quinta-feira, outubro 13, 2011
Quando ainda éramos 44 mil...
Comments:
<< Home
Quando ainda éramos 44 mil eu fazia noites num serviço de medicina com 25 doentes à minha responsabilidade e um médico de urgência para todas as necessidades do hospital.
Fazia manhãs de fim de semana a dois ou sózinha, na mesma enfermaria.
Receio bem que se esteja a configurar um retrocesso a esse tempo, não só em relação ao número de enfermeiros nos serviços, mas porque se está a voltar a colocar os cuidados de enfermagem como meras intervenções destinadas a facilitar o trabalho de outros profissionais.
Também receio que para que o bolo seja a dividir por poucos e calhe uma fatia maior (do rendimento, não do trabalho como é evidente)a cada um como fazem os médicos, os enfermeiros queiram enveredar por esse caminho tendo para isso que autorizar que outros profissionais façam o seu trabalho porque não conseguem dar resposta a tudo. Com o tempo deixa de ser necessária essa autorização tácita e os enfermeiros passam a ser dispensáveis porque outros, pior remunerados, fazem as mesmas tarefas, não importa com que atenção, com que conhecimentos e com que intenção.
Reflictamos e não nos apeguemos cega e confortavelmente, às ideias dos outros.
Fazia manhãs de fim de semana a dois ou sózinha, na mesma enfermaria.
Receio bem que se esteja a configurar um retrocesso a esse tempo, não só em relação ao número de enfermeiros nos serviços, mas porque se está a voltar a colocar os cuidados de enfermagem como meras intervenções destinadas a facilitar o trabalho de outros profissionais.
Também receio que para que o bolo seja a dividir por poucos e calhe uma fatia maior (do rendimento, não do trabalho como é evidente)a cada um como fazem os médicos, os enfermeiros queiram enveredar por esse caminho tendo para isso que autorizar que outros profissionais façam o seu trabalho porque não conseguem dar resposta a tudo. Com o tempo deixa de ser necessária essa autorização tácita e os enfermeiros passam a ser dispensáveis porque outros, pior remunerados, fazem as mesmas tarefas, não importa com que atenção, com que conhecimentos e com que intenção.
Reflictamos e não nos apeguemos cega e confortavelmente, às ideias dos outros.
Agora que somos 65 mil, inúmeras instituições continuam a ter apenas um enfermeiro de serviço. Recebem salários inferiores, não tem direito a horas extra ou suplementos. Terminou-se as chefias e as direcções de enfermagem. A hierarquia chegou ao fim. Os salários estão congelados. No privado recebem 2.5 euros/hora.
Há milhares e milhares de desempregados.
Autorize ou não, outras classes emergem. O poder de reivindicação morreu.
Há milhares e milhares de desempregados.
Autorize ou não, outras classes emergem. O poder de reivindicação morreu.
Tenho 24 anos de carreira; vi o meu serviço evoluir em numero de profissionais e em melhoria da qualidade de cuidados. Deixámos de trabalhar á tarefa, de sermos só três ao fim de seman para 33 doentes e de sermos apenas um nas noites.
Hoje tristemente assisto nos HUC, o meu local de trabalho, a uma assimetria brutal entre serviços e a hierarquias que estão a recuar a enfermagem outra vez ao tempo de há vinte anos. Vamos voltar ao tempo da tarefa e dos cuidados a granel se entretanto nada for feito por nós e por aqueles que supostamente nos deveriam defender e apoiar. Voto em que candidatura????
Hoje tristemente assisto nos HUC, o meu local de trabalho, a uma assimetria brutal entre serviços e a hierarquias que estão a recuar a enfermagem outra vez ao tempo de há vinte anos. Vamos voltar ao tempo da tarefa e dos cuidados a granel se entretanto nada for feito por nós e por aqueles que supostamente nos deveriam defender e apoiar. Voto em que candidatura????
Se vão acabar as chefias e as hierarquias na enfermagem, isso já é uma evolução digna de celebração.
O que é que os Enfermeiros Directores têm feito que justifique o seu elevado conforto financeiro e não só, em prol da melhoria real dos cuidados de saúde? Hã?
resposta: NADA. Preocupam-se em ter gente estratégicamente colocada nos serviços, gente que não lhes dê chatices; beneficiam os amigos e metem-nos em comissões de tudo e mais uma treta, cujo trabalho se é que se pode chamar de trabalho, é um punhado de nada que em nada se reflecte no trabalho dos enfermeiros. Infestaram os serviços com mais e mais registos - ele é a cipe, ele é as úlceras (já não se pode dizer escaras porque não é cool), ele é a dor, ele é a ferida, ele são as listas de verificação de tudo e mais o caraças, ele é o raio que os parta a todos. Estão lá de gabinete, mentem aos enfermeiros com quantos dentes têm, iludem as pessoas, são autênticos bibelots. Não me choca nada que arrumem a trouxa e vão até ao Bilhar Grande.
Quanto aos chefes, somos nós e a tropa! Tanto chefe, tanto segundo elemento, tanto bufo nos serviços!!! Faça-se uma purga e meta-se essa gente a trabalhar. Chefes que não têm a noção dos cuidados que são e não são prestados nos serviços, quem os presta e como os presta; chefes de gabinete que passam o tempo a jogar o joguinho das bolinhas às cores que andam, andam, andam em filinha e de repente BBUMMM! Rebentam bolinhas amarelas e ficam todos contentes porque já ganharam o dia. Chefes que levam trabalho do exterior para fazer nos gabinetezinhos, que deviam ser IMPLODIDOS! Não me incomoda nada que acabem com essa corja e ponham à frente dos serviços gente a trabalhar lado a lado com os enfermeiros. São ordenados bem chorudos, que nenhuma instituição privada pagaria pelo trabalho que é feito. Há chefes desses no privado? Hã? Então porque é que não acabam com a mama no público?
Que pena que eu tenho deles!
XÔ!
O que é que os Enfermeiros Directores têm feito que justifique o seu elevado conforto financeiro e não só, em prol da melhoria real dos cuidados de saúde? Hã?
resposta: NADA. Preocupam-se em ter gente estratégicamente colocada nos serviços, gente que não lhes dê chatices; beneficiam os amigos e metem-nos em comissões de tudo e mais uma treta, cujo trabalho se é que se pode chamar de trabalho, é um punhado de nada que em nada se reflecte no trabalho dos enfermeiros. Infestaram os serviços com mais e mais registos - ele é a cipe, ele é as úlceras (já não se pode dizer escaras porque não é cool), ele é a dor, ele é a ferida, ele são as listas de verificação de tudo e mais o caraças, ele é o raio que os parta a todos. Estão lá de gabinete, mentem aos enfermeiros com quantos dentes têm, iludem as pessoas, são autênticos bibelots. Não me choca nada que arrumem a trouxa e vão até ao Bilhar Grande.
Quanto aos chefes, somos nós e a tropa! Tanto chefe, tanto segundo elemento, tanto bufo nos serviços!!! Faça-se uma purga e meta-se essa gente a trabalhar. Chefes que não têm a noção dos cuidados que são e não são prestados nos serviços, quem os presta e como os presta; chefes de gabinete que passam o tempo a jogar o joguinho das bolinhas às cores que andam, andam, andam em filinha e de repente BBUMMM! Rebentam bolinhas amarelas e ficam todos contentes porque já ganharam o dia. Chefes que levam trabalho do exterior para fazer nos gabinetezinhos, que deviam ser IMPLODIDOS! Não me incomoda nada que acabem com essa corja e ponham à frente dos serviços gente a trabalhar lado a lado com os enfermeiros. São ordenados bem chorudos, que nenhuma instituição privada pagaria pelo trabalho que é feito. Há chefes desses no privado? Hã? Então porque é que não acabam com a mama no público?
Que pena que eu tenho deles!
XÔ!
Colega das 5:27 é de lamentar como pensa, deve estar inscrito no SEP, no meu serviços o meu chefe de carreira, é o único que consegue defender os enfermeiros e mostrar a qualidade dos cuidados, segurança mostrando-se o nosso timoneiro.
Numa equipa tem que alguém que responder pela enfermagem e que ande ao lado dos colegas e que faça a gestão dos cuidados de enf..
Vou-lhe dar um expl.na reorganização "deram o ouro ao bandido".
pense bem quem está de timoneiro nas novas unidades dos CSP .
Claro será uma enf. escolhida pelo Coordenador medico que possa manipular a colega e a restante equipa de enfermagem.
Pense bem colega se não tenho razão...... é por isso que estamos onde estamos .....e mais não digo....
Numa equipa tem que alguém que responder pela enfermagem e que ande ao lado dos colegas e que faça a gestão dos cuidados de enf..
Vou-lhe dar um expl.na reorganização "deram o ouro ao bandido".
pense bem quem está de timoneiro nas novas unidades dos CSP .
Claro será uma enf. escolhida pelo Coordenador medico que possa manipular a colega e a restante equipa de enfermagem.
Pense bem colega se não tenho razão...... é por isso que estamos onde estamos .....e mais não digo....
para comentario das 5h27pm.
Parabens lindo seu comentario me apetecia dizer muito mais mas isso ja seria falta de educaçãomas subscrevo tudo. minha opniao deveriam receber por aquilo que produzem. mas vou contar segredo e aqueles enfermeiros chefes que em seu horario serviço estao trabalhar noutro local ou dando aulas ou ainda pior em casa descansar e no final assinam sua folha de ponto normamente. e mais ainda estao agora concorrer nas listas para ordem nas secções regionais.
DE conhece os nomes deles?
Parabens lindo seu comentario me apetecia dizer muito mais mas isso ja seria falta de educaçãomas subscrevo tudo. minha opniao deveriam receber por aquilo que produzem. mas vou contar segredo e aqueles enfermeiros chefes que em seu horario serviço estao trabalhar noutro local ou dando aulas ou ainda pior em casa descansar e no final assinam sua folha de ponto normamente. e mais ainda estao agora concorrer nas listas para ordem nas secções regionais.
DE conhece os nomes deles?
estupidamente está a generalizar e expôr a sua ira e frustração contra os seus pares, caro anónimo das 5:27. Não é por causa das suas chefias mas por esse modo indecente e indigno com que se refere a colegas, por acaso mais qualificados e melhor formados em civismo.
De facto para quê procurar inimigos de fora se eles estão lado a lado??!!!
São posturas como esta que abundam em demasia. Esta a expôr uma faceta das mais nojentas que se podem observar. Você e muitos como você envergonham toda uma classe. Esteja calado, todos lucraremos mais.
De facto para quê procurar inimigos de fora se eles estão lado a lado??!!!
São posturas como esta que abundam em demasia. Esta a expôr uma faceta das mais nojentas que se podem observar. Você e muitos como você envergonham toda uma classe. Esteja calado, todos lucraremos mais.
Anónimo 11:44,
Não gostou? Pois eu só conheci uma Enfermeira Chefe e por isso é que se calhar penso assim. As outras que tive foram todas uma bosta. Não merecem o título que exibem. São parasitas do sistema. Há-de chegar o tempo em que não vai haver lugar para essa gente.
No meu serviço o Director de Serviço, médico, tem doentes, opera, faz bancos, faz urgências, põe a mão na massa e anda com bata de circulação, roupa de trabalho; o enfermeiro chefe, anda todo laroca, de camisinha passada e cintinho azulinho, a engordar cada vez mais, e passa os dias de gabinete. E sabe mais uma coisa? Quando esse chefinho precisa (mas é só quando precisa muito) falar com um enfermeiro, vai, vai, vai e, sem entrar no quarto onde o enfermeiro está, fala-lhe da porta. Percebeu? Fala com as pessoas de fora dos quartos. Não entra. Acha que isto é o quê?
Acha que é por esconder a miséria que ela desaparece? Isto é como a violência doméstica, ou quê?
Não me irrite com esses tiques de enfermeira antiga e que tem a mania que respeita a classe porque quando não nos respeitam também não merecem o nosso respeito. E os enfermeiros chefes nunca respeitaram os colegas (salvo raras excepções que por serem tão raras até arrepia pensar que há gente que se aproveita no meio de tanto oportunista).
Não gostou? Pois eu só conheci uma Enfermeira Chefe e por isso é que se calhar penso assim. As outras que tive foram todas uma bosta. Não merecem o título que exibem. São parasitas do sistema. Há-de chegar o tempo em que não vai haver lugar para essa gente.
No meu serviço o Director de Serviço, médico, tem doentes, opera, faz bancos, faz urgências, põe a mão na massa e anda com bata de circulação, roupa de trabalho; o enfermeiro chefe, anda todo laroca, de camisinha passada e cintinho azulinho, a engordar cada vez mais, e passa os dias de gabinete. E sabe mais uma coisa? Quando esse chefinho precisa (mas é só quando precisa muito) falar com um enfermeiro, vai, vai, vai e, sem entrar no quarto onde o enfermeiro está, fala-lhe da porta. Percebeu? Fala com as pessoas de fora dos quartos. Não entra. Acha que isto é o quê?
Acha que é por esconder a miséria que ela desaparece? Isto é como a violência doméstica, ou quê?
Não me irrite com esses tiques de enfermeira antiga e que tem a mania que respeita a classe porque quando não nos respeitam também não merecem o nosso respeito. E os enfermeiros chefes nunca respeitaram os colegas (salvo raras excepções que por serem tão raras até arrepia pensar que há gente que se aproveita no meio de tanto oportunista).
“"estupidamente está a generalizar e expôr a sua ira e frustração contra os seus pares, caro anónimo das 5:27. Não é por causa das suas chefias mas por esse modo indecente e indigno com que se refere a colegas, por acaso mais qualificados e melhor formados em civismo.
De facto para quê procurar inimigos de fora se eles estão lado a lado??!!!
São posturas como esta que abundam em demasia. Esta a expôr uma faceta das mais nojentas que se podem observar. Você e muitos como você envergonham toda uma classe. Esteja calado, todos lucraremos mais.””
Mas é que nem pensar!! é aliás por posturas como a sua, cara anónima das 11.44pm, que a Enfermagem anda como anda; deve ser, pelo seu discurso, alguém com cargo de chefia ou a aspirar a tal mama... diga lá, estou a mentir?.. E diga lá se afinal, não têm muitos dos chefes enfermeiros andado a queimar os seus colegas, a atribuir-lhes hotrários e turnos pesados e mal pagos, a defenderem os seus interesses pessoais e não os de grupo? E que vão nomeados para o cargo, ao invés de serem votados pelos colegas de serviço?? Mamões? nãããã.....!
(Felizmente ainda subsistem chefes, verdadeiros chefes, que se interessam pelo bem do Serviço e dos Enfermeiros...)
De facto para quê procurar inimigos de fora se eles estão lado a lado??!!!
São posturas como esta que abundam em demasia. Esta a expôr uma faceta das mais nojentas que se podem observar. Você e muitos como você envergonham toda uma classe. Esteja calado, todos lucraremos mais.””
Mas é que nem pensar!! é aliás por posturas como a sua, cara anónima das 11.44pm, que a Enfermagem anda como anda; deve ser, pelo seu discurso, alguém com cargo de chefia ou a aspirar a tal mama... diga lá, estou a mentir?.. E diga lá se afinal, não têm muitos dos chefes enfermeiros andado a queimar os seus colegas, a atribuir-lhes hotrários e turnos pesados e mal pagos, a defenderem os seus interesses pessoais e não os de grupo? E que vão nomeados para o cargo, ao invés de serem votados pelos colegas de serviço?? Mamões? nãããã.....!
(Felizmente ainda subsistem chefes, verdadeiros chefes, que se interessam pelo bem do Serviço e dos Enfermeiros...)
o colega das 5:27 ainda não deve ter aprendido a trilogia do saber, aconselho a investigar.
Também não me parece que use uma linguagem adequada de alguém que é licenciado.
parece que aqui é um local de maldizer e não de assuntos que elevem ou de interessa para a enfermagem.
Micas
Também não me parece que use uma linguagem adequada de alguém que é licenciado.
parece que aqui é um local de maldizer e não de assuntos que elevem ou de interessa para a enfermagem.
Micas
CAROS COLEGAS, sempre achei que este blog era par se discutir na positiva os assuntos da enfermagem mesmo que opiniões divergenes. Já li neste blog alguns comentarios menos abonatórios relacionados com os elementos do sindicato por exemplo, enfim alguns até aceito porque a enfermagem está na rua da amargura. Agora denegrir um grupo da classe de enfermagem! Penso que é de mais. Com amigos deste não precisamos de inimigos. Colega das 5.27 e os que com ele concordam. Já se questionou viver sem hierarquia? Tem filhos menores? já ouviu o seu filho dizer-lhe "pai tu és um fraco e uma merda?" Quando lhe diz não a algo que ele deseja muito e que você pelas mais variadas razões acha que lhe deve dizer não. No hospital por exemplo, quem quer que seja o seu superior hierarquico? O director de serviço? O gestor de departamento ou outro qualquer? Ou acha qué suficientemente responsavel e maduro para dispensar a hierarquia. Não o conheço, acredito que seja a melhor pessoa do mundo, mas questiono. É assim tão bom para se colcoar acima de todos? O que é que já fez em prol de levar o seu chefe a perceber que não esta´certo? Oh não, já sei a resposta. É mesmo ele que é mesmo mau. Não tem hipótese e coitado de si, que pouca sorte. Ainda não arranjou uma cunha para mudar de serviço? Ou antes, ele é mau mas você é pior e precisa da incompetência dele para se safar...Porque muito sinceramente tb no meu hospital há disso e eu vejo bem...E normalmente é o que eu vejo. Chefe menos competente equipa um pouco mais balda! Colega é por si e outros que eu ainda continua a fazer greves. E fiz muitas em que não era eu que estava em causa, quando os contratados tinham medo de o fazer, eu fazia por eles, porque eu tinha o privilégio de ter vinculo definitivo e era eu que levava nas "landonas" no fim do mês... Hoje sou chefe e não me revejo nessa descrição tenho a certeza absoluta que os enfermeiros da minha equipa não pensam como você e olhe que de convencida não tenho nada. Luto muito por eles. E é por eles e por voçê que finalmente aceito fazer parte de uma lista de candidato para a ordem, para contribuir para a mudança. Mas colega o meu dinheiro e cargo para já está garantido. E já agora sou das que trabalho com os meus colegas de avental, luvas e máscaras se necessário, deixando o trabalho da gestão por vezes para trás. Mas tb me questiono se isso é o mais correcto? sou das que sempre disse que não iria para chefe par poder revindicar. Acabei por mudar de opinião e concorri para fazer a diferença e continuar a revindicar. Colega a sua mágoa vai destrui-lo. Não há pepsamar que aguente tanta azia.Vá reconsidere e comece a fazer algo de positivo meu.
Não sou chefe, não
Sou alguém que gosta muito do seu trabalho e da sua profissão, admiro o meu chefe e respeito-o.
Sobretudo aprecio o respeito e a correção e, envergonho-me quando os meus colegas expõem uma faceta de má criação, de invejosos e incompetentes. Estes beliscam a minha imagem como enfermeira e de tantos milhares de enfermeiros respeitáveis mas também respeitados. Apenas isso
Lamento que não tenha consciência de que tem uma responsabilidade individual em relação à qual você responde mas também tem uma responsabilidade grande para com os seus grupos de referencia.
Dirijo-me ao anónimo das 5:27 e ao do Norte evidentemente
Sou alguém que gosta muito do seu trabalho e da sua profissão, admiro o meu chefe e respeito-o.
Sobretudo aprecio o respeito e a correção e, envergonho-me quando os meus colegas expõem uma faceta de má criação, de invejosos e incompetentes. Estes beliscam a minha imagem como enfermeira e de tantos milhares de enfermeiros respeitáveis mas também respeitados. Apenas isso
Lamento que não tenha consciência de que tem uma responsabilidade individual em relação à qual você responde mas também tem uma responsabilidade grande para com os seus grupos de referencia.
Dirijo-me ao anónimo das 5:27 e ao do Norte evidentemente
Ao ler estes comentários, fico com a sensação que a grande batalha dos enfermeiros deve começar no seio da classe, não sob a forma de agressão, não... Já basta o que se vê por aqui... MAs uma batalha pelo respeito, pela forma como nos respeitamos como enfermeiros. Como posso querer que a minha imagem social mude, que me respeitem como Enfermeiro, quando aquilo que vejo é isto?
Ler os nossos comentários, para o "comum dos mortais" é melhor que stand up comedy
Ler os nossos comentários, para o "comum dos mortais" é melhor que stand up comedy
Aos colegas que não gostam que se ponha o dedo na ferida quando se fala na hierarquia na enfermagem:
Sim, o mundo é possível sem as hierarquias formais e informais que a enfermagem foi criando ao longo do tempo, nem em número de degraus (Enf Director, Enf Supervisor, Enf Chefe, Segundo Elemento e bufos). O chefe, a existir, deve ser um líder, um mentor, um exemplo e uma referência. Deve ser bom.
Isso nós não temos na globalidade da enfermagem. Há casos pontuais man nem sequer percebo o que é trabalhar "com os meus colegas de avental, luvas e máscaras se necessário, deixando o trabalho da gestão por vezes para trás". Qual é o conteúdo do seu trabalho, como gestora? O que é que faz nas 8horas x 5 dias da semana, de gestão? Para além dos horários, o que é que um enfermeiro chefe de gabinete faz? De enfermagem, o que é que faz? O que é que faz que tem obrigatoriamente que ser feito por um enfermeiro?
A organização do trabalho dos enfermeiros é cada vez menos compatível com a manutenção dos modelos de chefia antigos (nem sequer de gestão se trata, mas de chefia) porque o aumento do conhecimento dos enfermeiros exige mais autonomia para que o possam mobilizar para a prática.
Quer se queira quer não, a chefia não agrada aos enfermeiros nem é necessária, nos moldes actuais, para nada. São melhor vistos os coordenadores de serviço, que hoje coordenam e amanhã saltam para a prestação, do que os chefes que sabendo que ninguém lhes toca, irritam profundamente a classe com a atitude que têm de deixa andar armados em gestores não sei do quê.
Sim, o mundo é possível sem as hierarquias formais e informais que a enfermagem foi criando ao longo do tempo, nem em número de degraus (Enf Director, Enf Supervisor, Enf Chefe, Segundo Elemento e bufos). O chefe, a existir, deve ser um líder, um mentor, um exemplo e uma referência. Deve ser bom.
Isso nós não temos na globalidade da enfermagem. Há casos pontuais man nem sequer percebo o que é trabalhar "com os meus colegas de avental, luvas e máscaras se necessário, deixando o trabalho da gestão por vezes para trás". Qual é o conteúdo do seu trabalho, como gestora? O que é que faz nas 8horas x 5 dias da semana, de gestão? Para além dos horários, o que é que um enfermeiro chefe de gabinete faz? De enfermagem, o que é que faz? O que é que faz que tem obrigatoriamente que ser feito por um enfermeiro?
A organização do trabalho dos enfermeiros é cada vez menos compatível com a manutenção dos modelos de chefia antigos (nem sequer de gestão se trata, mas de chefia) porque o aumento do conhecimento dos enfermeiros exige mais autonomia para que o possam mobilizar para a prática.
Quer se queira quer não, a chefia não agrada aos enfermeiros nem é necessária, nos moldes actuais, para nada. São melhor vistos os coordenadores de serviço, que hoje coordenam e amanhã saltam para a prestação, do que os chefes que sabendo que ninguém lhes toca, irritam profundamente a classe com a atitude que têm de deixa andar armados em gestores não sei do quê.
Anonimo 6.55pm
Acertou em tudo pena é que todos sabem que se passa mas tem rabos de palha.
Assim seriamos mais respeitados.
Bando parasitas os enfermeiros directores, chefes, supervisores, etc, etc.
Acertou em tudo pena é que todos sabem que se passa mas tem rabos de palha.
Assim seriamos mais respeitados.
Bando parasitas os enfermeiros directores, chefes, supervisores, etc, etc.
Meus caros colegas no mundo da ditadura só existem dois níveis de hierarquia. O ditador (es) e os outros| Por sinal a nossa carreira até só tem dois níveis... No mundo do facilitismo não existe hierarquia e salve-se quem poder. Quer queiram quer não a estrutura tem que existir... Enfim...
Tenham vergonha vocês que caluniam e generalizam , sem sequer perceberem que o vosso "azedume" vos fará sofrer. Mas acima de tudo quero dizer que falar com "face oculta" ... Não vou mais perder o meu tempo com este tipo de conversa. Boa Sorte para vocês.
Enviar um comentário
Tenham vergonha vocês que caluniam e generalizam , sem sequer perceberem que o vosso "azedume" vos fará sofrer. Mas acima de tudo quero dizer que falar com "face oculta" ... Não vou mais perder o meu tempo com este tipo de conversa. Boa Sorte para vocês.
<< Home