segunda-feira, julho 26, 2010
A demissão do CD do INEM!
Os Sindicatos de Enfermagem exigem que o Conselho Directivo do INEM se demita! A degradação inequívoca do funcionamento do sistema de emergência é o motivo que encabeça esta exigência.
Aqui, neste blog, a demissão já se exige à imenso tempo! Quem por lá está (e os restantes jobs for the boys), é de uma incompetência manifesta e exasperante!
O INEM está (técnicamente) falido, a resposta do sistema tem piorado, os recursos humanos laboram em condições cada vez mais degradantes e, pior que isso, a linha estratégica de orientação da política do INEM permite antever um futuro muito negro. Na rectaguarda de todo este lamaçal está o maior mentiroso de um reino que tresanda a podridão: Dr. Manuel Pizarro.
.
Concebeu-se um Plano Estratégico dos Recursos Humanos da Emergência Pré-Hospitalar (vergonhosamente, duas dúzias de folhas mal redigidas, pessimamente argumentado e estruturado!), colocou-se o mesmo à discussão pública, onde foi severamente contestado (como é possível constatar no relatório elaborado após esta discussão), e, para degredo luso, aprovado, sem se perceber muito bem porquê.
O INEM está (técnicamente) falido, a resposta do sistema tem piorado, os recursos humanos laboram em condições cada vez mais degradantes e, pior que isso, a linha estratégica de orientação da política do INEM permite antever um futuro muito negro. Na rectaguarda de todo este lamaçal está o maior mentiroso de um reino que tresanda a podridão: Dr. Manuel Pizarro.
.
Concebeu-se um Plano Estratégico dos Recursos Humanos da Emergência Pré-Hospitalar (vergonhosamente, duas dúzias de folhas mal redigidas, pessimamente argumentado e estruturado!), colocou-se o mesmo à discussão pública, onde foi severamente contestado (como é possível constatar no relatório elaborado após esta discussão), e, para degredo luso, aprovado, sem se perceber muito bem porquê.
O referido relatório é claro na contestação em massa por parte da classe de Enfermagem. Demagogicamente, afirma-se que foram realizadas as alterações necessárias por forma a aproximar o plano das reivindicações das estruturas representativas dos Enfermeiros, nomeadamente da Ordem dos Enfermeiros. No entanto, quando analisamos o tal plano aprovado, percebemos que este é um copy/paste da versão inicial. Pior, só na Etiópia.
.
Esta aprovação deu origem a uma onda de contentamento dos amantes das séries de televisão. Tantos anos a ver Spielberg, que também quiseram ver Spielberg por aqui. Mas as realidades são diferentes, o contexto também, e importar parvoíves americanas (do tempo em que não havia Enfermeiros disponíveis) para Portugal, é como plantar palmeiras do cume da Serra da Estrela. É estúpido.
Fartos de estupidez já estão os Enfermeiros, já não basta aguentarmos com a estupidez (como uma porta) do Presidente Abílio, do meio homem-meio bicho, Sá de Almeida (saloia) e do mentiroso Pizarro, temos também que ver alguém plantar batatas no alcatrão da Avenida João Crisóstomo.
.
No meio de tudo isto estão uns quantos alegres que ainda não perceberam que não são mais do que carne (para canhão)... barata.
.
Vamos lá desmistificar uma coisa: os Enfermeiros não se opõe à criação de uma carreira de TEPH, TEM, TOCS, TICS ou seja lá o que for.
Eles podem ter a carreira que quiserem (tal como os hermanos espanhóis), mas, tal e qual como os espanhóis, não pode existir colisão de competências: quem é Técnico Sanitário (equivalente as TEPH) tem uma função, e os Enfermeiros têm outra (tudo o que diz respeito ao SAV). Os Spielbergs, esses, ficam a dormir no sofá.
.
Por cá, em Portugal, o plano está aprovado, mas ainda não está definido (o Ministério afirma estarem em avaliação) se um TEPH pode, por exemplo, puncionar ou administrar medicação...
.
Por fim, não podia deixar de referir que alguém em enviou um e-mail com o link da Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar. Presididos por um tal de Nélson Batista, é possível ler por lá estórias da carochinha e da conspiração palerma (pejadas de erros ortográficos).
Tenho cá em casa tanta relva para o Nélson cortar...
.
Esta aprovação deu origem a uma onda de contentamento dos amantes das séries de televisão. Tantos anos a ver Spielberg, que também quiseram ver Spielberg por aqui. Mas as realidades são diferentes, o contexto também, e importar parvoíves americanas (do tempo em que não havia Enfermeiros disponíveis) para Portugal, é como plantar palmeiras do cume da Serra da Estrela. É estúpido.
Fartos de estupidez já estão os Enfermeiros, já não basta aguentarmos com a estupidez (como uma porta) do Presidente Abílio, do meio homem-meio bicho, Sá de Almeida (saloia) e do mentiroso Pizarro, temos também que ver alguém plantar batatas no alcatrão da Avenida João Crisóstomo.
.
No meio de tudo isto estão uns quantos alegres que ainda não perceberam que não são mais do que carne (para canhão)... barata.
.
Vamos lá desmistificar uma coisa: os Enfermeiros não se opõe à criação de uma carreira de TEPH, TEM, TOCS, TICS ou seja lá o que for.
Eles podem ter a carreira que quiserem (tal como os hermanos espanhóis), mas, tal e qual como os espanhóis, não pode existir colisão de competências: quem é Técnico Sanitário (equivalente as TEPH) tem uma função, e os Enfermeiros têm outra (tudo o que diz respeito ao SAV). Os Spielbergs, esses, ficam a dormir no sofá.
.
Por cá, em Portugal, o plano está aprovado, mas ainda não está definido (o Ministério afirma estarem em avaliação) se um TEPH pode, por exemplo, puncionar ou administrar medicação...
.
Por fim, não podia deixar de referir que alguém em enviou um e-mail com o link da Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar. Presididos por um tal de Nélson Batista, é possível ler por lá estórias da carochinha e da conspiração palerma (pejadas de erros ortográficos).
Tenho cá em casa tanta relva para o Nélson cortar...
Comments:
<< Home
Pois é... mas o referido plano la foi aprovado, a formação já está a ser implementada, etc.
E o que falta aprovar (que está em analise) vai deixar muitas... pipocas sem tacho.
Já agora quantos enfermeiros estão nas delegações de Coimbra, Lisboa e Algarve? O Porto é em Setembro.
E o CODU?
Parece que o caminho está traçado.
E o que falta aprovar (que está em analise) vai deixar muitas... pipocas sem tacho.
Já agora quantos enfermeiros estão nas delegações de Coimbra, Lisboa e Algarve? O Porto é em Setembro.
E o CODU?
Parece que o caminho está traçado.
Não ofendas quem te vai passar doentes críticos no hospital, estes profissionais vão ser muito importantes para as vitimas que vão encontrar.
E o ministério VAI APROVAR tudo o que está em avaliação porque senão ficava tudo na mesma e não é isso que se quer.
Se não fosse aprovado teríamos operacionais no terreno que terão a formação e não poderiam fazer as coisas porque simplesmente não podiam, o que é bem mais grave que hoje, pois hoje não pudemos mas também não temos essa formação mas ali vamos ter.
Iria ser "quase" como, por exemplo ter um técnico de analises clínicas num hospital e depois ter de la ir um enfermeiro fazer a colheita.
OU AINDA NÃO REPARASTE QUE O MODULO DE FARMACOLOGIA DE EMERGÊNCIA JA FOI ACEITE...
E o ministério VAI APROVAR tudo o que está em avaliação porque senão ficava tudo na mesma e não é isso que se quer.
Se não fosse aprovado teríamos operacionais no terreno que terão a formação e não poderiam fazer as coisas porque simplesmente não podiam, o que é bem mais grave que hoje, pois hoje não pudemos mas também não temos essa formação mas ali vamos ter.
Iria ser "quase" como, por exemplo ter um técnico de analises clínicas num hospital e depois ter de la ir um enfermeiro fazer a colheita.
OU AINDA NÃO REPARASTE QUE O MODULO DE FARMACOLOGIA DE EMERGÊNCIA JA FOI ACEITE...
onde está a luta do SEP e da Ordem dos enfermeiros face a este psdeudo relatorio que foi aprovado sem uma unica alteraçao?
É a palhaçada geral e o desnorte por completo... O corolário da incompetência, falta de visão e de planeamento... a vitória de interesses obscuros e podres utilizando a suposta nova carreira dos técnicos como mercado fácil e rentável...apenas lamentável... O conselho directivo do INEM a precisar rapidamente de férias eternas!!!
Espero que as consequências (nefastas) da aprovação destas criaturas chamadas TEPH surjam rapidamente. Só assim é que o governo aprende.
Enquanto couber aos medicos delegar noutros o que lhes convem e quando lhe convem vamos continuar a viver situaões destas.
A equipe do Ministério sabe viver muito bem á conta disto.
A equipe Socrates entrou no Pais com o proposito de destruir tudo porque a seus olhos ninguem presta.Pôs cidadãos contra cidadãos, nesta querrilha estão a ter grande sucesso.Até quando?
A equipe do Ministério sabe viver muito bem á conta disto.
A equipe Socrates entrou no Pais com o proposito de destruir tudo porque a seus olhos ninguem presta.Pôs cidadãos contra cidadãos, nesta querrilha estão a ter grande sucesso.Até quando?
Enquanto couber aos medicos delegar noutros o que lhes convem e quando lhe convem vamos continuar a viver situaões destas.
A equipe do Ministério sabe viver muito bem á conta disto.
A equipe Socrates entrou no Pais com o proposito de destruir tudo porque a seus olhos ninguem presta.Pôs cidadãos contra cidadãos, nesta querrilha estão a ter grande sucesso.Até quando?
A equipe do Ministério sabe viver muito bem á conta disto.
A equipe Socrates entrou no Pais com o proposito de destruir tudo porque a seus olhos ninguem presta.Pôs cidadãos contra cidadãos, nesta querrilha estão a ter grande sucesso.Até quando?
Digam-me lá quais são as consequências tão "nefastas" da criação destas "criaturas" chamadas TEPH?
Nuno Lourenço
TAE DRLVT
Nuno Lourenço
TAE DRLVT
Este é uma gravíssimo atentado às competências dos enfermeiros prepretado por um médico preconceituoso e confuso. Entretanto quero saber o resultado da reunião hoje efectuada entre a OE, os Sindicatos e as Associações.
Uma coisa é certa: se desta reunião não tiver resultado uma posição inequívoca e comum entre todas as partes, Pizarro terá a sua vitória de "Pirro".
Vamos falando!
Uma coisa é certa: se desta reunião não tiver resultado uma posição inequívoca e comum entre todas as partes, Pizarro terá a sua vitória de "Pirro".
Vamos falando!
É fantástica a forma como faz questão de separar as competências do TEPH com as do enfermeiro...
Pena que essa lucidez não se aplique quando fala de enfermeiros e Médicos, nesse caso já vale tudo... Já não há competências a respeitar, e a usurpação de funções passa a chamar.-se "mixed skills"... E quer ser levado a sério??
Pena que essa lucidez não se aplique quando fala de enfermeiros e Médicos, nesse caso já vale tudo... Já não há competências a respeitar, e a usurpação de funções passa a chamar.-se "mixed skills"... E quer ser levado a sério??
Caros colegas,
Nao atirem a culpa para cima de quem lutou por uma carreira.
Não atirem as culpas para cima de quem coordena o inem só pq este nao satisfaz a nossa classe como nós queremos.
Mas podem culpar à vontade os nossos colegas enfermeiros. Que enquanto estiveram no inem a tirar ordenados de 5 e 6 mil euros por mês NUNCA fizeram NADA pela Enfermagem. Amealharam para eles e barraram a entrada de novos colegas. Fizeram-no no codu tal como sempre fizeram nas vmer.
Estamos a deitar-nos na cama que fizémos.
Nao atirem a culpa para cima de quem lutou por uma carreira.
Não atirem as culpas para cima de quem coordena o inem só pq este nao satisfaz a nossa classe como nós queremos.
Mas podem culpar à vontade os nossos colegas enfermeiros. Que enquanto estiveram no inem a tirar ordenados de 5 e 6 mil euros por mês NUNCA fizeram NADA pela Enfermagem. Amealharam para eles e barraram a entrada de novos colegas. Fizeram-no no codu tal como sempre fizeram nas vmer.
Estamos a deitar-nos na cama que fizémos.
Meu deus se isto for mesmo assim para o ano o ps ta bem tramado.Não faz sentido mesmo nem cabe na cabeça de ninguém a criação de esta carreira.ACHAM MESMO K VOCÊS VÃO ADMINISTRAR MEDICAÇÃO??? ETC???ACHAM MESMO QUE O SOCRATES É BURRO????? ACHAM MESMO K NOS PODEMOS DAR AO LUXO DEPOIS DA CIMEIRA DE LISBOA FAZERMOS ESTAS CAGADAS??? ACHAM K A EUROPA NÃO TA DE OLHO EM NÓS??? GANHA JUÍZO Ó DISLÉXICO SR BAPTISTA!! IDES TER UMA REQUALIFICAÇÃO IDES APRENDER A FALAR E A ESCREVER MELHOR PARA MELHOR SERVIR OS ENFERMEIROS, ISSO SIM...MAS QUE APROVAÇÕES QUAL QUE?? EU FICO PASMO COM VOCÊS ANDAVAM-SE A PORTAR BEM E TÍNHAMOS BOAS PERSPECTIVAS PARA OS TAS, MAS VIR A MIJAR FORA DO PENICO É QUE NÃO.SAI É UMA CAIXA DE LORAZEPAN PA ESTES SENHORES QUE ANDAM MT EXCITADOS...FALO PARA TODOS OS SEGUIDORES DESSE SR BAPTISTA ELE VAI CRIAR MT MAU AMBIENTE ENTRE OS COLEGAS ENFERMEIROS E OS TAS E POR AI.. E O MELHOR É QUE NAO É ELE QUE VAI DAR A CARA A ESSE MAL AMBIENTE ELE VAI TAR JA COM CARRO DE ALTA CILINDRADA E CASA EM CASCAIS SO PELO DINHEIRO DAS PSEUDO-FORMAÇÕES, OU AINDA NAO REPARAM K ALGUEM K NAO TEM PRIMO NA ESCRITA NAO PODE SER BOM DEFENSOR DE INTERESSES DE OUTREM.
AS CONSEQUÊNCIAS NEFASTAS QUE VÃO RESULTAR DA APROVAÇÃO DA CARREIRA A ESTAS CRIATURAS CHAMADAS (TEPH) VÃO SER:
1º A TAXA DE SAÍDA DAS VMER VAI BAIXAR ENTRE 40% A 50% POIS AS HIPOGLICEMIAS E OVERDOSES DE HEROÍNA VÃO DEIXAR DE TER CRITÉRIO DE VMER E DIMINUIR DRASTICAMENTE AQUELAS SAÍDAS APENAS PARA IR FAZER UM ECG PELAS VIAS DE DUVIDAS PORQUE ESTES PROFISSIONAIS VÃO TER MEIOS PARA O FAZER NO TERRENO E RECONHECER OS RITMOS E ENVIA-LOS PARA O MEDICO DA CENTRAL E TERÃO A CAPACIDADE DE ADMINISTRAR A MEDICAÇÃO CORRECTA POR ORDEM DO MEDICO SE REALMENTE ELE DECIDIR QUE DEVE SER ADMINISTRADA.
2º VAI DIMINUIR A TAXA DE MORTALIDADE POR HIPOVOLEMIA POR ESTES PROFISSIONAIS PUDEREM COMBATER ESSE PROBLEMA COM A REPOSIÇÃO DE FLUIDOS.
3º VAI DIMINUIR A TAXA DE MORTALIDADE POR ESTES PROFISSIONAIS PUDEREM ADMINISTRAR OS FÁRMACOS CORRECTOS COMO POR EXEMPLO NUMA SITUAÇÃO DE UM EDEMA AGUDO DO PULMÃO E ACABAR DE VEZ COM A DESGRAÇADA FRASE MAIS DITA NAS NOSSAS VIDAS, A FAMOSA " TENHA CALMA OS NOSSOS COLEGAS JA ESTÃO A CHEGAR" E 35M DEPOIS QUANDO A VMER CHEGA JA NÓS ESTAMOS EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
E LEVAVA AQUI O DIA TODO A ENUMERAR SITUAÇÕES DESTE GÉNERO QUE VÃO MELHORAR MAS SE VOCÊS ESTÃO NUMA DE NEGAÇÃO ESTÃO NO VOSSO DIREITO.
QUEREM QUE O SISTEMA NÃO MUDE PARA CONTINUAREM COM OS VOSSOS IDEAIS E QUE OS PORTUGUESES CONTINUEM A MORRER DIA APÓS DIA Á FRENTE DOS TRIPULANTES DAS AMBULÂNCIAS, QUE A ÚNICA COISA QUE PODEM FAZER É LIGAR PARA O CODU A PEDIR APOIO E ASSISTIR A UMA MORTE LENTA E EXTREMAMENTE SOFRIDA DA VITIMA QUE TEM Á FRENTE E NÃO ESQUECENDO OS SOFRIMENTO E AFLIÇÃO DOS FAMILIARES QUE VÊEM ALI UMA AMBULÂNCIA E DUAS PESSOAS SIMPLESMENTE A OLHAR PARA O SEU FAMILIAR EM PERIGO DE VIDA?
ESQUEÇAM DE UMA VEZ POR TODAS O CORPORATIVISMO E COLOQUEM-SE NO LUGAR DESSES TRIPULANTES.
ACHAM QUE FAZ ALGUM SENTIDO MANDAR UMA AMBULÂNCIA SIMPLESMENTE PARA FAZER UMA CHAMADA TELEFÓNICA E ASSISTIR Á MORTE DE UMA PESSOA?
ISTO SEMPRE ACONTECEU E ACONTECE TODOS OS DIAS E VOCÊS CONTINUAM NO VOSSO MUNDO CEGO DE LUTA POR ISTO E POR AQUILO E ESQUECEM O MAIS IMPORTANTE QUE SÃO OS DOENTES.
A EPH ESTÁ A MUDAR EM PORTUGAL E AINDA BEM PORQUE EU SOU PAGO PARA AJUDAR AS PESSOAS E NÃO PARA AS VER MORRER Á MINHA FRENTE DE BRAÇOS CRUZADOS, MAS PARECE QUE É ISTO QUE VOCÊS QUEREM QUE CONTINUE A ACONTECER...
QUANTO MAIS TEMPO BLOQUEAREM A FORMAÇÃO AOS TÉCNICOS DAS AMBULÂNCIAS MAIS PORTUGUESES MORREM E ACREDITEM, AINDA VÃO SER ACUSADOS DISSO PUBLICAMENTE, ESPEREM PELA BOMBA.
1º A TAXA DE SAÍDA DAS VMER VAI BAIXAR ENTRE 40% A 50% POIS AS HIPOGLICEMIAS E OVERDOSES DE HEROÍNA VÃO DEIXAR DE TER CRITÉRIO DE VMER E DIMINUIR DRASTICAMENTE AQUELAS SAÍDAS APENAS PARA IR FAZER UM ECG PELAS VIAS DE DUVIDAS PORQUE ESTES PROFISSIONAIS VÃO TER MEIOS PARA O FAZER NO TERRENO E RECONHECER OS RITMOS E ENVIA-LOS PARA O MEDICO DA CENTRAL E TERÃO A CAPACIDADE DE ADMINISTRAR A MEDICAÇÃO CORRECTA POR ORDEM DO MEDICO SE REALMENTE ELE DECIDIR QUE DEVE SER ADMINISTRADA.
2º VAI DIMINUIR A TAXA DE MORTALIDADE POR HIPOVOLEMIA POR ESTES PROFISSIONAIS PUDEREM COMBATER ESSE PROBLEMA COM A REPOSIÇÃO DE FLUIDOS.
3º VAI DIMINUIR A TAXA DE MORTALIDADE POR ESTES PROFISSIONAIS PUDEREM ADMINISTRAR OS FÁRMACOS CORRECTOS COMO POR EXEMPLO NUMA SITUAÇÃO DE UM EDEMA AGUDO DO PULMÃO E ACABAR DE VEZ COM A DESGRAÇADA FRASE MAIS DITA NAS NOSSAS VIDAS, A FAMOSA " TENHA CALMA OS NOSSOS COLEGAS JA ESTÃO A CHEGAR" E 35M DEPOIS QUANDO A VMER CHEGA JA NÓS ESTAMOS EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
E LEVAVA AQUI O DIA TODO A ENUMERAR SITUAÇÕES DESTE GÉNERO QUE VÃO MELHORAR MAS SE VOCÊS ESTÃO NUMA DE NEGAÇÃO ESTÃO NO VOSSO DIREITO.
QUEREM QUE O SISTEMA NÃO MUDE PARA CONTINUAREM COM OS VOSSOS IDEAIS E QUE OS PORTUGUESES CONTINUEM A MORRER DIA APÓS DIA Á FRENTE DOS TRIPULANTES DAS AMBULÂNCIAS, QUE A ÚNICA COISA QUE PODEM FAZER É LIGAR PARA O CODU A PEDIR APOIO E ASSISTIR A UMA MORTE LENTA E EXTREMAMENTE SOFRIDA DA VITIMA QUE TEM Á FRENTE E NÃO ESQUECENDO OS SOFRIMENTO E AFLIÇÃO DOS FAMILIARES QUE VÊEM ALI UMA AMBULÂNCIA E DUAS PESSOAS SIMPLESMENTE A OLHAR PARA O SEU FAMILIAR EM PERIGO DE VIDA?
ESQUEÇAM DE UMA VEZ POR TODAS O CORPORATIVISMO E COLOQUEM-SE NO LUGAR DESSES TRIPULANTES.
ACHAM QUE FAZ ALGUM SENTIDO MANDAR UMA AMBULÂNCIA SIMPLESMENTE PARA FAZER UMA CHAMADA TELEFÓNICA E ASSISTIR Á MORTE DE UMA PESSOA?
ISTO SEMPRE ACONTECEU E ACONTECE TODOS OS DIAS E VOCÊS CONTINUAM NO VOSSO MUNDO CEGO DE LUTA POR ISTO E POR AQUILO E ESQUECEM O MAIS IMPORTANTE QUE SÃO OS DOENTES.
A EPH ESTÁ A MUDAR EM PORTUGAL E AINDA BEM PORQUE EU SOU PAGO PARA AJUDAR AS PESSOAS E NÃO PARA AS VER MORRER Á MINHA FRENTE DE BRAÇOS CRUZADOS, MAS PARECE QUE É ISTO QUE VOCÊS QUEREM QUE CONTINUE A ACONTECER...
QUANTO MAIS TEMPO BLOQUEAREM A FORMAÇÃO AOS TÉCNICOS DAS AMBULÂNCIAS MAIS PORTUGUESES MORREM E ACREDITEM, AINDA VÃO SER ACUSADOS DISSO PUBLICAMENTE, ESPEREM PELA BOMBA.
Foram os tecnicos de analises, foram os tecnicos de cardiopneumologia, os dietistas, os psicologos hospitalares, assistentes de lar, TAE e agora mais uma vez os enfermeiros vao perder um lugar/função que lhes pertencia... o erro nao estão neste técnicos que vao ficando com aquilo que os enfermeiros nao querem... é necessário especializar os enfermeiros, é necessário desenvolver competencias especificas senao daqui a pouco servimos para meia duzia de coisas. A culpa só tem um nome que são os próprios enfermeiros, pois elegeram uma ordem muda e surda... temos o que a maioria de nós votou agora ficamos no sofá a ver a parada passar sem poder fazer nada... por causa da inactividade de alguns destroi-se uma profissão... qualquer dia nem duplos, nem bniscates e quero ver o que vai ser da classe média em que se encerem os enfermeiros... aproveitemos agora porque o futuro é sempre a descer...
"DAR A CARA A ESSE MAL AMBIENTE" "K NAO TEM PRIMO NA ESCRITA"
ó anónimo das 6:08 PM, deixa lá que tu primas pela escrita.. primas primas...
ó anónimo das 6:08 PM, deixa lá que tu primas pela escrita.. primas primas...
Oh jovem das "6h08"... a escreveres dessa maneira quem pensas tu que és? Vai apanhar ar fresquinho que te faz bem... que palerma...
Nuno Lourenço
TAE DRLVT
Nuno Lourenço
TAE DRLVT
Bem isto existe com cada comentário que apenas da vontade de rir... e muito muito muito.
começo por o nome engraçado "criaturas" ora bem sr.º Enfermeiro (esta a ver tenho respeito) o senhor deveria reflectir antes de escrever. Devil criatura criada pelo demo pensarão muitos de vos mas a verdade é esta. Estamos aqui para ajudar e diminuir o sofrimento da vitima.
Muitos de vos só sabem que existe PH porque existe este blog que tanto aborda este tema. Muitos enfermeiros nem sabem de certeza como os seus utentes chegam ao hospital! será teletransporte, será por fax, certamente que foi a familia!
Caros amigos existem pessoas (não criaturas) que desenvolvem o seu trabalho na EPH. Essas pessoas têm vivido situações que muitos enfermeiros nem sonham existir. Sim o TAE não é Super Homem... não é o Homem Aranha... é um comum mortal que esta onde faz falta que é na emergência.
Pergunto, se a EPH existe em Portugal a mais de 30 anos, estamos no século XXI e so agora descobriram EPH?
Sabiam que no INEM existem TAE desde 2004? e Enfermeiros desde 2007?
Sabiam que foram os ENFERMEIROS que rebentaram com os Recursos Humanos?
Sabiam que estar no INEM para muitos era sinal de Tacho?
agora este Anónimo das 8:38 não deve saber nada de história... pois é só nos lembramos do que queremos.
Para Enfermagem não existe evolução e desenvolvimento! Apenas estagnação... A Enfermagem em Portugal foi criada e pronto, acabaram se os males do pais, mais ninguém sofre porque temos enfermeiros alias super enfermeiros.
Pensem antes de falar asneiras. Já viram o número de vagas que abre anualmente para enfermagem? em demasia não acham? o número de pessoas que se reforma é inferior aos que terminam enfermagem.
O tacho das faculdades de Enfermagem gera muito dinheiro a muitos enfermeiros e pseudo enfermeiros. Sim separo uns de outros pois não são todos iguais.
Pegunto tambem será que as faculdades privadas de enfermagem não dão melhores notas aos alunos que nas publicas? Será... será!?
Em 2004 quando entrei para o INEM entrei com vontade e gosto. Aprendi muito com colegas, Enfermeiros, Médicos, Auxiliares, etc. Encaro que a vida é uma aprendizagem contudo existe uma classe profissional que apenas insiste numa coisa: Enfermeiro em todos os locais.
Sinceramente acho tal ideal incorrecto porque se enfermagem cresceu e desenvolveu porque razão outros não o podem fazer!?
Em suma, Vamos ter TEPH dentro em breve, caso não queiram receber os nossos doentes nos hospitais estão à vontade, passamos aos Médicos. Sim porque se é passagem clinica com a vossa OE defende assim o faremos, também temos o direito de não falar com intermediários. Agora deixem se de birras, de picardias com quem estar a criar algo novo e sustentável. Apenas isso nada mais SUSTENTAVEL
Respeito sempre os enfermeiros mas não ponham o pé em cima de outros ninguém o merece e vindo de uma profissão que apenas tem 40 anos e apenas a 10 é licenciatura
começo por o nome engraçado "criaturas" ora bem sr.º Enfermeiro (esta a ver tenho respeito) o senhor deveria reflectir antes de escrever. Devil criatura criada pelo demo pensarão muitos de vos mas a verdade é esta. Estamos aqui para ajudar e diminuir o sofrimento da vitima.
Muitos de vos só sabem que existe PH porque existe este blog que tanto aborda este tema. Muitos enfermeiros nem sabem de certeza como os seus utentes chegam ao hospital! será teletransporte, será por fax, certamente que foi a familia!
Caros amigos existem pessoas (não criaturas) que desenvolvem o seu trabalho na EPH. Essas pessoas têm vivido situações que muitos enfermeiros nem sonham existir. Sim o TAE não é Super Homem... não é o Homem Aranha... é um comum mortal que esta onde faz falta que é na emergência.
Pergunto, se a EPH existe em Portugal a mais de 30 anos, estamos no século XXI e so agora descobriram EPH?
Sabiam que no INEM existem TAE desde 2004? e Enfermeiros desde 2007?
Sabiam que foram os ENFERMEIROS que rebentaram com os Recursos Humanos?
Sabiam que estar no INEM para muitos era sinal de Tacho?
agora este Anónimo das 8:38 não deve saber nada de história... pois é só nos lembramos do que queremos.
Para Enfermagem não existe evolução e desenvolvimento! Apenas estagnação... A Enfermagem em Portugal foi criada e pronto, acabaram se os males do pais, mais ninguém sofre porque temos enfermeiros alias super enfermeiros.
Pensem antes de falar asneiras. Já viram o número de vagas que abre anualmente para enfermagem? em demasia não acham? o número de pessoas que se reforma é inferior aos que terminam enfermagem.
O tacho das faculdades de Enfermagem gera muito dinheiro a muitos enfermeiros e pseudo enfermeiros. Sim separo uns de outros pois não são todos iguais.
Pegunto tambem será que as faculdades privadas de enfermagem não dão melhores notas aos alunos que nas publicas? Será... será!?
Em 2004 quando entrei para o INEM entrei com vontade e gosto. Aprendi muito com colegas, Enfermeiros, Médicos, Auxiliares, etc. Encaro que a vida é uma aprendizagem contudo existe uma classe profissional que apenas insiste numa coisa: Enfermeiro em todos os locais.
Sinceramente acho tal ideal incorrecto porque se enfermagem cresceu e desenvolveu porque razão outros não o podem fazer!?
Em suma, Vamos ter TEPH dentro em breve, caso não queiram receber os nossos doentes nos hospitais estão à vontade, passamos aos Médicos. Sim porque se é passagem clinica com a vossa OE defende assim o faremos, também temos o direito de não falar com intermediários. Agora deixem se de birras, de picardias com quem estar a criar algo novo e sustentável. Apenas isso nada mais SUSTENTAVEL
Respeito sempre os enfermeiros mas não ponham o pé em cima de outros ninguém o merece e vindo de uma profissão que apenas tem 40 anos e apenas a 10 é licenciatura
Caro colega das 4:06 é mesmo por esse aumento de numero de vagas de enfermagem, que de repente, para mim os TEPH deixam de fazer sentido.
"Pergunto, se a EPH existe em Portugal a mais de 30 anos, estamos no século XXI e so agora descobriram EPH?"
Ó Criatura quem lhe deu o curso de TAE???? Não foram Enfermeiros??
Ainda você andava de fraldas já muitos enfermeiros andavam na rua! Ganhe juízo!
Maior parte de vocês foram formados por ENFERMEIROS!!!
Ó Criatura quem lhe deu o curso de TAE???? Não foram Enfermeiros??
Ainda você andava de fraldas já muitos enfermeiros andavam na rua! Ganhe juízo!
Maior parte de vocês foram formados por ENFERMEIROS!!!
Volto a explicar... NÃO FORAM ENFERMEIROS QUE ME DERAM FORMAÇÃO!!!! Enfermeiro ganha muito deinheiro a nossa conta a formar... de minha parte nada. Enfermeiros na rua à 30 anos? Piada... só... lol a 40 anos nem existia ainda enfermagem nos moldes actuais! epa até penso que em 1978 existiam VMER's, que a emergência era efectuada por médicos e enfermeiros... epa... Parabens com nenhumas palavras consegui ficar esclarecer (ou não). Ah esquecia me vosso é Enfermeiro alias Super de certeza. Alias até deve trabalhar no inem!? ou nunca consegui entrar? ou é daqueles que quando vê um acidente foge!? será?
Esqueci me de uma coisa... Então enfermagem existe a quantos anos em Portugal?
EPH? em portugal? só se foi durante a guerra colonial! alias ainda existen efermeiros desse tempo, que não têm uma licenciatura ou estou enganado? ah vocês foram crescendo para que outros podessem diminuir... SIV desde 2007 SBV 2004 (Meios INEM)
Ou seja o sr.º pensa que tem razão e não tem mesmo nada... limite se ao que estudou e foi enfermagem num contexto hospitalar... deixe o trabalho dos outros e alem disso de se preocupar com os tachos dos seus colegas que dentro em breve irão ser extintos. Aos verdadeiros enfermeiros (que muito respeito) um bem hajam
EPH? em portugal? só se foi durante a guerra colonial! alias ainda existen efermeiros desse tempo, que não têm uma licenciatura ou estou enganado? ah vocês foram crescendo para que outros podessem diminuir... SIV desde 2007 SBV 2004 (Meios INEM)
Ou seja o sr.º pensa que tem razão e não tem mesmo nada... limite se ao que estudou e foi enfermagem num contexto hospitalar... deixe o trabalho dos outros e alem disso de se preocupar com os tachos dos seus colegas que dentro em breve irão ser extintos. Aos verdadeiros enfermeiros (que muito respeito) um bem hajam
sr das 8:27 ate essa mama vai acabar. Já agora sabe quem são 70% dos formadores do INEM para TAS DAE CONDUÇÃO? SAO TAE's (embrulha)
Raio dos TAEs ignorantes. O que é que vocês sabem de enfermagem para dizer que o nosso curso só aborda intra-hospitalar? Porra, que tanta ignorância mete nojo.
Sr. 9:06 PM
Sei tanto de formação em enfermagem como o Sr.º ou mais ainda sabe porque? porque alem de conhecer bem a sua actual licenciatura, alguém que me é muito proximo tem é profissional e leciona enfermagem! pergunto lhe desde de que ano se aprende SBV durante o curso? desde de que ano se aprende SAV durante o curso?
Ignorantes os TAE's nao o sao, nem os Enfermeiros!
Sei tanto de formação em enfermagem como o Sr.º ou mais ainda sabe porque? porque alem de conhecer bem a sua actual licenciatura, alguém que me é muito proximo tem é profissional e leciona enfermagem! pergunto lhe desde de que ano se aprende SBV durante o curso? desde de que ano se aprende SAV durante o curso?
Ignorantes os TAE's nao o sao, nem os Enfermeiros!
"Terminou!"
Anunciava o promotor do carrossel que costumava ir á minha terra por alturas do Verão. Faz por estes dias, uns longos anos...
Lembro-me de ser criança, ou até mesmo adolescente, e desejar incessantemente que o dia passasse para com o cair da noite, e já de barriga cheia, pudesse dar umas voltinhas no carrossel. A minha excitação era tanta, que recordo-me como se fosse hoje, do momento triste, revestido de uma enorme desilusão quando aquela voz soava na aparelhagem de som: "Terminou!". Era como quem me dava uma facada no coração... Parecia que num ápice, tudo tinha acabado, e lá me vinha eu embora de cabisbaixo
Entretanto cresci. E as opções, como em tudo na vida, tomaram outras direcções.
Aprendi, que para tudo há um inicio, um meio e um fim (nem sempre fácil de aceitar). Percebi, que aquela palavra, que outrora me penetrava no cérebro com uma percepção de algo desagradável, era um mal necessário.
Só que... (e na vida há sempre um "só que") há por ai uma classe na emergência pré hospitalar que tem dificuldade em entender o verdadeiro significado da palavra "terminou"... Refiro-me, como é óbvio, á classe da enfermagem.
Vem isto a propósito do fim dos enfermeiros nos CODU´s.
É que às 00h de hoje, o enfermeiro de turno do CODU Norte (o único que ainda tinha enfermeiro a operar!), enquanto se preparava para uma utópica rendição, colaram-lhe um papel no monitor do computador, onde ostentava uma mensagem: "Terminou! Pode desligar o PC de forma permanente..."
O rapaz (leia-se enfermeiro) ficou muito triste e até desiludido... mas certamente que a vida vai-lhe ensinar outras direcções: Irá crescer, aprender e perceber que tudo tem um fim.
Parece uma história igual a tantas outras. Mas não é...
É que este rapaz, um dia, vai perceber que a palavra "terminou" foi produzida, alimentada e cimentada por si, e pelos seus próprios colegas.
www.bombeirosparasempre.blogspot.com
Anunciava o promotor do carrossel que costumava ir á minha terra por alturas do Verão. Faz por estes dias, uns longos anos...
Lembro-me de ser criança, ou até mesmo adolescente, e desejar incessantemente que o dia passasse para com o cair da noite, e já de barriga cheia, pudesse dar umas voltinhas no carrossel. A minha excitação era tanta, que recordo-me como se fosse hoje, do momento triste, revestido de uma enorme desilusão quando aquela voz soava na aparelhagem de som: "Terminou!". Era como quem me dava uma facada no coração... Parecia que num ápice, tudo tinha acabado, e lá me vinha eu embora de cabisbaixo
Entretanto cresci. E as opções, como em tudo na vida, tomaram outras direcções.
Aprendi, que para tudo há um inicio, um meio e um fim (nem sempre fácil de aceitar). Percebi, que aquela palavra, que outrora me penetrava no cérebro com uma percepção de algo desagradável, era um mal necessário.
Só que... (e na vida há sempre um "só que") há por ai uma classe na emergência pré hospitalar que tem dificuldade em entender o verdadeiro significado da palavra "terminou"... Refiro-me, como é óbvio, á classe da enfermagem.
Vem isto a propósito do fim dos enfermeiros nos CODU´s.
É que às 00h de hoje, o enfermeiro de turno do CODU Norte (o único que ainda tinha enfermeiro a operar!), enquanto se preparava para uma utópica rendição, colaram-lhe um papel no monitor do computador, onde ostentava uma mensagem: "Terminou! Pode desligar o PC de forma permanente..."
O rapaz (leia-se enfermeiro) ficou muito triste e até desiludido... mas certamente que a vida vai-lhe ensinar outras direcções: Irá crescer, aprender e perceber que tudo tem um fim.
Parece uma história igual a tantas outras. Mas não é...
É que este rapaz, um dia, vai perceber que a palavra "terminou" foi produzida, alimentada e cimentada por si, e pelos seus próprios colegas.
www.bombeirosparasempre.blogspot.com
Ao TAE que respondeu ao anónimo das 9.06:
Eu tive SBV no segundo ano da licenciatura e SAV no quarto.
Os TAEs aprendem os fundamentos que estão por trás da emergência quando? No seu 9º ano?
É que é muito bonito falar de formação em emergência, mas antes de se saber emergência, tem que se saber muito.
Eu tive SBV no segundo ano da licenciatura e SAV no quarto.
Os TAEs aprendem os fundamentos que estão por trás da emergência quando? No seu 9º ano?
É que é muito bonito falar de formação em emergência, mas antes de se saber emergência, tem que se saber muito.
Para o enfermeiro das 8:27 o meu TAS na altura chamava-se TAEM ou seja ainda tu nem andavas no liceu... Nem tu sabes o que é isto mas eu também não te irei explicar porque tu se és um ser superior na área da saúde sabes de certeza... ou não...
pois...
E foi tirado no edifício da rua Infante Dom Pedro em Lisboa e os meus formadores foram outros tripulantes e médicos.
Enfermeiros no inem só existiam os da equipa de transporte dos recém nascidos.
Vai estudar puto que eu já tenho mais de 18 anos de ambulância no pêlo, dei mais formação em EPH a enfermeiros, do que o teu numero de horas de formação em enfermagem e já contando com o mestrado...
pois...
E foi tirado no edifício da rua Infante Dom Pedro em Lisboa e os meus formadores foram outros tripulantes e médicos.
Enfermeiros no inem só existiam os da equipa de transporte dos recém nascidos.
Vai estudar puto que eu já tenho mais de 18 anos de ambulância no pêlo, dei mais formação em EPH a enfermeiros, do que o teu numero de horas de formação em enfermagem e já contando com o mestrado...
Se vocês se dessem ao trabalho de ver estudos internacionais, percebiam a razão da vossa existência, que é: falta de profissional mais qualificado no momento em que vocês passaram a existir. A partir do momento em que nos países de criação dos 'paramédicos' existem rácios de enfermeiros e médicos que permitam assegurar o pré-hospitalar, os 'paramédicos' são extintos aos poucos.
Podem até estar há mais tempo na EPH, mas isso não se traduz em qualidade dos cuidados.
Estrebuchem o que quiserem, mas vocês vão ser sempre a solução mais barata, com qualidade equivalente ao vosso preço.
Podem até estar há mais tempo na EPH, mas isso não se traduz em qualidade dos cuidados.
Estrebuchem o que quiserem, mas vocês vão ser sempre a solução mais barata, com qualidade equivalente ao vosso preço.
anonim das 6:27... ah e tal estudos internacionais!? onde estão? vá mostre ! ou o sr.º fala o que ouve e escreve o que não sabe. Qual o pais que esta a extinguir paramédicos? aqui em Portugal nem se fala em paramédicos mas sim em TEPH (é diferente)
Todos falam em estudos em que estão a terminar o conceito de paramédico na europa, GB, existem como Licenciatura mas por acaso também em quanto técnicos, estes têm diversos níveis (não são Enfermeiros) e existem estudos? ora na GB começaram e conseguiram criar uma licenciatura e Portugal os sr.º nem deixam... porque sera? chamo a isto elitistas, egoismo, etc... Vao se curar do vosso mal. Até vos digo mais tudo aquilo que voces lutam pela vossa carreira deveria era ser negado pois não têm moral politica para exigir nada ao MS e MF !
Todos falam em estudos em que estão a terminar o conceito de paramédico na europa, GB, existem como Licenciatura mas por acaso também em quanto técnicos, estes têm diversos níveis (não são Enfermeiros) e existem estudos? ora na GB começaram e conseguiram criar uma licenciatura e Portugal os sr.º nem deixam... porque sera? chamo a isto elitistas, egoismo, etc... Vao se curar do vosso mal. Até vos digo mais tudo aquilo que voces lutam pela vossa carreira deveria era ser negado pois não têm moral politica para exigir nada ao MS e MF !
Vá fazer uma pesquisa em bases de dados da área da saúde e procure. Não é difícil encontrar. Aliás, neste blog até já tem a papinha feita em relação a alguns.
A Insustentável Leveza do Ser: de todos aqueles que reduzem a condição clínica de um ser humano a pretensões pessoais alimentadas por clichés televisivos...É que para se escrever um livro primeiro é preciso saber-se ler e escrever. Não basta ter o idealismo de se medicar uma vitima com um Edema Agudo do Pulmão(EAP) sem primeiro se saber o que é um EAP....sim porque até agora sabem que é um EAP porque alguém lhes disse ( por norma um enfermeiro numa triagem ou numa VMER ou SIV)...
ignorantes aqueles que reclamam para si a prestação de cuidados de saúde apenas porque o doente (sim porque uma vítima também é alguém que está doente)se encontra fora das portas de um Hospital, e sim, desculpem desiludir-vos mas a condição clinica de alguém que padece de doença é a mesma quer na cama do hospital como no seu domicilio e lamento informar todos os pretenciosos nesta matéria que é o Enfermeiro o que reúne melhores conhecimentos, capacidades técnicas , humanas e sociais para assumir este tipo de responsabilidade, algo que alguém com meia dúzia de horas de formação nunca terá;
ignorantes aqueles que reclamam para si a prestação de cuidados de saúde apenas porque o doente (sim porque uma vítima também é alguém que está doente)se encontra fora das portas de um Hospital, e sim, desculpem desiludir-vos mas a condição clinica de alguém que padece de doença é a mesma quer na cama do hospital como no seu domicilio e lamento informar todos os pretenciosos nesta matéria que é o Enfermeiro o que reúne melhores conhecimentos, capacidades técnicas , humanas e sociais para assumir este tipo de responsabilidade, algo que alguém com meia dúzia de horas de formação nunca terá;
Sr. Fernando
tem toda a razão deveremos saber o que é um EAP coisa que se o sr.º souber é um diagnostico clinico efectuado por clinicos ou seja médicos. O seu tratamento é efectuado segundo protocolos que podem ser alterados por clinicos ou seja Médicos. Agora defenir um Edema Agudo do Pulmão cabe sem duvida aos profissionais de Saúde englobando os TAE e futuros TEPH... Sei o que é e não foi nenhum Enfermeiro que me ensinou ou médico.
Grave é encontrar um aluno no 3º ano de Enfermagem em contexto de estágio em medicina e nem sabe definir o EAP ou por mais básico que seja um AVC! ah e não foi só um até já foram mais. Mais grave ainda é um outro Aluno de ENFERMAGEM quem nem sabe avaliar uma PA manualmente nem caracterizar PULSO e VENTILAÇÃO! o Sr. tem razão existem pessoas que vem ER a mais... e esses certamente que são alguns projectos de enfermeiros.
bem Ajam
tem toda a razão deveremos saber o que é um EAP coisa que se o sr.º souber é um diagnostico clinico efectuado por clinicos ou seja médicos. O seu tratamento é efectuado segundo protocolos que podem ser alterados por clinicos ou seja Médicos. Agora defenir um Edema Agudo do Pulmão cabe sem duvida aos profissionais de Saúde englobando os TAE e futuros TEPH... Sei o que é e não foi nenhum Enfermeiro que me ensinou ou médico.
Grave é encontrar um aluno no 3º ano de Enfermagem em contexto de estágio em medicina e nem sabe definir o EAP ou por mais básico que seja um AVC! ah e não foi só um até já foram mais. Mais grave ainda é um outro Aluno de ENFERMAGEM quem nem sabe avaliar uma PA manualmente nem caracterizar PULSO e VENTILAÇÃO! o Sr. tem razão existem pessoas que vem ER a mais... e esses certamente que são alguns projectos de enfermeiros.
bem Ajam
Sr Fernando
Antes de dizer baboseiras saiba que os TAE tem formação especifica sobre o EAP e não só, na sua formação de base.
Antes de haver enfermeiros na triagem dos hospitais nomeadamente em Lisboa que foi onde houve a grande concentração inicial de TAE, praticamente não haviam enfermeiros nas triagens dos hospitais e mesmo ainda hoje no Hospital Curry Cabral continuam os médicos a fazer essa triagem E ISTO SIM ESTÁ A SER FEITO POR ENFERMEIROS POR HAVER FALTA DE MÉDICOS PARA O FAZER!!!
Enviar um comentário
Antes de dizer baboseiras saiba que os TAE tem formação especifica sobre o EAP e não só, na sua formação de base.
Antes de haver enfermeiros na triagem dos hospitais nomeadamente em Lisboa que foi onde houve a grande concentração inicial de TAE, praticamente não haviam enfermeiros nas triagens dos hospitais e mesmo ainda hoje no Hospital Curry Cabral continuam os médicos a fazer essa triagem E ISTO SIM ESTÁ A SER FEITO POR ENFERMEIROS POR HAVER FALTA DE MÉDICOS PARA O FAZER!!!
<< Home