sábado, setembro 11, 2010
Os saldos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra...
A raiz de quase todos os males da Enfermagem reside - já se sabe! - na formação. Ambas a suas vertentes estão severamente doentes: a quantitativa e a qualitativa.
.
Na vertente quantitativa, é nimiamente conhecido as quantidades industriais de alunos que se formam todos os anos, independentemente da capacidade de absorptio do mercado. As entidades formativas do ensino superior querem lá saberem se injectam milhares de licenciados em Enfermagem para o desemprego. Eles até sabem, mas desprezam.
.
Na vertente quantitativa, é nimiamente conhecido as quantidades industriais de alunos que se formam todos os anos, independentemente da capacidade de absorptio do mercado. As entidades formativas do ensino superior querem lá saberem se injectam milhares de licenciados em Enfermagem para o desemprego. Eles até sabem, mas desprezam.
Os privados ganham muito dinheiro com este negócio, e o sector público consegue desta forma o seu financiamento.
Nos próximos anos prevê-se, logicamente, um acréscimo exponencial do número de desempregados, com o consequente aviltar das condições laborais e da visibilidade sócio-económica da classe.
.
Na vertente qualitativa, há vários factores a considerar numa complexa equação. Um dos mais importantes reporta-se à competência e formação dos próprios Professores/Orientadores/Tutores.
Nos próximos anos prevê-se, logicamente, um acréscimo exponencial do número de desempregados, com o consequente aviltar das condições laborais e da visibilidade sócio-económica da classe.
.
Na vertente qualitativa, há vários factores a considerar numa complexa equação. Um dos mais importantes reporta-se à competência e formação dos próprios Professores/Orientadores/Tutores.
Poder-se-ia assentar o seguinte raciocínio na preposição de que os actores ligados à formação cumprem todos os requisitos mínimos para o efeito... mas não. Actualmente, uma fatia mais do que substancial não tem conhecimentos ou competências para gerir a sua própria carreira, quanto mais para formar outras gerações vindouras.
.
No contexto prático, vamos apurando que, cada vez mais, os aluno são acompanhados por colegas mais jovens. Aliás, começa a ser frequente que o Orientador/Tutor tenha apenas meia dúzia de meses de experiência profissional. Parece surreal, mas não é.
.
No contexto prático, vamos apurando que, cada vez mais, os aluno são acompanhados por colegas mais jovens. Aliás, começa a ser frequente que o Orientador/Tutor tenha apenas meia dúzia de meses de experiência profissional. Parece surreal, mas não é.
.
Os Enfermeiros mais experientes e/ou detentores da formação necessária já abdicaram de tal tarefa. Seja pela lassidão, falta de incentivo ou desmotivação. Não é possível ter fôlego, quanto se instrui alguém que será, impiedosamente, devotado ao desemprego.
Por outro lado, os alunos giram os serviços de uma forma massiva, pelo que só apenas os mais jovens, talvez pela emoção da experiência, aceitam o frete: "é para o currículo" - dizem entusiasmados pela novidade.
E é desta forma que alguém que ainda não sabe fica incumbido de ensinar outrem.
.
No meio de tudo isto dissemina-se, também, o caricato. Viajemos, por exemplo, até Coimbra, mais precisamente até à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENFC).
Aqui convidam-se Assistentes, subjugados à inerência destas condições:
Os Enfermeiros mais experientes e/ou detentores da formação necessária já abdicaram de tal tarefa. Seja pela lassidão, falta de incentivo ou desmotivação. Não é possível ter fôlego, quanto se instrui alguém que será, impiedosamente, devotado ao desemprego.
Por outro lado, os alunos giram os serviços de uma forma massiva, pelo que só apenas os mais jovens, talvez pela emoção da experiência, aceitam o frete: "é para o currículo" - dizem entusiasmados pela novidade.
E é desta forma que alguém que ainda não sabe fica incumbido de ensinar outrem.
.
No meio de tudo isto dissemina-se, também, o caricato. Viajemos, por exemplo, até Coimbra, mais precisamente até à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENFC).
Aqui convidam-se Assistentes, subjugados à inerência destas condições:
(Nota: pela desnecessidade da publicação do conteúdo integral desta carta, eliminei todas as partes constantes irrelevantes para o assunto em questão)
Cerca de 5000 euros por 600 horas de trabalho não efectivo (porque, como imaginam, um Assistente traz, habitualmente, "trabalho para casa")!
Esta é uma contratação em regime de acumulação, ou seja, estes convites deveria ser dirigidos, em preconização, a experientes profissionais do SNS.
.
Se fizerem contas, concluímos que a ESENFC propõe honorários que rondam pouco mais de 7 euros/hora (valor real, pois como a condição constante já incluí subsídios, o valor é ainda mais baixo do que aquele que resulta da divisão simples!) a profissionais com um carreira consolidada, com formação em consonância com a função proposta e detentores, no mínimo, de graus académicos de Mestre e/ou Doutor!!
Por mais baixo que seja o seu estatuto remuneratório no SNS (que já de si é injustíssimo), auferem sempre mais de que 7 euros/hora! Um absurdo! Logicamente ninguém aceita! Mais uma vez, a qualidade dá lugar ao refugo, e como tal, sofrível, com as devidas consequências formativas. Esta oferta está mais em sintonia com as senhoras que ostentam uma esfregona e limpam o chão da ESENFC (sem desprimor às mesmas, mas temos que compreender e reconhecer que o investimento, especificidade e responsabilidade, não é igual para todos...).
A vós me confesso: cada hora do meu sono vale seguramente mais do que 7 euros!
.
A poucos quilómetros de Coimbra, por exemplo, uma outra Escola do sector público, compensa os seus Assistentes com uma remuneração mínima de 16 euros/hora. É um valor que, mesmo considerado como baixo, torna-se mais apetecível no domínio concorrencial, o que permite angariar bons profissionais.
.
Se fizerem contas, concluímos que a ESENFC propõe honorários que rondam pouco mais de 7 euros/hora (valor real, pois como a condição constante já incluí subsídios, o valor é ainda mais baixo do que aquele que resulta da divisão simples!) a profissionais com um carreira consolidada, com formação em consonância com a função proposta e detentores, no mínimo, de graus académicos de Mestre e/ou Doutor!!
Por mais baixo que seja o seu estatuto remuneratório no SNS (que já de si é injustíssimo), auferem sempre mais de que 7 euros/hora! Um absurdo! Logicamente ninguém aceita! Mais uma vez, a qualidade dá lugar ao refugo, e como tal, sofrível, com as devidas consequências formativas. Esta oferta está mais em sintonia com as senhoras que ostentam uma esfregona e limpam o chão da ESENFC (sem desprimor às mesmas, mas temos que compreender e reconhecer que o investimento, especificidade e responsabilidade, não é igual para todos...).
A vós me confesso: cada hora do meu sono vale seguramente mais do que 7 euros!
.
A poucos quilómetros de Coimbra, por exemplo, uma outra Escola do sector público, compensa os seus Assistentes com uma remuneração mínima de 16 euros/hora. É um valor que, mesmo considerado como baixo, torna-se mais apetecível no domínio concorrencial, o que permite angariar bons profissionais.
.
Coimbra consegue, assim, conjugar o ensino de baixa qualidade à massificação (é a Escola que a nível nacional mais alunos admite). Vergonhoso!
Coimbra consegue, assim, conjugar o ensino de baixa qualidade à massificação (é a Escola que a nível nacional mais alunos admite). Vergonhoso!
Comments:
<< Home
O SEP NÃO PIA NADA SOBRE A TOLERANCIA QUE O PESSOAL DOS HOSPITAIS DO NORTE PERDEU AQUANDO DA VISITA DO PAPA!
TANTA COISA, QUE IAM POR EM TRIBUNAL E NÃO PIAM NADA. NEM PONTO DE SITUAÇÃO.
NÃO NOS ESQUECEMOS!
É PARA ISTO QUE OS ASSOCIADOS DO SINDICATO DOS ENFERMERIOS PORTUGUESES DESCONTAM????????
TANTA COISA, QUE IAM POR EM TRIBUNAL E NÃO PIAM NADA. NEM PONTO DE SITUAÇÃO.
NÃO NOS ESQUECEMOS!
É PARA ISTO QUE OS ASSOCIADOS DO SINDICATO DOS ENFERMERIOS PORTUGUESES DESCONTAM????????
A Portaria dois Centros de Enfermagem ainda não foi corrigida. A Bastonária disse que seria breve, tinha palavra da Ministra, seria na sexta feira, fez esta semana 8 dias?
Estara conivente? a Ministra está a brincar com os Enfermeiros?
Ou querem fazer agoroa como o INEM?
Estara conivente? a Ministra está a brincar com os Enfermeiros?
Ou querem fazer agoroa como o INEM?
Tanta coisa pendente, como os dois primeiros anónimos disseram...
Mas o que andam a fazer a OE e o SEP?
Coisas pendentes e que são fundamentais para a profissão deixam cair em saco sem fundo.
Tal como deixaram cair os colegas com especialidade... É UM ABSURDO OS ESPECIALISTAS TEREM RESPONSABILIDADE ACRESCIDA (reconhecida na carreira), E NÃO VEREM ESSA RESPONSABILIDADE RECONHECIDA NA REMUNERAÇÃO.
O caso da saúde materna é GRITANTE...
Nós não gostamos de comparar, mas com os médicos, isso não aconteceu na carreira nova deles...
Fomos comidos com uma PINTA...
Mas o que andam a fazer a OE e o SEP?
Coisas pendentes e que são fundamentais para a profissão deixam cair em saco sem fundo.
Tal como deixaram cair os colegas com especialidade... É UM ABSURDO OS ESPECIALISTAS TEREM RESPONSABILIDADE ACRESCIDA (reconhecida na carreira), E NÃO VEREM ESSA RESPONSABILIDADE RECONHECIDA NA REMUNERAÇÃO.
O caso da saúde materna é GRITANTE...
Nós não gostamos de comparar, mas com os médicos, isso não aconteceu na carreira nova deles...
Fomos comidos com uma PINTA...
Continuação do "anónimo" das 6:01
Esqueci de dizer que não sou especialista, para não virem a imaginar coisas.
Mas gostava de frequentar uma especialidade, mas só para prestar melhores cuidados? É que quando vou ás compras, perguntam-me se tenho € para pagar, e não se tenho muita responsabilidade acrescida no trabalho...
Esqueci de dizer que não sou especialista, para não virem a imaginar coisas.
Mas gostava de frequentar uma especialidade, mas só para prestar melhores cuidados? É que quando vou ás compras, perguntam-me se tenho € para pagar, e não se tenho muita responsabilidade acrescida no trabalho...
Caros Amigos
Consultem a "achispavermelha.blogspot.com" e comentem o seu último artigo, sobre o "novo" Orçamento Geral do Estado, as criticas que faz à politica do governo do capital e aos outros partidos do grande capital, como também aos partidos da esquerda do sistema capitalista, às direções sindicais reformistas e colaboracionistas com a politica do governo, como as formas de organização que propõe aos trabalhadores desempregados em particular aos jovens, para a luta que é preciso travar contra as politicas anti-sociais e anti-laborais do próximo O.G.E.
Saudações Fraternas
"A CHISPA!"
Consultem a "achispavermelha.blogspot.com" e comentem o seu último artigo, sobre o "novo" Orçamento Geral do Estado, as criticas que faz à politica do governo do capital e aos outros partidos do grande capital, como também aos partidos da esquerda do sistema capitalista, às direções sindicais reformistas e colaboracionistas com a politica do governo, como as formas de organização que propõe aos trabalhadores desempregados em particular aos jovens, para a luta que é preciso travar contra as politicas anti-sociais e anti-laborais do próximo O.G.E.
Saudações Fraternas
"A CHISPA!"
O MCTES (Mariano Gago) continua sem pronuniar-se acerca do plano estratégico do ensino da enfermagem...
http://saudeeportugal.blogspot.com/2008/07/plano-estratgico-do-ensino-2008-2012.html
http://saudeeportugal.blogspot.com/2008/07/plano-estratgico-do-ensino-2008-2012.html
O MCTES (Mariano Gago) continua sem pronuniar-se acerca do plano estratégico do ensino da enfermagem...
http://saudeeportugal.blogspot.com/2008/07/plano-estratgico-do-ensino-2008-2012.html
http://saudeeportugal.blogspot.com/2008/07/plano-estratgico-do-ensino-2008-2012.html
a 7 euros hora na enfermagem, mando-os se colocarem naquela posição que fizeram os alemães perder a guerra...
CAROS COLEGAS NÃO PENSEM QUE É SÓ EM COIMBRA QUE ISSO SE PASSA. VEJAM ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO ONDE ESTÃO "ILUSTRES " PENSADORES DA TRETA DA CIPE, GRANDES DEFENSORES DA CLASSE(IH,IH)MAS AONDE, PARA FICAREM TODOS NA ESCOLA A FAZER QUE FAZEM, CONTRATAM RECÉM LICENCIADOS PARA FAZEREM O TRABALHO QUE ELES NÃO QUEREM (LEIA-SE VIR PARA ESTÁGIO COM OS ALUNOS).ENFERMEIROS RECÉM LICENCIADOS, ESSES QUE COITADOS MUITOS DELES AINDA NECESSITAM É DE SER INTEGRADOS QUANTO MAIS ENSINAR ALGO A ALGUÉM.
DEPOIS OS PROFISSIONAIS QUE COLOCAM CÁ FORA SÃOA VERGONHA QUE TODOS CONHECEMOS, JÁ QUE NÃO TIVERAM NINGUEM COM O MINIMO DE EXPERIENCIA QUE LHES TRANSMITISSE O MINIMO DE CONHECIMENTO. A ESE PORTO É UM BOM EXEMPLO DO QUE AQUI SE REFERE.DERAM-SE AO LUXO DE AUMENTAR O Nº DE ALUNOS SÓ PORQUE TINHAM PROFESSORES A MAIS, QUE DE OUTRO MODO TERIAM QUE IR PARA O DESEMPREGO OU VIREM ACOMPANHAR OS ALUNOS EM ESTÁGIO.
QUE TENHAM VERGONHAM E TRABALHEM PARA O BEM DA CLASSE
DEPOIS OS PROFISSIONAIS QUE COLOCAM CÁ FORA SÃOA VERGONHA QUE TODOS CONHECEMOS, JÁ QUE NÃO TIVERAM NINGUEM COM O MINIMO DE EXPERIENCIA QUE LHES TRANSMITISSE O MINIMO DE CONHECIMENTO. A ESE PORTO É UM BOM EXEMPLO DO QUE AQUI SE REFERE.DERAM-SE AO LUXO DE AUMENTAR O Nº DE ALUNOS SÓ PORQUE TINHAM PROFESSORES A MAIS, QUE DE OUTRO MODO TERIAM QUE IR PARA O DESEMPREGO OU VIREM ACOMPANHAR OS ALUNOS EM ESTÁGIO.
QUE TENHAM VERGONHAM E TRABALHEM PARA O BEM DA CLASSE
Ninguém obriga os enfermeiros a auferir por hora aquilo que lhes é proposto.
Eu quando tenciono trabalhar num local (numa instituição) é que digo quanto pretendo ganhar à hora... se não quiserem, ADEUS!
Não se vendam a qualquer preço! Caso o façam, são aquilo a que eu apelido de "prostitutas da enfermagem".
Eu quando tenciono trabalhar num local (numa instituição) é que digo quanto pretendo ganhar à hora... se não quiserem, ADEUS!
Não se vendam a qualquer preço! Caso o façam, são aquilo a que eu apelido de "prostitutas da enfermagem".
LOL
Na altura de exigirem 1500 euros, assim de entrada, não se lembram de referir a m***** de formação que andam a receber e que ainda por cima todos concordam que assim é.
Na hora dos 1500 euros, "ai, somos todos licenciados". Pois ai já convém o "somos todos iguais". Não importa se foram 4 anos de formação prática e teorica super exigente, ou 5 anos com disciplinas que exigiam um grau de raciocinio bem diferente daqueles que vos pedem em disciplinas de teatrinho ou expressão gestual da treta, ou se foram 6 anos de formação intensiva onde raciocinio, memoria e capacidade de relação tem que estar ao mais "alto nivel". Nada disso importa.
No entanto, a vossa formação é uma miseria... e querem agora promover o curso a 5 anos. LOL. Para quê?!
Para depois se auto promoverem a 2000 euros?
P.S. Sou de saude meus caros, mas nada tenho a ver com essa estirpe de Dr. médicos ou Sr. Drs. Enfermeiros ...
Façam mas é o favor de serem mais coerentes e fazerem menos cenas de bipolares. Ora somos os melhores profissionais que anda para ai, sem nós o mundo parava, ora afinal já não é bem assim porque até existem uns tótos que pouco ou nada sabem ai na universidade ... ai ai ...
Na altura de exigirem 1500 euros, assim de entrada, não se lembram de referir a m***** de formação que andam a receber e que ainda por cima todos concordam que assim é.
Na hora dos 1500 euros, "ai, somos todos licenciados". Pois ai já convém o "somos todos iguais". Não importa se foram 4 anos de formação prática e teorica super exigente, ou 5 anos com disciplinas que exigiam um grau de raciocinio bem diferente daqueles que vos pedem em disciplinas de teatrinho ou expressão gestual da treta, ou se foram 6 anos de formação intensiva onde raciocinio, memoria e capacidade de relação tem que estar ao mais "alto nivel". Nada disso importa.
No entanto, a vossa formação é uma miseria... e querem agora promover o curso a 5 anos. LOL. Para quê?!
Para depois se auto promoverem a 2000 euros?
P.S. Sou de saude meus caros, mas nada tenho a ver com essa estirpe de Dr. médicos ou Sr. Drs. Enfermeiros ...
Façam mas é o favor de serem mais coerentes e fazerem menos cenas de bipolares. Ora somos os melhores profissionais que anda para ai, sem nós o mundo parava, ora afinal já não é bem assim porque até existem uns tótos que pouco ou nada sabem ai na universidade ... ai ai ...
Muitos assistentes não são mestres nem doutores. São recém-licenciados (acabam o curso em Julho e em Setembro estão na escola) a dar meia dúzia de horas de aulas práticas por mês. Não são profissionais com experiência, não têm formação adequada e estão lá simplesmente pela cunha, quanto mais levarem trabalho para casa...
Boa noite.
Em relação à vertente quantitativa, concordo inteiramente com o que foi dito pelo doutorenfermeiro.
Face ao "ensino de baixa qualidade", penso que essa ideia, deixa muito a desejar. Não sei como acontece em outras escolas, mas será que os alunos têm oportunidade de realizar ensinos clínicos em serviços tais como urgências, cuidados intensivos, queimados,etc.......? Em Coimbra existe a realização de uma monografia final de curso e em outras escolas será que existe? Em relação às instalações, alguém tem melhores materiais em alguma escola para a aprendizagem de suporte básico e avançado de vida (por exemplo)? Quais os rácios de professores alunos existente nesta escola em comparação com outras? Bem, e muito mais... a meu ver, após análise deste "post" é relativo e um pouco ofensivo para quem lá (Esenfc)realiza(ou) aprendizagem em comparação com outras escolas.
Um aspecto importante a discutir é o facto de as propinas terem aumentado,tanto nessa escola como noutras. Pergunto, o que as escolas andam a fazer com tanto dinheiro? Quais são as diferenças estruturais entre uma escola pertencer a um politécnico e outra não pertencer? Porque é que as escolas não se pronunciam sobre o aumento do numero de vagas nas mesmas? e porque optam por aumentar? Entre outras....
Ao falar de uma escola a poucos quilómetros, penso que seria sensato dizer o nome da mesma.
Cumprimentos a todos,
Vítor Oliveira (Vizela)
Em relação à vertente quantitativa, concordo inteiramente com o que foi dito pelo doutorenfermeiro.
Face ao "ensino de baixa qualidade", penso que essa ideia, deixa muito a desejar. Não sei como acontece em outras escolas, mas será que os alunos têm oportunidade de realizar ensinos clínicos em serviços tais como urgências, cuidados intensivos, queimados,etc.......? Em Coimbra existe a realização de uma monografia final de curso e em outras escolas será que existe? Em relação às instalações, alguém tem melhores materiais em alguma escola para a aprendizagem de suporte básico e avançado de vida (por exemplo)? Quais os rácios de professores alunos existente nesta escola em comparação com outras? Bem, e muito mais... a meu ver, após análise deste "post" é relativo e um pouco ofensivo para quem lá (Esenfc)realiza(ou) aprendizagem em comparação com outras escolas.
Um aspecto importante a discutir é o facto de as propinas terem aumentado,tanto nessa escola como noutras. Pergunto, o que as escolas andam a fazer com tanto dinheiro? Quais são as diferenças estruturais entre uma escola pertencer a um politécnico e outra não pertencer? Porque é que as escolas não se pronunciam sobre o aumento do numero de vagas nas mesmas? e porque optam por aumentar? Entre outras....
Ao falar de uma escola a poucos quilómetros, penso que seria sensato dizer o nome da mesma.
Cumprimentos a todos,
Vítor Oliveira (Vizela)
Conheço bem esta realidade que o Doutor Enfermeiro nos traz!!! Sou Enfermeiro em Coimbra e há muito tempo que se verifica esta situação...
A justificação para isto é óbvia: a quantidade de alunos serve para manter professores no seu posto de trabalho; a qualidade dos orientadores justifica-se não só pelo valor pago aos mesmos, mas também porque o que interessa é que eles existam de forma a que os "verdadeiros" professores possam fazer os seus mestrados e doutoramentos que sinceramente de nada servem, já que os sus métodos de ensino nunca alteram, nem trazem nada de novo!!!
A justificação para isto é óbvia: a quantidade de alunos serve para manter professores no seu posto de trabalho; a qualidade dos orientadores justifica-se não só pelo valor pago aos mesmos, mas também porque o que interessa é que eles existam de forma a que os "verdadeiros" professores possam fazer os seus mestrados e doutoramentos que sinceramente de nada servem, já que os sus métodos de ensino nunca alteram, nem trazem nada de novo!!!
Estamos entregues ao BICHOS...
Na minha opinião, devemos é TODOS DEIXARMOS DE PAGAR COTAS À ORDEM E DESVINCULAR-MO-NOS DOS SINDICATOS... Pode ser que assim fiquem incentivados a fazerem algo por nós...
Na minha opinião, devemos é TODOS DEIXARMOS DE PAGAR COTAS À ORDEM E DESVINCULAR-MO-NOS DOS SINDICATOS... Pode ser que assim fiquem incentivados a fazerem algo por nós...
Ao ANÓNIMO das 9.24h:
Não sei se o senhor é enfermeiro, ou aluno, mas certamente deve ser um coitado que não consegui entrar na Escola Superior de Enfermagem do Porto e pronto...a dor de cotovelo é lixada!
Recém-licenciados a ministrar estágios???? Terminei o curso na ESEP este ano e olhe que engraçado...em todos os estágios que tive, nenhum foi ministrado por recém-licenciados, muito pelo contrário...professores tais como Puga, Paulo Marques, Vilela, Alexandrina, Berta, Fátima Segadães, entre tantos outros...foram recém-licenciados à 20 anos é? Sim...todos um dia foram recém-licenciado!
Se calhar ainda me vão chamar a mim para ir c alunos para estágio?Será?Se calhar nem preciso de ir procurar emprego...
Se se preocupassem em fechar escolas sem qualidade de ensino/ privadas tais como Piaget, Fernando Pessoa, ICS, Cespu (desculpe se me esqueci de mencionar a sua)...já não vinham chico-espertos c dor de cotovelo para aqui mandar bitaites!
Cresça e apareça!
Não sei se o senhor é enfermeiro, ou aluno, mas certamente deve ser um coitado que não consegui entrar na Escola Superior de Enfermagem do Porto e pronto...a dor de cotovelo é lixada!
Recém-licenciados a ministrar estágios???? Terminei o curso na ESEP este ano e olhe que engraçado...em todos os estágios que tive, nenhum foi ministrado por recém-licenciados, muito pelo contrário...professores tais como Puga, Paulo Marques, Vilela, Alexandrina, Berta, Fátima Segadães, entre tantos outros...foram recém-licenciados à 20 anos é? Sim...todos um dia foram recém-licenciado!
Se calhar ainda me vão chamar a mim para ir c alunos para estágio?Será?Se calhar nem preciso de ir procurar emprego...
Se se preocupassem em fechar escolas sem qualidade de ensino/ privadas tais como Piaget, Fernando Pessoa, ICS, Cespu (desculpe se me esqueci de mencionar a sua)...já não vinham chico-espertos c dor de cotovelo para aqui mandar bitaites!
Cresça e apareça!
Desculpe lá, mas ensino de baixa qualidade em coimbra? Baseia-se em quê para dizer isso? Se a escola de enfermagem de coimbra tem má qualidade, que dizer de escolas como a de Beja ou da Guarda?
As estruturas dirigentes dos enfermeiros há muito que alhearam as suas funções no controle dos processos de formação. A OE continua a não assumir a responsabilidade do controlo da qualidade do ensino da enfermagem.
Que venha outro bastonário, tentar mudar esta situação. É interessante pensar que outros grupos profissionais, nunca deixariam a sua formação (quantidade e qualidade) enveredar por todo este pântano. É em grande medida medida na formação que reside o futuro da nossa profissão.
Desassossego
Que venha outro bastonário, tentar mudar esta situação. É interessante pensar que outros grupos profissionais, nunca deixariam a sua formação (quantidade e qualidade) enveredar por todo este pântano. É em grande medida medida na formação que reside o futuro da nossa profissão.
Desassossego
O SEP NÃO PIA NADA SOBRE A TOLERANCIA QUE O PESSOAL DOS HOSPITAIS DO NORTE PERDEU AQUANDO DA VISITA DO PAPA!
TANTA COISA, QUE IAM POR EM TRIBUNAL E NÃO PIAM NADA. NEM PONTO DE SITUAÇÃO.
NÃO NOS ESQUECEMOS!
É PARA ISTO QUE OS ASSOCIADOS DO SINDICATO DOS ENFERMERIOS PORTUGUESES DESCONTAM????????
TANTA COISA, QUE IAM POR EM TRIBUNAL E NÃO PIAM NADA. NEM PONTO DE SITUAÇÃO.
NÃO NOS ESQUECEMOS!
É PARA ISTO QUE OS ASSOCIADOS DO SINDICATO DOS ENFERMERIOS PORTUGUESES DESCONTAM????????
Cara colega da 1:45PM
A qualidade dos alunos cada vez é pior e isso é evidente nos serviços. Em Coimbra , como em qualquer lado há bom e mau!
Se ainda não viu situações em que o aluno quase que é mais velho que o orientador... anda a dormir!!!
Melhor do que isso são alunos de especialidade orientedos por enfermeiros com 2-3 anos de curso!!
Vergonhoso e desqualificante!!
A qualidade dos alunos cada vez é pior e isso é evidente nos serviços. Em Coimbra , como em qualquer lado há bom e mau!
Se ainda não viu situações em que o aluno quase que é mais velho que o orientador... anda a dormir!!!
Melhor do que isso são alunos de especialidade orientedos por enfermeiros com 2-3 anos de curso!!
Vergonhoso e desqualificante!!
Em Coimbra como se calhar noutros locais os orientadores enfermeiros servem para fazer o trabalho dos profs que têm de fazer os doutoramentos!11 Vejam lá este ano quantos entraram!!!
Os alunos que se lixem...o ordenadão ao fim do mês dá jeito e a boa vida tb!!!!
Ser enfermeiro??? Agora são profs!!!!
Os alunos que se lixem...o ordenadão ao fim do mês dá jeito e a boa vida tb!!!!
Ser enfermeiro??? Agora são profs!!!!
só aceita quem quer, eu faço este tipo de trabalho sasonalmente, mas recebo por hora cerca de 12 euros, (1º escalão da carreira de assistente do ensino superior), senão mandava-os passear...
só digo isto:
nota de entrada no último colocado na escola superior de enfermagem de santarém, 2.ª fase: 9,6 VALORES!
vergonhoso.
nota de entrada no último colocado na escola superior de enfermagem de santarém, 2.ª fase: 9,6 VALORES!
vergonhoso.
Eu sei que sou novo...
Mas os Enfermeiros que dão aulas são mesmo Enfermeiros certo?!
Se são quem regula a actividade desses senhores(as)??
A ORDEM !!!
O que é que a ordem fez ou tem programado fazer para regular a qualidade dos serviços que esses Enfermeiros prestam??!!
ZERO...
Como em tantas outras coisas!!
Queremos mudanças não só de atitudes mas também de pessoas!!!
Não brinquem connosco...
Mas os Enfermeiros que dão aulas são mesmo Enfermeiros certo?!
Se são quem regula a actividade desses senhores(as)??
A ORDEM !!!
O que é que a ordem fez ou tem programado fazer para regular a qualidade dos serviços que esses Enfermeiros prestam??!!
ZERO...
Como em tantas outras coisas!!
Queremos mudanças não só de atitudes mas também de pessoas!!!
Não brinquem connosco...
A Portaria dois Centros de Enfermagem ainda não foi corrigida. A Bastonária disse que seria breve, tinha palavra da Ministra, seria na sexta feira, fez esta semana 8 dias?
Estara conivente? a Ministra está a brincar com os Enfermeiros?
Ou querem fazer agoroa como o INEM?
Estara conivente? a Ministra está a brincar com os Enfermeiros?
Ou querem fazer agoroa como o INEM?
Como é possivel na conjuntura actual da profissão, estarmos com preocupações com o que as escolas pagam ou não pagam aos seus Assistentes!Isto é também resultado da grande oferta às escolas de Assitentes.Pensavam que só tocava aos recém-licenciados essas ofertas de super-saldo!
Ordem dos Enfermeiros criem rápidamente condições para promoverem a fiscalização de todo o ensino de enfermagem em Portugal.
Ordem dos Enfermeiros criem rápidamente condições para promoverem a fiscalização de todo o ensino de enfermagem em Portugal.
Monografia final de curso na ESE LISBOA, segundo exigências de alguns (muitos) professores = reflectir reflexivamente sobre o reflectido após reflexão reflectida.
Triste.
Triste.
A qualidade do ensino da enfermagem é muito má, e porquê?
Porque os professores estão na escola a tempo inteiro e ao fim de uns anos perdem a noção da realidade dos serviços. Estão acomodados.
Mais uma vez, vejam como funciona o ensino da medicina. Quantos professores de medicina estão a tempo inteiro no ensino?...
Estão a ver a diferença?
PS - Não sou médico, só por causa das coisas...
Porque os professores estão na escola a tempo inteiro e ao fim de uns anos perdem a noção da realidade dos serviços. Estão acomodados.
Mais uma vez, vejam como funciona o ensino da medicina. Quantos professores de medicina estão a tempo inteiro no ensino?...
Estão a ver a diferença?
PS - Não sou médico, só por causa das coisas...
Eu já fui estudante na Escola da Guarda, e desculpem lá... Até é muito jeitosa...
Vejam a de Faro... é da bradar aos céus...
Vejam a de Faro... é da bradar aos céus...
Estudante CLE (2º ano):
A escola em Coimbra está pelas horas da morte em termos de qualidade de Ensino. Tirei o meu curso na Antiga Ângelo da Fonseca há 11 anos atrás e sei bem do que estou a falar. Já me passaram DEZENAS de alunos pelas mãos nos antigamente chamdos de estágios à vida profissional (penso que agora se chama vertente opcional- muda todos os anos) e de ano para ano é clamoroso a falta de bases científicas, nível, saber estar, poder de argumentação, capacidade de trabalho, capacidade de espírito de equipa e principalmente divórcio completo pela realidade que os profissionais vivem e com a qual lutam diariamente para mudar...
Se a culpa desta abismal falta de qualidade dos alunos que vão saindo não é da Escola é de quem? Foram más colheitas? Já houve pessoas que disseram motivos pelo qual o ensino nesta escola vai tão mal, mas o principal eu acrescento porque conheço bem aquele antro e sorvedouro de interesses pessoais e amizades convenientes que envergonham a cidade e os enfermeiros no geral. No fundo aquilo não passa do prolongamento do ensino secundário só que com mais mexericos e necessidade de lambe-botagem... Os professores lá presentes nem admitem ser tratados por "Sr Enf." mas sim por "Prof." acho que isto diz tudo sobre quais são os interesses que são primeiramente servidos, não serão os dos alunos de certeza! Os assistentes são carne para canhão porque V Exas não se mesclam com a ralé! Acordem estudantes... não acredito tal o acabrunhamento a que são sujeitos.
A escola em Coimbra está pelas horas da morte em termos de qualidade de Ensino. Tirei o meu curso na Antiga Ângelo da Fonseca há 11 anos atrás e sei bem do que estou a falar. Já me passaram DEZENAS de alunos pelas mãos nos antigamente chamdos de estágios à vida profissional (penso que agora se chama vertente opcional- muda todos os anos) e de ano para ano é clamoroso a falta de bases científicas, nível, saber estar, poder de argumentação, capacidade de trabalho, capacidade de espírito de equipa e principalmente divórcio completo pela realidade que os profissionais vivem e com a qual lutam diariamente para mudar...
Se a culpa desta abismal falta de qualidade dos alunos que vão saindo não é da Escola é de quem? Foram más colheitas? Já houve pessoas que disseram motivos pelo qual o ensino nesta escola vai tão mal, mas o principal eu acrescento porque conheço bem aquele antro e sorvedouro de interesses pessoais e amizades convenientes que envergonham a cidade e os enfermeiros no geral. No fundo aquilo não passa do prolongamento do ensino secundário só que com mais mexericos e necessidade de lambe-botagem... Os professores lá presentes nem admitem ser tratados por "Sr Enf." mas sim por "Prof." acho que isto diz tudo sobre quais são os interesses que são primeiramente servidos, não serão os dos alunos de certeza! Os assistentes são carne para canhão porque V Exas não se mesclam com a ralé! Acordem estudantes... não acredito tal o acabrunhamento a que são sujeitos.
Quando o número de enfermeiros a exercerem e que tenham mestrado e doutoramento atinjam um número importantes... talvez esta questão das escolas não direccionarem o ensino para a realidade acabe...
O ensino tem de ser pragmático e virado para as necessidades actuais. Estar à frente do nosso tempo pode muitas vezes significar a extinção antes do tempo em que as coisas efectivamente acontecem...
Teorias da enfermagem: http://saudeeportugal.blogspot.com/2010/09/teorias-de-enfermagem.html
Com isto quero também dizer que temos de ser cada vez mais a ser melhores e não cada vez mais... porque melhores não seremos com certeza...
O ensino tem de ser pragmático e virado para as necessidades actuais. Estar à frente do nosso tempo pode muitas vezes significar a extinção antes do tempo em que as coisas efectivamente acontecem...
Teorias da enfermagem: http://saudeeportugal.blogspot.com/2010/09/teorias-de-enfermagem.html
Com isto quero também dizer que temos de ser cada vez mais a ser melhores e não cada vez mais... porque melhores não seremos com certeza...
Coimbra, Guarda, Beja, Faro, acrescento eu agora, ... Braga..... e mais, mais, mais,....
São estas escolas que têm "parido" os enfermeiros (salvo raras excepções), que vão escrevendo tamanhas idiotices neste blog!
Pudera!
Perdoai-lhes, porque eles não sabem o que é a Enfermagem, apesar de se intitularem enfermeiros! E até têm um diploma!!!!!
São estas escolas que têm "parido" os enfermeiros (salvo raras excepções), que vão escrevendo tamanhas idiotices neste blog!
Pudera!
Perdoai-lhes, porque eles não sabem o que é a Enfermagem, apesar de se intitularem enfermeiros! E até têm um diploma!!!!!
acho muito bem, estão apenas a provar do próprio remédio.
para além disso, ainda é caro, para o trabalho que fazem, é caro.
os que dobram a mola não ganham isso.
Acho muito bem, querem ser professores, então ainda bem que lá chegou o mercado, pode ser que aprendam algo
para além disso, ainda é caro, para o trabalho que fazem, é caro.
os que dobram a mola não ganham isso.
Acho muito bem, querem ser professores, então ainda bem que lá chegou o mercado, pode ser que aprendam algo
Atenção que eu não disse em lado nenhum que o ensino, particularmente o de Coimbra, era de qualidade.
Já devem ter percebido que pela minha conversa estudo na esefnc, e, como tal, não considero que o ensino da minha escola seja de baixa qualidade. Podia ser melhor, claro, principalmente a preparação prática dos ensinos clínicos. Mas também não podemos ser assim tão pessimistas: licenciaturas e MI à bolonhesa não são tão boas como quando o curso ainda tinha 5 anos.
Olhemos para o plano de estudos de Coimbra e comparemos com, por exemplo, com o de Beja ou Guarda. Percebem o que eu quero tentar dizer? Se o nosso (coimbra) é ensino de má qualidade....que dizer desses pobres coitados - sem querer ofender ninguém - com o seu plano.
Ainda nao fui para estágio, vou iniciar agora o meu 2º ano em Enfermagem. Tive a oportunidade de ter excelentes professores à grande maioria das cadeiras, a única coisa que lamento foi o pouco tempo que tivemos para preparar a prática.
Já devem ter percebido que pela minha conversa estudo na esefnc, e, como tal, não considero que o ensino da minha escola seja de baixa qualidade. Podia ser melhor, claro, principalmente a preparação prática dos ensinos clínicos. Mas também não podemos ser assim tão pessimistas: licenciaturas e MI à bolonhesa não são tão boas como quando o curso ainda tinha 5 anos.
Olhemos para o plano de estudos de Coimbra e comparemos com, por exemplo, com o de Beja ou Guarda. Percebem o que eu quero tentar dizer? Se o nosso (coimbra) é ensino de má qualidade....que dizer desses pobres coitados - sem querer ofender ninguém - com o seu plano.
Ainda nao fui para estágio, vou iniciar agora o meu 2º ano em Enfermagem. Tive a oportunidade de ter excelentes professores à grande maioria das cadeiras, a única coisa que lamento foi o pouco tempo que tivemos para preparar a prática.
Amigos sou Doutorado em Educação numa Universidade Europeia e aqui afirmo que a Escola de Enfermagem de BEja tem qualidade no ensino indubitavelmente. Isto porque conheço/trabalhei a realidade na minha investigação.
Há por aí muita dor de cotovelo...e burrice!!
Ao invés de insultar e denegrir escolas que têm créditos dados, enalteçam a vossa. Beja tem qualidade definitivamente mas têm direito a opinião, por mais ignorante que esta se revele.
Há por aí muita dor de cotovelo...e burrice!!
Ao invés de insultar e denegrir escolas que têm créditos dados, enalteçam a vossa. Beja tem qualidade definitivamente mas têm direito a opinião, por mais ignorante que esta se revele.
Desculpem lá a questão, mas daqui por uns tempos gostaria de saber quantas vagas ficaram por preencher, isso vai dizer tudo acerca do que a enfermagem é e do que pensa ser, assim como de como agem e pensam os enfermeiros, já agora não querendo fazer futurologia, eu penso que estarão todas ocupadas....
Estudante CLE (2º ano)
Cara estudante a sua base de comparação é um ano de estudo de Enfermagem e a minha são 3 anos de curso mais 11 de prática. Acho que está tudo dito.
O curso nunca teve 5 anos. Teve 3 os outros 2 davam o grau académico de licenciado, mas não era imediato. Os candidatos tinham de ter pelo menos 2 anos de experiência e juntamente com o grau académico tinham o titulo de especialista.
Em relação à qualidade dos professores há de tudo mas no que eles são mesmo bons é nas teorias do menino jesus! Há uns anos atrás era deprimente falar com um professor sobre suporte avançado de vida, traçados electrocardiograficos, balanço electrolitico, equilibrio hemodinâmico de um doente crítico. Falo isto com conhecimento de causa, foi no meu complemento. Por isso é que eles mandam os assistentes pro hospital. Tenho mesmo a pena que não compreendam isto. Sabe de teorias de enfermagem quanto é que usa no seu dia-a-dia? 0,000001%
Com a mania de que somos uma ciência diferente e arte do cuidar e m*rdas destas vamo-nos afastando da objectividade dos resultados e da prática (que é o nosso trabalho) Quanto alunos já tive a olharem para um Swan-Ganz como um burro para um palácio? Não sabem o que é uma linha arterial... não sabem calibrar um linha... hoje que lhe disse "vai com calma preparar material para a colocação de um CVC" resposta "se me disser o que é preciso posso-lhe ir buscar"
Dá vontade de rir, não fosse ela estar a cuidar de pessoas a esta altura... é uma vergonha
Cara estudante a sua base de comparação é um ano de estudo de Enfermagem e a minha são 3 anos de curso mais 11 de prática. Acho que está tudo dito.
O curso nunca teve 5 anos. Teve 3 os outros 2 davam o grau académico de licenciado, mas não era imediato. Os candidatos tinham de ter pelo menos 2 anos de experiência e juntamente com o grau académico tinham o titulo de especialista.
Em relação à qualidade dos professores há de tudo mas no que eles são mesmo bons é nas teorias do menino jesus! Há uns anos atrás era deprimente falar com um professor sobre suporte avançado de vida, traçados electrocardiograficos, balanço electrolitico, equilibrio hemodinâmico de um doente crítico. Falo isto com conhecimento de causa, foi no meu complemento. Por isso é que eles mandam os assistentes pro hospital. Tenho mesmo a pena que não compreendam isto. Sabe de teorias de enfermagem quanto é que usa no seu dia-a-dia? 0,000001%
Com a mania de que somos uma ciência diferente e arte do cuidar e m*rdas destas vamo-nos afastando da objectividade dos resultados e da prática (que é o nosso trabalho) Quanto alunos já tive a olharem para um Swan-Ganz como um burro para um palácio? Não sabem o que é uma linha arterial... não sabem calibrar um linha... hoje que lhe disse "vai com calma preparar material para a colocação de um CVC" resposta "se me disser o que é preciso posso-lhe ir buscar"
Dá vontade de rir, não fosse ela estar a cuidar de pessoas a esta altura... é uma vergonha
Estudante CLE (2º ano)
Cara estudante a sua base de comparação é um ano de estudo de Enfermagem e a minha são 3 anos de curso mais 11 de prática. Acho que está tudo dito.
O curso nunca teve 5 anos. Teve 3 os outros 2 davam o grau académico de licenciado, mas não era imediato. Os candidatos tinham de ter pelo menos 2 anos de experiência e juntamente com o grau académico tinham o titulo de especialista.
Em relação à qualidade dos professores há de tudo mas no que eles são mesmo bons é nas teorias do menino jesus! Há uns anos atrás era deprimente falar com um professor sobre suporte avançado de vida, traçados electrocardiograficos, balanço electrolitico, equilibrio hemodinâmico de um doente crítico. Falo isto com conhecimento de causa, foi no meu complemento. Por isso é que eles mandam os assistentes pro hospital. Tenho mesmo a pena que não compreendam isto. Sabe de teorias de enfermagem quanto é que usa no seu dia-a-dia? 0,000001%
Com a mania de que somos uma ciência diferente e arte do cuidar e m*rdas destas vamo-nos afastando da objectividade dos resultados e da prática (que é o nosso trabalho) Quanto alunos já tive a olharem para um Swan-Ganz como um burro para um palácio? Não sabem o que é uma linha arterial... não sabem calibrar um linha... hoje que lhe disse "vai com calma preparar material para a colocação de um CVC" resposta "se me disser o que é preciso posso-lhe ir buscar"
Dá vontade de rir, não fosse ela estar a cuidar de pessoas a esta altura... é uma vergonha
Cara estudante a sua base de comparação é um ano de estudo de Enfermagem e a minha são 3 anos de curso mais 11 de prática. Acho que está tudo dito.
O curso nunca teve 5 anos. Teve 3 os outros 2 davam o grau académico de licenciado, mas não era imediato. Os candidatos tinham de ter pelo menos 2 anos de experiência e juntamente com o grau académico tinham o titulo de especialista.
Em relação à qualidade dos professores há de tudo mas no que eles são mesmo bons é nas teorias do menino jesus! Há uns anos atrás era deprimente falar com um professor sobre suporte avançado de vida, traçados electrocardiograficos, balanço electrolitico, equilibrio hemodinâmico de um doente crítico. Falo isto com conhecimento de causa, foi no meu complemento. Por isso é que eles mandam os assistentes pro hospital. Tenho mesmo a pena que não compreendam isto. Sabe de teorias de enfermagem quanto é que usa no seu dia-a-dia? 0,000001%
Com a mania de que somos uma ciência diferente e arte do cuidar e m*rdas destas vamo-nos afastando da objectividade dos resultados e da prática (que é o nosso trabalho) Quanto alunos já tive a olharem para um Swan-Ganz como um burro para um palácio? Não sabem o que é uma linha arterial... não sabem calibrar um linha... hoje que lhe disse "vai com calma preparar material para a colocação de um CVC" resposta "se me disser o que é preciso posso-lhe ir buscar"
Dá vontade de rir, não fosse ela estar a cuidar de pessoas a esta altura... é uma vergonha
É por estes e outros comentérios de alunos que no meu serviço chumbam 50% dosl alunos em ensino clinico! Não sabem pensar, decidir, nem reflectir. Depois disso não sabem presatr cuidados de higien, não sabem avaliar sinais vitais quanto mais interpreta-los.....
não sabem lidar com dois sistemas de soro em simultaneo e não sabem falar!!!!
Corações om duas cavidades ou definir Tensão arterial misturando arteria e veia são o dia-a-dia. Pior do que isto tudo...Não querem saber!!!!!!!
não sabem lidar com dois sistemas de soro em simultaneo e não sabem falar!!!!
Corações om duas cavidades ou definir Tensão arterial misturando arteria e veia são o dia-a-dia. Pior do que isto tudo...Não querem saber!!!!!!!
Enf Coimbra
Não posso concordar totalmente consigo... Conhecer as diversas teorias de enfermagem é bom do ponto de vista epistemológico, até para comprovar as suas acções do ponto de vista do mandato social e evolução futura da profissão... Não podemos é perder o foco da nossa atenção que é: como é que essas teorias se podem utilizar na prática e como se traduzem em intervençõs nas pessoas...
A este respeito peço-lhe que leia: http://saudeeportugal.blogspot.com/2010/09/teorias-de-enfermagem.html
No entanto , o que é calamitoso é o total alheamento dos alunos e das escolas da parte intervenção... Ficamos pelo diagnóstico de enfermagem e pouco mais...
Intervenção é o que nos mantém necessários, avaliar o que nos mantém atentos mas diagnosticar sem intervir é o que nos transforma nuns inúteis.
Não posso concordar totalmente consigo... Conhecer as diversas teorias de enfermagem é bom do ponto de vista epistemológico, até para comprovar as suas acções do ponto de vista do mandato social e evolução futura da profissão... Não podemos é perder o foco da nossa atenção que é: como é que essas teorias se podem utilizar na prática e como se traduzem em intervençõs nas pessoas...
A este respeito peço-lhe que leia: http://saudeeportugal.blogspot.com/2010/09/teorias-de-enfermagem.html
No entanto , o que é calamitoso é o total alheamento dos alunos e das escolas da parte intervenção... Ficamos pelo diagnóstico de enfermagem e pouco mais...
Intervenção é o que nos mantém necessários, avaliar o que nos mantém atentos mas diagnosticar sem intervir é o que nos transforma nuns inúteis.
eheheh isto parece uma selva!o mais engraçado nos enfermeiros é que cada um tem uma opinião e acha que tem razão!
Enf. Coimbra,
E nunca lhe passou pelas mãos alunos realmente bons? É quem em mais de 300 alunos a ir para ensino clinico no 1º ano é natural que pelo menos 25% seja um autentico desastre na prática, independentemente de ser ou não bom aluno, aliás, como em tudo. Para mim é impensável, por exemplo, que não se saiba avaliar uma coisa tão básica quanto os sinais vitais ou que não se saiba o material para um CVC. Foi tudo tão, mas tão mastigado nas práticas que nao entendo como é que alguem nao se pode lembrar disso. Mas enfim, a minha opinião vale o que vale nao é verdade? Afinal de contas, (ainda) só tenho um ano de licenciatura em Enfermagem. O que eu sei é que não trocava esta escola por nenhuma do país...
E nunca lhe passou pelas mãos alunos realmente bons? É quem em mais de 300 alunos a ir para ensino clinico no 1º ano é natural que pelo menos 25% seja um autentico desastre na prática, independentemente de ser ou não bom aluno, aliás, como em tudo. Para mim é impensável, por exemplo, que não se saiba avaliar uma coisa tão básica quanto os sinais vitais ou que não se saiba o material para um CVC. Foi tudo tão, mas tão mastigado nas práticas que nao entendo como é que alguem nao se pode lembrar disso. Mas enfim, a minha opinião vale o que vale nao é verdade? Afinal de contas, (ainda) só tenho um ano de licenciatura em Enfermagem. O que eu sei é que não trocava esta escola por nenhuma do país...
"É por estes e outros comentários de alunos que no meu serviço chumbam 50% dos alunos em ensino clinico! Não sabem pensar, decidir, nem reflectir. Depois disso não sabem prestar cuidados de higiene, não sabem avaliar sinais vitais quanto mais interpreta-los.....
não sabem lidar com dois sistemas de soro em simultâneo e não sabem falar!!!!
Corações com duas cavidades ou definir Tensão arterial misturando arteria e veia são o dia-a-dia. Pior do que isto tudo...Não querem saber!!!!!!!"
Não precisam de saber porque não vão chumbar, senão o grau de sucesso da escola (ou seja,o financiamento da escola)é posto em causa .....
não sabem lidar com dois sistemas de soro em simultâneo e não sabem falar!!!!
Corações com duas cavidades ou definir Tensão arterial misturando arteria e veia são o dia-a-dia. Pior do que isto tudo...Não querem saber!!!!!!!"
Não precisam de saber porque não vão chumbar, senão o grau de sucesso da escola (ou seja,o financiamento da escola)é posto em causa .....
Magistral Estratega:
É óbvio que as teorias da Enfermagem são importantes para o desenvolvimento e cimentação da Enfermagem. Mas aferir daí a qualidade de Ensino da Enfermagem vai uma longa distância...
Pensei que tinha sido claro na minha opinião.
É óbvio que as teorias da Enfermagem são importantes para o desenvolvimento e cimentação da Enfermagem. Mas aferir daí a qualidade de Ensino da Enfermagem vai uma longa distância...
Pensei que tinha sido claro na minha opinião.
URGENTE
alguem sabe dar pormenores sobre a informação que corre de uma manifestação dos enfermeiros no Sabado 18set em Alfandega, no Porto, durante o debate em favor do SNS que o PS vai organizar apartir das 15horas, com a presença do Dr. Pizzarro (INEM, Portaria dos centros de enfermagem não alterada.....)
alguem sabe mais pormenores desta Manif dos Enfermeiros?
Vai ser durante ou no final do debate? vai ser lá dentro ou é para esperarlos à saida?
alguem sabe dar pormenores sobre a informação que corre de uma manifestação dos enfermeiros no Sabado 18set em Alfandega, no Porto, durante o debate em favor do SNS que o PS vai organizar apartir das 15horas, com a presença do Dr. Pizzarro (INEM, Portaria dos centros de enfermagem não alterada.....)
alguem sabe mais pormenores desta Manif dos Enfermeiros?
Vai ser durante ou no final do debate? vai ser lá dentro ou é para esperarlos à saida?
Todas as formações remuneradas a menos de 20€/hora não pagam todo o trabalho de preparar as aulas, manuais, exames, etc.
Estudante CLE (2º ano)
Eu estou a falar de alunos no 4º ano!
Imagine que 25%dos alunos são maus em ensino clínico. Quantos desses alunos chumbam? Dois, Um? O curso de Enfermagem é uma especie de curso EFA, todos passam a não ser que sejam MUITO maus.
Os ultimos bons alunos que me passaram pelas mãos não eram desta escola, eram de Aveiro. Já passram por cá bons alunos mas tornam-se mais a excepção do que a regra.
Não sei o que lhe diga mais. Não opino sobre as outras escolas porque não conheço, não posso dizer se trocava ou não... o que posso é opinar sobre o que conheço e sobre a exponencial falta de qualidade de ensino de Enfermagem na Escola de Coimbra. O que se compreende, porque eles fazem fornadas de 320 de cada vez, querem lá saber se são bons ou não? Não querem é perder o poleiro e para isso há que formar muitos alunos para sustentar muitos abutres... E casos de profs que são expulsos dos locais de estágio também não me diga que não conhece?
Já vi que não está aberta a novas opiniões, vive no dogma que a esenfc é a melhor e não há nada a fazer. Só ainda não percebi porque é melhor
Eu estou a falar de alunos no 4º ano!
Imagine que 25%dos alunos são maus em ensino clínico. Quantos desses alunos chumbam? Dois, Um? O curso de Enfermagem é uma especie de curso EFA, todos passam a não ser que sejam MUITO maus.
Os ultimos bons alunos que me passaram pelas mãos não eram desta escola, eram de Aveiro. Já passram por cá bons alunos mas tornam-se mais a excepção do que a regra.
Não sei o que lhe diga mais. Não opino sobre as outras escolas porque não conheço, não posso dizer se trocava ou não... o que posso é opinar sobre o que conheço e sobre a exponencial falta de qualidade de ensino de Enfermagem na Escola de Coimbra. O que se compreende, porque eles fazem fornadas de 320 de cada vez, querem lá saber se são bons ou não? Não querem é perder o poleiro e para isso há que formar muitos alunos para sustentar muitos abutres... E casos de profs que são expulsos dos locais de estágio também não me diga que não conhece?
Já vi que não está aberta a novas opiniões, vive no dogma que a esenfc é a melhor e não há nada a fazer. Só ainda não percebi porque é melhor
em Viseu (ESSV)
é bem pior, e não falta candidatos, aliás é uma guerra para serem chamados de Sr. Prof. mais valia-a estarem em voluntariado, era mais digno da profissão.
é bem pior, e não falta candidatos, aliás é uma guerra para serem chamados de Sr. Prof. mais valia-a estarem em voluntariado, era mais digno da profissão.
Perdi o contexto em que alguém falou da Escola de Viseu, "afirmando que era pior" mas pelo que conheço dela, fica muito além de todas as outras...material não falta, não é sóa escoal de coimbra que tem . è reconhecida a nivel nacional pelos enfermeiros que colaboram em ensinos clínicos como uma das que melhor preparam os estudnates. Alguém dos que fala, sem saber do que fala tem toda a liberdade para ver como se preparam os estudantes...e depois comentem. Comentários graciosos não fica bem a ninguém. Dizerem mal desta ou de outra escola, é ignobil para não dizer falta de carácter. Fui aluno de Coimbra nas antigas especialidades, conheço como poucos o que é a escoal de Coimbra, assim como conheço Beja, Faro, Braga, Aveiro, Vila Real, Viseu, etc. etc. Por favor não falem do que não sabem....
Enviar um comentário
<< Home