segunda-feira, dezembro 28, 2009
Doutorices...
"Como é sabido da praça pública, até porque foi amplamente noticiado nos meios de Comunicação Social, um caçador morreu enquanto caçava com um tiro perdido.
Bom, para o local foram accionados pelo CODU, os bombeiros voluntários de Vila Flor e a SIV do INEM, sediada em Mirandela. Ao chegar ao local a Enfermeira do INEM, solicitou ao CODU Norte o accionamento do heli daquele organismo, pois o estado clínico da vítima era muito grave. (...) O Médico regulador do dito CODU foi peremptório: "o heli só levanta depois da vítima ser avaliada por um Médico e não por um Enfermeiro". E assim foi…
Passados largos minutos a VMER, então accionada pelo CODU, chega ao local. Feita a avaliação pelo Médico da VMER, foi decidido... accionar o heli..!!!
A vítima viria a falecer à chegada do heli de salvamento e transporte ao local onde se encontrava a vitima, como foi anunciado por um jornal nacional. É para isto que as SIV´s servem? (...)
Há coisas fantásticas… não há?" link
Comments:
<< Home
Este médico deveria ser processado,que não é, mas quando chegar o dia em que o vão passar a ser, eles vão começar a ter outra conduta
Instruções??? Ainda bem que sabe distinguir o conceito de equipa multidisciplinar... o grande problema da saude em Portugal é pessoas pensam que se trata de uma hierarquia e anda tudo a mando do médico... a saude é uma junção de saberes e disciplinas em beneficio do doente, que se deve interligar... e não pseudo chefes, como é exemplo Portugal ser o único da UE em que nas Forças Armadas os enfermeiros são sargentos(únicos licenciados em coexistencia com tecnicos de diagnostico a nao poderem ser oficiais) e os medicos oficiais. Lobbys e uma sociedade como mente pequenina que sustenta está classe com a mania das grandezas. Mas felizmente as gerações que aí veêm já não papam mordomias...
Uma questão que me deixaria mais descansado era saber as médias de licenciatura dos sores doutores à porta do gabinete.
Uma questão que me deixaria mais descansado era saber as médias de licenciatura dos sores doutores à porta do gabinete.
"MAS PORQUÊ TER QUE HAVER O MÉDICO A CERTIFICAR AQUILO QUE O ENFERMEIRO JÁ SABE E JÁ DISSE? UM PROFISSIONAL DE SAÚDE LARGAMENTE QUALIFICADO A DECLARAR O DIAGNÓSTICO E QUE SE ACCIONE OS MEIOS APROPRIADOS DE SOCORRO, VÊM COM ESTAS M....?"
Profissional de saúde qualificado a declarar diagnóstico? Eu não punha as minhas mãos no fogo por esses "diagnósticos"...
Profissional de saúde qualificado a declarar diagnóstico? Eu não punha as minhas mãos no fogo por esses "diagnósticos"...
Caros participantes,
É claramente absurda a posição tomada pelo médico no CODU. Devido a um erro crasso o resultado foi um negativo (óbito).
A responsabilidade tem e deve ser atribuída a esse profissional que é claramente incompetente na atribuição de funções e responsabilidades a PROFISSIONAIS CLARAMENTE CREDENCIADOS PARA TAL! Não se tratam de instruções como alguém erradamente comentou mas sim de colaborar em equipas multidisciplinares, coisa que senão for realizada decentemente obtemos, como é exemplo, números negativos.
Entendo que neste caso falamos da não assumpção, por parte do médico, das funções de uma Enfermeira claramente competente mas sim de incompetência profissional por parte do MÉDICO no CODU.
Esta situação apenas vêm evidenciar ainda mais a já premente necessidade de um número acrescido de Enfermeiros no Pré Hospitalar. Apenas assim conseguiremos uma correcta, competente e "pró-utente" Emergência Pré-Hospitalar. Somos fundamentais em equipas multidisciplinares.
É claramente absurda a posição tomada pelo médico no CODU. Devido a um erro crasso o resultado foi um negativo (óbito).
A responsabilidade tem e deve ser atribuída a esse profissional que é claramente incompetente na atribuição de funções e responsabilidades a PROFISSIONAIS CLARAMENTE CREDENCIADOS PARA TAL! Não se tratam de instruções como alguém erradamente comentou mas sim de colaborar em equipas multidisciplinares, coisa que senão for realizada decentemente obtemos, como é exemplo, números negativos.
Entendo que neste caso falamos da não assumpção, por parte do médico, das funções de uma Enfermeira claramente competente mas sim de incompetência profissional por parte do MÉDICO no CODU.
Esta situação apenas vêm evidenciar ainda mais a já premente necessidade de um número acrescido de Enfermeiros no Pré Hospitalar. Apenas assim conseguiremos uma correcta, competente e "pró-utente" Emergência Pré-Hospitalar. Somos fundamentais em equipas multidisciplinares.
Bla Bla bla, não passamos disto e na verdade é mesmo isto que eles(MS,SES,OM, OF,etc) querem! Deixei já o repto noutro comentario, temos que unir vontades, orgulho, saber para imprimir mudança. Este folhetim até tem piada, vamos vendo quão pequenino é o nosso meio (classe) quando pasmam, babam ao ouvirem o entusiasmo do SES, Manuel Pizarro... É somente um cenário bem orquestrado fazendo passar uma atitude(hipócrita)de moderador.
Reflitam temos meios para dar a volta por cima, a fasquia começa a elevar-se!
Reflitam temos meios para dar a volta por cima, a fasquia começa a elevar-se!
AOS TRISTES DOS MEDICOS QUE SE SENTEM AMEAÇADOS COM OS SABERES DOS ENFERMEIROS, AMEAÇADOS SIM, APENAS DIGO QUE NÃO TENHO NADA CONTRA OS MÉDICOS E OS OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, CONTUDO TENHO QUE AFIRMAR QUE OS MÉDICOS MUITAS VEZES SÓ QUEREM SABER DE PODER E DINHEIRO. ENTRAM MUITAS VEZES NO CURSO DE MEDICINA UNICAMENTE COM ESTE PROPÓSITO.fICAM MUITO CHATEADOS COM A ABERTURA DE NOVAS VAGAS ALEGANDO FALTA DE QUALIDADE, ESTÃO É PREOCUPADOS COM O FACTO DE SE FORMAREM MAIS COLEGAS QUE VÃO "COMPETIR" COM OS MESMOS NA ANGARIAÇÃO DE UTENTES.AH POIS É, QUANTOS MAIS MÉDICOS MAIS CONCORRÊNCIA, OS PREÇOS DAS CONSULTAS E DOS EXAMES COMPLEMENTARES DE DIAGNÓSTICO BAIXAM.
EM PORTUGAL AINDA SE VIVE MUITO O CULTO DOS SRS DOUTOURES MÉDICOS, APENAS OS MESMOS SÃO NECESSÁRIOS PARA O FUNCIONAMENTO DO SNS, ENQUANTO QUE TODOS OS OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SÃO ACEFALOS DEPENDENDO DE UMA "ORDEM" DO SR DR. PARA PODEREM REALIZAR BUMA ACÇÃO OU PROCEDIMENTO, IMPRESSIONANTE. POVO CEGO......
DESDE QUANDO É QUE O MÉDICO É O MAIS HABILITADO PARA GERIR A SAÚDE, MUITOS DELES VÃO PARA CARGOS DE GESTÃO PARA OS QUAIS ESTÃO MINIMAMENTE HABILITADOS. UMA COISA É CERTA QUANDO TUDO DOMINAM, MAIS FÁCIL É TAPAR O RABO UNS DOS OUTROS.......
EM PORTUGAL AINDA SE VIVE MUITO O CULTO DOS SRS DOUTOURES MÉDICOS, APENAS OS MESMOS SÃO NECESSÁRIOS PARA O FUNCIONAMENTO DO SNS, ENQUANTO QUE TODOS OS OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SÃO ACEFALOS DEPENDENDO DE UMA "ORDEM" DO SR DR. PARA PODEREM REALIZAR BUMA ACÇÃO OU PROCEDIMENTO, IMPRESSIONANTE. POVO CEGO......
DESDE QUANDO É QUE O MÉDICO É O MAIS HABILITADO PARA GERIR A SAÚDE, MUITOS DELES VÃO PARA CARGOS DE GESTÃO PARA OS QUAIS ESTÃO MINIMAMENTE HABILITADOS. UMA COISA É CERTA QUANDO TUDO DOMINAM, MAIS FÁCIL É TAPAR O RABO UNS DOS OUTROS.......
é triste estas coisas.. ainda bem que estudei fora e vi que era só aqui que acontece isto.. é tão triste.. médicos dominam tudo e nunca têm culpa de nada..
A EPH não avança por causa de discussões como esta que está aqui a acontecer nestes comentários.
A única coisa que os carissimos colegas estão a discutir é que quem é que manda em quem. É o médico que puxa dos galões ou é o enfermeiro que é autonomo para tomar decisões?
Esta discussão é errada, não é o cerne da questão. Bons e maus profissionais (médicos e enfermeiros) vão sempre existir bem como as opiniões e pontos de vista.
Nenhum de vocês parece conhecer o funcionamento de um CODU. O que funciona, o que não funciona ou simplesmente como as coisas se processam. Se conhecessem veriam que esta discussão não faz sentido.
O CODU neste momento funciona mal, sem directrizes eficazes, sem protocolos aplicáveis e até - imagine-se - sem mapas do território.
Continuem a discutir o sexo dos anjos e depois admirem-se que fica tudo na mesma.
Cumprimentos a todos.
A única coisa que os carissimos colegas estão a discutir é que quem é que manda em quem. É o médico que puxa dos galões ou é o enfermeiro que é autonomo para tomar decisões?
Esta discussão é errada, não é o cerne da questão. Bons e maus profissionais (médicos e enfermeiros) vão sempre existir bem como as opiniões e pontos de vista.
Nenhum de vocês parece conhecer o funcionamento de um CODU. O que funciona, o que não funciona ou simplesmente como as coisas se processam. Se conhecessem veriam que esta discussão não faz sentido.
O CODU neste momento funciona mal, sem directrizes eficazes, sem protocolos aplicáveis e até - imagine-se - sem mapas do território.
Continuem a discutir o sexo dos anjos e depois admirem-se que fica tudo na mesma.
Cumprimentos a todos.
A activação de meios diferenciados é uma DECISÃO MÉDICA!! Logo tomada por médicos!! A culpa não é do enfermeiro da SIV, muito menos do medico da vmer ou do CODU!! A culpa é de quem, para poupar uns trocos decidiu que se haviam de criar meios, que não sendo médicos, fariam um pouco mais que SBV, ia dar asneira!! Digam la se o ideal nao seria ter uma VMER no local imediatamente!! Isso sim, era socorro como devia ser, com bombeiros, enfermeiro e médico no local! Aproveitam todos estas ocasiões para desancar nos médicos (não fossem os srs. enfermeiros...), demonstrando que se tao a borrifar para a situação em si, caso contrario o 1o que tinham dito era que deveria estar uma ~VMER no local em vez da SIV...
Mas porque um vmer, se tinhas um enfermeiro que decidiu tudo bem, mas claro que o sr. médico não recebe orientações de um enfermeiro, essa é a questão... vmer é impossivel ter em todo o lado, PARABENS AS SIVS - são claramente o futuro..
Carissimo anónimo das 11:09,
Em que país é que você vive? Em Portugal não é de certeza...
Uma VMER em vez de SIV?
Sim, senhor, muito bem pensado. Sem dúvida seria uma mais valia. Trocar um TAE por um Médico é sem duvida um avanço, visto que o Enfermeiro é comum aos dois meios.
Mas...
VMER para quê? Para estar INOP o tempo todo? Por acaso conhece a realidade da VMER Chaves, Vila Real e de todo o interior norte até por exemplo à Covilhã? As VMER´s do interior estão INOP´s em quase todas as manhãs, algumas durantes dias inteiros. Faz lembrar aqueles bombeiritos voluntários, com a diferença que a base da VMER não tem sirene...
Em que país é que você vive? Em Portugal não é de certeza...
Uma VMER em vez de SIV?
Sim, senhor, muito bem pensado. Sem dúvida seria uma mais valia. Trocar um TAE por um Médico é sem duvida um avanço, visto que o Enfermeiro é comum aos dois meios.
Mas...
VMER para quê? Para estar INOP o tempo todo? Por acaso conhece a realidade da VMER Chaves, Vila Real e de todo o interior norte até por exemplo à Covilhã? As VMER´s do interior estão INOP´s em quase todas as manhãs, algumas durantes dias inteiros. Faz lembrar aqueles bombeiritos voluntários, com a diferença que a base da VMER não tem sirene...
""Anónimo disse...
A activação de meios diferenciados é uma DECISÃO MÉDICA!!""
Certo, ninguém poe isso em causa.
A decisão é medica, tomada por médicos, mas baseada em informações que lhe são dadas por médicos, enfermeiros, tae´s, opcem´s ou leigos, certo?
Ou as VMER sá saem quando é um médico a ligar para o CODU?
Quantas VMER saem ao engano para as precordialgias com palidez e sudorese que afinal nao passam de uma gastrite, apenas pq o contactante leigo o disse? Isto são situações normais, que fazem parte do sistema.
Apesar das falhas que o sistema tem, parece-me claramente exagerada a duvida sobre as informações da equipa SIV. É que por mais fraquinha que a qualidade da equipa fosse, seria sempre bem mais fiavel que a informação prestada por um leigo...
Já que estamos numa de falar em médicos e em VMER, leiam este artigo escrito por um médico da VMER Covilhã:
http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2009/12/nao-interessa-como-funciona-o-que.html
A activação de meios diferenciados é uma DECISÃO MÉDICA!!""
Certo, ninguém poe isso em causa.
A decisão é medica, tomada por médicos, mas baseada em informações que lhe são dadas por médicos, enfermeiros, tae´s, opcem´s ou leigos, certo?
Ou as VMER sá saem quando é um médico a ligar para o CODU?
Quantas VMER saem ao engano para as precordialgias com palidez e sudorese que afinal nao passam de uma gastrite, apenas pq o contactante leigo o disse? Isto são situações normais, que fazem parte do sistema.
Apesar das falhas que o sistema tem, parece-me claramente exagerada a duvida sobre as informações da equipa SIV. É que por mais fraquinha que a qualidade da equipa fosse, seria sempre bem mais fiavel que a informação prestada por um leigo...
Já que estamos numa de falar em médicos e em VMER, leiam este artigo escrito por um médico da VMER Covilhã:
http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2009/12/nao-interessa-como-funciona-o-que.html
Para os criticos do trabalho dos enfermeiros das siv(s),acrescento aqui,que perante a situaçao de vila flor,acharia de bom tom que a familia do falecido pedi-se o relatorio da autópsia,pode ser que ha ja surpresas!
Mais uma para o anónimo da 10:17:
O que aqui nos deveria preocupar, e a mim preocupa-me, é o facto de haver uma vítima no seio desta questão! E deveria ser disto que deveríamos estar a reflectir...
Agora quem dá instruções a quem??
Não me preocupa minimamente. Sou enfermeiro, já recebi instruções de médicos, já dei instruções a médicos e já fui tutor de médicos no estágio... E nada disto me preocupa...
É preciso ter mentalidades tacanhas para discutir instruções em vez de nos preocuparmos com os doentes, o verdadeiro vector elo que nos deveria interessar!
Lamento a intervenção do dito médico de CODU, que provavelmente só seguiu o algoritmo, estando assim ilibado de culpa.
Lamento também a "idiotice" do anónimo das 10:17 que provavelmente não sendo enfermeiro, tão pouco conseguirá ser médico da verdadeira acepção da palavra. Redima-se se ainda for a tempo... para bem da nossa saúde!
Bom ano a todos os profissionais de saúde...
O que aqui nos deveria preocupar, e a mim preocupa-me, é o facto de haver uma vítima no seio desta questão! E deveria ser disto que deveríamos estar a reflectir...
Agora quem dá instruções a quem??
Não me preocupa minimamente. Sou enfermeiro, já recebi instruções de médicos, já dei instruções a médicos e já fui tutor de médicos no estágio... E nada disto me preocupa...
É preciso ter mentalidades tacanhas para discutir instruções em vez de nos preocuparmos com os doentes, o verdadeiro vector elo que nos deveria interessar!
Lamento a intervenção do dito médico de CODU, que provavelmente só seguiu o algoritmo, estando assim ilibado de culpa.
Lamento também a "idiotice" do anónimo das 10:17 que provavelmente não sendo enfermeiro, tão pouco conseguirá ser médico da verdadeira acepção da palavra. Redima-se se ainda for a tempo... para bem da nossa saúde!
Bom ano a todos os profissionais de saúde...
Se podíamos viver sem médicos?
Podíamos...
Se podíamos viver sem enfermeiros?
Podíamos...
Se os médicos e os enfermeiros podiam viver sem doentes?
Podiam... mas não seriam médicos, ... nem seriam enfermeiros!
Ele, DOENTE, é o fundamento das profissões relacionadas com a saúde, e é com eles que nos devemos preocupar! Não com as instruções que um dá e outro recebe!
Podíamos...
Se podíamos viver sem enfermeiros?
Podíamos...
Se os médicos e os enfermeiros podiam viver sem doentes?
Podiam... mas não seriam médicos, ... nem seriam enfermeiros!
Ele, DOENTE, é o fundamento das profissões relacionadas com a saúde, e é com eles que nos devemos preocupar! Não com as instruções que um dá e outro recebe!
nem sempre as coisas funcionam assim tão mal... nem todos os enfermeiros querem substituir os médicos... nem sempre os médicos se sentem ameaçados pelos enfermeiros. Quando as coisas correm bem, trabalham em equipa e quem lucra é o utente... ainda há muitos profissionais assim...
Há médicos no CODU que confiam nos meios... há outros que estão lá para fazer uns cobres, que nunca andaram no terreno... e são uns completos idiotas.... eu dava uns nomes... mas podia ferir susceptibilidades
Há médicos no CODU que confiam nos meios... há outros que estão lá para fazer uns cobres, que nunca andaram no terreno... e são uns completos idiotas.... eu dava uns nomes... mas podia ferir susceptibilidades
já tinha visto este post já vai algum tempo, pois sigo atentamente o blog bombeirosparasempre, ao qual comentei na altura.
Uma situação infeliz. Como comentei, já assisti a Tripulantes accionarem o heli, mesmo antes da chegada da VMER, então e um enfermeiro? Não tem essa capacidade? Isto reflecte uma atitude da parte médica do CODU, no mínimo irresponsável.
É assim que funciona a cadeia de sobrevivência e todo o SIEM?
Valha-nos Deus.
Cumpts. AMP
Uma situação infeliz. Como comentei, já assisti a Tripulantes accionarem o heli, mesmo antes da chegada da VMER, então e um enfermeiro? Não tem essa capacidade? Isto reflecte uma atitude da parte médica do CODU, no mínimo irresponsável.
É assim que funciona a cadeia de sobrevivência e todo o SIEM?
Valha-nos Deus.
Cumpts. AMP
A notícia aqui publicada falha em conteúdo, qual é a causa de morte do caçador?? Tiro?? Não será antes a queda de um pinheiro sobre a vítima que lhe provocou ruptura da aorta e TVM?? Só aqui se vê que o que importa é escrever e não importa a veracidade dos factos...A parte do accionamento é verdade, mas também é verdade que essa SIV já teve apoio de HELI noutras situações, e admirem-se foi uma colheita de dados pela equipa SIV (Enfermeiro e TAE) e não por um médico.. não faz sentido generalizar,neste caso o médico regulador do CODU não esteve mal, esteve péssimo, mas nem sempre é assim. Há muitos dias que se fazem coisas muito boas, mas isso não faz correr tinta não é verdade?? Para quê uma SIV??? Pois bem qualquer leigo que for ler algo sobre o assunto fica logo com a noção da importância de uma SIV, o que se pode fazer, em 90% das activações resolvem-se sem ser necessário a presença física do médico, ele está sempre presente nos protocolos de actuação e no médico regulador do CODU... e agora para muitos ficarem de boca aberta, a equipa TAE/Enfermeiro é uma mais valia para o pré-hospitalar. Muitos que criticam nem sabem qual a formação do Enfermeiro e nem de um Técnico de Emergência Médica (TAE) para pertencerem a uma tripulação de uma SIV... VMER em qualquer cubículo do país era uma país ideal, se ainda houvesse uma SIV para cada cubículo ainda era melhor, mas lembrem-se há populações em Portugal que nem uma equipa de 2 pessoas com formação adequada em emergência tem acesso...
E lembrem-se também que as SIVs não vieram tirar o lugar das VMERs, até se podem complementar...
E lembrem-se ainda por ter respeito por todos os colaboradores do SIEM, somos todos precisos para haver emergência pré-hospitalar!!!
E lembrem-se também que as SIVs não vieram tirar o lugar das VMERs, até se podem complementar...
E lembrem-se ainda por ter respeito por todos os colaboradores do SIEM, somos todos precisos para haver emergência pré-hospitalar!!!
Digam la se o ideal nao seria ter uma VMER no local imediatamente!! Isso sim, era socorro como devia ser, com bombeiros, enfermeiro e médico no local! Aproveitam todos estas ocasiões para desancar nos médicos (não fossem os srs. enfermeiros...), demonstrando que se tao a borrifar para a situação em si, caso contrario o 1o que tinham dito era que deveria estar uma ~VMER no local em vez da SIV...
O sr é mé(r)dico? e dá-lhe gozo participar num blog a insultar enfermeiros? seu invejoso.
Já agora, as SIV SÃO UMA EXCELENTE SOLUÇÃO, E ALÉM DO MAIS, REFORÇA A INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL DO ENFERMEIRO.
Deve ter sido essa comichão que o fez refilar contra as SIv, não é seu malandreco hmm?
O sr é mé(r)dico? e dá-lhe gozo participar num blog a insultar enfermeiros? seu invejoso.
Já agora, as SIV SÃO UMA EXCELENTE SOLUÇÃO, E ALÉM DO MAIS, REFORÇA A INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL DO ENFERMEIRO.
Deve ter sido essa comichão que o fez refilar contra as SIv, não é seu malandreco hmm?
Os discursos vão mudando consoante as necessidades... Anonimo das 2.31 não me lembro de o ver ter esse discurso tão bonito e elaborado na questão enfermeiro vs TAE/Paramédico... Nao convinha?!
Ronyjux voce é que é o enfermeiro, e eu é que sou o invejoso?!?
Trata-se apenas de ter dois dedos de testa, e perceber nao olhando a coorporativismos ridiculos, que obviamente os cuidados de VMER são muito superiores e a diferença nao esta no enfermeiro nem na viatura, está no médico que a tripula! Mas diga me entao, os sr se tiver um acidente grave prefere SIV a VMER n e? E ja agora, quando esta doente vai ao enfermeiro ser tratado certo?
A sua inveja impede-o de ver o qualquer pessoa vê à distancia, e como nao é capaz de usar argumentos validos, parte para insultos baratos, que se partissem da minha parte eram imediatamente censurados pelo DE...mas este blog sp teve 2 pesos e 2 medidas, tal cm a maioria dos enfermeiros (frustados cm o sr...)
PS: Se as SIV reforçassem como diz o papel funcional do enfermeiro, o Heli tinha sido accionado por pedido do enfermeiro, não eram necessários protocolos que dependem da autorização de um médico, nem era necessário o enfermeiro estar permanentemente a pedir autorização para tudo o que fuja ao básico... A meu ver, as SIV so reforçam a ideia de subalternidade do enfermeiro!!
Trata-se apenas de ter dois dedos de testa, e perceber nao olhando a coorporativismos ridiculos, que obviamente os cuidados de VMER são muito superiores e a diferença nao esta no enfermeiro nem na viatura, está no médico que a tripula! Mas diga me entao, os sr se tiver um acidente grave prefere SIV a VMER n e? E ja agora, quando esta doente vai ao enfermeiro ser tratado certo?
A sua inveja impede-o de ver o qualquer pessoa vê à distancia, e como nao é capaz de usar argumentos validos, parte para insultos baratos, que se partissem da minha parte eram imediatamente censurados pelo DE...mas este blog sp teve 2 pesos e 2 medidas, tal cm a maioria dos enfermeiros (frustados cm o sr...)
PS: Se as SIV reforçassem como diz o papel funcional do enfermeiro, o Heli tinha sido accionado por pedido do enfermeiro, não eram necessários protocolos que dependem da autorização de um médico, nem era necessário o enfermeiro estar permanentemente a pedir autorização para tudo o que fuja ao básico... A meu ver, as SIV so reforçam a ideia de subalternidade do enfermeiro!!
Mas se um enfermeiro está apto a fazer triagem e encaminhamento de doentes a nivel intrahospitalar porque raio não o haveria de estar a nivel pré-hospitalar? Se o heli pode ser activado quando solicitado por bombeiros na passagem de dados ao CODU, porque é que não o pode ser quando solicitado por um enfermeiro?
A maioria das pessoas não sabe quais as competências dos enfermeiros e têm a mania que andar dentro de uma ambulância a conduzir como os rapazes da telepizza lhes confere o titulo de profissional de saude ou de iluminado que os habilita a cuspir disparates...
A maioria das pessoas não sabe quais as competências dos enfermeiros e têm a mania que andar dentro de uma ambulância a conduzir como os rapazes da telepizza lhes confere o titulo de profissional de saude ou de iluminado que os habilita a cuspir disparates...
Eu gosto é de ver os médicos que vêem para aqui achar que são os maiores e que o mundo da saúde gira todo á volta deles...Seus complexados que precisam a todo o custo de um título que lhes remete para uma pseudo-superioridade, ponham-se no vosso lugar, que , ao contrário de voces, nao digo que os outros estão abaixo de mim..estamos sim no mesmo patamar pois nao ha hierarquias nenhumas em termos de profissões..eu tanto preciso de médicos na minha equipa multi-disciplinar, e repito, MULTI, como preciso também da simples senhora da limpeza..pois se nao limpar o chao etc as infecçoes de certo irão aumentar..
Seria uma boa mudança para 2010, os médicos deixarem esses complexos que têm de lado..
Tenho dito..
P.S.- Para todo e qualquer médico que pense que dá ordens, a mim pelo menos não dá...A mim dá-me indicações...Eu apenas as sigo se concordar com elas. Caso não concorde nao vai ser um avec empiriquitado que me vai fazer frente...
Seria uma boa mudança para 2010, os médicos deixarem esses complexos que têm de lado..
Tenho dito..
P.S.- Para todo e qualquer médico que pense que dá ordens, a mim pelo menos não dá...A mim dá-me indicações...Eu apenas as sigo se concordar com elas. Caso não concorde nao vai ser um avec empiriquitado que me vai fazer frente...
Anonimo das 6.44 adorava ver essa labia na realidade...É so garganta, no seu serviço deve ser o primeiro a oferecer o cafezinho ao médico!
Mas tem alguma razao, os medicos nao mandam hierarquicamente nos enfermeiros, mas mandam no que se faz e deixa de fazer a um doente! Por isso guarde essa tanga para si "apenas as sigo se concordar" LOL
Mas tem alguma razao, os medicos nao mandam hierarquicamente nos enfermeiros, mas mandam no que se faz e deixa de fazer a um doente! Por isso guarde essa tanga para si "apenas as sigo se concordar" LOL
Anonimo das 6.43 o enfermeiro esta apto a fazer triagens?!?! Quais?? Aquelas em que mede os sinais vitais (pulso, TA, So2, Glucose) que ja os bombeiros mediram a caminho, regista as queixas que o doente transmite, e selecciona os parametros que o computador vai permitindo?! É essa a triagem?! Palavras para que...
A esse ser acéfalo que disse que a maioria dos Enfermeiro sao frutrados respondo da seguinte forma! Com todo o respeito que vossa pseudo-excelência requer, mas que eu sinceramente tou-me a borrifar para si e para a sua ideia de superioridade, deixe-me dizer lhe que muitos e muitos médicos sao frutrados..provavelmente você é um medicozito de clínica geral que nao tem onde cair morto e aspirava a ser um cirurgião de alto gabarito..ora diga-me lá se isso nao acontece muito na vossa profissão? Hmm...basta só lembrar-me dos meus estágios para relembrar a figurinha triste que os "génios" que tiravam 19 faziam a dar graxa aos seus superiores para terem uma melhor nota, que lhes afague o ego, para um dia quem sabe poderem ser cirurgião...Azar do catano, ao lado de um Enfermeiro experiente esses badamecos não sabem NADA!..Ficam -se por um posto baixo e a mandar postas de bacalhau como o senhor, esperando que o barro cole ao tecto..Reduza-se á sua importância, que é a mesma que um enfermeiro ou auxiliar. Pena vocês não estarem noutros países, pois aí voces iriam ver no que dava essa vossa mania da superioridade..."o médico manda, o médico manda..." manda o que? Manda postas de pescada só se for...disse e torno a dizer..os médicos dão indicações..os outros profissionais de saúde so as cumprem se tiverem de acordo..
Isto para evitar que aconteça como no passado, em que o médico mandava uma coisa qualquer e alguem fazia..se corresse para o torto o médico dava a fuga e quem assentava o cu no mocho foi quem seguiu a ordem..daí que hoje em dia sejam apenas indicações. Com o aumento da devida autonomia que nos sempre deveriamos ter tido o vosso tão aclamado poder vai diminuindo, e vocês começam a ficar com medo dos enfermeiros..sim medo, leu bem.
Para comprovaçoes visite um serviço de internamento perto de si..
Isto para evitar que aconteça como no passado, em que o médico mandava uma coisa qualquer e alguem fazia..se corresse para o torto o médico dava a fuga e quem assentava o cu no mocho foi quem seguiu a ordem..daí que hoje em dia sejam apenas indicações. Com o aumento da devida autonomia que nos sempre deveriamos ter tido o vosso tão aclamado poder vai diminuindo, e vocês começam a ficar com medo dos enfermeiros..sim medo, leu bem.
Para comprovaçoes visite um serviço de internamento perto de si..
Maus médicos e maus enfermeiros é coisa que não falta infelizmente.
Cada vez mais também infelizmente.
Médicos que o são cada vez mais pelo poder dinheiro e posição social que a profissão lhes dá, e menos pela vontade de salvar vidas. Enfermeiros que cada vez são mais, não pelo poder e posição social, que não é nenhuma, mas pela ilusão que ainda persiste neste Portugal, que enfermagem equivale a emprego garantido, o que nesta altura de crise, não deixa de ser uma ilusão apetecível.
Os profissionais de saúde têm cada vez menos qualidade, apesar de todos os diplomas que vão coleccionando. Primeiro, e aí concordo plenamente com o autor deste site, é necessário arrumar a casa. Sem responsabilização é impossível melhorar a qualidade. Em qualquer profissão deve haver responsabilização. Em caso de erro apuram-se responsabilidades e penaliza-se quem de direito. E aí começa toda a dificuldade em mudar o sistema. Numa sociedade onde os erros e as falhas são por sistema, permitidos, ignorados e por conseguinte, incentivados, é quase impossível existir a implementação de uma cultura de responsabilização nas próximas duas gerações. Todos vós que aqui vindes, só faço uma pergunta:
Quantas vezes já haveis errado profissionalmente e "tapado" esse erro???
Errar é inerente à nossa natureza, o problema começa quando tapamos esse erro, escondemos, e atrás de um seguem-se outros, e aí deixamos de ser profissionais de confiança, pessoas de confiança.
O médico do INEM, errou, errou ao colocar a necessidade de evidenciar a sua posição social, que quer se queira, quer não existe, acima das necessidades do utente. Esse erro teve início no dia em que entrou em medicina pelo poder e pela posição social que esse curso oferece. Não foi o erro de uma classe como parece que algumas pessoas insistem em vir para aqui afirmar, detesto ver aqui referido "OS MÉDICOS", "OS ENFERMEIROS".
São erros de pessoas que têm uma profissão, e que se vão propogando, pela ausência de responsabilização.
E responsabilizados devem ser todos, inclusive as chefias, principalmente as chefias.
Faço aqui uma pequena referencia às chefias, porque a delegação de poderes tem muito que se lhe diga. Delegar poderes, tarefas, não consiste apenas em passar as tarefas mais trabalhosas aos subordinados, consiste em assumir a responsabilidade directa por tudo o que dai advir, e não penalizar as pessoas que escolhidas pelas chefias, não conseguem responder ao que lhes é pedido. A chefia é indispensável, na enfermagem e em qualquer profissão, uma vez que a nossa cultura portuguesa, não permite o trabalho em colaboração, isso talvez não seja possível nas próximas gerações. Mas os cargos de chefias, devem sempre ser atribuidos pela capacidade da pessoa, e isso não se avalia num concurso como os concursos ridiculos e absolutamente obsuletos que são feitos em Portugal. Os cargos de chefia não devem e não podem ( e aí dou os parabéns aos sindicatos), ser vitalícios, tal como não pode existir uma categoria de Chefe. Devem existir chefes, claro, mas nunca para sempre. Os cargos vitalícios criam maus hábitos, desleixe e ausência de responsabilização.
Cada vez mais também infelizmente.
Médicos que o são cada vez mais pelo poder dinheiro e posição social que a profissão lhes dá, e menos pela vontade de salvar vidas. Enfermeiros que cada vez são mais, não pelo poder e posição social, que não é nenhuma, mas pela ilusão que ainda persiste neste Portugal, que enfermagem equivale a emprego garantido, o que nesta altura de crise, não deixa de ser uma ilusão apetecível.
Os profissionais de saúde têm cada vez menos qualidade, apesar de todos os diplomas que vão coleccionando. Primeiro, e aí concordo plenamente com o autor deste site, é necessário arrumar a casa. Sem responsabilização é impossível melhorar a qualidade. Em qualquer profissão deve haver responsabilização. Em caso de erro apuram-se responsabilidades e penaliza-se quem de direito. E aí começa toda a dificuldade em mudar o sistema. Numa sociedade onde os erros e as falhas são por sistema, permitidos, ignorados e por conseguinte, incentivados, é quase impossível existir a implementação de uma cultura de responsabilização nas próximas duas gerações. Todos vós que aqui vindes, só faço uma pergunta:
Quantas vezes já haveis errado profissionalmente e "tapado" esse erro???
Errar é inerente à nossa natureza, o problema começa quando tapamos esse erro, escondemos, e atrás de um seguem-se outros, e aí deixamos de ser profissionais de confiança, pessoas de confiança.
O médico do INEM, errou, errou ao colocar a necessidade de evidenciar a sua posição social, que quer se queira, quer não existe, acima das necessidades do utente. Esse erro teve início no dia em que entrou em medicina pelo poder e pela posição social que esse curso oferece. Não foi o erro de uma classe como parece que algumas pessoas insistem em vir para aqui afirmar, detesto ver aqui referido "OS MÉDICOS", "OS ENFERMEIROS".
São erros de pessoas que têm uma profissão, e que se vão propogando, pela ausência de responsabilização.
E responsabilizados devem ser todos, inclusive as chefias, principalmente as chefias.
Faço aqui uma pequena referencia às chefias, porque a delegação de poderes tem muito que se lhe diga. Delegar poderes, tarefas, não consiste apenas em passar as tarefas mais trabalhosas aos subordinados, consiste em assumir a responsabilidade directa por tudo o que dai advir, e não penalizar as pessoas que escolhidas pelas chefias, não conseguem responder ao que lhes é pedido. A chefia é indispensável, na enfermagem e em qualquer profissão, uma vez que a nossa cultura portuguesa, não permite o trabalho em colaboração, isso talvez não seja possível nas próximas gerações. Mas os cargos de chefias, devem sempre ser atribuidos pela capacidade da pessoa, e isso não se avalia num concurso como os concursos ridiculos e absolutamente obsuletos que são feitos em Portugal. Os cargos de chefia não devem e não podem ( e aí dou os parabéns aos sindicatos), ser vitalícios, tal como não pode existir uma categoria de Chefe. Devem existir chefes, claro, mas nunca para sempre. Os cargos vitalícios criam maus hábitos, desleixe e ausência de responsabilização.
e, já agora caríssimos incendiários, só para que fique bem esclarecido:
Os enfermeiros, não têm qualquer problema directo com médicos, farmacêuticos, TAE´s, etc.
O problema é quando vemos ou usurpação das nossas competências por outros (roubar a Enfermagem), ou quando vemos outros a serem claramente beneficiados com prejuízo para os enfermeiros (gamar a Enfermagem).
A enfermagem em Portugal anda claramente atrasada em relação a outros países, ditos mais avançados.
Porque não há-de um enfº a prescrever medicação, se é o Enfº o principal gestor do medicamento (prepara, administra, vigia, conhece, informa), e de Exames compl. diagnóstico? É tudo por uma questão de bom-senso, e sim, de reduzir burocracias inúteis. Além de que diminuiria a dependência do médico (por isso que não querem partilhar esse "poder", sacanas...).
É inevitável a comparação com os médicos e etc, quando somos tão licenciados como eles, temos competências profissionais e académicas tão importantes como eles, no entanto, somos pagos a peso de estrume, e os outros ao peso do ouro!
Não acha que temos razões para ficarmos REVOLTADOS??
TEM QUE ACABAR A MEDICALIZAÇÃO DE TUDO O QUE É SAÚDE. SE A ENFERMAGEM QUER-SE AFIRMAR AUTÓNOMA E IMPORTANTE, TEM QUE HAVER BONS SALÁRIOS, TEM QUE HAVER PARTILHA NA PRESCRIÇÃO, TEM QUE HAVER ENFºS EM CARGOS DE DECISÃO, EM SUMA, TEM QUE HAVER JUSTIÇA!
Acham então que é simples inveja do médico, ou é revolta pelas injustiças?
Ainda bem que há médicos que vêm no enfermeiro um colega, e não um empregado ou subalterno. Ainda bem que existem enfºs que defendem a unhas e dentes a dignidade da sua profissão.
Gosto de pensar que sou um deles.
Bom ano a todos os profissionais de saúde!
Os enfermeiros, não têm qualquer problema directo com médicos, farmacêuticos, TAE´s, etc.
O problema é quando vemos ou usurpação das nossas competências por outros (roubar a Enfermagem), ou quando vemos outros a serem claramente beneficiados com prejuízo para os enfermeiros (gamar a Enfermagem).
A enfermagem em Portugal anda claramente atrasada em relação a outros países, ditos mais avançados.
Porque não há-de um enfº a prescrever medicação, se é o Enfº o principal gestor do medicamento (prepara, administra, vigia, conhece, informa), e de Exames compl. diagnóstico? É tudo por uma questão de bom-senso, e sim, de reduzir burocracias inúteis. Além de que diminuiria a dependência do médico (por isso que não querem partilhar esse "poder", sacanas...).
É inevitável a comparação com os médicos e etc, quando somos tão licenciados como eles, temos competências profissionais e académicas tão importantes como eles, no entanto, somos pagos a peso de estrume, e os outros ao peso do ouro!
Não acha que temos razões para ficarmos REVOLTADOS??
TEM QUE ACABAR A MEDICALIZAÇÃO DE TUDO O QUE É SAÚDE. SE A ENFERMAGEM QUER-SE AFIRMAR AUTÓNOMA E IMPORTANTE, TEM QUE HAVER BONS SALÁRIOS, TEM QUE HAVER PARTILHA NA PRESCRIÇÃO, TEM QUE HAVER ENFºS EM CARGOS DE DECISÃO, EM SUMA, TEM QUE HAVER JUSTIÇA!
Acham então que é simples inveja do médico, ou é revolta pelas injustiças?
Ainda bem que há médicos que vêm no enfermeiro um colega, e não um empregado ou subalterno. Ainda bem que existem enfºs que defendem a unhas e dentes a dignidade da sua profissão.
Gosto de pensar que sou um deles.
Bom ano a todos os profissionais de saúde!
Enfim..tantas coisas que estão mal e só sabemos falar porque actuar nem se ve...Dizemos que a carreira nao existe e andamos dependentes da ministra e dos sindicatos que sempre nos dizem q vao estar aqui para nos defender...a ordem nao faz mais nada do q ganhar dinheiro com as inscriçoes de um cada vez maior nº de enfermeiros muitos deles desempregados...Falamos do Inem , q devia ter mais enfermeiros e nem sequer sabemos como devemos lutar pelos nossos direitos.Hj vi na Sic dois TAE do inem de lisboa , a socorrer uma vitima com sincope.Parece q era mais do q isso e foi colocado em pratica o SBV +DAE e depois disso ainda tinham q esperar pela vmer...isto é alguma piada??????mas aonde esta o enfermeiro para intrevir, com poder de decisao, sem ser preciso estar la um medico para controlar as drogas ....enquanto admitirmos estas merdas, a saude em portugal nunca ira avançar...apenas regredir, com os Drs a cabeça.
Todos estes comentários fazem-me lembrar as discussões dos miudos da primária: "a minha é maior que a tua, toma toma!"
só estao preocupados em saber quem é que manda mais que o outro.
é neste ponto que estamos, a nossa classe é povoada por um bando de miudos que de homem só tem o aspecto.
assim nao vamos la. trabalhem e dignifiquem a nossa classe. sejam Homens perante a nossa arte e perante a vida.
cresçam e apareçam!
só estao preocupados em saber quem é que manda mais que o outro.
é neste ponto que estamos, a nossa classe é povoada por um bando de miudos que de homem só tem o aspecto.
assim nao vamos la. trabalhem e dignifiquem a nossa classe. sejam Homens perante a nossa arte e perante a vida.
cresçam e apareçam!
Até gostava de conhecer um médico que considere um enfermeiro como colega... Conheço bastantes médicos, e como estudante de medicina, conheço quase todos os futuros médicos da minha faculdade, e NENHUM considera o enfermeiro como colega!! Não porque razao o enfermeiro tambem nao considera o AAM como colega?! Afinal sao bem mais parecidos do que enfemeiros com médicos...
Hmmm...depois desta tua declaração, vou-te explicar uma coisa, que provavelmente nunca te deste conta...Eu conheço alguns médicos que consideram os enfermeiros como colegas, Por ex quando trabalhava num CS todos me tratavam por Sr.Enf, outros diziam va com o Dr.Enf, outros diziam va com o meu colega que ele agora vai ajuda-la...Sabes porque é que os teus colegas nao consideram os enf. como colegas, porque são todos uns ignorantes...isto porque forno das faculdades de Medicina ja está queimado e entao so produz gente ignorante e idiota.Porque se pensas que és mais do que eu , enganas-te...és apenas mais um médico no meio de outros tantos, Apenas estudas para ficar sentado num gabinete a passar receitas e mais nada...isso é interessante????Podes crer q não..O médico ate ter mais prestigio a nivel geral do que um enf, mas junto do doente aposto ctg que tenho mais pretigio junto dele do que tu....E quanto ao teus colegas, ou se adaptam ao futuro ou em vez de estarem fechados nos consultorios , vao começar a fazer curas, a colocar injectaveis, a fazer a educação para a saúde, e tudo o mais que a enfermagem tem a ensinar a ti e aos teus colegas...Quanto aos auxiliares, eu considero os enf bem mais parecidos com os AAM do que com os médicos.Tens toda a razão.Existe mais respeito e humanidade, para com os outros, qualidade essa que em muitos ou quase todos os médicos não se encontra, pq a ganância é tanta em direcção ao prestigio que vos cega os olhos, e vos inunda o cerebro com pensamentos que produzem comentarios do genero do teu....Um conselho!!!Sei que o texto é grande, mas pode ser que a tua mente se organize ao ler as minhas palavras.dito
Anónimo das 08:34:
"Os cargos vitalícios criam maus hábitos, desleixe e ausência de responsabilização."
Pois mas também asseguram o lugar, apesar das "lutas" e prol dos enfermeiros e da Enfermagem!
Agora, com a nova carreira deixa-me estar com o Sr Dr Director, alinhar em tudo com ele, porque eu quero ficar aqui muito tempo!
Ah!, e tenho também os meus colegas a traírem-me pelas costas, ávidos de tomar conta do meu lugar!
É assim que querem a Enfermagem?
Eu não, mas também não me preocupa que assim seja! Agora, que teno pena... tenho!
"Os cargos vitalícios criam maus hábitos, desleixe e ausência de responsabilização."
Pois mas também asseguram o lugar, apesar das "lutas" e prol dos enfermeiros e da Enfermagem!
Agora, com a nova carreira deixa-me estar com o Sr Dr Director, alinhar em tudo com ele, porque eu quero ficar aqui muito tempo!
Ah!, e tenho também os meus colegas a traírem-me pelas costas, ávidos de tomar conta do meu lugar!
É assim que querem a Enfermagem?
Eu não, mas também não me preocupa que assim seja! Agora, que teno pena... tenho!
Boa Tarde
Depois de ler a noticia, verifiquei que afinal é quase na totalidade verdade, só não é verdade em relação ao "tiro de caçadeira" não foi tiro mas sim um miserável Pinheiro que tinha ardido há 4 anos, esse pinheiro era o único numa area consideravel onde o dono nao o deitou abaixo esse sim devia ser o Principal Responsável pela MORTE, sobre o assunto da chamada do heli do INEM pelo enfermeiro da SIV (demorou 20 a 25 minutos a chegar ao local) ou pelo médico da VMER (demorou mais de 1 hora a chegar ao local) é aí que está a diferença para o socorro imediato da vitima, mas só quem esteve no Local do Acidente é que deve comentar não interessa se é enfermeiro ou médico que chama o HELI, mas sim a competencia de cada um DELES.... se alguém tiver conhecimento com o médico do HELI, façam as perguntas a esse Médico sobre a competencia da patente mais alta que estava no acidente quando chegou o HELI
Depois de ler a noticia, verifiquei que afinal é quase na totalidade verdade, só não é verdade em relação ao "tiro de caçadeira" não foi tiro mas sim um miserável Pinheiro que tinha ardido há 4 anos, esse pinheiro era o único numa area consideravel onde o dono nao o deitou abaixo esse sim devia ser o Principal Responsável pela MORTE, sobre o assunto da chamada do heli do INEM pelo enfermeiro da SIV (demorou 20 a 25 minutos a chegar ao local) ou pelo médico da VMER (demorou mais de 1 hora a chegar ao local) é aí que está a diferença para o socorro imediato da vitima, mas só quem esteve no Local do Acidente é que deve comentar não interessa se é enfermeiro ou médico que chama o HELI, mas sim a competencia de cada um DELES.... se alguém tiver conhecimento com o médico do HELI, façam as perguntas a esse Médico sobre a competencia da patente mais alta que estava no acidente quando chegou o HELI
Quando a medica do heli chegou ao local do tragico acidente,a primeira frase foi a seguinte.
Dirigiu-se para a "sua colega"medica e perguntou"que estas ai fazer de braços cruzados,não sabes trabalhar como a tripulaçao da siv?"parece que foi este o comentário da medica do heli...Eis a verdade.
Dirigiu-se para a "sua colega"medica e perguntou"que estas ai fazer de braços cruzados,não sabes trabalhar como a tripulaçao da siv?"parece que foi este o comentário da medica do heli...Eis a verdade.
Ah ok, agora sim, veio o anónimo das 11.50 e esclareceu toda a verdade... Obrigado sr. anónimo!!
Gostava só de acrescentar um ponto à verdade e dizer que a médica do heli, dentro da ambulancia fez comentarios obscenos ao TAE da ambulancia, que pelo que consta, era demasiado sexy e ela não resistiu... lololol
Gostava só de acrescentar um ponto à verdade e dizer que a médica do heli, dentro da ambulancia fez comentarios obscenos ao TAE da ambulancia, que pelo que consta, era demasiado sexy e ela não resistiu... lololol
Conheço muito bem o TAE que esteve no local, e sei que é um excelente profissional,com qualidades dignas de um elemento do inem,com vastos conhecimentos na area dos cuidados pré hospitalares,até porque já exerce a profissão hà já uns anos,e alem disso é um excelente aluno de enfermagem.Quanto aos comentários da médica do heli,sinceramente não me chegou nada ao ouvido.
Já agora deixo aqui um rasgado elogio a sr enfermeira da siv de mirandela pelas qualidades demonstradas no exercicio da sua profissao ao nivel de destreza,conhecimentos e pelo altruismo,na tentativa de manter vivo um jovem que infelismente estava no local errado a hora errada.
Enviar um comentário
Já agora deixo aqui um rasgado elogio a sr enfermeira da siv de mirandela pelas qualidades demonstradas no exercicio da sua profissao ao nivel de destreza,conhecimentos e pelo altruismo,na tentativa de manter vivo um jovem que infelismente estava no local errado a hora errada.
<< Home