terça-feira, novembro 16, 2010
Nova Tabela Remuneratória para a Enfermagem publicada em DR (provisória?).
Comments:
<< Home
uma curiosidade que não consigo encontrar resposta... quem não fez o complemento e é bacharel.... o que lhes vai acontecer? vão ser reposicionados como os outros? de igual forma?
Outra curiosidade... e os Enfermeiros Especialistas.. O que lhe vai acontecer? São reposicionados como e quando?
Que bom... então o investimento que fizemos em tempo e dinheiro de nada vale...somos todos farinha no mesmo saco...
Então para que o complemento? as especialidades? a formação toda acrescida que quem investe na carreira faz? não serve para nada!!!!
Então para que o complemento? as especialidades? a formação toda acrescida que quem investe na carreira faz? não serve para nada!!!!
Exmo. Sr. Doutor Enfermeiro
Esta tabela remuneratória só se aplica aos "funcionarios publicos", aos que têm um contrato de trabalho em funções publicas. Não se aplica aos que têm um contrato individual de trabalho.
Os enfermeiros com contrato individual de trabalho vão continuar sem carreira e com o mesmo vencimento.
Esta carreira é só para uma parte dos enfermeiros. Quem lutou para ter uma carreira (os enfermeiros mais jovens) não estão abrangidos por está carreira.
Cabe-lhe a si mais uma vez esclarecer e alertar os enfermeiros em Portugal, visto que os sindicatos mais uma vez ocultam isto dos seus sócios.
Muito Obrigado
Miguel de Sousa
Esta tabela remuneratória só se aplica aos "funcionarios publicos", aos que têm um contrato de trabalho em funções publicas. Não se aplica aos que têm um contrato individual de trabalho.
Os enfermeiros com contrato individual de trabalho vão continuar sem carreira e com o mesmo vencimento.
Esta carreira é só para uma parte dos enfermeiros. Quem lutou para ter uma carreira (os enfermeiros mais jovens) não estão abrangidos por está carreira.
Cabe-lhe a si mais uma vez esclarecer e alertar os enfermeiros em Portugal, visto que os sindicatos mais uma vez ocultam isto dos seus sócios.
Muito Obrigado
Miguel de Sousa
Deixe-me ver se eu percebi, um enfermeiro que não tirou o CFE, e por isso ficou com o Bacharel, vai ser reposicionado da mesma forma que aqueles que fizeram o CFE, e um curso de Curso de pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem ???
Até dooooiiiiiii !!!!
Até dooooiiiiiii !!!!
"Não haverá diferença."
Isto tá a ir ao charco, para já ainda estamos num meio lamacento. acredito que ainda vai piorar.
é um gozo descomunal!
feudos e amigos, amiguinhos que deixam estalar petazetas na boca uns dos outros é por isso
Isto tá a ir ao charco, para já ainda estamos num meio lamacento. acredito que ainda vai piorar.
é um gozo descomunal!
feudos e amigos, amiguinhos que deixam estalar petazetas na boca uns dos outros é por isso
Miguel de sousa...
Desde quando os enfermeiro smais novos lutaram para ter uma carreira? sao esses que trabalham de borla... por 2 euros... por 5 euros... e quando é necessário greve não fazem por medo ao chefe ou com medo que fiquem sem o incentivo...
Façam pela vida...
Desde quando os enfermeiro smais novos lutaram para ter uma carreira? sao esses que trabalham de borla... por 2 euros... por 5 euros... e quando é necessário greve não fazem por medo ao chefe ou com medo que fiquem sem o incentivo...
Façam pela vida...
olha Olha que fixe, fiz uma especialidade para depois nem sonhar em ganhar mais com isso - então e onde se meteu o SEP com as suas exigências irredutíveis para com os especialistas, a tal subida de 2 escalões??!
Que maravilha, ver que somos os únicos licenciados sem um vencimento base, condizente com esse mesmo grau, e condizente com o grau de complexidade e penosidade inerentes À profissão!!
A quem agradeço?? Ao SEP, ao Governo, à Ordem dos Enfermeiros??
Ao Pai Natal?
que orgulho!..
Que maravilha, ver que somos os únicos licenciados sem um vencimento base, condizente com esse mesmo grau, e condizente com o grau de complexidade e penosidade inerentes À profissão!!
A quem agradeço?? Ao SEP, ao Governo, à Ordem dos Enfermeiros??
Ao Pai Natal?
que orgulho!..
Doutor Enfemeiro
Agradecia imenso que podesse responder à questão já feita por dois colegas.
Esta carreira é dirigida também para contratos individuais de trabalho em EPE, ou apenas para os colegas que anteriormente pertenciam à função pública?
Esta é uma questão muito importante, tendo em conta que talvez apenas metade dos enfermeiros a exercer funções em instituições públicas/ EPE iriam beneficiar da nova carreira!!
Há alguém que possa explicar esta dúvida??
Agradecia imenso que podesse responder à questão já feita por dois colegas.
Esta carreira é dirigida também para contratos individuais de trabalho em EPE, ou apenas para os colegas que anteriormente pertenciam à função pública?
Esta é uma questão muito importante, tendo em conta que talvez apenas metade dos enfermeiros a exercer funções em instituições públicas/ EPE iriam beneficiar da nova carreira!!
Há alguém que possa explicar esta dúvida??
Miguel de Sousa 10:28 quero dizer-te que sou chefe e fiz greve...não venhas com o papão do chefe para lá e nós para cá::: è por causa destas divisões que ficámos todos mal. Então os directores com contratos chorudos 10mil é alguma coisa ao pé de nós?? Tem juízo... Muitos chefes foram os pólos aglutinadores das suas equipas para a luta, foi quando o SEP viu que precisava dos chefes...os jovens nem lhes ligam...muitos deles sem medos!!!
Caro colega:
Eu nem quero pensar que esta carreira não é para todos até porque não teria lógica uma vez que se os contratados por CIT são funcionários públicos para arcar com as reduções de salário dos PACKS também têm que ser funcionários públicos para as outras coisas.
A minha pergunta é: uma coisa é a transição para a nova tabela salarial e outra coisa é a actualização de escalão. Sou enfermeiro há 10 anos e nunca subi de escalão. O Doutor Enfermeiro é capaz de responder se se fará a transição e também a progressão correspondente ao tempo em que não houve congelamento das progressões? Se não, em 2013 transitarei para o nível 15 e na melhor das hipóteses progredirei a primeira vez na carreira passados 5 anos ou seja em 2018, com 18 anos de profissão, se nessa altura os iluminados do meu EPE acharem que têm orçamento para isso! Ou seja passados 4 anos sairá o meu filho da universidade que irá ganhar igual ao pai, ou melhor se não tiver a infelicidade de tirar o curso de enfermagem!!! É para esta vergonha e incongruência que estamos a caminhar... Uma geração de enfermeiros que simplesmente está a ser banida do mapa. Mais do que nunca há que lutar. Todo o tribunal nos dará razão. Trata-se já de uma questão de direitos humanos. Lutem porque atrás de uns vão os outros. Se não lutarmos agora como vêem nos próximos 20 anos continuaremos na mesma ou pior.
Eu nem quero pensar que esta carreira não é para todos até porque não teria lógica uma vez que se os contratados por CIT são funcionários públicos para arcar com as reduções de salário dos PACKS também têm que ser funcionários públicos para as outras coisas.
A minha pergunta é: uma coisa é a transição para a nova tabela salarial e outra coisa é a actualização de escalão. Sou enfermeiro há 10 anos e nunca subi de escalão. O Doutor Enfermeiro é capaz de responder se se fará a transição e também a progressão correspondente ao tempo em que não houve congelamento das progressões? Se não, em 2013 transitarei para o nível 15 e na melhor das hipóteses progredirei a primeira vez na carreira passados 5 anos ou seja em 2018, com 18 anos de profissão, se nessa altura os iluminados do meu EPE acharem que têm orçamento para isso! Ou seja passados 4 anos sairá o meu filho da universidade que irá ganhar igual ao pai, ou melhor se não tiver a infelicidade de tirar o curso de enfermagem!!! É para esta vergonha e incongruência que estamos a caminhar... Uma geração de enfermeiros que simplesmente está a ser banida do mapa. Mais do que nunca há que lutar. Todo o tribunal nos dará razão. Trata-se já de uma questão de direitos humanos. Lutem porque atrás de uns vão os outros. Se não lutarmos agora como vêem nos próximos 20 anos continuaremos na mesma ou pior.
Este decreto lei é só aplicado aos enfermeiros que estão com comtrato em funções publicas. (Que são abrangidos pela lei 248/2009).
Os outros contratados (que são abrangidos pela lei 247/2009) ainda não têm a situação definida.
Os outros contratados (que são abrangidos pela lei 247/2009) ainda não têm a situação definida.
"...iriam beneficiar da nova carreira!!"
Acho que ninguém vai beneficiar com esta carreira!!! Mas é só para aplicar aos CTFP
Acho que ninguém vai beneficiar com esta carreira!!! Mas é só para aplicar aos CTFP
Bom Dia,
Realmente algumas questoes pertinentes (ou nao) se levantam, esta (nova) tabela salarial servirá para todos os enf? mesmo aqueles em contrato individual de trabalho (CIT)?
Como é feita a progressão na carreira? Digo isto porque trabalho á 6 anos num hospital central e nunca progredi para lado algum...
Obrigado
Realmente algumas questoes pertinentes (ou nao) se levantam, esta (nova) tabela salarial servirá para todos os enf? mesmo aqueles em contrato individual de trabalho (CIT)?
Como é feita a progressão na carreira? Digo isto porque trabalho á 6 anos num hospital central e nunca progredi para lado algum...
Obrigado
caros colegas,
é verdade que existem motivos para muito descontentamento, mas é igualmente verdade que existe muita ignorância na nossa classe. A carreira e tabela remuneratória que foram publicadas em diario da republica dizem respeito aos CTFP, ou seja antiga função pública. Os restantes, como eu, que têm CIT ainda não têm tabela, mas o governo irá tentar manter a que impôs não fiquem preocupados. O que a maioria das pessoas não sabem é que nas negociações para os CTFP, antiga função pública, não tem de haver acordo entre o governo e sindicatos, o governo pode, e fê-lo, fechar as negociações unilateralmente!! Nos CIT estes são regulamentados por Acordo Colectivo de Trabalho e estas negociações só terminam com MUTUO ACORDO!!o que não aconteceu na tabela que saiu. Agora mm não tendo havia acordo por parte do SEP nas negociações, este sindicato saiu muito mal ao dizer que foram ameaçados que ou era isto ou nada. Então fosse nada!! Para que foi a digressão pelos hospitais por causa dos 15 dias de greve??essa hipotese de greve fez soar muitas campainhas no ministerio e depois nada! acreditem que os sindicatos que mais lutam pela a nossa profissão não são aqueles que mais publicidade fazem...Existem 4 sindicatos, optem por 1, mas sejam sindicalizados, mal ou bem precisamos deles. Mas não duvidem que o que faz falta na nossa profissão é um sindicato com a dimensão do SEP mas livre de qq cor politica que lute pelos enfermeiros e não seja um instrumento de um partido...
é verdade que existem motivos para muito descontentamento, mas é igualmente verdade que existe muita ignorância na nossa classe. A carreira e tabela remuneratória que foram publicadas em diario da republica dizem respeito aos CTFP, ou seja antiga função pública. Os restantes, como eu, que têm CIT ainda não têm tabela, mas o governo irá tentar manter a que impôs não fiquem preocupados. O que a maioria das pessoas não sabem é que nas negociações para os CTFP, antiga função pública, não tem de haver acordo entre o governo e sindicatos, o governo pode, e fê-lo, fechar as negociações unilateralmente!! Nos CIT estes são regulamentados por Acordo Colectivo de Trabalho e estas negociações só terminam com MUTUO ACORDO!!o que não aconteceu na tabela que saiu. Agora mm não tendo havia acordo por parte do SEP nas negociações, este sindicato saiu muito mal ao dizer que foram ameaçados que ou era isto ou nada. Então fosse nada!! Para que foi a digressão pelos hospitais por causa dos 15 dias de greve??essa hipotese de greve fez soar muitas campainhas no ministerio e depois nada! acreditem que os sindicatos que mais lutam pela a nossa profissão não são aqueles que mais publicidade fazem...Existem 4 sindicatos, optem por 1, mas sejam sindicalizados, mal ou bem precisamos deles. Mas não duvidem que o que faz falta na nossa profissão é um sindicato com a dimensão do SEP mas livre de qq cor politica que lute pelos enfermeiros e não seja um instrumento de um partido...
Acordem!!
Com este desgoverno só não há dinheiro para os enfermeiros...
Ao Hospital de Faro EPE,tem vindo operar um Dr Ruiz, vem de Setúbal e tem operado muiiito bem, tem para receber 200.000 euros em cataratas e vitrectomias...é fartar vilanagem... a revolta tem que se gerar...
Vem com uns quantos muchachos jovens enfermeiros que se vendem por uns míseros trocos...que de boa imagem também ainda lhes falta muito, pois andam por vezes de calças descaídas com os boxeres à vista perante doentes e familiares: eis onde a enfermagem chegou....
Com este desgoverno só não há dinheiro para os enfermeiros...
Ao Hospital de Faro EPE,tem vindo operar um Dr Ruiz, vem de Setúbal e tem operado muiiito bem, tem para receber 200.000 euros em cataratas e vitrectomias...é fartar vilanagem... a revolta tem que se gerar...
Vem com uns quantos muchachos jovens enfermeiros que se vendem por uns míseros trocos...que de boa imagem também ainda lhes falta muito, pois andam por vezes de calças descaídas com os boxeres à vista perante doentes e familiares: eis onde a enfermagem chegou....
Como pode um enfermeiro ter vencimento de 2228,21 com 29 anos de serviço ( enf Chefe ) e ficar a exercer funções de enfermeiro principal ( alinea e) a r)) e ser reumerado pele tabela de enfermeiro?????
Só mesmo o SEP para pensar nesta carreira absurda.
Com pode um enfermeiro indice 15 que será "nomeado" enf. Chefe exercer funções de principal???
Só mesmo o SEP para pensar nesta carreira absurda.
Com pode um enfermeiro indice 15 que será "nomeado" enf. Chefe exercer funções de principal???
Só uma pergunta e desculpem a ignorância. Por exemplo o numero 15 na 1aº posição remuneratória significa que durante 15 anos de serviço ganhamos aquilo ? e que só com 19 anos de serviço passamos a 2ª posição ?
Pra o colega preocupado com os bachareis: O que sabes tu mais e que competencias tens a mais que os bachareis???
vai trabalhar e olha para atua vidinha.....faz-te à vida
vai trabalhar e olha para atua vidinha.....faz-te à vida
Pois claro, na pratica, deve existir uma ENORME diferença entre os enfermeiros "licenciados" e os bachareis. Deve ser uma diferença como a que existe entre os licenciados antes de bolonha e os mestres pos-bolonha.
Sinceramente, não sei porquê tanto berreiro, convenceram-vos que com pós-graduações da treta iam ganhar AUTOMATICAMENTE mais, foram golosos e inocentes (para não chamar outra coisa) e agora andam frustrados... Eu pergunto; especializações e pós-graduações da treta, contribuiram para uma melhor prestação de serviços da vossa parte? E se continuarem a fazer o mesmo de sempre, aquilo que os bachareis fizeram durante a vida toda e mais não foi preciso, para fazer o que fazem? É se em determinadas areas da enfermagem estas especializações ou pós graduações apenas servirem para vos gastar o dinheiro, mas na pratica ficar TUDO NA MESMA???
E depois existem por estes lados comentários de enfermeiros que em nada vos dignificam!!!
Pensam que porque tem especializações e pós-graduações tem que ganhar automaticamente mais?
Sabem existem muitos LICENCIADOS nas caixas dos supermecados e não ganham como licenciados. Sabem porquê? Para o que fazem não precisam da licenciatura para nada.
Muitos enfermeiros tem especializações, mas para o que fazem, NÃO PRECISAM DELA PARA NADA!!
Percebem agora? Ou agora precisam de uma esquema primário daqueles que vos fazem no politécnico/escola superior?
Sinceramente, não sei porquê tanto berreiro, convenceram-vos que com pós-graduações da treta iam ganhar AUTOMATICAMENTE mais, foram golosos e inocentes (para não chamar outra coisa) e agora andam frustrados... Eu pergunto; especializações e pós-graduações da treta, contribuiram para uma melhor prestação de serviços da vossa parte? E se continuarem a fazer o mesmo de sempre, aquilo que os bachareis fizeram durante a vida toda e mais não foi preciso, para fazer o que fazem? É se em determinadas areas da enfermagem estas especializações ou pós graduações apenas servirem para vos gastar o dinheiro, mas na pratica ficar TUDO NA MESMA???
E depois existem por estes lados comentários de enfermeiros que em nada vos dignificam!!!
Pensam que porque tem especializações e pós-graduações tem que ganhar automaticamente mais?
Sabem existem muitos LICENCIADOS nas caixas dos supermecados e não ganham como licenciados. Sabem porquê? Para o que fazem não precisam da licenciatura para nada.
Muitos enfermeiros tem especializações, mas para o que fazem, NÃO PRECISAM DELA PARA NADA!!
Percebem agora? Ou agora precisam de uma esquema primário daqueles que vos fazem no politécnico/escola superior?
Alguem sabe explicar que grelha vai ter o enfºchefe,Fica com a mesma ou não tem direito a progredir.Fica parado no tempo?
Vamos mascararmo-no de preto como o Enfº Carrasco da ultima grande manife de Enfem. e vamos juntar-nos aos Black Bloc que vão "partir" as ruas durante a Cimeira da NATO!!
Façam Greve durante os dias da Cimeira! Iam ver se o Cavaco tinha promolgado a lei.. Enfermeiro é mesmo BURRO !!
Façam Greve durante os dias da Cimeira! Iam ver se o Cavaco tinha promolgado a lei.. Enfermeiro é mesmo BURRO !!
TUDO ISTO SE RESUME A:
- Os bachareis ficam na mesma que os licenciados e não gastaram dinheiro na formação;
- Os bachareis dicam na mesma em relação aos especialistas e não gastaram dinheiro;
- Os bachareis ficam iguais aos mestres e doutores e nãom gastaram dinheiro...
O SEP devia fechar as portas... esse discurso que o governo impôs e pronto já não cola...
- Os bachareis ficam na mesma que os licenciados e não gastaram dinheiro na formação;
- Os bachareis dicam na mesma em relação aos especialistas e não gastaram dinheiro;
- Os bachareis ficam iguais aos mestres e doutores e nãom gastaram dinheiro...
O SEP devia fechar as portas... esse discurso que o governo impôs e pronto já não cola...
colega da 1:07,
faça-se você à vida, que se mantém até hoje somente o bacharelato, é porque será um profissional parado no tempo, um acomodado!
Formação contínua, é uma obrigação, profissional e moral, sabe??
Claro que sabe mais um licenciado, que um bacharel! quanto a experiência, isso é outra coisa, mas... por favor!!
faça-se você à vida, que se mantém até hoje somente o bacharelato, é porque será um profissional parado no tempo, um acomodado!
Formação contínua, é uma obrigação, profissional e moral, sabe??
Claro que sabe mais um licenciado, que um bacharel! quanto a experiência, isso é outra coisa, mas... por favor!!
Tenho uma duvida enorme que me está a inquietar! Será que no meio de tantas questões já colocadas, alguém me poderá dizer como ficam os Enfermeiros que trabalham somente em IPSS´s?Esta tabela também nos abrange e as progressões como serão?Obrigado a quem possa dar o contributo para me esclarecer.
No seguimento da afirmação do colega das 1:07 PM, eu questiono também o seguinte :
COM AS ACTUAIS ESCOLAS DE ENFERMAGEM QUE TODOS CONHECEMOS (INCLUINDO CORPOS DOCENTES...), QUE MAIS COMPETÊNCIAS/CONHECIMENTOS POSSUEM OS ENFERMEIROS ESPECIALISTAS QUE DELAS SAIEM ??????.............
Há que repensar que Enfermagem queremos para o Presente e Futuro !!!
COM AS ACTUAIS ESCOLAS DE ENFERMAGEM QUE TODOS CONHECEMOS (INCLUINDO CORPOS DOCENTES...), QUE MAIS COMPETÊNCIAS/CONHECIMENTOS POSSUEM OS ENFERMEIROS ESPECIALISTAS QUE DELAS SAIEM ??????.............
Há que repensar que Enfermagem queremos para o Presente e Futuro !!!
A ALGUÉM MAIS INFORMADO QUE EU, PEÇO O FAVOR DE ME ILUCIDAREM DO SEGUINTE :
SOU ENFERMEIRO GRADUADO, 2º ESCALÃO (14 ANOS DE SERVIÇO)
SEGUNDO O DIPLOMA DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA (11 DE NOV. 2010), PASSAREI EM 1 DE JANEIRO DE 2012 PARA ONDE ???
- PARA O ESCALÃO 15 DA ACTUAL TABELA (1201 €) ???
- OU PARA O ESCALÃO 19 (1407 €) ??
- HAVERÁ NESSA ALTURA ALGUM GANHO ECONÓMICO EFECTIVO, OU SÓ ASSISTIREMOS A UMA TRANSIÇÃO ADMINISTRATIVA DE CARREIRA SEM QUALQUER GANHO ???
OBRIGADO A QUEM ME RESPONDER !
PM / HSTV
SOU ENFERMEIRO GRADUADO, 2º ESCALÃO (14 ANOS DE SERVIÇO)
SEGUNDO O DIPLOMA DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA (11 DE NOV. 2010), PASSAREI EM 1 DE JANEIRO DE 2012 PARA ONDE ???
- PARA O ESCALÃO 15 DA ACTUAL TABELA (1201 €) ???
- OU PARA O ESCALÃO 19 (1407 €) ??
- HAVERÁ NESSA ALTURA ALGUM GANHO ECONÓMICO EFECTIVO, OU SÓ ASSISTIREMOS A UMA TRANSIÇÃO ADMINISTRATIVA DE CARREIRA SEM QUALQUER GANHO ???
OBRIGADO A QUEM ME RESPONDER !
PM / HSTV
A ALGUÉM MAIS INFORMADO QUE EU, PEÇO O FAVOR DE ME ILUCIDAREM DO SEGUINTE :
SOU ENFERMEIRO GRADUADO, 2º ESCALÃO (14 ANOS DE SERVIÇO)
SEGUNDO O DIPLOMA DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA (11 DE NOV. 2010), PASSAREI EM 1 DE JANEIRO DE 2012 PARA ONDE ???
- PARA O ESCALÃO 15 DA ACTUAL TABELA (1201 €) ???
- OU PARA O ESCALÃO 19 (1407 €) ??
- HAVERÁ NESSA ALTURA ALGUM GANHO ECONÓMICO EFECTIVO, OU SÓ ASSISTIREMOS A UMA TRANSIÇÃO ADMINISTRATIVA DE CARREIRA SEM QUALQUER GANHO ???
OBRIGADO A QUEM ME RESPONDER !
PM / HSTV
SOU ENFERMEIRO GRADUADO, 2º ESCALÃO (14 ANOS DE SERVIÇO)
SEGUNDO O DIPLOMA DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA (11 DE NOV. 2010), PASSAREI EM 1 DE JANEIRO DE 2012 PARA ONDE ???
- PARA O ESCALÃO 15 DA ACTUAL TABELA (1201 €) ???
- OU PARA O ESCALÃO 19 (1407 €) ??
- HAVERÁ NESSA ALTURA ALGUM GANHO ECONÓMICO EFECTIVO, OU SÓ ASSISTIREMOS A UMA TRANSIÇÃO ADMINISTRATIVA DE CARREIRA SEM QUALQUER GANHO ???
OBRIGADO A QUEM ME RESPONDER !
PM / HSTV
A ALGUÉM MAIS INFORMADO QUE EU, PEÇO O FAVOR DE ME ILUCIDAREM DO SEGUINTE :
SOU ENFERMEIRO GRADUADO, 2º ESCALÃO (14 ANOS DE SERVIÇO)
SEGUNDO O DIPLOMA DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA (11 DE NOV. 2010), PASSAREI EM 1 DE JANEIRO DE 2012 PARA ONDE ???
- PARA O ESCALÃO 15 DA ACTUAL TABELA (1201 €) ???
- OU PARA O ESCALÃO 19 (1407 €) ??
- HAVERÁ NESSA ALTURA ALGUM GANHO ECONÓMICO EFECTIVO, OU SÓ ASSISTIREMOS A UMA TRANSIÇÃO ADMINISTRATIVA DE CARREIRA SEM QUALQUER GANHO ???
OBRIGADO A QUEM ME RESPONDER !
PM / HSTV
SOU ENFERMEIRO GRADUADO, 2º ESCALÃO (14 ANOS DE SERVIÇO)
SEGUNDO O DIPLOMA DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA (11 DE NOV. 2010), PASSAREI EM 1 DE JANEIRO DE 2012 PARA ONDE ???
- PARA O ESCALÃO 15 DA ACTUAL TABELA (1201 €) ???
- OU PARA O ESCALÃO 19 (1407 €) ??
- HAVERÁ NESSA ALTURA ALGUM GANHO ECONÓMICO EFECTIVO, OU SÓ ASSISTIREMOS A UMA TRANSIÇÃO ADMINISTRATIVA DE CARREIRA SEM QUALQUER GANHO ???
OBRIGADO A QUEM ME RESPONDER !
PM / HSTV
Não custa nada percam 5' a ler o Dec.lei que saiu em DR da carreira de Enfermagem e muitas das questões aqui colocadas ficam esclarecidas... Uma das que gostaria de esclarecer é que a Enf.º Principal só poderá candidatar-se às 'vagas', que serão atribuídas por quotas, apenas quem tenha a Especialidade ou Especialização. O que irá ocorrer nesta primeira fase será uma transição da anterior carreira para esta, caso ainda não tenham reparado, nos recibos de vencimento já há alguns meses que vem alterado, ao invés do anterrior índice 115 ou 119, como no meu caso, vem escalão 15.
O direito à informação também é um dever nosso e não apenas uma obrigação dos 'outros'.
O direito à informação também é um dever nosso e não apenas uma obrigação dos 'outros'.
Antigamente esclarecimentos pediam-se aos delegados Sindicais.
Desnorte e enfranquecimento das estruturas sindicais não são boa coisa....
Estas transições não se entendem.
Há dinheiro para medicos para-quedistas que fazem um banco de 24 horas através de uma empresa e ganham mais que um enf no mês inteiro.E vivam os PECS para os funcionários públicos que as empresas de outsourcing ganham o
seu
Desnorte e enfranquecimento das estruturas sindicais não são boa coisa....
Estas transições não se entendem.
Há dinheiro para medicos para-quedistas que fazem um banco de 24 horas através de uma empresa e ganham mais que um enf no mês inteiro.E vivam os PECS para os funcionários públicos que as empresas de outsourcing ganham o
seu
Entao quer dizer que um enfermeiro em 2012 com 10 qnos de carreira vai ficar equiparado a um recem licenciado????
Já perdemos em relaçao aos professores e outros tecnicos superiores e ainda vamos perder 10 anos de experiencia com os restantes colegas????
è mesmo isto verdade? Deviamos era de avançar era com um processo contra a cambada de ladrões dos nossos sindicatos!!!!
Já perdemos em relaçao aos professores e outros tecnicos superiores e ainda vamos perder 10 anos de experiencia com os restantes colegas????
è mesmo isto verdade? Deviamos era de avançar era com um processo contra a cambada de ladrões dos nossos sindicatos!!!!
A tabela nem é má, tudo o resto sim.
Nada mas mesmo nada se aproveita, resta saber o que irão fazer os enfermeiros.
Já agora, alguém reparou no que a ordem fez???
Vai proceder à votação da proposta para aumentar as quotas dia 20, por acaso alteraram tudo para coincidir com a cimeira da Nato.
Vamos ver quantos linguarudos que aqui vêm largar bitites lá vai estar para dar voz à nossa revolta.
se forem os mesmo que lá estiveram da última vez....
E já agora Sr Dr enfermeiro onde está o post sobre esse assunto imensamente pertinente nesta altura.????
Nada mas mesmo nada se aproveita, resta saber o que irão fazer os enfermeiros.
Já agora, alguém reparou no que a ordem fez???
Vai proceder à votação da proposta para aumentar as quotas dia 20, por acaso alteraram tudo para coincidir com a cimeira da Nato.
Vamos ver quantos linguarudos que aqui vêm largar bitites lá vai estar para dar voz à nossa revolta.
se forem os mesmo que lá estiveram da última vez....
E já agora Sr Dr enfermeiro onde está o post sobre esse assunto imensamente pertinente nesta altura.????
Ao colega bacharel.. deve achar-se mais inteligente que os outros... realmente do alto da sua sabedoria so na sua cabeço consegue entender que não é justo uma distinção... na sua cabeça entao nem era necessário licenciatura, nem especialidades nem nada... ficavos todos bachareis... ou entao melhor... nem era curso superior... assim poupava-se tempo! ou melhor faziamos como os TAE... 1500 e eramos enfermeiros para todo o serviço!
O último a rir... ri melhor!
O último a rir... ri melhor!
Eu fiz o CFE era Bacharel e sou agora licenciado, não nego que apreendi na formação mais "alguma coisa", mas como enfermeiro graduado que era e continuo a ser como licenciado não vejo nenhuma diferença em relação a saberes, competencia e brio profissional...os colegas que são ainda Bachareis são para mim alguns grandes enfermeiros "doutores honoris causa"...
Já reparam que o site do SEP mais parece o site do PARTIDO COMUNISTA.
Dizem mal de tudo e todos, mas se se olhacem ao espelho esses senhores do sindicato dveriam ter vergonha e preocuparem-se mais com com a profissão que defendem e menos com a vassalagem ao PCP.
Agora vêm com a greve geral, mas e as nossas greves para defender a classe já foram esquecidas, pois já não há eleições para fazer o jeito ao PCP, não é???
Dizem mal de tudo e todos, mas se se olhacem ao espelho esses senhores do sindicato dveriam ter vergonha e preocuparem-se mais com com a profissão que defendem e menos com a vassalagem ao PCP.
Agora vêm com a greve geral, mas e as nossas greves para defender a classe já foram esquecidas, pois já não há eleições para fazer o jeito ao PCP, não é???
Até agora vi aqui muitos preocupados com os cursos de bacharel, com as carreiras de vários anos, com tudo o que isso já custou... Agora eu pergunto, onde ficam os recém licenciados que estão no desemprego e não arranjam onde trabalhar porque estes bacharéis acumulam e as entidades só pedem enfermeiros já com anos de experiência? Querem uma greve onde todos, digo TODOS, a fazem? Então comecem a lutar também pelo fim da acumulação de postos e a preocuparem-se com os mais "pequeninos" da vossa profissão e pode ser que eles percam o medo de fazer greve. Porque acreditem, para quem está deste lado o mundo está bem mais negro do que para quem está desse. Realmente a maioria de nós aceita trabalhar por meia dúzia de euros, em locais onde esta tabela remunerativa nem é valorizada, e raramente faz greve, mas já agora faço aqui uma questão, quantos deles a podem fazer sem que, de seguida, sejam substituídos no final do mês e levem para recordação um recebo verde e vejam no seu lugar outro a ser colocado como se nem sequer valor tivessem?
Fica a questão...
Fica a questão...
Enfermeiros Chefes e Supervisores serão considerados «Subsistentes»...
A questão que se coloca é:
Há alguma coisa na Lei que os impeça de concorrer a Enfermeiro Principal?
Por outro lado, sendo Subsistentes qual a grelha salarial que se lhes vai aplicar..esta, ou a inerente á anterior Carreira?
Obrigado
A questão que se coloca é:
Há alguma coisa na Lei que os impeça de concorrer a Enfermeiro Principal?
Por outro lado, sendo Subsistentes qual a grelha salarial que se lhes vai aplicar..esta, ou a inerente á anterior Carreira?
Obrigado
Alguns dos comentários relativos a quem deve ganhar mais, expressam bem a mentalidade existente na nossa classe, competição desenfreada, corrida ao papel, fazer de tudo para subir mesmo que á custa dos outros, enfim deixo aqui uma pequena reflexão:
1995, não havia ordem nem mesmo licenciatura, ordenado mínimo 50 contos,vencimento base de um recém formado cerca de duzentos contos 35 horas 4x o salário mínimo, poder de decisão em contexto hospitalar nem se compara com o actual onde agora qualquer técnico tem mais peso, em termos sociais nem se fala.
2010 - ordenado mínimo cerca de 500€ euros, vencimento de um recém formado 1000€ com 40 horas 2x salário mínimo, reconhecimento zero.
ganhamos mesmo muito com a ordem e a licenciatura, sabem quanto, isto sem ter em conta o agravamento do custo de vida, inflação etc...,
pois é ganhamos menos cerca de 1000€!!!
quem se fica a rir: escolas, sindicatos e ordem.
Não se esqueçam que esses bacharéis que segundo alguns deveriam ganhar muito menos já eram enfermeiros antes de haver licenciatura, e que esse curso base já tinha uma carga horária suficientemente pesada para ser automaticamente comparada a licenciatura, mas isso não era do interesse das escolas, sabem quais os cursos do ensino superior tinham mais carga horária que o bacharelato em enfermagem: medicina e arquitectura, pois é mas como quase todos andamos aos papeis fomos na conversa e agora....
1995, não havia ordem nem mesmo licenciatura, ordenado mínimo 50 contos,vencimento base de um recém formado cerca de duzentos contos 35 horas 4x o salário mínimo, poder de decisão em contexto hospitalar nem se compara com o actual onde agora qualquer técnico tem mais peso, em termos sociais nem se fala.
2010 - ordenado mínimo cerca de 500€ euros, vencimento de um recém formado 1000€ com 40 horas 2x salário mínimo, reconhecimento zero.
ganhamos mesmo muito com a ordem e a licenciatura, sabem quanto, isto sem ter em conta o agravamento do custo de vida, inflação etc...,
pois é ganhamos menos cerca de 1000€!!!
quem se fica a rir: escolas, sindicatos e ordem.
Não se esqueçam que esses bacharéis que segundo alguns deveriam ganhar muito menos já eram enfermeiros antes de haver licenciatura, e que esse curso base já tinha uma carga horária suficientemente pesada para ser automaticamente comparada a licenciatura, mas isso não era do interesse das escolas, sabem quais os cursos do ensino superior tinham mais carga horária que o bacharelato em enfermagem: medicina e arquitectura, pois é mas como quase todos andamos aos papeis fomos na conversa e agora....
Deixo aqui alguns comentários pessoais sobre a carreira e as grelhas salariais, fazendo desde já declaração de que após o curso de enfermagem (+/- 4200 h, i.e., mais horas que muitas licenciaturas), fiz o complemento e a especialização e concordo que esse acréscimo formativo deve ser positivamente discriminado.
• Não concordo que o bacharel ganhe o mesmo que o licenciado - isto deveria ter sido salvaguardado, tal como se fez na carreira docente;
• O enfermeiro que faça especialização deveria automaticamente ganhar mais, tal como sucede noutros países. Infelizmente os sindicatos não lutaram o suficiente para obter esta “regalia”. Preferiram ajoelhar-se perante o Governo e negociar faseadamente, em vez de integrarem carreira e grelha salarial.
• A meu ver, era preferível existir 3 categorias: enfº, enfº especialista e enfº sénior/gestor. Vejam lá se os médicos não o conseguiram…
• Os jovens enfermeiros licenciados deveriam ter acesso ao emprego, pois o Estado precisa deles (é dado assente que faltam enfermeiros nos serviço de saúde).
• Mais tarde ou mais cedo as escolas ou fecham ou fundem-se, pois grande parte do excesso de enfermeiros deve-se ao facto de terem proliferado escolas com o aval dos governos. É evidente que as escolas não querem perder dinheiro e têm que dar emprego aos professores. Por isso inventam cursos e pós-graduações.
• É inteiramente justa a revolta de diversos colegas que aqui expressam os seus pontos de vista e, apesar de não ter muita esperança, desejo que a greve de dia 24 leve o ministro das finanças a não dormir sossegadamente e que seja penalizado pelos graves atentados que está a fazer aos portugueses e aos funcionários públicos.
• Não concordo que o bacharel ganhe o mesmo que o licenciado - isto deveria ter sido salvaguardado, tal como se fez na carreira docente;
• O enfermeiro que faça especialização deveria automaticamente ganhar mais, tal como sucede noutros países. Infelizmente os sindicatos não lutaram o suficiente para obter esta “regalia”. Preferiram ajoelhar-se perante o Governo e negociar faseadamente, em vez de integrarem carreira e grelha salarial.
• A meu ver, era preferível existir 3 categorias: enfº, enfº especialista e enfº sénior/gestor. Vejam lá se os médicos não o conseguiram…
• Os jovens enfermeiros licenciados deveriam ter acesso ao emprego, pois o Estado precisa deles (é dado assente que faltam enfermeiros nos serviço de saúde).
• Mais tarde ou mais cedo as escolas ou fecham ou fundem-se, pois grande parte do excesso de enfermeiros deve-se ao facto de terem proliferado escolas com o aval dos governos. É evidente que as escolas não querem perder dinheiro e têm que dar emprego aos professores. Por isso inventam cursos e pós-graduações.
• É inteiramente justa a revolta de diversos colegas que aqui expressam os seus pontos de vista e, apesar de não ter muita esperança, desejo que a greve de dia 24 leve o ministro das finanças a não dormir sossegadamente e que seja penalizado pelos graves atentados que está a fazer aos portugueses e aos funcionários públicos.
Esta tabela remuneratória só se aplica aos "funcionarios publicos", aos que têm um contrato de trabalho em funções publicas. Não se aplica aos que têm um contrato individual de trabalho.
Uma dúvida colega Miguel de Sousa: E se o contrato individual de trabalho especificar que o vencimento base do funcionário é o mesmo que constar para o equivalente escalão na administração pública? É que o meu contrato diz isso mesmo. Portanto se o salário base da administração pública passar a ser 1200€, esse será o meu salário base, certo?
Uma dúvida colega Miguel de Sousa: E se o contrato individual de trabalho especificar que o vencimento base do funcionário é o mesmo que constar para o equivalente escalão na administração pública? É que o meu contrato diz isso mesmo. Portanto se o salário base da administração pública passar a ser 1200€, esse será o meu salário base, certo?
apesar de tudo o que se possa discutir aqui o que não esta certo é que so em 2013 os enfermeiros passem no minimo a ganhar 1200 de ordenado base. Deviamos ganhar agora todos os que iniciam carreira e posicionar de forma lágica e correcta todos os anteriores.
Sabem que mais? Vou trabalhar para fora de Portugal. Yes i can! Este país já me fez demasiado mal.
Boa sorte a todos e continuarei a seguir esta terra que tanto prezo, mas que pouco me deixaram fazer por ela, e que pouco fez por mim.
Boa sorte a todos e continuarei a seguir esta terra que tanto prezo, mas que pouco me deixaram fazer por ela, e que pouco fez por mim.
Nao venhas para UK.A carga horaria e o que ganhamos nao da para viver com a qualidade que tinha em Tuga.
Muitas dúvidas se levantam, e mais uma vez ninguem esclarece, todas as questões aqui deixadas muito pertinentemente pelos colegas deveriam ser respondidas nos locais de trabalho pelo SINDICATO, mas isso é apenas uma miragem porque reuniões e plenários só nos momentos em que querem nºs para as greves. Algumas duvidas/indignações:
- Quem fez o famoso complemento, muito instigado pelos nossos sindicalistas, não pode agora solicitar uma devolução, pelo menos do dinheiro investido ao próprio sindicato?
- Quem são os enfºs principais neste momento, porque que eu saiba na maioria das instituições mesmo os enfºs chefes no topo da carreira não auferem os 2900 euros?
- Os enfºs chefes contam para a precentagem de enfºs principais mas depois não ganham como tal?????
- quem faz/fez a especialidade o que ganha com isso??? Nada??
- Colegas com 12 anos de desempenho que são responsáveis pela integração dos novos colegas ganham o mesmo que eles?????
Estas e muitas outras me atormentam e REALMENTE SÓ NA ENFERMAGEM!!! Alguem que me indique quais os beneficios tão apregoados!! Srs sindicalistas fechem a porta tenham vergonha, o unico ganho que os enfºs vão conseguir é apenas o 1% se desindicalizarem!!
- Quem fez o famoso complemento, muito instigado pelos nossos sindicalistas, não pode agora solicitar uma devolução, pelo menos do dinheiro investido ao próprio sindicato?
- Quem são os enfºs principais neste momento, porque que eu saiba na maioria das instituições mesmo os enfºs chefes no topo da carreira não auferem os 2900 euros?
- Os enfºs chefes contam para a precentagem de enfºs principais mas depois não ganham como tal?????
- quem faz/fez a especialidade o que ganha com isso??? Nada??
- Colegas com 12 anos de desempenho que são responsáveis pela integração dos novos colegas ganham o mesmo que eles?????
Estas e muitas outras me atormentam e REALMENTE SÓ NA ENFERMAGEM!!! Alguem que me indique quais os beneficios tão apregoados!! Srs sindicalistas fechem a porta tenham vergonha, o unico ganho que os enfºs vão conseguir é apenas o 1% se desindicalizarem!!
Anónimo das 11:58, estou de acordo com o Anónimo das 8:31; neste momento, para quem não tem emprego em Portugal também não resta muita luz ao fundo do túnel, ir para o estrangeiro dá-nos 2 coisas: a possibilidade de subir na carreira e a demonstração do nosso descontentamento com a situação actual da profissão no nosso país.
Eu adoro Portugal e sei que volto, mas não tenciono fazê-lo tão cedo quanto isso, até porque isto não traz perspectivas de melhora num futuro próximo.
Consegui uma proposta para o UK, perto mas fora de Londres, não sei se inicialmente me vai sobrar muito, mas subir na carreira sempre é mais fácil e somos reconhecidos pela formação extra (que o Hospital até faz questão de pagar), como aqui há uma enorme escassez de empregos dignos actualmente, esta é uma boa opção para quem aqui enfrenta o desemprego.
Estou no entanto interessada em saber o que o faz dizer para não ir para o UK. Gostaria de perceber melhor o seu ponto de vista.
Eu adoro Portugal e sei que volto, mas não tenciono fazê-lo tão cedo quanto isso, até porque isto não traz perspectivas de melhora num futuro próximo.
Consegui uma proposta para o UK, perto mas fora de Londres, não sei se inicialmente me vai sobrar muito, mas subir na carreira sempre é mais fácil e somos reconhecidos pela formação extra (que o Hospital até faz questão de pagar), como aqui há uma enorme escassez de empregos dignos actualmente, esta é uma boa opção para quem aqui enfrenta o desemprego.
Estou no entanto interessada em saber o que o faz dizer para não ir para o UK. Gostaria de perceber melhor o seu ponto de vista.
O que irá acontecer nesta segunda fease é uma tabela renumeratória idêntica para os CIT...mas terá que ser negociada aparentemente! É um horror essa perspectiva de negociação...as coisas estão tão más!!Não me admirava nada que não conseguíssemos! Mas outra coisa tenho a dizer...sou contratada há 5 anos, e na segunda semana se trabalho fiz greve...nunca deixei de o fazer..tenho mais vontade de lutar do que mts outros colegas que já estão há mais tempo na profissão e são CFP...não admito que alguém generalize o que se passa porque apesar de haver enfermeiros que nao lutam e que se "vendem por tão pouco" é das duas partes e não só de uma!!!Caramba!Para quê tanta questão de classificar uns enfermeiros como de primeira e outros de segunda? Já não basta o governo para fazer isso?
Bem haja Dr. Enfermeiro por continuar a publicar notícias que abrem os olhos daqueles que não querem ou teimam em não ver!
Bem haja Dr. Enfermeiro por continuar a publicar notícias que abrem os olhos daqueles que não querem ou teimam em não ver!
quantos de vós que já deram a vossa opinião nesta blog já se des-sindicalizaram..????.... será que vamos continuar a resmungar e não vamos fazer o que está nas nossas mãos?!?!?!?!?!
Boa noite,
Só uma dúvida, então para quem inicia um contrato de trabalho a termo certo vai ganhar afinal quanto? Sei que na instituição onde trabalho começaram a pagar aos enfermeiros mais velhos com contrato individual de trabalho 1200 e no próximo ano passrao a outra fase. Realmente não sei como fica a quem não tem um contrato individual de trabalho.
Gostaria que me ajudassem nesta questao se for possivel.
Só uma dúvida, então para quem inicia um contrato de trabalho a termo certo vai ganhar afinal quanto? Sei que na instituição onde trabalho começaram a pagar aos enfermeiros mais velhos com contrato individual de trabalho 1200 e no próximo ano passrao a outra fase. Realmente não sei como fica a quem não tem um contrato individual de trabalho.
Gostaria que me ajudassem nesta questao se for possivel.
ESTOU A TRABALHAR E TENHO UM CONTRATTO DE TRABALHO EM QUE TENHO UMA REMUNERAÇÃO DE 800 EUROS ILIQUIDA, UM SUBSIDIO DE ALIMENTAÇAO DE 4 EUROS... COM OS DESCONTOS FEITOS E O SUBSIDIO DE ALIMENTAÇÃO RECEBO 750 EUROS MENSAIS. ISTO DIVIDIDO PELAS 40 HORAS SEMANAIS VAI ME DAR ALGO COMO 3,30 POR HORA. É MESMO MUITO TRISTE VER QUE O NOSSO SISTEMA SO NOS DÁ ESTAS ALTERNATIVAS. HÁ COLEGAS EM PIOR SITUAÇÃO, MAS É MUITO " GRATIFICANTE" TRABALHAR NESTAS CONDIÇOES... QUANDO AINDA RETIRAS DO TEU SALARIO O DINHEIRO DO COMBUSTIVEL... CHEGO À CONCLUSÃO QUE RECEBO POUCO MAIS QUE O SALARIO MINIMO... NA NOSSA FORMAÇÃO FLORIARAM TANTO A NOSSA FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM AO LONGO DOS TEMPOS... TUDO MUITO BONITO, MAS ALGUEM DE IMPORTANTE E QUE REALMENTE PODE MUDAR ALGO RECONHECE O VALOR DE UM ENFERMEIRO? NÃO, NÃO HÁ QUEM RECONHEÇA O NOSSO VALOR E AINDA NOS TRATAM COMO ESCRAVOS.
é com muita lamentacao e desilusao que vejo estes comentarios mais absurdos, dém mais valor ao que tem e nao aquilo que nao tem , se tao mal mudem se tem boa terapeutica para isso ,,, os enfermeiros nao trabalham assim tanto , tem muita papinha feita pelos srs auxiliares agora designados assistentes operacionais ... estes sim sao os escravos ou os explorados sem direito a blogs nem sindicaTOS O SEU NOME NEM NUNCA É LEVANTADO PARA NENHUMA QUESTAO ,,, só olham para o vosso umbigo ,,,, ha certos paises que o enfermeiro nao passa de um aux mais especializado nomeadamente tecnico de enfermagem , trabalham sem auxiliar e nao tem de picar os doentes nem administrar medicacao via endovenosa apena via oral .... os tecnicos de radiologia , analistas , tecnica de cardiologia , etc etc tem um grau de qualificacao semelhante ,,,, nao queiram nunca comparar a classe de enfermagem com medicos advogados magistrados um enfermeiro nao passa de um enfermeiro e nada mais ...... posto isto posted like nao gosto face to face
Enviar um comentário
<< Home