segunda-feira, maio 02, 2011
Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde acusa Enfermeiros de usurpação de funções!
O Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde (SCTS) emitiu um Circular Informativa onde acusa os Enfermeiros Especialistas em Reabilitação de usurpar as funções dos Fisioterapeutas e dos Terapeutas Ocupacionais!
Em causa está o Regulamento 125/2011, definido pela Ordem dos Enfermeiros, que estabelece as Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação.
.
A complexa, exagerada e desvantajosa teia de classes profissionais proporciona sobreposições (e, frequentemente, duplicações) de funções. No entanto, nesta situação em particular pouca margem resta para dúvidas: os Enfermeiros nada usurpam! A explicação é fornecida de forma inequívoca pelo Sindicato dos Enfermeiros.
Curiosamente, os argumentos do SCTS (que já é reincidente nas acusações à classe de Enfermagem) poderiam ser dirigidos a vários outros grupos profissionais. Todavia, os únicos visados são os Enfermeiros Especialistas em Reabilitação!
Aguarda-se uma posição por parte da APER (Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação) e, por motivos óbvios, da Ordem dos Enfermeiros.
Aguarda-se uma posição por parte da APER (Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação) e, por motivos óbvios, da Ordem dos Enfermeiros.
Comments:
<< Home
O "dia da verdade" aproxima-se e vai anunciando a sua chegada...
Os enfermeiros ainda não perceberam que o "faz-tudo" ainda que especializado nisto ou naquilo não faz sentido atualmente. Sempre que houver alguém mais diferenciado em determinada área, vai ser sempre "o escolhido". Continuam perdidos, sem rumo, sem uma área de atuação definida, legalmente delimitada, onde possam ser o profissional mais diferenciado, onde ninguém tenha mais competências, mais conhecimentos que eles.
"Quem muito abarca, pouco aperta".
Os enfermeiros ainda não perceberam que o "faz-tudo" ainda que especializado nisto ou naquilo não faz sentido atualmente. Sempre que houver alguém mais diferenciado em determinada área, vai ser sempre "o escolhido". Continuam perdidos, sem rumo, sem uma área de atuação definida, legalmente delimitada, onde possam ser o profissional mais diferenciado, onde ninguém tenha mais competências, mais conhecimentos que eles.
"Quem muito abarca, pouco aperta".
LOL...Usurpação de funções... lol que palhaçada... QD toca ao contrario ja ninguem usurpa ou se sobrepoem em nada pq a ordem diz que não... lolololol.... tristeza de ser portugues...
Aos Técnicos que possam estar preocupados com a situação:
Não se preocupem porque os enfermeiros de reabilitação não lhes tiram o trabalho. Os enfermeiros especialistas em reabilitação continuarão a fazer as mesmas tarefas que um recém licenciado e em alguns sítios ainda serão enxovalhados pelos chefes de porcaria que temos.
São-lhes atribuídos os doentes mais pesados, mais doentes se for preciso, ficam em equipas em que o chefe de equipa ou responsável de turno é um chavalito e são arredados de tudo o que possa promover a sua imagem.
Na enfermagem é assim. Basta dizer que onde há muita mulherada são umas cabras umas para as outras e quanto mais conhecimento tens mais te afastam.
Os técnicos serão sempre precisos e cada vez mais. De tudo, até para treinar a deglutição porque os enfermeiros já não são capazses de ajudar as pessoas a recuperar essa função.
Não se preocupem porque os enfermeiros de reabilitação não lhes tiram o trabalho. Os enfermeiros especialistas em reabilitação continuarão a fazer as mesmas tarefas que um recém licenciado e em alguns sítios ainda serão enxovalhados pelos chefes de porcaria que temos.
São-lhes atribuídos os doentes mais pesados, mais doentes se for preciso, ficam em equipas em que o chefe de equipa ou responsável de turno é um chavalito e são arredados de tudo o que possa promover a sua imagem.
Na enfermagem é assim. Basta dizer que onde há muita mulherada são umas cabras umas para as outras e quanto mais conhecimento tens mais te afastam.
Os técnicos serão sempre precisos e cada vez mais. De tudo, até para treinar a deglutição porque os enfermeiros já não são capazses de ajudar as pessoas a recuperar essa função.
Parabéns ao SCTS! Haja alguém que tem a coragem de vir a público pôr os enfermeiros no seu lugar! Ao longo dos últimos anos os enfermeiros adoptaram estratégias belicistas de ataque às funções de outras profissões - não é só o caso dos fisioterapeutas - mas também de outros. Concordo também com a excelente intervenção do LProlog: bem dito! Os enfermeiros acham sempre que podem substituir tudo e todos e não há meio de se mentalizarem. Depois há a velha frustração de se sentirem inferiores aos médicos.
...um enfermeiro nunca substitui um fisioterapeuta e vice versa...por isso tenham calma e serenidade...quanto ao comentário dos enfºs serem frustrados porque nao são médicos..lamento a ignorância mas quando cair numa cama de hospital só lhe pergunto quantos médicos vê nos fins de semana ou nos turnos da noite? tenha saúde e respeito por quem trabalha.
Fantástico...tanta critica, tanta empáfia e tanta falta de rigor no que se diz! Nós enfermeiros de Reabilitação não estamos a usurpar funções de ninguém. Como sabem, somos um dado adquirido, reconhecidos pelas instituições,pela Ordem e acima de tudo pelos doentes! Sempre houve enfermeiros de reabilitação. Infelizmente estavam era sub-aproveitados nas chefias de enfermagem! Porém a nova geração quer é ir para o terreno. Para os que tanto criticam os nossos 2 anos de especialidade, relembro...não são 2...são 4 de licenciatura + 2 de especialização. Logo 6 anos que nos capacitam para o exercício da enfermagem de reabilitação, de qualidade e de uma forma muito mais holistica que a fisioterapia dos fisioterapeutas. Fazer fisioterapia é como meu hospital, que em 5 minutos conseguem trabalhar o doente da enfermaria, muitas vezes destabilizando-o hemodinamicamente? A seguir que fazem? vão a correr chamar o enfermeiro para resolver a trapalhada que fizeram, ou pior, vão embora como se nada fosse! defendo por isso que as enfermarias são território para os enfermeiros e o ambulatório deveria ser partilhado com os fisioterapeutas! Podia ser que assim, os doentes que agora têm que esperar semanas ou 1 mês pela fisioterapia de ambulatório, pudessem ser reabilitados precocemente, como é desejável. Nunca vi nenhum enfermeiro de reabilitação recusar-se a trabalhar com fisioterapeutas, o que revela consciência e confiança no seu profissionalismo e capacidades! Já diz o ditado, "quem não deve, não teme". A minha enfermagem de Reabilitação será aquilo que eu quiser fazer com ela, da mesma forma que a fisioterapia o será para os fisioterapeutas. Sei quem sou, o que valho e para onde vou! A qualidade mostra-se trabalhando e não arranjando guerrinhas que só servem para desviar as atenções do que realmente interessa! Trabalho com qualidade!
quanto nao se sabe do que se fala mais vale estar calado!!! quem se sente inferior ao medico?
eu nao!!! executo as minhas funçoes com muito gosto, prazer e conhecimento, para isso sou enfermeira!!e nao medica!!! e quanto a usurpaçao de funçoes, nada disso é verdade!
sim ha especialistas e sim devem executar as suas funçoes!nao passam nem tentam tirar lugar a fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais!! apenas temos de as executar porque nos nao temos fins de semana, feriados e etc...estamos 24/24h com o doente!!ou vamos esperar para quevenham passar 20 minutos a fazer exercicio com o doente?!!!! penas vos complementamos!!!
eu nao!!! executo as minhas funçoes com muito gosto, prazer e conhecimento, para isso sou enfermeira!!e nao medica!!! e quanto a usurpaçao de funçoes, nada disso é verdade!
sim ha especialistas e sim devem executar as suas funçoes!nao passam nem tentam tirar lugar a fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais!! apenas temos de as executar porque nos nao temos fins de semana, feriados e etc...estamos 24/24h com o doente!!ou vamos esperar para quevenham passar 20 minutos a fazer exercicio com o doente?!!!! penas vos complementamos!!!
Trocaria, de bom grado, um dia com cada um desses profissionais.... embora eles tivessem que fazer os meus tres turnos (M/T/N), depois sim poderiamos comparar trabalhos, prespectivas e funções.
Aqui coloca-se a eterna questão: quem nasceu primeiro?...
Nestas circunstâncias, acho que devemos remetermo-nos à História...
Fui pesquisar e eis os dados: um nasceu em 1961 e outro em 1965.
Segundo parece, o primogénito é Técnico de Fisioterapia (1961= 1ºcurso para Técnicos de Fisioterapia); o segundo é Enfermeiro Especialista em Reabilitação (1965=1º curso de especialização em Enfermagem de Reabilitação).
Deixo aqui 2 links para os mais curiosos:
http://www.aper.com.pt/index_ficheiros/Hist_Enf_Reab_Rev_OEn9_jul2003.pdf
http://fisioterapia.no.sapo.pt/fisio5.htm
Nestas circunstâncias, acho que devemos remetermo-nos à História...
Fui pesquisar e eis os dados: um nasceu em 1961 e outro em 1965.
Segundo parece, o primogénito é Técnico de Fisioterapia (1961= 1ºcurso para Técnicos de Fisioterapia); o segundo é Enfermeiro Especialista em Reabilitação (1965=1º curso de especialização em Enfermagem de Reabilitação).
Deixo aqui 2 links para os mais curiosos:
http://www.aper.com.pt/index_ficheiros/Hist_Enf_Reab_Rev_OEn9_jul2003.pdf
http://fisioterapia.no.sapo.pt/fisio5.htm
Nem quando a discussão é entre técnicos de saúde e enfermeiros, os médicos são deixados de parte.
Tantos tiques de "chiqueza", tanta mania sobre exclusividade nas suas funções profissionais "únicas" que, um pouco de história sobre;
- Quem investigou
- Quem retirou conclusões dessas investigações
- Quem aplicou na prática clínica muitas das técnicas que são a BASE de trabalho de muitos destes profissionais (técnicos e enfermeiros)
- Quem foram os primeiros a transmitir o conhecimento, aos que hoje são apelidados de técnicos de saúde
- À custa de que profissionais é que a vossa profissão, tão única e independente, evolui
...
não lhes fazia mal nenhum!
Aliás, permitia a estes profissionais da saúde, terem discussões mais lógicas sobre as suas competências, do que estas conversas e acusações, que mais se assemelham a marcações de terreno muito típicas e semelhantes às do canídeos.
Eu não retiro competências a todos aqueles que devidamente formados para exercer uma determinada função, a possam exercer.
E já agora, apenas uma questão:
- Quem foram os professores dos poucos fisioterapeutas, que começam, agora também a executar aspiração de secreções?
É preciso mais humildade.
Profissionais de saúde, cheios de tiques e manias, é do mais ridículo que se pode observar.
Cumprimentos.
Alexandra
Tantos tiques de "chiqueza", tanta mania sobre exclusividade nas suas funções profissionais "únicas" que, um pouco de história sobre;
- Quem investigou
- Quem retirou conclusões dessas investigações
- Quem aplicou na prática clínica muitas das técnicas que são a BASE de trabalho de muitos destes profissionais (técnicos e enfermeiros)
- Quem foram os primeiros a transmitir o conhecimento, aos que hoje são apelidados de técnicos de saúde
- À custa de que profissionais é que a vossa profissão, tão única e independente, evolui
...
não lhes fazia mal nenhum!
Aliás, permitia a estes profissionais da saúde, terem discussões mais lógicas sobre as suas competências, do que estas conversas e acusações, que mais se assemelham a marcações de terreno muito típicas e semelhantes às do canídeos.
Eu não retiro competências a todos aqueles que devidamente formados para exercer uma determinada função, a possam exercer.
E já agora, apenas uma questão:
- Quem foram os professores dos poucos fisioterapeutas, que começam, agora também a executar aspiração de secreções?
É preciso mais humildade.
Profissionais de saúde, cheios de tiques e manias, é do mais ridículo que se pode observar.
Cumprimentos.
Alexandra
Aqui está mais um sinal da sociedade que deve ser valorizado pelas estruturas que lideram a Enfermagem em Portugal.
Para quando o reconhecimento, por parte das instituições, das competências dos Enfermeiros Especialistas?
Não falo só do reconhecimento monetário que é vergonhoso para toda a classe, mas também naquilo que se pode desde já começar a reflectir-se na organização e gestão dos locais de trabalho.
Muitos dos enfermeiros que se especializaram recentemente pertencem a uma geração que não pôde continuar a estudar quando quis porque não pertenciam ao ensino superior, não puderam realizar cursos de especialidade porque não existiam. Agora, chegados a meio das carreiras, muitos licenciaram-se, fizeram pós-graduações, mestrados, e fizeram a sua especialização.
Mas os serviços continuam a enxovalhá-los e dão lugar aos mais novos, com menos formação, menos experientes, mais maleáveis... Esquecem-se que os mais velhos transmitem uma certa forma de estar aos restantes, e não estão a prever que haja um crescente de desmotivação que leve as pessoas a adoptar uma atitude completamente displicente em relação ao trabalho.
Senhores Enfermeiros Directores, Supervisores e Chefes:
Perante a existência de enfermeiros especialistas, estes devem assumir a liderança dos cuidados na equipa, delegada pelos enfermeiros chefes.
Devem de ser eles os chefes de equipa, os responsáveis de turno, os lideres dos cuidados.
Deve ser um enfermeiro, pelo menos especialista, a assumir a coordenação de serviços e/ou unidades mais pequenas, e não um enfermeiro generalista, bacharel ou licenciado, só porque é da confiança seja de quem for.
Deve ser um enfermeiro especialista a assumir a formação do serviço, os lugares nas comissões cujo trabalho vise a melhoria dos cuidados.
O respeito começa dentro da própria profissão e aquilo a que assistimos no dia a dia é a uma guerra fria entre os enfermeiros, em que, enquanto uns vedam sistematicamente o acesso de colegas à merecida progressão interna, outros aplaudem em surdina aquilo que lhes enche o ego e alivia a dor de cotovelo, e outros ainda, os amigos, vangloriam-se por lhes ser dado de bandeja algo que só conseguem porque a saúde em Portugal está gravemente doente.
Senhores Enfermeiros:
Cultive-se o respeito dentro da profissão e nunca mais precisaremos de olhar ao que os outros fazem ou a pedir licença para intervir junto da pessoa doente.
Valorizem-se as competências e coloquem-se os Enfermeiros Especialistas em posições chave que permitam um avanço nos cuidados de enfermagem que será visível perante todos os restantes profissionias e perante o cidadão.
VV
Para quando o reconhecimento, por parte das instituições, das competências dos Enfermeiros Especialistas?
Não falo só do reconhecimento monetário que é vergonhoso para toda a classe, mas também naquilo que se pode desde já começar a reflectir-se na organização e gestão dos locais de trabalho.
Muitos dos enfermeiros que se especializaram recentemente pertencem a uma geração que não pôde continuar a estudar quando quis porque não pertenciam ao ensino superior, não puderam realizar cursos de especialidade porque não existiam. Agora, chegados a meio das carreiras, muitos licenciaram-se, fizeram pós-graduações, mestrados, e fizeram a sua especialização.
Mas os serviços continuam a enxovalhá-los e dão lugar aos mais novos, com menos formação, menos experientes, mais maleáveis... Esquecem-se que os mais velhos transmitem uma certa forma de estar aos restantes, e não estão a prever que haja um crescente de desmotivação que leve as pessoas a adoptar uma atitude completamente displicente em relação ao trabalho.
Senhores Enfermeiros Directores, Supervisores e Chefes:
Perante a existência de enfermeiros especialistas, estes devem assumir a liderança dos cuidados na equipa, delegada pelos enfermeiros chefes.
Devem de ser eles os chefes de equipa, os responsáveis de turno, os lideres dos cuidados.
Deve ser um enfermeiro, pelo menos especialista, a assumir a coordenação de serviços e/ou unidades mais pequenas, e não um enfermeiro generalista, bacharel ou licenciado, só porque é da confiança seja de quem for.
Deve ser um enfermeiro especialista a assumir a formação do serviço, os lugares nas comissões cujo trabalho vise a melhoria dos cuidados.
O respeito começa dentro da própria profissão e aquilo a que assistimos no dia a dia é a uma guerra fria entre os enfermeiros, em que, enquanto uns vedam sistematicamente o acesso de colegas à merecida progressão interna, outros aplaudem em surdina aquilo que lhes enche o ego e alivia a dor de cotovelo, e outros ainda, os amigos, vangloriam-se por lhes ser dado de bandeja algo que só conseguem porque a saúde em Portugal está gravemente doente.
Senhores Enfermeiros:
Cultive-se o respeito dentro da profissão e nunca mais precisaremos de olhar ao que os outros fazem ou a pedir licença para intervir junto da pessoa doente.
Valorizem-se as competências e coloquem-se os Enfermeiros Especialistas em posições chave que permitam um avanço nos cuidados de enfermagem que será visível perante todos os restantes profissionias e perante o cidadão.
VV
Por este caminho os próximos serão os auxiliares de acção médica a reclamarem que os banhos são da competência deles e a acusarem o enfermeiro de usurpação de funções :)
Está lindo este país...
Está lindo este país...
se não ha fisioterapeutas ao fim de semana e pq mts vezes os "lobys" que estão nas administrações não os querem lá!! ou não sabem que isso acontece??? para uns ha tudo, desde dinheiro para lhes pagar as vmers, os turnos extra, as formações, para os outros sobra zero, não tivessem os senhores enfermeiros directores e toda uma piramide de influencia nos acessores e supervisores e ja iamos ver como lhes corriam as coisas!!!
O que vale a pena ser dito por quem acabou a especialidade há 17 anos!!! Como o tempo passa!!
Mas o que vale a pena dizer: Todo o enfermeiro generalista é um reabilitador porque promove a independência máxima do individuo, faz ensino aos familiares para uma boa reintegração familiar... o especialista já aqui foi dito, tem 6 anos de formação que se processou em escolas como as dos outros... por isso muito mais capacitados para efectuar uma abordagem global do doente, sem dúvida...não praticamos reabilitação analítica, para nós não há a perna!! O braço!!! cuidamos de pessoas em toda a sua dimensão: eis a grande diferença.
Depois é verdade que nalgumas equipas há muita inveja, equipas que não o são...grupos de pessoas mesquinhas e amorfas que quase não se relacionam...porque nas verdadeiras equipas os especialistas são bem tratados e reconhecidos.... temos de tudo quanto a chefes...uns que facilitam, outros que não! Mas devem compreender que estas coisas não passam pelos chefes, mas sim pelos directores, que devem definir uma estratégia clara do que querem dos especialistas!! E isso não está a acontecer...deixam nas mãos dos chefes esta batata... e assim quando os chefes tem generalistas a faltar tem obviamente que recorrer aos especialistas... a ordem também está caladinha!!! quer especialistas para quê?? Reabilitar soros, pensos simples, etc especialistas como generalistas!!! A Ordem entregou-se ao poder politico!! Quer muitos especialistas para ficarem generalistas??!!
Na minha experiência, os técnicos a pouco e pouco deixaram de intervir na enfermaria, estava lá eu e passaram a receber os doentes no departamento às horas combinadas e numa fase muito avançada do seu processo de reabilitação. Por isso o enfermeiro trabalha na enfermaria o técnico no seu departamento... ah e nada de confusões: quem ganha são os doentes e família e a sociedade!!!
Colegas se falam de nós é porque somos importantes e fazemos a diferença, porque senão ninguém falava desta especialidade...
Todos tem que pressionar os Sindicatos e Ordem para o poder politico tomar uma decisão quanto à utilização dos especialistas!! Não se deixem ficar amarrados ao papel de generalistas... e esta situação não passa pelos enfermeiros chefes...
Mas pensem bem! Os nossos problemas não estão fora da enfermagem...estão no nosso seio... inveja, jogo sujo, desonestidade...vamos dar a volta a isso isolar os intriguistas e os que nem generalistas deveriam ser?? Eis a aposta! E fazer a diferença...fazendo!! Agindo!!! Ficar no banco de suplentes....não!! Força...muita força... É verdade que alguns chefes não se enxergam! Deveriam no mínimo tratar bem os especialistas e dentro das suas possibilidades facilitar o desenvolvimento profissional destas pessoas.
Mas o que vale a pena dizer: Todo o enfermeiro generalista é um reabilitador porque promove a independência máxima do individuo, faz ensino aos familiares para uma boa reintegração familiar... o especialista já aqui foi dito, tem 6 anos de formação que se processou em escolas como as dos outros... por isso muito mais capacitados para efectuar uma abordagem global do doente, sem dúvida...não praticamos reabilitação analítica, para nós não há a perna!! O braço!!! cuidamos de pessoas em toda a sua dimensão: eis a grande diferença.
Depois é verdade que nalgumas equipas há muita inveja, equipas que não o são...grupos de pessoas mesquinhas e amorfas que quase não se relacionam...porque nas verdadeiras equipas os especialistas são bem tratados e reconhecidos.... temos de tudo quanto a chefes...uns que facilitam, outros que não! Mas devem compreender que estas coisas não passam pelos chefes, mas sim pelos directores, que devem definir uma estratégia clara do que querem dos especialistas!! E isso não está a acontecer...deixam nas mãos dos chefes esta batata... e assim quando os chefes tem generalistas a faltar tem obviamente que recorrer aos especialistas... a ordem também está caladinha!!! quer especialistas para quê?? Reabilitar soros, pensos simples, etc especialistas como generalistas!!! A Ordem entregou-se ao poder politico!! Quer muitos especialistas para ficarem generalistas??!!
Na minha experiência, os técnicos a pouco e pouco deixaram de intervir na enfermaria, estava lá eu e passaram a receber os doentes no departamento às horas combinadas e numa fase muito avançada do seu processo de reabilitação. Por isso o enfermeiro trabalha na enfermaria o técnico no seu departamento... ah e nada de confusões: quem ganha são os doentes e família e a sociedade!!!
Colegas se falam de nós é porque somos importantes e fazemos a diferença, porque senão ninguém falava desta especialidade...
Todos tem que pressionar os Sindicatos e Ordem para o poder politico tomar uma decisão quanto à utilização dos especialistas!! Não se deixem ficar amarrados ao papel de generalistas... e esta situação não passa pelos enfermeiros chefes...
Mas pensem bem! Os nossos problemas não estão fora da enfermagem...estão no nosso seio... inveja, jogo sujo, desonestidade...vamos dar a volta a isso isolar os intriguistas e os que nem generalistas deveriam ser?? Eis a aposta! E fazer a diferença...fazendo!! Agindo!!! Ficar no banco de suplentes....não!! Força...muita força... É verdade que alguns chefes não se enxergam! Deveriam no mínimo tratar bem os especialistas e dentro das suas possibilidades facilitar o desenvolvimento profissional destas pessoas.
Mas que conversa da treta esta do sindicato.
Claro que há sobreposição de funções nalguns aspectos ... mas onde está o problema? Isso acontece em inúmeras áreas ...
Reabilitação não é fisioterapia ... nem se esgota na enfermagem de reabilitação, como é lógico ... quem pensa o contrário pode saber muito sobre dobradiças mas percebe pouco de reabilitação ... até porque as dobradiças não "vivem" isoladas ...
Na enfermaria / internamento o enfermeiro de reabilitação é fundamental ... no ginásio é o fisio ... no ambulatório entendam-se os dois ou os três ou melhor : organizem-se!! Isto a bem dos utentes que precisam de muitos e muitos cuidados de reabilitação!! E precisam muito menos de "manipulações" ...
Claro que há sobreposição de funções nalguns aspectos ... mas onde está o problema? Isso acontece em inúmeras áreas ...
Reabilitação não é fisioterapia ... nem se esgota na enfermagem de reabilitação, como é lógico ... quem pensa o contrário pode saber muito sobre dobradiças mas percebe pouco de reabilitação ... até porque as dobradiças não "vivem" isoladas ...
Na enfermaria / internamento o enfermeiro de reabilitação é fundamental ... no ginásio é o fisio ... no ambulatório entendam-se os dois ou os três ou melhor : organizem-se!! Isto a bem dos utentes que precisam de muitos e muitos cuidados de reabilitação!! E precisam muito menos de "manipulações" ...
Por este andar todos os enfermeiros tiram especialidades e encostam-se porque "são especialistas". Pensam que tiram a especialidade e deixam de mudar fraldas? Estão muito enganados. Acho muito bem que os enfermeiros especialistas façam trabalho de generalistas.
Anónimo das 11:46
Pareces um xiconhoca,com essa conversa de agitador/a.
A tua dor de corno deve ser tanta que te envenenas a ti mesmo/a com a inveja que tanto abunda entre nós.
Sou Especialista e nunca mudei uma fralda nem tenciono fazê-lo. Sabes porquê? Porque os Enfermeiros não mudam fraldas. Para ti não deve ser fácil entender o que fica nas entrelinhas, mas também deves ser daqueles que pararam no tempo!
cumps
Pareces um xiconhoca,com essa conversa de agitador/a.
A tua dor de corno deve ser tanta que te envenenas a ti mesmo/a com a inveja que tanto abunda entre nós.
Sou Especialista e nunca mudei uma fralda nem tenciono fazê-lo. Sabes porquê? Porque os Enfermeiros não mudam fraldas. Para ti não deve ser fácil entender o que fica nas entrelinhas, mas também deves ser daqueles que pararam no tempo!
cumps
Team work...
pensem nos ganhos para a pessoa deixem-se disso e vão mas é procurar trabalho... TO´s e Fisio´s
pensem nos ganhos para a pessoa deixem-se disso e vão mas é procurar trabalho... TO´s e Fisio´s
Concordo totalmente com o anónimo das 4:06.
Os enfermeiros de reabilitação podem desempenhar um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida dos nossos utentes, em muitos dos que "não têm potencial" de reabilitação ...
Assim lhes dêem condições para exercerem a sua actividade! A actual carreira e as prespectivas futuras não são nada abonatórias
Os enfermeiros de reabilitação podem desempenhar um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida dos nossos utentes, em muitos dos que "não têm potencial" de reabilitação ...
Assim lhes dêem condições para exercerem a sua actividade! A actual carreira e as prespectivas futuras não são nada abonatórias
Anonimo das 1.07AM deves ser um grande heroi. Ou então mentiroso, porque se de facto és enfermeiro, MUDAS FRALDAS e não é pouco!! Também dás banhos e comida na boquinha dos doentes!! Não gostas?? Não fosses para enfermagem... agora se a média não deu para mais, ninguém tem culpa disso..
Bom vejo que a conversa estragou-se!! Porque há pessoas que não deveriam ser enfermeiras...as escolas passam todos e o resultado está ai!!
Cuidar para essas algumas é: não prestar cuidados globais, só alguns e dos mais limpinhos!! Tomem juízo.
Cuidar para essas algumas é: não prestar cuidados globais, só alguns e dos mais limpinhos!! Tomem juízo.
Sou Enfermeiro Especialista e os Fisioterapeutas sentem muito celeuma quando confrontados com a nossa presença.
É fundamental que o sindicato e a APER tomem uma posição.
A verdade é que se está em Decreto de Lei é Lei.
É fundamental que o sindicato e a APER tomem uma posição.
A verdade é que se está em Decreto de Lei é Lei.
Ao Sr (ou Sra) LProlog e aos que aqui apoiam as suas teorias, só tnho uma coisa a dizer: TENHAM VERGONHA! Eu sou enfermeira num internamento de Ortopedia onde Enfermeiros de Reabilitação e Fisioterapeutas trabalham em EQUIPA, e a sobreposição de algumas funções é tida como NATURAL. Inicialmente, as Sras. Fisioterapeutas ficaram muito apreensivas ( chegaram mesmo a ser rudes) com a chegada dos especialistas de reabilitação ao serviço, até que se apreceberam que as duas profissões complementam-se entre si! Por isso, aos Srs.Drs.Fisioterapeutas que tanto se inflamam contra os enfermeiros em geral, e os especialistas de reabilitação em particular, só tenho uma coisa a dizer: FAÇAM O FAVOR DE DEIXAREM DE SER TÃO PROVINCIANOS!São essas mentalidades medievais que nos empurram cada vez mais para a cauda da Europa!
São tão tristes as pessoas e principalmente os que se dizem profissionais de saúde utilizarem a velha e mais que ultrapassada conversa de que o Enfermeiro serve para dar banho, mudar fraldas e limpar cús...pois pra voçes todos grandes profissionais no fundo têm é dor de cotovelo!!! pois na saude apenas existem 2 classes profissionais que se encontram em todas as area da saude...entenda-se para os mais leigos (burros) Enfermeiros e Médicos!!! todos os outros quer queiram quer não andam a volta destes!!! o problema aqui é que olham para Enfermagem como a mais fraca comparativamente com a classe Médica daí esses ataques constantes e gozo (limpa cus,muda fraldas...bla bla, lembrem-se que ainda existem os auxiliares que se calhar digo eu são mais eles a fazer essas tarefas...) porque nao se viram tambem para a classe médica a reclamar que fazem coisas da vossa competencia??? pois bem me parece...com isto nao digo que nao sejam necessarios pois o são, mas deixem-se dessas conversas da treta!!! Digo mais ainda pra esses que falam mal da Enfermagem neste caso fisioterapeutas olhem para o vosso campo de actuação na saude e olhem para o dos Enfermeiros vejam quem intervem mais junto do doente que esta presenta em mais areas da saude! e melhor ainda olhem para fora de Portugal tipo USA e Canada e vejam o que la fazem os Enfermeiros e comparem-se se conseguirem!!! Cá so não fazemos mais por isto mesmo todos reclamam que andamos a roubar funções a alguem e nos as vezes ainda deixamos que nos tirem as nossas de mão beijada...
Este Dr. Enfermeiro é um benemérito bem digno duma estatua pois consegue manter irracional o balde onde tanto enjoado vomita a bilis, nao usada na digestão ou, em casos mais extremos, nao raros há mesmo uma inversão de circuito intestinal e o que vomitam nao é só bilis...
Por ignorância o sindicalista do monopólio das ciências e tecnologias da Saude nao soube interpretar que as linhas de acção que um dos diplomas que citou define são para eles fisioterapeutas. No mesmo decreto também se diz que as profissões que têm o seu campo definido como é o caso das parteiras e dos enfermeiros, nao são tocados, sequer, pelo teor do decreto-lei.
O atrevimento do sindicalista está em classificar de usurpação de funções os enfermeiros que têm o seu âmbito natural normal.
Uma certa característica desse sindicalista dá-lhe das bandas da OE uma certa garantia de camaradagem de nao se meterem com o camarada cientisto-tecnológico-sanitário . Quem veio complicar-lhe a ousadia foi o SE que pôs os pontinhos nos i i i.
Não pensem que esta tendência de minimizar os enfermeiros é uma descoberta destes caça-pardais, que estão sempre a atirar pedras. Diz o ditado que a "canalha", ou rapaziada, se preferirem, não atira pedras às árvores sem fruta.
Um conselho amigo aos fisio: juntem-se aos TAE do INEM, pois sempre se identificam mais com eles, pois parecem daqueles peixinhos que comem o isco e vomitam no anzol.
Por ignorância o sindicalista do monopólio das ciências e tecnologias da Saude nao soube interpretar que as linhas de acção que um dos diplomas que citou define são para eles fisioterapeutas. No mesmo decreto também se diz que as profissões que têm o seu campo definido como é o caso das parteiras e dos enfermeiros, nao são tocados, sequer, pelo teor do decreto-lei.
O atrevimento do sindicalista está em classificar de usurpação de funções os enfermeiros que têm o seu âmbito natural normal.
Uma certa característica desse sindicalista dá-lhe das bandas da OE uma certa garantia de camaradagem de nao se meterem com o camarada cientisto-tecnológico-sanitário . Quem veio complicar-lhe a ousadia foi o SE que pôs os pontinhos nos i i i.
Não pensem que esta tendência de minimizar os enfermeiros é uma descoberta destes caça-pardais, que estão sempre a atirar pedras. Diz o ditado que a "canalha", ou rapaziada, se preferirem, não atira pedras às árvores sem fruta.
Um conselho amigo aos fisio: juntem-se aos TAE do INEM, pois sempre se identificam mais com eles, pois parecem daqueles peixinhos que comem o isco e vomitam no anzol.
" a sobreposição de algumas funções é tida como NATURAL".
É tida, por quem? Ou se calhar, mais importante ainda, até quando? Oh pobres enfermeiros, quão curta é a vossa visão, contudo, a ignorância tem uma vantagem, traz felicidade enquanto dura... quando caírem na realidade, lá vão para a rua com um apito nos beiços a reclamar não sabem bem do quê, mas porque assim lhes disseram para fazer e no dia a seguir já passou tudo e esquecem que a cada dia que passa se tornam mais pequenos, mais inúteis... e eu (ainda) no mesmo barco... damn it!
É tida, por quem? Ou se calhar, mais importante ainda, até quando? Oh pobres enfermeiros, quão curta é a vossa visão, contudo, a ignorância tem uma vantagem, traz felicidade enquanto dura... quando caírem na realidade, lá vão para a rua com um apito nos beiços a reclamar não sabem bem do quê, mas porque assim lhes disseram para fazer e no dia a seguir já passou tudo e esquecem que a cada dia que passa se tornam mais pequenos, mais inúteis... e eu (ainda) no mesmo barco... damn it!
Anónimo das 6:56,
A sua conversa é ridícula. Envergonha-me pensar na possibilidade de se tratar de um discurso de um enfermeiro, ainda por cima num lugar público onde tanta gente lê o que se escreve. Certamente muitos hão-de pensar que há de facto gente muito mentecapta na enfermagem. Para quê ter um curso superior quando se dizem bacoradas tão flagrantes?
Mas merece resposta, na esperança de que o meu comentário o faça reflectir sobre o que pensa e sobre o que diz, e que dessa reflexão surja alguma melhoria na forma como encara os cuidados de enfermagem, o trabalho que realiza e as pessoas que estão ao seu cuidado como doentes. É que se lida com pessoas doentes, fragilizadas e com a sua autonomia reduzida, é perigoso que oense deste modo, que se imponha na relação de uma maneira tão feroz. que aja de modo tão mecânico e que, ainda por cima, se refira com tão desprestígio ao que faz.
Se é enfermeiro ainda não percebeu o que é a enfermagem. Expressões como "mudar a fralda", "dar banhos" e "dar comida na boquinha dos doentes" só fazem sentido lidas à luz de práticas sem fundamento científico, empíricas e que podem perfeitamente ser realizadas por qualquer pessoa. Se as realiza ou se descreve o que faz nesses termos, pode de facto ter parado ou mesmo retrocedido no tempo. É que estas são práticas que se enquadram em paradigmas ultrapassados, que deram lugar a novas formas de praticar os cuidados de enfermagem.
Compreendo que a sua limitação cognitiva o impeça de perceber como é que se é enfermeiro há mais de 2 décadas e não se muda fraldas, não se dá banhos nem se dá comida aos doentes. E trabalha-se diariamente com gente com elevado grau de dependência em cuidados de enfermagem.
Engraçado, não é?
anónimo das 14:58
A sua conversa é ridícula. Envergonha-me pensar na possibilidade de se tratar de um discurso de um enfermeiro, ainda por cima num lugar público onde tanta gente lê o que se escreve. Certamente muitos hão-de pensar que há de facto gente muito mentecapta na enfermagem. Para quê ter um curso superior quando se dizem bacoradas tão flagrantes?
Mas merece resposta, na esperança de que o meu comentário o faça reflectir sobre o que pensa e sobre o que diz, e que dessa reflexão surja alguma melhoria na forma como encara os cuidados de enfermagem, o trabalho que realiza e as pessoas que estão ao seu cuidado como doentes. É que se lida com pessoas doentes, fragilizadas e com a sua autonomia reduzida, é perigoso que oense deste modo, que se imponha na relação de uma maneira tão feroz. que aja de modo tão mecânico e que, ainda por cima, se refira com tão desprestígio ao que faz.
Se é enfermeiro ainda não percebeu o que é a enfermagem. Expressões como "mudar a fralda", "dar banhos" e "dar comida na boquinha dos doentes" só fazem sentido lidas à luz de práticas sem fundamento científico, empíricas e que podem perfeitamente ser realizadas por qualquer pessoa. Se as realiza ou se descreve o que faz nesses termos, pode de facto ter parado ou mesmo retrocedido no tempo. É que estas são práticas que se enquadram em paradigmas ultrapassados, que deram lugar a novas formas de praticar os cuidados de enfermagem.
Compreendo que a sua limitação cognitiva o impeça de perceber como é que se é enfermeiro há mais de 2 décadas e não se muda fraldas, não se dá banhos nem se dá comida aos doentes. E trabalha-se diariamente com gente com elevado grau de dependência em cuidados de enfermagem.
Engraçado, não é?
anónimo das 14:58
Nem acredito naquilo que acabei de ler... Enfermeiros especialistas em reabilitação acusados de usurparem funções de Fisioterapeutas e de Terapeutas Ocupacionais? Haja consenso sobre a forma de como se pensa no que toca a acções e funções de profissionais de saúde. Que eu saiba, a terapia Ocupacional é um curso relativamente mais recente do que a Enfermagem... logo, pela lógica, este curso, para se afirmar enquanto disciplina e profissão autónoma, teve de ir beber a diversas áreas do saber, nomeadamente à Enfermagem, medicina, etc...´É deveras revoltante haver quem diga que os enfermeiros usurpam funções (já me estou a alargar a outros profissionais de saúde)... Ou das duas uma: a Enfermagem (pelo menos neste "país") acaba definitivamente e irá ser uma profissão baseada na prática e na transmissão de conhecimentos oralmente de pessoa a pessoa ou então iremos ter uma enfermagem mais pobre em termos de áreas de intervenção no sentido de reduzir a área de abragência da enfermagem.
e notorio q a oferta excessiva induz estas discussoes 3º mundistas... mas cm sempre nestas situações, quem decide é a pessoa alvo de cuidados... p isso preocupemo-nos em ser bons naquilo que fazemos, para sermos os escolhidos! Depois convem q se analise espistemologicamente a palavra enfermeiro e tecnico!
CMPS
OMRA
CMPS
OMRA
LProlog é uma pessoa com P bem grande. Cheia de convicções e sobretudo bastante coerente. E ... algo me diz ainda está no reino dos burros ... mas está quase no reino dos sobredotados ... é ... assim ... como um passo de magia!!
Rapaz! Antes de enfermeiros e médicos e pedreiros ... há pessoas ... todas diferentes ...
e...
Oh! pá!...Pareces um puto estúpido ... oh! pá!... tens um discurso da treta ...e és convictamente bastante rídiculo!
Rapaz! Antes de enfermeiros e médicos e pedreiros ... há pessoas ... todas diferentes ...
e...
Oh! pá!...Pareces um puto estúpido ... oh! pá!... tens um discurso da treta ...e és convictamente bastante rídiculo!
Para o anónimo das 6:56:
O seu comentário é perfeitamente ridículo, denotando que o sr. transpira ignorância e egocentrismo.
A média não dá para mais??? LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL Então explique-me porque há alunos a entrar em enfermagem com média de 18 e 19??? Basta ir ao site acesso ao ensino superior indice de cursos, escolhe enfermagem e abre o ficheiro de PDF e vê como de facto há pessoas que entram em enfermagem com médias de 18 e 19.
Agora passo a comentar no geral do que aqui li:
Enfermeiros que nos últimos anos só pensam em usurpar funções e armarem-se em mini-médicos?? Será que são os enfermeiros? Ou serão os terapeutas ocupacionais, os técnicos de análises clinicas, os técnicos de gerontologia, e os FARMACÊUTICOS que agora já podem administrar ijetáveis, fazer tratamento de feridas ao domicílio, algaliar e fazer suporte básico de vida?? Esses não estão a usurpar funções?
Realmente a profissão de enfermagem é muito ingrata. Os enfermeiros dedicam dia e noite aos doentes, muitas vezes deixam a própria vida pessoal e familiar para trás e é isto que recebem? Nem um obrigado ouvem?
Um pouco mais de sensatez precisa-se e COM URGÊNCIA!
Em relação ao post:
Os senhores fisioterapeutas são é um bando de preguiçosos e que só querem é andar a usurpar funções aos outros (desculpem-me as exceções).
Ainda no outro dia estava eu a fazer fisioterapia e ouço uma fisioterapeuta a se queixar que trabalhava na enfermaria de um hospital e que os enfermeiros eram um bando de incompetentes porque não posicionavam nem pegavam nos doentes porque ela, a senhora fisioterapeuta não podia fazer esse serviço porque "fazia mal às costas". Acham isto normal??? Não pegam em doentes porque faz mal às costas??? Mas o que é isto?? Os enfermeiros estão lá para carregar com os doentes, auxiliando assim a sr coitadinha que não pode fazer esforços, mas no fim vêm enxovalhar e criticar e acusar os enfermeiros de usurpação de funções. Realmente isto é anedótico! Só demonstra que uma parte da classe de fisioterapia ainda está mais podre do que eu pensava.
E não, não sou enfermeiro. Sou apenas alguém que fica extremamente irritado quando vejo alguém a espezinhar publicamente a classe de enfermagem quando estes, esforçam-se, trabalham e deixam a sua vida pessoal em prol do doente!
O seu comentário é perfeitamente ridículo, denotando que o sr. transpira ignorância e egocentrismo.
A média não dá para mais??? LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL Então explique-me porque há alunos a entrar em enfermagem com média de 18 e 19??? Basta ir ao site acesso ao ensino superior indice de cursos, escolhe enfermagem e abre o ficheiro de PDF e vê como de facto há pessoas que entram em enfermagem com médias de 18 e 19.
Agora passo a comentar no geral do que aqui li:
Enfermeiros que nos últimos anos só pensam em usurpar funções e armarem-se em mini-médicos?? Será que são os enfermeiros? Ou serão os terapeutas ocupacionais, os técnicos de análises clinicas, os técnicos de gerontologia, e os FARMACÊUTICOS que agora já podem administrar ijetáveis, fazer tratamento de feridas ao domicílio, algaliar e fazer suporte básico de vida?? Esses não estão a usurpar funções?
Realmente a profissão de enfermagem é muito ingrata. Os enfermeiros dedicam dia e noite aos doentes, muitas vezes deixam a própria vida pessoal e familiar para trás e é isto que recebem? Nem um obrigado ouvem?
Um pouco mais de sensatez precisa-se e COM URGÊNCIA!
Em relação ao post:
Os senhores fisioterapeutas são é um bando de preguiçosos e que só querem é andar a usurpar funções aos outros (desculpem-me as exceções).
Ainda no outro dia estava eu a fazer fisioterapia e ouço uma fisioterapeuta a se queixar que trabalhava na enfermaria de um hospital e que os enfermeiros eram um bando de incompetentes porque não posicionavam nem pegavam nos doentes porque ela, a senhora fisioterapeuta não podia fazer esse serviço porque "fazia mal às costas". Acham isto normal??? Não pegam em doentes porque faz mal às costas??? Mas o que é isto?? Os enfermeiros estão lá para carregar com os doentes, auxiliando assim a sr coitadinha que não pode fazer esforços, mas no fim vêm enxovalhar e criticar e acusar os enfermeiros de usurpação de funções. Realmente isto é anedótico! Só demonstra que uma parte da classe de fisioterapia ainda está mais podre do que eu pensava.
E não, não sou enfermeiro. Sou apenas alguém que fica extremamente irritado quando vejo alguém a espezinhar publicamente a classe de enfermagem quando estes, esforçam-se, trabalham e deixam a sua vida pessoal em prol do doente!
Isto so mesmo em Portugal... Lprolog voçe é magnfico tanto que devia ir para palhaço pois so me faz rir com os seus comentario..."o faz tudo" como voçe diz nao exite! existe sim o Enfermeiro com a sua area de actuação...mais diferenciao??? nao estamos a comparar Enfermeiros generalistas a fisioterapeutas mas sim Enfermeiro especilistas em rebilitação com 6 anos de estudos, onde esta essa diferenciação dos fisioterapeutas que eu nao consigo ver??? é porque nos 3 ou agora 4 aos de curso treinaram mais um pouco as massagens se calhar deviam por massagistas a fazer as vossas funções que tal??voçes comparados com um Enfermeiro especialista em reabilitação são uns meninos...tanto em estudos como em postura...as vossas intevenções ou potenciais intervenções são muito reduzidas relativamente a um profissional que pode actuar em varias areas...já agora queixem-se dos medicos tambem pois voçes são mais diferenciados e eles tambem estao a usurpar as vossas funções!!!
Bem eu sou pratico como tal aqui vai: licenciatura em Fisioterapia (carga horaria: cerca de 2900h), licenciatura em Enfermagem (carga horaria: cerca de 4700h), especialidade em Enfermagem de reabilitação (carga horaria:cerca de 2000h) agora somando 4700h do curso base em Enfermagem mais as 2000h da especialização em Enfermagem de reabilitação temos um total de 6700h de formação muito mais que as 2900h de formação de um fisioterapeuta...agora pergunto aos fisioterapeutas e aos que reclamaram com os Enfermeiros quem é o mais diferenciado???axo que aqui nao há duvidas...
Cumprimentos!
Cumprimentos!
@ Anónimo das 9:59PM
Primeiro lugar, não me parece que me conheça de nenhum sítio para fazer juízos de valor a meu respeito. Segundo lugar, a sua falta de educação denota que realmente é uma "pessoa diferente", com um evidente iletrismo, sem grandes magias. Em segundo lugar, aprenda que "um burro calado, passa por doutor"... perdeu a sua oportunidade! Pus-lhe "o dedo na ferida" e custa-lhe ouvir as verdades? Dói? O outro deputado dizia que se puser vaselina ajuda a atenuar a dor... experimente!
Primeiro lugar, não me parece que me conheça de nenhum sítio para fazer juízos de valor a meu respeito. Segundo lugar, a sua falta de educação denota que realmente é uma "pessoa diferente", com um evidente iletrismo, sem grandes magias. Em segundo lugar, aprenda que "um burro calado, passa por doutor"... perdeu a sua oportunidade! Pus-lhe "o dedo na ferida" e custa-lhe ouvir as verdades? Dói? O outro deputado dizia que se puser vaselina ajuda a atenuar a dor... experimente!
Não sou enfermeiro, nem terapeuta. Mas trabalho no SNS há bastantes anos e vejo a situação da seguinte forma: nos últimos 10 anos a enfermagem passou a viver com um novo problema que antes não tinha conhecido e que é o desemprego. Como sabem, e infelizmente, há cada vez mais enfermeiros desempregados. Isto deve-se ao aumento exponencial dos cursos de enfermagem, quer no ensino público, quer no ensino privado. Isto levou a que a classe de enfermagem tivesse que adoptar estratégias para atacar o problema. Daí o aparecimento de tantas especialidades e daí as outras profissões da saúde terem passado a ser vistas como concorrentes. Se não houvesse desemprego na enfermagem, nada disto se passava. Também sou da opinião de que o argumento de que a enfermagem existe há mais anos e antes os enfermeiros faziam isto ou aquilo, é um argumento desonesto. Primeiro, tudo evolui. A saúde tornou-se cada vez mais complexa e por isso exige cuidados cada vez mais diferenciados. Foi esta evolução que levou ao aparecimento de outras profissões. Ninguém pode conceber um sistema de saúde moderno só com médicos e enfermeiros. Também antes dos enfermeiros, existiam freiras e antes das freiras curandeiros e por aí fora. Não vamos por aí, pois é uma discussão que não leva a lado nenhum. Não queiram os enfermeiros contrariar esta evolução, achando-se no direito por uma pseudo, logo duvidosa, legitimidade histórica, ocupar as posições de outras profissões já perfeitamente legitimadas quer a nível histórico, quer a nível científico. Termino, dizendo que a definição das vossas especialidades, recentemente publicada pela vossa ordem, é que tem laivos de usurpação de funções de outras profissões. Que dirão, para além dos terapeutas, os psicólogos, os assistentes sociais, os nutricionistas, entre outros? E se estes também se lembrarem de legitimar funções da enfermagem, como por exemplo, fazer pensos e dar injeções? Depois não se queixem que tenham a maioria das outras profissões da saúde contra vocês. Ninguém tem culpa dos vossos problemas de emprego, lamento.
Anonimo das 8:09 simplesmente fantastico axo que chega para calar os senhores fisioterapeutas mais diferenciados...lol
Anonimo a 7:01 pois ja que fala no desemprego todas essas classes que abordou sofrem do mesmo problema...ja que fala na tentativa de usurpação de funcoes dos Enfermeiros para com as outras classes porque nao falar da tentativa de usurpação de funções das outras classes para como a Enfermagem??? nao interessa essa parte? A questao aqui nao é um Enfermeiro generalista intervir na area da fisioterapia, caso nao se aperceba o problema dos fisioterapeutas é Enfermeiro especialista que como o anonimo das 8:09 explicou de forma bastante clara ha uma grande diferença em termos de estudos... como podem afirmar que um fisioteraputa com aquelas horas de estudo é mais diferenciado que um Enfermeiro especialista em reabilitação com um total e horas de formação de quase 2,5 vezes mais? so podem estar a brincar...
Anonimo a 7:01 pois ja que fala no desemprego todas essas classes que abordou sofrem do mesmo problema...ja que fala na tentativa de usurpação de funcoes dos Enfermeiros para com as outras classes porque nao falar da tentativa de usurpação de funções das outras classes para como a Enfermagem??? nao interessa essa parte? A questao aqui nao é um Enfermeiro generalista intervir na area da fisioterapia, caso nao se aperceba o problema dos fisioterapeutas é Enfermeiro especialista que como o anonimo das 8:09 explicou de forma bastante clara ha uma grande diferença em termos de estudos... como podem afirmar que um fisioteraputa com aquelas horas de estudo é mais diferenciado que um Enfermeiro especialista em reabilitação com um total e horas de formação de quase 2,5 vezes mais? so podem estar a brincar...
antes de vocês existirem já havia enfermeiros de reabilitação. Passou hoje nas noticias da TVI (almoço) uma peça sobre enfermagem e cuidados ao domicilio, vejam bem o papel dos enfermeiros.
Eu sou médico pneumologista e sou muitas vezes crítico de alguns enfermeiros, principalmente de algumas declarações dos seus representantes.
Mas no caso dos enfermeiros de reabilitação sou o primeiro a louvar o seu trabalho e a salientar a sua importância no doente respiratório. Actuam de forma muito mais completa que um fisioterapeuta.
Só vejo vantagens em serem os enfermeiros de reabilitação a assumirem a dianteira da reabilitação nas enfermarias e nos centros de saúde.
A reabilitação é uma área que vai muito além da fisioterapia. Em muitos casos é importante ter uma visão mais global do doente.
Podemos estabelecer um paralelismo entre os optometristas e os oftalmologistas ou entre os dentistas e estomatologistas. Também há áreas comuns de intervenção. E? Qual é o problema?
Mas no caso dos enfermeiros de reabilitação sou o primeiro a louvar o seu trabalho e a salientar a sua importância no doente respiratório. Actuam de forma muito mais completa que um fisioterapeuta.
Só vejo vantagens em serem os enfermeiros de reabilitação a assumirem a dianteira da reabilitação nas enfermarias e nos centros de saúde.
A reabilitação é uma área que vai muito além da fisioterapia. Em muitos casos é importante ter uma visão mais global do doente.
Podemos estabelecer um paralelismo entre os optometristas e os oftalmologistas ou entre os dentistas e estomatologistas. Também há áreas comuns de intervenção. E? Qual é o problema?
Anonimo das 8:09...se a mentira matasse, já estavas a reabilitar o S.Pedro...da Cova
Terás tambem uma carga horária de milhares de horas em aldrabice...
Terás tambem uma carga horária de milhares de horas em aldrabice...
...Só para terminar:
Chega uma fisioterapeuta à enfermaria e PERGUNTA À ENFERMEIRA quem é a doente da cama tal, sr. NÃO SEI QUANTAS. A enfermeira indica-lhe uma mulher sentada num cadeirão (TINHA SIDO A PRÓPRIA ENFERMEIRA QUE, APÓS A HIGIENE, TINHA REALIZADO O LEVANTE DA DOENTE). A fisioterapeuta, com um ar simpático, inicia a fisioterapia à senhora. Dá-lhe as mãos e diz muito alto: "VAMOS PÔR EM PÉ" ao mesmo tempo que a ajuda a erguer-se. Nisto, senta-a e vai ter novamente com a enfermeira e diz baixinho: "ACHO QUE ELA ESTÁ SUJA PORQUE ME CHEIRA MAL... FICA PARA AMANHÃ, OK?" e vai-se embora com um sorriso.
A enfermeira vai junto da doente e verifica que a senhora, com o esforço de se ter erguido, tinha dado um pum!
A enfermeira liga para a fisioterapia e comunica que aquela doente tinha dado um pum!
A fisioterapeuta já não meteu lá mais os cotos e foi a enfermeira que começou a trabalhar com a doente iniciando o treino de marcha com um andarilho.
Isto é a maravilhora fisioterapia nas enfermarias: cinco vezes para cima, quatro para o lado esquerdo, três para baixo, duas para a frente e raspa-te que não está lá ninguém a ver e o doente nem fala. pois fiquem sabendo que muitos falam e sabem muito bem o que dizem!
Fisioterapeutas vão para os ginásios; enfermeiros nas enfermarias e outros locais onde são os profissionais capazes de prestar os melhores cuidados!
Chega uma fisioterapeuta à enfermaria e PERGUNTA À ENFERMEIRA quem é a doente da cama tal, sr. NÃO SEI QUANTAS. A enfermeira indica-lhe uma mulher sentada num cadeirão (TINHA SIDO A PRÓPRIA ENFERMEIRA QUE, APÓS A HIGIENE, TINHA REALIZADO O LEVANTE DA DOENTE). A fisioterapeuta, com um ar simpático, inicia a fisioterapia à senhora. Dá-lhe as mãos e diz muito alto: "VAMOS PÔR EM PÉ" ao mesmo tempo que a ajuda a erguer-se. Nisto, senta-a e vai ter novamente com a enfermeira e diz baixinho: "ACHO QUE ELA ESTÁ SUJA PORQUE ME CHEIRA MAL... FICA PARA AMANHÃ, OK?" e vai-se embora com um sorriso.
A enfermeira vai junto da doente e verifica que a senhora, com o esforço de se ter erguido, tinha dado um pum!
A enfermeira liga para a fisioterapia e comunica que aquela doente tinha dado um pum!
A fisioterapeuta já não meteu lá mais os cotos e foi a enfermeira que começou a trabalhar com a doente iniciando o treino de marcha com um andarilho.
Isto é a maravilhora fisioterapia nas enfermarias: cinco vezes para cima, quatro para o lado esquerdo, três para baixo, duas para a frente e raspa-te que não está lá ninguém a ver e o doente nem fala. pois fiquem sabendo que muitos falam e sabem muito bem o que dizem!
Fisioterapeutas vão para os ginásios; enfermeiros nas enfermarias e outros locais onde são os profissionais capazes de prestar os melhores cuidados!
Mas afinal quais são as funções que um enfermeiro de reabilitação está a usurpar a um fisioterapeuta quando está a prestar cuidados de reabilitação:
É o treino de marcha que é exclusivo da fisioterapia?
É a reeducação funcional respiratória? (há muitas países que sempre foram os enfermeiros a trabalhar esta área e noutros há cinesioterapeutas respiratórios - muitos deles são enfermeiros especializados)
Ou serão as mobilizações? ou o treino de AVD's? Ou as transferências? serão os posicionamentos no leito? ou o quê?
Eu como enfermeiro de reabilitação não me sinto nada ofendido se um fisioterapeuta ensinar um familiar a transferir um doente para a cadeira ... se ensinar/treinar um posicionamento num doente hemiplegico a um familiar ... nomeadamente nos CSP ... E isto sempre foi tradicionalmente feito por enfermeiros, habitualmente generalistas. Qual é o problema?
Os fisio estão com medo de alguém com 6 anos de formação, com vários anos de experiência profissional usurpe funções ... mas .. então ... e os auxiliares de fisioterapia ... e ....os massagistas ....e os pseudo fisios e curandeiros e afins ....e ...
Olhem amigos... exijam a vossa libertação da prescrição do fisiatra que eu apoio a vossa luta e caminhemos todos juntos a bem dos doentes ... pois a área da reabilitação é o futuro.
O cerne dos cuidados de enfermagem sempre foi o auto cuidado, a independência nas actividades de vida, o apoio nos processos de transição saúde-doença ... não acham que isto está "ligeiramente" relacionado com a reabilitação? Não acham que um enfermeiro de reabilitação tem um papel fundamental numa enfermaria de medicina, de cirurgia, nos cuidados intensivos? Alguém que está lá … sempre … e que está dedicado à reabilitação mas… que detém uma visão global do doente ... que sabe trabalhar com um ventilador, no processo de desmame … que faz e ensina inaloterapia … em conjunto com a reeducação funcional respiratória … que não precisa de estar a chamar porque o soro parou de correr … ou para perguntar que tubo é este …que tem dificuldade em conjugar um sistema articular e muscular com os múltiplos problemas que os nossos doentes têm … principalmente na fase em que estão mais instáveis ... que consegue articular a reabilitação com a (ins) estabilidade hemodinâmica … etc … etc …
É o treino de marcha que é exclusivo da fisioterapia?
É a reeducação funcional respiratória? (há muitas países que sempre foram os enfermeiros a trabalhar esta área e noutros há cinesioterapeutas respiratórios - muitos deles são enfermeiros especializados)
Ou serão as mobilizações? ou o treino de AVD's? Ou as transferências? serão os posicionamentos no leito? ou o quê?
Eu como enfermeiro de reabilitação não me sinto nada ofendido se um fisioterapeuta ensinar um familiar a transferir um doente para a cadeira ... se ensinar/treinar um posicionamento num doente hemiplegico a um familiar ... nomeadamente nos CSP ... E isto sempre foi tradicionalmente feito por enfermeiros, habitualmente generalistas. Qual é o problema?
Os fisio estão com medo de alguém com 6 anos de formação, com vários anos de experiência profissional usurpe funções ... mas .. então ... e os auxiliares de fisioterapia ... e ....os massagistas ....e os pseudo fisios e curandeiros e afins ....e ...
Olhem amigos... exijam a vossa libertação da prescrição do fisiatra que eu apoio a vossa luta e caminhemos todos juntos a bem dos doentes ... pois a área da reabilitação é o futuro.
O cerne dos cuidados de enfermagem sempre foi o auto cuidado, a independência nas actividades de vida, o apoio nos processos de transição saúde-doença ... não acham que isto está "ligeiramente" relacionado com a reabilitação? Não acham que um enfermeiro de reabilitação tem um papel fundamental numa enfermaria de medicina, de cirurgia, nos cuidados intensivos? Alguém que está lá … sempre … e que está dedicado à reabilitação mas… que detém uma visão global do doente ... que sabe trabalhar com um ventilador, no processo de desmame … que faz e ensina inaloterapia … em conjunto com a reeducação funcional respiratória … que não precisa de estar a chamar porque o soro parou de correr … ou para perguntar que tubo é este …que tem dificuldade em conjugar um sistema articular e muscular com os múltiplos problemas que os nossos doentes têm … principalmente na fase em que estão mais instáveis ... que consegue articular a reabilitação com a (ins) estabilidade hemodinâmica … etc … etc …
ACABEM COM AS ESCOLAS PUBLICAS DE ENFERMAGEM DURANTE UNS ANOS .OS ENERMEIROS QUE HA JA CHEGAM E SOBRAM . NAO DESVALORIZEM MAIS O PREÇO HORA . EXPLIQUEM AOS MAIS NOVOS QUE SER ENFERMEIRO JA NAO DÁ
oS ENFERMEIROS DE REABILITAÇÃO DEVEM ESTAR TRANQUILOS E CONTINUAR A FAZER O QUE DE MELHOR SABEM, POIS O GRANDE BENEFICIARIO É O CIDADÃO.
PARABENS, ENFERMEIROS DE REABILITAÇÃO, VOCES SÃO FANTASTICOS. CONTINUEM. SÃO UMA GRANDE FORÇA DA ENFERMAGEM.
PARABENS, ENFERMEIROS DE REABILITAÇÃO, VOCES SÃO FANTASTICOS. CONTINUEM. SÃO UMA GRANDE FORÇA DA ENFERMAGEM.
SR. Lprolog: é vista como natural por ambas as classes profissionais. E sobra muito que fazer para todos. No meu serviço os fisioterapeutas são a classe profissional com que os enfermeiros trabalham mais estreitamente. TRABALHA-SE EM EQUIPA, NÃO DE COSTAS VOLTADAS UNS PARA OS OUTROS, A ROSNAR DISPARATES!E digo-lhe mais: os enfermeiros de reabilitação e fisioterapeutas só não fazem mais e melhor sabe por culpa de quem??? Dos médicos, que esmagam ambas as classes. Reajuste o seu alvo,Sr. Lprolog.
@ Sr. Anónimo das 11:36 PM
O meu alvo são os enfermeiros, porque eu sou enfermeiro. Acredito que trabalhem em equipa, mas duvido se esse clima pacífico será autêntico ou se à primeira oportunidade uma das classes não "expulsa" a outra. Quanto aos médicos, são outro motivo de preocupação, pois têm mais poder sobre os fisioterapeutas do que sobre os enfermeiros de reabilitação e a sua influência em toda a saúde é indubitável.
O meu alvo são os enfermeiros, porque eu sou enfermeiro. Acredito que trabalhem em equipa, mas duvido se esse clima pacífico será autêntico ou se à primeira oportunidade uma das classes não "expulsa" a outra. Quanto aos médicos, são outro motivo de preocupação, pois têm mais poder sobre os fisioterapeutas do que sobre os enfermeiros de reabilitação e a sua influência em toda a saúde é indubitável.
ENFERMEIROS DE REABILITAÇÃO:
Continuem a fazer o excelente trabalho que estão a desenvolver com o Cidadão.
Estejam tranquilos, pois cá estaremos para enfrentar tudo que são adversidades e constrangimentos.
Já estamos habituados, nunca tivemos nada facil.
No entanto, quando consulto o site da Asssociação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação e noemadamente os seus videos dos congressos vejo logo que esta dinamica VEIO PARA FICAR E QUEM VAI GANHAR É O CIDADÃO.
Quem trabalha não tem tempo para "minhocas". Fossem as outras especialidades tão dinamicas e acertivas como a Enfermagem de Reabilitação e a Profissão não estaria a passar por tantas dificuldades!
Continuem a fazer o excelente trabalho que estão a desenvolver com o Cidadão.
Estejam tranquilos, pois cá estaremos para enfrentar tudo que são adversidades e constrangimentos.
Já estamos habituados, nunca tivemos nada facil.
No entanto, quando consulto o site da Asssociação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação e noemadamente os seus videos dos congressos vejo logo que esta dinamica VEIO PARA FICAR E QUEM VAI GANHAR É O CIDADÃO.
Quem trabalha não tem tempo para "minhocas". Fossem as outras especialidades tão dinamicas e acertivas como a Enfermagem de Reabilitação e a Profissão não estaria a passar por tantas dificuldades!
Sinceramente!Estou surpresa em saber que pessoas que se dizem tão educadas fazem uso de tal ignorância. Pensei que indivíduos escolarizados compreendessem as coisas mais facilmente...Enfim!A enfermagem em reabilitação não foi criado sem que para isso houvesse mercado de trabalho.Seguimos a lei da oferta e procura, esta por sua vez busca atender as necessidades da população.
Que lata e descaramento dos enfermeiros! Respondam só, para quem fala das virtudes dos enfermeiros nas enfermarias: mas em media QUANTOS enfermeiros há nas enfermarias e na generalidade dos serviços de saúde? E QUANTOS fisioterapeutas? Querem comparar? Imaginem que era ao contrário e que havia mais fisioterapeutas. Achavam justo os fisioterapeutas acusarem os enfermeiros de andarem a correr e de aparecerem muito menos tempo junto do doente? Bolas, que demagogos são os enfermeiros! Que classe tão irritante!
Anónimo da 1:57, para já eu identifiquei-me com um nome, logo não sou mais um "anónimo". Quanto ao que disse, então diga lá, para além do suposto caso dos fisioterapeutas/enfs. de reabilitação, que outros casos existem de usurpação das funções de enfermagem por parte de outras profissões. Estará a falar dos auxiliares? Diga lá então que outras profissões serão essas.
Falta de respeito
1-A reablitação hospitalar sempre esteve na Enfermagem, até ter sido designada para os terapeutas, há poucas décadas.
2- Quando os Enfermeiros iniciaram a especialidade da reabilitação há alguns anos, estavam para tentar puchar de volta a reabilitação para a Enfermagem, mas já era tarde.
Agora é cada um por si, mas digo, trabalho com vários ortopedistas e todos têm preferência de ver os seus doentes tratados por enfermeiros de reabilitação.
1-A reablitação hospitalar sempre esteve na Enfermagem, até ter sido designada para os terapeutas, há poucas décadas.
2- Quando os Enfermeiros iniciaram a especialidade da reabilitação há alguns anos, estavam para tentar puchar de volta a reabilitação para a Enfermagem, mas já era tarde.
Agora é cada um por si, mas digo, trabalho com vários ortopedistas e todos têm preferência de ver os seus doentes tratados por enfermeiros de reabilitação.
oh josé achei giro ver os seus comentarios e a picardia com o outro anonimo...mais a cima diz ser no SNS e não pertencer a nenhuma das classes mas pelos vists "picou-se" muito com o comentario do anonimo da 1:57...a Enfermagem é alvo constante de tentativas de usurpação de funçoes foram os tecnicos de farmacia a querer dar injectaveis nas farmacias, sao os TAE´S a qurer fazer procedimentos de Enfermagem tantos exemplos meu caro...
A enfermagem de vítima não tem nada, essa é que é essa. Até porque estão em maioria e a tendência é sempre para a maioria atacar as minorias numa estratégia tipo eucalipto. Desde que os enfermeiros começaram a ser mais que as mães é que se tem visto esta preocupação de suposta usurpação de outras profissões. Quer dizer, profissões que existem há tantas décadas, que estão totalmente consolidadas a nível científico e prático, que são amplamente reconhecidas pela OMS, são agora atacadas pela enfermagem. Percebo o que pretendem. Querem resolver os vossos problemas de (des)emprego e querem faze-lo às custas de outras profissões e tentam para isso legitimar-se com especialidades de tudo e mais alguma coisa. Porque se não houvesse os problemas de empregabilidade que têm agora, nem se lembravam destas questiúnculas. Depois há ainda a velha questão do complexo de inferioridade em relação aos médicos. Já agora porque também não atacam os auxiliares de acção médica de terem usurpado as vossas funções? Ah mas esses fazem coisas que já não são dignas de um "sr. dr. enfermeiro". Limpar os cocós, mudar as fraldas, coisas que há muitos anos os enfermeiros faziam e que ajudaram a fazer a vossa profissão. Isso já não vos interessa. Cada vez passam mais para a secretária, para os programas informáticos disto e daquilo, para os papéis. Querem ser doutores. Cest la vie!
Oh Sr. Dr. José!Pois acho que o Sr. é que deve ter a mania das doutorices ... com essa história dos cócós, então ...Sabe o que é reeducação da função intestinal e vesical e sabe como a enfermagem de reabilitação pode ajudar? Essa dos cócos revela bem a sua mentalidade ...bem pequenina!
Oh senhor José tenha vergonha na cara... esta num dos poucos paises onde os Enfermeiros fazem isso limpar cus e mudar fraldas, caso nao saiba nos outros paises existem os auxiliares de enfermagem que por ventura tambem existiam cá mas que foram extintos, e sao eles ou no nosso caso eram eles que faziam isso...essa conversa para um Enfermeiros é quer queira quer nao um insulto, pois é dito com sentido de diminuir a Enfermagem e ate mesmo gozar como tal voçe nao merece respeito nenhum por tanto meta-se no seu lugar insignificante que deve ocupar no SNS!
Enviar um comentário
<< Home