sábado, julho 07, 2012

Resumo da reunião do SEP com o MS (05-07-12)

Ler, aqui.

Na minha opinião (DE), qual o valor mínimo/hora para a prestação de serviços de Enfermagem?
.
A propósito do um valor mínimo aceitável (a servir de referência) para a prestação de serviços, tem sido aventado o valor/hora correspondente da "base" (pressupõe que seja o primeiro "nível"/índice) da carreira de Enfermagem - o que me parece manifestamente injusto!
Em primeiro, como todos sabemos, padecemos de uma retribuição salarial (a tal constante na respectiva carreira) muito pouco razoável (e discriminatória comparativamente a outras classes)! Em segundo, estabelcendo um cenário hipotético: considerando o mesmo valor/hora (hipoteticamente, 8 euros), o Enfermeiro com vínculo (direito a férias, subsídios, compensações, etc), aferirá - sempre! - um rendimento global superior!
Nesta matéria concordo com absoluto com o Sindicato dos Enfermeiros:

"Para não faltar nada no cenário, um sindicato veio fazer o preço dos 11€ x 7 = 77€ x 5 dias = 385 €/ semana x 4 semanas = 1540€. Curiosidade; o dito sindicato da suspeita acha, finalmente, este valor/hora justo. Nós também.
Até que enfim; leram o DL 34/90, artigo 3º, o qual determina como salário de entrada dos licenciados em Enfermagem 1520€/mês, desde há 22 anos!!!"
.
11 euros/hora - concordo; uma compensação um pouco mais coerente e compatível com as qualificações, diferenciação e responsabilidades de um Enfermeiro! (se pensarmos que nos dias de hoje qualquer trabalhador indeferenciado aufere entre 7 a 10 euros...)
Não esquecer que relativamente aos Enfermeiros (e profissionais em geral) com vínculo, o Estado tem um encargo total, em média e a grosso modo, contabilizável como dobro do valor/hora desse Enfermeiro...
. 
Daqui em diante, se se continuar a recorrer ao outsourcing (esperemos que para necessidades não permanentes), que vai ter de "esmagar" a respectiva margem serão as empresas e não os Enfermeiros (as ditas empresas mantinham, inflexivelmente, o seu lucro). Basta isto, para que a selecção natural dê continuidade à sua obra (sempre inacabada)...
____________________________________________________________________-
Nota: fórmula para cálculo de valores/hora= 12 x vencimento/52 x (carga horária semanal).

Comments:
Recebi um mail do sindicato com a seguinte informação:

“O MS vai avaliar junto destas Instituições, designadamente no Hospital de Santarém, EPE; no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE/Hospital de Águeda; na Unidade Local de Saúde da Guarda, EPE; nos Centros Hospitalares do Médio Ave, EPE e de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE se os postos de trabalhos ocupados por estes enfermeiros correspondem a necessidades permanentes.”

Dr. Enfermeiro,
confirma esta informação em relação ao Hospital de Gaia?
 
e continuamos a falar, mas medidas em concreto nada... assim continuaremos por muitos e bons anos...
 
Um excelente ponto de vista, e felicidade! o SEP abre os olhos (à pressão mais parece mas enfim, antes um pouco que nada).
 
Ao terem aceite baixar o nº de horas a contratar para os Médicos, e determinar um mínimo salarial pºara os mesmos.... então vai ter que ser a mesma coisa para os Enfemeiros..!

Senão... porrada da grossa!!!!
 
que vergonha!!!!somos humilhados em todo o mundo:http://internacional.elpais.com/internacional/2012/07/06/actualidad/1341565720_809076.html
 
Ao primeiro comentário:

acha mesmo que lhe vai responder?
Vai assobiar para o lado
 
PROSTITUIÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Caros colegas foi giro ver o SEP (Guadalupes, Zé Carlos, Pedro Frias, etc) com as bandeirinhas e os apitos. Já estava com saudades...
Tantas saudades. Por outro lado, sempre que vejo bandeiras e ouço apitos, sei que não dá em nada. Nunca vai dar. SÃO REMATES E MAIS REMATES AO POSTE.
Reparei que também andava lá muita malta do antigo regime da Ordem. É engraçado!!! Desceram à terra e misturaram-se com os mais comuns dos mortais.
Resumindo: sendo apartidário. Estou farto da CGTP e do PCP. Do Zé, da Guadalupe e de todos os que não sabem o que é a Enfermagem.
 
Podíamos estar a auferir de maneira tão digna... Podiamos ser tão melhor tratados e valorizados...
Devíamos ter tão melhores condições de trabalho, uma carreira digna e justa, uma perspectiva de trabalho e de vida igualmente dignificantes, do que é ser Enfermeiro...

Sempre preteridos, sempre ultrapassados, constantemente humilhados e esquecidos... até quando??
Espero que este recente episódio, possa ser mais um passo (de bebé, que seja!) para avançar a um justo e digno salário, para a autonomia ajustada, para termos dotações seguras (para nós e utentes), coerente com o real valor da Enfermagem.

Todos têm lugar na Saúde; não só os Médicos podem ser sempre beneficiados (nada contra Eles, mas contra..”eles”), mas esse sempre foi um dos motivos da “rivalidade” entre a Enfermagem e a Medicina em portugal; a diferença do beneficio de uns, em detrimento de o dos outros, sempre deu em insatisfação, e irritação; contra o Sistema, que não são os médicos que comigo trabalham que têm culpa.
Só os garbosos e elitistas (tipo o artista que se acha superior ao comum dos mortais), os governantes mafiosos e o corporativismo absurdo e abafante!

Mas esta é uma das propriedades da Natureza: a impermanência..!
É pela nossa acção que essa, pode ser acelerada!
 
Meu caro do norte, essa forma de pensar nunca te vai trazer felicidade nem esperança... direccionas demasiadamente o teu raciocínio para o ódio pela medicina.
As coisas não são assim, a medicina tem seguido o seu caminho, bem longe dos enfermeiros, não que roubar conteudo aos enfermeiros, não pretende humilhar os enfermeiros, antes pelo contrario, há inclusivamente faculdades de medicina que têm nos seus planos curriculares estágios clinicos em enfermagem, o que atesta o respeito que estes têm pela enfermagem. São os enfermeiros o problema da enfermagem, pq são os enfs que mantêm o paradigma da enfermagem, a cultura da enfermagem que passa por humilhar os seus alunos e prostituir os mais jovens profissionais.
Os médicos lutam desde que souberam que iriam ser sujeitos a um concurso de contratação de horas, têm conseguido alguns resultados interessantes, mas não chega... o que fizeram os enfs??? nada! deixaram andar até que a enfermagem foi para a lama.
É esta a diferença, não lutes contra a tua enfermagem, até acho que, pelo teu discurso, és um colega que pode descarregar essa frustração numa luta pela enfermagem, nunca contra a medicina, nunca numa luta vazia e que estará sempre perdida e, nessa altura, a frustração será cada vez maior!

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
Caro anónimo (7/07/2012 03:58:00 PM),

Eu faço parte de um grupo de pessoas que há muito paga cotas (para a Ordem e para o Sindicato) e que gostava de ter mais ACÇÃO por parte dessas estruturas.

Contudo, louvo o contributo/disponibilidade das pessoas ligadas a essas estruturas. Se não gosta do que vê, crie uma lista e concorra. Não vivemos numa democracia?

Curiosamente, ontem não vi nem bandeirinhas nem apitos!
Vi o Zé Carlos e a Guadalupe, mas também vi a Bastonária Maria Augusta, que num breve discurso, não se esqueceu de criticar a ARS (e o seu Presidente) e elogiar a conduta do SEP e do Germano.
Chama-se a isso, saber estar à altura. Se você não percebe que num momento destes, todos temos a obrigação de estar unidos por uma causa, então considere-se um caso perdido…

E não me venha com histórias: sabe quem lá esteve? O Jorge Pires (Presidente da Mesa da AG)!
 
AO ANÓNIMO DAS 7/07/2012 03:58:00 PM:

PODES FALAR ISSO MAS APENAS DA GS...
 
Paulo Macedo, CV abreviado:

Administrador da Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, SA MÉDIS, de 2001 a 2004.
Chega à Direcção Geral de Impostos (DGCI) em 2004 pela mão de Ferreira Leite, onde se manteve até 2007.
Ao longo da sua vida profissional passou ainda pelo Banco Comercial Português (entre 1993 a 1998 e mais recentemente entre 2007 e 2008, altura em que ocupou o lugar de director-geral desta instituição).
Paulo Macedo foi até há pouco tempo vice-presidente do conselho de administração executivo do Millennium BCP. Fora do grupo ocupa o cargo de vogal do Supervisory Board da Euronext, NV, é vice-presidente da comissão executiva do agrupamento de Alumni da AESE - Associação de Estudos Superiores de Empresa e ainda membro do conselho da escola do Instituto Superior de Economia e Gestão.

Um bom rapaz, sem interesses particulares a movê-lo e rodeado de bons e altruistas amigos, como se vê.

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
AO ANÓNIMO DAS 7/07/2012 03:58:00

Já a gora mais uma informação - O Pedro Frias também não estava lá... mas enfim... você é mais um dos que só consegue opinar atrás do computador... é tudo mau mas intervenção que dá trabalho... vão lá vocês que a mim não me apetece...
Veja se encontra um espelho em sua casa e, se encontrar, olhe para lá e veja se gosta do que vê... duvido muito!!!!
 
“estudante de medicina" disse...
"Meu caro do norte, essa forma de pensar nunca te vai trazer felicidade nem esperança... direccionas demasiadamente o teu raciocínio para o ódio pela medicina.”

Não, não creio que esteja a direccionar qualquer “ódio pela Medicina”, onde é que intuiu isso? Não confundir o meu desagrado pelo facto do corporativismo abafante, o lobby médico usurpador e limitador, e do facto dos governantes terem sempre preferido e protegido os médicos (sobretudo por termos sempre tido Ministros da Saúde médicos, que rapavam tudo para os seus - é ou não é verdade?), ter qualquer sentimento de mal estar com os médicos em geral...

isto é como p.ex. um fisioterapeuta que me faça sair todo empenado duma clínica porque foi bruto na massagem, que passam todos os fisioterapeutas a ser uns lenhadores; como um médico que me atenda numa consulta, prepotente, sem olhar para mim ou sem me pôr mãos em cima para examinar a minha dor ou queixa (consultas de secretária; deve custar muito levantar o cu da cadeira =D ) e passando-me receita-panaceia para tudo o que é maleita, que passam a ser todos os médicos frios, distantes, e que trabalham só à cata do Euro.


Fico isso sim, frustrado, muito melindrado, com o facto de continuarem a ser os médicos continuamente beneficiados;
Hoje de manhã, via no noticiário o Coelhinho a dizer que vão contratar mais médicos pois a carência é real, e têm que ter salários condignos..
Ora, EXIJO tratamento IGUAL para os Enfºs! Nos C.Saúde, nos serviços hospitalares, também não há carência gritante de bem mais Enfermeiros que os que há? Também não há uma brutal discriminação salarial para os Enfºs?? Não andam também com uma carreira que além de treta.. está congelada?

Exigir igualdade, exigir o que por direito nos é devido e por tanto tempo injustamente negado, é somente uma reacção normal; de quem vê o seu esforço pessoal, académico e profissional, jogado à lama e a ter o valor de lama...

Como enfº que é pergunto-lhe: isto tudo não o chateia? Não acha que em vez de levar 1000euros (sem descontos...) para casa, depois de anos de experiência, depois de ter andado a fazer uma licenciatura tão digna como a de medicina ou terapia da fala, de ter feito pós-graduações/mestrados/doutoramento, especialidades, e sobretudo, pelo incontornavel VALOR E IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM.... não merecia estar a ser devidamente remunerado e valorizado.. tal como um médico é?

Essa é, para mim, a questão.

não sou comunista; se um médico andou a estudar 10 anos até se diferenciar, não vejo nenhum problema que ganhe mais que eu (é uma questão de lógica, pelo menos para mim; não há razão para discutir isso);
mas não estou a pedir para ganhar como um médico especialista- peço antes para ser remunerado como Enfº, um licenciado que efectua um trabalho de elevada responsabilidade, de complexidade maior, de grande penosidade.

será pedir muito? ...se o Povo não tivesse exigido, há pouco mais que um ano lá pelos lados Árabes a queda das ditaduras.. continuavam a ser o bombo da festa dos ignaros e corruptos governantes!
A Enfermagem tem que fazer o mesmo!

Que venha a PRIMAVERA DA ENFERMAGEM! =)
 
De facto, o anónimo 7/07/2012 03:58:00 PM, parece ter uma fixação com a Guadalupe. Nossa! Que biolência!

Meu caro, eu não estou mandatado para defender quem quer que seja. Apenas olho para a realidade e faço uma interpretação do que me rodeia. Como já aqui se disse, quem não gosta da Guadalupe, cria uma lista e faz-lhe frente. Simples!

Mais: essa ideia de que o SEP está cheio de comunistas velhos e rabujentos, é completamente falsa. Quem esteve junto ao Ministério da Saúde na Sexta Feira podia ver uma colega sindicalista “à maneira” (estava vestida de amarelo).

Neste tópico, parece-me haver uma resposta em falta: no Hospital de Gaia há ou não subcontratação de enfermeiros?
 
Escreve assim, os bastonário mais votado e mais aclamado de sempre, um verdadeiro hino à liderança:
"O Sr Ministro continua a reiterar para a comunicação social uma vontade de diálogo que pouco cultivou durante seis meses.
Lembra os doentes que desprezam sobranceiramente as medidas de prevenção cardiovascular que os médicos insistentemente recomendam e que só depois de terem um grave enfarte do miocárdio que os deixa às portas da morte procuram remediar desesperadamente os graves erros cometidos. Por vezes, é tarde demais.
Demonstra também que o Sr. Ministro tem uma grande facilidade em falar com os jornalistas mas uma inabilidade extrema em dialogar com os profissionais de saúde e com os doentes. Talvez seja o reflexo dos seus vários assessores de comunicação, que nada acrescentam à saúde ou aos doentes, mas a quem paga principescamente, muito mais do que quer pagar a médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais de saúde ou contratualizar com as associações de doentes.
Há questões extraordinariamente relevantes em cima da mesa, mas o Sr. Ministro persiste em mistificar as mais importantes e em refugiar outras sob a capa de uma ingénua retórica política.
Revelando uma chocante frieza financeira e insensibilidade para qualquer problema social, o Sr. Ministro continua a obstinar-se em contratar médicos a 3,96 euros à hora, como faz com enfermeiros e nutricionistas, e em levar as associações de doentes, alimentadas por um dedicado voluntariado, à falência financeira e encerramento de portas.
Como afirma o Dr Paulo Mendo, ex-Ministro da Saúde, com toda a propriedade, “os médicos têm toda a razão em fazer greve neste contexto”. Fazem-no pelos direitos dos Doentes, pela Qualidade do SNS e pela dignidade e formação profissional dos Médicos. Fazem-no igualmente por todos os cidadãos deste país que estão a sofrer de uma “profunda desvalorização do trabalho”, parafraseando o politólogo André Freire.
Em boa verdade, o Sr. Ministro age como se não pretendesse dialogar seriamente com os sindicatos Médicos, não obstante para a comunicação social repetir à exaustão o contrário, talvez recordando a máxima de Joseph Goebbels de que “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. Num país onde quem não tem razão procura e privilegia a comunicação social, tudo vai mal.
Quem quer dialogar com seriedade fá-lo discretamente, nos gabinetes, nunca através do ruído da comunicação social.
Sejamos claros, as pequenas propostas que o Ministro apresentou sob pressão, pouco concretas e, nalguns casos, meras inevitalidades, não escondem que fugiu às questões essenciais e que não constituem suficiente substância para um diálogo profícuo a dois dias da greve dos Médicos.
Se o Sr. Ministro da Saúde continuar a sofrer da sua confrangedora incapacidade negocial, vai fazer transitar para o Primeiro Ministro um grave problema na Saúde.
Talvez seja necessário um mais amplo movimento de profissionais da Saúde e Doentes para o fazer compreender que os problemas da Saúde não se resolvem com simples atitudes cosméticas, rebuscadas e desleais estratégias comunicacionais ou meras operações financeiras.
Está tudo nas mãos do Sr. Ministro da Saúde. Veremos se o Dr Paulo Macedo tem as necessárias soluções ou se é apenas mais um dos muitos problemas deste Governo.
Pela nossa parte, os Médicos continuam totalmente disponíveis para um diálogo sério, honesto e com bases sólidas. Que até hoje nunca aconteceu.
José Manuel Silva
Bastonário da Ordem dos Médicos"

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
AO ANÓNIMO DAS 7/07/2012 03:58:00 PM:

Vai trabalhar parasita
 
Um pergunta se o SEP já reuniu com o Ministério e já se chegou aparentemente a um acordo, o que vai lá fazer o Germano na 2ªfeira, dia 9?

Cumprimentar o Ministro?
Colher os louros das negociações encetadas pelo SEP?
Tirar um fotografia com o Ministro (se sim não se esqueça de fazer um post só para essa foto)?
 
O novo director de enfermagem do CHGaia iniciou funções há pouco tempo, deixem o homem trabalhar, que raio de fixação (:
 
O novo director de enfermagem do CHGaia iniciou funções há pouco tempo, deixem o homem trabalhar, que raio de fixação (:
 
O novo director de enfermagem do CHGaia iniciou funções há pouco tempo, deixem o homem trabalhar, que raio de fixação (:
 
O novo director de enfermagem do CHGaia iniciou funções há pouco tempo, deixem o homem trabalhar, que raio de fixação (:
 
uhhh.... grandes resultados...

o MS compromete-se a rever os salários dos enfermeiros do concurso vergonhoso... em Setembro (ou "antes", vá)! Muito bom! Especialmente quando esse mesmo MS já disse que no caso dos médicos aceita que os concursos tenham por mínimo a base salarial da carreira médica. Conseguimos muito neste ponto!

No Rovisco Pais, nunca mais ninguém falou. Devem estar a "estudar" a maneira de dar o calote de modo mais disfarçado.

Agora vai ter lugar a greve dos médicos (mto bem srs drs!!) que querem, em tempos de crise:

melhores salários;
mínimo salarial nestes concursos;
2000 entradas para o quadro público;
definição do acto médico;
etc etc

ou seja:
- mais uma vez vamos ver que a crise é só para alguns e, embora reconheça que algumas destas reivindicações médicas fazem sentido, vejo que vão ter o que querem e não vai sobrar nadinha para mais ninguém.

- já sentiram a "ameaça" dos enfermeiros a seguir partos e doenças crónicas, vão definir uma legislação que vai arrombar com isso tudo!! O problema é que nas maternidades vão continuar a ser os enfermeiros a fazer a MAIORIA dos partos fisiológicos (sem registos aparentes disso), a seguir doentes crónicos (da maneira que der) na comunidade...

CONTUDO...
- vão continuar a explorar o país e a saúde dos portugueses (e sim, eu sei, ainda há médicos íntegros, que pensam mais no doente que no dinheiro, plo que não dirijo a critica a esses), pois a promiscuidade entre publico e privado vai ser cada vez PIOR, "operamos no privado e mandamos os cacos para o público" e outros que tais...

- vão continuar a fazer horas extra, que é algo que não entendo, pois podiam bem ter horários por turnos, poupavam bem mais dinheiro aos contribuintes.

(o que é fantástico é como é que o Bastonário (ou quem fez a carta por ele), através do discurso cuidado, faz parecer que todo este problema é culpa do ministro, que até tem trabalhado bem e lutado contra o lobbie, e descartam parte da culpa, subtilmente, para cima do ministro!! ele também tem culpas no cartório, é certo, mas mtos mtos mtos dos défices de gestão no SNS se devem à aldrabice e abuso dos srs drs!!! e agora coitadinhos dos doentes, não é??)

Senhores Enfermeiros: viram como os Senhores Médicos vão conseguir (e muito bem, pla luta unida e plo sucesso da mesma) TUDO o que querem. E NÓS???????

QUEREM CONTINUAR AS VIGÍLIAS? AS MIGALHAS SOBRANTES DA MESA DAS NEGOCIAÇÕES?

É PARA CONTINUAR COM ESTRATÉGIAS DE LUTA DESACTUALIZADAS, QUE JÁ PROVARAM NO PASSADO QUE NÃO DÃO EM NADA?? COMO É???

ACORDAMOS OU NÃO ACORDAMOS??
 
"Um pergunta se o SEP já reuniu com o Ministério e já se chegou aparentemente a um acordo, o que vai lá fazer o Germano na 2ªfeira, dia 9?

Cumprimentar o Ministro?
Colher os louros das negociações encetadas pelo SEP?”

O SEP negociou o quê? A belíssima carreira que temos (que nem temos ao fim e ao cabo)?
O SEP já conseguiu determinar um salário digno, quando? Na altura que o Carlos Martins oferecia o seu cadáver? O SEP ameaçou greve tal como os médicos, se não vir as justas reivindicações dos enfermeiros satisfeitas?
Ficamos à espera (sentados).
 
"Um pergunta se o SEP já reuniu com o Ministério e já se chegou aparentemente a um acordo, o que vai lá fazer o Germano na 2ªfeira, dia 9?

Cumprimentar o Ministro?
Colher os louros das negociações encetadas pelo SEP?”

O SEP negociou o quê? A belíssima carreira que temos (que nem temos ao fim e ao cabo)?
O SEP já conseguiu determinar um salário digno, quando? Na altura que o Carlos Martins oferecia o seu cadáver? O SEP ameaçou greve tal como os médicos, se não vir as justas reivindicações dos enfermeiros satisfeitas?
Ficamos à espera (sentados).
 
Sr doutor médico:

Apresenta o CV de Paulo Marcedo mesmo muito abreviado! Convém pesquisar mais um pouco...

Já agora: Sabe quanto este senhor, Paulo Macedo, deixou de ganhar para aceitar ser Ministro?

Pesquise... doutor médico... pesquise.....

Custa muito ter um ministro que além de não ter "rabos de palha" na saúde, se propõe a acabar interesses desde há muito instalados!

Doutor médico: a sabedoria não é para todos, é para quem a procura!
 
CRITICAM OS MÉDICOS, MAS OS MÉDICOS NÃO SE AGACHAM, QUEM MUITO SE AGACHA ... O C. LHE APARECE!!!!!!!!!!
 
Concordo em absoluto com o Sr Médico das 5.31. Apenas acrescento: os varios extratos perofissionais da sáude deviam era unir-se numa greve em simultaneo. Quando definitivamente, enfermeiros e médicos perceberem que ambos trabalham para o mesmo fim, - daí a existencia da complementaridade, certamente que ambos, incluindo os doentes, têm muito, mas muito a ganhar. Infelizmente, nem sempre é assim...! o que lamento profundamente.

António Patronilho
 
Porque razão existem varias pessoas anonimas e que, essencialmente estão sempre a dizer mal? Eu estive na vigilia, e curiosamente nao ouvi nem vi ninguém com apitos. E, se estiveram, residirá algum problema?
Por outro lado, estão sempre a dizer mal dos médicos - o que também nao entendo...! Acreditem ou nao, sou enfermeiro porque quero, até porque tenho outro curso, e nao vejo os médicos os como inimigos dos enfermeiros. Por outro lado, também nao os ouço a falar assim de nós enfermeiros. - que tal se os enfermeiros s unissem e nao tevessem tanta necessidade de criticar os outros extratos? - nao seria mais benefico para todos, se nos unissemos? Mas os enfermeiros também dizem mal dos proprios enfermeiros - que vergonha...!Temos que nos assumir como uma classe e nao, contra uma classe.

Antonio Patronilho (Centro de Saúde de Sacavém)
 
Enf. do Norte:

"Como enfº que é pergunto-lhe: isto tudo não o chateia? Não acha que em vez de levar 1000euros (sem descontos...) para casa, depois de anos de experiência, depois de ter andado a fazer uma licenciatura tão digna como a de medicina ou terapia da fala, de ter feito pós-graduações/mestrados/doutoramento, especialidades, e sobretudo, pelo incontornavel VALOR E IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM.... não merecia estar a ser devidamente remunerado e valorizado.. tal como um médico é?"

O sr. conhece a realidade internacional?? EUA? Canada? Australia? Reino Unido??

Paises de 1º mundo!! Faz ideia de quanto ganha um Médico nesses países?? Faz ideia quanto ganha um enfermeiro nesses países?? Faz ideia da enorme diferença salarial que existe em qualquer país desenvolvido, entre Médicos e enfermeiros?? (muitissimo maior do que a que existe em portugal!!)

Então por favor, informe-se e depois venha cá falar comigo. Terei todo o gosto.

Portugal é um país onde nem Médicos nem enfermeiros são bem pagos! Para que não restem duvidas, acho os enfermeiros profissionais muito mal pagos!

Agora não duvide que em qualquer pais desenvolvido por esse mundo fora, a diferença salarial entre Médicos e enfermeiros é abismal, incomparavelmente maior do que em Portugal. E é por essas e por outras, que é tão ridiculo abordar o salario Médico quando o problema é o de enfermagem. Os srs. ainda não perceberam que só começam a lucrar alguma coisa, quando se deixarem de comparações bacocas com a Medicina, e com os Medicos, porque NAO SAO COMPARAVEIS! Em nada, formação, anos de estudo, intensidade, responsabilidade, competencias etc etc etc...

Concentre-se na enfermagem, nos problemas dos enfermeiros (que em nada são causados pelos Médicos) e sobretudo informe-se antes de falar...

Ps: Consulte p.e. o site do "depto. de trabalho e estatistica americano" e compare a veracidade do que estou a dizer...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!