sexta-feira, agosto 19, 2011
Entrevista ao Enf. Germano Couto!
Comments:
<< Home
Não vai agora desancar no Germano por este dizer que há falta de enfermeiros ? É que se fosse qualquer outro já estava a levar com a sua mordaz crítica .
Fraquinha a entrevista… Talvez isso não seja surpresa.
Vejamos:
Fiquei baralhada. Afinal, na saúde deve ou não haver cortes? Primeiro defende que não, e depois diz que há 30% de desperdício?!?! É claro que pode (e deve) haver cortes na saúde!
“Não falo de nenhum actor em particular” Tem falta de coragem?
Quanto aos desperdícios em recursos materiais, já toda a gente percebeu que uma central de compras do Ministério da Saúde (tipo Sonae ou Jerónimo Martins) permitiria poupar milhões anualmente. O valo das rendas, que refere, também deve ser tido em conta, mas estamos a falar de “peanuts”!
Continua a insistir na ideia de que há falta de enfermeiros. Vou abster-me de comentar…
Mais uma vez fico confusa: quer a limpeza das listas de doentes, mas diz “não quero pensar que há interesses”. Desembuche homem! Claro que há interesses na saúde!
Quem são os profissionais de saúde que entram às 10 e saem às 12? Diga quem são! E onde!
Quanto ao novo ministro da saúde, se calhar queria dizer “conhecimentos que tem na área da gestão”, certo? “Exigente” sim, mas porquê “duro”?
100% de acordo quanto aos domicílios.
Gostei da frase “tudo orbita à volta dos médicos”. Eu diria “modelo medico-cêntrico”.
Quanto à Ordem dos Enfermeiros, se bem o entendo, diz que tem “tentado”, mas não tem “agilidade”. Eu diria IMCOMPETÊNCIA! E cuidado com essa ideia da “Ordem em crescimento”. Senão teríamos Ordens Profissionais mais importantes que outras… cidadãos de primeira e cidadãos de segunda…
Financiamento das instituições de saúde: de acordo.
Candidato a Bastonário: estamos quase em Setembro e ainda não se decidiu? Acho que já não vai a tempo :)
Relativamente à prescrição, usou a argumentação possível. Muitos enfermeiros estão deslumbrados com esse caminho e eu respeito. Mas nessa matéria, acompanho o Prof. Abel Paiva. Dar razão ao bastonário da Ordem dos Médicos, pela sua posição quanto à prescrição por enfermeiros, parece-me pouco inteligente da sua parte, e o uso da citação sobre os “macacos e os galhos” parece-me pouco prudente.
A ideia de que os enfermeiros poderão ser autónomos (só) nas “gravidezes fisiológicas” também me parece um absurdo.
A profissão continua a ser muito aliciante? Em que mundo vive? Àh, já sei, é essa a “lenga-lenga” com que enganam os jovens que chegam às universidades privadas.
Essa ideia de que vêm buscar os nossos enfermeiros porque eles são como o Cristiano Ronaldo ou como o Fábio Coentrão, é uma patetice! O que acontece é muito simples: há países que precisam de enfermeiros e há outros que os têm em excesso. A qualidade nem sempre é um critério decisivo: basta pensar que a maioria dos que emigram são recém-formados! Aliás, esse discurso de que vêem em nós “excelentes enfermeiros” é o discurso do vigarista: colocamos anualmente centenas de jovens no desemprego, e depois, para não ficarmos com as culpas, mandámo-los para o estrangeiro!
Quanto à exclusividade, é uma opção estrategicamente errada. Aliás, Portugal já não precisa disso. Explique-me como é que tendo enfermeiros no desemprego, tem de criar um modelo que incentive à sua exclusividade no sector público? Aliás, até temos de acabar com certas mordomias na enfermagem: SIGIC, prevenções, transplantes, enfermeiros que fazem VMER e Helicóptero, enfermeiros directores…
Quando diz que o Enfermeiro é um “técnico superior” talvez se esteja a afastar do que os sindicatos reivindicam. As negociações da carreira estão neste impasse, justamente porque eles nos querem colocar com um estatuto diferente dos técnicos superiores, e mais semelhante ao dos médicos.
Vejamos:
Fiquei baralhada. Afinal, na saúde deve ou não haver cortes? Primeiro defende que não, e depois diz que há 30% de desperdício?!?! É claro que pode (e deve) haver cortes na saúde!
“Não falo de nenhum actor em particular” Tem falta de coragem?
Quanto aos desperdícios em recursos materiais, já toda a gente percebeu que uma central de compras do Ministério da Saúde (tipo Sonae ou Jerónimo Martins) permitiria poupar milhões anualmente. O valo das rendas, que refere, também deve ser tido em conta, mas estamos a falar de “peanuts”!
Continua a insistir na ideia de que há falta de enfermeiros. Vou abster-me de comentar…
Mais uma vez fico confusa: quer a limpeza das listas de doentes, mas diz “não quero pensar que há interesses”. Desembuche homem! Claro que há interesses na saúde!
Quem são os profissionais de saúde que entram às 10 e saem às 12? Diga quem são! E onde!
Quanto ao novo ministro da saúde, se calhar queria dizer “conhecimentos que tem na área da gestão”, certo? “Exigente” sim, mas porquê “duro”?
100% de acordo quanto aos domicílios.
Gostei da frase “tudo orbita à volta dos médicos”. Eu diria “modelo medico-cêntrico”.
Quanto à Ordem dos Enfermeiros, se bem o entendo, diz que tem “tentado”, mas não tem “agilidade”. Eu diria IMCOMPETÊNCIA! E cuidado com essa ideia da “Ordem em crescimento”. Senão teríamos Ordens Profissionais mais importantes que outras… cidadãos de primeira e cidadãos de segunda…
Financiamento das instituições de saúde: de acordo.
Candidato a Bastonário: estamos quase em Setembro e ainda não se decidiu? Acho que já não vai a tempo :)
Relativamente à prescrição, usou a argumentação possível. Muitos enfermeiros estão deslumbrados com esse caminho e eu respeito. Mas nessa matéria, acompanho o Prof. Abel Paiva. Dar razão ao bastonário da Ordem dos Médicos, pela sua posição quanto à prescrição por enfermeiros, parece-me pouco inteligente da sua parte, e o uso da citação sobre os “macacos e os galhos” parece-me pouco prudente.
A ideia de que os enfermeiros poderão ser autónomos (só) nas “gravidezes fisiológicas” também me parece um absurdo.
A profissão continua a ser muito aliciante? Em que mundo vive? Àh, já sei, é essa a “lenga-lenga” com que enganam os jovens que chegam às universidades privadas.
Essa ideia de que vêm buscar os nossos enfermeiros porque eles são como o Cristiano Ronaldo ou como o Fábio Coentrão, é uma patetice! O que acontece é muito simples: há países que precisam de enfermeiros e há outros que os têm em excesso. A qualidade nem sempre é um critério decisivo: basta pensar que a maioria dos que emigram são recém-formados! Aliás, esse discurso de que vêem em nós “excelentes enfermeiros” é o discurso do vigarista: colocamos anualmente centenas de jovens no desemprego, e depois, para não ficarmos com as culpas, mandámo-los para o estrangeiro!
Quanto à exclusividade, é uma opção estrategicamente errada. Aliás, Portugal já não precisa disso. Explique-me como é que tendo enfermeiros no desemprego, tem de criar um modelo que incentive à sua exclusividade no sector público? Aliás, até temos de acabar com certas mordomias na enfermagem: SIGIC, prevenções, transplantes, enfermeiros que fazem VMER e Helicóptero, enfermeiros directores…
Quando diz que o Enfermeiro é um “técnico superior” talvez se esteja a afastar do que os sindicatos reivindicam. As negociações da carreira estão neste impasse, justamente porque eles nos querem colocar com um estatuto diferente dos técnicos superiores, e mais semelhante ao dos médicos.
Muito boa esta entrevista ao enf germano! Oxalá seja candidato a Bastonário, a meu ver é o enfermeiro ideal para assumir esse importante cargo, pela sua postura, coerencia, competencia e unicidade. Estou farto de desta OE, é preciso um novo rumo, forte e consistente e este é um dos enfermeiros que pode ajudar à recuperação da enfermagem portuguesa. Um bem haja ao enf. Germano.
Caro Carvalho,
Não o percebo. Está farto desta Ordem dos Enfermeiros? Então, se está farto, não pode votar no futuro candidato Germano Couto dado que é sem dúvida uma das "caras" emblemáticas da actual Ordem. Ou não é assim? Não tem lá estado? Não esteve lá durante 4 anos? De facto, Germo Couto não se livra de ter pertencido à actual direcção da Ordem e a tudo o que de negativo ela tem feito pelos profissionais de enfermagem. Por mais que queiram vir agora argumentar o contrário. Como poderia isso acontecer? A entrevista é prova da inoperância e falta de preparação da actual Ordem perante a actual realidade social, económica, financeira, política, etc. Ela é, a demonstração cabal do discurso incoerente, impreparado e demagógico. Não sabe, em algumas matérias abordadas na entrevista, do que fala. Para não me repetir concordo em tudo com o anónimo das 04:55 refere. Fraquinha, sem coragem e com um autor completamente alhedado da realidade da profissão de enfermagem.
O que muito em admira é o "tiro nos pé" do autor deste Blog está a dar. Ao apoiar (legitimamente) este futuro candidato contraria, em minha opinião, muito do que tem defendido publicamente, e bem, ao longo dos anos.
As razões, essas, terão de ficar para os próprios. Só pode ser assim. Mas, assim, será mesmo muito difícil mudar o rumo actual da nossa profissão. Desesperante!
Não o percebo. Está farto desta Ordem dos Enfermeiros? Então, se está farto, não pode votar no futuro candidato Germano Couto dado que é sem dúvida uma das "caras" emblemáticas da actual Ordem. Ou não é assim? Não tem lá estado? Não esteve lá durante 4 anos? De facto, Germo Couto não se livra de ter pertencido à actual direcção da Ordem e a tudo o que de negativo ela tem feito pelos profissionais de enfermagem. Por mais que queiram vir agora argumentar o contrário. Como poderia isso acontecer? A entrevista é prova da inoperância e falta de preparação da actual Ordem perante a actual realidade social, económica, financeira, política, etc. Ela é, a demonstração cabal do discurso incoerente, impreparado e demagógico. Não sabe, em algumas matérias abordadas na entrevista, do que fala. Para não me repetir concordo em tudo com o anónimo das 04:55 refere. Fraquinha, sem coragem e com um autor completamente alhedado da realidade da profissão de enfermagem.
O que muito em admira é o "tiro nos pé" do autor deste Blog está a dar. Ao apoiar (legitimamente) este futuro candidato contraria, em minha opinião, muito do que tem defendido publicamente, e bem, ao longo dos anos.
As razões, essas, terão de ficar para os próprios. Só pode ser assim. Mas, assim, será mesmo muito difícil mudar o rumo actual da nossa profissão. Desesperante!
PARA MIM SÓ MAIS AREIA PARA O DESERTO,EM QUE A ENFERMAGEM SE TRANSFORMOU,VITIMA DA AMBIÇÃO,PRESUNÇÃO,VAIDADE,LAZER E GANÂNCIA POR PARTE DAQUELES QUE TIRARAM O CURSO DE ENFERMAGEM,NÃO PARA SEREM UM MEIO DE SATISFAÇÃO E AJUDA PARA AS PESSOAS FRAGILIZADAS E DOENTES,MAS QUE SEMPRE TIVERAM COMO OBJECTIVO A SATISFAÇÃO DO SEU EGO PESSOAL E A OSTENTAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA ENFERMAGEM.
PARA MIM A ENFERMAGEM TEM DOIS GRANDES MOMENTOS: A PRÉ E A PÓS OE.A PRIMEIRA É CARACTERIZADA PELA SIMPLICIDADE HUMILDADE,MOTIVAÇÃO E EMPENHO EM AJUDAR O PRÓXIMO.A SEGUNDA CARACTERIZA-SE PELA ARROGÂNCIA,GUERRILHAS,PRESUNÇÃO LUXÚRIA E UM ENOJADIÇO PARQUE VAIDADES.
SE QUEREM REABILITAR A ENFERMAGEM E DAR-LHE IMPORTÂNCIA E CARIZ SOCIAL ACABEM COM ESTAS E OUTRAS INSTITUIÇÕES QUE VIVEM DA ENFERMAGEM E NÃO PARA A ENFERMAGEM.
PARA MIM A ENFERMAGEM TEM DOIS GRANDES MOMENTOS: A PRÉ E A PÓS OE.A PRIMEIRA É CARACTERIZADA PELA SIMPLICIDADE HUMILDADE,MOTIVAÇÃO E EMPENHO EM AJUDAR O PRÓXIMO.A SEGUNDA CARACTERIZA-SE PELA ARROGÂNCIA,GUERRILHAS,PRESUNÇÃO LUXÚRIA E UM ENOJADIÇO PARQUE VAIDADES.
SE QUEREM REABILITAR A ENFERMAGEM E DAR-LHE IMPORTÂNCIA E CARIZ SOCIAL ACABEM COM ESTAS E OUTRAS INSTITUIÇÕES QUE VIVEM DA ENFERMAGEM E NÃO PARA A ENFERMAGEM.
A pretexto de um assunto menor para a enfermagem "limpeza de ficheiros de utentes" nos CSP o Enfº Germano dá umas pinceladitas (vazias de côr)em outros assuntos relacionados com a enfermagem.Este é um resumo simples desta entrevista.
A actualização de listas de utentes é um assunto importante para o ACSS, para o Ministério, para os ACES e, de facto é urgente que se faça, pois, a reboque desse problema vem a suposta, e eventualmente falsa, incapacidade do SNS "dar" médico de família a todo Português que deseje. "15% da População Portuguesa sem médico de família" - há uns meses era meio milhão - de facto é importante esclarecer e retirar os utentes "fantasma" de ficheiros que justificam e prejudicam a (in)acessibilidade a cuidados de medicina nos Centros de Saúde.
Não sendo um assunto sem importância, fico apreensiva como é que parece ser o que mais preocupa o GS ou sobre o qual consegue opinar mais - não encaixa com um possível candidato a bastonário da OE ou direi mesmo, candidato a Bastonário.
Esta é outra coisa que não entendo: O Sr GS ainda não sabe se vai ser candidato - esta postura ou dúvida do Sr GS irá desiludir, concerteza, aqueles que nos serviços já há mto fazem campanha por ele - Não está correcto. Se já não tem dúvidas e tem já a sua lista constituída... - vai-me desculpar, mas o que está escrito na entrevista poderá ser uma pantomineirice.
Aguardo por mais entrevistas que me esclareçam
A actualização de listas de utentes é um assunto importante para o ACSS, para o Ministério, para os ACES e, de facto é urgente que se faça, pois, a reboque desse problema vem a suposta, e eventualmente falsa, incapacidade do SNS "dar" médico de família a todo Português que deseje. "15% da População Portuguesa sem médico de família" - há uns meses era meio milhão - de facto é importante esclarecer e retirar os utentes "fantasma" de ficheiros que justificam e prejudicam a (in)acessibilidade a cuidados de medicina nos Centros de Saúde.
Não sendo um assunto sem importância, fico apreensiva como é que parece ser o que mais preocupa o GS ou sobre o qual consegue opinar mais - não encaixa com um possível candidato a bastonário da OE ou direi mesmo, candidato a Bastonário.
Esta é outra coisa que não entendo: O Sr GS ainda não sabe se vai ser candidato - esta postura ou dúvida do Sr GS irá desiludir, concerteza, aqueles que nos serviços já há mto fazem campanha por ele - Não está correcto. Se já não tem dúvidas e tem já a sua lista constituída... - vai-me desculpar, mas o que está escrito na entrevista poderá ser uma pantomineirice.
Aguardo por mais entrevistas que me esclareçam
Fiquei desiludida e decepcionada, estava à espera de uma entrevista diferente, mais polémica.
Faço minhas as palavras da Anónima que fez o comentário das 4:55 com o qual estou completamente de acordo.
A Enfermagem precisa de gente interventiva, gente sem medo de chamar "as coisas" pelo verdadeiro nome, não precisa de "falinhas mansas". De "falinhas mansas" estão os Enfermeiros cheios e cansados.
Faço minhas as palavras da Anónima que fez o comentário das 4:55 com o qual estou completamente de acordo.
A Enfermagem precisa de gente interventiva, gente sem medo de chamar "as coisas" pelo verdadeiro nome, não precisa de "falinhas mansas". De "falinhas mansas" estão os Enfermeiros cheios e cansados.
Fraquinho fraquinho...
Basta isto, inicialmente os enfermeiros são perfeitamente capazes de prescreverem, sendo esse acto realizado por enfermeiros uma grande mais valia para os doentes blábláblá... e logo a seguir, afirma que se tal medida fosse em diante, era necessária uma revisão da formação recebida etc... Em que ficamos então??
Outra coisa, sejam sérios uma vez na vida, se fosse feito um estudo sobre enfermeiros/estudantes de enfermagem com médias acima dos 17 valores, 99% deles tinham assinalado em 1º lugar nas candidaturas ao ensino superior MEDICINA e não enfermagem como querem agora fazer crer!! A gigantesca maioria dos enfermeiros, só o são porque não tiveram médias para Medicina!!! O resto é treta...
Basta isto, inicialmente os enfermeiros são perfeitamente capazes de prescreverem, sendo esse acto realizado por enfermeiros uma grande mais valia para os doentes blábláblá... e logo a seguir, afirma que se tal medida fosse em diante, era necessária uma revisão da formação recebida etc... Em que ficamos então??
Outra coisa, sejam sérios uma vez na vida, se fosse feito um estudo sobre enfermeiros/estudantes de enfermagem com médias acima dos 17 valores, 99% deles tinham assinalado em 1º lugar nas candidaturas ao ensino superior MEDICINA e não enfermagem como querem agora fazer crer!! A gigantesca maioria dos enfermeiros, só o são porque não tiveram médias para Medicina!!! O resto é treta...
"Se os enfermeiros quisessem ser médicos tinham ido para Medicina".
E médias para isso? É ou não verdade que já entraram para a Enfermagem alunos com média negativa?
Basta conhecer um pouco da realidade da Enfermagem para saber que existem muitos medicinofrustrados nesta profissão.
Exercício simples: questionem os vossos pares acerca de qual foi a média com que entraram para Enfermagem e comparem essas médias com as médias necessárias para entrar para Medicina... as conclusões são óbvias...
Estes senhores têm que dizer alguma coisa e por isso de vez em quando dizem umas patetices...
Questão para o Enf.º Germano Couto: porque é que têm existido inúmeros enfermeiros que frequentam outros cursos superiores e quantos profissionais não enfermeiros é que têm frequentado o curso de Enfermagem?
PS - quando concorri para o Ensino Superior (há 14 anos) desejava ser enfermeiro e só escrevi na folha de candidatura a esse ensino o seguinte curso: ENFERMAGEM.
E médias para isso? É ou não verdade que já entraram para a Enfermagem alunos com média negativa?
Basta conhecer um pouco da realidade da Enfermagem para saber que existem muitos medicinofrustrados nesta profissão.
Exercício simples: questionem os vossos pares acerca de qual foi a média com que entraram para Enfermagem e comparem essas médias com as médias necessárias para entrar para Medicina... as conclusões são óbvias...
Estes senhores têm que dizer alguma coisa e por isso de vez em quando dizem umas patetices...
Questão para o Enf.º Germano Couto: porque é que têm existido inúmeros enfermeiros que frequentam outros cursos superiores e quantos profissionais não enfermeiros é que têm frequentado o curso de Enfermagem?
PS - quando concorri para o Ensino Superior (há 14 anos) desejava ser enfermeiro e só escrevi na folha de candidatura a esse ensino o seguinte curso: ENFERMAGEM.
Caro DE:
Desafiava-o a tecer publicamente um dos seus comentários, tal como o faz insistentemente com outros intervenientes, à notícia:
www.youtube.com/watch?v=cXyYtUg59Ys&feature=share
em que o "seu" candidato a Bastonário da OE defende a carência de 3000 enfermeiros. Mudará o seu comentário que já fez ao enfº Manuel Oliveira a propósito das mesmas declarações ? Confesso que tenho muita curiosidade em saber o que este blog acha destas declarações.
Desafiava-o a tecer publicamente um dos seus comentários, tal como o faz insistentemente com outros intervenientes, à notícia:
www.youtube.com/watch?v=cXyYtUg59Ys&feature=share
em que o "seu" candidato a Bastonário da OE defende a carência de 3000 enfermeiros. Mudará o seu comentário que já fez ao enfº Manuel Oliveira a propósito das mesmas declarações ? Confesso que tenho muita curiosidade em saber o que este blog acha destas declarações.
Faltam enfermeiros nos CSP, mas os enfermeiros recém-licenciados não podem trabalhar nas USF... Que paradoxo.
infelizmente, não me senti totalmente esclarecido com esta entrevista, e posições concretas do enfº germano.
agora, afirmar que a enfermagem continua a ser aliciante enquanto emprego e profissão??!?!\
..enquanto o enfº germano estiver associado a uma escola PRIVADA de enfermagem, continuarei com algumas reservas no apoio que lhe voto...
agora, afirmar que a enfermagem continua a ser aliciante enquanto emprego e profissão??!?!\
..enquanto o enfº germano estiver associado a uma escola PRIVADA de enfermagem, continuarei com algumas reservas no apoio que lhe voto...
Gostei da Entrevista.
Aparece mais vezes o Pres. da SRNOE do que a Bastonaria!!!
Se não fosse ele, nem se ouvia falar da Enfermagem...
O Enf.ª germano fala que há falt ade cuidados de enfermagem por não haver contratação de enfermeiros.
O que é diferente de andar sempre a dizer que há falta de enfermeiros, Manuel, Lucilia, Jacinto e Augusta. Quando dizem isto estão a dar um sinal errado ás escolas de enfermagem, logo querem ainda formar mais!!!.
PORRA (Manuel, Lucilia, Jacinto e Augusta...) ainda não aprenderam a diferença? ou vou ter que fazer um desenho?
Aparece mais vezes o Pres. da SRNOE do que a Bastonaria!!!
Se não fosse ele, nem se ouvia falar da Enfermagem...
O Enf.ª germano fala que há falt ade cuidados de enfermagem por não haver contratação de enfermeiros.
O que é diferente de andar sempre a dizer que há falta de enfermeiros, Manuel, Lucilia, Jacinto e Augusta. Quando dizem isto estão a dar um sinal errado ás escolas de enfermagem, logo querem ainda formar mais!!!.
PORRA (Manuel, Lucilia, Jacinto e Augusta...) ainda não aprenderam a diferença? ou vou ter que fazer um desenho?
Muito Bom comentário do anónimo das 4:55 AM. Muito fraca a entrevista do enfermeiro Germano Couto. O que é urgente é acabar com a precariedade na enfermagem! Acabar com camas em corredores; suprimir a falta de cuidados de enfermagem nos internamentos hospitalares. Do que nos serve ter um HCN elevadissimo se depois não se contratam mais enfermeiros. É urgente enfermeiros qualificados, não me venham com a treta de que somos os melhores da europa quando colegas nem sabem utilizar os instrumentos básicos da sua profissão!
Autonomia em Enfermagem? Sempre o fomos.Não precisamos da prescrição de farmacos para o sermos.Há formas diversas de o sermos, pois nos avaliamos, planeamos, implementamos e voltamos a avaliar! Prescrever farmacos ? Não muito obrigado, pelo salario miseravel que nos pagam. Seriamos compententes nessa prescrição?? Creio que não, muitos de nós nem sabem o que é a farmacocinética de um farmaco quando prescreve-lo!
Enfermagem Portuguesa....Uma Desilusão!
Enfermagem em Portugal=Qualidade de vida???? Muito longe disso!!
Autonomia em Enfermagem? Sempre o fomos.Não precisamos da prescrição de farmacos para o sermos.Há formas diversas de o sermos, pois nos avaliamos, planeamos, implementamos e voltamos a avaliar! Prescrever farmacos ? Não muito obrigado, pelo salario miseravel que nos pagam. Seriamos compententes nessa prescrição?? Creio que não, muitos de nós nem sabem o que é a farmacocinética de um farmaco quando prescreve-lo!
Enfermagem Portuguesa....Uma Desilusão!
Enfermagem em Portugal=Qualidade de vida???? Muito longe disso!!
ANÓNIMA 4:55,
assino por baixo! Não se quer candidatar à OE...Também estou na linha do Prof. DR. Abel Paiva....pena que ele não se candidate....
assino por baixo! Não se quer candidatar à OE...Também estou na linha do Prof. DR. Abel Paiva....pena que ele não se candidate....
Para os mais "puristas"
..enquanto o enfº germano estiver associado a uma escola PRIVADA de enfermagem, continuarei com algumas reservas no apoio que lhe voto...
Conhecem alguém com valor, com conhecimento, com visão, com qualidade que não dê aulas em alguma escola??!!
Uma coisa é ir dar umas aulas, outra é ser professor!!!
Quanto à entrevista vem na linha que já nos habituou... Ideias próprias, independentes e sem receios, Foi assim durante os últimos anos na Secção Regional Norte, será assim nos próximos anos em toda a Ordem... FORÇA ENFERMEIRO GERMANO
..enquanto o enfº germano estiver associado a uma escola PRIVADA de enfermagem, continuarei com algumas reservas no apoio que lhe voto...
Conhecem alguém com valor, com conhecimento, com visão, com qualidade que não dê aulas em alguma escola??!!
Uma coisa é ir dar umas aulas, outra é ser professor!!!
Quanto à entrevista vem na linha que já nos habituou... Ideias próprias, independentes e sem receios, Foi assim durante os últimos anos na Secção Regional Norte, será assim nos próximos anos em toda a Ordem... FORÇA ENFERMEIRO GERMANO
Ja se percebeu à muito tempo que o Enf.ª Germano Couto mete confusão a muita gente....
principalmente aos lobbies instalados!!!!!!!!!!!!!!!
principalmente aos lobbies instalados!!!!!!!!!!!!!!!
É bom ver aqui muita gente ameaçada nos seus tachos e lugares, pela possível candidatura do EnfºGermano!! De facto, como aqui alguem já disse, chega de falinhas mansas!
Portanto, avance EnfºGermano, que conta com o meu apoio e o meu voto! Agora com o Oliveira é mais do mesmo...só muda a cara! BASTA! É preciso fazer uma revolução no actual estado de coisas, e não será com gente que tem a sua agenda politica, sindical e com outros interesses que não os da Enfermagem e dos Enfermeiros, que iremos lá chegar!
Esperemos que avance EnfºGermano! Precisamos de uma alternativa credível!
Portanto, avance EnfºGermano, que conta com o meu apoio e o meu voto! Agora com o Oliveira é mais do mesmo...só muda a cara! BASTA! É preciso fazer uma revolução no actual estado de coisas, e não será com gente que tem a sua agenda politica, sindical e com outros interesses que não os da Enfermagem e dos Enfermeiros, que iremos lá chegar!
Esperemos que avance EnfºGermano! Precisamos de uma alternativa credível!
Ao anónimo das 10:45
Ora uma grande diferença na OE é que há gente a trabalhar e outros no blá...blá...blá... Trabalho em prol dos enfermeiros zero... temos é bla bla bla (que, aqui entre nós, é pura campanha pra Meiro ver, com o nosso dinheiro!!!)
Mas também nunca vi uma tomada de posição firme do Enf. Germano é sempre NIM... do tipo é assado mas também pode ser grelhado!!!
Outra curiosidade, para quem falava do dinheiro mal gasto para a construção da Nossa Sede no Norte, até fica geitoso na foto... Podia aproveitar e tirar uma foto a todos os funcionários da SRN na escada!!! Desculpe, esqueci-me que não cabem todos!!!! A escada é pequena para tanta gente!!!
Ora uma grande diferença na OE é que há gente a trabalhar e outros no blá...blá...blá... Trabalho em prol dos enfermeiros zero... temos é bla bla bla (que, aqui entre nós, é pura campanha pra Meiro ver, com o nosso dinheiro!!!)
Mas também nunca vi uma tomada de posição firme do Enf. Germano é sempre NIM... do tipo é assado mas também pode ser grelhado!!!
Outra curiosidade, para quem falava do dinheiro mal gasto para a construção da Nossa Sede no Norte, até fica geitoso na foto... Podia aproveitar e tirar uma foto a todos os funcionários da SRN na escada!!! Desculpe, esqueci-me que não cabem todos!!!! A escada é pequena para tanta gente!!!
Caro Dr Enf, peço desculpa por estar a deixar um post fora do tema mas gostaria de saber a sua opinião sobre a formação dos centros de idoniedade e da certificação de competências que a ordem está a preparar e já agora o que pensa dos ordenados que a ordem irá pagar em parte (tudo o que seja acima de 1200 euros até ao topo de carreira de chefe) dos membros desses centros.
Obrigado
Obrigado
Eu não conheço o curriculum do enfermeiro Germano.Alguem conhece ?
Eu só ouvi falar deste colega quando foi para a ordem . Não costumo andar distraida e já trabalho há mais de 20 anos.
limpar as listas há quantos anos o Azevedo fala nisso ( talvez há mais de 10 anos ). Esta noticia NÃO TÊM NADA DE NOVO. Este Senhor está na ordem o que fez na região Norte não vi nada- agora que se aproxima as eleições e que se lembra de escrever umas coisas aparece na tv do porto canal- tenta dizer e não diz... enfim igual a bastonária .quero una Ordem com gente que não tenha medo sem papas na lingua-
Eu só ouvi falar deste colega quando foi para a ordem . Não costumo andar distraida e já trabalho há mais de 20 anos.
limpar as listas há quantos anos o Azevedo fala nisso ( talvez há mais de 10 anos ). Esta noticia NÃO TÊM NADA DE NOVO. Este Senhor está na ordem o que fez na região Norte não vi nada- agora que se aproxima as eleições e que se lembra de escrever umas coisas aparece na tv do porto canal- tenta dizer e não diz... enfim igual a bastonária .quero una Ordem com gente que não tenha medo sem papas na lingua-
E agora por causa destes ursos dos médicos somos também atingidos, com os ordenados isto nunca acontece:
As licenças sem vencimento para profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão proibidas desde o dia 9 de Agosto. Uma circular publicada ontem pela Administração Central do Sistema de Saúde, informa todos os estabelecimentos e serviços do SNS do fim das licenças sem vencimento, uma prática prevista no Estatuto Nacional de Saúde, aprovado em 1993.
De acordo com a circular, as licenças sem vencimento foram regulamentadas "com a preocupação de permitir uma maior flexibilidade na gestão de recursos humanos no âmbito do sistema de saúde, quando fundamentado em razões de interesse público", o que permitia aos profissionais de saúde com vínculo à administração pública serem contratados por privados, sem perda de vínculo à função pública. A lei previa ainda que os anos de trabalho nas instituições privadas contassem para o tempo de serviço na carreira pública e que, terminado o vínculo laboral com a instituição privada, estes profissionais fossem reintegrados nos quadros do Ministério da Saúde "de preferência da mesma região de saúde".
As licenças sem vencimento para profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão proibidas desde o dia 9 de Agosto. Uma circular publicada ontem pela Administração Central do Sistema de Saúde, informa todos os estabelecimentos e serviços do SNS do fim das licenças sem vencimento, uma prática prevista no Estatuto Nacional de Saúde, aprovado em 1993.
De acordo com a circular, as licenças sem vencimento foram regulamentadas "com a preocupação de permitir uma maior flexibilidade na gestão de recursos humanos no âmbito do sistema de saúde, quando fundamentado em razões de interesse público", o que permitia aos profissionais de saúde com vínculo à administração pública serem contratados por privados, sem perda de vínculo à função pública. A lei previa ainda que os anos de trabalho nas instituições privadas contassem para o tempo de serviço na carreira pública e que, terminado o vínculo laboral com a instituição privada, estes profissionais fossem reintegrados nos quadros do Ministério da Saúde "de preferência da mesma região de saúde".
Caro DE.
Sinceramente, preocupa-me mais a lista de enfermeiros (à espera de emprego), do que propriamente a lista de utentes!
Sinceramente, preocupa-me mais a lista de enfermeiros (à espera de emprego), do que propriamente a lista de utentes!
o Prof. DR. Abel Paiva é outro parasita! Que apadrinhou esta palhaçada da CIPE...fazendo com que ninguem entenda o que escrevemos, inclusiver os proprios enfermeiros!
Não me façam rir! O Abel NUNCA foi enfermeiro! É um teórico, um lírico que não tem qualquer noção do que é trabalhar como Enfermeiro!
Já basta de Prof parasitas, queremos na Ordem Enfermeiros com prática clinica de Enfermagem, não escumalha que vive escondido nas Escolinhas a encher de sonhos os alunos!
Não me façam rir! O Abel NUNCA foi enfermeiro! É um teórico, um lírico que não tem qualquer noção do que é trabalhar como Enfermeiro!
Já basta de Prof parasitas, queremos na Ordem Enfermeiros com prática clinica de Enfermagem, não escumalha que vive escondido nas Escolinhas a encher de sonhos os alunos!
O Mário colocou duas grandes questões:
«porque é que têm existido inúmeros enfermeiros que frequentam outros cursos superiores (1ª questão) e quantos profissionais não enfermeiros é que têm frequentado o curso de Enfermagem (2ª questão?»
Desafio os sENHORES pROFESSORES (que não se identificam como Enfermeiros - apesar de o Serem!!!) a responderem.
«porque é que têm existido inúmeros enfermeiros que frequentam outros cursos superiores (1ª questão) e quantos profissionais não enfermeiros é que têm frequentado o curso de Enfermagem (2ª questão?»
Desafio os sENHORES pROFESSORES (que não se identificam como Enfermeiros - apesar de o Serem!!!) a responderem.
Sr. Doutorenfermeiro:
Vou abordar um assunto que foge à temática deste post, em parte...
Trata-se do imobiliário de que a OE é proprietária (ou em vias de o ser à custa de todos nós!).
Efectivamente a nossa OE não se contentou com humildes instalações para o seu funcionamento. Não tendo dinheiro, mas sabendo que o iria ter (sabemos à custa de quem), endividou-se para adquirir imóveis para todas as sedes, imóveis esses que foram caríssimos e todos os anos têm entrado no relatório de contas da OE (pagamento de empréstimos bancários).
Pergunto:
1º - Seriam necessárias todas estas sedes regionais?
2º - Que benefícios tiram os enfermeiros dessas luxuosas instalações?
3º - Porque não adoptar uma só sede nacional ( a exemplo de várias seguradoras nacionais, e tratar de toda a documentação via mail?
AS consequências seriam óbvias e com ganhos directos para todos nós: menos encargos, menos despesas, menores quotizações!
Por favor, Sr Doutorenfermeiro, queira levantar esta questão em "post" próprio para que a classe se pronuncie!
Obrigado!
Vou abordar um assunto que foge à temática deste post, em parte...
Trata-se do imobiliário de que a OE é proprietária (ou em vias de o ser à custa de todos nós!).
Efectivamente a nossa OE não se contentou com humildes instalações para o seu funcionamento. Não tendo dinheiro, mas sabendo que o iria ter (sabemos à custa de quem), endividou-se para adquirir imóveis para todas as sedes, imóveis esses que foram caríssimos e todos os anos têm entrado no relatório de contas da OE (pagamento de empréstimos bancários).
Pergunto:
1º - Seriam necessárias todas estas sedes regionais?
2º - Que benefícios tiram os enfermeiros dessas luxuosas instalações?
3º - Porque não adoptar uma só sede nacional ( a exemplo de várias seguradoras nacionais, e tratar de toda a documentação via mail?
AS consequências seriam óbvias e com ganhos directos para todos nós: menos encargos, menos despesas, menores quotizações!
Por favor, Sr Doutorenfermeiro, queira levantar esta questão em "post" próprio para que a classe se pronuncie!
Obrigado!
A entrevista do Sr. Enfermeiro Germano é uma resenha do que se pode ler no "site" do SE (www.enfermeiros.pt). Como costumo ler aquela página com frequência a entrevista soou-me a um "déjas vue", que ficou sem os condimentos do.
Quanto às relações e apoios que o Germano mantém com A, B, C, onde está o Sr. Dr. Pizarro na primeira fila, é própria do perfil de ambos em que um quer tirar o máximo aproveitamento do outro.
Não tem identidade própria por isso esvoaça ao sabor do "politicamente correcto".
É verdade que não tem, quanto a mim, as condições suficientes para ser Bastonário, neste contexto em que se exige da Ordem uma mudança radical, para a arrancar do lodo em que se afundou.
Há muito quem queira dominar a força dos enfermeiros, para para não perturbar a marcha certa e bem cadenciada de outros profissionais, que só deixam migalhas para quem os dignifica e endeusa.
Noutra altura e quando uma mão cheia de experiência lhe der mais humildade que como a espiga carregada de grão, se volte para a terra, pode ser um bom Bastonário.
Neste momento há opções melhores, não lhe dou a clfeito assificação senão do 3º lugar, entre 4 concorrentes possíveis.
Veja-se, por exetendo mplo, a manobra ingénua, do abaixo-assinado sobre as enfermeiras obstetras, sendo ele da especialidade e não tendo feito nada durante os 4 anos que já leva de mandato.
Ele faz parte do conselho directivo da Ordem, benza-o Deus!
Os Enfermeiros são Povo que está a aprender o custo do embarque em aventuras.
E a entrevista é uma tentativa falhada de voo de águia, porque não vai além de salto de pardal, a sair do ninho.
A ambição não apaga o amadorismo insipiente.
Quanto às relações e apoios que o Germano mantém com A, B, C, onde está o Sr. Dr. Pizarro na primeira fila, é própria do perfil de ambos em que um quer tirar o máximo aproveitamento do outro.
Não tem identidade própria por isso esvoaça ao sabor do "politicamente correcto".
É verdade que não tem, quanto a mim, as condições suficientes para ser Bastonário, neste contexto em que se exige da Ordem uma mudança radical, para a arrancar do lodo em que se afundou.
Há muito quem queira dominar a força dos enfermeiros, para para não perturbar a marcha certa e bem cadenciada de outros profissionais, que só deixam migalhas para quem os dignifica e endeusa.
Noutra altura e quando uma mão cheia de experiência lhe der mais humildade que como a espiga carregada de grão, se volte para a terra, pode ser um bom Bastonário.
Neste momento há opções melhores, não lhe dou a clfeito assificação senão do 3º lugar, entre 4 concorrentes possíveis.
Veja-se, por exetendo mplo, a manobra ingénua, do abaixo-assinado sobre as enfermeiras obstetras, sendo ele da especialidade e não tendo feito nada durante os 4 anos que já leva de mandato.
Ele faz parte do conselho directivo da Ordem, benza-o Deus!
Os Enfermeiros são Povo que está a aprender o custo do embarque em aventuras.
E a entrevista é uma tentativa falhada de voo de águia, porque não vai além de salto de pardal, a sair do ninho.
A ambição não apaga o amadorismo insipiente.
Gostava que o Germano dissesse através deste meio, se é ou não é ou não sócio por quotas da CESPU, juntamente com o Dr. Pizarro, para se ter a certeza da profundidade do relacionamento com um dos individuos que mais desvalorizou a Enfermagem enquanto foi secretário da Saúde.
Fala-se nas incompatibilidades dos Enfermeiros com as farmácias, as mortuárias, etc...
E as incompatibilidades com as escolas de Enfermagem, não deviam estar, também no grupo? Seria bom para se avaliar melhor o
carácter da pessoa que estas coisas
fossem esclarecidas.
Quanto a mim esta promiscuidade é incompatível, se não objectivamente, pelo menos moralmente!
Fala-se nas incompatibilidades dos Enfermeiros com as farmácias, as mortuárias, etc...
E as incompatibilidades com as escolas de Enfermagem, não deviam estar, também no grupo? Seria bom para se avaliar melhor o
carácter da pessoa que estas coisas
fossem esclarecidas.
Quanto a mim esta promiscuidade é incompatível, se não objectivamente, pelo menos moralmente!
“"Para os mais "puristas"
..enquanto o enfº germano estiver associado a uma escola PRIVADA de enfermagem, continuarei com algumas reservas no apoio que lhe voto...
Conhecem alguém com valor, com conhecimento, com visão, com qualidade que não dê aulas em alguma escola??!!
Uma coisa é ir dar umas aulas, outra é ser professor!!!””
Bem, tenho que conceder alguma razão neste comentário; verdade seja dita, o conhecimento deve ser partilhado, preferencialmente por quem de valor e capacidade. acredito que o Enfº Germano detenha essas propriedades.
Agora, coloca-se o problema de leccionar numa escola privada que se reputa por “vender” cursos e mais cursinhos - Enf. incluida! E a sua relação com um dos “piores inimigos” da Enfermagem (Pizarro), não abona, não favorece. Mas essa é a minha opinião pessoal, que pode muito bem estar enganada.
..enquanto o enfº germano estiver associado a uma escola PRIVADA de enfermagem, continuarei com algumas reservas no apoio que lhe voto...
Conhecem alguém com valor, com conhecimento, com visão, com qualidade que não dê aulas em alguma escola??!!
Uma coisa é ir dar umas aulas, outra é ser professor!!!””
Bem, tenho que conceder alguma razão neste comentário; verdade seja dita, o conhecimento deve ser partilhado, preferencialmente por quem de valor e capacidade. acredito que o Enfº Germano detenha essas propriedades.
Agora, coloca-se o problema de leccionar numa escola privada que se reputa por “vender” cursos e mais cursinhos - Enf. incluida! E a sua relação com um dos “piores inimigos” da Enfermagem (Pizarro), não abona, não favorece. Mas essa é a minha opinião pessoal, que pode muito bem estar enganada.
Público ou privada é tudo a mesma coisa (para não lhe chamar nome feio)! A única diferença é que na privada pagam os papás e na pública pagamos todos. Discutir quem dá aulas, quem não dá e queria dar, quem já deu e não quer mais, quem vende e quem compra cursos é mero pormenor... Vejam quantos alunos foram admitidos na ESEnfC para o próximo ano lectivo.
Como dizia o sábio acerca de se conhecer alguém com valor que não dê aulas, umas aulitas, tenho que lembrar a voz da experiência:"quem sabe, faz, executa; quem não sabe, ensina.
Já há uns anos assisti a uma reunião do tipo congresso onde os alunos também tinham voto na matéria e disseram de sua justiça: "nós (eles, alunos) gostávamos que os professores ilustrassem as suas aulas com exemplos práticos, se possível vividos pelos próprios professores; ou então contassem pequenas histórias que evocassem por semelhança, uma situação que ajudasse a ficar a teoria e a torná-la útil".
Andei alguns anos a tentar abarcar o alcance destas sábias aspirações que sintetizam uma das maiores evidências da maiêutica.
Tanto quanto percebi, de um com. ali atrás, revela-se que Germano é sócio por quotas e o Pizarro também da CESPU do A. Dias, que gasta fortunas em publicidade enganosa que a ASAE não controla.
Já há uns anos assisti a uma reunião do tipo congresso onde os alunos também tinham voto na matéria e disseram de sua justiça: "nós (eles, alunos) gostávamos que os professores ilustrassem as suas aulas com exemplos práticos, se possível vividos pelos próprios professores; ou então contassem pequenas histórias que evocassem por semelhança, uma situação que ajudasse a ficar a teoria e a torná-la útil".
Andei alguns anos a tentar abarcar o alcance destas sábias aspirações que sintetizam uma das maiores evidências da maiêutica.
Tanto quanto percebi, de um com. ali atrás, revela-se que Germano é sócio por quotas e o Pizarro também da CESPU do A. Dias, que gasta fortunas em publicidade enganosa que a ASAE não controla.
Colegas acordem, está nas nossas mãos mudar.Não se distraiam, Porque eles reinam... E a culpa é nossa. Andam uns, demasiado ambiciosos á procura da oportunidade (ACHAM QUE ISTO DAS ESPECIALIDADES VAI SER A GALINHA DOS OVOS DE OURO - NUNCA MAIS SE DÁ O PARTO. HÁ QUANTOS ANOS ESTÁ EM FASE EMBRIONÁRIA? AI AGOARA A CULPA É DA CRISE...), tirando cursos e mais cursos á sua custa e sem compensaçãO. Ai está bem, é a compensação pessoal, ai que já não aguento mais.Outros, desesperados que ainda não podem ir para a reforma. E ai deles coitados! Bem precisam de se preocupar, porque isto vai piar fino para a enfermagem. Outros, anestesiados não sei porquê, indiferentes, regra geral. E outros, aparentemente preocupados com a enfermagem, enquanto isso, não cuidam de ninguem, nem dos doentes nem da enfermagem.
Quero fazer parte de outro grupo, que faça a diferença, vamos cortar o cordão umbilical com esta placenta(ordem) velha e seca que já não dá nada.
Enviar um comentário
Quero fazer parte de outro grupo, que faça a diferença, vamos cortar o cordão umbilical com esta placenta(ordem) velha e seca que já não dá nada.
<< Home