quinta-feira, agosto 16, 2012
in Revista da Ordem dos Médicos
Comments:
<< Home
Uiiiiiiii
Sai Rennieeeee em toneladas lá po norte!!!
Há um enfermeireco que se diz do norte a precisar dela mas às pazadas!! :D :D
E enquanto ela chega e não chega, deixe-se de filmes e limite-se a cumprir ORDENS Médicas, pode ser?? :)
Sai Rennieeeee em toneladas lá po norte!!!
Há um enfermeireco que se diz do norte a precisar dela mas às pazadas!! :D :D
E enquanto ela chega e não chega, deixe-se de filmes e limite-se a cumprir ORDENS Médicas, pode ser?? :)
Ora nem mais!!
Qual é a dúvida???
Por acaso o pessoal de enfermagem pode executar actos médicos não delegados??
Os podologistas haviam de ser diferentes em que?
Ps: DE estivesse você atento às barbaridades que se passam em enfermagem, e não teria tanto tempo para se preocupar com os Médicos... Doi-lhe muito é??
Qual é a dúvida???
Por acaso o pessoal de enfermagem pode executar actos médicos não delegados??
Os podologistas haviam de ser diferentes em que?
Ps: DE estivesse você atento às barbaridades que se passam em enfermagem, e não teria tanto tempo para se preocupar com os Médicos... Doi-lhe muito é??
Com a frustração e inveja que por aqui reinam, temos topico para centenas de comentários!!!
Os meus parabéns DE!! Num blog de enfermeiros, nada rende melhor que noticias sobre Médicos, ou melhor ainda, Medicos vs enfermeiros!!
Se a noticia fosse sobre enfermagem, un 15 comentários ja era bom... LOL
Os meus parabéns DE!! Num blog de enfermeiros, nada rende melhor que noticias sobre Médicos, ou melhor ainda, Medicos vs enfermeiros!!
Se a noticia fosse sobre enfermagem, un 15 comentários ja era bom... LOL
Decreto-Lei n.º 161/96, de 4 de Setembro
"Os enfermeiros têm uma actuação de complementaridade funcional relativamente aos demais
profissionais de saúde, mas dotada de idêntico nível de dignidade e autonomia de exercício
profissional."
Um DL vale mais do que uma publicaçãozita no pasquim da OM!!
"Os enfermeiros têm uma actuação de complementaridade funcional relativamente aos demais
profissionais de saúde, mas dotada de idêntico nível de dignidade e autonomia de exercício
profissional."
Um DL vale mais do que uma publicaçãozita no pasquim da OM!!
ola, sou enfermeiro e tenho uma relação com os medico, mas ja ando farto desta guerra de quem manda em quem e chrgo a um ponto que ate poderemos estar sob a alçada dos medicos. MAs tambem concordo que devemos começar a escrever sobre as atitudes e procedimentos medicos menos correctos dos medicos. um abraço
Podologistas, Enfermeiros e Técnicos de MCDT são assim colocados ao mesmo nível, o que é justo.
Os Podologistas são um grupo profissional que assentou a sua evolução de mercado na criação de uma imagem de classe que muitas vezes criava na população a falsa ideia de que estes eram os "Médicos dos Pés". A sobranceria de alguns podologistas fez com que muitas vezes estes vissem e usassem o Enfermeiro como elemento reprodutor e executante das suas "prescrições", num decalque claro da atitude Médica perante os demais profissionais de saúde. Agora, a Ordem dos Médicos vem dizer fundamentalmente que Estes não estão acima dos Enfermeiros ou outros técnicos de Saúde e que, por conseguinte qualquer tentativa de domínio dos podologistas sobre outra classe não é lícita. Sobre a questão da hierarquia, claro que tecnicamente em algumas questões o médico tem uma hierarquia superior aos restantes grupos profissionais, nomeadamente na prescrição e diagnóstico clínico.
Os Podologistas são um grupo profissional que assentou a sua evolução de mercado na criação de uma imagem de classe que muitas vezes criava na população a falsa ideia de que estes eram os "Médicos dos Pés". A sobranceria de alguns podologistas fez com que muitas vezes estes vissem e usassem o Enfermeiro como elemento reprodutor e executante das suas "prescrições", num decalque claro da atitude Médica perante os demais profissionais de saúde. Agora, a Ordem dos Médicos vem dizer fundamentalmente que Estes não estão acima dos Enfermeiros ou outros técnicos de Saúde e que, por conseguinte qualquer tentativa de domínio dos podologistas sobre outra classe não é lícita. Sobre a questão da hierarquia, claro que tecnicamente em algumas questões o médico tem uma hierarquia superior aos restantes grupos profissionais, nomeadamente na prescrição e diagnóstico clínico.
Ha uma linha quer separa um animal pensante de um que nao pensa. Esta.se a acabar a "mama" com este ministro... E o animal nao pensante de barba esta a sentir que o corporativismo que a troika solicita abolir nao vai a lado nenhum. Comeca a espernear para todos os lados, a disparar em todas as direccoes... E no final cai.lhe uma pedra em cima... E assim o gorila do babrbudo albino...
Este artigo foi já publicado em 2004, o DE demorou 8 anos a encontrá-lo ou esgotou o material mais actual contra a classe médica e repescou algum mais antigo?...
Considerava este blog um espaço de discussão e actualidade. Começo a considerar um espaço de guerrilha e maledicência interdisciplinar. O inimigo não são os médicos, podologistas, TAE, ou qualquer outra classe profissional. O inimigo é a nossa própria classe mesquinha e facilmente seduzida por poleiros de meia dúzia de centavos que lhes tolda o pensamento livre e crítico. É a mesma mesquinhice que tem conquistado o DE? Gostava de continuar a pensar que não...
Considerava este blog um espaço de discussão e actualidade. Começo a considerar um espaço de guerrilha e maledicência interdisciplinar. O inimigo não são os médicos, podologistas, TAE, ou qualquer outra classe profissional. O inimigo é a nossa própria classe mesquinha e facilmente seduzida por poleiros de meia dúzia de centavos que lhes tolda o pensamento livre e crítico. É a mesma mesquinhice que tem conquistado o DE? Gostava de continuar a pensar que não...
podem crer que certamente existem melhores enfermeiros e podologistas que alguns ditos médicos que eu cá conheço.
"Este artigo foi já publicado em 2004, o DE demorou 8 anos a encontrá-lo ou esgotou o material mais actual contra a classe médica e repescou algum mais antigo?..."
O Dr enf é inteligente :) vê mto à frente ;) acho que já percebi...
O Dr enf é inteligente :) vê mto à frente ;) acho que já percebi...
LOLOL
Os médicos fazem o que querem...os restantes fazem os que os médicos lhes indicam!!!
Qual é a duvida?
Os médicos fazem o que querem...os restantes fazem os que os médicos lhes indicam!!!
Qual é a duvida?
Ora bem...
Até à parte do "não deve exercer actos médicos não delegados por médicos"...não tenho nada a dizer...
...afinal de contas, um médico também não deve exercer actos de enfermagem não delegados pelo enfermeiro!!
Até aqui, tudo bem!!
A seguir vem a série de barbaridades do costume que só um médico, que se acha o sr Deus da saúde, tem o descabimento de proferir.
"submeter-se"..."hierarquia"...enfim...parece que ainda vivem no tempo dos escravos!!
ACTUALIZEM-SE, desçam à TERRA e aprendam alguma coisa com os outros profissionais de saúde, aprendam a ser humildes!!
Até à parte do "não deve exercer actos médicos não delegados por médicos"...não tenho nada a dizer...
...afinal de contas, um médico também não deve exercer actos de enfermagem não delegados pelo enfermeiro!!
Até aqui, tudo bem!!
A seguir vem a série de barbaridades do costume que só um médico, que se acha o sr Deus da saúde, tem o descabimento de proferir.
"submeter-se"..."hierarquia"...enfim...parece que ainda vivem no tempo dos escravos!!
ACTUALIZEM-SE, desçam à TERRA e aprendam alguma coisa com os outros profissionais de saúde, aprendam a ser humildes!!
Passassem os enfermeiros a praticar apenas atos de enfermagem (em vez de médicos, administrativos, voluntariados, eletricistas, telefonistas....) que iam ver onde os hospitais iam parar. Os tipos podem delegar, nós é que nao deviamos aceitar.
Força enfermagem
Força enfermagem
na prática isto não funciona pois na minha terra muitos médicos não sabem onde fica o pé. Portanto, tem que haver podologista (que por acaso é enfermeiro)!!! lol
Enfermeiros: vocês são enfermeiros, não são médicos. Se querem ser médicos, tirem o curso. Caso contrário, têm de aceitar as regras do jogo, as quais na sua essência já são tão velhas quanto a Sé de Braga. Sempre existiu esta hierarquia, quer cá em Portugal, quer em qualquer outro país que tenha um sistema de saúde. O que querem? Ser médicos? Então só há um caminho: tirar o curso de Medicina. E é por aí que muitos enfermeiros já "encartados" têm feito nos cursos de medicina para licenciados em que a maioria dos alunos são de facto enfermeiros. O resto é conversa e é chover no molhado.
Percebe-se agora que um dos pontos contemplados na altura da greve médica, era a definição do acto médico, e da hierarquização dos actores de Saúde. Imaginam o que significa?..
Os enfermeiros também não percebem nada de gestão...só os médicos é que percebem de Saúde e gestão, logo, só eles podem “mandar”, é capaz de ser por isso.. =/
A ganância e a mania de alguns, em se acharem os maiorais, dá nisto... Mas continuem a tentar fazer dos enfºs empregados. Boa sorte, tudo de bom!! ; )
Os enfermeiros também não percebem nada de gestão...só os médicos é que percebem de Saúde e gestão, logo, só eles podem “mandar”, é capaz de ser por isso.. =/
A ganância e a mania de alguns, em se acharem os maiorais, dá nisto... Mas continuem a tentar fazer dos enfºs empregados. Boa sorte, tudo de bom!! ; )
http://www.enfermeiros.pt/content/view/1284/1/
“Os maus hábitos” uma leitura sobre os maus caminhos e resultados, da excessiva medicalização do SNS.
“Os maus hábitos” uma leitura sobre os maus caminhos e resultados, da excessiva medicalização do SNS.
Nao sou enfermeiro, sou professor! ainda ontem fui suturado no hospital de Loures, saí de lá sem antibiotico (O Sr médico esqueceu-se...!). Dp de o Sr enfermeiro me fazer o penso, pergunta-me? tem duvidas sobre o modo como deve tomar a sua terapêutica? Fiquei pasmado a olhar para o Sr, - respondo-lhe: mas, o Médico não me prescreveu nada. Ainda minha presença, o enfermeiro chama o dito médico e pergunta-lhe: - este utente cortou-se numa lata, tem uma ferida incisa/contusa, não lhe prescreve tetano nem sequer um antibiótico? Resposta do médico: não é necessario! depois de uma acesa discussão cientifica e muito bem argumentada pelo Sr enfermeiro, o outro cavalheiro lá fez o favor de seguir o conselho do Sr enf.
De fato, a prepotencia e ignorancia médica são cada vez mais notórias; felizmente que existem muito bons enfermeiros. pergunto: afinal quem prescreve? Pois é, se nao fosse o Sr enfermeiro (...). Não, infelizmente não tenho nenhum familiar enfermeiro, por grande pena minha; pode ser que algum dos meus filhos lá chegue. Pois, ficarei muito feliz e orgulhoso.
António Pedro
De fato, a prepotencia e ignorancia médica são cada vez mais notórias; felizmente que existem muito bons enfermeiros. pergunto: afinal quem prescreve? Pois é, se nao fosse o Sr enfermeiro (...). Não, infelizmente não tenho nenhum familiar enfermeiro, por grande pena minha; pode ser que algum dos meus filhos lá chegue. Pois, ficarei muito feliz e orgulhoso.
António Pedro
Muito boa tarde,
nao tenho qualquer duvida de que a grande maioria dos enfermeiros são profissionais demesiado competentes. Pois, já estive internado e mal de mim se nao fossem os Srs enfermeiros - estes sim pessoas de bem.
O cirurgião apenas me viu na cirurgia. Nunca me observou na enfermaria; escandalosamente deixou a minha lata sem me observar. Foram os enferiros que me fizeram o ensino e sp me apioaram. - médicos? via-os a pavonerem-se nos corredores a exisbirem o seu belo I phone. Pergunto: não é isto lamentável? Os garotos estagiários de medicina, apenas sabem exibir o estetóscopio - abominável!
Senhores enfermeiros, lutem pela vossa dignidade e Saber, pois, os Srs são a nossa salvação - valem demasiado, nao se deixem rebaixar pelos parasitas dos médicos.
António Manuel (arquiteto)
nao tenho qualquer duvida de que a grande maioria dos enfermeiros são profissionais demesiado competentes. Pois, já estive internado e mal de mim se nao fossem os Srs enfermeiros - estes sim pessoas de bem.
O cirurgião apenas me viu na cirurgia. Nunca me observou na enfermaria; escandalosamente deixou a minha lata sem me observar. Foram os enferiros que me fizeram o ensino e sp me apioaram. - médicos? via-os a pavonerem-se nos corredores a exisbirem o seu belo I phone. Pergunto: não é isto lamentável? Os garotos estagiários de medicina, apenas sabem exibir o estetóscopio - abominável!
Senhores enfermeiros, lutem pela vossa dignidade e Saber, pois, os Srs são a nossa salvação - valem demasiado, nao se deixem rebaixar pelos parasitas dos médicos.
António Manuel (arquiteto)
Apesar de doente, a pessoa continua a ser a protagonista do seu projecto de vida, projecto de verdade na liberdade. Por isso, é fundamental que os profissionais de saúde possuam uma sólida formação ética, alicerçada e fundamentada numa antropologia que não omita ou subestime nenhuma das dimensões constitutivas do ser humano. Estamos perante uma tarefa irrecusável à qual não pode fugir nenhum prestador de cuidados, pois só assim consegue oferecer cuidados com dignidade à pessoa humana doente, fragilizada e, algumas vezes, deprimida. E cuidados com dignidade significa cuidados singularizados e adaptados às necessidades de cada doente, tendo sempre presente o todo da pessoa e nunca a reduzindo a mero instrumento de trabalho.
A necessidade do referencial ético torna-se hoje mais urgente devido aos avanços tecnocientíficos, com a consequente possível ameaça do tecnicismo que esquece ou dilui a pessoa. Esta ameaça constitui mais um desafio aos prestadores de cuidados que não podem esquecer que a técnica não é um fim em si mesmo, mas deve estar sempre ao serviço do bem maior da pessoa-doente. Sem descurar a utilidade e necessidade da técnica, o cuidar deve ser essencialmente plasmado pelo humano que habita os prestadores de cuidados.
Vemos isto na Medicina? afirmo-o categoricamente: - Não.
Ética e moral coabitam indissociavelmente. Os Srs Enfermeiros sabem o que isso é, e se sabem! Sou professor nos Mestrados de Bioética, e nao entendo a falta de raciocionio filosófico dos meus alunos médicos - abominável! Já nos meus alunos enfermeiros, o raciocinio filosófico, abunda!
Lamento profundamente nao me poder identificar. Apenas posso dizer que sou professor de filosofia numa Universidade, onde existem Mestrados e doutoramentos em Bioética. Posso também assumir o saber dos enfermeiros em prole do fraco conhecimento dos médicos.
Os Médicos escondem-se frequentemente por de trás da sua batina de pseudo-doutores
A necessidade do referencial ético torna-se hoje mais urgente devido aos avanços tecnocientíficos, com a consequente possível ameaça do tecnicismo que esquece ou dilui a pessoa. Esta ameaça constitui mais um desafio aos prestadores de cuidados que não podem esquecer que a técnica não é um fim em si mesmo, mas deve estar sempre ao serviço do bem maior da pessoa-doente. Sem descurar a utilidade e necessidade da técnica, o cuidar deve ser essencialmente plasmado pelo humano que habita os prestadores de cuidados.
Vemos isto na Medicina? afirmo-o categoricamente: - Não.
Ética e moral coabitam indissociavelmente. Os Srs Enfermeiros sabem o que isso é, e se sabem! Sou professor nos Mestrados de Bioética, e nao entendo a falta de raciocionio filosófico dos meus alunos médicos - abominável! Já nos meus alunos enfermeiros, o raciocinio filosófico, abunda!
Lamento profundamente nao me poder identificar. Apenas posso dizer que sou professor de filosofia numa Universidade, onde existem Mestrados e doutoramentos em Bioética. Posso também assumir o saber dos enfermeiros em prole do fraco conhecimento dos médicos.
Os Médicos escondem-se frequentemente por de trás da sua batina de pseudo-doutores
em complemnto ao anónimo das 10:27 tb eu acho que os enfermeiros são demasiado voluntariosos. Porque é que nos hospitais só a nossa classe é que se dedica a tapar os buracos das funções dos outros??? O administrativo não está??? Pomos o carimbo!!! O telefone toca??? Quem atende quase sempre??? O Ass. Op. está a jantar??? Saia a arrastadeira ou peça-se o copo á copeira para o doente1!!!!! O médico de serviço não vem e o doente está a entrar em choque??? Cateterize-se a veia, prepare-se já a dopamina etc,etc,etc,
Não seria altura de nas escolas retiraraem dos programas a parte do voluntariado??? Isto deve entranhar-se porque realmante somos a classe que mais faz o que não lhe compete por conteudo funcional!!!
Antes que chovam comentários isto não é particularizado mas sim generalizado!!!
Não seria altura de nas escolas retiraraem dos programas a parte do voluntariado??? Isto deve entranhar-se porque realmante somos a classe que mais faz o que não lhe compete por conteudo funcional!!!
Antes que chovam comentários isto não é particularizado mas sim generalizado!!!
Sr Bastonário, "onde está você agora???"
José Carlos Martins, continua a ir às manifs do Dr's a fazer figura de otário!!!!
José Carlos Martins, continua a ir às manifs do Dr's a fazer figura de otário!!!!
...é mto triste a falta de informação de mtos dos que aqui demonstram as suas descabidas opiniões!!!
Srs Doutores:
Façam o vosso trabalho, desenvolvam competências intelectuais que vos habilitem e possibilitem exercer a vossa profissão sem terem que ser supervisionados pelos ENFERMEIROS DOS VOSSOS SERVIÇOS!!! (folhas de terapêutica desajustadas das reais necessidades do doente, aprendam a detectar necessidades, a comunicar com as pessoas como pessoas...) Parece-me que isso já seria mais do que suficiente para não andarem com essa mania de superioridade que vos ensinam na escola onde deveriam aprender a cuidar de pessoas e não a sobrepor-se aos demais funcionários das instituições de saúde e aos demais cidadãos...
Srs Enfermeiros:
Aprendam a defender o vosso campo de actuação dentro das vossas possibilidades... Colocar nos Srs Doutores a responsabilidade que lhes é devida pois ganham mto bem para isso...
Saibamos acupar o nosso lugar como Enfermeiros, junto dos doentes que é por eles que somos o que somos!!!
A quem já não se recorda,relembro a existência do REPE e do CÓDIGO DEONTOLÓGICO... talvez valha a pena fazer uma revisão!!!
Saudinha da boa a todos!!! ;)
Srs Doutores:
Façam o vosso trabalho, desenvolvam competências intelectuais que vos habilitem e possibilitem exercer a vossa profissão sem terem que ser supervisionados pelos ENFERMEIROS DOS VOSSOS SERVIÇOS!!! (folhas de terapêutica desajustadas das reais necessidades do doente, aprendam a detectar necessidades, a comunicar com as pessoas como pessoas...) Parece-me que isso já seria mais do que suficiente para não andarem com essa mania de superioridade que vos ensinam na escola onde deveriam aprender a cuidar de pessoas e não a sobrepor-se aos demais funcionários das instituições de saúde e aos demais cidadãos...
Srs Enfermeiros:
Aprendam a defender o vosso campo de actuação dentro das vossas possibilidades... Colocar nos Srs Doutores a responsabilidade que lhes é devida pois ganham mto bem para isso...
Saibamos acupar o nosso lugar como Enfermeiros, junto dos doentes que é por eles que somos o que somos!!!
A quem já não se recorda,relembro a existência do REPE e do CÓDIGO DEONTOLÓGICO... talvez valha a pena fazer uma revisão!!!
Saudinha da boa a todos!!! ;)
Lol, é o que me apraz dizer. Um professor, um arquitecto e um doutorado em filosofia/ética a fazer o louvor e o endeusamento dos Sr.s enfermeiros em detrimento dos médicos, com pouco mais de 10 min entre cada comentário... Este blogue é realmente uma palhaçada. Arrisco-me a dizer que a maioria dos "médicos" e de tantos outros profissionais de saúde, que nestas caixas de comentários assinam, não passam de pseudónimos inventados pelo DE e seus pupilos a fim de justificar e instigar o ódio, pelas outras classes.
Que pobreza de espírito, enfim!
Que pobreza de espírito, enfim!
Ó Sr. Professor António Pedro, francamente! Não tem nenhum familiar enfermeiro? Aprendeu? ainda bem que quer um filho enfermeiro!!!!!!
Para isso é suficiente que algum dos seus filhos saiba soletrar o nome. Na verdade, os professores de enfermagem para manterem os seus postos de trabalho altamente qualificados querem é alunos (nem que sejam atrasados mentais). É assim na oe...
Para isso é suficiente que algum dos seus filhos saiba soletrar o nome. Na verdade, os professores de enfermagem para manterem os seus postos de trabalho altamente qualificados querem é alunos (nem que sejam atrasados mentais). É assim na oe...
a primeira coisa que se ensina numa faculdade de medicina é que os enfermeiros são os principais inimigos dos médicos
Fonte: Aluno de medicina FMUC
palavras para quê????
Fonte: Aluno de medicina FMUC
palavras para quê????
Anónimo das 8/18/2012 09:26:00 a.m. disse:
"a primeira coisa que se ensina numa faculdade de medicina é que os enfermeiros são os principais inimigos dos médicos
Fonte: Aluno de medicina FMUC
palavras para quê????"
Eu tenho uma amiga estudante de medicina nessa mesma universidade e que diz algo muito parecido e passo a citar " Na faculdade os professores dizem-nos que vocês (enfermeiros) não são autónomos precisam do nosso aval para qualquer procedimento e têm sempre que ter a nossa supervisão quando o efectuam." fim de citação acho que isto traduz bem quem incentiva o ódio a quem... os enfermeiros se fossem bem remunerados ate podiam aguentar nao ser reconhecidos e aturar as paparoquices dos medicos mas como são explorados não tem essa paciencia e disparam contra quem principalmente tem o gosto de os humilhar, meus amigos temos pena, só gostava de saber o porque destas atitudes dos enfermeiros incomodarem tanta gente ?! se voces estudantes de medicos e dr's medicos são os maiores da vossa aldeia estas nossas posiçoes deviam passar-vos ao lado se somos assim tao insignificantes... não entendo tanta atençao que nos dão ;D Deviam fazer o mesmo que eu faço muitas das vezes quando leio aqui as vossas barbaridades e aplicar o seguinte proverbio : "Vozes de burro não chegam ao céu"
Apesar de certas intervenções dos senhores do curso amarelo serem de bradar aos ceus.
"a primeira coisa que se ensina numa faculdade de medicina é que os enfermeiros são os principais inimigos dos médicos
Fonte: Aluno de medicina FMUC
palavras para quê????"
Eu tenho uma amiga estudante de medicina nessa mesma universidade e que diz algo muito parecido e passo a citar " Na faculdade os professores dizem-nos que vocês (enfermeiros) não são autónomos precisam do nosso aval para qualquer procedimento e têm sempre que ter a nossa supervisão quando o efectuam." fim de citação acho que isto traduz bem quem incentiva o ódio a quem... os enfermeiros se fossem bem remunerados ate podiam aguentar nao ser reconhecidos e aturar as paparoquices dos medicos mas como são explorados não tem essa paciencia e disparam contra quem principalmente tem o gosto de os humilhar, meus amigos temos pena, só gostava de saber o porque destas atitudes dos enfermeiros incomodarem tanta gente ?! se voces estudantes de medicos e dr's medicos são os maiores da vossa aldeia estas nossas posiçoes deviam passar-vos ao lado se somos assim tao insignificantes... não entendo tanta atençao que nos dão ;D Deviam fazer o mesmo que eu faço muitas das vezes quando leio aqui as vossas barbaridades e aplicar o seguinte proverbio : "Vozes de burro não chegam ao céu"
Apesar de certas intervenções dos senhores do curso amarelo serem de bradar aos ceus.
Os médicos acham-se mesmo os reis e senhores e estão tão convictos disso que ninguém os consegue fazer ver a realidade. Vêem tudo deturpado!
Ao anónimo das 10.19, O Sr nao é enfermeiro concerteza, pois, os meus alunos enfermeiros são de facto MUITO BONS PENSADORES!
Quanto aos seus argumentos sem qualquer substrato filósico, nao faço qualquer apreço. Citando um aluno meu (tb enfermeiro): "Muitas vezes, em saúde, o que nos falta é o conhecimento filosófico" Já pensou em fazer formação filosofica? acredite que ganhará muito...!
Ser enfermeiro é entregar-se ao outro na sua mais pura genuinidade. Aconselho-o a ler Emanuel Kant, Lévinas e Maurice Nedoncelle; para além de muitos outros.
Os meus alunos enfermeiros, tal como eu, estão muito bem resolvidos. Amo e respeito incondicionalmente os Enfermeiros. Sou licenciado em Filosofia, Mestre em Axilogia/Étca e Doutorado em filosofia Contemporanea.
Um abraço amistoso a todos os meus alunos, - eles sabem quem sou! Já a si, Sr anónimo aconselho-o: estude filosofia e faça psicanálise. posso-lhe ainda sugerir umas formações excelentes sobre "felicidade", Jorge Humberto Dias. Pode consultar no Google. no mês passado esteve na Universidade de Braga. Aproveite...!
E, assim termino o meu raciocinio, mas, baseado em factos. Senso comum? discuta o Sr.
Quanto aos seus argumentos sem qualquer substrato filósico, nao faço qualquer apreço. Citando um aluno meu (tb enfermeiro): "Muitas vezes, em saúde, o que nos falta é o conhecimento filosófico" Já pensou em fazer formação filosofica? acredite que ganhará muito...!
Ser enfermeiro é entregar-se ao outro na sua mais pura genuinidade. Aconselho-o a ler Emanuel Kant, Lévinas e Maurice Nedoncelle; para além de muitos outros.
Os meus alunos enfermeiros, tal como eu, estão muito bem resolvidos. Amo e respeito incondicionalmente os Enfermeiros. Sou licenciado em Filosofia, Mestre em Axilogia/Étca e Doutorado em filosofia Contemporanea.
Um abraço amistoso a todos os meus alunos, - eles sabem quem sou! Já a si, Sr anónimo aconselho-o: estude filosofia e faça psicanálise. posso-lhe ainda sugerir umas formações excelentes sobre "felicidade", Jorge Humberto Dias. Pode consultar no Google. no mês passado esteve na Universidade de Braga. Aproveite...!
E, assim termino o meu raciocinio, mas, baseado em factos. Senso comum? discuta o Sr.
Eu, estudante de medicina do último ano da FMUC, vos digo que isso é absolutamente mentira. Nunca, em todo o curso, ouvi tal coisa de um professor. As diferenças a nível de estudo/conteúdos são as que tem que ser, a medicina e a enfermagem são ciências que se complementam na prática, mas a nível teórico não tem nada a ver. As cadeiras que vocês tem, ainda que possam ter o mesmo nome e que sejam leccionadas pelo mesmo professor, não são equivalentes em termos de conteúdo e isso é fácil de comprovar. Não digo que um curso é superior ao outro, porque cada um tem o seu valor, digo antes que um curso nada tem a ver com o outro (até porque um é universitário e o outro é um curso superior - há diferenças!). A enfermagem é que muito gosta de fazer crer que são uma espécie de... ao invés de lutar pelos seus direitos, luta contra os direitos dos outros e, inclusivamente, lutam uns contra os outros. Não é senão triste e ridículo. E não é apenas contra a medicina, ainda que essa seja a luta favorita. Apresentam-se, sim, contra tudo o que é profissional de saúde, quer sejam fisioterapeutas ou mesmo TAE. É lamentável.
É mesmo triste que se assista a esta deturpação da língua que é de todos nós, mas nem me vou debruçar sobre isso. Essas cabecinhas pequeninas e cheias de complexos de inferioridade que por aqui pululam (e não são a realidade em todos os enfermeiros, felizmente) não iam conseguir entender, tal é a sagacidade com que devoram tudo o que alimente o ódio ao médico.
Concluo que este não é um blogue de discussão de enfermagem e sobre a enfermagem mas sim de ódio aos médicos e a tudo o que é profissional de saúde, porque bons são os enfermeiros, quem mais?!
Despeço-me, com o desejo de que, um dia, possa fazer parte de uma equipa multidisciplinar com alguém que queira ser, de facto, enfermeiro, que queira contribuir com os seus conhecimentos e competências, necessariamente diferentes das minhas, para o melhor que pudermos fazer pelos doentes.
"Great minds discuss ideas, average minds discuss events, small minds discuss people."
É mesmo triste que se assista a esta deturpação da língua que é de todos nós, mas nem me vou debruçar sobre isso. Essas cabecinhas pequeninas e cheias de complexos de inferioridade que por aqui pululam (e não são a realidade em todos os enfermeiros, felizmente) não iam conseguir entender, tal é a sagacidade com que devoram tudo o que alimente o ódio ao médico.
Concluo que este não é um blogue de discussão de enfermagem e sobre a enfermagem mas sim de ódio aos médicos e a tudo o que é profissional de saúde, porque bons são os enfermeiros, quem mais?!
Despeço-me, com o desejo de que, um dia, possa fazer parte de uma equipa multidisciplinar com alguém que queira ser, de facto, enfermeiro, que queira contribuir com os seus conhecimentos e competências, necessariamente diferentes das minhas, para o melhor que pudermos fazer pelos doentes.
"Great minds discuss ideas, average minds discuss events, small minds discuss people."
é vergonhoso como duas classes profissionais andam "ao despique" em vez de se complementarem com um e só unico objectivo: Prestar cuidaados/tratar o doente com a melhor qualidade/excelência que é possivel dadas as contigências nacionais! Tantos valores mesquinhos inerentes nestas desputas de protagonisto! Vergonha tenho eu de haver profissionais assim!
Derevá haver uma clara definição das funçoes e coompetèncias de cada um dos profissionais (área de actuação) à semelhança do que foi há muito tempo feito noutros paises... e desculpem-me senhores doutores, deixem-se lá de tretas de hierarquias porque os senhores de Enfermagem não percebem nada...
A época da enfermeira submissa ao senhor doutor já faz parte da história...da carochina!
Se o centro de atenção fosse o doente, talvez muitos conflitos não surgissem...
Derevá haver uma clara definição das funçoes e coompetèncias de cada um dos profissionais (área de actuação) à semelhança do que foi há muito tempo feito noutros paises... e desculpem-me senhores doutores, deixem-se lá de tretas de hierarquias porque os senhores de Enfermagem não percebem nada...
A época da enfermeira submissa ao senhor doutor já faz parte da história...da carochina!
Se o centro de atenção fosse o doente, talvez muitos conflitos não surgissem...
Bom dia,
sou licenciado e especialista em enfermegem. Sou licenciado em Filosofia e Mestre em Filosofia na Especialidade de Axiologia/Ética e Bioética. (U.C.P. - Braga)
Fico profundamente chocado com as coisas que leio neste blog. Enfermeiros contra enfermeiros; ofendem-se mutuamente.- Muito grave mesmo! Inclusivamente, ofendem outros colaboradores do blog que argumentam em beneficio da enfermagem. Assumo publicamente: estou muito bem resolvido, tal como muitos enfermeiros. Neste blog existem muitas pessoas marcadamente infelizes. - Coitados dos utentes.
Nao conheço ninguém da Ordem dos enfermeiros, nem sou professor nas Escolas de Enfermagem. Apenas aprendi, - já de berço, a respeitar o outro.
Assim, dou por concluida qualquer participação minha neste lugar.
António Patronilho - ACES VI - Sacavém/Loures - CATUS
sou licenciado e especialista em enfermegem. Sou licenciado em Filosofia e Mestre em Filosofia na Especialidade de Axiologia/Ética e Bioética. (U.C.P. - Braga)
Fico profundamente chocado com as coisas que leio neste blog. Enfermeiros contra enfermeiros; ofendem-se mutuamente.- Muito grave mesmo! Inclusivamente, ofendem outros colaboradores do blog que argumentam em beneficio da enfermagem. Assumo publicamente: estou muito bem resolvido, tal como muitos enfermeiros. Neste blog existem muitas pessoas marcadamente infelizes. - Coitados dos utentes.
Nao conheço ninguém da Ordem dos enfermeiros, nem sou professor nas Escolas de Enfermagem. Apenas aprendi, - já de berço, a respeitar o outro.
Assim, dou por concluida qualquer participação minha neste lugar.
António Patronilho - ACES VI - Sacavém/Loures - CATUS
Temos doutorados em filosofia a darem aulas a enfermeiros. Temos cursos de enfermagem cujo conteúdo é mais proximo de um curso de filosofia, sociologia e psicologia, do que um curso forte na componente biomédica.
E são estes os enfermeiros que querem prescrever isto e aquilo? O que será de nós doentes, com estes enfermeiros a fazerem de mini-médicos.
E são estes os enfermeiros que querem prescrever isto e aquilo? O que será de nós doentes, com estes enfermeiros a fazerem de mini-médicos.
Caro Doutorado em Filosofia:
Em primeiro lugar, tenho a dizer-lhe que para quem é Doutor em Filosofia o seu discurso e a forma como o apresenta é pobre, muito pobre. Não obstante, já nada me espanta neste país, onde os políticos que nos representam são licenciados ao domingo e outros são doutores mesmo antes de o ser. O dinheiro e os "conhecimentos" tudo compram.
Vejo que aprendeu muito com todos os seus excelsos alunos Enfermeiros (a quem ama - é de louvar tanta devoção), pena é que estes não lhe tenham ensinado algo tão básico como o respeito. Pergunto-me, também, se não deveria um doutor em Filosofia fugir da critica fácil e acéfala, do preconceito contra toda uma classe profissional? Não serão afirmações como a que de seguida transcrevo anti-éticas? - "Sou professor nos Mestrados de Bioética, e nao entendo a falta de raciocionio filosófico dos meus alunos médicos - abominável! Já nos meus alunos enfermeiros, o raciocinio filosófico, abunda!" - É que não basta parecer ou dizer que se é. Tente fazer um esforço, desça desses bicos de pés. É que ser Filósofo não é apenas ler, conhecer e debitar Kant, Lévinas ou tantos outros. Ser Filósofo pressupõe, de entre muitas outras coisas, pensamento crítico e isso, meu caro, não está ao alcance de todos, nem dinheiro nenhum pode comprar.
Termino, afirmando, categoricamente, que não sou contra a classe de enfermagem, porque nem todos se revêem aqui, repugna-me, sim, a mesquinhez que por aqui abunda e por isso mesmo é a primeira e última vez que me pronuncio em tal antro.
Bem haja.
Em primeiro lugar, tenho a dizer-lhe que para quem é Doutor em Filosofia o seu discurso e a forma como o apresenta é pobre, muito pobre. Não obstante, já nada me espanta neste país, onde os políticos que nos representam são licenciados ao domingo e outros são doutores mesmo antes de o ser. O dinheiro e os "conhecimentos" tudo compram.
Vejo que aprendeu muito com todos os seus excelsos alunos Enfermeiros (a quem ama - é de louvar tanta devoção), pena é que estes não lhe tenham ensinado algo tão básico como o respeito. Pergunto-me, também, se não deveria um doutor em Filosofia fugir da critica fácil e acéfala, do preconceito contra toda uma classe profissional? Não serão afirmações como a que de seguida transcrevo anti-éticas? - "Sou professor nos Mestrados de Bioética, e nao entendo a falta de raciocionio filosófico dos meus alunos médicos - abominável! Já nos meus alunos enfermeiros, o raciocinio filosófico, abunda!" - É que não basta parecer ou dizer que se é. Tente fazer um esforço, desça desses bicos de pés. É que ser Filósofo não é apenas ler, conhecer e debitar Kant, Lévinas ou tantos outros. Ser Filósofo pressupõe, de entre muitas outras coisas, pensamento crítico e isso, meu caro, não está ao alcance de todos, nem dinheiro nenhum pode comprar.
Termino, afirmando, categoricamente, que não sou contra a classe de enfermagem, porque nem todos se revêem aqui, repugna-me, sim, a mesquinhez que por aqui abunda e por isso mesmo é a primeira e última vez que me pronuncio em tal antro.
Bem haja.
“ Anónimo disse...
a primeira coisa que se ensina numa faculdade de medicina é que os enfermeiros são os principais inimigos dos médicos
Fonte: Aluno de medicina FMUC
palavras para quê????” "
8/18/2012 09:26:00 a.m.
“ Anónimo disse...
Eu, estudante de medicina do último ano da FMUC, vos digo que isso é absolutamente mentira. Nunca, em todo o curso, ouvi tal coisa de um professor. As diferenças a nível de estudo/conteúdos são as que tem que ser, a medicina e a enfermagem são ciências que se complementam na prática...”
Em verdade, há uns anos atrás, na minha faculdade, também ouvi de boca de enfermeira professora, a esfrangalhar nos médicos que isto e aquilo. É pena, pois de facto, uns dizem que mandam em tudo, outros dizem que não são mandados... e andamos aos círculos.
São profissões interdisciplinares, complementares nalguns aspectos, perfeitamente distintas noutros.
A grande diferença, e que causa muito dissabor e diferendos entre estas duas classes, é, sobretudo, pela hipervalorização de uns, e a hipovalorização de outros...
Acredito que se os Enfºs fossem devidamente reconhecidos em salários, em autonomia e evalor do que praticam.. muitas destes amargos de boca se dissipariam.. Só quem é tacanho, azedo, ou frustrado, é que pode atacar, sem plena justificação ou argumentos, uns e outros, em ambos os lados.
a primeira coisa que se ensina numa faculdade de medicina é que os enfermeiros são os principais inimigos dos médicos
Fonte: Aluno de medicina FMUC
palavras para quê????” "
8/18/2012 09:26:00 a.m.
“ Anónimo disse...
Eu, estudante de medicina do último ano da FMUC, vos digo que isso é absolutamente mentira. Nunca, em todo o curso, ouvi tal coisa de um professor. As diferenças a nível de estudo/conteúdos são as que tem que ser, a medicina e a enfermagem são ciências que se complementam na prática...”
Em verdade, há uns anos atrás, na minha faculdade, também ouvi de boca de enfermeira professora, a esfrangalhar nos médicos que isto e aquilo. É pena, pois de facto, uns dizem que mandam em tudo, outros dizem que não são mandados... e andamos aos círculos.
São profissões interdisciplinares, complementares nalguns aspectos, perfeitamente distintas noutros.
A grande diferença, e que causa muito dissabor e diferendos entre estas duas classes, é, sobretudo, pela hipervalorização de uns, e a hipovalorização de outros...
Acredito que se os Enfºs fossem devidamente reconhecidos em salários, em autonomia e evalor do que praticam.. muitas destes amargos de boca se dissipariam.. Só quem é tacanho, azedo, ou frustrado, é que pode atacar, sem plena justificação ou argumentos, uns e outros, em ambos os lados.
Boa noite a todos.
Face à discussão do tipo de comentários/ideias que possam surgir, penso que é importante ressalvar que os mesmos maioritariamente são anónimos e obviamente de cariz individual. Há quem use de forma proveitosa e útil, e há quem não o faça.
Nesse sentido, dou um exemplo. Os comentários que surgem nas noticias do Jornal de Noticias, não espelham minimamente o pensamento da maioria dos portugueses...
Na minha opinião a maioria dos comentários deste blog são spam, porque não são fundamentados nem realizados de forma critica/contrutiva, pelo que maioria dos colegas/profissionais que têm capacidade de realizar bons comentários/pensamentos desistem de postar, quando surgem certo tipo de palavras, ex: ofensas, ataques e conversa sem fundamento. Enfermeiros Inscritos na OE, Somos cerca de 65 000.
Cumprimentos, Vítor.
Face à discussão do tipo de comentários/ideias que possam surgir, penso que é importante ressalvar que os mesmos maioritariamente são anónimos e obviamente de cariz individual. Há quem use de forma proveitosa e útil, e há quem não o faça.
Nesse sentido, dou um exemplo. Os comentários que surgem nas noticias do Jornal de Noticias, não espelham minimamente o pensamento da maioria dos portugueses...
Na minha opinião a maioria dos comentários deste blog são spam, porque não são fundamentados nem realizados de forma critica/contrutiva, pelo que maioria dos colegas/profissionais que têm capacidade de realizar bons comentários/pensamentos desistem de postar, quando surgem certo tipo de palavras, ex: ofensas, ataques e conversa sem fundamento. Enfermeiros Inscritos na OE, Somos cerca de 65 000.
Cumprimentos, Vítor.
"Só quem é tacanho, azedo, ou frustrado, é que pode atacar, sem plena justificação ou argumentos, uns e outros, em ambos os lados."
LOL sim porque o enf. do norte nem é o primeiro a faze-lo... Tivesse vergonha na cara!!
LOL sim porque o enf. do norte nem é o primeiro a faze-lo... Tivesse vergonha na cara!!
"Em verdade, há uns anos atrás, na minha faculdade, também ouvi de boca de enfermeira professora, a esfrangalhar nos médicos que isto e aquilo."
LOL, na minha faculdade??? os enfs fazem-se na escolinha, os médicos é que se fazem na faculdade e no hospital universitário/CSP.
Mas td bem, talvez a tua mãe acredite nisso.
LOL, na minha faculdade??? os enfs fazem-se na escolinha, os médicos é que se fazem na faculdade e no hospital universitário/CSP.
Mas td bem, talvez a tua mãe acredite nisso.
Este blog é mesmo engraçado, actualidades com 8 anos, doutores em filosofia tendenciosos que nunca leccionaram em faculdades de medicina, alunos de enfermagem que ouviram alguém dizer que na FMUC há cadeiras em que incitam o ódio aos enfermeiros (muito legitimo, tenho um amigo que me disse que isto não se parece nada com um boato). Uma alegria de se ler realmente.
Anonimo das 8/18/2012 11:30:00 p.m. disse :
"Em verdade, há uns anos atrás, na minha faculdade, também ouvi de boca de enfermeira professora, a esfrangalhar nos médicos que isto e aquilo."
LOL, na minha faculdade??? os enfs fazem-se na escolinha, os médicos é que se fazem na faculdade e no hospital universitário/CSP.
Mas td bem, talvez a tua mãe acredite nisso. "
Quando se nega a própria realidade e os factos que qualquer pessoa testemunha acho que podemos dizer que temos uma patologia de origem psiquiatrica... sim tem razão eu estudo ali na escola dos enfermeiros de curral de moinas, o meu professores de osbetricia é o tio manel porque ja fez muitos partos as ovelhas e vacas e por isso tem um curriculo impecavel...
o estagio é a porta da igreja a avaliar uns Sinais vitais e uma glicemia e em meia duzia de meses tenho o "curso" de enfermeiro ( curso entre aspas porque pelos vistos para si enfermagem nem um curso é....
Ao outro anonimo das 8/19/2012 02:37:00 p.m. carrissimo não há necessidade de boatos mentir não esta na minha natureza eu ate podia po-lo em contacto com a minha amiga e ouvir da voz dela essas mesmas palavra de deita abaixo dos enfermeiros, já agora tb lhe posso pedir um comprovativo da matricula dela na FMUC para acreditar e ver que todo isto (infelizmente) e verdade...
"Em verdade, há uns anos atrás, na minha faculdade, também ouvi de boca de enfermeira professora, a esfrangalhar nos médicos que isto e aquilo."
LOL, na minha faculdade??? os enfs fazem-se na escolinha, os médicos é que se fazem na faculdade e no hospital universitário/CSP.
Mas td bem, talvez a tua mãe acredite nisso. "
Quando se nega a própria realidade e os factos que qualquer pessoa testemunha acho que podemos dizer que temos uma patologia de origem psiquiatrica... sim tem razão eu estudo ali na escola dos enfermeiros de curral de moinas, o meu professores de osbetricia é o tio manel porque ja fez muitos partos as ovelhas e vacas e por isso tem um curriculo impecavel...
o estagio é a porta da igreja a avaliar uns Sinais vitais e uma glicemia e em meia duzia de meses tenho o "curso" de enfermeiro ( curso entre aspas porque pelos vistos para si enfermagem nem um curso é....
Ao outro anonimo das 8/19/2012 02:37:00 p.m. carrissimo não há necessidade de boatos mentir não esta na minha natureza eu ate podia po-lo em contacto com a minha amiga e ouvir da voz dela essas mesmas palavra de deita abaixo dos enfermeiros, já agora tb lhe posso pedir um comprovativo da matricula dela na FMUC para acreditar e ver que todo isto (infelizmente) e verdade...
Os enfermeiros não querem ser apelidados de doutores mas já o são em muitos países e com mérito, por isso licenciados em medicina preparem-se para chamarem ao colega enfermeiro Dr."carlos" porque é inevitável e já acontece. Para os médicos uma luta de status social e de ego, não admitem que o enfermeiro doutorado pode e deve diagnosticar centenas e centenas de patologias. Para os enfermeiros apenas um lapidar de conhecimentos e de se manterem competentes. O conhecimento está a explodir e não existe qualquer desculpa para os médicos quererem continuar a ser o gatekeapers do sistema de saúde. De facto vejo por aqui comentários de verdadeiros mente captos que não sabem o que é um sistema de saúde e demonstram raciocínio tão atrasado que não podem e nem devem exercer a profissão em que se formaram. Doutorados na área da saúde nascem a cada minuto que passa, talvez não em Portugal mas no resto do mundo sim ( como sempre) e o resultado é não só uma batalha pelo Dr, mas sim igualmente pelo dinheiro, poder e prestigio que acarreta. No caso dos enfermeiros não é quererem ser médicos! Mas sim um meio para chegar a emprego de topo administrativo em hospitais, melhorando a sua posição em universidades e acima de tudo respeito por colegas e pacientes. O peixe morreu pela boca e quanto vocês medicos olham apenas para vocês, nós enfermeiros olhámos pelos doentes , deixo aqui um artigo de 2002!!!! da BBC http://news.bbc.co.uk/2/hi/talking_point/1912767.stm e podem dizer adeus ao cuidados primários!!!! “ porquê arranjar, se não está partido” Dr. Afaf I. Meleis
http://www.nursingtimes.net/nursing-practice/clinical-specialisms/prescribing/rule-change-gives-nurses-same-script-powers-as-doctors/5044213.article
e devagarinho se vai ao longe!!
e devagarinho se vai ao longe!!
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/spain/9456343/Spanish-doctors-and-nurses-protest-over-health-care-law-for-immigrants.html#
FAZ LEMBRAR A UNIAO ENTRE MÉDICOS E ENFERMEIROS NAO FAZ????? LOOOOL
FAZ LEMBRAR A UNIAO ENTRE MÉDICOS E ENFERMEIROS NAO FAZ????? LOOOOL
Doutormérdico já não assina o que escreve? É um ressabiado e um frustrado, tome lá Rennie e bom dia! :)
Anónimo das 8/20/2012 01:18:00 p.m. disse...
LCA: disseste tudo... na mouche!
Só faltou dizeres qual rankking da tua bela faculdade!?
Podia procurar um por escola e não por academia e assim ainda melhor classificada estava:
PAÍS MUNDO UNIVERSIDAD PRESENCIA IMPACTO APERTURA EXCELENCIA
1 69
Universidade do Porto
111 122 37 283
2 181
Universidade Técnica de Lisboa
230 404 81 308
3 207
Universidade de Coimbra
225 219 271 455
4 226
Universidade de Lisboa
749 154 275 448
5 252
Universidade do Minho
160 369 229 585
6 337
Universidade Nova de Lisboa
815 392 314 519
7 536
Universidade de Aveiro
631 912 998 437
8 653
Universidade de Évora
1.566 531 766 1.317
9 779
Universidade Católica Portuguesa
1.640 530 1.066 1.685
10 893
Universidade da Beira Interior
2.430 1.299 453 1.549
11 903
Universidade do Algarve
1.225 1.746 953 1.049
12 974
Instituto Politécnico do Porto
2.244 919 1.455 1.494
13 1144
Instituto Superior Politécnico de Viseu
2.946 359 2.698 2.445
fonte: http://www.webometrics.info/top100_europe_es.asp?country=pt
LCA: disseste tudo... na mouche!
Só faltou dizeres qual rankking da tua bela faculdade!?
Podia procurar um por escola e não por academia e assim ainda melhor classificada estava:
PAÍS MUNDO UNIVERSIDAD PRESENCIA IMPACTO APERTURA EXCELENCIA
1 69
Universidade do Porto
111 122 37 283
2 181
Universidade Técnica de Lisboa
230 404 81 308
3 207
Universidade de Coimbra
225 219 271 455
4 226
Universidade de Lisboa
749 154 275 448
5 252
Universidade do Minho
160 369 229 585
6 337
Universidade Nova de Lisboa
815 392 314 519
7 536
Universidade de Aveiro
631 912 998 437
8 653
Universidade de Évora
1.566 531 766 1.317
9 779
Universidade Católica Portuguesa
1.640 530 1.066 1.685
10 893
Universidade da Beira Interior
2.430 1.299 453 1.549
11 903
Universidade do Algarve
1.225 1.746 953 1.049
12 974
Instituto Politécnico do Porto
2.244 919 1.455 1.494
13 1144
Instituto Superior Politécnico de Viseu
2.946 359 2.698 2.445
fonte: http://www.webometrics.info/top100_europe_es.asp?country=pt
Viva A empreendedora do Cartaxo Srª Enfermeira Albertina Mendonça, e a revista da OE ainda publicita isto.
“Anónimo disse...
Oh! DE estou estupefacto perante a falta de horizonte visão de alguns colegas que se acham o máximo, e o que fazem é diminuírem a imagem social dos enfermeiros nas pequenas coisas do dia a dia , é que não são os clientes ou a sociedade que não nos valorizam, são os próprios enfermeiros e o mais triste, é que sem terem consciência desse facto.
Ora ao ler um artigo da revista da ordem dos enfermeiros nº 42 de Julho de 2012 deparo-me com um artigo em que apresenta a UCC do Cartaxo coordenada pela Sª Enfª Albertina Mendonça, no qual é apresentada a EQUIPA MULTIDISCIPLINAR:10 profissionais na equipa nuclear- sete enfermeiros (das quais duas são especialistas de Enfermagem comunitária e um terceiro elemento tem a especialização feita na mesma área.
Uma fisioterapeuta (Drª Ana Patrícia Costa), uma terapeuta ocupacional (Drª Vanda Varela) e uma assistente Administrativa (Helena Gomes) e 6 profissionais a tempo parcial- dois enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstetrícia e em enfermagem saúde infantil e pediátrica, uma enfermeira com especialização em saúde mental e psiquiátrica, um clínico especialista em medicina geral e familiar ( Dr. Pedro Alves), uma higienista oral ( Drª Célia Nunes), uma psicóloga ( Drª Ana Filipa Gonçalves), uma cardiopneumologista (Drª Sandra Rodrigues). Teve uma técnica de serviço social em estágio.
Srª Enfermeira Albertina Mendonça espero que na sua UCC o mapa de pessoal não seja assim descrito , porque está a induzir em erro a população que a senhora tanto quer assistir. Os seus enfermeiros nenhum é licenciado? pois apresenta outros profissionais como doutores:
Cardiopneumologista- é técnica de,. cardipneumologia; higienista oral, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional etc., descrimina-os pelos nomes e aos enfermeiros apresenta-os deste modo: x são isto x são aquilo sem os descriminar pelo nome. Mais grave determinados enfermeiros são especialistas outros são especializados (pergunto-lhe esses especializados não têm mencionado na cédula profissional enfermeiro especialista? Têm não têm , então srª enfermeira são especialistas). Quando designar um enfermeiro da sua unidade dê-lhe o mesmo tipo de tratamento uma enfermeira (Drª..........).Depois queremos ser valorizados com os próprios cromos que nos dirigem a promoverem a subalternização.Não fique com a impressão que concordo com o tratamento por Dr. porque não concordo, cada um devia ser chamado pelo nome da sua profissão e não confundir o cliente com tanto "doutor".
Aproveito para informa-la que não se designa técnica de serviço social, mas técnica superior de serviço social e já não há a categoria de técnica administrativa, mas de assistente técnica. Para terminar a OE a gastar dinheiro num spot publicitário nas televisões e os próprios enfermeiros no seu dia a dia a darem tiros no pé.”
“Anónimo disse...
Oh! DE estou estupefacto perante a falta de horizonte visão de alguns colegas que se acham o máximo, e o que fazem é diminuírem a imagem social dos enfermeiros nas pequenas coisas do dia a dia , é que não são os clientes ou a sociedade que não nos valorizam, são os próprios enfermeiros e o mais triste, é que sem terem consciência desse facto.
Ora ao ler um artigo da revista da ordem dos enfermeiros nº 42 de Julho de 2012 deparo-me com um artigo em que apresenta a UCC do Cartaxo coordenada pela Sª Enfª Albertina Mendonça, no qual é apresentada a EQUIPA MULTIDISCIPLINAR:10 profissionais na equipa nuclear- sete enfermeiros (das quais duas são especialistas de Enfermagem comunitária e um terceiro elemento tem a especialização feita na mesma área.
Uma fisioterapeuta (Drª Ana Patrícia Costa), uma terapeuta ocupacional (Drª Vanda Varela) e uma assistente Administrativa (Helena Gomes) e 6 profissionais a tempo parcial- dois enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstetrícia e em enfermagem saúde infantil e pediátrica, uma enfermeira com especialização em saúde mental e psiquiátrica, um clínico especialista em medicina geral e familiar ( Dr. Pedro Alves), uma higienista oral ( Drª Célia Nunes), uma psicóloga ( Drª Ana Filipa Gonçalves), uma cardiopneumologista (Drª Sandra Rodrigues). Teve uma técnica de serviço social em estágio.
Srª Enfermeira Albertina Mendonça espero que na sua UCC o mapa de pessoal não seja assim descrito , porque está a induzir em erro a população que a senhora tanto quer assistir. Os seus enfermeiros nenhum é licenciado? pois apresenta outros profissionais como doutores:
Cardiopneumologista- é técnica de,. cardipneumologia; higienista oral, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional etc., descrimina-os pelos nomes e aos enfermeiros apresenta-os deste modo: x são isto x são aquilo sem os descriminar pelo nome. Mais grave determinados enfermeiros são especialistas outros são especializados (pergunto-lhe esses especializados não têm mencionado na cédula profissional enfermeiro especialista? Têm não têm , então srª enfermeira são especialistas). Quando designar um enfermeiro da sua unidade dê-lhe o mesmo tipo de tratamento uma enfermeira (Drª..........).Depois queremos ser valorizados com os próprios cromos que nos dirigem a promoverem a subalternização.Não fique com a impressão que concordo com o tratamento por Dr. porque não concordo, cada um devia ser chamado pelo nome da sua profissão e não confundir o cliente com tanto "doutor".
Aproveito para informa-la que não se designa técnica de serviço social, mas técnica superior de serviço social e já não há a categoria de técnica administrativa, mas de assistente técnica. Para terminar a OE a gastar dinheiro num spot publicitário nas televisões e os próprios enfermeiros no seu dia a dia a darem tiros no pé.”
“ Anónimo disse...
Temos doutorados em filosofia a darem aulas a enfermeiros. Temos cursos de enfermagem cujo conteúdo é mais proximo de um curso de filosofia, sociologia e psicologia, do que um curso forte na componente biomédica.
E são estes os enfermeiros que querem prescrever isto e aquilo? O que será de nós doentes, com estes enfermeiros a fazerem de mini-médicos.
8/18/2012 04:51:00 p.m. ”
Realmente, devagar devagar, aqui os “minimédicos" continuam a dar cartas. Por cá em Portugal, os especialistas em SMO começam a desbastar o matagal. Em breve, mais especialistas se seguirão. Não que seja uma obcessão os ECD e medicação mas faz parte de autonomizar os cuidados de Enfermagem. Certamente que deve ser uma panóplia restrita e adequada, tal como em Espanha, mas para lá caminhamos. Mais argumentos para nos acusarem de minimédicos? Força! A caravana passa, os cães continuarão a ladrar.
http://www.nursingtimes.net/nursing-practice/clinical-specialisms/prescribing/rule-change-gives-nurses-same-script-powers-as-doctors/5044213.article
Temos doutorados em filosofia a darem aulas a enfermeiros. Temos cursos de enfermagem cujo conteúdo é mais proximo de um curso de filosofia, sociologia e psicologia, do que um curso forte na componente biomédica.
E são estes os enfermeiros que querem prescrever isto e aquilo? O que será de nós doentes, com estes enfermeiros a fazerem de mini-médicos.
8/18/2012 04:51:00 p.m. ”
Realmente, devagar devagar, aqui os “minimédicos" continuam a dar cartas. Por cá em Portugal, os especialistas em SMO começam a desbastar o matagal. Em breve, mais especialistas se seguirão. Não que seja uma obcessão os ECD e medicação mas faz parte de autonomizar os cuidados de Enfermagem. Certamente que deve ser uma panóplia restrita e adequada, tal como em Espanha, mas para lá caminhamos. Mais argumentos para nos acusarem de minimédicos? Força! A caravana passa, os cães continuarão a ladrar.
http://www.nursingtimes.net/nursing-practice/clinical-specialisms/prescribing/rule-change-gives-nurses-same-script-powers-as-doctors/5044213.article
Já viram o filme "Sogro do pior"? É americano (EUA), entram vários actores conhecidos, como por exemplo, Robert De Niro ou Ben Stiller. Neste filme, o protagonista principal, Greg Focker (Ben Stiller) é enfermeiro. Quando a noiva o leva a conhecer a família, e quando em pleno jantar este diz que é enfermeiro, ouve-se uma risada total e quer o sogro (Robert De Niro), quer outros elementos da família, reagem com descrença, pensando que o dito cujo estaria a gozar. Mas quando este insiste, é ver a cara de espanto e de vergonha do sogro e dos outros. Certo é que o facto de ser enfermeiro é recorrente como motivo de gozo ao longo do filme. Numa cena, por exemplo, após uma zanga entre ambos, e após a reconciliação, o sogro atreve-se a pedir-lhe que reconsidere o facto de ser enfermeiro e que escolha outra profissão. Por isso, até nos EUA os enfermeiros ocupam a posição social que ocupam e que é sempre secundária face aos médicos.
ja vi foi o comentário do pior...
com um tecnico do pior
com um burro do pior....
e como dizem os americanos..." looooooser!!!!"
deve de ser um tae ou um médico estagiario que leva nas lonas dos enfermeiros...looooool
com um tecnico do pior
com um burro do pior....
e como dizem os americanos..." looooooser!!!!"
deve de ser um tae ou um médico estagiario que leva nas lonas dos enfermeiros...looooool
não é com o estatuto social que gozam nesse filme.. é com o facto de ele ser um "male nurse", porque o estereótipo da profissão de enfermagem é esta ser uma profissão feminina...
Mas que "ranking" é esse??? é doméstico, destrital, distrital ou incomendado, embalado, impacotadao???
Mostra aqui um ranking de universidades, reconhecido internacionalmente, não destritalmente, isso é para a política.
Mostra aqui um ranking de universidades, reconhecido internacionalmente, não destritalmente, isso é para a política.
Mas que "ranking" é esse??? é doméstico, destrital, distrital ou incomendado, embalado, impacotadao???
Mostra aqui um ranking de universidades, reconhecido internacionalmente, não destritalmente, isso é para a política.
Mostra aqui um ranking de universidades, reconhecido internacionalmente, não destritalmente, isso é para a política.
Ao anónimo das 8/23/2012 08:57:00 a.m.
Caso não tenhas visto a fonte que te dei, o ranking refere duas posições: uma do pais e outra mundial a classificação refere-se a julho deste ano. Quanto ao ranking eu arranjei este consulta-o e vê se é reconhecido ou não : http://www.webometrics.info/top100_europe.asp?country=pt
"O “Webometrics Ranking of World Universities” é uma iniciativa da Cybermetrics Lab, um grupo de investigação que pertence ao Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC), que é o maior organismo público de investigação em Espanha."
Mas olha que fui eu que encomendei o ranking :X
Caso não tenhas visto a fonte que te dei, o ranking refere duas posições: uma do pais e outra mundial a classificação refere-se a julho deste ano. Quanto ao ranking eu arranjei este consulta-o e vê se é reconhecido ou não : http://www.webometrics.info/top100_europe.asp?country=pt
"O “Webometrics Ranking of World Universities” é uma iniciativa da Cybermetrics Lab, um grupo de investigação que pertence ao Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC), que é o maior organismo público de investigação em Espanha."
Mas olha que fui eu que encomendei o ranking :X
-SERÁ UM MODO DE FALHA DE AUTONOMIA/ INTERDEPENDÊNCIA DOS CUIDADOS.
*O DÉFICE DE CONHECIMENTO/ CAPACIDADE OU VONTADE MULTIDISCIPLINAR PARA RECONHECER O PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM (QUE EXISTE IMPLICITAMENTE OU EXPLICITAMENTE)
* O DÉFICE DE QUALIDADE SUSTENTÁVEL / VIA CRIAÇÃO DE VALOR PÚBLICO, CUJA GESTÃO DO RISCO DO ERRO E FALHAS É A SUA COMPONENTE MAIS IMPORTANTE (EM TERMOS DE RETURN ON INVESTEMENT) O RISCO É MELHOR MITIGADO PELA DETECTABILIDADE, DO QUE PELAS TRADICIONAIS SEVERIDADES OU PROBABILIDADES DE OCORRENCIA. POR ISSO, NA AUSÊNCIA DE MEIOS SEM INTERVENÇÃO HUMANA E TOTALMENTE AUTOMATIZADOS, QUEM MAIS TEMPO PASSA JUNTO DAS PESSOAS SÃO OS ENFERMEIROS/ E CUIDADORES POR ISSO SÃO O ELO DE DETECTABILIDADE PARA A INTERDEPENDÊNCIA/ AUTONOMIA NA
NB: NINGUEM PODE DELEGAR A CO-RESPONSABILIDADE LEGAL E CIVIL/ ÉTICA E DEONTOLÓGICA DESSES ACTOS.
Nuno Pereira Inácio
*O DÉFICE DE CONHECIMENTO/ CAPACIDADE OU VONTADE MULTIDISCIPLINAR PARA RECONHECER O PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM (QUE EXISTE IMPLICITAMENTE OU EXPLICITAMENTE)
* O DÉFICE DE QUALIDADE SUSTENTÁVEL / VIA CRIAÇÃO DE VALOR PÚBLICO, CUJA GESTÃO DO RISCO DO ERRO E FALHAS É A SUA COMPONENTE MAIS IMPORTANTE (EM TERMOS DE RETURN ON INVESTEMENT) O RISCO É MELHOR MITIGADO PELA DETECTABILIDADE, DO QUE PELAS TRADICIONAIS SEVERIDADES OU PROBABILIDADES DE OCORRENCIA. POR ISSO, NA AUSÊNCIA DE MEIOS SEM INTERVENÇÃO HUMANA E TOTALMENTE AUTOMATIZADOS, QUEM MAIS TEMPO PASSA JUNTO DAS PESSOAS SÃO OS ENFERMEIROS/ E CUIDADORES POR ISSO SÃO O ELO DE DETECTABILIDADE PARA A INTERDEPENDÊNCIA/ AUTONOMIA NA
NB: NINGUEM PODE DELEGAR A CO-RESPONSABILIDADE LEGAL E CIVIL/ ÉTICA E DEONTOLÓGICA DESSES ACTOS.
Nuno Pereira Inácio
Não entendo... não vejo nenhuma utilidade nesta guerra "sou enfermeiro, não mandas em mim/ sou médico e fazes porque sim". Devo relembrar a todos os visitantes deste blog, que a nossa principal preocupação, o nosso foco deve ser a pessoa que precisa dos nossos cuidados. Esta guerra estúpida e encoberta (ninguém tem coragem de a afirmar alto e bom som), só nos prejudica. Para o bem ou para o mal, vivemos num SNS "centrado no médico" (dizer que o centro do sistema é o Doente, não passa de poesia); se queremos transformar esta realidade, devemos fazê-lo à custa do nosso esforço e empenho no trabalho. Perder tempo com futilidades é criar frustração, mal-estar e desmazelo.
Também eu quero uma carreira digna, também eu estou farto de receber 1050€ após 12 anos de trabalho, também eu aturo médicos E enfermeiros que deviam ter escolhido outra profissão. Mas se queremos algo melhor, o caminho não é este - o das quezílias fúteis, contra classes intocáveis. Estou certo que se demonstrar-mos a nossa qualidade e as nossa mais valias, mais cedo ou mais tarde, vamos ter o nosso devido reconhecimento.
Também eu quero uma carreira digna, também eu estou farto de receber 1050€ após 12 anos de trabalho, também eu aturo médicos E enfermeiros que deviam ter escolhido outra profissão. Mas se queremos algo melhor, o caminho não é este - o das quezílias fúteis, contra classes intocáveis. Estou certo que se demonstrar-mos a nossa qualidade e as nossa mais valias, mais cedo ou mais tarde, vamos ter o nosso devido reconhecimento.
Caro Costa rodrigues, em parte compreendo o que diz mas repare, a “guerra” não é com os médicos, é com alguns deles; os que se julgam superiores, mandantes, melhores, únicos protagonistas na Saúde.
Assim como há médicos que se acham supra-sumos, há Enfºs que se julgam pequeninos e permitem serem pau-mandado.
O lobby médico, poderoso que sempre foi, infiltrado constantemente nos governos, permitiu rapar tudo para eles, e deixar migalhas para os outros..
O medico.centrismo, existe em larga escala neste país, muito por causa disso.
Não retiro a lógica importância do Médico; não sobrevalorizo a lógica importância do Enfermeiro.
Mas critico o facto de fazer-se centrar tudo à volta do médico, quando muitas vezes, simplesmente não devia ser assim, nem é útil que assim o seja.
Exemplos? os CSP, que devem estar sob gestão de Enfermeiros (inventa-se trabalho para dar ao médico, quando é trabalho que podia e devia estar entregue aos Enfºs); a gestão de unidades de saúde, tal como UCC (que já tem os Enfºs como coordenadores).
Assim como um bloco operatorio deverá ter o cirurgião como fulcro, outros serviços têm que ter o enfº nesse papel. É simples, creio.
Assim como há médicos que se acham supra-sumos, há Enfºs que se julgam pequeninos e permitem serem pau-mandado.
O lobby médico, poderoso que sempre foi, infiltrado constantemente nos governos, permitiu rapar tudo para eles, e deixar migalhas para os outros..
O medico.centrismo, existe em larga escala neste país, muito por causa disso.
Não retiro a lógica importância do Médico; não sobrevalorizo a lógica importância do Enfermeiro.
Mas critico o facto de fazer-se centrar tudo à volta do médico, quando muitas vezes, simplesmente não devia ser assim, nem é útil que assim o seja.
Exemplos? os CSP, que devem estar sob gestão de Enfermeiros (inventa-se trabalho para dar ao médico, quando é trabalho que podia e devia estar entregue aos Enfºs); a gestão de unidades de saúde, tal como UCC (que já tem os Enfºs como coordenadores).
Assim como um bloco operatorio deverá ter o cirurgião como fulcro, outros serviços têm que ter o enfº nesse papel. É simples, creio.
Boa noite. Peço desculpa mas não consigo passar por aqui sem tentar repor alguma verdade. Eu também sou estudante de Medicina na FMUC e gostava de esclarecer que nunca ouvi nenhum professor ou assistente proferir que os enfermeiros são nossos inimigos. No máximo ouvi uma piada ou outra, mas penso que isso não é nada do outro mundo. Ouvi sim alguns médicos falarem de enfermeiros, com todo o carinho. Por exemplo, do tanto que aprenderam com eles, no início de carreira. O valor do trabalho do enfermeiro é transmitido, bem como os benefícios advindos de um integrado esforço multidisciplinar em prole do doente. Creio que estas hostilidades em nada beneficiam quem quer que seja, muito menos o doente que é quem interessa. Se querem valorizar a vossa profissão, não é denegrindo outra(s) que o irão conseguir. E se alguma vez se sentirem efetivamente desrespeitados ou injustiçados por alguém pertencente à classe médica, resolvam a situação na hora, cara à cara, em vez de forçarem risinhos e hipocrisias. Não venham para blogues, acobertados pelo anonimato, despejar baboseiras espoletadas por ressentimentos e frustração. Falar nas costas é feio. Saudações a todos :)
Enfº do Norte, os CSP deviam estar a cargo dos enfermeiros? Inventa-se trabalho para dar aos médicos? Deixe-me ver se percebi bem, CSP = Cuidados de saúde primários!? Se sim, você é louco.
Eu acho piada que o enfermeiro do norte queria que os enfermeiros fiquem a cargo dos CSP.
Mas você sabe alguma coisa de medicina para dizer que se inventa trabalho para dar aos médicos?
Aposto que nem para um caso BÁSICO em medicina você teria resposta:
Um homem de 63 anos com diabetes consulta o seu médico de família devido aos recentes resultados no teste de função hepática:
AAT: 86 u/l
AAT: 103 u/l
FA: 180 u/l
Bilirrubina total: 1,8 mg/dl
No exame físico detecta-se hepatomegália. A pele tem uma cor ligeiramente amarelada, especialmente no seu rosto. Apresenta alguma perda de peso, fraqueza, artrite nas suas
mãos, e incapacidade de conseguir atingir uma ereção.
Enfº do Norte, qual o teste que poderia gerar o mais provável diagnóstico e que deveria ser realizado em primeiro lugar?
Mas você sabe alguma coisa de medicina para dizer que se inventa trabalho para dar aos médicos?
Aposto que nem para um caso BÁSICO em medicina você teria resposta:
Um homem de 63 anos com diabetes consulta o seu médico de família devido aos recentes resultados no teste de função hepática:
AAT: 86 u/l
AAT: 103 u/l
FA: 180 u/l
Bilirrubina total: 1,8 mg/dl
No exame físico detecta-se hepatomegália. A pele tem uma cor ligeiramente amarelada, especialmente no seu rosto. Apresenta alguma perda de peso, fraqueza, artrite nas suas
mãos, e incapacidade de conseguir atingir uma ereção.
Enfº do Norte, qual o teste que poderia gerar o mais provável diagnóstico e que deveria ser realizado em primeiro lugar?
Anónimo das 8/26/2012 03:05:00 p.m. disse...
"Um homem de 63 anos com diabetes consulta o seu médico de família devido aos recentes resultados no teste de função hepática:
AAT: 86 u/l
AAT: 103 u/l
FA: 180 u/l
Bilirrubina total: 1,8 mg/dl
No exame físico detecta-se hepatomegália. A pele tem uma cor ligeiramente amarelada, especialmente no seu rosto. Apresenta alguma perda de peso, fraqueza, artrite nas suas
mãos, e incapacidade de conseguir atingir uma ereção."
Eu como mero estudante que vai iniciar o 2º ano de enfermagem agora em setembro, sem ir ver ao google nada de NADA ( posso estar totalmente enganado e se tiver é favor de repor a verdade )diria que ictericia, figado com tamanho fora do normal e alguns dos outros sintomas ,sao caracteristicos de uma cirrose hepática que pode ser confirmada com uma biopsia.
Se tiver dito alguma baboseira o dr medico que me corrija sff ;D
"Um homem de 63 anos com diabetes consulta o seu médico de família devido aos recentes resultados no teste de função hepática:
AAT: 86 u/l
AAT: 103 u/l
FA: 180 u/l
Bilirrubina total: 1,8 mg/dl
No exame físico detecta-se hepatomegália. A pele tem uma cor ligeiramente amarelada, especialmente no seu rosto. Apresenta alguma perda de peso, fraqueza, artrite nas suas
mãos, e incapacidade de conseguir atingir uma ereção."
Eu como mero estudante que vai iniciar o 2º ano de enfermagem agora em setembro, sem ir ver ao google nada de NADA ( posso estar totalmente enganado e se tiver é favor de repor a verdade )diria que ictericia, figado com tamanho fora do normal e alguns dos outros sintomas ,sao caracteristicos de uma cirrose hepática que pode ser confirmada com uma biopsia.
Se tiver dito alguma baboseira o dr medico que me corrija sff ;D
anónimo das 03.05, acho que percebeu mal o que quis dizer; elaborar diagnósticos médicos, é com o médico; eu elaboro diagnósticos de enfermagem; falo em gestão, em organização dos serviços, em orientar utentes para diferentes valências, entre outros.
eu fundamento o que le digo amanhã com mais calma e com fontes crediveis para apoiar o que digo está combinado
eu fundamento o que le digo amanhã com mais calma e com fontes crediveis para apoiar o que digo está combinado
UI QUE CASO DIFICIL, FAZ-ME LEMBRAR O 1ºANO DE ENFERMAGEM...
É ISSO QUE VOCES APRENDEM EM MEDICINA? É ESTE O GRAU DE DIFICULDADE? UI ACHO QUE VOU PARA MEDICINA...HUMMMMM NAO É MAL PENSADO.
É ISSO QUE VOCES APRENDEM EM MEDICINA? É ESTE O GRAU DE DIFICULDADE? UI ACHO QUE VOU PARA MEDICINA...HUMMMMM NAO É MAL PENSADO.
Para o meu amigo enf do norte:
Em medicina, na sua história, o conceito de parvo tinha conotação clínica e como tal era usado pelos médicos da época.
Neste contexto, na tentativa de definir as tuas ideias e, não tentativa de não-lhes-responder, recuperei este conceito, hoje não usado, devido à conotação ofensiva que aporta, no entanto, sem a tal conotação ofensiva, devo achar que, enquanto conhecedor de alguma clínica, és parvo.
Por piedade vou definir-te "parvo". Parvo é alguém pequeno, no teu caso pequeno de pensamento/cognição.
Como disse, este conceito já não é usado pela clínica, hoje é substituído pelo conceito de défice cognitivo.
De nada, sempre às ordens!
Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
PS: LCA, icterícia é um estado florido que por si só não é uma doença, mas sim um sintoma que deve ser abordado como tal. Pode indicar falência hepática, pré-hepática ou pós-hepática (isto no fígado), mas, como digo, é um quadro florido que pode estar relacionado com muitas outras patologias, como uma anemia ou carcinomas (pâncreas, canal colédoco...) entre muitas outras. Por outro lado, não é necessário uma biópsia para fazeres este diagnóstico, deves olhar para o doente e perceber outras coisas para além dos "exames" mas....(enfim)
Em medicina, na sua história, o conceito de parvo tinha conotação clínica e como tal era usado pelos médicos da época.
Neste contexto, na tentativa de definir as tuas ideias e, não tentativa de não-lhes-responder, recuperei este conceito, hoje não usado, devido à conotação ofensiva que aporta, no entanto, sem a tal conotação ofensiva, devo achar que, enquanto conhecedor de alguma clínica, és parvo.
Por piedade vou definir-te "parvo". Parvo é alguém pequeno, no teu caso pequeno de pensamento/cognição.
Como disse, este conceito já não é usado pela clínica, hoje é substituído pelo conceito de défice cognitivo.
De nada, sempre às ordens!
Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
PS: LCA, icterícia é um estado florido que por si só não é uma doença, mas sim um sintoma que deve ser abordado como tal. Pode indicar falência hepática, pré-hepática ou pós-hepática (isto no fígado), mas, como digo, é um quadro florido que pode estar relacionado com muitas outras patologias, como uma anemia ou carcinomas (pâncreas, canal colédoco...) entre muitas outras. Por outro lado, não é necessário uma biópsia para fazeres este diagnóstico, deves olhar para o doente e perceber outras coisas para além dos "exames" mas....(enfim)
O caso colocado foi simples de propósito, curiosamente apesar de o ser, ninguém respondeu e quem o fez, fê-lo incorrectamente. São questões básicas feitas a alunos de medicina, não são sequer para médicos formados ou experientes. Querem seguir doentes? Querem substituir os médicos nos CSP? Querem prescrever? Percebem a diferença ou precisam de exemplos sérios?
O "mero" estudante de enfermagem que vai a meio do curso está equivocado (ainda vai a tempo de usar o google). Passo a explicar (se quiser aprender qualquer coisa):
Eu pedi o teste que confirmasse o diagnóstico mais provável. O teste correcto seria a transferrina em jejum. A hipótese diagnostica de hemocromatose deve surgir sempre que um doente se apresenta com diabetes, hepatomegalia, alterações pigmentares, artrite e hipogonadismo. Há três testes úteis: ferro sanguíneo, ferritina e transferrina. Um aumento da reserva férrea aumenta a concentração sanguínea em pessoas saudáveis, um aumento da saturação plasmática de transferrina (rácio ferro/transferrina) e um aumento da concentração de ferritina. Uma transferrina em jejum de 65% ou maior em homens e 55% em mulheres consegue detectar 85% dos doentes com hipogonadismo hipogonadotrófico homozigotico. As vezes o limiar é reduzido para evitar falhas diagnósticas.
A primeira coisa que lhe poderia ter surgido na mente para responder à minha pergunta seria um esfregaço sanguíneo, mas existem uma série de doenças de acumulação de ferro. Nesses casos um esfregaço pode levar a um diagnóstico, mas sem mais sintomas seria improvável concluir mais alguma coisa.
Um TAC abdominal pode relevar aumento da densidade hepática por acumulação de ferro, mas não é útil no diagnóstico da hemocromatose.
Se me tivesse dito, colangio-pancreatografia retrógrada endoscópica para o diagnóstico da coledocolitíase, para a biopsia de tecidos de doentes com tumores pancreáticos ou hepáticos, ou outros, diria que o seu raciocínio teria alguma lógica. Mas mais uma vez não é útil para a hemocromatose.
Por fim, se fosse o caso, uma simples biopsia hepática seria o único método fiável para o diagnóstico de cirrose hepática por hemocromatose. Por ser invasivo este teste não deve ser usado no diagnóstico desta doença.
O "mero" estudante de enfermagem que vai a meio do curso está equivocado (ainda vai a tempo de usar o google). Passo a explicar (se quiser aprender qualquer coisa):
Eu pedi o teste que confirmasse o diagnóstico mais provável. O teste correcto seria a transferrina em jejum. A hipótese diagnostica de hemocromatose deve surgir sempre que um doente se apresenta com diabetes, hepatomegalia, alterações pigmentares, artrite e hipogonadismo. Há três testes úteis: ferro sanguíneo, ferritina e transferrina. Um aumento da reserva férrea aumenta a concentração sanguínea em pessoas saudáveis, um aumento da saturação plasmática de transferrina (rácio ferro/transferrina) e um aumento da concentração de ferritina. Uma transferrina em jejum de 65% ou maior em homens e 55% em mulheres consegue detectar 85% dos doentes com hipogonadismo hipogonadotrófico homozigotico. As vezes o limiar é reduzido para evitar falhas diagnósticas.
A primeira coisa que lhe poderia ter surgido na mente para responder à minha pergunta seria um esfregaço sanguíneo, mas existem uma série de doenças de acumulação de ferro. Nesses casos um esfregaço pode levar a um diagnóstico, mas sem mais sintomas seria improvável concluir mais alguma coisa.
Um TAC abdominal pode relevar aumento da densidade hepática por acumulação de ferro, mas não é útil no diagnóstico da hemocromatose.
Se me tivesse dito, colangio-pancreatografia retrógrada endoscópica para o diagnóstico da coledocolitíase, para a biopsia de tecidos de doentes com tumores pancreáticos ou hepáticos, ou outros, diria que o seu raciocínio teria alguma lógica. Mas mais uma vez não é útil para a hemocromatose.
Por fim, se fosse o caso, uma simples biopsia hepática seria o único método fiável para o diagnóstico de cirrose hepática por hemocromatose. Por ser invasivo este teste não deve ser usado no diagnóstico desta doença.
"" Para o meu amigo enf do norte:
" Em medicina, na sua história, o conceito de parvo tinha conotação clínica e como tal era usado pelos médicos da época.
Neste contexto, na tentativa de definir as tuas ideias e, não tentativa de não-lhes-responder, recuperei este conceito, hoje não usado, devido à conotação ofensiva que aporta, no entanto, sem a tal conotação ofensiva, devo achar que, enquanto conhecedor de alguma clínica, és parvo.
Por piedade vou definir-te "parvo". Parvo é alguém pequeno, no teu caso pequeno de pensamento/cognição.
Como disse, este conceito já não é usado pela clínica, hoje é substituído pelo conceito de défice cognitivo.
De nada, sempre às ordens!
Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.""
A verdade gera o ódio... ;) Ora portanto, o iluminado, educado, nada lábil nem aparvalhado “doutor”médico, dizia há pouco tempo assim (enquanto não entrava em Medicina, revoltado; e é de reparar que se tornou exactamente no que culpava os outros de ser):
“ O espírito da medicina em portugal pauta-se pela arrogância e ganância, pouco compatíveis com aqueles que deveriam ser os valores de uma classe que muito admiro e estimo que são os valores do altruismo e espirito de cooperação, não coorporativismo.
Cada vez mais a medicina em portugal é um negócio, é um conclave de interesses mesquinhos e nojentos que em nada dignificam a classe.
Pena que estes novos e empruados doutorzecos só tenham húmus (que é uma espécie de cócó) naquele cérebro e que venham por em causa uma reforma imperfeita (já por causa deles!!) denegrindo assim uma classe que não merece ser representada por estes mercenários, incompetentes e perturbados.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
# posted by Talibã das Beiras : 1/17/2010 12:45:00 PM""
..e o parvo sou eu?!? perturbado? arrogante? frustrado? =D
É com o teu comportamento e palavras asininas que defendes a classe que tanto estimas (mas que antes desdenhavas ferozmente)? Rapaz... Acho que já foste tantas e tantas vezes humilhado e desmascarado, tantas vezes arrastado pela lama que segregas, que pouco te sobra para tentares encetar uma defesa, da tua ufana e desequilibrada maneira de agir e pensar, que de resto, é bater no ceguinho, enfim...
deixo-te uma coisa para leres, pausadamente, já que foste tu que a escreveste, e pensa moço, pensa; e depois, acalma-te; não é o mundo que está contra ti, não são os outros que te querem fazer a cama... deitas-te é na cama que fazes... :
“ Talibã das Beiras said...
Na minha terra costuma-se dizer que o verdadeiro jumento é aquele que nem depois de ensinado continua a cometer persistentemente o mesmo erro, e de facto há pessoas que simplesmente são jumentas, tal é a persistencia com que cometem os mesmos erros e se agarram a demagogias sem validade ou razão de ser, apenas com o intuito da má fé e da tentativa manipuladora de criar uma realidade ficcionada pelas suas mentes desprovidas de razão.”
=) abraços e bom verão.
" Em medicina, na sua história, o conceito de parvo tinha conotação clínica e como tal era usado pelos médicos da época.
Neste contexto, na tentativa de definir as tuas ideias e, não tentativa de não-lhes-responder, recuperei este conceito, hoje não usado, devido à conotação ofensiva que aporta, no entanto, sem a tal conotação ofensiva, devo achar que, enquanto conhecedor de alguma clínica, és parvo.
Por piedade vou definir-te "parvo". Parvo é alguém pequeno, no teu caso pequeno de pensamento/cognição.
Como disse, este conceito já não é usado pela clínica, hoje é substituído pelo conceito de défice cognitivo.
De nada, sempre às ordens!
Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.""
A verdade gera o ódio... ;) Ora portanto, o iluminado, educado, nada lábil nem aparvalhado “doutor”médico, dizia há pouco tempo assim (enquanto não entrava em Medicina, revoltado; e é de reparar que se tornou exactamente no que culpava os outros de ser):
“ O espírito da medicina em portugal pauta-se pela arrogância e ganância, pouco compatíveis com aqueles que deveriam ser os valores de uma classe que muito admiro e estimo que são os valores do altruismo e espirito de cooperação, não coorporativismo.
Cada vez mais a medicina em portugal é um negócio, é um conclave de interesses mesquinhos e nojentos que em nada dignificam a classe.
Pena que estes novos e empruados doutorzecos só tenham húmus (que é uma espécie de cócó) naquele cérebro e que venham por em causa uma reforma imperfeita (já por causa deles!!) denegrindo assim uma classe que não merece ser representada por estes mercenários, incompetentes e perturbados.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
# posted by Talibã das Beiras : 1/17/2010 12:45:00 PM""
..e o parvo sou eu?!? perturbado? arrogante? frustrado? =D
É com o teu comportamento e palavras asininas que defendes a classe que tanto estimas (mas que antes desdenhavas ferozmente)? Rapaz... Acho que já foste tantas e tantas vezes humilhado e desmascarado, tantas vezes arrastado pela lama que segregas, que pouco te sobra para tentares encetar uma defesa, da tua ufana e desequilibrada maneira de agir e pensar, que de resto, é bater no ceguinho, enfim...
deixo-te uma coisa para leres, pausadamente, já que foste tu que a escreveste, e pensa moço, pensa; e depois, acalma-te; não é o mundo que está contra ti, não são os outros que te querem fazer a cama... deitas-te é na cama que fazes... :
“ Talibã das Beiras said...
Na minha terra costuma-se dizer que o verdadeiro jumento é aquele que nem depois de ensinado continua a cometer persistentemente o mesmo erro, e de facto há pessoas que simplesmente são jumentas, tal é a persistencia com que cometem os mesmos erros e se agarram a demagogias sem validade ou razão de ser, apenas com o intuito da má fé e da tentativa manipuladora de criar uma realidade ficcionada pelas suas mentes desprovidas de razão.”
=) abraços e bom verão.
Engraçado que posts e ausências de resposta passam despercebidas a comentários deveras interessantes como o do senhor com hemocromatose. Querem prescrever e diagnosticar mas quando confrontados com um problema simples a resposta é nula. Pois, é só ciber-garganta, porque lá na enfermaria piam fininho.
"Anónimo disse...
Engraçado que posts e ausências de resposta passam despercebidas a comentários deveras interessantes como o do senhor com hemocromatose. Querem prescrever e diagnosticar mas quando confrontados com um problema simples a resposta é nula. Pois, é só ciber-garganta, porque lá na enfermaria piam fininho.
8/31/2012 03:37:00 p.m."
oh hemocromatose, nem respondo porque: não vale a pena; não percebo dessa área; pretendo prescrever, no que diz respeito `minha especialidade que é Reabilitação (RX, AINE´s, analgésicos, relax.musc. por exemplo).
faz algum sentido um fisiatra meter-se em terreno de cardiologia?..
beijo e piu!
Engraçado que posts e ausências de resposta passam despercebidas a comentários deveras interessantes como o do senhor com hemocromatose. Querem prescrever e diagnosticar mas quando confrontados com um problema simples a resposta é nula. Pois, é só ciber-garganta, porque lá na enfermaria piam fininho.
8/31/2012 03:37:00 p.m."
oh hemocromatose, nem respondo porque: não vale a pena; não percebo dessa área; pretendo prescrever, no que diz respeito `minha especialidade que é Reabilitação (RX, AINE´s, analgésicos, relax.musc. por exemplo).
faz algum sentido um fisiatra meter-se em terreno de cardiologia?..
beijo e piu!
Oh Hemocromatose tens tantas peneiras , hemocrmatose é uma poliglobolia, e depois? Queres --passar um atestado de estupidez,pergunta á maioria dos teus colegas se fazem ideia do que é isso, se não forem da área de hematologia ou medicina interna não vêm um boi...Porque a maioria dos teus colegas de clínica geral quando algum utente tem hematocrito elevado e Hb= 19-20 g/dl mandam-nos doar sangue, não fazem a mínima ideia de que a pessoa é portadora de uma patologia benigna proliferativa, que tem de ser seguido em consulta de hematologia e que nas flebotomias terapeuticas o sangue é para eliminar e incenerar e não para transfundir como é o de um dador(que é uma pessoa saúdável). Começa por explicar aos teus colegas porque é a estes que cabe fazer diagnósticos médicos, porque os enfermeiros sabem prestar cuidados aos doentes com hemacromatose quando o médico lha diagnostica corretamente.
EH PÁ OH AMIGOS, TENHAM CALMA E SE ALGUÉM PRECISA DE CORTAR QUALQUER COISA É SÓ SEGUIR O LINK ABAIXO É UM CIRURGIÃO PLÁSTICO DE RENOME E CORTA BEM!!!...
http://www.fernandodenoronhaandrade.com/wp/negligencia/
FERNANDO DE NORONHA ANDRADE CIRURGIÃO NO HOSPITAL ORDEM TERCEIRA... BASTA IR AO SITE OU LIGAR DIRETAMENTE PARA O HOSPITAL!!
EM ALTERNATIVA PODEM PEDIR PARA PASSAR AO ADMINISTRADOR E DIZER QUE VÃO DA MINHA PARTE...
ATENÇÃO AO FACTO DE QUE SE HABILITAM A RESOLVER PERMANENTEMENTE TODOS OS VOSSOS PROBLEMAS...ESTA OBSERVAÇÃO PODE SER VISTA COMO BOA OU MÁ... A TODOS VÓS ENFERMEIROS PROFISSIONAIS, BEM HAJAM!!
...E OBRIGADO PELA PARTILHA!!
FRANCISCO PINTO (DESEMPREGADO...)
Enviar um comentário
http://www.fernandodenoronhaandrade.com/wp/negligencia/
FERNANDO DE NORONHA ANDRADE CIRURGIÃO NO HOSPITAL ORDEM TERCEIRA... BASTA IR AO SITE OU LIGAR DIRETAMENTE PARA O HOSPITAL!!
EM ALTERNATIVA PODEM PEDIR PARA PASSAR AO ADMINISTRADOR E DIZER QUE VÃO DA MINHA PARTE...
ATENÇÃO AO FACTO DE QUE SE HABILITAM A RESOLVER PERMANENTEMENTE TODOS OS VOSSOS PROBLEMAS...ESTA OBSERVAÇÃO PODE SER VISTA COMO BOA OU MÁ... A TODOS VÓS ENFERMEIROS PROFISSIONAIS, BEM HAJAM!!
...E OBRIGADO PELA PARTILHA!!
FRANCISCO PINTO (DESEMPREGADO...)
<< Home