quarta-feira, junho 08, 2011
Aviários de Enfermagem...
As Escolas de Enfermagem pela boca do Professor Alberto Amaral, Presidente da Agência de Avaliação do Ensino Superior: "É o que chamo a síndrome dos galinheiros (...). Quando se viu que dava dinheiro, toda a gente se pôs a fazer o mesmo.
(...) Há 14 ou 15 mil alunos nas Escolas de Enfermagem e não sabem o que vão fazer. (...) É irracional. Não há uma estratégia de médio e longo prazo. (...) A formação é de péssima qualidade e centenas de currículos de Professores perfeitamente miseráveis."
(...) Há 14 ou 15 mil alunos nas Escolas de Enfermagem e não sabem o que vão fazer. (...) É irracional. Não há uma estratégia de médio e longo prazo. (...) A formação é de péssima qualidade e centenas de currículos de Professores perfeitamente miseráveis."
(Clicar para ampliar e ler)
.
Comments:
<< Home
A formação desses milhares de enfermeiros é de péssima qualidade, muitos nem escrever sabem, no entanto querem prescrever e fazer e acontecer.
eu estou no curso de enfermagem desde o 1º dia que la pus os pés, apenas com o objectivo de emigrar...Nao devemos esquecer que somos parte de um todo a que chamamos "europa" por isso estas questoes sao para alem de minimais, um pouco desnecessarias(pelo menos em Enfermagem).Tenho a certeza que os comentarios que vao surgir serao apenas de enfermeiros barchelateiros com o medo de perder o pobre emprego que tem, para um dos 14mil.
O que eu penso é que as Organizações prestadoras de cuidados deveriam efectuar selecção interna... tu não serves, vem outro... isto porque a formação paga além de massificada, está a dar péssimos enfermeiros... e todos tem que trabalhar??
Tenho no serviço onde exerço funções 2 estudantes do 4ºano( curso pago 20mil euros de propinas), sabem menos do quer outra do 2º ano, escola pública...
Síndrome do galinheiro?? Concordo, porque estas são as galinhas de oiro...
Formem galinhas podres em grande quantidade e um dia serão os vossos enfermeiros...
Tenho no serviço onde exerço funções 2 estudantes do 4ºano( curso pago 20mil euros de propinas), sabem menos do quer outra do 2º ano, escola pública...
Síndrome do galinheiro?? Concordo, porque estas são as galinhas de oiro...
Formem galinhas podres em grande quantidade e um dia serão os vossos enfermeiros...
Fala-se mto da diferença de ensino entre escolas de enfermagem pública/privadas. Mas actualmente, na minha opinião essa diferença é irrisória. A ESEL, neste momento bateu no fundo e consegue ser pior do que a maioria das privadas.Há algumas escolas privadas que são de qualidade e têm experiência de muitas decadas no ensino da enfermagem. Tenho orientado alunos de escolas públicas, e desde a fusão das 4 escolas de Lisboa, foi o descalabro.Excesso de alunos e de cursos,300 e muitos alunos em cada ano, milhentos mestrados e os professores sem capacidade de gerir esta avalanche.Os alunos chegam ao 4ºano sem experiências clínicas satisfatórias para atingiram as competências que a profissão exige.
Há excesso de vagas em enfermagem, e como tal deveriam fechar alguns curso/escolas, mas não só as privadas, como muitos dizem....Deveria ser feita uma autitoria independente e fechar as que não têm qualidade independente de públicas ou privadas. A ESEL, deveria fechar pelo menos metade das vagas.
Para o anónimo das 12:26
Os enfermeiros "bacharelateiros" já são poucos e a grande maioria está com um pé na reforma...por isso, não serão afectados por miúdos saídos da escola com a mania que ja sabem tudo só porque são licenciados!Boa sorte para o país onde emigrar!
PS: Eu por acaso nem sou "Bacharelateira", sou "Mestraleira"! LOL
Ana
Há excesso de vagas em enfermagem, e como tal deveriam fechar alguns curso/escolas, mas não só as privadas, como muitos dizem....Deveria ser feita uma autitoria independente e fechar as que não têm qualidade independente de públicas ou privadas. A ESEL, deveria fechar pelo menos metade das vagas.
Para o anónimo das 12:26
Os enfermeiros "bacharelateiros" já são poucos e a grande maioria está com um pé na reforma...por isso, não serão afectados por miúdos saídos da escola com a mania que ja sabem tudo só porque são licenciados!Boa sorte para o país onde emigrar!
PS: Eu por acaso nem sou "Bacharelateira", sou "Mestraleira"! LOL
Ana
Concordo plenamente por isso já deviam ter fechado as escolas de enfermagem mas não se passa só com o curso de enfermagem.
Quanto aos enfermeiros do curso geral e que depois tiraram a licenciatura já tiraram dos cueiros muitos dos licenciados por isso muito respeitinho para com eles pois adaptaram-se coisa que os ditos licenciados parece que não.
Quanto aos enfermeiros do curso geral e que depois tiraram a licenciatura já tiraram dos cueiros muitos dos licenciados por isso muito respeitinho para com eles pois adaptaram-se coisa que os ditos licenciados parece que não.
podem crer que massificação é nas publicas! massificação leva a mal formação. Aqui no norte as privadas tem alunos (poucos... mas tem do melhor) já o publico se nao fosse terem os hospitais á entrada da escola nem podiam mostrar um cateter aos alunos. Muito gostam os enfermeiros frustrados de dizer mal dos alunos das privadas..pior ainda fazem lhes a vida negra nos estágios, apenas com o pretexto de serem alunos de privadas...é triste mas é verdade..tb posso falar de mim ,tinha média para entrar com uma perna ás costas no publico mas fui para uma privada porque tenho dinheiro e posso e porque quero ensino de qualidade com professores de mérito reconhecido! ora se vou para uma privada, logo pago, logo tenho formaçao de qualidade.E nao o contrario, pois ninguem vai a um restaurante de luxo pa comer frango churrasco certo?
Para o anónimo das 4:51 PM:
Acredito bem que sim, mas aposto que esses 2 alunos do 4º ano ainda conseguem saber mais do que tu... É que o problema nem sempre é dos alunos, é sim dos profissionais que muitas das vezes pouco ou nada sabem... Sabem fazer porque sim, porque viram ou ouviram dizer...
Também é esse um grande problema. A inexistência muitas vezes de profissionais competentes para ajudar os alunos, sejam da pública ou privada... E claro, incompetência gera incompetência...
Enfermagem está moribunda... Não é ciência nenhuma...
Acredito bem que sim, mas aposto que esses 2 alunos do 4º ano ainda conseguem saber mais do que tu... É que o problema nem sempre é dos alunos, é sim dos profissionais que muitas das vezes pouco ou nada sabem... Sabem fazer porque sim, porque viram ou ouviram dizer...
Também é esse um grande problema. A inexistência muitas vezes de profissionais competentes para ajudar os alunos, sejam da pública ou privada... E claro, incompetência gera incompetência...
Enfermagem está moribunda... Não é ciência nenhuma...
Lá voltamos nós à discussão estúpida "escolas públicas vs escolas privadas". Quando é que vão aprender que bons e maus existem em TODO o lado? Cada caso é um caso e nestas questões não se pode generalizar. Há n razões para escolher uma escola privada em detrimento de uma pública.
Não sou rica, vi-me obrigada a escolher uma escola privada (20 mil euros de propina, que seja...), se me considero mais burra que alunos de escolas públicas? Não. Se sinto que tenho de dar muito mais nos estágios por ter "ESCOLA PRIVADA" escrito na testa? Sem dúvida.
Não julguem os alunos das privadas, há muito bons alunos que optaram por elas!
Não sou rica, vi-me obrigada a escolher uma escola privada (20 mil euros de propina, que seja...), se me considero mais burra que alunos de escolas públicas? Não. Se sinto que tenho de dar muito mais nos estágios por ter "ESCOLA PRIVADA" escrito na testa? Sem dúvida.
Não julguem os alunos das privadas, há muito bons alunos que optaram por elas!
colega das 12:26h, tb ja tive bacharelato, fiz complemento e estou na especialidade. nao é por isso que me acho diferente dos "barchelateiros", sinto, no entanto, que lhe falta bastante modestia para um dia ser alguem, um exemplo. nunca se deve desprezar as raizes...
agora, que o ensino anda mal anda. a licenciatura de agora fica aquém do bacharelato de ha uns 15 anos
agora, que o ensino anda mal anda. a licenciatura de agora fica aquém do bacharelato de ha uns 15 anos
Uns são, bacharéis e não prestam. Outros são formados nas privadas, e também não prestam. Agora vem os formados nos galinheiros e … what for it … não prestam!
Digam-me lá qual foi o período de ouro da formação da enfermagem, para eu não me comprometer. Gostaria de saber se são estes Enfs. Bacharéis e estes “pitos” do aviário, que dizem ter: conhecimento para a prescrição de substâncias químicas.
Antes de avançarem com o alargamento das “supostas” funções de enfermeiro (e que com um pouco de sorte, daqui a uns anos vociferarão como “competências exclusivas de enfermeiro”), gostaria que antes, uniformizassem o ensino e o grau mínimo de qualidade entre os enfermeiros. Caso contrário, serão todos colocados dentro do mesmo saco, o que afinal é legítimo, se são os próprios enfermeiros que questionam a sua própria formação (ou melhor, a formação dos outros) e qualidade enquanto profissionais.
Digam-me lá qual foi o período de ouro da formação da enfermagem, para eu não me comprometer. Gostaria de saber se são estes Enfs. Bacharéis e estes “pitos” do aviário, que dizem ter: conhecimento para a prescrição de substâncias químicas.
Antes de avançarem com o alargamento das “supostas” funções de enfermeiro (e que com um pouco de sorte, daqui a uns anos vociferarão como “competências exclusivas de enfermeiro”), gostaria que antes, uniformizassem o ensino e o grau mínimo de qualidade entre os enfermeiros. Caso contrário, serão todos colocados dentro do mesmo saco, o que afinal é legítimo, se são os próprios enfermeiros que questionam a sua própria formação (ou melhor, a formação dos outros) e qualidade enquanto profissionais.
mas será que é preciso tirar algum curso para ver de caras que se há desemprego na enfermagem e se continua a abrir vagas em barda (e com entradas em Abril) que vai o excesso de enfermeiros vai aumentar?!?! Nem o Guterres precisava da calculadora para este calculo dificílimo!! lol
Desculpe contactar por aqui, mas pedia, se será possível enviar-me os manuais de TRAUMA, EMERGÊNCIA
E CATÁSTROFE... não sei ainda bem mexer nestas coisas de blogs...
amtarf@gmail.com
estive a ver o seu blog e é de extrema importância a denúncia de todas estas situações, bem como a entre ajuda entre pessoal irmão nesta profissão...
Abç e obrigado
E CATÁSTROFE... não sei ainda bem mexer nestas coisas de blogs...
amtarf@gmail.com
estive a ver o seu blog e é de extrema importância a denúncia de todas estas situações, bem como a entre ajuda entre pessoal irmão nesta profissão...
Abç e obrigado
Tal como em outras Licenciaturas, também os Recém-Formados em Enfermagem não são perfeitos. A aprendizagem é um processo contínuo e infinito e cabe a cada um dos Profissionais Enfermeiros ser o mais competente e eficiente possível nas funções que presta. Mas sim....cada vez temos mais Formação: Pós-Graduações; Mestrados; Doutoramentos, e outros....e claro quem não se esforça para crescer, sente-se incomodado.
Esta história das escolas públicas e privadas já mete dó!
De uma vez por todas, interiorizemos que há bons e maus em todo o lado. Contudo, se num país há desemprego numa determinada profissão, não percebo porque é que tem de haver tanta oferta (pública e privada) de cursos superiores. E se tivermos em conta que um aluno de uma escola privada tem de pagar do seu bolso, qualquer coisa como 5 mil € ao ano, então ainda mais estupefacto fico.
Gostaria que um dos anteriores anónimos me explicasse melhor como é que tendo nota para entra numa pública, optou por ir para uma privada. Quem lhe garantiu a tal “melhor qualidade”? Ou deixou-se levar pelo conto do vigário?! Quando a esmola é grande o santo desconfia…
Dr. Enf., com a vitória do PSD, é ou não de esperar uma reciclagem dos enfermeiros directores de norte a sul do país?
Saudações, e alegremo-nos: temos um deputado que é enfermeiro.
SLB!
De uma vez por todas, interiorizemos que há bons e maus em todo o lado. Contudo, se num país há desemprego numa determinada profissão, não percebo porque é que tem de haver tanta oferta (pública e privada) de cursos superiores. E se tivermos em conta que um aluno de uma escola privada tem de pagar do seu bolso, qualquer coisa como 5 mil € ao ano, então ainda mais estupefacto fico.
Gostaria que um dos anteriores anónimos me explicasse melhor como é que tendo nota para entra numa pública, optou por ir para uma privada. Quem lhe garantiu a tal “melhor qualidade”? Ou deixou-se levar pelo conto do vigário?! Quando a esmola é grande o santo desconfia…
Dr. Enf., com a vitória do PSD, é ou não de esperar uma reciclagem dos enfermeiros directores de norte a sul do país?
Saudações, e alegremo-nos: temos um deputado que é enfermeiro.
SLB!
CONCORDO PLENAMENTE DOU O EXEMPLO DO PIAGET QUE TEM UM "PROFESSOR", DIGO ACOMPANHANTE DE ALUNOS, QUE NEM PORTUGUES SABE ESCREVER DANDO ERROS DESCOMUNAIS, SEM QUALQUERB PRATICA CLINICA, MAS SERVE PARA O PIAGET, DEPOIS A PORCARIA DOS ENFERMEIOROS QUE SAEM PORQUE NÃO TIVERAM ESTAGIOS DE JEITO.
meus senhores...haja saude para fugir dos vossos cuidados.... falam de bacherlateiros... supostamente pouco sabem... putos sem experiencia mas com licenciatura..pouco sabem...Falam que os orientadores sabem menos que alunos do 2º ano...que por sua vez ate sabem mais que os do 4º das privadas..
Isto envergonha qualquer classe profissional.... desculpem mas é verdade...
RIP Enfermagem
Isto envergonha qualquer classe profissional.... desculpem mas é verdade...
RIP Enfermagem
Então mas não eram os enfermeiros profissionais altamente capacitados e diferenciados?? Não eram os enfermeiros, capazes de prescrever, admnistrar SAV sem médico etc?? Não eram os enfermeiros portugueses, tal como os americanos ou canadianos sub aproveitados?? Pois afinal a verdade vem ao de cima, e percebe-se que enfermagem não passa de um curso médio, que infelizmente por razões meramente politicas se tornou em "superior"... De resto este blog continua a surpreender, num dia, compara enfermeiros a Médicos, no outro, sai-se com este post... Tal como o resto do país, precisa de mais lucidez DE. Mas é sempre melhor seguir pelo caminho da verdade, o da mentira é sempre descoberto...e não há outdoors que vos valham...
Olá colegas!
Essa história de se melhor ou pior aluno/enfermeiro atendendo à escola de formação, está mais do que debatida e, sinceramente, já enjoa.
Sempre disse e volto a dizer que, tudo depende da vontade do aluno em aprender e daquilo que ele faz com as ferramentas de aprendizagem que tem ao seu dispor.Isso sim, distingue um bom de um mau aluno, um bom profissional e um mau profissional.
Devíamos ter menos escolas a formar enfermeiros? Sem dúvida!
Devíamos ter uma formação mais exigente? Porque não?
No entanto, não é a criticar colegas e futuros enfermeiros que vamos valorizar a profissão. Temos sim, de ser mais pro-activos e começar a exigir mais dos alunos nos campos de estágio. Assim, estaremos, de certa forma, a exercer pressão sobre as escolas, no sentido de que se o aluno não for bom, não será aprovado.
Essa história de se melhor ou pior aluno/enfermeiro atendendo à escola de formação, está mais do que debatida e, sinceramente, já enjoa.
Sempre disse e volto a dizer que, tudo depende da vontade do aluno em aprender e daquilo que ele faz com as ferramentas de aprendizagem que tem ao seu dispor.Isso sim, distingue um bom de um mau aluno, um bom profissional e um mau profissional.
Devíamos ter menos escolas a formar enfermeiros? Sem dúvida!
Devíamos ter uma formação mais exigente? Porque não?
No entanto, não é a criticar colegas e futuros enfermeiros que vamos valorizar a profissão. Temos sim, de ser mais pro-activos e começar a exigir mais dos alunos nos campos de estágio. Assim, estaremos, de certa forma, a exercer pressão sobre as escolas, no sentido de que se o aluno não for bom, não será aprovado.
Para um espertalhocas anterior:
Licenciado actual Bolonha = Bacharel antigo.
É assim em todas as profissões...
É como os Mestrados de Bolonha não são mestrados antigos... quanto muito comparados profissionalmente a licenciados antigos.
Portanto os licenciados de Bolonha... não se escondam atrás dessas nomenclaturas... é mais facil de dizer os ECTS que têm ou a duração do curso.
Se o Ministro não tivesse metido a pata na poça com os nomes,as denominações seriam, para os cursos de Bolonha, bachelors e os masters... equivalentes profissionalmente aos bachareis antigos e aos licenciados antigos.
Licenciado actual Bolonha = Bacharel antigo.
É assim em todas as profissões...
É como os Mestrados de Bolonha não são mestrados antigos... quanto muito comparados profissionalmente a licenciados antigos.
Portanto os licenciados de Bolonha... não se escondam atrás dessas nomenclaturas... é mais facil de dizer os ECTS que têm ou a duração do curso.
Se o Ministro não tivesse metido a pata na poça com os nomes,as denominações seriam, para os cursos de Bolonha, bachelors e os masters... equivalentes profissionalmente aos bachareis antigos e aos licenciados antigos.
Estimado Doutor Enfermeiro.
Com os melhores cumprimentos.
Por favor, pode-me dar a sua opinião sobre a actual corrupção (através de favorecimentos) em concursos para hospitais?
Como se combate este tipo de corrupção?
Agradecido antecipadamente.
Zé Mário.
Com os melhores cumprimentos.
Por favor, pode-me dar a sua opinião sobre a actual corrupção (através de favorecimentos) em concursos para hospitais?
Como se combate este tipo de corrupção?
Agradecido antecipadamente.
Zé Mário.
Nada serve a esta classe!!
Ora são fruto de aviários, ora são fruto dos bachareis...
E depois ainda querem prescrever medicamentos!!
Safa!!!!
Ora são fruto de aviários, ora são fruto dos bachareis...
E depois ainda querem prescrever medicamentos!!
Safa!!!!
O meu estagio correu mesmo mal,os orientadores passavam a vida a comentar acerca da minha escola, que era isto que era aquilo, que comprávamos o curso etc...fui verdadeiramente perseguida por causa disso, e sei que no fim a minha nota tb foi influenciada por isso. No entanto quando perguntava porque é que determinada tecnica se fazia desta forma ou de outra, a resposta era quase sempre uma pergunta.Tenho amigas minhas que foram coagidas desde o 1 dia de estágio com o objectivo de as fazerem desistir..o que as enfermeiras nao sabiam e que nunca lhes disse foi...que ja tinha sido estudante de medicina durante 4 anos, e desisti porque queria mesmo era tar proxima do doente. Foi um estágio para mim desmotivador, apesar da nota sei que fiz tudo bem, cheguei a explicar fisiologia á orientadora, se calhar levou a mal. Viva a enfermagem! eu é k sou tola!!!:)
Olha que rica conversa que para aqui vai. Outra vez 'ataques' às escolas privadas e outra vez 'as públicas é que são boas'.
Só gostava de saber quantos alunos têm o privilégio de, como eu, nos dois estágios que já fiz, de ter orientadores (da escola, repito, privada) ainda no activo e a afirmarem que gostam mesmo da profissão que escolheram e têm sorte porque ainda lhes pagam para a exercer. E mais, que nos explicam a situação da enfermagem na actualidade, sem floreados nem falsas esperanças, mas com um orgulho que dá gosto!
Fica a questão: será que numa pública me aconteceria o mesmo?
Só gostava de saber quantos alunos têm o privilégio de, como eu, nos dois estágios que já fiz, de ter orientadores (da escola, repito, privada) ainda no activo e a afirmarem que gostam mesmo da profissão que escolheram e têm sorte porque ainda lhes pagam para a exercer. E mais, que nos explicam a situação da enfermagem na actualidade, sem floreados nem falsas esperanças, mas com um orgulho que dá gosto!
Fica a questão: será que numa pública me aconteceria o mesmo?
Conheço muitos recém licenciados que foram para Inglaterra ter o primeiro emprego e os contractadores ingleses nem querem saber da média de curso nem coisas do género: o facto de terem sido formados em Portugal serve logo como "cunha" para ter emprego num hospital...
Assim considero que o facto de termos uma empregabilidade muito má aqui não é motivo para julgarmos a formação de enfermeiros neste país...
Assim considero que o facto de termos uma empregabilidade muito má aqui não é motivo para julgarmos a formação de enfermeiros neste país...
Este blog é o retrato fiel da Enfermagem: só reclama mas não tem rumo nenhum! Um dia os Enfermeiros são profissionais altamente diferenciados, no dia seguinte têm uma formação miserável. Um dia estão ao nível dos melhores do Mundo, no dia seguinte têm enormes lacunas formativas.
Toda a gente sabe perfeitamente o que se passa na Enfermagem e a forma como se processa a formação em Enfermagem. Toda a gente sabe da aversão incutida nas idiotas escolas de enfermagem por quase todas as profissões da saúde e da aptência com pés de barro para julgar suas todas as competências. Depois, é o que vemos: ninguém vos leva a sério. Parecem uma força reacionária da esquerda Portuguesa na qual niinguém conta para governar.
Ganhem juízo. Por favor. Têm uma das profissões mais lindas do Mundo. Não vão na conversa destes pseudo-líderes, como este Dr Enfermeiro (o título diz tudo) que apenas quer protagonismo.
Toda a gente sabe perfeitamente o que se passa na Enfermagem e a forma como se processa a formação em Enfermagem. Toda a gente sabe da aversão incutida nas idiotas escolas de enfermagem por quase todas as profissões da saúde e da aptência com pés de barro para julgar suas todas as competências. Depois, é o que vemos: ninguém vos leva a sério. Parecem uma força reacionária da esquerda Portuguesa na qual niinguém conta para governar.
Ganhem juízo. Por favor. Têm uma das profissões mais lindas do Mundo. Não vão na conversa destes pseudo-líderes, como este Dr Enfermeiro (o título diz tudo) que apenas quer protagonismo.
Os Enfermeiros são a Classe Profissional de Saúde que mais tempo passa junto dos utentes, e nem por isso é a mais criticada por aqueles, antes pelo contrário. E as críticas (que em nós pouco incidem) não se prendem com falta de simpatia, nem com falta de ética, mas sim com falta de Profissionalismo e falta de Competência. Podem tentar mandar abaixo esta Profissão tão nobre, mas a verdadeira avaliação, faz-se no dia-a-dia, por aqueles a quem servimos e que são a razão da nossa existência.
bem, a historia do emigrar é a mais a certada. No fundo é a unica que ainda faz lógica e é a pregada pelas profs e responsaveis de todos esses cursos. essas sim tê de defender a sua dama, pois os alunos estão a sair e não têm colocação. No entanto existe emigrar e emigrar... os recém formados a emigrar são muito mal pagos quando comparados com professionais com experiencia no campo (sei do que falo pois conheço dois casos num pais europeu e em que o recem formado foi colocado num lar e recebia menos 1500€ que um professional com 10 anos). Aliás, há alguns anos atrás haviam varios espanhois a trabalhar no nosso pais para ganhar experiencia e voltar a espanha para concorrerem lá e terem hipoteses de ficarem colocados
QUEM DERA A OS RECEM LICENCIADOS CHEGAR UM DIA AOS CALCANHARES DOS "BACHARELATEIROS"!!!!!!!!!
SÃO ELES QUE NOS VÃO SEGURANDO A CARA!!!!!!!!!!!
COMO ENFª CHEFE PREFIRO UM BACHARELETEIRO A DOIS NOVOS!!!!!!!!!!!
QUE ESTUPIDEZ DE COMENTÁRIOS!DEVIAM APROVEITAR PARA APRENDER COM ELES PORQUE INFELIZMENTE JÁ VÃO ACABANDO!!!!!!
SÃO ELES QUE NOS VÃO SEGURANDO A CARA!!!!!!!!!!!
COMO ENFª CHEFE PREFIRO UM BACHARELETEIRO A DOIS NOVOS!!!!!!!!!!!
QUE ESTUPIDEZ DE COMENTÁRIOS!DEVIAM APROVEITAR PARA APRENDER COM ELES PORQUE INFELIZMENTE JÁ VÃO ACABANDO!!!!!!
Não arrancou bem a campanha do Enf. Germano, e nem está a decorrer de uma forma deslumbrante…
O Dr. Enf. cria um pos´t de reflexão sobre um tema, discutido pela candidata Ana Rita, já no dia 6…
Parece que vamos continuar a ter uma mulher à frente da Ordem…
O Dr. Enf. cria um pos´t de reflexão sobre um tema, discutido pela candidata Ana Rita, já no dia 6…
Parece que vamos continuar a ter uma mulher à frente da Ordem…
A minha opinião …
1 - Há bons e maus profissionais em todas as áreas e é bom nunca esquecermos isso;
2 - Não é só o ensino de enfermagem que perde qualidade. Muitos dos novos médicos (e outros profissionais …) têm uma formação actual, no mínimo, duvidosa;
3 - Como enfermeiro e utente acho que todos os profissionais de saúde devem ter uma formação rigorosa e exigente. Este populismo recente bacoco de se pensar que resolvemos o problema da saúde em Portugal enchendo o país de médico é uma fraude completa ... ou então santa ingenuidade!! Eu não quero ser operado por um cirurgião que esteve 3 anos desempregado ou que … cinco anos há espera de emprego ...enfim ...:;
4 - Em relação à formação médica, eu defendo que deve ser adequada às necessidades e que quem vai para medicina deve ser dos melhores (a nível humano, teórico e prático) e que o acesso ao curso deve ser exclusivo para licenciados;
5 - Não considero que a prescrição de medicamentos seja a base da enfermagem, mas nalguns casos acho importante que tal seja possível. Deve ser limitada a alguns produtos e substâncias/ equipamentos e de acordo com a formação e especialidade do enfermeiro em causa. Não consigo compreender qual o "medo" de um médico pelo facto de um enfermeiro poder prescrever paracetamol, lactulose ... ou ajudas técnicas como andarilhos, camas articuladas, cadeiras de rodas, material anti escara ... ou produtos para pensos ... acho isto uma evolução normal da profissão e ridícula a atitude de alguns médicos - acho que devem ter outras preocupações. Isto pode agilizar procedimentos e libertar o médico para aquilo em que ele deve ser mais útil - e até onde a diferenciação é maior. Há múltiplas formas de levar à prática a possibilidade de alguns enfermeiros poderem prescrever;
6 - Por fim: os profissionais e os governantes devem pensar mais na eficiência do sistema, na sua qualidade e logo nos utentes e muito menos nos seus umbigos e interesses!
1 - Há bons e maus profissionais em todas as áreas e é bom nunca esquecermos isso;
2 - Não é só o ensino de enfermagem que perde qualidade. Muitos dos novos médicos (e outros profissionais …) têm uma formação actual, no mínimo, duvidosa;
3 - Como enfermeiro e utente acho que todos os profissionais de saúde devem ter uma formação rigorosa e exigente. Este populismo recente bacoco de se pensar que resolvemos o problema da saúde em Portugal enchendo o país de médico é uma fraude completa ... ou então santa ingenuidade!! Eu não quero ser operado por um cirurgião que esteve 3 anos desempregado ou que … cinco anos há espera de emprego ...enfim ...:;
4 - Em relação à formação médica, eu defendo que deve ser adequada às necessidades e que quem vai para medicina deve ser dos melhores (a nível humano, teórico e prático) e que o acesso ao curso deve ser exclusivo para licenciados;
5 - Não considero que a prescrição de medicamentos seja a base da enfermagem, mas nalguns casos acho importante que tal seja possível. Deve ser limitada a alguns produtos e substâncias/ equipamentos e de acordo com a formação e especialidade do enfermeiro em causa. Não consigo compreender qual o "medo" de um médico pelo facto de um enfermeiro poder prescrever paracetamol, lactulose ... ou ajudas técnicas como andarilhos, camas articuladas, cadeiras de rodas, material anti escara ... ou produtos para pensos ... acho isto uma evolução normal da profissão e ridícula a atitude de alguns médicos - acho que devem ter outras preocupações. Isto pode agilizar procedimentos e libertar o médico para aquilo em que ele deve ser mais útil - e até onde a diferenciação é maior. Há múltiplas formas de levar à prática a possibilidade de alguns enfermeiros poderem prescrever;
6 - Por fim: os profissionais e os governantes devem pensar mais na eficiência do sistema, na sua qualidade e logo nos utentes e muito menos nos seus umbigos e interesses!
O Prof. Alberto Amaral só disse verdades, tal como o primeiro comentário que surgiu neste tema e que tomei a liberdade de citar: "A formação desses milhares de enfermeiros é de péssima qualidade, muitos nem escrever sabem, no entanto querem prescrever e fazer e acontecer". A propósito, já repararam que neste blog ainda não se falou do famigerado tema da prescrição? Como é possível numa licenciatura de 4 anos que são sobretudo práticos, quererem prescrever medicamentos ou exames? E depois queixam-se de serem vistos como frustrados que queriam era ser médicos. É só tiros nos pés! Preocupem-se em fazer o vosso trabalhinho que isso que as pessoas esperam: os tratamentos de enfermagem. Os pensos, as injecções, e por aí fora, e não venham com a treta de conversa que "enfermagem não é só isso" pois o que sobra são miudezas. Sempre a quererem invadir o campo das outras profissões: é da fisioterapia com a famosa especialidade de reabilitação; é a psicologia, a nutrição, o social. Agora até as funções dos médicos. Tivessem tirado medicina. Deixem de ser frustrados. E se têm a coragem, a vossa ordem que pressione quem de direito a encerrar a maioria dos cursos, pois os enfermeiros já se tornaram uma praga.
A competência existe na Enfermagem - mas com estes "Enfermeiros instantaneos" que estão a ser lançados no mercado de trabalho já se começa a perder... estratégia de quem?? O que vale é arranjar tachos para todos nas escolas-cogumelos!! E minar o mercado com excesso de Enfermeiros para estes se tornarem descartáveis...
Quem não conseguir fazer o curdo em mais lado nenhum, venha para a Piaget de Silves.
Passam todos....é comprar o diploma por 20 mil euros...ter paciência porque tem que se esperar 4 anos e já está...
Cuidado com estes enfermeiros...quero dizer: aspirantes a enfermeiros...
Passam todos....é comprar o diploma por 20 mil euros...ter paciência porque tem que se esperar 4 anos e já está...
Cuidado com estes enfermeiros...quero dizer: aspirantes a enfermeiros...
O "post" anterior levanta uma questao pouco discutida mas que nos devia envergonhar a todos: enquanto aceitamos/tolerarmos o factor "c" como criterio major de selecçao, temos telhados de vidro para apontarmos o que quer que seja a outros em termos eticos.
Jornal da Noite (SIC) do dia 6 de Junho de 2011.
Pai de Pedro Passos Coelho – António Passos Coelho, médico em Vila Real. Certo.
E a mãe? Nem uma palavra! (por acaso, até é enfermeira…)
Pai de Pedro Passos Coelho – António Passos Coelho, médico em Vila Real. Certo.
E a mãe? Nem uma palavra! (por acaso, até é enfermeira…)
NA NA...IGUAL O TANAS!! VOÇE FIKOU APTO A TRABLAHR COM 3 ANOS DE FORMAÇAO,FEZ FOI O CURSO DE COMPLEMENTO DE FORMAÇAO EM ENFERMAGEM....PARA A LICENCIATURA.
EU SO POSSO TRAB COM 4 ANOS DE FORMAÇAO...MUITO DIFERENTE...
EU SO POSSO TRAB COM 4 ANOS DE FORMAÇAO...MUITO DIFERENTE...
Finalmente alguém põe o dedo na ferida. Pena é que a Ordem não pense assim ou não proceda assim. Mas atenção que as especialidades vão pelo mesmo caminho. Qualquer enfermeiro com pouca experiência tira uma especialidade e depois não a exerce, pelo menos nos próximos anos... Tudo para dar dinheiro às escolas...Essas sim, que se estão a transformar em autênticos assassinos da profissão.
Infelizmente na Enfermagem sempre se pensou em função do dinheiro e não do brio da profissão... felizmente que não são todos assim
Infelizmente na Enfermagem sempre se pensou em função do dinheiro e não do brio da profissão... felizmente que não são todos assim
FALARAM DO PIAGET...
Fiz o curso no Piaget. Sou enfermeiro há 8 anos na Cuf.Antes da crise rebentar, até há uns 3 anos atrás, pediram-me especificamente para pedir aos colegas do Piaget, do meu ano para concorrem para a empresa.
Será porque acham que os enfermeiros do Piaget são bons enfermeiros???
Fiz o curso no Piaget. Sou enfermeiro há 8 anos na Cuf.Antes da crise rebentar, até há uns 3 anos atrás, pediram-me especificamente para pedir aos colegas do Piaget, do meu ano para concorrem para a empresa.
Será porque acham que os enfermeiros do Piaget são bons enfermeiros???
Deixem-se de tretas...Há maus e bons enfermeiros, independentemente se a escola é privada ou publica.
Na Madeira há uma escola que é exemplo para todos. Com pouco forma do melhor que há em Portugal! andei lá e sei o que passei, mas estou feliz. É a minha S José de Cluny
Para os colegas da mentalidade "publico é que é bom" tenho a dizer que em Setubal, Santarém, Portalegre e quem sabe outras escolas SUPERIORES de Enfermagem publicas, entra-se (dados do presente ano lectivo) com média a rondar os 10 valores...
Há boas escolas publicas (não está em causa) mas também não ponham as privadas todas no mesmo saco. Há que saber separar o trigo do joio.
Saudações
Há boas escolas publicas (não está em causa) mas também não ponham as privadas todas no mesmo saco. Há que saber separar o trigo do joio.
Saudações
Mais uma vez, debatemos a formação do enfermeiro....
Caros colegas, não me parece que este confronto de ideias nos leves a algum lado, se há bons profissionais de enfermagem ou maus, a culpa não é só das escolas ou dos docentes com poucos conhecimentos e desactualizados, é do próprio profissional que não tem interesse em saber mais.
Mas no entanto é bom relembrar que a formação dos novos enfermeiros não se efectiva só nas escolas mas também nos estágios clínicos, que deveriam ser aos olhos de todos uma importante fonte de aquisição de conhecimento e de competências, no entanto os enfermeiros dos serviços onde os alunos estagiam, esquecem-se do seu dever e do compromisso assumido com a Ordem; que é o de formadores dos novos profissionais, deste modo, se a formação "dos pitos do aviário" é fraca, é fruto da incompetência dos ditos enfermeiros e ao que parece sentem-se ameaçados pelos pitos, pois eu já conheci muitos alunos com mais competência do que muitos profissionais, e acrescento que nos meus tempos de aluna tive a oportunidade de estagiar com alunos da privada e ao contrário daquilo que muitos alegam eram muito habilitados.
Mas mais uma vez, encontramos enfermeiros frustrados...
Infelizmente o maior inimigo do enfermeiro é o próprio enfermeiro...
Caros colegas, não me parece que este confronto de ideias nos leves a algum lado, se há bons profissionais de enfermagem ou maus, a culpa não é só das escolas ou dos docentes com poucos conhecimentos e desactualizados, é do próprio profissional que não tem interesse em saber mais.
Mas no entanto é bom relembrar que a formação dos novos enfermeiros não se efectiva só nas escolas mas também nos estágios clínicos, que deveriam ser aos olhos de todos uma importante fonte de aquisição de conhecimento e de competências, no entanto os enfermeiros dos serviços onde os alunos estagiam, esquecem-se do seu dever e do compromisso assumido com a Ordem; que é o de formadores dos novos profissionais, deste modo, se a formação "dos pitos do aviário" é fraca, é fruto da incompetência dos ditos enfermeiros e ao que parece sentem-se ameaçados pelos pitos, pois eu já conheci muitos alunos com mais competência do que muitos profissionais, e acrescento que nos meus tempos de aluna tive a oportunidade de estagiar com alunos da privada e ao contrário daquilo que muitos alegam eram muito habilitados.
Mas mais uma vez, encontramos enfermeiros frustrados...
Infelizmente o maior inimigo do enfermeiro é o próprio enfermeiro...
Senhores enfermeiros prestigiados...
Sou enfermeira à dez anos e não me parece que a formação de hoje seja inferior à formação daquela época, porque se hoje em dia os alunos saem das escolas a saber pouco, naquela altura também não saíam a saber mais, como qualquer recém-formado, seja ele enfermeiro, médico ou engenheiro... Só os hipócritas é que dizem o contrário...
Actualmente sou mestre e estou a caminho da segunda especialização, no entanto se hoje sei o que sei, a mim o devo e a todos os enfermeiros que infelizmente estão a caminho da reforma, pois quando comecei a trabalhar foram estes senhores enfermeiros e estes sim têm prestigio, que me integraram e me ajudaram a consolidar conhecimentos e a adquirir outros que ainda me são muito úteis.
O problema não está na qualidade da formação, mas sim no excesso de alunos que estão a ser formados...
No entanto todos têm o direito de escolher a profissão que os fazem felizes, como eu fiz...
Porém é uma obrigatoriedade que a nossa classe se preocupe mais em dignificar a nossa profissão, em vez de questionarem a formação dos recém licenciados, visto que a formação destes também é um produto nosso; por outro lado enfermagem é uma ciência e depende do nosso empenho para progredir...
E para além daquilo que já referi, devo dizer-vos caros colegas, que nós enfermeiros temos conhecimentos técnico-cientificos sufientes para ampliarmos o nosso leque de funções...
Temos que dar um passo em frente e para que isso aconteça temos que ser mais unidos e solidários uns com os outros.
Sou enfermeira à dez anos e não me parece que a formação de hoje seja inferior à formação daquela época, porque se hoje em dia os alunos saem das escolas a saber pouco, naquela altura também não saíam a saber mais, como qualquer recém-formado, seja ele enfermeiro, médico ou engenheiro... Só os hipócritas é que dizem o contrário...
Actualmente sou mestre e estou a caminho da segunda especialização, no entanto se hoje sei o que sei, a mim o devo e a todos os enfermeiros que infelizmente estão a caminho da reforma, pois quando comecei a trabalhar foram estes senhores enfermeiros e estes sim têm prestigio, que me integraram e me ajudaram a consolidar conhecimentos e a adquirir outros que ainda me são muito úteis.
O problema não está na qualidade da formação, mas sim no excesso de alunos que estão a ser formados...
No entanto todos têm o direito de escolher a profissão que os fazem felizes, como eu fiz...
Porém é uma obrigatoriedade que a nossa classe se preocupe mais em dignificar a nossa profissão, em vez de questionarem a formação dos recém licenciados, visto que a formação destes também é um produto nosso; por outro lado enfermagem é uma ciência e depende do nosso empenho para progredir...
E para além daquilo que já referi, devo dizer-vos caros colegas, que nós enfermeiros temos conhecimentos técnico-cientificos sufientes para ampliarmos o nosso leque de funções...
Temos que dar um passo em frente e para que isso aconteça temos que ser mais unidos e solidários uns com os outros.
O Piaget de Silves tem professores que nunca trabalharam como enfermeiros. Que contributo têm estes professores para o ensino da enfermagem? Que experiências profissionais podem transmitir aos seus alunos? Isto é qualidade de ensino?
O Sr. Amaral teve a sorte de ter nascido ensinado e esperto e ente-ligente, mas não passa de um emissor de opiniões sectárias.
Gostava de o ver meter-se com as escolas médicas e dizer que o respectivo ensino também deixa muito a desejar.
Cada época produz os técnicos de que precisa e merece. É o caso dos Enfermeiros e de muitos outros.
Há um pequeno pormenor; este galinheiro como diz Amaral, o sábio é para favorecer a privatização da saúde e criar um método de serem sempre os mesmos a comerem os ovos que as galinhas põem.
Esgotado que está o paradigma de ir aos hospitais das misericórdias fazer a mão, hospitais que o Abril 74 converteu em públicos, ir além de fazer a mão arranjar clientela para a privada é paradigma que estava a falhar: deu o que tinha para dar.
O paradigma que emerge é o da privada-privada, nada de pública misericórdia ou pública pública.
Impunha-se mão-de-obra barata, nos Enfermeiros dada a sua importância e imprescindibilidade na saúde.
Perguntem ao velho Dr. Albino Aroso, há quantos anos sonhava com esta fase, para os Enfermeiros e porquê e para quê e ele responde porque é homem de palavra, se a memória lhe não falhar.
A escola dá o diploma e só, a vida forma os profissionais, que não tiveram a sorte do tio Amaral que nasceu ensinado e Ente-ligente. Toma!
Gostava de o ver meter-se com as escolas médicas e dizer que o respectivo ensino também deixa muito a desejar.
Cada época produz os técnicos de que precisa e merece. É o caso dos Enfermeiros e de muitos outros.
Há um pequeno pormenor; este galinheiro como diz Amaral, o sábio é para favorecer a privatização da saúde e criar um método de serem sempre os mesmos a comerem os ovos que as galinhas põem.
Esgotado que está o paradigma de ir aos hospitais das misericórdias fazer a mão, hospitais que o Abril 74 converteu em públicos, ir além de fazer a mão arranjar clientela para a privada é paradigma que estava a falhar: deu o que tinha para dar.
O paradigma que emerge é o da privada-privada, nada de pública misericórdia ou pública pública.
Impunha-se mão-de-obra barata, nos Enfermeiros dada a sua importância e imprescindibilidade na saúde.
Perguntem ao velho Dr. Albino Aroso, há quantos anos sonhava com esta fase, para os Enfermeiros e porquê e para quê e ele responde porque é homem de palavra, se a memória lhe não falhar.
A escola dá o diploma e só, a vida forma os profissionais, que não tiveram a sorte do tio Amaral que nasceu ensinado e Ente-ligente. Toma!
O Sr. Amaral teve a sorte de ter nascido ensinado e esperto e ente-ligente, mas não passa de um emissor de opiniões sectárias.
Gostava de o ver meter-se com as escolas médicas e dizer que o respectivo ensino também deixa muito a desejar.
Cada época produz os técnicos de que precisa e merece. É o caso dos Enfermeiros e de muitos outros.
Há um pequeno pormenor; este galinheiro como diz Amaral, o sábio é para favorecer a privatização da saúde e criar um método de serem sempre os mesmos a comerem os ovos que as galinhas põem.
Esgotado que está o paradigma de ir aos hospitais das misericórdias fazer a mão, hospitais que o Abril 74 converteu em públicos, ir além de fazer a mão arranjar clientela para a privada é paradigma que estava a falhar: deu o que tinha para dar.
O paradigma que emerge é o da privada-privada, nada de pública misericórdia ou pública pública.
Impunha-se mão-de-obra barata, nos Enfermeiros dada a sua importância e imprescindibilidade na saúde.
Perguntem ao velho Dr. Albino Aroso, há quantos anos sonhava com esta fase, para os Enfermeiros e porquê e para quê e ele responde porque é homem de palavra, se a memória lhe não falhar.
A escola dá o diploma e só, a vida forma os profissionais, que não tiveram a sorte do tio Amaral que nasceu ensinado e Ente-ligente. Toma!
Gostava de o ver meter-se com as escolas médicas e dizer que o respectivo ensino também deixa muito a desejar.
Cada época produz os técnicos de que precisa e merece. É o caso dos Enfermeiros e de muitos outros.
Há um pequeno pormenor; este galinheiro como diz Amaral, o sábio é para favorecer a privatização da saúde e criar um método de serem sempre os mesmos a comerem os ovos que as galinhas põem.
Esgotado que está o paradigma de ir aos hospitais das misericórdias fazer a mão, hospitais que o Abril 74 converteu em públicos, ir além de fazer a mão arranjar clientela para a privada é paradigma que estava a falhar: deu o que tinha para dar.
O paradigma que emerge é o da privada-privada, nada de pública misericórdia ou pública pública.
Impunha-se mão-de-obra barata, nos Enfermeiros dada a sua importância e imprescindibilidade na saúde.
Perguntem ao velho Dr. Albino Aroso, há quantos anos sonhava com esta fase, para os Enfermeiros e porquê e para quê e ele responde porque é homem de palavra, se a memória lhe não falhar.
A escola dá o diploma e só, a vida forma os profissionais, que não tiveram a sorte do tio Amaral que nasceu ensinado e Ente-ligente. Toma!
desculpem lá, então o que o homem diz não é verdade? Porque é que abriram escolas de enfermagem em todas as esquinas? não foi porque a enfermagem foi uma das ultimas profissões a ficar esgotada?
sou enfermeiro há muitos anos, e posso garantir-vos, que quando acabei o curso, trabalhava onde queria(instituição) e ganhava mais
dinheiro. e hoje?
sou enfermeiro há muitos anos, e posso garantir-vos, que quando acabei o curso, trabalhava onde queria(instituição) e ganhava mais
dinheiro. e hoje?
Há várias maneiras de dizer uma verdade e a melhor não é certamente pensar que o número de escolas produz necessariamente enfermeiros mais incompetentes. Isto não é verdade.
A escola dá o canudo; a vida dá a sabedoria.
O Sr.2AA até sabe quantos Enfermeiros são necessáriios;
até sabe também quantas escolas são necessárias.
Sabe tudo; até sabe chamar galináceos aos enfermeiros.
Pelo menos não vêm da Costa Rica, são de fabrico nacional.
Os exploradores de galinheiros sentiram que a enfermagem era a galinha dos ovos doiro e por isso montaram os galinheiros.
Mas esqueceram as vacinas e a razão por que os enfermeiros eram bem pagos e tinham lugares muitos à escolha.
A partir de 1974 a Enfermagem foi-se valorizando academicamente e monetariamente.
A partir da data em que este binómio de funcionar ou funcionar ao contrário do que devia ser naturalmente é como diz a cantiga: água o deu; água o levou
A escola dá o canudo; a vida dá a sabedoria.
O Sr.2AA até sabe quantos Enfermeiros são necessáriios;
até sabe também quantas escolas são necessárias.
Sabe tudo; até sabe chamar galináceos aos enfermeiros.
Pelo menos não vêm da Costa Rica, são de fabrico nacional.
Os exploradores de galinheiros sentiram que a enfermagem era a galinha dos ovos doiro e por isso montaram os galinheiros.
Mas esqueceram as vacinas e a razão por que os enfermeiros eram bem pagos e tinham lugares muitos à escolha.
A partir de 1974 a Enfermagem foi-se valorizando academicamente e monetariamente.
A partir da data em que este binómio de funcionar ou funcionar ao contrário do que devia ser naturalmente é como diz a cantiga: água o deu; água o levou
Há várias maneiras de dizer uma verdade e a melhor não é certamente pensar que o número de escolas produz necessariamente enfermeiros mais incompetentes. Isto não é verdade.
A escola dá o canudo; a vida dá a sabedoria.
O Sr.2AA até sabe quantos Enfermeiros são necessáriios;
até sabe também quantas escolas são necessárias.
Sabe tudo; até sabe chamar galináceos aos enfermeiros.
Pelo menos não vêm da Costa Rica, são de fabrico nacional.
Os exploradores de galinheiros sentiram que a enfermagem era a galinha dos ovos doiro e por isso montaram os galinheiros.
Mas esqueceram as vacinas e a razão por que os enfermeiros eram bem pagos e tinham lugares muitos à escolha.
A partir de 1974 a Enfermagem foi-se valorizando academicamente e monetariamente.
A partir da data em que este binómio de funcionar ou funcionar ao contrário do que devia ser naturalmente é como diz a cantiga: água o deu; água o levou
A escola dá o canudo; a vida dá a sabedoria.
O Sr.2AA até sabe quantos Enfermeiros são necessáriios;
até sabe também quantas escolas são necessárias.
Sabe tudo; até sabe chamar galináceos aos enfermeiros.
Pelo menos não vêm da Costa Rica, são de fabrico nacional.
Os exploradores de galinheiros sentiram que a enfermagem era a galinha dos ovos doiro e por isso montaram os galinheiros.
Mas esqueceram as vacinas e a razão por que os enfermeiros eram bem pagos e tinham lugares muitos à escolha.
A partir de 1974 a Enfermagem foi-se valorizando academicamente e monetariamente.
A partir da data em que este binómio de funcionar ou funcionar ao contrário do que devia ser naturalmente é como diz a cantiga: água o deu; água o levou
Há várias maneiras de dizer uma verdade e a melhor não é certamente pensar que o número de escolas produz necessariamente enfermeiros mais incompetentes. Isto não é verdade.
A escola dá o canudo; a vida dá a sabedoria.
O Sr.2AA até sabe quantos Enfermeiros são necessáriios;
até sabe também quantas escolas são necessárias.
Sabe tudo; até sabe chamar galináceos aos enfermeiros.
Pelo menos não vêm da Costa Rica, são de fabrico nacional.
Os exploradores de galinheiros sentiram que a enfermagem era a galinha dos ovos doiro e por isso montaram os galinheiros.
Mas esqueceram as vacinas e a razão por que os enfermeiros eram bem pagos e tinham lugares muitos à escolha.
A partir de 1974 a Enfermagem foi-se valorizando academicamente e monetariamente.
A partir da data em que este binómio de funcionar ou funcionar ao contrário do que devia ser naturalmente é como diz a cantiga: água o deu; água o levou
A escola dá o canudo; a vida dá a sabedoria.
O Sr.2AA até sabe quantos Enfermeiros são necessáriios;
até sabe também quantas escolas são necessárias.
Sabe tudo; até sabe chamar galináceos aos enfermeiros.
Pelo menos não vêm da Costa Rica, são de fabrico nacional.
Os exploradores de galinheiros sentiram que a enfermagem era a galinha dos ovos doiro e por isso montaram os galinheiros.
Mas esqueceram as vacinas e a razão por que os enfermeiros eram bem pagos e tinham lugares muitos à escolha.
A partir de 1974 a Enfermagem foi-se valorizando academicamente e monetariamente.
A partir da data em que este binómio de funcionar ou funcionar ao contrário do que devia ser naturalmente é como diz a cantiga: água o deu; água o levou
Há várias maneiras de dizer uma verdade e a melhor não é certamente pensar que o número de escolas produz necessariamente enfermeiros mais incompetentes. Isto não é verdade.
A escola dá o canudo; a vida dá a sabedoria.
O Sr.2AA até sabe quantos Enfermeiros são necessáriios;
até sabe também quantas escolas são necessárias.
Sabe tudo; até sabe chamar galináceos aos enfermeiros.
Pelo menos não vêm da Costa Rica, são de fabrico nacional.
Os exploradores de galinheiros sentiram que a enfermagem era a galinha dos ovos doiro e por isso montaram os galinheiros.
Mas esqueceram as vacinas e a razão por que os enfermeiros eram bem pagos e tinham lugares muitos à escolha.
A partir de 1974 a Enfermagem foi-se valorizando academicamente e monetariamente.
A partir da data em que este binómio de funcionar ou funcionar ao contrário do que devia ser naturalmente é como diz a cantiga: água o deu; água o levou
A escola dá o canudo; a vida dá a sabedoria.
O Sr.2AA até sabe quantos Enfermeiros são necessáriios;
até sabe também quantas escolas são necessárias.
Sabe tudo; até sabe chamar galináceos aos enfermeiros.
Pelo menos não vêm da Costa Rica, são de fabrico nacional.
Os exploradores de galinheiros sentiram que a enfermagem era a galinha dos ovos doiro e por isso montaram os galinheiros.
Mas esqueceram as vacinas e a razão por que os enfermeiros eram bem pagos e tinham lugares muitos à escolha.
A partir de 1974 a Enfermagem foi-se valorizando academicamente e monetariamente.
A partir da data em que este binómio de funcionar ou funcionar ao contrário do que devia ser naturalmente é como diz a cantiga: água o deu; água o levou
Há várias maneiras de dizer uma verdade e a melhor não é certamente pensar que o número de escolas produz necessariamente enfermeiros mais incompetentes. Isto não é verdade.
A escola dá o canudo; a vida dá a sabedoria.
O Sr.2AA até sabe quantos Enfermeiros são necessáriios;
até sabe também quantas escolas são necessárias.
Sabe tudo; até sabe chamar galináceos aos enfermeiros.
Pelo menos não vêm da Costa Rica, são de fabrico nacional.
Os exploradores de galinheiros sentiram que a enfermagem era a galinha dos ovos doiro e por isso montaram os galinheiros.
Mas esqueceram as vacinas e a razão por que os enfermeiros eram bem pagos e tinham lugares muitos à escolha.
A partir de 1974 a Enfermagem foi-se valorizando academicamente e monetariamente.
A partir da data em que este binómio de funcionar ou funcionar ao contrário do que devia ser naturalmente é como diz a cantiga: água o deu; água o levou
A escola dá o canudo; a vida dá a sabedoria.
O Sr.2AA até sabe quantos Enfermeiros são necessáriios;
até sabe também quantas escolas são necessárias.
Sabe tudo; até sabe chamar galináceos aos enfermeiros.
Pelo menos não vêm da Costa Rica, são de fabrico nacional.
Os exploradores de galinheiros sentiram que a enfermagem era a galinha dos ovos doiro e por isso montaram os galinheiros.
Mas esqueceram as vacinas e a razão por que os enfermeiros eram bem pagos e tinham lugares muitos à escolha.
A partir de 1974 a Enfermagem foi-se valorizando academicamente e monetariamente.
A partir da data em que este binómio de funcionar ou funcionar ao contrário do que devia ser naturalmente é como diz a cantiga: água o deu; água o levou
existem enf a mais, parem a produçao ate o mercado presisar e assim nao ha desemprego e somos pagos com dignidade , cada macaco no seu galhos, enf bons e maus mas existem os inconscientes que insistem em ser enf e na verdade sao nada, um perigo para os doente e colegas...
Enviar um comentário
<< Home