sexta-feira, junho 22, 2012
Proposta de Acordo Colectivo de Trabalho para os TAE-INEM
.
"O barato sai caro"; "O que é barato, é rato".
- ditados populares -
.
A leitura da cláusula 23ª tem uma tradução. Para além de serem um grupo profissional (não é uma "classe") circunstancial (para suprir uma carência de profissionais devidamente qualificados e diferenciados), focal (não transversal ao sistema; sobrevivem apenas num instituto), não auto-regulada, sem código deontológico, isolada, sem possibilidade de evolução sustentada e sem pertença a qualquer círculo técnico-científico, está à partida condenada. É como sobreviver numa ilha.
Há países onde este grupo tenta, desesperadamente, solicitar a sua anexação (não obtiveram qualquer reconhecimento) à Enfermagem, sob a pena da asfixia profissional (pelos motivos supracitados).
Dizia eu que esta cláusula tem uma tradução: são inexperientes, odeiam os Enfermeiros e amam o canal hollywood.
Portugal tem destas coisas: quer carburar o desenvolvimento no sentido inverso ao de todos os outros (e da razão)...
Comments:
<< Home
...Nao entendo esta estratégia, sinceramente.. Nada contra os TAE´s, mas isto é notoriamente uma estratégia de apartar os Enfermeiros do EPH;
E como pode o TAE não responder ao médico e ao enfermeiro? É pura jogada de poder; como os Médicos não mandam nos Enfºs, põem os TAE´s para mandar neles?!?!!?
..percebo nada!..
E como pode o TAE não responder ao médico e ao enfermeiro? É pura jogada de poder; como os Médicos não mandam nos Enfºs, põem os TAE´s para mandar neles?!?!!?
..percebo nada!..
A sorte é que não tem muita hipótese de ir avante. Não faz sentido NENHUM!
Agora que OEe Sindicatos terão que manifestar o seu repúdio, e pode ser que o MS nos ouça, ou pelo menos, o bom senso se lhes faça ouvir.
Agora que OEe Sindicatos terão que manifestar o seu repúdio, e pode ser que o MS nos ouça, ou pelo menos, o bom senso se lhes faça ouvir.
“ não sendo possível essa delegação noutro que não o médico”!
Partiu-me toda esta!! Mas a proposta NÃO vai ser aceite, descansem. É que é tão descarado o sentido da coisa, e tão desprovido de sentido... Risos!
Partiu-me toda esta!! Mas a proposta NÃO vai ser aceite, descansem. É que é tão descarado o sentido da coisa, e tão desprovido de sentido... Risos!
O enfermeiro autor deste blog realmente não sabe do que fala e isso vê-se quando diz que apostar nos TAE é ir no sentido inverso ao dos outros.
Eu já nem lhe digo para ver o exemplo dos Estados Unidos, olhe para essa Europa fora: Espanha, França, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Bélgica, etc, etc. Todos países que apostaram no desenvolvimento da urgência pré-hospitalar baseada em TAE.
E ao contrário do que o Sr. diz, não vivemos fascinados com o canal hollywood, encaramos com muita seriedade aquilo que fazemos e as pessoas a quem assistimos sabem bem o trabalho que fazemos. É dor de cotovelo e o não querer reconhecer que as coisas estão a mudar e têm que mudar com ganhos não só económicos mas também operacionais. E não há nada que possam fazer para mudar o curso natural das coisas.
Eu já nem lhe digo para ver o exemplo dos Estados Unidos, olhe para essa Europa fora: Espanha, França, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Bélgica, etc, etc. Todos países que apostaram no desenvolvimento da urgência pré-hospitalar baseada em TAE.
E ao contrário do que o Sr. diz, não vivemos fascinados com o canal hollywood, encaramos com muita seriedade aquilo que fazemos e as pessoas a quem assistimos sabem bem o trabalho que fazemos. É dor de cotovelo e o não querer reconhecer que as coisas estão a mudar e têm que mudar com ganhos não só económicos mas também operacionais. E não há nada que possam fazer para mudar o curso natural das coisas.
" Anónimo disse...
O enfermeiro autor deste blog realmente não sabe do que fala e isso vê-se quando diz que apostar nos TAE é ir no sentido inverso ao dos outros.
Eu já nem lhe digo para ver o exemplo dos Estados Unidos, olhe para essa Europa fora: Espanha, França, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Bélgica, etc, etc. Todos países que apostaram no desenvolvimento da urgência pré-hospitalar baseada em TAE. "
Para suprir a FALTA DE ENFERMEIROS!
por isso que, nos EUA, já não havendo tanta falta de Enfermeiros, os TAE estão a ser preteridos pelos 1ºs; agora, desesperam para serem equivalentes a Enfermeiros...!
Não deturpem as coisas malandrecos!
O enfermeiro autor deste blog realmente não sabe do que fala e isso vê-se quando diz que apostar nos TAE é ir no sentido inverso ao dos outros.
Eu já nem lhe digo para ver o exemplo dos Estados Unidos, olhe para essa Europa fora: Espanha, França, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Bélgica, etc, etc. Todos países que apostaram no desenvolvimento da urgência pré-hospitalar baseada em TAE. "
Para suprir a FALTA DE ENFERMEIROS!
por isso que, nos EUA, já não havendo tanta falta de Enfermeiros, os TAE estão a ser preteridos pelos 1ºs; agora, desesperam para serem equivalentes a Enfermeiros...!
Não deturpem as coisas malandrecos!
“Proposta de acordo colectivo de trabalho para os TAE-INEM”
Queridos TAEs tenho pena vossa! É o sentimento que provocam.
Os iluminados de sempre, querem levar a água ao seu moinho, o seu ego inflamado de eunucos camuflados, tem de ser alimentado, a negociata a ganância, a necessidade de manter o status a quanto obrigas. Solução fácil criar uns cursitos e dar formação a TAEs, esfregam as mãos de contentes, e bichanam entre o compadrio” é pá matamos dois coelhos de uma cajadada só, temos uns tipos com alguns conhecimentos, os que nós acharmos que devem ter, para fazer e obedecerem sem questionar, poupamos uns trocos que revertem para o nosso bolso”.
Assim nascem os TAEs, nos carrinhos amarelos a fazer tinoni! Tinoni!!! Nas ruas em alta velocidade, armados em perus, arrogantes sem noção de que nada sabem, daí serem perigosos. Os Portugueses têm direito ao melhor cuidado, tanto no pré como no intra – hospitalar, estes cuidados devem ser prestados por médicos e enfermeiros em complementaridade, cada um responsável pelos seus próprios atos, em total respeito por os códigos deontológicos que os regem.
À Ordem dos Enfermeiros cabe denunciar e exigir, a não usurpação pelos TAEs das funções dos enfermeiros.
Aos médicos incautos que acham que podem delegar nos TAEs e não vão ser responsabilizados criminalmente, caso haja lesão para o cliente desenganem-se. Hoje a justiça ainda é lenta e míope mas os portugueses estão com pouca paciência para o uso abusivo do poder médico. Felizmente alguns juízes já conseguem distinguir o trigo do joio, pois sabem que podem ser eles algum dia, ou algum ente querido, vítimas de alguns médicos que se acham deuses, e decidem sem qualquer remorso a vida do seu semelhante.
Queridos TAEs tenho pena vossa! É o sentimento que provocam.
Os iluminados de sempre, querem levar a água ao seu moinho, o seu ego inflamado de eunucos camuflados, tem de ser alimentado, a negociata a ganância, a necessidade de manter o status a quanto obrigas. Solução fácil criar uns cursitos e dar formação a TAEs, esfregam as mãos de contentes, e bichanam entre o compadrio” é pá matamos dois coelhos de uma cajadada só, temos uns tipos com alguns conhecimentos, os que nós acharmos que devem ter, para fazer e obedecerem sem questionar, poupamos uns trocos que revertem para o nosso bolso”.
Assim nascem os TAEs, nos carrinhos amarelos a fazer tinoni! Tinoni!!! Nas ruas em alta velocidade, armados em perus, arrogantes sem noção de que nada sabem, daí serem perigosos. Os Portugueses têm direito ao melhor cuidado, tanto no pré como no intra – hospitalar, estes cuidados devem ser prestados por médicos e enfermeiros em complementaridade, cada um responsável pelos seus próprios atos, em total respeito por os códigos deontológicos que os regem.
À Ordem dos Enfermeiros cabe denunciar e exigir, a não usurpação pelos TAEs das funções dos enfermeiros.
Aos médicos incautos que acham que podem delegar nos TAEs e não vão ser responsabilizados criminalmente, caso haja lesão para o cliente desenganem-se. Hoje a justiça ainda é lenta e míope mas os portugueses estão com pouca paciência para o uso abusivo do poder médico. Felizmente alguns juízes já conseguem distinguir o trigo do joio, pois sabem que podem ser eles algum dia, ou algum ente querido, vítimas de alguns médicos que se acham deuses, e decidem sem qualquer remorso a vida do seu semelhante.
Ainda gostava de perceber porque é que o Enf. Germano Couto, "supostamente" EESMO, não se pronuncia sobre este assunto:
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2625170&seccao=Sul
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2625170&seccao=Sul
http://www.publico.pt/Sociedade/enfermeiros-com-medo-de-despedimentos-na-mac-1551572
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/article1621556.ece
Até quando o silêncio do Enf. Germano Couto, EESMO, sobre a MAC?
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/article1621556.ece
Até quando o silêncio do Enf. Germano Couto, EESMO, sobre a MAC?
Se os TAE's que ai falaram se acham tão competentes então porque é que na melhor e mais diferenciada emergencia pre-hospitalar que temos (VMER) é composta por dois Sr's doutores, um sr dr enfermeiro e um sr doutor médico ???
Vão para a universidade 1º e depois falem comigo...
Vão para a universidade 1º e depois falem comigo...
Hoje para mim é um dos piores dias da minha vida na Enfermagem. Estou PROFUNDAMENTE desiludida!!
Desculpem o meu desabafo, mas só me apetece mudar de profissão. E este comentario não tem nada a ver com este post!
Nós temos verdadeiros problemas graves dentro da profissão e ninguem se preocupa em resolve-los!
Já não me admiro nada com o surgimento de outras profissões que há muito nos tentam tirar funções e competencias, porque nós todos os dias deixamos que isso aconteça.
Até em alguns hospitais e com connivencia de pessoas com responsabilidade nos serviços isso acontece. Portanto não se admirem que cada vez tenhamos menos emprego, e sejamos menos reconhecidos. Qualquer dia conto mais...hoje fico por aqui. Foi só um desabafo
Desculpem o meu desabafo, mas só me apetece mudar de profissão. E este comentario não tem nada a ver com este post!
Nós temos verdadeiros problemas graves dentro da profissão e ninguem se preocupa em resolve-los!
Já não me admiro nada com o surgimento de outras profissões que há muito nos tentam tirar funções e competencias, porque nós todos os dias deixamos que isso aconteça.
Até em alguns hospitais e com connivencia de pessoas com responsabilidade nos serviços isso acontece. Portanto não se admirem que cada vez tenhamos menos emprego, e sejamos menos reconhecidos. Qualquer dia conto mais...hoje fico por aqui. Foi só um desabafo
Presunção e água benta, cada um toma a que quer, DE...
Tresandam a prepotência e presunção todos os seus posts sobre esta temática, mas a verdade, é que por muito que tente inflamar os seus fieis seguidores, por muito que tente denegrir os TAEs, por muito que se tente "colar" e equiparar aos Médicos (fica sempre bem, dá outro "status"...) a verdade, é que os enfermeiros foram postos fora dos CODUs, aos poucos as SIVs vao reduzindo ( e nunca deveriam sequer ter começado), e mais dia menos dia, veremos seguramente o alargamento das competências dos TAEs... E o DE sabe tão bem quanto qualquer TAE, enf, ou Médico, que o trabalho de enfermagem na EPH pode perfeitamente ser substituido por um TAE, desde que o Médico delegue nele esse tipo de responsabilidades, algo exactamente igual no caso dos enfermeiros, que numa VMER aplicam protocolos sob supervisão Médica... O resto sim, é hollywood!
De resto isso ja passou durante muitos e muitos anos nas VMERs tripuladas por Médico e TAS!!! Ao contrário do que os enfermeiros, em particular o DE tenta fazer passar, os TAS não sairam das VMERs por falta de competencia, ou capacidade, ou pela sua presença ser prejudicial à vitima. Sairam por pressões politicas, por Lobbys e pressão da enfermagem!! Sim, o lobby da enfermagem e dos enfermeiros, ou vem ca dizer que não existe???
Desafio-o DE, a colocar aqui o mesmo capitulo referente ao contrato dos enfermeiros do INEM! A quem devem os enfermeiros a "gestão técnica e cientifica" ??
Não estão os enfermeiros do INEM sob coordenação Médica permanente?? Seja na VMER, seja no Heli, ou mesmo nas SIVs (pelo Médico regulador) ???
abc
Tresandam a prepotência e presunção todos os seus posts sobre esta temática, mas a verdade, é que por muito que tente inflamar os seus fieis seguidores, por muito que tente denegrir os TAEs, por muito que se tente "colar" e equiparar aos Médicos (fica sempre bem, dá outro "status"...) a verdade, é que os enfermeiros foram postos fora dos CODUs, aos poucos as SIVs vao reduzindo ( e nunca deveriam sequer ter começado), e mais dia menos dia, veremos seguramente o alargamento das competências dos TAEs... E o DE sabe tão bem quanto qualquer TAE, enf, ou Médico, que o trabalho de enfermagem na EPH pode perfeitamente ser substituido por um TAE, desde que o Médico delegue nele esse tipo de responsabilidades, algo exactamente igual no caso dos enfermeiros, que numa VMER aplicam protocolos sob supervisão Médica... O resto sim, é hollywood!
De resto isso ja passou durante muitos e muitos anos nas VMERs tripuladas por Médico e TAS!!! Ao contrário do que os enfermeiros, em particular o DE tenta fazer passar, os TAS não sairam das VMERs por falta de competencia, ou capacidade, ou pela sua presença ser prejudicial à vitima. Sairam por pressões politicas, por Lobbys e pressão da enfermagem!! Sim, o lobby da enfermagem e dos enfermeiros, ou vem ca dizer que não existe???
Desafio-o DE, a colocar aqui o mesmo capitulo referente ao contrato dos enfermeiros do INEM! A quem devem os enfermeiros a "gestão técnica e cientifica" ??
Não estão os enfermeiros do INEM sob coordenação Médica permanente?? Seja na VMER, seja no Heli, ou mesmo nas SIVs (pelo Médico regulador) ???
abc
O Sr enfermeiro Germano Couto quer la saber o que se passa com a MAC, quis mas foi ser Bastonário.
Tal qual como o Governo do PSD, só que eu neste votei.
Há que aguentar. Enfermeiros? Povo calminho e sereno.
Tal qual como o Governo do PSD, só que eu neste votei.
Há que aguentar. Enfermeiros? Povo calminho e sereno.
" DE sabe tão bem quanto qualquer TAE, enf, ou Médico, que o trabalho de enfermagem na EPH pode perfeitamente ser substituido por um TAE"
Acho quem sim. Para quê Médicos/Enfermeiros...? Não têm razão para existir. No próximo capítulo descobriremos que um macaco pode fazer o que os TAE's fazem. No futuro o INEM transformar-se-à num Zoo.
Acho quem sim. Para quê Médicos/Enfermeiros...? Não têm razão para existir. No próximo capítulo descobriremos que um macaco pode fazer o que os TAE's fazem. No futuro o INEM transformar-se-à num Zoo.
Já disse várias vezes que o INEM não é (nem deve ser) o cerne da actuação da Enfermagem. No seio da nossa classe, houve quem não concordasse com este ponto de vista, e à boleia duma clausura na última década, esbarraram de frente com a questão da sustentabilidade do sistema.
Por muito que nos custe, os tipos da 5 de Outubro darão as voltas que forem necessárias para poupar uns trocos. Doa a quem doer.
Como já aqui foi dito, os enfermeiros saíram do CODU, algumas SIV vão à vida e agora querem colocar a malta das VMER nos serviços de urgência.
Convenhamos que há muita falta de disciplina entre a malta que veste de amarelinho. Mais: se na Enfermagem há desemprego, para quê continuar a pagar valores tão chorudos a quem está no INEM?
E há uma coisa que o Dr. Enf. nunca respondeu: no recrutamento de pessoal para o INEM vale mais o factor meritocracia ou o factor cunha?
Por muito que nos custe, os tipos da 5 de Outubro darão as voltas que forem necessárias para poupar uns trocos. Doa a quem doer.
Como já aqui foi dito, os enfermeiros saíram do CODU, algumas SIV vão à vida e agora querem colocar a malta das VMER nos serviços de urgência.
Convenhamos que há muita falta de disciplina entre a malta que veste de amarelinho. Mais: se na Enfermagem há desemprego, para quê continuar a pagar valores tão chorudos a quem está no INEM?
E há uma coisa que o Dr. Enf. nunca respondeu: no recrutamento de pessoal para o INEM vale mais o factor meritocracia ou o factor cunha?
Hasta lá vitoria.. Siempre. Nada contra enfermeiros, médicos, tote, bombeiros, Tae, socorridas, tas, farmacêuticos, técnicos superiores de saúde, etc etc etc... A multi e pluridisciplinariedade sempre foi o melhor remédio. Toda esta questão existe apenas por poleiros e estupidez. O enfermeiro precisa do medico para determinados procedimentos que nao lhe são permitidos? Na maioria das vezes tem os conhecimentos necessários para os fazer... Mas a lei nao permite... O tae precisa do enfermeiro para determinados procedimentos que na maioria das vezes tem conhecimentos necessários para os fazer... Mas a lei... Qqr comum mortal sabe ministrar glucagon, qqr enfermeiro sabe colocar um tubo endotraqueal, há enfermeiros que executam os protocolos Sav pq o sr doutor fica nervoso, pedimos muito? Acho q sim. Fazemos mto pouco? Sim. Se a emergência se baseia em protocolos qual é a dificuldade? Técnicas qqr pessoais aprende. Meio siv, mal aproveitado. Enf da siv, muito limitado, Tae da siv e sbv, muito limitado. VMER, acho q são demais. Abram-se mais siv e abram mais os protocolos aos enf, aumentem as competências dos Tae e deixem-nos trabalhar juntos. Acabem-se as sbv no INEM. Siv com aumento de competências para ambos os profissionais e 1 medico na VMER. Esta é a minha opinião. Alcides Campos
Anónimo disse...
Sou médico e colaborei com o INEM 7 anos numa vmer de um hospital. Sai há 8 meses porque acho que o INEM está um autêntica palhaçada e sem rumo! Para já não falar desses tecnicozitos que querem formar, para substituir médicos e enfermeiros! Estamos a andar de cavalo para burro! É TRISTE!
6/20/2012 11:14:00 PM
Como podem constatar ainda há MÉDICOS que são médicos e não comerciantes , como os responsáveis do INEM.
Acho quem sim. Para quê Médicos/Enfermeiros...? Não têm razão para existir. No próximo capítulo descobriremos que um macaco pode fazer o que os TAE's fazem. No futuro o INEM transformar-se-à num Zoo.Cheio de macaquinhos amestrados.
Sou médico e colaborei com o INEM 7 anos numa vmer de um hospital. Sai há 8 meses porque acho que o INEM está um autêntica palhaçada e sem rumo! Para já não falar desses tecnicozitos que querem formar, para substituir médicos e enfermeiros! Estamos a andar de cavalo para burro! É TRISTE!
6/20/2012 11:14:00 PM
Como podem constatar ainda há MÉDICOS que são médicos e não comerciantes , como os responsáveis do INEM.
Acho quem sim. Para quê Médicos/Enfermeiros...? Não têm razão para existir. No próximo capítulo descobriremos que um macaco pode fazer o que os TAE's fazem. No futuro o INEM transformar-se-à num Zoo.Cheio de macaquinhos amestrados.
"Acho quem sim. Para quê Médicos/Enfermeiros...? Não têm razão para existir. No próximo capítulo descobriremos que um macaco pode fazer o que os TAE's fazem. No futuro o INEM transformar-se-à num Zoo."
Lá está, uma vez mais a tão frequente colagem aos Médicos, porque convém!! Ninguém disse que os TAEs podiam substituir os Médicos, nem eles nem ninguém!! Agora o que é facto, é que podem perfeitamente substituir os enfermeiros, podem e ja o fizeram anos a fio... Bastava um pequeno alargamento de funções, reafirmo, pequeno! e perante delegação ou ordem Médica, qualquer TAE sabia colocar um acesso periférico, administrar medicação (com ordem Médica obvio, tal como os enfs) e apoiar o SAV, que de resto é o que fazem os enfermeiros da VMER...
Não tente mandar areia para os olhos de ninguém, so come o que sr. escreve quem quer...
Lá está, uma vez mais a tão frequente colagem aos Médicos, porque convém!! Ninguém disse que os TAEs podiam substituir os Médicos, nem eles nem ninguém!! Agora o que é facto, é que podem perfeitamente substituir os enfermeiros, podem e ja o fizeram anos a fio... Bastava um pequeno alargamento de funções, reafirmo, pequeno! e perante delegação ou ordem Médica, qualquer TAE sabia colocar um acesso periférico, administrar medicação (com ordem Médica obvio, tal como os enfs) e apoiar o SAV, que de resto é o que fazem os enfermeiros da VMER...
Não tente mandar areia para os olhos de ninguém, so come o que sr. escreve quem quer...
Não percebo pq não publicou o que escrevi, uns publica outros não. Uns percebo pq e até concordo/aconselho... outros não entendo!!!
Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode!
PS: será uma questão de protagonismo?
PS2: Não deve publicar este.
Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode!
PS: será uma questão de protagonismo?
PS2: Não deve publicar este.
ESQUECI-ME ....AO ANÓNIMO DAS 12:59, GOSTAVA DE TE PERGUNTAR PARA QUÊ UM TAE?????E NÃO UMA EQUIPE MEDICO/ENFERMEIRO EM QUE AMBOS ESTUDARAM COM BASES TEORICO PRATICAS DURANTE 4-6 ANOS E NÃO DURANTE 4 MESES????PORQUE COLOCAR MAIS MACACOS E CONTINUAR O ZOO E NÃO COLOCAR GENTE QUE SABE NA REALIDADE MAS EM OUTRO FORMATO?????
Este blog é profundamente incoerente.
Neste blog fala-se com arrogância, com ignorância em relação a médicos, técnicos de farmacia, licenciados/mestres em ciencias farmaceuticas, fisioterapeutas, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, TAE ... fala-se de médicos como "o bicho papão" de TODOS os males da enfermagem, e fala-se de todos os outros profissionais como "aqueles que querem roubar" aquilo que é de enfermeiro.
Conseguem perceber como este tipo de atitude é profundamente RIDICULA?
"O barato sai caro"; "O que é barato, é rato".
Mas não são os enfermeiros que querem seguir grávidas de "baixo risco"? Doentes cronicos? Precisamente porque ficam mais barato?
Não são os enfermeiros que QUEREM funções de são hoje de Médico, porque isso é "evoluir na carreira"?
Pois... que confusão que vai nessas cabeças.
IC
Neste blog fala-se com arrogância, com ignorância em relação a médicos, técnicos de farmacia, licenciados/mestres em ciencias farmaceuticas, fisioterapeutas, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, TAE ... fala-se de médicos como "o bicho papão" de TODOS os males da enfermagem, e fala-se de todos os outros profissionais como "aqueles que querem roubar" aquilo que é de enfermeiro.
Conseguem perceber como este tipo de atitude é profundamente RIDICULA?
"O barato sai caro"; "O que é barato, é rato".
Mas não são os enfermeiros que querem seguir grávidas de "baixo risco"? Doentes cronicos? Precisamente porque ficam mais barato?
Não são os enfermeiros que QUEREM funções de são hoje de Médico, porque isso é "evoluir na carreira"?
Pois... que confusão que vai nessas cabeças.
IC
Tanta guerra, todos somos importantes no pré-Hospitalar.
o enf siv está muito limitado? sim, claro que sim
o TAE está muito limitado? sim claro que sim!
vamos alargar as competencias dos dois, todos temos o nosso lugar no pré.
o enf siv está muito limitado? sim, claro que sim
o TAE está muito limitado? sim claro que sim!
vamos alargar as competencias dos dois, todos temos o nosso lugar no pré.
"E o DE sabe tão bem quanto qualquer TAE, enf, ou Médico, que o trabalho de enfermagem na EPH pode perfeitamente ser substituido por um TAE, desde que o Médico delegue nele esse tipo de responsabilidades, algo exactamente igual no caso dos enfermeiros, que numa VMER aplicam protocolos sob supervisão Médica... O resto sim, é hollywood! “
Exacta,mente o que aqui resplandece: é que os TAE´s vão ser paus mandados dos médicos; os Enfermeiros TÊM, ao contrário dos TAE´s, AUTONOMIA =)
por isso é quye tentam afastar os Enfºs do EPH, para uns assumireem o suposto protagonismo.
Exacta,mente o que aqui resplandece: é que os TAE´s vão ser paus mandados dos médicos; os Enfermeiros TÊM, ao contrário dos TAE´s, AUTONOMIA =)
por isso é quye tentam afastar os Enfºs do EPH, para uns assumireem o suposto protagonismo.
Quanto ao doutor médico... compreendo que o conteúdo dos seus pueris comentários não cheguem ao mais alto nível de serem publicados neste blog... presumo.
LOL
este governo, provavelmente o pior da história, parece estar a dar o estoiro: dps das cirurgias a low-cost; culinária low-cost, agora temos TAE´s Low-Cost.
Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
este governo, provavelmente o pior da história, parece estar a dar o estoiro: dps das cirurgias a low-cost; culinária low-cost, agora temos TAE´s Low-Cost.
Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
Contra factos não há argumentos!
E neste caso, os factos são que durante muitos e muitos anos, as VMERs foram tripuladas por Médico e TAS. Em lado nenhum se provou que assistencia prestada nessa altura pelas equipas, era inferior à actual, observando apenas e só a questao TAS vs enfermeiro.
O que se passou, foi simples, no pós 25 de abril, muitos cursozecos "médios", nos quais enfermagem se inclui, quiseram dar o salto para "superiores" acrescentando meia duzia de cadeiras palha, mas o cerne intacto. Os TAS foram progressivamente sendo afastados pelo lobby da enfermagem, como se fosse uma revoluçao completa o aparecimento do enfermeiro na VMER em vez do TAS. Nada mais errado. Hoje todos nos sabemos o papel subalterno que tem o enfermeiro da VMER, perfeitamente executavel por um TAS e francamente mais barato. De tal maneira assim é, que ainda hoje na maioria dos casos, o enfermeiro nem a acompanhar o doente vem, tal é a sua imprescindibilidade...
A aplicaçao dos protocolos de SAV exige a presença de Médico, não diferencia em nada, que esteja um TAE ou um enfermeiro ao lado. Como se via há uns anos, o facto de ir um TAS na VMER nunca colocou em causa a qualidade dos serviços prestados pelas equipas....
De resto e por essa europa fora, sao utilizados no SAV Médicos apoiados por "paramédicos", ou inclusivamente Médicos sozinhos em apoio a ambulancias que estão já no local com 2 técnicos.
E não se trata de falta nenhuma de enfermeiros, não vale a pena tentar inventar. Trata-se isso sim, de perceber que o facto de estar um enfermeiro no local, nada trás de beneficio ao doente, apenas mais custos para as instituições que lhe pagam o salário ( e no INEM são conhecidos casos perfeitamente vergonhosos e escandalosos, que curiosamente nunca aqui foram falados...)
abc
E neste caso, os factos são que durante muitos e muitos anos, as VMERs foram tripuladas por Médico e TAS. Em lado nenhum se provou que assistencia prestada nessa altura pelas equipas, era inferior à actual, observando apenas e só a questao TAS vs enfermeiro.
O que se passou, foi simples, no pós 25 de abril, muitos cursozecos "médios", nos quais enfermagem se inclui, quiseram dar o salto para "superiores" acrescentando meia duzia de cadeiras palha, mas o cerne intacto. Os TAS foram progressivamente sendo afastados pelo lobby da enfermagem, como se fosse uma revoluçao completa o aparecimento do enfermeiro na VMER em vez do TAS. Nada mais errado. Hoje todos nos sabemos o papel subalterno que tem o enfermeiro da VMER, perfeitamente executavel por um TAS e francamente mais barato. De tal maneira assim é, que ainda hoje na maioria dos casos, o enfermeiro nem a acompanhar o doente vem, tal é a sua imprescindibilidade...
A aplicaçao dos protocolos de SAV exige a presença de Médico, não diferencia em nada, que esteja um TAE ou um enfermeiro ao lado. Como se via há uns anos, o facto de ir um TAS na VMER nunca colocou em causa a qualidade dos serviços prestados pelas equipas....
De resto e por essa europa fora, sao utilizados no SAV Médicos apoiados por "paramédicos", ou inclusivamente Médicos sozinhos em apoio a ambulancias que estão já no local com 2 técnicos.
E não se trata de falta nenhuma de enfermeiros, não vale a pena tentar inventar. Trata-se isso sim, de perceber que o facto de estar um enfermeiro no local, nada trás de beneficio ao doente, apenas mais custos para as instituições que lhe pagam o salário ( e no INEM são conhecidos casos perfeitamente vergonhosos e escandalosos, que curiosamente nunca aqui foram falados...)
abc
Em primeiro lugar acho uma arrogancia ds TAE afirmarem que fazem o mesmo que os enfermeiros e os podem substituir...pois fazer por fazer qualquer 1 faz o que no fim de conta faz deles uns burros! pois fazem sem saber o porque, fazem porque outro lhe disse pra fazer assim, sem discutir nem que seja a maior barbaridade...claro que um TAE pode colocar um acesso venoso e adinsitrar terapeutica e ate mesmo por um tubo orotraqueal entao e saber o porque das coisas de dar esta droga de fazer isto ou aquilo???o problema aqui da Enfermagem sejamos realistas é mesmo a limitação imposta por lei e pelos médicos, porque toda a gente sabe que os Enfermeiros podem e sabem fazer mais...basta dizer que nos cursos do INEM a teorica é igual pra médicos e enfermeiros pra nao falar em outros (ATLS e por ai)...diferem é nas tecnicas que podem executar sendo imposto por lei...desculpem-se TAE´S mas mesmo que substituam os enfermeiros nunca sera pk fazem o mesmo trabalho ou seja com a mesma qualidade é mesmo para se poupar dinheiro...nunca serao como os enfermeiros e outros paises onde os paramedicos têm essas competencias todas voltam-se para os enfermeiros o unico motivo de terem desenvolvido essas carreiras foi mesmo a falta de enfermeiros!! nao faz sentido num pais com tantos enfermeiros tar a desenvolver profissoes que vao substituir enfemeiros prestando cuidados de menor qualidade...sejam serios e honestos...sao 4 anos de curso superior arrogantes ou nao, estupidos ou não, limitados ou nao, os enfermeiros têm e terao mais conhecimentos que os TAE´S por mais competencias que lhes sejam dadas...
Estimados TAS pretendentes a enfermeiros: todos os anos são colocadas à disposição da população portuguesa 3500 vagas do curso superior de enfermagem!! Vocês na prática querem fazer o que fazem os enfermeiros, mas sem o trabalho de tirar um curso, fazem um cursuzeco de meia duzia de meses e a seguir já administram medicação, entubam, algaliam... é uma festa!! Oh pá, deixem de ser malandros e vão estudar... quererem equiparar-se a enfermeiros é no minimo anedótico... se acham que ser enfermeiro é cumprir protocolos de actuação, substituam os enfermeiros também no trabalho intrahospitalr... é fácil: é só entubar, cateterizar, algaliar, administrar medicação prescrita... esta história toda dos TAS é ridicula, e o DE erra ao dar tempo de antena a estes ignorantes, frustrados que querem ser algo que nunca foram nem nunca serão: uma profissão altamente diferenciada como são os enfermeiro. Cambada de murcões...
"Exacta,mente o que aqui resplandece: é que os TAE´s vão ser paus mandados dos médicos; os Enfermeiros TÊM, ao contrário dos TAE´s, AUTONOMIA =)
por isso é quye tentam afastar os Enfºs do EPH, para uns assumireem o suposto protagonismo."
DE gostava que me explicasse onde está essa autonimia??
Nas SIV limitam-se a seguir protocolos, sempre sob coordenação do Médico regulador.
Nas VMERs vai um Médico ao lado, caso contrário, limitavam-se a administrar O2...
Autonomia?? Em que??
por isso é quye tentam afastar os Enfºs do EPH, para uns assumireem o suposto protagonismo."
DE gostava que me explicasse onde está essa autonimia??
Nas SIV limitam-se a seguir protocolos, sempre sob coordenação do Médico regulador.
Nas VMERs vai um Médico ao lado, caso contrário, limitavam-se a administrar O2...
Autonomia?? Em que??
"" Não são os enfermeiros que QUEREM funções de são hoje de Médico, porque isso é "evoluir na carreira"? ""
Não, nem por isso; são mais os médicos a usurpar as funções de Enfermagem - ver os CSP, ou Saúde Materna - as normas estão lá para serem vistas, nos relatórios de p.ex. OMS, que afirmam serem os Enfºs os mais indicados para gerir os CSP.
Mais exemplos?
Não, nem por isso; são mais os médicos a usurpar as funções de Enfermagem - ver os CSP, ou Saúde Materna - as normas estão lá para serem vistas, nos relatórios de p.ex. OMS, que afirmam serem os Enfºs os mais indicados para gerir os CSP.
Mais exemplos?
Anonimo de6/24/2012 12:01:00 PM voce nao passa de um grande aldrabao...VMER so tripulada por TAS e medico? conheço sim VMER tripulada por TAS, enfermeiro e médico isso sim realmente existiu!nunca em Portugal um TAS fosse em que altura fosse pode executar procedimentos consagrados aos enfermeiros como querem fazer agora o TAE´S....ate concordo que volta-se a existir um condutor nem precisa ser TAS pra conduzir a VMER de modo a que o enfermeiro fosse a acompanhar o doente com o médico, pk na ambulancia ja estariam 2 TAS OU TAE! Visto que é meio ignorante mesmo antes do 25 de abril pra ser Enfermeiro ja era necessario ser bacharel( estudos superiores) ou seja 3 anos de curso! nao confunda os enfermeiros com os auxiliares de enfermagem que existiam antes do 25 de abril e que foram extintos e integrados na classe de Enfermagem apos mais formações! So em 1998 é que a Enfermagem passou a ser licenciatura (4 anos de estudos superiores) e que saiba ja existiam VMER´S tripuladas por enfermeiros muito antes disso! a questao dessa altura era mesmo a falta de enfermeiros que existia em Portugal!!!Ja agora visto que fala em outros paises diga la quais sao os paises em que os enfermeiros existem aos ponta pés mas que nao fazem falta ao pré hospitalar e nada de beneficio trazem?? pk actualmente praticamente toda a europa (com exepção da espanha, grecia e italia) chora por enfermeiros basta ver os anuncios de emprego e empresas a tentar recrutar enfermeiros em portugal...entao visto que sao tao bons em caso de catastrofe como é? pra que saiba o Enfermeiro passa a ser autonomo a executar SAV e por ai a fora sabe porque??? pk mesmo nao sendo médico tem 4 anos de curso superior mais formação em pré hospitalar muito mais que algum dia um TAE ou TAS ou o que queiram chamar terá!!!e se um profissional com 4 anos de curso superior mais a formação na area do pré hospitalar nao é suficientemente bom e nao tras nada de novo ao pré hospitalar nao serao de CERTEZA NENHUMA os TAE, TAS OU TEPH QUE IRAO FAZER A DIFERENÇA!!! TENHAM VERGONHA NESSA CARA!!
Anónimo das 08.51
A sua ignorancia é de tal maneira assustadora que ponderei seriamente nem lhe responder.
De qualquer forma só para o calar, bem caladinho, mas ao mesmo tempo nao perdendo muito tempo consigo, aconselho-o a visionar a reportagem sobre o INEM feita em 1999 na SIC (pode encontra-la no youtube) e depois venha cá dizer quem é o aldrabão e ignorante...
Enfermeiros com autonomia no SAV?? Deve ter sido por isso que se criou à pressa o SIV, precisamente porque os enfermeiros podem fazer SAV na EPH...
Pronto, ja perdi mais de 2 minutos consigo, recuso-me a dar mais que isso! Não merece. Já agora, cultive-se um pouco...ignorante!
abc
A sua ignorancia é de tal maneira assustadora que ponderei seriamente nem lhe responder.
De qualquer forma só para o calar, bem caladinho, mas ao mesmo tempo nao perdendo muito tempo consigo, aconselho-o a visionar a reportagem sobre o INEM feita em 1999 na SIC (pode encontra-la no youtube) e depois venha cá dizer quem é o aldrabão e ignorante...
Enfermeiros com autonomia no SAV?? Deve ter sido por isso que se criou à pressa o SIV, precisamente porque os enfermeiros podem fazer SAV na EPH...
Pronto, ja perdi mais de 2 minutos consigo, recuso-me a dar mais que isso! Não merece. Já agora, cultive-se um pouco...ignorante!
abc
Ao anónimo das 6/25/2012 08:51:00 PM
estou plenamente de acordo consigo, para segurança do utente o pré-hospitalar tal como o hospitalar é da competência do médico e do enfermeiro, o resto é folclore e ganância de determinadas pessoas sem escrúpulos que já deviam ter sido afastadas do INEM porque são incompetentes e estão lá para servir os seus interesses e não o interesse e a segurança do cidadão,querem desregular para reinar.
O lugar dos TAs ou TAEs ou o que quer como sejam chamados é a conduzir as viaturas e apoio na logística e nada mais !!!
estou plenamente de acordo consigo, para segurança do utente o pré-hospitalar tal como o hospitalar é da competência do médico e do enfermeiro, o resto é folclore e ganância de determinadas pessoas sem escrúpulos que já deviam ter sido afastadas do INEM porque são incompetentes e estão lá para servir os seus interesses e não o interesse e a segurança do cidadão,querem desregular para reinar.
O lugar dos TAs ou TAEs ou o que quer como sejam chamados é a conduzir as viaturas e apoio na logística e nada mais !!!
Sr. anonimo das 8h51, sendo eu uma pessoa educada e não gostar de me meter neste tipo de discussões, custa-me ter que lhe dizer que ignorante é o Sr. pois a 1ª VMER que existiu (VMER CODU Lisboa) apenas era tripulada por TAS com formação complementar e Médico, foi assim desde o seu início até 2007. Posso dar outros casos de VMER que eram tripuladas por Médico, Enfermeiro ou TAS (com formação complementar) VMER Cascais, Almada, Xico, Loures, CHC, HUC, Figueira da Foz que, na sua maioria apenas passaram a ser tripuladas exclusivamente por Médico e Enfermeiro a partir de 2006/2007.
Dou-lhe um conselho….antes de partir para o insulto e de se armar em inteligente, faça uma pesquisa para não fazer figura de urso.
Cumprimentos
Dou-lhe um conselho….antes de partir para o insulto e de se armar em inteligente, faça uma pesquisa para não fazer figura de urso.
Cumprimentos
lol os enfermeiros querem ser médicos
os TAEs querem ser enfermeiros.
Para quê discussões? A "evolução" tem de funcionar para os dois lados. ;)
os TAEs querem ser enfermeiros.
Para quê discussões? A "evolução" tem de funcionar para os dois lados. ;)
Na componente técnico científica é permitida, não obrigatória, a gestão por médicos...
Mais uma carreira de nados mortos.
Mais uma carreira de nados mortos.
Comunicado do Sindicato dos Enfermeiros relativo à injustiça cometida pelo CA do Hospital são João a uma Enfermeira.
(Cada vez mais isto é uma selva, com Gestores completamente pecos das ideias, só com cifrões e cunhas em vista. É quase como isto dos TAE´s)
http://www.enfermeiros.pt/content/view/1248/1/
(Cada vez mais isto é uma selva, com Gestores completamente pecos das ideias, só com cifrões e cunhas em vista. É quase como isto dos TAE´s)
http://www.enfermeiros.pt/content/view/1248/1/
Os enfermeiros portugueses continuam a ver tudo como se de uma guerra se tratasse. Sempre em guerra contra as outras profissões, e sempre com as queixinhas do costume, de que os outros é que são os maus e que usurpam as funções dos srs. enfermeiros, esquecendo quando acontece o contrário. Tenham dó, deixem de viver na "twilight zone". Acabem com esses complexos.
http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Paginas/EnfAlexandreTomasapresentaCursodeSuporteBasico.aspx
Desculpem lá, mas eis mais uma prova do facciosismo da actual OE.
O Enf. Alexandre é que apresenta? Ainda vai roubar o lugar ao João Baião!
A exemplificação que a colega fez, não foi apenas de como accionar o 112!
A cereja em cima do bolo, vem na hiperligação para o vídeo do programa da RTP. O importante é a intervenção do Enf. Alexandre, ou pelo contrário é a demonstração de SBV da Enf.ª Célia?
Pois é…
Desculpem lá, mas eis mais uma prova do facciosismo da actual OE.
O Enf. Alexandre é que apresenta? Ainda vai roubar o lugar ao João Baião!
A exemplificação que a colega fez, não foi apenas de como accionar o 112!
A cereja em cima do bolo, vem na hiperligação para o vídeo do programa da RTP. O importante é a intervenção do Enf. Alexandre, ou pelo contrário é a demonstração de SBV da Enf.ª Célia?
Pois é…
É PEGAR NO CARRO E CORRER PARA O HOSPITAL!!! OU ANDAR COM UM KIT NA MALA DO CARRO!! MEDO!! VEJAM LÁ... http://www.ambulancetoday.co.uk/downloads/AT_August_2011.pdf
Sr. Enfermeiro Anonimo das 6/25/2012 08:51:00.
As VMER (VMER CODU LISBOA) começaram com Médico e TAS(com formação especifica) que se manteve até 2007. As VMER de Almada, Cascais, S. Francisco, HOC, CHC, Figueira da Foz foram constituidas por Médico e Enfermeiro ou TAS(com formação especifica) salvo erro até 2007. Antes de falar informe-se.
Cumprimentos.
As VMER (VMER CODU LISBOA) começaram com Médico e TAS(com formação especifica) que se manteve até 2007. As VMER de Almada, Cascais, S. Francisco, HOC, CHC, Figueira da Foz foram constituidas por Médico e Enfermeiro ou TAS(com formação especifica) salvo erro até 2007. Antes de falar informe-se.
Cumprimentos.
TAE / ENFERMEIRO - ESTE TIPO DE COMPARAÇÃO NÃO TEM LÓGICA NEM SENTIDO - NÃO EXISTE TERMO DE COMPARAÇÃO.
ESTÁ TUDO DOIDO
ESTÁ TUDO DOIDO
Ora num comunicado do SE - Sindicato doas Enfermeiros, dizia assim: "Enquanto os responsáveis pela mudança não dotarem os Serviços dos Enfermeiros, que outros países, com mais recursos económicos, já dotaram, para melhorarem o binómio custo/benefício ou quantidade/qualidade, a nossa realidade continua a ser fictícia e os cuidados básicos, secundários e terciários de Enfermagem, continuam a faltar à População.
E não faltam mais, porque os Enfermeiros se desdobram, cada 1, em 3 e 4, para suprirem, minimamente, as carências da População.”
Vendo as coisas assim, porque raio insistem em querer enfiar agora TATA´s e TOTO´s no EPH? Com tanto Enfermeiro capaz, e desempregado, que podia estar a fazer bem melhor que um técnico? Sei que ficam mais baratuchos mas o barato paga-se caro...
É que comparar 4 mil e muitas horas de formação base, com umas 400 (nem isso?)...
E não faltam mais, porque os Enfermeiros se desdobram, cada 1, em 3 e 4, para suprirem, minimamente, as carências da População.”
Vendo as coisas assim, porque raio insistem em querer enfiar agora TATA´s e TOTO´s no EPH? Com tanto Enfermeiro capaz, e desempregado, que podia estar a fazer bem melhor que um técnico? Sei que ficam mais baratuchos mas o barato paga-se caro...
É que comparar 4 mil e muitas horas de formação base, com umas 400 (nem isso?)...
Comparar TAEs com Enfermeiros, faz tanto sentido quanto comparar Enfermeiros com Médicos!!
Da 1a comparaçao os enfs nao gostam, mas da 2a, é outra historia...
Alias o fosso de diferença formativa, de actuação, responsabilidade etc entre as 2 profissões é bem maior na 2a comparaçao do que na primeira...
Mas isto custa muito a ouvir aos srs. enfermeiros ;)
Da 1a comparaçao os enfs nao gostam, mas da 2a, é outra historia...
Alias o fosso de diferença formativa, de actuação, responsabilidade etc entre as 2 profissões é bem maior na 2a comparaçao do que na primeira...
Mas isto custa muito a ouvir aos srs. enfermeiros ;)
Anónimo disse...
“ Comparar TAEs com Enfermeiros, faz tanto sentido quanto comparar Enfermeiros com Médicos!!
Da 1a comparaçao os enfs nao gostam, mas da 2a, é outra historia...
Alias o fosso de diferença formativa, de actuação, responsabilidade etc entre as 2 profissões é bem maior na 2a comparaçao do que na primeira...
Mas isto custa muito a ouvir aos srs. enfermeiros ;) “
Não, nem por isso, pois afinal o que separa o curso de medicina do de enfermagem são 900 horas;
E falemos agora do fosso de formação entre TAE´s e Enfºs? =)
“ Comparar TAEs com Enfermeiros, faz tanto sentido quanto comparar Enfermeiros com Médicos!!
Da 1a comparaçao os enfs nao gostam, mas da 2a, é outra historia...
Alias o fosso de diferença formativa, de actuação, responsabilidade etc entre as 2 profissões é bem maior na 2a comparaçao do que na primeira...
Mas isto custa muito a ouvir aos srs. enfermeiros ;) “
Não, nem por isso, pois afinal o que separa o curso de medicina do de enfermagem são 900 horas;
E falemos agora do fosso de formação entre TAE´s e Enfºs? =)
"Alias o fosso de diferença formativa, de actuação, responsabilidade etc entre as 2 profissões é bem maior na 2a comparaçao do que na primeira...”
Bem maior? quer um exemplo? Um medicamento para um utente: o médico prescreve (a responsabilidade de adequar o fármaco à patologia, ao doente, à situação);
O enfermeiro administra (responsabilidade de certificar que o fármaco prescrito, dosagem, via de administração, são adequadas, vigiar reacções esperadas ou secundarismos iatrogénicos, agir em caso de reacção inesperada).
responsabilidade do TAE nos moldes propostos? Fazer o que o médico manda fazer....
Mas isto custa a ouvir a algumas pessoas =)
assim como o facto de não serem muitas as horas de formação de base entre Medicina e Enfermagem =)
E para que se arrume o assunto, médicos, enfermrios, TAE, não se comparam; sobretudo o 1º e 2º, com os 3ºs. É que não há maneira... Cada um com a sua responsabilidade, cada um com a sua importancia.
Bem maior? quer um exemplo? Um medicamento para um utente: o médico prescreve (a responsabilidade de adequar o fármaco à patologia, ao doente, à situação);
O enfermeiro administra (responsabilidade de certificar que o fármaco prescrito, dosagem, via de administração, são adequadas, vigiar reacções esperadas ou secundarismos iatrogénicos, agir em caso de reacção inesperada).
responsabilidade do TAE nos moldes propostos? Fazer o que o médico manda fazer....
Mas isto custa a ouvir a algumas pessoas =)
assim como o facto de não serem muitas as horas de formação de base entre Medicina e Enfermagem =)
E para que se arrume o assunto, médicos, enfermrios, TAE, não se comparam; sobretudo o 1º e 2º, com os 3ºs. É que não há maneira... Cada um com a sua responsabilidade, cada um com a sua importancia.
Bem quase que comem o anonimo6/25/2012 08:51:00 PM, mas uma coisa é certa mesmo que tenham existido VMER´s tripuladas por TAS e Médico fico com a duvida o TAS canalizava acessos venosos dava medicação, algaliava, entubava? ou o médico é que faria isso? (só a titulo de curiosidade)e nessa altura lá esta falta de Enfermeiros...quando a VMER passou a ser triupulada por médico e enfermeiro sem duvida ficou com mais qualidade, sejamos serios estamos a falar de uma verdadeira equipa médica a semelhança de um hospital...como tal seria andar para tras se agora a VMER deixa-se de ser tripulada por enfermeiro para lá ir um TAE OU TAS...Eu ainda sou da opiniao que nem pra condutor da VMER devia haver um TAS OU TAE quando a VMER fosse numa ocorrencia no transporte para o hospital, médico e enfermeiro junto da vitima e um dos elementos da ambulancia levava a VMER!outra coisa pra quem falou aqui no SAV e autonomia...ja pensaram que o proprio SAV é um protocolo??? a formação é igual pra médico e enfermeiro isto porque o SAV não passa de um protocolo...logo quando não há médico presente pra seguir o SAV ou existe a impossibilidade deste actuar o enfermeiro que seja detendor de um curso SAV pode actuar sem o médico!de modo a salvar a vida da vitima se possivel... isto porque esta a seguir um protocolo chamado SAV.Eu so acho graça no meio disto tudo porque é que os TAE´s nao tentam correr tambem com os médicos do pré hospitalar visto que eles é que são bons e é a unica profissao que foi criada exclusivamente para o pré hospitalar?? deviam exigir um curso superior de 4 anos e correr com médicos e enfermeiros do pré hospitalar ai sim aplaudia e concordava! agora o que se passa actualmente é um ataque a enfermagem e sabem muito bem que o é!
Eu enquanto ex-aluno de enfermagem e hoje em dia, estudante de Medicina ( 5º ano) posso garantir que essa das 900 horas é uma ilusão.
Primeiro nunca vi isso escrito em lado algum, mas garanto-vos que se dá mais matéria num mês em Medicina, do que num ano em enfermagem... E as capas cheias na estante provam-no... De resto não há ninguém que tenha estado nos 2 cursos que contradiga esta afirmação...
Agora contem lá as horas que quiserem, dem as voltas que quiserem, comparar TAEs e enfermeiros não faz sentido, tal como não faz enfermeiros e Médicos... Como alguém disse e bem, o fosso entre as duas é avassalador, até porque não há nenhum Médico hoje em dia a exercer com o curso base, logo há que acrescentar mais 1 ano de IAC e 4 a 6 de especialidade... 900 horas?? lol... ;)
Primeiro nunca vi isso escrito em lado algum, mas garanto-vos que se dá mais matéria num mês em Medicina, do que num ano em enfermagem... E as capas cheias na estante provam-no... De resto não há ninguém que tenha estado nos 2 cursos que contradiga esta afirmação...
Agora contem lá as horas que quiserem, dem as voltas que quiserem, comparar TAEs e enfermeiros não faz sentido, tal como não faz enfermeiros e Médicos... Como alguém disse e bem, o fosso entre as duas é avassalador, até porque não há nenhum Médico hoje em dia a exercer com o curso base, logo há que acrescentar mais 1 ano de IAC e 4 a 6 de especialidade... 900 horas?? lol... ;)
“ 900 horas?? lol... ;) “
sim, 9oo HORAS!! dificuldades de conmpreensão? Talvez mais uns anitos (anda no 3º mais parece...) de aulas ajudem a entender, e sobretudo a compreender que o conteúdo formativo de Enfermagem, pºara formar ENFERMEIROS e não pseudo-médicos, é bastante completo.
Espanta-me que um ex-Enfº vilipendie assim a sua exz-profissão, os seus ex-colegas; na altura em que era Enfº, quase aposto que defendia e bem o conteúdo e qualidade do ensino (geralmente) em Enfermagem... lol!
sim, 9oo HORAS!! dificuldades de conmpreensão? Talvez mais uns anitos (anda no 3º mais parece...) de aulas ajudem a entender, e sobretudo a compreender que o conteúdo formativo de Enfermagem, pºara formar ENFERMEIROS e não pseudo-médicos, é bastante completo.
Espanta-me que um ex-Enfº vilipendie assim a sua exz-profissão, os seus ex-colegas; na altura em que era Enfº, quase aposto que defendia e bem o conteúdo e qualidade do ensino (geralmente) em Enfermagem... lol!
lamento que esteja desiludido com a sua ex-profissão (acredite, como bem o compreendo, é que isto às vezes, desespera..) e tenha procurado outra “saída”; fez bem, boa sorte e tudo de bom.
Mas como fica mal cuspir no prato onde comeu... e comer do prato onde cuspiu...
entristece-me.
enfim. que se torne bom médico, ao invés dum ser humano presunçoso e ignóbil.
Mas como fica mal cuspir no prato onde comeu... e comer do prato onde cuspiu...
entristece-me.
enfim. que se torne bom médico, ao invés dum ser humano presunçoso e ignóbil.
Estou curioso, será que alguém me pode informar quem é esta "célebre" figura que ora é Talibã da Beiras, ora é Doutor Médico, ora é anónimo.
E já agora se de facto é como dizem que está a tirar o Curso de Medicina, alguém me sabe dizer onde?
Obrigado
E já agora se de facto é como dizem que está a tirar o Curso de Medicina, alguém me sabe dizer onde?
Obrigado
Ao anonimo 6/28/2012 07:32:00 PM ex-estudante de enfermagem hoje estudante de medicina do 5º ano, não me diga que ainda está na pré-história? Hoje a melhor evidência não está nas capas das estantes… e já lá diz o ditado…”um burro carregado livros é um doutor… e um doutor é um burro carregado de livros” que é o que você será, já que tem tantos livros.
Está redondamente enganado existem 748 médicos sem especialidade em Portugal continental no SNS, pode confirma-lo no Relatório de Pessoal do Sector da Saúde, quadro 49, pag.51:
Administração Central do Sistema de Saúde, I P (ACSS). (2012) Inventário de Pessoal do Sector da Saúde. Disponível em:
http://www.acss.min-saude.pt/Portals/0/Inventário_vf.pdf
Nas contas do mesmo relatório também pode comprovar que há:
26767 Médicos (pessoas)
25451 Médicos (empregos)
A diferença entre Médicos (pessoas) e Médicos (empregos) é de 1316. Há 1316 Médicos que têm dois empregos no SNS, o dia destes não têm 24 horas de certeza tem 48 horas.
Nota: E existiriam muitos mais se pagassem as especialidades do próprio bolso, com o fazem os restantes profissionais.
Passe bem e não se esqueça de tomar as gotas , não vá num ataque de raiva auto agredir-se, pode não parecer mas estou bastante preocupado com a sua saúde mental.
Está redondamente enganado existem 748 médicos sem especialidade em Portugal continental no SNS, pode confirma-lo no Relatório de Pessoal do Sector da Saúde, quadro 49, pag.51:
Administração Central do Sistema de Saúde, I P (ACSS). (2012) Inventário de Pessoal do Sector da Saúde. Disponível em:
http://www.acss.min-saude.pt/Portals/0/Inventário_vf.pdf
Nas contas do mesmo relatório também pode comprovar que há:
26767 Médicos (pessoas)
25451 Médicos (empregos)
A diferença entre Médicos (pessoas) e Médicos (empregos) é de 1316. Há 1316 Médicos que têm dois empregos no SNS, o dia destes não têm 24 horas de certeza tem 48 horas.
Nota: E existiriam muitos mais se pagassem as especialidades do próprio bolso, com o fazem os restantes profissionais.
Passe bem e não se esqueça de tomar as gotas , não vá num ataque de raiva auto agredir-se, pode não parecer mas estou bastante preocupado com a sua saúde mental.
Errata: em referente ao post6/ 29/2012 02:46:00 AM
Há 26767 Médicos (empregos) e 25451 Médicos (pessoas).
As minhas desculpas!
Há 26767 Médicos (empregos) e 25451 Médicos (pessoas).
As minhas desculpas!
Ah já agora, para o "900 horas LOL":
curso base de Enfermagem= 4605 h;
curso base de Medicina= 5640 h;
faz lá as contas.... ; ) lol
curso base de Enfermagem= 4605 h;
curso base de Medicina= 5640 h;
faz lá as contas.... ; ) lol
Ademar das 04.54
Sentes-te importante assim?? Es quase quase um mini Médico!! Os meus parabéns!! Es daqueles que "quase" lá chegou, "quase" ganhou, "quase" conseguiu...
Não deve ser fácil viver assim, de qualquer forma, se te faz sentir bem pensar que es "quase" outra coisa qualquer, então força nisso!!
Eu achava mais produtivo os enfermeiros enveredarem por caminhos próprios da enfermagem, e desenvolverem esses mesmos caminhos, do que andar permanentemente nesta triste demonstração de complexo de inferioridade, onde até as horas comparam com a Medicina, para mostrar que estiveram "quase" lá... Estou certo que há enfermeiros que pensam exactamente isto..
By the way, a vontade 90% dessas horas de enfermagem são práticas, ao contrário das de Medicina, quase todas teoricas. É por isso caro Ademar, que no fim do curso, um enfermeiro sabe fazer muito mais coisas ao doente que o Médico, mas limita-se a fazer aquilo que o Médico prescreve, porque saber fazer e saber o que fazer, são coisas muito muito diferentes!!
Boas contas! ;)
Sentes-te importante assim?? Es quase quase um mini Médico!! Os meus parabéns!! Es daqueles que "quase" lá chegou, "quase" ganhou, "quase" conseguiu...
Não deve ser fácil viver assim, de qualquer forma, se te faz sentir bem pensar que es "quase" outra coisa qualquer, então força nisso!!
Eu achava mais produtivo os enfermeiros enveredarem por caminhos próprios da enfermagem, e desenvolverem esses mesmos caminhos, do que andar permanentemente nesta triste demonstração de complexo de inferioridade, onde até as horas comparam com a Medicina, para mostrar que estiveram "quase" lá... Estou certo que há enfermeiros que pensam exactamente isto..
By the way, a vontade 90% dessas horas de enfermagem são práticas, ao contrário das de Medicina, quase todas teoricas. É por isso caro Ademar, que no fim do curso, um enfermeiro sabe fazer muito mais coisas ao doente que o Médico, mas limita-se a fazer aquilo que o Médico prescreve, porque saber fazer e saber o que fazer, são coisas muito muito diferentes!!
Boas contas! ;)
As contas são para evidenciar não que Enfermagem é quase Medicina à excepção de 900 horas, mas sim de que é uma licenciatura de complexidade similar, tal como ambas profissões, que apesar de aparentarem ser parecidas, têm muito de próprio.
Entretanto, não me julgo um “quase”, ao contrário de remoídos que sempre estiveram quase para isto e aquilo. Sou 100% enfermeiro e com muito gosto =)
E não sou capacho de nenhum médico, pois quem “manda” em mim é o meu chefe de Enfermagem, e não sigo ordens médicas, mas sim indicações, pois posso sempre anular a prrsscrição de um médico se considerar haver erro ou por alguma eventualidade ciscunstancial. Isto não significa que ande à procura de andar às turras com os médicos, querendo à força toda “mostrar-me” independente. Ao contrário do meu amigo que gosta de armar chinfrim com os Enmfermeiros e até com os Médicos, não é/ foi? ;)
Felicidades!
Entretanto, não me julgo um “quase”, ao contrário de remoídos que sempre estiveram quase para isto e aquilo. Sou 100% enfermeiro e com muito gosto =)
E não sou capacho de nenhum médico, pois quem “manda” em mim é o meu chefe de Enfermagem, e não sigo ordens médicas, mas sim indicações, pois posso sempre anular a prrsscrição de um médico se considerar haver erro ou por alguma eventualidade ciscunstancial. Isto não significa que ande à procura de andar às turras com os médicos, querendo à força toda “mostrar-me” independente. Ao contrário do meu amigo que gosta de armar chinfrim com os Enmfermeiros e até com os Médicos, não é/ foi? ;)
Felicidades!
anónimo “ Sentes-te importante assim?? Es quase quase um mini Médico!! Os meus parabéns!! Es daqueles que "quase" lá chegou, "quase" ganhou, "quase" conseguiu..."
“ Não deve ser fácil viver assim, de qualquer forma, se te faz sentir bem pensar que es "quase" outra coisa qualquer, então força nisso!! “
Talibã voooolta a atacar! Mais uma vez a projectar suas frustraçõea antigas e actuais sobre os outros!! Finta de um lado, troca do outro, remata mas.... falhou! Uma pessoa que falha em suma! Um... falhado? Pelo que temos visto então nem USF, nem mulher, nem dignidade, nem respeito, nem ponta d carácter. Ao menos sobra o Medicina para se elevar segundo julga. Como foi um “quase”, todos os outros passam a ser como ele já foi, e é!
Nunca hás-de ser mais que um QUASE, amigalhaço! ; ) lol
“ Não deve ser fácil viver assim, de qualquer forma, se te faz sentir bem pensar que es "quase" outra coisa qualquer, então força nisso!! “
Talibã voooolta a atacar! Mais uma vez a projectar suas frustraçõea antigas e actuais sobre os outros!! Finta de um lado, troca do outro, remata mas.... falhou! Uma pessoa que falha em suma! Um... falhado? Pelo que temos visto então nem USF, nem mulher, nem dignidade, nem respeito, nem ponta d carácter. Ao menos sobra o Medicina para se elevar segundo julga. Como foi um “quase”, todos os outros passam a ser como ele já foi, e é!
Nunca hás-de ser mais que um QUASE, amigalhaço! ; ) lol
Ao anónimo das 6/29/2012 07:44:00 PM tu achavas mais produtivo os enfermeiros enveredarem por caminhos próprios da enfermagem, só que tu não achas nem deixas de achar coisa nenhuma, continua a falar para o próprio umbigo grande máxi médico!Dás-me vontade de rir o que é que tu sabes dos cursos dos outros arrogante! Conheces o termo aprendizagem experiencial ao longo da vida e a importância do currículo oculto(começa a ler algo de Eraut e Perrenoud Faz-te bem!). Meu caro tantas horas de estudo e só sabes fazer alguma coisa de útil quando vais gastar o dinheiro dos nossos impostos a chular mais uns anitos o erário público a passear o estetoscópio na especialidade. Numa sociedade que tem de ser sustentável, este tipo de desperdícios tem de ser equacionado, não achas?
Quanto a que o enfermeiro limita-se a fazer aquilo que o médico prescreve ( vês escrevi médico com letra pequena...). Sabes bem que depende do que prescreves, porque para tua infelicidade os enfermeiros tem de formação mais de 10% de aulas teóricas, o que lhes permite agir mas de forma refletida, e é aqui que começa a a tua insegurança e desmoronar o teu ego inflamado, os tiques de superioridade que mais não são do que um complexo de inferioridade encapotado. Não tenhas medo ninguém te tira nada, porque nem tudo é teu.
Quanto a que o enfermeiro limita-se a fazer aquilo que o médico prescreve ( vês escrevi médico com letra pequena...). Sabes bem que depende do que prescreves, porque para tua infelicidade os enfermeiros tem de formação mais de 10% de aulas teóricas, o que lhes permite agir mas de forma refletida, e é aqui que começa a a tua insegurança e desmoronar o teu ego inflamado, os tiques de superioridade que mais não são do que um complexo de inferioridade encapotado. Não tenhas medo ninguém te tira nada, porque nem tudo é teu.
Anónimo disse...
"de complexidade similar"???
Não faz mesmo ideia nenhuma do que está a falar...
6/30/2012 09:37:00 AM
Claro que não sabe!!! Sabe você!...mas só sabe aquilo que lhe interessa não é!... o tempo vai-se encarregar de repor a verdade... há deuses ou que se acham deuses,que se esquecem que têm os pés de barro.Está assustado? pois o cerco está a apertar.O tempo de que todos são iguais, mas uns são mais iguais que os outros vai acabar,são profissionais que fazem parte do elo da cadeia, mas não são a cadeia na sua totalidade, fiz-me entender Lol!
"de complexidade similar"???
Não faz mesmo ideia nenhuma do que está a falar...
6/30/2012 09:37:00 AM
Claro que não sabe!!! Sabe você!...mas só sabe aquilo que lhe interessa não é!... o tempo vai-se encarregar de repor a verdade... há deuses ou que se acham deuses,que se esquecem que têm os pés de barro.Está assustado? pois o cerco está a apertar.O tempo de que todos são iguais, mas uns são mais iguais que os outros vai acabar,são profissionais que fazem parte do elo da cadeia, mas não são a cadeia na sua totalidade, fiz-me entender Lol!
“...é aqui que começa a a tua insegurança e desmoronar o teu ego inflamado, os tiques de superioridade que mais não são do que um complexo de inferioridade encapotado. Não tenhas medo ninguém te tira nada, porque nem tudo é teu.”
MAS É QUE DISSESTE TUDO!! RISOS!
MAS É QUE DISSESTE TUDO!! RISOS!
"Anónimo disse...
Estou curioso, será que alguém me pode informar quem é esta "célebre" figura que ora é Talibã da Beiras, ora é Doutor Médico, ora é anónimo.
E já agora se de facto é como dizem que está a tirar o Curso de Medicina, alguém me sabe dizer onde?
Obrigado
6/28/2012 11:32:00 PM”
é procurar UBI; ACES Dão Lafões ; )
Estou curioso, será que alguém me pode informar quem é esta "célebre" figura que ora é Talibã da Beiras, ora é Doutor Médico, ora é anónimo.
E já agora se de facto é como dizem que está a tirar o Curso de Medicina, alguém me sabe dizer onde?
Obrigado
6/28/2012 11:32:00 PM”
é procurar UBI; ACES Dão Lafões ; )
A verdade dói. O ex-estudante de enfermagem e actual futuro Médico tocou na ferida. Ele disse tudo. Os enfermeiros não gostaram de ler a verdade. Porque será?...
Enviar um comentário
<< Home