quinta-feira, outubro 11, 2012
A solidariedade da ESEP!
As Escolas de Enfermagem andam "aborrecidas" com a Ordem dos Enfermeiros no que concerne à atribuição de títulos de Enfermeiro Especialista. Apenas porque a Ordem decidiu exercer, meticulosamente, de forma escrupulosa a suas atribuições.
.
Durante anos, abriram cursos, especializações e tudo mais, ao sabor duma intolerável maré anárquica - sem quaisquer critérios de necessidade, adequação e razoabilidade, ou sem qualquer estratégia formativa. Cingiram-se tão só ao argumento do tacho. Para alimentar um corpo docente faminto, era um "toc'abrir" de cursos e cursinhos, para que se vendessem a Enfermeiros, em troca de uns euros, para manter o nome na porta de um gabinete. Não interessava o respeito por quadros legais vigentes ou pela dignidade da classe de Enfermagem. Mudavam as regras do jogo quando lhes apetecia, enquanto continuavam a extorquir dinheiro, a alunos que nelas confiavam.
.
A Escola Superior de Enfermagem do Porto (dirigida pelo Prof. Paulo Parente, que é contra tudo o que posso "ameaçar" o seu "tacho"), por exemplo, emitiu um comunicado indignado (põe tudo em causa, menos os seus próprios erros) porque a Ordem recusou a atribuição de títulos de Especialista a alunos da instituição. Em reposta, a Ordem dos Enfermeiros emitiu um comunicado, perfeitamente sustentado, esclarecendo os (já cristalinos) motivos da decisão:
.
(Clicar para ampliar e ler)
.
Desprovida de argumento válidos, a ESEP, no tal comunicado assinado pelo Prof. Parente, é peremptória: "como principais visados, caberá, em primeira instância, a estes enfermeiros, e não à
Escola, responder em sede de audiência de interessados (...) Aqueles que o desejem fazer poderão contar, desde já, não só com a solidariedade, mas, também, como o apoio da ESEP [que não cumpriu os requisitos legais]".
.
Ou seja, o guito das propinas já está do lado da ESEP (já pagou o vencimento ao Prof. Parente), agora cada um que se desenrasque como quiser e boa sorte. Solidário e lindo!
.
Ou seja, o guito das propinas já está do lado da ESEP (já pagou o vencimento ao Prof. Parente), agora cada um que se desenrasque como quiser e boa sorte. Solidário e lindo!
Comments:
<< Home
Enfermeiros que gastaram imenso dinheiro e tempo a tirar um curso há imensos anos lecionado na ESEP vêem-se impedidos de serem reconhecidos com o título de especialista, não é grave? Este ano é que a Ordem decidiu que os diplomas não eram válidos? Com todo o respeito, mas acho que se o mesmo acontecesse a si, o senhor se sentiria bastante indignado.
"Enfermeiros que gastaram imenso dinheiro e tempo a tirar um curso há imensos anos lecionado na ESEP vêem-se impedidos de serem reconhecidos com o título de especialista, não é grave? Este ano é que a Ordem decidiu que os diplomas não eram válidos? Com todo o respeito, mas acho que se o mesmo acontecesse a si, o senhor se sentiria bastante indignado"
Quem lá esteve antes (na Ordem) não cumpria as suas atribuições com zelo e rigor. Impunha-se uma mudança de paradigma! Se a Escola tivesse dignidade no reconhecimento do erro, devolvia o dinheiro!
Quem lá esteve antes (na Ordem) não cumpria as suas atribuições com zelo e rigor. Impunha-se uma mudança de paradigma! Se a Escola tivesse dignidade no reconhecimento do erro, devolvia o dinheiro!
É bom investigar também as Escolas Privadas!!! Cursos dados de qualquer forma e feitio, além disso os alunos pagam propinas mensais e eles não pagam aos professores em regime de prestação de serviços... Investiguem uma escola em Lisboa que diz ter uma história de 60 anos...
Sou a favor de muitas das decisões da actual Ordem dos Enfermeiros, contudo nesta situação concreta muito haveria a fazer antes de serem tomadas estas decisões, por exemplo, alertar alunos para não ingressarem na ESEP até a situação estar resolvida, retirar do site oficial da Ordem a referência ao curso (ainda por cima com os despachos actualizados!!!) e em vez de se congratular com a publicação da Portaria nº 261/2012 de 29 de agosto, faziam referência ao facto da ESEP não estar a cumprir requisitos.
No meu caso concreto, antes de fazer a matricula, estive a ver quais os cursos que obedeciam às normas da ordem e escolhi a ESEP devido precisamente à referida portaria que tinha saído à bem pouco tempo.
Se isto não é sinal claro de negligência ou desinteresse pelos enfermeiros, o que será...
No meu caso concreto, antes de fazer a matricula, estive a ver quais os cursos que obedeciam às normas da ordem e escolhi a ESEP devido precisamente à referida portaria que tinha saído à bem pouco tempo.
Se isto não é sinal claro de negligência ou desinteresse pelos enfermeiros, o que será...
Nos anos 90, em Braga, a Universidade Católica iniciou cursos de Esp Medico Cirurgica. Só frequentei depois de me certificar do curriculum do curso, e da idoneidade perante os ministerios da educação e da saúde.
Agora, a sede pelo poder, pelo estatuto, e não tanto pelo conhecimento, é tal que qualquer enfermeiro frequenta qualquer coisa a qualquer custo...
Depois dá no que dá.....
Agora, a sede pelo poder, pelo estatuto, e não tanto pelo conhecimento, é tal que qualquer enfermeiro frequenta qualquer coisa a qualquer custo...
Depois dá no que dá.....
A ESEP é uma escola reconhecida nacional e internacionalmente, com elevada qualidade de ensino em enfermagem. Estou a achar estranho que tenham irregularidades e que essas irregularidades sejam tão importantes ao ponto de impedirem a atribuição do título....
Parece-me também que a Ordem tem assuntos bem mais importantes e graves a resolver do que estar a comprar uma guerra com a ESEP ou outra escola qualquer...por causa do diploma...
E estes comunicados tipo a ESEP escreve e a OE responde cheira-me mais a peixeirada... Parece-me que a OE sendo de todos os enfermeiros e representando todos os enfermeiros inclusive os da ESEP deveria ter um comportamento com mais nível... Mas enfim... faz-se o que se pode ou o que se é capaz de fazer...
Parece-me também que a Ordem tem assuntos bem mais importantes e graves a resolver do que estar a comprar uma guerra com a ESEP ou outra escola qualquer...por causa do diploma...
E estes comunicados tipo a ESEP escreve e a OE responde cheira-me mais a peixeirada... Parece-me que a OE sendo de todos os enfermeiros e representando todos os enfermeiros inclusive os da ESEP deveria ter um comportamento com mais nível... Mas enfim... faz-se o que se pode ou o que se é capaz de fazer...
quem tem telhados de vidro nao devia atirar tantas pedras...posso estar errado mas nao esteve o germano ligado a escola de enfermagem fernando pessoa, pois essa escola tambem teve o curso de base reconhecido de forma muito supreendente!!!
fico triste em ver que este blog cada vez mais se assemelha com um aparelho de propraganda da actual direccao da ordem
fico triste em ver que este blog cada vez mais se assemelha com um aparelho de propraganda da actual direccao da ordem
ESTÁS A VER COMO SE FAZ...
AUGUSTA....
LUCY....
GS......
10/12/2012 01:04:00 p.m.
Não vejo melhor forma de tramar os enfermeiros. Tem razão este anónimo.
AUGUSTA....
LUCY....
GS......
10/12/2012 01:04:00 p.m.
Não vejo melhor forma de tramar os enfermeiros. Tem razão este anónimo.
Ahahahahah!!!
Ficaram sem o dinheiro, sem o tempo dispendido, sem o título, mas... podem contar com a solidariedade da ESEP!!!
Carrega neles, que o povo (enfermeiredo) é serno!
Ficaram sem o dinheiro, sem o tempo dispendido, sem o título, mas... podem contar com a solidariedade da ESEP!!!
Carrega neles, que o povo (enfermeiredo) é serno!
ISTO DEVIA TER SIDO FEITO COM AS PRIMEIRAS ESPECIALIDADES MÉDICO-CIRURGICAS DA UNIVERSIDADE CATOLICA EM VISEU,
INICIARAM O CURSO E SÓ DEPOIS A ORDEM OS RECONHECEU E DEU PARECER!!!!!!!!!!!!
E ALGUNS DESSES ENFERMEIROS, ATÉ JÁ FORAM PROMOVIDOS E TERMINARAM MUITO ANTES DO TEMPO E MUITO MUITO MAISSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!
INICIARAM O CURSO E SÓ DEPOIS A ORDEM OS RECONHECEU E DEU PARECER!!!!!!!!!!!!
E ALGUNS DESSES ENFERMEIROS, ATÉ JÁ FORAM PROMOVIDOS E TERMINARAM MUITO ANTES DO TEMPO E MUITO MUITO MAISSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!
É pena que a discussão seja feita na internet e disponível a todos os interessados a afirmar com evidentes provas que os enfermeiros são uma grande classe..muito unida..Felizmente o atual bastonário nunca teve nada que ver com a anterior OE..e felizmente nenhum dos Sr Enfermeiros atualmente na OE teve ou têm qualquer tipo de "tacho" já que optaram por um upgrade a Bimby, será??
enfim...
enfim...
A ORDEM no seu melhor na caça ás bruxas que curioso as irregularidades são só na ESEP, vão logo encontrá-las numa instituição prestigiada como esta, não acredito , cheira-me a vingança pessoal, como sempre são os enfermeiros as vítimas.
É dever da ordem ter um link no seu site a informar sobre as escolas com especialidades acreditadas, se não têm não cumpre a sua função, que é regular.
Senhor bastonário qual é a posição da ordem perante o contexto económico de austeridade, vai continuar a aumentar as cotas?Não se desculpe com o argumento que foi uma decisão tomada no outro mandato, para ultrapassar a situação convoque uma assembleia geral , leve o assunto a votação que os enfermeiros decidem em consciência.
É dever da ordem ter um link no seu site a informar sobre as escolas com especialidades acreditadas, se não têm não cumpre a sua função, que é regular.
Senhor bastonário qual é a posição da ordem perante o contexto económico de austeridade, vai continuar a aumentar as cotas?Não se desculpe com o argumento que foi uma decisão tomada no outro mandato, para ultrapassar a situação convoque uma assembleia geral , leve o assunto a votação que os enfermeiros decidem em consciência.
Ao Anónimo de 10/12/2012 01:30:00 p.m.:
Não, o enfermeiro Germano não esteve ligado aos 1ºs cursos de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa. Sou do 2º curso dessa escola, e nunca nos meus 4 anos de licenciatura vi ou ouvi o nome de Germano Couto ligado a essa mesma escola!
Sem querer defender o dono deste blog, mas defendendo a minha escola...fale do que sabe, por favor!
Cumprimentos
Não, o enfermeiro Germano não esteve ligado aos 1ºs cursos de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa. Sou do 2º curso dessa escola, e nunca nos meus 4 anos de licenciatura vi ou ouvi o nome de Germano Couto ligado a essa mesma escola!
Sem querer defender o dono deste blog, mas defendendo a minha escola...fale do que sabe, por favor!
Cumprimentos
Ao anónimo de 10/12/2012 05:26:00 p.m.:
"...posso estar errado mas nao esteve o germano ligado a escola de enfermagem fernando pessoa, pois essa escola tambem teve o curso de base reconhecido de forma muito supreendente!!!"
Está de facto errado...é rídiculo o que disse aqui! Sou do 2º curso de Enfermagem dessa escola, e nunca nos meus 4 anos de licenciatura o nome Germano Couto surgiu nos orgãos administrativos do curso, ou dos quadros de docência, ou de outra coisa qualquer!
Fale do que sabe, e não use outras escolas como motivo de chacota!
"...posso estar errado mas nao esteve o germano ligado a escola de enfermagem fernando pessoa, pois essa escola tambem teve o curso de base reconhecido de forma muito supreendente!!!"
Está de facto errado...é rídiculo o que disse aqui! Sou do 2º curso de Enfermagem dessa escola, e nunca nos meus 4 anos de licenciatura o nome Germano Couto surgiu nos orgãos administrativos do curso, ou dos quadros de docência, ou de outra coisa qualquer!
Fale do que sabe, e não use outras escolas como motivo de chacota!
Acho que há muita gente com problemas de interpretação. O que está em causa não é a adequação do curso... o problema são documentos que referenciem explicitamente o DL/portaria que reconhece o curso, por parte da ordem, entre outros.
já agora, porque continuam os Enfermeiros a pagarem por especialidades que nunca lhes darão retorno financeiro? Alguns dirão que este é o caminho da evolução da profissão, mas os factos mostram que é agora, no momento em que nunca houveram tantos especialistas que a Enfermagem passa pela situação mais degradante e decadente das últimas décadas.
Caro DoutorEnfermeiro, tanta ignorância e arrogância juntas só poderão desrespeitar cada vez mais a Enfermagem que tanto apregoa levianamente.
Em primeiro lugar coloque a mão na sua consciência, depois olhe à sua volta e tire as conclusões que a sua (aparentemente cada vez maior) mediocridade talvez não queira ou não consiga tirar.
Para a resolução deste problema em concreto (simples para quem sabe ler e interpretar a informação disponível), agora basta uma pequena conversa entre as partes interessadas (todas!) e não recorrer mais uma vez ao fácil caminho do discurso populista e panfletário. O país está farto disso, pf poupe ao menos os enfermeiros. Todos nós sabemos fazer o diagnóstico, agora apresentar soluções para os problemas... isso só para alguns, infelizmente poucos.
1ab.
Em primeiro lugar coloque a mão na sua consciência, depois olhe à sua volta e tire as conclusões que a sua (aparentemente cada vez maior) mediocridade talvez não queira ou não consiga tirar.
Para a resolução deste problema em concreto (simples para quem sabe ler e interpretar a informação disponível), agora basta uma pequena conversa entre as partes interessadas (todas!) e não recorrer mais uma vez ao fácil caminho do discurso populista e panfletário. O país está farto disso, pf poupe ao menos os enfermeiros. Todos nós sabemos fazer o diagnóstico, agora apresentar soluções para os problemas... isso só para alguns, infelizmente poucos.
1ab.
Caro Ademar Valente,
A atitude do autor deste blog é, quiçá, censuária.
Na verdade, o escopo dos reiterados actos censórios assim o indica. Meu caro “comungante”, veja as virtudes do Bastonário, no lugar http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Documents/Press%20Releases%202011/NotabiograficaEnf.GermanoCouto.pdf
A atitude do autor deste blog é, quiçá, censuária.
Na verdade, o escopo dos reiterados actos censórios assim o indica. Meu caro “comungante”, veja as virtudes do Bastonário, no lugar http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Documents/Press%20Releases%202011/NotabiograficaEnf.GermanoCouto.pdf
"Quem lá esteve antes (na Ordem) não cumpria as suas atribuições com zelo e rigor. Impunha-se uma mudança de paradigma! Se a Escola tivesse dignidade no reconhecimento do erro, devolvia o dinheiro!"
Doutor Enfermeiro..."tornou-se" um fanático...e como qualquer fanático...está cego pela vaidade.
A Ordem quer dizer que faz, mas na realidade, só está a preocupar-se com o acessório e sim, está a tentar denegrir o nome de reputadas escolas, como é exemplo a ESEP. Senão, veja-se o facto de que todas as outras escolas, sobretudo as privadas, a quem a suposta Ordem devia "deitar o olhinho" ao programa curricular...de repente, muda-se uma alínea de um diploma e já são maravilhosas...a ESEP, que não menciona um DL (que, obviamente, foi previamente aprovado") já perde toda a sua credibilidade. A mim não me atiram areia para os olhos. Não digo que não deva de facto assumir as alterações, mas tudo isto não passa de uma infantilidade, para não dizer guerra política, entre escolas e Ordem. Para mim, mais grave é a Ordem assumir toda esta posição e continuar a publicitar a ESEP como cumprindo todos os requisitos e que, de facto, cumpre. E pergunte a algumas escolas porque nem deram um "ai" para efectuar as alterações solicitadas...Vamos chegar a um ponto em que os cursos da ESEP, subejamente conhecidos pelo rigor da sua formação, não serão reconhecidos pela ordem porque usa papel amarelo e de facto está demodé, não é verdade DE?
Se todos tivessem dignidade, reuniam-se (ESEP e Ordem), não mandavam bilhetinhos...
Doutor Enfermeiro..."tornou-se" um fanático...e como qualquer fanático...está cego pela vaidade.
A Ordem quer dizer que faz, mas na realidade, só está a preocupar-se com o acessório e sim, está a tentar denegrir o nome de reputadas escolas, como é exemplo a ESEP. Senão, veja-se o facto de que todas as outras escolas, sobretudo as privadas, a quem a suposta Ordem devia "deitar o olhinho" ao programa curricular...de repente, muda-se uma alínea de um diploma e já são maravilhosas...a ESEP, que não menciona um DL (que, obviamente, foi previamente aprovado") já perde toda a sua credibilidade. A mim não me atiram areia para os olhos. Não digo que não deva de facto assumir as alterações, mas tudo isto não passa de uma infantilidade, para não dizer guerra política, entre escolas e Ordem. Para mim, mais grave é a Ordem assumir toda esta posição e continuar a publicitar a ESEP como cumprindo todos os requisitos e que, de facto, cumpre. E pergunte a algumas escolas porque nem deram um "ai" para efectuar as alterações solicitadas...Vamos chegar a um ponto em que os cursos da ESEP, subejamente conhecidos pelo rigor da sua formação, não serão reconhecidos pela ordem porque usa papel amarelo e de facto está demodé, não é verdade DE?
Se todos tivessem dignidade, reuniam-se (ESEP e Ordem), não mandavam bilhetinhos...
A escola do presidente da SRS Alexandre Tomás iniciou uma licenciatura em Enfermagem sem sequer ter reconhecimento. A escola do bastonário Germano pretende agora livrar-se da concorrência no Porto. Ou é para todos ou para nenhuns. A Ordem tem de certificar as especialidades e acabar com esta vergonha de mercantilização de cursos.
Excelente decisão! quando se tira um curso tem de se ver se este está conforme a lei!!!! eu tive uma alunda da especialidade, ou melhor de mestrado com especialidade integrado, que trabalha... há 1 ano e meio.... só por aí ja só consegue... ser mestre, mas especialista nunca... eu alertei-a.... ela que se entenda com a escola... Não com a Ordem.... ou que se queixe ao ministério, que está bem ao corrente da anarquia formativa na Enfermagem! eu continuo tambem sem perceber como eu precisei de quase 4 anos para fazer especialidade e mestrado, e agora com Bolonha, em 3 semstres fica-se especialista, mestre... so falta ser-se Doutor... é a chamada ERA RELVAS DA ENFERMAGEM!
e já que falam das privadas, por ex a escola superior de enfermagem de santa maria no porto.... nao abriu especialidade... sabem porquê? porque além das propinas que nesta altura do campeonato complica as inscrições dos interessados, ela so abriu vagas correctamente: há quem tem mais de 2 anos de serviço efectivo; conclusão.... não teve quorum! ESEP 0, ESEM 1... e olhem que não sou prof de nenhuma privada, e critico a actuação de muitas!!!!
Se a OE anterior fechava os olhos a tudo, queremos o quê? que a Ordem não mude? então porque tanto se queixam que a Ordem não faz nada??? quando faz é criticada! de facto, Deus que é Deus nunca agradou a todos e a Ordem, nuncavai agradar a quem gosta da anarquia e quem defendia a passividade da anterior... Parabéns à equipe do Germano! Grande Bastonário!
Se a OE anterior fechava os olhos a tudo, queremos o quê? que a Ordem não mude? então porque tanto se queixam que a Ordem não faz nada??? quando faz é criticada! de facto, Deus que é Deus nunca agradou a todos e a Ordem, nuncavai agradar a quem gosta da anarquia e quem defendia a passividade da anterior... Parabéns à equipe do Germano! Grande Bastonário!
Vejo aqui alguns comentários de pessoas que, aparentemente, não compreenderam ainda o significado do Processo de Bolonha (concorde-se ou não com ele).
A ESEP permite o acesso aos cursos de Mestrado sem qualquer experiência profissional, ou seja, a recém-licenciados. É um facto. Esses mestrados incluem, no 1º ano, um plano curricular exatamente igual ao do curso de especialização. É também um facto. No entanto, o estudante quando termina o 1º ano, se não tiver um mínimo de 2 anos de experiência profissional, não é especialista!!!
Apenas quando o estudante cumpre os 2 anos de exercício profissional pode matricular-se no Curso de Pós-Licenciatura de Especialização (aprovado e publicado em Decreto-Lei) e pedir a creditação das unidades curriculares referentes ao curso. Como estas unidades curriculares são exatamente iguais às do 1º ano do curso de Mestrado, obviamente, estas são creditadas e o estudante obtém o diploma referente ao Curso de Especialização.
Se há poucos anos atrás isto seria impensável, hoje não é porque, tal como disse inicialmente, concorde-se ou não, isto é o resultado do Processo de Bolonha! Onde estão as irregularidades?
A ESEP permite o acesso aos cursos de Mestrado sem qualquer experiência profissional, ou seja, a recém-licenciados. É um facto. Esses mestrados incluem, no 1º ano, um plano curricular exatamente igual ao do curso de especialização. É também um facto. No entanto, o estudante quando termina o 1º ano, se não tiver um mínimo de 2 anos de experiência profissional, não é especialista!!!
Apenas quando o estudante cumpre os 2 anos de exercício profissional pode matricular-se no Curso de Pós-Licenciatura de Especialização (aprovado e publicado em Decreto-Lei) e pedir a creditação das unidades curriculares referentes ao curso. Como estas unidades curriculares são exatamente iguais às do 1º ano do curso de Mestrado, obviamente, estas são creditadas e o estudante obtém o diploma referente ao Curso de Especialização.
Se há poucos anos atrás isto seria impensável, hoje não é porque, tal como disse inicialmente, concorde-se ou não, isto é o resultado do Processo de Bolonha! Onde estão as irregularidades?
Ao anónimo das 10/15/2012 02:39:00 p.m.:
Eu não falei em defesa do blog, e não tenho porque emitir pareceres relativos a tal...falei em nome da instituição na qual me licenciei, que a sob o meu ponto de vista é menosprezada pela sua qualidade em quantidades ridiculas e injustas!
Quanto ao que explicitei fui claro: entra 2001-2005 o actual Bastonário não leccionou na Universidade Fernando Pessoa...e o link que aqui colocou assim o demonstra.
Meu caro...sou politicamente agnóstico, como tal não "comungo". A perspectiva é diferente: não sou acéfalo.
Eu não falei em defesa do blog, e não tenho porque emitir pareceres relativos a tal...falei em nome da instituição na qual me licenciei, que a sob o meu ponto de vista é menosprezada pela sua qualidade em quantidades ridiculas e injustas!
Quanto ao que explicitei fui claro: entra 2001-2005 o actual Bastonário não leccionou na Universidade Fernando Pessoa...e o link que aqui colocou assim o demonstra.
Meu caro...sou politicamente agnóstico, como tal não "comungo". A perspectiva é diferente: não sou acéfalo.
ESEP É E SEMPRE FOI UMA FRAUDE INTELECTUAL. CENTENAS DE CABEÇAS PENSANTES( MUITOS DELES LIMITADISSIMOS INTELECTUALMENTE)QUE NÃO SAEM DOS GABINETES. E COMO SE NÃO BASTASSE AINDA ABREM CONCURSOS PARA ORIENTADORES DE ESTAGIO EXTERNOS ( PAGOS PELO ERÁRIO PUBLICO). POIS, QUE IR ACOMPANHAER ALUNOS, TRABALHAR NOS HOSPITAIS FAZ CALOS. CONVÉM ABRIR MUITAS VAGAS ( MESMO QUE ACABEM TODOS NO DESEMPREGO)PARA QUE OS " PRINCEPES DA SABEDORIA TEORICA" POSSAM CONTINUAR SEM FAZER NENHUM E MANDAR UNS BITAITE.
MINISTERIOS DEVERIAM ESTAR ATENTOS Á POUCA VERGONHA DA ESEP E AVERIGUAR PARA QUE NECESSITAM DE TANTA GENTE. QUE VÃO TRABALHAR, CAMBADA DE MALANDROS ARROGANTES.
MINISTERIOS DEVERIAM ESTAR ATENTOS Á POUCA VERGONHA DA ESEP E AVERIGUAR PARA QUE NECESSITAM DE TANTA GENTE. QUE VÃO TRABALHAR, CAMBADA DE MALANDROS ARROGANTES.
Venho do futuro. A situação foi resolvida. Demorou mas foi publicado decreto-lei que a ordem pedia que tivesse descrito no certificado emitido pela escola. decreto-lei sobre aprovaçao da alteração do plano de estudos do curso (desde o processo bolonha, so agora puseram problemas. estranho.)
Digam-me uma coisa...qual é o problema um recém-licenciado ingressar no mestrado? Vejam a quantidade de cursos que teem mestrado integrado! ou seja...pessoas sem experiencia acabam a sua formaçao ja com mestrado. Engenheiros, medicos...Outros que o curso pode nao ser integrado mas quando acabam a licenciatura seguem logo pa mestrado. Gente...daqui a uns anos ter mestrado vai ser equivalente a ter licenciatura ha alguns anos. Ha muita gente de outras areas cientificas que tiram doutoramentos e nao teem ainda experiencia profissional. Falo de engenheiros, ciencias puras, ciencias sociais, ciencias humanas etc etc
A ESEP é uma escola que sempre teve uma enorme reputaçao e qualidade, não tem de levar c as culpas das desgraças que as privadas fizeram à nossa profissão. Que essas sim vendem cursos c variados nomes e feitios, carissimos sem grande qualidade. A ordem fez muita porcaria no passado ao deixar essas privadas abrirem vagas a torto e a direito e agora é uma quantidade enorme de enfermeiros.na ordem é tudo professores nessas escolinhas.. E agora teem o resultado e culpam o governo. A ordem dos medicos teve visao e aplaudo-os por isso..por isso mantem-se uma classe unida e com reputaçao social.
A ESEP é a uniao das tres escolas publicas do porto e a origem remota da ESEP ao ensino de enfermagem remonta a 1896, por isso nao me venham dizer que esta escola é a culpada da situação da classe de enfermagem actual. A culpa é da ordem que nao teve mão no devido tempo na abertura de inumeras vagas em escolas privadas sem qualidade na formaçao.
Digam-me uma coisa...qual é o problema um recém-licenciado ingressar no mestrado? Vejam a quantidade de cursos que teem mestrado integrado! ou seja...pessoas sem experiencia acabam a sua formaçao ja com mestrado. Engenheiros, medicos...Outros que o curso pode nao ser integrado mas quando acabam a licenciatura seguem logo pa mestrado. Gente...daqui a uns anos ter mestrado vai ser equivalente a ter licenciatura ha alguns anos. Ha muita gente de outras areas cientificas que tiram doutoramentos e nao teem ainda experiencia profissional. Falo de engenheiros, ciencias puras, ciencias sociais, ciencias humanas etc etc
A ESEP é uma escola que sempre teve uma enorme reputaçao e qualidade, não tem de levar c as culpas das desgraças que as privadas fizeram à nossa profissão. Que essas sim vendem cursos c variados nomes e feitios, carissimos sem grande qualidade. A ordem fez muita porcaria no passado ao deixar essas privadas abrirem vagas a torto e a direito e agora é uma quantidade enorme de enfermeiros.na ordem é tudo professores nessas escolinhas.. E agora teem o resultado e culpam o governo. A ordem dos medicos teve visao e aplaudo-os por isso..por isso mantem-se uma classe unida e com reputaçao social.
A ESEP é a uniao das tres escolas publicas do porto e a origem remota da ESEP ao ensino de enfermagem remonta a 1896, por isso nao me venham dizer que esta escola é a culpada da situação da classe de enfermagem actual. A culpa é da ordem que nao teve mão no devido tempo na abertura de inumeras vagas em escolas privadas sem qualidade na formaçao.
Já estou a ver q o esep não presta?
E a escola superior de enfermagem de santa maria porto
Já algúem tirou?
E boa escola superior?
Obrigado a quem puder dar uma sugestão para quem pretende seguir enfermagem
Podem enviar respostas para lucycor8@live.com.pt
Enviar um comentário
E a escola superior de enfermagem de santa maria porto
Já algúem tirou?
E boa escola superior?
Obrigado a quem puder dar uma sugestão para quem pretende seguir enfermagem
Podem enviar respostas para lucycor8@live.com.pt
<< Home