quarta-feira, maio 23, 2012
Lutar contra as evidências... é ingrato.
A Ordem dos Médicos publicou no seu site a missiva que enviou ao Ministro da Saúde, Paulo Macedo, onde expressa publicamente a sua posição anti-Enfermagem.
.
Poderia, desmontar aqui, um-por-um, os argumentos - paupérimos! - a que recorrem. Qualquer aluno de filosofia do ensino secundário poderia fazer desta "missiva" um case-study, pejado como está de falácias na argumentação, algumas delas bem conhecidas - ao nível do discurso de tasca (pouco digno de uma Ordem profissional!).
.
Depois de tudo lido, não há uma evidência apresentada (é pior que procurar o Wally!). Apenas vulgar e corriqueiro paleio, inconsistente e solerte, convenhamos até. Apresentam inclusivamente um exemplo curioso - abriram a arca dos recalcamentos - e onde se insurgem ad hominem (Caroline Lovell) - mais um (outro...) grosseiro erro da lógica.
.
Repescaram a questão dos "partos no domicílio" e acrescentaram-na, desnecessariamente, à discussão. É do conhecimento público (fonte: Instituto Nacional de Estatística) que os Médicos até os fazem mais do que os Enfermeiros!
.
Poderia, desmontar aqui, um-por-um, os argumentos - paupérimos! - a que recorrem. Qualquer aluno de filosofia do ensino secundário poderia fazer desta "missiva" um case-study, pejado como está de falácias na argumentação, algumas delas bem conhecidas - ao nível do discurso de tasca (pouco digno de uma Ordem profissional!).
.
Depois de tudo lido, não há uma evidência apresentada (é pior que procurar o Wally!). Apenas vulgar e corriqueiro paleio, inconsistente e solerte, convenhamos até. Apresentam inclusivamente um exemplo curioso - abriram a arca dos recalcamentos - e onde se insurgem ad hominem (Caroline Lovell) - mais um (outro...) grosseiro erro da lógica.
.
Repescaram a questão dos "partos no domicílio" e acrescentaram-na, desnecessariamente, à discussão. É do conhecimento público (fonte: Instituto Nacional de Estatística) que os Médicos até os fazem mais do que os Enfermeiros!
A posição da Ordem dos Enfermeiros é clara: respeita a vontade das grávidas que desejem parir em casa e advoga a existência de meios para o efeito; apenas isto.
Podemos lá encontrar, também, algumas ofensas dirigidas (desconexas de qualquer fundamento); quando a força da razão escasseia...
Podemos lá encontrar, também, algumas ofensas dirigidas (desconexas de qualquer fundamento); quando a força da razão escasseia...
Tudo o que eles tentam refutar é prática corrente nos sistemas de saúde mais avançados, com evidências demonstradas ao longo dos anos e rigor técnico-científico.
Que erros de argumentação/falácias podemos ler no texto da Ordem dos Médicos? Aqui vai, para o tal case-study: ad baculum, ad hominem, ad verecundiam, cum hoc ergo propter hoc, petitio principii, ignoratio elenchi, non sequitur e red herring.
Lindo!
Comments:
<< Home
Oh srºs doutores médicos isso é tudo medo ???? Argumentos dignos de um bêbado de tasca tenho que salientar... E bom que se ponham finos porque senão ficam mal na fotografia e depois toda essa pseudo-superioridade desaparece de um momento para o outro e nos enfermeiros nem temos que continuar a nossa luta pelo reconhecimento da profissão e pela igualdade entre as 2 classes profissionais já que os exmoº com essas atitudes de miúdo de 5 anos caem aos nossos pés que é um rápido. ;D
Lol mas quem é o Sr. enfermeiro, a OE, ou o Pápa para achar que a OM, os Médicos em geral ou o Bastonário da OM lhe deve algum tipo de explicação/justificação???
O erro da enfermagem começou desde logo, porque se achou no direito de começar a exigir explicações aos Médicos como se estes tivessem que as dar. Desenganem-se...
De resto, se formos falar de falácias e "case studys" era mesmo começar por este blog e por si DE... ah, calma, não se sabe quem é... as evidencias são tantas que passado tanto tempo, continua no anonimato...
O erro da enfermagem começou desde logo, porque se achou no direito de começar a exigir explicações aos Médicos como se estes tivessem que as dar. Desenganem-se...
De resto, se formos falar de falácias e "case studys" era mesmo começar por este blog e por si DE... ah, calma, não se sabe quem é... as evidencias são tantas que passado tanto tempo, continua no anonimato...
"Se alguns Enfermeiros pretenderem, eventualmente, ser médicos, têm a possibilidade de tirarem o curso de Medicina, o que muitos têm feito com sucesso. Paradoxal e contraditoriamente, a Ordem dos Enfermeiros não expressa a mesma preocupação pela poupança de muitos milhões de euros ao erário público propondo ao Governo que aumente as competências dos Assistentes Técnicos/Auxiliares de Acção Médica para que possam substituir os Enfermeiros em algumas/muitas das suas funções…"
Acho vergonhoso a Ordem dos Medicos emitir opiniões oficiais deste teor. Arrogancia, prepotencia e ignorancia.
Portanto só posso concluir que a OM está com medo de qualquer coisa.
Acho vergonhoso a Ordem dos Medicos emitir opiniões oficiais deste teor. Arrogancia, prepotencia e ignorancia.
Portanto só posso concluir que a OM está com medo de qualquer coisa.
"De resto, se formos falar de falácias e "case studys" era mesmo começar por este blog e por si DE... ah, calma, não se sabe quem é... as evidencias são tantas que passado tanto tempo, continua no anonimato..."
Falácia de argumentação ad hominem. Erro de lógica. Não percebo a conclusão do raciocínio.
Falácia de argumentação ad hominem. Erro de lógica. Não percebo a conclusão do raciocínio.
Repararam que a notícia que dava conta de uma revolução no SNS (pela via do aumento de competências dos enfermeiros especialistas) saiu no Jornal i (18 de Maio), que é um jornal muito ligado ao CDS?
Mas rapidamente, os médicos reagiram num dos diários de maior prestígio a nível nacional (DN).
Portanto, os enfermeiros, para aparecerem no jornal, tiveram de mudar de bastonário. Os médicos, precisam apenas de estalar os dedos, para se fazerem ouvir.
Mas rapidamente, os médicos reagiram num dos diários de maior prestígio a nível nacional (DN).
Portanto, os enfermeiros, para aparecerem no jornal, tiveram de mudar de bastonário. Os médicos, precisam apenas de estalar os dedos, para se fazerem ouvir.
Acreditamos que não haverá muitos portugueses que, no SNS, em situação de doença ou gravidez, prefiram ser seguidos por um Enfermeiro, desintegrado da Equipa de Saúde, em vez de por um Médico ou uma Equipa coordenada por um Médico.
Acho esta parte também muito curiosa, realmente o que seria do SNS se deixa-se de ser coordenado por médicos...
Bem em relação a anonimatos só vejo anonimos à minha volta... mais do que um portanto. Portugal no seu melhor.
Acho esta parte também muito curiosa, realmente o que seria do SNS se deixa-se de ser coordenado por médicos...
Bem em relação a anonimatos só vejo anonimos à minha volta... mais do que um portanto. Portugal no seu melhor.
Este bastonário é um parvinho, preferia o pedro nunes. Contudo, tem razão num ponto:
"Por vezes, aquilo que se passa noutros países, nomeadamente no Reino Unido, é apresentado como exemplo. Pois bem, conforme o relatório da OCDE de 2011, a mortalidade infantil em Portugal foi de 3,6 (e já reduziu significativamente), bem abaixo da média, e a do Reino Unido foi de 4,6, acima da média da OCDE. Seria dramático se a tendência de 2011 se acentuasse…"
"Por vezes, aquilo que se passa noutros países, nomeadamente no Reino Unido, é apresentado como exemplo. Pois bem, conforme o relatório da OCDE de 2011, a mortalidade infantil em Portugal foi de 3,6 (e já reduziu significativamente), bem abaixo da média, e a do Reino Unido foi de 4,6, acima da média da OCDE. Seria dramático se a tendência de 2011 se acentuasse…"
Os médicos que se preocupam em rebaixar os enfermeiros, tem-no feito, de há muito tempo a esta parte, com base em argumentos tautológicos e são indivíduos complexados e preconceituosos, narcisistas e cuja presença perturba, i.e., incomoda e é motivo de chacota.
Não se enxergam, como dizem os brasileiros.
Os médicos que se preocupam com o seu trabalho de forma humilde e honesta, não se sentem ameaçados com nenhum profissional à sua volta. Fazem o que é o seu trabalho e deixam os outros trabalhar.
Agora estou sem tempo, mas numa próxima oportunidade vou deixar aqui a descrição de exemplos de vários médicos que conheço. Vão ficar perplexos com as coisas que vou contar. Até logo.
VV
Não se enxergam, como dizem os brasileiros.
Os médicos que se preocupam com o seu trabalho de forma humilde e honesta, não se sentem ameaçados com nenhum profissional à sua volta. Fazem o que é o seu trabalho e deixam os outros trabalhar.
Agora estou sem tempo, mas numa próxima oportunidade vou deixar aqui a descrição de exemplos de vários médicos que conheço. Vão ficar perplexos com as coisas que vou contar. Até logo.
VV
"De qualquer forma, porque esta é uma problemática de extraordinária relevância e com potenciais consequências para o equilíbrio da Equipa de Saúde..."
Pois... do equilíbrio em que o Sr. Dr. encara a equipa como sendo ele, e só ele, o responsável pelos resultados em saúde. Aliás, o próprio sistema só trabalha os dados médicos... Temos medo que esse "equilíbrio" penda para outro lado, não é?
Argumentem com factos e números Senhores, isto se não querem fazer má figura...
Pois... do equilíbrio em que o Sr. Dr. encara a equipa como sendo ele, e só ele, o responsável pelos resultados em saúde. Aliás, o próprio sistema só trabalha os dados médicos... Temos medo que esse "equilíbrio" penda para outro lado, não é?
Argumentem com factos e números Senhores, isto se não querem fazer má figura...
É triste que ainda existam pessoas que não considerem o trabalho dos enfermeiros valioso e que achem que quem é enfermeiro é frustrado porque, afinal, não é médico. Há muito que a enfermagem se assumiu como uma profissão independente, com acções individuais e de equipa. Cada profissão tem funções diferentes: o médico cura, o enfermeiro cuida.
O DE lidera um movimento que até agora se tem mantido calado por alguma vergonha. Um movimento pró-autonomia da enfermagem, a chamada enfermagem avançada. Parabéns pela iniciativa e pela coragem meu caro DE..!
Estes enfermeirecos andam a sair das cascas!!
Os do meu serviço que nem pensem em arrebitar cachimbo!! Mas também são tão fáceis pôr na linha...
Os do meu serviço que nem pensem em arrebitar cachimbo!! Mas também são tão fáceis pôr na linha...
Muito bom DE! Adorei a ideia de ir buscar a LÓGICA (ou a falta dela) para ilustrar o atual prurido da OM...Podem usar as falácias que quiserem, a RAZÃO estará sempre do mesmo lado...a seu tempo todos perceberão onde...
Caros colegas enfermeiros, como já foi referido, seria interessante os colegas que estão fora virem aqui comentar como a Enfermagem é vista por médicos, outros profissionais de saúde e pacientes em países desenvolvidos. Em Espanha, para não ir mais longe, não há Doutores. Há trabalhadores que realmente se interessam pela saúde das pessoas acima de tudo. Há genéricos (só genéricos), pagam as viagens e as formações do bolso deles e não há consultórios privados e trabalhos por baixo da mesa.
Para os que vieram aqui acusar os wanna be médicos que vão para Enfermagem, tenho a dizer a essas pessoas que me licenciei em Enfermagem e escolhi esta profissão por ter aversão a superioridades, perversidade e falta de humildade. Entrei com média de 19 na escola de Enfermagem do S. João.
Falam esses licenciados da nossa formação...pois eu, falo da deles. Até ao dia de hoje conheci de tudo, desde médicos que nem sabiam que pílula receitar pós-parto a médicos que me entravam na sala a perguntar-me o que achava de determinada aspecto sobre a medicação ou doente e faziam um trabalho realmente multidisciplinar.
Falam do desconhecimento dos Enfermeiros sobre o Modelo Biomédico...pois caros, se os médicos soubessem tanto do Modelo Holístico como nós sabemos do Biomédico, seriam melhores profissionais e estariam ao nosso nível enquanto pessoas. Cingir-se a um modelo tão reducionista, meus caros, torna-vos lacónicos.
Colegas, não entremos nesta guerra de palavras pois este país tem que ir atrás dos outros e seguir a evolução. Por mais que essa classe se retorça e cerre os dentes, não vale a pena.
Não faltam médicos, se estes não querem trabalhar desta forma outros virão que queiram.
Cumprimentos
Para os que vieram aqui acusar os wanna be médicos que vão para Enfermagem, tenho a dizer a essas pessoas que me licenciei em Enfermagem e escolhi esta profissão por ter aversão a superioridades, perversidade e falta de humildade. Entrei com média de 19 na escola de Enfermagem do S. João.
Falam esses licenciados da nossa formação...pois eu, falo da deles. Até ao dia de hoje conheci de tudo, desde médicos que nem sabiam que pílula receitar pós-parto a médicos que me entravam na sala a perguntar-me o que achava de determinada aspecto sobre a medicação ou doente e faziam um trabalho realmente multidisciplinar.
Falam do desconhecimento dos Enfermeiros sobre o Modelo Biomédico...pois caros, se os médicos soubessem tanto do Modelo Holístico como nós sabemos do Biomédico, seriam melhores profissionais e estariam ao nosso nível enquanto pessoas. Cingir-se a um modelo tão reducionista, meus caros, torna-vos lacónicos.
Colegas, não entremos nesta guerra de palavras pois este país tem que ir atrás dos outros e seguir a evolução. Por mais que essa classe se retorça e cerre os dentes, não vale a pena.
Não faltam médicos, se estes não querem trabalhar desta forma outros virão que queiram.
Cumprimentos
parabéns DE
sempre ao mais alto NÍVEL!!!!!!!
atualizado e a informar com classe, nada de baixezas, e seja lá quem for continue em prol da enfermagem, verdade, justiça, dignidade, moral, ética, bons costumes e failias .....
sempre ao mais alto NÍVEL!!!!!!!
atualizado e a informar com classe, nada de baixezas, e seja lá quem for continue em prol da enfermagem, verdade, justiça, dignidade, moral, ética, bons costumes e failias .....
Caros Srs Enfermeiros, apenas alguns apontamentos para a discussão:
1-Se os Enfermeiros acreditam tanto nas suas próprias capacidades para seguirem doentes crónicos, podiam começar com uma experiência piloto, em que levariam a cabo o seguimento de outros vossos colegas portadores de doença crónica: será que iam ter assim tantos candidatos? Talvez não...
2-Para que os enfermeiros pudessem prescrever alguns fármacos MSRM, necessitariam de formação complementar, ministrada por aqueles que atualmente prescrevem ou sejam, os médicos? Mas não é também verdade que recentemente o vosso bastonário proibiu os Enfermeiros de darem formação de Enfermagem a não Enfermeiros? Pois bem, reciprocamente, também não deveriam ter direito a formações ministradas por não Enfermeiros, sobre não Enfermagem.
3-Parece-me que os Enfermeiros vêm na prescrição uma espécie de ceptro do poder, quando esta é na verdade um exercício de responsabilidade e ponderação.
4-Se os enfermeiros fizessem com esmero e competência a sua parte, por certo o SNS iria ser muito mais eficiente. Nas USF existem consultas de Enfermagem para diabéticos, hipertensos etc, que funcionam exemplarmente, e que em paralelo com a consulta médica constituem de facto um mecanismo de seguimento de doentes crónicos valiossíssimo.
5- Esta medida vem no encalço de outras tomadas por este governo, e que se prendem com uma contenção de custos cega. Os Enfermeiros deveriam perceber que esta tentativa de atribuição de competências alheias é meramente um exercício de diminuição da oferta de cuidados de saúde aos utentes e não um reconhecimento das capacidades ou importância dos Enfermeiros.
6-Também a população não vê com bons olhos esta medida, porque a encara como mais um obstáculo ao uso dos Cuidados de Saúde, e médicos em particular, lançando nesta o medo e a apreensão.
7-Como Médico, a minha formação desde sempre foi dirigida para o diagnóstico e tratamento da patologia. Estas capacidades cognitivas e de raciocínio são desenvolvidas e educadas ao longo de vários anos de formação e treino para que seja alcançada a autonomia plena da prescrição e diagnóstico.
Que eu saiba, a formação e treino cognitivo dos Enfermeiros são dirigidas para outros aspectos da Saúde, especialmente na área do Cuidar e o seu raciocínio segue por uma bitola diferente da bitola médica. Tal como no futebol, em que a adaptação de um defesa a ponta de lança dá sempre maus resultados, também aqui a adaptação do Enfermeiro a funções de médico dará resultados que ficarão aquém do desejado.
1-Se os Enfermeiros acreditam tanto nas suas próprias capacidades para seguirem doentes crónicos, podiam começar com uma experiência piloto, em que levariam a cabo o seguimento de outros vossos colegas portadores de doença crónica: será que iam ter assim tantos candidatos? Talvez não...
2-Para que os enfermeiros pudessem prescrever alguns fármacos MSRM, necessitariam de formação complementar, ministrada por aqueles que atualmente prescrevem ou sejam, os médicos? Mas não é também verdade que recentemente o vosso bastonário proibiu os Enfermeiros de darem formação de Enfermagem a não Enfermeiros? Pois bem, reciprocamente, também não deveriam ter direito a formações ministradas por não Enfermeiros, sobre não Enfermagem.
3-Parece-me que os Enfermeiros vêm na prescrição uma espécie de ceptro do poder, quando esta é na verdade um exercício de responsabilidade e ponderação.
4-Se os enfermeiros fizessem com esmero e competência a sua parte, por certo o SNS iria ser muito mais eficiente. Nas USF existem consultas de Enfermagem para diabéticos, hipertensos etc, que funcionam exemplarmente, e que em paralelo com a consulta médica constituem de facto um mecanismo de seguimento de doentes crónicos valiossíssimo.
5- Esta medida vem no encalço de outras tomadas por este governo, e que se prendem com uma contenção de custos cega. Os Enfermeiros deveriam perceber que esta tentativa de atribuição de competências alheias é meramente um exercício de diminuição da oferta de cuidados de saúde aos utentes e não um reconhecimento das capacidades ou importância dos Enfermeiros.
6-Também a população não vê com bons olhos esta medida, porque a encara como mais um obstáculo ao uso dos Cuidados de Saúde, e médicos em particular, lançando nesta o medo e a apreensão.
7-Como Médico, a minha formação desde sempre foi dirigida para o diagnóstico e tratamento da patologia. Estas capacidades cognitivas e de raciocínio são desenvolvidas e educadas ao longo de vários anos de formação e treino para que seja alcançada a autonomia plena da prescrição e diagnóstico.
Que eu saiba, a formação e treino cognitivo dos Enfermeiros são dirigidas para outros aspectos da Saúde, especialmente na área do Cuidar e o seu raciocínio segue por uma bitola diferente da bitola médica. Tal como no futebol, em que a adaptação de um defesa a ponta de lança dá sempre maus resultados, também aqui a adaptação do Enfermeiro a funções de médico dará resultados que ficarão aquém do desejado.
http://expresso.sapo.pt/ordem-dos-medicos-contra-ascensao-dos-enfermeiros=f728388
Isto vai ganhar outros contornos ai vai vai... DE vá se preparando =) não tarda nada esteja pronto para ir defender a enfermagem ao PRÓS E CONTRAS ;D
Isto vai ganhar outros contornos ai vai vai... DE vá se preparando =) não tarda nada esteja pronto para ir defender a enfermagem ao PRÓS E CONTRAS ;D
Estou à espera que o DE faça um post acerca das declarações do Presidente da secção regional do norte da OM, no expresso, acerca deste tema... penso que começamos a ter uma opinião da forma como a OE conduziu este tema, principalmente no que respeita à comunicação!!!
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
Boa tarde. Peço desculpa por invadir o seu espaço pois sou Médico. Não sou Dr. Médico porque não foi assim que os meus pais me baptizaram nem, por incompetência minha, fiz doutoramento em qualquer área.
"Achei" o seu blog através de outro blog de uma colega sua. Pois é, tenho amigos enfermeiros e trabalho com enfermeiros: acho-os indispensáveis, o que, aparentemente, não é o seu caso relativamente aos Médicos (nomeadamente na minha área de intervenção).
É extremamente irritante o ódio que se destila neste blog. É extraordinário a ira entre duas classes profissionais que se querem complementares. Então este post raia o obsceno. A OM faz o que tem a fazer para defender a sua classe e, que eu saiba, a carta foi endereçada ao Sr. MS, esse grande senhor/gestor.
Fala o Sr. Dr. em "falácia", li há algum tempo a sua falácia que rezava que "no CS só havia lugar a um licenciado: o enfermeiro. Não sei a que serviço está ligado mas parece não conhecer a realidade dos CSP's, o que é uma pena. E pede respeito à enfermagem quando não se dá ao respeito desvalorizando (e generalizando com maus exemplos) toda uma classe de especialistas?
Peço desculpa se não entender a minha lógica.
E já agora: "paupérrimo".
Boa continuação.
"in patiens primum"
"Achei" o seu blog através de outro blog de uma colega sua. Pois é, tenho amigos enfermeiros e trabalho com enfermeiros: acho-os indispensáveis, o que, aparentemente, não é o seu caso relativamente aos Médicos (nomeadamente na minha área de intervenção).
É extremamente irritante o ódio que se destila neste blog. É extraordinário a ira entre duas classes profissionais que se querem complementares. Então este post raia o obsceno. A OM faz o que tem a fazer para defender a sua classe e, que eu saiba, a carta foi endereçada ao Sr. MS, esse grande senhor/gestor.
Fala o Sr. Dr. em "falácia", li há algum tempo a sua falácia que rezava que "no CS só havia lugar a um licenciado: o enfermeiro. Não sei a que serviço está ligado mas parece não conhecer a realidade dos CSP's, o que é uma pena. E pede respeito à enfermagem quando não se dá ao respeito desvalorizando (e generalizando com maus exemplos) toda uma classe de especialistas?
Peço desculpa se não entender a minha lógica.
E já agora: "paupérrimo".
Boa continuação.
"in patiens primum"
Essa média de 19 não deve ter sido com as nucleares para Medicina ou qualquer mestrado integrado ministrado em Universidade; mas sim como habitual com as disciplinas b) aceites pelo Politécnico. Isto para não falar de 19 na privada. Vale bem mais um 18, 0 numa entrada em Ciências Farmacêuticas do que um 19,5 numa licenciatura que não faz as contas do mesmo modo.
De qualquer forma, é enfermeiro e deve tentar encarar-se como tal, não usurpando funções desde sempre atribuídas a outra profissão. Coopere.
De qualquer forma, é enfermeiro e deve tentar encarar-se como tal, não usurpando funções desde sempre atribuídas a outra profissão. Coopere.
DE, é ve-low aqui todos doidos sem argumentos contra o seu post. Resumindo, são bons simplesmente porque sim, porque o criador os fez perfeitos e inteligentes. E pena é que no estrangeiro os enfermeiros façam tudo isto com qualidade comprovada!!!!
Catsone: Grande nível...muito alto nível!!!
DE: Não se deixe prostituir, defenda a enfermagem, a sua profissão que deve entender como bela e digna... os enfermeiros não se identificam com esta forma idiota e pateta de liderança.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
DE: Não se deixe prostituir, defenda a enfermagem, a sua profissão que deve entender como bela e digna... os enfermeiros não se identificam com esta forma idiota e pateta de liderança.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
É preciso ter muita criatividade para que no meio de uma discussão sobre a autonomia dos enfermeiros especialistas em saúde materna, alguém venha dizer que entrou em Enfermagem com média de 19…
Sou enfermeira, não tive notas para tentar entrada noutros cursos (Dentária, Medicina, Ciências Farmacêuticas…) mas ao longo dos anos aprendi a gostar daquilo que faço: prestar cuidados de Enfermagem. De há 10 anos a esta parte, já poderia ter tentado entrar num qualquer desses cursos e não o fiz. Sinto-me bem onde estou.
Quanto a esta guerra com os médicos, é bom ter presente que estamos apenas perante uma estratégia de um bastonário e da sua equipa. O Germano foi eleito, mas apenas 20% dos enfermeiros votaram. Tenho até dúvidas que todos quantos votaram nele, concordem com este “modus operandi”.
Sou pelo diálogo entre os diversos intervenientes nos sistemas de saúde. Está visto, neste blogue, que há muito quem prefira conflitos verbais e guerras inúteis!!!
Sou enfermeira, não tive notas para tentar entrada noutros cursos (Dentária, Medicina, Ciências Farmacêuticas…) mas ao longo dos anos aprendi a gostar daquilo que faço: prestar cuidados de Enfermagem. De há 10 anos a esta parte, já poderia ter tentado entrar num qualquer desses cursos e não o fiz. Sinto-me bem onde estou.
Quanto a esta guerra com os médicos, é bom ter presente que estamos apenas perante uma estratégia de um bastonário e da sua equipa. O Germano foi eleito, mas apenas 20% dos enfermeiros votaram. Tenho até dúvidas que todos quantos votaram nele, concordem com este “modus operandi”.
Sou pelo diálogo entre os diversos intervenientes nos sistemas de saúde. Está visto, neste blogue, que há muito quem prefira conflitos verbais e guerras inúteis!!!
Estranho tanto sr dr a comentar neste blog ...
Estranho ainda mais a supreendente reacçao daqueles ( que de uma forma geral) no dia a dia nada se preocupam com a saude da populaçao, com a prevençao, com o custo beneficio das prescriçoes, com a gestao e organizaçao dos serviços...
Infelizmente estao habituados ao poder... sem que minimamente o mereçam...
Nao veem que informalmente já somos nós que estamos na linha da frente da prevençao, da educaçao para a saude, na organizaçao dos serviços, no seguimento do doente cronico?
Quantos partos se realizam em Portugal sem a presença do médico?
Felizmente a grande maioria ...
Aqui se ve a "paz podre" que se vive na saude... ao minimo sinal, ai estao eles...certamente com medo que acabem algumas (muitas) mordomias ...
Somos nós a peça central na saúde ...
É com muita pena que vejo uma ordem profissional (OM) agarrada ao passado, sem argumentos validos, e socialmente retrogada
O feudalismo terá o seu fim...
Estranho ainda mais a supreendente reacçao daqueles ( que de uma forma geral) no dia a dia nada se preocupam com a saude da populaçao, com a prevençao, com o custo beneficio das prescriçoes, com a gestao e organizaçao dos serviços...
Infelizmente estao habituados ao poder... sem que minimamente o mereçam...
Nao veem que informalmente já somos nós que estamos na linha da frente da prevençao, da educaçao para a saude, na organizaçao dos serviços, no seguimento do doente cronico?
Quantos partos se realizam em Portugal sem a presença do médico?
Felizmente a grande maioria ...
Aqui se ve a "paz podre" que se vive na saude... ao minimo sinal, ai estao eles...certamente com medo que acabem algumas (muitas) mordomias ...
Somos nós a peça central na saúde ...
É com muita pena que vejo uma ordem profissional (OM) agarrada ao passado, sem argumentos validos, e socialmente retrogada
O feudalismo terá o seu fim...
Uma secretária de qualquer bufete de advogados sabe tanto de leis como os próprios ADVOGADOS.
Mas porque será que esta não é ADVOGADA?
Porque embora saiba de leis porque diariamente convive com a pratica judicial, lê pareceres técnicos, lê jurisprudência etc etc mas não tem conhecimento TÉCNICO.
Um enfermeiro não pode querer ser MÉDICO.
O Enfermeiro nasceu, a sua profissão nasceu na história como dama de companhia, ou seja, o enfermeiro deve limitar se a acompanhar o doente na prática que o Médico lhe diz.
PS: daqui a pouco estão os srs Enfermeiros a praticar operações cirúrgicas
Mas porque será que esta não é ADVOGADA?
Porque embora saiba de leis porque diariamente convive com a pratica judicial, lê pareceres técnicos, lê jurisprudência etc etc mas não tem conhecimento TÉCNICO.
Um enfermeiro não pode querer ser MÉDICO.
O Enfermeiro nasceu, a sua profissão nasceu na história como dama de companhia, ou seja, o enfermeiro deve limitar se a acompanhar o doente na prática que o Médico lhe diz.
PS: daqui a pouco estão os srs Enfermeiros a praticar operações cirúrgicas
Parte para o raciocínio a partir de um pressuposto errado. Eu digo-lhe que os estudos concluem que os enfermeiros desempenham certas funções tão bem ou melhor que os médicos (ex. seguimento de gravidez e parto de baixo risco).
O meu amigo rebate isto utilizando um argumento sem valor lógico. Tal é denominado sofisma. Parte de premissas aparentemente verossímeis (neste caso nem o são) e estabelece-se um conclusão de raciocínio absurda (é um termo que define tudo o que é contrário à lógica e à razão), inválida.
Eu tentei explicar que erros de argumentação foram cometidos no texto. Ainda nenhum dos que tentaram rebater as asserções que aqui fiz conseguiu operacionalizar um raciocínio dedutivo válido. Não seguem as regras formais a lógica.
Podem parecer que fazem sentido para mentes menos aguçadas, mas não passam de um conjunto de premissas avulsas, que não provam rigorosamente nada.
O meu amigo rebate isto utilizando um argumento sem valor lógico. Tal é denominado sofisma. Parte de premissas aparentemente verossímeis (neste caso nem o são) e estabelece-se um conclusão de raciocínio absurda (é um termo que define tudo o que é contrário à lógica e à razão), inválida.
Eu tentei explicar que erros de argumentação foram cometidos no texto. Ainda nenhum dos que tentaram rebater as asserções que aqui fiz conseguiu operacionalizar um raciocínio dedutivo válido. Não seguem as regras formais a lógica.
Podem parecer que fazem sentido para mentes menos aguçadas, mas não passam de um conjunto de premissas avulsas, que não provam rigorosamente nada.
É deprimente ler alguns comentários aqui postados.
Há concepções de médicos sobre enfermeiros, dignas do século XVIII.
Por seu lado, os enfermeiros, parecem querer fazer passar a ideia de que nas instituições de saúde eles são os “super homens”.
Onde está a verdade?
A verdade é que os enfermeiros são uma classe desunida e cheia de gente que acha que a Enfermagem se afirma pela colecção de mestrados e pós graduações, esquecendo a qualidade na sua actuação no dia a dia.
Vejam que o Bastonário, é especialista em saúde Materna, mas terá exercido como tal, não mais do que 3 anos!!!
Os médicos, justamente porque a sociedade evoluiu, não mais terão as mordomias do passado. Aliás, estou convencido que no prazo de 4 a 5 anos, haverá excesso de médicos em Portugal. Nalgumas especialidades isso já se nota.
Portanto, mais do que esta guerrinha do Germano/Belmiro, a propósito das gravidezes normais, seria importante (e útil) debater a relação entre médicos e enfermeiros.
O Zé Manel (dos médicos) não está para isso. O Germano, se fosse marinheiro, seria um “lança torpedos” :)
Assim não vamos lá!
Deixemo-nos de questiúnculas: nós existimos por causa dos utentes.
A crise está aí à porta e vai tirar-nos 30% do salário. Todas as mudanças que se operarem na saúde, serão essencialmente por esse motivo e não por qualquer reconhecimento de competências de A ou B.
Há concepções de médicos sobre enfermeiros, dignas do século XVIII.
Por seu lado, os enfermeiros, parecem querer fazer passar a ideia de que nas instituições de saúde eles são os “super homens”.
Onde está a verdade?
A verdade é que os enfermeiros são uma classe desunida e cheia de gente que acha que a Enfermagem se afirma pela colecção de mestrados e pós graduações, esquecendo a qualidade na sua actuação no dia a dia.
Vejam que o Bastonário, é especialista em saúde Materna, mas terá exercido como tal, não mais do que 3 anos!!!
Os médicos, justamente porque a sociedade evoluiu, não mais terão as mordomias do passado. Aliás, estou convencido que no prazo de 4 a 5 anos, haverá excesso de médicos em Portugal. Nalgumas especialidades isso já se nota.
Portanto, mais do que esta guerrinha do Germano/Belmiro, a propósito das gravidezes normais, seria importante (e útil) debater a relação entre médicos e enfermeiros.
O Zé Manel (dos médicos) não está para isso. O Germano, se fosse marinheiro, seria um “lança torpedos” :)
Assim não vamos lá!
Deixemo-nos de questiúnculas: nós existimos por causa dos utentes.
A crise está aí à porta e vai tirar-nos 30% do salário. Todas as mudanças que se operarem na saúde, serão essencialmente por esse motivo e não por qualquer reconhecimento de competências de A ou B.
Olá a todos,
Trabalho num hospital de Lisboa, e apetece-me rir com tanto disparate que aqui é dito.
Os enfermeiros e os médicos enchem a boca para dizer que estão muito preocupados com os doentes.
Toda a gente sabe que isso são palavras ditas à toa.
Quem é que não conhece uma enfermeira que tem um caso amoroso com um médico?
Quem é que não conhece um enfermeiro que tem uma relação extra conjugal com uma colega ou com uma auxiliar?
Sei de uma enfermeira directora que ocupa o cargo pela “proximidade” a um director de serviço. Outras há, que são responsáveis de serviços, simplesmente pelas “boas relações” com os médicos.
Também há casos em que uma enfermeira sai a meio da noite para ir fumar um cigarro com o médico B. Mas é preciso 1 hora para fumar um cigarro?!
Esta ética tão apregoada neste e noutros blogues (seja por médicos, seja por enfermeiros) é muito diferente da realidade.
A mim não me enganam…
Trabalho num hospital de Lisboa, e apetece-me rir com tanto disparate que aqui é dito.
Os enfermeiros e os médicos enchem a boca para dizer que estão muito preocupados com os doentes.
Toda a gente sabe que isso são palavras ditas à toa.
Quem é que não conhece uma enfermeira que tem um caso amoroso com um médico?
Quem é que não conhece um enfermeiro que tem uma relação extra conjugal com uma colega ou com uma auxiliar?
Sei de uma enfermeira directora que ocupa o cargo pela “proximidade” a um director de serviço. Outras há, que são responsáveis de serviços, simplesmente pelas “boas relações” com os médicos.
Também há casos em que uma enfermeira sai a meio da noite para ir fumar um cigarro com o médico B. Mas é preciso 1 hora para fumar um cigarro?!
Esta ética tão apregoada neste e noutros blogues (seja por médicos, seja por enfermeiros) é muito diferente da realidade.
A mim não me enganam…
Uma das maiores ESCANDALEIRAS neste país:
Os médicos são pagos para trabalhar durante 24 horas seguidas (ao preço de horas extras), mas na realidade, trabalham apenas um terço dessas horas;
Os enfermeiros são pagos para trabalhar durante o turno da noite, mas na realidade, chegam a dormir 4 ou 5 horas no serviço;
Não há Serviço Nacional de Saúde que aguente com tanto parasitismo.
Já para não falar dos médicos que vão à privada ver os seus doentes, em horários em que deviam estar ao serviço nos hospitais.
Ou os enfermeiros que andam “a laurear a pevide” no turno da manhã, porque à tarde, vão para o hospital/clínica privada.
Que vergonha!
Os médicos são pagos para trabalhar durante 24 horas seguidas (ao preço de horas extras), mas na realidade, trabalham apenas um terço dessas horas;
Os enfermeiros são pagos para trabalhar durante o turno da noite, mas na realidade, chegam a dormir 4 ou 5 horas no serviço;
Não há Serviço Nacional de Saúde que aguente com tanto parasitismo.
Já para não falar dos médicos que vão à privada ver os seus doentes, em horários em que deviam estar ao serviço nos hospitais.
Ou os enfermeiros que andam “a laurear a pevide” no turno da manhã, porque à tarde, vão para o hospital/clínica privada.
Que vergonha!
Quem lê as respostas do Doutor Enfermeiro vê que andou a estudar Filosofia. Terá sido em Paris? Será que teve sentado ao seu lado alguém que também se diz Engenheiro?
Engraçado que quando se toca nos "interesses" dos Enfermeiros o discurso do autor deste blog é totalmente diferente.
Será que já não se recorda que aqui vociferou quando Colegas seus (e não Médicos) disseram que a colheita de sangue para análises poderia e deveria ser feita por técnicos de análises?
http://doutorenfermeiro.blogspot.pt/2011/11/sep-nao-quer-que-os-enfermeiros-colham.html
Já que gosta tanto de evidências e estudos porque é que na altura não apresentou algo a provar por a+b que os Enfermeiros são únicos capazes de fazer esta colheita?
E por amor de Deus nem me venha com as complicações pois quando estas acontecem não fica o Enfermeiro sozinho com a sua "capa de super-homem" a resolver sozinho. Chama logo colegas seus e algum clínico para ajudar (o que é normal pois a 1ª REGRA de socorro a alguém que dele precisa é EXACTAMENTE chamar outros para nos ajudarem e não nos armarmos em carapaus-de-corrida) e em caso de necessidade até pode em ambiente hospitalar ser activada uma Equipa de Emergência Interna (na qual não está só um Enfermeiro mas também, surpresa das surpresas, um Médico).
Realmente a coerência é tanta! Mas vá lá apresente um estudo credível a dizer que os Enfermeiros são os únicos que podem fazer uma colheita de sangue e pelo menos terei que reconhecer que não obstante a sua teimosia e via redutora (como quem usa umas palas que só lhe permitem ver num sentido) pelo menos dentro uma lógica muito sua as coisas até podem ter sentido.
Será que já não se recorda que aqui vociferou quando Colegas seus (e não Médicos) disseram que a colheita de sangue para análises poderia e deveria ser feita por técnicos de análises?
http://doutorenfermeiro.blogspot.pt/2011/11/sep-nao-quer-que-os-enfermeiros-colham.html
Já que gosta tanto de evidências e estudos porque é que na altura não apresentou algo a provar por a+b que os Enfermeiros são únicos capazes de fazer esta colheita?
E por amor de Deus nem me venha com as complicações pois quando estas acontecem não fica o Enfermeiro sozinho com a sua "capa de super-homem" a resolver sozinho. Chama logo colegas seus e algum clínico para ajudar (o que é normal pois a 1ª REGRA de socorro a alguém que dele precisa é EXACTAMENTE chamar outros para nos ajudarem e não nos armarmos em carapaus-de-corrida) e em caso de necessidade até pode em ambiente hospitalar ser activada uma Equipa de Emergência Interna (na qual não está só um Enfermeiro mas também, surpresa das surpresas, um Médico).
Realmente a coerência é tanta! Mas vá lá apresente um estudo credível a dizer que os Enfermeiros são os únicos que podem fazer uma colheita de sangue e pelo menos terei que reconhecer que não obstante a sua teimosia e via redutora (como quem usa umas palas que só lhe permitem ver num sentido) pelo menos dentro uma lógica muito sua as coisas até podem ter sentido.
Não percebo como é que os técnicos estão tão incomodados com as colheitas de sangue feitas pelos enfermeiros quando o que se passa é o seguinte:
períodos de férias dos técnicos: os enfermeiros fazem o trabalho que é supostamente dos técnicos
privados:
os enfermeiros fazem as colheitas
urgências:
os enfermeiros fazem as colheitas
punções "difíceis":
os enfermeiros fazem as colheitas
qual é o problema?
Sr Ministro, se calhar o lugar dos técnicos é mesmo no laboratório porque pagar a dois grupos profissionais que fazem a mesma coisa é irracional. Pague o que é devido às competências dos enfermeiros, que são capazes de muito mais do que já fazem, e verá como poupa muitos milhões no SNS.
períodos de férias dos técnicos: os enfermeiros fazem o trabalho que é supostamente dos técnicos
privados:
os enfermeiros fazem as colheitas
urgências:
os enfermeiros fazem as colheitas
punções "difíceis":
os enfermeiros fazem as colheitas
qual é o problema?
Sr Ministro, se calhar o lugar dos técnicos é mesmo no laboratório porque pagar a dois grupos profissionais que fazem a mesma coisa é irracional. Pague o que é devido às competências dos enfermeiros, que são capazes de muito mais do que já fazem, e verá como poupa muitos milhões no SNS.
O lugar dos técnicos de analises é nos laboratórios a efectuar as análises e não na colheita.
Quanto ás colheitas de sangue a dadores de sangue, claro é do intresse dos técnicos executa-las porque o dono da hemovida conhecido é um técnico de análises clinicas, mas este não se aguentava sem ter por trás a conivência de alguns médicos.
Intressante nos hospitais publicos a necessidade de sangue é sempre permente, mas nas clinicas privadas este nunca falta... a hemovida factura ....factura que se farta.
POr acaso já foi esquecido o episódio do doente falecido na Clinica de santo Antonio em que o tècnico de análises clinicas da Empresa hemovida colheu a amostra de sangue á pessoa errada que resultou na morte desta. Esta situação aconteceu porque o ato de colheita de sangue para tipagem foi apenas executado como uma tarefa e não como um cuidado global.
Quanto ás colheitas de sangue a dadores de sangue, claro é do intresse dos técnicos executa-las porque o dono da hemovida conhecido é um técnico de análises clinicas, mas este não se aguentava sem ter por trás a conivência de alguns médicos.
Intressante nos hospitais publicos a necessidade de sangue é sempre permente, mas nas clinicas privadas este nunca falta... a hemovida factura ....factura que se farta.
POr acaso já foi esquecido o episódio do doente falecido na Clinica de santo Antonio em que o tècnico de análises clinicas da Empresa hemovida colheu a amostra de sangue á pessoa errada que resultou na morte desta. Esta situação aconteceu porque o ato de colheita de sangue para tipagem foi apenas executado como uma tarefa e não como um cuidado global.
eu rssalvo em BOLD o anónimo das 3:15...
"Quem é que não conhece uma enfermeira que tem um caso amoroso com um médico?
Quem é que não conhece um enfermeiro que tem uma relação extra conjugal com uma colega ou com uma auxiliar?" eu acrescento: quem nao conhece uma secretaria que nao foi para a cama com o seu patrao? quem nao conhece uma operaria fabril que nao teve sexo com um colega da fabrica??... bom afinal relações sexuais e amorosas acontecem.... em todo o lado... agora ha quem tem fetiche pelos hospitais e nunca tiveram um profissional de saude na sua cama... e vêm para aqui comentar DISPARATES..... bom mas valeu pelo riso que me deu ler tal comentario....
comentario 7:48 concordo consigo; enfermeiros e medicos nao devem dormir quando fazem noite: médicos porque nao ficam substituidos por ningué, e quando vao operar depois de 24 de serviço de urgência, sem dormir (pondo em prática a sua ideia) espero que seja o senhor ou a senhora a ser operada... se correr mal... AZAR! e os enfermeiros também! nao que nao ficam subsituidos (porque revezem-se, nunca ficam os doentes sozinhos, e só vao dormir se o puderem fazer) mas simplesmente porque são diferentes dos outros e não podem dormir... e portanto devem cuidar dos doentes mesmo de noite: QUER DORMIR SR ANTONIO? DESCULPE NAO PODE, SEM QUE NAO PRECISA DE MIM NESTE MOMENTO MAS TENHO DE ANDAR AUI NO QUARTO DE NOITE PORQUE UM COMENTADOR DISSE QUE NAO PODIA PARAR!!!! ridiculo! quando nao se sabe o que se comenta.... o melhor é ficar calado!
"Quem é que não conhece uma enfermeira que tem um caso amoroso com um médico?
Quem é que não conhece um enfermeiro que tem uma relação extra conjugal com uma colega ou com uma auxiliar?" eu acrescento: quem nao conhece uma secretaria que nao foi para a cama com o seu patrao? quem nao conhece uma operaria fabril que nao teve sexo com um colega da fabrica??... bom afinal relações sexuais e amorosas acontecem.... em todo o lado... agora ha quem tem fetiche pelos hospitais e nunca tiveram um profissional de saude na sua cama... e vêm para aqui comentar DISPARATES..... bom mas valeu pelo riso que me deu ler tal comentario....
comentario 7:48 concordo consigo; enfermeiros e medicos nao devem dormir quando fazem noite: médicos porque nao ficam substituidos por ningué, e quando vao operar depois de 24 de serviço de urgência, sem dormir (pondo em prática a sua ideia) espero que seja o senhor ou a senhora a ser operada... se correr mal... AZAR! e os enfermeiros também! nao que nao ficam subsituidos (porque revezem-se, nunca ficam os doentes sozinhos, e só vao dormir se o puderem fazer) mas simplesmente porque são diferentes dos outros e não podem dormir... e portanto devem cuidar dos doentes mesmo de noite: QUER DORMIR SR ANTONIO? DESCULPE NAO PODE, SEM QUE NAO PRECISA DE MIM NESTE MOMENTO MAS TENHO DE ANDAR AUI NO QUARTO DE NOITE PORQUE UM COMENTADOR DISSE QUE NAO PODIA PARAR!!!! ridiculo! quando nao se sabe o que se comenta.... o melhor é ficar calado!
Boa noite...sou enfermeira há 15 anos e apesar de seguiir este blog há vários anos, nunca deixei nenhum comentário...mas realmente começo a achar esta "guerra" estúpida entre enfermeiros e médicos. Não se deve valorizar uma classe criticando outra e tentando rebaixar os outros...isso mostra insegurança, mediocridade e uma enorme falta de inteligencia...e é o que a maioria dos enfermeiros faz a toda a hora, e agora os médicos parecem querer imitar. Enumerem os pontos positivos da enfermagem, falem das qualidades dos enfermeiros, da aquisição de competencias e conhecimentos ao longo dos anos...e não vale a pena mencionar outras classes profissionais!Em relação a este assunto em particular-sou contra o seguimento exclusivo de gravidas pelos EESMO e acompanhamento de doentes crónicos exclusivamente por enfermeiros...sou defensora da equipa multidisciplinar, á qual o cidadão deve ter acesso. No centro de saude onde trabalho funciona a consulta de HTA e diabetes, em que enfermeiro e médico trabalham juntos para o bem do doente.
Acham que "copiar" a receita passada pelo édico dá mais valor ao nosso trabalho???q ridículo... preocupem-se em que as verdadeiras competencias de ENFERMAGEM sejam reconhecidas, que ainda estão longe de o ser, não queiram fazer mais do que aquilo que nos compete, porque já temos trabalho mais do que suficiente...
Acham que "copiar" a receita passada pelo édico dá mais valor ao nosso trabalho???q ridículo... preocupem-se em que as verdadeiras competencias de ENFERMAGEM sejam reconhecidas, que ainda estão longe de o ser, não queiram fazer mais do que aquilo que nos compete, porque já temos trabalho mais do que suficiente...
A minha opinião sobra algum diálogo estúpido inter classes:
Conheço bons e maus médicos e bons e maus enfermeiros.
Há muitos exemplos de má formação teórico em algumas (ou muitas já...) escolas de enfermagem.
Mas em relação aos médicos gostaria de saber qual a taxa de reprovação do curso de medicina... e dos internatos?
É que vê-se com cada barbaridade .... diria mesmo nalguns casos ... cada nulidade ... alguns mal falam português... alguns sem capacidade para fazer qualquer juizo clínico...sem mínimos conhecimentos de ... coisas básicas... e ... passam no internato...e ... viram especialistas... e aí andam....
Parece que para ser médico é preciso é ter 19 no secundário, depois de entrar ... vai-se fazendo! Ou então aparece-se... e ... agora sou médico!
Há enfermeiros que foram para a enfermagem porque queriam ser médicos (há-de haver, como também há na farmácia, fisioterapia, psicologia, ...)
Bem...
E há muitos médicos que só foram para medicina porque gostam de ser tratados por Doutor
Muito provavelmente daqui a alguns anos, ainda se vai achar patético a forma como alguns médicos se pavoneiam neste nosso país - felizmente a coisa está a mudar, lentamente ...
De resto...acho que de salário base os Médicos e enfermeiros ganham muito mal em Portugal.
Juntem-se num objetivo comum: dignificar quem trata e quem cuida de seres humanos! São profissões Nobres e que se devem valorizar!
Conheço bons e maus médicos e bons e maus enfermeiros.
Há muitos exemplos de má formação teórico em algumas (ou muitas já...) escolas de enfermagem.
Mas em relação aos médicos gostaria de saber qual a taxa de reprovação do curso de medicina... e dos internatos?
É que vê-se com cada barbaridade .... diria mesmo nalguns casos ... cada nulidade ... alguns mal falam português... alguns sem capacidade para fazer qualquer juizo clínico...sem mínimos conhecimentos de ... coisas básicas... e ... passam no internato...e ... viram especialistas... e aí andam....
Parece que para ser médico é preciso é ter 19 no secundário, depois de entrar ... vai-se fazendo! Ou então aparece-se... e ... agora sou médico!
Há enfermeiros que foram para a enfermagem porque queriam ser médicos (há-de haver, como também há na farmácia, fisioterapia, psicologia, ...)
Bem...
E há muitos médicos que só foram para medicina porque gostam de ser tratados por Doutor
Muito provavelmente daqui a alguns anos, ainda se vai achar patético a forma como alguns médicos se pavoneiam neste nosso país - felizmente a coisa está a mudar, lentamente ...
De resto...acho que de salário base os Médicos e enfermeiros ganham muito mal em Portugal.
Juntem-se num objetivo comum: dignificar quem trata e quem cuida de seres humanos! São profissões Nobres e que se devem valorizar!
Aqui estão os primeiros resultados da, atabalhoada, intervenção da OE.
Todos os que entendem que as conquistas se fazem nos jornais e e televisões, aqui está o exemplo de que o folclore dá mau resultado.
Uma ordem que ainda pensa que está em campanha eleitoral acaba de dar inicio à destruição de conquista de decadas.
Não faltará muito para o diploma do ato médico sair das gavetas e agora com o Sr. Silva passar com facilidade.
GC é o responssável.
Todos os que entendem que as conquistas se fazem nos jornais e e televisões, aqui está o exemplo de que o folclore dá mau resultado.
Uma ordem que ainda pensa que está em campanha eleitoral acaba de dar inicio à destruição de conquista de decadas.
Não faltará muito para o diploma do ato médico sair das gavetas e agora com o Sr. Silva passar com facilidade.
GC é o responssável.
ERROS DE GESTÃO
Todo este folclore nada beneficia nem os doentes, nem os Cuidados de Saúde prestados, nem a Medicina, nem a Enfermagem e seriam evitados, tivesse tido o nosso Bastonário um pouco mais de cuidado com as palavras. Passo a explicar:
- como já comentei neste blogue não gostei nada de ouvir do Enf Germano aquela afirmação de que as grávidas devem ser seguidas pelo Médico de Família OU pelo Obstetra OU pelo Enfermeiro (creio que se passou uma ideia errada no I de que se tratava do Enf de Família e não do EESMO). Como já disse anteriormente noutro post detesto esta política do "OU" (faz-me lembrar certo presidente americano que OU se estava com ele OU contra ele) é ridícula atendendo aquilo que mais se deseja - um SNS entre os melhores do mundo - e que tem que passar obrigatoriamente por equipas multidisciplinares.
Compreendo que o Enf Germano, como EESMO que é, queira defender a "sua dama". Mesmo não sendo a minha Especialidade conheço o excelente trabalho que estes nossos Colegas fazem e acredito que o Enf. Germano deva lutar pela a iINCLUSÃO dos EESMO no processo de vigilância e acompanhamento das grávidas mesmo ao nível dos Cuidados de Saúde Primários.
Por isso mesmo se em vez do "OU" estivesse lá um "E" teríamos grávidas a serem seguidas por "Médicos de Família E Obstetras E Enfermeiros", cada um com o seu papel, nas diferentes fases da evolução da gravidez com nítidos ganhos para as parturientes.
- na questão dos partos em casa. Quem leu os comentários que aqui publiquei noutras ocasiões em que o DE abordou o tema sabe que sou totalmente contra. Em pleno século XXI, com um SNS que tem hoje as dotações que tem e que apresenta dos melhores indicadores parece-me ridículo querer-se voltar às práticas do início do séc. XX só por uma questão de modas e filosofias "new-age" (e isto tanto vai para os Colegas EESMO como para os Obstetras).
Agora estou 100% de acordo com o Bastonário no que respeita aos Partos Naturais (não se misture Partos Naturais com Partos no domicilio).
As mulheres devem poder optar por um parto o mais natural possível com o menor número de intervenções farmacológicas, cirúrgicas ou outras MAS SEMPRE FEITAS EM AMBIENTE HOSPITALAR porque mesmo um parto PREVISIVELMENTE SEM DIFICULDADES pode ter intercorrências/complicações e nesses casos há que intervir rapidamente e o único local apropriado para o fazer é o HOSPITAL. Mas porque de facto deve ser dada à mulher essa escolha estou 100% com o nosso Bastonário na exigência da criação de condições nos Serviços para um parto natural (ouvi dizer que já é possível no Hospital de S.João mas não tenho a certeza).
Termino explicando o título "provocador" que dei a esta minha reflexão (ERROS DE GESTÃO): votei no Enf Germano Couto e acredito nele mas receio que um pouco ainda no rescaldo da sua eleição esteja a ter um discurso acenta melhor a quem está em eleições para a Ordem mas que pouco se coaduna com a postura de um Bastonário que representa uma Classe e que tem de ser mais ponderado e não tanto propagandista. Uma escolha acertada de palavras não teria gerado polémicas e teria obtido resultados com ganhos claros para todas as partes envolvidas (profissionais e utentes).
Infelizmente as palavras foram ditas e gerou-se agora uma desnecessária confusão numa época em que o SNS, fruto da situação económica do País, está sobre forte ataque.
Não ganhamos nada com isto, nem nós, nem médicos, nem utentes. Receio bem que estas questões, estes conflitos possam vir a ser aproveitados por aqueles que querem destruir o SNS e por consequência agravar a actual situação dos Enfermeiros(precariedade, baixas remunerações, desemprego e emigração).
Espero que haja BOM SENSO, que tudo se resolva, que se perceba que há lugar para todos (ninguém tem que substituir ninguém) e que cada um tem o seu papel na prestação multidisciplinar de Cuidados de Saúde.
Todo este folclore nada beneficia nem os doentes, nem os Cuidados de Saúde prestados, nem a Medicina, nem a Enfermagem e seriam evitados, tivesse tido o nosso Bastonário um pouco mais de cuidado com as palavras. Passo a explicar:
- como já comentei neste blogue não gostei nada de ouvir do Enf Germano aquela afirmação de que as grávidas devem ser seguidas pelo Médico de Família OU pelo Obstetra OU pelo Enfermeiro (creio que se passou uma ideia errada no I de que se tratava do Enf de Família e não do EESMO). Como já disse anteriormente noutro post detesto esta política do "OU" (faz-me lembrar certo presidente americano que OU se estava com ele OU contra ele) é ridícula atendendo aquilo que mais se deseja - um SNS entre os melhores do mundo - e que tem que passar obrigatoriamente por equipas multidisciplinares.
Compreendo que o Enf Germano, como EESMO que é, queira defender a "sua dama". Mesmo não sendo a minha Especialidade conheço o excelente trabalho que estes nossos Colegas fazem e acredito que o Enf. Germano deva lutar pela a iINCLUSÃO dos EESMO no processo de vigilância e acompanhamento das grávidas mesmo ao nível dos Cuidados de Saúde Primários.
Por isso mesmo se em vez do "OU" estivesse lá um "E" teríamos grávidas a serem seguidas por "Médicos de Família E Obstetras E Enfermeiros", cada um com o seu papel, nas diferentes fases da evolução da gravidez com nítidos ganhos para as parturientes.
- na questão dos partos em casa. Quem leu os comentários que aqui publiquei noutras ocasiões em que o DE abordou o tema sabe que sou totalmente contra. Em pleno século XXI, com um SNS que tem hoje as dotações que tem e que apresenta dos melhores indicadores parece-me ridículo querer-se voltar às práticas do início do séc. XX só por uma questão de modas e filosofias "new-age" (e isto tanto vai para os Colegas EESMO como para os Obstetras).
Agora estou 100% de acordo com o Bastonário no que respeita aos Partos Naturais (não se misture Partos Naturais com Partos no domicilio).
As mulheres devem poder optar por um parto o mais natural possível com o menor número de intervenções farmacológicas, cirúrgicas ou outras MAS SEMPRE FEITAS EM AMBIENTE HOSPITALAR porque mesmo um parto PREVISIVELMENTE SEM DIFICULDADES pode ter intercorrências/complicações e nesses casos há que intervir rapidamente e o único local apropriado para o fazer é o HOSPITAL. Mas porque de facto deve ser dada à mulher essa escolha estou 100% com o nosso Bastonário na exigência da criação de condições nos Serviços para um parto natural (ouvi dizer que já é possível no Hospital de S.João mas não tenho a certeza).
Termino explicando o título "provocador" que dei a esta minha reflexão (ERROS DE GESTÃO): votei no Enf Germano Couto e acredito nele mas receio que um pouco ainda no rescaldo da sua eleição esteja a ter um discurso acenta melhor a quem está em eleições para a Ordem mas que pouco se coaduna com a postura de um Bastonário que representa uma Classe e que tem de ser mais ponderado e não tanto propagandista. Uma escolha acertada de palavras não teria gerado polémicas e teria obtido resultados com ganhos claros para todas as partes envolvidas (profissionais e utentes).
Infelizmente as palavras foram ditas e gerou-se agora uma desnecessária confusão numa época em que o SNS, fruto da situação económica do País, está sobre forte ataque.
Não ganhamos nada com isto, nem nós, nem médicos, nem utentes. Receio bem que estas questões, estes conflitos possam vir a ser aproveitados por aqueles que querem destruir o SNS e por consequência agravar a actual situação dos Enfermeiros(precariedade, baixas remunerações, desemprego e emigração).
Espero que haja BOM SENSO, que tudo se resolva, que se perceba que há lugar para todos (ninguém tem que substituir ninguém) e que cada um tem o seu papel na prestação multidisciplinar de Cuidados de Saúde.
Agora o que faltava eram os tecnicos tambem reclamarem... pra voçes nao é necessario nenhum estudo...ca em portugal sao uns pavões feitos chicos espertos em que na pratica so executam tarefas com baixo nivel de risco e a intervenção junto ao doenteé praticamente zero! mas prontos antes de reclamarem so me resta dizerem que em outros paises nao passam de cursos profissionais...basta ir a espanha por exemplo...mas cá ui os maiores...
“ Anónimo disse...
Os médicos que se preocupam em rebaixar os enfermeiros, tem-no feito, de há muito tempo a esta parte, com base em argumentos tautológicos e são indivíduos complexados e preconceituosos, narcisistas e cuja presença perturba, i.e., incomoda e é motivo de chacota.
Não se enxergam, como dizem os brasileiros.
Os médicos que se preocupam com o seu trabalho de forma humilde e honesta, não se sentem ameaçados com nenhum profissional à sua volta. Fazem o que é o seu trabalho e deixam os outros trabalhar.
Agora estou sem tempo, mas numa próxima oportunidade vou deixar aqui a descrição de exemplos de vários médicos que conheço. Vão ficar perplexos com as coisas que vou contar. Até logo.
VV “
O coilega disse tudo! É exactamente o que vejo à minha volta; médicos competentes e humildes, e seguros do valor do seu trabalho E DOS OUTROS, não se sentem ameaçados ou se sentem preocupados com quesilias deste género;
Mas o que se assiste mais, são mesmo estudantes de Medicina, ainda cegos pela vaidade e snobismo; quando começarem a trabalhar, de CERTEZA que o snobismo face aos enfermeiros, lhes passa num instante, naqueles momentos de aperto... ; ) Vão finalmente reparar que os Enfºs, são seus colegas de trabalho, e que não lhes querem passar a perna, que os respeitam, que conjugam esforços no sentido da melhor prestação de cuidados de Saúde aos cidadãos.
Os médicos que se preocupam em rebaixar os enfermeiros, tem-no feito, de há muito tempo a esta parte, com base em argumentos tautológicos e são indivíduos complexados e preconceituosos, narcisistas e cuja presença perturba, i.e., incomoda e é motivo de chacota.
Não se enxergam, como dizem os brasileiros.
Os médicos que se preocupam com o seu trabalho de forma humilde e honesta, não se sentem ameaçados com nenhum profissional à sua volta. Fazem o que é o seu trabalho e deixam os outros trabalhar.
Agora estou sem tempo, mas numa próxima oportunidade vou deixar aqui a descrição de exemplos de vários médicos que conheço. Vão ficar perplexos com as coisas que vou contar. Até logo.
VV “
O coilega disse tudo! É exactamente o que vejo à minha volta; médicos competentes e humildes, e seguros do valor do seu trabalho E DOS OUTROS, não se sentem ameaçados ou se sentem preocupados com quesilias deste género;
Mas o que se assiste mais, são mesmo estudantes de Medicina, ainda cegos pela vaidade e snobismo; quando começarem a trabalhar, de CERTEZA que o snobismo face aos enfermeiros, lhes passa num instante, naqueles momentos de aperto... ; ) Vão finalmente reparar que os Enfºs, são seus colegas de trabalho, e que não lhes querem passar a perna, que os respeitam, que conjugam esforços no sentido da melhor prestação de cuidados de Saúde aos cidadãos.
“ Anónimo disse...
Estes enfermeirecos andam a sair das cascas!!
Os do meu serviço que nem pensem em arrebitar cachimbo!! Mas também são tão fáceis pôr na linha...
5/24/2012 02:15:00 PM “
Se sair do anonimato, e mostrar a sua assustadora face que tanto assusta os Enfºs do seu serviço, talvez eles lhes possam responder... ou isso são fantasias suas? =)
Estes enfermeirecos andam a sair das cascas!!
Os do meu serviço que nem pensem em arrebitar cachimbo!! Mas também são tão fáceis pôr na linha...
5/24/2012 02:15:00 PM “
Se sair do anonimato, e mostrar a sua assustadora face que tanto assusta os Enfºs do seu serviço, talvez eles lhes possam responder... ou isso são fantasias suas? =)
“ 3-Parece-me que os Enfermeiros vêm na prescrição uma espécie de ceptro do poder, quando esta é na verdade um exercício de responsabilidade e ponderação. “
hmmm não, nem por isso; talvez um instrumento de autonomia para as práticas de Especialidade de enfermagem ? talvez um reflexo de autonomia em relação à medicina (que durante tanto tempo aqui em portugal, se pretendeu e pretende que enfermagem seja uma profissão submissa e submetida às vontades dos médicos?);
A prescrição de ECD e fármacos, sei que causa turbilhão entre estas duas classes; sabemos todos que se aparenta, como diz o sr. por mim citado, uma espécie de ceptro de poder; No entanto, mais que “poder”, espelha para os enfermeiros, a descoaptação da dependência EXAGERADA em relação aos médicso;
Não signidfica isto que iria eu agora dizer que sei mais que o médico e o ponho num bolso, em relação à farmacologia e em tudo; não significa que recuse trabalhar em conjunto com o médico para agora querer afirmar a minha autonomia à força toda e que não preciso deles para nada; Mas significa sim que a Enfeermagem, pode ser mais autónoma em relação à Medicina, neste Portugal, tão anacrónico que é.
E sabemos todos que um Enfº não tem a mesma preparação farmacológica que um Médico; no entranto, p.ex. eu como especialista em Reabilitação, sei se calhar melhor que um médico de clínica geral, adequar melhor uma analgesia ou um AINE, ou interpretar melhor um RX. E significa isto que o valor do médico seja posto em causa? Ou que vou autonaticamente afirmar que sou o maior e nao preciso de mºedicos nemhuns para complementar o meu trabalho?...
hmmm não, nem por isso; talvez um instrumento de autonomia para as práticas de Especialidade de enfermagem ? talvez um reflexo de autonomia em relação à medicina (que durante tanto tempo aqui em portugal, se pretendeu e pretende que enfermagem seja uma profissão submissa e submetida às vontades dos médicos?);
A prescrição de ECD e fármacos, sei que causa turbilhão entre estas duas classes; sabemos todos que se aparenta, como diz o sr. por mim citado, uma espécie de ceptro de poder; No entanto, mais que “poder”, espelha para os enfermeiros, a descoaptação da dependência EXAGERADA em relação aos médicso;
Não signidfica isto que iria eu agora dizer que sei mais que o médico e o ponho num bolso, em relação à farmacologia e em tudo; não significa que recuse trabalhar em conjunto com o médico para agora querer afirmar a minha autonomia à força toda e que não preciso deles para nada; Mas significa sim que a Enfeermagem, pode ser mais autónoma em relação à Medicina, neste Portugal, tão anacrónico que é.
E sabemos todos que um Enfº não tem a mesma preparação farmacológica que um Médico; no entranto, p.ex. eu como especialista em Reabilitação, sei se calhar melhor que um médico de clínica geral, adequar melhor uma analgesia ou um AINE, ou interpretar melhor um RX. E significa isto que o valor do médico seja posto em causa? Ou que vou autonaticamente afirmar que sou o maior e nao preciso de mºedicos nemhuns para complementar o meu trabalho?...
citação:
"Bem...
E há muitos médicos que só foram para medicina porque gostam de ser tratados por Doutor
Muito provavelmente daqui a alguns anos, ainda se vai achar patético a forma como alguns médicos se pavoneiam neste nosso país - felizmente a coisa está a mudar, lentamente ...
De resto...acho que de salário base os Médicos e enfermeiros ganham muito mal em Portugal. “
Tenho um primo meu que foi para Medicina por pressão dos pais, quando o que queria era ir para investigação biológica ; é que ser sr.dr. trás muita classe e vaidade aos pais, em dizer que o filho é médico, e “logicamente” faz dos pais seres especiais e muito inteligentes... E também aos filhos;
uma vez estava num ginásio, e estava a gozar com uns tipos (estudantes de Med). que estavam a jogar futebol muita mal, e só a gozar com a qualidade do seu futebol; e uma loirinha ao meu lado, uma pirralhita, diz logo de boca cheia “obrigadinho! olha que são meus colegas de Medicina”; fiz uma pausa, olhei para ela, e comecei a bater palmas “parabés por seres estudante de medicina e de me teres dito isso sem te ter perguntado nada!” Corou, virou-se para o lado, e continuou a puxar pesos.
Acho MUITO bem que se orgulhem da profissão que estão a perseguir, pois é sem dúvida uma profissão PRESTIGIANTE e IMPORTANTE; mas não lhes atribui o direito de se endeusarem e pavonearem-se, achando que todas as outras profissões, de sa´ºude ou não, são hobbies ou pseudo-cursos, tipo “coitados ahah! eu estou em Medicina, logo sou o MAIOR!!”
Isso acho eu mal; enfim, mentalidades pueris e inflamadas. É como digo, assim que chegarem à PRÁTICA, sei que para muitos se lhes irá desinflamar o ego..
abraços a todos, bom fim de semana!!
"Bem...
E há muitos médicos que só foram para medicina porque gostam de ser tratados por Doutor
Muito provavelmente daqui a alguns anos, ainda se vai achar patético a forma como alguns médicos se pavoneiam neste nosso país - felizmente a coisa está a mudar, lentamente ...
De resto...acho que de salário base os Médicos e enfermeiros ganham muito mal em Portugal. “
Tenho um primo meu que foi para Medicina por pressão dos pais, quando o que queria era ir para investigação biológica ; é que ser sr.dr. trás muita classe e vaidade aos pais, em dizer que o filho é médico, e “logicamente” faz dos pais seres especiais e muito inteligentes... E também aos filhos;
uma vez estava num ginásio, e estava a gozar com uns tipos (estudantes de Med). que estavam a jogar futebol muita mal, e só a gozar com a qualidade do seu futebol; e uma loirinha ao meu lado, uma pirralhita, diz logo de boca cheia “obrigadinho! olha que são meus colegas de Medicina”; fiz uma pausa, olhei para ela, e comecei a bater palmas “parabés por seres estudante de medicina e de me teres dito isso sem te ter perguntado nada!” Corou, virou-se para o lado, e continuou a puxar pesos.
Acho MUITO bem que se orgulhem da profissão que estão a perseguir, pois é sem dúvida uma profissão PRESTIGIANTE e IMPORTANTE; mas não lhes atribui o direito de se endeusarem e pavonearem-se, achando que todas as outras profissões, de sa´ºude ou não, são hobbies ou pseudo-cursos, tipo “coitados ahah! eu estou em Medicina, logo sou o MAIOR!!”
Isso acho eu mal; enfim, mentalidades pueris e inflamadas. É como digo, assim que chegarem à PRÁTICA, sei que para muitos se lhes irá desinflamar o ego..
abraços a todos, bom fim de semana!!
Há enfermeiros e enfermeiros, médicos e médicos, engenheiros e engenheiros, pedreiros e pedreiros... Não generalizemos...
Este blogue tem prestado um valiosíssimo serviço à sociedade e à Enfermagem: muitas das ideias que aqui se discutem, dificilmente serão debatidas nos orgãos próprios, já que as pessoas não têm coragem para isso.
Basta ir a uma assembleia geral e percebemos que mesmo os apoiantes mais acérrimos do actual bastonário, não se atrevem a levantar a voz em defesa daquilo que pensam.
O mesmo se passa no dia a dia: vemos aqui imensos comentários muito inflamados dirigidos a médicos, mas toda a gente sabe que nos serviços, alguns enfermeiros nem sequer conseguem arrancar um “bom dia” ou “boa tarde” deste ou daquele médico.
Como é óbvio não estou aqui a defender pessoas com falta de educação. Mas também não ando no mundo da lua, a dizer que os enfermeiros é que são fixes, e os outros não prestam.
A conclusão simples que se tira ao ler estes comentários, é a de que há uma enorme diferença entre aquilo que é a narrativa dos enfermeiros, e a realidade que se vive nas instituições de saúde.
O mesmo se passa em relação ao posicionamento da Enfermagem face à Medicina. Pegando na publicidade da Zon, digo o seguinte:
“há uma linha que separa os enfermeiros que gostam do que fazem, daqueles que há muito apenas usam a profissão em seu benefício”
(http://www.youtube.com/watch?v=j4eiig4CYTs)
Basta ir a uma assembleia geral e percebemos que mesmo os apoiantes mais acérrimos do actual bastonário, não se atrevem a levantar a voz em defesa daquilo que pensam.
O mesmo se passa no dia a dia: vemos aqui imensos comentários muito inflamados dirigidos a médicos, mas toda a gente sabe que nos serviços, alguns enfermeiros nem sequer conseguem arrancar um “bom dia” ou “boa tarde” deste ou daquele médico.
Como é óbvio não estou aqui a defender pessoas com falta de educação. Mas também não ando no mundo da lua, a dizer que os enfermeiros é que são fixes, e os outros não prestam.
A conclusão simples que se tira ao ler estes comentários, é a de que há uma enorme diferença entre aquilo que é a narrativa dos enfermeiros, e a realidade que se vive nas instituições de saúde.
O mesmo se passa em relação ao posicionamento da Enfermagem face à Medicina. Pegando na publicidade da Zon, digo o seguinte:
“há uma linha que separa os enfermeiros que gostam do que fazem, daqueles que há muito apenas usam a profissão em seu benefício”
(http://www.youtube.com/watch?v=j4eiig4CYTs)
Concordo com o Zé Mário. Há no meio de tudo isto muito populismo, muito esgrimir de argumentos mas muita falta de bom senso. Equipas multidisciplinares em que todos intervêm, cada de acordo com as suas funções e não se estaria a perder tanto tempo e energia. O problema é quando alguém começa a dizer que é melhor que o outro procurando comparar o que não é comparável, médicos e enfermeiros são profissões distintas que fruto do seu exercício se cruzam, e claro o resultado está à vista: ninguém quer ficar calado, cada um tenta berrar mais alto que o outro e dá neste circo.
Como disse um(a) Colega:
“há uma linha que separa os enfermeiros que gostam do que fazem, daqueles que há muito apenas usam a profissão em seu benefício”
Infelizmente é bem verdade esta afirmação.
“há uma linha que separa os enfermeiros que gostam do que fazem, daqueles que há muito apenas usam a profissão em seu benefício”
Infelizmente é bem verdade esta afirmação.
Anónimo das 7:32
É verdade que há uma dissonância entre o que os enfermeiros pensam, sentem e aqui dizem, e o que manifestam nos serviços. É inteligente que não se exponham nos serviços pois isso prejudicaria as dinêmicas de trabalho e não seria bom para a sua saúde mental, pessoal, social, profissional e financeira.
Mas há formas de mostrar o que se pensa, através da atitude que se tem no trabalho.
A mim não me faz diferença nenhuma não conseguir "arrancar" um bom dia a um médico porque a má educação fica para quem a pratica. Só cumprimento as pessoas que demonstram respeito e tenho relações bastante cordiais com as pessoas com quem trabalho. Aliás, só me recordo de um médico que não me cumprimentava até ao dia que o chamei à atenção que a casa de banho não era para fumar e que fosse apanhar a beata que tinha deixado no chão porque ali não havia criados.
Os médicos com quem trabalho cumprimentam-me com um BOM DIA Srª enfermeira, como está?, com um aperto de mão ou com dois beijinhos. Perguntam-me pela família e falam sem complexos sobre o trabalho. Conheci um médico que sempre que entrava numa sala cumprimentava toda a gente pessoalmente com um aperto de mão. Era muito simpático e um excelente profissional. Era educado e muito reconhecido na equipa.
Mas noto que nos hospitais maiores não há muita educação entre os profissionais e muitos pavoneiam-se com ar arrogante tentando demonstrar que são superiores uns aos outros. Quem perde é o doente e é ridículo que os que têm mais formação, os mais diferenciados, os mais distintos e elevados intelectualmente, sejam os mais mal educados.
Não são todos assim e conheço médicos e médicas que admiro muito.
VV
É verdade que há uma dissonância entre o que os enfermeiros pensam, sentem e aqui dizem, e o que manifestam nos serviços. É inteligente que não se exponham nos serviços pois isso prejudicaria as dinêmicas de trabalho e não seria bom para a sua saúde mental, pessoal, social, profissional e financeira.
Mas há formas de mostrar o que se pensa, através da atitude que se tem no trabalho.
A mim não me faz diferença nenhuma não conseguir "arrancar" um bom dia a um médico porque a má educação fica para quem a pratica. Só cumprimento as pessoas que demonstram respeito e tenho relações bastante cordiais com as pessoas com quem trabalho. Aliás, só me recordo de um médico que não me cumprimentava até ao dia que o chamei à atenção que a casa de banho não era para fumar e que fosse apanhar a beata que tinha deixado no chão porque ali não havia criados.
Os médicos com quem trabalho cumprimentam-me com um BOM DIA Srª enfermeira, como está?, com um aperto de mão ou com dois beijinhos. Perguntam-me pela família e falam sem complexos sobre o trabalho. Conheci um médico que sempre que entrava numa sala cumprimentava toda a gente pessoalmente com um aperto de mão. Era muito simpático e um excelente profissional. Era educado e muito reconhecido na equipa.
Mas noto que nos hospitais maiores não há muita educação entre os profissionais e muitos pavoneiam-se com ar arrogante tentando demonstrar que são superiores uns aos outros. Quem perde é o doente e é ridículo que os que têm mais formação, os mais diferenciados, os mais distintos e elevados intelectualmente, sejam os mais mal educados.
Não são todos assim e conheço médicos e médicas que admiro muito.
VV
Eu gostava era de perceber é o que os enfermeiros acham que vai acontecer?
Os médicos vão desaparecer? Os médicos vão-vos dar de mão beijada todas as funções que vocês querem?
Para que vocês façam o que os médicos fazem, é preciso que nós médicos deixemos de as fazer. E isso não vai acontecer.
Não se fiem neste MS que vos anda a dar cobertura. Em breve ele sai de lá para fora e logo veremos a força do vosso bastonário.
Os médicos vão desaparecer? Os médicos vão-vos dar de mão beijada todas as funções que vocês querem?
Para que vocês façam o que os médicos fazem, é preciso que nós médicos deixemos de as fazer. E isso não vai acontecer.
Não se fiem neste MS que vos anda a dar cobertura. Em breve ele sai de lá para fora e logo veremos a força do vosso bastonário.
Boa noite
Sou estudante de Enfermagem e digo que muito do que li aqui é vergonhoso, comentarios vergonhosos entre profissionais de saude, o medico precisa do enfermeiro e vice-versa. Sou finalista e ja muito estágio fiz e o mau ambiente sente-se entre as classes, enfermeiros e medicos com comunicacao verbal e nao-verbal de uma agressividade silenciosa para os que estao do lado de fora nao se apercebendo e carregados de rancor, superioridade e de quero posso e mando quando o modelo holistico e biomedico se poderiam muito bem fundir e materializar numa prestacao de cuidados ao utente, contraente como lhe quiserem chamar. Se o Enfermeiro deveria ter mais responsabilidades e mais trabalho, pessoalmente nao tenho ideia formada se sim ou nao mas lá no fundo... para que tenho eu entao de fazer anatomia pratica 1 e 2 e teorica, farmacologia, bioquimica pratica e teorica, medico cirurgica enchendo-nos de conhecimentos afundando-nos em dias e horas de estudo que eu sei, só quem é ridiculo pensa que o Enfermeiro vai para a faculdade aprender a tratar ulceras efectuar hemostases ( termo este que usei num estágio e um medico se vira para mim e diz ah!). Aquilo a que sou sujeito na faculdade e aquilo que os meus colegas fazem e eu nos estagios nao equivale a 60% de todo o potencial que temos para dar. Para finalizar este ultimo comentário de um Doutor é de uma perputencia absoluta mas em resposta a esse Senhor digo-lhe que o Sr. não manda o senhor cumpre aquilo a que é proposto tal como eu e se algum dia o Enfermeiro tiver que ter mais responsabilidades ou funcoes que as que temos cá estaremos para tal ou será que eu tive de comer um livro de 600 páginas para nem sequer poder assumir perante um contraente sem conhecimento farmacologico a responsabilidade e a bondade de lhe prescrever um MSRM sem ter que esperar 2 horas. O que for melhor para o utente será decidido e quem não estiver de acordo quer seja ele enfermeiro ou nao que bata com a cabeca na parede
Sou estudante de Enfermagem e digo que muito do que li aqui é vergonhoso, comentarios vergonhosos entre profissionais de saude, o medico precisa do enfermeiro e vice-versa. Sou finalista e ja muito estágio fiz e o mau ambiente sente-se entre as classes, enfermeiros e medicos com comunicacao verbal e nao-verbal de uma agressividade silenciosa para os que estao do lado de fora nao se apercebendo e carregados de rancor, superioridade e de quero posso e mando quando o modelo holistico e biomedico se poderiam muito bem fundir e materializar numa prestacao de cuidados ao utente, contraente como lhe quiserem chamar. Se o Enfermeiro deveria ter mais responsabilidades e mais trabalho, pessoalmente nao tenho ideia formada se sim ou nao mas lá no fundo... para que tenho eu entao de fazer anatomia pratica 1 e 2 e teorica, farmacologia, bioquimica pratica e teorica, medico cirurgica enchendo-nos de conhecimentos afundando-nos em dias e horas de estudo que eu sei, só quem é ridiculo pensa que o Enfermeiro vai para a faculdade aprender a tratar ulceras efectuar hemostases ( termo este que usei num estágio e um medico se vira para mim e diz ah!). Aquilo a que sou sujeito na faculdade e aquilo que os meus colegas fazem e eu nos estagios nao equivale a 60% de todo o potencial que temos para dar. Para finalizar este ultimo comentário de um Doutor é de uma perputencia absoluta mas em resposta a esse Senhor digo-lhe que o Sr. não manda o senhor cumpre aquilo a que é proposto tal como eu e se algum dia o Enfermeiro tiver que ter mais responsabilidades ou funcoes que as que temos cá estaremos para tal ou será que eu tive de comer um livro de 600 páginas para nem sequer poder assumir perante um contraente sem conhecimento farmacologico a responsabilidade e a bondade de lhe prescrever um MSRM sem ter que esperar 2 horas. O que for melhor para o utente será decidido e quem não estiver de acordo quer seja ele enfermeiro ou nao que bata com a cabeca na parede
Só para dizer que muitos, mas mesmo muitos medicos tem formação em farmacologia ao nivel de delegados de informação medica. São eles que lhe dão as lições de farmacologia gratuitas!...no corredor, ou num qualquer jet ski para os lados da Tailandia.
Os enfermeiros para subirem ao mesmo nivel teriam que pagá-las. assim preferem que outros colegas os formem nessa area.
Enviar um comentário
Os enfermeiros para subirem ao mesmo nivel teriam que pagá-las. assim preferem que outros colegas os formem nessa area.
<< Home