETIDO UM PRÉ-AVISO DE GREVE PARA DIAS 29 (só Turno da Tarde), 30 e 31 DE MARÇO (Turnos da Noite, Manhã e Tarde de ambos os dias) e 1 de ABRIL (só Turno da Noite) – anexos.
PELA ESTABILIDADE, VAMOS LUTAR
O diagnóstico de situação relativamente à Precariedade de milhares de Enfermeiros é conhecida: seja a CIT a Termo; CTCerto/CTFPT a Termo; ou em Regime de SubContratação.
Assume particular relevância a Anulação de vários Concursos que visavam a estabilização/efectivação de colegas a CTCerto/CTFPT a Termo … cuja cessação dos Contratos acaba em 31/7. As Propostas Sindicais para a solução do problema são conhecidas.
Neste quadro, tal como com a Carreira de Enfermagem, não há alternativa … PRESSIONAR … LUTAR …
APELAMOS À PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS PROFISSIONAIS:
- NA CONCENTRAÇÃO DE JOVENS ENFERMEIROS, JUNTO AO MSAÚDE: dia 26/Março, às 11h00, “de branco” (SEP organiza Transportes); E, DE TARDE, NA MANIFESTAÇÃO DE TODOS OS JOVENS TRABALHADORES.
- NA SUBSCRIÇÃO DA CARTA INDIVIDUAL (Anexo) - Dirigentes/Delegados “recolhem” na passagem pelos Serviços ou remissão por mail/fax para Sede e Delegações do SEP – PARA ENTREGAR NO MSAÚDE DIA 26/3
Comments:
<< Home
Até que enfim uma decisão acertada.FORÇA ENFERMEIROS NÃO PODEMOS DESISTIR DO NOSSO FUTURO É HORA DE MOSTRAMOS O QUE SOMOS CAPAZES DE FAZER PARA O FUTURO DA CASSE.O RECONHECIMENTO DE LICENCIADOS É UM DIREITO EM ATRAZO, NÃO PEDIMOS NADA QUE NÃO SEJA NOSSO JÁ Á MUITO TEMPO.
GREVE!!!
ASSIM MESMO SINDICATOS, HAJAM TOMATES NA HORTA!!
VAMOS A ISTO COLEGAS, NINGUÉM NOS TIRA O QUE É NOSSO POR DIREITO!!
ASSIM MESMO SINDICATOS, HAJAM TOMATES NA HORTA!!
VAMOS A ISTO COLEGAS, NINGUÉM NOS TIRA O QUE É NOSSO POR DIREITO!!
Porque não foi ponderada uma forma de luta mais radical?
Esta tinha sido uma excelente oportunidade, após o "pequeno ultimato"...
Greves como esta não sei o impacto que terá...
Decretavam greve pelo menos de 5 dias e quando fossem para a reunião, seria um elemento a nosso favor nas negociações...
Agora, com ameaças destas, pode este governo bem...
Assim, não dá...
Mas irei, como sempre cumprir a greve nos dias estipulados.
Mais este esforço...
Esta tinha sido uma excelente oportunidade, após o "pequeno ultimato"...
Greves como esta não sei o impacto que terá...
Decretavam greve pelo menos de 5 dias e quando fossem para a reunião, seria um elemento a nosso favor nas negociações...
Agora, com ameaças destas, pode este governo bem...
Assim, não dá...
Mas irei, como sempre cumprir a greve nos dias estipulados.
Mais este esforço...
Parem de humilhar os enfermeiros.
Chega de guerra de faz de conta estou farto de fazer greves para nada. Já agora a todos os dirigentes do SEP que são pagos pelos enfermeiros vão vocês para a frente do ministério e peguem fogo uns aos outros de certeza que assim vamos abrir telejornais e a minitra até vai ter pena de nós.
Vão gozar outro com esta greve, não faço mais nenhuma....só se for para parar mesmo.
Chega de guerra de faz de conta estou farto de fazer greves para nada. Já agora a todos os dirigentes do SEP que são pagos pelos enfermeiros vão vocês para a frente do ministério e peguem fogo uns aos outros de certeza que assim vamos abrir telejornais e a minitra até vai ter pena de nós.
Vão gozar outro com esta greve, não faço mais nenhuma....só se for para parar mesmo.
Palhaçada novamente. Lá vamos nós para a greve para ficarmos com o bolso novamente sem NADA.
PAREM DE GOZAR!!!
Deviamos contratar um melhor advogado de direito de trabalho...O Garcia Pereira como fizeram os nossos colegas do INEM no passado e tinhamos o assunto resolvido. Nem que a mensalidade do SEP aumente 1€, tinhamos um bom advogado do nosso lado e iam ver como os do ministérios não caiam que nem tordos a nossos pés.
SOMOS UNS BURROS com os quais o ministério ADORAAAAAAAAa gozar.
JÁ CHEGA!!!!!
PAREM DE GOZAR!!!
Deviamos contratar um melhor advogado de direito de trabalho...O Garcia Pereira como fizeram os nossos colegas do INEM no passado e tinhamos o assunto resolvido. Nem que a mensalidade do SEP aumente 1€, tinhamos um bom advogado do nosso lado e iam ver como os do ministérios não caiam que nem tordos a nossos pés.
SOMOS UNS BURROS com os quais o ministério ADORAAAAAAAAa gozar.
JÁ CHEGA!!!!!
GREVE!!!!!
a ver o que a sôdona ministra diz e faz..! queremos ver agora, se não dá a devida atenção à Enfermagem!
a ver o que a sôdona ministra diz e faz..! queremos ver agora, se não dá a devida atenção à Enfermagem!
Seria preferível uma Greve por tempo indeterminado, do tipo ou vai ou racha.
mas sempre é melhor que nada..
mas sempre é melhor que nada..
Ao anónimo das 11.25 Pm.
Boa solução para resolver os problemas dos enfermeiros.
Mas nao mandes, vai e pega fogo a ti proprio, vais ver que és noticias e assim, sim, a noticia tem impacto na enfermagem.
É dos valentes que reza a história.
A enfermagem conta contigo.
Boa solução para resolver os problemas dos enfermeiros.
Mas nao mandes, vai e pega fogo a ti proprio, vais ver que és noticias e assim, sim, a noticia tem impacto na enfermagem.
É dos valentes que reza a história.
A enfermagem conta contigo.
Há gente que nunca está contente.
Se não se faz greve, os sindicatos são uma merda. Se se faz greve os sindicatos uma merda são.
Afinal o que é que querem???
Ficar à espera que o governo nos continue a explorar ou lutar pelos nossos direitos e pelo que é justo?
Não podemos dar tréguas.
É hora de estarmos todos juntos a remar para o mesmo lado.
Parem de criticar quem tenda fazer alguma coisa para melhorar a nossa situação.
Se não se faz greve, os sindicatos são uma merda. Se se faz greve os sindicatos uma merda são.
Afinal o que é que querem???
Ficar à espera que o governo nos continue a explorar ou lutar pelos nossos direitos e pelo que é justo?
Não podemos dar tréguas.
É hora de estarmos todos juntos a remar para o mesmo lado.
Parem de criticar quem tenda fazer alguma coisa para melhorar a nossa situação.
Ainda há uns dias no meu hospital, um médico,dizia no meio de uma consulta "ainda bem que é uma médica que agora é ministra da saúde, isto melhorou muito desde que foi para lá...";Será que um dia vou poder dizer-lhe o mesmo?
Sinceramente...é todos os meses greve? Para depois acontecer como eu já vi um excelentissimo senhor numa reportagem da RTPN que deu no outro dia dizer "podem fazer greves à vontade, mas o governo não tem de ceder às exigências! O governo não pode dar-se ao luxo de aumentar ordenados!"
Perante essa mentalidade que é exactamente igual a 90 por cento dos politicos mas que a maioria não diz nada, vale a pena insistir nesse tipo de luta...
Não podiamos radicalizar de forma a que ou cedem ou então tem outra opção...cedem!
É que para quem tem a vida feita ou tá a viver na casa dos pais perder uns euros não custa nada...mas para quem tá a fazer casa, custa uma beca...fiz os 3 dias de fevereiro e custou-me visto ter ppl que alegou que não podia ter o luxo de perder o dinheiro...
vamos lá a ver no que isso dá...se ao menos dá alguma reacção por parte da ministra...
DPR
Perante essa mentalidade que é exactamente igual a 90 por cento dos politicos mas que a maioria não diz nada, vale a pena insistir nesse tipo de luta...
Não podiamos radicalizar de forma a que ou cedem ou então tem outra opção...cedem!
É que para quem tem a vida feita ou tá a viver na casa dos pais perder uns euros não custa nada...mas para quem tá a fazer casa, custa uma beca...fiz os 3 dias de fevereiro e custou-me visto ter ppl que alegou que não podia ter o luxo de perder o dinheiro...
vamos lá a ver no que isso dá...se ao menos dá alguma reacção por parte da ministra...
DPR
Óbvio que o ideal era não fazer greve..... eu tenho pena da minha população mas.... mas.... há sempre um mas! Eu não sou lixo e mereço respeito pela minha pessoa, pela minha formação e pelo meu trabalho!
Óbvio que acho que desmobilizar agora, ao contrário do que afirma o colega, é uma ESTUPIDEZ total... aí sim é dizer que já estamos por tudo e que aceitamos tudo....
NÃO, NÃO SOU RICO, pelo contrário, sofro tanto na carteira como qualquer enfermeiro, e sei perfeitamente bem o que custa cada dia de greve.... mas colegas, NÃO PODEMOS BAIXAR OS BRAÇOS!!!! nunca falaram tanto de nós na tv, no parlamento, nas ruas.... nunca nos mobilizámos tão bem!!! foi um ORGULHO para mim participar nesta mega manif, no bloqueio ao Porto etc...
Também concordo com o outro colega: eu até contribuo com 1 euro para contratar o melhor advogado em matéria de trabalho para nos apoiar e obrigar a ministra a vergar!!!!!
em vez de ir ao restaurante, como em casa, em vez de férias fora, férias ca dentro, em vez de TAP, easyjet, mas por favor UNÁMO-NOS MAIS UMA VEZ.... É FUNDAMENTAL!!!!!
Eu vou mandar e-mails a reforçar o pedido de apoio aos deputados que nos apoiaram no parlamento... temos de ter a oposição toda a nosso favor....
Óbvio que acho que desmobilizar agora, ao contrário do que afirma o colega, é uma ESTUPIDEZ total... aí sim é dizer que já estamos por tudo e que aceitamos tudo....
NÃO, NÃO SOU RICO, pelo contrário, sofro tanto na carteira como qualquer enfermeiro, e sei perfeitamente bem o que custa cada dia de greve.... mas colegas, NÃO PODEMOS BAIXAR OS BRAÇOS!!!! nunca falaram tanto de nós na tv, no parlamento, nas ruas.... nunca nos mobilizámos tão bem!!! foi um ORGULHO para mim participar nesta mega manif, no bloqueio ao Porto etc...
Também concordo com o outro colega: eu até contribuo com 1 euro para contratar o melhor advogado em matéria de trabalho para nos apoiar e obrigar a ministra a vergar!!!!!
em vez de ir ao restaurante, como em casa, em vez de férias fora, férias ca dentro, em vez de TAP, easyjet, mas por favor UNÁMO-NOS MAIS UMA VEZ.... É FUNDAMENTAL!!!!!
Eu vou mandar e-mails a reforçar o pedido de apoio aos deputados que nos apoiaram no parlamento... temos de ter a oposição toda a nosso favor....
A ministra da saude ja treme com a greve dos srs.enfermeiros... Numa altura em que todo o pais "aperta" o cinto (ainda mais), as pessoas passam imensas dificuldades, todos os salarios da FP congelados, e os enfermeiros...querem aumentos!! E não digo que nao sejam justos, ou merecidos, mas a imagem que fica na opiniao publica é péssima, para além de que se aumenta o dos enfermeiros, tem de aumentar o dos Médicos, técnicos, auxiliares etc...
Anónimo das 10:05 AM
Não sabe o que diz...os salarios deles têm uma caracteristica q os nosso nao tem: JUSTIÇA..
Depois de tento se falar nas injustiças q estao a cometer com os enfermeiros, e depois de tanto debater sobre o assunto, essa opiniao nao faz qq sentido..
É preciso conhecer para falar...
Penso que me fiz entender...
Não sabe o que diz...os salarios deles têm uma caracteristica q os nosso nao tem: JUSTIÇA..
Depois de tento se falar nas injustiças q estao a cometer com os enfermeiros, e depois de tanto debater sobre o assunto, essa opiniao nao faz qq sentido..
É preciso conhecer para falar...
Penso que me fiz entender...
Desde já declaro que irei aderir à greve, mas não posso deixar de concordar com os colegas que, tal como eu, acreditam que as formas de luta deviam neste momento ser mais duras. Aliás, acredito que deviam sê-lo há já alguns anos e tive oportunidade de dizê-lo várias vezes em sede própria mas infelizmente demorámos muito a acordar. Mas como mais vale tarde que nunca, acho que no mínimo esta deveria ser uma greve de 5 dias (sem coincidir com datas festivas).
De qualquer forma, contem comigo para a luta!!!
De qualquer forma, contem comigo para a luta!!!
para esclarecimento do anonimo de 10.05; os enfermeiros nao pedem aumento nenhum..... pedem uma requalificação da sua grelha salarial.... aliás a greve de dia 4 de amrço, em que se falava do congelamento dos salarios da FP, os enfermeiros não tiveram um impacto igual a outra greve anterior, isto é, nao estamosa juntas alhos com bugalhos, e ate abrimos mao do aumento salarial, não do posicionamento correcto, roubado desde há anos!
Mais do mesmo...O ministério goza connosco! Tem de ser greve por tempo indeterminado, paralização nos blocos operatórios, consultas externas, centros de saúde..
Infelizmente terá de ser uma greve a serio, terá de "doer" para que os nossos justos objectivos sejam alcançados!!!!
Infelizmente terá de ser uma greve a serio, terá de "doer" para que os nossos justos objectivos sejam alcançados!!!!
Penso que o SEP acaba de assassinar os enfermeiros!!!
A seguir o que vem? uma greve de 5 dias seguida de 6,7,8 dias...
Esta rapaziada so SEP está mesmo feita com eles. Façam uma mer. de uma greve por tempo indeterminado até que o governo ceda.Não é ilegal como muitos dizem. Haja coragem porra...Andam a brincar com as nossas vidas.
Sinto-me traído e enganado por esta gentalha. Não iremos a lado nenhum com esta malta.
Por este andar em 2014, depois de perdermos carradas de $, é que este processo estará concluído.
Cumprimentos a todos
A seguir o que vem? uma greve de 5 dias seguida de 6,7,8 dias...
Esta rapaziada so SEP está mesmo feita com eles. Façam uma mer. de uma greve por tempo indeterminado até que o governo ceda.Não é ilegal como muitos dizem. Haja coragem porra...Andam a brincar com as nossas vidas.
Sinto-me traído e enganado por esta gentalha. Não iremos a lado nenhum com esta malta.
Por este andar em 2014, depois de perdermos carradas de $, é que este processo estará concluído.
Cumprimentos a todos
" em vez de ir ao restaurante, como em casa, em vez de férias fora, férias ca dentro, em vez de TAP, easyjet "
Afinal isto não está assim tão mal, ó srs.enfermeiros! Eu trabalho que me farto e é mais do tipo " em vez de uma sandes faço jejum, em vez de férias cá dentro faço férias dentro de casa, em vez de autocarro vou a pé"
Afinal isto não está assim tão mal, ó srs.enfermeiros! Eu trabalho que me farto e é mais do tipo " em vez de uma sandes faço jejum, em vez de férias cá dentro faço férias dentro de casa, em vez de autocarro vou a pé"
Caro anónimo da 10h05,
os enfermeiros não querem aumento, mas sim ao justo valor a que têm direito por terem o grau de licenciados. Aumento seria se quisessem mais do que aquilo a que têm direito, o que não se verifica. Não querem nem mais nem menos, apenas o correcto!!
No caso dos enfermeiros não se trata da luta por nenhum qualquer aumento de ordenado. Afinal de contas até acho que são os únicos que se contentam com o justo valor remuneratório (o de licenciados), sem qualquer aumento.
saudações
os enfermeiros não querem aumento, mas sim ao justo valor a que têm direito por terem o grau de licenciados. Aumento seria se quisessem mais do que aquilo a que têm direito, o que não se verifica. Não querem nem mais nem menos, apenas o correcto!!
No caso dos enfermeiros não se trata da luta por nenhum qualquer aumento de ordenado. Afinal de contas até acho que são os únicos que se contentam com o justo valor remuneratório (o de licenciados), sem qualquer aumento.
saudações
Boa tarde a todos...bem não sei quem é este pavão anterior, mas de certeza amigo que não deves estar a par da realidade actual...aumentar a todos, não me digas que temos que dar ainda mais de comer aos médicos que já ganham imenso...ninguém lhes tira a importância como é obvio a eles como aos outros, mas que também ninguém nos tire a nossa...porque somos muito importantes...bem, quanto a greve, se correr bem muito bem, se for um falhanço culpa dos sindicatos que não souberam organizar , bem como de todos os colegas enfermeiros, que já deviam estar cansados da greve anterior......eu, apesar de não estar no nosso rico país que está cada vez mais pobre, apoio e desde já dou o me incentivo a greve, pois assim caros amigos e colegas , não se pode continuar....a fazerem de nós burros?????nem por sombras...
Ao anónimo das 10:05AM os enfermeiros não querem aumentos, apenas que lhe paguem como licenciados o que já lhes devem há anos e nem retroctivos lhe estam a pedir...oa aumentos ficam para depois, qd for para todos. Os restantes licenciados da função pública já são pagos como tal... Uma questão de justiça...
Mas tem que se aumentar outros porquê? A nossa causa é justíssima, há anos que devíamos ganhar como licenciados, o país está a lucrar com os atrasos relativamente á reposição dos enfermeiros na carreira. A justiça é um dos deveres fundamentais do sistema político, ser tratado de igual forma é um dos direitos fundamentais do ser humano.
Se temos que contribuir para estabilizar o país façamo-lo com ESPÍRITO DE NAÇÃO que é característica que falta a todos nós. Uma sugestão a quem nos dirige: façam justiça e respeitem os enfermeiros (licenciados sim senhor!)e todos os demais que se encontrem em desigualdade de condições sócioprofissionais. Depois, peçam esforço a todos os portugueses, ex. doar um dia de trabalho mensal durante um ano, porque não? Poderiam contar comigo e com muitos outros portugueses, tenho a certeza.
Criem espírito de união de NAÇÃO, não promovam revolta e individualismo; a sociedade hedonisma que estamos a desenvolver, devêmo-la ás estratégias políticas e exemplos dos nossos governantes.
Estou revoltada sim! Estou revoltada com aquilo a que assisto todos os dias no meu local de trabalho. É preciso mostrar números, inventar necessidades: de consultas, de exames, de tratamentos... sou enfermeira, resolvo muitas e muitas situações aos doentes com o meu saber (porque o tenho sim senhor!)e quase tudo o que faço fica no anonimato, fica sem visibilidade porque tudo gira em volta da produção médica. E para quem quizer argumentar digo desde já: não quero ser médica não senhor! Sou e quero ser enfermeira e ganhar de acordo com aquilo que está estipulado para a formação académica que tenho.
Não acredito neste sistema de saúde! O pagamento ao acto só leva à multiplicação de actos (necessários ou não) muitas vezes desinseridos do contexto de saúde e social do doente. Em muitas situações, este sistema de saúde limita-se a alimentar o mal que atinge as pessoas. Acordem!
Se temos que contribuir para estabilizar o país façamo-lo com ESPÍRITO DE NAÇÃO que é característica que falta a todos nós. Uma sugestão a quem nos dirige: façam justiça e respeitem os enfermeiros (licenciados sim senhor!)e todos os demais que se encontrem em desigualdade de condições sócioprofissionais. Depois, peçam esforço a todos os portugueses, ex. doar um dia de trabalho mensal durante um ano, porque não? Poderiam contar comigo e com muitos outros portugueses, tenho a certeza.
Criem espírito de união de NAÇÃO, não promovam revolta e individualismo; a sociedade hedonisma que estamos a desenvolver, devêmo-la ás estratégias políticas e exemplos dos nossos governantes.
Estou revoltada sim! Estou revoltada com aquilo a que assisto todos os dias no meu local de trabalho. É preciso mostrar números, inventar necessidades: de consultas, de exames, de tratamentos... sou enfermeira, resolvo muitas e muitas situações aos doentes com o meu saber (porque o tenho sim senhor!)e quase tudo o que faço fica no anonimato, fica sem visibilidade porque tudo gira em volta da produção médica. E para quem quizer argumentar digo desde já: não quero ser médica não senhor! Sou e quero ser enfermeira e ganhar de acordo com aquilo que está estipulado para a formação académica que tenho.
Não acredito neste sistema de saúde! O pagamento ao acto só leva à multiplicação de actos (necessários ou não) muitas vezes desinseridos do contexto de saúde e social do doente. Em muitas situações, este sistema de saúde limita-se a alimentar o mal que atinge as pessoas. Acordem!
Lá vai o Ministério poupar uns dinheiros com mais uma greve dos Enfermeiros.
O que acham que o população vai pensar desta greve? A Enfermagem até pode ter razão, mas neste momento com este tipo de atitudes apenas vai desgastar, e de uma forma que acho que estão a menosprezar, a sua já frágil imagem.
Mas força, que se pode dizer? A Enfermagem fechou-se no seu mundo e não ouve nada nem ninguém. Agora é só esperar pelas consequências da greve, que serão principalmente para quem a faz, pois o Ministério criou todas as condições para que ela acontece pois tem a opinião pública do seu lado. E isso, em política, é o verdadeiro poder.
O que acham que o população vai pensar desta greve? A Enfermagem até pode ter razão, mas neste momento com este tipo de atitudes apenas vai desgastar, e de uma forma que acho que estão a menosprezar, a sua já frágil imagem.
Mas força, que se pode dizer? A Enfermagem fechou-se no seu mundo e não ouve nada nem ninguém. Agora é só esperar pelas consequências da greve, que serão principalmente para quem a faz, pois o Ministério criou todas as condições para que ela acontece pois tem a opinião pública do seu lado. E isso, em política, é o verdadeiro poder.
esta postura deveria ter sido implementada no ano de 2005....no minimo...andamos sempre a dormir....
A abrir a Reunião 16-03-
Piçarro- vêm "práqui" beber cfézinho-águas minerais e comer bolinhos secos depois de assinarem acordos de 900 Eróses de início de carreira e querem que este estado falido vos abone com quase o dobro, vai lá vai.
- Ministra da saúde - eu já arranjei um tacho pró puto licenciado em psicologia vocês vão pensar noutra pois daqiu é 1025 e lá para 2014 voltamos a conversar. Está encerrada a reunião.
Mais coisa menos coisa será reunião para 5 min. após os cumprimentpos da prache ou praxe e as assinaturas como fizeram com as carreiras - temos que assinar isto até ao final de Setembro - não foi assim??? Esta greve ainda terá menor impacto publico que a anterior, ainda se fosse tempo indeterminad... ou será que stão com medo dos CS, USF e horários fixos???
há vossa/nossa consideração.
Piçarro- vêm "práqui" beber cfézinho-águas minerais e comer bolinhos secos depois de assinarem acordos de 900 Eróses de início de carreira e querem que este estado falido vos abone com quase o dobro, vai lá vai.
- Ministra da saúde - eu já arranjei um tacho pró puto licenciado em psicologia vocês vão pensar noutra pois daqiu é 1025 e lá para 2014 voltamos a conversar. Está encerrada a reunião.
Mais coisa menos coisa será reunião para 5 min. após os cumprimentpos da prache ou praxe e as assinaturas como fizeram com as carreiras - temos que assinar isto até ao final de Setembro - não foi assim??? Esta greve ainda terá menor impacto publico que a anterior, ainda se fosse tempo indeterminad... ou será que stão com medo dos CS, USF e horários fixos???
há vossa/nossa consideração.
Vou pensar se vou fazer greve de 4 dias, sem duvida que a faria se fosse por tempo indeterminado até que a ministra/governo cedesse, de outra forma acho que os sindicatos andam é a brincar/prejudicar os enfermeiros, porque já vi que se não for em força e a fazer ver à população que a greve e suas consequencias são responsabilidade do governo, nada do que façamos vai fazer dobrar este governo/ministra.
Sugiro que se no dia 16 de março não houver nada de concreto da reunião, o sindicato faça mais pedidos de greve, que se tornem sucessivos, até o MS ceder por carreiras iguais aos outros licenciados. não quero aumento de salário mas sim actualização. Quanto à crise, porquê que quem nos meteu nesta crise (os governantes e dirigentes) não têm uma avaliação negativa e sejam mudados uma vez por todas. este pais está a saque
OS ENFERMEIROS NÃO QUEREM SER AUMENTADOS, MAS SIM PAGOS DE ACORDO COM AS SUAS COMPETÊNCIAS E GRAU ACADÉMICO, POR ISSO NÃO ME VENHAM COM TRETAS....!
Vão gozar com o raio que os parta. Trabalho num serviço de cirurgia, logo no dia 29 no turno de manhã terei doentes submetidas a cirurgia que terei de vigiar durante a tarde, logo mesmo em greve e com um minimo de elementos irei trabalhar o mesmo ou mais!! no turno na noite de 1 de Abril é a mesma coisa que madnar o dinheiro para o ar, com os Centros de saúde e os BO operatórios fechados só nós enfermeiros vamos sentir a greve!!!!
A sério...
A sério...
A Sra. Ministra da Saude falou no XV Congresso de Enfermeiros do Bloco Operatorio que decorreu em Lisboa esta semana. Foi clara... Não ha dinheiro. Pois bem. Greve indefinida ate que arranjem o dinheiro como arramjarm para os bancos, BPN e companhia.
Ha um mes greve de 3 dias... Agora de 2 dias e meio?. No verão vamos fazer greve por 6 horas...
Greve indefinida Porra
Greve indefinida Porra
Claro que vou aderir à greve.
Mas, existe uma falha nesta mobilização que é preciso colmatar. A opinião pública tem que ser nossa "aliada"..."inimigos" não nos faltam (MS).
Temos que transmitir à população que não estamos a pedir um aumento salarial, mas um reposicionamento na grelha salarial...as pessoas na sua generalidade não têm conhecimento que os enfermeiros ainda auferem como bacharéis.
Nota: Concordo com o comentário das 5:23, mas o passado já passou, agora apenas podemos contar com o presente, para que o futuro seja um pouco melhor que o passado.
Planeta M (Dias de luta se avizinham, força colegas)
Mas, existe uma falha nesta mobilização que é preciso colmatar. A opinião pública tem que ser nossa "aliada"..."inimigos" não nos faltam (MS).
Temos que transmitir à população que não estamos a pedir um aumento salarial, mas um reposicionamento na grelha salarial...as pessoas na sua generalidade não têm conhecimento que os enfermeiros ainda auferem como bacharéis.
Nota: Concordo com o comentário das 5:23, mas o passado já passou, agora apenas podemos contar com o presente, para que o futuro seja um pouco melhor que o passado.
Planeta M (Dias de luta se avizinham, força colegas)
Quer-me parecer que alguém irá ter um banho de humildade nos próximos meses: a classe de Enfermagem. Com todo o respeito pelo vosso trabalho eu, como utente, acho que andam com mais olhos que barriga e não vejo ninguém no país com paciência para tanta greve. Até já li por aí greve por tempo indeterminado... ou seja.. não andam bons da cabeça pois, que eu saiba, ninguém vos está a diminuir no ordenado. Porque raio devem todas as licenciaturas ganhar por igual? Isso não acontece em nenhum país do mundo!
Ainda vão ter o mérito de virar toda a gente contra vocês e ainda me vão explicar o que vão ganhar com isso.
Pedro Correia.
Ainda vão ter o mérito de virar toda a gente contra vocês e ainda me vão explicar o que vão ganhar com isso.
Pedro Correia.
CONTINUAMOS COM A MESMA TEORIA DE QUE O QUE SE FAZ ESTÁ MAL FEITO. NESTE MOMENTO MAIS DO QUE NUNCA DEVE EXISTIR UNIÃO ENTRE ENFERMEIROS, UNIÃO ENTRE NÓS QUE SIMPLESMENTE QUEREMOS QUE SE FAÇA JUSTIÇA.JÁ DEVERIA TER SIDO FEITA HÁ MUITOS ANOS?JÁ, MAS NÃO FOI E É AGORA QUE ESTAMOS A TENTAR QUE SE FAÇA,O AGORA É QUE É IMPORTANTE E NÃO ESTARMO-NOS A LAMENTAR DO QUE JÁ DEVERIA TER SIDO FEITO.
SE ESTA SERÁ A FORMA CERTA DE LUTA? TODOS DÃO A SUA OPINIÃO DE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO DE GREVE DE BO E CONSULTAS, EU ATÉ SOU APOLOGISTA DO DESPEDIMENTO COLECTIVO, MAS NESTE MOMENTO O QUE TEMOS É ESTA GREVE DE QUATRO DIAS, À QUAL TEREMOS DE NOS UNIR PARA LEVARMOS A BOM PORTO A NOSSA LUTA. SE SERÁ SUFICIENTE? NÃO SEI MAS PELO MENOS POSSO DORMIR COM A CONSCIÊNCIA TRANQUILA DE QUE FIZ TUDO PELA ENFERMAGEM, DE QUE FIZ TUDO PELA MELHORIA DE CUIDADOS DO UTENTES, DE QUE FIZ TUDO POR MIM E PELOS MEUS FUTUROS FILHOS E FAMILIA.
NESTE MOMENTO O IMPORTANTE É UNIRMO-NOS NESTA LUTA, NESTA GREVE, TENTAR FAZER PASSAR A MENSAGEM PARA A POPULAÇÃO EM GERAL DA INJUSTIÇA QUE ESTAMOS A SOFRER HÁ VÁRIOS ANOS. EU SEMPRE FIZ GREVE E ESTIVE NA ÚLTIMA MANIFESTAÇÃO E PELO QUE VI E OUVI A POPULAÇÃO ESTEVE E ESTÁ DO NOSSO LADO. PARA TODOS OS QUE ACHAM QUE NÃO SE PODEM DAR AO LUXO DE PERDER 50, 100, 2OO EUROS COM A GREVE, PERGUNTO EU SERÁ MELHOR PERDER 500 EUROS (POR MÊS) PARA TODA A VIDA?
MAIS UMA VEZ É IMPORTANTE A NOSSA UNIÃO, VAMOS PARA A GREVE DOA A QUEM DOER. JUSTIÇA TEM QUE SER FEITA
SE ESTA SERÁ A FORMA CERTA DE LUTA? TODOS DÃO A SUA OPINIÃO DE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO DE GREVE DE BO E CONSULTAS, EU ATÉ SOU APOLOGISTA DO DESPEDIMENTO COLECTIVO, MAS NESTE MOMENTO O QUE TEMOS É ESTA GREVE DE QUATRO DIAS, À QUAL TEREMOS DE NOS UNIR PARA LEVARMOS A BOM PORTO A NOSSA LUTA. SE SERÁ SUFICIENTE? NÃO SEI MAS PELO MENOS POSSO DORMIR COM A CONSCIÊNCIA TRANQUILA DE QUE FIZ TUDO PELA ENFERMAGEM, DE QUE FIZ TUDO PELA MELHORIA DE CUIDADOS DO UTENTES, DE QUE FIZ TUDO POR MIM E PELOS MEUS FUTUROS FILHOS E FAMILIA.
NESTE MOMENTO O IMPORTANTE É UNIRMO-NOS NESTA LUTA, NESTA GREVE, TENTAR FAZER PASSAR A MENSAGEM PARA A POPULAÇÃO EM GERAL DA INJUSTIÇA QUE ESTAMOS A SOFRER HÁ VÁRIOS ANOS. EU SEMPRE FIZ GREVE E ESTIVE NA ÚLTIMA MANIFESTAÇÃO E PELO QUE VI E OUVI A POPULAÇÃO ESTEVE E ESTÁ DO NOSSO LADO. PARA TODOS OS QUE ACHAM QUE NÃO SE PODEM DAR AO LUXO DE PERDER 50, 100, 2OO EUROS COM A GREVE, PERGUNTO EU SERÁ MELHOR PERDER 500 EUROS (POR MÊS) PARA TODA A VIDA?
MAIS UMA VEZ É IMPORTANTE A NOSSA UNIÃO, VAMOS PARA A GREVE DOA A QUEM DOER. JUSTIÇA TEM QUE SER FEITA
Eu também acho que tudo isto tem um atraso de 5 anos, altura em que o sindicato quis negociar. Mas foi o Governo que chegou a esta altura para rever as carreiras, com sucessivos adiamentos. Portanto, tem que cumprir o seu objectivo. Não foi feito antes, porque queriam fazer a reforma total da administração pública e de todas as carreiras. Só que estiveram muito ocupados e mais interessados em criar SAs, depois EPEs, PPPs, Unidades Funcionais, ACES; deixar de haver funcionários para passarem a CTFP; congelamento de escalões, depois avaliação de desempenho com quotas, para limitar as subidas de vencimento; Reformular toda a legislação do trabalho com o código e também com o RCTFP, limitar algumas das carreiras à lei 12-A (nem todas) e depois dizem que não têm condições para acabar o processo. Então alteraram para uns e agora não podem alterar para os outros?
Existem muitas outras matérias em que o Governo podia dar sinais de querer chegar a acordo com os enfermeiros. Se querem moderar a questão dos vencimentos, podiam resolver a questão das admissões e dos contratados, da contagem de tempo de serviço, da mesma aplicação de legislação a todos os enfermeiros (suplementos nocturnos por exemplo), a questão de fixação de enfermeiros no INEM (só agendaram uma reunião para o final de Abril) entre outras e de certeza que todos estariamos dispostos a ponderar uma subida progressiva, com aplicação em várias etapas para chegarmos à justa remuneração que nos é devida. Não têm flexibilidade nem experiência política para isto. Portanto, considero que não podemos ir para uma greve muito prolongada, sob pena de cometermos "suicídio colectivo". Tem que se ir abrindo caminho para que do lado do ministério percebam que têm que arranjar outra saída, se não podem dar tudo na grelha salarial agora. Até porque nas próprias propostas anteriores, nem a grelha responde a todas as necessidades. Falta a questão dos especialistas e dos gestores. Não sabem construir. Não arranjam saídas. Estão limitados na sua visão afunilada de diminuir o défice.
Mas não podemos abrandar. A pressão constante tem que ser mantida. A gestão dos dias de greve está bem feita, para não nos penalizar demasiado. Reparem que esta greve só tem 2 manhãs. Claro que a intenção é fazer uma greve com a mesma duração da anterior, mas tendo em conta que já muitos de nós fizémos a greve da F. Pública. Não vamos desistir e mostrar as estes políticos da treta que foram eles que nos obrigaram a chegar a este ponto. Não queiram ver o nosso limite.
Existem muitas outras matérias em que o Governo podia dar sinais de querer chegar a acordo com os enfermeiros. Se querem moderar a questão dos vencimentos, podiam resolver a questão das admissões e dos contratados, da contagem de tempo de serviço, da mesma aplicação de legislação a todos os enfermeiros (suplementos nocturnos por exemplo), a questão de fixação de enfermeiros no INEM (só agendaram uma reunião para o final de Abril) entre outras e de certeza que todos estariamos dispostos a ponderar uma subida progressiva, com aplicação em várias etapas para chegarmos à justa remuneração que nos é devida. Não têm flexibilidade nem experiência política para isto. Portanto, considero que não podemos ir para uma greve muito prolongada, sob pena de cometermos "suicídio colectivo". Tem que se ir abrindo caminho para que do lado do ministério percebam que têm que arranjar outra saída, se não podem dar tudo na grelha salarial agora. Até porque nas próprias propostas anteriores, nem a grelha responde a todas as necessidades. Falta a questão dos especialistas e dos gestores. Não sabem construir. Não arranjam saídas. Estão limitados na sua visão afunilada de diminuir o défice.
Mas não podemos abrandar. A pressão constante tem que ser mantida. A gestão dos dias de greve está bem feita, para não nos penalizar demasiado. Reparem que esta greve só tem 2 manhãs. Claro que a intenção é fazer uma greve com a mesma duração da anterior, mas tendo em conta que já muitos de nós fizémos a greve da F. Pública. Não vamos desistir e mostrar as estes políticos da treta que foram eles que nos obrigaram a chegar a este ponto. Não queiram ver o nosso limite.
O goverbo vai cair mais tarde ou mais cedo e se apertarmos com eles, mas e apertarmos mesmo como o fizemos em 76 eles caem
Que palhaçada!
Alguém me sabe explicar porque é que dia 29/3 a greve só começa ás 16h?
E dia 1/4 é só de noite porquê? Será que é para passarmos o resto do dia das mentiras a "comemorar" as vitórias?`
É por coisas como esta que ninguém nos leva a sério. Se há alguma lógica nisto, expliquem-se, por favor, Srs. Enf. dos sindicatos.
Apesar de achar esta greve um autentico insulto vou participar, mais uma vez, e como sempre tenho feito.
A Sra. Ministra é que vai ficar toda satisfeita...
Alguém me sabe explicar porque é que dia 29/3 a greve só começa ás 16h?
E dia 1/4 é só de noite porquê? Será que é para passarmos o resto do dia das mentiras a "comemorar" as vitórias?`
É por coisas como esta que ninguém nos leva a sério. Se há alguma lógica nisto, expliquem-se, por favor, Srs. Enf. dos sindicatos.
Apesar de achar esta greve um autentico insulto vou participar, mais uma vez, e como sempre tenho feito.
A Sra. Ministra é que vai ficar toda satisfeita...
pezinhos de lã..........como sempre!!!!!!!
depois da greve de Janeiro acho que o sindicato deve ter percebido que nós estamos prontos para a guerra! Que mer.....de greve vai ser esta????????
Devia ser a semana de segunda a quinta e depois com os três dias de fim de semana talvez a casa caisse!Já mostrámos que em greves longas o pessoal deve organizar-se de modo a minimizar o impacto e fazer as trocas de modo a dividir o mal pelas aldeias!
Mais uma vez acho que NÃO HÁ TOMATES PARA ROMPER COM O COMPADRIO POLITICO EM FAVOR DA CLASSE. GOSTARIA DE PENSAR QUE OS SINDICATOS NÃO ESTÃO A ESTRAGAR O QUE FIZEMOS EM JANEIRO E QUE NOS DEU ALGUMA CREDIBILIDADE!!!!!!!!!!!
depois da greve de Janeiro acho que o sindicato deve ter percebido que nós estamos prontos para a guerra! Que mer.....de greve vai ser esta????????
Devia ser a semana de segunda a quinta e depois com os três dias de fim de semana talvez a casa caisse!Já mostrámos que em greves longas o pessoal deve organizar-se de modo a minimizar o impacto e fazer as trocas de modo a dividir o mal pelas aldeias!
Mais uma vez acho que NÃO HÁ TOMATES PARA ROMPER COM O COMPADRIO POLITICO EM FAVOR DA CLASSE. GOSTARIA DE PENSAR QUE OS SINDICATOS NÃO ESTÃO A ESTRAGAR O QUE FIZEMOS EM JANEIRO E QUE NOS DEU ALGUMA CREDIBILIDADE!!!!!!!!!!!
respondendo à excelentissima inteligência de 2.50, de facto os enfermeiros não estão mal; ainda consigo ir ao restaurane de vez em quando, e um voo TAP por ano. até lhe informo que comprei a minha porópria casa!!!!! (sim nao vivo na habitsação social) e ando calçado, não ando descalço!!!!
Em suma, até ganho muito bem a minha vida!
Tenha dó!!!!!! já que é tão espertinho, então convido-o a nunca ir de férias, não trocar de roupa nunca, ir a pé para todo o ssítio (nem de metro A PÉ), comer apenas caldo verde e fiambre em casa, viva numa tenda de campismo em vez de uma casa e por aí fora.... sabe o que acontece? comum subsidiozeco ate vive melhor do que os enfermeiros licenciados.... Já agora, se for patriota, faça isso tudo pela sua pátria, e o dinheiro que lhe sobrar ( que calculo ser bastante) doa-o à ministra para ela tapar o buraco do seu ministério!!!!
Em suma, até ganho muito bem a minha vida!
Tenha dó!!!!!! já que é tão espertinho, então convido-o a nunca ir de férias, não trocar de roupa nunca, ir a pé para todo o ssítio (nem de metro A PÉ), comer apenas caldo verde e fiambre em casa, viva numa tenda de campismo em vez de uma casa e por aí fora.... sabe o que acontece? comum subsidiozeco ate vive melhor do que os enfermeiros licenciados.... Já agora, se for patriota, faça isso tudo pela sua pátria, e o dinheiro que lhe sobrar ( que calculo ser bastante) doa-o à ministra para ela tapar o buraco do seu ministério!!!!
Vejo alguns colegas a baixar os braços, apesar de esta luta já dever ter sido iniciada a 11 anos (primeiros licenciados em enfermagem), a hora é de luta, por isso vamos todos rebentar com esta treta, o bolo pende cada vez mais para a classe médica(reformam-se e coitadinhos voltam a trabalhar no ministério da saúde para ajudar!!! é a falta de médicos!!), trabalho a17 anos e ganho 1250 euros e vejo internos de medicina sem autonomia nenhuma, por vezes por vezes a estorvar quem quer trabalhar, a ganhar quase o dobro, não aceito este tipo de situações, por isso enfermeiros vamos todos para a greve, não podemos falhar agora, somos licenciados ou não? eu sou... ATENÇÂO o ministério está dominado por gestores e pela casse médica, por que será que não reivindicam? Para bom entendedor meia palavra basta.
larguem o país, Portugal é bonito para ferias. nao se justifica nos dias de hoje passar a vida em protestos. Nao é importante dizer o País em que trabalho, apenas digo que ainda nao sei a tradução da palavra greve. um abraço
Para quando uma paralisação total e por tempo indetrminado dos blocos operatórios? Nem k seja preciso pagar aos colegas para paralisar o serviço nacional de saúde!!!!
Não temos sindicatos com tomates!
Era uma pralisação total não menos que uma semana!
Já viram que se tivessemos feito uma paralisação com os dias de greve, todos juntos que já fizemos, de certeza que os resultados seriam bem diferentes!!!!!
Não temos sindicatos com tomates!
Era uma pralisação total não menos que uma semana!
Já viram que se tivessemos feito uma paralisação com os dias de greve, todos juntos que já fizemos, de certeza que os resultados seriam bem diferentes!!!!!
greve e já...! enquanto houver médicos a mandar no MS, não nos podemos dar ao luxo de parar...nunca...os gajos querem são enfermeiros no serviço e else eternamente de prevenção como télélé na mão e uma caipirinha na outra...é assim a saude em Portugal Lobbys e companhias...greve já e de rebentar com tudo sem parar nem fim á vista...ás armas, ás armas e já; lutar, lutar, pra frente marchar marchar...
Então e o Sr. Pedro Correia acha que um licenciado em enfermagem deve ganhar menos do que um licenciado em Educação de Infância, porquê, por exemplo? Acha que eu que trabalho diáriamente independentemente do dia do ano e hora do dia com responsabilidades relacionadas com a vida humana nas mãos, devo ganhar menos do que uma educadora de infância? E já agora posso saber como argumenta a sua opinião sobre desigualdade salarial para a mesma formação académica? Acaso os enfermeiros pagam menos dinheiro de propinas para tirar a sua licenciatura? Já que a considera de 2ª podía ao menos ficar mais barata ou demorar menos anos a concluir! Como é? É só dizer o que lhe vem á cabeça? E valores como igualdade, equidade, justiça, não se integram no seu vocabulário?
Mais Grevezinhas... NÃO!
NÃO VAMOS LÁ COM ESTE TIPO DE GREVE QUE NÃO TEM QUALQUER IMPACTO NOS DOENTES/SOCIEDADE.
EU NÃO PARTICIPAREI!
NÃO VAMOS LÁ COM ESTE TIPO DE GREVE QUE NÃO TEM QUALQUER IMPACTO NOS DOENTES/SOCIEDADE.
EU NÃO PARTICIPAREI!
Enquanto garantirem serviços mínimos... o Ministério agradece todas as greves que bem entenderem. Para bom entendedor meia palavra basta.
Eu só tenho uma pergunta: porque devem os enfermeiros do público ganhar mais do que os do privado? Serão os enfermeiros do privado menos competentes? São menos licenciados que os outros? Uns são dignos e outros não? Porque razão deve o estado pagar mais 50% no público em relação ao que se paga no privado? Agradeço uma boa explicação.
COM QUE CARA VÃO AGORA OS NOSSOS SINDICATOS REEVINDICAR 1500€ AO GOVERNO PARA A FUNÇÃO PUBLICA QUANDO ELES DISEREM QUE ESTES ACEITARAM 1075€ PARA O PRIVADO?
PODERÁ HAVER ENFERMEIROS DE 1º E DE 2ª?
PODERÁ HAVER ENFERMEIROS DE 1º E DE 2ª?
Anonimo das 11.32 o sr. é licenciado, cm 4 anos de curso. Os internos de medicina, tem pelo menos 8 ou 9 (para estarem a começar a especialidade)...Queria ganhar mais que eles a que proposito mesmo??
ENTÃO DR ENFERMEIRO NÃO QUIS COMENTAR O ACORDO ENTRE O SEP E O PRIVADO?
FICAVA-LHE BEM FAZER UM POST SOBRE ISTO NÃO ACHA?
FICAVA-LHE BEM FAZER UM POST SOBRE ISTO NÃO ACHA?
DR ENFERMEIRO SABIA QUE ESTE MÊS O CENTRO HOSPITALAR DO NORDESTE TRANSMONTANO NÃO PAGOU OS SUPLEMENTOS AOS ENFERMEIROS QUE LÁ TRABALHAM A 4 OU 5 ANOS E QUE NO CONTRATO TEM DIREITO A ELES, POIS A OUTROS DESGRAÇADOS QUE LÁ TRABALHAM COMO EM MUITOS OUTROS HOSPITAIS QUE JÁ NEM DIREITO A ELES TEM, GOZAM COM A CLASSE QUANTO QUEREM E OS NOSSOS SINDICATOS DEIXAM..............
COM ISTO A PIORAR A OLHOS VISTOS E EM QUEDA TODOS OS DIAS QUE JÁ PARECE A BOLSA PARA QUE CONTINUAR A DESCONTAR PARA ESTE BANDO DE MALANDROS?
QUE BENEFICIOS NOS TRÁS?
ONDE QUEREM CHEGAR OS NOSSOS SINDICATOS?
SERÁ QUE VALEM ALGUM CENTIMO DO QUE JÁ LHES PAGUAMOS?
COM ISTO A PIORAR A OLHOS VISTOS E EM QUEDA TODOS OS DIAS QUE JÁ PARECE A BOLSA PARA QUE CONTINUAR A DESCONTAR PARA ESTE BANDO DE MALANDROS?
QUE BENEFICIOS NOS TRÁS?
ONDE QUEREM CHEGAR OS NOSSOS SINDICATOS?
SERÁ QUE VALEM ALGUM CENTIMO DO QUE JÁ LHES PAGUAMOS?
Gostaria de não ter de ir para greve, mas se tiver de ir concerteza! É tempo de luta e de não esmorecer!
Não posso admitir como português e cidadão que paga impostos que me digam que não tenho direito ao que é justo porque não há dinheiro. Não enquanto se veêm politicos a ganhar cerca de 480.000 euros ano (como o Mário Soares), o governador do banco de Portugal que ganha quase 300.000 euros ano, e todos os deputados que ganham balurdios - muitissimo mais que os seus "colegas" de outros paises muito mais ricos que o nosso. Não. Enquanto esta pouca vergonha se mantiver não posso admitir que me venham com essa desculpa. Nem eu nem os Portugueses injustiçados por esse país fora. Não baixaremos os braços e deixá-los fazer o que quiserem. Só tenho pena da greve não ser mais radical...
Não posso admitir como português e cidadão que paga impostos que me digam que não tenho direito ao que é justo porque não há dinheiro. Não enquanto se veêm politicos a ganhar cerca de 480.000 euros ano (como o Mário Soares), o governador do banco de Portugal que ganha quase 300.000 euros ano, e todos os deputados que ganham balurdios - muitissimo mais que os seus "colegas" de outros paises muito mais ricos que o nosso. Não. Enquanto esta pouca vergonha se mantiver não posso admitir que me venham com essa desculpa. Nem eu nem os Portugueses injustiçados por esse país fora. Não baixaremos os braços e deixá-los fazer o que quiserem. Só tenho pena da greve não ser mais radical...
COM QUE CARA VÃO AGORA OS NOSSOS SINDICATOS REEVINDICAR 1500€ AO GOVERNO PARA A FUNÇÃO PUBLICA QUANDO ELES DISEREM QUE ESTES ACEITARAM 1075€ PARA O PRIVADO?
PODERÁ HAVER ENFERMEIROS DE 1º E DE 2ª?
PODERÁ HAVER ENFERMEIROS DE 1º E DE 2ª?
pois... 4 dias de greve?
a 29 a greve é só na tarde e a 1 só na noite!!!!!!!!
qual vai ser o efeito? só os internamentos funcionam à noite e de tarde, e todos sabemos como a greve se faz sentir aí...
a ministra quer la saber se os doentinho não tomam banho, agora se as consultas, cirurgias e tratamentos forem adiados... aí já doi. se é para lutar, vamos fazer as coisas a sério, porque estes 4 dias de greve sabem a 2...
a 29 a greve é só na tarde e a 1 só na noite!!!!!!!!
qual vai ser o efeito? só os internamentos funcionam à noite e de tarde, e todos sabemos como a greve se faz sentir aí...
a ministra quer la saber se os doentinho não tomam banho, agora se as consultas, cirurgias e tratamentos forem adiados... aí já doi. se é para lutar, vamos fazer as coisas a sério, porque estes 4 dias de greve sabem a 2...
DOIS DIAS E MEIO DE GREVE QUE LUXO.........
NEM EU FAZIA MELHOR, ONDE É QUE OS SINDICATOS ARRANJARAM TANTA INTELIGENÇIA?
NEM EU FAZIA MELHOR, ONDE É QUE OS SINDICATOS ARRANJARAM TANTA INTELIGENÇIA?
APOSTO EM COMO VAMOS SER UMA VEZ MAIS ACHINCALHADOS.......
O QUE VALE É QUE JÁ ESTAMOS A FICAR HABITUADOS, ATÉ JÁ DÁ PRA RIR.
O QUE VALE É QUE JÁ ESTAMOS A FICAR HABITUADOS, ATÉ JÁ DÁ PRA RIR.
Tenho uma questão Doutor Enfetmeiro: a manifestação dia 26 é só para jovens Enfermeiros?? Porquê? O q é considerado jovens Enfermeiros? Não somos uma classe única??
AC
AC
Tem de ser greve por tempo indeterminado mas com impacto, blocos operatórios, centros de saúde nem que tenhamos de ser solidários para com estes colegas, precisa-se de colaboração dos 1% que descontamos mensalmentew para os sindicatos....
Não são aumentos de ordenados mas sim requalificação da carreira.
Não são aumentos de ordenados mas sim requalificação da carreira.
1º VOU FAZER ESTA E OUTRAS (TODAS) QUE ENTRETANTO SEJAM MARCADAS.
2º NUMA ANTEVISÃO DO QUE VAI SER ESTA LUTA, JÁ PREVEJO O DIA DAS MENTIRAS COM NÚMEROS ESPECTACULARES DE ADESÃO, COM OS SINDICATOS A REGOZIJAREM-SE COM OS NÚMEROS E ALGUNS DE NÓS A ACREDITAREM QUE ALGO VAI MUDAR.
3º NADA VAI MUDAR! NO DIA EM QUE NÓS (EM 1º LUGAR) E OS SINDICATOS (EM 2º) PERCEBEREM QUE ASSIM NÃO VAMOS LÁ, AS COISAS MUDAM. POR ISSO, SOU COMPLETAMENTE FAVORÁVEL A MEDIDAS MAIS RADICAIS.
4º SUGIRO AO DR. ENFERMEIRO QUE ABRA UM POST COM PROPOSTAS DOS ENFERMEIROS QUE TENHAM IMPACTO, SOBRETUDO NAS TELEVISÕES, NA FORMA DE MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS OU OUTRAS, ANEXAS Á GREVE, NATURALMENTE. EU TENHO UMA SÉRIE DE IDEIAS.
2º NUMA ANTEVISÃO DO QUE VAI SER ESTA LUTA, JÁ PREVEJO O DIA DAS MENTIRAS COM NÚMEROS ESPECTACULARES DE ADESÃO, COM OS SINDICATOS A REGOZIJAREM-SE COM OS NÚMEROS E ALGUNS DE NÓS A ACREDITAREM QUE ALGO VAI MUDAR.
3º NADA VAI MUDAR! NO DIA EM QUE NÓS (EM 1º LUGAR) E OS SINDICATOS (EM 2º) PERCEBEREM QUE ASSIM NÃO VAMOS LÁ, AS COISAS MUDAM. POR ISSO, SOU COMPLETAMENTE FAVORÁVEL A MEDIDAS MAIS RADICAIS.
4º SUGIRO AO DR. ENFERMEIRO QUE ABRA UM POST COM PROPOSTAS DOS ENFERMEIROS QUE TENHAM IMPACTO, SOBRETUDO NAS TELEVISÕES, NA FORMA DE MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS OU OUTRAS, ANEXAS Á GREVE, NATURALMENTE. EU TENHO UMA SÉRIE DE IDEIAS.
Estes gajos do SEP ainda não foram capazes de por no site a greve deste mês e depois claro que não aparece em nenhum orgão de comunicação social, é claro que não temos nenhuma visibilidade. Quando houver eleições não nos podemos esquecer do mal que nos fazem há 11a,é necessário caras novas sem ligações partidárias URGENTE
ALGUÉM ME SABE EXPLICAR PORQUE RAZÃO ESTA GREVE NÃO VEM ANUNCIADA NO SITE DO SEP ???
SERÁ QUE ATÉ ELES PRÓPRIOS TÊM VERGONHA DESTA INICIATIVA SEM PÉS NEM CABEÇA ???
2 DIAS E MEIO ????? FOI PARA ISTO QUE FIZÉMOS A MAIOR MANIFESTAÇÃO DE ENFERMAGEM DE SEMPRE ?????
NOS CENTROS DE SAÚDE NEM SEQUER VAI TER REFLEXO NENHUM ESTA GREVE... NO 1º DIA SÓ COMEÇA À TARDE, NO ÚLTIMO ACABA ANTES DE ABRIREM PORTAS,... QUAL O IMPACTO QUE TERÁ ENTÃO JUNTO DAS PESSOAS ?????
CADA VEZ FICO MAIS DESANIMADO COM ESTAS OPÇÕES DOS SINDICATOS...
(MAS MAIS UMA VEZ, LÁ ESTAREI EU A DAR O MEU CONTRIBUTO... TAL COMO TODOS OS OUTROS BURROS...).
COMEÇO A FICAR CANSADO DESTAS AMEAÇAZINHAS DE GREVES A FINGIR...
SERÁ QUE OS SINDICATOS AINDA NÃO PERCEBERAM QUE DESTA VEZ ERA PARA "PARTIR TUDO" COM UMA GREVE DE 5 DIAS NO MÍNIMO ????
ASSIM NÃO DÁ, O MS AINDA SE RI NA NOSSA CARA COM ESTAS INICIATIVAS !...
E A HISTÓRIA DA CARREIRA PRIVADA ASSINADA PELO SEP ??? JÁ ALGUÉM VEIO EXPLICAR-SE AOS COLEGAS ???
SEM PALAVRAS...
QUE MORAL TEMOS NÓS PARA EXIGIR NO PÚBLICO 1500 € DE BASE, QUANDO NO PRIVADO, ASSINARAM A CARREIRA POR 900 € ???? FOI PARA ISTO QUE LUTÁMOS ?????
PM / HSTV
SERÁ QUE ATÉ ELES PRÓPRIOS TÊM VERGONHA DESTA INICIATIVA SEM PÉS NEM CABEÇA ???
2 DIAS E MEIO ????? FOI PARA ISTO QUE FIZÉMOS A MAIOR MANIFESTAÇÃO DE ENFERMAGEM DE SEMPRE ?????
NOS CENTROS DE SAÚDE NEM SEQUER VAI TER REFLEXO NENHUM ESTA GREVE... NO 1º DIA SÓ COMEÇA À TARDE, NO ÚLTIMO ACABA ANTES DE ABRIREM PORTAS,... QUAL O IMPACTO QUE TERÁ ENTÃO JUNTO DAS PESSOAS ?????
CADA VEZ FICO MAIS DESANIMADO COM ESTAS OPÇÕES DOS SINDICATOS...
(MAS MAIS UMA VEZ, LÁ ESTAREI EU A DAR O MEU CONTRIBUTO... TAL COMO TODOS OS OUTROS BURROS...).
COMEÇO A FICAR CANSADO DESTAS AMEAÇAZINHAS DE GREVES A FINGIR...
SERÁ QUE OS SINDICATOS AINDA NÃO PERCEBERAM QUE DESTA VEZ ERA PARA "PARTIR TUDO" COM UMA GREVE DE 5 DIAS NO MÍNIMO ????
ASSIM NÃO DÁ, O MS AINDA SE RI NA NOSSA CARA COM ESTAS INICIATIVAS !...
E A HISTÓRIA DA CARREIRA PRIVADA ASSINADA PELO SEP ??? JÁ ALGUÉM VEIO EXPLICAR-SE AOS COLEGAS ???
SEM PALAVRAS...
QUE MORAL TEMOS NÓS PARA EXIGIR NO PÚBLICO 1500 € DE BASE, QUANDO NO PRIVADO, ASSINARAM A CARREIRA POR 900 € ???? FOI PARA ISTO QUE LUTÁMOS ?????
PM / HSTV
Temos que optar por outras formas de luta... paralisação total dos blocos operatorios com suporte financeiros dos outros colegas... temos que mecher com a produtividade dos hospitais , ai o ministerio das finanças penserá 2 vezes...Força sindicato os enfermeiros ja mostraram a revolta
Viva!
Apesar de não concordar com a duração desta greve, irei aderir, como fiz sempre desde que iniciei funções pois sinto-me todos os meses injustiçado!
Vamos à Greve Colegas!!!
P.S.Li por aí "Tem de ser greve por tempo indeterminado mas com impacto, blocos operatórios, centros de saúde nem que tenhamos de ser solidários para com estes colegas"... Nem que tenhamos de ser solidários para com estes colegas??? A quem escreveu isto.. mas é óbvio... Eu que não trabalho nos serviços acima descritos mas considero essencial dar-mos apoio a estes colegas, isso nem se coloca em questão... Ou será o sindicato a desembolsar ou então nós... Ou vão eles lutar pelos nossos direitos e são apenas eles penalizados?? Temos que ter atenção ao que escrevemos...
Apesar de não concordar com a duração desta greve, irei aderir, como fiz sempre desde que iniciei funções pois sinto-me todos os meses injustiçado!
Vamos à Greve Colegas!!!
P.S.Li por aí "Tem de ser greve por tempo indeterminado mas com impacto, blocos operatórios, centros de saúde nem que tenhamos de ser solidários para com estes colegas"... Nem que tenhamos de ser solidários para com estes colegas??? A quem escreveu isto.. mas é óbvio... Eu que não trabalho nos serviços acima descritos mas considero essencial dar-mos apoio a estes colegas, isso nem se coloca em questão... Ou será o sindicato a desembolsar ou então nós... Ou vão eles lutar pelos nossos direitos e são apenas eles penalizados?? Temos que ter atenção ao que escrevemos...
Viva!
Apesar de não concordar com a duração desta greve, irei aderir, como fiz sempre desde que iniciei funções pois sinto-me todos os meses injustiçado!
Vamos à Greve Colegas!!!
P.S.Li por aí "Tem de ser greve por tempo indeterminado mas com impacto, blocos operatórios, centros de saúde nem que tenhamos de ser solidários para com estes colegas"... Nem que tenhamos de ser solidários para com estes colegas??? A quem escreveu isto.. mas é óbvio... Eu que não trabalho nos serviços acima descritos mas considero essencial dar-mos apoio a estes colegas, isso nem se coloca em questão... Ou será o sindicato a desembolsar ou então nós... Ou vão eles lutar pelos nossos direitos e são apenas eles penalizados?? Temos que ter atenção ao que escrevemos...
Apesar de não concordar com a duração desta greve, irei aderir, como fiz sempre desde que iniciei funções pois sinto-me todos os meses injustiçado!
Vamos à Greve Colegas!!!
P.S.Li por aí "Tem de ser greve por tempo indeterminado mas com impacto, blocos operatórios, centros de saúde nem que tenhamos de ser solidários para com estes colegas"... Nem que tenhamos de ser solidários para com estes colegas??? A quem escreveu isto.. mas é óbvio... Eu que não trabalho nos serviços acima descritos mas considero essencial dar-mos apoio a estes colegas, isso nem se coloca em questão... Ou será o sindicato a desembolsar ou então nós... Ou vão eles lutar pelos nossos direitos e são apenas eles penalizados?? Temos que ter atenção ao que escrevemos...
"QUE MORAL TEMOS NÓS PARA EXIGIR NO PÚBLICO 1500 € DE BASE, QUANDO NO PRIVADO, ASSINARAM A CARREIRA POR 900 € ???? FOI PARA ISTO QUE LUTÁMOS ?????"
A luta do sector público não tem nada com o privado e vice-versa. As greves e manifestações não têm sido para o sector privado. Esses colegas têm negociações próprias e lutas separadas quando é caso disso. Os acordos que são feitos com várias entidades do privado, devem ser revistas regularmente. Algumas delas têm que ser revistas obrigatoriamente porque o Código do Trabalho cancelou as anteriormente existentes. Onde houver participação dos enfermeiros e vontade em melhorar os acordos, podem sempre organizar nova negociação quando está na altura de rever os acordos. Assim os enfermeiros se sintam motivados para isso. Não haja confusão com processos que são perfeitamente separados e diferentes.
A luta do sector público não tem nada com o privado e vice-versa. As greves e manifestações não têm sido para o sector privado. Esses colegas têm negociações próprias e lutas separadas quando é caso disso. Os acordos que são feitos com várias entidades do privado, devem ser revistas regularmente. Algumas delas têm que ser revistas obrigatoriamente porque o Código do Trabalho cancelou as anteriormente existentes. Onde houver participação dos enfermeiros e vontade em melhorar os acordos, podem sempre organizar nova negociação quando está na altura de rever os acordos. Assim os enfermeiros se sintam motivados para isso. Não haja confusão com processos que são perfeitamente separados e diferentes.
Para estas tretas não vão contar comigo, nem com os meus colegas, nenhum de nós aceita mais greves de menos de 5 dias.
Acabem de nos gozar.
Acabem de nos gozar.
caro compatriota das 2:50, de facto tb vou ao restaurante uma vez por mêa ( muitas vezes ao mac donalds), mas para isso trabalho em duplo emprego e te nho 2 folgas por mês. o vencimento dos 2 seria aquilo que um enfermeiro deveria auferir em inicio de carreira e eu já trabalho à 13 anos....dá que pensar não?
caros colegas, principalmente do sindicato, não se esqueçam que esta ministra que agora nos pede bom senso foi a mesma que fez greve interminavel ha uns anos atrás
O SEP dá pouca visibilidade à greve e quando publica alguma coisa no seu site é isto que nos aparece.
Not Found
The requested URL /administrator/images/stories/sep/accaosindical/2010/03/cartajovens26.pdf was not found on this server.
Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.
--------------------------------------------------------------------------------
Apache/2.2.14 (Unix) mod_ssl/2.2.14 OpenSSL/0.9.8i DAV/2 mod_auth_passthrough/2.1 mod_bwlimited/1.4 FrontPage/5.0.2.2635 Server at www.sep.org.pt Port 80
Not Found
The requested URL /administrator/images/stories/sep/accaosindical/2010/03/cartajovens26.pdf was not found on this server.
Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.
--------------------------------------------------------------------------------
Apache/2.2.14 (Unix) mod_ssl/2.2.14 OpenSSL/0.9.8i DAV/2 mod_auth_passthrough/2.1 mod_bwlimited/1.4 FrontPage/5.0.2.2635 Server at www.sep.org.pt Port 80
Hoje em dia, a Enfermagem Portuguesa:
- Forma milhares de Enfermeiros passando a ideia de que qualquer "nabiça" chega a Enfermeiro. Investiu-se tudo na licenciatura ainda não sei bem para quê, não vejo os enfermeiros licenciados melhores que os antigos.. pelo contrário: vejo cada vez mais pseudo-médicos enfermeiros que não me fazem falta nenhuma. Também nós nos vendemos ao estatuto?
- Temos uma postura de conhecimento de "senso comum" para o doente, não mostrando qualquer especificidade a maioria das vezes. Não vi a licenciatura a mudar nada nisso, era bem mais respeitado quando era bacherel!
- Operamos em tempos de escassez de médicos e esquece-mo-nos de definir o nosso campo de actuação de uma forma que se perceba. Como é possível não nos preocuparmos, a sério!, com isto. Vai-nos cair o mundo em cima e não vejo ninguém na profissão realmente preocupado com isso. Será um problema menor? Será um problema irreal? Não começam os nossos Serviços a ser invadidos por pseudo-médicos que nada sabem ao Kg? O que vão fazer com esta gente toda?
- Temos à nossa frente os tipos mais incompetentes das diferentes classes profissionais que são os bombos da festa das negociações.
- Achamos que alguém se preocupa com as nossas greves enquanto forem garantidos serviços mínimos. Não somos nós pouco importantes para alguns? Não é o nosso trabalho secundário para quem manda? Então que se desenrasque sem nenhum trabalho de Enfermagem para ver se dá o valor.
É caso para dizer, está tudo errado, a começar cá por dentro. Continuam a vender-me uma feira de ilusões quando os problemas estruturais da profissão nos descridibilizam aos olhos de todos. Não te vejo colega dr Enfermeiro a escreveres nada sobre isto. E isto é aquilo que realmente interessa, não estas notícias sem conjectura que escreves ao sabor do vento.
Mas vamos para a greve. Que posso eu fazer nesta miséria a não ser greve.... mais uma! e as que se seguirão.
- Forma milhares de Enfermeiros passando a ideia de que qualquer "nabiça" chega a Enfermeiro. Investiu-se tudo na licenciatura ainda não sei bem para quê, não vejo os enfermeiros licenciados melhores que os antigos.. pelo contrário: vejo cada vez mais pseudo-médicos enfermeiros que não me fazem falta nenhuma. Também nós nos vendemos ao estatuto?
- Temos uma postura de conhecimento de "senso comum" para o doente, não mostrando qualquer especificidade a maioria das vezes. Não vi a licenciatura a mudar nada nisso, era bem mais respeitado quando era bacherel!
- Operamos em tempos de escassez de médicos e esquece-mo-nos de definir o nosso campo de actuação de uma forma que se perceba. Como é possível não nos preocuparmos, a sério!, com isto. Vai-nos cair o mundo em cima e não vejo ninguém na profissão realmente preocupado com isso. Será um problema menor? Será um problema irreal? Não começam os nossos Serviços a ser invadidos por pseudo-médicos que nada sabem ao Kg? O que vão fazer com esta gente toda?
- Temos à nossa frente os tipos mais incompetentes das diferentes classes profissionais que são os bombos da festa das negociações.
- Achamos que alguém se preocupa com as nossas greves enquanto forem garantidos serviços mínimos. Não somos nós pouco importantes para alguns? Não é o nosso trabalho secundário para quem manda? Então que se desenrasque sem nenhum trabalho de Enfermagem para ver se dá o valor.
É caso para dizer, está tudo errado, a começar cá por dentro. Continuam a vender-me uma feira de ilusões quando os problemas estruturais da profissão nos descridibilizam aos olhos de todos. Não te vejo colega dr Enfermeiro a escreveres nada sobre isto. E isto é aquilo que realmente interessa, não estas notícias sem conjectura que escreves ao sabor do vento.
Mas vamos para a greve. Que posso eu fazer nesta miséria a não ser greve.... mais uma! e as que se seguirão.
Para o anonimo das 11.09.
Tambem nao sao voces que apregoao,tipo lobos famintos que querem ganhar mais que os magistrados?Se tivessem um pingo de vergonha nem se metiam a discutir assuntos que a nada vos diz respeito.Enxergue-se.
Enfº Martins
Tambem nao sao voces que apregoao,tipo lobos famintos que querem ganhar mais que os magistrados?Se tivessem um pingo de vergonha nem se metiam a discutir assuntos que a nada vos diz respeito.Enxergue-se.
Enfº Martins
Enf. Martins, o senhor se calhar não percebe, mas os médicos têm, no mínimo, 11 anos de formação altamente especializada como mais nenhuma profissão tem em Portugal. Repito-lhe: nenhuma! E com avaliação EFECTIVA anual!
Acha o senhor bem que um especialista em Cirurgia Cardiotorácica após 14 anos de formação... sim.. leu bem... 14 anos de formação efectiva com avaliação efectiva comece a ganhar 1700 euros brutos? Isto cabe na cabeça de alguém? O mesmo se diz para as Cirurgias em geral (entre 12 e 13 anos de formação), para as especialidades médicas em geral (entre 11 e 13 anos). Não diga por isso asneirase informe-se antes de dizer barbaridades.
Dir-me-à que fazem privada. Obviamente. Não a fazem os Enfermeiros?
Acha o senhor bem que um especialista em Cirurgia Cardiotorácica após 14 anos de formação... sim.. leu bem... 14 anos de formação efectiva com avaliação efectiva comece a ganhar 1700 euros brutos? Isto cabe na cabeça de alguém? O mesmo se diz para as Cirurgias em geral (entre 12 e 13 anos de formação), para as especialidades médicas em geral (entre 11 e 13 anos). Não diga por isso asneirase informe-se antes de dizer barbaridades.
Dir-me-à que fazem privada. Obviamente. Não a fazem os Enfermeiros?
Meu caro trapalhão das 11:09,
O recém-licenciado em enfermagem tem 4 anos de curso e o recém-licenciado em medicina tem quantos? Ah, desculpe, internos... Mas meu caro, então não são recém de nada mas sim os "quase-qualquer-coisa",compreende? Para quem tem 16 ou 17 a matemática deveria perceber... ou não!
Um enfermeiro para fazer a especialidade tem em média 3 ou mais anos de profissão (mais seguramente), portanto serão, pela sua lógica macaca, 4 + 4 + 2= 10 no mínimo. Se fosse eu seria: 4+8,5+2= 14,5.
Pois é...um problema!
Vai dar banho ao cão.
O recém-licenciado em enfermagem tem 4 anos de curso e o recém-licenciado em medicina tem quantos? Ah, desculpe, internos... Mas meu caro, então não são recém de nada mas sim os "quase-qualquer-coisa",compreende? Para quem tem 16 ou 17 a matemática deveria perceber... ou não!
Um enfermeiro para fazer a especialidade tem em média 3 ou mais anos de profissão (mais seguramente), portanto serão, pela sua lógica macaca, 4 + 4 + 2= 10 no mínimo. Se fosse eu seria: 4+8,5+2= 14,5.
Pois é...um problema!
Vai dar banho ao cão.
"... os médicos têm, no mínimo, 11 anos de formação altamente especializada..."
E ele a dar-lhe. Irra que não há "pachorra".
Altamente especializada???. Defina por favor. Cirurgia cardiotorácica? Pois, pois. Se ainda dissesse neurocirurgia, até posso acreditar, mas mesmo aí... Permita-me que lhe conte uma historieta. Há uns tempos passou pelo meu serviço um médico CUBANO. Cirurgia geral. Veio ele fazer um estágio de 3 ou 4 meses para aprender a fazer... "shunt ventriculo-peritoneal" vulgo, sistema de derivação ventrículo-peritoneal (valência neurocirúrgica portanto), pois em Cabo Verde não há neurocirurgiões (nem pai de santo, quanto mais). Ora fiquei supreendido com o pragamatismo dele. Dizia ele que para já não compreendia o tempo de duração do curso de base em Portugal, mas pior do que isso, não compreendia o tempo de duração das especialidades, particularmente a de neurocirurgia (6 anos). Clamava ele em tom provocatório: no 1 ano estudam anatomo-fisiologia do sistema nervoso, no 2 relembram o que deram no primeiro, no 3 têm a introdução à patologia, no 4 ano têm contacto com técnicas cirurgicas, no 5 aprendem a segurar na tesoura e a dar pontos, no 6 aprendem a cortar os fios. Com isto tudo chegam ao fim do internato sem nunca terem operado uma hidrocefalia ou uma porra de um túnel cárpico, e então têm de andar mais 6 anos para aprender o que deveriam ter aprendido nos anos anteriores.
Fala em formação especializada e depois remete a sua fundamentação para áreas profundamente práticas. Meu caro, técnicas tão e só. Mas ainda assim técnicas, e essa especialização faz-se FAZENDO.
Ainda acredita que em Portugal são a "única profissão altamente especializada na sua formação"?
...para continuar, se me apetecer!
E ele a dar-lhe. Irra que não há "pachorra".
Altamente especializada???. Defina por favor. Cirurgia cardiotorácica? Pois, pois. Se ainda dissesse neurocirurgia, até posso acreditar, mas mesmo aí... Permita-me que lhe conte uma historieta. Há uns tempos passou pelo meu serviço um médico CUBANO. Cirurgia geral. Veio ele fazer um estágio de 3 ou 4 meses para aprender a fazer... "shunt ventriculo-peritoneal" vulgo, sistema de derivação ventrículo-peritoneal (valência neurocirúrgica portanto), pois em Cabo Verde não há neurocirurgiões (nem pai de santo, quanto mais). Ora fiquei supreendido com o pragamatismo dele. Dizia ele que para já não compreendia o tempo de duração do curso de base em Portugal, mas pior do que isso, não compreendia o tempo de duração das especialidades, particularmente a de neurocirurgia (6 anos). Clamava ele em tom provocatório: no 1 ano estudam anatomo-fisiologia do sistema nervoso, no 2 relembram o que deram no primeiro, no 3 têm a introdução à patologia, no 4 ano têm contacto com técnicas cirurgicas, no 5 aprendem a segurar na tesoura e a dar pontos, no 6 aprendem a cortar os fios. Com isto tudo chegam ao fim do internato sem nunca terem operado uma hidrocefalia ou uma porra de um túnel cárpico, e então têm de andar mais 6 anos para aprender o que deveriam ter aprendido nos anos anteriores.
Fala em formação especializada e depois remete a sua fundamentação para áreas profundamente práticas. Meu caro, técnicas tão e só. Mas ainda assim técnicas, e essa especialização faz-se FAZENDO.
Ainda acredita que em Portugal são a "única profissão altamente especializada na sua formação"?
...para continuar, se me apetecer!
no centro hospitalar do nordeste não pagaram suplementos como deveria ser, no centro hospitalar de trás-os-montes e alto douro, já a vários anos que fazem o mesmo aos colegas que não estão na função pública mas apenas vinculados ao hospital (horário de 40 horas), acontece que a direcção que está no centro hospitalr do nordeste (bragança), é a que esteve em Vila Real e depois de rebentar com a classe de enfermagem no centro hospitalar de tras-os-montes e alto douro, foi fazer o mesmo para o centro hospitalar do nordeste, porque será que não se meteram com os médicos? e os nossos sindicatos que nem uma palavra dizem acerca de isto!!! foi tambem esta direcção que introduziu o pagamento aos enfermeiros quando do acompanhamento de doentes ao exterior atravez de recibos verdes 9 euros a hora, ainda assim se mantem a mais de 5 anos tamto faz quer sejam enfermeiros especialistas quer sejam recem formados .para a greve em força, mas sem serviços mínimos para acabar com este tipo de gestores ou boys do governo, que mais não fazem que arruinar a nossa profissão.
UMA GREVE DE 2 DIAS E MEIO, É PARA ASSUSTAR MOSCAS.
PORQUÊ DE NÃO CONVOCAR DE UMA VEZ POR TODAS UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO?
2,5 DIAS É RADICALIZAR A LUTA???!?
ps: boa hugo roque!!
PORQUÊ DE NÃO CONVOCAR DE UMA VEZ POR TODAS UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO?
2,5 DIAS É RADICALIZAR A LUTA???!?
ps: boa hugo roque!!
Sr Hugo Roque mas quem é o sr. para falar sobre especialidades médicas?! Sr. faz ideia do que está a dizer?? Nunca foi especialista em coisa nenhuma, passa os primeiros anos do seu curto curso a aprender a fazer camas, e dar injecções e agora vem por em causa a formaçao médica pós-graduada?!?! Realmente chegou-se a um ponto em que qualquer um opina sobre qualquer coisa, diz-se as maiores barbaridades, e bola prá frente... Agora ate enfermeiros tem opinião sobre médicos especialistas... Ja so falta a sra. da limpeza, que seguramente tambem tem algo a dizer; se ler este post, faça favor minha sra.! Não se acanhe, que pior figura não fará de certeza!
De vez em quando aparecem por aqui umas "almas penadas" que nada têm a ver com Enfermagem, mas parecem muito atentos, informados e até preocupados.
Estes Srs., com certeza, não têm mais nada que fazer e então resolvem vir aqui colocar comentários ofensivos na esperança que algum de nós responda de acordo com a provocação.
E há quem se divirta assim...
Se Deus não lhes deu mais nada com que brincar (o que lamento imenso) sugiro que vão trabalhar e parem de se meter com quem os Srs. consideram nitidamente (a ver pelos comentários que fazem) "inferiores".
Tal comportamento é normalmente atribuído a COBARDES!
Desejo o melhor na vida a estes Srs. (com certeza Drs.).
Aos colegas só peço, por favor, não respondam a provocações. Porque é isso mesmo que eles querem, e talvez até precisem, para se sentirem "superiores".
Não lhes vamos dar essa satisfação!
Estes Srs., com certeza, não têm mais nada que fazer e então resolvem vir aqui colocar comentários ofensivos na esperança que algum de nós responda de acordo com a provocação.
E há quem se divirta assim...
Se Deus não lhes deu mais nada com que brincar (o que lamento imenso) sugiro que vão trabalhar e parem de se meter com quem os Srs. consideram nitidamente (a ver pelos comentários que fazem) "inferiores".
Tal comportamento é normalmente atribuído a COBARDES!
Desejo o melhor na vida a estes Srs. (com certeza Drs.).
Aos colegas só peço, por favor, não respondam a provocações. Porque é isso mesmo que eles querem, e talvez até precisem, para se sentirem "superiores".
Não lhes vamos dar essa satisfação!
Pessoalmente, revejo-me no SEP.
Mas...
há elementos que se aproveitam e gostam de protagonismo, nas saídas ao exterior por "conta" da Ordem, a ganhar km em carro próprio de norte a sul do País... assim também eu queria estar no SEP a tempo inteiro...
Oh G. vai mas é para o serviço de medicina do HCF... fazia-te bem voltares a trabalhar... são muitos anos... CHEGA!!...
Mas...
há elementos que se aproveitam e gostam de protagonismo, nas saídas ao exterior por "conta" da Ordem, a ganhar km em carro próprio de norte a sul do País... assim também eu queria estar no SEP a tempo inteiro...
Oh G. vai mas é para o serviço de medicina do HCF... fazia-te bem voltares a trabalhar... são muitos anos... CHEGA!!...
Eu como enfermeiro acho que o vencimento BASE dos médicos é muito baixo em Portugal. Depois pasam a vida a inventar formas de ganharem rios de dinheiro ...
Para o especialíssimo das 9.35!!!
Pois como deverá saber além dos especialista tb existe o generalista,e ninguem diz ou vem dizer para aqui que um enfº recem licenciado deverá ganhar o que ganha um médico dessa categoria,mas ao inves existem aqueles que vocé deveria referir(os das triagens)aqui, oriundos de países com formação duvidosa, confirmada pelo vosso bastonário.
hà uns tempos atrás tive uma paragem cardio respiratoria,estáva-mos 2 médicos e 2 enfermeiros.
Um médico prescrevia de livro na mão ,tentando prescrever segundo o autor,o outro nem desfibrilhar sabe, nem ritmos identifica.Ora claro, que quem recebe 50 euros hora não está nada mal.Se não fossem os enfermeiros e de seguida o anestesista bem fod... estava o doente.Mas pela sua ideia nós só sabemos fazer camas,HÁ e tb gasimetrias,ecg,sav,enfim milhentas acções que salvam vidas.
Mais uma vez lhe digo,enxergue-se,e já agora não se esconda atrás do anonimato.
Enfº antonio, chne epe
Pois como deverá saber além dos especialista tb existe o generalista,e ninguem diz ou vem dizer para aqui que um enfº recem licenciado deverá ganhar o que ganha um médico dessa categoria,mas ao inves existem aqueles que vocé deveria referir(os das triagens)aqui, oriundos de países com formação duvidosa, confirmada pelo vosso bastonário.
hà uns tempos atrás tive uma paragem cardio respiratoria,estáva-mos 2 médicos e 2 enfermeiros.
Um médico prescrevia de livro na mão ,tentando prescrever segundo o autor,o outro nem desfibrilhar sabe, nem ritmos identifica.Ora claro, que quem recebe 50 euros hora não está nada mal.Se não fossem os enfermeiros e de seguida o anestesista bem fod... estava o doente.Mas pela sua ideia nós só sabemos fazer camas,HÁ e tb gasimetrias,ecg,sav,enfim milhentas acções que salvam vidas.
Mais uma vez lhe digo,enxergue-se,e já agora não se esconda atrás do anonimato.
Enfº antonio, chne epe
Caro Hugo Roque, se Neurocirurgia é tão boa em Cabo Verde, quando precisar... por favor... vá lá!
E é com estes argumentos que o senhor espera credibilidade.
E é com estes argumentos que o senhor espera credibilidade.
Os enfermeiros julgam-se muito mais do que aquilo que são. Criticam os médicos a toda a hora por se armarem em bons, quando um enfermeiro que não toma parte em NENHUMA decisão importante para o doente, leia-se: decisão para internar, decisão para alta, decisão para exames auxiliares e intervenções cirúrgicas, decisão para escolha de terapêutica médica. A própria alta de Enfermagem está dependente da alta médica o que diz tudo da vossa real autonomia. Em nenhuma destas questões a Enfermagem é tida em linha de conta por rotina e mesmo assim acham-se o centro do mundo. Fazem a cama (nem todos), dão o banho (nem todos), dão a medicação que vos mandam, apontam numa folha os sinais vitais do doente e fazem os pensos (nem todos). É esta a vossa grande evolução científica.
O vosso mundo de ilusão é a vossa maior fraqueza, não vos permite traçar objectivos de progressão como classe o que faz com que, para aquilo que realmente interessa, ninguém vos leve em linha de conta de uma forma séria.
Aos bons Enfermeiros aconselho: não se deixem levar pela pobreza que vos rodeia, se são realmente bons procurem mais, não caiam nesse mundo de ilusão nem caiam nesse corporativismo sufocante que se tornou a Enfermagem Portuguesa.
O vosso mundo de ilusão é a vossa maior fraqueza, não vos permite traçar objectivos de progressão como classe o que faz com que, para aquilo que realmente interessa, ninguém vos leve em linha de conta de uma forma séria.
Aos bons Enfermeiros aconselho: não se deixem levar pela pobreza que vos rodeia, se são realmente bons procurem mais, não caiam nesse mundo de ilusão nem caiam nesse corporativismo sufocante que se tornou a Enfermagem Portuguesa.
os medicos portugueses sao os verdadeiros abutres economicistas do país. com o dinheiro que gastamos com um medico portugues mandavamos vir tres medicos de outro país e resolviamos o problema das listas de espera, da população sem medico de familia etc. agora enquanto se estudar para medico apenas para se ser rico não ha economia que aguente.
sabem porque que um medico faz tantos anos de faculdade ? porque têm aulas em conjunto com os economistas e por fim fazem um estagio de advogacia. tem do SRs Doutores de bata dourada, pensem nas pessoas que morrem todos os dias nas maos dos enfermeiros à espera de uma connsulta de medicina que nunca mais chega porque nao convem colher toda a fruta de uma so vez à arvore, porque senao terminam as bananas.
sabem porque que um medico faz tantos anos de faculdade ? porque têm aulas em conjunto com os economistas e por fim fazem um estagio de advogacia. tem do SRs Doutores de bata dourada, pensem nas pessoas que morrem todos os dias nas maos dos enfermeiros à espera de uma connsulta de medicina que nunca mais chega porque nao convem colher toda a fruta de uma so vez à arvore, porque senao terminam as bananas.
Sabe qual é a diferença Enf. Hugo Roque: ninguém quer saber da sua opinião para rigorosamente coisa nenhuma.
É inacreditável o que estes enfermeiros sabem, mas muito mais lamentável o que eles não fazem...estejam ao nível da população que servem ou seja estejam no baixo nível. Depois porque se queixam? Façam como os médicos...entrem tarde ao serviço, passem o tempo a trabalhar para os consultórios, tratem mal as pessoas e verão que serão bem pagos. Algum de vós tem coragem de fazer o mesmo? Pobres criaturas ainda não viram que este país é dos chicos espertos...quem vos manda ser lorpas e trabalhar para aquecer?
Enfermeiros desunidos, meio caminho andado para a derrota.
Alguns deviam era utilizar a técnica da rolha.
Constuam á vossa volta, que para desunir já chega.
Tenham sentido de classe.
Alguns deviam era utilizar a técnica da rolha.
Constuam á vossa volta, que para desunir já chega.
Tenham sentido de classe.
Eu neste momento já só peço mais enfermeiros no serviço, porque estou a pontos de enlouquecer pelo amor de deus.
...prometido é devido, e só agora porque tive mais que fazer;e apenas porque me apetece"espairecer".
Ao das 7:48, 8 e qualquer coisa e nove e tal,
Quem sou eu: sou tão só e apenas uma merda, da mesma merda de que o sr. é feito, e em merda se há-de converter, compreende? Se posso ou não opinar sobre especialidades médicas? Seguramente, mas mais no conteúdo do que na forma, forma essa de que vossa excremência não se recusa em opinar acerca de uma profissão que lhe é alheia, nomeadamente a Enfermagem. Portanto o meu direito advém precisamente da sua própria liberdade, COMPREENDE? Ou a matemática, quimica e física a que é fabuloso e teve notas "brilhantes" estarão a barrar a compreensão deste meu português vernáculo?
É que a argumentação é por demais BÁSICA. Depois compara a minha formação do curso de base, não hesitando em pronunciar-se sobre o conteúdo programático (tipo, não sei merda nenhuma mas diz que disse e eu até vi, logo deve ser, ah, acima de tudo sou médico altamente especializado em cardio-torácica de maneira que me poderei pronunciar sobre basicamente tudo - uma espécie de excesso de presunção; ai qual será a patologia? Isso, arrogância e vaidade...), comparando-a de seguida com a formação médica... pós-graduada... Oh, homem, já percebemos que tem uma certa idade e que é adulto. Mas a ser assim deveria ser mais comedido na sua prosápia. Chama-se E-D-U-C-A-Ç-Ã-O.
Depois o outro vem dizer que em Cabo Verde é que é bom... Meus Deus leia todo o comentário, e se ainda assim não compreender o contexto geral, aconselho-lhe a ir não ao neurocirurgião, porque disso há lá pouco, mas antes a ir ao pai de santo, que por sinal há em excesso.
Se o que escrevo ou digo é de somenos importância, é-me irrelevante, e sabe porquê? Porque a simples escrita deste comentário contesta o que escreve, compreende, ou é demais para sua genialidade com 16 a matemática física e biologia?
Até já...
Ao das 7:48, 8 e qualquer coisa e nove e tal,
Quem sou eu: sou tão só e apenas uma merda, da mesma merda de que o sr. é feito, e em merda se há-de converter, compreende? Se posso ou não opinar sobre especialidades médicas? Seguramente, mas mais no conteúdo do que na forma, forma essa de que vossa excremência não se recusa em opinar acerca de uma profissão que lhe é alheia, nomeadamente a Enfermagem. Portanto o meu direito advém precisamente da sua própria liberdade, COMPREENDE? Ou a matemática, quimica e física a que é fabuloso e teve notas "brilhantes" estarão a barrar a compreensão deste meu português vernáculo?
É que a argumentação é por demais BÁSICA. Depois compara a minha formação do curso de base, não hesitando em pronunciar-se sobre o conteúdo programático (tipo, não sei merda nenhuma mas diz que disse e eu até vi, logo deve ser, ah, acima de tudo sou médico altamente especializado em cardio-torácica de maneira que me poderei pronunciar sobre basicamente tudo - uma espécie de excesso de presunção; ai qual será a patologia? Isso, arrogância e vaidade...), comparando-a de seguida com a formação médica... pós-graduada... Oh, homem, já percebemos que tem uma certa idade e que é adulto. Mas a ser assim deveria ser mais comedido na sua prosápia. Chama-se E-D-U-C-A-Ç-Ã-O.
Depois o outro vem dizer que em Cabo Verde é que é bom... Meus Deus leia todo o comentário, e se ainda assim não compreender o contexto geral, aconselho-lhe a ir não ao neurocirurgião, porque disso há lá pouco, mas antes a ir ao pai de santo, que por sinal há em excesso.
Se o que escrevo ou digo é de somenos importância, é-me irrelevante, e sabe porquê? Porque a simples escrita deste comentário contesta o que escreve, compreende, ou é demais para sua genialidade com 16 a matemática física e biologia?
Até já...
E quem o sugere? Sabe caro(a) anônimo(a) se há coisa q sei ser é educado. Se me conhecesse iria comprovar o q escrevo. Agora falsos moralistas nao tolero. Linearmente...
E sim, tal como a idade, a educação é um "posto".
Fique bem.
Enviar um comentário
E sim, tal como a idade, a educação é um "posto".
Fique bem.
<< Home