segunda-feira, fevereiro 21, 2011
Formação Março SE
Comments:
<< Home
Mais uma entidade ao abrigo e dum sindicato a tentar tirar o pouco dinheiro que os enfermeiros recebem
Todas estas matérias (excepto a última) foram ensinadas no meu curso de base.
As actualizações estão disponíveis em qualquer publicação de qualidade científica.
Toda esta actualização devia ser promovida nas instituições onde os enfermeiros trabalham. É para isso que há comissões, departamentos, núcleos, grupos de trabalho, responsáveis disto e daquilo.
O que é que um enfermeiro aprende com 8h de farmacologia de urgência? Passará a saber justificar quando e que perfusões são incompatíveis na mesma linha venosa? Ou será ali que vai aprender que logo a seguir ao abocath não deve haver prolongamentos e porquê?
SIV para enfermeiros? Enfermeiros?
Eu devo estar confuso. Só pode ser isso mesmo: confuso!
As actualizações estão disponíveis em qualquer publicação de qualidade científica.
Toda esta actualização devia ser promovida nas instituições onde os enfermeiros trabalham. É para isso que há comissões, departamentos, núcleos, grupos de trabalho, responsáveis disto e daquilo.
O que é que um enfermeiro aprende com 8h de farmacologia de urgência? Passará a saber justificar quando e que perfusões são incompatíveis na mesma linha venosa? Ou será ali que vai aprender que logo a seguir ao abocath não deve haver prolongamentos e porquê?
SIV para enfermeiros? Enfermeiros?
Eu devo estar confuso. Só pode ser isso mesmo: confuso!
Olá fascinante este blogue parece muito estruturado.........bom trabalho :)
Gostei muito Continua deste modo !
Gostei muito Continua deste modo !
SIV para Enfermeiros?Claro!!! Qual é o espanto?? as viaturas SIV do INEM são tripuladas por um técnico e por um Enfermeiro que é o responsável por todo o socorro e assistência pré-hospitalar prestando, caso seja necessário, segundo o protocolo Suporte Imediato de Vida!!
Com mentalidades minimalistas a Enfermagem não avança, quando os colegas deixarem de olhar apenas para os seus umbigos e descartando as áreas de actuação da Enfermagem para outros profissionais as coisas não evoluem!!
O colega teve conteúdos lectivos sobre suturas?os meus parabéns porque deve ter estudado numa faculdade com um enorme manancial de oferta formativa aos alunos!!
Os meus parabéns a todos os Enfermeiros que não se deixam estar à espera que o conhecimento que possuem no momento lhes suporte os cuidados que prestam, fica a ganhar a população!
Com mentalidades minimalistas a Enfermagem não avança, quando os colegas deixarem de olhar apenas para os seus umbigos e descartando as áreas de actuação da Enfermagem para outros profissionais as coisas não evoluem!!
O colega teve conteúdos lectivos sobre suturas?os meus parabéns porque deve ter estudado numa faculdade com um enorme manancial de oferta formativa aos alunos!!
Os meus parabéns a todos os Enfermeiros que não se deixam estar à espera que o conhecimento que possuem no momento lhes suporte os cuidados que prestam, fica a ganhar a população!
Esse tipo de formação deve ser incluida na formação serviço. As instituições têm bons profissionais que podem dar esse tipo formação, longe vão os tempos que em que os enfermeiros colaboravam. Se o sindicato me pagar a inscrição e a deslocação talvez pondere em fazer um ou dois desses cursitos.
Cesa
Cesa
CENTRO HOSPITALAR TAMEGA E SOUSA NÃO CUMPRE A LEGISLAÇÃO.
NÃO PROCEDEU À REPOSIÇÃO DAS REMUNERAÇÕES DOS ENFERMEIROS ABRANGIDOS PELO DEC-LEI 122/2010
A 1 de Janeiro de 2011, os enfermeiros graduados com avaliação positiva que, pelo menos, desde 2004, se encontrassem posicionados no escalão 1 daquela categoria;
NÃO PROCEDEU À REPOSIÇÃO DAS REMUNERAÇÕES DOS ENFERMEIROS ABRANGIDOS PELO DEC-LEI 122/2010
A 1 de Janeiro de 2011, os enfermeiros graduados com avaliação positiva que, pelo menos, desde 2004, se encontrassem posicionados no escalão 1 daquela categoria;
E dizem-se eles (Enfermeiros) profissionais qualificados.
"Todas estas matérias (excepto a última) foram ensinadas no meu curso de base."
Esta é uma reação tipica do sabichão "sabe tudo". Aliás, muito tipica de muitos enfermeiros que por estes lados escrevem. Sabem de tudo e na sua cabecinha, ainda acham que com 4 anos se aprende TUDO ao pormenor.
Sua exelencia, com tal palavreado, quer dizer que domina, desde da sua formação (vejam lá!!), todos os conceitos nos cursos referenciados, já sabe tudo portanto.
Eu, pessoalmente, tenho medo deste tipo de profissionais, que pensam que de tudo percebem, mas na essencia faltam-lhes os pormenores que são fundamentais a uma boa pratica.
Podem não encontrar interesse nos cursos apresentados, no entanto, ninguém é obrigado a frenquenta-los.
"Todas estas matérias (excepto a última) foram ensinadas no meu curso de base."
Esta é uma reação tipica do sabichão "sabe tudo". Aliás, muito tipica de muitos enfermeiros que por estes lados escrevem. Sabem de tudo e na sua cabecinha, ainda acham que com 4 anos se aprende TUDO ao pormenor.
Sua exelencia, com tal palavreado, quer dizer que domina, desde da sua formação (vejam lá!!), todos os conceitos nos cursos referenciados, já sabe tudo portanto.
Eu, pessoalmente, tenho medo deste tipo de profissionais, que pensam que de tudo percebem, mas na essencia faltam-lhes os pormenores que são fundamentais a uma boa pratica.
Podem não encontrar interesse nos cursos apresentados, no entanto, ninguém é obrigado a frenquenta-los.
SIV para Enfermeiros???
O meu espanto é que SIV é o BÁSICO dos BÁSICOS!
Caro colega Loureiro, SIV para enfermeiros é OFENSIVO! Embora haja necessidade de actualização, é nos contextos específicos de trabalho de cada um que deve ser promovida essa formação.
Suturas? Onde é que o colega vai suturar? É da sua competência? Onde é que isso está regulamentado? Mesmo o retirar pontos, excepto raríssimas excepções em que há protocolos aceites por ambas as partes - médicos e enfermeiros - é uma competência do médico, que ele delega quando quer, no enfermeiro.
Mas sim, aprendi a suturar no curso base - foram-me dados os ensinamentos teóricos sobre suturas (que não são só suturar, mas saber retirar todo o tipo de pontos e agrafes) e quem teve interesse em treinar fê-lo em casa.
O meu espanto é que SIV é o BÁSICO dos BÁSICOS!
Caro colega Loureiro, SIV para enfermeiros é OFENSIVO! Embora haja necessidade de actualização, é nos contextos específicos de trabalho de cada um que deve ser promovida essa formação.
Suturas? Onde é que o colega vai suturar? É da sua competência? Onde é que isso está regulamentado? Mesmo o retirar pontos, excepto raríssimas excepções em que há protocolos aceites por ambas as partes - médicos e enfermeiros - é uma competência do médico, que ele delega quando quer, no enfermeiro.
Mas sim, aprendi a suturar no curso base - foram-me dados os ensinamentos teóricos sobre suturas (que não são só suturar, mas saber retirar todo o tipo de pontos e agrafes) e quem teve interesse em treinar fê-lo em casa.
"O colega teve conteúdos lectivos sobre suturas?os meus parabéns porque deve ter estudado numa faculdade com um enorme manancial de oferta formativa aos alunos!!"
Nem o colega a quem questiona terá tido, nem os restantes colegas terão tido! Isto porque, meu caro colega, suturar se trata de uma competência médica e não uma intervenção de enfermagem! Quando os colegas enfermeiros deixarem de querer ser "pequenos médicos" talvez possamos evoluir enquanto profissão! Até lá...é esta lutinha entre classe ( e entre nós próprios) sem sentido!
Cumprimentos
Maria Gomes
Nem o colega a quem questiona terá tido, nem os restantes colegas terão tido! Isto porque, meu caro colega, suturar se trata de uma competência médica e não uma intervenção de enfermagem! Quando os colegas enfermeiros deixarem de querer ser "pequenos médicos" talvez possamos evoluir enquanto profissão! Até lá...é esta lutinha entre classe ( e entre nós próprios) sem sentido!
Cumprimentos
Maria Gomes
Temos que lamentar as mentalidades tão pequenas que criticam negativamente estes assuntos.
não sou sócia do SE, sou SEP e já fiz formação promovida por eles, asseguro que têm qualiddae suficiente para eu continuar a aderir á formação que eles fazem.Tem preço abaixo do habitual e os nossos colegas são mt bons, sabem ensinar e sabem fazê-lo bem.
Lamento, que os colegas que dizem que sabem tudo quando saem da escola, são os mesmos que "escorregam" na sua actuação de enfermeiro, não sabem...
não sou sócia do SE, sou SEP e já fiz formação promovida por eles, asseguro que têm qualiddae suficiente para eu continuar a aderir á formação que eles fazem.Tem preço abaixo do habitual e os nossos colegas são mt bons, sabem ensinar e sabem fazê-lo bem.
Lamento, que os colegas que dizem que sabem tudo quando saem da escola, são os mesmos que "escorregam" na sua actuação de enfermeiro, não sabem...
Muito bem, aplausos para os "pequenos", são mesmo pequenos. Então sabem tudo quando saem da Escola? Então está tudo dito, não necessitam de formação não existe espaço para a evolução de saberes?! Meus amigos, vejam os custos de formação que estão no mercado, vejam como são apresentados os conteúdos? Está tudo dito, lamento, lamento mesmo alguns comentarios sobre o assunto. Não sou do SE, no entanto apresento-lhe os meus cumprimentos pela formação que promovem. E o DR Enfº fez mt bem publicá-la.
Ao anónimo das 9.39, apraz-me dizer que deve ser um grande ignorante, pois quem não paga o seu desenvolvimento e sua actualização profissional, neste país não passa de um "calhau".
Sou profissional de saúde, não sou enfermeiro e sempre paguei os cursos de formação que me deram "saber"para me sustentar em investigação, formação e leccionação. Este senhor queria que lhe pagassem a formação, transporte, etc... é destes que o país tem dependurados nos subsídios e o resultado é o que temos, banca rota e um país penhorado. Por acaso t~em um custo baixo, veja as horas de cada curso.
Sou profissional de saúde, não sou enfermeiro e sempre paguei os cursos de formação que me deram "saber"para me sustentar em investigação, formação e leccionação. Este senhor queria que lhe pagassem a formação, transporte, etc... é destes que o país tem dependurados nos subsídios e o resultado é o que temos, banca rota e um país penhorado. Por acaso t~em um custo baixo, veja as horas de cada curso.
Parabéns ao SE, Sindicato, pela promoção de formação dirigida e específica. Os enfermeiros necessitam destas especificidades, não necessitamos de outras áreas que não sejam as que nos suportam nas funções, certo? O que são estes custos em relação ao que se paga num congresso? O que nos dá o congresso? Forró, pois é o que mais se fala após o mesmo. Desde vi aquele com aquela, vi aquela a dançar com o chefe, etc etc.
De facto não percebi qual o espanto de enfermeiros fazerem formação em suporte imediato de vida. É por mentalidades mesquinhas como estas que a enfermagem está nas ruas da amargura, espezinhada pela comunicação social e outras profissões de saúde. Eu não sou enfermeiro e sou da opinião que TODOS os enfermeiros (todos mesmo, sem excepção alguma) deviam de ter formação em suporte avançado de vida. Aliás, devia até fazer parte das suas formações base.
Quando um doente numa enfermaria ou no internamento do serviço de medicina entra em paragem cardiorespiratória, o que o enfermeiro faz enquanto o médico não chega? Reza umas quantas ave-marias para que por obra divina a fibrilhação ventricular se reverta em ritmo sinusal e que o cérebro não fique um autêntico vegetal, ou pega num kit de intubação, intuba o doente, desfibrilha e aplica correctamente os algoritmos de SBV e SAV até o médico chegar? Sei que existem hospitais (devido a ter familiares e amigos enfermeiros) onde a direcção médica e direcção de enfermagem estabeleceram protocolos que permite que o enfermeiro aplique SAV (incluindo aplicação de fármacos de urgência sem autorização médica, intubação e desfibrilhação) mas alguns não significa todos, mas deveria significar. É extremamente importante que os enfermeiros possam aplicar medidas life-saving até uma equipa de reanimação ou o médico chegarem ao local de ocorrência, isto para bem do doente...
Quando um doente numa enfermaria ou no internamento do serviço de medicina entra em paragem cardiorespiratória, o que o enfermeiro faz enquanto o médico não chega? Reza umas quantas ave-marias para que por obra divina a fibrilhação ventricular se reverta em ritmo sinusal e que o cérebro não fique um autêntico vegetal, ou pega num kit de intubação, intuba o doente, desfibrilha e aplica correctamente os algoritmos de SBV e SAV até o médico chegar? Sei que existem hospitais (devido a ter familiares e amigos enfermeiros) onde a direcção médica e direcção de enfermagem estabeleceram protocolos que permite que o enfermeiro aplique SAV (incluindo aplicação de fármacos de urgência sem autorização médica, intubação e desfibrilhação) mas alguns não significa todos, mas deveria significar. É extremamente importante que os enfermeiros possam aplicar medidas life-saving até uma equipa de reanimação ou o médico chegarem ao local de ocorrência, isto para bem do doente...
Vocês e essas "formaçõezinhas" deixam-me espantado...
Aqui vai um link que certamente vai deixar o Dr. Enf. babado. Alguns até poderão ficar a salivar!
http://www.isjd.pt/rsja/site.html
Já repararam quem é o director do centro?
Saudações,
Digníssimo Cirugião da Naifa
Aqui vai um link que certamente vai deixar o Dr. Enf. babado. Alguns até poderão ficar a salivar!
http://www.isjd.pt/rsja/site.html
Já repararam quem é o director do centro?
Saudações,
Digníssimo Cirugião da Naifa
Henrique Martinho:
Se não aplicam ou é porque não sabem ou então estão a incorrer numa ilegalidade:
Ler lei 111/2009 de 16 de Setembro
(onde está o código deontológico)
Se não aplicam ou é porque não sabem ou então estão a incorrer numa ilegalidade:
Ler lei 111/2009 de 16 de Setembro
(onde está o código deontológico)
Gostava de ler algum comentário dos promotores dos cursos, com o meu maior respeito digo, que quem cala consente, não me parece certo.
São cursos bons e conheço quem os dá, sei que são competentes
São cursos bons e conheço quem os dá, sei que são competentes
Ó naifas,
É verdade que os centros assistências dos Irmãos de S. João de Deus têm enfermeiros nos cargos de directores. É o caso do centro de Lisboa, do Funchal e Barcelos. Isso só prova o valor da Enfermagem.
É verdade que os centros assistências dos Irmãos de S. João de Deus têm enfermeiros nos cargos de directores. É o caso do centro de Lisboa, do Funchal e Barcelos. Isso só prova o valor da Enfermagem.
O problema da formação é bem complexo.
Tenho muitas reservas quanto a estes cursos de curta duração frequentados por enfermeiros que no dia a dia, trabalham em serviços muito diferentes.
São formações inúteis? Talvez não. Contudo, preferia ver os enfermeiros a apostarem mais na fundamentação das suas acções (livros e artigos científicos) e na formação em serviço (com aplicação EFECTIVA diária). O modelo actual é muito artificial.
Por exemplo, quantos enfermeiros é que já desfibrilharam? Nas enfermarias, alguém que lá trabalhe há 5 anos, na melhor das hipóteses, terá feito esse procedimento umas 4 ou 5 vezes, ou até menos. A menos que tenha desfibrilhado arritmias cardíacas que não a FV ou a TVsp :)
Marta,
Almada
Tenho muitas reservas quanto a estes cursos de curta duração frequentados por enfermeiros que no dia a dia, trabalham em serviços muito diferentes.
São formações inúteis? Talvez não. Contudo, preferia ver os enfermeiros a apostarem mais na fundamentação das suas acções (livros e artigos científicos) e na formação em serviço (com aplicação EFECTIVA diária). O modelo actual é muito artificial.
Por exemplo, quantos enfermeiros é que já desfibrilharam? Nas enfermarias, alguém que lá trabalhe há 5 anos, na melhor das hipóteses, terá feito esse procedimento umas 4 ou 5 vezes, ou até menos. A menos que tenha desfibrilhado arritmias cardíacas que não a FV ou a TVsp :)
Marta,
Almada
Não sei onde é que está a dúvida quanto à formação para enfermeiros. Hoje em dia, isso transformou-se num verdadeiro negócio. Veja-se o caso do blogue Dr. Enf. (*): sempre se defendeu que os enfermeiros tinham um papel muito importante em matéria de emergência pré hospitalar. Ora, isso só se conseguiria com uma articulação forte entre escolas, centros de formação das instituições de saúde e os profissionais. Mas eis senão quando, surge a “Intelligent Life Solutions”…
Palavras para quê?
Saudações amigas.
(*) Válido também para: CESPU, Univ. Atlântica, IFE e outros que tais…
Palavras para quê?
Saudações amigas.
(*) Válido também para: CESPU, Univ. Atlântica, IFE e outros que tais…
Anónimo das 5:07
No REPE (que é um decreto lei e portanto dotado de poder legal...) diz: "devendo, em situação de emergência, agir de acordo
com a qualificação e os conhecimentos que detêm, tendo como finalidade a
manutenção ou recuperação das funções vitais;"
Tem mais dúvidas?
No REPE (que é um decreto lei e portanto dotado de poder legal...) diz: "devendo, em situação de emergência, agir de acordo
com a qualificação e os conhecimentos que detêm, tendo como finalidade a
manutenção ou recuperação das funções vitais;"
Tem mais dúvidas?
Bom, mais uma calinada para nos obrigar a retratar o quanto ignorantes são estes "treinadores" de blog, refiro-me ao anónimo das 5.07.
Não tem lido os jornais? então não sabe que o Ministerio da Saúde (doente) apetrechou os centros comerciais e seus vigilantes com as máquinas -desfibrilhadores-?!
Logo qualquer um descarrega...
Na verdade os Enfermeiros começam a deixar as suas competências em roda livre, essa é a questão!
O Sr Germano que anda em campanha, devia era cuidar, exigir que as funções, competências dos seus pares, não fossem desvirtuados. Deve deixar as questões sindicais para o sindicatos. Ou ele também quer agregar sindicato -ordem?Será continuidade da Augusta?
Seria mais honesto e sério se a campanha fosse exclusivamente para o objectivo a que se propoe e não misturasse os caminhos.
Não tem lido os jornais? então não sabe que o Ministerio da Saúde (doente) apetrechou os centros comerciais e seus vigilantes com as máquinas -desfibrilhadores-?!
Logo qualquer um descarrega...
Na verdade os Enfermeiros começam a deixar as suas competências em roda livre, essa é a questão!
O Sr Germano que anda em campanha, devia era cuidar, exigir que as funções, competências dos seus pares, não fossem desvirtuados. Deve deixar as questões sindicais para o sindicatos. Ou ele também quer agregar sindicato -ordem?Será continuidade da Augusta?
Seria mais honesto e sério se a campanha fosse exclusivamente para o objectivo a que se propoe e não misturasse os caminhos.
Mas no hospital há outros profissionais mais competentes para desfibrilhar. O enfermeiro só tem que dar o alerta.
Lá estão com vocês e os actos médicos. Porra, já ninguém tem paciência para ouvir estas pessoas acéfalas! Os enfermeiros, pelo menos alguns, têm formação em SAV, alguns fizeram até um mestrado em medicina de emergência e catástrofe. Desfibrilhar é um acto médico, que pode ser delegado ao enfermeiro, ou em caso de emergência o enfermeiro pode fazê-lo sem a presença do médico caso tenha conhecimentos para fazê-lo e ponto final. Este "paízeco" é que gosta muito do protagonismo do médico e do seu endeusamento! Existem actos médicos e actos médicos! Concerteza não vamos ver um enfermeiro a fazer uma cirurgia, mas qual é o problema deste poder desfibrilhar e intubar se tem formação em SAV?
Se calhar o senhor anónimo da 1:05 AM é daqueles que se tivesse a visitar o seu filho internado no hospital e ele entrasse em paragem cardiorespiratória e o médico não estivesse e um enfermeiro fosse pegar num desfibrilhador para reanimar o seu filho, iria dizer: "Não senhor enfermeiro, não quero nem permito que desfibrilhe, pois isso é uma acto médico"! E depois ia visitar o seu filho sabe onde??? À quinta das tabletas!!! Um pouco mais de sensatez e valores éticos não lhe fariam mal nenhum!
Sinceramente, como este mundo anda...
Se calhar o senhor anónimo da 1:05 AM é daqueles que se tivesse a visitar o seu filho internado no hospital e ele entrasse em paragem cardiorespiratória e o médico não estivesse e um enfermeiro fosse pegar num desfibrilhador para reanimar o seu filho, iria dizer: "Não senhor enfermeiro, não quero nem permito que desfibrilhe, pois isso é uma acto médico"! E depois ia visitar o seu filho sabe onde??? À quinta das tabletas!!! Um pouco mais de sensatez e valores éticos não lhe fariam mal nenhum!
Sinceramente, como este mundo anda...
DE, porque não publica todos os comentários recebidos. Enviei dois comentários que não vão na linha do seu pensamento, por isso não são publicados. Este Blog é uma vergonha. Seja transparente.
Sou enfermeira numa urgência e lá os enfermeiros também suturam.....pra mim é acto da "classe que o pratica" seja médico ou enfermeiro.....é onde está escrito que é um acto exclusivamente médico?????
E onde é que está escrito que desfibrilhar é um acto médico? E onde é que estão explicitados todos os cuidados que se designam por actos médicos e que só servem verdadeiramente para empoderar os médicos?
O nosso Mapa de Formação tem levantado diversas questões, o que se quer é que a Enfermagem interaja....De facto a Formação do Sindicato dos Enfermeiros é um SERVIÇO prestado, quer aos sócios, quer aos não sócios!E pelos preços particados e qualidade da formação CERTIFICADA não há muito mais a dizer.
Anónimo das 4.30
"Mas no hospital há outros profissionais mais competentes para desfibrilhar. O enfermeiro só tem que dar o alerta."??? Como é que é???
Estou a ver que o colega no seu serviço é daqueles que detecta uma PCR chama a equipa de urgência e vai cuidar de outros doentes porque só tem que dar o alerta!!!
Golega Mauro_G tem toda a razão!! O Enfermeiro tem competências, formação e conhecimento logo ACTUA!!!AGE!!SALVA!!
Enviar um comentário
"Mas no hospital há outros profissionais mais competentes para desfibrilhar. O enfermeiro só tem que dar o alerta."??? Como é que é???
Estou a ver que o colega no seu serviço é daqueles que detecta uma PCR chama a equipa de urgência e vai cuidar de outros doentes porque só tem que dar o alerta!!!
Golega Mauro_G tem toda a razão!! O Enfermeiro tem competências, formação e conhecimento logo ACTUA!!!AGE!!SALVA!!
<< Home