quinta-feira, maio 20, 2010
Ordem dos Enfermeiros pretende aumentar quotização...
No próximo dia 29 de Maio decorrerá, em Lisboa, uma Assembleia Geral Ordinária da Ordem dos Enfermeiros. Um dos pontos da ordem de trabalhos constante na convocatória, é precisamente a "Discussão e votação da proposta sobre o aumento de quotização ao abrigo da alínea g) do artigo 12.º do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros".
.
Numa análise mais profunda aos conteúdos disponíveis na área reservada, é possível tomar conhecimento que a pretensão é aumentar a quota mensal de 7,48 para 10 euros. Argumentam que nunca se procedeu a qualquer alteração deste valor, e que, de acordo com a taxa de inflação média (calculada em 2,5%), esse valor deveria rondar, em 2009, os 9,77 euros.
.
Tem havido sucessivas manifestações de desagrado no que diz respeito a esta intenção. A origem deste descontentamento relaciona-se com o sentimento de que a expectativa face ao trabalho desenvolvido por esta Ordem não apresenta correspondência directa à mesma, isto é, os Enfermeiros não consideram a quota como um investimento proveitoso, mas antes uma obrigação incontornável. Não existe percepção da boa aplicação deste dinheiro.
.
É um facto que somos uma das Ordens Profissionais com a quotização mais baixa, mas, em contrapartida, somos uma das mais numerosas, o que significa que temos uma receita considerável (embora o elevado número de membros acarretem despesas inerentes...)
Concordaria com esse aumento se, objectivamente, fosse bem gerido e aplicado. Se efectivamente fosse empregue na dignificação da profissão.
Talvez nas próximas eleições...
.
Numa análise mais profunda aos conteúdos disponíveis na área reservada, é possível tomar conhecimento que a pretensão é aumentar a quota mensal de 7,48 para 10 euros. Argumentam que nunca se procedeu a qualquer alteração deste valor, e que, de acordo com a taxa de inflação média (calculada em 2,5%), esse valor deveria rondar, em 2009, os 9,77 euros.
.
Tem havido sucessivas manifestações de desagrado no que diz respeito a esta intenção. A origem deste descontentamento relaciona-se com o sentimento de que a expectativa face ao trabalho desenvolvido por esta Ordem não apresenta correspondência directa à mesma, isto é, os Enfermeiros não consideram a quota como um investimento proveitoso, mas antes uma obrigação incontornável. Não existe percepção da boa aplicação deste dinheiro.
.
É um facto que somos uma das Ordens Profissionais com a quotização mais baixa, mas, em contrapartida, somos uma das mais numerosas, o que significa que temos uma receita considerável (embora o elevado número de membros acarretem despesas inerentes...)
Concordaria com esse aumento se, objectivamente, fosse bem gerido e aplicado. Se efectivamente fosse empregue na dignificação da profissão.
Talvez nas próximas eleições...
Comments:
<< Home
temos a ordem com a quotizaçao mais baixa, talvez devido a termos os salarios mais baixos, nao?!!
o aumento de 7,5E para 10E é um aumento de cerca de 30%, o que nao me parece nada adequada à nossa realidade.
se compararmos com o excelente resultado em termos de medidas de satisfaçao dos enfermeiros, aí sim, podem pôr a quota em saldos. este ano ainda nao paguei e nao faço contas de pagar, talvez se todos agissem assim eles punham os pés na terra e vissem o trabalho que estao a fazer
o aumento de 7,5E para 10E é um aumento de cerca de 30%, o que nao me parece nada adequada à nossa realidade.
se compararmos com o excelente resultado em termos de medidas de satisfaçao dos enfermeiros, aí sim, podem pôr a quota em saldos. este ano ainda nao paguei e nao faço contas de pagar, talvez se todos agissem assim eles punham os pés na terra e vissem o trabalho que estao a fazer
Quando ganhar com Técnico Superior, tendo em consideração os meus 15 anos de serviço e o meu mestrado: aceito.
Lutei para que surgisse, mas se soubesse o que sei hoje, não tinha mexido um dedo. Temos que reformular não o aumento das cotas, mas sim, a maneira de terminar com esta chulice, é uma seita que o que tem feito ao longo destes tempos é criar e manter tachos. Vamos é fazer uma petição publica para ver quem está contra. Entre eles e sindicato vejam quanto deixamos por mês, ainda não fizeram nada por se juntar ao sindicato para se fazer justiça no que se refere aos salários. Desde que foi criada parece que só temos vindo a prejudicar-nos, é como se tivéssemos criado um tribunal para lixar a classe e semear o medo, ou te calas ou levas mais um processo da ordem. Pensem nisto.
Ainda não percebi se esta proposta de aumento é proveniente do PEC ou do Pacote de austeridade promovido pelo nosso PM... Ganhamos o que ganhamos... o IRS vai aumentar, o nivel de vida de TODOS os portugueses vai baixar e ainda nos querem aumentar uma quotização?!?! Se querem angariar fundos tenho algumas propostas:
a) diminuir a qualidade do papel da revista (se é que alguém a consegue ler sem ter que tomar um primperan?...)
b) reduzam as deslocaçõe dos membros... (não existe videoconferência? Posso ensinar a trabalhar com o Skype, se quiserem...)
c) evitem, tanto quanto possível, os passeios ao estrangeiro e se assim tiverem que o fazer, reduzam a comitiva... acho mesmo que não existe necessidade de ir tanta gente... a sério...
Façam este esforço por nós, para que nós não tenhamos que fazer mais esforços ainda...
M.luz
a) diminuir a qualidade do papel da revista (se é que alguém a consegue ler sem ter que tomar um primperan?...)
b) reduzam as deslocaçõe dos membros... (não existe videoconferência? Posso ensinar a trabalhar com o Skype, se quiserem...)
c) evitem, tanto quanto possível, os passeios ao estrangeiro e se assim tiverem que o fazer, reduzam a comitiva... acho mesmo que não existe necessidade de ir tanta gente... a sério...
Façam este esforço por nós, para que nós não tenhamos que fazer mais esforços ainda...
M.luz
De forma alguma posso concordar com a proposta em apreço.
Ok... Somos a Ordem profissional com a quotização mais baixa, mas como referiu e bem, somos também das mais numerosas, e não nos podemos esquecer dos milhares de jovens Enfermeiros desempregados, ou a trabalhar sem vinculos, com vinculos precarísssimos, necessitando alguns deles de 5 horas de trabalho para receber 10 Euros ilíquidos.
Somos também, tirando algumas excepções uma das classes mais mal pagas.
Façãmos contas:
Num agregado familiar em que ambos os titulares do rendimento sejam Enfermeiros a soma das quotizações para a OE soma 240 Euros anuais, ou seja, um mês de Infantário, ou um mês de prestação do carro. Acham pouco?
Eu acho demasiado!
Demasiado para uma ordem que não tem voz activa na defesa da classe, que não tem voz activa nas politicas de saúde, que deixa ao livre arbitrio de Abutres a vergonha que é a formação de Enfermeiros, e cuja data de criação coincide tristemente com o início do declínio da classe em termos da sua representatividade social.
Em vez de uma aprovação em assembleia geral, aonde vão apenas os mesmos, os que têm disponibilidade de ir a Lisboa, referende-se.
Permitam que todos nos pronunciêmos.
E lembrem-se:
- O tempo é de vacas MMMUUUUIIIINNNNTTTTOOOOO magras.
Ok... Somos a Ordem profissional com a quotização mais baixa, mas como referiu e bem, somos também das mais numerosas, e não nos podemos esquecer dos milhares de jovens Enfermeiros desempregados, ou a trabalhar sem vinculos, com vinculos precarísssimos, necessitando alguns deles de 5 horas de trabalho para receber 10 Euros ilíquidos.
Somos também, tirando algumas excepções uma das classes mais mal pagas.
Façãmos contas:
Num agregado familiar em que ambos os titulares do rendimento sejam Enfermeiros a soma das quotizações para a OE soma 240 Euros anuais, ou seja, um mês de Infantário, ou um mês de prestação do carro. Acham pouco?
Eu acho demasiado!
Demasiado para uma ordem que não tem voz activa na defesa da classe, que não tem voz activa nas politicas de saúde, que deixa ao livre arbitrio de Abutres a vergonha que é a formação de Enfermeiros, e cuja data de criação coincide tristemente com o início do declínio da classe em termos da sua representatividade social.
Em vez de uma aprovação em assembleia geral, aonde vão apenas os mesmos, os que têm disponibilidade de ir a Lisboa, referende-se.
Permitam que todos nos pronunciêmos.
E lembrem-se:
- O tempo é de vacas MMMUUUUIIIINNNNTTTTOOOOO magras.
Caro Doutor Enfermeiro, permita-me que lhe diga que não concordo consigo, pois quando diz que " uma das Ordens Profissionais com a quotização mais baixa", devemos fazer um exercício de cálculo entre o valor da quotização e o valor do ordenado. Aí, provávelmente chegaremso à conclusaõ que seremos dos mais penalizados pelo valor da mesma.
Basta para tal ver o valor daas quotas de outras Ordens a saber:
Ordem dos Advogados-300€/Ano; Ordem dos Farmacêuticos-210€/Ano; Ordem dos Arquitectos-190€/Ano; Ordem dos Dentistas-180€/Ano; Ordem dos Veterinários-150€/Ano; Ordem dos Médicos-145€/Ano; Ordem dos Engenheiros-120€/Ano; Ordem dos Biólogos-75€/Ano; Ordem dos Economistas-25€/Ano (dados de 2005 (http://www.oasrn.org/pdf_upload/20070308_dados_cotas.pdf))Ordem dos Enfermeiros 89.76http://www.oasrn.org/pdf_upload/20070308_dados_cotas.pdf.
Perante estes valores é uma questão de cálculo. A quota da enfermagem representa 0.73% do ordenado. Ora tendo en«m conta , por exemplo a Ordem dos médicos se a quota deles representasse essa mesma percentagem eles ganhariam, segundo o valor por eles pago 1655€, quando todos n´s sabemos qiue não é verdade. Por tudo isto não se pode dizer que a quota da Ordem dos Enfermeiros é das mais baixas, por propocionalmente ao ordenado em verdade não o é.
Basta para tal ver o valor daas quotas de outras Ordens a saber:
Ordem dos Advogados-300€/Ano; Ordem dos Farmacêuticos-210€/Ano; Ordem dos Arquitectos-190€/Ano; Ordem dos Dentistas-180€/Ano; Ordem dos Veterinários-150€/Ano; Ordem dos Médicos-145€/Ano; Ordem dos Engenheiros-120€/Ano; Ordem dos Biólogos-75€/Ano; Ordem dos Economistas-25€/Ano (dados de 2005 (http://www.oasrn.org/pdf_upload/20070308_dados_cotas.pdf))Ordem dos Enfermeiros 89.76http://www.oasrn.org/pdf_upload/20070308_dados_cotas.pdf.
Perante estes valores é uma questão de cálculo. A quota da enfermagem representa 0.73% do ordenado. Ora tendo en«m conta , por exemplo a Ordem dos médicos se a quota deles representasse essa mesma percentagem eles ganhariam, segundo o valor por eles pago 1655€, quando todos n´s sabemos qiue não é verdade. Por tudo isto não se pode dizer que a quota da Ordem dos Enfermeiros é das mais baixas, por propocionalmente ao ordenado em verdade não o é.
Existem muitos advogados e aqrquitectos com o salário mínimo.
- 0.73% do salário, no escalão mais baixo, e no mais elevado?
Se representasse 1% (tal como os sindicatos), então os Enfermeiros do SNS pagariam todos mais de 10 euros!
- 0.73% do salário, no escalão mais baixo, e no mais elevado?
Se representasse 1% (tal como os sindicatos), então os Enfermeiros do SNS pagariam todos mais de 10 euros!
Caros Colegas:
Vão ficar aqui a lamentarem-se ou vão ser mais interventivos ??!! Exemplos:
- no dia 29 ir à assembleia geral, votar contra esta proposta;
- Assinar a petição online contra estra proposta. Deixo link:
«contra a Proposta de Aumento de Quotização da Ordem dos Enfermeiros»
Só depende de nós enfermeiros.
Eu já assinei a petição e dia 29 lá estou na assembleia para votar contra !!!!
Vão ficar aqui a lamentarem-se ou vão ser mais interventivos ??!! Exemplos:
- no dia 29 ir à assembleia geral, votar contra esta proposta;
- Assinar a petição online contra estra proposta. Deixo link:
«contra a Proposta de Aumento de Quotização da Ordem dos Enfermeiros»
Só depende de nós enfermeiros.
Eu já assinei a petição e dia 29 lá estou na assembleia para votar contra !!!!
Colegas:
Assinem a petição online:
«contra a Proposta de Aumento de Quotização da Ordem dos Enfermeiros»
Assinem a petição online:
«contra a Proposta de Aumento de Quotização da Ordem dos Enfermeiros»
Não concordo:
1º estamos em crise:
2º dos licenciados da função publica somos dos que mais trabalhamos e menos ganhamos;
3º nunca vi uma aplicação aceitável do dinheiro das cotas;
4º para quê pagar mais, se temos uma Ordem que nem sabe defender justa e persistentemente a nossa classe.
PS: Fazia falta um Marinho Pinto como bastonário da OE.
1º estamos em crise:
2º dos licenciados da função publica somos dos que mais trabalhamos e menos ganhamos;
3º nunca vi uma aplicação aceitável do dinheiro das cotas;
4º para quê pagar mais, se temos uma Ordem que nem sabe defender justa e persistentemente a nossa classe.
PS: Fazia falta um Marinho Pinto como bastonário da OE.
Como é que podemos impedir que isso aconteça?
Já não basta o governo e vêm-me agora estes abutres alimentarem-se do sangue, do suor e das lágrimas que deixamos todos os dias no Hospital?
Como dizia o outro só por cima do meu cadáver!
Em Coimbra, têm um prédio que custou mais de 500000 euros, cheio de luxos, na zona mais cara da cidade. Tudo à custa do trabalho dos colegas que não se revêm e até se envergonham da Ordem que têm e vem pedir mais dinheiro?!! É preciso ter uma cara de pau
Desde o aparecimento da OE perdemos em 10 anos aquilo que levámos 25 a conquistar
Tenham vergonha na cara. Eu posso vir a pagar 10€ todos os meses mas os vossos vidros vão ser trocados todos os meses pelo menos tenho a certeza que o meu dinheiro vai para alguém honesto que trabalhou para os merecer e não para uns necrófagos esquizofrénicos megalomaníacos acabrunhados tacanhos! Tenham vergonha na cara!!!
Já não basta o governo e vêm-me agora estes abutres alimentarem-se do sangue, do suor e das lágrimas que deixamos todos os dias no Hospital?
Como dizia o outro só por cima do meu cadáver!
Em Coimbra, têm um prédio que custou mais de 500000 euros, cheio de luxos, na zona mais cara da cidade. Tudo à custa do trabalho dos colegas que não se revêm e até se envergonham da Ordem que têm e vem pedir mais dinheiro?!! É preciso ter uma cara de pau
Desde o aparecimento da OE perdemos em 10 anos aquilo que levámos 25 a conquistar
Tenham vergonha na cara. Eu posso vir a pagar 10€ todos os meses mas os vossos vidros vão ser trocados todos os meses pelo menos tenho a certeza que o meu dinheiro vai para alguém honesto que trabalhou para os merecer e não para uns necrófagos esquizofrénicos megalomaníacos acabrunhados tacanhos! Tenham vergonha na cara!!!
Por mim podem aumentar à vontade, estou desempregado e não vou pagar.
Que me tirem a cédula, é da maneira que tiro outro curso, já faltou mais.
Já assinei a petição.
Que me tirem a cédula, é da maneira que tiro outro curso, já faltou mais.
Já assinei a petição.
Com a actual carreira dos enfermeiros (ou seja a inexistente carreira) na qual nem sequer ganhamos como licenciados e dada a actual conjutura economica do pais, acho esta proposta uma verdedeira parvoice... mas como em Portugal, em epoca de crise ate os grandes investimentos sao para avançar... não me admiro que tambem as quotizações da OE aumentem...
Realmente percebe-se bem o interesse pelos Enfermeiros, que a OE excepção da SRN (Enf. Germanao, tem, pois a sua preocupação é aumentar o nosso contributo para disfrutarem de mais luxos!!! e as preocupações com a qualidade dos cuidados?? com a dignidade dos enfermeiros??? e porque não pelos salários dos enfermeiros?? Tb lutei para haver OE mas para quê????? PARA APENAS PAGAR E A DEFESA DO RESPEITO PELA ENFERMAGEM''' isso deve ficar apenas para os sindicatos????
Na actual conjunctura económica e social e querer um aumento desta grandeza, MOSTRA AS REAIS PREOCUPAÇÕES DA NOSSA OE, por todos os associados.
Na actual conjunctura económica e social e querer um aumento desta grandeza, MOSTRA AS REAIS PREOCUPAÇÕES DA NOSSA OE, por todos os associados.
sugiro ao doutor enfermeiro, que finalizada esta discussão, a reencaminhe para a ordem dos enfermeiros
Esse aumento será pra pagar a reforma uma bastonária?
Aumentos...precisamos de aumento de visibilidade da nossa ordem em comunicaçãom social pra nos defender e apoiar.
Concursos de admisões de cunhas..nem uma palavra;
Querem acabar com enf.ºs nos CODU`s ..nem uma palavra
Enfºs directores de epe que contarctam enf. por 7 meses e manda embora sem direito a fundo de desemprego;
nao faltam razões pra aumentar....o trabalho da ordem e nao as quotas!!Enfº desempregado há 2 anos a pagar sempre as quotas
Aumentos...precisamos de aumento de visibilidade da nossa ordem em comunicaçãom social pra nos defender e apoiar.
Concursos de admisões de cunhas..nem uma palavra;
Querem acabar com enf.ºs nos CODU`s ..nem uma palavra
Enfºs directores de epe que contarctam enf. por 7 meses e manda embora sem direito a fundo de desemprego;
nao faltam razões pra aumentar....o trabalho da ordem e nao as quotas!!Enfº desempregado há 2 anos a pagar sempre as quotas
mais um devanei-o da nossa ordem... quando demonstrarem respeito e trabalho efectivo pela nossa classe.
Na revista focus de 19/05/2010 encontra-se um entrevista ao presidente da SEP, quanto a mim as nossas reivndicações encontram-se bem justificadas e esclarecedoras para a sociedade, excepto o sempre tocar na tecla dos rácios.... mais enfermeiros para diminuir o poder reivindicativo mas quando acordam....
Na revista focus de 19/05/2010 encontra-se um entrevista ao presidente da SEP, quanto a mim as nossas reivndicações encontram-se bem justificadas e esclarecedoras para a sociedade, excepto o sempre tocar na tecla dos rácios.... mais enfermeiros para diminuir o poder reivindicativo mas quando acordam....
Só 10 euros!!!
Será que chega para os palácios?
Ou mesmo para as viagens?
Senhores da OE pensem lá bem!!!
É melhor 15 euros. Para precaver.
PS- esta malta da OE está maluca e desfasada da realidade.
Num tempo de crise destes com o governo a ir-nos ao bolso e a carreira no ponto em que está, vêm-nos pedir mais 2.5euros de contribuição.
VÃO BRINCAR COM...
Não são enfermeiros, não são nada.
São profs e reformados desfasados da realidade.
Será que chega para os palácios?
Ou mesmo para as viagens?
Senhores da OE pensem lá bem!!!
É melhor 15 euros. Para precaver.
PS- esta malta da OE está maluca e desfasada da realidade.
Num tempo de crise destes com o governo a ir-nos ao bolso e a carreira no ponto em que está, vêm-nos pedir mais 2.5euros de contribuição.
VÃO BRINCAR COM...
Não são enfermeiros, não são nada.
São profs e reformados desfasados da realidade.
Caro Doutor enfermeiro, na realidade poderão existir muitos advogados e arquitectos com o salário mínimo, mais ainda haverão que apesar de receberem mais só isso declaram, mas não podemos esquecer que também há em Portugal mauitos coilegas a feceber 2.5€ à hora assim como muitos que estão no desemprego, e aos quais, ao contrário do que fazem os sindicatos que suspendem as quotizações, a Ordem continua a cobrar.
Muito arrependido estou por ter ajudado ao aparecimento da OE...
Que vergonha numa altura destas aumentar a quota...
Que vergonha numa altura destas aumentar a quota...
A ORDEM NÃO PASSA DE UM ELEFANTE BRANCO,CRIADA PARA CRIVAR DE MORDOMIAS MEIA DÚZIA DE CHICO-ESPERTOS,QUE VIVEM NUMA LUXÚRIA DESMEDIDA À CUSTA DE ENFERMEIROS COM SALÁRIOS BAIXOS,QUE SE PRIVAM DA FAMÍLIA AOS FINS DE SEMANA FERIADOS E FESTAS ANUAIS,PORQUE TÊM DE TRABALHAR PARA QUOTIZAR MEIA DÚZIA DE PESSOAS QUE VIVEM NA OPULÊNCIA,E ALIMENTAM O PRAZER DO EGO COM O SUGAR DO DINHEIRO NA ORDEM.MULTIPLIQUEM 7,45 POR 12 MESES.AGORA MÚLTIPLIQUEM ESTE VALOR PELO NÚMERO DE ENFERMEIROS INSCRITOS NA ORDEM.É UM AUTENTICO EURO MILHÕES NÃO É!!!JÁ NÃO BASTAVAM OS SINDICATOS GOZAREM OS ENFERMEIROS,AGORA VÊM ESTES BADAMECOS A QUEREREM AUMENTOS!!!POR FAVOR,JÁ CHEGA DE TANTA "PORRADA" PARA OS ENFERMEIROS.
Acho que determinados comentarios aqui colocados espelham o que a maioria dos enfermeiros pensa da (Des)Ordem que temos. A ordem não é burra, convoca para uma reunião a discussão deste assunto, mas como quem pode ir a estas reuniões são de Lisboa e são em grande parte professores das escolas de enfermagem e como estes não pagam quotas para exercerem, então não se importam de votar sim no aumento de quotas. Eu desafio aqui a ordem a pedir por votos, como fazem para a eleição de bastonário, e vamos ver se a maioria vota por um aumento de quotas. É que os enfermeiros ainda estão à espera que se negocei a sua carreira, ou os senhores da ordem ainda não se aperceberam que enquanto os enfermeiros não tiverem um real aumento dos seus vencimentos, estes não poderão e não querem sequer ouvir falar em aumento de quotas. Tenham vergonha senhores(as) da (Des)Ordem!!!!
Mobilizemo-nos de algum modo - Abaixo assinado on line para por cobro a esses chulos que querem é ter mais dinheiro para andarem a passear pelo mundo fora ás nossas custas.Os 7,5 já é muitissimo dinheiro para o que fazem = NADA.
sE QUEREM ANDAR A PASSEAR EM GRUPO QUE PAGUEM ELES. ABAIXO A ORDEM, QUE VÃO TRABALHAR
sE QUEREM ANDAR A PASSEAR EM GRUPO QUE PAGUEM ELES. ABAIXO A ORDEM, QUE VÃO TRABALHAR
Já chegou não ter havido 1 referendo quando a OE foi criada. nos tempos que correm é imoral virem pedir subida da cotização. Por mim até podia ser extinta. Referendem isso.
Não concordo! Com o salário actual, e pela situação actual nossa e do mundo, virem pedir aumento das quotas??...
Confesso que antes de ver a convocatória pensei que se tratava de uma brincadeira. Não é, infelizmente, é uma proposta real da OE. Acho que explicar aqui os motivos pelos quais não se deve proceder ao aumento da quota é insultar a inteligência dos Enfermeiros porque todos sabemos o estado em que está o País.
O Emanuel disse aqui uma coisa que, embora seja cedo para revelar o resto, posso desde já adiantar por tão óbvia que é. Discordo em absoluto com o aumento, como discordo com o pagamento da inscrição e quota por parte dos recém formados que ainda não estão a trabalhar.
Entendo que estes Enfermeiros devem pagar apenas quando conseguem a correspondente colocação. É isso que defendo, hoje e sempre.
Estarei na AG da OE para votar contra esta proposta e nem quero acreditar que vou ouvir o argumento de comparação com outras Ordens porque este é o que mais me tira do sério. Aliás lembra-me o mesmo argumento aquando da fixação da quota na altura da criação da OE, era que os médicos tinham uma sede digna e os Enfermeiros também tinham de ter (por algum motivo fomos parar ao mesmo sítio!).
É que nessa altura eu estive lá! O argumento, esse, continua tão bacoco, pequeno, mesquinho e de vistas curtas que espero não acontecer hoje o que aconteceu há 12 anos, uma chapelada (para quem sabe o que é e para não ter de usar um termo mais agressivo) na votação por parte dos órgãos da OE.
Eu gostava de ver nesta proposta alguma coisa de positivo porque é a minha Ordem, aquela que me representa mas lamento só ver tiros nos pés!
Ana Rita Cavaco
O Emanuel disse aqui uma coisa que, embora seja cedo para revelar o resto, posso desde já adiantar por tão óbvia que é. Discordo em absoluto com o aumento, como discordo com o pagamento da inscrição e quota por parte dos recém formados que ainda não estão a trabalhar.
Entendo que estes Enfermeiros devem pagar apenas quando conseguem a correspondente colocação. É isso que defendo, hoje e sempre.
Estarei na AG da OE para votar contra esta proposta e nem quero acreditar que vou ouvir o argumento de comparação com outras Ordens porque este é o que mais me tira do sério. Aliás lembra-me o mesmo argumento aquando da fixação da quota na altura da criação da OE, era que os médicos tinham uma sede digna e os Enfermeiros também tinham de ter (por algum motivo fomos parar ao mesmo sítio!).
É que nessa altura eu estive lá! O argumento, esse, continua tão bacoco, pequeno, mesquinho e de vistas curtas que espero não acontecer hoje o que aconteceu há 12 anos, uma chapelada (para quem sabe o que é e para não ter de usar um termo mais agressivo) na votação por parte dos órgãos da OE.
Eu gostava de ver nesta proposta alguma coisa de positivo porque é a minha Ordem, aquela que me representa mas lamento só ver tiros nos pés!
Ana Rita Cavaco
Para mim este tipo de acção da ordem é um autêntico fenómeno de enfermagem, enquadra-se perfeitamente na alucinação.
SERÁ QUE ALGUÉM CONTROLA SE ESTES REFORMADOS TOMAM A MEDICAÇÃO.
BOM QUE ISTO NÃO SIRVA DE MOTE PARA UMA NOVA VIAGEM PARA DEBATER ESTA QUESTÃO.
É VENDER O PATRIMÓNIO DA ORDEM, REPARTIR O DINHEIRO PELOS ENFERMEIROS E CRIAR UMA ORDEM ONLINE.
SERÁ QUE ALGUÉM CONTROLA SE ESTES REFORMADOS TOMAM A MEDICAÇÃO.
BOM QUE ISTO NÃO SIRVA DE MOTE PARA UMA NOVA VIAGEM PARA DEBATER ESTA QUESTÃO.
É VENDER O PATRIMÓNIO DA ORDEM, REPARTIR O DINHEIRO PELOS ENFERMEIROS E CRIAR UMA ORDEM ONLINE.
Será que os comentaristas deste blog ainda não perceberam que a Ordem dos Enfermeiros são todos os enfermeiros inscritos???
Que estes representantes dos Órgãos foram legitamente eleitos???
Que existe as Assembleias Gerais para que todos os membros se pronunciem!!!
Se queremos uma Ordem actuante e digna, são precisos membros nos órgãos disponiveis e activos que além de exercerem, dêem também algum do seu tempo às actividades da Ordem.
Estarão disponiveis para isso????
Se estão organizem-se porque para o ano temos processo eleitoral.
Se querem uma Ordem diferente, que esperam...
Que estes representantes dos Órgãos foram legitamente eleitos???
Que existe as Assembleias Gerais para que todos os membros se pronunciem!!!
Se queremos uma Ordem actuante e digna, são precisos membros nos órgãos disponiveis e activos que além de exercerem, dêem também algum do seu tempo às actividades da Ordem.
Estarão disponiveis para isso????
Se estão organizem-se porque para o ano temos processo eleitoral.
Se querem uma Ordem diferente, que esperam...
Anónimo disse.../...
"Que existe as Assembleias Gerais para que todos os membros se pronunciem!!!"
.../...
11:39 PM
Mentira!!! Estive pessoalmente na 1ª Assembleia Geral (e não estou em Lisboa), inscrevi-me para participar com propostas para a 1ª cota a ser estabelecida... e não é que nos cortaram a participação e procederam à imediata votação da proposta predefinida. Afinal por onde andava a democracia participativa?? Para mais estagnação e inércia é preciso ser-se masoquista... não será? Deixem-se de ser gananciosos em tempos de reais dificuldades para todos e apresentem serviço, isso sim... é o que todos os enfermeiros esperam!
A.J.
"Que existe as Assembleias Gerais para que todos os membros se pronunciem!!!"
.../...
11:39 PM
Mentira!!! Estive pessoalmente na 1ª Assembleia Geral (e não estou em Lisboa), inscrevi-me para participar com propostas para a 1ª cota a ser estabelecida... e não é que nos cortaram a participação e procederam à imediata votação da proposta predefinida. Afinal por onde andava a democracia participativa?? Para mais estagnação e inércia é preciso ser-se masoquista... não será? Deixem-se de ser gananciosos em tempos de reais dificuldades para todos e apresentem serviço, isso sim... é o que todos os enfermeiros esperam!
A.J.
Ao Parreira:
"quem pode ir a estas reuniões são de Lisboa e são em grande parte professores das escolas de enfermagem e como estes não pagam quotas para exercerem, então não se importam de votar sim no aumento de quotas"
Não é bem assim... sou professora a tempo integral numa escola publica, e embora não esteja na prestação de cuidados sou OBRIGADA a pagar as quotas. Há até um colega que já teve/tem um processo disciplinar por não pagamento das quotas. Se não estamos na prestação de cuidados, porquê termos que pagar quotas?
Se eu concordo com o aumento, não não concordo. Mas sim, como professora de enfermagem eu sou obrigada a pagar. Desenganem-se aqueles que os professores são diferentes dos demais enfermeiros. E sou daquelas que não pertence à ordem... se é que me faço entender...
Saudações.
CP
"quem pode ir a estas reuniões são de Lisboa e são em grande parte professores das escolas de enfermagem e como estes não pagam quotas para exercerem, então não se importam de votar sim no aumento de quotas"
Não é bem assim... sou professora a tempo integral numa escola publica, e embora não esteja na prestação de cuidados sou OBRIGADA a pagar as quotas. Há até um colega que já teve/tem um processo disciplinar por não pagamento das quotas. Se não estamos na prestação de cuidados, porquê termos que pagar quotas?
Se eu concordo com o aumento, não não concordo. Mas sim, como professora de enfermagem eu sou obrigada a pagar. Desenganem-se aqueles que os professores são diferentes dos demais enfermeiros. E sou daquelas que não pertence à ordem... se é que me faço entender...
Saudações.
CP
A OE só nos tem envergonhado, explorado - nunca se preocupou com a qualidade dos cuidados,
a segurança,com as condições de trabalho, auditar locais onde se prestam cuidados de enfermegem por não enf.,nº de profissionais por turno , etccccccccccccccc.
Em função disto ainda temos que pagar mais....
não posso crer....
Certamente é para pagar viagens ( carro, avião e comboio ) para ajudar esses parasitas a destruir a enfermegem.
micas
a segurança,com as condições de trabalho, auditar locais onde se prestam cuidados de enfermegem por não enf.,nº de profissionais por turno , etccccccccccccccc.
Em função disto ainda temos que pagar mais....
não posso crer....
Certamente é para pagar viagens ( carro, avião e comboio ) para ajudar esses parasitas a destruir a enfermegem.
micas
Quem não for à Assembleia Geral não pode falar!
Se não querem aumento têm que lá estar e votar!
Falem lá, ou calem-se para sempre como nos casamentos....
Se não querem aumento têm que lá estar e votar!
Falem lá, ou calem-se para sempre como nos casamentos....
Caros colegas
É realmente lamentável! esta proposta.
Até soa a gozo. Com tantos colegas no desemprego.
Poderiam arredondar para mais um centimo, seriam 12 centimos por ano em cada um de nós multiplicando por 50 mil já seria uma boa soma para uma poupança.
Por xs quero poupar 10 euros por mes E NEM UM CÊNTIMO SOBRA! não se vos acontece o mesmo ?
E ainda compram mais patrimonio! e não em qualquer lado. Av. Gago Coutinho, R. Castilho (paredes meias com o nosso actual primeiro ministro).
E fiquei aqui a saber que actualmente em Coimbra ( numa zona nobre a avaliar pelo preço continua a pensar em grande, digamos que é uma afronta a todos nós.
A mim não me perguntaram nada.
Se a ordem é de todos nós !???) A votação deveria ser electronica é que estarei a trabalhar nesse dia.
Se não é habitual irem muitos membros COMO É QUE OBTEEM CUÓRUM ?alguem me explica como funciona??
do deserto do meu descontentamento ....a rosa
É realmente lamentável! esta proposta.
Até soa a gozo. Com tantos colegas no desemprego.
Poderiam arredondar para mais um centimo, seriam 12 centimos por ano em cada um de nós multiplicando por 50 mil já seria uma boa soma para uma poupança.
Por xs quero poupar 10 euros por mes E NEM UM CÊNTIMO SOBRA! não se vos acontece o mesmo ?
E ainda compram mais patrimonio! e não em qualquer lado. Av. Gago Coutinho, R. Castilho (paredes meias com o nosso actual primeiro ministro).
E fiquei aqui a saber que actualmente em Coimbra ( numa zona nobre a avaliar pelo preço continua a pensar em grande, digamos que é uma afronta a todos nós.
A mim não me perguntaram nada.
Se a ordem é de todos nós !???) A votação deveria ser electronica é que estarei a trabalhar nesse dia.
Se não é habitual irem muitos membros COMO É QUE OBTEEM CUÓRUM ?alguem me explica como funciona??
do deserto do meu descontentamento ....a rosa
"Não é bem assim... sou professora a tempo integral numa escola publica, e embora não esteja na prestação de cuidados sou OBRIGADA a pagar as quotas. Há até um colega que já teve/tem um processo disciplinar por não pagamento das quotas. Se não estamos na prestação de cuidados, porquê termos que pagar quotas?
Se eu concordo com o aumento, não não concordo. Mas sim, como professora de enfermagem eu sou obrigada a pagar. Desenganem-se aqueles que os professores são diferentes dos demais enfermeiros. E sou daquelas que não pertence à ordem... se é que me faço entender...
Saudações.
CP
11:07 AM"
e quem afirmou, que quem só estava na prestação de cuidados é que pagava quotas? Que se saiba quem paga quotas é enfermeiro!
Mas como algumas das SRS.ªS DRªAS PROFESSORAS não querem ser enfermeiras (mas são-no de base!)não querem pagar quotas, não é? mas já querem fazer parte dos conselhos, dos cargos da ordem, pois lhes dá CV notório, não é?
Isso que vocês sabem também eu sei!
Presunção e água benta cada um toma a que quer......
Se eu concordo com o aumento, não não concordo. Mas sim, como professora de enfermagem eu sou obrigada a pagar. Desenganem-se aqueles que os professores são diferentes dos demais enfermeiros. E sou daquelas que não pertence à ordem... se é que me faço entender...
Saudações.
CP
11:07 AM"
e quem afirmou, que quem só estava na prestação de cuidados é que pagava quotas? Que se saiba quem paga quotas é enfermeiro!
Mas como algumas das SRS.ªS DRªAS PROFESSORAS não querem ser enfermeiras (mas são-no de base!)não querem pagar quotas, não é? mas já querem fazer parte dos conselhos, dos cargos da ordem, pois lhes dá CV notório, não é?
Isso que vocês sabem também eu sei!
Presunção e água benta cada um toma a que quer......
O mais triste é quem faz parte, na maioria das vezes, por convite, é que tem bons tachos, se é que me faço entender .....!
olhem como o SEP está caladinho quanto à ilegal retirada da toilencia aos Funcionarios Publicos nso Hospitais EPE e quanto à carreira!!!!!!!!!
O silencio do SEP e desconcertante!! Teimam não avançar com formas de luta mais agressivas - não temos alternativa - e de não forçar novas negociações . Porquê esperar tanto tempo??!?
Acha que me vou deslocar a lisboa para assiitir á assemblei geral?
Quem paga os custos?
Não acham que é uma utopia dizer que"Quem não for à Assembleia Geral não pode falar!
Se não querem aumento têm que lá estar e votar!
Falem lá, ou calem-se para sempre como nos casamentos"
talvez a colega tenha um vencimento churudo e possa dar-se a esses luxos.
micas
Quem paga os custos?
Não acham que é uma utopia dizer que"Quem não for à Assembleia Geral não pode falar!
Se não querem aumento têm que lá estar e votar!
Falem lá, ou calem-se para sempre como nos casamentos"
talvez a colega tenha um vencimento churudo e possa dar-se a esses luxos.
micas
TRANSPORTE PARA A ASSEMBLEIA DE DIA 29...
"A Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, disponibiliza transporte gratuito para a todos os membros com Cédula Profissional válida para o ano em curso.
Por informação do CDR, solicitamos informação até ao dia 25 (Terça-feira) do n.º de elementos que estarão interessados neste transporte.
As inscrições devem ser efectuadas por e-mail para: srnorte@ordemenfermeiros.pt ou para o n.º telefone: 225072710"
Tenho Dito....
"A Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, disponibiliza transporte gratuito para a todos os membros com Cédula Profissional válida para o ano em curso.
Por informação do CDR, solicitamos informação até ao dia 25 (Terça-feira) do n.º de elementos que estarão interessados neste transporte.
As inscrições devem ser efectuadas por e-mail para: srnorte@ordemenfermeiros.pt ou para o n.º telefone: 225072710"
Tenho Dito....
Meus amigos
Até agora só ouvi falar de democracia, de uma Ordem fraca, não pagamos, não gostamos blá blá blá...
A democracia é isto mesmo!! Alguém propõe e todos têm o direito de votar...
Já votaram nestes órgãos (em menos de 4 anos 2 vezes!!) agora VOTEM...
Vão à assembleia e VOTEM...
O transporte é gratuito (pelo menos no Norte) contactem a vossa secção regional e VOTEM.
Depois de aprovado não adianta reclamar...
Até agora só ouvi falar de democracia, de uma Ordem fraca, não pagamos, não gostamos blá blá blá...
A democracia é isto mesmo!! Alguém propõe e todos têm o direito de votar...
Já votaram nestes órgãos (em menos de 4 anos 2 vezes!!) agora VOTEM...
Vão à assembleia e VOTEM...
O transporte é gratuito (pelo menos no Norte) contactem a vossa secção regional e VOTEM.
Depois de aprovado não adianta reclamar...
Reformados fora da O.E.
Já basta o governo retirar os nossos rendimentos. É uma vewrgonha este aumento
Já basta o governo retirar os nossos rendimentos. É uma vewrgonha este aumento
A minha proposta até é contraria, penso que da forma como ganhamos e com o empenho que a ordem tem tido em vez de pagar mais devemos pagar MENOS!! 5 EUROS
Sou a favor de realizar uma petição!
Sou a favor de realizar uma petição!
5 euros e já era um pau, não merecem mais... aliás a ordem devia acabar, pois não trouxe nada de positivo aos enfermeiros
Pensam que ir do Norte a Lisboa no dia marcado, é fácil, era se não tivéssemos família e compromissos. Será que é necessário ir a votos para ver a discordância do pessoal, já pensaram em tão pouco tempo, o que se disse neste blog e continuo a afirmar são uma cambada de chulos e quanto aos professores não pagarem as cotas, se isto é verdade é engraçado de se ouvir pois um enfermeiro desempregado paga e um professor enfermeiro..., vão mas é pra ...
Acho que um aumento de 30% numa fase em não somos pagos como licenciados e aumentam os impostos é mais uma exploração à classe de enfermagem feita por próprios colegas.
Deviamos nos concentrar à porta da Ordem e manifestar o nosso desagrado face ao Roubo que pretendem fazer!
Deviamos nos concentrar à porta da Ordem e manifestar o nosso desagrado face ao Roubo que pretendem fazer!
Sim, o transporte é gratuito ...PARA QUEM TEM AS COTAS EM DIA, que não é o meu caso. E só podem entar quem tiver "convite", ou seja, tudo eem dia.
Ora então o que, ou como fazer? Não me posso manifestar, nomeademente contra a "inconstitucionalidade" da obrigatoriedade de cotização numa "associação representactiva"? O tanas!
Tal como o Marinho Pinto, também eu sou linearmente contra a OBRIGATORIEDADE de pagamento de cotas para pertença nesta ou aquela ordem profissional. Olha que gaita, hem? Já não basta os abutres do hemiciclo, dito, assembleia desta coisa muito pouco re-pública???
Ora então o que, ou como fazer? Não me posso manifestar, nomeademente contra a "inconstitucionalidade" da obrigatoriedade de cotização numa "associação representactiva"? O tanas!
Tal como o Marinho Pinto, também eu sou linearmente contra a OBRIGATORIEDADE de pagamento de cotas para pertença nesta ou aquela ordem profissional. Olha que gaita, hem? Já não basta os abutres do hemiciclo, dito, assembleia desta coisa muito pouco re-pública???
esta é boa !... mais uma forma de viajar à conta !para onde quereram eles ir? à tailândia é que não é pq já foram ou estou enganado.Pronto está bem ... a quota não foi ainda aumentada pois paciência perderam o comboio aliás como nós.... foi o mesmo já perdemos o comboio da carreira
Quantas vezes a bastonária e a sua comitiva viajam para os açores e madeira por ano? Será mentira que nos congressos internacionais até os suplentes vão? Estes senhores e senhoras são uns(mas) previligiados que só olham para o seu umbigo e os direitos dos enfermeiros e a autonomia da enfermagem é vê-los a perder. Qualquer dia .....É simplesmente uma tristeza!
23 anos de serviço + especialidade + mestrado + chefe < técnico superior >>>>>> cota < 10 euros.
renumeração justa >>>> cota > 10 euros.
Reformados e professores fora da Ordem dos enfermeiros deixem ditar as regras pelas quais nunca serão submetidos!
Qual é o professor que luta pelos direitos dos enfermeiros? Eles até um outro sindicato, não é verdade?!
renumeração justa >>>> cota > 10 euros.
Reformados e professores fora da Ordem dos enfermeiros deixem ditar as regras pelas quais nunca serão submetidos!
Qual é o professor que luta pelos direitos dos enfermeiros? Eles até um outro sindicato, não é verdade?!
Se a quota(cota ou imposto?)fosse "aumentada" para 10 ... cêntimos, nem assim eu PAGARIA para uma organização que "estourou" uma PROFISSÃO que outrora (antes dessa organização existir) era FORTE.
Continuo sem pagar as quotas. Para quando o ameaçado processo judicial?
Seria interessante que tal viesse a acontecer sob a égide do Germano.
Continuo sem pagar as quotas. Para quando o ameaçado processo judicial?
Seria interessante que tal viesse a acontecer sob a égide do Germano.
Sra Professora CP
O que pensa dos enfermeiros que nunca exerceram, pois nem emprego conseguem (devido a politicas da Ordem: faltam enfermeiros, abram-se escolas sem qualquer qualidade de ensino ou sem corpo docente fixo, e agora é ver enfermeiros recem licenciados a limpar o chão ou a servir ao balcão, etc.)de serem obrigados a inscreverem-se e a pagar quotas se não quando houver concursos não podem concorrer. E não me venha dizer que os Professores de enfermagem não deviam pagar quotas, porque não prestam cuidados; se assim é nem deviam fazer parte dos orgãos da Ordem, mas como sabemos são vocês que mais cargos ocupam na (des)Ordem.
O que pensa dos enfermeiros que nunca exerceram, pois nem emprego conseguem (devido a politicas da Ordem: faltam enfermeiros, abram-se escolas sem qualquer qualidade de ensino ou sem corpo docente fixo, e agora é ver enfermeiros recem licenciados a limpar o chão ou a servir ao balcão, etc.)de serem obrigados a inscreverem-se e a pagar quotas se não quando houver concursos não podem concorrer. E não me venha dizer que os Professores de enfermagem não deviam pagar quotas, porque não prestam cuidados; se assim é nem deviam fazer parte dos orgãos da Ordem, mas como sabemos são vocês que mais cargos ocupam na (des)Ordem.
FALTA DE SENSIBILIDADE!! UMA ORDEM QUE NUM MOMENTO SOCIOECONOMICO TÃO FRÁGIL QUANTO O QUE ESTAMOS A VIVENCIAR, PRETENDE AUMENTAR AS QUOTAS (QUE A MEU VER JÃ NÃO SÃO ASSIM TÃO BAIXAS) SÓ PODE SER CONSTITUIDA POR PESSOAS COM UMA GRANDE LACUNA DE BOM SENSO E SENSIBILIDADE!!!
ATENDENDO AO PASSADO SINDICAL E À COERENCIA E AO SENTIDO DE JUSTIÇA QUE DE RESTO É CONHECIDO DA NOSSA BASTONARIA, FICO INCREDULO COM ESTA INCIATIVA DA OE!!!
O QUE MAIS PODERÁ SAIR DESTA DIRECÇÃO, PERGUNTO EU!!???
ATENDENDO AO PASSADO SINDICAL E À COERENCIA E AO SENTIDO DE JUSTIÇA QUE DE RESTO É CONHECIDO DA NOSSA BASTONARIA, FICO INCREDULO COM ESTA INCIATIVA DA OE!!!
O QUE MAIS PODERÁ SAIR DESTA DIRECÇÃO, PERGUNTO EU!!???
meus senhores, se não forem á assembleia demonstrar com o vosso voto o sentido que querem seguir...
eles decidem por vós...
eles decidem por vós...
JRibeiro? Quem é? É mais um ANÓNIMO?
Se não é, identifique-se. Assim como todos os outros "ANÓNIMOS".
Se não é, identifique-se. Assim como todos os outros "ANÓNIMOS".
Sem duvida que a resposta a este aumento das cotas só pode ser um "ENLOUQUECERAM???? VÃO TOMAR A MEDICAÇÃO"
Como é possível tal estupidez? Desde que a ordem apareceu que:
-Passamos a ser obrigados a pagar sem ver quaisquer resultados;
-Temos a Enfermagem enquanto profissão em queda livre;
-Permite-se a abertura de escolas sem qualquer critério só para terem mais pessoas a pagar;
-Vemos o dinheiro que ganhamos a ser usado em viagens e património que não beneficia nem serve a nenhum Enfermeiro;
-Não temos quem nos defenda perante a sociedade nem as afrontas dos empregadores à dignidade profissional;
-Temos processos e suspensões instauradas por "colegas" em que primeiro se suspende e só depois se vê se é culpado;
-Recebemos lixo na caixa do correio que nem para papel higiénico serve (embora ás vezes de vontade de limpar uma arrastadeira ou outra com aquilo)!!!!
Por fim querem aumentar as cotas? Devo lembrar que não somos aumentados há 10 ANOS???? Se não somos aumentados porque aumentam as cotas???? VÃO TRABALHAR CAMBADA DE CHULOS!!!!!
Como é possível tal estupidez? Desde que a ordem apareceu que:
-Passamos a ser obrigados a pagar sem ver quaisquer resultados;
-Temos a Enfermagem enquanto profissão em queda livre;
-Permite-se a abertura de escolas sem qualquer critério só para terem mais pessoas a pagar;
-Vemos o dinheiro que ganhamos a ser usado em viagens e património que não beneficia nem serve a nenhum Enfermeiro;
-Não temos quem nos defenda perante a sociedade nem as afrontas dos empregadores à dignidade profissional;
-Temos processos e suspensões instauradas por "colegas" em que primeiro se suspende e só depois se vê se é culpado;
-Recebemos lixo na caixa do correio que nem para papel higiénico serve (embora ás vezes de vontade de limpar uma arrastadeira ou outra com aquilo)!!!!
Por fim querem aumentar as cotas? Devo lembrar que não somos aumentados há 10 ANOS???? Se não somos aumentados porque aumentam as cotas???? VÃO TRABALHAR CAMBADA DE CHULOS!!!!!
Ainda digo mais:
É triste ver que a ordem nada diz sobre assuntos relevantes para a profissão de Enfermagem (sim, estupidamente ainda escrevo o nome da nossa profissão com letra maiuscula).
Eu sei que a esclerose já deve ter atingido fortemente os membros caquéticos que fazem esta (des)ordem. Que já revelam alheamento em relação à realidade, isso há muito que o sabemos. Mas pelos vistos a inercia atinge também a capacidade de escrita. Senão dêem uma vista de olhos à página da ordem (renovada ou nova, parece que nem a bastonária sabe muito bem pois no comunicado uma vez diz uma coisa e depois diz outra...). Basta ver as datas das tomadas de posição para ver quanto tempo estão sem fazer NADA... Eu sei que as viagens consomem muito tempo e pelos vistos todos vão nelas, mas já há internet em todo o lado para dizerem qualquer coisa. Também sei que as jantaradas pagas por mim e por todos os que TRABALHAM acabam tarde e não dá vontade de fazer nada.
Sei ainda que a idade avançada e o facto de não fazerem ideia do que é a Enfermagem real leva-os a pensar que estamos apenas preocupados com os turnos...
Mas podiam deixar-nos umas linhas não?
Bem sei que não têm nada para contar mas pronto....mandem-nos a informação das ementas e de como está o tempo. Ao menos sabemos o local onde o nosso dinheiro é gasto para bem de alguém.....
Agora a sério:
Que tal criar uma petição online para ser apresentada à ordem sobre o descontentamento que todos sentimos? Para terem realmente o feedback de quantos de nós não nos revemos na ordem que temos:
-Para perceberem que estamos atentos ao facto que não somos valorizados enquanto profissão exatamentente desde que a ordem foi criada;
-Para perceberem que estamos fartos de tanta inercia;
-Para perceberem que não nos interessa termos sido representados num qualquer país quando não somos reconhecidos no nosso;
-Para perceberem que sabemos que não trabalham para a Enfermagem nem para os Enfermeiros;
-Para perceberem que estamos fartos de ser explorados;
-Para perceberem que não somos uma cambada de bananas....
Sabem porque os médicos têm o poder que têm? Não é preciso ser muito inteligentes senhores da ordem...São poderosos porque são precisos... A ordem dos médicos reserva para si a autorização para abrir novas universidades. Para que? Para não haver médicos a mais, ou seja...para serem precisos.
O que é que aconteceu com a enfermagem? Abriram escolas completamente arbitrariamente simplesmente para terem maior numero de pagantes. Com isto perdeu-se poder meus senhores. E também qualidade de ensino pois infelizmente até há cursos em que os responsáveis das cadeiras nem sequer são Enfermeiros...Tristeza...
Abram os olhos!!!! Para quando um chuto NO CÚ desta gente?
Estou completamente farto desta gente e é melhor então nem falar do sindicato....
É triste ver que a ordem nada diz sobre assuntos relevantes para a profissão de Enfermagem (sim, estupidamente ainda escrevo o nome da nossa profissão com letra maiuscula).
Eu sei que a esclerose já deve ter atingido fortemente os membros caquéticos que fazem esta (des)ordem. Que já revelam alheamento em relação à realidade, isso há muito que o sabemos. Mas pelos vistos a inercia atinge também a capacidade de escrita. Senão dêem uma vista de olhos à página da ordem (renovada ou nova, parece que nem a bastonária sabe muito bem pois no comunicado uma vez diz uma coisa e depois diz outra...). Basta ver as datas das tomadas de posição para ver quanto tempo estão sem fazer NADA... Eu sei que as viagens consomem muito tempo e pelos vistos todos vão nelas, mas já há internet em todo o lado para dizerem qualquer coisa. Também sei que as jantaradas pagas por mim e por todos os que TRABALHAM acabam tarde e não dá vontade de fazer nada.
Sei ainda que a idade avançada e o facto de não fazerem ideia do que é a Enfermagem real leva-os a pensar que estamos apenas preocupados com os turnos...
Mas podiam deixar-nos umas linhas não?
Bem sei que não têm nada para contar mas pronto....mandem-nos a informação das ementas e de como está o tempo. Ao menos sabemos o local onde o nosso dinheiro é gasto para bem de alguém.....
Agora a sério:
Que tal criar uma petição online para ser apresentada à ordem sobre o descontentamento que todos sentimos? Para terem realmente o feedback de quantos de nós não nos revemos na ordem que temos:
-Para perceberem que estamos atentos ao facto que não somos valorizados enquanto profissão exatamentente desde que a ordem foi criada;
-Para perceberem que estamos fartos de tanta inercia;
-Para perceberem que não nos interessa termos sido representados num qualquer país quando não somos reconhecidos no nosso;
-Para perceberem que sabemos que não trabalham para a Enfermagem nem para os Enfermeiros;
-Para perceberem que estamos fartos de ser explorados;
-Para perceberem que não somos uma cambada de bananas....
Sabem porque os médicos têm o poder que têm? Não é preciso ser muito inteligentes senhores da ordem...São poderosos porque são precisos... A ordem dos médicos reserva para si a autorização para abrir novas universidades. Para que? Para não haver médicos a mais, ou seja...para serem precisos.
O que é que aconteceu com a enfermagem? Abriram escolas completamente arbitrariamente simplesmente para terem maior numero de pagantes. Com isto perdeu-se poder meus senhores. E também qualidade de ensino pois infelizmente até há cursos em que os responsáveis das cadeiras nem sequer são Enfermeiros...Tristeza...
Abram os olhos!!!! Para quando um chuto NO CÚ desta gente?
Estou completamente farto desta gente e é melhor então nem falar do sindicato....
Será que os comentaristas deste blog ainda não perceberam que a Ordem dos Enfermeiros são todos os enfermeiros inscritos???
Que estes representantes dos Órgãos foram legitamente eleitos???
Que existe as Assembleias Gerais para que todos os membros se pronunciem!!!
Se queremos uma Ordem actuante e digna, são precisos membros nos órgãos disponiveis e activos que além de exercerem, dêem também algum do seu tempo às actividades da Ordem.
Estarão disponiveis para isso????
Se estão organizem-se porque para o ano temos processo eleitoral.
Se querem uma Ordem diferente, que esperam...
A OE são todos os membros inscritos??
Caro colega, não me faças rir! Bem todos os enfermeiros pagam as quotas à OE, com o intuito de haver alguém que nos defenda. Quando existem negociações com o governo não são os enfermeiros TODOS que tem reuniões com eles, mas sim, o grupo da OE. Este sim, está lá para nos representar para isso é que todos os enfermeiros pagam as quotas! Agora, falando de outro assunto que me revolta imenso, vocês exigem pagamento obrigatório das quotas recebem uma pipa de massa por ano! Agora eu pergunto: " Para onde vai esse dinheiro? Temos muita pouca formação gratuita anual... já para não falar em cursos, que esses nem vê-los!
Ah! vocês falam nas outras ordens e comparam-se muito, mas não há comparação possível, pois quando se trata de algum assunto relacionado com a medicina, ai sim, eu vejo logo a Ordem dos médicos e outras ordens a intervir, na televisão a defendê-los com unhas e dentes. E quando precisámos da OE para nos defender onde anda o grupo que supostamente deveria defender os nossos direitos e deveres ( e que supostamente nos deveria representar, que é para isso que pagámos)? Pois nunca os vejo em lado nenhum! Para mim, a Ordem dos Enfermeiros devia acabar. tenham vergonha andar a pedir aos "pobres"! Dá o pobre ao rico! Enfim!
Que estes representantes dos Órgãos foram legitamente eleitos???
Que existe as Assembleias Gerais para que todos os membros se pronunciem!!!
Se queremos uma Ordem actuante e digna, são precisos membros nos órgãos disponiveis e activos que além de exercerem, dêem também algum do seu tempo às actividades da Ordem.
Estarão disponiveis para isso????
Se estão organizem-se porque para o ano temos processo eleitoral.
Se querem uma Ordem diferente, que esperam...
A OE são todos os membros inscritos??
Caro colega, não me faças rir! Bem todos os enfermeiros pagam as quotas à OE, com o intuito de haver alguém que nos defenda. Quando existem negociações com o governo não são os enfermeiros TODOS que tem reuniões com eles, mas sim, o grupo da OE. Este sim, está lá para nos representar para isso é que todos os enfermeiros pagam as quotas! Agora, falando de outro assunto que me revolta imenso, vocês exigem pagamento obrigatório das quotas recebem uma pipa de massa por ano! Agora eu pergunto: " Para onde vai esse dinheiro? Temos muita pouca formação gratuita anual... já para não falar em cursos, que esses nem vê-los!
Ah! vocês falam nas outras ordens e comparam-se muito, mas não há comparação possível, pois quando se trata de algum assunto relacionado com a medicina, ai sim, eu vejo logo a Ordem dos médicos e outras ordens a intervir, na televisão a defendê-los com unhas e dentes. E quando precisámos da OE para nos defender onde anda o grupo que supostamente deveria defender os nossos direitos e deveres ( e que supostamente nos deveria representar, que é para isso que pagámos)? Pois nunca os vejo em lado nenhum! Para mim, a Ordem dos Enfermeiros devia acabar. tenham vergonha andar a pedir aos "pobres"! Dá o pobre ao rico! Enfim!
Quem não for à Assembleia Geral não pode falar!
Se não querem aumento têm que lá estar e votar!
Falem lá, ou calem-se para sempre como nos casamentos....
Os horários de trabalho nem sempre permitem a ida a Lisboa para votar. Porqu~e que a votação não é feita online? Os computadores e a Internet´são para ser utilizados não? Por amor da santa, online de certeza que TODOS os enfermeiros votavam. A tecnologia avança!
Se não querem aumento têm que lá estar e votar!
Falem lá, ou calem-se para sempre como nos casamentos....
Os horários de trabalho nem sempre permitem a ida a Lisboa para votar. Porqu~e que a votação não é feita online? Os computadores e a Internet´são para ser utilizados não? Por amor da santa, online de certeza que TODOS os enfermeiros votavam. A tecnologia avança!
Quem não for à Assembleia Geral não pode falar!
Se não querem aumento têm que lá estar e votar!
Falem lá, ou calem-se para sempre como nos casamentos....
Os horários de trabalho nem sempre permitem a ida a Lisboa para votar. Porqu~e que a votação não é feita online? Os computadores e a Internet´são para ser utilizados não? Por amor da santa, online de certeza que TODOS os enfermeiros votavam. A tecnologia avança!
Se não querem aumento têm que lá estar e votar!
Falem lá, ou calem-se para sempre como nos casamentos....
Os horários de trabalho nem sempre permitem a ida a Lisboa para votar. Porqu~e que a votação não é feita online? Os computadores e a Internet´são para ser utilizados não? Por amor da santa, online de certeza que TODOS os enfermeiros votavam. A tecnologia avança!
Caro colega que defende que a ordem somos todos nós...
Gostaria de salientar alguns pontos. Se bem que é verdade que quem for à assembleia pode votar, gostaria de discordar em alguns pontos:
-Não acho que a ordem sejam todos os enfermeiros inscritos. Defendo que a ordem são todos os Enfermeiros que tiraram o seu curso e se querem exercer a profissão para que estudaram têm de pagar. Assim eu também sou da DGCI porque pago impostos. Pagamos PARA sermos defendidos profissionalmente
-Os representantes dos órgãos não foram legitimamente eleitos porque simplesmente para eleger alguém teríamos de os conhecer e de ter escolha, coisa que não acontece. Por isso votei em BRANCO, ou seja, a única hipótese que havia foi rejeitada por mim, e provavelmente muitos terão feito mesmo (e deveriam ser mais na minha opinião)
-Nas assembleias gerais POUCOS membros se pronunciam. E se já foi a alguma terá visto que muitas vezes são impedidos de falar pela mesa quando o assunto não lhes interessa.
-Quanto à disponibilidade julgo que a disponibilidade depende de cada um mas é sempre mais fácil quando nos revemos no trabalho que queremos fazer. Ajuda melhor o vizinho simpático ou aquele macambuzio que não fala a ninguém? E sim já dei o meu tempo à ordem para a regulamentação do Exercício Profissional de Enfermagem em trabalhadores independentes. Sabe qual foi o resultado? Até hoje eu também não vi nenhum. Vim-me embora porque não estava disponível para compactuar com um grupo de múmias paralíticas (passe a expressão) que apenas queria aparecer nas reuniões julgando que o aparecer já é trabalhar.
Voltando à votação acho que todos devíamos ser chamados a dar a nossa opinião, pois assuntos que afectam todos os elementos de uma ordem devem ser postas à votação de todos. Mais ainda, porque tal não estava no programa apresentado por estes corpos dirigentes.
Por tudo isto quase defendo a opinião do colega que apesar de pagar 10€ defende partir os vidros todos os dias....
Quando falo e defendo que a ordem nos moldes em que está é um refugio de gente inútil para trabalhar seja a que nível for e cobarde para mostrar a cara quando se trata de intervir, sei do que falo.
Estive nas AE's, nas FNAEE's e noutras que tais (sempre gostei desta expressão) e sinceramente estou cansado do pântano em que a Enfermagem está metida-talvez seja só cansaço e desilusão. E só vejo a ordem a lançar ainda mais água para ele.
Enviar um comentário
Gostaria de salientar alguns pontos. Se bem que é verdade que quem for à assembleia pode votar, gostaria de discordar em alguns pontos:
-Não acho que a ordem sejam todos os enfermeiros inscritos. Defendo que a ordem são todos os Enfermeiros que tiraram o seu curso e se querem exercer a profissão para que estudaram têm de pagar. Assim eu também sou da DGCI porque pago impostos. Pagamos PARA sermos defendidos profissionalmente
-Os representantes dos órgãos não foram legitimamente eleitos porque simplesmente para eleger alguém teríamos de os conhecer e de ter escolha, coisa que não acontece. Por isso votei em BRANCO, ou seja, a única hipótese que havia foi rejeitada por mim, e provavelmente muitos terão feito mesmo (e deveriam ser mais na minha opinião)
-Nas assembleias gerais POUCOS membros se pronunciam. E se já foi a alguma terá visto que muitas vezes são impedidos de falar pela mesa quando o assunto não lhes interessa.
-Quanto à disponibilidade julgo que a disponibilidade depende de cada um mas é sempre mais fácil quando nos revemos no trabalho que queremos fazer. Ajuda melhor o vizinho simpático ou aquele macambuzio que não fala a ninguém? E sim já dei o meu tempo à ordem para a regulamentação do Exercício Profissional de Enfermagem em trabalhadores independentes. Sabe qual foi o resultado? Até hoje eu também não vi nenhum. Vim-me embora porque não estava disponível para compactuar com um grupo de múmias paralíticas (passe a expressão) que apenas queria aparecer nas reuniões julgando que o aparecer já é trabalhar.
Voltando à votação acho que todos devíamos ser chamados a dar a nossa opinião, pois assuntos que afectam todos os elementos de uma ordem devem ser postas à votação de todos. Mais ainda, porque tal não estava no programa apresentado por estes corpos dirigentes.
Por tudo isto quase defendo a opinião do colega que apesar de pagar 10€ defende partir os vidros todos os dias....
Quando falo e defendo que a ordem nos moldes em que está é um refugio de gente inútil para trabalhar seja a que nível for e cobarde para mostrar a cara quando se trata de intervir, sei do que falo.
Estive nas AE's, nas FNAEE's e noutras que tais (sempre gostei desta expressão) e sinceramente estou cansado do pântano em que a Enfermagem está metida-talvez seja só cansaço e desilusão. E só vejo a ordem a lançar ainda mais água para ele.
<< Home